You are on page 1of 53

PROCESSO TRIBUTRIO

Adriano Colle

Direito Tributrio II

Norma Jurdica
-

O direito tem o papel de regular a conduta humana em suas relaes intersubjetivas; As normas jurdicas tm como funo viabilizar o cumprimento desse papel, apresentando a estrutura peculiar da HC (hiptese e a tese congregadas pelo operador dentico neutro)

Processo de Positivao
-

as relaes tributrias em sentido estrito (obrigaes tributrias) iniciam seu processo de formao na sede de uma norma geral e abstrata, estabelecida na lei instituidora, que conduz a construo da norma individual e concreta, com a subsuno do fato norma, que revela o fato jurdico tributrio e a relao jurdica tributria. NGA NIC

Processo Tributrio - atuao


-

A efetivao do escopo do direito, consistente em regular as condutas intersubjetivas, no direito tributrio, exercitado nas esferas administrativa e judicial: ADMINISTRATIVO: a) Federal: Decreto 70.235/70, Lei 9.784/99 (processo administrativo), Portaria do MF n 256/2009 (Regimento Interno do Conselho Administrativo de Recursos Fiscais - CARF); b) Estadual: LC 465/09 (TAT), Lei 3.938/66, o Regulamento das Normas Gerais de Direito Tributrio de Santa Catarina e Decreto 3.114/2010 Regimento Interno Administrativo de Santa Catarina; JUDICIAL: Lei de Execues Fiscais (Lei 6.830/80) e Cdigo de Processo Civil (aplicado de forma subsidiria art. 1 da LEF)

Processo Tributrio Administrativo


Federal: Regulado pela legislao mencionada que descreve os rgos competentes, estabelece hierarquia, duplo grau de instncia, medidas cabveis, prazos e o procedimento a ser observado. Note: sempre observe a legislao administrativa antes de qualquer ato, em diversos casos ela estabelece regras especficas, como, por exemplo, prazos diferenciados; Em sntese: Lavrado o auto de infrao ou notificao de lanamento o contribuinte dispe do prazo de 30 (trinta) dias para apresentar impugnao administrativa (art. 15 Decreto 70.235/70). Dessa deciso cabe recurso ao Conselho Administrativo de Recursos Fiscais (CARF), tambm, em regra, no prazo de 30 (trinta) dias (art. 33 Decreto 70.235/70); observe-se que existe previso para apresentao de recurso especial, no prazo de 15 dias (art. 37, 2, do Decreto 70.235/70) e de embargos de declarao, no prazo de 05 dias (art. 65, Regimento Interno do CARF Portaria MF n 256/2009)

Processo Tributrio Administrativo


Sobre o recurso especial tem-se que ponderar o seguinte: a) dever ser apresentado dentro do prazo de 15 (quinze) dias; b) deve atender os requisitos dispostos no art. 37, 2, do Decreto 70.235/70: II de deciso que der lei tributria interpretao divergente da que lhe tenha dado outra Cmara, turma de Cmara, turma especial ou a prpria Cmara Superior de Recursos Fiscais;

IMPORTANTE: Durante o trmite do processo administrativo o crdito tributrio fica com sua exigibilidade suspensa em razo do disposto no art. 151, III, do CTN;

Processo Tributrio Administrativo


-

Incidem as garantias constitucionais da ampla defesa, contraditrio e duplo grau de instncia, disposta no art. 5, LV, da CF; A deciso administrativa proferida no vincula o contribuinte, pode esse recorrer ao Judicirio; A tendncia que a vedao de que o fisco procure o judicirio para rever a deciso que lhe foi desfavorvel seja amenizada com fundamento no amplo acesso ao Judicirio e a jurisdio exercida apenas no mbito judicial.

Processo Tributrio Judicial


-

O processo tributrio, apesar de possuir legislao prpria Lei 6.830/80 (LEF) - busca arrimo no direito processual civil, incidindo aqui praticamente todas as suas regras: princpios, condies da ao, possibilidade jurdica do pedido, legitimidade de partes, interesse processual, pedido, procedimentos (ordinrio, executivo e cautelar), procedimentos especiais, regras relativas a contagem de prazos, requisitos da petio inicial, etc. Tanto assim que a LEF, em seu art. 1, remete a aplicao no CPC nos casos em que a legislao especial seja omissa. Existem alguns casos especficos como: a) prazo para nomeao de bens penhora; b) prazo para apresentao de embargos e termo inicial de sua contagem; c) art. 11 ordem legal para penhora; d) art. 185-A do CTN: penhora on line depois de esgotadas as demais tentativas de constrio de bens, dentre outros.

