You are on page 1of 4

ADMINISTRAO PBLICA BRASILEIRA

3. Hierarquia. Poder Hierrquico e suas Manifestaes Carta de Servios ao Cidado. Decreto n 6.932/2009
Pelo poder hierrquico, a Administrao Pblica distribui e escalona as funes dos seus rgos, definindo, na forma da lei, os limites da competncia de cada um dos agentes. Ordena, coordena, controla e corrige as atividades administrativas. Do exerccio deste poder que decorrem as prerrogativas do agente superior ao seu subordinado de dar ordens, fiscalizar, rever, delegar e avocar. As determinaes superiores devem ser fielmente cumpridas, a menos que sejam manifestadamente ilegais. DESDOBRAMENTOS DO PODER HIERRQUICO Reviso Hierrquica: O Agente superior pode, de ofcio ou provocado por qualquer interessado, apreciar todo o ato e seus aspectos emanados por seu subordinado, podendo mant-lo ou mesmo reform-lo. Porm, h limites, no pode ser efetivada quando o ato j se tornou definitivo no mbito administrativo (coisa julgada administrativa) ou quando gerou direito adquirido a terceiros, tratando-se de revogao de ato discricionrio. DELEGAO a possibilidade de o agente superior atribuir, em carter temporrio e revogvel, o exerccio de algumas de suas prerrogativas, no admitindo a delegao para demais Poderes constitudos, salvo previso constitucional.

Atos que no podem ser delegados:

I- A edio de atos de carter normativo II- Deciso de recursos administrativos III- Matria de competncia exclusiva do rgo ou entidade

AVOCAO Poder que o agente superior detm para o exerccio de competncia de atribuies originrias de seus subalternos. SUBORDINAO Numa mesma pessoa jurdica, estabelecida dentro de rgos de uma mesma entidade, verticalmente estruturados. No se confunde com vinculao: pois nesta a relao existente entre duas pessoas jurdicas distintas.

4. Poderes do Estado
O art. 1 da Constituio Federal estabelece que a Repblica Federativa do Brasil compe-se de Estado democrtico de direito. A Constituio brasileira de 1988 estabeleceu o sistema presidencialista de governo para o pas. PODER EXECUTIVO exercido pelo Presidente da Repblica com o auxlio de Ministros de Estado. Suas principais funes so: Chefiar o Estado, representando a nao; praticar atos de chefia de Governo e de Administrao. O Presidente da Repblica tem como atribuies sancionar, promulgar e fazer publicar as Leis, iniciar o processo legislativo quando se tratar da criao de cargos, funes ou empregos pblicos na administrao direta ou autrquica, ou aumento de sua remunerao, dispor sobre a organizao e funcionamento da administrao federal e vetar projetos de Lei, total ou parcialmente. Com o objetivo de assegurar o equilbrio entre os Poderes, o artigo 85 da Constituio estabelece que so crimes de responsabilidade os atos do Presidente da Repblica que atentem contra o livre exerccio do Poder Legislativo, do Poder Judicirio, do Ministrio Pblico e dos Poderes constitucionais das unidades da Federao. PODER LEGISLATIVO Cabe a elaborao de leis e fiscalizao dos atos dos Poderes Executivo e Judicirio, sendo que as leis no devem atender interesses individuais. No parlamento existe uma grande diversidade de representantes da sociedade, o que deveria torn-lo uma sntese desta.

Atualmente o Poder Legislativo no Brasil exercido pelo Congresso Nacional, composto por Cmara de Deputados e Senado Federal. A Cmara composta por 513 deputados eleitos por quatro anos, de acordo com a populao de cada Estado, enquanto que o Senado composto por 81 Senadores, eleitos por oito anos, a partir de sistema majoritrio (3 para cada Estado). A organizao do Legislativo em duas casas chamada bicameral e serve para que uma casa aperfeioe o trabalho da outra. PODER JUDICIRIO Ao poder Judicirio cabe julgar conflitos que surgem frente as Leis elaboradas pelo Legislativo. So rgos do Poder Judicirio o Supremo Tribunal Federal, o Superior Tribunal de Justia, os Tribunais Regionais Federais e Juzes Federais, os Tribunais e Juzes do Trabalho, os Tribunais e Juzes Eleitorais, os Tribunais e Juzes Militares e os Tribunais e Juzes dos Estados e do Distrito Federal.

5. Formao e Organizao da Administrao Pblica Brasileira. Concentrao. Desconcentrao e Descentralizao.


Administrao Direta Federal: UNIO Administrao Indireta Federal: FUNDAES AUTARQUIAS SOCIEDADES DE ECONOMIA MISTA EMPRESAS PBLICAS

PRINCIPAIS CARACTERISTICAS DA ADMINISTRAO PUBLICA INDIRETA

A entidade Poltica surge da descentralizao Poltica A entidade Administrativa surge da descentralizao Administrativa

8. Anlise Crtica aos Modelos de Gesto Pblica: patrimonialista, burocrtico e gerencial.


TIPOS PUROS DE DOMINAO Dominao Tradicional: o critrio para a aceitao da dominao a tradio, ou seja, os valores e crenas que se perpetuam ao longo de geraes. Existe legitimidade porque as coisas sempre foram assim. O Rei governa o Estado porque seu pai era rei, assim como seu av, seu bisav, etc. Dominao Carismtica: a legitimidade tem origem no carisma do lder. As pessoas aceitam suas ordens e so leais ao senhor porque ele possui uma qualidade extraordinria. Dominao racional-legal: tem sua legitimidade na lei, o estatuto criado com base na razo. Obedece-se s regras e no pessoa. Segundo Weber, obedece-se ordem impessoal, objetiva e legalmente estatuda e aos superiores por ela determinados, em virtude da legalidade formal de suas disposies e dentro do mbito de vigncia destas. A burocracia moderna, para Weber, a forma de organizao do Estado prpria dos regimes em que predomina a dominao racional-legal.

ACCOUNTABILITY: Transparncia (Prestao de Contas) e foco nos resultados

You might also like