You are on page 1of 4

3, 4 e 5 de Maio na cidade de Hamamatsu

http:// hamamatsu-daisuki.net/matsuri/

O que vem a ser o Festival de Hamamatsu !


Comemorado nos dias 3,4 e 5 de Maio na cidade de Hamamatsu, Provncia de Shizuoka, atrai anualmente mais de 2 milhes de pessoas eufricas para o festival mais famoso dentre as inmeras festividades japonesas. Durante o dia acontece a vibrante batalha de pipas nas Dunas de Nakatajima e a noite na regio central da cidade, o deslumbrante desfile de carros alegricos, teatro folclrico da regio, desfile de bandas musicais, concurso de Miss Hamamatsu etc. Uma mistura de intenso entusiasmo e excitao envolve a cidade durante estes trs dias. Sua origem remonta h mais de 440 anos atrs durante os anos de Eiroku (1558~1569) quando o Senhor do Castelo de Hikuma que na poca governava Hamamatsu, empinou publicamente uma grande pipa em comemorao ao nascimento do seu primeiro filho. Dizem que a origem do empinar das pipas surgiu a partir desta poca porm no h registros claros a respeito. No obstante, foram deixados registros nos anos Kansei (1789~1800) relatando a respeito do vento. A denominao Kara-kkaze de Enshuhama se deve aos ventos fortes que sopram nestas terras, cujo clima temperado, condio favorvel para empinar as pipas. Surgiu assim, a tradio popular de homenagear as crianas recm-nascidas com o empinar de pequenas pipas (hatsudako) pelas famlias, dando continuidade as razes histricas at os dias atuais, onde pessoas de todas as idades comemoram o Festival de Hamamatsu.

Batalha de Pipas
Nas dunas da praia de Nakatajima, as festividades comeam com o espetculo de fogos de artifcio, local onde enormes pipas (mais de 170) de cada bairro e com estampas variadas sobem rapidamente como um bailar nos cus, num momento de grande emoo e expectativa. As primeiras pipas que sobem so em homenagem s crianas recm-nascidas Hatsudako. Prosseguindo, ao som das cornetas comea a batalha multi-colorida nos cus onde centenas de pessoas participam puxando freneticamente as linhas das pipas. Conferindo um tom de bravura pico batalha, as linhas de cnhamo numa grossura de 5mm se enroscam e se rompem na tentativa de eliminar o adversrio. Neste momento as linhas com o atrito so queimadas exalando fumaa branca. Excitao chama mais excitao, e assim o local fica cercado por um grande pblico que explode de entusiasmo.

Desfile dos Carros Alegricos


Mais de 80 carros alegricos representantes de cada bairro disputam entre s a sun-tuosidade e o fascnio dos seus carros. No corao da cidade o desfile dos carros a-legricos percorrem as ruas deixando imagens contagiantes, enquanto a magia das cores e dos sons, encantam aos que o assistem. No passado, as enormes pipas eram transportadas no topo de grandes carros. Com o tempo eles passaram a ser decorados, e as pessoas que os conduziam comearam a entoar cnticos, danar, e tocar sinos e tambores enquanto voltavam da praia rumo cidade. Mais tarde, esse ritual foi se tornando mais elaborado, passando a conduzir o ohayashi (apresentao musical feita pelas crianas) nos carros alegricos trabalhados e esculpidos como uma verdadeira obra de arte. A cidade envolta pelo vu da noite, um habilidoso instrumentista toca o shamisen, crianas muito bem maqueadas e trajadas tpicamente tocam flautas, e com o toque suave dos tambores, compassadamente os carros alegricos comeam seu movimento. Ao ritmo do Ohayashi e dos tam-bores desenrola-se o desfile chegando no ponto culminante da festividade.

Outros Eventos do Festival


No corao da cidade, dentre os inmeros eventos realizados o que mais se destaca o desfile de bandas musicais. Este evento se ajusta aos ideais de Hamamatsu por ser considerada a cidade da msica. Kajimachi Doori a Avenida Principal de Hamamatsu, palco para vrios espetculos e apresentaes, inteiramente consagrado como o evento de maior audincia das Festividades de Hamamatsu. Alm disso, nas imediaes do ACT City e Zaza City pessoas de vrias localidades e at turistas, divertem-se animadamente com os inmeros espetculos e eventos.

