You are on page 1of 114

Parte III Projeto de Lei Disciplina e Ordena o Parcelamento, Uso e Ocupao do Solo do Municpio de So Paulo.

SUMRIO
PARTE III - DISCIPLINA E ORDENA O PARCELAMENTO, USO E OCUPAO DO SOLO LUOS. TTULO I - DOS OBJETIVOS, CONCEITUAO, ESTRATGIAS DE CONTROLE. Captulo I - Dos Objetivos Captulo II - Da Conceituao Captulo III - Das Estratgias de Controle TTULO II - DAS ZONAS E DA DISCIPLINA DO USO E DA OCUPAO DO SOLO Captulo I - Das zonas Seo I - Das Macrozonas e das Zonas Especiais Seo II - Das Macrozonas Subseo I - Da Macrozona de Proteo Ambiental. Subseo II - Da Macrozona de Estruturao e Qualificao Urbana Seo III - Das Zonas Especiais Subseo I Da Zona Especial de Produo Agrcola e de Extrao Mineral - ZEPAG Subseo II Das Zonas Especiais de Preservao Ambiental - ZEPAM Subseo III Das Zonas Especiais de Preservao Cultural - ZEPEC Subseo IV Das Zonas Especiais de Interesse Social - ZEIS Subseo V Das Zonas de Ocupao Especial - ZOE Captulo II - Das categorias de via e do uso do solo nas Zonas Mistas Captulo III - Dos usos e atividade Seo I - Das categorias de uso Subseo I - Da Categoria de Uso Residencial - R Subseo II - Da categoria de Uso No Residencial - nR Subseo III - Dos usos industriais Captulo IV - Da construo de edificaes e da instalao dos usos Seo I - Dos parmetros gerais Seo II - Dos parmetros de incomodidade e das condies de instalao Seo III - Da segurana da via e da fluidez do trfego Seo IV - Das caractersticas de aproveitamento, ocupao e dimensionamento dos lotes Captulo V Da outorga onerosa do direito de construir e dos estoques Ttulo III - Do Parcelamento do Solo Captulo I Dos Procedimentos Gerais Captulo II Dos Requisitos Urbansticos Seo I Da Destinao de reas Pblicas Seo II Dos Condicionantes do Parcelamento

Parte III Projeto de Lei Disciplina e Ordena o Parcelamento, Uso e Ocupao do Solo do Municpio de So Paulo. Seo III Dos Tipos de Loteamentos Capitulo III Das Diretrizes de Parcelamento do solo Seo I Do Projeto de Loteamento Seo II Da Aprovao e Execuo Seo III Das Alteraes de Projeto ou de Execuo do Loteamento Captulo IV Do Desmembramento Seo I Das Diretrizes Seo II Do Projeto Captulo V Do Desdobro Seo I Dos Documentos Captulo VI Dos Procedimentos Administrativos e das Competncias Ttulo IV Da Licena de Funcionamento, das Regularidades, das Conformidades, dos Procedimentos Fiscais e das Multas Captulo I Da Licena de Funcionamento Captulo II - Das Regularidades e das Irregularidades Captulo III - Das conformidades e das desconformidades Captulo IV - Dos Procedimentos Fiscais e das Multas Seo I - Dos usos irregulares Seo II - Dos imveis enquadrados como ZEPEC Seo III - Das Multas Ttulo V - Das Disposies Especiais Captulo Captulo Captulo Capitulo Captulo Captulo Captulo Captulo Captulo I Dos Estabelecimentos de Ensino II Dos Hotis III Dos Cinemas e Teatros IV Dos Cemitrios V Dos Cemitrios de Animais VI Dos Postos de Abastecimento e lavagem de veculos VII Da Poluio Sonora VIII Das Casas de Diverses Eletrnicas IX Das Reformas e Reconstrues na rea Central

Ttulo VI - Das Disposies Transitrias Ttulo VII - Das Disposies Gerais Ttulo VIII - Dos Anexos da Parte III

Parte III Projeto de Lei Disciplina e Ordena o Parcelamento, Uso e Ocupao do Solo do Municpio de So Paulo. TTULO I - DOS OBJETIVOS, CONCEITUAO, ESTRATGIAS DE CONTROLE Captulo I - Dos Objetivos Art. 316. A disciplina do uso e ocupao do solo, das atividades de urbanizao e do parcelamento do solo no territrio do Municpio de So Paulo, tem em vista: I. assegurar localizao adequada para as diferentes funes e atividades urbanas, segundo critrios urbansticos definidos em funo: a) da manuteno e recuperao da qualidade ambiental; b) da preservao e da garantia da fluidez e segurana do sistema virio estrutural; c) do nvel de incomodidade de certos usos sobre os demais e dos conflitos gerados na convivncia com o uso residencial; d) da intensidade dos usos, da capacidade de suporte da infra-estrutura e do porte das edificaes; II. assegurar forma de ocupao urbana compatvel com as caractersticas ambientais em cada parcela do territrio; III. proporcionar distribuio mais equilibrada das atividades econmicas a fim de: a) reduzir o tempo de circulao; b) dar melhor atendimento s necessidades da populao; c) proporcionar oferta de empregos prximos moradia; d) preservar e melhorar a qualidade de vida urbana para toda a populao; e) estimular e orientar o desenvolvimento urbano; f) assegurar a fluidez e o desempenho do sistema de circulao, principalmente do transporte coletivo; IV. determinar e disciplinar, nos empreendimentos de impacto, as condies que tornem aceitvel sua implantao segundo as caractersticas da vizinhana; V. incumbir s Subprefeituras a aplicao e fiscalizao das normas urbansticas de interesse local dentro da rea de sua jurisdio; VI. eliminar os obstculos coexistncia de usos no mesmo lote ou edificao; VII. assegurar o retorno coletividade da valorizao de imveis, decorrente de investimentos pblicos e de qualquer alterao na Legislao de Parcelamento, Uso e Ocupao do Solo. Pargrafo nico. Compreende-se por atividade de urbanizao para os fins desta lei: I. a produo de lotes para fins urbanos; II. a implantao de equipamentos urbanos e comunitrios, inclusive infraestrutura; III. a construo destinada para fins urbanos; IV. o uso do lote urbano mesmo que sem edificao; V. a transformao do espao rural em urbano. Captulo II - Da Conceituao Art. 317. O controle de uso e ocupao do solo ser feito por meio dos seguintes critrios: I. disciplina de usos por pores do territrio definidas como:

Parte III Projeto de Lei Disciplina e Ordena o Parcelamento, Uso e Ocupao do Solo do Municpio de So Paulo.

a) macrozonas; b) zonas de uso; c) zonas especiais; II. disciplina da densidade de construo, inclusive da densidade mxima III. IV. V. VI. VII. VIII.
passvel de ser atingida mediante outorga onerosa ou transferncia do direito de construir por pores do territrio; funo e caractersticas fsicas das vias que do acesso ao imvel; implantao da edificao no lote; parmetros de incomodidade por zona de uso e na ZM por categorias de vias; condies de instalao dos grupos de atividades segundo zonas de uso e na ZM por categorias de vias; caractersticas fsicas e ambientais do imvel, tais como localizao, declividade, permeabilidade, cobertura vegetal, suscetibilidade a processos erosivos, riscos de deslizamento, etc; disciplina dos instrumentos urbansticos nas reas de Interveno Urbana AIUs.

Captulo III - Das Estratgias de Controle Art. 318. Para a disciplina do parcelamento, do uso e da ocupao do solo esta lei recorre s seguintes estratgias, sem prejuzo de outras estabelecidas em legislao pertinente:

I. controle do parcelamento do solo nos aspectos referentes ao uso e ocupao


do solo, tais como rea e frente mnimas dos lotes e largura mnima de vias;

II. controle da interferncia mtua do uso do solo e da circulao viria


mediante definio de categorias de uso e de parmetros de incomodidade compatveis com cada categoria de via e com o Plano Municipal de Circulao Viria e de Transportes; controle da implantao de empreendimentos de significativo impacto no ambiente e na vizinhana, pela exigncia de medidas corretivas ou compensatrias dos efeitos no desejados; controle da preservao da cobertura vegetal significativa, tais como matas ciliares e de encosta, bem como da ocupao das reas junto s cabeceiras dos rios, do cinturo mendrico das vrzeas e das reas destinadas conteno ou escoamento de guas pluviais; controle do uso e ocupao do solo referente aos aspectos: a) das densidades construtivas; b) da volumetria e do gabarito de altura mxima das edificaes; c) da relao entre espaos pblicos e privados; d) de movimentos de terra; e) de uso do subsolo; f) da circulao viria, de plos geradores de trfego e de estacionamentos; g) da permeabilidade do solo; h) dos usos e atividades incmodos.

III. IV.

V.

Pargrafo nico. Para o cumprimento dos controles estabelecidos no "caput"

Parte III Projeto de Lei Disciplina e Ordena o Parcelamento, Uso e Ocupao do Solo do Municpio de So Paulo. deste artigo, dever ser verificada nos projetos e na execuo e concluso das obras, a observncia:

I. II. III. IV. V. VI. VII. VIII. IX. X. XI. XII.

dos coeficientes de aproveitamento definidos pelo PDE e PREs; das cotas mnimas de terreno por unidade construda; dos recuos mnimos das edificaes s divisas do terreno; do gabarito de altura mxima das edificaes; das relaes entre altura das edificaes e largura das vias pblicas; das propores mnimas de reas pblicas exigidas por lei; do nvel mximo do pavimento designado como trreo, em relao ao perfil do terreno e declividade da via; das diretrizes, expedidas pela Municipalidade, relativas aos dispositivos de acesso, circulao e acomodao de veculos; do atendimento ao nmero mnimo de vagas para estacionamento de veculos no interior dos imveis; do atendimento taxa de permeabilidade; dos parmetros de declividade e da no utilizao de reas com risco de escorregamento ou gerao de processos erosivos; da compatibilidade entre o uso pretendido e os permitidos na zona de uso e, quando couber, na via de acesso ao imvel, segundo suas dimenses e categoria.

TTULO II - DAS ZONAS E DA DISCIPLINA DO USO E DA OCUPAO DO SOLO Captulo I - Das zonas Seo I - Das Macrozonas e das Zonas Especiais Art. 319. O territrio do Municpio dividido em duas Macrozonas complementares, a Macrozona de Proteo Ambiental e a Macrozona de Estruturao e Qualificao Urbana, delimitadas no Quadro 04 anexos da Parte I e Parte II desta lei:

I. Macrozona de Proteo Ambiental a poro do territrio do Municpio onde


a instalao do uso residencial e o desenvolvimento de qualquer atividade urbana subordina-se necessidade de preservar, conservar ou recuperar o ambiente natural, garantindo a qualidade ambiental da cidade;

II. Macrozona de Estruturao e Qualificao Urbana a poro do territrio do


Municpio onde a instalao do uso residencial e o desenvolvimento da atividade urbana subordina-se s exigncias dos Elementos Estruturadores definidos no Plano Diretor Estratgico - PDE Parte I e s disposies dos Planos Regionais Estratgicos das Subprefeituras PRE constantes dos Livros I a XXXI da Parte II desta lei. 1 - Na Macrozona de Proteo Ambiental os ncleos urbanizados, as edificaes, os usos, a intensidade de usos e a regularizao de assentamentos, subordinar-seo necessidade de manter ou restaurar a qualidade do ambiente natural, garantir a manuteno dos servios ambientais e respeitar a fragilidade dos seus

Parte III Projeto de Lei Disciplina e Ordena o Parcelamento, Uso e Ocupao do Solo do Municpio de So Paulo. terrenos. 2 - Na Macrozona de Estruturao e Qualificao Urbana, as edificaes, usos e intensidade de usos subordinar-se-o s exigncias dos Elementos Estruturadores definidos no PDE, s caractersticas especficas das zonas de uso, funo e s caractersticas fsicas das vias e s disposies constantes dos Livros I a XXXI dos PRE anexos da Parte II desta lei. Art. 320. As Zonas Especiais - ZE so pores do territrio com diferentes caractersticas ou com destinao especfica e normas prprias de uso e ocupao do solo e edilcias, situadas em qualquer Macrozona do Municpio, nos termos do PDE, compreendendo: I. Zona Especial de Produo Agrcola e de Extrao Mineral ZEPAG; II. Zona Especial de Proteo e Recuperao Ambiental - ZEPAM; III. Zona Especial de Preservao Cultural - ZEPEC; IV. Zona Especial de Interesse Social - ZEIS; V. Zona de Ocupao Especial ZOE. Pargrafo nico. Lei especfica poder estabelecer outras normas de uso e ocupao do solo, assim como definir outros incentivos, para estimular a permanncia de atividades e a preservao compatvel com as caractersticas das diferentes Zonas Especiais - ZE.

Seo II - Das Macrozonas Subseo I - Da Macrozona de Proteo Ambiental Art. 321. A Macrozona de Proteo Ambiental, em conformidade com seus diferentes graus de proteo ambiental, bem como para a aplicao dos instrumentos ambientais, urbansticos e jurdicos estabelecidos no Plano Diretor Estratgico PDE Parte I e nos Planos Regionais Estratgicos das Subprefeituras PRE anexos Parte II desta lei, inclui as reas de Proteo e Recuperao dos Mananciais, conforme dispe a legislao estadual. Pargrafo nico: - Nas reas de Proteo e Recuperao dos Mananciais aplicamse diretrizes de uso e ocupao do solo para cada bacia hidrogrfica, em conformidade com a legislao estadual e com as diretrizes estabelecidas no PDE Parte I desta lei. Art. 322. Para a disciplina do uso e ocupao do solo, a Macrozona de Proteo Ambiental, subdivide-se nas seguintes zonas de uso: I. zona especfica de preservao ZEP: pores do territrio destinadas reservas florestais, parques estaduais, parques naturais municipais, reservas biolgicas e outras Unidades de Conservao de uso indireto referidas no Sistema Nacional de Unidade de Conservao SNUC como de proteo integral que tenham por objetivo bsico a proteo e a preservao da natureza e dos servios ambientais prestados e permitam atividades temporrias voltadas pesquisa, ao ecoturismo e educao ambiental, de densidades demogrfica e construtiva baixas, compatveis com a zona rural; com coeficiente de

Parte III Projeto de Lei Disciplina e Ordena o Parcelamento, Uso e Ocupao do Solo do Municpio de So Paulo. aproveitamento mnimo, bsico e mximo estabelecidos em legislao estadual e municipal prpria, compatveis com a zona rural; II. zona de proteo e desenvolvimento sustentvel - ZPDS: pores do territrio destinadas conservao da natureza e implantao de atividades econmicas compatveis com a proteo dos ecossistemas locais, de densidades demogrfica e construtiva baixas, compatveis com a zona rural, com cota parte de terreno igual a rea do lote por habitao; com coeficiente de aproveitamento mnimo no definido dado que nesta zona no se aplica a utilizao compulsria, com coeficiente de aproveitamento bsico e mximo iguais a 0,15; III. zona mista de proteo ambiental - ZMp: pores do territrio destinadas implantao de usos urbanos, de baixa densidade de construo, com coeficiente de aproveitamento mnimo igual a 0,05, coeficiente de aproveitamento bsico e mximo iguais a 1,0; IV. zona exclusivamente residencial de proteo ambiental - ZERp: pores do territrio destinadas exclusivamente ao uso residencial, de densidades demogrfica e construtiva baixas; com coeficiente de aproveitamento mnimo igual a 0,05, coeficiente de aproveitamento bsico e mximo iguais a 1,0; V. zona de lazer e turismo - ZLT: pores do territrio destinadas aos usos de lazer, turismo e atividades correlatas, vinculados preservao da natureza, de densidades demogrfica e construtiva baixas; coeficiente de aproveitamento mnimo igual a 0,05, coeficiente de aproveitamento bsico e mximos variveis de 0,20 a 0,50; VI. zona centralidade polar de proteo ambiental - ZCPp: a poro do territrio da Macrozona de Proteo Ambiental destinada localizao de atividades tpicas de centros regionais, caracterizada pela coexistncia entre os usos no residenciais e a habitao, porm com predominncia de usos no residenciais compatveis e tolerveis, com coeficiente de aproveitamento mnimo igual a 0,05, coeficiente de aproveitamento bsico e mximo iguais a 1,0; VII. zona centralidade linear de proteo ambiental - ZCLp: lotes ou glebas com frente para trechos de via destinados localizao de atividades tpicas de centros regionais, caracterizados pela coexistncia entre os usos no residenciais e a habitao, porm com predominncia de usos no residenciais compatveis e tolerveis, com coeficiente de aproveitamento mnimo igual a 0,05, coeficiente de aproveitamento bsico e mximo iguais a 1,0. Pargrafo nico. Aos lotes ou glebas enquadrados na ZCLp aplicam-se as seguintes disposies: I. considera-se como integrante da ZCLp a parte do lote ou gleba contida na faixa de 40m (quarenta metros) medidos a partir do alinhamento do trecho da via; II. somente ser permitido o remembramento entre os lotes ou glebas enquadrados na ZCLp, quando lindeiro a ZERp, devendo a parte do lote ou gleba que exceder a faixa estabelecida para a ZCLp ser considerada non aedificandi, podendo ser considerada para o clculo do coeficiente de aproveitamento, mas no para o clculo da taxa de ocupao; III. a parte do lote ou gleba que exceder a faixa estabelecida para a

Parte III Projeto de Lei Disciplina e Ordena o Parcelamento, Uso e Ocupao do Solo do Municpio de So Paulo. ZCLp poder ser desdobrada em outro lote, desde que tenha frente para outra via oficial, e atenda as caractersticas de dimensionamento, ocupao e aproveitamento dos lotes da zona de uso lindeira, estabelecidos no Quadro 04 dos Planos Regionais Estratgicos das Subprefeituras; IV. no se aplicam as disposies do inciso II deste pargrafo s subcategorias de uso R1 e R2h, quando estas forem permitidas na zona de uso lindeira. Art. 323. Constituem reas rurais do municpio aquelas que se destinam ao desenvolvimento de atividades vinculadas produo agrcola, silvicultura, pecuria, extrao mineral, agroindustrial, e atividades definidas pelo Plano de Manejo para as unidades de conservao visando ao uso sustentvel, preservao e contemplao do meio ambiente, delimitadas no territrio como ZEPAG, ZPDS, ZEP e ZEPAM-P contidas na macrozona de proteo ambiental. Art. 324. Ao cessar a atividade rural nas propriedades cadastradas pelo Instituto Nacional de Colonizao e Reforma Agrria - INCRA, ou por outro rgo que vier a suced-lo, as mesmas ficaro sujeitas aplicao dos instrumentos do Estatuto da Cidade, bem como incidncia do Imposto Predial e Territorial Urbano - IPTU, nos termos da lei. Art. 325. Nas zonas de desenvolvimento sustentvel - ZPDS so permitidos os usos residenciais constantes do artigo 392 desta lei e os usos no residenciais ambientalmente compatveis com o desenvolvimento sustentvel nR4 dos grupos de atividades: pesquisa e educao ambiental, manejo sustentvel, produo sustentvel, eco turismo e institucional, os usos no residenciais tolerveis -nR2 e os usos no residenciais especiais ou incmodos - nR3 constantes do Quadro n 02k-1, anexo da Parte III desta Lei. Pargrafo nico: Nas ZPDS as caractersticas de aproveitamento, dimensionamento e ocupao dos lotes so aquelas estabelecidas nos Quadros n 04 dos Livros I a XXXI anexos Parte II desta lei. Art. 326. Na ZPDS a atividade pesquisa de lavra de gua mineral permitida, e os parmetros urbansticos sero estabelecidos, caso a caso, pela Cmara Tcnica de Legislao Urbanstica CTLU. Art. 327. Nas zonas especficas de preservao ZEP so permitidos o uso residencial R1 e zeladoria constante do artigo 392 desta lei, e os usos no residenciais ambientalmente compatveis com o desenvolvimento sustentvel nR4 dos definidos no artigo 405 desta lei, integrantes dos grupos de atividades: pesquisa e educao ambiental, ecoturismo e outras relacionadas no Plano de Manejo da respectiva Unidade de Conservao, constantes no Quadro 02m-1 anexo Parte III desta lei. 1. Nas ZEP as caractersticas de aproveitamento, dimensionamento e ocupao dos lotes so aquelas estabelecidas nos Quadros n 04 dos Livros I a XXXI anexos Parte II desta lei.

Parte III Projeto de Lei Disciplina e Ordena o Parcelamento, Uso e Ocupao do Solo do Municpio de So Paulo. 2. Enquadram-se na ZEP: I. Parque Estadual da Serra do Mar; II. Parque Estadual da Cantareira; III. Parque Natural Municipal do Carmo. Art. 328. Na Macrozona de Proteo Ambiental no permitido ultrapassar o potencial construtivo bsico, no se aplicando para os imveis contidos na mesma a outorga onerosa, ou a recepo de potencial construtivo virtual. Art. 329. Nas zonas de lazer e turismo - ZLT so permitidos os usos residenciais constantes do artigo 392 desta lei, e os usos no residenciais ambientalmente compatveis com o desenvolvimento sustentvel nR4, usos no residenciais compatveis nR1, e os usos no residenciais tolerveis nR2 constantes do Quadro n 02l-1, anexo da Parte III desta lei. Pargrafo nico: Nas ZLT as caractersticas de aproveitamento, dimensionamento e ocupao dos lotes so aquelas estabelecidas nos Quadros n 04 dos Livros I a XXXI anexos Parte II desta lei. Art. 330. Nas zonas exclusivamente residenciais de proteo ambiental ZERp so permitidos apenas a subcategoria de uso residencial R1 e o conjunto residencial vila.

Subseo II - Da Macrozona de Estruturao e Qualificao Urbana Art. 331. Para fins de uso e ocupao do solo, a Macrozona de Estruturao e Qualificao Urbana, fica subdividida nas seguintes zonas de uso: I. zonas exclusivamente residenciais - ZER: pores do territrio destinadas exclusivamente ao uso residencial, classificadas como: a) ZER-1: zona exclusivamente residencial de densidade demogrfica baixa, com cota parte de terreno igual a 250 m/habitao, com coeficiente de aproveitamento mnimo igual a 0,05, bsico e mximo iguais a 1,0, e gabarito mximo de at 10 metros; b) ZER-2: zona exclusivamente residencial de densidade demogrfica mdia, com cota parte de terreno igual a 125 m/habitao, com coeficiente de aproveitamento mnimo igual a 0,05, bsico e mximo iguais a 1,0, e gabarito mximo de at 10 metros; c) ZER-3: zona exclusivamente residencial de densidade demogrfica alta, com cota parte de terreno igual a 80 m/habitao, com coeficiente de aproveitamento mnimo igual a 0,05, bsico e mximo iguais a 1,0, e gabarito mximo de at 15 metros;

II. zonas predominantemente industriais - ZPI: pores do territrio


destinadas implantao de usos diversificados onde a preferncia dada aos usos industriais incmodos e s atividades no residenciais incmodas, com coeficiente de aproveitamento mnimo igual a 0,10, bsico igual a 1,0 e mximo igual a 1,5;

Parte III Projeto de Lei Disciplina e Ordena o Parcelamento, Uso e Ocupao do Solo do Municpio de So Paulo.

III. zonas mistas - ZM: pores do territrio da Macrozona de Estruturao e


Qualificao Urbana, destinadas implantao de usos residenciais e no residenciais, inclusive no mesmo lote ou edificao, segundo critrios gerais de compatibilidade de incmodo e qualidade ambiental, que tm como referncia o uso residencial, classificadas como: a) ZM -1: zonas mistas de densidades demogrfica e construtiva baixas, com coeficientes de aproveitamento mnimo igual a 0,20, bsico e mximo iguais a 1,0; b) ZM - 2: zonas mistas de densidades demogrfica e construtiva mdias, com coeficiente de aproveitamento mnimo igual a 0,20, bsico igual a 1,0 e mximo at 2,0; c) ZM - 3a: zona mista de densidades demogrfica e construtiva altas, com coeficiente de aproveitamento mnimo igual a 0,20, bsico igual a 1,0 e mximo at 2,5; d) ZM - 3b: zona mista de densidades demogrfica e construtiva altas, com coeficiente de aproveitamento mnimo igual a 0,20, bsico igual a 2,0 e mximo at 4,0;

IV. zonas centralidade polar - ZCP: as pores do territrio da zona mista


destinadas localizao de atividades tpicas de reas centrais ou de subcentros regionais, caracterizadas pela coexistncia entre os usos no residenciais e a habitao, porm com predominncia de usos no residenciais, classificadas como: a) ZCPa: zona centralidade polar com coeficiente de aproveitamento mnimo igual a 0,20, bsico igual a 1,0 e mximo at 2,5; b) ZCPb: zona centralidade polar com coeficiente de aproveitamento mnimo igual a 0,20, bsico igual a 2,0 e mximo at 4,0;

V. zonas centralidade linear - ZCL: lotes com frente para trechos de vias,
excludas as ZER, destinados localizao de atividades tpicas de reas centrais ou de subcentros regionais, caracterizados pela coexistncia entre os usos no residenciais e a habitao, porm com predominncia de usos no residenciais, classificadas como: a) ZCLa: zona centralidade linear com coeficiente de aproveitamento mnimo igual a 0,20, bsico igual a 1,0 e mximo at 2,5; b) ZCLb: zona centralidade linear com coeficiente de aproveitamento mnimo igual a 0,20, bsico igual a 2,0 e mximo at 4,0;

VI. zonas centralidade linear lindeira ou interna a ZER -ZCLz: lotes com
frente para trechos de via, internos ou lindeiros s zonas exclusivamente residenciais - ZER 1, 2 e 3 destinados localizao de algumas atividades no residenciais no incmodas de baixa densidade, com coeficiente de aproveitamento mnimo igual a 0,05, bsico e mximo iguais a 1,0, podendo ser: a) zona centralidade linear I - ZCLz-I: o trecho de via destinado localizao das atividades de comrcio e servios de baixa densidade listadas no Quadro n 05a, anexo Parte III desta lei; b) zona centralidade linear II - ZCLz-II: o trecho de via destinado localizao das atividades de servios de baixa densidade listadas no Quadro n 05b, anexo Parte III desta lei; c) zona centralidade linear III - ZCLz-III: o trecho de via destinado

10

Parte III Projeto de Lei Disciplina e Ordena o Parcelamento, Uso e Ocupao do Solo do Municpio de So Paulo. localizao das atividades de servios e comrcio de baixa densidade listadas no Quadro n 02c-1, anexo Parte III desta lei; 1 - Ficam enquadradas nas zonas: ZCLz - I, ZCLz II e ZCLz III, os lotes com frente para trechos de via, contidos em faixas de 40m (quarenta metros) lindeiros a ZER medidos a partir do alinhamento dos trechos de via descritos nos Livros I a XXXI dos Planos Regionais Estratgicos das Subprefeituras anexos da Parte II desta lei, sobre os quais aplicam-se as seguintes disposies:

I. no permitido o remembramento dos lotes integrantes e localizados nas


ZCLz-I, ZCLz-II e ZCLz III com os lotes localizados nas ZER; II. a parte do lote que exceder a faixa estabelecida para a ZCLz-I, ZCLz-II e ZCLz-III ser considerada non aedificandi, podendo ser considerada para o clculo do coeficiente de aproveitamento, mas no para o clculo da taxa de ocupao; III. a parte do lote que exceder a faixa estabelecida para a ZCLz-I, ZCLz-II, ZCLz-III poder ser desdobrada em outro lote, desde que tenha frente para outra via oficial, e atenda as caractersticas de dimensionamento, ocupao e aproveitamento dos lotes da zona de uso lindeira, estabelecidos no Quadro 04 dos Planos Regionais Estratgicos das Subprefeituras. 2 - Ficam enquadrados nas zonas ZCLa e ZCLb os lotes com frente para trechos de via, contidos em faixas de 40m (quarenta metros) e 50m (cinqenta metros), respectivamente, medidos a partir do alinhamento dos trechos de vias descritos nos Livros I a XXXI dos Planos Regionais Estratgicos das Subprefeituras anexos da Parte II desta lei, sobre os quais aplicam-se as seguintes disposies: I. no permitido o remembramento dos lotes integrantes e localizados nas ZCLa e ZCLb com os lotes localizados nas ZER, devendo ser considerada non aedificandi a parte do lote que exceder a faixa estabelecida para a ZCLa e ZCLb, podendo ser considerada para o clculo do coeficiente de aproveitamento, mas no para o clculo da taxa de ocupao; II. a parte do lote que exceder a faixa estabelecida para a ZCLa e ZCLb poder ser desdobrada em outro lote, desde que tenha acesso para outra via oficial, e atenda as caractersticas de dimensionamento, ocupao e aproveitamento dos lotes da zona exclusivamente residencial - ZER lindeira, estabelecidos no Quadro 04 dos anexos I a XXXI dos livros dos Planos Regionais Estratgicos das Subprefeituras constantes da Parte II desta lei. 3 - Nos lotes enquadrados como ZCLa e ZCLb aplicam-se as seguintes disposies: remembramento de lotes integrantes das zonas centralidades ZCL (ZCLa e ZCLb) com os lotes pertencentes zona de uso lindeira, desde que o uso a ser instalado seja permitido nesta zona de uso; II. ser adotado para cada lote as caractersticas de dimensionamento, ocupao e aproveitamento de cada zona de uso, devendo os parmetros de incomodidade ser os da zona de uso para a via onde se dar o acesso principal;

I. permite

11

Parte III Projeto de Lei Disciplina e Ordena o Parcelamento, Uso e Ocupao do Solo do Municpio de So Paulo. III. poder ser utilizado o coeficiente de aproveitamento mximo resultante das parcelas do lote contida em cada zona de uso para a implantao da edificao em qualquer parcela do lote, desde que sejam atendidos os parmetros de incomodidade e as condies de instalao da zona de uso para a via onde se dar o acesso principal. 4 - As zonas de uso que integram a Macrozona de Estruturao e Qualificao Urbana, mencionadas neste artigo, esto descritas nos Livros I a XXXI dos Planos Regionais Estratgicos, anexos da Parte II desta lei.

Seo III - Das Zonas Especiais Subseo I - Das Zonas Especiais de Produo Agrcola e de Extrao Mineral ZEPAG Art. 332. As zonas especiais de produo agrcola e de extrao mineral ZEPAG so pores do territrio municipal, onde h interesse pblico em manter e promover atividades agrcolas e de extrao mineral, com cota parte de terreno igual a rea do lote por habitao; com coeficiente de aproveitamento mnimo no definido dado que nesta zona no se aplica a utilizao compulsria, com coeficiente de aproveitamento bsico e mximo iguais a 0,20, 1 - Nas ZEPAG as caractersticas de aproveitamento, dimensionamento e ocupao dos lotes so aquelas estabelecidas nos Quadros n. 04 dos Livros I a XXXI anexos Parte II desta lei. 2 - Na ZEPAG a atividade pesquisa de lavra de gua mineral permitida, e os parmetros urbansticos sero estabelecidos, caso a caso, pela Cmara Tcnica de Legislao Urbanstica - CTLU. Art. 333. Com o objetivo de promover o desenvolvimento sustentvel da ZEPAG, em complemento ao disposto no artigo 129 da Parte I desta lei, o Executivo poder: I. promover a recuperao das atividades existentes de produo agrcola sustentvel no municpio; II. promover a fiscalizao intensiva com a finalidade de evitar usos incompatveis, desmatamento, assoreamento de cursos dgua, deposio de resduos slidos e efluentes lquidos, despejo de agrotxicos e demais atividades causadoras de degradao ambiental; III. estabelecer programa de capacitao de produtores rurais; IV. fomentar e estimular a organizao de produtores agrcolas; V. realizar o cadastramento fundirio em imveis localizados em ZEPAG em parceria com o rgo competente; VI. realizar o cadastramento dos agricultores e diagnstico da produo agrcola com vistas a subsidiar polticas pblicas de desenvolvimento agrcola e rural. Art. 334. Nas zonas especiais de produo agrcola e extrao mineral ZEPAG so permitidos o uso residencial constante do artigo 392 desta lei e os usos no residenciais ambientalmente compatveis com o desenvolvimento sustentvel nR4 dos grupos de atividades: pesquisa e educao ambiental,

12

Parte III Projeto de Lei Disciplina e Ordena o Parcelamento, Uso e Ocupao do Solo do Municpio de So Paulo. produo sustentvel, ecoturismo e institucional, os usos no residenciais tolerveis nR2 e os usos no residenciais especiais ou incmodos nR3 constantes do Quadro n 02n-1, anexo da Parte III desta lei. Pargrafo nico. As atividades referidas neste artigo sero permitidas mediante a observncia de restries, limites, condicionantes geotcnicos, condies de manejo, tratamento e disposio de resduos e afluentes, definidos nos termos da legislao federal, estadual e municipal. Art. 335. No caso dos empreendimentos de minerao, quando encerrada a atividade extrativista, a rea dever ser recuperada, obedecidas s diretrizes e exigncias do Plano de Recuperao de reas Degradadas - PRAD. 1. As cavas de minerao resultantes de atividades minerarias podero ser licenciadas para aterros de resduos inertes e da construo civil, aps a aprovao de Plano de Recuperao de rea Degradada PRAD ou de Relatrio de Controle Ambiental e Plano de Controle Ambiental RCA/PCA. 2. As reas de aterros de inertes e da construo civil, a que se refere o pargrafo 1 deste artigo, aps o encerramento das atividades tero a implantao de usos futuros condicionada s restries geotcnicas e mediante anlise prvia pela Comisso de Anlise Integrada de Projetos de Edificaes e Parcelamento do Solo CAIEPS.

Subseo II - Das Zonas Especiais de Proteo e Recuperao Ambiental ZEPAM Art. 336. As zonas especiais de proteo e recuperao ambiental - ZEPAM so pores do territrio a serem preservadas e protegidas, em razo de suas peculiaridades quanto : biodiversidade, cobertura vegetal, permeabilidade, produo de gua e regulao micro climtica, ou recuperada quanto ao risco geotcnico para fins de manuteno da qualidade ambiental no meio urbano, tendo coeficiente de aproveitamento mnimo no definido, dado que nesta zona no se aplica utilizao compulsria, e coeficientes de aproveitamento bsico e mximo iguais a 0,10; compreendendo dois tipos: I. Zona Especial de Proteo Ambiental ZEPAM-P; II. Zona Especial de Recuperao Ambiental ZEPAMR. Pargrafo nico:- Na ZEPAM as caractersticas de aproveitamento, dimensionamento e ocupao dos lotes so estabelecidas nos Quadros n 04 e os permetros delimitados nos Mapas 04 dos Livros I a XXXI anexos da Parte II desta lei. Art. 337. As zonas especiais de proteo ambiental ZEPAM-P so destinadas a proteger e preservar ocorrncias ambientais com remanescentes de vegetao ecologicamente significativa e formaes geolgicas de interesse ambiental constitudas por: I. reas remanescentes de mata nativa II. reas arborizadas de relevncia ambiental; III. as plancies aluviais;

13

Parte III Projeto de Lei Disciplina e Ordena o Parcelamento, Uso e Ocupao do Solo do Municpio de So Paulo. IV. as escarpas, os anfiteatros e vales encaixados associados s cabeceiras de micro-bacias; V. as reas de vegetao associadas a corredores biolgicos; VI. as reas de preservao permanente APP. 1. Na ZEPAM-P permitido o uso residencial R1 constante do artigo 394 desta lei e usos no residenciais ambientalmente compatveis com o desenvolvimento sustentvel - nR4, dos grupos de atividades de pesquisa e educao ambiental, manejo sustentvel, e ecoturismo, constantes do Quadro 02p-1 anexo Parte III desta lei. 2 - Na ZEPAM-P os parmetros de incomodidade e os condicionantes para instalao de uso so os estabelecidos no Quadro 02p-1 anexo da Parte III desta lei. Art. 338. As zonas especiais de recuperao ambiental ZEPAM-R so reas degradadas com possibilidade de risco ambiental, que devem ser recuperadas para implantao de parques e equipamentos pblicos, sendo constitudas por: I. reas erodidas; II. reas com alta suscetibilidade eroso; III. reas desprovidas de cobertura vegetal; IV. reas de minerao desativadas; V. reas de aterros de resduos domsticos ou aterros de resduos inertes, em operao ou desativados; 1. Na ZEPAM-R permitido o uso residencial R1 constante do artigo 394 desta lei e usos no residenciais ambientalmente compatveis com o desenvolvimento sustentvel - nR4, dos grupos de atividades de pesquisa e educao ambiental, manejo sustentvel, ecoturismo e institucional, e o uso no residenciais especiais ou incmodos nR3, constantes do Quadro 02o-1 anexo Parte III desta lei. 2 - Na ZEPAM-R os parmetros de incomodidade e os condicionantes para instalao de uso so os estabelecidos no Quadro 2o-1 anexo da Parte III desta lei. Art. 339. O proprietrio de lote ou gleba contido parcialmente na zona especial de proteo ambiental ZEPAM-P poder computar a rea da parcela nela situada para o clculo do coeficiente de aproveitamento bsico. Art. 340. Para os imveis particulares enquadrados como ZEPAM-P, quando por solicitao do proprietrio for includo no sistema de reas verdes do Municpio, poder fazer uso de iseno do imposto territorial urbano como estmulo para a preservao da vegetao significativa nos termos desta lei. Art. 341. Para estimular os proprietrios de imveis a preservar os remanescentes de vegetao significativa e paisagens naturais notveis, integrantes do sistema de reas verdes do municpio, delimitados como ZEPAMP poder ser autorizada a transferncia de parte do potencial construtivo virtual nos termos desta lei.

14

Parte III Projeto de Lei Disciplina e Ordena o Parcelamento, Uso e Ocupao do Solo do Municpio de So Paulo. Art. 342. Somente os imveis localizados em ZEPAM-P e na Macrozona de Qualificao e Estruturao Urbana podero pleitear a transferncia de potencial construtivo nos termos desta lei. Art. 343. A rea construda a ser incorporada ao imvel receptor, equivalente ao potencial construtivo transfervel do imvel cedente, em ZEPAM-P, quando localizada na macrozona de estruturao e qualificao urbana, ser calculada pela seguinte frmula: ACr = (Vtc / Vtr) x (CAr /CAc) x PCpt
Onde: ACr = rea construda equivalente a ser recebida; Vtc = Valor do m de terreno cedente, determinado na PGV; Vtr = Valor do m de terreno receptor determinado na PGV; CAr = Coeficiente de aproveitamento bsico do terreno cedente; CAc = Coeficiente de aproveitamento bsico do terreno cedente; PCpt = potencial construtivo do terreno cedente em metros quadrados, passvel de transferncia para o terreno receptor.

