You are on page 1of 29

Brasil

Adaptao por Douglas D3 Diagramao e Arte por Johnny Menezes

Terra Morta

Bem vindo ao meu pesadelo. por ele que eu ando quando estou acordado. Portanto, no tenha medo. Joana DArcos, shadowrunner de Cubato, de uma msica do Camisa de Vnus.
Neko Tsumetai aproximou-se do prdio de quatro andares, cinza avermelhado, com as marcas do tempo e do descuido subindo pelas paredes frontais. O tempo havia passado, mas So Paulo ainda era como se lembrava. O metroplexo agora se estendia quase at So Roque e Jundia, com dezenas de cidades aglutinadas ao Enorme ABC. A grande So Paulo era, realmente, grande. Entretanto, o xam urbano Gato se sentia em casa. A nuvem densa de poluio que comeava a assentar com o cair da noite e a garoa fina, smbolo do que j chamara de lar, sugerialhe um toque de nostalgia. Era hora de trabalhar. Dando mais alguns passos na direo da Portaria, Neko enfiou a mo dentro de seu sobretudo, certificando-se que sua Predador II ainda estava l, retirando um saco de ervas secas. Ao passar pelos quatro membros de gangue, que gritavam entre si num linguajar das ruas quase hispnico, jogando cartas sentados no cho, ele esfarelou as ervas e recitou uma pequena cano, alterando suas feies para algo mais ocidental. Boa tarde disse ao porteiro, num portugus arrastado Vim ver um amigo. Peter Vasquez. Apartamento 301. Boa tarde. O Sr. Vasquevics est viajando. Deve retornar em quinze dias. Quer deixar algum recado? Diga-lhe que Neko esteve aqui. At logo. Neko? Seu nome Neko, h Tsumetai? H um pacote para o senhor. Mas o Peter me disse que o senhor era japons. Peter e sua discrio, pensou Tsumetai. Ser que tambm falou que eu era um shadowrunner? Esticando sua mo para pegar o pacote e o envelope nele grudado, Gato quase no percebeu os dois mulatos se aproximando dele. Deixando o pacote sobre o balco, Neko girou rapidamente, assumindo uma posio quase imperceptvel de combate. O primeiro homem, passando casualmente a mo esquerda pela tmpora, afastou um dreadlock marrom, deixando transparecer uma neuroconexo e pressionado algum tipo de boto logo atrs dela. O segundo homem

Shadowrun Brasil

02

d3system.com.br

se aproximou, estendendo um dedo inquisitivo para Neko, balanando uma srie de apetrechos mgicos aparentemente pendurados no brao de sua jaqueta preto azulada. Eu sou Jamir e tu num pode trazer sua bunda magra de fora e vim faz truquizinho na nossa rea, malaco. O idioma das ruas era quase ininteligvel para o xam Isso aqui t protegido miliano, ento vai lascando fora esse disfarce, ou o Mancha na Calada aqui atrs vai mostrar porque tem esse nome. Que disfarce, babuno? Tu tem noo de onde voc t e qual tua tendncia, seu pedra? Infelizmente, alm de difcil, o idioma das ruas tambm era um bocado ofensivo Eu nem quero encrenca, mas o bicho pega se tu no largar mo dessa palha, sacou? Neko pensou em erguer uma barreira, ou aumentar seus reflexos magicamente, mas decidiu aguardar at saber as reais intenes do suposto mago sua frente. Seguinte, ratazana, magias hostis so proibidas nesse bairro. Ns tem patrulha pra garantir a parada, manja? E TODA magia que no pertence ao tronco hostil. Se tu pretende fincar as patas aqui, japa, aconselho baixar o crnio e visitar o tronco. Essa noite. Falou sangue! Mas Neko ficou confuso por alguns segundos; era fato que o Sexto Mundo tinha muitas coisas estranhas, mas isso era um absurdo Que tronco, vio? E de que magia tu t gorfando a? Essa mascarazinha pra esconder tua cara japonesa de escritrio no grudou, ratazana. O tronco fica na entrada da represa, beleza? Esteja l, ou teja longe daqui. Estarei. Mas ratazana a velha verde da tua me. Eu sou Gato. O mago cuspiu no cho, deu um sorriso de escrnio e virou-se para ir, entendendo que seu recado havia sido dado. Mancha retornou para seus colegas, sentando-se no cho e reclamando sobre suas trs cartas. Uma bela recepo, imaginou Neko. Na certa, Vasquez guardara-lhe mais um ou dois pares de surpresas. Pegando de volta o pacote, o xam abriu-o com pouca pacincia, deixando cair seu disfarce mgico enquanto fazia isso. Dentro do pacote havia um pequeno gato de pelcia com um chapu de guaxinim, vestido como um cossaco russo, segurando uma chave e uma plaqueta dizendo Leia a carta nas mos cinzas. Abrindo o envelope, Neko comeou a ler:

Caro Neko, Sinto t-lo tirado de teu refgio em seu amado Japo, mas realmente necessito de sua ajuda. Nesse momento, estou severamente ocupado, vasculhando a rede em busca de uma cura para males que afligem outros amigos meus. Sei que tuas preocupaes e responsabilidades so grandes, mas entre as dezenas de shadowrunners que conheo, nenhum aceitaria a misso que tenho de forma mais altrustica que voc, meu amigo. Tenho urgncia em recuperar determinados espcimes, nicos, de paracriaturas da empresa Votorantim Biochemicals Internacional e entreg-los Corporao Laudenzack no Estado Amaznico. fato que eu no deveria saber quem me contratou para tal, mas considerando o pagamento e a situao que o ensejou, tornou-se fcil fazer a Matriz localiz-los. Deixe-me explicar mais detalhadamente. Na ltima corrida que participei, tive um aliado valioso de codinome Rad, indivduo dotado de extrema velocidade e grandes aptides fsicas. Suspeito de emanaes mgicas, apesar de no t-lo visto soltar nenhum feitio - pelo menos ao modo que voc os faz. Esse indivduo contraiu uma virose violenta, cujo antdoto s nos ser fornecido mediante a entrega dos espcimes em questo. Encontre-me, s 22:00 h de Quintafeira, no Bar Ganhas. O endereo consta da lista. Peter Vasquevics P.S: A partir de agora meu sobrenome mudou, por motivo de segurana. O velho Vasquez tornou-se Vasquevics. Detalhe: no utilize seus dons mgicos no bairro. Os moradores no gostam.

Shadowrun Brasil

03

d3system.com.br

Qualquer possibilidade de irritao dissipou-se do esprito do xam Gato ao abrir o presente e ler a carta. Vasquez, quer dizer, Vasquevics, tinhalhe dado poucas informaes, mas o pedido de um amigo sempre seria capaz de tir-lo de seu lar. Ele guardou o gato russo de volta na caixa, pegou a chave, abriu o porto e entrou no apartamento de seu amigo, sob o atento olhar do porteiro e dos membros de gangue. s 21:50 horas, Neko chegou ao Bar Ganhas. Sentou-se no balco e esperou. s 22:15, Peter Vasquevics entrou correndo, com seus 1,75 m, sobretudo cinza escuro, suas conexes e espaos para chips brilhando na luz esparsa do ambiente. O bar estava cheio para um dia de semana, mas aquele era deveria ser, pelo menos um bar de runners, j que quase todos estavam armados e falavam baixo. Neko levantou-se para ir direo do amigo. Quando o viu, Peter esticou o brao, no que parecia um cumprimento. Gato ergueu seu brao, mo e sorriso abertos. Vasquevics pegou-o pelo punho, instantaneamente arrastando-o para fora do bar, onde um furgo com um negro de msculos artificialmente bem-definidos aguardava no volante: Oi, Neko. Desculpe o atraso. Temos trabalho. Est armado? A bateria de frases torpedeadas por Peter confundiu Neko, e quando percebeu, o furgo estava em movimento. Estou armado, sim, Peter. um prazer rev-lo tambm. Pode me explicar porqu a pressa? Os FMP esto a poucos quilmetros da gente. Temos de correr. Esse no volante Rad. Aquele sentado no fundo Nio.

Rad no apresentava nenhum tipo de marcas bioeletrnicas no corpo, nenhum metal, nada aparente. Era de se esperar algo estranho num shadowrunner, mas no havia nada. Nio, no entanto, era a coisa mais estranha que se podia ver num ser humano, ou quase humano. Era um ano de coturnos brancos, desgastados, cala de moletom azul e sobretudo verde limo, barba por fazer, e o asseio aparente de quem mora nas ruas h anos. Quem so os FMP? E temos de correr para onde? So a Fora Militar Policial Os Ferrados e Mal Pagos, isso que so interrompeu o ano, com sua voz rouca, gargalhando em seguida. Vamos para o litoral continuou Vasquevics At o complexo Votorantin, em Cubato. l que esto os espcimes. E a minha vacina - resmungou Rad do volante. Voc sabe que o litoral no minha rea disse Neko em japons meu lugar entre os prdios e telhados. Cubato no necessariamente litoral. apenas uma forma de dizer. a rea mais poluda da Confederao Independente Brasileira. Todos o tipos de experimentos genticos proibidos so realizados l. Inclusive bioengenharia humana. No parece um lugar muito bom para se viver completou Neko. Eu sempre acreditei que as pessoas ms, quando morriam, iam para o inferno. Agora sei que os patifes mortos em Cubato acabam indo para um lugar melhor do que quando estavam vivos.

