You are on page 1of 90

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS FACULDADE DE EDUCAO FSICA

GIULIANA CIOLA

CRITRIOS PARA AVALIAO DE ESCOLAS DE DANA DE SALO: UMA PROPOSTA E UM ESTUDO DE CASO EM CAMPINAS

Campinas 2008

GIULIANA CIOLA

CRITRIOS PARA AVALIAO DE ESCOLAS DE DANA DE SALO: UMA PROPOSTA E UM ESTUDO DE CASO EM CAMPINAS

Trabalho de Concluso de Curso (Graduao) apresentado Faculdade de Educao Fsica da Universidade Estadual de Campinas para obteno do ttulo de Licenciado em Educao Fsica.

Orientador: Lino Castellani Filho

Campinas 2008

FICHA CATALOGRFICA ELABORADA BIBLIOTECA FEF - UNICAMP

C494c

Ciola, Giuliana. Critrios para avaliao de escolas de dana de salo: uma proposta e um estudo de caso em Campinas / Giuliana Ciola. -- Campinas, SP: [s.n], 2008.

Orientadores: Lino Castellani Filho. Trabalho de Concluso de Curso (Graduao) Faculdade de Educao Fsica, Universidade Estadual de Campinas.

1. Dana de salo. 2. Avaliao. 3. Escolas de dana. I. Castellani Filho, Lino. II. Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educao Fsica. III. Ttulo.

Ttulo em ingls: Evaluation Criteria for Ballroom Dance Schools: a proposal and a case study in Campinas. Palavras-chave em ingls (Keywords: Ballroom dance; Evaluation; Dance schools. Banca Examinadora: Lino Castellani Filho, Livia Tenrio Brasileiro. Data da defesa: 27/11/2008.

GIULIANA CIOLA

CRITRIOS PARA AVALIAO DE ESCOLAS DE DANA DE SALO: UMA PROPOSTA E UM ESTUDO DE CASO EM CAMPINAS

Trabalho de Concluso de Curso (Graduao) apresentado Faculdade de Educao Fsica da Universidade Estadual de Campinas para obteno do ttulo de Licenciado em Educao Fsica.

Lino Castellani Filho Orientador

Banca: Lvia Tenrio Brasileiro

Campinas 2008

Dedicatria

Dedico este trabalho a todos aqueles que tm sonhos. Se voc os tem v busca da realizao deles. Continuem sonhando, continuem lutando!

Agradecimentos
Agradeo, primeiramente, me, pai, Gian, Gra que formam a minha clula, meu centro, meu porto. Vocs que sempre estiveram comigo e me apoiaram em todos os momentos. Obrigada por tudo! Por serem quem so e estarem onde esto! Obrigada por colorirem meus dias e fazer todos os momentos da minha vida nicos e mais felizes! Obrigada v, v, tias, tios, primos... por tudo: famlia o bero de tudo! Minha famlia simplesmente meu amor! Agradeo ao Willy Black, Carol Baiana, a Alessandra Nassar, Aldenir Antunes, vulgo Dentinho (ou Bozo, Monstro, Valderramas, Al, ou como queiram chamar - que de um mero amigo de aula, passou a ser um companheiro, scio, confidente, parceiro de todas as horas), ao Sapo e a Soninha, meus professores de street dance e ballet clssico e contemporneo; todas essas e outras pessoas que me ajudaram/ajudam a crescer na dana de salo e como danarina. Agradeo a todos os professores que fizeram parte do meu processo de formao desde os primeiros anos escolares aos ltimos anos de graduao. Agradeo em especial ao professor Lino pela pacincia, ateno e carinho. Obrigada por todas as conversas sempre muito ricas e com poder de clarear meus pensamentos! Agradeo a Lvia, banca desta monografia, por ter aceito o convite e participar desse momento to importante na minha vida! Agradeo a Odette Mota Raia e Silvia Motta, Paulo Zanandr e sua esposa Vanessa, Wagner Ax e sua parceira Irene e ao Leo Bilia e Helder Seishi pelo carinho e

7 ateno que me receberam e cederam os depoimentos. Sem vocs a histria da dana em Campinas e, consequentemente, este trabalho, no existiriam. Obrigada amigos: sem vocs acho que muito disso no seria possvel! O que seria de ns sem as pessoas que nos rodeiam? Muito obrigada!!! Muito obrigada!

RESUMO
Dana social ou dana de salo? Existem nomes diferentes para o danar a dois pelo salo, uma prtica antiga que se tornou popular. Pesquisas nos mostram que atualmente a prtica da dana de salo aumentou consideravelmente. A preocupao com este fato nos trouxe a vontade de realizar este trabalho. No texto trazemos a contextualizao histrica da dana em Campinas, no Brasil e no mundo. O trabalho consiste na proposta de critrios de avaliao das escolas de dana, que inclui, entre outros, a infra-estrutura e os recursos humanos das academias. Alm disso, trazemos a discusso de alguns casos em Campinas.

Palavras-chave: Dana de Salo, Avaliao, Escolas de Dana.

ABSTRACT
Social dance or ballroom dance? There are some different names to call "the dance in two around the ballroom", an old practice that got popularized. Recent researches show us that the practice of ballroom dance has considerably increased in the last years. This work consists in proposing some criteria for dance academies evaluation that includes, among others, infra-structure and academy staff. In addition, the work discusses some cases in Campinas, using the criteria proposed.

Key-words: Ballroom Dance, Evaluation, Dance Schools.

Havia um grande monte de arroz, cozido e preparado como alimento. Ao redor dele, muitos homens, famintos, quase morte. No podiam aproximar-se do monte de arroz. Mas possuam longos palitos de dois a trs metros de comprimento naquele tempo, os chineses j comiam arroz com palitos. Alcanavam, verdade, o arroz. Mas no conseguiam lev-lo a prpria boca. Porque os palitos eram muito longos. E assim, famintos e moribundos, permaneciam juntos, mas solitrios, curtindo uma fome eterna, prximos de uma inesgotvel fartura. Havia outro monte de arroz. Cozido e preparado como alimento. Ao redor deles, muitos homens, famintos, porm cheios de vida. No podiam aproximar-se do monte de arroz. Mas possuam longos palitos de dois a trs metros de comprimento. Apanhavam o arroz, embora no conseguissem leva-lo boca, porque os palitos, em vez de lev-los prpria boca, serviam arroz uns aos outros. E assim, numa grande comunho fraterna, matavam a fome, juntos e solidrios, gozando da excelncia dos homens e das coisas. Do folclore chins.

10

SUMRIO
1. Apresentao ...................................................................................................... 11 2. Introduo ........................................................................................................... 14 3. Dana de Salo: Um pouco de histria .............................................................. 16 3.1.Origem no Brasil e no Mundo: um breve relato ................................................ 16 3.2.Em Campinas, de Neide Redivo e Odete Mota Raia aos dias atuais: uma histria contada por quem viveu ........................................................................ 19 4. A Sociedade Moderna e a Dana de Salo ........................................................ 27 5. Escolas de Dana de Salo: um negcio? ...................................................... 29 6. A proposta de uma escola ideal ..................................................................... 30 6.1. Sobre a localizao ........................................................................................... 30 6.2. Sobre o profissional .......................................................................................... 32 6.3. Sobre a infra-estrutura ...................................................................................... 33 7. Quantas sapatilhas? A proposta de critrios de classificao ..................... 36 7.1. Por que pesos diferentes? A importncia de cada subtema .............................. 44 8. As escolas de dana de salo casos estudados ................................................ 45 9. Consideraes Finais ......................................................................................... 50 Bibliografia ........................................................................................................ 54 Anexos ............................................................................................................... 57

11 1. Apresentao

Este um trabalho de concluso do curso de Educao Fsica na modalidade de Licenciatura. Sou Giuliana e tenho hoje 22 anos. Apesar de ter vivido bastante, sei que estou somente no comeo de uma longa jornada tanto a jornada da vida como acadmica. Por ora farei aqui uma breve apresentao: quem sou, como penso e como cheguei at aqui. Na seqncia, seguirei com a introduo e os demais captulos deste trabalho.

Passear no salo ao som de uma msica... Que maneira mais maravilhosa de viver! Foi desta maneira que cheguei at aqui. Desde que me conheo por gente, tudo na minha vida sempre acaba em dana e comea tambm! E foi assim que comecei e estou terminando a graduao: danando. Acho que no poderia ser de outro jeito! Dessa maneira, ento, conseqentemente, no poderia deixar o tema de lado justamente no meu trabalho de concluso de curso j que se trata de um tema to importante na minha vida. Aqui estou e este o tema central. Porque dana, para mim, no , seno, um modo de vida, uma filosofia. E no h lugar melhor que nos movimentos dentro das notas de uma msica, na leveza da melodia, nos toques especiais da harmonia e, porque no, junto a tudo isso, dentro de um abrao? Sim, o bom e velho abrao contido na dana de salo onde tudo se inicia, no qual damas e cavalheiros, condutores e conduzidos falam-se, sem palavras, numa conversa intensa, acolhedora, quase que inexplicvel. Dano desde pequena. A dana me move. uma espcie de combustvel. algo intrnseco. Faz parte da minha natureza, da minha personalidade, do meu estilo de vida. Faz parte de mim. No tenho formao clssica como a maioria das pessoas que se envolvem com a dana. Esta, desde sempre, esteve presente na minha vida. A princpio, no ambiente familiar. Toda a minha famlia dana: desde os pais aos avs, bisavs, tataravs. Dos ritmos clssicos aos contemporneos como o samba-rock. Sempre que nos juntamos motivo para festejar e danar ou mesmo quando no estamos todos juntos: qualquer hora hora de viver a dana, de se expressar atravs da msica! Minhas primeiras aulas de dana aconteceram quando eu tinha aproximadamente trs anos. Acompanhava sempre minha me nas aulas de ginstica aerbica. Lembra daquelas aulas nas quais homens e mulheres se exercitavam realizando movimentos sempre

12 muito bem coreografados em musicas animadas que era febre nos anos 80/90? Eu estava l! Minha primeira apresentao foi com cinco anos de idade no grupo infanto-juvenil da mesma academia que minha me freqentava. Pouco tempo depois, j em ambiente escolar, tive contato com outros tipos de dana: danas folclricas, quadrilhas, jazz, ballet... Tive a felicidade de estudar, durante toda a minha infncia e adolescncia, em um colgio tradicional de Piracicaba que oferece uma grande variedade de aulas curriculares ou no, projetos e eventos que sempre adicionam muito formao. Aos aproximados dez anos de idade, tive minha primeira aula de dana de salo com meu primeiro parceiro: meu amado irmo. At hoje me lembro daquela aula de bolero, daqueles professores. Fizemos dois anos de aula e paramos. Aos quinze anos retornei s aulas de dana como monitora de uma turma. Alm das aulas, agora estava nos palcos a com dana de salo. Nesse intervalo, participei de algumas peas de teatro nas quais, junto a meu irmo, alm de atriz atuei como coregrafa. Essa experincia foi muito importante para minha formao como professora pois foi a primeira vez que estava frente de um grupo, responsvel por coregrafa-lo. Os anos passaram e, com muito esforo, passei no vestibular e ingressei na Unicamp, no curso de Educao Fsica o qual, no ano corrente, termino me graduando, recebendo o to esperado diploma. Voc deve estar pensando agora, por que Educao Fsica dada ligao to forte com dana? Muito simples: na poca julguei que uma graduao em dana especializaria muito mais que uma graduao em Educao Fsica. A graduao em Educao Fsica me ampliaria os horizontes. Com ela, eu posso atuar profissionalmente no s na rea da dana, mas tambm na rea de reabilitao, qualidade de vida, educao escolar, treinamento, entre tantos outros temas que a graduao em Dana no poderia me oferecer. Quando ingressei no curso tinha uma concepo muito simples do que Educao Fsica. Ora, leia quando voc l Educao Fsica logo associa o nome ao seguinte significado: educar atravs do corpo. Hoje sei que esse entendimento no est errado, porm superficial. Sei que Educao Fsica bem mais profundo do que eu pensava na poca. Educar o corpo no s educar o corpo biolgico para que este seja um corpo saudvel. Educamos o ser como um todo, de uma maneira holstica, em seu sentido biolgico, psicolgico, fsico, histrico, cultural... O homem no um ser formado de partes que se juntam, mas sim um ser complexo. O Homem um ser social e histrico que

13 feito atravs da sua existncia, vivncias, experincias e que vive em uma sociedade na qual constri e construdo, influencia e influenciado. Neste sentido, concordo com o COLETIVO DE AUTORES quando coloca que a educao fsica uma prtica pedaggica que surge de necessidades concretas, identificada em diferentes momentos histricos, dando origem a diferentes entendimentos do que dela conhecemos (2006, p. 53). Educao fsica, ento, alm de uma disciplina escolar como entendia quando mais nova , um instrumento que usado conforme as necessidades. Na faculdade, nos deparamos com diversas teorias e correntes tericas que nos fazem ver que no existe um consenso no entendimento do que o homem, do processo da formao do conhecimento. Entre elas est o Marxismo, a Fenomenologia, o Positivismo. Aprendi, contudo, que uma pessoa pode ser radical e seguir exclusivamente somente uma teoria, entretanto, aprendi tambm que apesar das teorias serem diferentes, na nossa prtica diria ora nos aproximaremos de uma teoria ora de outra. So cinco anos de faculdade. Destes, durante seis semestres fui professora responsvel pelo curso de dana de salo oferecido pela Coordenadoria de Extenso e Pesquisa (CODESP) da Faculdade de Educao Fsica. Alm disso, durante todos esses anos ministrei aulas de dana de salo em outros institutos e outros estabelecimentos como academias e hotis. Outras tantas prticas corporais fizeram parte da minha formao: desde jazz, dana do ventre e outras danas ao kendo e aulas de jump em meio aqutico. Bem, hoje fico feliz em dizer que aproveitei da melhor maneira esse tempo na Universidade. Enfim, cinco anos se passaram e chega o momento de sentar e escrever minha monografia, trabalho muito esperado por mim e pela maioria dos meus colegas de curso. E o que fazer? Que tema escolher? Qual o ttulo? Foi a que conheci o professor Lino, pessoa que foi muito importante para mim neste processo de escolha. Matriculei-me na disciplina Seminrio de monografia carinhosamente apelidada por mim de MH800: a hora da verdade. Ao me matricular no fazia idia do trabalho que eu realizaria. Sabia que seria com dana de salo, mas estava um pouco perdida quanto ao foco que daria. As aulas do professor Lino contriburam muito no momento. As diversas conversas que tive com ele tambm foram esclarecedoras. Como lmpadas em meio ao breu da noite escura, serviram para dar direo s minhas energias e chegar a um foco. Entendo dana de salo

14 como contedo da cultura corporal, portanto, contedo da educao fsica. Foi pela proximidade, afinidade e preocupao com a qualidade dos servios que so oferecidos atualmente nesta rea que definimos o objeto de estudo. Enfim: c estamos!

2. Introduo

Dana social ou dana de salo. Existem alguns nomes para o danar a dois no salo. Esta uma prtica antiga que atualmente se tornou popular. E quem dana? Todos. Desde os jovens aos senhores da terceira idade. Tem lugar e ritmo para todas as idades e gostos! A dana alm de ser considerada uma atividade fsica que traz benefcios sade, considerada uma atividade de lazer que propicia a convivncia social e o contato com diversas culturas. Do bolero ao zouk, da salsa ao tango, a procura pela dana de salo atualmente aumentou. Pessoas de todas as idades querem aprender a danar. Segundo o site da Associao Nacional de Dana de Salo (ANDANAS, 2008), o nmero de praticantes das vrias modalidades de dana de salo cresceu 30% entre 2005 e 2006. Isso se deve, principalmente, ao fato de que nos ltimos anos a mdia tem deixado a dana de salo em maior evidncia atravs de novelas como Dance da Rede Bandeirantes de Televiso e de programas como O Domingo do Fausto (com o quadro Dana dos Famosos) da Rede Globo de Televiso. Gomes (2008) faz uma interessante colocao sobre o assunto:
Numa poca de crise econmica e poltica, em que as tenses sociais se agravam, em tempos de desemprego, violncia, conflitos ideolgicos, desencanto, poucas esperanas, raras alternativas e queda acentuada da qualidade de vida, marcadamente nas grandes concentraes urbanas, como bom danar e se movimentar, para descarregar tenses, exorcizar fantasmas, exprimir livremente sentimentos e emoes, encontrar novos amigos e, at - quem sabe? - um novo amor!... E como atrativo adicional, mas no menos importante, a dana um divertimento barato, em comparao com outros e, em muitos casos, como temos visto, tem se tornado, tambm, para um nmero cada vez maior de seus adeptos, numa lucrativa fonte de renda, numa forma prazerosa de ganhar a vida. (GOMES, 2008).

15 O aumento da procura levou ao aumento da oferta do servio. Nos dias de hoje encontramos um professor de dana de salo em cada esquina. Qualquer um pode ser professor em qualquer tipo de estabelecimento. exatamente por estarmos preocupados com a qualidade dos servios oferecidos e dos estabelecimentos que surgiu a idia de realizar este trabalho. A idia inicial era realizar um estudo de caso sobre a realidade das escolas de dana de salo e das aulas da modalidade em Campinas. Primeiramente, faramos um levantamento de todos os estabelecimentos que oferecem dana de salo no municpio. Em seguida, verificaramos em que condies esse servio oferecido. Esse tipo de estudo requer certo tempo de dedicao, que no tnhamos no momento. Desta maneira, optamos por reduzir um pouco o estudo: invs de visitar todos os estabelecimentos que oferecem o servio, visitaremos apenas alguns deles os mais tradicionais e voltados para a modalidade (o que aqui chamaremos de escolas de dana salo). Antes disso, proporemos, a partir da discusso de textos, conversas e entrevistas, um ideal: como os estabelecimentos deveriam ser para oferecer um mnimo de qualidade no servio para seus clientes. Na seqncia, definiremos critrios para a classificao desses estabelecimentos em sapatilhas (1, 2, 3, 4 e 5) fazendo uma analogia classificao de hotis feita pela Embratur (Empresa Brasileira de Turismo). Dividiremos o presente trabalho em trs momentos principais: Primeiramente uma contextualizao histrica da dana de salo a nvel mundial, nacional e, por fim, municipal. Num segundo momento, apresentaremos o ideal, os critrios e discutiremos as razes pelos quais eles foram definidos. Neste mesmo captulo, apresentaremos os dados coletados em campo. Por fim, discutiremos os dados e traremos nossas consideraes finais. Sabemos a importncia de um estudo da grandeza do que pretendamos fazer inicialmente e pretendemos continu-lo aps a concluso deste. Este, no seno, somente o incio de uma longa jornada!

16 3. Dana de Salo: Um pouco de histria

Faremos agora uma breve contextualizao histrica sobre a dana de salo: no mundo, no Brasil e em Campinas.

3.1. Origem no Brasil e no Mundo: um breve relato

A dana uma das manifestaes mais antigas da humanidade. Para ARRUDA (1988, p. 10) um dos meios atravs dos quais todos os povos expressam sua cultura, sua relao com a natureza e com os homens. Teve incio com movimentos naturais para representar necessidades, emoes e sentimentos. Integrava rituais dedicados aos deuses, objetivando pedir auxlio para a realizao de boas caadas e pescarias, para que as colheitas fossem abundantes, para que fizesse sol ou chovesse. A dana fazia parte, tambm, de manifestaes de jbilo e congraamento pela vitria sobre inimigos e por outros eventos felizes. Com o passar do tempo, cada povo desenvolveu sua maneira de danar, seus gestos especficos, caracterizando suas diferentes culturas. Dependendo de seus objetivos, surgiram diversos tipos de dana:
(...) a guerreira, a teatral, a ritual ou religiosa, a popular ou folclrica (geralmente danada em festas populares, em grupos e ao ar livre), o bal clssico e a dana moderna (artsticos e mais voltados para espetculos), a dana social ou de salo, a dana esportiva, o bal no gelo ou patinao artstica e outros tipos (GOMES, 2007).

Atualmente existem poucos textos acadmicos que tratem da histria da dana e da dana de salo no Brasil. Depois de terminar este estudo temos a pretenso de pesquisar mais sobre o assunto e escrever, ao menos um texto tratando somente sobre o tema, por considerarmos importante nossa cultura. Neste, traremos um pouco do que conseguimos em alguns artigos, notas em revistas, jornais e algumas referncias encontradas na internet. A dana de salo ou dana social praticada por casais, surgiu, segundo GOMES (2008), na Europa, no Renascimento, em reunies sociais. Nos sculos XV e XVI,

17 continua, tornou-se uma prtica de lazer muito apreciada, tanto nos sales dos palcios da nobreza, como entre o povo em geral. Aqui no Brasil, chegou trazida pelos colonizadores portugueses, ainda no sculo XVI e, mais tarde, pelos imigrantes de outros pases da Europa que para c vieram. O Rio de Janeiro, como capital do Brasil desde o perodo colonial at 1960, sempre foi o plo irradiador de cultura, modismos e inovaes em geral para o resto do pas. Gomes (2008) afirma que em 1808, depois que a corte portuguesa transferiu-se para o Brasil, trouxe consigo muito da cultura, gostos e hbitos sociais europeus e a dana social foi uma das prticas que comearam a ser realizadas aqui no pas. O primeiro registro da dana enlaada, segundo Rodrigues (2006), de 1837, sendo a valsa o primeiro ritmo. Sobre isso, Perna (2001, p. 16) conta que A valsa uma dana ternria que, no Brasil, desenvolveu caractersticas prprias, como andamentos bem lentos e um esquema de modulaes similar aos da polca, sendo danada at hoje em bailes de debutantes e casamentos. Na seqncia da valsa aparece a polca. Rodrigues (2006, p. 12) traz que
Em seguida valsa, aparece a polca. Essa dana, ao contrrio da valsa, se popularizou rapidamente e virou uma mania. Chegou ao Brasil em 1845, na cidade do Rio de Janeiro, onde foi danada por uma companhia francesa de teatro.