Processo Tributrio Judicial Competncia de Tributos Federais


-

Tributos Federais: Justia Federal art. 109 da CF


Art. 109. (...) 1 - As causas em que a Unio for autora sero aforadas na seo judiciria onde tiver domiclio a outra parte; (se no for sede de JF ajuza na JE) 2 - As causas intentadas contra a Unio podero ser aforadas na seo judiciria em que for domiciliado o autor, naquela onde houver ocorrido o ato ou fato que deu origem demanda ou onde esteja situada a coisa, ou, ainda, no Distrito Federal. (nesse caso ajuza na JF verificar a Jurisdio das Varas Federais) 3 - Sero processadas e julgadas na justia estadual, no foro do domiclio dos segurados ou beneficirios, as causas em que forem parte instituio de previdncia social e segurado, sempre que a comarca no seja sede de vara do juzo federal, e, se verificada essa condio, a lei poder permitir que outras causas sejam tambm processadas e julgadas pela justia estadual. (esse entendimento tem se estendidos as execues fiscais, mesmo que no sejam previdencirios regra geral do domiclio do ru) 4 - Na hiptese do pargrafo anterior, o recurso cabvel ser sempre para o Tribunal Regional Federal na rea de jurisdio do juiz de primeiro grau.

Processo Tributrio Judicial: Competncia de Tributos Estaduais e Municipais


- Tributos Estaduais (ICMS, IPVA e ITCMD, alm de taxas e
contribuies) e Municipais (ISS, IPTU e ITBI, alm de taxas e contribuies) seguem a distribuio de competncia ditada pelo CPC em regra o domiclio do ru e tramitam na Justia Estadual. As aes do contribuinte (ordinrias, cautelares e mandados de segurana), ajuizadas em face desses entes tambm seguem a distribuio de competncia do CPC domiclio do ru; Mesmo raciocnio para as execues fiscais; Os recursos so direcionados aos Tribunais de Justia. Observar, aqui, as regras de prazos, recolhimentos de custas e procedimento interno dos Tribunais de Justia.

10

Processo Tributrio Judicial


As medidas judiciais cabveis para defesa de interesses do fisco e do contribuinte se dividem em: EXACIONAIS ANTIEXACIONAIS PREVENTIVAS - mandado de segurana preventivo - Execuo fiscal - declaratria - Medida cautelar Fiscal - cautelar ANTIEXACIONAIS REPRESSIVAS - anulatria - cautelar - repetio de indbito - embargos execuo - exceo de pr-executividade
-

11

Processo Tributrio Judicial Medida a ser proposta e processo de Positivao da Norma


-

12

O momento para o ajuizamento de cada medida judicial ser aferido atravs da verificao do processo de positivao da norma; Processo de positivao ainda no iniciado: se dirige para atender situaes futuras, que possam vir a acontecer. Nesse caso teremos lugar para o mandado de segurana preventivo, ao declaratria e medidas cautelares. Exemplo: antes do auto de infrao, antes de notificao de lanamento, antes do ato coator, antes de qualquer medida administrativa ou judicial; Processo de positivao iniciado: nesse caso j houve o lanamento ou notificao do contribuinte ou ato coator ou inscrio em dvida ativa, enfim, j teve alguma manifestao do fisco sobre o assunto que ser debatido. Nesse caso poderemos apresentar: anulatria, mandado de segurana, repetio do indbito, cautelar, embargos execuo e exceo de pr-executividade. Exemplo: intimao para defesa em auto de infrao ou de notificao de lanamento; prtica de ato coator pela autoridade; citao em processo judicial.

Aes Exacionais Execuo Fiscal


-

13

Pela execuo fiscal, espcie da execuo por quantia certa, dirige-se a Fazenda Pblica ao Poder Judicirio para ter satisfeito o seu direito de ressarcimento de determinada prestao pecuniria lquida, certa e exigvel, identificada na certido da dvida ativa, que poder abranger valores devidos por dvidas tributrias e no tributrias, compreendendo atualizao monetria, juros e multa de mora, conforme determinam os arts. 1 e 2 da Lei 6.830/80. (Cleide Previtalli Cais)