Sumrio do Festival de Hamamatsu


Tamanho das pipas As pipas utilizadas na batalha nas dunas de Nakatajima so confeccionadas com folhas de papel japons e o seu tamanho varia a partir de 2,5 m2 at 3,6 m2, porm as mais ade-quadas para os combates so as de 2,4 m2 a 2,9 m2 (4 a 6 jo, uma antiga unidade japonesa) Instrumentos utilizados para empinar as pipas
Tambores Cornetas

O ritmo ao empinar pipas manti-do com o toque dos tambores pela maioria dos bairros.
Itowaku Tegi

Ao toque das cornetas mantm ou muda-se o ritmo ao empinar pipas.

Tipo de carretilha enorme onde se enrola a linha utilizada nas pipas

Utilizada para preveno de queima-dura nas mos ao friccionar a linha.

Ohayashi O desfile dos carros alegricos com a peculiar apresentao musical do Ohayashi.Seu destaque em relao s outras festividades regionais em geral, se deve execuo de msicas folclricas do estilo teatral Kabuki onde so tocadas da mesma forma que eram na era Edo. Neri O desfile do estandarte e das lanternas coloridas que flutuam suavemente ao som animado das cornetas e dos tambores, acompanhado pelo cntico Oisho, Oisho com os ps num nico compasso vo avanando pelas Avenidas. O entusiasmo chega ao seu pico mximo quando as pessoas com ombros lado a lado transformam-se num vibrante pulsar, que como um redemoinho de luzes toma de assalto as ruas encantando aos que assistem fascinados.

Pavilho do Festival de Hamamatsu


Toda a atmosfera do Festival de Hamamatsu pode ser vivida aqu. Horrio de Funcionamento 9:00~16:30 horas Fechado Terceira semana do ms e segunda-feira(exceto feriados) e perodo de 29~31/dezembro Preo Adultos 400 Endereo Hamamatsu-shi Minami-ku Nakatajima-cho 1313 TEL&FAX 053-441-6211

Central de Informaes do Turismo de Hamamatsu


Como centro de informaes de turismo de Hamamatsu fornecido informes sobre Hamamatsu e toda regio Oeste da Provncia de Shizuoka. Atendimento permanente em ingls, alm da disposio de guias tursticas voluntrias. Horrio de atendimento 9:00~19:00 horas Endereo Hamamatsu-shi Naka-ku Sunayama-cho 265-16 (Estao JR Hamamatsu) TEL 053-452-1634 FAX 053-413-5920 URL http://hamamatsu-daisuki.net

CIDADE DE HAMAMATSU
Hamamatsu est localizada ao centro entre Tokyo e Osaka. A cidade privilegiada pela riqueza de paisagens pitorescas como a regio montanhosa de Akaishi ao norte; as Dunas de Nakatajima da regio litornea Enshu ao sul, o Rio Tenryu ao leste e o Lago de Hamanako ao oeste. O clima temperado e no inverno a temperatura mdia gira em torno de 6C. Embora raramente neve, a sensao de muito frio se deve mais aos ventos secos e fortes oriundos do no- roeste do que a temperatura em s. A populao estima-se em 822.000 incluindo-se vrios estrangeiros residentes. As principais inds trias so de instrumentos musicais, manufatura de motocicletas, cultivo de flores e agricultura.

Access

JR Tokaido ShinkansenAirport Limousine Bus


Hikari 60min. Hikari 30min. Hikari 90min.

Shin-Osaka
Kodama 70min.

Nagoya

Hamamatsu
Kodama 45min.

Tokyo
Kodama 120min.

Centrair (Airport) Expressway


189km Osaka Nagoya IC 91km Centrair (Airport) 74km Mikkabi IC 11km Hamamatsu Nishi IC 10km

Limousine 120min.

Mt.Fuji Shizuoka Airport

10km Hamamatsu IC 9km Hamamatsu St.

33km Makinohara IC 8km

197km Tokyo

Mt.Fuji Shizuoka Airport

You might also like