Ainda sobre a polca, Perna (2001, p.17) continua


A polca tornou-se mania a ponto de formar a sociedade Constante Polca em 1846, alm de bailes oferecidos pelo Hotel Itlia, localizado no Largo do Rocio (grande), atual Praa Tiradentes. De dana de salo, a polca logo ganhou teatros e ruas tornando-se msica eminentemente popular (...).

Raquel Mesquita em seu artigo na internet (2008) relata que no ano de 1870, Dom Pedro II, ento imperador, busca na Europa profissionais de dana de salo para dar aulas elite imperial. Ela coloca em seu texto que:

As quadrilhas, minuetos, marzucas, xotes, polcas e outras danas clssicas encantavam os europeus. Sendo ele um admirador desta arte, importa-a e

18
favorece esta prtica sua corte. Desenvolveu-se de tal forma que passou a tomar dimenso de lazer como tambm passou a ser um dos indicadores para uma boa educao. Saber danar passou assim, ser um dote... ...As outras camadas sociais mais pobres j danavam, mas no h nenhum registro oficial. (MESQUITA, 2008)

Num pas como o Brasil, com to fortes e diferentes influncias culturais, no tardaram a se mesclar contribuies dos povos indgenas e africanos, num processo de inovao e modificao de algumas das danas europias importadas, bem como de surgimento de novas danas, bem brasileiras. Gomes (2008) complementa trazendo que
O prprio Imperador D. Pedro II foi um grande apreciador das quadrilhas, danando todas que eram tocadas nos bailes a que comparecia. S mais tarde, muito modificada, esta dana virou a quadrilha caipira das festas juninas, como a conhecemos hoje.

A primeira escola que se tem conhecimento aqui no Brasil a Escola de Boas Maneiras e Dana de Salo de Madame Poas Leito, uma senhora russa que veio para So Paulo em 1914, fugindo da primeira guerra mundial. Louise Frida Reynold era seu nome. Logo percebeu que os jovens das famlias mais abastadas necessitavam urgentemente de noes bsicas de etiqueta. Fundou ento a aristocrtica Escola de Dana de Salo e Boas Maneiras, em So Paulo. A dana de salo estava includa no conhecimento bsico de etiqueta, era indispensvel na vida social requintada. Sobre este assunto, Salvagne (2007) diz que:
Madame Poas Leito representou a primeira (seno nica) e mais importante escola de dana de salo nas classes altas, em contraste com inmeros professores que atuavam principalmente na periferia de So Paulo e Rio de Janeiro, vrios associados s casas de prostituio e/ou bailes populares. Assim, graas a essa diviso por classe econmica e nvel social do incio do sculo, at hoje se define duas linhas bsicas de trabalho e duas histrias da dana de salo paralelas - com alguns pontos em comum, outros contrastantes.

At a dcada de 1960, os bailes eram um dos eventos sociais mais importantes e populares de todas as idades e camadas sociais. Nos bailes, as pessoas se divertiam, faziam

19 negcios e novos amigos, muitos namoros comeavam, enquanto outros casais faziam as pazes, depois de brigas e desentendimentos. Muitas vezes, at problemas de ordem poltica e econmica, que afetavam o pas, eram discutidos em bailes diplomticos e outros, aos quais compareciam dirigentes da nao, nos afirma Gomes (2008). Com o aparecimento das discotecas, as pessoas passaram a danar de maneira mais descontrada, sem se tocar. A dana de salo perdeu destaque. No desapareceu, mas passou a ser vista como uma manifestao fora de moda, praticada por pessoas mais velhas e conservadoras ou por membros de camadas sociais menos favorecidas, no interior do pas e nas periferias das grandes metrpoles. Depois de certo tempo, no fim dos anos 80, a dana de salo ressurge com a lambada:
O sucesso internacional da lambada, nos anos 80, facilitou o caminho de redescoberta da dana a dois pelos mais jovens, nascidos e criados ao som dos ritmos de discoteca. E voltando a cair no gosto do pblico jovem, a dana de salo vem passando pelo processo de renovao e expanso a que todos ns estamos testemunhando, no momento (Idem, 2008).

3.2. Em Campinas, de Neide Redivo e Odete Mota Raia aos dias atuais: uma histria contada por quem viveu

Continuando nossa passagem sobre a histria da dana de salo e as escolas destinadas ao ensino desta modalidade, no poderamos deixar de dedicar um subitem para a histria das casas de dana de salo de Campinas. Existe muito pouco escrito sobre a histria da dana em Campinas. Para descrev-las buscamos relatos das pessoas que fizeram e fazem parte dessa histria na cidade. Primeiramente, recorremos aos arquivos e documentos da prefeitura. Pouco encontramos. Na biblioteca municipal encontramos uma seo chamada hemeroteca de jornais. Esta constituda por diversas pastas de temas variados que contem notcias de jornais diversos que contam a histria da poca. Na hemeroteca procuramos por bailes, dana de salo, academias de dana de salo, professores de dana de salo, dana

20 e academias de dana. Somente na busca pelo ltimo tema citado que obtivemos sucesso. Nesta pasta tivemos conhecimento da primeira escola de dana Campinas. Tratava-se da escola de dana Lina Penteado, que era de uma senhora que deu o prprio nome escola. L, na poca, ela ensinava danas clssicas como o ballet e as garotas mais abastadas da cidade danavam na companhia. Na prefeitura, conseguimos a indicao para visitar o Museu Municipal e o Conservatrio Carlos Gomes. Tambm no encontramos muitas informaes relevantes l. Foi ento que decidimos visitar as escolas de dana de salo mais antigas da cidade. A primeira visitada foi a Escola de Dana Paulo Zanandr, que foi a primeira escola de dana que ministrava somente aulas de dana de salo. No depoimento que nos cedeu Paulo Zanandr comenta que foi o pioneiro em escola de dana especfica de dana de salo. Hoje ele tem 41 anos e h 22 trabalha com dana de salo profissionalmente. Quando perguntamos a ele sobre a histria da dana de salo em Campinas ele diz que
Considero que a dana de salo em Campinas pode ser dividida em duas fases: antes e depois da lambada. Antes da lambada, quando eu era moleque, eu ia para muitos bailes. Tinha muito baile nos clubes. Pelo que me lembro, a Neide Redivo foi a primeira professora. Ela e a Odette Motta Raia. Ela, a Neide, vivia a dana de salo. Isso foi mais ou menos em 1986, 1987. (ZANANDR, Anexo 1)

Sobre esta poca ainda, felizmente conseguimos contatar Odette Motta Raia que, atualmente, no mora em Campinas. Numa passagem rpida pela cidade, encontramo-la e, aos 85 anos de idade, nos cedeu seu depoimento. Nascida em 1923, conta que sempre gostou de danar. Dano desde pequena, relata.
Nos meus tempos de adolescncia, moa de famlia no danava. Papai contratou um professor russo. Eu tinha, naquela oportunidade 12 anos. Ento por a a gente j v o ano (1935). E eu fazia escondida porque naquela poca realmente moa de famlia no podia fazer aula de dana. A eu fui fazendo, fazendo, at que chegou ao Brasil a Maria Oneneva. A ela abriu uma escola em So Paulo e eu comecei a fazer aula de dana com ela, dancei no corpo de baile dela e continuei com dana. (RAIA, Anexo 2).

21 Quando perguntei como que se danava, todos os entrevistados colocaram que a dana era diferente do que acontece hoje. Paulo Zanandr (Anexo 1) relatou de maneira simplificada como acontecia
A gente fazia mais dois para l e dois para c. Era o mais simples e cada um fazia sua brincadeira. Quem fazia diferente era quem tinha o talento. Criava mais. Enfeitava mais. Todo mundo danava bem. No tinha essa de danar estranho como a gente fala hoje. Simplesmente se danava diferente.

Sobre as aulas de dana, Odette no determina exatamente quando comearam, mas relata que
Depois de um tempo de academia, pessoas comearam chegar a procura de dana de salo.Mame(Ernestina Motta) que danava muito bem, tocava piano e cantava, assumiu o curso de dana de salo ministrando todos os ritmos.Eu assumi tambm esse curso dando aulas de ritmo porque notei que muitos alunos tinham dificuldades.Iniciamos o curso com a Valsa!Como a marchinha, o samba,o tango,o bolero,chorinho,maxixe e fox trote.Esses ritmos ainda se conservam em bailes tradicionais e da Saudade.Quem procurava dana de salo eram os senhores,senhoras, pessoas de todas as classes sociais e idades. (RAIA, Anexo 2).

A respeito da noite campineira, Paulo, ainda, em seu relato, trs informaes que somam. Conta que alm dos grandes bailes tradicionais no Clube dos Veteranos, Dr. Betim,
(...) Tinha os forrs, mas era mais as empregadas domstica, o nordestino, a classe menos favorecida que freqentava. E eu ia! O pessoal dizia que l tinha os homens com as peixeiras, diziam que tinha muita violncia. Havia era muito preconceito. Essas pessoas eram humildes. Elas vestiam sua melhor roupa para ir danar. (ZANANDR, Anexo 1)

Ainda sobre a noite campineira, Amaury, que foi um dos primeiros professores de dana de salo de Campinas, junto com Paulo Zanandr, Wagner Ax e Celso Jacinto, em depoimento conta que

22
(...) os clubes ofereciam bons bailes, com boas orquestras. O pessoal se encontrava para sair. Nos ureos tempos tinha o Concrdia que tem mais de 150 anos , o Clube semanal de Cultura Artstica, o Dom Quixote, na Rua Onze de Agosto, o Betim, o Clube dos Veteranos... (FERNANDES, Anexo 3)

Sobre as aulas de dana, Amaury contribuiu bastante ao lembrar de algo que nenhum dos demais entrevistados citou: a dana de salo como parte da disciplina Educao Social, disciplina obrigatria em escolas particulares.
As danas sociais, na dcada de 30, fazia parte da grade curricular das escolas particulares. Fazia parte da Educao Social que formava a pessoa como um todo: a parte intelectual e a parte social. E uma das matrias dessa disciplina era a dana de social. Era aula de etiqueta. E quem dava aulas de dana eram mulheres, no vamos homens. As pessoas tinham que saber danar. Elas tinham que ter aulas de dana para poder ser um cidado de verdade. Se as pessoas no soubessem danar, no era uma pessoa socivel. (FERNANDES, Anexo 3).

Sobre as aulas de dana nas dcadas de 50, 60, Odette, que foi uma das primeiras professoras de dana de salo, antes dos professores supracitados, conta que as que ela ministrava tinham caractersticas diferentes das que acontecem atualmente.
As aulas no eram dadas ou ensinadas como hoje,onde formam grupos grandes e ensinam todos ao mesmo tempo.Antigamente,no meu tempo de academia, as aulas eram diferenciadas,individuais.Quando chegavam os casais, eu e mame pegvamos separadamente o casal para ensinar o ritmo,os compassos corretos para cada um.Depois que dominavam bem o ritmo,ns juntvamos os casais.Quando a aula era individual usvamos o mesmo processo.Quando prontos, j podiam freqentar a sociedade.Esse mtodo,claro, e bem mais trabalhoso porque o ensino era totalmente individual e hoje, bem mais fcil e prtico, porm em minha opinio eu acho que da maneira antiga era mais proveitoso e o aluno aprendia mais rpido e correto porque as atenes eram totalmente voltadas para o aluno.Bem, nunca tivemos grandes grupos para

23
ensinar,era no mximo 5 casais para render o trabalho e ter qualidade de ensino e atendimento. (RAIA, Anexo 2).

Sobre a mesma poca, Paulo (Anexo 1) nos lembra que, paralelamente s aulas de Odette, Neide Redivo (...) dava aula nos clubes tradicionais e tinha tambm muitas aulas particulares. Ela tambm dava aulas em grupo. Mas tudo isso era meio que no gueto. Era uma coisa para velho, diferente do que hoje. E era para casais. No tinha solteiro no. O tempo passou, e como visto no subitem anterior, veio a poca das discotecas. Assim como no resto do Brasil, durante esse tempo a dana de salo deixou de estar em evidencia. Ressurgiu ento com a lambada. Como Paulo diz A lambada foi um sonho inesquecvel. Paulo fez parte desta histria assim como Vagner Ax Rodrigues, Celso Jacinto, Lucy Fornier e Amaury Fernandes. Para tratarmos da segunda parte da histria da dana de salo, inicialmente, traremos um comentrio do Amaury. Ele conta que antes dele tinha a Lucy,
(...) foi ela quem me chamou para dar aulas de lambada na academia dela, que ela tinha com a Cacilda Ikesire, uma japonesinha, que hoje, inclusive, est no Japo (...) Ela me chamou para dar aulas especficas de lambada. Ela (Lucy) e a Cacilda davam aulas de bolero, samba, o galeguinho antes e, depois, eu fui com a lambada. O Paulo Zanandr tambm dava aula nessa poca. Ele comeou a danar na noite. Ele tocava tambm com o grupo musical dele, dava aulas de natao, depois se enveredou para os lados da dana de salo. (FERNANDES, Anexo 3)

Traremos agora, uma grande parte da histria contada pelo prprio Paulo, completando sobre a fase ps-lambada em Campinas.
Quem trouxe a lambada para Campinas foi o Luis, dono da boate Griff. A Griff era a Cooperativa Brasil para os universitrios. A gente j danava lambada. Mas danava porque conhecia pela televiso. A, o Luis me convidou para buscar o casal de professores em So Paulo para dar um curso de lambada. Depois eu assumiria as aulas. O casal era de Porto Seguro. Ela trabalhava com danas brasileiras, folclricas e ele com a lambada. Ele um baixinho feio e ela

24
uma morena muito bonita que simpatizou comigo e por isso me ensinou muito (...) A lambada foi uma febre mundial no s aqui no Brasil, como o forr. Depois que eles me ensinaram assumi junto com a Marcinha, Raquel e a Helena. As duas ultimas ficaram pouco. J a Marcinha no. Ela danava muito, inclusive foi minha parceira. Mas depois ela tambm casou e engravidou. A, depois Campinas comeou a ficar pequeno e eu fui fazer cursos em outros lugares. Fui para So Paulo fazer mais cursos. Ns, os professores e danarinos, trocvamos muitas informaes, experincias. Nada era pago. Era tudo por amor (...) A, comeou um querer a passar o p no outro. Acho que foi a que comeou a comercializao da dana. Eu j dava aula antes da lambada. Na Griff, no Cambu tinha um bar que eu dava aulas, em casa na garagem... Eu ministrava aulas de lambada, mas queria ensinar outros ritmos tambm. A eu usei a lambada e coloquei outras coisas. Eu instigava as pessoas s outras coisas. Tive muitos alunos nessa fase. Mas eu ainda trabalhava todo dia com natao. Depois disso, muitos professores desapareceram com o fim da lambada e muitos continuaram. A Neide Redivo chamava a gente para fazer show. Ela era como uma empresria. Depois de um tempo eu criei minha prpria equipe. O Vagner Ax, o Celso e o Amaury davam aula no centro. Eles tinham o Baila Comigo. Anos depois, fui buscar na escola Maria Antonieta, da mestra do Jaime Aroxa, novidades. Eu fui e estudei este mtodo / estilo que l eles ensinavam por trs anos. Eles me permitiram ensinar esse estilo. O estilo era novo. (...) Antes, todos os ritmos eram danados da mesma forma. Agora tinha aprendido que cada ritmo tinha um jeito especfico de danar. difcil quando o pessoal se acostuma. Eles no querem mudar, tem medo (...) Foi muita batalha. No era tudo mastigadinho como vocs recebem agora. A a dana de salo cresceu. Veio a modificao do bolero, do samba, cha-chacha, zouk, salsa... Os grandes bailes de antigamente viraram bingos, os bares, farmcia e assim foi e a globalizao ta deixando a dana como computador: cada vez mais rpido.

Como Paulo disse realmente a dana de salo tem mudado muito. Notamos isso muito claramente nos dias de hoje. Os ritmos mudaram. O jeito de danar um mesmo ritmo tambm mudou. A esse respeito, Wagner afirma que

25
E os ritmos se misturaram. Hoje, por exemplo, muitos passos de samba-rock passaram para o forr, bem como o samba de gafieira... E chegamos aos dias de hoje, mas com muita coisa modificada. Por exemplo, o bolero de hoje no o bolero que era danado antigamente. O pessoal mesclou muito os ritmos. (RODRIGUES, Anexo 4)

Os ltimos dois depoimentos que coletamos foram de dois jovens empresrios e professores de dana de salo que tm hoje grande nome na dana de salo de Campinas. Assim como os demais, eles fazem histria, esto construindo histria. Num bate papo muito descontrado, eles contaram suas vivencias e trouxeram um pouco sobre a situao da dana de salo hoje, em Campinas, que traremos na seqncia. Eles contam que:
Quando a gente comeou a danar eu tinha treze anos. Devamos estar em 1994. (...) Antigamente a dana era coisa de velho. Ou melhor: no era coisa de velho, mas normalmente encontrvamos pessoas mais velhas praticando. E a dana de salo sofria certo preconceito, assim como o ballet. Homens que danavam eram vistos como viados, gays, homossexuais. Havia, assim como ainda existe, certo bloqueio social. Acho que esse era o principal bloqueio para que os jovens no participassem da dana. Hoje, no estgio atual, aqui na escola, por exemplo, tiramos pelos bailes daqui, que a massa jovem realmente entrou no mundo da dana de salo. A diferena que vemos que antigamente vista como homossexualismo e agora no mais vista assim. A necessidade dos homens conquistarem as mulheres. Normalmente, a mulherada quer danar e os homens ficam sentados. O cara que dana, tem a ateno das meninas e acabam tendo mais vantagens com elas. O homem que dana mais bem quisto pelas mulheres. Alm disso, no esquecemos da to bem falada qualidade de vida. Os mdicos e fisioterapeutas recomendam muito a dana de salo. (...) O nosso pblico 90% jovem. Hoje em dia, falando de um modo geral da dana, a dana de salo se tornou jovem. Primeiro pelos ritmos, que no so novos, mas so considerados novos pela moda de hoje em dia por estarem em maior evidencia, como a salsa ou at mesmo o prprio zouk que a lambada francesa , o samba. Pessoas mais velhas tm maior dificuldade corporal pela complexidade do movimento. Essas danas tm movimentos mais complexos, movimentos de alto impacto, muitos giros... Ento a dana atraiu muito jovem neste sentido. O publico jovem cresceu tambm porque estavam interessados na

26
relao dana x relacionamento. (...) Hoje em dia dana de salo muito recomendada pelos mdicos. (BILIA e SEISHI, Anexo 5)

Quando pergunto sobre a dana hoje em dia, eles dizem que a procura muito grande e necessrio seguir a tendncia do momento. Dizem tambm da tendncia uniformizao dos passos que o Wagner tambm comenta.
Hoje, o aluno sabe que independente do lugar que ele for dentro ou fora do pas, ele vai achar a mesma estrutura tcnica da dana. Existe uma tendncia de unificar os passos, nomes... lgico que dependendo do local, da regio, da cultura, vai se modificar o modo de danar, mas a estrutura da dana a mesma. H a tentativa de unificar para tornar a danar algo mais globalizado. (RODRIGUES, Anexo 4)

Sobre os locais para danar atualmente em Campinas, se queixam da falta de lugares especficos e de qualidade e contam que, quando querem sair para danar. Citam o Rud, uma casa noturna que fica em Baro Geraldo e que que percebeu essa procura do publico mais jovem e tem promovido noites diferentes. Tem noite que latina, tem uma noite de ritmos brasileiros, noite de dana de salo, noites de forr.... Entretanto, dizem que quando querem danar, procuram normalmente So Paulo que a referencia mais prxima que temos e s vemos a moada nos bailes. A procura pela dana hoje em dia muito alta. Contam que a divulgao da dana de salo, pelos meios de comunicao, provocou um aumento considervel no nmero de adeptos e que essa divulgao provocou uma mudana tambm no jeito de danar. Eles falam que ...o pessoal comeou a confundir show com baile. Tem muita gente que queria fazer show no baile com passos acrobticos, areos e tudo mais. Mas, show show e baile baile (BILIA e SEISHI, Anexo 5). Explicam que o jeito de danar em baile diferente de danar no show.
Baile se vai com o intuito de danar, curtir a msica e a pessoa com quem est se danando e o show as pessoas pagam (ou no) para te ver danar, elas vo l para te ver danar. Muitas vezes as pessoas confundem. No h necessidade de no baile se fazer uma cadeirinha, panqueca, alm de no ter espao para isso no baile.