Aes exacionais Execuo Fiscal


-

Nas execues fiscais incidem as regras prescritas pela Lei 6.830/80, que em seu artigo 1 assim dita:
Art. 1 - A execuo judicial para cobrana da Dvida Ativa da Unio, dos Estados, do Distrito Federal, dos Municpios e respectivas autarquias ser regida por esta Lei e, subsidiariamente, pelo Cdigo de Processo Civil. (sem grifo no original)

Isso significa dizer que nas execues fiscais o Cdigo de Processo Civil ser aplicado sempre que a LEF no dispor de norma especfica sobre o tema;

14

Aes exacionais Execuo Fiscal


A execuo fiscal tem como substrato o descumprimento da obrigao pelo sujeito passivo (executado), que pode se dar: a) lana, mas no paga; b) no lana e no paga; c) lana corretamente e paga valores menores que os efetivamente devidos; d) lana e paga valores menores. - Sem obter sucesso na tentativa de cobrana na via administrativa, obriga-se a Fazenda Pblica a buscar a satisfao do crdito pela via coativa, judicial; - O que lhe confere fundamento a certido de dvida ativa, expedida pelo rgo administrativo e que est prevista no art. 585, VII, do CPC, como ttulo executivo extrajudicial; - A certido para ser ttulo jurdico hbil deve atender aos requisitos trazidos pelo art. 2, 5 e 6 da LEF e art. 202 do CTN.
-

15

Aes Exacionais Execuo Fiscal


- A execuo tem como base a CDA que possui a presuno de liquidez, certeza e exigibilidade, somente ilidida por prova inequvoca a cargo do executado (art. 3 LEF); - Procedimento: ajuizamento despacho ordenando a citao - citao nomeao de bens oficial penhora termo de penhora embargos efeito suspensivo aos Embargos (requerimento no automtico) designao de leilo arrematao satisfao do crdito.

16

Aes Exacionais Execuo Fiscal Regras especficas:

Prazo para nomear bens:


Art. 8 - O executado ser citado para, no prazo de 5 (cinco) dias, pagar a dvida com os juros e multa de mora e encargos indicados na Certido de Dvida Ativa, ou garantir a execuo, observadas as seguintes normas: (sem grifo no original)

17

Aes Exacionais Execuo Fiscal Regras especficas:


-

Ordem da penhora art. 11 LEF relativizada pelos Tribunais ex. precatrios; Prazo embargos: 30 dias contados do depsito, da juntada da prova da fiana bancria; da intimao da penhora;

18

Aes Exacionais Execuo Fiscal


-

Nas EFs apenas se garante o contraditrio, no a ampla defesa (essa ser feita em ao autnoma de embargos); A doutrina e jurisprudncia tem admitido o uso da exceo de pr-executividade para defesa de matrias de ordem pblica, ou passveis de conhecimento de ofcio ou sem instruo probatria, e mesmo aquelas matrias em que j houve manifestao dos Tribunais Superiores.

19

Ampla defesa na Execuo Fiscal Exceo de pr-executividade


PROCESSUAL CIVIL E TRIBUTRIO - EXECUO FISCAL EXCEO DE PR-EXECUTIVIDADE. ARGIO DE INCONSTITUCIONALIDADE - POSSIBILIDADE. 1. O STJ possui entendimento de que as questes de ordem pblica, a prescrio e a decadncia, assim como a inconstitucionalidade da lei, quando prescindem de dilao probatria, podem ser discutidas na via da Exceo de PrExecutividade. 2. Recurso especial conhecido e provido. (STJ Resp 1187030/RS. Rel. Min. Eliana Calmon. 2 T. Dje 13/05/2010)

20

Aes Exacionais Medida Cautelar Fiscal


-

21

A Lei 8.397/92, parcialmente alterada pelo art. 65 da Lei 9.532/97, instituiu a medida cautelar fiscal; Por esse diploma ficou assegurado s Fazendas Pblicas da Unio, dos Estados, dos Municpios e s suas autarquias, aps a devida constituio do crdito, de ordem tributria, ou no, requerer a medida cautelar fiscal contra o responsvel pelo mesmo; Nos termos do art. 1 da Lei 8.397/92, a medida cautelar fiscal, alm de depender da prvia constituio do crdito tributrio, pode ser requerida antes, ou no curso da execuo judicial da dvida ativa das pessoas jurdicas de direito pblico, sendo sempre dependentes da execuo a cujos autos deve ser apensada, conforme consta dos arts. 5, 11 e 14 da Lei.