Shadowrun Brasil

04

d3system.com.br

Companhia gritou Rad, mudando imediatamente de direo. Nio, cuide deles. Neko, guarda as costas do ano. Eu vou desorientar aquela liblula metlica. Peter gritava, fazendo sua voz ecoar desagradavelmente dentro do ambiente fechado do furgo. Duas viaturas da FMP os perseguia na entrada para a cidade. Neko ergueu uma proteo mgica e, imediatamente depois, Nio abriu a porta traseira do furgo, descarregando sua Ingram Valiant nos pneus dos policiais. Vasquevics, por sua vez, encontrava-se numa espcie de transe, dois cabos pendendo de suas conexes enquanto seus dedos se moviam freneticamente no neuroterminal Sony CTY-360. O som do drone teleguiado foi se distanciando. Precisamos correr concordou Neko Vou nos manter protegidos. Votorratos a cinco minutos avisou Rad, estacionando no acostamento. O Complexo Industrial de Cubato era um amontoado de chamins, derramando fumaa e fogo incessantemente, mas trs grandes construes se destacavam naquela paisagem negra: A Laudenzack Componentes, A Petroqumica-Biogene Internacional, e a Votorantim-Biochemicals S/A. Certamente, deveria haver muita segurana naqueles complexos, apesar das ruas desertas que cercavam os portes. Peter, Nio e Rad avanaram na direo da cerca, provavelmente eletrificada, e passaram a cort-la com as ferramentas da mochila de Peter. Neko mantinha-se a cem metros deles; quando recebeu o sinal para entrarem, ele achou melhor tornar-se imperceptvel para olhos curiosos. Mas no pde. De alguma forma, aquela terra tinha sido to castigada, anos seguidos, pela poluio despejada pelo homem, que a me Terra se recusava a permitir que os fios do man passassem por ali. Neko agora era um mago sem magia. Que Gato o ajudasse. Entrando pelo duto de elevador externo, Peter acionou seus olhos modificados, percebendo um rastro de calor no galpo, na sada do fosso onde desceram.Saindo cuidadosamente, no conseguiu definir para onde se dirigia esse rastro. Gesticulando com as mos, ordenou equipe que rapidamente se separasse, cobrindo a parte central do galpo, escondendo-se nas caixas de materiais eletrnicos amontoadas sem qualquer ordem. Rad encontrava-se mais frente, Ares Predador em punho, quando uma respirao profunda chamou-lhe a ateno. Era uma criatura quadrpede, que se ergueu em duas patas, assemelhando-se a um tamandu, com garras do tamanho de um punho, uma lngua bifurcada e espinhosa brotando de

Shadowrun Brasil

05

d3system.com.br

seu focinho. No houve tempo para ver muito mais que isso. Um baque surdo o arremessou a quatro metros da criatura e dois metros de sua arma. Imediatamente, Neko subiu numa das caixas, as duas katanas em punho, desferindo um golpe certeiro no dorso do animal. Rad, movendo-se mais rpido que o xam pde ver, acertou a criatura mais duas vezes, arremessando-a sobre os ombros frente de Nio. O ano de coturnos brancos pensou em disparar na criatura, mas foi atingido fortemente nas pernas pelo que parecia um chicote. Uma sombra cresceu atrs dele, erguendo-o do cho, e duas mos enormes comearam a apert-lo. Nio apontou sua metralhadora para o peito da criatura e afundou o dedo no gatilho, generosamente descarregando seu pente estendido de balas. Seguido do estrondo dos disparos veio o grito do ano, quase esmagado pela fora do brao da criatura. Vasquevics comeou a destrancar a porta, esperando que seus companheiros dessem conta da ameaa, quando ele mesmo foi surpreendido por outra para-criatura, um Tetramandua tetradactylas, que o golpeou impiedosamente, arrancando suas neuroconexes literalmente na unha, deixando-o beira da inconscincia. F%$#* da P*%$! Peter! gritou Neko, arremessando-se na direo da criatura. Enquanto Rad soltava Nio das garras moribundas da segunda criatura, Neko atravessou as costas do monstro com uma das espadas. Devido a esse espao de tempo, Peter pde se recuperar e disparar sua Ruger Super Warhawnk na cabea do animal, liqidando-o de vez. Depois de ajud-lo a levantar, Neko perguntou ao tecnauta: O que era aquilo? disse, ofegante. Um smbolo nacional respondeu Peter enquanto terminava de abrir a porta. Um corredor branco se estendia at uma porta de vidro, com smbolos de perigo biolgico gravados na porta. aqui. Fiquem preparados! Nio havia se recuperado o suficiente para ficar na retaguarda, enquanto Neko e Rad esperavam a abertura dessa nova barreira. O barulho de gs e a porta rangendo ao entrar na parede traziam promessas de encrenca. Dentro da sala havia quatro pequenas jaulas com seres parecidos com jacars, menores e com membros proeminentes, aparentemente adormecidos. Peter destravou a primeira das jaulas e uma luz avermelhada e uma sirene irritante comeou a soar na sala aquecida. Correndo para os elevadores com uma das jaulas, eles utilizaram os cabos para subir, na esperana de no haver qualquer fora antagnica espe-

rando-os na sada. Sua esperana foi em vo. Prximo grade estava um homem, desarmado, espera deles. Ele puxou uma pequena haste de sua tmpora, dizendo uma frase ininteligvel nela, assumindo posio de combate. Esse meu disse Rad. Pode ser perigoso. J temos o que viemos buscar. gritou Peter, apontado sua pistola automtica para o funcionrio da Votorantin. No. Ele meu insistiu Rad, abaixando a arma do tecnauta. Encontro vocs no carro. Aceitando a oferta do inimigo, Rad passou a desferir golpes e acrobacias de carat quase to rpido quanto o funcionrio podia bloque-los. O resto do grupo correu para o Furgo; com Peter sentado ao volante, eles aguardaram alguns minutos. Pouco antes de decidir partir, deixando Rad para trs, este surgiu pela ravina, aparentemente ferido, seu brao esquerdo pendendo rente ao corpo, caminhando com dificuldade. Mal entrou na parte traseira do furgo, Peter disparou, seguindo na direo da Capital.

O Sr. Laudenzack agradece seus prstimos o Sr. Empresa frente deles se comportava de forma indiferente ao desespero do tecnauta. Mesmo aps ter entregado o espcime, Peter relutava em contrariar a empresa do Drago ocidental, temendo no conseguir a cura para o mal de Rad. Afinal, foi em misso dentro duma empresa do prprio Laudenzack a servio do tecnauta que o samurai urbano havia contrado esse vrus. A nica forma de conseguir a vacina era fazer essa incurso que acabava agora. Mas a vontade dos dois shadowrunners era estourar aquele engravatado e terminar com isso. Recebendo a ampola com o lquido azulado, imediatamente Rad aplicou-a em seu brao, sentindo-se melhor. Teve o cuidado de guardar uma pequena dose para fazer novas injees caso fosse preciso. Aquele mdico das ruas alemo poderia cuidar disso. E que o Drago esperasse vingana.

Shadowrun Brasil

06

d3system.com.br

Foi Assim...

Quando a misria supera a capacidade de resignao de um povo, as portas esto abertas para a revolta armada. Felipe Albuquerque de Sousa, Lder da B.R.A.S.I.L., morto em combate.
O Mundo de hoje, em 2060, radicalmente diverso daquele de nossos tataravs. No planeta antes dominado por naes poderosas que ameaavam umas s outras com a aniquilao nuclear sbita existem muitas naes autnomas bem menores e a autoridade das superpotncias, antes imensa, foi assumida pelas empresas. Tambm nossa cincia e tecnologia nos distingue, seu nvel atual faz os avanos anteriores parecerem experimentos infantis de feiras de cincias. Mas no apenas isso que divide, de forma irreversvel, nosso perodo do passado. A magia emergiu novamente na Terra; vivemos num mundo Despertado.

Ascenso das Mega-Empresas


Tudo comeou no final da dcada de 1990, quando se intensificaram os distrbios civis que marcaram o fim do milnio. Alarmadas com a situao social e poltica, as empresas em todas as partes do mundo temiam confiar a segurana de seus bens a governos indiferentes ou, a seus olhos, incompetentes. Comeando por suas filiais nos pases do Terceiro Mundo, Brasil inclusive, onde se sentiam mais imediatamente ameaadas, as empresas passaram a armar suas equipes de segurana com os equipamentos mais avanados existentes e a contratar mercenrios profissionais em acordos de curto e longo prazo. Quando foi iniciada a onda de desobedincia civil e violncia urbana que engolfou cada nao do globo, as empresas comearam a transferir seus recursos paramilitares para onde estes se fizessem necessrios. O cenrio estava montado. O incio dos tumultos por comida na cidade Nova York, em 1999, foi a fagulha que acendeu o estopim. O povo tomou as ruas, desesperado e revoltado com a greve dos caminhoneiros, que interrompera por trs meses a entrega de alimentos frescos. Centenas foram mortos e milhares ficaram feridos medida que a violncia se espalhava pela cidade e pelo mundo.

Shadowrun Brasil

08

d3system.com.br

A Unio dos Oprimidos


Nesse ano, nos estados da Paraba e Piau, os diversos Movimentos dos Sem Terra - MST - at ento descentralizados atravs do pas, uniram-se sob o comando de Denis Albuquerque, um filho de posseiros, tenente reformado do exrcito brasileiro. Os movimentos do interior do Par, Bahia, Pernambuco, Cear, Alagoas e Rio Grande do Norte logo aderiram ao comando do tenente Albuquerque, inventariando armas, treinando soldados e transformando os assentamentos em reas militarmente organizadas. Alguns confrontos isolados, mas de grandes propores, comearam a alastrar-se pelo interior do pas. Na cidade de Anhembi, 325km de SP, cerca de vinte mil pessoas - inclusive mulheres e crianas - iniciaram uma marcha em direo Campinas, em 19 de outubro de 1999, como protesto impunidade dos assassinos de 19 sem terra mortos em Eldorado dos Carajs, 3 anos e meio antes. No tendo suas reivindicaes atendidas em Campinas, partiram ento para a capital, So Paulo, para uma audincia com o ento governador Mrio Covas. Impedidos, em 27 de outubro, de entrar no palcio dos Bandeirantes, sua frustrao eclodiu num tremendo confronto com a Polcia Militar do estado, que resultou na morte de 800 pessoas entre os baleados e pisoteados no tumulto. Determinado a impedir novas tragdias deste porte, o Governo Federal decretou ilegal qualquer tipo de associao com o intuito de presso reforma agrria. Como retaliao, e tambm para impedir abusos das foras militares de dissociao, o tenente Albuquerque ordenou uso de fora letal para proteger os assentamentos existentes e as fazendas invadidas. Quase quatro mil pessoas morreram nos confrontos dos meses seguintes. Paralelamente, a deciso Shiawase de 2001, na Suprema Corte Americana, que estabeleceu a extraterritorialidade das empresas multinacionais, foi reconhecida como conveno pelo governo brasileiro, sob pretexto de atrao de investimentos estrangeiros, levando as grandes empresas nacionais - em especial as financeiras - a armarem seus corpos de segurana. Nos estados da regio Nordeste, onde os prprios latifundirios conhecidos como coronis, mantinham unidades de jagunos capangas armados para manter as divisas de suas fazendas essa nova situao tornou-se uma forma de legitimar suas milcias. Transferindo, apenas nominalmente, a posse das terras para empresas com sedes no Paraguai e outros pases do Mercosul tecnicamente multinacionais eles conseguiam autorizao fe-

deral para efetuar a manuteno dessas foras paramilitares. Pode-se dizer que este foi um dos fatores que contribuiu para o enorme nmero de mortes ocorrido entre o MST nesse perodo. Com o novo status possudo pelas empresas, iniciou-se uma onda de presses sobre o governo brasileiro para permisso de explorao incondicional dos recursos minerais do pas, o que acabou sendo permitido, causando um desmatamento controlado em grande escala, mesmo para as selvas amaznica e de mata atlntica, to duramente castigadas por anos. Apesar da onda de privatizaes continuar, todas as empresas extrativistas mantinham algum grau de ligao e/ou dependncia com o governo federal, diferente do ocorrido no perodo de 2002 a 2009 na Amrica do Norte, que acabaria culminando com o atentado terrorista do grupo MOSIA, responsvel pelo lanamento de um mssil nuclear americano sobre a Comunidade dos Pases Independentes, em 05 de maio de 2009. Entretanto, apesar dos esforos do presidente eleito em 2002 e reeleito em 2006, a onda de invases e conflitos com o Movimento dos Sem Terra perdurou por anos a fio, ceifando a vida de policiais, oficiais do exrcito, foras paramilitares e dos prprios sem terra. A prpria organizao era acusada de envolvimento com o trfico de drogas e reconhecida pela opinio pblica e mundial como um movimento terrorista.