1 - O PCpt quando houver necessidade de descontar a parcela de rea construda existente no imvel passa a ser calculado pela seguinte frmula: PCpt = (ATc x CAc) ACe
Onde: ATc = rea do terreno cedente ACe = rea construda computvel existente no imvel cedente, em metros quadrados, a ser subtrada do seu potencial construtivo.

2 - A rea do terreno cedente de que trata este artigo aquela constante da escritura do imvel. 3 - O proprietrio receber um certificado do potencial construtivo transfervel do imvel doado, conforme as frmulas seguintes: IPara imveis sem edificao ou que tiverem um coeficiente de aproveitamento inferior ou igual ao bsico, deve ser aplicada a seguinte frmula: PCdpt = ATd x Cad x Fi
Onde: PCdpt = potencial construtivo do imvel doado passvel de transferncia ATd = rea de terreno do imvel doado CAd = coeficiente de aproveitamento bsico do imvel doado Fi = fator de incentivo doao fixado em 1,5

II-

Para os imveis com edificao e que tiverem um coeficiente de aproveitamento existente maior que o coeficiente de aproveitamento bsico: PCdpt = ACd x Fi
Onde: ACd = rea construda do imvel doado, conforme consta no documento de cobrana do IPTU do Municpio. Fi = fator de incentivo doao fixado em 1,5

15

Parte III Projeto de Lei Disciplina e Ordena o Parcelamento, Uso e Ocupao do Solo do Municpio de So Paulo.

Art. 344. A transferncia do potencial construtivo virtual de rea particular localizada em ZEPAM-P, ser objeto de anlise prvia requerida pelo interessado junto Secretaria do Verde e Meio Ambiente SVMA. 1 - A anlise prvia consistir na caracterizao da rea segundo as diferentes ocorrncias ambientais, visando emisso de Certido de Anlise Prvia por tipo de ocorrncia: I. ZEPAM-P preservar remanescente de vegetao significativa, paisagens naturais e reas de reflorestamento: a. identificao da vegetao significativa; b. definio do permetro de interesse para proteo e preservao; c. estabelecimento de diretrizes de manejo, recuperao e manuteno. 2 - Constar da Certido de Anlise Prvia no caso da ZEPAM-P as diretrizes de manejo e os condicionantes a serem observados na instalao dos usos permitidos de conformidades com o Quadro 02o-1 anexo da Parte III desta lei. 3 - Quando no ocorrer doao do imvel, a transferncia do potencial construtivo se dar de forma gradativa, de acordo com os critrios, prazos e condies a serem definidos por lei. 4 - A fiscalizao referente preservao ambiental das reas cujo potencial construtivo foi transferido caber Secretaria do Verde e Meio Ambiente SVMA em conjunto com a Subprefeitura, em que esta ZEPAM-P est localizada. Art. 345. A doao ao Municpio de imvel localizado em ZEPAM-P depender de parecer favorvel da SVMA quanto ao interesse ambiental e se estiver designada no Plano Diretor Estratgico PDE ou no Plano Regional Estratgico PRE da Subprefeitura a destinao da rea para parque pblico. Art. 346. Caber a Secretaria do Verde e Meio Ambiente SVMA acompanhar os procedimentos para a lavratura da escritura de doao, que dever ser firmada em carter irrevogvel e irretratvel, sem qualquer nus para a Prefeitura do Municpio de So Paulo. Pargrafo nico:- Aps a lavratura da escritura de doao e efetivado o registro do ttulo de propriedade, SVMA comunicar a Secretaria Municipal de Planejamento SEMPLA para a emisso da Certido do Potencial construtivo transfervel ao doador. Art. 347. O controle da transferncia de potencial construtivo do imvel doado para parque pblico, ser exercido pela Secretaria Municipal de Planejamento SEMPLA, que mediante requerimento, expedir: IDeclarao de potencial construtivo transfervel ao proprietrio do imvel enquadrado como ZEPAM-P; IICertido de potencial construtivo transfervel ao proprietrio do

16

Parte III Projeto de Lei Disciplina e Ordena o Parcelamento, Uso e Ocupao do Solo do Municpio de So Paulo. imvel doador (cedente); 1 - O potencial construtivo transfervel de que trata o caput deste artigo acarretar a baixa no estoque de potencial construtivo adicional do distrito em que estiver localizado o imvel receptor. 2 - Visando ao monitoramento do estoque de potencial construtivo adicional disponvel em cada distrito, caber Secretaria Municipal da Habitao SEHAB ou Subprefeitura em cuja jurisdio se encontre o imvel receptor fornecer Secretaria Municipal de Planejamento SEMPLA todos os dados dos projetos aprovados com potencial construtivo transferido constante dos seguintes documentos: I. II. III. alvar de aprovao contendo a rea computvel transferida; alvar de execuo; certificado de concluso.

Subseo III - Das Zonas Especiais de Preservao Cultural - ZEPEC Art. 348. As Zonas de Preservao Cultural - ZEPEC so reas do territrio destinadas preservao, recuperao, manuteno do patrimnio histrico, artstico e arqueolgico, podendo se configurar como stios, edifcios ou conjuntos urbanos. Art. 349. Ficam enquadrados como ZEPEC:

I. os imveis ou reas tombados ou preservados por rgo municipal, estadual


e federal;

II. os imveis referidos nos quadros: 8B da Lei n. 8.328 de 2 de dezembro de


1.975; 8C da Lei n. 8.769 de 31 de agosto de 1.978; 8D da Lei n. 8.848 de 20 de dezembro de 1.978; 8M da Lei n 9.725 de 02 de julho de 1.984, 06 da Lei 13.885 de 25 de agosto de 2004, bem como os referidos nos artigos 1 das Leis n.: 8.759 de 7 de julho de 1.978, 9.719 de 28 de junho de 1.984, 9.768 de 28 de novembro de 1.984 e da Lei n. 10.737 de 12 de julho de 1.989 e da Lei n. 10.759 de 05 de outubro de 1.989, ficando extinta a denominao Z8-200, mantendo sua ordem seqencial, tendo definidos seus nveis de preservao e o subgrupo a que pertencem atravs de decreto, bem como as normas a orientar as intervenes, respeitada orientao dos rgos oficiais de preservao; Pargrafo nico: Os imveis enquadrados como ZEPEC esto descritos nos Quadros 04 correspondentes a ZEPEC, anexos da Parte II desta lei. Art. 350. Qualquer interveno nos imveis indicados, pelas Subprefeituras constantes do Quadro 04 da Parte II desta lei, e da Resoluo n 26/CONPRESP/2004, dever ser precedida de anlise e aprovao de projeto pelo Departamento do Patrimnio Histrico (DPH) e pelo CONPRESP. Pargrafo nico: - O prazo para a instruo final do processo de tombamento e respectivas resolues do CONPRESP, de que trata o caput deste artigo, ser de 360 dias contados a partir da publicao desta lei, sendo que findo o prazo, esses

17

Parte III Projeto de Lei Disciplina e Ordena o Parcelamento, Uso e Ocupao do Solo do Municpio de So Paulo. imveis ficam desonerados das exigncias deste artigo. Art. 351. As ZEPEC pelas suas caractersticas diferenciadas classificam-se em 3 (trs) subgrupos:

I. Bens Imveis Representativos (BIR) - imveis ou conjuntos de imveis de II.


carter histrico ou de excepcional valor artstico, cultural ou paisagstico, inclusive os que tenham valor referencial para a comunidade; reas de Urbanizao Especial (AUE) - Conjuntos urbanos com caractersticas homogneas de traado virio, vegetao e ndices urbansticos, que constituem formas de urbanizao de determinada poca, que devem ser preservados por suas qualidades ambientais; reas de Proteo Paisagstica (APP) - stios e logradouros com caractersticas ambientais, naturais ou antrpicas, tais como: parques, jardins, praas, monumentos, viadutos, pontes, passarelas e formaes naturais significativas, entre outras.

III.

Pargrafo nico. As normas para a preservao dos imveis enquadrados como ZEPEC devero ser regulamentadas por ato do Executivo, respeitadas as orientaes dos rgos oficiais de preservao. Art. 352. Os usos permitidos em imvel enquadrado como ZEPEC so aqueles permitidos na zona de uso ou categoria de via em que se situa o imvel desde que compatveis com as normas estabelecidas na resoluo de tombamento, quando houver, devendo para fins de aplicao da transferncia do direito de construir observar o coeficiente de aproveitamento mximo igual ao da zona de uso em que se encontra o imvel no Mapa 04 dos Livros I a XXXI da Parte II desta lei. Art. 353. O potencial construtivo dos lotes onde se situam os imveis, privados ou pblicos, enquadrados como ZEPEC - Zona Especial de Preservao Cultural e classificados como BIR, poder ser transferido por seus proprietrios mediante instrumento pblico, obedecidas s disposies para a transferncia de potencial construtivo previstas nesta lei. Art. 354. Fica o Executivo autorizado a outorgar a transferncia do direito de construir ao proprietrio de imvel enquadrado como ZEPEC, para local estabelecido pelo Plano Diretor Estratgico PDE, atendendo as disposies constantes dos artigos 175 e 178 da Parte I desta lei. Art. 355. O potencial construtivo passvel de transferncia do imvel ZEPEC-BIR contido no permetro da Operao Urbana Centro, para imvel contido nas reas descritas no artigo 354 desta lei ser realizada com base nas disposies da Lei n 12.349, de 06 de junho de 1997, Operao Urbana Centro. Art. 356. So passveis de receber o potencial construtivo transfervel de outros imveis, os lotes em que o coeficiente de aproveitamento bsico possa ser ultrapassado atendendo os artigos 93, 178 e 182 da Parte I desta lei, desde que respeitados os limites estabelecidos pelos Planos Regionais Estratgicos.

18

Parte III Projeto de Lei Disciplina e Ordena o Parcelamento, Uso e Ocupao do Solo do Municpio de So Paulo. Art. 357. O potencial construtivo transferido a ser incorporado ao imvel receptor ser calculado pela seguinte frmula: ACr = (Vtc / Vtr) x (CAr / CAc) x PCpt
Onde: ACr = rea construda equivalente a ser recebida. Vtc = Valor do m2 de terreno cedente, determinado na PGV. Vtr = Valor do m2 de terreno receptor determinado na PGV. CAr = Coeficiente de aproveitamento bsico do terreno receptor, CAc = Coeficiente de aproveitamento mximo do terreno cedente; PCpt = Potencial construtivo do terreno cedente em metros quadrados, passvel de transferncia para o terreno receptor.

1 - O PCpt quando houver necessidade de descontar a parcela de rea construda existente no imvel passa a ser calculado pela seguinte frmula: PCpt = (ATc x CAc) ACe
Onde: ATc = rea do terreno cedente ACe = rea j construda computvel existente no imvel cedente, em metros quadrados, a ser subtrada do seu potencial construtivo.

2 - A rea do terreno cedente de que trata este artigo aquela constante da escritura do imvel. Art. 358. A transferncia de potencial construtivo de ZEPEC-BIR poder ser feita para o mesmo lote onde est localizado, desde que: I. o imvel ZEPEC-BIR seja restaurado com projeto aprovado pelo rgo competente; II. a nova edificao no interfira na visibilidade e integridade do imvel ZEPEC-BIR, sem prejuzo do atendimento da legislao edilcia. Art. 359. A recepo de potencial construtivo adicional mediante outorga onerosa no ser permitida em imveis enquadrados como ZEPEC. Pargrafo nico: - Exceto nas ZEPEC-AUE com coeficiente de aproveitamento mximo maior que o bsico, ouvida a Secretaria Municipal de Cultura. Art. 360. O controle da transferncia de potencial construtivo ser exercido e fiscalizado pela Secretaria Municipal de Planejamento SEMPLA, que, mediante requerimento, expedir: I. Declarao de potencial construtivo transfervel ao proprietrio do imvel enquadrado como ZEPEC-BIR; II. Certido de potencial construtivo transferido ao proprietrio do imvel cessionrio. 1 - A Declarao de Potencial Construtivo Transfervel dever ser retificada, caso ocorram alteraes das normas de uso e ocupao do solo na zona de uso onde o imvel enquadrado como ZEPEC-BIR estiver localizado.

19

Parte III Projeto de Lei Disciplina e Ordena o Parcelamento, Uso e Ocupao do Solo do Municpio de So Paulo. 2 - Para expedio da Certido de Potencial Construtivo Transferido dever ser apresentado instrumento pblico de cesso do potencial construtivo transfervel, averbado no Cartrio de Registro de Imveis, na matrcula correspondente ao imvel enquadrado como ZEPEC-BIR. 3 - Nos pedidos de aprovao de projeto de edificao que utilizarem rea construda equivalente a ser recebida, dever ser apresentada Certido de Potencial Construtivo Transferido. 4 - A Secretaria Municipal de Planejamento SEMPLA manter registro de todas as transferncias de potencial construtivo dos imveis cedentes e imveis cessionrios. 5 - Visando ao monitoramento do estoque de potencial construtivo adicional disponvel em cada distrito, caber Secretaria Municipal da Habitao SEHAB ou Subprefeitura em cuja jurisdio se encontre o imvel receptor fornecer Secretaria Municipal de Planejamento SEMPLA todos os dados dos projetos aprovados com potencial construtivo transferido constante dos seguintes documentos: I. alvar de aprovao contendo a rea computvel transferida; II. alvar de execuo; III. certificado de concluso. 6 - O potencial construtivo transferido acarretar a baixa no estoque de potencial construtivo adicional do distrito em que estiver localizado o imvel receptor. Art. 361. No se aplica, aos casos de projeto de aprovao de edificao com utilizao de Potencial Construtivo Adicional Transferido o direito de incio de obras, conforme o disposto no item 4.2.3. da Seo 4.2. do Captulo 4 do Cdigo de Obras e Edificaes Lei n 11.228, de 25 de junho de 1992. Art. 362. Os recursos financeiros obtidos em decorrncia da transferncia a terceiros do direito de construir de imvel enquadrado como ZEPEC - BIR ser aplicada na restaurao ou manuteno do imvel a ser preservado. 1 - O proprietrio dever submeter projeto de restauro, ou de manuteno, ou ambos, de valor equivalente ao de transferncia de potencial construtivo Secretaria Municipal de Cultura, e assumir sua execuo em Termo de Compromisso. 2 - O projeto de restauro poder ser dispensado quando o CONPRESP atestar o bom estado de conservao do imvel. 3 - A fiscalizao das obras do projeto de restauro do imvel cujo potencial construtivo foi transferido, caber Secretaria Municipal de Cultura. Art. 363. Nas reas enquadradas como ZEPEC-BIR e localizadas em ZEPAMP ou ZEIS, na transferncia de potencial construtivo, devero prevalecer as disposies definidas para as ZEPEC.

20

Parte III Projeto de Lei Disciplina e Ordena o Parcelamento, Uso e Ocupao do Solo do Municpio de So Paulo. Art. 364. Aos imveis classificados como ZEPEC-BIR poder ser concedida iseno do Imposto Predial e Territorial Urbano - IPTU como incentivo conservao ou restaurao nos termos de lei especfica. Pargrafo nico. A concesso dessa iseno depender de manifestao favorvel dos rgos de preservao competentes quanto ao:

I. projeto de restauro ou recuperao proposto, ficando, neste caso, a iseno II.


do IPTU vinculada realizao da obra; estado de conservao do imvel.

Art. 365. As obras de restaurao ou recuperao dos imveis enquadrados como ZEPEC, na rea central, podero receber os mesmos benefcios concedidos aos imveis tombados previstos na Lei n 13.496, de 7 de janeiro de 2003, que dispe sobre o Programa de Incentivos Seletivos na rea Central. Art. 366. Fica institudo incentivo fiscal a pessoas fsicas ou jurdicas que patrocinarem obras de restauro ou recuperao de imvel enquadrado como ZEPEC/BIR, mediante anlise da sua convenincia e posterior expedio pelo Poder Pblico de certificado equivalente ao valor nelas investido, de acordo com o disposto por lei especfica. 1 - O certificado de que trata o "caput" deste artigo ser utilizado exclusivamente para o pagamento do Imposto Predial e Territorial Urbano incidente sobre qualquer imvel de propriedade do patrocinador. 2 - Considera-se patrocinador a pessoa fsica ou jurdica que custeie projetos e obras de recuperao ou restauro em imveis enquadrados como ZEPEC-BIR de propriedade de terceiros. Art. 367. Nos imveis enquadrados como ZEPEC-BIR, os pedidos de aprovao de obras, de licenciamentos relacionados ao restauro e recuperao do imvel e de sistemas de segurana, ficam isentos do pagamento das respectivas taxas e emolumentos. Art. 368. No se aplicam aos imveis enquadrados como ZEPEC-BIR contidos nos distritos S e Repblica as disposies do artigo 366 desta lei. Art. 369. A conservao de imvel enquadrado como ZEPEC constitui obrigao do proprietrio que dever manter cuidar e proteger devidamente o imvel para assegurar sua integridade e evitar sua perda, destruio ou deteriorao, sob pena de aplicao do disposto nos artigos 533 a 542 desta lei. Art. 370. A colocao de anncios indicativos em imveis enquadrados como ZEPEC BIR ficar condicionada prvia autorizao da Secretaria Municipal de Planejamento Urbano e da Secretaria Municipal de Cultura, as quais cabero a fixao das condies para a instalao dos mesmos, de forma a no comprometer a visibilidade e as caractersticas do imvel protegido, sendo proibida a colocao de anncios publicitrios. 1 - vedado o recobrimento das fachadas, com painis ou outros dispositivos, ainda que no contenham mensagem publicitria.

21

Parte III Projeto de Lei Disciplina e Ordena o Parcelamento, Uso e Ocupao do Solo do Municpio de So Paulo.

2 - Constatada a no observncia do disposto neste artigo, o infrator estar sujeito s penalidades dispostas no Captulo V da Lei n. 14.223 de 26 de setembro de 2006, que dispe sobre a ordenao de anncios na paisagem do Municpio de So Paulo. Art. 371. Nos imveis enquadrados como ZEPEC os remembramentos e desdobros de lotes, desmembramento de glebas, as demolies, reformas, reparos, pintura interna e externa, reconstrues ou novas edificaes, bem como o corte de vegetao arbrea, ficam sujeitas prvia autorizao da Secretaria Municipal da Cultura, ouvida a Secretaria Municipal de Planejamento nos casos da preservao das caractersticas urbanas e ambientais existentes. 1 - Os pedidos referentes ao disposto neste artigo sero apreciados e decididos no prazo de 90 (noventa) dias, pela Secretaria Municipal de Cultura, a qual ouvir, para fins de direito, os rgos federal, estadual e municipal competentes, no prazo estabelecido. 2 - O no atendimento das diretrizes fixadas sujeitar o proprietrio obrigao de repor o imvel nas condies anteriores. Art. 372. Nos casos de ocorrncia de vegetao significativa em imveis enquadrados como ZEPEC a Secretaria Municipal do Verde e do Meio Ambiente, ouvidas a Secretaria Municipal de Planejamento Urbano e a Secretaria Municipal de Cultura, fixar diretrizes para proteo e manejo dessa vegetao.

Subseo IV - Das Zonas Especiais de Interesse Social - ZEIS Art. 373. Aplicam se as exigncias do inciso II dos artigos 376, 377 e 378 aos seguintes tipos de imveis enquadrados em ZEIS: I. os lotes e glebas no edificados com rea superior a 1.000 m (um mil metros quadrados); II. os lotes e glebas edificados ou no com rea inferior a 1.000 m (um mil metros quadrados) resultante de parcelamento do solo de imveis com rea superior a 1.000 m posterior 13 de setembro de 2002; III. os terrenos ocupados por favela; IV. os imveis utilizados como cortio; V. as habitaes coletivas precrias; VI. os conjuntos habitacionais irregulares ocupados por moradores de baixa renda; VII. os lotes e glebas com rea superior a 1.000 m (um mil metros quadrados) ou aqueles enquadrados no inciso II, nos quais o coeficiente de aproveitamento no atingiu o mnimo definido para a zona onde se situam, excetuados os terrenos utilizados por postos de abastecimento de veculos e por equipamentos urbanos de infraestrutura que no exijam edificaes; VIII. as edificaes em lotes ou glebas com rea do terreno superior a 1.000 (um mil metros quadrados) ou aquelas enquadradas no inciso II, e que tenham, no mnimo, 80% (oitenta por cento) de sua rea construda desocupada h mais de cinco anos, excetuados os

22

Parte III Projeto de Lei Disciplina e Ordena o Parcelamento, Uso e Ocupao do Solo do Municpio de So Paulo. casos em que aes judiciais incidentes sobre o imvel tenham impedido ou impeam a ocupao; os parcelamentos do solo e loteamentos irregulares ocupados por moradores de baixa renda.

IX.

Art. 374. Nos permetros das Zonas Especiais de Interesse Social - ZEIS, delimitados nos Mapas 04 dos Livros I a XXXI dos Planos Regionais Estratgicos, anexos da Parte II desta lei, prevalecem, para efeito da disciplina de parcelamento uso e ocupao do solo, as disposies dos artigos 373 a 380 desta Subseo e quadros 02/i-1 e 02/j anexos. Art. 375. Para fins do disposto nesta lei, estabelecem-se as seguintes disposies para os Planos de Urbanizao das ZEIS:

I. o Plano de Urbanizao poder abranger mais de um permetro ou parcela


da rea da ZEIS;

II. nas ZEIS cuja delimitao coincide com o permetro de imveis vazios III. IV. V.
regulares, fica dispensada a elaborao do Plano de Urbanizao, aplicandose a legislao especfica de EHIS, EHMP, HIS e HMP; nas ZEIS localizadas na Macrozona de Proteo Ambiental o Plano de Urbanizao dever atender as exigncias da legislao ambiental, em especial quanto s faixas de APPs; nas ZEIS situadas em rea de proteo de mananciais o Plano de Urbanizao dever atender a legislao estadual especfica e suas regulamentaes; O Plano de Urbanizao ser coordenado pela SEHAB.

1. Os procedimentos para elaborao do Plano de Urbanizao sero regulamentados por ato do Executivo. 2. Nas ZEIS 1, para efeito de urbanizao e regularizao fundiria, ser admitida faixa no edificvel inferior a 15 metros, conforme estabelecido na alnea l e m do artigo 134 da Parte I desta lei. Art. 376. Nas ZEIS 1 e ZEIS 2, a construo de edificaes, a instalao de usos e o parcelamento do solo devero atender s seguintes disposies:

I. nos imveis j edificados anteriormente 13 de setembro de 2002 e nos


imveis vazios que no se enquadram nos tipos estabelecidos no artigo 373 desta lei, aplicam-se conjuntamente para o caso de aprovao de edificao nova ou de reforma com ou sem aumento de rea, com ou sem mudana de uso: a) as exigncias do quadro 02/j, anexo Parte III desta lei, quanto s caractersticas de aproveitamento, dimensionamento e ocupao dos lotes nas ZEIS 1 e 2; b) as exigncias do quadro 02/i-1, anexo Parte III desta lei, quanto s condies de instalao dos usos no residenciais nR permitidos nas ZEIS 1 e 2, observados tambm os usos residenciais permitidos no inciso VI do artigo 392 desta lei;

II. nos imveis localizados em ZEIS 1 e ZEIS 2, que se enquadram nos tipos

23

Parte III Projeto de Lei Disciplina e Ordena o Parcelamento, Uso e Ocupao do Solo do Municpio de So Paulo. estabelecidos no artigo 373 desta lei, a aprovao de nova edificao ou de reforma, com ou sem aumento de rea, com ou sem mudana de uso, dever observar a destinao de no mnimo 50% (cinqenta por cento) do total de rea construda computvel para HIS.

III. nos imveis que se enquadram nos tipos estabelecidos no artigo 373 desta
lei, a porcentagem de 50% (cinqenta por cento) de rea construda computvel, complementar quela destinada a HIS conforme disposto no inciso II do "caput" deste artigo, poder ser destinada a outros usos, inclusive HIS e HMP, observadas, para os usos no enquadrados como HIS, as disposies das alneas a e b do inciso I do "caput" deste artigo;

IV. a produo de novas unidades de Habitao de Interesse Social e de


Habitao do Mercado Popular dever atender s disposies estabelecidas pela legislao especifica de EHIS e EHMP, para as zonas de uso ZEIS 1 e 2;

V. nas reas de favelas e de loteamentos irregulares e precrios, a


regularizao do parcelamento do solo, bem como das edificaes e usos pr-existentes, poder observar as disposies do Plano de Urbanizao especfico aprovado para o local de acordo com as diretrizes estabelecidas pelo Executivo, quanto s caractersticas de aproveitamento, dimensionamento, ocupao dos lotes, e condies de instalao dos usos no residenciais, alternativamente aplicao dos incisos I, III e IV deste artigo;

VI. o coeficiente de aproveitamento mnimo 0,2 (dois dcimos); VII. o coeficiente de aproveitamento bsico 1,0 (hum); VIII. o coeficiente de aproveitamento mximo poder atingir 2,5 (dois e meio),
excetuadas as Macrozonas de Proteo Ambiental definidas no PDE, onde o coeficiente mximo ser de 1,0 (hum);

IX. os novos parcelamentos do solo devero observar: a) as disposies da legislao especifica de EHIS, EHMP, no caso dos imveis
que se enquadram nos tipos estabelecidos no artigo 373 desta lei e dos parcelamentos do solo de interesse social;

b) as disposies desta lei e das leis n 9.747 de 26 de outubro de 1.984, e


11.273 de 12 de novembro de 1992 no que couber, para os imveis que no se enquadram nos tipos estabelecidos no artigo 373 desta lei. 1 - Excetuam-se da exigncia estabelecida no inciso II do "caput" deste artigo:

I. os terrenos pblicos edificados ou no edificados destinados a reas verdes


e a equipamentos sociais de abastecimento, assistncia social, cultura, educao, esportes, lazer, recreao, sade e segurana;

II. os terrenos particulares edificados ou no edificados que vierem a ser

24

Parte III Projeto de Lei Disciplina e Ordena o Parcelamento, Uso e Ocupao do Solo do Municpio de So Paulo. destinados a equipamentos sociais desde que conveniados com o Poder Pblico enquanto permanecerem com essa destinao; III. Os terrenos ocupados regular e comprovadamente em 13 de setembro de 2.002 por estacionamentos e outras atividades econmicas que no necessitam de edificao, conforme legislao aplicvel matria. 2 - A demolio de edificao, situada em lote com rea superior a 1.000 m (mil metros quadrados), submeter o imvel exigncia de destinao de rea construda computvel, para HIS, conforme disposto no inciso II do "caput" deste artigo. 3 - No caso de imveis que se enquadram nos tipos estabelecidos no artigo 373 desta lei, a aprovao de planos e projetos de parcelamento do solo submeter todos os lotes resultantes exigncia de destinao de rea construda computvel para HIS, conforme disposto no inciso II do "caput" deste artigo, independentemente das dimenses dos lotes. 4 - Nas ZEIS 1 localizadas em rea de Proteo aos Mananciais, a construo de edificaes, a instalao de usos e o parcelamento do solo devero atender a legislao estadual especifica. 5 - As exigncias estabelecidas no inciso II do "caput" deste artigo podero ser atendidas em subconjuntos de lotes no contguos, desde que localizados na mesma ZEIS, ou em outra ZEIS do mesmo distrito municipal. 6 - Na impossibilidade do atendimento do 5, poder ser aceito lote em outra ZEIS, a critrio da CAEHIS da SEHAB. 7 - Nos casos de desmembramento de glebas, poder ser dispensada a destinao de reas verdes e institucionais, desde que atendida uma das seguintes condies:

I. seja comprovado, pelo registro na competente Circunscrio Imobiliria, que


a gleba a ser desmembrada apresentava, anteriormente data de 13 de setembro de 2.002, rea global igual ou inferior a 20.000 m2 (vinte mil metros quadrados);

II. a delimitao da ZEIS secione a rea da gleba, independentemente da sua


dimenso, desde que as parcelas resultantes tenham acesso por via oficial;

III. a gleba esteja localizada nos distritos de Alto de Pinheiros, Barra


Funda, Bela Vista, Bom Retiro, Brs, Butant, Campo Belo, Consolao, Itaim Bibi, Jardim Paulista, Lapa, Liberdade, Moema, Morumbi, Perdizes, Pinheiros, Repblica, Santa Ceclia, Santo Amaro, Sade, S, Tatuap, Vila Andrade e Vila Mariana, e seja comprovado, pelo registro na competente Circunscrio Imobiliria, que a gleba apresentava, anteriormente data de 13 de setembro de 2.002, rea global igual ou inferior a 40.000 m (quarenta mil metros quadrados);

IV. a gleba esteja localizada nos distritos Cambuci, Mooca, Pari, Vila 25

Parte III Projeto de Lei Disciplina e Ordena o Parcelamento, Uso e Ocupao do Solo do Municpio de So Paulo. Leopoldina, gua Rasa, Aricanduva, Belm, Campo Grande, Carro, Casa Verde, Freguesia do , Ipiranga, Jabaquara, Jaguara, Jaguar, Limo, Penha, Pirituba, Rio Pequeno, Santana, So Domingos, So Lucas, Vila Formosa, Vila Guilherme, Vila Maria, Vila Matilde, Vila Prudente, Vila Snia, excludas as partes dos distritos que integram a Macrozona de Proteo Ambiental, em regio dotada de equipamentos urbanos e comunitrios a critrio da CAEHIS da SEHAB, e seja comprovado, pelo registro na competente Circunscrio Imobiliria, que a gleba apresentava, anteriormente data de 13 de setembro de 2.002, rea global igual ou inferior a 40.000 m (quarenta mil metros quadrados). Art. 377. Nas ZEIS 3, a construo de edificaes, a instalao de usos e o parcelamento do solo devero atender s seguintes disposies: I. nos imveis j edificados anteriormente 13 de setembro de 2.002 e imveis vazios os quais no se enquadram nos tipos estabelecidos no artigo 373 desta lei, aplicam-se conjuntamente para o caso de aprovao de nova edificao e reformas com ou sem aumento de rea, com ou sem mudana de uso: a. as exigncias do quadro 02/j-1 anexo parte III desta lei quanto s caractersticas de aproveitamento, dimensionamento e ocupao dos lotes em ZEIS 3;

b. as exigncias do quadro 02/i-1 anexo Parte III desta lei quanto


s condies de instalao dos usos no residenciais nR permitidos em ZEIS 3, observando tambm os usos residenciais permitidos no inciso VI do artigo 392 desta lei;

II. nos imveis que se enquadram nos tipos estabelecidos no artigo 373 desta
lei, a aprovao de nova edificao ou de reforma, com ou sem aumento de rea, com ou sem mudana de uso, dever observar a destinao de, no mnimo, 50% (cinqenta por cento) do total de rea construda computvel para HIS; III. nos imveis que se enquadram nos tipos estabelecidos no artigo 373 desta lei, a porcentagem de 50% (cinqenta por cento) do total de rea construda computvel complementar quela destinada a HIS, conforme disposto no inciso II do "caput" deste artigo, poder ser destinada a outros usos, inclusive HIS ou HMP, observadas as disposies das alneas a e b do inciso I do "caput" deste artigo; IV. a produo de novas unidades de Habitao de Interesse Social e de Habitao do Mercado Popular dever atender s disposies estabelecidas pela legislao especifica de EHIS, EHMP, HIS e HMP para a zona de uso ZEIS 3; V. nas reas de favelas e de loteamentos irregulares e precrios, a regularizao do parcelamento do solo, bem como das edificaes e usos pr-existentes, poder observar as disposies do Plano de Urbanizao especfico aprovado para o local de acordo com as diretrizes estabelecidas pelo Executivo, quanto s caractersticas de aproveitamento, dimensionamento, ocupao dos lotes, e condies de instalao dos usos no residenciais, alternativamente aplicao dos incisos I, III e IV deste artigo; VI. o coeficiente de aproveitamento mnimo 0,3 (trs dcimos);

26

Parte III Projeto de Lei Disciplina e Ordena o Parcelamento, Uso e Ocupao do Solo do Municpio de So Paulo.

VII. o coeficiente de aproveitamento bsico 1,0 (hum); VIII. o coeficiente de aproveitamento mximo poder atingir 4,0 (quatro);
IX. os novos parcelamentos do solo devero observar: a. as disposies da legislao especifica de EHIS, EHMP, HIS e HMP, no caso dos imveis que se enquadram nos tipos estabelecidos no artigo 373 desta lei e dos parcelamentos do solo de interesse social; b. as disposies desta lei e das leis n 9.747 de 26 de outubro de 1.984, e 11.273, de 12 de novembro de 1992 no que couber, para os imveis que no se enquadram nos tipos estabelecidos no artigo 373 desta lei. X. as disposies estabelecidas pela legislao especifica de EHIS e EHMP no caso dos imveis que se enquadram nos tipos estabelecidos no artigo 373 desta lei; 1 - Excetuam-se da exigncia estabelecida no inciso II do "caput" deste artigo:

I. os terrenos pblicos edificados ou no edificados, destinados a reas verdes


e a equipamentos sociais de abastecimento, assistncia social, cultura, educao, esportes, lazer, recreao, sade e segurana;

II. os terrenos particulares edificados ou no edificados que vierem a ser


destinados a equipamentos sociais, desde que conveniados com o Poder Pblico enquanto permanecerem com essa destinao.

III. Os terrenos ocupados em situao regular comprovadamente em 13


de setembro de 2002 com rea superior a 1.000 m (um mil metros quadrados) por estacionamento e outras atividades econmicas que no necessitam de edificao, conforme legislao aplicvel matria. 2 - A demolio de edificao, situada em lote com rea superior a 1.000 m (mil metros quadrados), submeter o imvel exigncia de destinao de rea construda computvel para HIS, conforme disposto no inciso II do "caput" deste artigo. 3 - No caso de demolio de edificao usada como cortio, as HIS produzidas nos termos do disposto no inciso II do caput deste artigo, devero ser destinadas prioritariamente populao que morava no imvel. 4 - No caso de imveis que se enquadram nos tipos estabelecidos no artigo 373 desta lei, a aprovao de planos e projetos de parcelamento do solo submeter todos os lotes resultantes exigncia de destinao de rea construda computvel para HIS, conforme disposto no inciso II do caput deste artigo, independentemente das dimenses dos lotes. 5 - As exigncias estabelecidas no inciso II do "caput" deste artigo podero ser atendidas em subconjuntos de lotes no contguos, desde que localizados na mesma ZEIS ou em outra ZEIS do mesmo distrito municipal.

27

Parte III Projeto de Lei Disciplina e Ordena o Parcelamento, Uso e Ocupao do Solo do Municpio de So Paulo. 6 - Na impossibilidade do atendimento do 5 deste artigo, poder ser aceita lote em outra ZEIS, a critrio da CAEHIS da SEHAB. 7 - Nos casos de desmembramento de glebas, poder ser dispensada a destinao de reas verdes e institucionais, desde que atendida uma das seguintes condies:

I. seja comprovado, pelo registro na competente Circunscrio Imobiliria, que


a gleba a ser desmembrada apresentava, anteriormente data de 13 de setembro de 2.002, rea global igual ou inferior a 20.000 m2 (vinte mil metros quadrados);

II. a delimitao da ZEIS seccione a rea da gleba, independentemente da sua


dimenso, desde que as parcelas resultantes tenham acesso por via oficial;

III. a gleba esteja localizada nos distritos de Alto de Pinheiros, Barra


Funda, Bela Vista, Bom Retiro, Brs, Butant, Campo Belo, Consolao, Itaim Bibi, Jardim Paulista, Lapa, Liberdade, Moema, Morumbi, Perdizes, Pinheiros, Repblica, Santa Ceclia, Santo Amaro, Sade, S, Tatuap, Vila Andrade e Vila Mariana e seja comprovado, pelo registro na competente Circunscrio Imobiliria, que a gleba apresentava, anteriormente data de 13 de setembro de 2.002, rea global igual ou inferior a 40.000 m (quarenta mil metros quadrados);

IV. a gleba esteja localizada nos distritos Cambuci, Mooca, Pari, Vila
Leopoldina, gua Rasa, Aricanduva, Belm, Campo Grande, Carro, Casa Verde, Freguesia do , Ipiranga, Jabaquara, Jaguara, Jaguar, Limo, Penha, Pirituba, Rio Pequeno, Santana, So Domingos, So Lucas, Vila Formosa, Vila Guilherme, Vila Maria, Vila Matilde, Vila Prudente, Vila Snia, excludas as partes dos distritos que integram a Macrozona de Proteo Ambiental, em regio dotada de equipamentos urbanos e comunitrios a critrio da CAEHIS da SEHAB, e seja comprovado, pelo registro na competente Circunscrio Imobiliria, que a gleba apresentava, anteriormente data de 13 de setembro de 2.002, rea global igual ou inferior a 40.000 m (quarenta mil metros quadrados). Art. 378. Nas ZEIS 4, a construo de edificaes, a instalao de usos e o parcelamento do solo devero atender s seguintes disposies:

I. nos imveis j edificados anteriormente data de 13 de setembro de


2.002 e imveis vazios os quais no se enquadram nos tipos estabelecidos no artigo 373 desta lei, aplicam-se conjuntamente para o caso de aprovao de nova edificao ou reforma com ou sem aumento de rea, com ou sem mudana de uso: a) as exigncias do quadro 2/j-1 anexo Parte III desta lei quanto s caractersticas de aproveitamento, dimensionamento e ocupao dos lotes em ZEIS 4;

28

Parte III Projeto de Lei Disciplina e Ordena o Parcelamento, Uso e Ocupao do Solo do Municpio de So Paulo.

b) as exigncias do quadro 2/i-1 anexo Parte III desta lei quanto


s condies de instalao dos usos no residenciais nR permitidos em ZEIS 4, observado tambm os usos residenciais permitidos no inciso VI do artigo 392 desta lei;

II. nos imveis que se enquadram nos tipos estabelecidos no artigo 373 desta
lei, a aprovao de nova edificao ou de reforma, com ou sem aumento de rea, com ou sem mudana de uso, dever observar a destinao de, no mnimo, 70% (setenta por cento) do total de rea construda computvel do imvel para HIS;

III. nos imveis que se enquadram nos tipos estabelecidos no artigo 373 desta
lei, a porcentagem de 30% (trinta por cento) do total de rea construda computvel, complementar quela destinada a HIS conforme disposto no inciso II deste artigo, poder ser destinada a outros usos, inclusive HIS e HMP, observadas as disposies das alneas a e b do inciso I deste artigo;

IV. a produo de novas unidades de Habitao de Interesse Social e de


Habitao do Mercado Popular dever atender s disposies estabelecidas pela legislao especifica de EHIS, EHMP, HIS e HMP para a zona de uso ZEIS 4;

V. o coeficiente de aproveitamento mnimo 0,1 (hum dcimo); VI. o coeficiente de aproveitamento bsico 1,0 (hum); VII. o coeficiente de aproveitamento mximo poder atingir 1,0 (hum); VIII. o gabarito de altura mximo de 9,0 m (nove metros) para qualquer
edificao, inclusive HIS e HMP;

IX. os novos parcelamentos do solo devero observar: a) as disposies estabelecidas pela legislao especifica de EHIS e EHMP,
para as ZEIS 4, no caso dos imveis que se enquadram nos tipos estabelecidos no artigo 373 desta lei e dos parcelamentos do solo de interesse social;

b) as disposies desta lei e das leis n 9.747 de 26 de outubro de


1.984 e 11.273, de 12 de novembro de 1992, no que couber, para os imveis que no se enquadram nos tipos estabelecidos no artigo 373 desta lei. 1 - Excetuam-se da exigncia estabelecida no inciso II do "caput" deste artigo:

I. os terrenos pblicos edificados ou no edificados destinados a reas verdes


e a equipamentos sociais de abastecimento, assistncia social, cultura, educao, esportes, lazer, recreao, sade e segurana;

II. os terrenos particulares edificados ou no edificados que vierem a ser 29

Parte III Projeto de Lei Disciplina e Ordena o Parcelamento, Uso e Ocupao do Solo do Municpio de So Paulo. destinados a equipamentos sociais, desde que conveniados com o Poder Pblico enquanto permanecerem com essa destinao;

III. Os terrenos ocupados regular e comprovadamente em 13 de


setembro de 2002 por estacionamento e outras atividades econmicas que no necessitam de edificao, conforme legislao aplicvel matria. 2 - Nas ZEIS 4, as HIS produzidas na proporo estabelecida no inciso II do "caput" deste artigo sero destinadas ao atendimento habitacional de famlias removidas de reas de risco e de preservao permanente, ou ao desadensamento de assentamentos populares definidos como ZEIS 1 e localizados em rea de Proteo aos Mananciais. 3 Nas reas de Proteo e Recuperao de mananciais das bacias Guarapiranga e Billings, as ZEIS 4 devero ser destinadas exclusivamente para o reassentamento de famlias removidas de reas contidas nas respectivas bacias. 4 - A demolio de edificao, situada em lote com rea superior a 1.000 m (mil metros quadrados), submeter o imvel exigncia de destinao de rea construda computvel para HIS, conforme disposto no inciso II do "caput" deste artigo. 5 - No caso de imveis que se enquadram nos tipos estabelecidos no artigo 373 desta lei, a aprovao de planos e projetos de parcelamento do solo submeter todos os lotes resultantes exigncia de destinao de 70% (setenta por cento) da rea construda computvel para HIS conforme disposto no inciso II do "caput" deste artigo, independentemente das dimenses dos lotes. 6 - As exigncias estabelecidas no inciso II do "caput" deste artigo podero ser atendidas em subconjuntos de lotes no contguos, desde que localizados na mesma ZEIS ou em outra ZEIS do mesmo Distrito Municipal. 7 - Na impossibilidade do atendimento do 5 deste artigo, poder ser aceita lote em outra ZEIS, a critrio da CAEHIS da SEHAB. 8 - Nos casos de desmembramento de glebas que se enquadram nos tipos de imveis estabelecidos no artigo 373 desta lei, poder ser dispensada a destinao de reas verdes e institucionais, desde que atendida uma das seguintes condies: I. seja comprovado, pelo registro na competente Circunscrio Imobiliria, que a gleba a ser desmembrada apresentava, anteriormente data de 13 de setembro de 2.002, rea global igual ou inferior a 20.000 m2 (vinte mil metros quadrados); II. a delimitao da ZEIS seccione a rea da gleba, independentemente da sua dimenso, desde de que as parcelas resultantes tenham acesso por via oficial; 9 - Nas ZEIS 4 localizadas em rea de Proteo aos Mananciais, a construo de edificaes, a instalao de usos e o parcelamento do solo devero atender a legislao estadual especifica.