Aes Exacionais Medida Cautelar Fiscal - Cabimento


Hipteses de cabimento art. 2 Art. 2 A medida cautelar fiscal poder ser requerida contra o sujeito passivo de crdito tributrio ou no tributrio, quando o devedor: I- sem domiclio certo, intenta ausentar-se ou alienar bens que possui ou deixa de pagar a obrigao no prazo fixado; II - tendo domiclio certo, ausenta-se ou tenta se ausentar, visando a elidir o adimplemento da obrigao; III - caindo em insolvncia, aliena ou tenta alienar bens; IV - contrai ou tenta contrair dvidas que comprometam a liquidez do seu patrimnio; V - notificado pela Fazenda Pblica para que proceda ao recolhimento do crdito fiscal: a) deixa de pag-lo no prazo legal, salvo se suspensa sua exigibilidade; b) pe ou tenta por seus bens em nome de terceiros; VI - possui dbitos, inscritos ou no em Dvida Ativa, que somados ultrapassem trinta por cento do seu patrimnio conhecido; VII - aliena bens ou direitos sem proceder devida comunicao ao rgo da Fazenda Pblica competente, quando exigvel em virtude de lei; VIII - tem sua inscrio no cadastro de contribuintes declarada inapta, pelo rgo fazendrio; IX - pratica outros atos que dificultem ou impeam a satisfao do crdito.

22

Aes Exacionais medida Cautelar Fiscal - Objetivo


O objetivo da medida cautelar fiscal , segundo o art. 4 da Lei 8.397/92, a indisponibilidade dos bens do requerido, at o limite da satisfao da obrigao, o que pode ser decretada de imediato, nos termos do art. 7 da mesma lei, desde que o seu requerimento seja instrudo com prova literal da constituio do crdito fiscal e com prova documental de que algum dos casos mencionados no art. 2, conforme determina o art. 3 que constituem os fatos ensejadores do procedimento cautelar em questo.

23

Aes Exacionais Medida Cautelar Fiscal


Defesas do requerido - Da deciso que concede a tutela liminarmente cabe agravo de instrumento art. 7, pargrafo nico; - Aps citado o requerido poder apresentar contestao, em quinze dias art. 8; - O processo segue o contraditrio processual at culminar na deciso, estando apensa aos autos de execuo fiscal.

24

Aes Antiexacionais Ao Declaratria


-

Por ao declaratria entende-se, via de regra, aquela em que o pedido do autor gira em torno exclusivamente da eliminao de afirmada incerteza quanto (in)existncia de um vnculo jurdico, buscando-se, por isso mesmo, a declarao (da o nome da prpria categoria) de que ele (vnculo) existe ou no (tudo conforme o pedido do autor) (Paulo Czar Conrado) Seu fundamento est no art. 4 do CPC e o procedimento a ser seguido aquele prescrito pelo Cdigo de Processo Civil quanto ao rito ordinrio.

25

Aes Antiexacionais Ao Declaratria


- Esse processo ser iniciado antes da fixao da norma individual e concreta, onde o contribuinte apresenta sua resistncia pretenso fiscal iminente, assim entendida aquela ainda no corporificada em norma individual e concreta, mas que se apresenta desde sempre possvel, dada a existncia da norma geral e abstrata regra-matriz de incidncia tributria no sistema.
26

Aes Antiexacionais Ao Declaratria


-

Antes de dizer o bvio (isto , que a obrigao no existe), tais provimentos firmam no sistema norma individual e concreta inibitria da produo, pelo fisco, de outra norma individual e concreta, a do lanamento; As declaratrias negativas em geral veiculam verdadeira norma de proibio, sendo essa, assim, sua eficcia; O provimento declaratrio irradia efeitos para o porvir (futuro), vale dizer, a partir do momento em que revestido da potncia normativa; A produo desses efeitos se d com a edio da NIC, mas isso no impede ao contribuinte a possibilidade de obter provimento impeditivo da produo de ato que a sentena declaratria quer definitivamente afastar;

27

Aes Antiexacionais Ao Declaratria


trata-se, aqui, da possibilidade de suspenso da exigibilidade do crdito tributrio, com suporte no art. 151, V, do CTN , atravs de provimentos de natureza provisria liminar, antecipao da tutela e depsito (tutela jurisdicional diferenada); A expresso suspenso da exigibilidade do crdito tributrio deve ser tomada em seu sentido amplssimo, entendendo-se no apenas no sentido estrito que a expresso crdito tributrio informa, mas tambm em relao aos casos em que tal figura ainda no se apresenta; Essa expresso significa a obstaculizao do processo de positivao do direito tributrio, impondo, como resultado, uma proibio, sempre provisria, para que o Estado-Fisco emita lanamento.

