You are on page 1of 6

UNIVERSIDADE DE SO PAULO ESCOLA DE ENGENHARIA DE SO CARLOS DEPARTAMENTO DE GEOTECNIA SGS-404: FUNDAES Professores: Nelson AOKI e Jos Carlos A.

A. CINTRA NOTAS DE AULA

Compilao: Mauro Leandro Menegotto Reviso: Prof. Cintra


AULA N. 01: Introduo 21/02/2001 Prof.: CINTRA

1. Introduo Palavras chave em fundaes: resistncia, ruptura e deformabilidade. Exemplos de problemas histricos ocorridos em fundaes: a) Slide 1. Silos de concreto armado em que houve ruptura do solo. b) Slide 2. Torre de Pisa: fundao superficial apoiada em solo heterogneo (presena de solo mais adensvel em um dos lados da torre. Recalques diferenciais geraram desaprumo de 4 m. c) Slide 3. Teatro Nacional do Mxico: recalcou 1,83m; toda a cidade situada em solo muito compressvel (antigo lago). d) Slide 4. Ponte ferroviria que recalcou 5,80m. e) Slide 5, 6 e 7. Santos: edifcios altos construdos at a da dcada de 70, com fundaes superficiais apoiadas na camada de areia, porm com solicitao da camada de argila mole localizada logo abaixo, gerando recalques da ordem de 30cm, sem desaprumo. Dois edifcios muito prximos provocam o desaprumo (nos dois).

Areia

10 m

Argila mole

> 30 m

Ao longo da profundidade z a tenso se propaga com o solo funcionando como um amortecedor. Ex.: Propagao de tenses pelo mtodo 2:1.

B z 2 1 = BL ( B + z) ( L + z)

2. Conceito de bulbo de presses. Ex.: Edifcios em Santos

para B=L

B (B + z ) 2
2

se z=B

= =

= 25% 4 10% 9

vezes se esquece, que depois de adensado o solo melhor que antes: menos deformvel, mais rgido, com ndice de vazios menor. O desaprumo nos edifcios ocorre devido interseo de dois ou mais bulbos de presso, os quais geram recalques diferenciais. Ex.: a) edifcio A construdo muito antes do edifcio B:

se z=2B

A B

bulbo de presses

= 0,1
solo adensado (interno ao bulbo do prdio A)

Acrscimos de tenses menores que 10% podem ser desprezados. Portanto, o solo dentro do bulbo de presses o que vai ser solicitado e o solo fora do bulbo praticamente no trabalha. A B

O adensamento de argilas moles implica recalques elevados com o tempo. O lado positivo do adensamento, que s

O edifcio B apresenta recalque maior do lado direito devido presena de solo no adensado desse lado. O edifcio A tambm sofre um recalque adicional no lado direito pelo acrscimo de presses gerado deste lado pelo edifcio B.

b) dois edifcios construdos simultaneamente:

Transp. 1. Aspectos que uma edificao deve apresentar: segurana; conforto; durabilidade. Transp. 2. Para garantir estes aspectos deve-se fazer um estudo adequado das caractersticas dos solo.

A regio comum aos dois bulbos duplamente solicitada: o lado direito do prdio A e o esquerdo do A recalcam mais. Este problema na praia de Santos poderia ter sido evitado se fosse obedecida uma recomendao tcnica de no ultrapassar em 50 kPa a no topo da primeira camada de argila, o que eqivale a limitar em 10 a 12 pavimentos os edifcios em sapatas rasas. Com o desrespeito a estes limites, por fora de especulao imobiliria, que os desaprumos comearam a surgir, devido a construo de prdios mais altos. A partir da dcada de 80, este problema deixou de ocorrer nos prdios novos, com a tecnologia para execuo de estacas prmoldadas com mais de 40m de comprimento. 3. Investigao do subsolo Os materiais tpicos de construo, concreto e ao, so artificiais e, por isso, fabricados com caractersticas impostas ou especificadas. Ao contrrio, o solo um material natural e, portanto, muito varivel. No h como impor suas caractersticas; a alternativa estud-las, o melhor possvel, caso a caso.

Transp. 3. Este estudo no pode ser muito genrico (identificar apenas o tipo de solo); Transp. 4. Da superfcie do terreno no h nenhuma lupa capaz de identificar todas as propriedades e caractersticas do macio de solo; O solo no homogeneamente composto (em toda a profundidade existem diversas camadas com caractersticas diferentes). O solo pode ser heterogneo tambm na horizontal (em pequenas distncias pode-se ter diferentes tipos de solo); Obs.: Leia o interessante caso: Reforo das fundaes do edifcio da Cia. Paulista de Seguros em So Paulo. (A falta de sondagem em um dos cantos do terreno, onde havia uma construo a demolir, no detectou uma heterogeneidade importante. Recalques diferenciais pronunciados, com desaprumo considervel e ameaador, exigiram a soluo do congelamento do terreno com posterior reforo das fundaes). Deve-se estudar todas as camadas (no adianta estudar todas as caractersticas apenas da camada mais superficial);

Mecanismos para estudar o solo: a) Transp. 5. Poo Identificar todas as camadas, retirar amostras deformadas e indeformadas. Verificar a dificuldade penetrao de uma barra de ferro. Poo no pode ser aberto abaixo do nvel dgua ou em solo puramente arenoso.