27 Trazem que, apesar de todas as evolues, para eles:


(...) O barato da dana sentir. No a quantidade de movimento que vai fazer a gente se divertir num baile. A gente pode se divertir s brincando com a base. A base no s ficar para frente e para trs. D para fazermos esse vai e volta de vrias maneiras, curtindo, sem se preocupar com o pessoal que est volta. (BILIA e SEISHI, Anexo 5)

4. A Sociedade Moderna e a Dana de Salo

Como dissemos anteriormente, hoje a dana de salo tem sido cada vez mais praticada e os motivos que levam as pessoas a praticar so diversos. Como trazido pelo Leonardo e pelo Helder no ltimo depoimento, as razes vo desde a procura por parceiros a recomendaes mdicas (Anexo 5). Alm dessas, temos ainda: melhora na relao com o parceiro (namorado (a), marido / esposa), e, tambm, melhora no desempenho sexual; qualidade de vida; correo postural (os alunos procuram alguns ritmos especficos como o tango); insero e aceitao no meio social; perder a timidez e tambm simplesmente muitas pessoas freqenta as aulas procura de divertimento. Sobre esse assunto, Gomes (2008) faz uma colocao interessante. Ela diz que como atrativo adicional, mas no menos importante, a dana um divertimento barato, em comparao com outros. Tendo em vista toda essa demanda crescente, hoje um nmero muito grande de instituies, academias, clubes e outros tantos espaos oferecem aulas de dana de salo. Como apresentado por Wagner Ax em seu depoimento, s na cidade de Campinas, existem mais de 180 professores de dana de salo ou pessoas que assim se classificam (Anexo 4). A lgica de mercado atual traz que tudo pode ser vendido: desde um bolo a um tratamento espiritual. Em tudo podemos colocar um preo e vender ainda mais se encontrarmos quem compre (e, acreditem: sempre encontramos algum que compre as coisas que achamos mais absurdas). Quanto menor a quantidade de empresas ou prestadores que ofeream esse servio, maior a procura no mercado e, mais caro ele pode custar. Bem como o contrrio tambm verdadeiro: se existe muita oferta e pouca procura,

28 o preo do produto cai. E os produtos no tm mais um valor fixo. Hoje, podemos encontrar um produto num local por um x e o mesmo produto num outro local por 15x e, como sabemos, se existe algum que vende por esse valor porque existe quem compre. Isso acontece porque os produtos no tm mais somente o valor que possuem (valor de custo): tem um valor agregado a ele. Por exemplo: um tnis da marca x, uma marca qualquer pode ter as mesmas funes de um tnis Nike, entretanto, muito possivelmente o tnis da Nike custara mais que o tnis da marca qualquer pelos valores agregados a ele. Ao comprar um tnis Nike a pessoa no compra somente um tnis: ela adquire uma srie de valores agregados ao produto; ela compra a marca, um estilo de vida Nike, ela compra a velocidade, o conforto, a beleza, a possibilidade de ter mais pessoas olhando para ela (...). Enfim, essa a lgica atual. A dana de salo no ficou para trs. Como um produto muito procurado / buscado que no necessita de um investimento monetrio grande grosso modo, para oferecer as aulas de dana de salo uma pessoa precisa somente de uma sala grande, com um aparelho de som e alguns CDs ou qualquer outro aparelho eletrnico (MP3, MP4...) que contenha as msicas (ser?) , e muitas pessoas comearam a oferecer esse servio. Obviamente, simples de entendermos: A alta demanda e o baixo oferecimento no mercado, aliado a necessidade de pouco investimento, mostram esta uma fatia do mercado tima para investir e tentar um novo negcio. Qualquer um pode abrir este novo negcio. Hoje, escolas de dana, clubes academias de ginstica, centros de esttica, diversas associaes, instituies vendem o uma prtica corporal cultural chamada DANA DE SALO, que se tornou um mero produto. Ao vender o "produto" a academia vende valores agregados a ele como a qualidade da academia, que est diretamente associada promessa de que o "vendedor" ir ensinar realmente a danar; vendendo o ensino da prtica cultural, vende tambm a expectativa de ser bom o suficiente (ou como o professor como ele ou ainda como ele deveria ser) e, assim, se tornando bom, conquistar um parceiro; vende a diverso, o prazer, a qualidade de vida, entre outros. Dessa realidade surge nossa preocupao que motivou o trabalho: preocupamonos com as condies que so oferecidas esse servio. real o aumento do oferecimento, mas em que condies ele acontece? Como so ministradas essas aulas de dana

29 atualmente? Hoje os locais nos quais so oferecidos essas aulas so adequados para essa prtica? essas, entre outras, so nossas preocupaes. Hoje, no temos um rgo que regularize ou que oferea padres a serem seguidos para a realizao das aulas, quanto a formao dos professores e estrutura das escolas de dana de salo. Trataremos da regulamentao da profisso nos capitulos que seguem. Com a falta de regras, no temos parmetros para a classificao ou a proposta de um ideal. exatamente sobre isso que agora discutiremos.

5. Escolas de Dana de Salo: um bom negcio?

Terminada a passagem histrica da dana de salo em Campinas, no Brasil e no mundo, chegamos ao momento de definirmos os critrios para avaliao. Para a definio dos critrios para classificar nos baseamos em alguns trabalhos, alm das conversas e entrevistas com muitas profissionais do ramo bem como alunos e apreciadores. Neste processo, refletimos: quais seriam os quesitos bsicos que uma casa de dana deveria seguir para ser aberta? Fomos em busca de respostas e chegamos a algumas exigncias legais especficas que o proprietrio / empresrio minimamente deve cumprir. Encontrados no site do Servio Brasileiro de Apoio Micro e Pequena Empresa (SEBRAE, 2008), na srie Ponto de Partida para o incio de um negcio, um guia prtico para montar uma Escola de Dana de Salo. Os dados esto dispostos de maneira muito interessante e de fcil entendimento. Seguem:

- A princpio, o empresrio deve obter o alvar de funcionamento que consiste num documento de autorizao para o funcionamento, emitido pela Prefeitura Municipal. Alm disso, ele deve legalizar a empresa na Junta Comercial, Secretaria da Receita Federal (para obter seu Cdigo Nacional de Pessoa Jurdica CNPJ) e na Secretaria Estadual da Fazenda. - O SEBRAE salienta a necessidade de que tambm sejam feitos o enquadramento na Entidade Sindical Patronal para poder recolher uma contribuio (Contribuio Sindical Patronal) que a empresa fica obrigada a recolher por ocasio da Constituio at o dia 31 de

30 janeiro de cada ano e o cadastramento junto Caixa Econmica Federal no sistema Conectividade Social INSS/ FGTS. - Alm dessas exigncias legais, a empresa necessita procurar o Corpo de Bombeiros, a Vigilncia Sanitria e pesquisar na Prefeitura Municipal se a Lei de Zoneamento permite a instalao de escola de dana no local. - Para fins de oferecimento dos servios, a empresa deve tambm se filiar ao Conselho Regional de Educao Fsica1 a fim de realizar o registro dos professores de dana. Cumpridas as devidas legalidades, passamos a refletir sobre os critrios e itens que o empresrio deveria se preocupar para dar andamento do seu negcio.

6. A proposta de uma escola ideal2

6.1. Sobre a localizao

Atravs de entrevistas formais e informais, das conversas com apreciadores e profissionais da rea e da leitura do trabalho de monografia Critrios para Avaliao de Academias de Ginstica: uma questo de Poltica Pblica (OLIVEIRA, 1997), chegamos ao que seria bom3 para uma casa de dana. Para definirmos as caractersticas da nossa escola de dana ideal, decidimos pensar como clientes e seguir o caminho que o cliente segue quando procura um local para participar de cursos (seja de dana ou no). Antes mesmo de pensar na estrutura da casa e os benefcios que ela oferece, percebemos que os clientes buscam saber a localizao da escola. A escolha do ponto comercial de grande importncia para o sucesso de uma escola de dana de salo esta uma frase que escutamos com muita freqncia nas conversas informais. Para a localizao

1 2

Sobre este assunto trataremos melhor no item que segue. Entendemos o termo ideal como modelo, conforme trazido em LUFT, no quinto significado. 3 Aqui entendemos o termo bom como um adjetivo para exprimir algo que tem qualidades requeridas, conforme o Mini-Dicionrio Luft. 3 ed. So Paulo: Scipione, 1991.

31 o proprietrio deve considerar qual o pblico-alvo4 e os objetivos do novo negcio. Ressaltamos tambm, neste momento que a localizao influncia na caracterstica do pblico freqentador. Sobre a localizao da escola, o Guia Prtico do SEBRAE (2008, p.3) trs que
Os fatores urbanos relacionados segurana do local so itens muito importantes na localizao, logo, necessrio observar a existncia nas proximidades de terrenos baldios, imveis abandonados e com a m conservao e zona de prostituio, como tambm importante observar a iluminao das ruas prximas. Ruas escuras e pouco iluminadas afugentam os clientes.

Independentemente dos objetivos traados pelo empresrio compactuamos com o Guia Prtico quando adverte sobre a iluminao e a segurana oferecida. Acreditamos que o cliente v se sujeitar a assistir uma aula somente num local que se sinta minimamente seguro e confortvel. Caso contrrio, dificilmente freqentar o local. ideal, ento, que a casa se localize numa via iluminada e longe de locais que ofeream perigo como terrenos baldios, imveis abandonados ou em ms condies. Pensando ainda no cliente, no seu conforto e bem estar, nos remetemos ao fator estacionamento para carros. Atualmente a rua no mais um local seguro para estacionar veculos. Diariamente aparecem notcias nos jornais e revistas relatando roubos de carros. A Agencia Metropolitana de Campinas trs em seu site que pelo menos 45 veculos so furtados diariamente na Regio Metropolitana de Campinas (AGEMCAMP, 2008). Essa estatstica assusta a maioria dos cidados. Pensando nisso, colocamos que seria bom, ento, que pelo menos a casa de dana tivesse um estacionamento prprio ou que, no caso de no possuir, tenha algum tipo de convnio com algum estacionamento particular ou ainda que mantenha seguranas na calada vigiando os carros. Depois de sentir-se seguro, o cliente procura saber da qualidade dos servios oferecidos na casa. Os professores so bons? Em que so formados? Que tipo de aulas eles

Ao abrir um negcio o empresrio deve ter em mente alguns fatores como: Pblico-alvo. Dependendo do pblico-alvo, o negcio ter caractersticas diferentes. Por exemplo. Se meu pblico-alvo so jovens de 15 a 25 anos, classe mdio-alta meu negcio ter caractersticas bem diferente do que seria se meu pblico-alvo tivesse na faixa etria de 50 ou mais e fosse de classe baixa.

32 oferecem? Eles so simpticos? Entra, a, ento, a preocupao com a formao do profissional.

6.2. Sobre o profissional

Como professora de dana que ministra cursos de dana, sempre ouo essas indagaes, especialmente de novos alunos / clientes. Seguindo com as dicas do seu Guia Prtico, o SEBRAE coloca que para estar de acordo com as legalidades, a empresa deve buscar o Conselho Regional de Educao Fsica (CREF) para registrar os professores de dana. Trs ainda que:
No existe a obrigatoriedade legal de curso superior em dana para os professores, entretanto necessria a comprovao de que exerce a atividades como professor desde 1995 ou realizar o curso de instruo do Conselho Regional de Educao Fsica (2008, p.6).

Existe atualmente uma grande discusso sobre o profissional de dana ter ou no que ser filiado ao Conselho Regional de Educao Fsica. De acordo a Lei n 9696 de 1 de setembro de 2008 e o Estatuto do Conselho Federal de Educao Fsica (CONFEF), no Captulo II, do Exerccio Profissional, na Seo II, do Exerccio do Profissional:
Art. 11 O Exerccio da profisso de que trata a Lei (...) prerrogativa de profissional regularmente registrado no Conselho Federal de Educao Fsica, inscrito no CREF e portador de carteira de identificao profissional expedida pelo Conselho Regional de Educao Fsica competente, que os habilitar ao exerccio profissional. Art. 12 obrigatria a inscrio nos Conselhos Regionais de Educao Fsica das pessoas jurdicas cujas finalidades estejam ligadas s atividades fsicas, desportivas e similares, na forma estabelecida em regulamento (...). (CONFEF, 2002)

Antes de seguirmos com as demais consideraes, gostaramos de colocar que no atribumos exatamente ao registro em si a evidncia de qualificao do empreendimento.

33 Existe a necessidade do registro para estar em conformidade com a lei, mas no ele quem vai determinar a qualidade dos servios oferecidos. Consideramos, sobre a formao do profissional5, de suma importncia que o professor de dana de salo possua ao menos formao especfica em dana de salo em um ou mais ritmos que o qualifique e capacite como professor de tal modalidade / ritmo. A dana de salo uma atividade cultural que est em constante mudana, conforme nos trs a Associao Nacional de Dana de Salo (ANDANAS). necessrio que o profissional participe, pelo menos uma vez ao ano, de um curso de atualizao ou reciclagem e faam intercambio com professores de outras escolas, outros estados e at mesmo outros pases (SEBRAE 2008 p.6). Sobre os cursos de atualizao, seria ideal que o prprio contratante financiasse, custeasse o profissional visto que este curso para a qualificao e renovao dos servios oferecidos.

6.3. Sobre a infra-estrutura

, somente, aps constatar a qualidade do profissional que o cliente / aluno ir pensar na infra-estrutura da escola de dana. Sobre este critrio discorreremos sobre as caractersticas de algumas estruturas que so fundamentais e que influenciam diretamente na realizao e na qualidade da aula. So elas:

A sala de aula O piso Aparelhagem de som

Estas estruturas necessariamente devem ser adequadas e adaptadas para que a aula obtenha sucesso. Sobre as salas de aula, no Guia prtico o SEBRAE faz colocaes importantes sobre a sala de aula:

Nos itens que seguem, discutiremos mais sobre a formao do profissional de dana de salo.

34

(...) o ambiente utilizado para as aulas de dana. Deve ser claro e arejado, ter iluminao adequada, sistema de ventilao natural ou aparelho de arcondicionado, sonorizao ambiente, espelhos e piso antiderrapante em superfcie totalmente plana. (SEBRAE 2008, p.4)

Concordamos com o SEBRAE nas colocaes sobre a iluminao e a ventilao da sala. As aulas de dana de salo so essencialmente caracterizadas por serem aulas prticas. O Brasil um pas tropical e durante a maioria dos dias do ano possui um clima quente. Pensando na sade e bem estar dos alunos de suma importncia que a sala seja bem iluminada e bem ventilada, tanto nos dias quentes como nos dias frios. Ainda sobre as salas de aula, ressaltamos que adequado que a sala de aula seja limpa, considerando as paredes, piso, espelhos6 (caso haja) e outros aparelhos que possam existir no local. Alm dos critrios de ventilao e iluminao, importante considerar o tamanho da sala de aula. Sobre isso colocamos que a necessidade maior no do tamanho em si, mas a quantidade de alunos que freqentaro a aula simultaneamente em relao ao tamanho da sala de aula. Nas aulas de dana de salo os casais caminham e num pequeno espao, caso haja muitos casais caminhando, o risco de coliso entre eles maior que numa sala grande. No estamos aqui dizendo que as aulas no devem acontecer em espaos relativamente pequenos. Acreditamos que aulas podem acontecer em locais com essas caractersticas, entretanto elas devem acontecer com poucos casais para que facilite o aprendizado e priorize o bem estar dos alunos; no existe uma dimenso especfica definida. Nas aulas de dana, qualquer que seja, existe msica. Hoje a maioria das aulas de dana de salo realizada com msica, seno todas. Devido a esse fato colocamos como primordial a qualidade da aparelhagem de som para o sucesso das aulas. A qualidade do som, quanto ao volume, est diretamente relacionada com o tamanho da sala de aula. A potncia e a disposio das caixas de som devem ser adequadas ao espao. Por exemplo: aparelhos com caixas de som pouco potentes no so os mais indicados para salas de aula muito grandes, pois no propagariam o som e, dessa maneira, no contemplaria a

Apesar de sabermos que o espelho facilita no aprendizado e na visualizao dos passos ensinados nas aulas de dana de salo, no consideramos fundamental a presena deste nas salas de aula.

35 necessidade. Normalmente, os manuais dos aparelhos de som trazem a potncia das caixas de som e para a metragem quadrada que ele adequado. Outro fator importante a ser considerado quanto ao critrio som a qualidade do som que propagado se ele tem ou no rudos, trepidaes. O ideal que ele se propague bem pelo espao sem trepidaes ou rudos. Sobre a sonoridade (graves e agudos) por tratar-se de caractersticas ajustveis no aparelho de som, caixas, mesas ou amplificadores no determinaremos um ideal fechado. O som deve, como j dito, se propagar bem pelo ambiente, de maneira homognea, e ser agradvel de ser ouvido. Sobre o piso no encontramos nenhum artigo ou outro tipo de texto que defina um material ideal para aulas de dana de salo. O SEBRAE coloca como citamos anteriormente que a sala de aula deve ter o piso antiderrapante em superfcie plana (2008, p. 4). Entretanto, nas entrevistas e depoimentos coletados, vimos que os pisos preferidos so os que deslizam, porm no muito para evitar quedas e possveis leses. O taco ou assoalho de madeira (o piso usado para aulas de ballet) sempre citado como o mais indicado. O carpete de madeira (ou paviflex) tambm bom. Pisos de revestimento cermicos so bem aceitos, entretanto importante que ele seja plano, sem deformidades, sobreposio ou espaos entre as lajotas para no favorecer que os sapatos dos freqentadores do espao enrosquem evitando, assim, acidentes. Materiais como ardsia, granito e mrmore no so indicados por deslizarem muito. Por fim, ainda considerando os critrios da sala de aula supracitados, colocamos que para uma sala de aula ser ideal que ela deva estar em boas condies de uso, apresentando tanto a pintura como o piso e outros equipamentos em bons estados de conservao. Alm das estruturas dispostas e discutidas acima, apesar de no influenciarem diretamente nas aulas, existem outras que so de suma importncia para que uma escola de dana de salo exista e seja considerada ideal. So elas: a sala de recepo e vestirios. A sala de recepo / espera no precisa de muitos itens para ser considerada boa. Este ambiente pode ser uma pequena sala na entrada da escola. Pode ser bem simples, porm agradvel, ventilada e com boa iluminao. importante que nela esteja uma pessoa para receber as pessoas e resolver questes relacionadas matrcula,

36 pagamento de mensalidades ou de qualquer outro curso que a casa oferea informaes gerais e outros assuntos de ordem comercial (SEBRAE, 2008). Quanto aos vestirios, necessrio e importante que sejam bem limpos, arejados, iluminados. No existe grande necessidade de haver duchas ou locais para que os freqentadores se banhem. Entretanto, encontramos nos depoimentos e nas entrevistas coletadas que os alunos e apreciadores, depois de participar das aulas, buscam nas escolas um lugar para banhar-se e refrescar-se. Observamos, tambm, que esse fato ocorre principalmente com os alunos que freqentam as aulas no perodo da noite ou durante os finais de semana, pois normalmente aps as aulas saem com os companheiros da aula e dirigem-se bailes, bares ou outros locais para danarem, ou ainda, quando a sugesto aparece vinda de alunos que freqentam as aulas no perodo matutino ou vespertino, o motivo que, logo aps a aula, eles iro para seus respectivos locais de trabalho.

7. Quantas sapatilhas? A proposta de critrios classificao.

Chegamos ao momento no qual vamos propor um sistema para classificao das escolas de dana de salo. Criamos esse sistema classificatrio inspirados na classificao feita pela Embratur para a classificao de hotis. Hoje, segundo a ABIH (Associao Brasileira da Indstria de Hotis), os hotis so classificados em Super luxo, Luxo (ambos so considerados hotis Cinco Estrelas), Superior (Quatro Estrelas), Turstico (Trs Estrelas), Econmico (Duas Estrelas) e Simples (Uma Estrela) (NUNES, 2008). Fazendo uma analogia com a classificao dada pela Embratur aos hotis invs de classificarmos as escolas de dana de salo em Estrelas, classific-las-emos em Sapatilhas, sendo que:

Escolas classificadas como Cinco Sapatilhas sero consideradas Excelentes, Super Luxuosas. Consideraremos escolas de dana Cinco Sapatilhas aquelas escolas de dana de salo que trouxerem algo a mais, algo que a torne luxuosa, algo que, apesar de no ser necessria realizao

37 das aulas, torne a escola mais luxuosa ou super luxuosa. Essas escolas devero somar pontuao maior que 80% da pontuao mxima7. Escolas Quatro Sapatilhas: Superiores. As escolas superiores devero somar pontuao entre 60 a 79% da pontuao mxima. Escolas Trs Sapatilhas: timas. Essas escolas devero somar pontuao entre 40 a 59% da pontuao mxima. E escolas Duas Sapatilhas: Simples. Essas escolas, por fim, devero somar pontuao entre 20 a 39% da pontuao mxima.