28

Aes Antiexacionais Ao Declaratria


-

29

Sobrepondo-se sentena de procedncia o entendimento doutrinrio tem sido no sentido de que na clusula do Cdigo Tributrio Nacional que prev suspenso da exigibilidade por fora de medida liminar encontra-se (sub)inscrita, como causa de idntica potncia a sentena no transitada em julgado o que significa reconhecer que as causas de suspenso da exigibilidade do crdito tributrio, art. 151 do CTN, no so taxativas. Com a deciso final do processo, transitada em julgado, pela procedncia do pedido, o fisco est impedido de realizar qualquer ato em face do contribuinte, visto que foi reconhecida a inexistncia de relao jurdica entre eles.

Aes Antiexacionais Mandado de Segurana Preventivo


-

30

Regulado pela Lei 12.016/2009. A ao de mandado de segurana, quando ajuizada antes da prtica de qualquer ato por parte da autoridade, hospeda contedo declaratrio preventivo; Nesse caso o ato coator ainda no aconteceu, est na iminncia. O mandado de segurana revela-se como instrumento de jurisdio especfica, afastando-se, portanto, da clusula (genrica) do art. 5, XXXV, da Constituio Federal, para aproximar-se da base (especial) do art. 5, inciso LXIX, dispositivo do qual sacamos as (especficas) condies que permeiam essa ao (especial): (i) a existncia iminente de ato de autoridade pblica; (ii) direito lquido e certo.

Aes Antiexacionais Mandado de Segurana Preventivo


-

O ato de autoridade possui presuno de legalidade, caber o Mandado de Segurana Preventivo quando se pretende inibir a ocorrncia do ato que se sabe que ser praticado.
Ex.: tem-se certeza que o lanamento ocorrer e assim sendo ser feito com base em inconstitucionalidade, discute-se essa matria antes que ele ocorra para evitar prejuzos, preventivamente.

Em matria tributria, o lanamento o ato de autoridade pblica que se busca afastar pela via do mandado de segurana, nesse caso, mesmo que ainda no lavrado, sua veiculao apresenta-se iminente, bastando, para isso, que existam no sistema enunciados prescritivos suficientes para a construo da regra-matriz de incidncia e, consequentemente, da respectiva norma individual e concreta;

31

Aes Antiexacionais Mandado de Segurana Preventivo


-

O predicativo lquido e certo deve ser entendido como algo que no se aplica imediatamente ideia de direito, mas aos fundamentos fticos e jurdicos que sustentam o exerccio dessa especial forma de jurisdio; Liquidez e certeza a tessitura do argumento jurdico, articulada na inicial do mandado de segurana, se necessrio com a prova dos fatos que o justificam, tendente a qualificar o direito que se pleiteia; Prende-se prova unicamente da condio de potencial contribuinte que haver de recobrir o impetrante;

32

Aes Antiexacionais Mandado de Segurana Preventivo


-

O mrito ataca objetivamente o ato normativo da autoridade pblica, relativizando sua presuno de legalidade; Busca definir a subsistncia ou no da presuno de legalidade do ato normativo da autoridade; Implica, quando julgado procedente, a emisso de norma individual e concreta que se no anula o ato impede sua realizao, funcionando como verdadeira norma de proibio, de carter declaratrio.

33

Aes Antiexacionais Mandado de Segurana Preventivo


-

Afasta a presuno de legalidade que permearia todo e qualquer ato que viesse a ser praticado pela autoridade pblica, proibindo-a de faz-lo; No se limita, no entanto, a proibio, implica um comando canalizado a autoridade responsvel pela prtica do ato iminente, em eficcia nitidamente superior mandamental; o poder (jurisdicional) limitando, de forma direta, o poder (administrativo); ao poder, ainda no exercitado, de emitir atos com especial presuno de legalidade (Paulo Csar Conrado).

