You are on page 1of 4

UFRGS - PPG LETRAS - rea: Estudos Da Linguagem Especialidade: Teoria e Anlise Lingustica LET00003 Turma A - Leituras Dirigidas: Variao

ao e Mudana Fonolgica em Sincronias Passadas PROFESSORA: Valria Monaretto ALUNO: Eduardo Elisalde Toledo

Texto: SCHNEIDER, Edgar W. 2002. "Investigating variation and change in written documents." In J.K. Chambers, Peter Trudgill & Natalie Schilling-Estes, eds. The Handbook of Language Variation and Change. Oxford, Malden, MA: Blackwell 2002, 67-96.

3. Avaliando as fontes: tipos de texto e sua relativa proximidade com a fala (continuao) 3.7 Comentrios contemporneos (Categoria 4: observado) Atitudes prescritivas, vulgarismos; Gordon (1998) : ingls neo-zelands 3.8 Fontes literrias (Categoria 5: inventado) Mille (1997) representao literria de Gullah; Trudgill (1999) dialeto de Norfolk em escritores dialetais 4. Problemas 4.1 Representatividade Bad data Labov (1994); Tennessee Civil War Veterans Questionnaires; Regras para evitar enviesamento: Medir e restringir qualidade; Evitar circularidade; Diversificar e estratificar a amostra; Selecionar uma amostra aleatria.

4.2 Validade Refere-se qualidade do registro, sua relao com o alvo de investigao. Se o registro relaciona-se a um evento de fala particular, um registro vlido corresponde fielmente elocuo; com as outras categorias de texto, reflete os hbitos de fala cotidianos da comunidade de um modo mais global e indireto. Avaliando a validade 4 conjuntos ordenados de critrios: 1. Natureza de textos: aparncia do texto, presena e frequncia de formas dialetais, presena de variao e impresso geral de autenticidade. Critrio negativo: cartas, narrativas e outros sero excludos se estiverem muito prximos do padro.

2. Condies de registro: quanto mais a situao de registro distante em termos temporais, locais e pessoais (qualidades que podem ser deduzidas) da elocuo original, menos vlida ser a representao da fala apresentada no texto. 3. Consistncia interna: se houver consenso entre entre diferentes representaes da fala de uma comunidade, ento pode-se assumir que isso reflete uma realidade externa. 4. Encaixe externo: se os resultados de uma investigao corroboram resultados de outros estudos e apresentam distribuies lingusticas familiares, isso prova que os resultados so confiveis. 4.3 Analisando diferentes nveis de organizao da linguagem A validade de representao da fala tambm se correlaciona com tipos de estrutura: alguns nveis de organizao da linguagem so representados de forma bastante acurada, enquanto outros so mais difceis ou impossveis de representar. Por exemplo, alguns detalhes fonticos sem grafemas correspondentes so neutralizados na escrita, como o vozeamento em certas fricativas. Um padro lingustico representado no cdigo escrito resultado dos seguintes fatores: 1. Peso: relaciona-se a extenso e sonoridade (intensidade e volume): quanto mais extensa for uma forma, mais material fonolgico e morfolgico empregado em sua codificao, mais sonoridade seus fonemas tm e mais notada, memorizada e escrita a forma. Isso corresponde aos nveis de linguagem tambm: sintaxe>morfologia>fonologia. 2. Salincia: no universal, especfica a cada variedade, mas tem o mesmo efeito que o peso. Traos conhecidos como caractersticos de uma comunidade de fala so mais provveis de serem registrados numa frequncia maior do que se justificaria pelo seu uso real. Essas marcas devem ser interpretadas com cuidado. Formas que operam abaixo do nvel da conscincia provavelmente no sero exagerados ou inseridos artificialmente pelo escritor. 3. Condies semnticas e pragmticas: elementos lingusticos que aparecem ou no no texto dependem do tpico e da funo pragmtica do texto.Esse o caso tpico do vocabulrio de um texto, que limitado pelo seu tpico. Padres lingusticos tambm podem apresentar essa limitao. 4.4 Analisando a fontica com registros escritos Mesmo que, devido ao impacto do fator peso, seja muito difcil analisar textos escritos em busca de informaes fonticas, o carter funcional do alfabeto

(representar sons) ainda pode ser aproveitado para se observarem alguns fenmenos de variao e mudana. Exemplo 18 : Montgomery (1995:7) prevealed (prevailed), beaker (baker), injoying (enjoying) 4.5 Decidindo-se por uma abordagem qualitativa ou quantitativa Devido a dificuldades de amostragem, exigncias de frequncia nem sempre so atendidas, logo a quantificao pode no ser possvel ou justificvel. Se no possvel indagar quantas vezes uma variante ocorre, em geral faz sentido indagar se ela realmente ocorre, quais variantes so encontradas e quem so os usurios. H dois nveis possveis de anlise sob o nvel quantitativo: (i) um nvel estritamente inventorial, uma abordagem baseada em tokens, que se limita a documentar quais formas so encontradas; (ii) um nvel mais amplo, uma anlise baseada no idioleto, observando formas e caractersticas sociais do usurio. Exemplo 19: Schneider e Wagner (2006) The Harder They Come Exemplo 20: Poplack (2000); Rickford (2006) Ingls afro-americano 4.6 Determinando parmetros para contextos extralingusticos Para definir de forma apropriada categorias como estilo e classe, necessrio reunir o mximo de informaes histricas, sociais e culturais sobre a poca da qual provm os registros escritos. 5. Concluso: armadilhas e vantagens Ao analisar documentos escritos necessrio: - avaliar as caractersticas de tipos de texto e textos individuais a luz de seu conjunto de caractersticas culturais e histricas; - julgar a representatividade de uma amostra como tambm a validade de um grupo de textos; - considerar os possveis efeitos desses fatores sobre a representao de um determinado nvel lingustico ou trao com cuidado e relutncia. Talvez o desafio analtico imposto pela distncia entre o ato de fala e sua representao em documentos escritos implique uma reviso da noo dos registros de udio como caminhos diretos para a verdade, j que nesses casos tambm h a presena de filtros culturais, sociais e estilsticos (incluindo o Paradoxo do Observador, por exemplo).

MAPA CONCEITUAL: Investigating Variation and Change in Written Documents

VARIAO E MUDANA

proximidade com a fala 4 exigncias diferentes origens variabilidade do fenmeno quantidade de dados

texto escrito

realidade 3 critrios relao escritor-falante distncia temporal

gravado rememorado 5 categorias imaginado observado inventado

6 problemas peso salincia condies semnticas e pragmticas

representatividade validade nveis de organizao da linguagem fontica quantitativo e qualitativo extralingustico

natureza do texto condio de registro consistncia interna encaixe externo

You might also like