30

Parte III Projeto de Lei Disciplina e Ordena o Parcelamento, Uso e Ocupao do Solo do Municpio de So Paulo.

Art. 379. Para fins do disposto nesta lei, a concesso de direito de construir acima do coeficiente de aproveitamento bsico, como incentivo para a construo de Habitaes de Interesse Social - HIS e de Habitaes de Mercado Popular - HMP, por agentes pblicos e privados, seguir os seguintes parmetros:

I. nas ZEIS 1 e ZEIS 2, a concesso do direito de construir acima do


coeficiente de aproveitamento bsico at o limite do coeficiente de aproveitamento mximo de 2,5 ser gratuita, tanto para a produo de HIS e HMP quanto para os demais usos, inclusive HMP, nos imveis em que for exigida a destinao de 50% (cinqenta por cento) do total de rea construda computvel a ser edificada para HIS e HMP, conforme inciso II do artigo 376 desta lei;

II. na ZEIS 3, a concesso do direito de construir acima do coeficiente de


aproveitamento bsico at o limite do coeficiente de aproveitamento mximo de 4,0 ser gratuita, tanto para a produo de HIS quanto para os demais usos, inclusive HMP, nos imveis em que for exigida a destinao de 50% (cinqenta por cento) do total de rea construda computvel a ser edificada para HIS e HMP, conforme inciso II do artigo 377 desta lei;

III. nas ZEIS localizadas na Macrozona de Proteo Ambiental no se aplica a


outorga onerosa de potencial construtivo adicional, coeficiente de aproveitamento bsico ser ultrapassado. no podendo o

Pargrafo nico. Nos imveis no sujeitos destinao de rea construda computvel para HIS, conforme disposto no inciso II dos artigos 376, 377 e 378 desta lei, aplicam-se as disposies desta lei referentes ao pagamento de outorga onerosa do direito de construir acima do coeficiente de aproveitamento bsico. Art. 380. O fator de incentivo doao Fi fica fixado em 1,5 (um inteiro e cinco dcimos). Art. 381. No caso de HIS produzidas por agentes privados, o convnio estabelecido com o Poder Pblico, atravs da SEHAB, tem por finalidade garantir o atendimento dos padres exigidos por esta lei para HIS, em especial a destinao das unidades a famlias com renda igual ou inferior a 6 (seis) salrios mnimos. Art. 382. Nas ZEIS, ressalvada a aplicao do decreto especfico para EHIS e EHMP e EZEIS, o gabarito de altura mxima ser de 25,00 m (vinte e cinco metros) para as edificaes a serem construdas nos lotes com frente para vias com largura inferior a 12,00 m (doze metros). Art. 383. Para EHIS, EHMP e EZEIS devem ser observados normas, ndices e parmetros definidos em decreto especfico. Art. 384. Fica mantida a Comisso de Avaliao de Empreendimentos Habitacionais de Interesse Social - CAEHIS, criada pelo Decreto n 31.601, de 26 de maio de 1992, vinculada a SEHAB, com atribuies de rgo normativo, consultivo e decisrio sobre legislao de ZEIS, EZEIS, EHIS e

31

Parte III Projeto de Lei Disciplina e Ordena o Parcelamento, Uso e Ocupao do Solo do Municpio de So Paulo. EHMP cabendo-lhe: I. implementar propostas e opinar sobre alteraes na legislao de que trata este artigo, bem como expedir instrues normativas referentes sua aplicao, em especial, nos casos que se enquadrem nas excees previstas nesta lei e em regulamentao especfica; II. apreciar e decidir, nos casos no previstos nesta lei e em regulamentao especfica, sobre o enquadramento de projetos na legislao de que trata este artigo; emitir pareceres sobre sua aplicao e fixar critrios urbansticos e tcnicos especficos, para fins de aprovao de projetos em ZEIS, de EZEIS, EHIS e EHMP, em especial, para os casos que se enquadrem nas excees previstas nesta lei e em regulamentao especfica; III. estabelecer exigncias complementares s nesta lei e em regulamentao especfica para a aprovao de EZEIS, EHIS e EHMP em reas de mananciais. Art. 385. No caso de ZEIS cujos limites estejam compreendidos dentro dos permetros de Operaes Urbanas Consorciadas fica definido: I. prevalecer a aplicao dos instrumentos, diretrizes e elementos previstos e estabelecidos nas leis especificas que regem as Operaes Urbanas Consorciadas; II. as Operaes Urbanas Consorciadas implementadas por leis especificas, podero delimitar nos seus permetros novas ZEIS; III. a incluso de novos permetros de ZEIS no interior de rea de Operao Urbana com legislao em vigor, s poder ser feita atravs de alterao da lei especfica da Operao Urbana; IV. o percentual de HIS a ser produzido nas ZEIS criadas pelas leis especficas de Operao Urbana, poder ser parcialmente atendido com recursos provenientes da Operao Urbana; V. a concesso do direito de construir acima do coeficiente de aproveitamento bsico, at o coeficiente mximo estabelecido na Operao Urbana, ser garantido gratuitamente para a produo de HIS.

Subseo V - Das Zonas de Ocupao Especial ZOE Art. 386. As zonas de ocupao especial ZOE so pores do territrio do Municpio que, por suas caractersticas nicas, so destinadas a abrigar atividades que necessitam de tratamento urbanstico e ambiental diferenciados, com coeficiente de aproveitamento mnimo, bsico e mximo, demais parmetros de dimensionamento e ocupao dos lotes estabelecidos para cada ZOE, constante do Quadro 04 dos Livros I a XXXI, anexos da Parte II desta lei. 1 - Enquadram-se na zona de ocupao especial - ZOE, de que trata o inciso VII do "caput" deste artigo: I. Aeroporto de Congonhas (SA ZOE-01); II. Campo de Marte (ST ZOE - 01);

32

Parte III Projeto de Lei Disciplina e Ordena o Parcelamento, Uso e Ocupao do Solo do Municpio de So Paulo. Campi da Universidade de So Paulo USP (BT ZOE 01); (PE ZOE 01); (EM ZOE - 01); IV. Parque Anhembi (ST ZOE - 02); V. Sambdromo (ST ZOE - 02); VI. Parque da Juventude e Complexo do Carandiru (ST ZOE - 03); VII. Autdromo de Interlagos (SO ZOE - 01); VIII. Hipdromo Paulistano (BT ZOE - 02 Jockey); IX. Usina de Piratininga (AD ZOE - 01); X. FEBEM na Vila Maria (MG ZOE - 01); XI. Parque Ibirapuera (VM ZOE - 01); XII. Parque Ecolgico do Tiet (MP ZOE - 01); XIII. Parque gua Branca (LA ZOE - 01); XIV. Cemitrio Vila Formosa (AF ZOE - 01); XV. Keralux (EM ZOE - 02); XVI. Parque do Estado (IP ZOE 01) XVII. Nitroquimica (MP - ZOE-02), XVIII. e outras especificadas nos Planos Regionais Estratgicos. 2 - Ficam enquadrados na Zona de Ocupao Especial os EI-08 Clubes Esportivo-Sociais e EI-09 Clubes de Campo e integrantes do sistema de reas verdes do Municpio de So Paulo, os imveis referidos no Quadro n 9A anexo a Lei n 8.001 de 24 de dezembro de 1973, alterado pelo Quadro n 9B anexo a Lei n 8.328 de 2 de dezembro de 1975, complementado pela Lei n 8.856 de 21 de fevereiro de 1979, pelo artigo 10 da Lei n 8.800 de 11 de outubro de 1.978, pelo artigo 4 da Lei n 9.411 de 30 de dezembro de 1981, e pelo artigo 1 da Lei n 9.749 de 7 de novembro de 1984, ficando extintas as denominaes de Z8-AV8 e de Z8-AV9. 3 - A ZOE - Clube Esportivo-Social EI-08 esto relacionadas no Quadro 07a anexo Parte III desta lei, esto sujeitos s caractersticas de uso e ocupao estabelecidas pelo artigo 105 da Parte I desta lei. 4 - A ZOE - Clube de Campo EI-09 esto relacionadas no Quadro 07b anexo Parte III desta lei, esto sujeitos s caractersticas de uso e ocupao estabelecidas pelo artigo 104 da Parte I desta lei.

III.

Captulo II - Das categorias de via e do uso do solo nas Zonas Mistas Art. 387. Para fins de aplicao desta lei, as vias que constituem o Sistema Virio do Municpio classificam-se nas seguintes categorias: I. Vias Estruturais N1; II. Vias Estruturais N2; III. Vias Estruturais N3; IV. Vias Secundrias N4 que coletam e distribuem o trfego; V. Vias Secundrias N5 com trfego local. 1 - As vias estruturais N1, N2 e N3 esto indicadas no Quadro n 02 e no Mapa n 02 anexos da Parte I desta lei, e as vias secundrias N4 indicadas nos Quadros 02 e nos Mapas 02 dos Livros I a XXXI anexos da Parte II

33

Parte III Projeto de Lei Disciplina e Ordena o Parcelamento, Uso e Ocupao do Solo do Municpio de So Paulo. desta lei. 2 - Para efeito da disciplina do uso e ocupao do solo, ficam classificadas como vias locais todas aquelas que no foram indicadas nos quadros e mapas referidos no pargrafo anterior. Art. 388. Nas zonas mistas, o uso e a ocupao do solo ficam condicionados classificao das vias em categorias constantes dos Quadros n 02d-1; 02e-1; 02f-1; 02g-1 anexo da Parte III desta lei. Art. 389. Nas zonas mistas, aplicam-se aos lotes com frente para mais de uma via de circulao as seguintes disposies: I. podero ser instalados os usos permitidos em qualquer uma das vias, atendidos os parmetros de incomodidade e as condies para instalao da respectiva via; II. fica vedado o acesso de veculos e de pedestres, para a via onde o uso a ser instalado no permitido de acordo com as disposies desta lei. Pargrafo nico:- as disposies deste artigo no se aplicam aos postos de gasolina.

Captulo III - Dos usos e atividades Seo I - Das categorias de uso Art. 390. O uso do solo no Municpio de So Paulo classifica-se em duas categorias: I. Categoria de Uso Residencial - R, destinada habitao; II. Categoria de Uso No Residencial - nR, destinadas s atividades comerciais, de servios, industriais ou institucionais. Subseo I - Da Categoria de Uso Residencial - R Art. 391. A Categoria de Uso Residencial - R, tendo como referncia a unidade habitacional, divide-se nas seguintes subcategorias: I. II. R1: uma unidade habitacional por lote. R2h: conjunto residencial horizontal com mais de uma unidade habitacional por lote, agrupadas horizontalmente em casas isoladas, geminadas ou superpostas em at 3 (trs) pavimentos em condomnio, compreendendo: a) R2h-01: conjunto residencial horizontal em rea de terreno com at 10.000 m; b) R2h-02: conjunto residencial horizontal em rea de terreno com maior que 10.000 m e menor ou igual a 20.000 m; c) R2h-03: conjunto residencial horizontal em rea de terreno maior que 20.000 m e menor ou igual a 40.000 m. III. R2v: conjunto residencial vertical com mais de duas unidades habitacionais por lote, agrupadas verticalmente em um ou mais

34

Parte III Projeto de Lei Disciplina e Ordena o Parcelamento, Uso e Ocupao do Solo do Municpio de So Paulo. edifcios de apartamentos compreendendo: constituindo condomnio edilcio,

a) R2v-01: conjunto residencial vertical constitudo por unidades superpostas, com ou sem acesso independente, com mais de trs pavimentos; b) R2v-02: conjunto residencial vertical com um ou mais edifcios em rea total de terreno com at 20.000 m2; c) R2v-03: conjunto residencial vertical em rea de terreno maior que 20.000 m e menor ou igual a 40.000 m. 1 - Os conjuntos residenciais devero observar as disposies do artigo 392 desta lei, e atender a legislao federal de condomnios. 2 - Na emisso do alvar de aprovao do conjunto residencial R2h-01, quando constitudo de casas geminadas, todas com frente para a via oficial, devem ser descritas as partes comuns do conjunto residencial, como a rea de terreno total onde foi implantado o conjunto residencial, constitudo de fundao, estrutura e cobertura, dentre outras; e as partes autnomas as unidades habitacionais com discriminao de rea privativa coberta e descoberta e a frao ideal do terreno. Art. 392. As subcategorias de uso residencial so permitidas nas seguintes zonas de uso: I. na ZER 1, as subcategorias de uso R1 e R2h-01; II. na ZER 2, as subcategorias R1 e R2h-01; III. na ZER 3, as subcategorias R1, R2h e R2v; IV. nas ZM de densidades: baixa, mdia e alta, as subcategorias R1, R2h e R2v V. na ZPI as subcategorias R1, R2h; VI. nas ZEIS, as subcategorias R1, R2h e R2v; VII. nas ZCLz-I, ZCLz-II e ZCLz-III, as subcategorias R1, R2h-01, R2v-01; VIII. nas ZCP e ZCL, as subcategorias R1, R2h e R2v; IX. na ZEPAM, a subcategoria R1; X. na ZEPAG, a subcategoria R1; XI. na ZERp, as subcategorias R1 e R2h-01; XII. nas ZMp, as subcategorias R1, R2h, R2v; XIII. nas ZCPp e ZCLp as subcategorias R1, R2h, R2v; XIV. nas ZPDS, as subcategorias R1 e R2h; XV. na ZLT, as subcategorias R1 e R2h; XVI. na ZEP, a subcategoria R1 e Zeladoria. Art. 393. Os conjuntos residenciais R2h, e R2v devero atender as seguintes disposies: I. O projeto de implantao do conjunto dever prever, no mnimo: a) arborizao e tratamento das reas comuns no ocupadas por edificaes; b) sistema de distribuio de gua, energia eltrica e gs

35

Parte III Projeto de Lei Disciplina e Ordena o Parcelamento, Uso e Ocupao do Solo do Municpio de So Paulo. encanado; c) sistema de coleta e disposies de guas servidas e esgoto; d) local para coleta de lixo;

II.

Os acessos s edificaes do conjunto residencial horizontal R2h devero observar: a) via de circulao de veculos interna ao conjunto com at 50 m(cinqenta metros) de extenso e largura mnima de 6 m (seis metros), dos quais 2,40 m (dois metros e quarenta centmetros) destinados ao passeio, para conjuntos com at 20 unidades habitacionais; b) via de circulao de veculos interna ao conjunto com mais de 50 m de extenso e largura mnima de 8 m (oito metros) dos quais 2,40 m (dois metros e quarenta centmetros) destinados ao passeio, para conjuntos com mais de 20 unidades habitacionais; c) via de circulao de pedestres do conjunto descoberta ou no, com largura mnima de 3 m (trs metros), sendo 2 m (dois metros) obrigatoriamente pavimentados, e dotados de condies de acessibilidade para pessoas portadoras de deficincia fsica ou com mobilidade reduzida; d) acesso de pedestre de uso exclusivo a uma unidade habitacional ou de uma unidade, obrigatoriamente pavimentado, com largura mnima de 1,20 m (um metro e vinte centmetros).

III.

Os acessos s edificaes do conjunto residencial horizontal R2v devero observar: a) via de circulao de veculos interna ao conjunto com largura mnima de 8 m (oito metros) dos quais 2,40 m (dois metros de quarenta centmetros) destinados ao passeio, em reas de terreno igual ou maior a 10.000 m; b) via de circulao de pedestres do conjunto coberta ou no, com largura mnima de 3 m (trs metros), sendo 2 m (dois metros) obrigatoriamente pavimentados e dotados de condies de acessibilidade para pessoas portadoras de deficincia fsica ou com mobilidade reduzida; c) acesso de pedestre de uso exclusivo de um bloco ou de uma unidade, obrigatoriamente pavimentado, coberto ou no, com largura mnima de 1,20 m (um metro e vinte centmetros).

IV.

As vias de circulao internas aos conjuntos devero atender a declividade mxima para vias de circulao de veculos de 15% e declividade mnima de 0,5%. O uso misto permitido, desde que os usos no residenciais sejam permitidos na zona de uso onde o conjunto residencial se localiza e que tenham obrigatoriamente frente e acesso

V.

36

Parte III Projeto de Lei Disciplina e Ordena o Parcelamento, Uso e Ocupao do Solo do Municpio de So Paulo. independente por via oficial de circulao de veculos, sendo admitido tambm o acesso secundrio por via de circulao interna ao conjunto. VI. Previso de vagas de estacionamento para veculos de acordo com a legislao vigente podendo estar situada na prpria unidade habitacional, em bolso de estacionamento ou em subsolo. Podero ser previstas reas de uso comum, destinadas ao lazer, recreao ou servios de uso coletivo, as quais, quando cobertas, sero computadas para efeito de clculo de coeficiente de aproveitamento, da taxa de ocupao e da taxa de permeabilidade.

VII.

VIII. As reas de uso comum, bem como as vias internas de circulao de veculos e de pedestres, quando houver, sero consideradas fraes ideais do condomnio e bens de uso exclusivo do conjunto. 1. O projeto de implantao dos conjuntos residenciais horizontais R2h02 e R2h-03, alm do disposto no inciso I do caput deste artigo, dever prever espaos de utilizao comum no cobertos destinados ao lazer, correspondendo no mnimo a 5m (cinco metros) por habitao. 2. O projeto de implantao dos conjuntos residenciais verticais R2v-02 e R2v-03, alm do disposto no inciso I do caput deste artigo, dever prever espaos de utilizao comum no cobertos destinados ao lazer, correspondendo no mnimo a 5m (cinco metros) por habitao, com rea maior ou igual a 100m, devendo conter um crculo de raio mnimo de 5m (cinco metros), para fazer uso do disposto no artigo 593 desta lei. 3. Nos lotes enquadrados na zona de uso ZCLz, no se aplicam as disposies do inciso I e II do pargrafo 1 do artigo 331 da Parte III desta Lei, referente ao remembramento de lote e reserva de rea non aedificandi, aos conjuntos residenciais horizontais R2h, quando a subcategoria de uso a ser implantada, R2h-01 for permitida na zona de uso ZER lindeira. 4. Para a implantao de conjuntos residenciais R2h-03 e R2v-03, alm das disposies do inciso I deste artigo, devero apresentar: a) projeto de drenagem de guas pluviais; b) projeto de terraplenagem. Art. 394. Nos conjuntos residenciais horizontais R2h, observadas as disposies do artigo 599 desta lei, devero ser atendidas as seguintes cotas mnimas de terreno por unidade construda residencial:

I. II. III. IV. V.

na zona de uso ZER 1 igual a 250 m2/habitao; na zona de uso ZER 2 igual a 125 m2/habitao; na zona de uso ZER 3 igual a 80 m2/habitao; na ZCLz igual a ZER lindeira; nas zonas de uso ZMp, ZERp, ZPDS, ZLT, ZCPp e ZCLp, igual

37

Parte III Projeto de Lei Disciplina e Ordena o Parcelamento, Uso e Ocupao do Solo do Municpio de So Paulo. rea do lote mnimo exigido para cada zona de uso. nas demais zonas de uso, onde permitido o uso residencial, igual a 62,50 m2.

VI.

Art. 395. Os conjuntos residenciais horizontais e verticais podero ser implantados no mesmo lote, desde que as respectivas subcategorias de uso R2h e R2v sejam permitidas nas zonas de uso onde se localizam. Art. 396. Os conjuntos residenciais R2h-03 e R2v-03 devero observar ainda as seguintes exigncias: I. definir no pedido de diretrizes, a ser solicitado a CAIEPS Comisso de Anlise Integrada de Projetos de Edificaes e de Parcelamento do Solo, os usos residenciais R, e quando for o caso os usos no residenciais nR, de acordo com os Quadros 2 da Parte III desta lei; II. apresentar relatrio de impacto de vizinhana - RIVI, quando for o caso. III. atender os coeficientes de aproveitamento bsico e mximo para a rea de terreno bruta da gleba, estabelecidos para a zona de uso em que a mesma se localiza, mediante outorga onerosa nos termos desta lei; IV. dar tratamento paisagstico para os 15% da rea da gleba correspondente taxa de permeabilidade; Pargrafo nico: - Caber a Comisso de Anlise Integrada de projetos de Edificaes e de Parcelamento do Solo - CAIEPS em funo de empreendimentos classificados como geradores de impacto de vizinhana, cujo porte ou natureza possam causar impacto no seu entorno ou sobrecarga na capacidade de atendimento da infra-estrutura a fixao prvia de diretrizes, devendo: Iavaliar a necessidade de abertura de via de circulao de veculos com no mnimo 12 m (doze metros) de largura, quando a face de quadra ou qualquer testada da gleba tiver extenso superior a 200 m (duzentos metros), observadas as diretrizes do rgo de parcelamento competente, que poder estabelecer largura da via de circulao de veculos superior, decorrente do adensamento previsto para a gleba, em especial de conjuntos mistos, com uso residencial e no residencial, como medida mitigadora do impacto, observada a legislao especfica de Plo Gerador de Trfego. estabelecer a porcentagem de rea verde interna ao conjunto, e quando constatada carncia de equipamentos comunitrios no distrito municipal em que se localiza o empreendimento, fixar rea institucional;

II-

Art. 397. Os Conjuntos Residenciais, os no Residenciais - nR e Mistos, em glebas com rea de terreno maior que 40.000 m, devero ser obrigatoriamente objeto de parcelamento da gleba, nos termos dos artigos 463; 464; 465; 466; 467; 468 e 469 desta lei. 1 - Caber ao rgo de parcelamento do solo competente estabelecer as

38

Parte III Projeto de Lei Disciplina e Ordena o Parcelamento, Uso e Ocupao do Solo do Municpio de So Paulo. exigncias de reas pblicas, com base no pedido de diretrizes, tendo como referncia o mapa 02 da rede viria estrutural e secundria e o mapa 02A de abertura de vias do Plano Regional Estratgico PRE das subprefeituras em que se localiza a gleba, estabelecendo as porcentagens de reas pblicas em funo do tipo de parcelamento, podendo, quando for o caso, enviar para anlise da CAIEPS. 2 - Caber a Comisso de Anlise Integrada de Projetos de Edificaes e de Parcelamento do Solo - CAIEPS em funo de empreendimentos classificados como geradores de impacto de vizinhana, cujo porte ou natureza possam causar impacto no seu entorno ou sobrecarga na capacidade de atendimento da infra-estrutura a fixao prvia de diretrizes, devendo, no caso de desmembramento de gleba, apresentar justificativa por escrito da no necessidade de destinao de rea para abertura de via, especialmente quando a gleba estiver contida na Macrozona de Estruturao e Qualificao Urbana. Art. 398. Caso o interessado deseje implantar loteamento do tipo Plano Integrado com edificao ou em condomnio, poder fazer uso do coeficiente de aproveitamento mximo sobre a rea de terreno bruta da gleba, mediante outorga onerosa nos termos desta lei, e desde que sejam observadas as seguintes exigncias: I. definir no pedido de diretrizes, junto CAIEPS, os usos residenciais - R e no residenciais -nR de acordo com os Quadros da Parte II desta lei; II. apresentar relatrio de impacto de vizinhana - RIVI, quando for o caso. III. doar rea de terreno total da gleba para o sistema de circulao de veculos e de pedestre, para equipamento urbano ou comunitrio pblico, e espaos livres de uso pblico, proporcionais densidade de ocupao prevista pela Lei de Uso e Ocupao do Solo, atendendo as diretrizes do rgo de parcelamento (SEHAB-PARSOLO); IV. dar tratamento paisagstico para os espaos livres de uso pblico; V. construir as expensas do interessado equipamento urbano ou comunitrio exigido pelo poder pblico, decorrente das necessidades da micro-regio, devendo a rea construda do equipamento ser equivalente a uma vez a rea de terreno doada para a implantao do equipamento estabelecido no inciso I deste artigo para o uso residencial R ou de 0,5 a rea de terreno no caso de uso no residencial nR. Art. 399. Os usos residenciais R, com 500 (quinhentas) vagas ou mais de estacionamento de veculos ou com rea construda computvel total igual ou superior a 80.000m (oitenta mil metros quadrados), so considerados Plos Geradores de Trfego e Empreendimentos Geradores de Impacto de Vizinhana respectivamente. Pargrafo nico: - Aos usos de que trata o caput deste artigo aplicam-se os procedimentos relativos aprovao de projetos para construo ou reforma de edificaes para a subcategoria de uso nR3, de acordo com as disposies dos artigos 403, 404 e 3 do artigo 404 desta lei.

39

Parte III Projeto de Lei Disciplina e Ordena o Parcelamento, Uso e Ocupao do Solo do Municpio de So Paulo. Subseo II - Da categoria de Uso No Residencial - nR Art. 400. Da categoria Uso No Residencial - nR, compreende atividades de comrcio e servios, industriais e institucionais que, tendo como referncia sua natureza e os parmetros de incomodidade estabelecidos nesta lei, divide-se nas seguintes subcategorias:

I. usos no residenciais compatveis - nR1, atividades compatveis com a II. III. IV.
vizinhana residencial; usos no residenciais tolerveis - nR2, atividades que no causam impacto nocivo vizinhana residencial; usos no residenciais especiais ou incmodos - nR3, as atividades potencialmente geradoras de impacto urbanstico ou ambiental; usos no residenciais ambientalmente compatveis com o desenvolvimento sustentvel - nR4, atividades que podem ser implantadas em reas de preservao, conservao ou recuperao ambiental.

Art. 401. Classificam-se como usos no residenciais compatveis - nR1, as atividades de comrcio varejista, de prestao de servios, institucionais e industriais compostos pelos seguintes grupos de atividades:

I. comrcio de alimentao e de abastecimento: estabelecimentos de venda


direta ao consumidor de produtos alimentcios;

II. comrcio diversificado: estabelecimentos de venda direta ao consumidor de


produtos relacionados ou no ao uso residencial;

III. servios pessoais: estabelecimentos destinados prestao de servios


pessoais de mbito local;

IV. servios profissionais: estabelecimentos destinados prestao de servios V. VI. VII. VIII. IX. X. XI.
de profissionais liberais, tcnicos ou universitrios, ou de apoio ao uso residencial; servios tcnicos de confeco ou manuteno: estabelecimentos destinados prestao de servios tcnicos de reparo ou de apoio ao uso residencial; servios de educao: estabelecimentos destinados ao ensino pr-escolar ou prestao de servios de apoio aos estabelecimentos de ensino seriado e no seriado; servios sociais: estabelecimentos destinados prestao de servios de utilidade pblica ou de cunho social; associaes comunitrias, culturais e esportivas de carter local; servios e instituies de moradia: estabelecimentos destinados prestao de servios de moradia temporria ou de cunho social ou religioso; servios da administrao e servios pblicos; usos Industriais compatveis - Ind-1a.

1 - As atividades de que trata o "caput" deste artigo sero listadas por decreto do Executivo. 2 - A atividade "show room", enquadrada no grupo de atividades comrcio diversificado constante no inciso II do "caput" deste artigo, define-se como uso no residencial, comercial ou de servio, destinado exposio de produtos de fabricante, produtor ou representante, com ou

40

Parte III Projeto de Lei Disciplina e Ordena o Parcelamento, Uso e Ocupao do Solo do Municpio de So Paulo. sem venda direta ou indireta de mercadorias, sem depsito e retirada de mercadorias no local. Art. 402. Classificam-se como usos no residenciais tolerveis - nR2, as atividades de comrcio (varejista ou atacadista), de prestao de servios, institucionais e industriais compostos pelos seguintes grupos de atividades:

I. comrcio de alimentao ou associado a diverses: estabelecimentos II. III. IV.


destinados venda de produtos alimentcios, com ou sem consumo no local, ou ao desenvolvimento de atividades de lazer e diverso; comrcio de abastecimento e especializado: estabelecimentos destinados venda de produtos especficos; oficinas: estabelecimentos destinados prestao de servios mecnicos, de reparos em geral e de confeco ou similares; servios de hospedagem: estabelecimentos destinados prestao de servios de alojamento para moradia temporria, de servios de alimentao e de entretenimento e de outros servios para o pblico (hospede); servios de sade: estabelecimentos destinados ao atendimento sade da populao; estabelecimentos de ensino seriado: estabelecimentos destinados ao ensino fundamental e mdio da educao formal; estabelecimentos de ensino no seriado: estabelecimentos destinados ao ensino complementar, aos cursos profissionalizantes ou de aperfeioamento, ou educao informal em geral; servios de lazer cultura e esportes: espaos ou estabelecimentos destinados ao lazer e prtica de esportes ou ao condicionamento fsico; locais de reunio ou eventos; servios de armazenamento e guarda de bens mveis: espaos ou estabelecimentos destinados venda ou guarda de mercadorias em geral, mquinas ou equipamentos, guarda de veculos, mveis ou animais e estacionamentos de veculos; usos industriais tolerveis - Ind-1b; usos industriais incmodos - Ind-2.

V. VI. VII. VIII. IX. X.

XI. XII.

1 - As atividades de que trata o caput deste artigo sero listadas, por decreto do Executivo, com exceo das atividades dos grupos usos industriais tolerveis - Ind-1b e usos industriais incmodos - Ind-2, que se subdividem em outros grupos de atividades, de acordo com as disposies dos artigos 414 e 416 desta lei. 2 - Os estacionamentos de veculos sero classificados como nR1 e sero permitidos nas zonas e categorias de vias onde esta categoria de uso permitida. 3 - As atividades cinema ao ar livre, drive-in e motel, somente sero permitidas na zona de proteo e desenvolvimento sustentvel (ZPDS) e na zona de lazer e turismo (ZLT) e na zona predominantemente industrial - ZPI. 4. Para fins de aplicao do disposto no inciso I do "caput" deste artigo, considera-se como comrcio de alimentao associado a diverses os estabelecimentos comerciais, inclusive bares e restaurantes, que possuam

41

Parte III Projeto de Lei Disciplina e Ordena o Parcelamento, Uso e Ocupao do Solo do Municpio de So Paulo. pista de dana, instalaes para "shows" e eventos e palco para "shows" e espetculos. Art. 403. Classificam-se como usos no residenciais especiais ou incmodos - nR3, as indstrias e as atividades de comrcio (varejista ou atacadista), de prestao de servios e institucionais compostas pelos seguintes grupos de atividades: I. usos especiais: espaos, estabelecimentos ou instalaes sujeitos a controle especfico ou de valor estratgico para a segurana e servios pblicos; II. empreendimentos geradores de impacto ambiental: aqueles que possam causar alterao das propriedades fsicas, qumicas e biolgicas do meio ambiente e que direta ou indiretamente afetem: a) a sade, a segurana e o bem estar da populao; b) as atividades sociais e econmicas; c) a biota; d) as condies paisagsticas e sanitrias do meio ambiente; e) a qualidade dos recursos ambientais;

III. empreendimentos geradores de impacto de vizinhana: aqueles que pelo


seu porte ou natureza possam causar impacto ou alterao no seu entorno ou sobrecarga na capacidade de atendimento da infra-estrutura. 1 - As atividades de que trata o "caput" deste artigo sero listadas por decreto do Executivo. 2 - As unidades prisionais, presdios, penitencirias, cadeias, casas de deteno, instituto correcional, casa de recuperao de infratores e congneres, com capacidade superior a cem pessoas devero ser localizadas prioritariamente na Macrozona de Proteo ambiental, excludas as reas de preservao de mananciais, zonas especiais de preservao e reas de proteo ambiental. Art. 404. Os usos no residenciais nR3 podero ser instalados nas zonas e vias onde o uso no residencial nR permitido, desde que sejam observados:

I. no mnimo as disposies estabelecidas para cada zona de uso na Parte II


desta lei nos Livros dos Planos Regionais Estratgicos das Subprefeituras;

II. no mnimo os parmetros de incomodidade e as condies para instalao III.


estabelecidos para o uso nR2 em cada zona de uso e categoria de via nos Quadros n 02/a-1 a 02/p-1 anexos da Parte II desta lei. as larguras de via definidas para a subcategoria de uso nR2 no Quadro n 04 anexo Parte III desta lei.

1 - Fica vedada a instalao dos usos no residenciais nR3: I. nas zonas especiais de preservao ZEP;

II. nas zonas exclusivamente residenciais de proteo ambiental - ZERp e faces


de quadra a elas lindeiras;

III. nas vias locais das zonas mistas de proteo ambiental - ZMp; IV. nas zonas especiais de interesse social - ZEIS - 4;
V. nas zonas exclusivamente residenciais - ZER e faces de quadra a elas lindeiras e nas zonas centralidade lineares ZCLz -I, ZCLz - II; VI. nas vias locais das zonas mistas - ZM;

42

Parte III Projeto de Lei Disciplina e Ordena o Parcelamento, Uso e Ocupao do Solo do Municpio de So Paulo.

VII. nas vias com largura inferior a 12 (doze) metros.


2 - Excluem-se do disposto no 1 deste artigo as instalaes e equipamentos de infra-estrutura e servios urbanos de que trata o artigo 409 desta lei. 3 - Com o objetivo de compatibilizar e harmonizar a instalao do uso no residencial nR3 com o entorno, para instalao e funcionamento dessas atividades, podero ser exigidas condies superiores s estabelecidas nos Planos Regionais Estratgicos das Subprefeituras, para cada zona de uso ou categoria de via, relativas a: I. recuos; II. gabarito; III. permeabilidade e cobertura vegetal; IV. espaos para estacionamento, condies de instalao (horrio de funcionamento, nmero mximo de funcionrios por turno, lotao mxima, vagas para estacionamento, reas para embarque e desembarque, ptio para carga e descarga. V. medidas mitigadoras dos impactos negativos no trfego, na vizinhana e no meio ambiente. 4 - Previamente aprovao de projeto para construo, reforma de edificaes, e licenciamento de equipamentos ou instalaes destinadas s atividades classificadas como nR3, enquadradas como empreendimentos geradores de impacto ambiental e de significativo impacto de vizinhana ou na infra-estrutura urbana, a Cmara Tcnica de Legislao Urbanstica - CTLU, subsidiada pelos rgos competentes, dever emitir as exigncias e demais disposies legais. 5 - Para subsidiar o parecer a ser emitido pela CTLU, nos termos do pargrafo anterior, as caractersticas do empreendimento e do entorno, observado o disposto no pargrafo 2, devero ser analisadas por rgo tcnico colegiado, intersecretarial. 6 - Fica atribuda Comisso de Anlise Integrada de Projetos de Edificaes e de Parcelamento do Solo - CAIEPS, criada pelo Decreto n 41.864, de 4 de abril de 2002, a competncia para a anlise preconizada no pargrafo anterior, at regulamentao dos procedimentos tcnicos e administrativos relacionada ao licenciamento dos usos nR3 por ato do Executivo. Art. 405. Classificam-se como usos no residenciais ambientalmente compatveis com o desenvolvimento sustentvel - nR4, as atividades de comrcio (varejista ou atacadista), de prestao de servios, institucionais e industriais compostos pelos seguintes grupos de atividades:

I. pesquisa e educao ambiental: empreendimentos realizados por perodos


de tempo limitados e em instalaes ou territrios especficos tais como: educao ambiental pesquisa cientfica relacionada biodiversidade e manejo agroflorestal sustentvel, postos avanados de instituies de pesquisa tecnolgica, agroecoturismo, entre outros;

II. manejo sustentvel: aquelas realizadas no meio rural ou ligadas s


atividades rurais, tais como: manejo florestal sustentvel aproveitamento de produtos no florestais no madeireiros; e

43

Parte III Projeto de Lei Disciplina e Ordena o Parcelamento, Uso e Ocupao do Solo do Municpio de So Paulo.

