You are on page 1of 6

.

1 trimestre EXERCCIOS EXTRA GEOGRAFIA Ensino Fundamental 9 ano classe:___ Prof. Dbora Nome:______________________________________ n___ Valor: 10 Nota:______
.

ASSINALE AS ALTERNATIVAS CONFORME PEDEM OS ENUNCIADOS E DEPOIS PREENCHA O GABARITO CORRETAMENTE.


.

1- Em relao aos sistemas scio-econmicos Capitalismo e Socialismo, identifique a alternativa INCORRETA. a)No Socialismo, o Estado o dono dos meios de produo e das fontes de riquezas mais importantes. b)No Capitalismo, a economia de mercado se caracteriza: pela livre iniciativa; pela lei da oferta e da procura; pela lei de mercado e pela propriedade privada dos meios de produo. c)No Socialismo Sovitico, os dirigentes do nico partido aceito legalmente e dirigentes dos numerosos rgos, gozavam de privilgios em relao aos demais trabalhadores (carro, casas, etc.). d)No Capitalismo, as classes sociais so representadas pelos proprietrios dos meios de produo e trabalhadores. e)No Capitalismo, o Estado nico o grande patro e como senhor absoluto das decises nacionais, encarregando-se de planejar e dirigir a economia, passou a regular o que, onde, quanto e como produzir, bem como a distribuio da produo. 2- No ps-Guerra, difundiu-se o uso de uma classificao, em que os diversos pases foram divididos formando o Primeiro, o Segundo e o Terceiro Mundos. Essa classificao, no entanto, apresenta, sobretudo neste final de sculo, inmeros inconvenientes, em virtude da: a) insistncia em fundamentar os critrios de classificao a partir de fatores raciais e da natureza. b) incapacidade de criar agrupamentos para pases que tenham caractersticas hbridas. c) desconsiderao de elementos polticos e econmicos como base para a diviso das vrias naes.

d) observao de espaos subdesenvolvidos no interior do Primeiro Mundo, rebaixando alguns pases para o Segundo Mundo. e) manuteno das naes socialistas no grupo do Terceiro Mundo, quando deveriam estar no do Primeiro Mundo. 3- O Plano Marshall contribuiu de forma decisiva para: a) a implantao do capitalismo nas antigas repblicas da ex-URSS. b) a reconstruo da Europa Ocidental aps a Segunda Guerra Mundial. c) o processo de paz no Oriente Mdio. d) o desenvolvimento industrial dos "Tigres Asiticos". e) a reduo dos arsenais nucleares da OTAN.

4- Logo aps a Segunda Guerra Mundial instala-se a chamada Guerra Fria tambm conhecida como EQUILBRIO DO TERROR, quando se verificou a equivalncia de foras altamente destruidoras baseada no equilbrio nuclear com conseqncias para o mundo, dentre as quais destaca-se: a) a diviso da Europa em duas esferas de influncias polticas e dois sistemas polticoeconmicos: Europa Oriental-socialista, aliada da Unio Sovitica e a Europa Ocidental-capitalista, aliada dos Estados Unidos. b) a Frana, que domina os pases capitalistas ocidentais envolvidos na Segunda Guerra e a Rssia, que domina os pases da Europa Oriental. c) um perodo de relativa paz, exceo de algumas guerras civis muito localizadas, sem interferncia das superpotncias.
1

d) a diminuio drstica da corrida armamentista e uma ajuda dos Estados Unidos para a reconstituio dos pases europeus, que sofreram grandes destruies durante o conflito mundial. e) o Reino Unido capitalista que refora a sua posio como grande potncia sobre os demais pases da Europa, por seu grande poder blico. 5- Considere o texto apresentado a seguir. "O projeto de abrir os mercados europeus remonta ao ps-guerra, quando os EUA, por meio do Plano Marshall, iniciaram a reconstruo do Velho Continente. (...) Simultaneamente, eram erguidos os alicerces de um mercado global de capitais. Num futuro prximo, o sistema, acreditavam com razo os americanos, permitiria uma expanso internacional das empresas." (Revista "Carta Capital", 04/08/99, p.24) Alm do aspecto econmico, a ajuda norteamericana aos pases europeus tambm comportava uma preocupao geopoltica: a) barrar o fluxo de imigrantes europeus, em especial dos pases da Europa Oriental, para os EUA. b) diminuir o envio de auxlio humanitrio dirigido aos pases da Amrica Latina e Caribe para os pases europeus. c) impedir o avano das reas de influncia da ex-Unio Sovitica para alm dos pases do Leste Europeu. d) possibilitar o acesso das empresas norteamericanas s matrias-primas minerais e aos mercados da Europa Ocidental. e) garantir a soberania norte-americana sobre os novos territrios conquistados na regio do Mediterrneo, trocando-a por ajuda econmica.