No classificaremos as escolas em Uma Sapatilha. Todas as escolas ou sero classificadas pelo menos como Duas sapatilhas ou sero consideradas no recomendveis. Da mesma maneira que fizemos para determinar o que seria uma escola de dana ideal para ns, iremos classificar as escolas a partir de critrios pr-estabelecidos. Dividimo-los em dois temas: Quanto infra-estrutura da escola e quanto aos profissionais. Optamos por esses dois temas por nos preocuparmos com as condies dos locais que so oferecidas as aulas de dana de salo e, logicamente, pela preocupao que temos, de mesma maneira (seno maior) com os profissionais, sua formao desses profissionais e outros dados que nos dizem a respeito dos mesmos. Dividimos os temas em subtemas e, estabelecemos, por fim, os critrios. Seguem:

a) Quanto infra-estrutura da casa Sala de Aula: analisaremos as condies de iluminao, ventilao, limpeza8, conservao9 e tamanho10.
Traremos na seqncia o sistema de pontuao desenvolvido por ns. Sobre a limpeza, ressaltamos que analisaremos suas condies numa situao pr-aula. Compreendemos que, durante a aula, os alunos entram muitas vezes com os sapatos sujos, sujando, assim a sala de aula. 9 Sobre a conservao / manuteno estaremos considerando o estado da pintura, parede, teto, gesso e outros aspectos fsicos da prpria sala de aula (o piso no est desconsiderado no momento. A seguir dedicaremos um subitem inteiro para este critrio). 10 Sobre o tamanho das salas de dana vale lembrar que o espao da sala relativo ao nmero de alunos inscritos na aula. Um espao considerado excelente caracterizado por ser muito amplo para deslocamento
8 7

38 Pisos: analisaremos o material, estado de conservao e limpeza. Som: Acstica, conservao dos equipamentos, disposio das caixas de som pela sala. Limpeza: analisaremos a estrutura funcional da limpeza11 do local como um todo, analisando como o sistema de limpeza da escola. Vestirios: Iluminao, presena de duchas, presena de armrios, limpeza, tamanho e ventilao. Estacionamento: Analisaremos se so prprios ou no, cobertos ou no, a localizao, iluminao, conservao e tamanho das vagas. Recepo: recepcionista / secretria, iluminao, ventilao. Localizao: analisaremos a facilidade de acesso, iluminao e segurana.

b) Quanto aos Profissionais Formao do profissional Presena de estagirios / monitores nas aulas: Consideraremos para da anlise da relao estagirio-monitores / aluno. Cursos de capacitao: neste critrio analisaremos se a escola de dana/contratante estimula o profissional a atualizar-se, oferecendo condies para que o mesmo acontea e como dado esse processo. Analisaremos, tambm, a freqncia da ocorrncia desses cursos. Contrato

Para a anlise e classificao das escolas quanto aos profissionais no consideraremos para a pontuao seqente classificao o fato do professor de dana de salo possuir registro no Conselho Regional de Educao Fsica devido aos motivos discutidos na seqncia.
dos casais. Um espao bom deve permitir o deslocamento dos casais para a realizao dos passos praticados / ensinados em aula sem coliso entre os mesmos. 11 Consideramos Estrutura Funcional de Limpeza o sistema que a escola utiliza para a manuteno da limpeza da escola. Dessa maneira, uma escola para ter uma limpeza impecvel e com tima manuteno dever, por exemplo, manter um funcionrio responsvel pela limpeza e organizao do local durante todo o tempo que a escola se mantiver aberta / em funcionamento.

39 Para a anlise e seqente classificao, construmos um quadro que mostra as caractersticas que definiro as escolas em uma ou outra classificao. Colocaremos na seqncia o quadro sobre o primeiro tema: Infra-Estrutura.

Luxo 5 Sapatilhas
a) Quanto Infra-estrutura

Superior 4 Sapatilhas 8

tima 3 Sapatilhas

Simples 2 Sapatilhas

Nenhuma Sapatilha 2

Sala de Aula

Pisos

Som

Limpeza

6 4 Limpeza impecvel porm pouco amplas, manuteno tima, sem Limpeza impecvel, amplas ou muito necessidade de amplas, boa pintura em reparos, timo sistema Limpeza impecvel, de ventilao e tima estado timo de espaosas, boa iluminao; ou ampla conservao, sem ventilao, porm no Pequenas porem necessidade de porm com necessariamente com limpas, boa ventilao, reparos, com tima necessidade de ar refrigerado, com necessidade de reparos, timo sistema acstica, boa sem necessidade de alguns reparos quanto de ventilao, boa ventilao, ar reparos (ou a conservao, boa iluminao, tima refrigerado, tima necessidade de reparos iluminao. iluminao, tima conservao da mnimos), com tima limpeza ou necessidade manuteno, presena acstica e iluminao; de pouca manuteno; de equipamentos extras que dinamizem as ou aulas. simples e um pouco apertadas, porm tima limpeza, ventilao Lajotas de revestimento Assoalho de madeira cermico ou outros com necessidade de pisos no especficos reparos, superfcie Taco de madeira com bem conservados, totalmente plana e conservao tima ou Assoalho de maneira; superfcie totalmente limpeza tima; ou paviflex ou outro muito bem conservado, plana, sem paviflex ou taco de material que seja muito sem necessidade de deformidades, limpeza madeira ou outro adequado s aulas de reparos; dana de salo tambm material adequado em muito boa; ou assoalho com tima manuteno, boas condies de uso, ou taco de madeira ou com tima impecvel, superfcie paviflex precisando de necessidade de conservao, limpeza totalmente plana. alguns reparos, pequenos reparos impecvel e superfcie superfcie totalmente superfcie totalmente totalmente plana. plana e boas condies plana de limpeza. limpeza tima. Boa acstica, Boa acstica e tima acstica; Acstica boa e potncia adequada ao equipamentos bem equipamentos novos espao, presena de equipamentos bons, conservados, boa ou semi-novos, em muitas caixas de som boa propagao do propagao do som timo estado de estando bem som apesar de somente pelo espao apesar de conservao e boa uma (ou duas) caixas distribudas pelo no ter muitas caixas distribuio das caixas espao, de som distribudas de som distribudas de som pelo espao. equipamentos novos e pela sala. pela sala. modernos. Boa a regular e Impecvel e Impecvel e boa Muito boa e boa manuteno boa a manuteno impecvel manuteno manuteno regular

10

Iluminao, ventilao ruins; muito apertada; limpeza muito irregular.

Material sem boas condies de uso, m conservao, conservao, limpeza irregulares e superfcie no plana.

Sem boa acstica e equipamentos adaptados, com necessidade de reparos.

Ruim ou pssima

40
Limpeza impecvel, tima iluminao, tima Limpeza impecvel, ventilao, confortveis, tima iluminao, tima presena de armrios ventilao, presena de individuais com armrios individuais cadeados, cabines com cadeados, cabines confortveis, confortveis, 1 espaosos, espaosos, novos sem novos sem necessidade de necessidade de nenhum reparo, com nenhum reparo, com duchas individuais e duchas. outros fatores que dem luxo ao vestirio.

Vestirios

Limpeza tima, porm pouco espaosos, boa iluminao, tima ventilao sem necessidade de reparos; ou simples com limpeza tima, bom espao, boa ventilao e iluminao e com a necessidade de pequenos reparos.

Mnimo, porm limpos.

Muito pequenos; ou limpeza irregular; ou m ventilao; ou m iluminao.

Prprio sem cobertura, podendo oferecer ou no servio de Prprio, coberto; com manobrista; boa Prprio, sem cobertura, Prprio, coberto; manobrista; servio de iluminao, boa com poucas vagas, conservao tima e segurana; limpos e conservao, muitas convnio com boa iluminao; servio boa iluminao; Estacionavagas; ou convnio estacionamentos de segurana; sem conservao tima; 2 mento com estacionamentos prximos sem servios servio de manobrista, com quantidade de prximos com servio de lava-rpido ou mas muitas vagas e vagas adequado, vagas de lava-rpido e outros outros benefcios. vagas espaosas. espaosas;com servio benefcios; ou de lava-carro. estacionamento coberto porem com poucas vagas, boa iluminao. Com recepcionista / Com recepcionista / Com recepcionista / secretria, bem Com recepcionista, secretria, bem secretria, bem ventilada; com ar secretria, ventilada, num espao ventilada, condicionado; pequena porm confortvel, agradvel, Recepo 1 espaosa; com sala de local de espera aconchegante e limpa e com confortvel, espera confortvel, agradvel, limpa e com acomodaes espao agradvel com lojas de convenincia, acomodaes confortveis e lanchonete. lanchonete e lojinha de aconchegantes. artigos especficos. Fcil acesso de carro, Fcil acesso para Prximo a grandes prximo a pontos de carros e outros meios centros urbanos, de transporte, prximo nibus, porem longe de prximo a terminais grandes centros a terminais urbanos ou urbanos e/ou Fcil acesso de carro, muito prximos grandes urbanos, grandes locais rodovirios, fcil Localizao 2 em via pouco de referencia, pouco locais de referencias acesso, em via iluminada. distante de terminais como shoppings ou iluminada e segura; urbanos e/ou galerias grandes, a presena de heliponto rodovirios, porm em pontos de nibus, em no local ou muito via iluminada e segura via iluminada e segura prximo dele.

Sem estacionamento prprio ou convnio.

Sem recepcionista / secretria, pequenas e sem acomodaes adequadas para esperar, com gua fresca.

Difcil acesso.

A seguir, traremos o quadro para a classificao da escola quanto aos profissionais, incluindo a formao, presena de monitores / professores na aula e cursos de capacitao e atualizao.

41
Luxo 5 Sapatilhas
b) Quanto aos profissionais:

Superior 4 Sapatilhas 8

tima 3 Sapatilhas 6

Simples 2 Sapatilhas 4 Nenhuma Sapatilha 2

10

Formao:

Presena de monitores / estagirios nas aulas:

Cursos de capacita o:

Contrato:

Graduao em Educao Fsica ou Dana, porm formao em alguns ritmos Graduao em especficos Graduao na rea de Educao Fsica ou comprovados; formao Educao Fsica ou Sem curso de Dana e com cursos em dana clssica, com graduao, formao Dana e Curso de especficos adicionais atravs da prtica e conhecimentos especializao ou Ps em vrias em especficos adquiridos Graduao em rea ou cursos de capacitao modalidades atravs de cursos tema relacionado com em ritmos especficos. especficas da dana de comprovados do Dana de Salo. salo funcionamento do corpo e com cursos de especializao em dana de salo. Alm da presena do(a) professor(a) e sua parceira(o) de dana, Alm da presena do(a) presena de 2 professor(a) e sua monitores para todos os parceira(o) de dana, Um(a) estagirio(a) casais da aula presena de 2 para auxiliar o(a) respeitando a monitores para cada 4 professor(a) proporo casais freqentantes a Somente presena de monitores+professores/ durante as aulas e outro um(a) estagirio(a) fim de auxiliar o monitor para, alm de alunos freqentantes professor no ensino, e para auxiliar o(a) auxiliar no ensino, no deve passar de 1/4 monitores disponveis professor(a), podendo equiparar a proporo se os monitores para atendimento ser que o mesmo seja o conduzidos/condutores presentes tambm personalizado durante a parceiro(a) do (1/1); a proporo servirem para equiparar aula, presena, professor(a) monitores+professores/ a proporo 1/1 tambm, de outros casais freqentantes conduzidos/condutores, monitores para no deve passar de 1/7 ou 1/6 se considerar equiparar a proporo monitores extras para conduzidos/condutores equiparar o nmero de (1/1) damas e cavalheiros (proporo 1/1 de conduzidos/condutores) Cursos de capacitao/ atualizao com todas Com cursos de Cursos de capacitao/ Cursos de capacitao/ as despesas bancadas capacitao atualizao com todas atualizao 2 ou mais integralmente pelo anuais garantidos as despesas divididas vezes ao ano com pelo profissional com contratante uma vez ao entre profissional e todas as despesas ano e mais cursos com ajuda de custo contratante 2 vezes ao pagas integralmente despesas divididas fornecida pela escola ano pelo menos. pelo contratante. entre contratante e de dana. contratado. Registrado em carteira Sem registro na com direito a frias, 13 carteira, salrio, plano de sade, porm contratado como recolhimento do firma / terceirizado. FGTS...

Sem formao comprovada na rea

Qualquer situao que no se enquadre em nenhuma das outras alternativas.

Sem cursos de capacitao

Sem nenhum tipo de contrato e segurana.

42

No quadro que trouxemos acima, dispomos na parte superior, nas duas primeiras linhas, a classificao das escolas em Sapatilhas. Na linha seguinte, dispomos a pontuao que a escola receber conforme as caractersticas encontradas. Exemplo demonstrativo: Na escola de dana 1 vimos que, no subtema sala de aula, ela apresentou: piso assoalho de madeira, limpssimo, sala ampla, tima ventilao, boa iluminao, com presena de ar refrigerado. Dessa maneira, ento, classificamo-la, neste subtema, neste critrio como excelente e ela recebeu a pontuao mxima: 10 pontos. Na primeira coluna, dispomos os temas e subtemas. A frente de cada subtema est um numero que corresponde ao peso que ele tem na somatria final dos pontos. Para obter as notas multiplica-se o peso do subtema pela nota obtida no mesmo subtema. Para conseguirmos a nota final obtida pela escola de dana, deve-se somar todas as notas obtidas de cada subtema e dividi-las pelo resultado do nmero de subtemas multiplicados pelos critrios (soma esta que, no caso resulta: 30, sendo que para o tema Infra-estrutura a soma dos pesos equivale a 18 e para o tema Profissionais a soma dos pesos equivale a 12) nmero de critrio. Exemplo: Escola de dana 2: 2 tema tema Profissionais. Observe que, no caso, a parte com borda diferenciada a parte que corresponde s caractersticas da escola.

43
Luxo 5 Sapatilhas
b) Quanto aos profissionais:

Superior 4 Sapatilhas 8

tima 3 Sapatilhas 6 Graduao em Educao Fsica ou Dana, porm formao em alguns ritmos especficos comprovados; formao em dana clssica, com conhecimentos especficos adquiridos atravs de cursos comprovados do funcionamento do corpo e com cursos de especializao em dana de salo.

Simples 2 Sapatilhas 4 Nenhuma Sapatilha 2

10

Formao:

Graduao na rea de Educao Fsica ou Dana e Curso de 4 especializao ou Ps Graduao em rea ou tema relacionado com Dana de Salo.

Graduao em Educao Fsica ou Dana e com cursos especficos adicionais em vrias em modalidades especficas da dana de salo

Sem curso de graduao, formao atravs da prtica e cursos de capacitao em ritmos especficos.

Sem formao comprovada na rea

Alm da presena do(a) professor(a) e sua parceira(o) de Alm da presena dana, presena de 2 do(a) professor(a) e monitores para todos Um(a) estagirio(a) sua parceira(o) de os casais da aula para auxiliar o(a) dana, presena de 2 respeitando a professor(a) monitores para cada 4 proporo durante as aulas e casais freqentantes a monitores+professores outro monitor para, fim de auxiliar o / alunos freqentantes alm de auxiliar no Presena de professor no ensino, e no deve passar de monitores / ensino, equiparar a 1/4 se os monitores estagirios 2 monitores disponveis proporo para atendimento presentes tambm nas aulas: conduzidos/condutores personalizado durante servirem para (1/1); a proporo a aula, presena, equiparar a proporo monitores+professores tambm, de outros 1/1 / casais freqentantes monitores para conduzidos/condutores no deve passar de equiparar a proporo , ou 1/6 se considerar 1/7 conduzidos/condutores monitores extras para equiparar o nmero de (1/1) damas e cavalheiros (proporo 1/1 de conduzidos/condutore) Cursos de capacitao/ Cursos de atualizao com todas capacitao/ as despesas bancadas atualizao com todas integralmente pelo as despesas divididas contratante uma vez entre profissional e ao ano e mais cursos contratante 2 vezes ao com despesas ano pelo menos. divididas entre contratante e contratado. Sem registro na carteira, porm contratado como firma / terceirizado.

Somente presena de um(a) estagirio(a) para auxiliar o(a) professor(a), podendo ser que o mesmo seja o parceiro(a) do professor(a)

Qualquer situao que no se enquadre em nenhuma das outras alternativas.

Cursos de capacitao:

Cursos de capacitao/ atualizao 2 ou mais vezes ao ano com todas as despesas pagas integralmente pelo contratante.

Com cursos de capacitao anuais garantidos pelo profissional com ajuda de custo fornecida pela escola de dana.

Sem cursos de capacitao

Contrato:

Registrado em carteira com direito a frias, 3 13 salrio, plano de sade, recolhimento do FGTS...

Sem nenhum tipo de contrato e segurana.

44 Conforme demonstrado no quadro acima, a Escola de dana 2 teve a seguinte pontuao:

Formao: 4 x 10 = 40 Presena de monitores: 2 x 10 = 20 Curso de capacitao: 3 x 4 = 12 Contrato: 3 x 2 = 6 Somatria das notas de cada subtema* / Soma dos pesos de cada subtema = (40+20+12+6) / 12 = 78 / 12 = = 6,5 = resultado final para tema Profissionais.
* Vale lembrar que a nota dada pela pontuao obtida em cada subtema multiplicada pelo peso atribudo a ele.

A nota 6,5 corresponde a 65% da pontuao mxima que a escola de dana de salo poderia obter. Dessa maneira, se retornarmos p. 36 (subitem 5.2.), veremos que ter a atribuio da nota 6,5 (65%) significa que a escola obteve a classificao Trs Sapatilhas, sendo considerada, ento, uma escola de dana de salo tima para o tema profissionais.

7.1. Por que pesos diferentes? A importncia de cada subtema

Fazemos uma pausa, agora para fazer uma considerao sobre os pesos atribudos aos subtemas na classificao. Foram atribudos maiores pesos queles subtemas que consideramos mais importantes para a realizao das aulas. A sala de aula, o piso e o som receberam pesos 3 (peso mximo) porque consideramos que sem uma sala de aula de qualidade, piso e aparelhagem de som adequados no possvel realizar uma aula de qualidade.

45 J ao subtema Limpeza, Estacionamento e Localizao, foram atribudos o peso 2 por possurem importncia menor. Consideramos esses subtemas relevantes, entretanto, no com uma maior relevncia que os supracitados. No inicio do trabalho consideramos que o subtema Localizao possua muita relevncia para o investidor ou empresrio pensar no momento de decidir o local para abrir sua escola de dana. Entretanto, ressaltamos que, apesar disso, uma vez que a escola, por exemplo, possui melhor colocao no tema relativo aos Profissionais os alunos iro busc-la seja onde for. A sala de recepo e vestirios receberam a peso 1. Quanto ao tema Profissionais o subtema formao recebeu o maior peso visto que, como j considerado anteriormente, de suma importncia que o profissional tenha uma boa formao para a realizao de uma boa aula. Apesar dos outros subtemas influenciarem, uma vez que no tivermos um bom profissional, no adianta termos uma tima sala, com piso excelente e som ultramoderno e com tima acstica. Na seqncia, os subtemas contrato e cursos de capacitao recebem o peso 3. Consideramos o contrato um fator muito importante. O contrato influencia totalmente na postura do profissional. Um profissional que sente segurana e respaldo por parte do contratante consegue se dedicar melhor, investir na profisso, dedicar tempo ao seu aprimoramento entre outros. Quanto aos cursos de capacitao acreditamos que eles so fundamentais para a manuteno da qualidade das aulas dos profissionais. Por fim, o subtema presena de bolsistas / monitores nas aulas recebe o peso 2.