III. produo sustentvel: aquelas relacionadas s atividades rurais tais


como: agroindstria, agropecuria, beneficiamento de madeira de reflorestamento, piscicultura, silvicultura, dentre outras;

IV. ecoturismo: atividades cujo desenvolvimento relaciona-se conservao de


condies ambientais especficas, viabilizando tambm o seu aproveitamento econmico e favorecendo o bem estar e a qualidade de vida, tais como: instalaes de apoio (trilhas, museu, belvedere e outros), turismo rural e cultural, camping, pesca esportiva, clube de campo, pousadas, entre outras;

V. uso institucional: atividades relacionadas com instituies pblicas ou


privadas, tais como: cooperativas de produtores, parques temticos, servios de lazer, cultura, esporte e religiosos, dentre outros; 1 - Para a atividade agroindstria, de que trata o inciso III do caput deste artigo, dever ser observado o disposto na legislao ambiental. 2 - A instalao das atividades, que compem os grupos do uso no residencial ambientalmente compatvel com o desenvolvimento sustentvel - nR4 nas zonas de uso ZPDS, ZEP, ZLT e ZEPAG, dever observar o disposto nos artigos 325, 327, 329 e 334 respectivamente desta lei. Art. 406. A instalao dos empreendimentos com potencial gerador de trfego so classificados como plos geradores de trfego - PGT, e classificados na subcategoria de uso nR3, e sua instalao est sujeita fixao de diretrizes pela Comisso de Anlise Integrada de Projetos de Edificaes e de Parcelamento do Solo - CAIEPS, nos termos da legislao especfica relativas a:

I. caractersticas e localizao dos dispositivos de acesso de veculos e de


pedestres, com respectivas reas de acomodao e acumulao;

II. caractersticas e dimensionamento das reas de embarque e desembarque


de veculos e passageiros, ptio de carga e descarga;

III. dimensionamento de vagas para estacionamento de veculos; IV. medidas mitigadoras para reduzir o impacto do empreendimento no sistema
virio. Pargrafo nico. As atividades de que trata o "caput" deste artigo sero listadas por decreto do Executivo. Art. 407. Os empreendimentos que pelo porte ou natureza possam causar impacto ou alterao no entorno ou sobrecarga na capacidade de atendimento da infraestrutura, classificados como geradores de impacto de vizinhana esto sujeitos fixao prvia de diretrizes nos termos da legislao especfica, e tero seus projetos analisados pela Comisso de Anlise Integrada de Projetos de Edificaes e de Parcelamento do Solo - CAIEPS. Pargrafo nico. As atividades de que trata o "caput" deste artigo sero listadas por decreto do Executivo.

44

Parte III Projeto de Lei Disciplina e Ordena o Parcelamento, Uso e Ocupao do Solo do Municpio de So Paulo. Art. 408. Os empreendimentos geradores de impacto ambiental e/ou de impacto de vizinhana devero apresentar o EIA-RIMA ou EIV-RIVI nos termos da legislao vigente. Art. 409. As atividades enquadradas na categoria de usos no residenciais especiais ou incmodos nR3, relativas s instalaes e equipamentos de infra-estrutura e servios urbanos necessrios ao funcionamento da cidade, podero ser admitidas em qualquer zona de uso, mediante prvia analise da CAIEPS, que subsidiar o parecer tcnico a ser exarado pela Cmara Tcnica de Legislao Urbanstica CTLU. 1 - Caber a CTLU fixar as condies para instalao e funcionamento desses empreendimentos, observada a legislao prpria e as competncias estabelecidas quanto aos impactos, de vizinhana e ambiental, com base na anlise da CAIEPS. 2 - As instalaes de infra-estrutura de que tratam o caput desse artigo so relacionadas: I. ao abastecimento de gua, incluindo reservatrios e estaes de tratamento; II. ao saneamento ambiental, incluindo coleta e tratamento de esgotos, estao de transbordo, de resduos slidos, aterros sanitrios e reservatrios de controle de cheias; III. a distribuio de energia eltrica, incluindo linhas e postes de transmisso, usinas eltricas e estaes; IV. a distribuio de gs canalizado; V. a rede de comunicao e de telecomunicaes, inclusive torres e antenas de transmisso e retransmisso, nos termos da legislao especfica; VI. a rede de transporte pblico de massa, incluindo terminais de nibus, estaes de transferncia e instalaes de metr e ferrovias; VII. delegacia de polcia; VIII. central de correio; IX. corpo de bombeiros; X. duto vias (oleodutos, gasodutos e similares). Art. 410. So admitidos usos mistos em lotes e edificaes localizadas em qualquer zona de uso, desde que se trate de usos permitidos na zona, possam funcionar de modo independente e sejam atendidas, em cada caso, as caractersticas e exigncias estabelecidas nesta lei. 1 - Os usos industriais Ind-1b e Ind-2 no podero ter uso misto com os usos residenciais. 2 - Nas edificaes ou lotes ocupados por usos mistos ser admitido o uso comum de instalaes complementares s atividades instaladas. 3. No caracterizam outros usos as atividades complementares para o atendimento exclusivo dos usurios da atividade principal. 4. As atividades complementares de que trata o 3 deste artigo no podem ter acesso direto para a via pblica, exceto estacionamento de automveis.

45

Parte III Projeto de Lei Disciplina e Ordena o Parcelamento, Uso e Ocupao do Solo do Municpio de So Paulo.

5 - A licena de instalao e funcionamento poder ser expedida para as unidades individualmente ou para o conjunto das atividades. 6 - Nas edificaes destinadas aos usos no residenciais nR, poder ser expedida licena de instalao e funcionamento para a atividade estacionamento mesmo quando se tratar de atividade complementar principal. Art. 411. Os Conjuntos no Residenciais so constitudos por duas ou mais unidades no residenciais, que ocupem um mesmo lote, gleba ou edificao e disponham de espaos e instalaes de utilizao comum caracterizados como bens de condomnio, privativos e exclusivos deste, classificam-se na subcategoria de uso nR2, devendo atender as seguintes disposies: I. Os conjuntos no residenciais nR2 so permitidos nas seguintes zonas de uso: ZCLz-I; ZCLz-II; ZCLz-III; ZCP; ZCL; ZCPp;ZCLp; ZM e ZMp, devendo atender aos parmetros de incomodidade das respectivas zonas de uso constantes dos Quadros 2a-1 a 2h-1; II. Os conjuntos no residenciais nR2 devero atender as seguintes condies de instalao: a) horrio de funcionamento: das 6 horas s 22 horas nas seguintes zonas de uso: ZCLz-I; ZCLz-II e ZM- Via N5 com trfego local; e nas demais sem restrio de horrio. b) nmero de funcionrios: sem restrio; c) lotao mxima: sem restrio; d) vagas de estacionamento: 1(uma) vaga para cada 35 m de rea computvel ou frao; e) rea para embarque e desembarque: exigida em lote com testada maior ou igual a 30 metros; f) ptio para carga e descarga: 1 (uma) vaga de veculo leve do tipo utilitrio para edificao com rea construda menor ou igual a 2.000,00 m; 1 (uma) vaga para edificao com rea construda maior que 2.000,00 m e menor ou igual a 3.500,00 m; e mais 1 (uma) vaga para cada 3.500,00 m de rea construda computvel; III. os conjuntos no residenciais nR2 podero ser instalados em vias com largura igual ou superior a 12,00 metros. IV. nos conjunto no residenciais nR2, as reas de uso comum, bem como as vias internas de circulao de veculos e de pedestres, quando houver, sero consideradas fraes ideais do condomnio e bens de uso exclusivo do conjunto; V. o conjunto no residencial nR2 dever atender as disposies das zonas de uso onde est localizado, constantes dos Quadros 04 dos Livros I a XXXI anexos Parte II desta lei. VI. o uso misto permitido em conjunto no residencial nR2 desde que as atividades sejam permitidas na zona de uso onde o conjunto no residencial se localiza e sejam previstos, no caso do uso residencial, frente e acesso independente por via oficial de circulao de veculos, sendo admitido tambm o acesso secundrio por via de circulao interna ao conjunto. 1 - A implantao dos conjuntos no residenciais nR2, alm de atender

46

Parte III Projeto de Lei Disciplina e Ordena o Parcelamento, Uso e Ocupao do Solo do Municpio de So Paulo. o disposto nos incisos I, IV e VI do artigo 393 desta lei, para as vias de acessos internas s edificaes do conjunto no residencial dever ser observada as seguintes disposies: a) com at 80 vagas de estacionamento de veculos, via de circulao de veculos com largura mnima de 8,00 m (oito metros), dos quais 4,00 m (quatro metros) destinados a passeios; b) com mais de 80 vagas de estacionamento de veculos, via de circulao com largura mnima de 14 m (catorze metros) dos quais 4,00 m (quatro metros) destinados a passeios; c) com mais de 200 vagas de estacionamento de veculos e com mais de 80 vagas de estacionamento quando contidos em rea especial de trfego AET sero considerados plos geradores de trfego, ficando sujeitos a legislao especfica; d) via de circulao de pedestre descoberta, quando for o caso, com largura mnima de 3,00 m (trs metros), sendo 2,00 m (dois metros) obrigatoriamente pavimentados, e dotados de condies de acessibilidade para pessoas portadoras de deficincia fsica ou com mobilidade reduzida. 2 - Os conjuntos no residenciais nR2 em glebas, com rea de terreno maior que 40.000 m (quarenta mil metros quadrados) devero ser obrigatoriamente objeto de parcelamento. 3 - Nas zonas ZCLz-I e ZCLz-II o Conjunto no Residencial poder ser implantado, desde que: I. o lote possua rea maior ou igual a 250 m (duzentos e cinqenta metros quadrados) e menor ou igual a 500 m (quinhentos metros quadrados); II. a quota de terreno por atividade a ser instalada seja superior a 50 m (cinqenta metros quadrados); III. as atividades a serem instaladas sejam permitidas nestas zonas de uso, conforme Quadros 5a e 5b respectivamente; 4 - Nas zonas Mistas Vias N5 com trfego local o conjunto no residencial nR2 poder ser implantado com at 20 vagas de estacionamento de veculos.

Subseo III - Dos usos industriais Art. 412. Uso industrial - Ind, para fins da legislao de uso e ocupao do solo, aquele cuja atividade envolva processos de transformao, de beneficiamento, de montagem ou de acondicionamento na produo de bens intermedirios, de capital ou de consumo. 1 - Considerando-se o processo produtivo utilizado e os parmetros de incomodidade estabelecidos nesta lei, classificam-se os usos no residenciais industriais - Ind em:

I. usos industriais compatveis - Ind-1a: atividades que podem adequar-se aos


mesmos padres dos usos no residenciais nR1 em termos de nveis de

47

Parte III Projeto de Lei Disciplina e Ordena o Parcelamento, Uso e Ocupao do Solo do Municpio de So Paulo. incomodidade e condies de instalao e funcionamento caracterizam-se pelo seu baixo potencial de poluio ambiental, no gerando efluentes lquidos industriais, emisses atmosfricas, emanaes odorferas e resduos slidos;

II. usos industriais tolerveis - Ind-1b: atividades que podem adequar-se aos
mesmos padres dos demais usos no residenciais nR2 em termos condies de instalao e funcionamento caracterizados pelo seu baixo potencial de poluio ambiental, no gerando efluentes lquidos industriais, emisses atmosfricas e resduos slidos, cuja incomodidade potencial est vinculada aos processos e operaes utilizados e possvel gerao de rudos e emanaes odorferas passveis de tratamento e medidas mitigadoras; usos industriais incmodos - Ind-2: atividades que envolvam processo produtivo que implique na fixao de padres especficos em termos de localizao, grau de incomodidade e de poluio ambiental caracterizados pelo seu alto potencial poluidor do meio ambiente pela emisso de rudos, gases, vapores, material particulado, odores, efluentes lquidos e resduos slidos, cujos incmodos possuem solues tecnolgicas economicamente viveis para seu tratamento e/ou implantao de medidas mitigadoras;

III.

IV. usos industriais especiais - Ind-3: atividades cujo desenvolvimento possa


causar prejuzo sade, segurana, ao bem-estar pblico e integridade da flora e fauna regionais caracterizam-se pelo seu alto potencial poluidor das guas, da terra ou do ar ou por envolverem alta periculosidade, riscos de incndio e exploses, que exigem solues tecnolgicas complexas e onerosas para seu tratamento e/ou implantao de medidas mitigadoras. 2 - No se aplicam as disposies do "caput" deste artigo a atividades executadas mediante encomenda e comercializao direta com o consumidor final. 3 - Para fins de aplicao desta lei, consideram-se como partes integrantes da indstria, quando implantadas no mesmo lote, alm do setor produtivo, as que abriguem atividades complementares exclusivas, necessrias ao funcionamento da atividade industrial a seguir relacionadas: escritrio, atividades scio-culturais e esportivas para funcionrios, depsito e estocagem de matria-prima e de produto fabricado, restaurante, creche, "show-room", cooperativa de consumo, posto bancrio, ambulatrio, espao para comercializao de produtos fabricados no prprio estabelecimento industrial, capela e outras similares. Art. 413. Os usos industriais Ind1-a compem-se dos seguintes subgrupos de atividades e subcategorias:

I. confeco de artigos de vesturio e acessrios: confeces que no utilizem


processos de tingimento de fibras ou tecidos;

II. fabricao de artefatos de papel: indstrias potencialmente geradoras de


rudos e vibrao compatveis com o uso residencial;

III. fabricao de equipamentos de comunicaes: indstrias cuja incomodidade


est vinculada aos processos de montagem, no sendo processada qualquer operao de transformao de materiais, tais como anodizao e pintura;

48

Parte III Projeto de Lei Disciplina e Ordena o Parcelamento, Uso e Ocupao do Solo do Municpio de So Paulo.

IV. fabricao de mquinas para escritrio e equipamentos de informtica:


indstrias cuja incomodidade est vinculada aos processos de montagem, no sendo processada qualquer operao de transformao de materiais;

V. fabricao de equipamentos

de instrumentao mdico-hospitalares, instrumentos de preciso e pticos, equipamentos para automao industrial, cronmetros e relgios: indstrias cuja incomodidade est vinculada aos processos de montagem, no sendo processada qualquer operao de transformao de materiais.

Pargrafo nico:- As atividades que compem os grupos referidos no "caput" deste artigo sero relacionadas por decreto do executivo. Art. 414. Os usos industriais tolerveis - Ind-1b compem-se dos seguintes subgrupos de atividades:

I. fabricao de produtos alimentcios e bebidas: estabelecimentos destinados


fabricao de produtos de padaria, confeitaria, pastelaria, rotisserie, dentre outros, com rea construda mxima de 2.000 m2 (dois mil metros quadrados), cujo potencial poluidor, em especial de odores seja passvel de controle tecnolgico; II. fabricao de produtos txteis: indstrias sem operaes de fiao, tecelagem, beneficiamento e tingimento de fibras txteis ou tecidos;

III. preparao de couros e fabricao de artefatos de couro, artigos de viagem


e calados: indstrias de artefatos de couro, sem operaes de curtimento e preparao de couros e peles, inclusive subprodutos;

IV. fabricao de produtos de plstico: estabelecimentos destinados fabricao


de laminados plsticos, artefatos diversos de material plstico, potencialmente geradoras de emisso de odores, rudos e efluentes lquidos, passveis de tratamento;

V. fabricao de produtos de madeira: indstrias com potencial de emisso de


rudos e poeiras, passveis de tratamento;

VI. fabricao de peas e acessrios para veculos automotores: indstrias de


montagem, que no envolvem transformao de matria-prima;

VII. fabricao de mveis: indstrias com baixo potencial de poluio do meio


ambiente, com rea construda mxima de 2.000 m2 (dois mil metros quadrados), com gerao de material particulado, emisso de rudos e de incmodos ao uso residencial passveis de serem controlados. Pargrafo nico:- As atividades que compem os grupos referidos no "caput" deste artigo sero relacionadas por decreto do executivo. Art. 415. Podero ser enquadrados na categoria Ind-1a, mediante anlise prvia pela Comisso de Anlise Integrada de Projetos de Edificaes e Parcelamento do

49

Parte III Projeto de Lei Disciplina e Ordena o Parcelamento, Uso e Ocupao do Solo do Municpio de So Paulo. Solo - CAIEPS, os estabelecimentos industriais nos quais no seja processada qualquer operao de fabricao, mas apenas de montagem. Art. 416. Os usos industriais incmodos Ind-2 compem-se dos seguintes subgrupos de atividades: I. fabricao de produtos alimentcios e bebidas: estabelecimentos destinados preparao de alimentos, conservas, produtos de cereais, bebidas, dentre outros; II. fabricao de produtos do fumo: indstrias potencialmente incmodas pela emisso de odores; III. fabricao de produtos txteis: estabelecimentos destinados ao beneficiamento e tecelagem de fibras txteis, estamparia e texturizao, alvejamento e tingimento de tecidos, dentre outros; IV. fabricao de papel e produtos de papel: indstrias destinadas fabricao de papel, papelo, cartolina e carto; V. edio, impresso e reproduo de gravaes: indstrias potencialmente incmodas pela emisso de odores, rudos e vibrao, podendo tornar-se insalubres e com riscos de periculosidade pelo uso de solventes em operaes de impresso, pela emisso de poluentes atmosfricos e manipulao de substncias inflamveis; VI. fabricao de produtos qumicos: indstrias destinadas fabricao de produtos qumicos, que envolvem processos e operaes com potencial de insalubridade, periculosidade e incomodidade, passveis de tratamento; VII. fabricao de artigos de borracha: estabelecimentos destinados fabricao de fios de borracha, espuma de borracha, dentre outros, que no utilizem processos de regenerao de borracha; VIII. fabricao de produtos de minerais no metlicos: estabelecimentos destinados fabricao de vidro, artigos de vidro, artefatos de concreto, cimento e estuque, dentre outros; IX. metalurgia bsica: estabelecimentos destinados produo de laminados de ao, metalurgia de diversos metais, fundio; X. fabricao de produtos de metal: exclusive mquinas e equipamentos: estabelecimentos que utilizem processos de forja, galvanoplastia, usinagem, solda, tmpera, cementao e tratamento trmico de materiais, dentre outros; XI. fabricao de mquinas e equipamentos: estabelecimentos destinados fabricao de motores, bombas, tratores, armas, dentre outros, potencialmente poluidores das guas, do ar e do solo; XII. fabricao de mquinas, aparelhos e materiais eltricos: estabelecimentos destinados fabricao de geradores, transformadores e motores eltricos, fios e cabos, dentre outros; XIII. fabricao e montagem de veculos automotores, reboques e carrocerias: indstrias potencialmente incmodas pela natureza da atividade e porte do empreendimento, que exigem solues tecnolgicas e condies de instalao adequados; XIV. fabricao de outros equipamentos de transporte: indstrias potencialmente incmodas pela natureza da atividade e porte do empreendimento, que exigem solues tecnolgicas e condies de instalao adequados; XV. Indstria extrativista. 1. As atividades, que compem os grupos de atividades referidos no

50

Parte III Projeto de Lei Disciplina e Ordena o Parcelamento, Uso e Ocupao do Solo do Municpio de So Paulo. "caput" deste artigo, podero ser reclassificadas e enquadradas na categoria ind 1b, mediante laudo da CETESB. 2 - Ficam enquadrados os estabelecimentos industriais na categoria de uso industrial Ind-2 nos quais houver processo de fundio de metais, ferrosos ou no ferrosos, necessrio ou no ao desempenho da atividade na qual est classificado o estabelecimento. 3 - As atividades classificadas como Ind-2, mediante anlise prvia da Secretaria do Verde e Meio Ambiente SVMA e aprovao do Conselho Municipal do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentvel CADES podero ser re-classificadas e enquadradas na categoria ind-1b, desde que a atividade atenda aos parmetros de incomodidade estabelecidos para a zona de uso em que se situa. 4 - No so passveis do re-enquadramento de que trata o pargrafo anterior as seguintes indstrias: I. fabricao de pilhas, baterias e acumuladores eltricos; II. fabricao de lmpadas e equipamentos de iluminao. 5. As atividades relacionadas ao extrativismo, enquadradas como Ind-2, devero ser submetidas apreciao da Secretaria Municipal do Verde e do Meio Ambiente - SVMA, excetuando-se a pesquisa e lavra de gua mineral. 6. A pesquisa e lavra de gua mineral poder ser permitida nas zonas de uso que admitam uso no residencial desde que sua localizao seja previamente aprovada pela Secretaria Municipal de Planejamento SEMPLA, que fixar as caractersticas de dimensionamento, aproveitamento, ocupao, permeabilidade, recuos, gabaritos de altura mxima e demais condies, e pelo rgo ambiental municipal competente. Art. 417. As indstrias Ind-2, consideradas potencialmente contaminadoras do solo e guas subterrneas, a seguir especificadas, devero ser licenciadas pela Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental - CETESB: I. de produtos txteis; II. de papel e produtos de papel; III. de produtos qumicos; IV. de produtos de minerais no-metlicos; V. de produtos de metal; VI. de mquinas e equipamentos; VII. de mquinas, aparelhos e materiais eltricos; VIII. de fabricao e montagem de veculos automotores, reboques e carrocerias, de outros equipamentos de transporte; IX. de indstria extrativista. Pargrafo nico: A CETESB emitir os termos e condies de instalao que devero ser observadas pelas indstrias relacionadas no caput deste artigo. Art. 418. Os usos industriais especiais Ind-3 compem-se dos seguintes subgrupos

51

Parte III Projeto de Lei Disciplina e Ordena o Parcelamento, Uso e Ocupao do Solo do Municpio de So Paulo. de atividades:

I. fabricao de produtos alimentcios: estabelecimentos destinados


produo de leos, gorduras, beneficiamento de arroz, fabricao de raes balanceadas, dentre outros, que exigem solues tecnolgicas complexas ou onerosas para seu tratamento; curtimento e outras preparaes de couro: indstrias com alto potencial de poluio do meio ambiente, tanto pelas emanaes odorferas, como pela qualidade dos efluentes e resduos slidos industriais gerados, que, em geral, necessitam de pr-condicionamentos para disposies conjuntas em sistemas de tratamento pblicos ou privados; fabricao de celulose e pastas para fabricao de papel; fabricao de coque, refino de petrleo, elaborao de combustveis nucleares: indstrias com alto potencial de poluio das guas e do ar, gerando resduos slidos, que exigem tratamento e/ou disposio final complexa e onerosa, alm de possurem alta periculosidade, riscos de incndios e exploses, e causarem srios incmodos populao; fabricao de produtos qumicos: indstrias com processos e operaes com potencial de insalubridade, periculosidade e incomodidade, podendo gerar emisses atmosfricas, efluentes lquidos e resduos slidos altamente nocivos para a sade pblica e ao meio ambiente; fabricao de borracha: indstrias com operaes de beneficiamento ou regenerao de borracha; fabricao de produtos de minerais no metlicos: estabelecimentos destinados fabricao de cimento, cal, telhas, tijolos, dentre outros; metalrgica bsica: estabelecimentos destinados produo de gusa, ferro e ao, metalurgia dos metais no ferrosos, dentre outros, com alto potencial de poluio do ar, emitindo material particulado, gases txicos e incmodos, rudos e vibraes, alm de poluir as guas e gerar resduos slidos que exigem solues tecnolgicas complexas e onerosas para o seu tratamento.

II.

III. IV.

V.

VI. VII. VIII.

1 - Ficam tambm classificados como Ind-3, os estabelecimentos industriais nos quais houver processos de:

I. reduo de minrios de ferro; II. beneficiamento e preparao de minerais no-metlicos no associados em


sua localizao s jazidas minerais;

III. qualquer transformao primria de outros minerais metlicos no


associados em sua localizao s jazidas minerais, excetuado o caso de metais preciosos; IV. regenerao de borracha. V. liberao ou utilizao de gases ou vapores que possam, mesmo acidentalmente, colocar em risco a sade pblica, o qual ser verificado em funo da toxicidade da substncia, da quantidade de gases ou vapores que possam ser liberados e da localizao do estabelecimento industrial. 2 - Ficam tambm classificados como Ind-3, os estabelecimentos industriais que liberarem ou utilizarem gases ou vapores que possam, mesmo acidentalmente, colocar em risco a sade pblica, o qual ser verificado em funo da toxicidade da substncia, da quantidade de gases ou vapores que possam ser liberados e da localizao do estabelecimento industrial.

52

Parte III Projeto de Lei Disciplina e Ordena o Parcelamento, Uso e Ocupao do Solo do Municpio de So Paulo.

3 - Os proprietrios de atividades classificadas como industriais especiais Ind-3, j instaladas, mediante anlise prvia da Secretaria Municipal do Verde e do Meio Ambiente SVMA e aprovao do CADES podero ser reclassificadas como Ind-2 ou Ind-1, desde que o interessado comprove que a atividade atende aos parmetros de incomodidade estabelecidos para a zona e via em que se situa. Art. 419. Fica proibida a instalao, no territrio do Municpio, das indstrias classificadas como indstrias especiais - Ind-3. Art. 420. Nos imveis contidos na rea de Proteo aos Mananciais somente ser permitida a instalao de indstrias da categoria Ind-1a. Art. 421. Condomnio Industrial, para fins de aplicao desta lei, o constitudo por 2 (duas) ou mais indstrias autnomas que ocupem um mesmo lote, gleba ou edificao, disponham de espaos e instalaes de utilizao comum, equipamentos de controle ambiental e insumos de processo, caracterizados como bens de condomnio, particulares e exclusivos deste. 1 - Consideram-se espaos e instalaes de utilizao comum, os destinados a passagens e comunicaes internas, reas livres, servios de infra-estrutura industrial e instalaes para fins de controle ambiental, entre outros, que sero insuscetveis de diviso, alienao destacada ou utilizao exclusiva de condmino. 2 - O destino das diferentes partes, o uso das coisas comuns e outros interesses dos co-proprietrios, sero por eles regulamentados, na forma da lei de condomnios vigente, mediante conveno de condomnio, registrada no Cartrio de Registro de Imveis, aplicando-se, no que couber, as disposies do Captulo II da Lei Federal n 4.591, de 16 de dezembro de 1964. 3 - As edificaes do Condomnio Industrial devero atender s exigncias urbansticas, parmetros de incomodidade e condies de instalao constantes desta lei, para a categoria de uso industrial permitida na zona de uso na qual vier a ser implantado o condomnio, sem prejuzo de outras exigncias ambientais. 4 - A constituio do Condomnio Industrial no caracteriza parcelamento do lote ou da gleba, tampouco arruamento ou ampliao do existente. 5 - O Condomnio Industrial ser admitido em todas as zonas de uso onde a atividade industrial pretendida seja permitida. 6 - No Condomnio Industrial ser admitida implantao das categorias de uso de comrcio e de servios, desde que estas sejam permitidas nas zonas de uso aonde o condomnio vier a ser instalado. Art. 422. Nas zonas predominantemente industriais - ZPI, so permitidas as indstrias Ind-1a em vias com largura inferior a 10,00 m (dez metros), mas no inferior a 8,00 m (oito metros), desde que a rea construda da edificao no ultrapasse 250 m (duzentos e cinqenta metros quadrados).

53

Parte III Projeto de Lei Disciplina e Ordena o Parcelamento, Uso e Ocupao do Solo do Municpio de So Paulo. Captulo IV - Da construo de edificaes e da instalao dos usos Seo I - Dos parmetros gerais Art. 423. A instalao de usos residenciais e no residenciais e a construo de edificaes no territrio do Municpio devero atender, simultaneamente, as seguintes disposies:

I. parmetros de incomodidade para os usos no residenciais - nR definidos


nos Quadros n 2/a-1 a 2/p-1 anexos para cada zona de uso, relativos: a) emisso de rudo; b) ao horrio para carga e descarga; c) emisso de gases, vapores e material particulado; d) emisso de fumaa;

II.

condies de instalao para os usos no residenciais - nR definidas nos Quadros n 2/a-1 a 2/p-1, para os grupos de atividades em cada zona de uso, relativas: a) ao nmero mnimo de vagas para estacionamento; b) implantao de ptio de carga e descarga; c) implantao de rea destinada a embarque e desembarque de pessoas; d) ao horrio de funcionamento; e) lotao mxima; f) nmero mximo de funcionrios por turno; parmetros para a instalao dos usos residenciais R e no residenciais nR em funo da segurana da via e da fluidez do trfego, definidos no Quadro n 04 anexo, relativos : a) categoria da via; b) largura da via; caractersticas de aproveitamento, dimensionamento e ocupao dos lotes definidos na Parte II desta lei e nos Livros dos Planos Regionais Estratgicos das Subprefeituras para cada zona de uso, relativas: a) aos coeficientes de aproveitamento mnimo, bsico e mximo; b) taxa de ocupao mxima; c) taxa de permeabilidade mnima; d) rea mnima do lote; e) frente mnima do lote; f) cota de terreno por habitao. g) cota mnima de terreno por unidade; h) ao gabarito de altura mxima das edificaes, instalaes e estruturas; i) aos recuos mnimos de frente, fundos e laterais. as categorias de uso no residenciais - nR, os condies de instalao referidos nos incisos I e como os grupos de atividades permitidos, so segue:

III.

IV.

1 - Na zona mista - ZM, para parmetros de incomodidade e as II do "caput" deste artigo, bem fixados por categoria de via, como

54

Parte III Projeto de Lei Disciplina e Ordena o Parcelamento, Uso e Ocupao do Solo do Municpio de So Paulo.

I. II. III. IV.

vias vias vias vias

locais de acordo com o Quadro n 02/d-1; coletoras de acordo com o Quadro n 02/e-1; estruturais N3 de acordo com o Quadro 02/f-1; estruturais N1 e N2 o Quadro n 02/g-1.

2 - Em qualquer zona de uso, para edificaes existentes consideradas em situao regular, nos termos do "caput" e 1 artigo 520 da Parte III desta lei, para instalao dos usos residenciais e no residenciais, devem ser obrigatoriamente observadas as demais condies de instalao e atendidos os parmetros de incomodidade. 3 - Nas zonas de uso onde os usos no residenciais tolerveis - nR2 so permitidos, sua instalao ser permitida em vias com largura inferior quelas estabelecidas no Quadro n 04 anexo, desde que: I. num raio de 500 (quinhentos) metros traado a partir do ponto mdio da extenso do alinhamento do imvel, no haja outra via com a largura mnima exigida para a instalao do uso pretendido;

II. a edificao em que se pretende instalar o uso nR2 seja existente


considerada em situao regular nos termos do "caput" e 1 artigo 520 da Parte III desta lei, e seja observado:

a) para vias com largura inferior a 10 (dez) metros, mas no inferior a b)


8 (oito) metros, rea construda total mxima de 250 m (duzentos e cinqenta metros quadrados) para construes novas; para vias com largura superior a 10 (dez) metros, mas inferior a 12 (doze) metros, rea construda total mxima de 500 m (quinhentos metros quadrados), para construes novas.

4 - Mediante denncia ou fiscalizao os proprietrios de imveis, que abriguem atividades no residenciais causadoras de vibrao ou odor, que sejam sentidos alm dos limites de sua propriedade, estaro sujeitos adequao das atividades, devendo para tanto apresentar laudo tcnico que comprovem os ajustes tcnicos realizados para a correo e minimizao dos impactos causados a vizinhos.

Seo II - Dos parmetros de incomodidade e das condies de instalao Art. 424. Os parmetros de incomodidade e as condies para instalao constam nos seguintes quadros anexos esta lei:

I. na macrozona de estruturao e qualificao urbana: a) ZCLz I - quadro n 02/a-1; b) ZCLz II - quadro n 02/b-1; c) ZCP, ZCL - quadro n 02/c-1; d) ZM/ vias locais - quadro n 02/d-1; e) ZM/ vias coletoras - quadro n 02/e-1; f) ZM/vias estruturais N3 - quadro n 02/f-1; g) ZM/ vias estruturais N1 e N2 - quadro n 02/g-1; 55

Parte III Projeto de Lei Disciplina e Ordena o Parcelamento, Uso e Ocupao do Solo do Municpio de So Paulo.

h) ZPI - quadro n 02/h-1; II.


na macrozona de proteo ambiental: a) ZCPp, ZCLp - quadro n 02/c-1; b) ZMp/ vias locais - quadro n 02/d-1; c) ZMp/ vias coletoras e estruturais N3 - quadro n 02/e-1; d) ZMp/ vias estruturais N1 e N2 - quadro n 02/f-1.

1 - Na ZER aplicam-se os parmetros de incomodidade estabelecidos para a zona centralidade linear ZCLz-II. 2 - Atividades de comrcio e servios que operam 24 horas devero ser regulamentadas pelo Executivo. Art. 425. Os parmetros de incomodidade e as condies de instalao tm como referncia: I. nas zonas de uso: a) na ZER e nas ZCLz: a preservao da qualidade de vida do uso estritamente residencial; b) na ZM e na ZMp: o uso residencial; c) na ZPI: o uso industrial incmodo, bem como os demais usos no residenciais incmodos; d) nas ZCL ou ZCP: o uso no residencial - nR em geral; e) nas ZCLp ou ZCPp: o uso no residencial e a conservao do meio ambiente natural; f) na ZPDS: a conservao do meio ambiente natural; g) na ZERp: a conservao do meio ambiente natural e da qualidade de vida do uso estritamente residencial; h) na ZLT: a conservao do meio ambiente natural e os usos de lazer e turismo; i) na ZEP: a preservao de condies ambientais especficas; j) na ZEPAG: as atividades de produo agrcola ou extrativista; k) na ZEPEC: o imvel ou rea a ser preservada; l) na ZEPAM: a preservao da vegetao arbrea existente ou de condies ambientais naturais especficas; m) na ZEIS: a moradia de interesse social; n) na ZOE: a caracterstica da atividade objeto do tratamento especial;

II. Nas vias das ZM, segundo suas categorias: a fluidez e segurana do trfego.
Art. 426. A definio dos parmetros de incomodidade para usos nR referidos no inciso I do artigo 423 desta lei e para usos R, tem como objetivo assegurar que:

I. quanto emisso de rudo: a) nas ZER, ZCLz - I e ZCLz - II, os nveis de rudo emitidos, durante o
perodo diurno, no prejudiquem a comunicao falada, no perturbem as atividades domsticas normais e, durante o perodo noturno, no provoquem o despertar ou dificultem o adormecer, de acordo com os parmetros estabelecidos nos Quadros 02/a-1 e 02/b-1 anexos da

56

Parte III Projeto de Lei Disciplina e Ordena o Parcelamento, Uso e Ocupao do Solo do Municpio de So Paulo. Parte III desta lei;

b) na ZM, os nveis de rudo emitidos, durante o perodo diurno, no


perturbem as atividades domsticas normais e, durante o perodo noturno, no provoquem o despertar ou dificultem o adormecer, de acordo com os parmetros estabelecidos nos Quadros 02/d-1 e 02/g1 anexos da Parte III desta lei, para cada tipo de via;

c) na ZPI e nas ZCP e ZCL, os nveis de desconforto acstico sejam


tolerveis em ambos os perodos, diurno e noturno, de acordo com os parmetros estabelecidos nos Quadros 02/c -1 e 02/h-1 anexos da Parte III desta lei;

II. quanto gerao de odores, em qualquer zona de uso, no sejam


emitidas substncias odorferas na atmosfera em quantidades que possam ser perceptveis fora dos limites de suas respectivas reas;

III. quanto emisso de gases, vapores e material particulado: a) nas ZER, ZCLz - I e ZCLz - II, no sejam utilizados processos ou
operaes que gerem gases, vapores e/ou material particulado;

b) na ZM e na ZEIS, no sejam liberados ou sejam utilizados gases,


vapores e/ou material particulado, que possam, mesmo acidentalmente, colocar em risco a sade, a segurana e o bem estar da populao;

c) na ZPI, na ZCP e na ZCL, sejam controladas a emisso de gases,


vapores e material particulado gerado em seus processos e operaes por meio de sistemas de controle que atendam aos padres ambientais vigentes ou, na ausncia dos mesmos, que utilizem a melhor tecnologia disponvel para cada caso, vedado o risco a sade, a segurana e bem estar da populao;

IV. quanto emisso de fumaa: a) nas ZER, ZCLz - I e ZCLz - II, as atividades no residenciais no podero
utilizar combustveis slidos ou lquidos;

b) na ZM, as atividades no residenciais: c) nas vias locais, no podero utilizar combustveis slidos ou lquidos e,
quando da utilizao de combustveis gasosos, no podero emitir fumaa visvel, equivalente ao padro zero da escala de Ringelmann, e odorante; d) nas vias coletoras e estruturais N3, podero utilizar qualquer tipo de combustvel, no podendo emitir fumaa visvel e odorante; e) nas vias estruturais N1 e N2, podero utilizar qualquer tipo de combustvel, no podendo emitir fumaa odorante com densidade calorimtrica superior ao padro n 1 da escala de Ringelmann, inclusive no incio de operao do equipamento e durante sua limpeza; f) na ZPI e nas ZCP e ZCL, as atividades no residenciais podero utilizar qualquer tipo de combustvel, no podendo emitir fumaa odorante e com densidade calorimtrica superior ao padro n 1 da escala de

57

Parte III Projeto de Lei Disciplina e Ordena o Parcelamento, Uso e Ocupao do Solo do Municpio de So Paulo. Ringelmann, excetuando-se: 1. um nico perodo de 15 (quinze) minutos por dia, para operao de aquecimento de fornalha; 2. um perodo de 3 (trs) minutos consecutivos ou no, em qualquer fase de 1 (uma) hora;

V. quanto aos parmetros de vibrao e radiao, at a regulamentao


especfica a ser definida por legislao ambiental federal, estadual, municipal ou por normas da ABNT, devero ser observados: a) quanto vibrao, em qualquer zona de uso, o que vier a ser estabelecido pelas normas da legislao ambiental especfica ou da ABNT e, na falta dessas, por critrio do rgo ambiental municipal, no devendo os nveis atingidos oferecer riscos sade e bem estar da populao;

b) quanto radiao, em qualquer zona de uso, no que diz respeito


limitao da exposio a campos eltricos, magnticos e eletromagnticos no ionizantes, deve ser observada a Resoluo ANATEL n 303, de 02 de julho de 2002, ou outra regulamentao que vier a substitu-la, atendendo e em especial o disposto nos artigos 427 a 433 da Parte III desta lei.

