You are on page 1of 4

Programa Unificado de Iniciao Cientfica e Tecnolgica (PUICT)

O Conselho de Ensino e Pesquisa (CEPE) em seu parecer n0 830, aprovou a implantao do Programa Unificado de Iniciao Cientfica (PUIC), nos termos propostos pela CaPg em sua 271a reunio, atualmente chamado de Programa Unificado de Iniciao Cientfica e Tecnolgica (PUICT). Este programa tem como um dos objetivos principais institucionalizar e centralizar todas as atividades e informaes sobre a Iniciao Cientfica e Tecnolgica (ICT) na UFSCar junto PrReitoria de Pesquisa (ProPq). A unificao das informaes permite a sistematizao na ProPq de dados sobre atividades de ICT desenvolvidas na Instituio, permitindo organizar um banco de dados contendo todas as informaes acadmicas sobre os jovens pesquisadores formados pela instituio. A organizao dessas informaes permite aos gestores planejar e executar aes mais efetivas em relao as atividade de Iniciao Cientifica e Tecnolgica na UFSCar. Com objetivo de ampliar as oportunidades aos estudantes que no participam dos programas amparados pelas agncias de fomento e incentivar um maior nmero de orientadores e alunos a desenvolverem a ICT, foram criados procedimentos pela ProPq para a implementao da ICT sem bolsa, institucionalmente reconhecida e certificada pela UFSCar. Essa modalidade de ICT, doravante denominada ICTUFSCar, parte integrante do PUICT, o qual envolve todas as demais modalidades de ICT (PIBIC-CNPq, PIBITI-CNPq, CNPq-Balco, FAPESP, PICME, PET, etc).

1. PROGRAMA ICT-UFSCar

1.1. Requisitos para o orientador a) fazer parte do quadro de professores e/ou pesquisadores da UFSCar. b) ter o curriculum lattes preenchido e atualizado; c) Docentes com mais de 5 anos de contratao, devem pertencer a grupo de pesquisa da UFSCar cadastrado e certificado no Diretrio dos Grupos de Pesquisa no Brasil do CNPq. Observao: Professores Voluntrios, Professores Substitutos, Pesquisadores Visitantes, Pesquisadores Associados e Ps-Doutorandos tambm podem participar da ICT-UFSCar, desde que comprovem que ser mantido vnculo com a UFSCar durante toda a vigncia da bolsa pleiteada e que satisfaam os seguintes requisitos: Professor Voluntrio e Professor Substituto: ter a anuncia da Chefia do Departamento. Pesquisador Visitante e Pesquisador Associado: ter a anuncia do coordenador do projeto. Ps-Doutorando: ter a anuncia do supervisor do projeto.

permitido a participao de um co-orientador podendo ser este outro Pesquisador Docente, Professor Voluntrio, Professor Substituto, Pesquisador Visitante, Pesquisador Associado, Ps-Doutorando ou Doutorando.

1.2. Requisitos para o aluno a) estar matriculado em curso de graduao da UFSCar, no havendo restrio quanto ao ano ou perodo que o aluno estiver cursando. Alunos de graduao de outras Instituies que estejam desenvolvendo pesquisas na UFSCar sob orientao de docentes da UFSCar, tambm podero participar do Programa; b) ter um projeto individual proposto e aprovado pela Comisso do PUICT; c) cumprir as horas de atividades de pesquisa previstas pelo orientador; d) entregar, ao trmino da pesquisa, um relatrio cientfico nos moldes sugeridos pela Comisso do PUICT. O certificado ser emitido somente aps a aprovao do relatrio. Observao: - A atividade de ICT pressupe uma dedicao mnima de 12 horas semanais por um perodo mnimo de 6 meses. O bolsista obriga-se a dedicar-se ao desenvolvimento do projeto de pesquisa em ritmo compatvel com as atividades exigidas pelo curso e cumprir com o programa de atividades feito em comum acordo com o orientador.

1.3. Procedimentos a) a submisso das propostas poder ser realizada em fluxo contnuo; b) o orientador solicita a inscrio atravs do envio a ProPq do formulrio apropriado juntamente com os demais documentos necessrios. O prazo para submisso ser de no mximo 30 dias aps o incio do perodo de atividade, sendo que o perodo mnimo de atividades de 6 meses, e a vigncia mxima no poder ultrapassar a data de concluso do curso de graduao pelo aluno. c) a Comisso do PUICT envia o projeto a parecerista(s) ad-hoc; d) aps aprovado, o aluno cadastrado no PUICT/ProPq; e) num prazo de 1 ms aps o trmino da atividade, o aluno dever encaminhar relatrio nos moldes sugeridos pela Comisso do PUICT; f) o relatrio avaliado pelos pareceristas ad-hoc; g) emitido um certificado de realizao da ICT pela ProPq, aps a aprovao do relatrio. Observaes: - Como inicio da vigncia do trabalho ser considerado somente datas dentro do ms de recebimento de todos os documentos na ProPq para cadastro. - Para bolsistas FAPESP, CNPq balco, etc, o inicio de vigncia do trabalho ser considerado o que constar no documento comprobatrio da concesso de bolsa ao aluno pela instituio financiadora.