8. As escolas de dana de salo os casos estudados

Enfim, as escolas de dana so procuradas hoje pelas pessoas por todos os motivos que citamos anteriormente. As escolas de dana de salo so nossos objetos de estudo centrais neste presente trabalho. Elas esto por todo o mundo e, aqui em Campinas representam uma realidade que na conhecemos. No incio do trabalho procuramos na Prefeitura de Campinas pelas escolas de dana de salo da cidade. Procuramos alguns registros, algum tipo de arquivo que contivesse dados sobre os estabelecimentos que oferecessem dana de salo na cidade, mas, infelizmente, o mesmo no foi encontrado. Os

46 funcionrios da Prefeitura nos indicaram procurar por algum arquivo, tese ou artigo dentro da Unicamp, no centro de memrias. Foi quando, assim como procedido por Oliveira (1997), optamos por recorrer Lista Telefnica digital. Na lista telefnica procuramos por dana de salo. Apenas 15 estabelecimentos apareceram. Destes, somente 4 se classificaram como especficos de dana de salo. Foram estes que visitamos. Aqui no mencionaremos os nomes das escolas de dana por motivos ticos. Na seqncia, faremos aqui uma anlise comparativa das escolas, comparando e analisando-as. As visitas de todas as escolas esto dispostas em anexo no final do trabalho. Primeiramente consideramos que 75% das casas de dana de salo visitadas eram casas comuns adaptadas como escolas. Somente uma (a que possui uma casa noturna no andar debaixo) mostrou uma arquitetura diferente da arquitetura de uma casa comum (com vrios cmodos, nos quais podemos identificar a sala de estar, a cozinha, por exemplo). Esta escola lotada num prdio comercial. importante lembrarmos aqui que, para escola de dana de salo, no encontramos nenhum tipo de regulamento quanto estrutura do prdio da escola. Como para a realizao das aulas de dana de salo na h necessidade de nenhum tipo de aparelho ou equipamento grande e pesado, no existe exigncia de uma altura especfica, largura de portas, entre outros (fatores que so exigidos quando pensamos na abertura de outros negcios como uma academia de ginstica). O nico equipamento que utilizado a aparelhagem de som e a sala em si. Existe, como citamos nos primeiros captulos, as recomendaes do Corpo de Bombeiros e da Vigilncia Sanitria, que, necessariamente devem ser seguidas para a prefeitura ceder o alvar de funcionamento. Fora isso, no encontramos demais observaes sobre a arquitetura do prdio. Ainda sobre a estrutura, consideramos, tambm, que o prdio, por si s, influencia muito pouco no oferecimento das aulas. Sua influncia se d somente em relao esttica do local. Quanto s localizaes, nenhuma das escolas obteve classificao como luxuosas. Para elas serem classificadas desta maneira, elas deveriam localizar-se muito prximas de terminais urbanos ou rodovirios pelo menos e nenhuma delas correspondeu a essas caractersticas. Consideramos, tambm, que o bairro na qual a escola est localizada influenciar totalmente no publico que freqenta a escola. Todas as escolas que visitamos

47 se caracterizaram por possurem um publico de classe mdia alta. Localizar-se na Cidade Universitria, por exemplo, acarreta que o publico seja, na sua maior parte, universitrio. J no critrio salas de aula, todas as escolas ficaram muito bem colocadas no geral. Percebemos que as escolas que possuem salas menores (escola 2 e 4 Anexo 7 e 9) so que apresentaram maiores pontuaes. Atribumos esse fato porque, como citados em todas as visitas, h uma grande preocupao com a proporo nmero / m. Quanto maior a sala de aula mais alunos poderiam, nessa lgica, freqentar a aula. Dessa maneira, a quantidade de alunos influencia na quantidade de bolsistas / monitores que devero estar presentes na aula; na limpeza; na qualidade da aula, pois quanto mais alunos o professor ter que dividir mais sua ateno entre eles e outros. Alm disso, colocamos que a escolas menores consigam manter as salas de aula e o restante de suas estruturas em melhores estados de conservao, limpeza. Quanto ao piso, todas as escolas mostraram materiais adequados realizao das aulas, no geral. Na escola 1 (no 1 caso), vimos que em uma das salas o piso feito de revestimento cermico material que no recomendamos. Recordamos que no recomendamos esse material para a realizao das aulas por apresentar algumas, mesmo que poucas, irregularidades no piso que no deixem eles extremamente planos. Nos vos entre uma lajota de cermica e outra os alunos podem enganchar seus sapatos e acidentarem-se. Na escola 3 (3 Caso) o material do qual era constitudo o piso no era assoalho ou taco de madeira, porm se mostrou bastante apropriado. Tratava-se do cimento queimado com um revestimento de cera especfica. O piso era liso, extremamente plano, porm no escorregadio. O responsvel pela escola disse que foi uma soluo que no demanda tanto investimento como o assoalho ou taco de madeira mas oferece-se aos alunos um meio adequado realizao das aulas. A aparelhagem de som tambm se apresentou, em todas as escolas, adequada. Observamos variedade no modelo dos aparelhos, porm todos sempre de muita qualidade e as caixas bem distribudas pelo espao favoreciam um som ambiente uniforme. Paulo Zanandr, depois que terminamos o depoimento comentou sobre uma palestra que ministrou e que achamos muito interessante. Ele fala sobre a dana de salo e a evoluo tecnolgica:

48
Um dia eu dei uma palestra no Conservatrio Carlos Gomes. Nela eu dancei e falei a histria dos avanos tecnolgicos e da relao com a dana. Voc tem noo? Ns, da nossa gerao, j passamos por tanta coisa! A gente veio do vinil, depois fomos para o cassete. Do cassete evolumos para aquelas pastas enormes e pesadssimas de CDs que levvamos para todas as aulas onde quer que fosse que fossemos. Em seguida veio o MD, depois o MP3, Ipode, depois, por ltimo, o laptop. Hoje com o computador em sala de aula muito bom! Conseguimos unir o som, a imagem, a atualidades e trazer tudo isso, ali na aula, para nossos alunos... A gente se endivida pelo aluno para podermos oferecer para ele tudo de melhor. A gente evoluiu junto com a tecnologia... (ZANANDR, Anexo 1)

O fato dos aparelhos de som ser de modelos diferentes no influencia na aula diretamente. Para a realizao das aulas necessrio somente da msica, de que o som esteja bem distribudo pela sala e que d para ouvi-la claramente, sem rudos ou chiados. Quanto mais nova, mais moderna a aparelhagem, mais luxo ela dar aula. Notamos que na primeira escola a limpeza do vestirio ficou um pouco a desejar. Nas demais, todas estavam bem limpas e com a limpeza bem conservada. Sobre a limpeza consideramos que seria timo que todas as escolas dispusessem de um funcionrio para cuidar de sua manuteno (OLIVEIRA, 1997). Entretanto sabemos que, diferentemente das academias de ginstica, a maioria das escolas de dana no tem aulas to freqentes como as academias. Dessa maneira, os donos das escolas contratam somente um funcionrio responsvel pela realizao e manuteno da limpeza que, normalmente acontece apenas uma vez no dia (na maioria das vezes), em dias alternados ou somente uma vez na semana. Conforme consideramos, no incio do trabalho, para a anlise dos vestirios consideraremos a presena ou no de chuveiros e armrios. 50% das escolas visitadas dispunham de banheiros com duchas. Quando perguntamos aos responsveis dos motivos pelos quais eles no dispunham de duchas, ambos colocam que no de fundamental importncia para uma escola de dana de salo. Mesmo no sendo de suma importncia, a presena do chuveiro nos vestirios, bem mais que a presena de armrios, possibilita certa comodidade aos alunos. Aps as aulas, os alunos, caso queiram, podem tomar banho e irem trabalhar ou sair com os amigos, por exemplo. Na escola 3 apesar de no haver armrios

49 com cadeados, encontramos uma espcie de estantes colmias nos quais os alunos podem organizar seus pertences durante a aula. Notamos que as escolas que apresentaram chuveiro foram as mesmas que demonstraram interesses em ministrar no somente aulas de dana de salo. Todas as escolas dispunham de estacionamento prprio. Na escola 1 e 3 encontramos vagas grandes, amplas. Na escola 2, as vagas eram apertadas e poucas. A escola 4 apresentou o estacionamento em local fechado. Apesar de possuir poucas vagas esse fato um diferencial. Em nenhuma das escolas encontramos manobristas e seguranas. Todos os estacionamentos so bem iluminados e conservados. Todas as escolas, neste critrio, tiveram boas classificaes. Quanto s salas de recepo, cada uma apresentou-se de uma maneira diferente. Na Escola 1 encontramos uma sala bem simples com uma espcie de loja com artigos especficos junto de uma lanchonete. Na Escola 2 encontramos dois espaos para a recepo: um deles contava com mesas e cadeiras redondas que se assemelhavam a um barzinho a beira da piscina de um clube. Alem desse, encontramos uma salinha ao lado da sala de aula principal, na qual os alunos e visitantes encontram uma pessoa para resolver seus problemas e sanar suas dvidas. J na Escola 3, apesar da sala de recepo no estar antes da sala de aula, todas as duas salas de aula contavam com mesas e cadeiras para que os alunos que cheguem se acomodem. Na Escola 4 encontramos uma sala de espera muito confortvel e agradvel, na qual encontramos artigos especficos de dana de salo que estavam sendo vendidos. Todas elas ofereceram um diferencial. Umas com mais luxo, outras com menos, porm, todas ofereceram um local para espera satisfatrio. Sendo de uma maneira ou de outra, todos os espaos apresentaram-se muito limpos, iluminados e bem ventilados. Para a anlise da infra-estrutura, vale lembrar todas as escolas que visitamos ofereceram algum fator que lhe conferia luxo. Na primeira escola o diferencial foi o material atual que est sempre presente na sala de aula: o computador. O computador propicia muitas possibilidades para o professor dinamizar a aula e mostrar de diferentes maneiras o contedo para o aluno de maneira a facilitar o aprendizado. J na segunda escola, alm da recepo estilizada (que se se assemelha mesas a beira de piscina), encontramos uma lojinha de artigos especficos muito bem equipadas, uma sala de

50 descanso e uma mini-lanchonete. Na Escola 3 encontramos a casa noturna que possibilita a reunio dos alunos aps as aulas. E, por fim, a Escola 4, alm do estacionamento coberto e em espao fechado que d mais segurana aos alunos, oferece tambm um Espao Cultural com bar ao fundo da casa, prprio para a realizao de eventos culturais e sociais como pequenos bailes, degustaes, etc. Sobre a formao dos profissionais, felizmente todas as escolas possuram pontuao satisfatria! Em 75% encontramos pelo menos um professor graduado em Educao Fsica. Todos os professores de todas as escolas possuam formao especfica em ritmos de dana de salo o que nos surpreendeu positivamente! Todas elas, tambm, estimulam que seus professores realizem cursos de atualizao regularmente. Somente a Escola 4 no custeia ou ajuda nos custos dos cursos realizados pelos professores. Todas as escolas ficaram bem colocadas quanto a formao. Entretanto, a maioria delas, seno todas, no tiveram boa classificao quanto ao contrato dos professores. Nenhuma delas relatou registrar o seu professor. A maioria possui somente o contrato verbal com seus professores, o que um fato muito negativo. O contrato verbal no oferece nenhuma segurana e/ ou estabilidade ao profissional. Dessa maneira, como o profissional se sente a vontade, por exemplo, para fazer uma falta justificada, causada por motivos de doena? O fato de no existirem contratos com clausulas no permite tranqilidade ao profissional. Sabemos de casos nos quais professores ficaram doentes, justificaram para seus empregadores, entretanto, semanas depois os empregadores trocaram de profissionais. Na Escola 1 foi citado o contrato como terceirizado, prestador de servios. Apesar de no ser o que consideramos ideal (carteira assinada), j bem melhor do que somente o contrato verbal.

10. Consideraes Finais

Como j citamos anteriormente, a procura pela dana de salo aumentou muito nos ltimos anos e, com ela, o aumento do oferecimento de aulas. Notamos, ao longo do trabalho que muitos locais oferecem o servio, porm nem sempre existe qualidade neste oferecimento. Por isso consideramos necessria a avaliao tanto do espao fsico, como dos servios oferecidos, dos professores e outros funcionrios.

51 Este trabalho trs importantes consideraes sobre a histria da dana de salo em Campinas que no constam em nenhum outro trabalho e que, neste, por no se tratar do tema central, acabaram ficando em segundo plano. Temos a pretenso de dedicar a escrita de um artigo ou outro documento com o tema Histria da Dana de Salo em Campinas no qual trabalharemos mais profundamente esta questo e traremos informaes adicionais. Para que os critrios de avaliao das escolas de dana apontados neste trabalho sejam utilizados, ser necessrio elaborar um instrumento de avaliao e buscar, junto a sociedade civil organizada, meios para viabilizar este trabalho. Os casos estudados nos mostram que, apesar de adaptadas, no geral as escolas possuam timas estruturas. Entretanto, nossa preocupao com a formao do profissional continua. Nos mesmos casos, as escolas demonstraram possuir bons professores. Este trabalho vem com a finalidade de apresentar critrios referentes avaliao das escolas de dana de salo. A partir da anlise dos critrios colocados, um cidado pode escolher entre uma escola ou outra, verificando qual a melhor opo para ele. Como dissemos anteriormente, no temos um padro, um consenso sobre os gestos tcnicos da dana de salo, o que, talvez, pelo menos em nosso entendimento, seria necessrio para o oferecimento, por qualquer rgo, de qualquer tipo de selo de qualidade aos profissionais de dana de salo. Sabemos da existncia de um movimento a favor da padronizao dos movimentos e nomenclatura dos termos, conforme citamos no trabalho. Consideramos a dana de salo como uma prtica corporal construda cultural e historicamente como uma espcie de expresso artstica. Entendendo-a dessa forma devemos ter cuidado ao buscar a padronizao pois se trata de um assunto bem delicado. Somos a favor da nomenclatura universalizada e da padronizao dos movimentos tcnicos PARA O ENSINO, porm no para a realizao da dana padronizada, fechada, igual num salo, por exemplo. Acreditamos que no existem danares certos e errados. Acreditamos que existem danares diferentes e que nenhum superior ao outro. Os professores, uma vez que a padronizao dos movimentos acontea, devem us-la para que, aonde estiver o aluno possa entender o que outros professores e outras pessoas em diferentes lugares, qui em outros pases, falam. A partir dos movimentos padres os alunos poderiam criar seus prprios movimentos, sua prpria dana, construindo-a da maneira que achar melhor, mais pertinente, a partir de seus sentimentos, aes, emoes.

52 Alm da falta do padro dos movimentos, mais que isso, no temos um consenso sobre a formao do profissional. Refletimos: E ento, qual o conhecimento necessrio ao profissional de dana de salo? O que precisa saber? O que d identidade esse profissional? A partir dessas dvidas, ainda nos perguntamos: ser que a padronizao nos gestos tcnicos traria com ela uma identidade do profissional de dana de salo? Ser que a regulamentao assegura realmente a qualidade do profissional, sua boa formao? Ser que a regulamentao resolveria todos esses problemas? Ser que ela protegeria a sociedade dos maus profissionais? Ainda mais: se considerarmos o fato da regulamentao proteger o cidado, no estaramos considerando que o cidado no tem capacidade de escolher o que melhor para ele? No. Realmente no isso que achamos. No campo da educao fsica no que tange ao seu processo de regulamentao da profisso. 10 anos aps a promulgao da lei n 9696/98, nada indica que a regulamentao da profisso de profissional de educao fsica - alm de fortalecer um setor reconhecidamente conservador da educao fsica brasileira - trouxe benefcios a ele, profissional, profisso e sociedade que deles faz uso. Ficamos felizes por este ser um dos primeiros trabalhos sobre critrios de avaliao de dana de salo. Sabemos que sendo um dos poucos a discutir o tema academicamente na Faculdade de Educao Fsica da Unicamp, temos muito a caminhar, muito a aprender. Sabemos que tambm a partir deste trabalho surgem muitas dvidas e sugestes que so muito bem quistas. Reforamos, aqui, que este trabalho trata-se de reflexes e uma proposta aberta para a avaliao das escolas e que, sabendo disso, estamos, abertos a criticas e sugestes. Este trabalho despertou em ns o interesse pela continuao do estudo e pelo aprofundamento no mesmo. Como dissemos no inicio do trabalho este apenas o incio de uma longa jornada. Alm de prosseguir na pesquisa histrica sobre a dana de salo em Campinas, o trabalho nos despertou interesse para estudar mais profundamente a questo polmica da regulamentao da profisso e tambm discutir mais sobre a classificao e os critrios aqui trazidos.

53 Por fim, lembramos que


Danar uma prtica comum na nossa sociedade e h que se pensar que sofremos diversos estmulos que nos levam prtica da dana. J que somos de certa forma incentivados a danar, temos atualmente que ser incentivados a refletir acerca desta prtica comum (...). (SOUZA, 2008)

54

9. Referncias Bibliogrficas

AGEMCAMP,

Agncia

Metropolitana

de

Campinas.

Notcia.

Disponvel

em:

<http://www.agemcamp.sp.gov.br/modules.php?name=News&file=article&sid=13> Acesso em: 24 out. 2008.

ARRUDA, Solange. Arte do movimento: as descobertas de Rudolf Laban na dana e ao humana. So Paulo, SP: PW Grficos e Editores Associados, 1998.

CASTELLANI FILHO, Lino. Educao Fsica no Brasil: a histria que no se conta. 13 ed. Campinas, SP: Papirus, 2007.

COLETIVO DE AUTORES. Metodologia do Ensino de Educao Fsica. 12 ed. So Paulo: Cortez, 2006.

CONSELHO FEDERAL DE EDUCAO FSICA. Estatuto do Conselho Federal de Educao Fsica. Publicado em: 5 fev. 2002. Disponvel em: <

http://www.confef.org.br/extra/resolucoes/conteudo.asp?cd_resol=213>. Acesso em: 9 set. 2008.

FLORIO, Lus. Associao Nacional de Dana de Salo. Disponvel em: <http://www.dancecom.com.br/andancas/> Acesso em: 9 set. 2008.

GOMES, Jussara Vieira. Um pouco sobre a histria da dana de salo no Brasil. Disponvel em: <http://falandodedanca.blogspot.com/2007/06/um-pouco-de-histria.html>. Acesso em: 09 set. 2008.

55 LISTA ON LINE. Escola de dana de salo em Campinas. Disponvel em: <http://www.listaonline.com.br/web/companyCategorySEC.aspx?goo=1&/2245/Escolasde-Dan%C7a/336/S%C3o-Paulo/3861/CAMPINAS/Escolas-de-Dan%C7aCAMPINAS.htm>. Acesso em: 8 set. 2008.

LUFT, Celso Pedro. Mini Dicionrio Luft. 3 ed. So Paulo: Scipione, 1991.

MESQUITA,

Raquel.

Um

pouco

de

histria.

Disponvel

em:

<http://www.dancadesalao.com/agenda/index.cgi?x=rachel-historia.htm>. Acesso em: 20 set. 2008.

NUNES, Luiz Carlos. Cartilha didtica da classificao de hotis. Disponvel em: <http://www.abih.com.br/principal/form_pedcartilha.php>. Acesso em 30 ago. 2008.

OLIVEIRA, Din Tereza Ramos de. Critrios para Avaliao das Academias de Ginstica: Uma Questo de Polticas Pblicas. Trabalho de monografia Faculdade de de Educao Fsica, Universidade Estadual de Campinas, SP 1997.

PERNA, Marco Antonio. Samba de Gafieira: A Histria da Dana de Salo Brasileira. 1 ed. Rio de Janeiro: O Autor, 2001.

RODRIGUES, Vagner. Fora da mdia e dentro do Salo: samba-rock e mestiagem. Dissertao de Mestrado Faculdade de Educao Fsica, Pontifica Universidade Catlica de So Paulo, SP, 2006.

SALVAGNE, Carla. Um pouco de histria: Madame Poas Leito. 2007. Disponvel em: < http://falandodedanca.blogspot.com/2007/06/um-pouco-de-histria.html> . Acesso em: 9 set. 2008. SEBRAE, Servio Brasileiro de Apoio ao Pequeno e Mdio Empresrio. Escola de Dana de Salo: Srie Ponto de Partida Para o Incio de Negcio. Belo Horizonte: 2006.

56 SEBRAE, Servio Brasileiro de Apoio ao Pequeno e Mdio Empresrio. Escola de Dana de Salo: Srie Ponto de Partida Para o Incio de Negcio. Disponvel em: <http://www.sebrae.com.br/setor/cultura-e-entretenimento/minha-empresa/quero-abrir-umnegocio>. Acesso em: 9 set. 2008

SOUZA, Maria Ins Galvo (coordenadora). Me divirto danando: uma etnografia dos espaos populares de dana na cidade do Rio de Janeiro. Disponvel em: < http://grupoanima.org/wp-content/uploads/danca_bh_2005.pdf>. Acesso em: 26 out. 2008.

57

ANEXOS
Anexo 1

Depoimentos colhidos no dia 20 de setembro de 2008 Local: Escola de Dana Paulo Zanandr, Campinas So Paulo Entrevistados: Paulo Zanandr Idade: 41 anos Profisso: Professor de Educao Fsica formado pela PUCC e professor de dana de salo. Tempo na profisso: 22 anos.

Dano desde pequeno. Mame coloca-nos nos ps. Toda a nossa famlia era muito festeira. Mame era danarina e papai msico. Todos ns tnhamos dupla profisso. Meus irmos tambm eram msicos. Sou da poca que dana no dava dinheiro. Tudo era muito complicado para um professor de dana. Arrumar crdito, namorada, famlia... Soframos muito preconceito. A gente vivia porque sobrevivia. Hoje d para viver bem trabalhando com dana de salo, mas trabalhando das 6 horas da manh at meia noite!

Sobre a dana de salo em Campinas: antigamente como era?

Considero que a dana de salo em Campinas pode ser dividida em duas fases: antes e depois da lambada. Antes da lambada, quando eu era moleque, eu ia para muitos bailes. Tinha muito baile nos clubes. Pelo que me lembro, a Neide Redivo foi a primeira professora. Ela e a Odette Motta Raia. Ela, a Neide, vivia a dana de salo. Isso foi mais ou menos em 1986, 1987. Ela, na poca, j tinha aproximadamente 50 anos de idade. Hoje ela deve estar com 85, 90 anos de idade. Ela se vestia de branco. Ela era grossa, mas,

58 ao mesmo tempo, a viso de como eram os bons professores na poca era essa: os melhores eram grossos. Eu lembro! Tinha at a palmatria! No podemos crucific-la por isso. Ela dava aula nos clubes tradicionais e tinha tambm muitas aulas particulares. Ela tambm dava aulas em grupo. Mas tudo isso era meio que no gueto. Era uma coisa para velho, diferente do que hoje. E era para casais. No tinha solteiro no. Aquela poca era a poca das danceterias das boates, um pouco antes do Michael Jackson.