Adversidades
Os embates, prestes a explodir numa guerra civil, foram abafados pela infeco virtica do VITAS (Virally Induced Toxic Allergy Syndrome / Sndrome da Alergia Txica Viroticamente Induzida), que varreu o globo a partir do incio de 2010. O primeiro caso foi identificado em Nova Deli, mas em poucas semanas foram registrados casos no mundo todo. Em face da precariedade do atendimento mdico, e da falta de saneamento bsico das cidades mais remotas do pas, o Brasil foi duramente castigado pelo vrus, com uma porcentagem significativa de sua populao tendo morrido ao final de 2010. Por mais trgica que tenha sido, a VITAS foi apenas o incio de um caos sem precedentes. Comeando com a violenta dissoluo do governo mexicano em 2011, mais governos caram nos cinco anos seguintes do que em qualquer perodo de tempo de extenso aproximada na histria. A fome tomou o mundo, aumentando o j enorme nmero de mortos. Protestos civis de grandes propores resultaram em ataques a usinas nucleares na Europa,

Shadowrun Brasil

09

d3system.com.br

o nascimento de uma nova e aperfeioada raa de trs das quais sofreram fuses nucleares. Houve preseres humanos. Quais foram esses sinais e eventos? cipitaes radioativas longas e prejudiciais. verdade que o mundo enfrentou provaes, de Nos calcanhares do VITAS, veio o fensastres e grandes mudanas, mas no um mundo meno assustador que mais tarde seria chamado de novo. ainda a boa e velha me Terra, mesmo que Expresso Gentica Obscura, ou EGO. No mundo em nova fase. inteiro, pais normais comearam a gerar crianas Um modelo melhor para esse tipo de mumutantes e deformadas. A Newsweek batizou essas dana a alterao histrica de a.C. para d.C.. crianas de elfos e anes. Parecia que o Apocalipse Ningum vivo na poca soube que ela aconteceu. afinal chegara. O ano 2011 hoje lembrado como Tendo sido revelada apenas mediante uma percepO Ano do Caos. o tardia, foi necessrio alterar o calendrio para Com milagres e calamidades sendo registraregistrar a mudana. das em todas as naes, religies nasceram e morreram. Surgiram profetas, proclamando o fim do mundo. Em 24 de dezembro, no mesmo momento em que centenas de japoneses ao passarem velozmente pelo Monte Fuji a bordo de um trem-bala A partir de 2014, o Coiote Uivante iniciou presenciavam a primeira apario do grande Drago uma revoluo nos Ryumyo, o profeta EUA que comeou a da Grande Dana desestruturar os pases O Aparecimento do Drago do Esprito, o norte daquele continente. americano Daniel Utilizando-se do Eu tinha certeza que no havia sido alucinao. Enquanto pescava Coiote sossegado com minha famlia, apreciando os golfinhos saltando sobre que alegava ser maUivante, a gua, vi uma grande sombra crescer atrs de mim. gia, ele permaneceu conduziu seus se De um s salto, a criatura se ergueu sobre a grama esparsa, lanandurante todo esse ano do-se num vo determinado rumo ao mar. Na passagem, arrebatou guidores para desafiando a autorinum nico golpe o pobre golfinho. No posso dizer com certeza a cor alm dos portes da criatura, mas o reflexo avermelhado do pr do sol lhe dava essa dade do governo nordo centro de ree tonalidade. te americano. ducao, e um Era realmente muito grande. Eu juro que estou dizendo a verdade. A Repblica Livre Voc precisa acreditar em mim. Drago ocidental da Irlanda foi estade pele averme belecida nesse pe Eduardo Marques Oliveira, bancrio, em depoimento cedilhada foi visto por rodo, bem como a do ao jornal Notcias Populares em 25 de dezembro de 2011, centenas de tu dissoluo completa sobre o aparecimento do Drago Laudenzack em Fernando ristas alar vo da de Noronha. do governo branco ilha de Fernando da frica do Sul. Em de Noronha. 2015, grandes tribos J no hade Ps-Grande desvia mais dvidas ceram as encostas do nessa poca: a maAconcgua, em direo s vilas chilenas da regio gia retornara ao mundo. de Via Del Mar, buscando alimento. A primeira reao do povo daquelas cidades foi como do esprito humano a violncia. Novos incidentes foram registrados por todo aquele ano. Em outubro, a Argentina, sob o O que conhecido como Ano do Caos foi comando do General Alencar, declarou que as Ilhas verdadeiramente o fim da idade antiga e o incio da Malvinas seriam novamente anexadas seu territnova, o amanhecer do mundo Despertado. Alguns rio. Face aos problemas que a Inglaterra enfrentava, msticos apontam o calendrio Maia como sendo em decorrncia do vrus VITAS, a nica resposta proftico, lembrando que ele prediz o comeo de um daquele pas foi um desagravo junto ONU. novo ciclo para a humanidade em 24 de dezembro Um acordo, firmado em 12 de agosto de de 2011. Os mesmos msticos alegam que a apario 2016, garantiu apoio militar do Chile Argentina, do drago Ryumyo o marco daquilo que os maias em caso de necessidade, o que viria a ser utilizado chamaram de o alvorecer do sexto mundo. posteriormente na guerra contra os Cartis Bolivia Tivessem pesquisado mais, esses sonhadonos, culminando com a proclamao da Repblica res teriam descoberto que os Maias tambm preCisplatina, anos mais tarde. disseram uma hecatombe mundial que proclamaria

O Inferno no Mundo

O Sexto Mundo

Shadowrun Brasil

10

d3system.com.br

Em 2016, o presidente americano Garrety foi assassinado. Logo em seguida ocorreram tambm os assassinatos do Presidente da Rssia, Nikolai Chelenko; da primeira-ministra Lena Rodale da Gr-Bretanha, e do Ministro Chain Shon de Israel. Em 2018, aps o ano anterior ter sido repleto de catstrofes atribudas Coiote Uivante e seus Danarinos do Esprito, os governos dos EUA, Canad e Mxico forjaram o pacto de Denver, onde a maior parte da regio oeste da Amrica do Norte tornou-se uma nova Nao. Outros acontecimentos importantes desse ano foram a exploso em rbita do nibus espacial Amrica, que matou 300 cidados na Austrlia, e a criao, pelo Dr. Hosato Hikita, da ESP Systems Incorporation de Chicago, da primeira gerao do Sistema de Induo Sensria Artificial. Enquanto a indstria de entretenimento comeou a explorar desvairadamente os aspectos comerciais do sensorama, outros pesquisadores viram a tecnologia como uma soluo para o controle da exploso de dados. Os movimentos de guerra de guerrilha intensificaram-se nos pases da Amrica Central, com Golpes Militares sucessivos ocorrendo em El Salvador, Nicargua, Costa Rica, Honduras e Guatemala, numa guerra civil sem fronteiras se espalhando por toda a ligao stmica entre os grandes continentes do Novo Mundo.

Mutao
Em 30 de abril de 2021, iniciou-se um fenmeno totalmente inexplicado. Por todo o mundo, um entre cada dez homens e mulheres subitamente mutaram em formas humanides horrendas. Para alguns, o processo foi curto e indolor. Outros passaram dias ou semanas hospitalizados. Alguns se recuperaram, enquanto outros morreram gritando em agonia. Naquelas semanas horrveis, duas novas raas de humanos emergiram como flores primaveris sob o sol Despertado. Mutao ou Kawaru foi o nome dado pelos meios de comunicao a esse processo aparentemente catastrfico, que era apenas mais um sinal da reemergncia da magia. Os estudiosos tm seus prprios nomes para isso, palavras incrivelmente polissilbicas ou fileiras de consoantes formando fileiras de palavras aparentemente desconexas. Mas, seja qual for o nome, o resultado sempre o mesmo.