34

Aes Antiexacionais Mandado de Segurana Preventivo


-

Cabe aqui a concesso da medida liminar, cortando, desde logo, a presuno de legalidade, isso se estiverem presentes os requisitos do periculum in mora e do fumus boni juris; Suspende a exigibilidade do crdito tributrio nos moldes do art. 151, IV, do CTN. O processo segue o procedimento previsto na legislao de regncia e CPC, tendo prioridade de julgamento; Das decises interlocutrias cabe recurso de agravo de instrumento e da sentena apelao; A sentena no autoexecutvel (deve-se manejar ao de repetio de indbito ou compensao), por fora da natureza jurdica mandamental da ao e no condenatria, bem como pelo disposto nas Smulas 269 e 271 do STF:
SMULA N 269 O MANDADO DE SEGURANA NO SUBSTITUTIVO DE AO DE COBRANA. SMULA N 271 CONCESSO DE MANDADO DE SEGURANA NO PRODUZ EFEITOS PATRIMONIAIS EM RELAO A PERODO PRETRITO, OS QUAIS DEVEM SER RECLAMADOS ADMINISTRATIVAMENTE OU PELA VIA JUDICIAL PRPRIA.

35

Aes Antiexacionais Ao Anulatria


-

A ao anulatria de dbito fiscal pode ser promovida pelo contribuinte contra o Poder Pblico tendo como pressuposto a preexistncia de um lanamento fiscal, cuja anulao se pretende pela procedncia da ao, desconstituindo-o (Cleide Previtalli Cais). Falar de anulatria em matria tributria, significa tratar de modalidade processual antiexacional judicial que sucede a constituio da obrigao tributria - preexistncia de lanamento ou de qualquer ato da autoridade administrativa que constitua o crdito tributrio; Segue o procedimento e regras do CPC; Tem o mesmo formato de uma declaratria, diferencia-se dessa em virtude de seu objeto ser direcionado a um ato j ocorrido, ao lanamento j efetivado, ao auto de infrao lavrado, ao ato da autoridade j praticado.

36

Aes Antiexacionais Ao Anulatria


-

37

Objetivo: produo de norma individual e concreta (sentena) desconstitutiva da eficcia de anterior norma tributria (tambm individual e concreta); As anulatrias de dbito fiscal podem conter, ademais dessa sua peculiar eficcia, um tpico projeto declaratrio: julgando-a procedente, o Estado-juiz, no apenas feriria a norma individual e concreta j produzida, mas tambm proibiria o Estado-fisco, em condies fticas e normativas idnticas, de novas autuaes; Cabem as consideraes acerca da concesso de liminar ou antecipao da tutela e depsito para suspender a exigibilidade do crdito tributrio, nos moldes do art. 151 do CTN.

Aes Antiexacionais Repetio do Indbito


-

38

Cinco elementos: sujeito ativo, sujeito passivo, objeto, crdito e dbito; Verificada a ocorrncia da figura do pagamento indevido exsurge para o sujeito passivo da obrigao tributria o direito subjetivo restituio da parcela indevidamente paga: eis a figura do dbito do fisco; Pressupe a existncia de pagamento indevido e relao de dbito do fisco; ao ordinria e se submete as regras processuais do rito ordinrio, com ela busca que o Juzo reconhea o direito de crdito perante a fazenda pblica e determine a devoluo de valores; comum estar cumulada com a ao declaratria e a anulatria de dbitos.

Aes Antiexacionais Repetio do Indbito


-

relao que permite a produo, sempre por provocao do contribuinte, do veculo de linguagem que carrega em si aquelas duas figuras pagamento indevido e relao de dbito do fisco. (Paulo Csar Conrado); A constituio do fato do pagamento indevido e da correspondente relao (de dbito do fisco), diversamente do que se passa com o fato tributrio em sentido estrito e correspondente obrigao tributria, demanda, sempre, atividade enunciativa inaugural do contribuinte. Isso significa que valores indevidamente recolhidos aos cofres pblicos somente so devolvidos ao contribuinte mediante o seu reconhecimento administrativo ou judicial, atravs a formao da Regra-Matriz de Indbito Tributrio.

39

Aes Antiexacionais Repetio do Indbito


-

Para que venham luz, fato e relao jurdicos atinentes figura do dbito do fisco dependem da iniciativa do respectivo sujeito ativo do direito de crdito (contribuinte); 3 formas: 1) Administrativa: requerimento; 2) judicial: petio; 3) extra-estatal: compensao; O que constituir definitivamente ser a deciso administrativa (1) e a sentena (2);

40

Aes Antiexacionais Repetio do Indbito


-

41

relao processual que supe o termo do ciclo de positivao do direito tributrio; Acaso acolha a alegao do contribuinte se reconhecer no s que o pagamento efetuado seria indevido, mas que a prpria norma individual e concreta tambm assim se apresentara; Decorrente da natureza da ao, a deciso culmina com a ordem para restituio do valor que fora entregue aos cofres pblicos de forma equivocada; A sentena/deciso representam formas de tutela jurisdicional de natureza constitutiva, eficcia reconhecida, de ordinrio, como condenatria.