Onde se danava?

Tinha os forrs, mas era mais as empregadas domsticas, o nordestino, a classe menos favorecida que freqentava. E eu ia! O pessoal dizia que l tinha os homens com as peixeiras, diziam que tinha muita violncia. Havia era muito preconceito. Essas pessoas eram humildes. Elas vestiam sua melhor roupa para ir danar. No clube dos Veteranos, o baile era tradicional. No podiam entrar pessoas sem meia ou sem terno. A noite campineira era muito boa, muito forte. As pessoas vinham de longe para c. Era muito boa mesmo. Tinha muitas opes tambm. E era mais tranqilo e menos violento. Hoje muito perigoso.

Como as pessoas aprendiam a danar?

No tinha muitas aulas nessa poca. A gente aprendia a danar na noite mesmo. A gente fazia mais dois para l e dois para c. Era o mais simples e cada um fazia sua brincadeira. Quem fazia era quem tinha o talento. Criava mais. Enfeitava mais. Todo mundo danava bem. No tinha essa de danar estranho como a gente fala hoje. Simplesmente se danava diferente. A veio a lambada. A lambada di um sonho inesquecvel. Ela no trouxe s a dana a dois novamente. Ela trouxe uma gerao de professores. Trouxe a dana a dois que no se fazia mais no tempo da disco. Reconheo tambm que tinha muita gente boa na poca do disco: John Travolta, o pessoal do Samba-rock. A lambada revolucionou! Quem trouxe a lambada para Campinas foi o Luis, dono da boate Griff. A Griff era a Cooperativa Brasil para os universitrios. A gente j danava lambada. Mas danava

59 porque conhecia pela televiso. A, o Luis me convidou para buscar o casal de professores em So Paulo para dar um curso de lambada. Depois eu assumiria as aulas. O casal era de Porto Seguro. Ela trabalhava com danas brasileiras, folclricas e ele com a lambada. Ele um baixinho feio e ela uma morena muito bonita que simpatizou comigo e por isso me ensinou muito. Tanto que depois eu ganhei campeonatos. Eles deram o curso vrias vezes. Eles eram bem pagos, bem tratados. Eram tratados como reis. E eles danavam muito bem. A lambada foi uma febre mundial no s aqui no Brasil, como o forr. Depois que eles me ensinaram assumi junto com a marcinha, Raquel e a Helena. As duas ultimas ficaram pouco. J a Marcinha no. Ela danava muito, inclusive foi minha parceira. Mas depois ela tambm casou e engravidou. A, depois Campinas comeou a ficar pequeno e eu fui fazer cursos em outros lugares. Fui para So Paulo fazer mais cursos. Ns, os professores e danarinos, trocvamos muitas informaes. Nada era pago. Era tudo por amor. A gente era tudo endividado. A, comeou um querer a passar o p no outro. Acho que foi a que comeou a comercializao da dana. Eu j dava aula antes da lambada. Na Griff, no Cambu tinha um bar que eu dava aulas, em casa na garagem... Eu ministrava aulas de lambada, mas queria ensinar outros ritmos tambm. A eu usei a lambada e coloquei outras coisas. Eu instigava as pessoas s outras coisas. Tive muitos alunos nessa fase. Mas eu ainda trabalhava todo dia com natao. Depois disso, muitos professores desapareceram com o fim da lambada e muitos continuaram. A Neide Redivo chamava a gente para fazer show. Ela era como uma empresria. Depois de um tempo eu criei minha prpria equipe. O Vagner Ax, o Celso e o Amaury davam aula no centro. Eles tinham o Baila Comigo. Anos depois, fui buscar na escola Maria Antonieta, da mestra do Jaime Aroxa, novidades. Eu fui e estudei este mtodo/ estilo que l eles ensinavam por trs anos. Eles me permitiram ensinar esse estilo. O estilo era novo. O pessoal daqui trabalhava o galego (samba) e eu passei a ensinar o samba de gafieira. Perdi quase 200 alunos. Fiquei com muito pouco. O pessoal tirava sarro de mim. Antes, todos os ritmos eram danados da mesma forma. Agora tinha aprendido que cada ritmo tinha um jeito especfico de danar. difcil quando o pessoal se acostuma. Eles no querem mudar, tem medo. Eu passei por

60 muita coisa difcil. Foi muita batalha. No era tudo mastigadinho como vocs recebem agora. A a dana de salo cresceu. Veio a modificao do bolero, d o samba, cha-chacha, zouk, salsa... Os grandes bailes de antigamente viraram bingos, os bares, farmcia e assim foi e a globalizao ta deixando a dana como computador: cada vez mais rpido. Hoje existe um movimento para a unificao dos nomes dos movimentos para que a gente possa, desse jeito, facilitar no aprendizado.

Uma mensagem:

Entrando na Argentina eu vi uma frase que ilustra muito bem o momento que estamos vivendo aqui na minha casa de dana de salo. Aprender muito mais que estudar e a dana para mim corao a 4 pernas, o perfume da alma. O conselho que eu deixo hoje que as pessoas no se esqueam das coisas simples como o cheiro. Que as pessoas ento se lembrem do simples. Danar bom, divertido e fcil: para aprender basta comear. Desejo que a gerao nova dos professores venha com mais sentimento de amor, amizade e unio.

No final, depois de terminarmos a gravao do depoimento, ele comentou de uma palestra muito interessante que deu no Conservatrio Carlos Gomes. Segue:

Um dia eu dei uma palestra no Conservatrio Carlos Gomes. Nela eu dancei e falei a histria dos avanos tecnolgicos e da relao com a dana. Voc tem noo? Ns, da nossa gerao, j passamos por tanta coisa! A gente veio do vinil, depois fomos para o cassete. Do cassete evolumos para aquelas pastas enormes e pesadssimas de CDs que levvamos para todas as aulas onde quer que fosse que fossemos. Em seguida veio o MD, depois o MP3, Ipode, depois, por ltimo, o laptop. Hoje com o computador em sala de aula muito bom! Conseguimos unir o som, a imagem, a atualidades e trazer tudo isso, ali na aula, para nossos alunos... A gente se endivida pelo aluno para podermos oferecer para ele tudo de melhor. A gente evoluiu junto com a tecnologia...

61 Anexo 2

Depoimento colhido no dia 25 de outubro de 2008 Local: Bairro Jardim Primavera, Campinas So Paulo Entrevistada: Odette Motta Raia Idade: 85 anos. Professora de ballet, msica, professora de artes.

Nasci danando! Dizia mame que eu j danava dentro de sua barriga.Aprendi muita coisa sozinha,cresci e na adolescncia papai construiu um estdio nos fundos de nossa manso e contratou um professor russo que havia chegado a pouco da Rssia para ministrar minhas aulas de dana clssica e folclrica.Tudo isso, no maior sigilo,pois, naquele tempo moa de famlia no fazia dana pois, estvamos em 1935. Assim foram uns trs anos,at que a professora russa (Maria Olenewa) chegou ao Brasil.Montou uma escola e l fui eu; Aprendi muito,participei do seu corpo de baile e os anos se passaram,at que cheguei aos meus 85. Dancei muito e dei muita aula durante anos na minha academia que durou 25 anos de trabalho intenso.Com o avano da idade chegando, fui passando o basto para minhas filhas Olenka e Claudia alm de muitos professores de yoga,manequim(passarela clssica e coreografada),teatro,musica,capoeira,expresso corporal,ballet clssico,

moderno e jazz.

Sobre a dana de salo em Campinas: antigamente como era?

Depois de um tempo de academia, pessoas comearam chegar a procura de dana de salo.Mame(Ernestina Motta) que danava muito bem, tocava piano e cantava, assumiu o curso de dana de salo ministrando todos os ritmos.Eu assumi tambm esse curso dando aulas de ritmo porque notei que muitos alunos tinham dificuldades.Iniciamos

62 o curso com a Valsa!Como a marchinha, o samba,o tango,o bolero,chorinho,maxixe e fox trote.Esses ritmos ainda se conservam em bailes tradicionais e da Saudade.Quem procurava dana de salo eram os senhores,senhoras, pessoas de todas as classes sociais e idades. As primeiras aulas de dana de salo fui eu quem ministrou junto com a mame,que deu aulas at os 80 anos, sendo chamada de vov da academia.As aulas no eram dadas ou ensinadas como hoje,onde formam grupos grandes e ensinam todos ao mesmo tempo.Antigamente,no meu tempo de academia, as aulas eram

diferenciadas,individuais.Quando chegavam os casais, eu e mame pegvamos separadamente o casal para ensinar o ritmo,os compassos corretos para cada um.Depois que dominavam bem o ritmo,ns juntvamos os casais.Quando a aula era individual usvamos o mesmo processo.Quando prontos, j podiam freqentar a sociedade.Esse mtodo,claro, e bem mais trabalhoso porque o ensino era totalmente individual e hoje, bem mais fcil e prtico, porm em minha opinio eu acho que da maneira antiga era mais proveitoso e o aluno aprendia mais rpido e correto porque as atenes eram totalmente voltadas para o aluno.Bem, nunca tivemos grandes grupos para ensinar,era no mximo 5 casais para render o trabalho e ter qualidade de ensino e atendimento. Neide Redivo (professora de dana de salo) eu a conheci muito superficialmente ,sabia que era uma boa profissional pelos comentrios mas nunca me interessei pelo trabalho de outras academias,porque eu tinha tantos alunos e tantas aulas para dar e responsabilidades que no havia tempo o suficiente para ter esse interesse.Eu tinha um nome profissional muito respeitado,tinha que zelar por isto e fazer meu trabalho com muito amor, para faz-lo bem. O romantismo que havia antigamente no existe mais,ou seja, danar juntinhos,coladinhos, e ouvindo juras de amor ao som da valsa dolente.Foi se o tempo do romantismo, hoje os valores e ritmos so outros como: a salsa, ch-ch-ch, rock, hip-hop, pop, e musica eletrnica onde os casais danam separadamente e sem nenhum romantismo.

63 Mensagem:

O ritmo eleva o esprito,fazendo com o que os problemas existentes desapaream enquanto se dana.Respeitem suas damas

64 Anexo 3

Depoimento colhido em 29 de novembro de 2008 Local: Hospital das Clnicas de Campinas Entrevistado: Amaury Fernandes Idade: 46 anos Tempo de dana: 21 anos

Eu uso a Dana de Salo como ferramenta para a Qualidade de Vida. H pouco tempo eu apresentei um trabalho no SIMTEC (Simpsio de Tecnologia) um trabalho sobre dana de salo e qualidade de vida.

Sobre a histria da Dana de Salo aqui em Campinas, o que voc poderia me contar? Sobre a dana? Bem, foi na dcada de 60. Foi a Lina Penteado, na academia dela que comeou com as aulas de dana aqui em Campinas. Aqui tinha vrios bailes sociais. E nos bailes tinha dana, mas no era dana de salo. Eram danas sociais que o pessoal chamava. A terminologia dana de salo mesmo foi bem depois que comeou a ser utilizada. At mesmo para diferenciar os tipos de dana. Alm da Lina, tem a Neide Redivo que tambm uma das mais antigas. uma das mais tradicionais como a Madame Poas Leito em So Paulo, na dcada de 30, 40, por a. Inclusive, a filha da Madame Poas est levando hoje a academia que era da me.

Quando procurei pelos professores mais antigos daqui de Campinas me indicaram a Odette Mota Raia, a Neide Redivo, o Paulo Zanandr, o Wagner Ax e voc. Esqueceram tambm da Lucy. Lucy Fornier. Hoje ela parou de dar aulas. Hoje ela dana para se divertir. Mas foi ela quem me chamou para dar aulas de lambada na academia dela, que ela tinha com a Cacilda Ikesire, uma japonesinha, que hoje, inclusive, est no Japo. Isso foi em 1987. J estava terminando a lambada. E de l para c comecei

65 a academia. Eu dava aula j a uns trs anos de lambada. Ela me chamou para dar aulas especficas de lambada. Ela (Lucy) e a Cacilda davam aulas de bolero, samba, o galeguinho, e eu fui com a lambada. O Paulo Zanandr tambm dava aula nessa poca. Ele comeou a danar na noite. Ele tocava tambm com o grupo musical dele, dava aulas de natao, depois se enveredou para os lados da dana de salo.

...Sobre seu prprio trabalho... Alm disso, nessa poca, eu fiz parte de um grupo chamado Liberdade, Canto e Dana, que era um grupo de ballet afro. Dois anos depois que comecei a trabalhar l, elas chamaram o Ax. Deu aulas de samba-rock e outros ritmos. Depois ele foi para o Rio, estudou bastante e depois de um tempo, abriu a academia dele. Eu uso a Dana de Salo como ferramenta para a Qualidade de Vida. H pouco tempo eu apresentei um trabalho no SIMTEC (Simpsio de Tecnologia) um trabalho sobre dana de salo e qualidade de vida. Inclusive estamos com um grupo de dana de salo aqui na Unicamp. Comecei a trabalhar aqui na Unicamp em 1977. Nessa poca eu s danava na noite. Eu era menino ainda, tinha 15 anos. Dentro desse tempo todo, quando eu trabalhei um tempo na faculdade de educao. Minha pedagogia, praticamente, aprendi por osmose. Minha formao autodidata. De tanto conversar com as pessoas de l, ter contato com as pesquisas, as monografias, teses e etc, aprendi muita coisa. Em 1994, um professor amigo meu da graduao, ele falou assim que os alunos dele depois da minha aula de dana ficavam ouriados. Ele me perguntava o que eu fazia. Eu respondia que s estava dando aulas de dana. O pessoal saia de l totalmente energizados. Eu possibilitava a troca de energia, a mudana de rotina. Tem que dar uma quebrada na rotina. O pessoal reenergizava tanto para a parte do trabalho, como para a parte social, pessoal, emocional. A cabea deles ficava tranqila. O professor falava: Olha, Amaury, ta muito bom! No para esse trabalho no.

E voc nunca escreveu nada sobre esse trabalho? Nenhum texto, artigo...? No. Nada por enquanto. Nunca escrevi no. Inclusive esse professor amigo meu sempre me estimulou a escrever. Eu teria muito para escrever. Tem muita coisa. Fiz um trabalho com pessoas com Sndrome de Down, tem tambm o trabalho com as crianas de

66 3 anos daqui da creche da Unicamp... Ih, tem um monte de coisa! Eu fico muito orgulhoso de ver o resultado das crianas, por exemplo. Como era o comportamento antes e como ficou depois da dana de salo. Por esse motivo, eu digo aos novos professores que saiam um pouco da mesmice comercial da dana de salo porque ela pode propiciar algo muito maior. Por exemplo: quando eu ensinava dana de salo para as crianas, eu levava o mapa, ensinava a histria do ritmo para elas, a regio do Brasil ou do mundo onde era danada, a evoluo das musicas com o passar dos anos... Eu no tenho formao especfica, uma graduao, mas eu conversei muito, por exemplo, com a Mrcia Strazzacapa, com a Carminha da Educao Fsica. Naquele tempo ou eu trabalhava ou eu estudava. Hoje eu vejo a necessidade e tambm a possibilidade de fazer um curso de graduao. Eu sou muito estimulado a escrever sobre minhas experincias. So 21 anos de dana de salo. Trabalhar a parte comercial da dana de salo muito bom, mas trabalhar tambm a parte humana nas empresas muito importante. Com a dana de salo podemos trabalhar o lado humano do funcionrio, ajudar para que o funcionrio deixe de ser funcionrio e seja colaborador da empresa, para que o funcionrio sinta prazer em fazer aquilo. muito simples: arrume um espao na sua empresa para que o funcionrio possa trabalhar esse lado humano e se sentir melhor, ter uma qualidade de vida maior.

Continuando sobre a histria, o que mais voc pode nos contar? Naquela poca tinha a Odette, a Lucy e a Neide, como ia dizendo anteriormente. Na prpria academia da Odette tinha o grupo Chama, inclusive a prpria Claudia Raia fazia parte desse grupo. Mas era um grupo de dana em geral, no dana de salo. Isso em 1976 at aproximadamente 1981. Era um pessoal muito bom. Alm disso, os clubes ofereciam bons bailes, com boas orquestras. O pessoal se encontrava para sair. Nos ureos tempos tinha o Concrdia que tem mais de 150 anos , o Clube semanal de Cultura Artstica, o Dom Quixote, na Rua Onze de Agosto, o Betim, o Clube dos Veteranos... Eram os bailes sociais. E o pessoal queria aprender a danar. As danas sociais, na dcada de 30, fazia parte da grade curricular das escolas particulares. Fazia parte da Educao Social que formava a pessoa como um todo: a parte intelectual e a parte social. E uma das matrias dessa disciplina era a dana de social. Era aula de etiqueta. E quem dava aulas de dana eram mulheres, no vamos homens. As pessoas

67 tinham que saber danar. Elas tinham que ter aulas de dana para poder ser um cidado de verdade. Se as pessoas no soubessem danar, no era uma pessoa socivel. Com o tempo perdeu-se isso, infelizmente. Hoje tentamos resgatar isso aqui em Campinas. Hoje queremos levar a dana de salo para as escolas como forma de ajudar no s na formao intelectual, mas tambm na formao do carter da pessoa. Quando os alunos tm contato com alguns ritmos, tem o lance da sociabilidade, a dinmica do abrao da dana de salo. Ento voc fica voltado para outra pessoa e comea aprender a respeitar os limites do outro, o espao do outro. A pessoa comea a procurar ambientes mais agradveis, enfim, melhores. Pela questo da sade e da sociabilidade, ento, enquanto dana, enquanto ela est num baile, por exemplo, um fumante chega ficar at 5 ou 6 horas sem fumar para poder danar de maneira agradvel e sentindo-se bem com outra pessoa. Mesma coisa uma pessoa que bebe. Normalmente, pessoas que bebem e danam quando saem para danar maneiram mais na bebida para poder danar direito. Alm disso, a dana de salo tem o lado teraputico tambm. D para trabalhar a postura, conscincia corporal. Por esse motivo mesmo eu no gosto do espelho. Eu gosto que a pessoa se sinta, sinta o outro e consiga realizar o movimento a partir da. Novamente temos o respeito: respeitar o espao do outro. E isso, com o passar do tempo, no fica s na dana de salo. A pessoa, atravs da dana, pode aprender a respeitar o espao do outro no trabalho, em casa, com a famlia (...). Eu coloco 5 pontos importantes para serem desenvolvidos na dana de salo: primeiramente a harmonia (1), depois a postura (2), ritmo (3), conduo (4) e, por ultimo, a coreografia, os passos (5). Coloco essa ordem exatamente pelo fato de se a pessoa no tiver os quatro primeiros no existe dana de salo. At porque na coreografia o aluno tem a liberdade de dar sugestes de seqncia, de criar sua prpria dana. Ns, como professores, podemos ensinar movimentos, no podemos ensinar estilo. Estilo cada um tem o seu. A gente d sugesto de movimentos e o aluno faz o seu prprio estilo.

Continuando a histria, mais ou menos em 1987 o Paulo j dava aula e depois o Ax veio trabalhar com a gente no Baila Comigo mais ou menos na dcada de 90, no comecinho. Nessa poca no tinha muitas academias de dana de salo. Tinha de jazz, ballet, que estava em voga. At 1998, 1999 foram quase 10 anos como uma febre de dana

68 de salo, tinha muitos bailes. Foi nessa poca que as danas de salo comearam a proliferar. Teve tambm, depois, a dana dos famosos que fez com que aumentasse a procura. Depois dos anos 90 teve a Neide que foi parceira do Wagner Ax, teve meu irmo Marcelo Fernandes que danava com a esposa Vera Fernandes. Antes tinha eu, a Lucy, o Paulo, Neide Redivo, Celso Jacinto. Hoje, a maioria dos professores daqui de Campinas passaram por esse pessoal. Tem o Nelson Costa, a Janine, ex-mulher do Nelson, o Leo Carioca, a Vnea da ZAP, o Leo Bilia, o Bruno Frank, o Luis que trabalhava na ZAP, o Godoy que d aula no Nipo-Brasileiro, entre tantos outros. Esse o pessoal mais contemporneo. Ento a historia das escolas de dana de salo se resumem no seguinte: depois das aulas curriculares nas escolas, as pessoas procuraram aprender a danar para poder danar nos bailes por motivos de educao, etiqueta. Hoje elas ainda procuram a dana para aprender a danar, mas os reais motivos so outros, at mesmo porque mudaram os valores sociais. Muita gente desanimou de dar aulas porque tem muita gente. Os clubes tambm esto utilizando a dana de salo para ganharem mais associados e pessoas que danam um pouquinho s, que no so professores, so contratadas e acaba desvalorizando o nosso trabalho, o trabalho de pessoas como eu que pesquisa, estuda.

Mensagem:

Relacione-se melhor: faa dana de salo e As pessoas no podem perder o prazer de danar e de se conhecer. No importa qual a ferramenta que voc use para adquirir esse auto-conhecimento e aumentar a auto-estima, a valorizao do eu que ajuda as pessoas a se relacionar melhor.