Shadowrun Brasil

11

d3system.com.br

Nenhuma raa ou grupo tnico foi poupado quando 10% da populao mundial se transformou em criaturas que logo seriam batizadas de Orks e Trolls, projetando os sombrios mitos nrdicos nas mudanas fsicas sofridas pelas vtimas. A maioria desses desafortunados ficou traumatizada pela experincia. E, se no, seus entes queridos ficaram. Alguns entenderam o nome que lhes foi conferido pela imprensa como uma licena para agir como os duendes e monstros das lendas, gerando muitos incidentes violentos. Tivesse o fenmeno terminado aqui, os danos psicolgicos certamente seriam curados depois de certo tempo. Mas algumas crianas normais tambm comearam a mudar medida que cresciam, juntando-se s legies dos assim chamados Orks e Trolls. Esses ou se juntaram sua prpria espcie ou se casaram com almas de corao aberto que podiam ver atravs das conchas fsicas. Algumas vezes essas unies geravam proles normais; em outras, produziam os novos tipos raciais. Mas nem todas as crianas normais permaneceram dessa forma. Muitas passaram subitamente pela mutao durante a puberdade; mais uma vez, o trauma terrvel e seus desajustes decorrentes circularam pela comunidade. Conforme fora noticiado mais tarde, durante os conflitos que precederam a derrubada do Congresso Nacional pelos terroristas da B.R.A.S.I.L., dezenas seno centenas de indgenas e moradores de reas litorneas tambm mudaram para formas semi-senscientes, com uma compulso pelas regies de floresta densa, batizados de curupiras, bois-tat e outros seres msticos. Ao menos um incidente foi noticiado num Haras na regio da Serra da Mantiqueira, na cidade de Lambari, onde todos os cavalos destruram os celeiros, deixando-os em chamas, fugindo para a Mata Atlntica num frenesi de fogo, segundo testemunhas, que brotava de suas crinas e cabeas. Nenhuma dessas criaturas jamais foi recapturada. A EGO, a mutao e a violncia por elas causadas preocuparam as pessoas da Terra durante a maior parte do ano seguinte. At ento a cor e a religio haviam sido a grande barreira entre os homens, mas agora as pessoas do planeta comeavam a odiar e temer as novas raas que surgiam: elfos, anes, Orks e Trolls. No ano de 2022, conflitos raciais varreram o globo numa escala jamais vista. Em meio ao tumulto, novas naes emergiram, quando estados separaram-se das naes que tinham-nas colonizado ou coalesceram a partir de duas ou mais unidades. Na Amrica do Sul, as mudanas mais importantes foram a criao da Nao Cisplatina,

do Estado Militar de Livre Comrcio do Paraguai (EMLICOMP), e da Coalizo Independente Cali Bogot Medellin, surgido de um golpe militar de guerrilheiros e cartis de droga da Colmbia, a noroeste daquele pas. Apesar dos conflitos sangrentos que se seguiriam, e face a baixa militarizao do Brasil, a maior faixa territorial coesa e sob um mesmo governo passou a ser nossa Repblica Federativa, que s comeou a dissolver-se aps 2029. Numa tentativa intil de controle, o governo dos Estados Unidos declarou lei marcial durante vrios meses, enquanto da Rssia e de outras naes na Comunidade dos Estados Independentes pingavam relatos a respeito de mortes em grande escala. Temendo por suas vidas, muitos dos seres mutantes buscaram refgio no submundo, no campo ou em comunidades de suas prprias espcies. O Grande xodo, como ficou conhecida a investida federal brasileira para conteno do fenmeno, foi marcada por meses de peregrinaes das novas raas em direo a cidades santas, como Conceio Aparecida, Juazeiro do Norte e Salvador. As cidades de Niteri, Parati e Angra dos Reis tornaram-se o maior refgio lfico do planeta, at a criao do Tir Tairngire. Por sua vez, a ilha de Florianpolis foi quase totalmente tomada por Orks e Trolls advindos de Santa Catarina, Paran e Rio Grande do Sul, boa parte deles por ordem governamental. As grandes concentraes de meta-humanos comeavam a beirar o limite possvel antes de explodir em confrontos, quando outro espectro mais pavoroso que qualquer ork ou troll ergueu a cabea na forma de uma nova onda da praga VITAS. Enquanto mais uma parte da populao mundial caa diante do ataque furioso das pestes, a violncia racial arrefeceu, unindo pelo mundo humanos e novas raas. Foi nesse ano sombrio que a Data e em seguida a Veja, revistas de notcias sobre eletrnica e variedades, respectivamente, criou o termo despertados para os meta-humanos e as outras formas de vida que haviam surgido recentemente.

Shadowrun Brasil

12

d3system.com.br

O Alvorecer da Magia

Embora a humanidade estivesse sofrendo mais uma crise devastadora, a cincia e a tecnologia continuavam a progredir. Em 2024, comeou a ser comercializada a primeira unidade de entretenimento de sensorama (um tipo de videocassete sensorial). A unidade oferecia impresses sensorias to rudimentares que o usurio tinha total conscincia de que a experincia era uma simulao. Em 2025, a magia finalmente foi aceita mundialmente como cincia. O MEC concedeulhe reconhecimento acadmico estabelecendo o primeiro curso facultativo de estudos ocultos na Universidade de So Paulo. Em dois anos, programas de magia tcnica e instalaes de pesquisa em magia foram estabelecidos no MIT & M Instituto de Tecnologia e Magia de Massachusets e nas Universidades de So Paulo e Campinas. Enquanto o estudo de magia representava uma entrada para o reino astral, pesquisas secretas e conjuntas de vrios governos exploravam outro mundo misterioso: o eletrnico. Em 2026, os primeiros viajantes do ciberespao davam passos mancos naquilo que hoje conhecemos como a Matriz. O primeiro ciberterminal foi uma cmara de isolamento do tamanho de uma sala, munida de conectores com contatos mltiplos e diversos sistemas de apoio para o operador. A instalao foi projetada para uso da inteligncia militar. Os primeiros voluntrios enlouqueceram. Em 2027 a cincia buscava outro avano, desta vez na parte do mundo banhada pelo sol. Depois de anos de perseguio ao sonho da energia gerada pela fuso fria, a primeira usina de fora entrou em operao. Embora o sonho de pequenos geradores ainda no tivesse sido alcanado, a pesquisa conduziu a conquistas que possibilitaram a criao de usinas de grande porte no exterior. A outra conquista desse ano foi o refinamento dos neuroterminais. Quando os sistemas de computao tornaram-se incrivelmente complexos no final do sculo XX, muitos programas substituram as longas sries de comandos por desenhos simples, ou cones, que simbolizavam comandos especficos ou programas. O usurio indicava o cone desejado, e o computador faria aquilo que o desenho significava. No final da dcada de 1990, um usurio tpico estava lidando com tantos milhares de cones que os sistemas de processamento de dados ruam sob o peso da prpria complexidade.

Shadowrun Brasil

14

d3system.com.br

Em 2029, a Sony Cybersystems, a Fuchi Industrial Electronics e a RCA-Unisys tinham todas desenvolvido prottipos de ciberterminais que permitiam ao usurio interfacear com a rede mundial de dados atravs de seu sistema nervoso, que traduzia os dados e transmitia os comandos. Ao invs de digitar comandos ou clicar cones, as operaes eram realizadas literalmente velocidade do pensamento. Esses primeiros ciberterminais eram grandes, requerendo que o usurio estivesse num tanque de isolamento sensorial. O objetivo da pesquisa, patrocinado por vrias agncias de espionagem, era possibilitar a invaso de sistemas de dados por esquadres de choque de super piratas de dados. Nos EUA, a CIA, a NASA e a IRS juntaram suas foras para explorar essa tcnica. Sob o nome cdigo de Echo Mirage, recrutaram e treinaram uma equipe de cibercomandos. Esbarrando em dificuldades como equipamentos defeituosos e psicoses induzidas pelos sinais sensoriais gerados pelos ciberterminais primitivos, a Echo Mirage estava avanando na direo de uma tecnologia exeqvel quando ocorreu o desastre internacional.

O Novo Craque de 29
Em 8 de fevereiro de 2029, os sistemas de computador do mundo inteiro foram atacados, aparentemente ao acaso, por um vrus de computador de uma fora sem precedentes. Os sistemas quebraram, seus dados foram completamente apagados e at mesmo seus hardwares foram danificados pelos efeitos do vrus. medida que o programa assassino se espalhava, governos caam. A economia mundial beirava o colapso. Durante os trs primeiros meses do ano, o vrus se espalhou pela rede de dados que mantm o mundo em sintonia. Por ordem da ONU, a Echo Mirage e projetos semelhantes foram acionados para neutralizar o vrus, mas os agentes tiro certo desses programas foram sobrepujados pelas exigncias psicolgicas do combate psicofisiolgico no ciberespao. Os mestres da Echo Mirage e do programa Aniquilao da USP reagiram, recrutando os mais brilhantes, ainda que excntricos e rebeldes, processadores de dados da indstria e universidades. Destes, os melhores foram escolhidos e forados a um programa de treinamento brutal, realizado pela prpria Echo Mirage, totalizando 32 homens e mulheres dentre eles um brasileiro e um argentino que terminaram o treinamento com a sanidade intacta.

Entretanto, foi preciso esperar at agosto de 2029 para que a nova equipe, armada com cibertecnologia aperfeioada, pudesse montar um ataque coordenado contra o programa matador. Aps dezoito minutos de luta contra o vrus, quatro membros da equipe estavam mortos. Quando os arquivos de dados foram analisados, duas coisas ficaram claras: primeiro, o programa vrus podia induzir bioretroalimentao (biofeedback) letal em humanos acessando a Matriz; segundo, nenhum computador de segurana existente teria condies de nem mesmo retardar uma pessoa usando um ciberterminal. As empresas envolvidas no esforo ficaram horrorizadas com a facilidade com que a Echo Mirage penetrou em seus sistemas de dados de segurana mxima. Em reao a isso, atravs de pesquisas secretas, as empresas comearam a desenvolver novos softwares de segurana que poderiam repelir tecnautas usando uma interface com a Matriz. Isso incluiu uma pesquisa para duplicar os efeitos letais gerados pelo vrus. O software resultante foi a primeira gerao de guardies eletrnicos de linhas e operaes, ou GELO, como so mundialmente conhecidos. A Echo Mirage aprendeu tcnicas para isolar e conter o vrus. Equipados com novos programas de combate e ciberterminais reforados, comearam a longa tarefa de expurgar a infeco da Malha. At o final de 2031, eles tinham eliminado a ltima concentrao conhecida do cdigo vrus. Esses terminais de segunda gerao usavam hardware do tamanho de uma mesa e dispensavam o tanque de isolamento sensorial. Pouco tempo depois da eliminao total do vrus, quatro dos membros sobreviventes da Echo Mirage se retiraram para o setor privado, para o qual foram transmitidos os segredos da nova tecnologia. Em maio de 2034, a Matrix Systems de Boston, comeou a comercializar o primeiro ciberterminal pirata. Seis meses depois, o computador da Matrix Systems foi inutilizado e seus dois funcionrios morreram em acidentes sem relao aparente com os fatos. Da perspectiva do complexo militar-industrial, os danos j haviam sido causados. A tecnologia da Matriz fora liberada. A Fuchi Industrial foi a primeira grande empresa a desistir de combater a invaso de tecnautas quando, em 2036, colocou no mercado seu primeiro ciberteclado de terceira gerao, o desktop CDT-1000. A maioria dos neuroterminais vendida hoje composta de mquinas licenciadas que injetam uma assinatura exclusiva nos arquivos de qualquer sistema que acessam, registrando dessa forma todas as atividades legais na Matriz. Entretanto, h anos os usurios piratas, ou tecnautas, vm adquirindo neu-

Shadowrun Brasil

15

d3system.com.br

Devido ao caos do craque dos computadores, outro evento importante de 2029 passou relativamente desapercebido. Naquele ano, as Naes Nativas da Amrica do Norte declararam que as emergentes raas meta-humanas eram bem-vindas nas terras tribais.