VI. quanto poluio hdrica em qualquer zona de uso, os usos no residenciais


- nR no podero emitir efluentes lquidos em desconformidade com o estabelecido pela legislao ambiental especfica ou por normas da ABNT e, na falta destas, o critrio do rgo ambiental municipal, no devendo os efluentes emitidos oferecer riscos sade e ao bem estar da populao, bem como ocasionar dano ao meio ambiente;

VII. quanto periculosidade e toxicidade, os usos no residenciais - nR que


possam causar riscos sade e enquadrados como usos especiais nR3; segurana da populao sero

VIII. a poluio atmosfrica no territrio do Municpio, em especial aquela


decorrente de fontes mveis, dever ser objeto de monitoramento principalmente junto s principais vias da rede viria estrutural da cidade e nos pontos de maior concentrao de veculos nos horrios de pico;

IX. a iluminao de anncios dever ser apagada s 24h, com exceo daqueles
localizados nas Zonas Predominantemente Industriais - ZPI e nas Zonas Centralidades Lineares e Polares - ZCL e ZCP. 1 - Eventuais inovaes tecnolgicas, relativas aos parmetros de incomodidade estabelecidos nesta lei podero ser incorporadas por deciso do CADES - Conselho Municipal do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentvel. 2 - Adota-se como norma bsica a ser utilizada para a avaliao do rudo a NBR 10.151/jun 2000 Acstica - Avaliao do rudo em reas habitadas, visando o conforto da comunidade Procedimento, ou outra que vier a substitu-la ou suced-la. 3 - Nos casos em que os processos ou operaes utilizados pelas atividades no

58

Parte III Projeto de Lei Disciplina e Ordena o Parcelamento, Uso e Ocupao do Solo do Municpio de So Paulo. residenciais venham a emitir substncias odorferas na atmosfera, em quantidades que possam ser perceptveis fora dos limites do lote, a constatao da percepo ser efetuada por tcnicos credenciados da Secretaria Municipal do Verde e do Meio Ambiente. 4 - Nos casos em que as atividades no residenciais venham a liberar gases, vapores e material particulado, o risco sade, segurana e ao bem estar da populao, ser verificado em funo da quantidade, toxicidade e/ou periculosidade e/ou incomodidade dos gases, vapores e/ou material particulado que possam ser liberados e a micro-localizao da atividade nR. 5 - Para a avaliao da densidade calorimtrica de fumaa, o mtodo a ser utilizado o da Escala de Ringelmann, variando de 0 (zero) a 4 (quatro), em tonalidades de cinza, do branco ao preto, na qual a ausncia de fumaa visvel o padro zero da escala. 6 - Para fins do disposto no inciso VIII do "caput" deste artigo, os parmetros de poluio atmosfrica a serem monitorados, bem como os procedimentos para o monitoramento, devero ser estabelecidos por decreto do Executivo. 7 - Nas zonas de uso ZPDS, ZLT, ZEP, ZEPAG, e nas Zonas Especiais: ZEIS, ZEPAM, os parmetros de incomodidade so os constantes respectivamente dos Quadros 02/k-1; 02l-1; 02/m-1; 02/n-1; 02/i-1; 02/0-1 anexo da Parte III desta lei. 8 - Nas zonas de uso ZOE os parmetros de incomodidade sero estabelecidos, caso a caso, pela Cmara Tcnica de Legislao Urbanstica CTLU. 9 - Nas zonas de uso ZEPEC os parmetros de incomodidade so os das zonas de uso sob a ZEPEC. Art. 427. O controle de emisso de radiao no ionizante decorrente de instalaes de estaes de radiodifuso analgica, digital, de telefonia celular e de outras fontes geradoras de Campos Eletromagnticos - CEM ser feito por meio do estabelecimento de limites por instalao para cada faixa de freqncia da instalao, devendo ser observado o limite estabelecido pela Resoluo ANATEL 303/2002 para exposio combinada (simultnea) a CEM de diversas freqncias. Pargrafo nico: Quando o valor obtido atravs da frmula for menor que 1 (um), significa que o limite de exposio combinada est atendendo as diretrizes da Resoluo ANATEL 303/2002. 300GHz

Si/SLi i<1MHz
onde: Si representa o valor mdio da densidade de potncia das fontes geradoras medidas na freqncia i, obtido em 6 minutos de medio; SLi representa o limite da densidade de potncia para uma determinada freqncia.

59

Parte III Projeto de Lei Disciplina e Ordena o Parcelamento, Uso e Ocupao do Solo do Municpio de So Paulo. Art. 428. O valor limite para instalaes de transmisso para redes de telecomunicao mvel celular e para instalaes de transmisso para enlaces locais sem fio com potncia irradiada equivalente total (ERP Equivalent Radiaded Power) de pelo menos 6 W (seis Watts), segundo os seguintes critrios: I. 4,0 V/m (quatro Volts por metro) para instalaes que transmitam exclusivamente nas faixas de 800 MHz e de 900 MHz; II. 6,0 V/m (seis Volts por metro) para instalaes que transmitam exclusivamente na faixa de 1.800 MHz ou superior; III. 5,0 V/m (cinco Volts por metro) para instalaes que transmitam simultaneamente em ambas as faixas de freqncia especificadas nos incisos I e II. Art. 429. O valor limite para instalaes de transmisso para radiodifuso e outras aplicaes sem fio com potncia irradiada equivalente total (ERP Equivalent Radiaded Power) de pelo menos 6 W (seis Watts) e que transmite no mesmo local por pelo menos 800 horas por ano de: I. 8,5 V/m (oito vrgula cinco Volts por metro) para transmissores de radiodifuso de ondas longas e de ondas mdias; II. 3,0 V/m (trs Volts por metro) para todas as outras instalaes. Art. 430. As medidas devem ser realizadas considerando mdia de 6 (seis) minutos conforme recomendao da Resoluo ANATEL 303/2002, e em casos omissos a recomendao IEEE C 95.3/2002, ou outras que vierem a suced-las. Pargrafo nico: - As medidas devem ser realizadas com instrumentos que permitam a medio do valor eficaz dos campos na faixa de interesse, por meio de analisadores de espectro ou instrumentos de banda larga com filtros para as faixas especficas. Art. 431. Os limites estabelecidos nos artigos 428 e 429 desta lei so aplicveis s novas instalaes, devendo tambm ser observados pelas novas instalaes os limites de exposio combinada estabelecidos pela Resoluo ANATEL 303/2002, ou outra norma que vier suced-la, para a freqncia considerada. Art. 432. O Executivo poder admitir excees pontuais aos limites apresentados nos artigos 428 e 429 desta lei, se o proprietrio da instalao demonstrar que: I. a instalao est operando na menor potncia possvel para que ela possa atender aos requisitos de sua funo essencial; II. foram tomadas todas as medidas para limitar a intensidade do campo emitido que sejam aceitveis tecnicamente, operacionalmente viveis, incluindo blindagem e realocao de local. Art. 433. A autorizao de licena para a instalao de estaes de radiodifuso analgica, digital, de telefonia celular e outras fontes

60

Parte III Projeto de Lei Disciplina e Ordena o Parcelamento, Uso e Ocupao do Solo do Municpio de So Paulo. geradoras de Campos Eletromagnticos CEM, ser precedida de pedido de diretrizes para avaliao do impacto da nova instalao, segundo a freqncia pretendida, e segundo a exposio combinada na regio do entorno da instalao. Pargrafo nico: O interessado dever fornecer as seguintes informaes sobre o local e sobre a instalao de infra-estrutura de radiofreqncia: I. latitude e longitude; II. altura da base em relao ao nvel do mar, altura da antena em relao ao solo; III. potncia ERP (Equivalent Radiated Power) na polarizao vertical e horizontal; IV. freqncia ou faixa de freqncia de operao, com quantidade de canais, quando aplicvel; V. nmero e distncia de separao entre dipolos ou setores; VI. diagrama de radiao azimute e elevao de 10 em 10 e orientao da antena em relao ao norte geogrfico; VII. relatrio com clculo do campo eltrico em redor da antena at uma distncia de pelo menos 10 vezes a altura da antena em relao ao solo, com apresentao grfica, verificando o atendimento aos limites de emisso definidos nos artigos 428 e 429 desta lei em locais sensveis, bem como o limite de exposio combinada especificado pela Resoluo ANATEL 303/2002, segundo artigo 427 desta lei, ou outra Resoluo que venha a substitu-la; VIII. o limite de exposio combinada expresso no inciso VI desse pargrafo deve considerar o campo eltrico originado pela nova instalao somado quele j existente no ambiente. Para possibilitar tal verificao ser necessrio realizar medio pelo menos nos locais onde h previso de valores mximos de campo provenientes da nova instalao. IX. Declarao de conformidade que a instalao atende aos requisitos de exposio humana a campos eletromagnticos, baseado na presena de pessoas em determinado local por um perodo de tempo maior que 8 (oito) horas.

Seo III - Da segurana da via e da fluidez do trfego Art. 434. A instalao de usos residenciais e no residenciais inclusive os industriais e a construo de edificaes dever atender, simultaneamente s demais disposies desta lei, s restries estabelecidas no Quadro 4 anexo da Parte III desta lei. Art. 435. Nas vias oficiais de circulao de largura varivel, a largura a ser considerada a mnima existente, medida no local, no trecho que se estende desde o lote considerado at a via oficial de circulao mais prxima que tenha, por sua vez, largura maior ou igual mnima exigida para o uso a ser instalado nesta lei, considerando-se ainda que: I. nas ruas sem sada e nas vilas a largura da via a ser considerada a menor dimenso existente em toda a sua extenso; II. sero admitidas pequenas irregularidades devidas impreciso de execuo

61

Parte III Projeto de Lei Disciplina e Ordena o Parcelamento, Uso e Ocupao do Solo do Municpio de So Paulo. de muros no alinhamento, at uma variao de 5% (cinco por cento), no mximo, entre a largura efetivamente existente no local e aquela exigida para a implantao do uso pretendido. 1 - Os proprietrios dos imveis lindeiros ao logradouro podero, s suas expensas, tomar as providncias necessrias para alargamento exigido em funo do uso por legislao especfica, ao longo de toda a quadra, at pelo menos uma via transversal com largura mnima exigida por esta lei. 2 - Fica o municpio autorizado a receber em doao a rea objeto do alargamento virio de que trata o 1 deste artigo. Art. 436. Nas ruas sem sada ser permitida a instalao dos usos residenciais R1, R2h e R2v e das categorias de usos no residenciais listados no Quadro n 06, anexo da Parte III desta lei, desde que atendam todas as seguintes condies: I. a atividade a ser instalada seja permitida na zona de uso em que se situa o imvel; II. sejam observados os parmetros de incomodidade e condies de instalao estabelecidos para a zona de uso em que se situa o imvel, sendo no caso da ZM aqueles estabelecidos para as vias locais; III. nas ruas sem sada, a subcategoria de uso residencial R2v somente ser permitida em vias com largura igual ou superior a 10 m (dez metros) e igual ou inferior a 12 m (doze metros) desde que esta categoria seja permitida na zona de uso em que se situa o imvel e seja observado o gabarito de altura mxima da edificao de 25m (vinte e cinco metros). Art. 437. Os lotes com frente para ruas sem sada, com largura inferior a 12 m (doze metros) no podero ser remembrados a lotes com frente para outras vias de circulao. Art. 438. Os lotes pertencentes a ruas sem sada tero uma faixa envoltria de 10m (dez metros). 1 - A faixa envoltria dever ser demarcada a partir da divisa dos lotes integrantes da rua sem sada com os outros imveis que no pertencem mesma. 2 - Na faixa envoltria de 10m (dez metros) aos lotes pertencentes rua sem sada o recuo mnimo de 3m (trs metros) dever ser observado a partir do piso do pavimento trreo das edificaes, instalaes ou equipamentos. Art. 439. Os lotes pertencentes a vilas tero uma faixa envoltria de 10m (dez metros). 1 - A faixa envoltria dever ser demarcada a partir da divisa dos lotes integrantes da vila com os outros imveis que no pertencem vila. 2 - Na faixa envoltria de 10m (dez metros) vila dever ser observado o gabarito de altura mxima de 15 m (quinze metros), quando o gabarito

62

Parte III Projeto de Lei Disciplina e Ordena o Parcelamento, Uso e Ocupao do Solo do Municpio de So Paulo. definido para a zona de uso no for mais restritivo. Art. 440. Nas edificaes existentes em vilas, somente ser permitida a instalao do uso residencial. 1 - Os lotes pertencentes s vilas no podero ser remembrados a lotes que no pertenam vila. 2 - No se aplica o disposto no 1 deste artigo quando o remembramento for autorizado pela totalidade dos proprietrios dos lotes pertencentes vila, 3 - Ser permitida a instalao dos usos permitidos para as ruas sem sada, desde que autorizada pela totalidade dos proprietrios dos lotes pertencentes vila, observada a listagem constante do Quadro n 06, anexo da Parte III desta lei.

Seo

IV

Das caractersticas de aproveitamento, dimensionamento dos lotes

ocupao

Art. 441. As edificaes, instalaes ou equipamentos, inclusive subsolos, devem observar recuo mnimo de frente de 5 (cinco) metros em relao ao alinhamento do logradouro para o qual o imvel faz frente. Pargrafo nico: Nos lotes ou glebas com duas ou mais frentes, dever ser observado o recuo obrigatrio de que trata o caput deste artigo para todas as frentes do imvel. Art. 442. Nos lotes de esquina com duas ou mais frentes, quando aplicados os recuos mnimos de frente obrigatrios estabelecidos pelos Quadros 04 integrantes dos Livros I a XXXI anexos a Parte II desta lei, os recuos especiais, a legislao de Obras e Edificaes, resultar em taxa de ocupao inferior a mxima estabelecida nos referidos quadros aplicam-se as seguintes disposies: I. dever ser atendido o recuo mnimo obrigatrio, para pelo menos uma das frentes do lote, escolhida a critrio do interessado; II. para as demais frentes do lote, desde que no sujeitas s disposies dos artigos 599 e 610 da Parte III desta lei, e quando o recuo mnimo obrigatrio for de 5 (cinco) metros, este poder ser reduzido para 2 (dois) metros; Pargrafo nico: - Nos lotes de esquina, nos quais os alinhamentos so ligados por curva de concordncia, no trecho correspondente a essa curva, os recuos devero ser concordados por linha curva, desde que observada a continuidade do recuo mnimo obrigatrio ao longo da via ao qual ele seja considerado. Art. 443. No ser exigido recuo mnimo de frente nas zonas ZM-3b, ZCPb, ZCLb, e ZEIS quando no mnimo 50% (cinqenta por cento) da face de quadra em que se situa o imvel esteja ocupada por edificaes no alinhamento do logradouro, no levantamento aerofotogrfico do Municpio de So Paulo, de 2000.

63

Parte III Projeto de Lei Disciplina e Ordena o Parcelamento, Uso e Ocupao do Solo do Municpio de So Paulo.

Pargrafo nico: - Nos lotes de esquina em que apenas uma das faces da quadra satisfaz condio prevista no caput deste artigo, a dispensa do recuo mnimo de frente se aplica exclusivamente a essa face de quadra. Art. 444. As edificaes, instalaes ou equipamentos devero observar recuos laterais e de fundo mnimos de 3m (trs metros) contados a partir de 6 m (seis metros) de altura em relao ao piso do pavimento trreo. 1 - Os recuos laterais e de fundo mnimos de 3m (trs metros) devem ser observados a partir do ponto em que o subsolo aflorar 9m (nove metros) acima do perfil do terreno. 2 - As edificaes destinadas aos grupos de atividades industriais, servios de armazenamento e guarda de bens mveis e oficinas, localizadas nas zonas de uso e vias onde esses grupos so permitidos devero observar os recuos obrigatrios laterais e de fundos mnimos de 3 m (trs metros) a partir do piso do pavimento trreo, exceto quando situadas nas zonas predominantemente industriais ZPI. 3 - As edificaes destinadas aos grupos de atividades: locais de reunio e eventos; associaes comunitrias, culturais e esportivas, localizadas nas zonas de uso onde essas atividades so permitidas, exceto nas ZPI, ZCP e ZCL, devero observar os recuos obrigatrios definidos no "caput" desse artigo a partir do pavimento trreo. 4 - No sero exigidos recuos laterais e de fundos para as edificaes com at 6m (seis metros) de altura contados do piso do pavimento trreo at o forro ou laje da cobertura, desde que no se enquadrem no disposto nos 2 e 3 deste artigo. 5 - Nos terrenos em aclive, com testada inferior a 10,00 m (dez metros), a altura das edificaes destinadas ao uso R2h e outras atividades poder ser aceita at 9,00 m (nove metros), contados do piso do pavimento aflorado at a laje ou cobertura do ltimo pavimento. Art. 445. Para fins do disposto nesta lei, o nvel do pavimento trreo no poder exceder a cota de 1 (um) metro acima do nvel mdio entre as cotas das extremidades da testada do lote, quando o desnvel na testada for menor ou igual a 2 (dois) metros. 1 - Quando o desnvel na testada do lote for superior a 2 (dois) metros, o piso do pavimento trreo poder estar situado em qualquer cota intermediria entre os nveis, mais elevado e mais baixo; 2 - O disposto no pargrafo anterior se aplica tambm, para os casos de desnveis superiores a 2 (dois) metros em relao profundidade do lote. 3 - Nos casos de terrenos com declive ou aclive superior a 30% em relao ao logradouro ou aos imveis contguos, o nvel do pavimento trreo ser definido caso a caso pela Cmara Tcnica de Legislao Urbanstica - CTLU. 4 - O disposto no 1 deste artigo se aplica tambm quando o lote for

64

Parte III Projeto de Lei Disciplina e Ordena o Parcelamento, Uso e Ocupao do Solo do Municpio de So Paulo. lindeiro a mais de um logradouro pblico, tomando-se como referncia sempre os pontos mais elevados e mais baixos, mesmo quando situados em logradouros pblicos diferentes. Art. 446. A construo e a ampliao das edificaes ficam limitadas ao potencial construtivo resultante da aplicao do coeficiente de aproveitamento mximo definido para a zona onde o imvel estiver localizado, nos Quadros 04 dos livros I a XXXI anexos Parte II desta lei. Pargrafo nico. O potencial construtivo resultante da aplicao do coeficiente de aproveitamento bsico poder ser ultrapassado at o limite referido no "caput" nas seguintes condies:

I. por meio de outorga onerosa do direito de construir, segundo as disposies II. III.
do PDE, das leis especficas que disponham sobre este instrumento e desta lei; gratuitamente, segundo as disposies das leis que tratam dos coeficientes de aproveitamento a serem adotados por determinados usos que se quer incentivar e desta lei; por meio de transferncia do direito de construir, segundo as disposies do PDE, das leis especficas que disponham sobre este instrumento e desta lei.

Art. 447. So consideradas reas no computveis para efeito do clculo do coeficiente de aproveitamento:

I. a rea edificada destinada residncia do zelador quando igual ou inferior a


60 m (sessenta metros quadrados), no podendo estar situada em subsolo, exceto nas categorias de uso R1, R2h, nR1 e nas edificaes com rea inferior a 300 m2 (trezentos metros quadrados);

II. as reas cobertas, em qualquer pavimento, destinadas garagem,


estacionamento, carga, descarga e manobras de veculos, at o limite mximo do coeficiente de aproveitamento efetivamente adotado no projeto; exceto para as edificaes destinadas aos grupos de atividades no residenciais nR2 referentes a servios de armazenamento e guarda de bens mveis, oficinas e indstrias dos tipos Ind 1b e Ind 2, at o limite de 50% do coeficiente de aproveitamento adotado no projeto;

III. rea do pavimento trreo em pilotis, quando desembaraado de qualquer


vedao a no ser a das caixas de escadas, elevadores e controle de acesso, limitada a 30% (trinta por cento) da rea do pavimento;

IV. o pavimento trreo das edificaes destinadas categoria de uso R2v,


quando destinado a utilizao comum;

V. mobilirios, salincias, obras complementares, tico, caixas dgua,


de acordo com os limites estabelecidos na Lei n. 11.228 de 25 de junho de 1992 Cdigo de Obras e Edificaes e legislao complementar.

65

Parte III Projeto de Lei Disciplina e Ordena o Parcelamento, Uso e Ocupao do Solo do Municpio de So Paulo. Art. 448. Nas edificaes destinadas instalao das categorias de uso residenciais as reas destinadas a estacionamento de veculos devero atender no mnimo:

I. nas categorias de uso R1, R2h e R2v: a) 1 (uma) vaga por habitao com rea edificada at 125 m2
(cento e vinte e cinco metros quadrados);

b) 2 (duas) vagas por habitao com rea edificada superior a 125 c)


m2 (cento e vinte e cinco metros quadrados) e inferior a 300 m2 (trezentos metros quadrados); 3 (trs) vagas por habitao com rea edificada superior a 300 m2 (trezentos metros quadrados);

II. nas categorias de uso R2v cujas unidades residenciais tenham rea privativa de at 50,00 m2 (cinqenta metros quadrados), as reas destinadas a estacionamento de veculos devero atender relao mnima de: G Sc/2,5
onde: G = rea mnima destinada a estacionamento de veculos; Sc = rea construda resultante do coeficiente de aproveitamento adotado no projeto.

1 - Adequar o raio de giro das vias internas dos conjuntos nos casos em que haja circulao de caminhes ou veculo de lixo. 2 - As vagas de estacionamento de veculos quando projetadas no recuo de frente no podero se utilizar, da via pblica, como rea de manobra. Art. 449. A taxa de ocupao mxima do lote no ser aplicada parte dos subsolos utilizados para estacionamento de veculos, sem prejuzo do atendimento da taxa de permeabilidade mnima exigida. Art. 450. Nas zonas mistas - ZM, a taxa de ocupao poder chegar a 0,70 quando o gabarito de altura da edificao no exceder 12,00 m (doze metros). Art. 451. Em lotes com duas ou mais frentes, nos casos em que o pavimento trreo seja destinado s atividades no residenciais de acesso pblico, no exclusivo dos condminos ou ocupantes da edificao, bem como circulao de pedestres, entre as vias: I. o recuo mnimo lateral e de fundos ser exigido a partir da altura de 12 m (doze metros) acima do perfil natural do terreno com prejuzo da taxa de ocupao, mas sem prejuzo da taxa de permeabilidade e do recuo mnimo de frente; II. ser concedido gratuitamente um acrscimo de rea computvel ao equivalente a 50% (cinqenta por cento) da rea coberta destinada circulao de pedestres entre as vias no pavimento trreo; III. nos casos em que o lote ocupar toda a quadra, o recuo obrigatrio de frente ser exigido apenas para duas das frentes do lote. Art. 452. Quando no mnimo 50% (cinqenta por cento) da rea do lote for destinada para praa de uso pblico, poder ser acrescida gratuitamente rea

66

Parte III Projeto de Lei Disciplina e Ordena o Parcelamento, Uso e Ocupao do Solo do Municpio de So Paulo. construda decorrente do coeficiente de aproveitamento bsico, uma rea construda computvel equivalente 50% (cinqenta por cento) da rea destinada quela finalidade, desde que:

I. o lote tenha duas ou mais frentes e rea igual ou maior que 2.500 m2 (dois
mil e quinhentos metros quadrados);

II. a rea destinada praa de uso pblico seja devidamente averbada em


Cartrio de Registro de Imveis, no sendo permitido seu fechamento ou ocupao com edificaes, instalaes ou equipamentos.

Captulo V Da outorga onerosa do direito de construir e dos estoques Art. 453. A contrapartida financeira que corresponde outorga onerosa de potencial construtivo adicional ser calculada segundo a seguinte equao: Ct = Fp x Fs x B
Onde: Ct = contrapartida financeira relativa a cada m de rea construda adicional. Fp = fator de planejamento, entre 0,5 e 1,4. Fs = fator de interesse social, entre 0 e 1,0. B = benefcio econmico agregado ao imvel, calculado segundo a seguinte equao:

B= Vt CAb
Onde vt = valor do m do terreno fixado na Planta Genrica de Valores PGV; e CAb = Coeficiente de Aproveitamento Bsico.

1 - Os fatores Fp e Fs atendendo aos objetivos e diretrizes de desenvolvimento urbano so os estabelecidos nos Quadros 8a e 8b anexos da Parte III desta lei. 2 - Os valores relativos a todas as formas de outorga onerosa previstas nesta lei, nos casos de pagamento em parcelas, devero ser reajustados por um mesmo ndice de reajuste definido por decreto.

3 - Em caso de descumprimento da destinao que motivou a utilizao do fator de interesse social - Fs, o Poder Executivo proceder cobrana da diferena com multa, juros e correo monetria. Art. 454. Nos lotes em que se desejar implantar edificaes de uso misto, o clculo da contrapartida financeira total correspondente outorga onerosa de potencial construtivo adicional ser efetuado por meio da seguinte frmula: CFT = CFR + CFnR
Onde: CFT = contrapartida financeira total CFR = contrapartida financeira total para o uso residencial CFnR = contrapartida financeira total para o uso no residencial

67

Parte III Projeto de Lei Disciplina e Ordena o Parcelamento, Uso e Ocupao do Solo do Municpio de So Paulo.

I. A contrapartida financeira total para o uso residencial (CFR) ser calculada pela multiplicao da contrapartida financeira relativa a cada m2 de rea construda para o uso residencial pela rea computvel adicional residencial, de acordo com a seguinte frmula: CFR= Ctr x Acar Sendo: Ctr = Fp x Fs x (Vt/CAu) Acar = Acur Agr sendo que quando Acar < 0, considerar Acar = 0 Agr = CAu x Arr Arr = Al x Fr Fr = Acur/Act
Onde: Ctr = contrapartida financeira relativa a cada m de rea construda adicional para o uso residencial; Fp = fator de planejamento; Fs = fator de interesse social; Vt = valor do m do terreno fixado na Planta Genrica de Valores PGV; CAu = coeficiente de aproveitamento utilizado;

CAu = TO / TOu x CAb


Onde: TOu = taxa de ocupao a ser utilizada; TO = taxa de ocupao mxima admitida; CAb = coeficiente de aproveitamento bsico; Acar = rea computvel adicional residencial; Arr = rea de terreno relativa residencial; Al = rea total do lote; Fr = fator residencial; Act = rea computvel total; Acur = rea computvel utilizada residencial; Agr = rea gratuita residencial aplicvel s categorias de uso R2v-02 e R2v-03 desde que atendidas as disposies do 2 do artigo 393 e artigo 593 da Parte III desta lei;

II. A contrapartida financeira total para o uso no residencial (CFNR) ser calculada pela multiplicao da contrapartida financeira relativa a cada m2 de rea construda para o uso no residencial pela rea computvel adicional no residencial, de acordo com a seguinte frmula: CFNR = Ctnr x Acanr Sendo: Ctnr = Fp x Fs x (Vt/Cab) Acanr = Acunr Agnr Agnr = Cab x Arnr Arnr = Al x Fnr Fnr = Acunr/Act
Onde: Ctnr = contrapartida financeira relativa a cada m de rea construda adicional para uso no residencial

68

Parte III Projeto de Lei Disciplina e Ordena o Parcelamento, Uso e Ocupao do Solo do Municpio de So Paulo.
Fp = fator de planejamento Fs = fator de interesse social Vt = valor do m do terreno fixado na Planta Genrica de Valores PGV; CAb = coeficiente de aproveitamento bsico; Acanr = rea computvel adicional no residencial; Arnr = rea de terreno relativa no residencial; Al = rea total do lote; Fr = fator no residencial; Act = rea computvel total; Acunr = rea computvel utilizada no residencial; Agnr = rea gratuita no residencial.

Art. 455. Os estoques de potencial construtivo adicional ficam definidos por distrito, considerados: I. dados demogrficos do ano 2000; II. dados de mobilidade da populao do ano de 1997, da pesquisa de origem e destino de viagens realizada pela Companhia do Metropolitano de So Paulo - METR; III. dados anuais sobre a rea construda no Municpio, constantes do cadastro, da Prefeitura, para fins fiscais, referentes ao Imposto Predial e Territorial Urbano - IPTU, nos anos de 1991 e 2000; IV. reas de interveno urbana e as zonas centralidade polar e linear no entorno das estaes, terminais e ao longo da rede estrutural de transporte pblico; V. limites distritais, reas de proteo ambiental, parques, cidade universitria e outros grandes espaos abertos; VI. zonas de uso ZER, ZPI e ZM; VII. rede viria estrutural e rede de transporte pblico; VIII. principais atraes de viagens entre distritos; IX. volume de trfego e capacidade das vias estruturais na hora de maior demanda; X. infra-estrutura de gua e esgoto. Art. 456. Os estoques de potencial construtivo adicional a serem concedidos mediante outorga onerosa, definidos por distrito do Municpio em metros quadrados de construo residencial e no residencial, constam do Quadro n 08c anexo da Parte III desta lei, podendo ser revisto ou atualizado de conformidade com o 2 do artigo 171 da Parte I desta lei. 1 - Para subsidiar a reviso prevista no "caput", assim como a Reviso do Plano Diretor Estratgico, o Executivo dever realizar estudos sobre a capacidade de suporte das redes de infra-estrutura urbana, podendo para este fim realizar convnio com instituies de ensino e pesquisa com comprovada experincia na matria. 2 - A anlise do licenciamento de empreendimentos considerados plos geradores de trfego dever ser feita considerando o conjunto dos empreendimentos na mesma bacia de trfego, utilizar metodologia compatvel com a adotada para o estudo referido no pargrafo anterior e gerar banco de dados georeferenciado, que dever ser mantido atualizado e disponvel para consulta pblica. Art. 457. A aprovao de projeto de parcelamento do solo, edificao nova, reforma, mudana de uso, instalao de equipamentos, regularizao de

69

Parte III Projeto de Lei Disciplina e Ordena o Parcelamento, Uso e Ocupao do Solo do Municpio de So Paulo. edificao, licenciamento de empreendimento ou qualquer outra forma de interveno urbana, em terrenos pblicos ou privados considerados potencialmente contaminados, suspeitos de contaminao ou contaminados por material nocivo ao meio ambiente e sade pblica, ficaro condicionados a apresentao, pelo interessado, de estudos para avaliao e recuperao ambiental. 1 - Para efeito de aplicao deste artigo ficam definidas as seguintes expresses: Irea potencialmente contaminada aquela onde esto sendo ou foram desenvolvidas atividades que por suas prprias caractersticas podem gerar contaminao; IIrea suspeita de contaminao aquela na qual, aps a realizao de avaliao preliminar, foram observadas indicaes ou obtidas informaes tcnicas que induzam a suspeita de contaminao; III- rea contaminada aquela onde comprovadamente h poluio causada por quaisquer substncias ou resduos que nela tenham sido depositados, acumulados, armazenados, enterrados ou infiltrados, e que causa impacto negativo sade humana e ao meio ambiente; IVavaliao de risco o procedimento pelo qual se identificam e se avaliam os riscos potenciais e reais que a alterao do solo pode causar sade humana e a outros organismos. 2 - Os estudos ambientais referidos no caput deste artigo devero ser assinados por profissional habilitado e submetidos apreciao e deliberao da Secretaria do Verde e do Meio Ambiente SVMA, atravs do Departamento de Controle da Qualidade Ambiental DECONT, respeitada a legislao pertinente em vigor. 3 - Ficaro submetidos aos mesmos procedimentos estabelecidos no caput deste artigo, os terrenos pblicos sujeitos a qualquer tipo de cesso, assim como, reas recebidas pelo Poder Pblico como doao e as reas e os imveis enquadrados em ZEIS, consideradas potencialmente contaminadas, suspeitas de contaminao ou contaminadas por material nocivo ao meio ambiente e sade pblica. 4 - Ficaro sujeitos aos mesmos procedimentos estabelecidos no caput deste artigo os terrenos que forem objeto de desapropriao ou de dao em pagamento, sendo que nesses casos o valor correspondente execuo da remediao da contaminao dever ser abatido dos valores a serem pagos pela desapropriao ou a serem recebidos pela dao em pagamento. 5 - As restries de uso especfico que venham a ser impostas aos terrenos remediados para o uso declarado, devero ser consignadas nos documentos, referentes s diretrizes de projeto, concluso de obras e mudana de uso, assim como nos instrumentos de autorizao, aprovao, licenciamento, regularizao ou execuo de qualquer forma de parcelamento, uso e ocupao do solo, de qualquer tipo de cesso de bens pblicos, devendo ser averbadas junto aos Cartrios de Registro de

70

Parte III Projeto de Lei Disciplina e Ordena o Parcelamento, Uso e Ocupao do Solo do Municpio de So Paulo. Imveis. 6 - Classificada a rea como contaminada, ser solicitado ao empreendedor o projeto de recuperao ambiental, com base na avaliao de risco, nos termos de procedimento a ser definido pela SVMA. 7 - Para fins de aplicao do disposto no "caput", considerar-se-o suspeitos de contaminao os imveis que prioritariamente tenham abrigado, a qualquer tempo, entre outras, quaisquer das seguintes atividades: I. indstria qumica; II. indstria petroqumica; III. indstria metalrgica; IV. indstria mecnica; V. indstria farmacutica; VI. indstria de material de transporte; VII. indstria txtil/ tinturaria; VIII. depsitos de resduos com suspeita de contaminao ou contaminados; IX. depsito de materiais provenientes de indstria qumica; X. depsito de materiais radioativos; XI. aterro de resduos; XII. cemitrio; XIII. minerao; XIV. posto de abastecimento de combustvel. 8 - Podero ser includas na lista de atividades mencionadas no pargrafo anterior, por ato do Executivo, atividades comprovadamente contaminadoras do solo e das guas subterrneas por material nocivo ao meio ambiente e sade pblica. 9 - Caber a SVMA a manuteno e atualizao permanente do cadastro de reas classificadas como contaminadas, suspeitas de contaminao e potencialmente contaminadas, preferencialmente em consonncia com o rgo ambiental estadual para, dentre outras finalidades, subsidiar as aes de outras Secretarias Municipais em relao ao tema. Art. 458. Para eliminar o passivo ambiental de reas contaminadas e reintegr-las ao tecido urbano, o proprietrio de imvel contaminado ou suspeito de contaminao, desde que no seja o causador do dano ambiental, poder beneficiar-se da iseno de at 50% (cinqenta por cento) da Outorga Onerosa a critrio do Poder Pblico quando de comprovado interesse pblico. Pargrafo nico: - A reutilizao das reas que tratam o caput deste artigo s poder ocorrer depois de comprovada a efetiva remediao da rea, compatvel com o uso pretendido, aps anlise do rgo ambiental competente.

71

Parte III Projeto de Lei Disciplina e Ordena o Parcelamento, Uso e Ocupao do Solo do Municpio de So Paulo. Ttulo III - Do Parcelamento do Solo Captulo I Dos Procedimentos Gerais Art. 459. O parcelamento do solo na macrozona de estruturao e qualificao urbana e na macrozona de proteo ambiental caracterizado por loteamento ou desmembramento. Pargrafo nico: - admissvel tanto o remembramento de lotes quanto o desdobro de lotes para a formao de novo lote ou novos lotes, atendidas as exigncias mnimas de dimensionamento estabelecidas para as diferentes zonas de uso constantes dos Quadros 04 anexos aos livros I a XXXI anexos da Parte II desta lei. Art. 460. O parcelamento do solo, caracterizado por loteamento ou desmembramento, est sujeito a previa aprovao da Prefeitura, atendidas plenamente todas as caractersticas de dimensionamento do lote, previstas para as diferentes zonas de uso, constantes dos Quadros 04 anexos aos livros I a XXXI dos Planos Regionais Estratgicos anexos da Parte II desta lei. Pargrafo nico: - Na Zona Especfica de Preservao ZEP no permitido qualquer forma de parcelamento. Art. 461. No ser permitido o parcelamento do solo: I. em terrenos alagadios ou sujeitos a inundaes, salvo aqueles objeto de interveno que assegure a drenagem e o escoamento das guas; II. em terrenos que tenham sido aterrados com material nocivo sade pblica, sem que sejam previamente saneados; III. em terrenos considerados contaminados ou suspeitos de contaminao por material nocivo ao meio ambiente e sade pblica, sem que sejam previamente remediados ou autorizados pelo rgo competente; IV. em terrenos com declividade igual ou superior a 30% (trinta por cento), salvo aqueles objeto de interveno que assegure a conteno das encostas, e atendidas exigncias especficas da legislao municipal; V. em terrenos onde as condies geolgicas e sujeitos a deslizamentos de terra ou eroso, antes de tomadas as providncias necessrias para garantir a estabilidade geotcnica; VI. em reas de preservao ecolgica ou naquelas onde a poluio ou degradao ambiental impea condies sanitrias suportveis, at a sua correo; VII. em reas que integram unidades de conservao da natureza de que trata a lei n. 9.985 de 18 de junho de 2000; VIII. em reas sem acesso via pblica oficial; Art. 462. As vias de projeto de novos loteamentos devero ser articuladas com vias adjacentes oficiais, existentes ou aprovadas, salvo quando as diretrizes permitirem outra soluo. 1 - As caractersticas tcnicas, declividades, dimenses mximas e mnimas exigidas para vias de circulao, em projetos de loteamentos so as definidas no

72

Parte III Projeto de Lei Disciplina e Ordena o Parcelamento, Uso e Ocupao do Solo do Municpio de So Paulo. Quadro n 01 anexo da Parte III desta lei. 2 - Nas vias microdrenagem. de circulao devero ser implantadas solues para a

3 - A pavimentao de vias dever se fazer preferencialmente com materiais de maior permeabilidade.