ocidental capitalista, de economia de mercado, e o oriental socialista, de economia estatal. c) A queda do muro de Berlim em 1989 possibilitou a reunificao da Alemanha, mas ao contrrio do que se previa, tal fato enfraqueceu sua condio de potncia mundial, devido xenofobia e ao de grupos neonazistas. d) A Alemanha Ocidental comandou o processo de reunificao do territrio germnico no final da dcada de 1980, sem altos custos, pois a Alemanha Oriental figurava entre os pases europeus mais industrializados e de elevada renda per capita. e) A ex-Repblica Federal Alem e a exRepblica Democrtica Alem constituram o centro do conflito entre EUA e ex-URSS durante a Guerra Fria, sendo a primeira ligada ao Pacto de Varsvia e a segunda, OTAN. 7- Aps a Segunda Guerra Mundial uma srie de
fatos novos foi responsvel por uma ordem mundial que teve a durao de, aproximadamente, quatro dcadas. Sobre essa ordem considere a lista a seguir: I. Comeou a tomar fora a discusso sobre a existncia de um grupo de pases capitalistas, dependentes e com grande atraso tecnolgico, que passou a denominar-se Terceiro Mundo. II. Uma forte onda de superproduo abalou as bolsas de valores dos pases centrais e, por conseqncia, provocou crises sucessivas nos pases capitalistas industrializados. III. O planejamento de Estado implantado na Unio Sovitica estendeu-se aos pases da Europa Oriental que se tornaram satlites da potncia sovitica. IV. O Globo ficou dividido em duas grandes reas de influncia poltico-ideolgica responsvel pelo desaparecimento de rgos supranacionais como a OTAN e o Pacto de Varsvia. Est correto o que se afirma SOMENTE em a) I e II. b) I e III. c) I e IV. d) II e III. e) III e IV.

6- Derrotada nas duas guerras mundiais, a Alemanha esteve dividida por quarenta anos. A respeito das mudanas nas fronteiras alems, correto afirmar que: a) Os acordos de Potsdam, no final da Segunda Guerra Mundial, dividiram o territrio alemo em trs zonas de ocupao: norte-americana, germnica e russa. b) A cidade de Berlim, localizada na exRepblica Democrtica Alem - de regime socialista - foi dividida em dois setores:

8- A macrorregionalizao da Europa, em dois conjuntos de pases ou Estados, ou seja, Europa Ocidental e Europa Oriental, fruto da competio que existia, at recentemente, entre a ex-Unio Sovitica e seus satlites (socialistas) e os Estados Unidos e seus
2

aliados da Europa Ocidental (capitalistas). Levando-se em conta o processo dessa regionalizao da Europa, INCORRETO afirmar que: a) foi ditado pela Guerra Fria. b) o Meridiano de Greenwich o referencial para determinar a diviso entre a Europa ocidental e a Europa oriental. c) essa diviso no est relacionada posio astronmica da Europa. d) por causa de sua posio geogrfica estratgica, entre a Rssia e a Europa ocidental, o leste europeu se tornou extremamente importante para a geopoltica sovitica. e) a Europa ocidental e a Europa oriental foram criadas pelo processo secular de desenvolvimento do capitalismo e da industrializao mais acelerado na parte oeste do continente e pelos resultados da Segunda Guerra Mundial.

III. HAMAS (Movimento da Resistncia Islmica): um dos principais grupos contrrios existncia do Estado de Israel e ao processo de paz entre rabes e israelenses. IV. IRA (Exrcito Republicano Irlands): organizao catlica da Irlanda do Norte (Ulster), que luta para que a regio se una Repblica da Irlanda (Eire), o que contraria os protestantes (60% da populao), que desejam a permanncia da subordinao GrBretanha. Supondo tais informaes como corretas e admitindo a veracidade das aes atribudas aos grupos descritos, podemos afirmar que: a) apenas o IRA e o HAMAS executam aes terroristas locais, visto que suas reivindicaes so particulares, contra governos locais especficos e, por isso, eles no identificam inimigos externos. b) a ETA tem suas aes circunscritas escala nacional, visando apenas a um novo desenho geopoltico em sua regio geogrfica, enquanto AL QAEDA atribuem-se objetivos difusos e responsabilidade por atentados em escala global. c) tanto a AL QAEDA quanto o HAMAS e a ETA lutam por reivindicaes clssicas do jogo geopoltico, quais sejam: a conquista de territrios e independncia para formar novos estados nacionais. d) HAMAS e a AL QAEDA so organizaes islmicas que se constituem como inimigas dos EUA e Israel em funo de sua ideologia comunista e radicalmente anticapitalistas. e) tanto o IRA quanto a ETA esto engendrando aes em colaborao com os grupos terroristas islmicos, visando a uma unificao global das redes terroristas, o que as tornaria organizaes mais poderosas. 11- Os pases assinalados com a cor negra apresentam em comum:

9- A organizao poltica de um Estado significa: a) a estrutura do Estado, o seu funcionamento, os direitos e deveres dos cidados. b) as formas de controle sobre o chefe de Estado. c) as normas para a escolha dos Ministros. d) a regulamentao dos acordos econmicos. e) a forma de atuao do Congresso em pocas de crise.

10- O atentado ao World Trade Center, nos EUA, multiplicou, na imprensa brasileira, as caracterizaes de grupos terroristas. Eis algumas delas: I. AL QAEDA: seguidores de Osama Bin Laden, que lutam pela expanso do Isl e contra invasores no-islmicos da pennsula arbica. Embora tenham recebido ajuda dos EUA no passado, identificam os americanos como inimigos, entre outras razes, pelo apoio ao Estado de Israel. II. ETA (Ptria Basca e Liberdade): grupo fundado em 1959, que luta pela transformao do Pas Basco em Estado independente. Ocupa reas do norte da Espanha e sul da Frana.

a) elevado nmero de refugiados - indivduos ou grupos que esto fora de seu territrio em razo de perseguio poltica, racial, tnica ou religiosa. b) elevao do ndice de Desenvolvimento Humano em face da progressiva melhoria das condies de vida de suas populaes nos ltimos anos. c) presena de bases militares dos EUA em seus territrios, ainda como reflexo da poltica norte-americana dos anos 60 e 70, de conteno do avano comunista. d) altas taxas de natalidade, em funo de aspectos religiosos e da ausncia de polticas de planejamento familiar e controle da natalidade. e) disponibilidade de reservas considerveis de petrleo e gs natural, que tm propiciado melhorias nos saldos da balana comercial.

13- Nesta ltima dcada do sculo XX, verifica-se o recrudescimento da ideologia do nacionalismo em todo o mundo, gerando a ocorrncia de movimentos separatistas, que, no raramente, desembocam em sangrentos conflitos, a exemplo do que ocorreu entre o Iraque de Saddam Hussein e a etnia: a) armnia. b) libanesa. c) sunita. d) palestina. e) curda.

12- "Imagine que no haja nenhum paraso [...] que no haja pases [...] e nenhuma religio tambm [...] imagine todas as pessoas vivendo a vida em paz [...] imagine todos os povos compartilhando o mundo todo [..] (John Lennon.) No imaginrio de Lennon, no deveriam existir fronteiras entre os povos. Mas o que so fronteiras? Pode-se dizer que elas tm a funo de separar territrios. Em Geopoltica, porm, simples. As fronteiras I - definem a extenso geogrfica da soberania de um Estado. II - delimitam fenmenos dinmicos e so construes humanas. III - revelam diferenas religiosas, lingsticas e tnicas. IV - separam blocos polticos ou alianas militares. Na seqncia em que aparecem, as informaes acima correspondem, respectivamente, s fronteiras a) culturais, polticas, estratgicas, culturais. b) estratgicas, histricas, culturais, polticas. c) estratgicas, histricas, polticas, estratgicas. d) polticas, polticas, culturais, estratgicas. e) polticas, histricas, estratgicas, culturais.

14- PARIS - Advogados de organizadores humanitrias invadiram a Justia francesa com uma sria de apelos para evitar a expulso dos 210 imigrantes africanos que foram desalojados fora na sexta-feira da igreja de S. Bernardo, em Paris, que ocupam por 50 dias, 10 deles em greve de fome de protesto contra a poltica de imigrao francesa. (Jornal do Brasil, 25/8/96) O texto fala dos "sem documentos", ilustrando uma forma tpica de movimento migratrio internacional do final do sculo XX. Uma caracterstica correta desse movimento : a) Mudana da direo das migraes, concentrando-se entre os "pases desenvolvidos". b) Acentuao das migraes dos "pases desenvolvidos" para os "pases subdesenvolvidos". c) Acentuao das migraes dos "pases subdesenvolvidos" para os "pases desenvolvidos". d) Reorientao da direo das migraes, que passam a ser predominantes no interior dos "pases subdesenvolvidos". e) Indefinio dos fluxos migratrios, que tomaram direes aleatrias.