69 Anexo 4

Depoimento Colhido em 4 de novembro de 2008 Local: Centro de Danas Wagner Ax Rodrigues Entrevistado: Wagner Rodrigues Nome Artstico: Wagner Ax Rodrigues Idade: 40 anos Profisso: Professor de dana de salo formado pela PUCC. Tempo de dana: 30 anos dos quais 25 profissionalmente.

Professor graduado em Educao Fsica pela PUCC - Atua como professor de danas de salo, ritmos, expresso corporal, musculao e artes marciais em diversas academias de Campinas e ginstica laboral em empresas da regio. professor em danas de salo e tango argentino habilidade desenvolvida com expressivos nomes da dana de salo no Brasil como Jaime Arxa, Carlinhos de Jesus entre outros e em mais de 20 anos de experincia com danas em So Paulo, Campinas e regio metropolitana de Campinas. Coregrafo de vrias apresentaes em eventos na regio metropolitana de Campinas e no Workshop International Dance (Inglaterra).Professor de artes marciais (Tae-Kwon-Do) 1* Dan. Fundador do Centro de Danas Wagner Ax Rodrigues especializado em danas de salo, tango argentino, formao e reciclagem de Instrutores de danas, nos principais ritmos (bolero, tango, samba de gafieira, samba rock, forr, salsa, soltinho, etc.)

Sobre a histria da Dana de Salo aqui em Campinas, o que voc poderia nos contar? Voc pode falar sobre como era, quem danava, o que se danava, sobre as escolas... Bem, a dana de salo tem evoludo bastante. Na poca que eu comecei a danar porque assim, eu comecei a danar sem a pretenso de ser professor de dana de sala, em primeiro lugar. Eu danava porque gostava , isso j faz uns 30 anos mais ou menos.

70 Eu danava desde moleque. No danava logicamente com a tcnica de hoje. Isso mais tarde eu fui buscar com o Carlinhos de Jesus, com o Jaime Aroxa (...). Antigamente, danava-se muito bolero, muito samba. J na dcada de 80 teve tambm a exploso da lambada. Foi o pice da dana de salo. Eu sempre gostei muito da lambada. Nesta poca, 1980, 1984, aqui em Campinas, existiam duas lambaterias que eram as casas noturnas para se danar a lambada. Tinha o LambaCamp e a Fbrica de Areia. A lambada, na poca, como hoje o zouk e como h pouco tempo foi o forr. Era uma febre mesmo. E a dana de salo no para. Sempre atualiza, muda. O que acontecia era que na poca da lambada se danava muito a lambada, mas no se danava tanto o bolero, o samba pagode, essas coisas. Porm a lambada foi uma fase. Quando ela foi perdendo a fora, eu fui atrs do aperfeioamento. Busquei o bolero, samba, o tango que hoje a minha especializao. Antes disso, como eu disse, eu no danava profissionalmente. Tinha a Neide Redivo, o Celso Jacinto, a Lucy Fornier, a Cacilda, o Amaury, eu tambm cheguei nesta poca (quando cheguei, eles j estavam na ativa). Quando eu comecei, comeou junto comigo o Paulo Zanandr. Ns somos os que ficaram daquela poca. J dos anteriores a ns, hoje permaneceram o Celso Jacinto e o Amaury. Hoje existem muitos professores que de dana de salo. Estava conversando com o Paulo esses dias sobre isso. Fiz um levantamento aqui em Campinas e descobri que hoje existem mais de 180 professores de dana de salo (ou pessoas que se consideram professores de dana de salo). O problema de hoje que, infelizmente, toda academia de musculao, de ginstica, oferece a dana de salo no pacote de matricula do aluno como um atrativo a mais da academia. Ento, o que acontece: aparece muita gente que ensina dana de salo, mas no estuda dana de salo, no vo atrs de pesquisar o que dana de salo. Essas pessoas normalmente pensam assim: Eu dano bem ento eu vou ensinar. Isso complicadssimo. s vezes voc pergunta para o professor a origem do ritmo, de onde veio, o que isso ou aquilo outro e a pessoa no sabe responder. Eu j estive presente em aula e a professora olhou para mim e falou Pelo amor de Deus, voc precisa ir embora seno eu no vou conseguir trabalhar. complicado... Vou te contar o que aconteceu: eu tava passando esses dias numa rua e vi l: Aulas de dana de salo: R$ 5,00. A eu pensei Nossa! Que estranho. Liguei l e

71 agendei uma aula experimental. Cheguei atrasado. Desculpei-me e entrei na aula. Apesar de eu no conhecer a pessoa que estava dando a aula, ela me conhecia, sabia quem eu era, a minha formao. Ento ela falou aquilo que eu te falei. A eu falei Eu vou embora, mas que bela profissional voc . Se voc no tem a capacidade de dar aula na minha frente voc no est gabaritada para dar aula de dana de salo. Nem Boa noite ela me falou. Bem, ela continua a dar aula. incompetncia (...). Hoje, todos os professores da minha escola foram meus alunos. lgico que as pessoas que comeam a despontar, se tm um interesse, eu dou um treinamento. Tem duas meninas que esto chegando aqui que esto nessa situao. Ento o que eu ensino para elas: eu ensino toda a parte tcnica e pedaggica para que elas possam aprender a ensinar. Ento elas vm na minha aula em grupo e, alm disso, eu marco com elas a tarde para que elas aprendam ainda mais e eu ensine essa parte tcnica, pedaggica, tudo isso. Uma das minhas parceiras, a Irene, ela tambm formada pela Pucc em Educao Fsica, e tambm d aula aqui.

J que entramos nessa conversa, eu gostaria de fazer uma pergunta para voc, Wagner: para voc, um professor de dana de salo deve apresentar que quesitos?Voc acha que ele deve ter alguma formao, alguma graduao especfica? Ele deve ser um profissional de educao fsica, assim como voc? Bom, para a dana de salo no. Se fosse trabalhar com alguma outra modalidade como pilates, ioga, alongamento que exige mais do corpo e tem maior possibilidade de gerar uma leso, a sim, mas para dana de salo no. Existiu at um movimento que tentou fazer com que todos os profissionais da dana tivessem o CREF para poder exercer sua profisso. complicado isso. Quem encabea isso? Vamos pegar os maiores nomes da dana de salo daqui do Brasil: Carlinhos de Jesus e o Jaime Aroxa: eles no so professores de educao fsica. O Jaime, talvez, tenha o DRT, por causa do ballet. como se fosse um CREF da rea do ballet, de dana. O prprio Carlinhos tentou fazer algo a favor disso. Ele tentou abrir um curso superior de dana de salo no Rio, mas, aparentemente, no vingou. Acredito que como no tem sido mais comentado provavelmente porque no tenha dado certo. Aqui no Brasil, infelizmente, no tem uma regra para a dana de salo. Elas so danas populares. diferente da Europa. L na

72 Europa existem regras para ballroom dance dana de competio. Inclusive o Brasil o nico pas que no participa daqui da Amrica do Sul. Houve a tentativa de treinar um casal daqui de So Paulo para fazer parte. A diferena do Ballroom que todo mundo tem que fazer exatamente a mesma coisa. Para voc ter uma idia do que estou querendo dizer vou dar um exemplo. Na patinao artstica, assim como na ginstica olmpica, voc pode fazer a coreografia que voc quiser desde que a coreografia tenha certos passos, uma srie de movimentos que, na competio obrigatrio que as ginastas realizem para ganhar a pontuao. Na dana de salo no tem isso. O brasileiro infelizmente no tem isso. No Brasil para tudo se d um jeitinho. Ento, voc vai ao Rio de Janeiro, por exemplo, que a capital do samba de gafieira, cada um tem um jeito de danar, voc entendeu? E complicado julgar isso. Por exemplo: o pessoal que trabalha com o Carlinhos faz a sada pelo lado esquerdo; o pessoal do Jaime faz pelo lado direito; o pessoal da Maria Antonieta faz o quadradinho aberto; o pessoal do Jimmy trabalha com o quadrado fechado. A gente no tem como julgar. Ento o que as pessoas julgam: a beleza da coreografia, a harmonia, a fluidez. As pessoas observam se os casais danam bem, se danam bonito. No existe, numa competio, uma obrigao de fazer este, esse e aquele passo. Isso dificulta inclusive para dizermos, como dizamos antes, para determinar como deve ser o professor de dana de salo. A formao informal. Aqui em Campinas o que acontece muito no s aqui, mas na regio toda , como a falta de parceiros para danar muito grande, o que as mulheres fazem? Elas contratam os freedancers e o que o freedancer? Freedancer o cara que vai para a noite sabe fazer dois para l e dois pra c, faz o vai e vem e o cruzadinho. E o que a mulher quer? Ela quer danar. O cara ensina uma coisinha aqui, outra ali e pronto: ele professor de dana de salo. Como a demanda muito grande de mulheres contratando esses caras, acaba queimando nossa classe. Quem realmente estuda a dana a fundo fica desvalorizado, fica para trs. Por exemplo: eu tenho aulas particulares e cobro um x. Esses caras cobram 80% mais barato. A eles quebram a gente. S que eles fazem dois passinhos para c, dois para l malem, mas, enfim, isso o que acontece. No existe nada que regularize a nossa profisso. Por exemplo, se existisse um sindicato ao qual os professores devessem ser associados, que colocassem que os professores tm que ter uma formao pedaggica, saber das tcnicas de ballet clssico, por exemplo... Tinha que ter

73 uma forma. Foi isso que o Carlinhos tentou fazer l no Rio. Mas no consegue porque, infelizmente, a nossa no uma classe muito unida. Se fosse uma classe unida, a gente mandaria na cidade. Por exemplo, as casas noturnas que cobram um preo absurdo a gente conversaria para abaixar o preo e a gente levaria nossos alunos para danar l. Outro exemplo a minha prpria casa noturna. Eu tenho uma casa noturna de Tango, o Caminito, aqui embaixo e eu conto no dedo as outras academias que deixam seus alunos virem para c danar. Os professores tm medo de mandar os alunos aqui para danar e eu acabe conquistando os alunos. Tem aluno de outra academia que vem aqui e fala Ax, no deixa que fulano de tal fique sabendo por que se ele fica sabendo ele briga comigo. Eu acho que a academia no dona do aluno. Se voc minha aluna eu no tenho o direito de falar para voc que voc vai ou no em algum baile. Quem sou eu para te dizer uma coisa dessas? Eu no sou ningum! Voc simplesmente minha aluna! No tem cabimento fazer uma coisa dessas. Infelizmente aqui em Campinas isso acontece muito. Eu acho ridculo isso. Eu vou a outros bailes e levo meus alunos comigo. Se eles quiserem mudar, eles quem sabem, eles que escolhem. No sou eu impedindo que v mudar isso. A pessoa quando gosta do professor ela fica independente de bailes ou qualquer outra coisa. O professor treinado para dar aula porque a gente trabalha num mesmo padro, mas cabe s ao professor cativar o seu aluno. E aluno dele aluno dele e pronto.

Voltando agora histria da dana de salo, o que mais voc pode nos contar? Nos anos 80, com a febre da lambada, foi onde despontaram muitos professores de dana de salo. Em 1992 aproximadamente, voltou a se danar a dois. Quem realmente tinha interesse de se formar como professor foi atrs de se especializar. Eu comecei a estudar e vi que a dana de salo abrangia muita coisa. E os ritmos se misturaram. Hoje, por exemplo, muitos passos de samba-rock passaram para o forr, bem como o samba de gafieira... E chegamos aos dias de hoje, mas com muita coisa modificada. Por exemplo, o bolero de hoje no o bolero que era danado antigamente. O pessoal mesclou muito os ritmos.

Mensagem: Enquanto houver dana haver esperana de um mundo melhor

74 Anexo 5

Depoimentos colhidos no dia 4 de novembro de 2008 Local: Escola de dana Leonardo Bilia.

Entrevistados: Leonardo Bilia Idade: 24 anos Profisso: Empresrio, formado em Business (Curso de Negcios e Finanas no Canad) e Professor de Dana de Salo Tempo de dana: 15 anos

Helder Seishi Idade: 25 anos Profisso: Graduado em Administrao Administrador, Gerente da Escola de Dana e Professor de Dana de Salo Tempo de dana: 15 anos aproximadamente

Sobre a histria da Dana de Salo aqui em Campinas? O que vocs poderiam me contar? Quando eu comecei a danar eu tinha treze anos. Devamos estar em 1994. Estava terminando e poca da lambada. S tinha eu nesta idade na escola de dana desta idade. S eu nesta faixa, o resto tudo 30, 40 anos (Leo). Eu era o mais novo. Eu ia mesmo aos bailes da terceira idade porque para danar dana de salo era s assim. Tinha as baladas das pessoas da nossa idade, mas tocava coisas que no tinham nada a ver com dana de salo. Era aquelas coisas puts puts. Hoje a gente no usa mais a terminologia baile porque muito antigo. Hoje a gente usa o termo Festa de Dana de Salo. Quando eu ia aos bailes todo mundo parava. Era muito estranho. Acho que se perguntavam: O que esse moleque est fazendo aqui? Ou ainda tinha as senhoras que diziam maravilhadas: Olha que bonitinho! To novinho e j dana!!. Eu tinha o

75 problema para entrar tambm. Eu era menor de idade e tinha alguns lugares que barravam at mesmo como o Flor de Lis. A gente passou por certo bloqueio. A gente ia ao Betim, no Clube dos Veteranos, Flor de Lis.

Antigamente a dana era coisa de velho. Ou melhor: no era coisa de velho, mas normalmente encontrvamos pessoas mais velhas praticando. E a dana de salo sofria certo preconceito, assim como o ballet. Homens que danavam eram vistos como viados, gays, homossexuais. Havia, assim como ainda existe, certo bloqueio social. Acho que esse era o principal bloqueio para que os jovens no participassem da dana. Hoje, no estgio atual, aqui na escola, por exemplo, tiramos pelos bailes daqui, que a massa jovem realmente entrou no mundo da dana de salo. A diferena que vemos que antigamente vista como homossexualismo e agora no mais vista assim. A necessidade dos homens conquistarem as mulheres. Normalmente, a mulherada quer danar e os homens ficam sentados. O cara que dana, tem a ateno das meninas e acabam tendo mais vantagens com elas. O homem que dana mais bem quisto pelas mulheres. Alm disso, no esquecemos da to bem falada qualidade de vida. Os mdicos e fisioterapeutas recomendam muito a dana de salo. Alm disso, antigamente a dana era muito mais regrada no sentido de ser aquilo e aquilo que tem que ser feito. O que o professor falava era a regra. Hoje em dia a coisa abriu espao para a criatividade, ate mesmo a mistura de ritmos. Hoje em dia tem mais adaptao, d para criar mais.

E hoje em dia? Como ? Hoje, a gente sente pelos alunos que o pessoal quer coisa diferente, no quer as mesmas coisas mais. Em locais mais antigos ainda se tem o mais tradicional. Aqui no. Aqui tem muita coisa diferente. Prezamos pelo ambiente familiar, o aluno se sente em casa. O aluno no se sente dentro de uma empresa; o aluno se sente em casa. No cria um clima empresa x cliente. Cria um clima famlia. O pessoal se encontra aqui para sair noite. O pessoal tem procurado mais esse ambiente familiar. Aqui os alunos se sentem em casa. Tratam a gente de uma maneira carinhosa, especial, diferenciada. Aqui no

76 queremos que o aluno tenha o contato frio empresa x cliente. Queremos amizade, o sentir-se bem. O nosso pblico 90% jovem. Hoje em dia, falando de um modo geral da dana, a dana de salo se tornou jovem. Primeiro pelos ritmos, que no so novos, mas so considerados novos pela moda de hoje em dia por estarem em maior evidencia, como a salsa ou at mesmo o prprio zouk que a lambada francesa , o samba. Pessoas mais velhas tm maior dificuldade corporal pela complexidade do movimento. Essas danas tm movimentos mais complexos, movimentos de alto impacto, muitos giros... Ento a dana atraiu muito jovem neste sentido. O publico jovem cresceu tambm porque estavam interessados na relao dana x relacionamento. O homem que dana mais bem quisto. Isso algo que realmente atrai-os. um ponto de partida para querer aprender a danar. lgico que no decorrer do curso eles tambm aprendem que legal danar no s pela mulher, mas pela dana em si. Se algum acha que aqui vai encontrar uma mulher, que vai tirar uma casquinha da dama enquanto dana, est muito enganado. No o que ele vai encontrar aqui at mesmo porque aqui a gente no permite isso. Aqui, quando ele dana com ela, vai danar respeitando, seja a mulher ou o homem. O que as pessoas vo fazer fora daqui da escola problema delas. Hoje em dia dana de salo muito recomendada pelos mdicos. O programa Dana dos Famosos da TV Globo de Televiso estimulou muito o pessoal a danar. Porm, h algum tempo o pessoal comeou a confundir show com baile. Tem muita gente que queria fazer show no baile com passos acrobticos, areos e tudo mais. Mas, show show e baile baile. Baile se vai com o intuito de danar, curtir a msica e a pessoa com quem est se danando e o show as pessoas pagam (ou no) para te ver danar, elas vo l para te ver danar. Muitas vezes as pessoas confundem. No h necessidade de no baile se fazer uma cadeirinha, panqueca, alm de no ter espao para isso no baile. O barato da dana sentir. No a quantidade de movimento que vai fazer a gente se divertir num baile. A gente pode se divertir s brincando com a base. A base no s ficar para frente e para trs. D para fazermos esse vai e volta de vrias maneiras, curtindo, sem se preocupar com o pessoal que est volta.

(... sobre os lugares para danar de Campinas)

77 Hoje em dia a gente vai para So Paulo, que nossa referencia mais prxima, e s vemos a moada nos bailes. A procura pela dana hoje em dia muito alta. E qual a maior queixa: Onde eu posso danar? Estamos mais rigorosos, a gente est mais chato (no bom sentido). O que voc procura? Voc procura lugares melhores, que tenham pessoas que te agradem mais, procura tambm um lugar no qual sabe que vai danar e isso, em So Paulo, voc encontra de segunda a segunda. Aqui em Campinas no. Vamos parar para pensar: onde a gente vai danar aqui em Campinas? A voc vai ao Tnel do Tempo e quem est l no Tnel do Tempo? um publico mais velho, pessoas mais velhas. Hoje em dia o Rud um lugar que percebeu essa procura do publico mais jovem e tem promovido noites diferentes. Tem noite que latina, tem uma noite de ritmos brasileiros, noite de dana de salo, noites de forr... Teve uma vez aqui no Cancun, no Galleria, que fechou agora, tava promovendo toda quarta tinha Happy Hour e depois noite latina com um grupo timo de So Paulo, uma banda legal, a gente conhecia e a gente tava tentando fazer dar certo. O pessoal reclamava que no tinha lugar para danar. Entretanto, quando tinha, ningum ia. s vezes o problema tambm esse: ou o lugar no suporta ou as pessoas no procuram. Outro exemplo o prprio Caribean em Souzas. um lugar que as pessoas freqentam bastante, mas no tem um mnimo lugar para se danar... O pessoal vai, mas sabe tambm que no d para danar. O espao deve ser de 4 m aproximadamente. L virou um ponto de encontro. Alm disso, sobre as festas, ns mesmos fazemos bailes regulares a cada dois meses para dar tempo do pessoal ficar com saudades. Depois da Dana dos Famosos a dana de salo comeou a ter uma procura maior ainda. As pessoas querem aprender o que passou no Fausto. Eles (alunos) comeam a perceber que o que eles fazem o que os famosos esto fazendo na TV e isso estimula. Hoje, o aluno sabe que independente do lugar que ele for dentro ou fora do pas, ele vai achar a mesma estrutura tcnica da dana. Existe uma tendncia de unificar os passos, nomes... lgico que dependendo do local, da regio, da cultura, vai se modificar o modo de danar, mas a estrutura da dana a mesma. H a tentativa de unificar para tornar a danar algo mais globalizado.

78 Alm disso, aqui na escola tambm o que ajudou muito as pessoas a virem freqentar as aulas foi a presena de pessoas famosas aqui na escola.

E as aulas de dana de salo? So mdulos? Como funcionam? Trabalhamos com a dana de salo e tambm com cursos especficos. Seguimos a tendncia do momento. De repente, se a tendncia o zouk, abrimos um curso de zouk. Todas as teras e quintas-feiras oferecemos. So cursos de 3 meses. O curso de dana de salo dividido em nveis diferentes: bsico, intermedirio e avanado. Primeiro o aluno se matricula no bsico no qual ele permanece aproximadamente por trs meses, depois ele vai para o nvel intermedirio no qual fica por um perodo mais longo e depois vai para o avanado no qual fica pelo resto da vida. Tem muita coisa para aprender! Infelizmente tem gente que com 1 ou 2 aulas de dana de salo j se acha o professor. claro. Como no existe regulamentao, uma certificao para a dana de salo, no existe um rgo certificador ou um rgo que regulamente isso claro que se voc se disser um mestre de dana de salo mesmo com 2 aulas de dana de salo somente, voc vai ser o mestre. No tem algum que chegue e pea o comprovante que voc um mestre. Mas a tendncia certa, esse cara certamente vai quebrar de qualquer forma. O cara pode enrolar um ou dois, por dois ou trs meses, mas a pessoa no tonta, o aluno no besta. O aluno sente que o professor realmente no sabe. Ento quando o professor tem conhecimento, tem tcnica, o pessoal confia. real, visvel essa credibilidade. E o professor quebra, no tem credibilidade e perde tudo aquilo. A gente fica triste quando v algum vendendo aquilo que no tem. Ns estudamos tanto, gastamos tanto dinheiro, dedicamos tempo, investimos para vender coisas de qualidade e a gente v pessoas que s com 1 ms de aula vende o mesmo produto. O que me tranqiliza que a gente preza coisa de qualidade.