Os Super Poderes
O craque dos computadores foi a marcha fnebre para os dominadores do mundo. J enfraquecidos pelas catstrofes das trs primeiras dcadas do sculo, e fatigados pelas provaes do Mundo Despertado, eles ruram sob a nova crise. Durante vinte anos, comeando em 2030, as pessoas da Europa e da sia enfrentaram uma srie de conflitos, hoje conhecidos como as Euroguerras. Com seus sistemas de comunicao e vigilncia despedaados, o poder dominante da Repblica Russa se viu diante dos outros membros da Comunidade de Estados Independentes CEI exigindo o cumprimento de antigas promessas de independncia autntica. O conflito foi dificultado e prolongado quando potncias da Europa Oriental, como a Alemanha e a Polnia, foram arrastadas para a guerra. Tambm durante esse perodo, o Despertar alastrouse pelas Regies Baixas da Sibria Ocidental, a Iaktia (um pas xamanista), e todos os outros territrios a oeste das regies baixas. Como os Estados Unidos e o Canad, os russos tambm perderam seus campos para os recm-chegados. O craque foi um chute no estmago dos EUA. Num pas cada vez mais dependente das tecnologias de informao, o vrus foi mais devastador para a economia que o VITAS fora para a populao. A situao do Canad foi ainda pior. Em 2030, o que havia sobrado dos EUA (menos as terras cedidas NANA) juntou-se ao que havia sobrado do Canad, incluindo seus principais centros industriais e importantes reas de recursos naturais. O novo governo foi chamado de Unio dos Estados Canadenses e Americanos (UNECAM), apesar dos protestos em ambos os lados da fronteira. Quase quatro anos depois, uma coalizo de dez estados sulistas separou-se da unio para formar a Confederao dos Estados Americanos (CAS). A CAS foi instantaneamente reconhecida por Aztlan (anteriormente Mxico), ele mesmo recentemente separado da NANA. Os nimos se exaltaram, e o medo de uma segunda guerra civil se espalhou. Contudo, a transio foi relativamente organizada. As unidades militares, com suas lealdades divididas, partiram-se e se transferiram para seus pases de pre-

ferncia. Os incidentes violentos foram poucos. A Europa no teve a mesma sorte. Em 2031, uma desesperada Repblica Russa atropelou a Bielorrsia e lanou uma invaso da Europa para garantir recursos vitais e industriais. A Rssia e suas foras aliadas depararam-se com uma oposio por parte da Alemanha, Polnia e da OTAN; oposio essa inesperadamente forte, ainda que tenham lutado sem o auxlio de seus belicosos aliados norte americanos, que se afundavam em suas prprias guerras. Numa tentativa de isolacionismo, o congresso dos EUA havia retirado suas tropas da Europa. Em um ano o conflito europeu chegou a um impasse; o desgaste revelou-se implacvel. Embora as perdas em homens e materiais tenham sido altas em ambos os lados, poucos territrios realmente trocaram de donos. Ento, no final de 2032, as foras russas, tendo obtido uma dominao precria sobre uma parte significativa da Polnia, renovaram a guerra com um ataque surpresa a Berlim. Suas foras aerotransportadas, que tinham sido cuidadosamente poupadas enquanto as outras repblicas e seus aliados punham em combate tudo que possuam, obtiveram inicialmente grandes vitrias. Os aliados perderam o equilbrio, mas ainda assim conseguiram retardar a ofensiva. A Gr-Bretanha, que antes no se comprometera, entrou no conflito enviando tropas para os Pases Baixos, com o fim de proteger os interesses britnicos. A escalada da guerra parecia inevitvel. Ento, na noite frgida de 23 de janeiro de 2033, os monitores aeroespaciais suecos detectaram vrias aeronaves cortando os cus da Europa setentrional; pareciam bombardeiros de combate Nightwraith da Aerospace FA-38 britnica. Num ataque relmpago, as aeronaves anularam os centros estratgicos de comunicao e comando pertencentes aos dois lados. Com seus planos de ofensiva prejudicados alm de qualquer chance de recuperao, os dois lados anunciaram um cessar-fogo no dia seguinte. Nenhuma nao jamais assumiu a responsabilidade do ataque dos Nightwraith. Embora os combates principais tivessem terminado, as Euroguerras continuaram ainda durante muitos anos, enquanto as fronteiras eram retraadas e as tropas de ocupao mudavam de posio. A Comunidade Econmica Europia ruiu. A Itlia, a Frana Meridional e a Europa Sudeste estilhaaramse em centenas de pequenos estados, retornando ineficiente poltica de cidades-estado que um dia fora seu grande mal. Perdida em impotentes sonhos imperialistas, a Repblica Russa continuou a lutar para reconquistar territrio, mas foi repelida de todos os campos de batalha por Estados vizinhos, pela presso das empresas e pelo fenmeno do Despertar.

Shadowrun Brasil

16

d3system.com.br

Paralelamente, enquanto os conflitos morriam na Europa, a violncia crescia na Amrica do Sul. O governo colombiano, na esperana de retomar os territrios perdidos para os cartis de droga e guerrilheiros separatistas anos antes, solicitou auxlio Repblica Cisplatina, numa investida de dois anos que alterou pouco a situao. No calor da guerra declarada, descendentes Incas e Maias do Peru, Equador e das regies Andinas iniciaram combates que redefiniram as fronteiras daqueles pases, fazendo renascer duas civilizaes praticamente extintas na forma do Estado Quetzocuatal. Notadamente auxiliadas pelo poderio militar e empresarial de Aztlan, as foras mgicas dos habitantes originais da Amrica do Sul tomaram a costa do Oceano Pacfico, desde o sul do Equador at o norte do Chile.

O Brasil no se envolveu nesses eventos por seus prprios problemas. O Presidente Carlos Manfredini, eleito em 2027 para o mandato at 2031, viu-se pego no caos do craque de 29. Grande parte do capital de investimento futuro mundial encontrava-se no Brasil, que havia conseguido, face a condescendncia de seu povo, superar rapidamente os problemas da mutao e do VITAS, num esforo conjunto com a Repblica Democrtica Cubana, renomada por seus dois Prmio Nobel em medicina e gentica. A regio paulista de Cubato e Santos havia sido totalmente arrendada para multinacionais estrangeiras, que apesar dos protestos ecolgicos prosperavam em detrimento da mata atlntica remanescente. No incio de 2029, todas as espcies de plantas e animais nicas daquela regio foram declaradas extintas ou em grave risco de extino. Os metroplexos de So Paulo e Campinas, num acordo intermunicipal, absorveram a arrecadao e problemas das cidades vizinhas, exemplo seguido de perto por Curitiba, Belo Horizonte e Rio de Janeiro. Mas os problemas aumentaram de maneira inversamente proporcional arrecadao. Protestos e movimentos de guerrilha, como o autodenominado Movimento Neo-Tenentista, passaram a surgir como ressonncia das calamidades europias, norte e centro-americanas e do prprio conflito Cisplatino-Colombiano. Aps o craque de 2029, a economia nacional ruiu, acompanhando o desastre mundial. A capacidade de arrecadao nacional desmoronou e os pagamentos de aposentados, pensionistas, funcionrios pblicos e dependentes de auxlios governamentais como salrio desemprego e cestas bsicas ao MST foram paralisados por seis meses. Greves e saques varriam todas as regies nacionais, com mais intensidade no Sudeste, Nordeste e Centro-Oeste. Apesar do exrcito nas ruas, as principais capitais tornaram-se um aglomerado de famintos, humanos e meta-humanos, no limite suportvel de uma guerra civil. Com a entrada de 2030, diversos movimentos paramilitares pipocavam nesses centros urbanos. Os principais deles foram o Movimento Neo-Tenentista 7 de Setembro, que surgiu no interior de So Paulo e depois migrou para o Rio de Janeiro, e uma dissidncia do Movimento Armado dos Sem Terra MAST liderado pelo filho de Denis Albuquerque, Felipe Albuquerque de Sousa ou Felipe Carcar, um grupo extremista de esquerda que pregava a renovao total do Congresso como sendo o nico meio de erradicar a impunidade e o desvio de verbas para obras faranicas sem fim social, como

Shadowrun Brasil

17

d3system.com.br

pontes, viadutos e hidreltricas, alm de poos artesianos em latifndios particulares no norte e nordeste. Esse grupo terrorista se autodenominava B.R.A.S.I.L. Brigada Revolucionria Armada para Soluo da Impunidade Legislativa. Seu lder, Felipe Carcar, xam urbano e estrategista militar, foi responsvel pela invaso e assassinato de vrios membros das Casas Legislativas de So Paulo, Curitiba, Rio de Janeiro e Belo Horizonte at agosto de 2032, quando foi dado como desaparecido. Seu movimento, entretanto, no acabou. Com o auxlio clandestino de pequenas e mdias empresas, esmagadas pelo peso dos impostos, o grupo foi responsvel pela invaso de quatro bases do exrcito, inclusive o Paiol de Quitana em SP, o que resultou na morte de 78 pessoas, entre eles 43 militares, na Semana da Ptria de 2032. Visto a reeleio de Manfredini em 2032, esperava-se uma rpida soluo por parte do governo federal para essa ameaa, mas ele j protelava uma ao mais enrgica h quase dois anos. Os esforos do presidente, devido s presses polticas envolvidas, concentraram-se tanto em aniquilar os guerrilheiros da B.R.A.S.I.L. que as verbas disponveis ao servio de inteligncia brasileiro se tornaram insuficientes na monitorao de outros grupos. Em outubro de 2032, o MAST e o Grupo 7 de Setembro, numa ao aparentemente conjunta e bem elaborada, tomaram a Usina Nuclear de Angra dos Reis, invadiram mais de duzentas fazendas no Cear, Par e Piau, apossaram-se das Usinas hidreltricas de Tucuru (PA) e Itaip (PR), unindo um contigente rebelde de quase vinte mil pessoas, com diversas e incongruentes reivindicaes: a renncia do presidente e seus ministros em prol duma Junta Militar de Governo, a desapropriao das fazendas invadidas, libertao de presos polticos dos movi-