Captulo II Dos Requisitos Urbansticos Seo I Da Destinao de reas Pblicas Art. 463. Da rea total objeto de loteamento, na macrozona de estruturao e qualificao urbana, dever ser destinado no mnimo 40% s reas pblicas, sendo no mnimo 15% para implantao de reas verdes, 5% para implantao de reas institucionais, devendo atender, para o sistema de circulao, densidade de ocupao da zona de uso e da regio em que se localiza a rea de terreno. 1 - A localizao das reas verdes dever atender s seguintes disposies: I. 50% (cinqenta por cento) do porcentual exigido para reas verdes ser localizado pela Prefeitura em um s permetro, preferencialmente, nas reas de plancie aluvial e fundos de vale com o objetivo de preservar a vegetao ciliar, e em parcelas de terreno que, por sua configurao topogrfica, no apresentem declividade superior a 30% (trinta por cento);

II. a localizao restante da rea exigida para reas verdes ficar a cargo do
loteador e s ser computado como rea verde quando em qualquer ponto da rea puder ser inscrito um circulo com raio de 10 m (dez metros), podendo ser localizado em parcelas de terreno que apresentem declividade superior a 30% (trinta por cento). 2 - A localizao da rea institucional dever atender s seguintes exigncias: I. ser delimitada pela Prefeitura preferencialmente em um nico permetro, e estar situada junto a via oficial de circulao de veculos ou em via prevista no projeto; II. ocupar at 50% (cinqenta por cento) da extenso da testada da gleba, lindeira via oficial; III. estar situada em rea com declividade at 15% (quinze por cento), podendo critrio do rgo competente responsvel pelo estabelecimento de diretrizes, em funo das condies geolgicas do terreno, ser aceita declividade de at 30%. 3 - Nenhum lote poder: I. ter frente para via de circulao de veculos de largura inferior a 12 m (doze metros); II. distar mais de 200 m (duzentos metros) de uma via pblica oficial existente ou prevista no projeto; III. distar mais de 500 m (quinhentos metros) de uma via de largura mnima de 20 m (vinte metros) medida essa distncia ao longo do eixo da via que lhe d acesso, admitindo-se largura de via inferior, a critrio do rgo competente responsvel pelo estabelecimento de

73

Parte III Projeto de Lei Disciplina e Ordena o Parcelamento, Uso e Ocupao do Solo do Municpio de So Paulo. diretrizes, em funo de estudo do sistema virio existente no entorno, e das dimenses da gleba a ser loteada. 4 - O comprimento das quadras no poder ser superior a 200 m (duzentos metros). 5 - Ao longo das guas correntes, canalizadas ou no, das dormentes e das faixas de domnio pblico das rodovias, ferrovias e dutos, e linhas de alta tenso, ser obrigatria a reserva de faixa non aedificandi de 15 m (quinze metros) de cada lado das suas margens e dos limites da faixa de domnio. 6 - A faixa non aedificandi referida no 5 deste artigo, quando ao longo das guas dormentes e correntes, dever ser utilizada para sistema de reas verdes (parques lineares) ou sistema virio. 7 - A faixa non aedificandi ao longo das guas correntes canalizadas ou no dever observar o cdigo de obras e de edificaes do municpio, apenas para os desdobros de lote. Art. 464. O loteamento de glebas na Macrozona de Proteo Ambiental, na Zona de Preservao e Desenvolvimento Sustentvel ZPDS e na Zona Especial de Produo Agrcola e de Extrao Mineral ZEPAG est obrigado a destinar da rea total de terreno 20% para o sistema virio; 25% de reas verdes e 5% para rea institucional. 1 - 2/3 (dois teros) do percentual exigido por lei para as reas verdes sero localizados pela Prefeitura em um s permetro. 2 - A localizao do restante da rea verde, exigida por lei, ficar a cargo do loteador e s ser computada como rea verde quando, em qualquer ponto da rea, puder ser inscrito um crculo com raio de 20m (vinte metros), no mnimo. 3 - Quando as diretrizes fixadas pela Prefeitura excederem os ndices previstos no caput deste artigo, as reas excedentes sero declaradas de utilidade pblica, para efeito de desapropriao. 4 - Quando o espao destinado s vias de circulao no atingir o ndice estabelecido no caput deste artigo, as reas necessrias para completar esse ndice ser adicionada s reas verdes. Art. 465. As faixas das reas de Preservao Permanente (APP) a serem observadas na Macrozona de Estruturao e Qualificao Urbana e na Macrozona de Proteo Ambiental devero ser de: I. faixa de proteo de 15m (quinze metros) ao longo dos cursos de gua de at 2m (dois metros) de largura; II. faixa de proteo de 30m (trinta metros) ao longo dos cursos de gua de largura entre 2m (dois metros) a 10m (dez metros); III. os demais casos de APP previstos nos artigos 2 e 3 da Lei Federal 4.771/1965, quando indicadas pela Secretaria do Verde e Meio Ambiente.

74

Parte III Projeto de Lei Disciplina e Ordena o Parcelamento, Uso e Ocupao do Solo do Municpio de So Paulo. Pargrafo nico: - Admite-se supresso de vegetao em APP por utilidade pblica, interesse social ou baixo impacto ambiental, previstos pela lei 4.771/1965 e seus regulamentos, por resoluo do Conselho Nacional do Meio Ambiente CONAMA. Art. 466. Em parcelamento do solo, em qualquer das duas macrozonas, as APP podem ser utilizadas como rea verde pblica para implantao de infra-estrutura destinada a esportes, lazer e atividades educacionais e culturais ao ar livre, parques lineares inclusive, desde que: I. a vegetao seja preservada ou recomposta, de forma a assegurar o cumprimento integral dos objetivos ecolgicos da APP; II. a utilizao da rea no gere degradao ambiental; III. seja observado o limite mximo de 10% (dez por cento) de impermeabilidade do solo; IV. haja autorizao prvia do rgo ambiental competente. 1 - Nas APP utilizadas como reas verdes de uso pblico, em especial dos parques lineares, na forma do caput deste artigo, fica vedada a movimentao de terra, a menos que se destine ao controle de cheias, regularizao de vazo, proteo dos mananciais, estabilizao de vazo, estabilizao de encostas, com autorizao prvia da autoridade competente. 2 - O disposto no caput deste artigo no se aplica s reas com vegetao nativa primria ou secundria em estgio mdio ou avanado de regenerao da Mata Atlntica, para as quais devero ser observadas as exigncias especficas da legislao ambiental. 3 - A APP no utilizada, na forma do caput deste artigo, definida pelo rgo competente pode ser deduzida da rea total do imvel, para efeito de clculo do porcentual de reas destinadas a uso pblico previsto no artigo 483 desta lei, devendo ser preservada e gravada no registro de imveis, sem prejuzo da rea destinada rea institucional. Art. 467. O desmembramento de gleba est obrigado destinao de reas verdes e institucionais, salvo quando for comprovado, pelo registro na competente Circunscrio Imobiliria, que a gleba a ser desmembrada apresentava anteriormente publicao da Lei Federal n 6.766, de 19 de dezembro de 1979, a rea global igual ou inferior s dimenses a seguir especificadas:

I. 10.000 m2 (dez mil metros quadrados) nas ZER-1, ZER-2, ZER-3, ZCLz-I,
ZCLz-II, ZM-1, ZM-2, ZM-3a, ZM-3b, ZCP-a, ZCP-b, ZCL-a, ZCL-b, ZCPp, ZCLp;

II. 20.000 m2 (vinte mil metros quadrados) nas ZPI, ZEPAM, ZEPAG, ZPDS,
ZMp, ZERp, ZLT. 1 - O desmembramento de gleba em ZOE e ZEPEC dever ser analisado caso a caso, pelo rgo competente ouvida a Secretaria Municipal de Planejamento SEMPLA e a Secretaria Municipal da Cultura. 2 - As glebas enquadradas nos incisos I e II sero consideradas lotes

75

Parte III Projeto de Lei Disciplina e Ordena o Parcelamento, Uso e Ocupao do Solo do Municpio de So Paulo. para efeitos de desdobro de lote. Art. 468. O desmembramento de glebas na Macrozona de Proteo Ambiental, na Zona de Preservao e Desenvolvimento Sustentvel ZPDS e na Zona Especial de Produo Agrcola e de Extrao Mineral ZEPAG est obrigado a destinar da rea total de terreno 25% de reas verdes e 5% para rea institucional salvo quando:

I. a menor poro de terreno resultante do desmembramento a ser


efetuado tiver rea igual ou maior que 50.000 m;

II. for comprovada, pelo registro na competente Circunscrio Imobiliria,


que a gleba a ser parcelada apresentava, anteriormente publicao da Lei Federal n 6.766, de 19 de dezembro de 1979, a rea global igual ou inferior a 20.000 m. Pargrafo nico:- As pores de terreno resultantes de desmembramento nos termos do inciso I deste artigo so consideradas glebas. Art. 469. As reas resultantes de desmembramento devero sempre ter frente para via oficial de circulao de veculos existente e observar as dimenses mnimas de lote previstas para as diferentes zonas de uso dos Quadros 04 dos Livros I a XXXI anexos da Parte II desta lei, respeitadas as restries convencionais de loteamentos aprovados pela Prefeitura, nos termos do artigo 599 da Parte III desta lei. 1 - Do total da rea objeto de desmembramento de gleba na macrozona de estruturao e qualificao urbana dever ser destinado no mnimo 15% (quinze por cento) para reas verdes e 5% (cinco por cento) para rea institucional. 2 - A localizao das reas verdes e institucionais dever atender as disposies estabelecidas nos 1 e 2 do artigo 463 desta Parte III desta lei. 3 - A alterao de restries convencionais dos loteamentos dever observar o disposto no 2 do artigo 599 da Parte III desta lei. Art. 470. Nos lotes lindeiros s vias oficiais, constantes do Plano Rodovirio Municipal, situados nas zonas ZPDS e ZEPAG, alm de atender as disposies dos Quadros 04 dos Livros dos Planos Regionais Estratgicos da Subprefeitura em que se localiza, devero observar: I. reserva de faixa para via integrante do Plano Rodovirio Municipal, visando ao futuro alargamento, atendendo diretrizes e larguras especificadas pelo referido plano, cabendo ao rgo competente, estabelecer a largura final, em funo da categoria e das caractersticas funcionais e operacionais da via; II. a parcela de rea pertencente ao lote necessria ao futuro alargamento da via dever ser gravada com servido non aedificandi em toda a sua extenso, devidamente transcrita e averbada no competente Cartrio de Registro de Imveis, podendo a referida parcela ser considerada para o clculo do coeficiente de aproveitamento, mas no para o clculo da taxa de ocupao;

76

Parte III Projeto de Lei Disciplina e Ordena o Parcelamento, Uso e Ocupao do Solo do Municpio de So Paulo.

III. o recuo da edificao ser medido a partir da faixa non aedificandi, referida no inciso anterior. Art. 471. Quando existirem, nas zonas de uso: ZPDS e ZEPAG, reas de arborizao natural composta por vegetao original ou secundria, nas quais a prefeitura venha a localizar a porcentagem total prevista para a rea verde, ser permitida, ao loteador, a reduo nas reas e frentes mnimas dos lotes, obedecidas as seguintes propores: I. para reas com vegetao natural de 5%(cinco por cento) a 20% (vinte por cento) do total da rea bruta, a reduo nas dimenses do lote ser de at 5% (cinco por cento); II. para as reas com vegetao natural acima de 20% (vinte por cento) e at 25% (vinte e cinco por cento) do total da rea bruta, a reduo nas dimenses do lote ser de at 10%(dez por cento). Pargrafo nico: Quando a rea com arborizao natural exceder a 25% (vinte e cinco por cento) da rea total da gleba, alm do benefcio do caput deste artigo, ser admitida reduo de 3% (trs por cento) na rea e frente mnimas do lote a cada 1% (um por cento) de rea com arborizao natural excedente preservada at o mximo de 10% (dez por cento), atendidas as seguintes disposies: I. a rea excedente dever ser gravada com servido non aedificandi, devidamente transcrita e averbada no competente cartrio de Registro de Imveis; II. a citada rea poder ser incorporada aos lotes, no podendo ser computada no calculo do coeficiente de aproveitamento e da taxa de ocupao. Art. 472. O desdobro do lote, em qualquer zona de uso, s ser permitido quando, em cada um dos lotes resultantes, edificado ou no, sejam atendidas plenamente todas as caractersticas de dimensionamento e ocupao do lote, previstas para as diferentes zonas de uso, constante dos Quadros 04 dos Livros I a XXXI anexos da Parte II desta Lei. Pargrafo nico. O lote j edificado poder ser desdobrado desde que as edificaes atendam, alternativamente, uma das seguintes condies:

I. sejam consideradas em situao regular nas parcelas pretendidas nos


termos desta lei; II. sejam consideradas conformes nas parcelas pretendidas nos termos desta lei.

Seo II Dos Condicionantes do Parcelamento. Art. 473. O parcelamento do solo na macrozona de estruturao e qualificao urbana e na macrozona de proteo ambiental estar condicionado ao atendimento de exigncias especficas estabelecidas por esta lei.

77

Parte III Projeto de Lei Disciplina e Ordena o Parcelamento, Uso e Ocupao do Solo do Municpio de So Paulo.

Seo III Dos Tipos de Loteamentos Art. 474. Os loteamentos atendidas as demais disposies desta lei podero ser implantados segundo os tipos a seguir discriminados: I. Loteamento sem edificao II. Loteamento Plano Integrado com edificao ou em condomnio III. Loteamento de Interesse Social Pargrafo nico: A implantao dos loteamentos poder ser em etapas a ser regulamentado por decreto, respeitado o prazo mximo de 4 (quatro) anos. Art. 475. Nos loteamentos sem edificao, com parcelamento em lotes, devero ser atendidas as disposies estabelecidas nos artigos 461 a 464, e obrigatoriamente destinar reas pblicas nas propores estabelecidas nos artigos 465 e 466, e tambm atender as demais disposies do Captulo III Das Diretrizes de Parcelamento do Solo desta lei. Art. 476. No loteamento com Plano Integrado com edificao, devero ser atendidas as disposies estabelecidas nos artigos 461 a 464, e obrigatoriamente destinar reas pblicas nas propores estabelecidas nos artigos 465, 466 e 475, e tambm atender as demais disposies do Captulo III Do Loteamento desta lei. Art. 477. O parcelamento do solo de empreendimentos de interesse social, em reas de propriedade pblica ou de empresas com controle acionrio do poder pblico, ou de propriedade privada conveniados com o poder pblico atender s caractersticas urbansticas e edilcias especiais, a serem estabelecidas por decreto. Art. 478. A aprovao de parcelamento do solo em imvel atingido por plano de melhoramento pblico ser regulamentada por ato do Executivo. Art. 479. A rea de terreno oriunda de usucapio, devidamente registrada e servida de infra-estrutura bsica, ser considerada como lote, at as dimenses especificadas nas seguintes zonas de uso: I. 10.000 m (dez mil metros quadrados) nas ZER-1, ZER-2, ZER-3, ZCLz-I, ZCLz-II, ZM-1, ZM-2, ZM-3a, ZM-3b, ZCP-a, ZCP-b, ZCL-a, ZCL-b, ZCPp, ZCLp; II. 20.000 m2 (vinte mil metros quadrados) nas ZPI, ZEPAM, ZEPAG, ZPDS, ZMp, ZERp, ZLT.

Capitulo III Das Diretrizes de Parcelamento do Solo Art. 480. O parcelamento do solo urbano, atendidas as disposies desta lei, dever ser precedido de estabelecimento de diretrizes, por parte da Prefeitura, a pedido do interessado, instrudo com os seguintes documentos: I. requerimento assinado pelo proprietrio do terreno; II. ttulo de propriedade atualizado da rea, registrado no Cartrio de Registro de Imveis, com movimentos a partir de 19 de dezembro de 1979;

78

Parte III Projeto de Lei Disciplina e Ordena o Parcelamento, Uso e Ocupao do Solo do Municpio de So Paulo. III. comprovante do pagamento dos tributos municipais dos ltimos 5 (cinco) anos, que incidem sobre a rea; IV. 5 (cinco) vias de cpias de levantamento planialtimtrico cadastral da rea objeto do pedido, assinada pelo profissional habilitado na escala 1: 500 ou 1:1000, com curvas de nvel de metro em metro, indicando com exatido os limites da rea com relao aos terrenos vizinhos, corpos dgua e suas denominaes, tipos de vegetao existentes e vias oficiais, e demais elementos considerados relevantes e a situao da rea, que permita o seu perfeito reconhecimento e localizao; V. 2 (duas) vias da proposta de implantao contendo plano de massa, na escala do levantamento planialtimtrico, assinada pelo proprietrio e por profissional habilitado. 1 - As diretrizes tero validade por 360 dias contados a partir da data publicao do despacho publicado no Dirio Oficial da Cidade, garantindo requerente o direito de solicitar alvar de desmembramento, loteamento conjunto residencial, conforme legislao vigente poca do protocolamento Pedido de Diretrizes, caso ocorra neste perodo alterao da legislao. de ao ou do

2 - O prazo de validade das diretrizes poder ser prorrogado, por igual perodo, por uma nica vez, a pedido do interessado, dentro do prazo de validade das diretrizes, quando no implicar em qualquer alterao das diretrizes expedidas. 3 - O valor a ser recolhido para o pedido de prorrogao ser de 50% dos emolumentos das diretrizes. Art. 481. O prazo para a expedio de diretrizes pelo rgo competente de 180 dias (cento e oitenta dias) corridos, a contar da data do protocolamento do pedido, desde quando apresentada toda a documentao exigida. 1 - O prazo de que trata o caput desse artigo ficar suspenso durante a pendncia de atendimento, pelo requerente de exigncias feitas em comunique-se. 2 - Findo o prazo de que trata este artigo, o requerente poder apresentar o projeto de loteamento, independentemente da fixao das diretrizes, desde que atendidas as exigncias legais. Seo I Do Projeto de Loteamento Art. 482. O projeto de loteamento, submetido pelo interessado aprovao da Prefeitura, obedecidas s diretrizes expedidas e regulamentao prpria, dever constar de: I. plano geral do loteamento, na escala 1:500 ou 1:1000 em 5 (cinco) vias de cpias, assinadas pelo proprietrio e por profissional habilitado e registrado na Prefeitura, constando de: a. indicao das dimenses das divisas da rea de terreno, de acordo com os ttulos de propriedade; b. curvas de nvel de metro em metro; c. sistema de Vias de circulao e respectiva hierarquia; d. dimenses lineares e angulares do projeto, com raios, cordas arcos, pontos de tangncia e ngulos centrais das vias; e. subdiviso de quadras em lotes, com as respectivas dimenses e numerao;

79

Parte III Projeto de Lei Disciplina e Ordena o Parcelamento, Uso e Ocupao do Solo do Municpio de So Paulo. f. indicao, em planta, das reas verdes e institucionais, dimensionadas e numeradas, de acordo com as diretrizes expedidas; g. indicao, em planta, dos lotes destinados aos equipamentos urbanos, quando for o caso; h. indicao da zona de uso; i. indicao, em quadro, da rea total da gleba, da rea do sistema virio, das reas verdes, das reas institucionais e do nmero total de lotes;

II. perfis longitudinais e sees transversais de todas as vias de circulao, em escalas horizontal de 1:500 ou 1:1000, e vertical de 1:50 ou 1:100, em 5 (cinco) vias de plantas em jogo seqencial com o plano geral de loteamento; III. projeto completo detalhado e dimensionado do sistema de escoamento de guas pluviais e seus equipamentos, em 4 (quatro) vias indicando a declividade dos coletores obedecidas s normas e padres a serem regulamentados por Ato de Executivo; IV. projeto completo da rede de coleta de guas servidas, aprovado pelo rgo estadual competente, em 1 (uma) via; V. projeto completo do sistema de alimentao e distribuio de gua potvel e respectiva rede aprovado pelo rgo estadual em 1 (uma) via; VI. projeto de guias e sarjetas de vias, incluindo guias rebaixadas nos cruzamentos das mesmas, obedecendo s normas e padres a serem regulamentados por ato do Executivo, em 4 (quatro) vias; VII. projeto de pavimentao de vias, obedecendo s normas e padres regulamentados por Ato do Executivo, em 2(duas) vias; VIII. projeto de arborizao das reas verdes e das vias, definindo as diferentes espcies a serem plantadas, obedecendo s normas da legislao especfica, em 2 (duas) vias; IX. projeto com proteo das reas sujeitas eroso, inclusive mediante preservao da cobertura vegetal existente, obedecendo s normas a serem regulamentadas por ato do Executivo em 4 (quatro vias); X. memorial descritivo de cada projeto especificado nos incisos anteriores, e memorial de clculo dos projetos de drenagem e pavimentao em 4 (quatro) vias; XI. cronograma da execuo das obras acompanhado de planilhas de quantificao e custos referentes aos projetos constantes dos incisos III a IX deste artigo, em 4 (quatro) vias. 1 - Para o atendimento das exigncias dos incisos III e IV deste artigo, quando a topografia da rea objeto do projeto de loteamento exigir, devero ser indicadas as reservas de faixas non aedificandi, definidas pelo rgo competente, destinadas passagem de dutos para guas pluviais e esgoto de um lote para outro, e gravada como servido de passagem, se necessrio; 2 - As faixas non aedificandi, referidas no pargrafo anterior, podero utilizar os recuos, quando forem previstos na legislao de parcelamento, uso e ocupao do solo para as diferentes zonas de uso, assim como reas de recuo de fundo, localizadas entre a edificao principal e a edificao secundria.

Seo II Da Aprovao e Execuo Art. 483. A aprovao e execuo do projeto de loteamento obedecero a uma das

80

Parte III Projeto de Lei Disciplina e Ordena o Parcelamento, Uso e Ocupao do Solo do Municpio de So Paulo. sistemticas definidas por este artigo: I. com prvia execuo das obras: a) atendidas pelo projeto todas as disposies legais, ser expedida autorizao para execuo das obras; b) a autorizao para a execuo das obras no d direito ao registro do loteamento no Cartrio de Registro de Imveis; c) a autorizao para a execuo das obras vlida por 4 (quatro) anos, contados a partir da data de sua expedio pelo rgo competente, podendo ser prorrogada por mais 1 (um) ano, quando solicitado em tempo hbil ao rgo competente, a critrio da Prefeitura, quando devidamente justificado; d) aps a execuo de todas as obras a que se refere a autorizao ora prevista, dever ser solicitada ao rgo competente a respectiva vistoria, apresentando documentao necessria para comprovao da execuo das obras, obedecendo as normas vigentes; e) aps a vistoria e aceitas as obras, a prefeitura atravs do rgo competente, expedir termo de verificao das obras executadas e o ato de aprovao do loteamento, liberando-o para registro no Cartrio de Registro de Imveis; f) o disposto nas alneas b e c deste inciso dever constar obrigatoriamente da autorizao para execuo das obras; II. com cronograma e instrumento de garantia: a) atendidas pelo projeto as disposies legais, ser expedido, pelo rgo competente da Prefeitura, o ato de aprovao do cronograma fsicofinanceiro das obras a executar; b) para a garantia da perfeita execuo das obras constantes do projeto, memoriais e cronograma fsico-financeiro aprovados, o loteador dever alternativamente: 1) efetuar cauo em dinheiro, ttulo da divida pblica municipal, fiana bancria, ou seguro garantia, no valor a ser estipulado pela Prefeitura, por ato do Executivo; 2) vincular prefeitura 50% (cinqenta por cento) da rea total dos lotes, mediante instrumento pblico, a ser firmado pelo titular do rgo competente pela aprovao do loteamento; c) os procedimentos administrativos para execuo das garantias previstas sero definidos por ato do Executivo; d) de posse do cronograma fsico-financeiro aprovado, do instrumento de garantia de execuo das obras e dos demais documentos exigidos por lei, o loteador ter at 180 (cento e oitenta) dias, a partir da data da publicao no Dirio Oficial da Cidade, para submeter o loteamento ao Cartrio de Registro de Imveis; e) somente aps o registro do loteamento, o loteador poder dar incio s obras; f) aps a execuo de todas as obras a que se refere autorizao ora prevista dever ser solicitada ao rgo competente a respectiva vistoria, apresentando documentao necessria para comprovao da execuo das obras, obedecendo as normas vigentes; g) executadas, vistoriadas e aceitas as obras do loteamento, a prefeitura expedir documento liberando o loteador da garantia prestada, expedindo o termo de verificao das obras executadas, parcial ou total; 1) a emisso do TVO Termo de Verificao de Obras parcial no

81

Parte III Projeto de Lei Disciplina e Ordena o Parcelamento, Uso e Ocupao do Solo do Municpio de So Paulo. exime o loteador da responsabilidade de manuteno e conservao das obras aceitas at a obteno do TVO total; 2) a emisso do TVO total no exime o responsvel tcnico pelos servios e obras que foram executadas, bem como o loteador pelos vcios ou defeitos ocultos que os mesmos servios e obras vierem a revelar no interregno de 5 (cinco) anos a contar da data de emisso do TVO total; h) o prazo de validade do cronograma fsico-financeiro de no mximo 4 (quatro) anos, contados da data de registro do loteamento; i) aps o decurso do prazo a que se refere a alnea anterior, caso as obras no estejam concludas, o interessado perder o direito devoluo da garantia prestada. 1 - Dever constar dos modelos de contrato padro a serem arquivados em Cartrio de Registro de Imveis, quando for o caso, as exigncias urbansticas convencionais, as restries de remembramento ou desmembramento de lotes e a existncia de termo de garantia e cronograma fsico-financeiro das obras a executar. 2 - O prazo de validade da fiana bancria ou seguro garantia constantes do item b.1, dever corresponder ao estabelecido no cronograma fsico-financeiro acrescido de 1 (um) ano; 3 - A aprovao para fins de registro no Cartrio de Registro de Imveis poder ser prorrogada, por igual perodo, por uma nica vez, a pedido do interessado, dentro do prazo de validade da respectiva aprovao expedida, quando no implicar em qualquer alterao do projeto. 4 - O valor a ser recolhido para o pedido de prorrogao ser de 50% dos emolumentos da aprovao. 5 - Para fins de aceitao das obras do loteamento, admite-se uma tolerncia de at 5% em relao s medidas lineares previstas no projeto. Art. 484. O prazo para a vistoria constante na alnea e do inciso I e da alnea g do inciso II do artigo 483 desta lei ser de 60 (sessenta) dias corridos, a contar da comunicao do interessado do trmino das obras, ao rgo competente. Pargrafo nico: Decorrido o prazo de que trata o caput deste artigo o requerente poder solicitar s instncias superiores a apreciao e soluo do pedido, sendo que o prazo para a manifestao de cada instncia de, no mximo, 30 (trinta) dias. Art. 485. O prazo para a expedio da autorizao para a execuo das obras e da aprovao do cronograma fsico-financeiro, constantes dos incisos I e II do artigo 483 da Parte III desta lei, de 180 (cento e oitenta) dias corridos a contar da data do protocolamento do pedido, e desde que apresente toda a documentao exigida. 1 - O curso do prazo estabelecido no caput deste artigo ficar suspenso durante a pendncia de atendimento, pelo requerente, de exigncias feitas em comuniquese.

82

Parte III Projeto de Lei Disciplina e Ordena o Parcelamento, Uso e Ocupao do Solo do Municpio de So Paulo.

2 - Findo o prazo fixado no caput deste artigo, o requerente fica autorizado a iniciar, mediante comunicao escrita ao rgo competente o incio da execuo do loteamento, desde que sejam atendidas as exigncias legais, sujeitando-se, porm, a proceder s adaptaes, quando necessrias, para completo atendimento da legislao em vigor na data do trmino do prazo fixado no caput deste artigo.

Seo III Das Alteraes de Projeto ou de Execuo do Loteamento Art. 486. Qualquer alterao no projeto ou na execuo de loteamento aprovado e registrado a qualquer tempo dever ser submetida aprovao da Prefeitura, a pedido do interessado, instrudo com os seguintes documentos: I. requerimento solicitando a alterao assinado pelo proprietrio do terreno; II. memorial descritivo das alteraes em 4 (quatro) vias; III. 5 (cinco) vias de cpia dos projetos referentes s alteraes, assinadas pelo proprietrio e por profissional habilitado; IV. 1 (uma) via de cpia do projeto aprovado e do memorial descritivo; V. 1 (uma) via de cpia do ttulo de propriedade atualizada da rea objeto da alterao; VI. 1 (uma) via de cpia da escritura primitiva e memorial descritivo. 1 - As alteraes previstas no caput deste artigo so admitidas no projeto de loteamento j inscrito no Cartrio de Registro de Imveis, nos termos do Decreto Lei 58/37. 2 - Os pedidos de alteraes em loteamentos, alm dos documentos referidos neste artigo, devero ser instrudos por documentos que comprovem a anuncia dos adquirentes dos lotes atingidos pela alterao bem como daqueles situados em quadras contguas rea atingida, a menos que haja regra explcita no ttulo de aquisio com respeito a esta anuncia. 3 - A alterao do projeto determinar a execuo das obras de infra-estrutura devero obedecer sistemtica constante nas sees I e II deste captulo, quando necessrio. Art. 487. A alterao do projeto de loteamento no poder implicar em diminuio das reas verdes, espaos livres e institucionais, e nem no total de percentual destinado a reas pblicas. 1 - As alteraes no sistema virio devero observar no mnimo as caractersticas de dimensionamento existente, ou superiores, a critrio da Prefeitura em funo das condies do entorno. 2 - Os lotes resultantes da alterao devero atender as disposies estabelecidas para a zona de uso onde se localizam constantes nos Quadro 04 dos Livros I a XXXI anexos Parte II desta Lei. Art. 488. Constatada, a qualquer tempo, que a certido de matricula apresentada como atual no mais tem correspondncia com os registros e averbaes cartorrias sero consideradas insubsistentes tanto as diretrizes expedidas anteriormente, quanto s aprovaes conseqentes, ficando sujeita ainda s

83

Parte III Projeto de Lei Disciplina e Ordena o Parcelamento, Uso e Ocupao do Solo do Municpio de So Paulo. conseqncias penais cabveis.

Captulo IV Do Desmembramento Seo I Das Diretrizes Art. 489. A elaborao do projeto de desmembramento ser precedida pela fixao de diretrizes por parte da Prefeitura, a pedido do interessado, que instruir o requerimento com os seguintes documentos: I. requerimento assinado pelo proprietrio do terreno; II. ttulo de propriedade atualizado da rea registrado no Cartrio de Registro de Imveis, com movimentos a partir de 19 de dezembro de 1979; III. comprovante do pagamento dos tributos municipais dos ltimos 5 (cinco) anos, que incidam sobre a rea; IV. 5 (cinco) vias de cpias de planta planialtimtrica-cadastral da rea objeto do pedido, assinada pelo proprietrio e por profissional habilitado na escala 1:1.000 ou 1:500, contendo: curvas de nvel de metro em metro, indicando com exatido os limites da rea com relao aos terrenos vizinhos, corpos dgua e suas denominaes, tipos de vegetao existente, vias oficiais e demais elementos considerados relevantes, e situao da rea, que permita o seu perfeito reconhecimento e localizao; V. 2 (duas) vias da proposta de implantao contendo o plano de massa, na mesma escala do levantamento planialtimtrico, assinada pelo proprietrio e por profissional habilitado. 1 - As diretrizes a serem fixadas pela Prefeitura constaro da localizao das reas verdes e das reas institucionais, de acordo com o disposto nos artigos 463 e 464 da Parte III desta lei. 2 - No ser necessria a solicitao de diretrizes para os casos previstos nos incisos I e II dos artigos 467 e 468 da Parte III desta lei. Art. 490. Aplica-se ao desmembramento o prazo fixado no 1 do artigo 480 da Parte III desta lei. 1 - O prazo de validade das diretrizes poder ser prorrogado, por igual perodo, por uma nica vez, a pedido do interessado, dentro do prazo de validade das diretrizes, quando no implicar em qualquer alterao das diretrizes expedidas. 2 - O valor a ser recolhido para o pedido de prorrogao ser de 50% dos emolumentos das diretrizes.

Seo II Do Projeto Art. 491. O projeto de desmembramento, submetido pelo interessado aprovao da prefeitura, atendendo as diretrizes expedidas e a regulamentao prpria, constar de: I. requerimento assinado pelo proprietrio; II. ttulo de propriedade atualizado da rea, registrado no Cartrio de Registro de imveis;

84

Parte III Projeto de Lei Disciplina e Ordena o Parcelamento, Uso e Ocupao do Solo do Municpio de So Paulo. III. comprovante do pagamento dos tributos municipais dos ltimos 5 (cinco) anos, que incidam sobre a rea; IV. 5 (cinco) vias de cpia de plantas em escala 1:500 ou 1:1.000, com indicao da situao da rea anterior ao desmembramento, vias de circulao lindeiras, dimenses e confrontaes; V. 5 (cinco) vias de cpias em escala 1:500 ou 1:1.000 do projeto assinadas pelo proprietrio e por profissional habilitado contendo: a) indicao dos lotes resultantes do desmembramento e das dimenses de todas as suas linhas divisrias; b) indicao das reas verdes e institucionais, atendendo as diretrizes expedidas; c) quadro indicativo da rea total da gleba, das reas dos lotes, das reas verdes, das reas institucionais e do nmero dos lotes. VI. 2 (duas) vias de projeto de arborizao das reas verdes, definindo as diferentes espcies a serem plantadas, obedecendo as normas da legislao especfica; VII. 4 (quatro) vias de memorial descritivo contendo as caractersticas da situao existente e a descrio detalhada da situao pretendida. Art. 492. A aprovao do demembramento dever ser submetida ao registro imobilirio dentro de 180 dias a partir da data da publicao no Dirio Oficial da Cidade, sob pena da caducidade da aprovao. Art. 493. O prazo de validade da aprovao do desmembramento poder ser prorrogado, por igual perodo, por uma nica vez, a pedido do interessado, dentro do prazo de validade da aprovao expedida, quando no implicar em qualquer alterao do projeto. Pargrafo nico: O valor a ser recolhido para o pedido de prorrogao ser de 50% dos emolumentos da aprovao.

Captulo V Do Desdobro Seo I Dos Documentos Art. 494. O desdobro do lote dever ser submetido aprovao da Prefeitura a pedido do interessado, instrudo com os seguintes documentos: I. requerimento assinado pelo proprietrio solicitando o desdobro; II. ttulo de propriedade atualizado do lote, registrado no Cartrio de Registro de imveis, com movimentos a partir de 19 de dezembro de 1979; III. comprovante do pagamento dos tributos municipais dos ltimos 5 (cinco) anos, que incidam sobre o lote objeto do pedido; IV. 5 (cinco) vias de cpias do projeto de desdobro em escala 1:100 ou 1:200 contendo: a) Indicao da situao atual do terreno com as dimenses das divisas do lote, de acordo com o ttulo de propriedade, com curvas de nveis de metro em metro, as eventuais construes existentes no lote e respectivo uso, com indicao da rea construda e ocupada e do coeficiente de aproveitamento e taxa de ocupao utilizados, vegetao existente e demais elementos considerados relevantes; b) indicao da situao pretendida com as respectivas dimenses da rea, numerao e identificao dos lotes desdobrados, as eventuais

85

Parte III Projeto de Lei Disciplina e Ordena o Parcelamento, Uso e Ocupao do Solo do Municpio de So Paulo. construes existentes e respectivo uso, com rea construda e com coeficientes de aproveitamento e taxa de ocupao utilizados, e demais elementos considerados relevantes; V. 4 (quatro) vias do memorial descritivo, contendo as caractersticas da situao existente e a descrio detalhada da situao pretendida. 1 - O prazo para a aprovao do pedido de desdobro de lote ser de at 90 (noventa) dias corridos, contados a partir do protocolamento do pedido, desde que apresente toda a documentao exigida. 2 - O curso do prazo que trata o pargrafo anterior deste artigo ficar suspenso durante a pendncia do atendimento, pelo requerente, de exigncias feitas em comunique-se. Art. 495. O desdobro de lote, quando vinculado a projeto de edificao, ser aprovado simultaneamente com a aprovao do projeto ou de regularizao, desde que os lotes resultantes do desdobro atendam s dimenses mnimas para a zona de uso na qual se localiza observadas as restries contratuais quando mais restritivas, sem agravamento nos parmetros urbansticos, quando o lote j for edificado. Pargrafo nico: A sistemtica de aprovao simultnea, referida no caput deste artigo, ser regulamentada por ato do Executivo. Art. 496. A aprovao do desdobro de lote dever ser submetida ao registro imobilirio dentro de 180 dias a partir da data da publicao no Dirio Oficial da Cidade, sob pena da caducidade da aprovao. Pargrafo nico: Na aprovao do desdobro de lote quando vinculado a projeto de edificao nova e/ou regularizao, o prazo para ser submetido ao registro imobilirio de at 180 dias aps a expedio do certificado de concluso das edificaes e/ou auto de regularizao. Art. 497. O prazo de validade da aprovao do desdobro poder ser prorrogado, por igual perodo, por uma nica vez, a pedido do interessado, dentro do prazo de validade da aprovao expedida, quando no implicar em qualquer alterao do projeto. Pargrafo nico: O valor a ser recolhido para o pedido de prorrogao ser de 50% dos emolumentos da aprovao.

Capitulo VI Dos Procedimentos Administrativos e Das Competncias Art. 498. Os diversos assuntos de parcelamento referentes a um mesmo imvel podero ser analisados, em um nico processo, e anexados tambm os eventuais pedidos de reconsiderao ou recurso. Art. 499. Os pedidos analisados, que apresentarem elementos incompletos ou incorretos e necessitarem de complementao da documentao exigida por lei ou esclarecimentos, sero comunicados comunique-se para que as falhas sejam sanadas.

86

Parte III Projeto de Lei Disciplina e Ordena o Parcelamento, Uso e Ocupao do Solo do Municpio de So Paulo. 1 - O prazo para atendimento do comunicado ser de 30 (trinta) dias a contar da data de publicao no Dirio Oficial da Cidade, e poder ser prorrogado, a pedido. 2 - No caso do atendimento do comunique-se incompleto ou que venha a apresentar novos elementos, aplicar-se- a sistemtica do caput deste artigo. 3 - Os pedidos sero indeferidos caso no atendido o comunique-se no prazo estabelecido. Art. 500. O prazo para a formalizao de pedido de reconsiderao de despacho ou recurso ser de 30 (trinta) dias, a contar da data de publicao no Dirio Oficial da Cidade do despacho de indeferimento. Art. 501. Do despacho decisrio do processo caber: IPedido de reconsiderao de despacho, dirigido mesma autoridade que proferiu a deciso em primeira instancia ou autoridade que avocou o processo na forma prevista no artigo 502 desta lei; IIRecurso, dirigido a autoridade imediatamente superior quela que proferiu a deciso ou reconsiderao. 1 - Os pedidos de reconsiderao de despacho ou recursos interpostos fora de prazo sero sumariamente indeferidos, por despacho declaratrio exarado pelo Diretor da Diviso Tcnica ou autoridade equiparada ou superior. 2 - O disposto no 1 ser, tambm, aplicvel a recursos apresentados quando j encerrada a instancia administrativa, em carter definitivo, nos termos do pargrafo nico do artigo 502 desta lei. Art. 502. As instncias administrativas, para apreciao e deciso dos pedidos de que trata este ttulo, so as seguintes: IDiretor de Diviso Tcnica ou Supervisor de Uso e Licenciamento; IIDiretor de Departamento ou Coordenador de CPDU; IIISecretario de Habitao ou Subprefeito; IVCEUSO; VPrefeito. Pargrafo nico:- A deciso proferida em grau de recurso e a deciso do Prefeito encerram definitivamente a instancia administrativa. Art. 503. O Prefeito poder avocar, para sua deciso, qualquer processo para o qual entenda recomendvel a deliberao da Chefia do Executivo Municipal. Pargrafo nico:- A faculdade prevista neste artigo estende-se aos Secretrios de SEHAB e das Subprefeituras, no mbito de suas respectivas competncias. Art. 504. Os prazos fixados pela presente lei so expressos em dias corridos, contados a partir do primeiro dia til aps o evento origem, at o seu dia final, inclusive, quando no houver expediente neste dia, prorroga-se automaticamente o seu termino para o dia til imediatamente posterior. Art. 505. O alvar de aprovao de loteamento, desmembramento ou desdobro, enquanto vigente poder a qualquer tempo, mediante ato da autoridade competente, ser:

87

Parte III Projeto de Lei Disciplina e Ordena o Parcelamento, Uso e Ocupao do Solo do Municpio de So Paulo. IIIIIIrevogado, atendendo a relevante interesse pblico; cassado, em caso de desvirtuamento, por parte do interessado, da licena concedida; anulado, em caso de comprovao de ilegalidade em sua expedio.