Aes Antiexacionais Mandado de Segurana Repressivo


-

42

A ao de mandado de segurana quando ajuizada depois da prtica do ato de autoridade, deter carter anulatrio, devendose observar as mesmas condies do mandado de segurana preventivo que foram explicitadas alhures (ato de autoridade e direito lquido e certo), diferenciando-se desse pelo momento em que o ato de autoridade foi praticado; Ser o ato de lanamento que cumprir o papel de ato de autoridade pblica; Essa medida concorre com a anulatria, porque tem como pressuposto um ato de autoridade j praticado, medida que se interpe aps a ocorrncia de um fato tributrio, como, por exemplo, lanamento, auto de infrao, notificao, etc; Medida liminar eixo de calibrao entre o mundo jurdico e o social requisitos: periculum in mora e fumus boni juris; Prazo decadencial de 120 dias, contados do ato coator, para sua propositura.

Aes Antiexacionais Embargos Execuo Fiscal


-

Sabendo-se inexistente no mbito das execues fiscais o ideal da ampla defesa projeta-se, como garantia do contribuinte em vista da formulao (pelo Estado-fisco) de pretenso daquele jaez, de um modo todo peculiar para opor-se ao pleito de execuo. Cabe-lhe provocar o Estado-juiz por meio de outro processo, o de embargos; Ostenta natureza jurdica de processo autnomo com clara tendncia de funcionar como resistncia ao pedido executivo;

43

Aes Antiexacionais Embargos Execuo Fiscal


Art. 16 - O executado oferecer embargos, no prazo de 30 (trinta) dias, contados: I - do depsito; II - da juntada da prova da fiana bancria; III - da intimao da penhora. 1 - No so admissveis embargos do executado antes de garantida a execuo. 2 - No prazo dos embargos, o executado dever alegar toda matria til defesa, requerer provas e juntar aos autos os documentos e rol de testemunhas, at trs, ou, a critrio do juiz, at o dobro desse limite. 3 - No ser admitida reconveno, nem compensao, e as excees, salvo as de suspeio, incompetncia e impedimentos, sero arguidas como matria preliminar e sero processadas e julgadas com os embargos.

44

Aes Antiexacionais Embargos execuo fiscal


-

Exigem a garantia do dbito art. 16, 1, LEF. O contribuinte precisa demonstrar que possui meios de, afastada sua resistncia, cumprir a obrigao que se lhe ope; Conforme preceitua o art. 16, 2, LEF nos embargos deve ser alegada toda a matria til defesa, o pice da defesa do contribuinte; Na justia federal no tem custas, na estadual tem; Autuao em separado, mas em apenso execuo.

45

Aes Antiexacionais Embargos execuo fiscal


-

Os embargos do luz a relao processual autnoma, inconfundvel, portanto, com a relao processual executiva, o que produz tutela jurisdicional igualmente autnoma; Grande embate doutrinrio acerca dos efeitos do recebimento dos embargos art. 739-A do CPC, tentativa de afastar o efeito suspensivo automtico; Exigncia de penhora e ao mesmo tempo no confere efeito suspensivo, mantendo o curso da execuo; O efeito suspensivo somente conferido se for requerido e atendidos os requisitos do art. 739-A, 1, do CPC:
Art. 739-A. Os embargos do executado no tero efeito suspensivo. 1o O juiz poder, a requerimento do embargante, atribuir efeito suspensivo aos embargos quando, sendo relevantes seus fundamentos, o prosseguimento da execuo manifestamente possa causar ao executado grave dano de difcil ou incerta reparao, e desde que a execuo j esteja garantida por penhora, depsito ou cauo suficientes.