mentos guerrilheiros, pagamento de vencimentos atrasados a funcionrios pblicos e outras exigncias pouco relacionadas entre si. Apesar do movimento coordenado dos grupos, desavenas internas, com guerrilheiros matando-se uns aos outros, acabaram gerando o derretimento nuclear de Angra II e o fuzilamento das quarenta pessoas por grupamentos do exrcito paranaense e paraguaio invasoras na Usina de Itaip, em 26 de outubro. No entanto, a Usina de Tucuru no permaneceu intacta. Quando, no dia 31, o exrcito decidiu invadir a rea onde estavam os rebeldes, uma exploso de quatro megatons dizimou as turbinas simultaneamente. Todos num raio de 1,8 quilmetro morreram. Anlises periciais posteriores comprovaram que o explosivo plstico usado, da classe C-VIII, advinha de foras especiais norte americanas. Nunca se soube como os guerrilheiros tiveram acesso a esse e outros equipamentos. A retirada das famlias das fazendas gerou conflitos armados que causaram a morte de duas mil pessoas, segundo dados governamentais. Outro fato relevante desse ano foi o abaixo assinado iniciado pela FIESP, exigindo autonomia fiscal completa para a regio sudeste, gerando uma proposta na Assemblia Legislativa que tramitou at o meio do ano seguinte, sem soluo. O acordo firmado entre o Conclave de Meta-humanos de Florianpolis com as empresas mineradoras de carvo e gemas coradas, trouxe benefcios inditos para o mundo daqueles que sofreram o Kawaru, com escolas de arquitetura, geologia, geografia e engenharia civil exclusivas para Orks, anes e trolls dedicados exclusivamente ao trabalho duro das jazidas minerais de Santa Catarina, Paran e Rio Grande do Sul. A produo de Urnio e terras raras da Regio Sul triplicou em seis meses.

Shadowrun Brasil

18

d3system.com.br

a ~ Dissolucao , do Congresso

Nos calcanhares dos ataques de guerrilha, e devido ao Poder Legislativo de vrias capitais estar nas mos de suplentes, foram convocadas eleies gerais para 15 de novembro de 2033. Apesar do temor geral, essas transcorreram sem quaisquer tipos de problemas. Os candidatos eleitos e os sucedidos confraternizaram-se pela volta da democracia. Mas os problemas pareciam perdurar. Trs semanas antes da posse, um novo escndalo do oramento abalou as estruturas de cada senador e deputado federal de Braslia, e todos os meios de comunicao e o pblico quase fizeram uma prece pela B.R.A.S.I.L. Talvez, como uma das estranhezas do Sexto Mundo, essa prece malfeita foi atendida. No dia 01 de janeiro de 2033, data da posse dos novos legisladores, enquanto o Presidente Manfredini fazia seu pronunciamento, dezenas de aeronaves leves de pouso vertical cercaram o Congresso Nacional. Os jatos Mirage da FAB pouco puderam fazer para impedir a investida de cerca de cento e cinqenta homens armados que tomaram a solenidade. Apesar do pnico, o presidente e quatro ministros conseguiram fugir, s custas de sete homens do corpo de segurana. Aps render os membros dos Drages da Independncia presentes, Felipe Carcar subiu ao palanque e, em rede nacional, informou que a B.R.A.S.I.L. tomava, a partir daquele momento, as rdeas da punio daqueles congressistas vis e corruptos, que impediam o avano nacional. Trazendo o presidente da Cmara dos Deputados frente das lentes da imprensa, Felipe ordenoulhe confessar sua culpa nos escndalos de verbas e, em seguida, fuzilou-o. O grupamento de choque da polcia militar do Distrito Federal, aps duas horas de negociao, decidiu que invadiria o local. Felipe ordenou a morte de um congressista a cada cinco minutos, caso essa ordem no fosse retirada. De alguma forma, todos os passos das autoridades eram previstos e respondidos altura pelos invasores. No final do Dia de Confraternizao Universal, quase todos os legisladores sucessores e sucedidos haviam morrido pelas armas dos Brigadeiros ou pelos disparos da prpria PM. Ao amanhecer do dia 02, quando o 4 Regimento de Cavalaria Blindada invadiu o prdio, restavam poucos invasores, entre eles o prprio Felipe Carcar, que se utilizando de sua magia, num efeito no identificado at hoje pelos catedrticos em magia da USP, derrubou toda a cpula do Congresso sobre si, seus aliados e seus antagonistas. Os corpos dos quatro brigadeiros

Shadowrun Brasil

20

d3system.com.br

alguns dias depois, s margens do Rio Araguaia. O governo federal ctico quanto sua incapacidade de rechaar uma investida militar desse porte, aparentemente ridculo decidiu agrupar suas foras em Braslia e aguardar a investida do triunvirato de Drages e suas hordas de Orks, Elfos e Trolls. Nesse nterim, as tropas invasoras tambm receberam seus reforos de Rondnia e da Zona Franca de Manaus, atravs dos aeroportos tomados. Surpreendentemente, guarnies do Movimento Armado dos Sem O conflito comeou em 10 de fevereiro de Terra dos estados do Nordeste anunciaram sua unio 2034, quando uma frota de quase duzentas aeronas tropas, na esperana de que, com a tomada do ves paramilitares de trs mdias corporaes mulpoder e seu auxlio, tivessem liberdade para redistritinacionais, acompanhadas de trs grandes Drages buir os latifndios daquela regio. A legio crescia, Hualpa, uma serpente emplumada, Sirrurg e mas mesmo assim no intimidava o presidente. Laudenzack, dois drages ocidentais invadiram Sem o apoio de uma casa legislativa, diso espao areo brasileiro. O SIVAM (Sistema de solvida com a invaso do Congresso Nacional pela Vigilncia da AmaB.R.A.S.I.L. Briznia) e as Guargada Revolucionria nies de Selva Armada para SoluViajem Astral constataram que o da Impunidade Ns tnhamos toda a situao sob controle ttico. Secretamente, as naves se dividiLegislativa no ato comeamos a organizar a invaso. Segundos aps a ordem de corram em pelotes de posse em janeiro tar o fornecimento de energia e gua, nossa freqncia de rdio foi de meta-humanos, ltimo, o presidente invadida por Felipe, dizendo que mataria um senador a cada cinco minutos se fizssemos isso. Ordenamos silncio total no rdio, mas rumando para trs ordenou o bombarmesmo assim eles sabiam EXATAMENTE o que fazamos e quando. campos de pouso: deamento da cidade Para tudo eles tinham uma contra-resposta. Semanas depois, quando Zona Franca de de Gurupi, base atual conseguimos analisar o local do conflito, nossos magos encontraram Manaus, pistas de dos invasores. Nesse resqucios de alguma atividade mgica desconhecida no espao astral pouso ilegais ao momento, o governo do lugar. Parece que os terroristas usaram uma tcnica muito avanada para norte de Rondnia percebeu que a maiosuperar nossas barreiras, to avanada que nem os nossos melhores e reas improvisaria das tribos indpesquisadores reconheciam! Nem preciso dizer o quanto isso nos deidas na reserva kaiagenas e membros do xou preocupados. Quem diabos lhes ensinou isso? p, localizada ao MST da regio havia sudoeste do Par, entrado na guerra, as Tenente Marcondes, sobre a frente de combate contra a descendo ento a sumindo uma postura B.R.A.S.I.L. rodovia BR 158, favorvel aos guartomando aeropordies; dentre eles, tos e bases milidestacaram-se dois tares sem fazer prisioneiros ou deixar sobrevindios das tribos panar e tupinamb e dois elfos ventes at atingirem a Serra dos Xavantes, na sertanejos, que iriam se tornar mais tarde membros BR 153, em 14 de Fevereiro do mesmo ano. Dali, do Conselho Amaznico. Eles organizaram um riLaudenzack lanou seu ultimato: o governo brasitual, na parte mais larga do Rio Araguaia, prximo leiro deveria entregar-lhes toda a regio amaznica, cidade de Santa Terezinha, no qual participaram pois agora eles eram os guardies da ecosfera, e os membros das tribos Tupinamb, Kaiap, Karajnicos capazes de assegurar sua sobrevivncia ante Aruan, Xerentes, Xingu, Apinay e Catet, numa o desmatamento predatrio iniciado em 2004. Caso pajelana iniciada na noite de 15 de fevereiro. contrrio todo o arsenal militar tomado nas bases de Sabendo que o conflito era inevitvel, os Tocantins seria voltado contra o governo brasileiconselheiros das tribos invocaram as foras da me ro, num ataque total que reduziria todas as grandes natureza, O Grande Esprito Das guas, que se percidades de Gois, inclusive a Capital, parcialmente sonificou numa cheia de enormes propores, desvazia em decorrncia do incidente de 1 de janeiro truindo a barragem de Sete Quedas, aumentando o anterior, a escombros. nvel das guas dos rios Amazonas, Xingu, Iriri, Ara Caso esse poderio no fosse suficiente, as guaia e seus afluentes, num raio de mais de seiscenforas mgicas da Terra proclamariam sua vontade, tos quilmetros, em menos de uma hora. Quando os como seria demonstrado na pajelana ser realizada jatos da Fora Area Brasileira aproximavam-se de identificados pelas cmeras internas de segurana nunca foram encontrados. Houve quatro dias de luto nacional pelos mortos, alm de novas eleies convocadas imediatamente.

