You are on page 1of 26

Integrao policial em Minas Gerais

Desafios da governana da poltica de segurana pblica


Police integration in Minas Gerais

Challenges of governance of public security policy

Lus Flvio Sapori Scheilla Cardoso P. de Andrade*


Resumo: Este artigo tem o propsito de analisar a poltica de integrao das polcias militar e civil implementada em Minas Gerais entre 2003 e 2006, no primeiro governo Acio Neves. Alm da especificao das diretrizes e projetos da poltica de integrao, procurou-se abordar o fenmeno sob a perspectiva do conceito de governana. Argumenta-se que houve uma singularidade na conduo dessa poltica pblica, caracterizada pela participao intensiva e conflituosa das organizaes policiais tanto no processo de formulao quanto na implementao. Se por um lado, a perspectiva de governana que balizou a poltica dotou o processo de elevado grau de morosidade, por outro lado, dotou-o de elevados nveis de legitimidade, e, consequentemente, de institucionalizao.
Palavras-chaves: Polcia; Segurana pblica; Integrao das polcias

Abstract: This article is meant to examine the policy of integration of military and civil police deployed in Minas Gerais between 2003 and 2006, in the first government Acio Neves. In addition to specifying the guidelines and projects of integration policy, tried to address the phenomenon from the perspective of the concept of governance. It is argued that there was a uniqueness in the conduct of public policy, characterized by intensive involvement and conflict of police organizations both in the process of formulation and in implementation. If on the one hand, the prospect of governance beacons that the policy has given the process a high degree of slowness, on the other hand, gave him high levels of legitimacy, and thus of institutionalization.
Key words: Police; Public Security; Integration of police

* Lus Flvio Sapori doutor em sociologia pelo Iuperj, coordenador do curso de Cincias Sociais da PUC Minas, Belo Horizonte, Brasil, e professor da Escola de Governo de Minas Gerais; foi secretrio adjunto de Defesa Social do estado de Minas Gerais. <lusapori@uaivip.com.br>. Scheilla C. P. de Andrade mestre em Administrao Pblica pela Escola de Governo de Minas Gerais, professora da PUC Minas, Belo Horizonte, Brasil.
Civitas Porto Alegre v. 8 n. 3 p. 428-453 set.-dez. 2008

L. Sapori e S. Andrade Integrao policial em Minas Gerais

429

A reforma das polcias tem sido colocada em discusso no Brasil de forma cada vez mais contundente. O despreparo de grande parte das organizaes policiais brasileiras para lidar com o recrudescimento da criminalidade e para promover o dilogo com a sociedade so os principais desafios colocados no contexto da consolidao democrtica. A manuteno do aparato policial, criado no perodo autoritrio e mantido pela Constituio de 1988, constitui um dos principais problemas institucionais da segurana pblica no pas. A ciso do ciclo completo da atividade policial em duas organizaes distintas tem provocado uma disjuno crnica no sistema de justia criminal, explicando parcialmente sua baixa efetividade no controle da criminalidade. Propostas de unificao das polcias no so raras no debate pblico, mas no tm alcanado o consenso poltico necessrio que viabilize a mudana da Constituio Federal. A perspectiva alternativa que se apresentou em meados da dcada de 1990 a integrao das organizaes policiais. Sem demandar modificaes no texto constitucional, prope-se uma transio gradual para outro modelo de policiamento, que induza a integrao operacional do policiamento ostensivo com o policiamento investigativo. A implantao do processo de integrao das organizaes policiais em Minas Gerais, objeto de nossa anlise, s foi possvel dada a conjuntura poltica mais ampla de crise da poltica de segurana e de convergncia em relao s diretrizes preconizadas pelo Governo Federal. Alm de certo consenso entre os estudiosos sobre a incapacidade de conteno do alarmante crescimento dos ndices de criminalidade pela estrutura policial dicotmica vigente, houve a vinculao do repasse de recursos do Fundo Nacional de Segurana Pblica implantao de estratgias para a integrao do trabalho policial. O presente artigo tece uma breve anlise da experincia de integrao policial implantada no estado de Minas Gerais entre os anos de 2003 e 2006. Nosso objetivo apontar algumas peculiaridades dessa experincia, em especial a combinao de maior lentido no alcance de objetivos com maior consistncia no rearranjo institucional empreendido. Nesse sentido, utilizaremos a noo de governana para compreender a poltica de integrao policial adotada em Minas Gerais. nossa pretenso mostrar que os mecanismos de governana adotados na formulao e implementao dessa poltica de segurana pblica acabaram por definir a dinmica dessa mesma poltica, em termos do ritmo e da trajetria.