46

Aes Antiexacionais Embargos execuo fiscal


-

Os Tribunais tm entendido que o art. 739-A do CPC incide sobre a execuo fiscal em razo do disposto no art. 1 da LEF e por inexistir preceito expresso nessa lei que diga de forma diversa. Apenas concedem o efeito suspensivo se houver pedido devidamente motivado do risco de leso grave ao executado.
EMENTA: AGRAVO DE INTRUMENTO. EMBARGOS A EXECUO RECEBIDOS APENAS NO EFEITO SUSPENSIVO.EMBARGOS DE DECLARAO. ILEGITIMIDADE DA PARTE PARA RECORRER QUANTO A IMPENHORABILIDADE DO IMVEL. 1. Com as inovaes no processo de execuo trazidas recentemente pela Lei em comento (11.382/06), revogou-se a norma anterior (do CPC) e, em seu lugar, surgiu a regra de que os embargos do executado no suspendem o processo executivo, nos termos do supracitado art. 739-A, caput, do CPC. Dessa forma, considerando que aos executivos fiscais aplicam-se, supletivamente, as regras do CPC, sendo que do referido cdigo que se extraa o preceito de que os embargos suspendiam a execuo, no h como dar guarida a tese do agravante no sentido da inaplicabilidade do art. 739-A, do CPC. 2. No caso, os argumentos vertidos nos embargos no possuem a relevncia necessria para paralisar o curso da execuo fiscal. 3. Se verdadeira a premissa de que o imvel penhorado no pertence recorrente, patente sua ilegitimidade para recorrer ao menos sob a suposta impenhorabilidade. 4. Embargos de declarao rejeitados e agravo de instrumento desprovido. (TRF4, AG 2009.04.00.039454-6, Segunda Turma, Relator Otvio Roberto Pamplona, D.E. 26/05/2010)

47

Aes Antiexacionais Embargos Execuo Fiscal


-

48

Quem defende o inverso funda sua tese na falta de sincronia, afirmam que se for aplicar o art. 739-A do CPC a exigncia de penhora deveria ser afastada, como prev o CPC, no art. 736, sob pena de sobrecarregar o executado com a exigncia cumulada de penhora + continuidade da execuo. Alm disso, alegam que algumas normas da Lei 6.830/80 trariam, de forma explcita, a necessidade de efeito suspensivo automtico, exemplo dos artigos 18 e 19 da LEF; O julgamento dos embargos pode implicar o julgamento do prprio ato constitutivo da obrigao tributria, mais a fundo, redunda no julgamento da prpria norma padro de incidncia;

Aes Antiexacionais Embargos Execuo Fiscal


-

49

Potencial eficcia constitutiva de norma de proibio, acaba o Estado-juiz por construir norma individual e concreta proibitiva de novas autuaes com o mesmo perfil; O julgamento dos embargos implica na reviso da presuno relativa de certeza, liquidez e exigibilidade. Se acolhidos ela desaparece, se rejeitados ela confirmada; Antes de eventual eficcia declaratria a sentena hospeda ntido carter constitutivo: qualifica a presuno de legitimidade do pleito executivo; Como sucede o ajuizamento da execuo fiscal tpica medida antiexacional repressiva, dirige-se a ato de autoridade j praticado, j ocorreu a inscrio em dvida ativa, inclusive.

Aes Antiexacionais Exceo de Pr-executividade


-

No tem previso legal, mas ampla aceitabilidade na doutrina e jurisprudncia; Embora no tenha ampla defesa na execuo fiscal casos h, com efeito, que admitiro a insurreio (defesa) do executado dentro do prprio processo de execuo, sem a necessidade de instaurao dos embargos; Por excepcional aplicvel ser apenas a hipteses igualmente extravagantes.

50

Aes Antiexacionais Exceo de Pr-executividade


-

Matria exclusivamente de direito exemplo inconstitucionalidade de enunciado prescritivo integrante da norma padro de incidncia (AgRg no Agravo de Instrumento n 850.528/RJ. Rel. Min. Castro Meira. 2 T. DJU 1 de 14.5.2007); Nulidades formais e materiais; matria de fato, desde que atestada em prova documental incontrastvel exemplo: pagamento.

51

Aes Antiexacionais Exceo de Pr-executividade


-

No ser menos acertado dizer que matrias de defesa cognoscveis de plano dispensam a via autnoma dos embargos, podendo ser alegada dentro da execuo, independente de prvia constrio do patrimnio (menor onerosidade art. 620 do CPC); Sem garantia, sem custas. Ideal apresentar as matrias no prazo para nomeao de bens cinco dias contados da citao;

52

Outras Medidas Judiciais Cabveis


-

Processo cautelar: exemplo cauo, produo antecipada de provas, exibio de documentos, dentro outros; Procedimentos especiais: exemplo consignao em pagamento, embargos de terceiro, dentre outros;

53

You might also like