Nasce o Estado Amaznico

Shadowrun Brasil

21

d3system.com.br

Serra Dourada, o cu tornou-se escuro, com nuvens negras cobrindo toda a regio. Na pior tempestade tropical j registrada, as descargas eletromagnticas danificaram todos os instrumentos das aeronaves, que se perderam em meio as matas, caindo ou sendo obrigadas a pousos de emergncia no Parque Nacional do Araguaia. A violncia da tormenta derrubou cabos de transmisso de luz e comunicao, provocando um blecaute em toda a regio. O apelo tinha funcionado melhor do que se esperava, mas a natureza cobrara seu preo. exceo dos pajs panars, tupinambs, kaiaps e dos elfos sertanejos, nunca mais se teve notcia dos outros participantes dessa investida mgica. A cheia dos rios Xingu e Iriri nunca mais foi desfeita, tendo o leito dos rios aumentado permanentemente, criando uma barreira natural difcil de ser transposta. Tendo perdido este embate, que fora chamado de O Levante de Sete Quedas, o governo brasileiro se viu obrigado a medidas drsticas. Infelizmente, as foras da OTAN e os aliados europeus no poderiam, face as Euroguerras, fornecer apoio ou auxlio militar. Tampouco as antigas potncias norte-americanas, recm divididas entre o C.A.S. e a UNECAM, poderiam suprir nosso pas com aquilo que no possuam. Numa tentativa desesperada de manter a coeso da Repblica, o Presidente Manfredini decretou estado de stio, convocando todas as tropas dos estados da regio sul e sudeste para uma investida final a ser realizada no dia 18 do mesmo ms, Sbado de aleluia, contra os invasores. Na esperana de ganhar tempo, foi convocada uma reunio entre os lderes do autoproclamado Estado Amaznico e o governo brasileiro, para a manh de 16 de fevereiro, na Esplanada dos Ministrios. Compareceram a essa reunio o Presidente e seus generais; pelos invasores, Joo Alberto da Silva, elfo sertanejo e um dos lderes do MAST; o paj Wendigo Kaxinaw, da tribo antropofgica tupinamb; Hualpa, a serpente emplumada hispnica; Sirrurg, o Drago Ocidental amerndio e Laudenzack, o Drago Ocidental brasileiro, visto pela primeira vez na ilha de Fernando de Noronha. Esperava-se que desta reunio fosse elaborado um tratado, a exemplo do ocorrido anteriormente em Denver - EUA , mas os generais tupiniquins acharam que com a eliminao dos lderes da invaso, o restante das tropas seria facilmente reprimido. O ataque do primeiro Grupamento das Agulhas Negras de Minas Gerais e do Peloto dos Drages da Independncia as duas tropas de elite nacionais foi um massacre contra elas mesmas. O poderio mgico e fsico dos cinco membros rebeldes mostrou-se mais eficaz e letal que os fuzis FAU de ambas as companhias, e em pouco mais de 45 minu-

tos de combate os membros do conselho Amaznico alaram vo, deixando atrs de si mais de 50 mortos entre eles o Presidente e tambm uma frustrada unidade de infantaria antiarea. O novo comandante-em-chefe do Estado Brasileiro, Henrique Gomes Bachelard, rechaou publicamente o ultimato da fora amaznica, ordenando imediatamente uma retaliao total de todas as tropas disponveis s cidades de Gurupi, Manaus e Porto Velho alm de quaisquer outras bases identificadas do inimigo. Mas Laudenzack e suas foras tinham outra idia, iniciando naquela mesma noite uma marcha para Braslia, atravs da BR 153, impedindo o avano dessas mesmas tropas. Em vista do estado de stio, da ausncia de um governante legalmente institudo, e temendo que caso sassem vencedores, ver-se-iam novamente sob o jugo de uma ditadura militar, os governadores dos estados de RS, SC, PR, SP, RJ e ES amotinaram-se, ordenando que as tropas reunidas guardassem nica e exclusivamente suas fronteiras. Desprovidos desses reforos indispensveis, o General Bachelard e suas tropas seriam facilmente derrotados pelo exrcito conjunto do inimigo, das hordas indgenas e dos milhares de sertanejos do MAST. Na manh do dia 17, as tropas de Laudenzack invadiram e se estabeleceram em Braslia e nas cidades satlites, encontrando pouca ou nenhuma resistncia. Batalhes da Bahia e sul do Maranho e Piau iniciaram suas decidas at as bases do inimigo, enquanto o restante da fora area nordestina era dizimada pelas aeronaves e pelos prprios Drages em vo. Prevendo o desfecho iminente da guerra, o conselho do Estado Amaznico ordenou, no mesmo dia, que os habitantes da cidade evacuassem toda a capital e suas cidades vizinhas, tarefa coordenada pacificamente pelas tropas meta-humanas. Ao amanhecer do dia 18, o exrcito brasileiro iniciou o cerco Braslia, sendo que 75% da populao local havia sido retirada. Houve uma nova tentativa, por parte de Joo Alberto da Silva, de entregar os protocolos do acordo firmado ou quase no dia 16. Quando, munido de uma bandeira de trgua, o lder do MAST e dois soldados se aproximaram das tendas da inteligncia brasileira, foram alvejados por franco atiradores situados nas barricadas formadas na ponte Presidente Mdici. s 11:00h as barricadas do Estado Amaznico terminaram seu ajuntamento nas reas das pontes de acesso s Avenidas L4-sul, das Naes e a rea margem do Palcio da Alvorada e da Lagoa do Jaburu. s 11:15h, no acampamento da rea da torre de TV, os comandantes receberam a notcia de que o lder do MAST era prisioneiro da fora inimiga. A ordem foi imediata. A linha de frente das tropas meta-humanas passou a disparar

Shadowrun Brasil

22

d3system.com.br

num trabalho conjunto. Essa proposta foi inicialmorteiros nas tropas do exrcito, alm de explodir mente negada, mas com a eleio de 2037, ela foi as pontes de acesso. Dado o primeiro movimento, a retomada com novo flego, e acabou por ser aceita. invaso atravs de hovercrafts foi iniciada em mas Anlise de fitas trazidas a pblico anos sa, com uma perda de homens semelhante ocorrida depois demonstram que o ento Presidente eleito, um sculo antes na Normandia. Mais de quatro mil Willian Ferraz, fora financeiramente induzido a homens, incluindo civis, perderam a vida neste dia, aceitar a proposta, convencendo inclusive outros sem conseguir entretanto levar a cabo a retomada membros do alto escalo do governo. Nenhuma de Braslia. Impossibilitado de perpetuar uma guerra dessas hipteses podia ser confirmada com certeza, intil, o General Bachelard foi induzido pelo que mas o fato que o Presidente no se empenhou em restou da Assemblia Legislativa a assinar o Tratado desfazer os boatos que haviam sido lanados. Separatista da Amaznia, que cedia a rea leste do Aps o trmino dos conflitos em grande esrio Xingu e os Estados do Amap, Roraima, Amazocala, e a nova delineao de fronteiras brasileiras, nas, Acre e a parte norte de Rondnia ao novo Esamazonenses e da CIB, um novo embate aguardava tado Amaznico. Braslia o Plano Piloto ficou as tropas meta-humanas estabelecidas em Manaus. totalmente devastada com o combate, tornando-se Aproveitando-se do golpe de estado, na situao inabitada at os dias atuais. O governo brasileiro agora de total independncia, a antiga Guiana caiu, sendo substitudo por uma Junta Militar ProFrancesa tentou se visria. apoderar das reservas Os estados minerais princiCorporaces Laudenzack do sul amotinados, palmente ouro e diaem vista da desesAs Corporaes Laudenzack produzem uma infinidade de produtos, mante do antigo trutura da fora midiversos deles atravs de fbricas assimiladas pelo Estado Amaznico estado do Amap. litar do nordeste, quando da tomada da Zona Franca de Manaus. Desde veculos at o Num conflito que due claramente poscontrole de hidreltricas e extrativismo vegetal e mineral, passando pela pesquisa e controle de paraespcies, fabricao de remdios, rou vrios meses, com suindo 70% do PIB computadores, eletro-eletrnicos e siderurgia. batalhas espordicas, do pas que se desat 2040 a questo fazia, declararam Nessa rea, em especial, destaca-se a produo do metal mgico e no havia se resolvisua independncia raro Orichalcum, resultante da fuso de ouro, prata, cobre e merdo definitivamente. crio, mantidos coesos atravs da magia. Apesar do empenho da algumas semanas Corporao em produzir esse item em grande escala, inclusive com Apesar da extenso depois, formando a tomada da Jazida dos Carajs, o total de orichalcum vendido pela temporal do conflito, a Confederao empresa ainda pequeno. o nmero de mortos Independente Brae feridos no atingiu sileira CIB. Nos A despeito de outras reas industriais, a Zona Franca de Manaus e outras regies industriais do Estado Amaznico pertencem unicamente ndices muito altos. 18 meses subsea Laudenzack. Irritados com essa auqentes, novas indcia, os membros do vestidas por parte Conselho decidiram, do Brasil, visando em reunio no Teatro as duas novas nade Manaus, sede do Governo, que anexaria nos es, foram levadas adiante, com maior ou menor prximos cinco anos toda a rea de floresta amagrau de sucesso. Essas investidas, aliadas prpria znica existente, assimilando ambas as Guianas, o presso interna dos movimentos civis, paramilitares Suriname e partes da Venezuela, Colmbia, Peru e e empresariais, acabaram por exaurir a capacidade Bolvia. Acordos foram firmados entre Aztlan e o combativa do pas. Em maro de 2036, o governo estado inca-maia Quetzocuatal, forando Peru e Bodo Estado Amaznico e as Corporaes Laudenzack lvia a abdicarem, quase pacificamente, de partes de reivindicaram, a exemplo do ocorrido na Amrica suas terras no ano seguinte (2038). do Norte, direito de explorao sobre as jazidas da Venezuela e Colmbia no cederam to Serra dos Carajs, e outras jazidas localizadas no facilmente, no entanto. Aps enfrentamentos arMaranho, Tocantins e Piau, inclusive seus recurmados que duraram cerca de 3 anos (tambm at sos hdricos e usinas hidreltricas, num programa de 2040), os pases hispnicos, exauridos pelas guerras extrao sustentada com o aval dos representantes externa e interna, consentiram em arrendar terriindgenas, agora integrantes do Conselho Amaztrios, contanto que houvesse permisso para explonico. Como parte do acordo proposto, a Laudenzarao comercial mesmo que sob fortes impostos. ck se comprometia a auxiliar o governo brasileiro Suriname e Guiana se uniram num nico pas, exia erguer novamente sua economia, desenvolvendo gindo uma cadeira no Conselho Amaznico, ao inpesquisa em paracriaturas e melhorias biogenticas

Shadowrun Brasil

23

d3system.com.br

vs de serem esmagados pelo poderio mgico-militar das trs naes, e foram prontamente atendidos. Em meio deflagrao internacional pela posse total da Amaznia, um dos principais membros do Conselho Amaznico abdicou. Boatos que Sirrurg estava descontente com a poltica de Laudenzack comearam a correr no final de 2038. Numa entrevista revista Veja, anos mais tarde, um conselheiro yanomami no identificado afirma que ambos os drages travaram inclusive combate fsico e mgico para resolver suas desavenas. Nenhum desses boatos nunca foi confirmado ou negado. O fato que, aps os tumultos raciais contra meta-humanos que varreram a Amrica do Norte e os principais metroplexos da Amrica do Sul, entre eles os grandes centros da CIB e do Brasil, culminando naquilo chamado de A Noite da Fria, o drago norte americano abandonou suas obrigaes em fevereiro de 2039, nunca mais sendo visto. Eram notrias suas manifestaes de desagrado ao tratamento que os meta-humanos vinham recebendo nos pases surgidos das cinzas dos EUA e Canad. Suspeita-se que Sirrurg seja o responsvel pela derrubada do vo 329 da Euroair, dois anos depois. Aps a resoluo dos conflitos pela selva amaznica, em meados de 2041, e por desaprovar a manuteno da megacorporao de Laudenzack, que j colhia frutos de bioengenharia juntamente com o governo brasileiro, a serpente emplumada Hualpa retirou-se com suas tropas para a plancie Iucat, no que restara do Mxico, permanecendo como um soberano revolucionrio e aAztlan anexou a maior parte do Mxico, com exceo de Iucat, onde as foras despertadas de Hualpa, auxiliadas pelas de Laudenzack e Quetzocuatal frustraram toda e qualquer tentativa de posse.