Pargrafo nico:- Inclui-se nas disposies do caput deste artigo, a expedio da Certido de Diretrizes e do Termo de Verificao das Obras. Art. 506. O prazo do alvar de aprovao ficar suspenso mediante comprovao, atravs de documento hbil, da ocorrncia suspensiva, durante os impedimentos a seguir mencionados: Iexistncia de pendncia judicial; IIcalamidade publica; IIIdeclarao de utilidade publica ou interesse social; IVpendncia de processo de tombamento. Art. 507. As competncias das analises e decises dos pedidos de diretrizes e aprovao de parcelamento do solo e os procedimentos administrativos sero estabelecidas por ato do Executivo.

Ttulo

IV

Da Licena de Funcionamento, das regularidades, Conformidades, dos Procedimentos fiscais e das Multas

das

Captulo I Da Licena de Funcionamento Art. 508. A utilizao de imvel para funcionamento de usos no Residenciais nR depende de licena municipal a ser emitida, pelo rgo competente. 1 - A emisso da licena a que se refere este artigo ficar condicionada ao atendimento da legislao de uso e ocupao do solo LUOS e do cdigo de obras e edificaes COE. 2 - Nova licena de funcionamento dever ser requerida, obrigatoriamente, quando: I. ocorrerem alteraes referentes ao tipo de atividade; II. ocorrerem alteraes no Cadastro de Contribuintes Mobilirios CCM, da razo social ou da propriedade do estabelecimento. Art. 509. O prazo para emisso da licena de funcionamento no poder exceder a 60 (sessenta) dias. 1 - O curso desse prazo ficar suspenso durante a pendncia do atendimento, pelo interessado de exigncias feitas pela Prefeitura. 2 - Decorrido o prazo previsto no caput deste artigo, sem que haja emisso da licena, o imvel poder ser utilizado para funcionamento, sendo de inteira responsabilidade do proprietrio ou possuidor deste, a sua adequao s disposies desta lei, em especial, aos nveis de rudos permitidos, ao horrio de funcionamento e de carga e descarga. 3 - Ficam excludas do disposto no 2 deste artigo as atividades:

88

Parte III Projeto de Lei Disciplina e Ordena o Parcelamento, Uso e Ocupao do Solo do Municpio de So Paulo. I. classificadas como uso no permitido na zona de uso ou em funo da categoria da via, ou em funo da largura da via; II. classificadas como nR3 e as destinadas aos grupos de atividades de servios de armazenamento e guarda de bens mveis e oficinas e industriais, localizadas fora das zonas predominantemente industriais ZPI. III. que ocuparem edificaes que se encontrem em situao precria de segurana contra incndio, estabilidade e salubridade. Art. 510. A Prefeitura constatada a regularidade da edificao, nos termos do artigo 511 desta lei, poder emitir licena de funcionamento, mediante declaraes do interessado e de profissionais habilitados, no eximindo o interessado em atender o disposto no 2 do artigo 509 desta. Pargrafo nico:- Constatada a qualquer tempo, a inveracidade das informaes prestadas a licena de funcionamento ser cassada, sem prejuzo da aplicao das demais sanes previstas nesta lei.

Captulo II Das Regularidades e das Irregularidades Art. 511. As edificaes sero consideradas em situao regular quando possurem um dos seguintes documentos: I. "Habite-se"; II. Auto de Vistoria; III. Alvar de Conservao; IV. Auto de Concluso; V. Certificado de Concluso; VI. Auto de Regularizao; VII. Certificado de Regularidade ou VIII. documento equivalente, expedidos pela Prefeitura. Art. 512. Os usos residenciais - R sero considerados em situao irregular quando ocuparem edificao sem algum dos documentos referidos no artigo 511 da Parte III desta lei. Art. 513. Os usos no residenciais nR , sero considerados em situao irregular, para fins da legislao de uso e ocupao do solo, quando ocuparem ou utilizarem imveis, em qualquer zona de uso, sem licena de que trata o artigo 508 da Parte III desta lei, e quando em atividade sem um dos seguintes documentos: I. Alvar de Licena de Localizao e Funcionamento; II. Auto de Licena de Localizao e Funcionamento; III. Auto de Licena de Funcionamento; IV. Alvar de Funcionamento, expedidos pela Prefeitura; ou quando ocorrerem cassao a invalidao de um destes documentos. Art. 514. Os usos no residenciais - nR, os usos residenciais - R e as edificaes sero tambm considerados em situao irregular quando os documentos, a que se referem os artigos 508 e 511 da Parte III desta lei tenham perdido sua eficcia, em funo de alteraes de ordem fsica ou de utilizao, de incomodidade ou de instalao, ocorridas no imvel, e em relao s condies anteriores, regularmente aceitas pela Prefeitura.

89

Parte III Projeto de Lei Disciplina e Ordena o Parcelamento, Uso e Ocupao do Solo do Municpio de So Paulo. Captulo III - Das conformidades e das desconformidades Art. 515. O uso de imveis, para fins da disciplina do uso e ocupao do solo, classifica-se em: I. uso permitido no local aquele passvel de ser implantado ou instalado no imvel em funo do tipo de zona de uso, da categoria da via e da sua largura; II. uso no permitido no local aquele no passvel de ser implantado ou instalado no imvel em funo do tipo de zona de uso, ou da categoria da via, ou da sua largura; III. uso conforme aquele permitido no local e que, no caso de uso no residencial - nR, atende tambm a todos os parmetros de incomodidade e condies de instalao constantes dos Quadros 02/a -1 a 02/p-1 anexos da Parte III desta lei; IV. uso no conforme aquele que no permitido no local ou, no caso de uso no residencial - nR, aquele que, mesmo permitido, no atende a pelo menos um dos parmetros de incomodidade ou uma das condies de instalao constantes dos Quadros 02/a-1 a 02/p-1 anexos da Parte III desta lei. Art. 516. A edificao, para fins da disciplina do uso e ocupao do solo, classificase em: I. edificao conforme aquela que atende s caractersticas de aproveitamento, dimensionamento e ocupao do lote, estabelecidas nos Quadros n 04 dos Livros I a XXXI anexos Parte II desta lei, e outras disposies tambm estabelecidas nesta lei e no Cdigo de Obras e Edificaes do Municpio de So Paulo.

II. edificao no conforme aquela que no atende a pelo menos uma das
caractersticas de aproveitamento, dimensionamento e ocupao do lote, estabelecidas nos Quadros n 04 dos Livros I a XXXI anexos Parte II desta lei, ou outras disposies tambm estabelecidas em lei. Art. 517. Nos projetos de reforma com acrscimo de rea, com ou sem mudana de uso, ou nos pedidos de licena de funcionamento, quando no for possvel atender as vagas exigidas para estacionamento, esta exigncia poder ser atendida, mediante contrato de locao de vagas em outro imvel, distncia mxima de 200 (duzentos) metros, que dever ser apresentado a qualquer tempo fiscalizao. Art. 518. Na edificao em situao regular, ainda que no conforme sero admitidas reformas com ampliao de rea construda, desde que o coeficiente de aproveitamento mximo do lote no tenha sido ultrapassado e a ampliao pretendida no agrave a desconformidade da edificao. Pargrafo nico. As alteraes ou regularizaes passveis de outorga onerosa, de acordo com as disposies legais da Parte I e Parte III desta lei, sero admitidas desde que atendam a todas as exigncias pertinentes. Art. 519. Ser admitido o uso e a ocupao dos lotes com dimenses inferiores s exigidas por esta lei numa das seguintes situaes: I. quando em decorrncia da legislao aplicvel poca do parcelamento que

90

Parte III Projeto de Lei Disciplina e Ordena o Parcelamento, Uso e Ocupao do Solo do Municpio de So Paulo. o resultou, o lote possa ser considerado regular;

II. o lote seja remanescente de rea maior, atingido por desapropriao ou


melhoramento pblico. 1 - Considera-se como lote regular aquele que possua matrcula individualizada no competente Cartrio de Registro de Imveis. 2 - A rea de terreno, mesmo no resultante de loteamento ou desmembramento aprovado, que no tenha frente para via oficial de circulao, ser considerada como lote, desde que sejam atendidas as seguintes condies: I. tenha sido registrada no Cartrio de Registro de Imveis, antes de 1 de novembro de 1972; II. seja obtida servido de passagem, com dimenso que atenda s exigncias urbansticas para as diferentes categorias de uso, conforme dispe esta lei. Art. 520. O uso conforme poder se instalar em edificao em situao regular, ainda que no conforme. 1 - O uso conforme poder instalar-se em edificao irregular desde que as edificaes: I. sejam passveis de regularizao em razo das disposies desta lei, e tenham protocolado o pedido de regularizao; II. ou os Autos de Regularizao sejam expedidos em decorrncia de processos de regularizao protocolados dentro dos prazos previstos nas leis de regularizao anteriores a entrada em vigor desta lei, e se mantenham com a rea construda indicada no respectivo Auto de Regularizao. 2 - As edificaes irregulares, concludas a qualquer poca, sero passveis da regularizao prevista no inciso I, mediante apresentao de plantas e demais documentos necessrios ao exame e verificao pelos rgos tcnicos, observadas integralmente as disposies do 3 deste artigo e da Legislao de Obras e Edificaes do Municpio de So Paulo. 3 - As edificaes irregulares podero ser regularizadas pelos interessados mediante apresentao de plantas e demais documentos que comprovem que a edificao est de acordo com a legislao de parcelamento, uso e ocupao do solo e edilcias vigentes poca de sua execuo. 4 - Para os efeitos do disposto no inciso I do 1 deste artigo, sem despacho decisrio, ser tolerado, por prazo mximo de at 2 (dois) anos, a partir do protocolo do pedido de regularizao, ou a partir da entrada em vigor desta lei para os pedidos protocolados anteriormente, desde que: I. a edificao atenda as condies mnimas de segurana, estabilidade e salubridade; II. sejam atendidos os parmetros de incomodidade e o horrio de funcionamento constantes dos Quadros 02a-1 a 02p-1, anexos da Parte III desta lei; III. a regularizao da edificao seja requerida uma nica vez, respeitadas as instncias administrativas da legislao especfica. 5 - O Executivo estabelecer por decreto a aplicao do 3 deste artigo, definindo os prazos em funo das irregularidades edilcias passveis de

91

Parte III Projeto de Lei Disciplina e Ordena o Parcelamento, Uso e Ocupao do Solo do Municpio de So Paulo. regularizao. Art. 521. O uso no conforme poder ser tolerado, a ttulo precrio, desde que sua existncia regular, anteriormente data de publicao desta lei seja comprovada, mediante documento expedido por rgo da Prefeitura e que, no caso do uso no Residencial nR sejam observados os Parmetros de Incomodidade previstos nos Quadros 2a-1 a 2p-1, anexos da Parte III desta lei. Art. 522. O uso no residencial - nR regularmente instalado pela Prefeitura do Municpio de So Paulo at a data da publicao desta lei, que se tornou no permitido ou no conforme nos termos desta lei, ser tolerado desde que: I. a edificao possa ser considerada em situao regular nos termos do artigo 509 ou atenda o disposto no 1 do artigo 518 desta lei; II. sejam atendidos os parmetros de incomodidade relativos emisso de rudos e ao horrio de carga e descarga, at a regulamentao dos demais parmetros. 1 - A comprovao do uso instalado pela Prefeitura do Municpio de So Paulo poder ser atestada por qualquer dos documentos listados no artigo 511 desta lei, desde que nele esteja discriminada a atividade ou a subcategoria de uso a ser instalada na edificao. 2 - Os efeitos do caput deste artigo aplicam-se inclusive s atividades ou subcategorias de uso indicadas nos pedidos de aprovao de edificao nova, reforma, regularizao e licena de funcionamento, nos expedientes administrativos referidos no artigo 595 desta lei, ainda que venham a ser deferidos aps a data da entrada em vigor desta lei. 3 - Nas edificaes de que trata o "caput" sero permitidas ampliaes, at o coeficiente de aproveitamento bsico, desde que o uso seja permitido. 4 - Nas edificaes de que trata o caput deste artigo quando o coeficiente de aproveitamento bsico for atingido sero admitidas somente reformas essenciais segurana e higiene dessas edificaes e a instalao de equipamentos.

Captulo IV - Dos Procedimentos Fiscais e das Multas Art. 523. Considera-se infrator, para os efeitos deste Captulo, solidariamente o proprietrio, possuidor ou seu sucessor a qualquer ttulo e a pessoa fsica ou jurdica responsvel pela edificao ou uso irregulares ou no conformes de acordo com as definies dos artigos 512; 513; 514; 515 IV; 516 II da Parte III desta lei. Art. 524. Constatado o no atendimento de quaisquer das disposies desta lei devero ser aplicados Autos de Infrao e de Multa, na conformidade da Tabela de Multas do Quadro 09, anexo a Parte III desta lei, conforme o caso, bem como ser expedido Auto de Intimao para a regularizao da situao, no prazo estabelecido pelo rgo competente pela fiscalizao, respeitados aqueles estabelecidos em legislao especfica.

92

Parte III Projeto de Lei Disciplina e Ordena o Parcelamento, Uso e Ocupao do Solo do Municpio de So Paulo. 1 - Nas situaes de desconformidade do uso permitido em edificao regular, os Autos de Intimao, de Infrao, e de Multa sero lavrados contra a pessoa fsica ou jurdica responsvel pelo uso. 2 - Nas situaes de desconformidade do uso permitido em edificao irregular e nas de usos no permitidos os Autos de Intimao, Infrao e de Multa sero lavrados contra o proprietrio possuidor ou seu sucessor a qualquer ttulo e a pessoa fsica ou jurdica responsvel pelo uso. Art. 525. Constatada a utilizao de edificao irregular pela ausncia de um dos documentos listados no artigo 511 da Parte III desta lei, ser expedido Auto de Intimao para, no prazo de 30 dias apresentar o documento que comprove a regularidade da edificao ou a adoo das providncias previstas no 1 do artigo 520 da Parte III desta lei. 1 - O no atendimento das disposies deste artigo implicar a aplicao de Autos de Infrao e de Multa, que ser renovada automaticamente a cada 90 dias at a efetiva regularizao da edificao. 2 - Na situao prevista no caput e 1 deste artigo, as notificaes e os Autos de Infrao e Multas sero lavrados contra o proprietrio, possuidor ou seu sucessor a qualquer ttulo.

Seo I - Dos usos irregulares Art. 526. Dever ser afixado, permanentemente, em posio visvel para o pblico, no acesso principal dos imveis de uso no residencial - nR, a correspondente licena de funcionamento. Art. 527. O no atendimento das disposies do artigo anterior implicar a aplicao de Autos de Infrao e de Multa, na conformidade do Quadro 09 anexo Parte III desta lei, bem como a expedio de Auto de Intimao para, no prazo de at 5 (cinco dias) teis, apresentar a licena e sanar a infrao. Art. 528. O uso ser considerado em situao irregular, quando o Auto de Intimao, de que tratam os artigos 524 e 527 desta lei, no seja atendido no prazo fixado, ensejando lavratura de novo Auto de Infrao e de Multa na conformidade do Quadro 09, anexo desta lei, e concomitante Auto de Intimao para regularizar a situao ou encerrar a atividade, nos seguintes prazos: I. 90 (noventa) dias corridos, para a atividade considerada conforme; II. 30 (trinta) dias corridos, para a atividade considerada permitida no local; III. 5 (cinco) dias teis, para a atividade considerada no permitida no local. 1. Em se tratando de atividade considerada permitida no local, mas que comprovadamente, no atenda os parmetros de incomodidade, as condies de instalao ou as normas de segurana, de habitabilidade ou de higiene, o prazo ser de 10 (dez) dias. 2. Os prazos estabelecidos neste artigo so improrrogveis e contados da data da intimao do responsvel ou de seu preposto.

93

Parte III Projeto de Lei Disciplina e Ordena o Parcelamento, Uso e Ocupao do Solo do Municpio de So Paulo. Art. 529. O desatendimento do Auto de Intimao, de que trata o artigo anterior, implicar na lavratura de Autos de Infrao e de Multa, na conformidade do Quadro 09, anexo da Parte III desta lei, conforme o caso, e concomitantes Auto de Interdio e lacre. Pargrafo nico. Para a interdio do imvel com lacre devero ser adotados meios compatveis, cuidando-se para que no seja impedida a retirada de documentos, de pertences pessoais e de produtos perecveis. Art. 530. Caso haja resistncia interdio, dever ser acionada a Assessoria Militar do Gabinete do Prefeito para obter o necessrio auxlio da Polcia Militar, com o objetivo de garantir o pleno poder administrativo. Art. 531. Constatada a continuidade do exerccio da atividade no imvel, em desobedincia interdio, ser lavrado Auto de Constatao, bem como emitidos Autos de Infrao e de Multa, na conformidade do Quadro 09 anexo a parte III desta lei, conforme o caso, sendo o fato noticiado autoridade policial competente, para instaurao de inqurito pelo crime de desobedincia previsto no Cdigo Penal. Pargrafo nico. A multa por desobedincia interdio ser renovada automaticamente a cada 30 (trinta) dias, at que o efetivo encerramento da atividade seja comunicado, por escrito, ao rgo competente do Executivo Municipal. Art. 532. Os procedimentos administrativos e aes judiciais, iniciados antes da data da publicao desta lei, referentes ao parcelamento, edificao e uso irregular, devero prosseguir com observncia das normas estabelecidas por esta lei.

Seo II - Dos imveis enquadrados como ZEPEC Art. 533. Nos imveis enquadrados como ZEPEC, constatada a paralisao da obra ou sua desconformidade com o projeto aprovado, esgotado o prazo da correspondente intimao, sero cancelados a iseno dos tributos e o certificado, de que trata o artigo 366 da Parte III desta lei, expedindo-se Auto de Intimao. Pargrafo nico: Caber Secretaria Municipal de Finanas a cobrana dos proprietrios dos imveis referidos no caput deste artigo equivalente ao benefcio, exerccio a exerccio, atualizada monetariamente e acrescida de juros de mora, desde as datas originalmente assinaladas para o pagamento integral do imposto, sendo: I. com imposio de multa e sem prejuzo das medidas penais cabveis, nos casos de dolo, fraude ou simulao do interessado ou de terceiro em benefcio dele; II. sem imposio de multa, nos demais casos. Art. 534. Constatada a no conservao, recobrimento, abandono ou alterao do imvel enquadrado como ZEPEC, ser expedida intimao ao proprietrio para execuo das obras necessrias sua manuteno, no prazo de at 180 (cento e oitenta) dias, prorrogveis a critrio da Secretaria Municipal de Planejamento e

94

Parte III Projeto de Lei Disciplina e Ordena o Parcelamento, Uso e Ocupao do Solo do Municpio de So Paulo. da Secretaria Municipal de Cultura. 1 - Caso as providncias necessrias para a recuperao do imvel enquadrado como ZEPEC no tenham sido concludas, no prazo determinado, o proprietrio ficar sujeito multa, bem como revogao imediata dos benefcios concedidos. 2 - Decorridos 30 (trinta) dias da aplicao da primeira multa e constatado o no cumprimento da intimao, ser aplicada multa diria. Art. 535. A demolio, destruio proposital ou causada pela no conservao ou descaracterizao irreversvel do imvel enquadrado como ZEPEC acarretar a aplicao das seguintes penalidades: I. multa; II. a extino da faculdade de transferncia do potencial construtivo; III. o cancelamento das isenes previstas nos artigos 366 e 367 da Parte III desta lei. Pargrafo nico. No lote remanescente da demolio ou destruio de imvel enquadrado como ZEPEC aplicar-se-o as seguintes disposies: I. somente ser permitida a construo de edificao para a subcategoria de uso residencial R1 com rea mxima de construo equivalente da Moradia Econmica, definida na Lei n 11.228, de 25 de junho de 1992; II. proibio de qualquer uso no residencial - nR; III. proibio de instalao de estaes de retransmisso de sinais de telefonia fixa ou mvel; IV. proibio de instalao de anncios; V. proibio de remembramento ou desdobro de lote. Art. 536. Nos imveis em situao de que trata o artigo 535, bem como naqueles que no atendam ao disposto no artigo 370 da Parte III desta lei, fica proibida a expedio ou renovao de licena de funcionamento para qualquer atividade no residencial. Seo III - Das Multas Art. 537. Os valores das multas por infrao ao disposto nesta lei sero calculados conforme o Quadro n 09 anexo da Parte III desta lei, ressalvadas aquelas estabelecidas em legislao especfica. Art. 538. Cadastrado o Auto de Multa, far-se- a notificao do infrator para, no prazo nela determinado, pagar ou apresentar defesa, sob pena de confirmao da penalidade imposta e de sua subseqente inscrio na dvida ativa. 1 - A notificao ser encaminhada ao infrator, por via postal, com aviso de recebimento, no endereo do estabelecimento ou local de trabalho, constituindo-se em Notificao-Recibo para que seja paga ou apresentada defesa ou recurso at a data fixada. 2 - A defesa ser informada pela Subprefeitura em cujo territrio foi cometida a infrao.

95

Parte III Projeto de Lei Disciplina e Ordena o Parcelamento, Uso e Ocupao do Solo do Municpio de So Paulo. 3 - A defesa poder ser apresentada em qualquer Subprefeitura. 4 - Toda e qualquer defesa, mesmo a apresentada por via postal, com aviso de recebimento, dever ser encaminhada a um dos servios de protocolo, para autuao de processo e cadastramento no Sistema Municipal de Processos SIMPROC. 5 - Autuado, o processo dever, de imediato, ser encaminhado para cadastramento junto ao Sistema de Controle da Fiscalizao, fixada como data de entrada da defesa a data de autuao do processo. 6 - Aps anlise, a deciso final do processo caber ao Subprefeito e ser cadastrada e publicada no Dirio Oficial da Cidade. 7 - Indeferida a defesa e publicado o resultado, no Dirio Oficial da Cidade, nova notificao ser encaminhada ao infrator, nela anotada a data mxima para pagamento ou interposio do recurso. Art. 539. Do despacho que no acolher a defesa, cabero, sucessivamente: I. Pedido de reconsiderao ao Subprefeito; II. Recurso ao Subprefeito; III. Recurso ao Prefeito. 1 - O despacho do prefeito em grau de recurso, bem como o decurso do prazo recursal encerram definitivamente a instncia administrativa. 2 - Todos os despachos decisrios sero comunicados ao infrator, mediante notificao. 3 - O pedido de reconsiderao e os recursos podero ser interpostos at a data final constante da notificao do despacho anterior e devero ser anexados ao processo de que trata a defesa. Art. 540. As notificaes de que tratam os artigos 535 e 536 da Parte III desta lei sero dirigidas ao infrator ou seu representante legal, considerados os scios da empresa, o mandatrio, o administrador ou o gerente, efetivando-se:

I. por via postal, com aviso de recebimento, no endereo do estabelecimento II.


ou local de trabalho ou no domiclio tributrio fornecido ao Cadastro de Contribuintes Mobilirios - C.C.M.; por edital publicado no Dirio Oficial da Cidade.

Art. 541. A aplicao das multas pecunirias estabelecidas nesta lei no afasta as sanes existentes ou medidas judiciais cabveis. Art. 542. Ressalvados os prazos previstos no artigo 527 e no inciso III do artigo 528 desta lei, todos os demais referidos neste Ttulo sero contados, em dias corridos, excludo o dia da publicao ou do vencimento das intimaes ou notificaes e includo o do vencimento.

96

Parte III Projeto de Lei Disciplina e Ordena o Parcelamento, Uso e Ocupao do Solo do Municpio de So Paulo.

Ttulo V - Das Disposies Especiais


Captulo I Dos Estabelecimentos de Ensino Art. 543. Fica o Executivo autorizado a conceder incentivos s construes novas e s reformas de estabelecimentos de ensino, observadas s disposies desta lei: I. as pr-escolas e creches esto enquadradas na subcategoria de usos no residenciais compatveis com o uso residencial nR1, servios de educao; II. os estabelecimentos destinados ao ensino fundamental e mdio da educao formal esto enquadrados na subcategoria nR2, servios de educao. Pargrafo nico: - Quando os estabelecimentos, de que trata o caput, pelo seu porte ou natureza, possam causar impacto ou alterao no seu entorno ou sobrecarga na capacidade de atendimento da infra-estrutura, ficam enquadrados na subcategoria de usos no residenciais especiais ou incmodos nR3. Art. 544. Para a utilizao dos benefcios previstos nesta lei, a implantao de novos estabelecimentos de que trata o caput do artigo 543 dever obedecer s exigncias estabelecidas nos Quadros n 04 integrantes dos Livros I a XXXI da Parte II, bem como atender aos parmetros de incomodidade e condies de instalao dos Quadros 02a-1 a 0p-1 da Parte III e demais disposies desta lei. Art. 545. O coeficiente de aproveitamento mximo das edificaes destinadas aos estabelecimentos de ensino poder atingir valor superior aos fixados nos Quadros n 04 integrantes dos Livros I a XXXI da Parte II desta lei, para a zona de uso onde estiverem localizados, mediante outorga onerosa, observados os seguintes ndices: Inas zonas de uso onde o coeficiente de aproveitamento mximo estabelecido for igual a 4,0, poder atingir 6,0; o coeficiente de aproveitamento poder chegar a 4,0 nas zonas de uso onde o coeficiente estabelecido for inferior a este ndice.

II-

Art. 546. O acrscimo do coeficiente de aproveitamento mximo de que trata o artigo 545 da Parte III desta lei dever ser objeto de outorga onerosa e da correspondente contrapartida financeira, calculada nos termos do artigo 453 da Parte III desta lei, a ser calculado a partir do coeficiente de aproveitamento bsico estabelecido pela zona de uso at o coeficiente de aproveitamento adotado no projeto. Art. 547. Destinao diversa daquelas do caput do artigo 543 da Parte III desta lei ser permitida apenas mediante pagamento de contrapartida na forma de outorga onerosa, por mudana de uso, da rea construda adicional, acima do coeficiente de aproveitamento bsico da zona de uso em que est localizada. Art. 548. Os estabelecimentos de ensino podero se beneficiar optativamente do acrscimo de taxa de ocupao, totalizando at 70%, sem prejuzo da taxa de permeabilidade exigida por lei para a zona de uso, ou do acrscimo de 30% no

97

Parte III Projeto de Lei Disciplina e Ordena o Parcelamento, Uso e Ocupao do Solo do Municpio de So Paulo. gabarito de altura. Art. 549. Para as reformas com ampliao de rea construda em estabelecimentos de ensino regulares anteriormente vigncia desta lei, devero ser observados exclusivamente os parmetros de incomodidade dos Quadros 02a-1 at 0p-1 da Parte III desta Lei. Art. 550. Os estabelecimentos de ensino classificados como nR1 e nR2 podero se instalar em lotes com acesso por via local de largura no inferior a 12 (doze) metros. Pargrafo nico - Quando as ruas de acesso ao estabelecimento tiverem largura inferior a 12 metros, os projetos de ampliao devero ser submetidos anlise da Comisso de Anlise Integrada de Projetos de Edificaes e Parcelamento do Solo CAIEPS e submetidos deliberao da Cmara Tcnica de Legislao Urbanstica CTLU. Art. 551. Os estabelecimentos de ensino seriado e os de educao infantil regularmente instalados at a data da publicao desta lei em qualquer zona de uso, com exceo das zonas de uso ZER, ZCLz-I e ZCLz-II, quando a rea construda j tiver ultrapassado o coeficiente de aproveitamento mximo estabelecido por esta lei, podero ser objeto de ampliao, desde que atendidas as seguintes condies: I. seja motivada por necessidade de atualizao pedaggica ou de higiene e segurana devidamente comprovada e justificada pelo proprietrio e responsvel tcnico pelo projeto de ampliao; II. a rea construda adicional total no poder ultrapassar 20% da rea construda total existente. III. a classificao viria nas zonas mistas no representar impedimento ampliao. IV. receba parecer favorvel da CTLU; Art. 552. Os estabelecimentos de educao pr-escolar, bem como os de ensino fundamental, podero se instalar em imveis localizados nas zonas de uso ZER, desde que na faixa de 500 m (quinhentos metros) de largura envolvendo o imvel no exista rea pertencente a outro estabelecimento escolar do mesmo grau de atendimento; Art. 553. Aos estabelecimentos de educao pr-escolar, bem como aos de ensino fundamental, regularmente instalados anteriormente vigncia desta lei, em zona enquadrada como ZER, ZCLz-I e ZCLz-II aplicam-se cumulativamente as seguintes disposies: I. so admitidas, reformas essenciais atualizao pedaggica, e necessrias segurana, acessibilidade e higiene das edificaes, instalaes e equipamentos, obedecidos aos parmetros urbansticos da zona de uso em que est localizado II. vedada a vinculao a outro imvel para atender ao nmero de vagas estabelecido na legislao pertinente. Art. 554. Os estabelecimentos de educao pr-escolar e os de ensino fundamental com acesso por vias estruturais N1 e N2 previstas no Mapa 03 da Parte I desta lei, no podero fazer uso dos incentivos previstos nesta lei.

98

Parte III Projeto de Lei Disciplina e Ordena o Parcelamento, Uso e Ocupao do Solo do Municpio de So Paulo. Captulo II Dos Hotis Art. 555. Fica o Executivo autorizado a conceder incentivos s construes novas e s reformas de estabelecimentos hoteleiros, situados junto s estaes metroferrovirias, equipamentos de carter metropolitano aeroportos, centro de convenes, exposies e feiras, universidades, e nas Zonas Centralidade Polar e Linear, e nas Zonas Mistas de alta densidade ZM3a e ZM3b, observadas s disposies desta lei. I. Os estabelecimentos hoteleiros esto enquadrados na categoria de uso no residencial tolervel - nR2, inciso IV servios de hospedagem, conforme inciso IV do artigo 402 da Parte III desta Lei. Art. 556. A implantao de estabelecimentos hoteleiros para se beneficiar dos incentivos dever atender s exigncias estabelecidas nos Quadros n 04 integrantes dos Livros I a XXXI da Parte II e aos parmetros de incomodidade e condies de instalao dos Quadros 02a-1 a 02p-1 da Parte III desta Lei, podendo beneficiar-se dos seguintes incentivos:

I. acrscimo em 50% do coeficiente de aproveitamento mximo da zona de


uso, em que se localiza o lote, constante do Quadro 04 dos Livros I a XXXI da Parte II desta Lei; II. acrscimo em 20% do gabarito de altura nas edificaes; Pargrafo nico: - Para os hotis, a utilizao do acrscimo do coeficiente de aproveitamento mximo a que se refere o caput deste artigo fica condicionada observncia do acrscimo de at 15% (quinze por cento) na taxa de permeabilidade mnima estabelecida pelos Planos Regionais Estratgicos das Subprefeituras para a zona de uso. Art. 557. O acrscimo do coeficiente de aproveitamento mximo de que trata o artigo 556 da Parte III desta lei dever ser objeto de outorga onerosa e da correspondente contrapartida financeira calculada nos termos do artigo 453 da Parte III desta lei. Art. 558. Quando no imvel do estabelecimento hoteleiro houver reas arborizadas de valor paisagstico e ambiental, a critrio do Executivo Municipal, mediante acordo celebrado com a Prefeitura, em que os proprietrios e seus sucessores se responsabilizem pela sua total preservao, manuteno e disponibilizao ao uso pblico, a rea construda computvel poder ser acrescida de rea igual rea arborizada a ser preservada. Art. 559. Os novos estabelecimentos hoteleiros, bem como os existentes at a data da publicao desta lei que forem objeto de reformas com ampliao de rea construda, tero as novas partes edificadas, acrescidas das j existentes, regidas por esta lei. 1. Os hotis devero dispor de rea para estacionamento de veculos equivalente ao total da somatria das seguintes propores: I. 1 (uma) vaga para cada 2 (dois) apartamentos com rea igual ou inferior a 50 m (cinqenta metros quadrados); II. 1 (uma) vaga para cada apartamento com rea superior a 50 m (cinqenta

99

Parte III Projeto de Lei Disciplina e Ordena o Parcelamento, Uso e Ocupao do Solo do Municpio de So Paulo. metros quadrados); III. 1 (uma) vaga para cada 10 m (dez metros quadrados) de rea destinada a salo de conferncias ou convenes; IV. 1 (uma) vaga para cada 100 m (cem metros quadrados) de rea destinada ao uso pblico, tais como restaurantes, lojas, agncias de turismo e bancrias e demais atividades a serem estabelecidas em regulamento. 2. Os estabelecimentos hoteleiros devero ser providos de ptios de embarque e desembarque de pessoas e cargas, inclusive para manobras de veculos no interior do lote ou gleba. Captulo III Dos Cinemas e Teatros Art. 560. Toda edificao ocupada por Centro de Compras - Shopping Center, subcategoria de uso nR2, em qualquer zona de uso, onde permitido, com rea construda superior a 30.000 m (trinta mil metros quadrados), excludos os estacionamentos, fica obrigada a possuir, no mnimo, 1 (uma) sala de cinema e 1 (uma) sala de teatro, com capacidade mnima de 250 (duzentos e cinqenta) lugares para cada atividade. 1 - Para os efeitos desta lei, Centro de Compras Shopping Center toda e qualquer construo reunindo lojas destinadas explorao comercial e prestao de servios, submetidas a uma administrao central e nica. 2 - Excluem-se da obrigatoriedade prevista no caput deste artigo, os mercados, supermercados, magazines, lojas de departamento e assemelhados, que possuam anexos sua atividade, unidades autnomas de lojas comerciais e de prestao de servios. Art. 561. Os Centros de Compras referidos no artigo 560 da Parte III desta lei, que no possuam as salas previstas e que, ampliando suas instalaes em 10.000 m (dez mil metros quadrados) ou mais de rea construda, atinjam o mnimo de 30.000 m (trinta mil metros quadrados), ficaro sujeitos construo das salas destinadas a cinema e teatro. 1 - Havendo sucessivas ampliaes, com reas inferiores a 10.000 m (dez mil metros quadrados), a obrigatoriedade estabelecida nesta lei passar a ser exigida assim que, somadas as ampliaes, seja ultrapassado o limite estabelecido no caput deste artigo. 2 - O controle do cumprimento do disposto no pargrafo anterior ser feito pelo rgo municipal responsvel pela concesso do Alvar de Reforma e Construo. Art. 562. As salas de espetculo referidas no artigo 560 deste captulo, bem como os seus acessos, devero assegurar pleno uso s pessoas portadoras de deficincias fsicas, atendendo s especificaes da Norma NBR 9050/85 da Associao Brasileira de Normas Tcnicas - ABNT, em especial quanto a acessos (rampas e portas), circulao interna (corredores, rampas, escadas, corrimo e elevadores), sanitrios, equipamentos (bebedouros e telefones) e sinalizao. Pargrafo nico: - Cada sala de espetculo dever possuir, no mnimo, 1 (uma) instalao sanitria, adaptada ao uso da pessoa deficiente.

100

Parte III Projeto de Lei Disciplina e Ordena o Parcelamento, Uso e Ocupao do Solo do Municpio de So Paulo.

Art. 563. Os teatros que vierem a ser construdos, bem como os imveis que forem reformados para a incluso de teatros em suas dependncias, conforme as normas tcnicas em vigor, podero receber os seguintes benefcios: I. suas reas no sero computveis para efeito de definio da taxa de ocupao e do coeficiente de aproveitamento utilizados no projeto de construo, respeitadas as demais restries constantes da legislao em vigor; II. as reas no computadas, conforme o disposto no inciso anterior, podero ser acrescidas na prpria edificao que contiver o teatro, at o limite de 25% (vinte e cinco por cento) do coeficiente de aproveitamento da zona de uso constante do Quadro 04 dos Livros I a XXXI anexos da Parte II desta lei. Art. 564. As edificaes referidas no artigo anterior, ao serem beneficiadas pelo disposto nesta lei, no podero, sob hiptese alguma, desatender ou alterar a destinao de uso relativa ao teatro, sob pena de: I. ser cassado seu alvar de funcionamento; II. no ser concedido alvar de funcionamento para qualquer outra atividade na edificao destinada ao teatro; III. ser aplicada multa no valor de 500 (quinhentas) UFMs Unidades de valor Fiscal do Municpio, renovveis a cada 30 (trinta) dias, enquanto perdurar a irregularidade. Art. 565. Somente ser autorizada a mudana de uso e/ou demolio do teatro beneficiado por esta lei se o proprietrio comprovar, previamente, a construo de novo teatro com a mesma capacidade de pblico e instalaes do desativado e/ou demolido, mediante anlise e deliberao da CTLU. Pargrafo nico: - Para o efeito do disposto neste artigo a construo de novo teatro dever ser, obrigatoriamente, em rea de terreno cujo valor venal por metro quadrado seja, no mnimo, equivalente ao valor venal do metro quadrado do terreno do teatro a ser demolido ou cuja mudana de uso esteja sendo pleiteada.

Capitulo IV Dos Cemitrios Art. 566. Fica vedada a construo de cemitrios nas zonas exclusivamente residenciais - ZER e nas zonas de uso contidas nas reas de proteo dos mananciais, em especial nas zonas de uso: ZEP, ZEPAG, ZPDS e ZLT. Pargrafo nico: - Os cemitrios j existentes no ficaro impedidos de futuras ampliaes, desde que observadas as medidas mitigadoras a serem definidas pela Secretaria do Verde e Meio Ambientes SVMA.