b) Transp. 6. Sondagem de Simples Reconhecimento (Sondagem percusso ou Standard Penetration Test SPT) A sondagem normatizada pela ABNT. Consultar as normas: NBR 6484 Execuo de Sondagens de Simples Reconhecimento dos Solos. NBR 7250 Identificao e descrio de amostras de solos obtidos em sondagens de simples reconhecimento dos solos. NBR 8036 Programao de sondagens de simples reconhecimento dos solos para fundaes de edifcios. Etapas da sondagem: I perfurao; II amostragem; III ensaio penetromtrico (penetrao dinmica). As etapas I e II so alternadas enquanto a II e III so executadas simultaneamente. A perfurao feita com trado at o N.A. e com sistema de circulao de gua aps encontrar o N.A.. A amostragem obtida com a cravao de 45 cm, em cada metro, de um amostrador padronizado. No ensaio penetromtrico faz-se a contagem do nmero de golpes para cravar cada 15 cm do amostrador.
0 (m)
I

amostragem e ensaio penetromtrico, seguidos de 0,55m de perfurao. No primeiro metro no feita a amostragem nem o ensaio penetromtrico. Por isso, pode-se interpretar de 2 maneiras: o ensaio penetromtrico do n-simo metro representativo do metro anterior ou do prprio metro. Exemplo:
z
15 cm 15 cm 15 cm

N1 = 3 N2 = 5 N3 = 6 N = N2 + N3 N = 11 golpes/30cm

z +1

O ndice de resistncia penetrao a soma do nmero de golpes dos ltimos 30 cm de penetrao: N = N 2 + N3 (golpes/30cm) Simbologias utilizadas: N = SPT = NSPT Assim a sigla SPT ora representa o ensaio, ora o ndice de resistncia penetrao. Outro objetivo do ensaio a determinao do nvel dgua, o qual pode ser observado durante o processo de perfurao e posteriormente confirmado, aps o trmino da sondagem. A no realizao de sondagens em uma obra pode causar falta de segurana ou custo elevado da fundao. Deste modo deve-se exigir sempre a execuo de sondagens para se projetar uma fundao. papel do engenheiro civil convencer o proprietrio da importncia e necessidade das sondagens. Mas como a sondagem uma prestao de servio, cuidado: h sondagens e sondagens. H empresas de sondagem que realizam mal a sondagem e

-1,0
0,45 0,55
II + III I II + III I . . .

-2,0
0,45 0,55

-3,0

Inicialmente perfura-se 1,0m e depois a cada metro tem-se 0,45m para

outras que so at inidneas. No contrate sondagens pelo critrio do menor preo. Outros dois ensaios in situ muito teis para o projeto de fundaes so o CPT e o ensaio de placa. SLIDES: 1. trip de sondagem; 2. perfurao com trado espiral; 3. tubo de revestimento; 4. colocao da haste com trpano; 5. introduo de gua na mangueira; 6. sistema de circulao de gua; 7. gua recolhida no reservatrio; 8. exame dos detritos de solo; 9. retirada da haste; 10. amostragem; 11. marcao a giz na haste: 15, 30 e 45cm; 12. cabea de bater; 13. martelo; 14. martelo em queda livre; 15. final da cravao do amostrador; 16. retirada da haste e do amostrador; 17. amostrador retirado; 18. amostrador aberto; 19. amostra no recipiente; 20. caixa com recipiente de amostras; 21. corda com ponta de lato; 22. verificao do N.A.; 23. boletim de campo; 24. relatrio de furo de sondagem.

Aps, penetra-se apenas a ponta para a medida da resistncia de ponta. A resistncia por atrito lateral obtida pela diferena entre as duas medidas anteriores. A vantagem deste ensaio que ele permite a separao das parcelas de atrito e ponta, reproduzindo de certa forma o que ocorre em uma estaca. Mas no Brasil o SPT muito mais utilizado que o CPT. P

Rl

Rp

P = Rl + Rp

c) Ensaio de penetrao esttica ( CPT Cone Penetration Test, deep sounding ou ensaio de cone) Consultar a norma da ABNT: NBR 12069 Ensaio de penetrao de cone in situ (CPT). Crava-se estaticamente um cone no solo e mede-se a fora necessria para crav-lo. Com a penetrao do conjunto (cone + luva) determina-se a resistncia total, a qual a soma das parcelas de resistncia de ponta e por atrito lateral.

SLIDES: 1. vista geral do equipamento; 2. tirante; 3. vista geral; 4. haste (vertical); 5. haste (horizontal); 6. penetrmetro; 7. ponteira e luva; 8. ensaio de adensamento; 9. leitura da presso; 10. colocao da haste. d) Prova de carga em placa Consultar a norma da ABNT: NBR 6489 Prova de carga direta sobre o terreno de fundao. Aplica-se a carga em estgios em uma placa de 80 cm de dimetro e medemse os recalques. No final do ensaio com os

pares de valores obtidos obtm-se uma curva carga-recalque.


Tenso ( )

O ensaio de placa recomendvel para o caso de fundaes rasas, por sapatas. Atravs desse ensaio pode-se obter a presso admissvel, com segurana ruptura e aos recalques elevados. Entretanto, esse ensaio no aplicvel nos casos de camadas superficiais heterogneas ou de solos adensveis. SLIDES: 1. placa circular; 2. macaco hidrulico; 3. viga de referncia; 4. extensmetros mecnicos; 5. recalque da placa; 6. vista do conjunto; 7. vista da cava; 8. caixo de reao.

Recalque ()

You might also like