1.4. Documentos necessrios a) Formulrio de inscrio. b) Projeto de pesquisa do aluno (individual). O projeto de pesquisa a ser desenvolvido, de responsabilidade do aluno e do orientador, deve incluir: 1. Resumo; 2. Introduo e colocao do problema; 3. Objetivos; 4. Materiais e mtodos; 5. Plano de trabalho e cronograma de execuo; 6. Bibliografia c) Os projetos que envolvam pesquisas com seres humanos, animais ou implicaes ambientais devero apresentar comprovao da aprovao pelo Comit de tica em Pesquisa em Seres Humanos, Comisso de tica na Experimental Animal ou Comisso de tica Ambiental respectivamente, quando a realizao da pesquisa exigir parecer dos referidos Comits. Em casos devidamente justificados pode-se aceitar o protocolo do CEP atestando o recebimento do pedido de aprovao para realizao da pesquisa.

2. DEMAIS PROGRAMAS DE INICIAO CIENTFICA E TECNOLGICA

2.1. PIBIC/CNPq: Este programa de IC j est consolidado na Universidade e tem sido considerado de timo nvel pelos tcnicos do CNPq. O Comit PIBIC-CNPq na UFSCar vem trabalhando constantemente no aprimoramento do sistema de seleo e acompanhamento dos bolsistas 2.2. PIBITI/CNPq: Este programa de IT est em fase de consolidao na Universidade e tem sido considerado de muito bom nvel pelos tcnicos do CNPq. O Comit PIBITI-CNPq na UFSCar vem trabalhando no aprimoramento do sistema de seleo e acompanhamento dos bolsistas. Os programas de ICT PIBIC/CNPq/UFSCar e PIBITI/CNPq/UFSCar j so partes integrantes do PUICT e os projetos contemplados com bolsas no necessitam nenhum procedimento adicional do orientador ou do aluno para a sua inscrio no PUICT. Aps o trmino da bolsa e aprovao do relatrio, o bolsista PIBIC/CNPq/UFSCar e PIBITI/CNPq/UFSCar recebe um certificado da ProPqUFSCar atestando a realizao da pesquisa. Obs.: O projeto inscrito e aprovado em seleo PIBIC, mas que no for contemplado com bolsa devido ao numero de cotas disponvel, poder ser cadastrado para ICTUFSCar, mediante solicitao do orientador, devendo, ao trmino da pesquisa, enviar o Relatrio Final Comisso PUICT. 2.3. FAPESP e CNPq/Balco: Os bolsistas de IC da FAPESP, de editais CNPQ/Balco, ou outros editais similares, podero se inscrever no PUICT. Considerando que esses bolsistas tiveram os seus projetos avaliados por instituies de fomento, a inscrio no PUICT ser feita de modo simplificado, com o

preenchimento do formulrio de inscrio e enviando em anexo uma cpia do Termo de Concesso e resumo do projeto ou documento equivalente para a comprovao do aluno que realiza o trabalho, do perodo de vigncia e do projeto de pesquisa desenvolvido pelo aluno. No final da vigncia da bolsa, dever ser encaminhada ProPq uma cpia do parecer final da instituio de fomento para que a UFSCar possa emitir o certificado de realizao das atividades de pesquisa. 2.4. PICME: um programa de Iniciao Cientfica e Mestrado desenvolvido em parceria com a Coordenao de Aperfeioamento de Pessoal de Nvel Superior (Capes) e com o Instituto Nacional de Matemtica Pura e Aplicada (IMPA). As bolsas de Iniciao Cientfica so concedidas aos medalhistas da Olimpada Brasileira de Matemtica nas Escolas Pblicas (OBMEP) ou da Olimpada Brasileira de Matemtica (OBM) que estejam cursando a graduao. A indicao dos bolsistas feita pelo IMPA. 2.5. Programa PET: O Programa Especial de Treinamento (PET) vinculado ao MEC-SESu e destinado a grupos de alunos que demonstrem potencial, interesse e habilidades destacadas em cursos de graduao das IES. O apoio concedido ao curso por um perodo indeterminado, e ao bolsista at a concluso da sua graduao, desde que obedecidas as normas do Programa. Estes bolsistas podero se inscrever no PUICT de forma simplificada com o preenchimento do formulrio de inscrio e enviando em anexo uma cpia do Termo de Concesso e resumo do projeto ou documento equivalente para a comprovao do aluno que realiza o trabalho, do perodo de vigncia e do projeto de pesquisa desenvolvido pelo aluno. No final da vigncia da bolsa, dever ser encaminhada ProPq uma cpia do parecer final da instituio de fomento para que a UFSCar possa emitir o certificado de realizao das atividades de pesquisa. 2.6. ICT remunerada via projetos com instituies e/ou empresas privadas: Os alunos que desenvolvem seus trabalhos de ICT nestas condies devero seguir os procedimentos iguais ICT/UFSCar (itens 1.1, 1.2, 1.3 e 1.4).

You might also like