Captulo V Dos Cemitrios de Animais Art. 567. A implantao de cemitrios de animais domsticos de pequeno porte pelo Servio Funerrio do Municpio de So Paulo, ou por particulares, enquadrados na categoria de uso nR3, dever dispor de rea mnima de 10.000 m (dez mil

101

Parte III Projeto de Lei Disciplina e Ordena o Parcelamento, Uso e Ocupao do Solo do Municpio de So Paulo. metros quadrados), podendo ser instalados: I. Cinerrios. II. Hospitais. III. Recinto para exposio de animais. 1 - Os recuos e demais exigncias mnimas a serem observados sero aqueles especificados no Cdigo Sanitrio Estadual e aprovado pelo Decreto n 12.342 de 27 de setembro de 1978, atendidas tambm as normas pertinentes da legislao municipal de parcelamento, uso e ocupao do solo. 2 - Na hiptese de divergncia entre as exigncias mnimas municipais e as estaduais, prevalecero as que forem mais restritivas. Art. 568. A exumao e o translado dos animais sero onerosos, arcando os interessados, no caso de cemitrios mantidos pelo Servio Funerrio do Municpio de So Paulo, com os correspondentes preos pblicos, ressalvado o disposto no pargrafo 1 deste artigo. 1 - Em cada cemitrio, 10% (dez por cento) da rea de sepultamento ser reservada para inumaes gratuitas de animais pertencentes a pessoas comprovadamente carentes. 2 - A Prefeitura continuar a manter servio gratuito de incinerao de animais. Art. 569. O Executivo poder estabelecer, por decreto, outras prescries relativas instalao e ao funcionamento dos cemitrios de que cuida esta lei, visando segurana, a higiene, a salubridade e a sade pblica.

Captulo VI Dos Postos de Abastecimento e lavagem de veculos Art. 570. So admitidos usos mistos com postos de servios de abastecimento, lubrificao e/ou lavagem de veculos em lotes e edificaes localizadas em qualquer zona de uso desde que se trate de usos permitidos na zona, e sejam atendidas, em cada caso, as disposies dos Quadros 04 dos livros I a XXXI anexos da Parte II desta lei, e demais exigncias estabelecidas em legislao pertinente. Art. 571. O uso misto de postos de servio de abastecimento, lubrificao e/ou lavagem de veculos de que trata o artigo 570 da Parte III desta lei, somente ser permitido com as seguintes atividades: I - loja de convenincias; II - casa lotrica; III - farmcia; IV - drogaria; V - floricultura; VI - jornais; VII - revistas; VIII - livraria; IX - papelaria; X - casas de caf; XI - lanchonete;

102

Parte III Projeto de Lei Disciplina e Ordena o Parcelamento, Uso e Ocupao do Solo do Municpio de So Paulo. XII - supermercados; XIII - hipermercados; XIV - locadora de fitas de vdeo e XV - DVD. Art. 572. Para a aprovao de postos de servio de abastecimento, lubrificao e/ou lavagem de veculos com os usos previstos no artigo 571 da Parte III desta lei devero ser atendidas as seguintes disposies:

I. o posto de servio de abastecimento, lubrificao e/ou lavagem de veculos II. III.


dever estar instalado em edificao isolada daquela que abrigar qualquer dos usos previstos no artigo 571 da Parte III desta lei; as bombas de abastecimento devero estar distantes no mnimo 20 (vinte) metros das demais edificaes que abrigarem os usos listados no art. 2 desta lei; atender s demais exigncias estabelecidas pela legislao pertinente para postos de abastecimento de veculos.

Captulo VII Da Poluio Sonora Art. 573. A emisso de rudos em decorrncia de quaisquer atividades exercidas em ambiente confinado, coberto ou no, em qualquer zona de uso, obedecer aos parmetros de emisso de rudo estabelecidos nos Quadros 2a-1 a 2p-1 dos Livros I a XXXI anexos da Parte II desta lei, sem prejuzo da legislao federal e estadual aplicvel. 1 - As medies devero ser efetuadas atendendo aos nveis e critrios de avaliao da NBR 10.151, ou outra norma da ABNT que vier a suced-la. 2 - O resultado das medies dever ser registrado vista do proprietrio ou responsvel pelo estabelecimento, bem como os atos subseqentes adotados pela administrao pblica decorrente do resultado. Art. 574. Os estabelecimentos, locais de trabalho, instalaes ou espaos destinados a quaisquer atividades no residenciais devem adequar-se aos parmetros de emisso de rudos referidos no artigo 573 da Parte III desta lei, e esto obrigados a dispor de tratamento acstico que limite a passagem de som para o exterior. 1 - Em se tratando de locais de reunio e atividades similares com capacidade de lotao superior a 500 pessoas, que utilizem fonte sonora com transmisso ao vivo ou qualquer sistema de amplificao, dever obrigatoriamente dispor de tratamento acstico. 2 - Ser considerado necessrio o tratamento acstico, sempre que constatado, pelo rgo competente, o agravamento da poluio sonora, por ultrapassar, de forma usual ou permanente, em 20% (vinte por cento) os limites estabelecidos por esta lei, observados os perodos diurno e noturno. 3 - O Executivo poder estabelecer, por decreto, outros casos de obrigatoriedade de tratamento acstico.

103

Parte III Projeto de Lei Disciplina e Ordena o Parcelamento, Uso e Ocupao do Solo do Municpio de So Paulo. Art. 575. A solicitao de Alvar de Funcionamento para Locais de Reunio em SEHAB ou da Licena de Localizao e Funcionamento junto s Subprefeituras, para os estabelecimentos que se enquadrem no artigo anterior, ser instruda com os seguintes documentos e informaes: I. tipo(s) de atividades do estabelecimento e os equipamentos sonoros utilizados; II. zona e categoria de uso do local; III. horrio de funcionamento do estabelecimento; IV. capacidade ou lotao mxima do estabelecimento; V. nveis mximos de rudo permitido; VI. laudo tcnico comprobatrio de tratamento acstico, assinado por empresa idnea no fiscalizadora; VII. descrio dos procedimentos recomendados pelo laudo tcnico para o perfeito desempenho da proteo acstica do local; VIII. Declarao responsvel legal pelo estabelecimento de que aceita as condies de uso impostas para o local. Art. 576. O laudo tcnico mencionado no inciso VI do artigo anterior dever atender, dentre outras exigncias legais, s seguintes disposies: I. ser elaborado por profissional autnomo ou empresa, no fiscalizadora, especializada na rea; II. trazer a assinatura de todos os profissionais que o elaboraram, acompanhada do nome completo e habilitao. Quando o profissional for inscrito em um Conselho, constar o respectivo nmero de registro; III. ser ilustrado em planta ou "layout" do imvel, indicando os espaos protegidos; IV. conter a discrio detalhada do projeto acstico instalado no imvel, incluindo as caractersticas acsticas dos materiais utilizados; V. perda de transmisso ou isolamento sonora das parties, preferencialmente em bandas de freqncia de 1/3 (um tero) de oitava; VI. comprovao tcnica da implantao acstica efetuada; VII. levantamento sonoro em reas possivelmente impactadas, atravs de testes reais ou simulados; VIII. apresentao dos resultados obtidos contendo: a) normas legais seguidas; b) croquis contendo os pontos de medio; c) concluses. Pargrafo nico:- O Executivo representar denncia ao Conselho ao qual pertence o profissional responsvel, solicitando aplicao de penalidades se comprovada qualquer irregularidade na elaborao do laudo referido no "caput", alm de outras medidas legais cabveis. Art. 577. O Alvar de Funcionamento para Locais de Reunio e a Licena de Localizao e Funcionamento perdero a validade legal, respectivamente, de 1 (um) e 2 (dois) anos, ou podero ser cassados antes de decorrido esse prazo, em qualquer dos seguintes casos: I. mudana de uso dos estabelecimentos especificados no artigo 574 da Parte III desta lei II. mudana da razo social; III. Alteraes fsicas do imvel tais como reformas e ampliaes que impliquem na reduo do isolamento acstico requerido; IV. Qualquer alterao na proteo acstica ou nos termos contidos no Alvar

104

Parte III Projeto de Lei Disciplina e Ordena o Parcelamento, Uso e Ocupao do Solo do Municpio de So Paulo. de Funcionamento para Locais de Reunio ou de Licena para Localizao e Funcionamento. 1 - Qualquer das ocorrncias previstas nos incisos deste artigo obrigar a novo pedido de Alvar de Funcionamento para Locais de Reunio ou Licena de Localizao para Funcionamento. 2 - O pedido de renovao do certificado de uso dever ser requerido 3 (trs) meses antes do vencimento, no se admitindo o funcionamento atravs de prazos ou prorrogaes. 3 - A renovao do certificado de uso ficar condicionada liquidao, junto Prefeitura, por parte do interessado, de todos os dbitos fiscais que incidirem sobre o imvel. Art. 578. Aos estabelecimentos referidos no artigo 574 da Parte III desta lei que estiverem em perfeito funcionamento legal antes da promulgao desta lei, ser concedido prazo improrrogvel de 180 dias para adequarem-se aos seus termos. Art. 579. Sem prejuzo das penalidades cominadas pela legislao federal e estadual em vigor, especialmente, do artigo 330 do Cdigo Penal, os infratores dos dispositivos deste captulo desta lei esto sujeitos as seguintes penalidades: I. Aos estabelecimentos sem Alvar de Funcionamento para Locais de Reunio ou Licena de Localizao e Funcionamento, com esses documentos vencidos ou no afixados em local visvel, e com emisso de som acima do permitido: a) multa de 300 UFMs na primeira autuao e intimao para, no prazo improrrogvel de 60 (sessenta) dias requerer o licenciamento nos termos da legislao prpria, observadas as exigncias desta lei; b) interdio de uso at o atendimento da intimao, na segunda autuao; c) fechamento administrativo com a lacrao de todas as entradas, na terceira autuao; II. Aos estabelecimentos licenciados, cujas condies de uso estejam em desacordo com o laudo tcnico aprovado pela Prefeitura e com emisso de sons acima dos limites legais: a) multa de 50 UFMs para as locais com capacidade para at 50 (cinqenta) pessoas; b) multa de 100 UFMs, para locais com capacidade para at 100 (cem) pessoas; c) multa de 150 UFMs, para locais com capacidade para at 200 (duzentas) pessoas; d) multa de 200 UFMs, para locais com capacidade para at 300 (trezentas) pessoas; e) multa de 250 UFMs, para locais com capacidade para at 400 (quatrocentas) pessoas; f) multa de 300 UFMs, para locais com capacidade para at 500 (quinhentas) pessoas; g) multa de 350 UFMs, para locais com capacidade superior a 500 (quinhentas) pessoas; h) e intimao para, no prazo improrrogvel de 10 (dez) dias, adequar-

105

Parte III Projeto de Lei Disciplina e Ordena o Parcelamento, Uso e Ocupao do Solo do Municpio de So Paulo. se ao sistema acstico descrito no laudo tcnico; interdio ao uso, at o atendimento da intimao, na segunda autuao; j) fechamento administrativo com lacrao de todas as entradas, na terceira autuao.

i)

1 - Persistindo a emisso de sons acima do permitido na vigncia do prazo da intimao, caracterizar a infrao continuada e ser aplicada nova multa acrescida de 1/3 (um tero) do valor da primeira multa emitida para o local. 2 - Da pena de multa caber recurso em nica instncia a Secretaria Municipal do Verde e do Meio Ambiente - SVMA/DECONT, e da interdio e do fechamento administrativo, ao Conselho Municipal do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentvel - CADES. 3 - Desrespeitada a interdio ou fechamento administrativo, SVMA solicitar auxlio policial para exigir o cumprimento da penalidade administrativa e providenciar o boletim de ocorrncia com base no artigo 330 do Cdigo Penal, nos termos deste captulo desta lei. Art. 580. A Administrao efetuar, atravs do rgo competente e sempre que julgar conveniente, vistorias para fiscalizar o atendimento desta lei. Art. 581. Os responsveis pela implantao de obras virias ou de outro tipo de interveno urbana que possa provocar alterao no nvel de poluio sonora sero obrigados a: I. apresentar laudo tcnico de avaliao da poluio sonora prpria do local, a ser realizado por instituies especializadas e de comprovada competncia tcnica na rea; II. implantar obras e medidas necessrias que possibilitem a conteno da poluio sonora aos nveis previstos por este artigo. 1 - Ser tolerado o agravamento permanente da poluio sonora por aumento do nmero de agentes emissores de sons e rudos at os limites de 71 dB <A> para o perodo diurno, e de 59 dB <A> para o perodo noturno. 2 - Considera-se perodo diurno, o horrio compreendido entre 7:00h (sete horas) e 20:00h (vinte e duas horas); e perodo noturno, o horrio compreendido entre 20:00h (vinte e duas horas) e 7:00h (sete horas). Art. 582. 0s proprietrios ou incorporadores de novas edificaes a serem erigidas no Municpio de So Paulo devero adotar as providncias tcnicas para que essas edificaes protejam os usurios contra a poluio sonora prpria do local, sempre que esta ultrapasse os limites legais. 1 - A poluio sonora prpria do local constituda por sons e rudos emitidos, por estabelecimentos ou instalaes de quaisquer tipos ou funes, por veculos no trnsito virio, por aeronaves ou por quaisquer outros agentes ocasionais ou passageiros. 2 - Compete ao Poder Pblico Municipal a elaborao de aes, que visem assegurar que, individualmente, o nvel de som ou rudo dos diversos agentes emissores esteja dentro dos limites legais.

106

Parte III Projeto de Lei Disciplina e Ordena o Parcelamento, Uso e Ocupao do Solo do Municpio de So Paulo.

Art. 583. Consideram-se atendidos quanto s condies de proteo poluio sonora, os imveis cujos valores internos de sons e rudos oriundos do meio externo atendam aos limites previstos na norma NBR-10152 - "Nveis de Rudo para Conforto Acstico" da ABNT - Associao Brasileira de Normas Tcnicas. Art. 584. O Poder Executivo poder exigir, por meio de seu rgo competente, um laudo tcnico do nvel de sons e rudos prprios do local, juntamente com os projetos de edificaes a serem aprovados a partir da vigncia desta lei. 1 - O Poder Executivo determinar, atravs de decreto, os elementos do laudo tcnico e as situaes e locais em que ser exigido. 2 - O laudo tcnico ser obrigatrio para edificaes cujo uso predominante seja para tratamento de sade, ensino, habitao em condomnio e trabalhos em escritrio. 3 - Nas situaes em que o laudo tcnico for exigido, o projeto dever apresentar solues construtivas que prevejam valores de sons e rudos internos adequados s funes dos recintos, conforme a norma NBR-10152 - "Nveis de Rudo para Conforto Acstico" da ABNT - Associao Brasileira de Normas Tcnicas. Art. 585. Os sons produzidos por obras de Construo Civil, por fontes mveis e automotoras e por fontes diversas que flagrantemente perturbam o sossego da comunidade circundante, sero limitados pelos critrios estabelecidos na NBR 10.151. Art. 586. Constituem excees ao objeto desta lei, os rudos produzidos pelas seguintes fontes: I. Aparelhos sonoros usados durante propaganda eleitoral, nos termos estabelecidos pela legislao pertinente s eleies; II. Sereias ou aparelhos sonoros de viaturas quando em servios de socorro ou de policiamento; III. Manifestaes em festividades religiosas, comemoraes oficiais, reunies esportivas, festejos carnavalescos e juninos, passeatas, desfiles, fanfarras, bandas de msica, desde que se realizem em horrio e local previamente autorizados pelos rgos competentes e nos limites por eles fixados ou nas circunstncias consolidadas pelo costume; IV. Sinos de templos que abrigam cultos de qualquer natureza, desde que os sons tenham durao no superiores a 60 segundos e apenas para assinalao das horas e dos ofcios religiosos; e carrilhes, desde que os sons emitidos tenham durao no superior a 15 minutos, com intervalos de 6 horas, no horrio compreendido entre 7:00 e 22:00 h. Art. 587. Considera-se infrao ao disposto na presente lei, a desobedincia ou inobservncia dos limites estabelecidos na NBR 10.151 da Associao Brasileira de Normas Tcnicas, e o infrator estar sujeito s seguintes penalidades: I. multas; II. interdio de atividade, ou embargo da obra.

107

Parte III Projeto de Lei Disciplina e Ordena o Parcelamento, Uso e Ocupao do Solo do Municpio de So Paulo. Captulo VIII Das Casas de Diverses Eletrnicas Art. 588. As atividades: casas de diverses eletrnicas (fliperamas), "lan houses", cybercafs, "cyber offices", enquadradas na subcategoria de uso nR2 e nos grupos de atividades servios de lazer, cultura e esporte e comrcio de alimentao associado a diverses e estabelecimentos congneres, somente podero instalarse em imveis localizados a uma distncia mnima de 250 metros, contados a partir do ponto mais prximo de qualquer escola enquadrada no grupo de atividades ensino seriado e de cursos supletivos, cursos pr-vestibulares e cursos de madureza, enquadrados no grupo de atividades ensino no seriado, ambos da subcategoria de uso nR2. Pargrafo nico. No Alvar de Funcionamento das atividades a que se refere o caput deste artigo, devero constar as eventuais restries estabelecidas pelo Juzo da Vara de Menores da Capital e/ou legislao especfica, referentes freqncia de menores.

Captulo IX Das Reformas e Reconstrues na rea Central Art. 589. Com a finalidade de promover a requalificao das edificaes da rea central, ser admitida a reconstruo de edificao regularmente existente na zona de uso S-ZCPb-05, sem o pagamento da outorga de direito de construir acima do coeficiente bsico at o limite do coeficiente de aproveitamento da edificao a ser demolida, desde que sejam atendidas os parmetros de incomodidade e as condies de instalao do uso estabelecido no Quadro 02c 1 anexo da Parte III desta lei. Art. 590. As reformas sem aumento de rea construda em edificaes regularmente existente na zona de uso S-ZCPb-05, ficam dispensadas das exigncias de vagas de estacionamento e de ptio de carga e descarga estabelecidas para a categoria de uso constante das condies de instalao do Quadro 02c 1 anexo da Parte III desta lei. Art. 591. As reformas com aumento de rea construda em edificaes regularmente existente na zona de uso S-ZCPb-05, esto sujeitas ao pagamento da outorga onerosa do direito de construir da rea adicional correspondente ao coeficiente de aproveitamento existente at o limite do coeficiente de aproveitamento mximo constante do Quadro 04 do Livro PRE-S anexo da Parte II desta Lei, devendo a rea adicional atender as exigncias de vagas de estacionamento e de ptio de carga e descarga estabelecidas para a categoria de uso constante das condies de instalao do Quadro 02c 1 anexo da Parte III desta lei. Pargrafo nico:- As reformas de que trata o caput deste artigo no podero agravar a taxa de ocupao e o coeficiente de aproveitamento, quando a edificao existente j tiver superado os limites fixados por esta lei, exceto no caso da reforma estar sujeita as disposies da Lei n. 12.349/1997 da Operao Urbana Centro. Art. 592. No caso de agregao de imveis edificados ou a edificar, na zona de uso S-ZCPb-05, sero aplicados, a cada imvel, as disposies dos artigos 589; 590 e 591, deste captulo.

108

Parte III Projeto de Lei Disciplina e Ordena o Parcelamento, Uso e Ocupao do Solo do Municpio de So Paulo.

Ttulo VI - Das Disposies Transitrias


Art. 593. Fica mantido o incentivo produo habitacional para as categorias de uso R2v-02 e R2v-03, em que o coeficiente de aproveitamento bsico poder ser acrescido, limitado a 1,0 (um), sem o pagamento de contrapartida, mediante reduo da taxa de ocupao, respeitado o coeficiente de aproveitamento mximo estabelecido no Quadro 04 dos Livros I a XXXI anexos da Parte II desta lei, desde que atenda as seguintes condies: I. seja comprovado pelo proprietrio, por meio de cpia do carn do imposto predial territorial urbano IPTU do exerccio de 2004, que no campo zoneamento constava uma das seguintes zonas: Z2; Z11; Z13; Z17 e Z18; II. seja permitido na zona de uso onde est localizado o lote a categoria de uso R2v, de acordo o artigo 392 da Parte III desta lei, atendendo a seguinte equao: CAu = TO/TOu x CAb,
Onde CAu = coeficiente de aproveitamento a ser utilizado; TOu = taxa de ocupao a ser utilizada TO = Taxa de ocupao mxima admitida CAb = coeficiente de aproveitamento bsico.

Art. 594. Fica mantido o coeficiente de aproveitamento bsico 2,0 (dois), mesmo nas reas em que os planos regionais estratgicos das subprefeituras tenham estabelecido coeficiente de aproveitamento mximo inferior a 2,0 (dois) desde que atenda as seguintes condies: I. seja comprovado pelo proprietrio, por meio de cpia do carn do imposto predial territorial urbano IPTU do exerccio de 2004, que no campo zoneamento constava uma das seguintes zonas: Z3, Z4, Z5, Z8-007/02, 04, 05, 08, 10, 11, 12 e 13, e corredor de uso especial de uso Z8-CR3. II. seja permitida a categoria de uso, na zona de uso, onde est localizado o lote, de acordo com os Quadros 2a-1 a 2p-1 anexos da Parte III desta lei. Art. 595. No caso de expedientes administrativos ainda sem despacho decisrio em ltima instncia, protocolados anteriormente data de entrada em vigor desta lei, os interessados podero optar pela aplicao da legislao vigente data do seu protocolamento. Pargrafo nico. Nos expedientes administrativos a que se refere o "caput", o acrscimo na rea do terreno com a incorporao de novos lotes, s ser admitida desde que para a rea correspondente ao acrscimo seja aplicado o coeficiente de aproveitamento bsico, que s poder ser ultrapassado atravs de outorga onerosa do direito de construir, nos termos desta lei. Art. 596. Nos projetos de edificao com licenas expedidas nos termos da legislao vigente anteriormente data de entrada em vigor desta lei, na aprovao de projetos modificativos de acordo com a Lei n 11.228, de 25.06.92, e complementaes introduzidas por legislao subseqente, no sero admitidas:

I. a incorporao de novos lotes, aumentando a rea de terreno do projeto; II. qualquer alterao que implique desconformidade do projeto com relao ao

109

Parte III Projeto de Lei Disciplina e Ordena o Parcelamento, Uso e Ocupao do Solo do Municpio de So Paulo. estatudo na presente lei. Pargrafo nico. A incorporao de novos lotes poder ser admitida desde que para a rea correspondente ao acrscimo seja aplicado o coeficiente de aproveitamento bsico, que s poder ser ultrapassado atravs de outorga onerosa do direito de construir, nos termos do PDE e desta lei. Art. 597. No havendo a opo prevista no artigo 595 desta lei, os expedientes administrativos protocolados anteriormente data de entrada em vigor desta lei, ainda sem despacho decisrio em ltima instncia, sero decididos de acordo com a legislao vigente na data de seu protocolo.

Ttulo VII - Das Disposies Gerais


Art. 598. Os projetos de lei originrios do Executivo, que proponham alteraes nos permetros de zonas de uso ou caracterizao de novos permetros, sero submetidos Cmara Tcnica de Legislao Urbanstica CTLU e ao Conselho Municipal de Poltica Urbana previamente ao seu encaminhamento Cmara Municipal. Art. 599. Nas zonas de uso ZER, ZERp, ZLT, ZCLz-I, ZCLz-II, as restries convencionais de loteamentos aprovados pela Prefeitura, estabelecidas em instrumento pblico registrado no Cartrio de Registro de Imveis, referentes a dimensionamento de lotes, recuos, taxa de ocupao, coeficiente de aproveitamento, altura e nmero de pavimentos das edificaes, devero ser atendidas quando mais restritivas que as disposies desta lei. 1 - Os usos permitidos nos loteamentos referidos no "caput" deste artigo sero aqueles definidos por esta lei para as zonas de uso e categorias de vias. 2 - A alterao das restries convencionais dos loteamentos dever atender as seguintes condies: I. realizao de acordo entre o loteador e os proprietrios dos lotes atingidos pela alterao; II. emisso de parecer tcnico favorvel da Cmara Tcnica de Legislao Urbanstica - CTLU; III. anuncia expressa do Executivo. 3 - A exigncia constante do inciso I do pargrafo 2 poder ser suprida por acordo entre os proprietrios dos lotes atingidos pela alterao nos casos de encerramento de atividades da empresa loteadora ou de sua inrcia quando legalmente notificada sobre a necessidade de manifestar-se sobre o acordo, desde que haja a anuncia de dois teros dos proprietrios do loteamento atingido. Art. 600. Nas unidades habitacionais em qualquer zona de uso, exceto na ZER, facultado aos respectivos moradores o exerccio de suas profisses, com o emprego de no mximo 1 (um) auxiliar ou funcionrio, observados os parmetros de incomodidade definidos para a zona de uso ou via, dispensada a licena de instalao e funcionamento a que se refere o artigo 508 desta lei. Art. 601. Nas unidades habitacionais na ZER, facultado aos respectivos

110

Parte III Projeto de Lei Disciplina e Ordena o Parcelamento, Uso e Ocupao do Solo do Municpio de So Paulo. moradores o exerccio de atividades intelectuais, sem receber clientes e sem utilizar auxiliares ou funcionrios, observados os parmetros de incomodidade definidos para a ZER, dispensada a licena de instalao e funcionamento a que se refere o artigo 508 desta lei. Art. 602. Observados os requisitos do Cdigo Tributrio Nacional, considerar-se-o urbanas, para os fins do Imposto Predial ou do Imposto Territorial Urbano, as reas urbanizveis e as de expanso urbana, destinadas habitao, inclusive ao uso residencial de recreio, indstria ou ao comrcio, ainda que localizados na ZPDS e ZEPAG: I. as reas pertencentes a parcelamentos de solo regularizados pela Administrao Municipal, mesmo que executados irregularmente; II. as reas pertencentes a loteamentos aprovados, nos termos da legislao pertinente; III. as reas dos conjuntos habitacionais, aprovados e executados nos termos da legislao pertinente; IV. as reas com uso ou edificao aprovada de acordo com a legislao urbanstica de parcelamento, uso e ocupao do solo e de edificaes. Pargrafo nico: - As reas referidas nos incisos I, II e III deste artigo tero seu permetro delimitado por ato do executivo e sero enquadradas: I. nos casos dos incisos I, na zona de uso ZMp, aquelas no classificadas como ZEIS no mapa 04 dos Livros I a XXXI da Parte II desta lei; II. no caso do inciso II, nas zonas de uso previstas nos respectivos planos aprovados conforme a legislao pertinente; III. no caso do inciso III, na zona de uso ZM-1. Art. 603. O licenciamento de atividades no residenciais permitidas nas ZCLz-I, ZCLz-II, ZCLz-III e ZCLp internas a ZER ficar condicionada a: I. parmetros de permeabilidade nas reas externas, inclusive nos estacionamentos; II. recuperao paisagstica e arbrea dos lotes; III. uniformizao e aumento de permeabilidade de caladas e passeios, respeitando as regras relativas ao rebaixamento de guias; IV. proibio de totens e painis luminosos; V. padronizao das placas indicativas, que devero ter rea mxima de 1m2. 1 - Vedados anncios publicitrios, mesmo quando se relacionarem diretamente com a atividade exercida no local. 2 - As vagas de estacionamento exigidas no podero ser atendidas na ZER lindeira. 3 - O executivo regulamentar por decreto a aplicao destas disposies. Art. 604. A descrio dos permetros das zonas de uso institudas para fins de parcelamento, uso e ocupao do solo so aqueles estabelecidos nos Quadros e delimitados nos Mapas 04 dos Livros I a XXXI anexos Parte II desta lei, que so complementares entre si. Art. 605. Os permetros da Macrozona de Proteo Ambiental passam a ser aqueles delimitados nos Mapas 04 dos Livros I a XXXI anexos Parte II desta lei, e a rea restante do Municpio, por excluso, integra a Macrozona de

111

Parte III Projeto de Lei Disciplina e Ordena o Parcelamento, Uso e Ocupao do Solo do Municpio de So Paulo. Estruturao e Qualificao Urbana. Art. 606. Ficam mantidas as disposies das leis especficas que instituem as Operaes Urbanas - OU e as Operaes Urbanas Consorciadas - OUC. Art. 607. Os casos omissos e aqueles que no se enquadrarem nas disposies desta lei, relacionados com parcelamento, uso ou ocupao do solo no Municpio, sero analisados, pela Cmara Tcnica de Legislao Urbanstica CTLU, competindo-lhe dirimir dvidas na aplicao das disposies desta lei. Art. 608. A pesquisa e lavra de gua mineral poder ser permitida em uma determinada zona de uso em que seja permitido o uso no residencial, desde que sua localizao seja previamente aprovada pela Secretaria Municipal de Planejamento Urbano - SEMPLA, que fixar as caractersticas de dimensionamento, aproveitamento, recuos, gabaritos de altura mxima e demais condies, e pelo rgo ambiental municipal competente. Art. 609. O Executivo dever elaborar e encaminhar Cmara Municipal projeto de lei de zoneamento ambiental. Art. 610. Ficam mantidos os recuos de frente especiais estabelecidos pelas disposies da Lei n 9.334, de 13 de outubro de 1981 e da Lei n 10.094, de 8 de julho de 1986 e desta lei at posterior reviso por lei especfica. Art. 611. O Executivo dever coletar, sistematizar e atualizar periodicamente banco de dados com informaes necessrias para a elaborao de indicadores ambientais para subsidiar a poltica de uso e ocupao do solo, a reviso do Plano Diretor Estratgico, polticas setoriais, programas e projetos de interveno do municpio. Art. 612. O Executivo dever reformular o sistema de fiscalizao e controle de uso e ocupao do solo, garantindo descentralizao, participao da sociedade atravs do Conselho de Representantes das Subprefeituras, criao de sistema de informaes e denncias relativas s construes ou aos usos irregulares e estabelecendo prazo para a adoo de medidas saneadoras, bem como para informar o denunciante sobre as providncias adotadas. Art. 613. Permanecero em vigor as disposies das leis: Lei n. 4.124, de 14.11.1951, que dispe sobre construes nas ruas dos Ingleses e 13 de Maio;Lei n 9.334, de 13.10.1981 - Lei dos recuos de frente especiais; Lei n 9.773, de 10.12.1984 - Lei do desdobro; Lei n. 9.747 de 26.10.1984; Lei n 10.032, de 27.12.1985 - Lei do tombamento; Lei n 10.094, de 08.07.1986 - Lei de recuo de frente especial; Lei n 10.334, de 13.07.1987 - Lei das reas Especiais de Trfego AET; Lei n 10.579, de 11.07.1988 - Lei dos cemitrios verticais; Lei n 10.737, de 12.07.89 - Lei do parque do povo; 10.759, de 05.10.89 - Lei de preservao da Vila Madalena; Lei n 10.948, de 24.01.1991 - Lei de arborizao de vias e reas verdes; Lei n 13.703, de 24 de dezembro de 2003; Lei n 13.756/2004 relativa a ERBs; Lei n 14.242, de 28 de novembro de 2006 de incentivos hospitais; e demais legislao urbanstica que no contrarie as disposies desta lei. Pargrafo nico. Caber Cmara Tcnica de Legislao Urbanstica - CTLU, analisar casos no previstos e dirimir dvidas na aplicao das disposies desta lei.

112

Parte III Projeto de Lei Disciplina e Ordena o Parcelamento, Uso e Ocupao do Solo do Municpio de So Paulo.

Art. 614. Ficam revogadas as disposies em contrrio e, em especial: o art. 2 da Lei n 4.846, de 17 de dezembro de 1955, que aprova abertura de faixa sanitria no crrego Tiquatira, Lei n 7.805, de 01.11.1972 - Lei geral do zoneamento; Lei n 7.859, de 08.03.1973 - Dispe sobre plano de renovao urbana nos Subdistritos de Santana e Jabaquara; Lei n 7.982, de 18.12.1973 Dispe sobre plano de urbanizao no subdistrito da Liberdade; Lei n 8.001, de 24.12.1973 - Lei geral do zoneamento; Lei n 8.079, de 28.06.1974 - Dispe sobre plano de reurbanizao da Zona Leste nos subdistritos de Vila Guilherme e Tucuruvi, exceto o inciso II do artigo 1; Lei n 8.201, de 06.01.1975 - Dispe sobre o plano de reurbanizao no subdistrito de Nossa Senhora do ; Lei n 8.255, de 26.05.1975 - Dispe sobre plano de reurbanizao da rea constituda pelo Edifcio Martinelli; Lei n 8.328, de 02.12.1975 - Lei de zonas de uso especial Z8, exceto: alnea d do artigo 1, artigo 2 da Lei n 8.467, de 01.11.1976 e artigo 2 da Lei n 4.846, de 17.12.1955; Lei n 8.633, de 26.10.1977 - Dispe sobre planos de urbanizao no subdistrito do Jabaquara; artigo 37 e Quadro 9B; Lei n 8.766, de 22.08.1978 - Lei da zona de uso especial Z8 da Vila Jaguara; Lei n 8.767, de 22.08.1978 - Lei das discrepncias nas descries dos permetros de zonas; Lei n 8.768, de 30.08.1978 - Lei das resolues da Comisso de Zoneamento relativas a mudanas de zona; Lei n 8.769, de 31.08.1978 - Lei das zonas de uso especial Z8, exceto o quadro 8C; Lei n 8.800, de 11.10.1978 - Lei de zoneamento do Trememb; Lei n 8.840, de 15.12.1978 - Lei da zona de uso Z10 zona de apartamentos predominantemente residencial; Lei n. 8843, de 10.12.1978 que trata de reformas, reconstrues e mudana de destino nas zonas de uso: Z4, Z5-003, Z5-004; Lei n. 8844, de 19.12.1978 que trata de reformas e reconstrues nas zonas de uso: Z5-001 e Z5-002; Lei n 8.848, de 20.12.1978 Lei da Zona Metr-Leste, exceto quadro 8D; Lei n 8.881, de 29.03.1979 - Lei de alterao dos conjuntos residenciais, exceto os artigos 17 e 19; Lei n 8.904, de 27.04.1979 - Lei de motis; Lei n 8.962, de 05.09.1979 - Lei da Hpica Paulista (Z1-020); Lei n 8.976, de 28.09.1979 - Lei da Hebraica; Lei n 9.017, de 20.12.1979 - Lei de regulamentao da Z14 do Trememb; Lei n 9.049, de 24.04.1980 - Lei dos corredores, das zonas de transio e mudana de zonas isoladas; Lei n 9.094, de 16.07.1980 - Lei de reurbanizao do Brs-Bresser; Lei n 9.231, de 02.04.1981 - Dispe sobre plano de reurbanizao na Zona S-Brs; Lei n 9.243, de 28.04.1981 - Lei de regulamentao da zona especial da Vila Guilherme; Lei n 9.287, de 26.07.1981 - Lei de alterao do permetro da zona Z1-013; Lei n 9.300, de 24.08.1981 - Lei da zona rural Leste e Oeste; Lei n 9.411, de 30.12.1981 - Lei das zonas de transio; Lei n 9.412, de 30.12.1981 Lei da zona rural Norte e Sul; Lei n 9.413, de 30.12.1981 - Lei de parcelamento do solo; Lei n 9.712, de 25.05.1984 - Lei da Z1 do Morumbi; Lei n 9.725, de 02.07.1984 - Lei da transferncia do potencial construtivo, exceto artigo 17 e Quadro n 8M; Lei n 9.841, de 4.01.1985 - Lei da Comisso de zoneamento; Lei n 9.846, de 04.01.1985 - Lei do artigo 39 das restries contratuais; Lei n 9.799, de 12.12.1984; Lei n 10.015, de 16.12.1985 - Lei de largura de vias; Lei n 9.379, de 09.12.1981 - Lei da zona especial madeireira; Lei n 10.097, de 10.07.1986 - Lei do recuo de fundo; Lei n 10.188, de 13.11.1986 - Lei de largura de vias; Lei n. 10.282, de 10 de abril de 1987 - Lei da Assemblia/Jandaia; Lei n 10.464, de 11 de abril de 1988 - Lei da Comisso de Zoneamento; Lei n 10.743, de 31.08.1989 - Lei dos explosivos; Lei n 11.157, de 30.12.1991 - Lei do Parque Villa-Lobos; Lei n 11.158, de 30.12.1991 - Lei da Zona Metr-Leste (II); item 9 da tabela de multa do Anexo III da Lei n 11.228, de 25 de junho de 1992; Lei n 11.501 de 11 de abril de 1994; Lei 11.804 de 19 de junho de 1995; Lei n 11.780/1995; Lei 11.986 de 16 de janeiro de 1.996; Lei n 13.287, de 09.01.2002

113

Parte III Projeto de Lei Disciplina e Ordena o Parcelamento, Uso e Ocupao do Solo do Municpio de So Paulo. - multas concernentes ao controle de poluio sonora; Lei 13.430 de 13 de setembro de 2002 (PDE) e a Lei 13.885 de 25 de agosto de 2004 (PRE e LUOS).

Ttulo VIII - Dos Anexos da Parte III


Art. 615. Fazem parte integrante da Parte III desta lei, os Quadros nmeros 01 a 10 anexos. Art. 616. As despesas decorrentes da execuo da presente lei correro por conta das dotaes oramentrias prprias suplementadas se necessrio. Art. 617. Esta lei entrar em vigor em ---------------------, contados a partir da data de sua publicao.

Anexos da Parte III da lei


Quadro Quadro Quadro Quadro Quadro Quadro Quadro Quadro Quadro Quadro Quadro Quadro Quadro Quadro Quadro Quadro Quadro Quadro Quadro Quadro Quadro Quadro Quadro Quadro Quadro Quadro Quadro Quadro 01 Vias de Circulao 02a_1_ZCLz-I 02b_1_ZCLz-II 02c_1_ZCP-ZCL-ZCPp-ZCLp-ZCLz-III 02d_1_ZM_Via Local 02e_1_ZM_Via Coletora 02f_1_ZM_Via N3 02g_1_ZM_Via N1N2 02h_1_ZPI 02i_1_ZEIS 02j_1_ZEIS_Caractersticas 02k_1_ZPDS 02l_1_ZLT 02m_1_ZEP 02n_1_ZEPAG 02o_1_ZEPAM-R 02p_1_ZEPAM-P 03 Indstrias 04 Largura de Via 05a Atividades ZCLz-I 05b Atividades ZCLz-II 06 Ruas sem sada 07a EI-8 Clube Esportivo-Social 07b EI-9 Clube de Campo 08a Fator de Planejamento 08b Fator Social 08c Estoque 09 Multas

114

You might also like