15- Ocupando uma regio muito rica em petrleo, espremida entre as fronteiras da Turquia, Sria, Iraque e Ir, este povo, que no constitui um Estado, tem lutado por sua independncia desde o sculo XVI e teve todas as suas tentativas de emancipao reprimidas com extrema violncia. Trata-se dos: a) palestinos.
4

b) judeus. c) armnios. d) libaneses. e) curdos. 16- "Num lugar com tenses flor da pele, como a Irlanda do Norte, (...) bastam algumas provocaes para reacender a fogueira das paixes tribais." (REVISTA "VEJA", 15.7.1998.) No mundo atual, situaes de nacionalismos mal resolvidos e conflitos culturais e religiosos semelhantes aos da Irlanda do Norte ocorrem em muitos pases. O local onde NO h essa problemtica a) a regio da Caxemira, entre a ndia e o Paquisto. b) a provncia de Kosovo, na Iugoslvia. c) o territrio da Groenlndia, em relao Dinamarca. d) a Regio Basca, na Espanha.

furaco tropical possa provocar grandes destruies. c) Violncia! Aos gritos de "Ptria Basca e Liberdade!", terroristas do IRA, contrariando acordo de paz, atacam grupo de protestantes em Belfast, capital da Irlanda do Norte. d) Catstrofe! Mones de vero provocam fortes inundaes na pennsula da Indochina, deixando milhares de desabrigados. e) Tragdia! Tentativa fracassada de independncia da Tchetchnia, ponto estratgico no transporte de petrleo na regio do Cucaso, deixa milhares de vtimas. 19- No mapa, est destacada a regio habitada pelos __________, que buscam construir um estado nacional.

17- A Irlanda do Norte vivenciou, ao longo da sua histria, grandes conflitos, sendo abalada nas ltimas dcadas por inmeros protestos e alguns atentados terroristas. Em relao a essa situao, correto afirmar que a) os islmicos lutam contra os catlicos, grupos que pretendem dominar politicamente o pas, ainda ligado ao Reino Unido. b) a maioria da populao catlica e deseja continuar vinculada a Londres, lutando contra o IRA, grupo armado islmico. c) os grupos revolucionrios pretendem libertar a Irlanda do Norte da Repblica da Irlanda, negando-se a assinar um acordo de paz com o IRA. d) os protestantes desejam que a Irlanda do Norte permanea como membro do Reino Unido e a minoria catlica deseja unir-se com a Repblica da Irlanda. 18- Uma das manchetes a seguir NO poderia ocorrer, devido ao absurdo da afirmao feita. Assinale-a. a) Tenso! Fortes abalos ssmicos, vinculados movimentao entre placas tectnicas, podero devastar novamente a cidade da Guatemala. b) Perigo! Ventos com at 300 km/h podero atingir a regio do Caribe. Teme-se que o

Assinale a alternativa que completa corretamente a frase. a) Tchetchenos. b) Osstios. c) Curdos. d) Tibetanos. e) Palestinos.

20- "A terra, o subsolo, as guas, as florestas, as fbricas, as minas de carvo e de minrios, as estradas de ferro, os transportes por gua e por ar, os bancos, as grandes empresas agrcolas organizadas pelo Estado, assim como as empresas municipais e a massa fundamental das habitaes nas cidades e as aglomeraes industriais, so propriedades do Estado, quer dizer, de todo o povo." artigo da Constituio: a) do Brasil. b) da Repblica Federal Alem. c) da Sucia. d) dos Estados Unidos. e) da Unio Sovi

GABARITO 1- (A) (B) (C) (D) (E) 2- (A) (B) (C) (D) (E) 3- (A) (B) (C) (D) (E) 4- (A) (B) (C) (D) (E) 5- (A) (B) (C) (D) (E) 6- (A) (B) (C) (D) (E) 7- (A) (B) (C) (D) (E) 8- (A) (B) (C) (D) (E) 9- (A) (B) (C) (D) (E) 10- (A) (B) (C) (D) (E) 11- (A) (B) (C) (D) (E) 12- (A) (B) (C) (D) (E) 13- (A) (B) (C) (D (E) 14- (A) (B) (C) (D) (E) 15- (A) (B) (C) (D) (E) 16- (A) (B) (C) (D) (E) 17- (A) (B) (C) (D) (E) 18- (A) (B) (C) (D) (E) 19- (A) (B) (C) (D) (E) 20- (A) (B) (C) (D) (E) TOTAL DE ACERTOS: ____________

You might also like