E a contratao de profissionais? O que vocs procuram? Anlise de currculos mandados pelo site, em banco de dados e indicaes. Tem a entrevista com o professor para definir horrios, conversarmos sobre o estudo, qual a formao e depois tem a aula prtica para analisarmos como o professor d a aula.

79 Preocupamos-nos com a didtica do professor. No contratamos qualquer p de chinelo. Tem que ser um p de chinelo de qualidade! Os profissionais tm que ser bons. No adianta ele saber danar muito e no ensinar bem. A gente quer qualidade com os melhores profissionais que a gente encontra. Procuramos tambm profissionais com a cara da nossa escola, que uma cara jovem, animada. As aulas tm animao! Procuramos pessoas com muito conhecimento e que saiba transmitir o conhecimento. Preferimos pessoas que no saibam danar, mas saibam ensinar a aqueles que saibam danar demais, mas na saiba ensinar, no tenham didtica. No vemos a necessidade de apresentar o CREF ou qualquer outra regulamentao vista a falta de regulamentao. Antigamente ia ter uma faculdade de Dana de Salo no Rio. Isso faz algum tempo. Aproximadamente quatro anos (em 2004). A sim teramos a graduao em Dana de Salo, mas, infelizmente no vingou...

Mensagem:

Dance para se expressar, no para impressionar... e ...E que seja perdido o nico dia em que no se danou...

80 Anexo 6

1 Caso: Escola 1

Situao: uma escola tradicional de Campinas. Trata-se de um sobrado onde foi adaptada uma escola de dana. Alm da escola de dana, funciona em salas que da mesma casa dois escritrios de advocacia. No aparenta ser uma construo muito recente. Vale ressaltar que a presena dos mesmos l no influi no andamento das aulas. Na fachada da casa podemos ver em letras grandes e bem pintadas o nome da escola. A pintura externa e a fachada da casa so bem agradveis. A casa composta por dois andares, contendo salas de aula em ambos. importante citar, aqui, que, no dia da visita, a escola estava no processo de realizao de pequenos reparos a fim de melhorar o oferecimento dos servios.

Localizao: bem localizada, em bairro prximo ao centro da cidade, prximo a pontos de nibus e de fcil acesso. Situa-se prximo a uma avenida bem movimentada da cidade, na qual muitas linhas de nibus passam. A rua larga e bem movimentada.

a) Quanto infra-estrutura da casa

Salas de aula: Conta com uma sala de aula bem grande, a sala principal, espaosa e de formato irregular (no possui as formas tradicionais de sala de aula retangular ou quadrada). Ao lado desta, existe uma sala de aula um pouco menor com espelhos tambm. Alm dessas duas salas de aula situadas no andar superior, a escola conta com uma sala de aula menor no andar debaixo destinada para aulas particulares e, no mesmo andar, possui tambm uma outra sala grande na qual so realizadas aulas grupais, bem como nas duas supracitadas. As mais utilizadas so as salas maiores. Todas as salas de aula possuem espelhos. Na sala maior do andar inferior existe uma coluna no meio da sala o que dificulta o deslocamento dos alunos durante a aula. Todas so muito claras, limpas e bem ventiladas. A maior (do piso superior) possui ar-refrigerado, janelas de vidro amplas. Sobre o estado de conservao, todas as salas necessitam de pequenos reparos sejam eles quanto pintura ou

81 desgaste do piso ou ainda algum tipo de deformidade no acabamento de gesso. As cores das paredes so alegres e, apesar de no serem somente brancas, do um ar de claridade ao ambiente, tornando-o muito agradvel.

Piso: Nas duas salas de aula superiores o piso de paviflex (ou carpete de madeira) que so muito bons para aulas de dana de salo. Na sala destinada para aulas particulares, o piso de carpete. Na ultima sala o piso de revestimento cermico. Quanto conservao, os pisos de todas as salas estavam bem conservados e apresentaram superfcies bem planas sem irregularidades. Sobre a quantidade de casais por turmas, o responsvel considerou que ele considera ser totalmente relativa ao tamanho da sala de aula. Comentou que uma sala pequena no comporta muitos casais. Para darmos a nota neste critrio para a escola, consideramos uma mdia das salas.

Som: Sobre o som, em todas as salas de aula encontramos aparelhos de som bons e conservados. As caixas de som estavam bem distribudas pelo espao tambm. A Acstica tambm boa em todas as salas. Apesar de no serem muitas caixas de som dispostas pelas salas, a propagao do som foi considerada tima. Quando perguntamos pelas msicas, o responsvel pela casa comentou que todos os professores possuam seus aparelhos para trazerem as msicas. Quase todos levam suas msicas em seus laptops, conectando-o ao som para realizar as aulas. Consideramos que esse um ponto muito positivo. As musicas dispostas em arquivos que contidos em pastas facilita a visualizao do professor na hora da aula. Alm disso, o professor pode, ao levar seu computador particular s aulas, trazer aos alunos algum vdeo ou outro material digital para facilitar o aprendizado. Consideramos a presena do computador na sala de aula como um ponto a mais, um fator que d luxuosidade aula.

Limpeza: Sobre a estrutura funcional de limpeza do local, consideramos que a escola pecou um pouco. Enquanto estvamos no vestirio da escola, o responsvel que nos apresentou o espao pediu-nos para que no reparssemos na sujeira. Justificou-se que estvamos numa segunda-feira de manh e o ltimo dia que a escola fora aberta foi o

82 sbado e, depois disso, a faxineira no tinha vindo escola. Entretanto, no momento que cheguei para realizar a visita, estavam acontecendo duas aulas na escola simultaneamente. Como no mant-la como um ambiente agradvel, limpo enquanto est em funcionamento? Esse comentrio fez com que notssemos a estrutura funcional de limpeza do local no adequada. A escola no mantida limpa o tempo todo. Se algum local foi considerado limpo em algum subitem foi simplesmente porque ele no foi sujo. Uma vez que o local foi sujo no sbado, ainda na segunda-feira pela manh apresentou-se sujo, tornando o ambiente, assim, no to agradvel como ele poderia ser.

Vestirios: Quanto aos vestirios notamos que a escola apresenta 2 banheiros femininos e 2 masculinos, todos com mais de uma cabine, sendo um de cada gnero por andar. Todos so bem iluminados e ventilados. No se apresentaram bem limpos no momento. No apresentam armrios nem duchas. Quando questionei sobre a presena de duchas, o responsvel me salientou que no havia necessidade das mesmas uma vez que a escola no conta com uma companhia de dana, no existem pessoas que treinam na escola (...).

Estacionamento: A escola oferece estacionamento prprio localizado na frente da escola (em sua calada). No possui cobertura, porm so bem iluminados e bem conservados. Apesar de no existir manobristas, as vagas so grandes e bem sinalizadas.

Sala de Recepo: A escola conta tambm com uma sala de recepo pr-salas de dana com cadeiras e tambm uma espcie de loja com artigos especficos e algo similar a uma lanchonete (com artigos alimentcios, encontramos tambm geladeira especfica para armazenar refrigerante e outras bebidas) tudo no mesmo espao. Encontramos que a funo de vendedora dos produtos da loja atribuda a mesma pessoa que tem a funo de secretria. A recepo uma sala pequena, bem iluminada, porm pouco ventilada. um local mnimo porem agradvel.

b) Quanto aos Profissionais

83 Quando perguntamos da formao dos profissionais, o responsvel respondeu que nem todos so formados em Educao Fsica, porm todos para dar aula na escola, tomaram aulas com o professor responsvel da casa para que todos falem a mesma lngua para os alunos. Alm disso, ele comentou, tambm, que todos realizam cursos de reciclagem / atualizao / capacitao com regularidade. Contam com 12 profissionais. Alm dos cursos realizados fora da escola (com profissionais renomados no pas ou no exterior que so financiados pela escola na maioria das vezes totalmente ou algumas vezes parcialmente), os professores fazem reunies regulares que funcionam como um grupo de estudo e um laboratrio nas quais eles trocam informaes e estudam, atualizando-se sempre. Sobre a presena de monitores nas aulas, o responsvel colocou que as aulas contam sempre com um casal de professores alm de alunos especiais. Esses alunos especiais so bolsistas que ajudam o professor em sala de aula. O responsvel contou que no atribui a terminologia estagirio porque, para este ser considerado como tal, o bolsista, segundo ele, deveria ter registro como estagirio, coisa que a escola no oferece. Entretanto, a escola tambm d suporte aos bolsistas. A relao bolsista+professor / aluno no ficou clara. O responsvel comentou: Quantos bolsistas forem necessrios. Por fim, sobre o contrato, o responsvel coloca que os profissionais so contratados pela escola como autnomos e recebem uma porcentagem por aluno.

Pontuao alcanada: 7,12, sendo ento classificada como uma escola Quatro Sapatilhas Superior.

84 Anexo 7

2 Caso: Escola 2

Situao: uma escola nova em Campinas, porm, apesar de ter poucos anos de existncia, j possui um grande renome. uma casa adaptada para escola de dana. Na fachada da casa podemos visualizar um pequeno pedao da sala de aula pela janela que se situa bem a frente do estacionamento. Alm disso, visualizamos diversos banners e faixas com o nome da escola e propaganda da mesma. Apesar de ser apontada como escola especfica de dana de salo, quando chegamos notamos que alm de aulas de dana de salo a escola oferece aulas de ballet, jazz e outras modalidades.

Localizao: Localiza-se prxima de duas referncias muito famosas e conhecidas em Campinas. A rua no muito movimentada. Fica prximo tambm de uma escola infantil e uma empresa. A rua no muito larga. No notamos pontos de nibus na frente da escola, porm sabemos que nos pontos de referncia supracitados existem pontos de nibus e circulam diversas linhas urbanas tambm.

a) Quanto infra-estrutura da casa

Sala de aula: Conta com uma sala de aula principal, na qual acontecem as aulas principais. ampla e bem iluminada. Possui janelas e a porta de vidro por onde a luz externa passa. Nela encontramos espelhos e barras para a aula, materiais adicionais para dinamizar as aulas. Possui as paredes com pintura conservada e cores alegres que tornando o ambiente agradvel e descontrado. Alm da pintura, visualizamos um cartaz que divulgava o espetculo que se realizar brevemente com os alunos e professores da escola. Alm desta sala principal, a escola conta uma sala menor, destinada s aulas particulares, que tambm conservada, com pintura tima, espelho e materiais adicionais para dinamizar as aulas.

85 Apesar de no possurem ar refrigerado, ambas as salas so bem ventiladas. So limpas e precisam de reparos mnimos. Quando perguntamos sobre a quantidade de casais por aula, os responsveis pela escola comentaram que consideram que quanto maior a quantidade de casais menor a qualidade da aula. Ento, para a aula manter a qualidade, eles preferem diminuir a quantidade de casais e aumentar o nmero de turmas. Porm, os mesmos salientam tambm que pretendem mudar brevemente pelo fato de que a escola j no est mais dando conta da demanda.

Piso: Em ambas as salas encontramos o piso mais recomendvel para aulas de dana: assoalho de madeira. Em ambas tambm eles estavam bem conservados e bem limpos .

Som: A sala principal, apesar de ser a maior sala, ela no era muito grande. O aparelho de som novo e bem conservado e as caixas de som, em ambas as salas, esto bem distribudas pela sala.

Limpeza: a escola mostrou todos os aposentos bem limpos. Alem disso, demonstrou possuir uma tima estrutura de limpeza.

Vestirios: A escola apresentou vestirio feminino e masculino, ambos com apenas uma cabine (vaso sanitrio), porm os dois possuam duchas e estavam bem limpos. So bem iluminados e ventilados.

Estacionamento: A escola dispe de estacionamento prprio, porm possui poucas vagas no cobertas e as mesmas so apertadas. tima conservao.

Recepo: Ao entrar na escola nos deparamos com algumas mesas e cadeiras ao redor delas que classificamos como local de espera. Existe tambm uma sala de recepo agradvel, bem ventilada e iluminada com pessoas que responsveis pelo atendimento. Neste mesmo ambiente, encontramos algo similar a uma lanchonete com artigos

86 alimentcios, geladeira especfica para armazenar refrigerante e outras bebidas. Alm desta recepo, num outro cmodo da casa, encontramos uma pequena loja de artigos especficos muito bem estruturada com a presena, inclusive, de um vestirio. Somando-se a todos esses espaos, entre as duas salas de aula, podemos encontrar uma sala de espera com almofades confortveis e coloridos, nos quais os alunos podem descansar, esperar ou mesmo se descontrair. Obs: Todos os espaos supracitados foram considerados limpos, bem iluminados e bem ventilados.

b) Quanto aos Profissionais

Nesta escola os prprios donos so os professores de dana de salo. Coletamos dos dados somente dos professores de dana de salo. Ambos no possuem graduao especfica. So formados em administrao. Entretanto, ambos possuem formao especfica em dana e em formao especfica em mais de um ritmo de dana de salo. Apesar de no citarem a presena de estagirios / monitores nas aulas, se demonstraram preocupados com a qualidade das aulas em relao quantidade de alunos. Consideram que quanto maior a quantidade de alunos menos ateno eles podero dar individualmente a cada um. Para capacitar-se ambos freqentam cursos de atualizao, capacitao e de reciclagem regularmente. Citam que se revezam para participar dos cursos e, sempre eles socializam os contedos entre si. Disseram que se revezam para que as aulas no cessem. Dessa maneira, consideramos que os mesmos se preocupam com o fato de participarem dos cursos e a escola, ento, oferece meios para que os mesmo os freqentem. Ainda sobre as aulas, comentaram que cada um possui a sua turma, seus prprios alunos. As formas de contrato, eles no citaram nada por no empregarem nenhum professor de dana de salo eles mesmos so os professores.

A pontuao alcanada foi de: 7,5 , sendo classificada como escola de dana de salo 4 Sapatilhas Superior.

87 Anexo 8

3 Caso: Escola 3

Situao: A construo trata-se de um sobrado no qual a escola fica no andar superior. Embaixo da escola, situa-se uma casa noturna de dana de salo. Aparenta ser uma construo recente. Na fachada da escola / casa noturna, podemos avistar o nome de ambos bem visvel.

Localizao: Apesar de no se localizar num bairro prximo ao centro da cidade, localiza-se numa avenida que d acesso s rodovias prximas. Possui pontos de nibus muito prximos. A via que por ela passa bem larga e bem movimentada. de fcil acesso de carro ou de nibus. a) Quanto infra-estrutura da casa Sala de Aula: Ao adentrarmos no espao da escola de dana de salo, entramos na sala de aula. No existe um espao de recepo prvio. Possui duas salas de aula grandes, bem limpas, conservadas com o piso bem liso e plano. As salas so bem iluminadas, muito bem ventiladas e sem necessidade de reparos (ou necessidade de reparos mnimos). Em uma das salas encontramos uma espcie de sala de recepo que se situa ao fundo da sala. Entretanto, em ambas as salas podemos encontrar mesas e cadeiras para descanso ou espera dos alunos antes, durante ou depois da aula, o que torna o ambiente ainda mais agradvel. Possui espelhos.

Piso: Apesar do piso no ser nem de assoalho ou carpete de madeira (era de cimento queimado com um revestimento especfico), ele se mostrou muito adequado para as aulas de dana de salo.

Som: Os equipamentos de som esto em timos estados de conservao, as caixas de som esto bem dispostas pela sala. A acstica boa.

88 Limpeza: A escola pequena. Conta somente com as duas salas de aula, os vestirios e a recepo. No possui muitos ambientes. Dessa maneira, manter a escola limpa no muito difcil. Todos os ambientes se mostraram com ambientes muito limpos e a conservao da limpeza se mostrou tima.

Vestirios: So vestirios simples. Um par de vestirios em cada sala de aula. Ambos muito limpos.

Estacionamento: O estacionamento prprio sem manobrista. iluminado, no coberto e as vagas so amplas. Alm disso, so bem conservados.

Sala de recepo: Apesar da escola no possuir uma sala de recepo prvia sala de aula, na sala de aula encontramos mesas para esperar na qual podemos observar as aulas que acontecem. Existe, em uma das salas, como mencionado, um local no qual existe uma espcie de lanchonete (local com artigos alimentcios) e tambm uma pequena loja com poucos artigos especficos de dana de salo. Neste mesmo local so resolvidos os problemas relativos matrcula, pagamentos e qualquer outra informao que o aluno / visitante possa vir a solicitar. b) Quanto aos profissionais O responsvel pela escola cita que dois dos professores so graduados em Educao Fsica. A escola conta com 4 professores, sendo que todos eles so estimulados pela mesma capacitar-se. Alem disso, o responsvel pela escola comenta que todos os professores antes de serem contratados como tais, fazem aulas especficas com ele para aprender o jeito de dar aula, a linguagem adotada pela escola, para apropriar-se das melhores maneiras de ensinar os passos, enfim, aprenderem a ser professores. Quando perguntei sobre a presena de monitores nas aulas, ele comentou que em todas as aulas existem bolsistas que ajudam os professores. Comentou tambm que normalmente esses bolsistas so aspirantes professores.

Pontuao Alcanada: 6,83 sendo ento classificada como uma escola Quatro Sapatilhas Superior.

89 Anexo 9

4 Caso: Escola 4

Situao: Trata-se de uma escola nova em Campinas. uma casa comum na qual foi adaptada uma escola de dana. Na fachada da casa, no existem letreiros ou grandes pinturas anunciando a escola vemos apenas uma pequena faixa com o nome. Ela se caracteriza como Espao Cultural. Alm das aulas de dana, promove eventos como festas tpicas. Localizao: Se localiza num bairro de um sub-distrito de Campinas. Apesar de ser um pouco distante do centro do sub-distrito, bem localizada por estar ao lado da moradia estudantil da Unicamp, por onde passa diversas linhas de nibus, inclusive o circular interno da Universidade Estadual de Campinas.

a) Quanto infra-estrutura da casa Sala de Aula: A escola dispe de 1 sala de aula principal e duas salas de aula menores. Todas as salas se caracterizam por serem muito limpas, bem conservadas, muito bem iluminadas e ventiladas. Todas as salas dispe de espelhos e outros materiais para dinamizar as aulas.

Piso: Duas das salas (a principal e uma das salas menores que direcionada s aulas particulares) possuem pisos de assoalho de madeira bem conservados. A outra sala menor possui piso de revestimento cermico. Entretanto, quando perguntei para o responsvel porque somente naquela sala no havia assoalho de madeira ele me respondeu dizendo que a inteno era realizar, mais para frente, aulas de outras modalidades como a dana do ventre, ioga, entre outras.

Som: As aparelhagens de som das salas so bem conservadas e as caixas de som esto bem dispostas pelo espao. A acstica tima.

90 Limpeza: A escola tambm se caracteriza por no ser muito grande e todos os espaos apresentaram-se muito limpos. A estrutura funcional de limpeza tambm boa sempre que algum local sujo, em seguida ele limpo.

Vestirios: No encontramos armrios nos banheiros. Eles so comuns no existe diviso por gneros. Dentro dos banheiros existe um local com ducha aquecida. Eles se caracterizaram por serem muito limpos, cheirosos e agradveis.

Estacionamento: A escola dispe de estacionamento prprio, caracterizado como uma garagem, porm com poucas vagas. Entretanto, o nmero de vagas no pareceu grande problema uma vez que dificilmente acontece mais que uma aula por vez e so poucos casais que freqentam as aulas simultaneamente. Parte das vagas fica em locais cobertos e parte em local aberto, porm, todas elas se situam dentro do espao da casa.

Sala de recepo: Logo que chegamos, nos deparamos com uma sala de espera muito agradvel com sofs confortveis, gua fresca, balinhas e artigos especficos de dana para vender. Nesta sala, tambm, encontramos uma recepcionista. uma sala bem iluminada, bem conservada e com tima ventilao. b) Quanto aos profissionais Quanto aos profissionais da escola, todos eles, seno a maioria tem graduao ou especializao em algum ritmo especfico. Todos, tambm, alm dessa formao prvia participam de cursos de capacitao, reciclagem ou atualizao regularmente, entretanto o mesmo no pago ou facilitado pela escola. O contrato informal somente verbal. Sobre a presena de estagirios, o responsvel conta que eles existem, porm ressalta que a escola prefere que as aulas aconteam em nmeros menores para que se mantenha e/ ou aumente a qualidade da aula, para que os professores presentes na aula possam sempre atender da melhor maneira os alunos.

A pontuao alcanada foi de: 7,63, sendo classificada como escola de dana de salo 4 Sapatilhas Superior.

You might also like