Conflito Interno
Quando o bate-boca deixou de ser apenas isso, e os nimos se exaltaram, com os Drages ganhando os cus de Manaus, comeando a se engalfinhar, a noite se iluminou em clares escarlates, com o fogo partindo de ambos os combatentes. Troves ribombaram das nuvens tropicais em direo ao campo areo de combate, aparentemente se estilhaando nas defesas dos Drages. Aps alguns minutos de confronto mgico, com seus feitios causando mais dano cidade que ao oponente, ambos partiram para uma investida fsica, com garras do meu tamanho rasgando peles grossas como pedras. Pouco depois, eles caram como uma estrela cadente na direo da catedral de Manaus, destruindo uma de suas torres e abrindo um buraco de vrios metros no cho. A prxima coisa que vi foi o Drago brasileiro alar vo, seguido por Sirrurg. Eles ficaram no ar durante alguns minutos, voando em crculos. Pareciam estar discutindo. Ento, talvez lembrando que eram - ou foram, ao menos aliados, Sirrurg partiu, nunca mais voltando. Quando Laudenzack pousou, quase dava para sentir seu desagrado e tristeza. Depois daquele dia, o Conselho ficou em recesso por duas semanas.

extrado da revista Veja, traduzido de uma entrevista concedida por uma testemunha yanomami no identificada.

O Conselho

Os membros do conselho so o drago Laudenzack, dono da corporao Laudenzack; Rapina, uma paj da tribo panar, que participou do Levante de Sete Quedas; Joo Alberto da Silva, um elfo sertanejo ex-lder do MAST, que tambm guiou o esprito para aumentar o fluxo das guas do rio Xingu; o Wendigo Kaxinaw, membro da tribo tupinamb, conhecidos por sua grande fora fsica e suas atitudes canibalescas; o representante da Guiana-Suriname, o yanomami-tumucumaque Waimiri e Claudomiro Veiga, babalorix piauiense, antes pertencente ao Brasil, representante da comunidade mineradora de Carajs. Como membros benemritos, de cadeira reservada, encontram-se Hualpa e Sirrurg, ausentes por motivos pessoais.

Shadowrun Brasil

24

d3system.com.br

O Novo Brasil

Sempre me disseram que o serto ia virar mar. Eu nunca acreditei. At que eu vi. Maria das Graas Almeida, moradora do serto pernambucano.
O Brasil perdeu boa parte de seu territrio, e agora composto pelos estados do Cear, Rio Grande do Norte, Paraba, Pernambuco, Alagoas, Bahia, Gois, Sergipe e a parte norte de Minas Gerais, sudeste de Tocantins, e Mato Grosso do Sul. Apesar de nominalmente o Mato Grosso e a rea de pantanal do Mato Grosso do Sul pertencerem ao Brasil, essas terras se tornaram inabitveis devido s violentas tempestades fluviais e de man. Em estudos realizados com o Estado Amaznico, constatou-se dois fatores: as tempestades man so semelhantes aurora boreal, com um fluxo incontrolvel de energia partindo da terra e das guas lamacentas, despedaando qualquer objeto ou ser vivo inapto magia; segundo, provavelmente face essas tempestades, uma enorme quantidade de paracriaturas se desenvolveu naquela regio, com caractersticas de absoro de man. Algumas raas de meta-humanos se arriscam em meio a essas anomalias, tentando permanecer intactos e em segurana, estabelecendose como nmades, aproveitando ao mximo tudo que aquela terra restrita pode oferecer. A grande maioria desses colonos so homens e mulheres despertadas que terminam por desenvolver maiores poderes mgicos, em consonncia com o desequilbrio mstico daquela regio. Entretanto, sabido, mediante testes efetuados na Academia de Magia de Boa Vista, que tais aumentos mgicos advm da regio e no do indivduo, como uma forma de equilbrio para se enfrentar as agruras do pantanal. O congresso nacional, destrudo na revolta armada de 01 de janeiro de 2034, foi refeito na forma de um parlamento em 2038, aps o impeachment de William Ferraz, sob acusaes de corrupo. O primeiro ministro indicado, Marcelo Gritti Neto, tem governado desde ento. Nos sertes onde outrora se encontrava a caatinga e os horrores da seca, hoje h uma regio com mais vida vegetal e animal que antes, em vista de investimentos em irrigao e talvez outro fator determinante: alguns atribuem o fato tecnologia empregada depois de 2038, mas as lendas populares falam de uma grande magia responsvel pela mudana, parecida com a pajelana ocorrida em Novembro de 1998, quando

Shadowrun Brasil

26

d3system.com.br

um enorme incndio devastou a regio do ento estado de Rondnia, obrigando os membros das reservas indgenas locais a invocar o poder da me Terra, muito antes da magia Despertar, para apag-lo. O fato, noticiado com veemncia e descrena na poca, gerou histrias transmitidas pela tradio oral. Apesar dos cientistas afirmarem ser apenas uma coincidncia, horas depois da dana ter terminado, uma chuva torrencial se precipitou sobre o incndio. Houve, no primeiro semestre de 2038, uma grande romaria em direo a Juazeiro e a barragem de Sobradinho, o mesmo ocorrendo para a Barragem de Itaparica, o Aude Boqueiro na nascente do Rio Paraba e o Rio So Francisco, prximo cidade de Piranhas. Esses romeiros e pagadores de promessas eram guiados por conselheiros e padres, com forte convico teolgica e (especula-se) tendncia magia hermtica. Discute-se at hoje nos centros de antropologia do pas se, ao menos alguns deles, no eram despertados. Reunindo-se em seus destinos, esses fiis passaram dias em viglia, rezando e orando, enquanto seus guias se uniram numa corrente margem das barragens quase secas e ao Rio So Francisco. Suspeita-se que todos os oradores mantiveram algum contato astral, j que simultaneamente - em todos os lugares de reunio - comeou a chover torrencialmente. Esse fato, isoladamente, no causaria nenhum distrbio no ecossistema rido comum quela parte do globo. A diferena dessa chuva, segundo alegam os fiis, seria a vontade de Deus. Daquele perodo em diante, todos os rios temporrios do Nordeste, em maior ou menor grau, aumentaram seu fluxo, diminuindo mas no cessando a estiagem, poupando em parte o povo sertanejo. Essa alterao climtica, atribuda pelos especialistas ao fenmeno El Nio, trouxe muitos in-

vestimentos privados para a agricultura, enriquecimento dos grandes latifundirios e um aumento do PIB brasileiro. Entretanto, determinados problemas crnicos, como a distribuio de renda e a falta de sade e saneamento bsicos, ainda assolam o pas. Com a perda da maioria de suas vias de escoamento da produo, devido criao da Confederao Independente Brasileira, as exportaes diminuram para o cone sul, aumentando, entrementes, para a Europa devastada. Com o aumento das lavouras o Brasil hoje um dos maiores produtores de alimento mundiais o trabalho infantil quadruplicou, com a educao sendo negligenciada pelo governo e pela prpria famlia. A partir de 2041, num esforo conjunto de grandes corporaes e o governo brasileiro, centenas de paraespcies no catalogadas foram reveladas ao mundo. As utilizaes militares, para a sade e outros fins de todas elas ainda vm sendo estudadas, mas avanos importantes foram conseguidos na ltima dcada. Estudos de bioengenharia tm sido realizados pelas universidades das trs naes emergentes da antiga Repblica Federativa do Brasil, com a CIB notadamente muito na dianteira. Os anos que se seguiram a 2050 testemunharam o desenvolvimento do neuroterminal de stima gerao, agora do tamanho de um teclado. A bioeletrnica e a biotecnologia continuam a avanar, medida que uma parcela significativa da humanidade tem escolhido se distanciar das falhas do corpo natural. Embora algumas fronteiras ainda precisem ser definidas, e as ameaas de guerra ainda fervilhem, a situao encontra-se num estado relativamente calmo. Mas, num mundo Despertado, quanto tempo isso pode durar?

Shadowrun Brasil

27

d3system.com.br

Ol,
O blog do d3system um dos frutos da equipe coordenada pelo Douglas d3 e composta por Bruno Cobbi, Bruno Peres, Johnny Menezes, Marcelo Will, Vasco Sagramor e Vinicius Mantovan. Tambm recebemos a participao de outros blogueiros e convidados como o Rafafel Rocha (rea Cinza), Carlos Frederico (O Covil), Valberto Filho (Lote do Beto), Jaime Daniel (Finding Neverland), Eva Andrade (Graal), Gustavo Sembiano (RPGArautos), Tiago Lobo (Toca do Lobo), Franciolli Arajo (Trampolim da Aventura), entre muitos outros nomes que j esto em contato conosco e aparecero no blog muito em breve. Tambm participamos dentro dos fruns da REDE RPG e Spell RPG e colaboramos com o portal RPG Online. O principal objetivo do d3system divulgar outras iniciativas ligadas ao cenrio nacional do RPG principalmente promovendo eventos publicamos notas, fazemos coberturas e facilitamos o contato entre as associaes e promotores com as empresas ligadas ao gnero tudo buscando incentivar o RPG e a captao de novos jogadores. Alm disso, tambm consolidamos as notcias e anlises da nossa equipe respeito de lanamentos editoriais (concretos e virtuais) e alguns games, filmes, HQs e outros cones relacionados ao gnero. Para esclarecer suas dvidas, tecer crticas, enviar sugestes, promover seu evento ou dividir seus comentrios conosco, procure a coordenao do d3system atravs do e-mail contato@d3system.com.br. Estamos te esperando!

Este material um trabalho de fs e no destinado a comercializao, nem pretende ferir os detentores dos direitos autorais da obra. Shadowrun uma marca registrada da Fantasy Productions. Todos os direitos reservados.

You might also like