430

Civitas, Porto Alegre, v. 8, n. 3, p. 428-453, set.-dez. 2008

Novo arranjo institucional: a secretaria de defesa social


A partir de 2003, o recm-empossado governo de Minas Gerais, com base em um diagnstico sobre a criminalidade, inspirado nas diretrizes de integrao sistmica do governo federal e em polticas similares implantadas em outros estados da federao, concebeu e iniciou a implantao de um grande projeto com vistas integrao das organizaes policiais mineiras. Esse projeto estava inserido em uma poltica governamental mais abrangente, com um leque variado de estratgias, que contemplava aes relativas reforma do sistema prisional e do sistema scio-educativo, a preveno da criminalidade, entre outras (Sapori, 2007). A implementao da poltica estadual de segurana pblica e do projeto de integrao das organizaes policiais, mais especificamente, teve como pedra fundamental a criao da Secretaria de Estado de Defesa Social (Seds) em 2003, em substituio s extintas Secretarias de Estado de Segurana Pblica e de Justia e Direitos Humanos. Sob sua responsabilidade foi colocada a coordenao operacional das atividades das Polcias Civil e Militar, do Corpo de Bombeiros Militar, da Defensoria Pblica e da Subsecretaria de Administrao Penitenciria. Cabe destacar que a estrutura da Secretaria de Defesa Social, instituda pela Lei Delegada Estadual n 56, de 29 de janeiro de 2003, prescreve apenas a subordinao operacional das Polcias Militar e Civil, garantindo suas respectivas autonomias tanto no campo administrativo quanto financeiro. Isto significa que as decises atinentes promoes, nomeao de comandos, elaborao de oramentos, execuo financeira, atividades correcionais, entre outras, permanecem fora do mbito de deciso do Secretrio de Defesa Social. A mesma autonomia foi garantida ao Corpo de Bombeiros Militar e Defensoria Pblica. No que tange ao sistema prisional e ao sistema de atendimento e acautelamento de adolescentes infratores, por sua vez, a subordinao administrativa e operacional Seds completa. Este arranjo que concentra na Secretaria unicamente a autoridade para coordenar aes operacionais das organizaes policiais singular se compararmos com os demais estados brasileiros. Se, por um lado, a Seds tem a prerrogativa de traar as diretrizes para a integrao operacional entre as polcias, por outro lado no dispe de poder para determinar modificaes no mbito das organizaes. A conseqncia disso que o planejamento e

L. Sapori e S. Andrade Integrao policial em Minas Gerais

431

implementao das estratgias de integrao devem ser feitos conjuntamente pelas polcias e pela Seds, sendo que esta deve coordenar todo o processo. Na prtica, essa situao acabou por determinar a criao de uma srie de comisses para implantao de projetos especficos, com participantes das organizaes policiais e da Secretaria. Um dos principais mecanismos para o funcionamento da articulao interinstitucional pretendida o Colegiado de Integrao da Defesa Social, que discute temas relacionados segurana pblica do estado, define as diretrizes a serem seguidas nas atuaes integradas e delibera sobre assuntos estratgicos que envolvem os diversos rgos do Sistema de Defesa Social. Participam do Colegiado as seguintes autoridades: Secretrio de Estado de Defesa Social, que o preside; Secretrio Adjunto de Defesa Social; Subsecretrio de Administrao Penitenciria; Comandante-Geral da Polcia Militar; Chefe da Polcia Civil; Comandante-Geral do Corpo de Bombeiros Militar; Defensor Pblico Geral. O Colegiado regulamentado pelo art. 3 da Lei Delegada n 56, de 29 de janeiro de 2003, e pelo art. 5 do Decreto Estadual n 43.295, de 23 de abril de 2003, competindo-lhe, entre outras coisas: formular e aprovar diretrizes e estratgias visando integrao do sistema de defesa social do estado; definir e aprovar grupos de trabalho para o tratamento de assuntos especficos; formular e aprovar planos, programas e metas integradas para o sistema de defesa social; acompanhar a gesto operacional de integrao dos diversos segmentos que compem a defesa social; avaliar o cumprimento dos planos e metas estabelecidas. O Colegiado de Integrao iniciou seus trabalhos em 12 de julho de 2004 e se reuniu mensalmente at abril de 2005. A partir de ento, reunies ordinrias passaram a ocorrer semanalmente, tornando mais gil a tomada de decises sobre temas complexos que envolviam as organizaes do sistema. Ou seja, o Colegiado passou a ter carter permanente e no se reunia apenas para solucionar problemas especficos ou para deflagrar foras-tarefas, mas se encontrava sistematicamente para acompanhar, de forma contnua, os trabalhos integrados desenvolvidos pelos rgos membros. nessa instncia que so discutidos os principais pontos de divergncia entre os rgos do Sistema. A anlise das atas das reunies ocorridas entre 12/07/04 e 19/06/06 revela que das 382 deliberaes, 292 se referiam ao processo de integrao das organizaes policiais, ou seja, 76,4% do total. As deliberaes sobre o processo de integrao podem ser distribudas em alguns tipos principais:

432

Civitas, Porto Alegre, v. 8, n. 3, p. 428-453, set.-dez. 2008

Quadro 1: Deliberaes do Colegiado de Integrao entre julho de 2004 e junho de 2006 relacionadas ao processo de integrao das organizaes policiais
Tipo de Deliberao Elaborao de estudos tcnicos, planos operacionais e criao de comisses de trabalho Providncias e apresentaes especficas sobre o andamento dos projetos da integrao policial Registro de atividades realizadas e de resultados alcanados Criao, implantao ou mudanas em sedes fsicas de unidades policiais Realizao de operaes policiais conjuntas Outros tipos de deliberaes Total
Fonte: ANDRADE (2006).

Percentual 30,1 18,1 15,4 5,8 5,4 25,2 100

A anlise do quadro demonstra a preocupao do Colegiado com as questes relativas implementao do processo de integrao policial, principalmente a elaborao de diagnsticos e de planos de ao, com vistas transformao das diretrizes da integrao em aes especficas, que representam 30,1% das deliberaes. Tambm demonstra a preocupao dos membros do Colegiado no que concerne efetiva implementao de aes, mediante o acompanhamento dos projetos, que est includo em 18,1% das decises. Os registros de atividades e de resultados alcanados tambm representam parcela significativa dos trabalhos do Colegiado (15,4%). Deve-se ressaltar a importncia dada a questes como a implementao de unidades operacionais das polcias e a realizao de operaes conjuntas focadas em quadrilhas ou modalidades criminosas especficas, que representam, respectivamente, 5,8% e 5,4% das deliberaes do Colegiado. Dentre as outras decises, destacam-se aquelas relativas realizao de investimentos no sistema policial, de alocao de recursos humanos, de aes especficas junto ao Judicirio e ao Ministrio Pblico, com vistas aproximao desses rgos.

Estratgias de integrao
Inicialmente, a integrao das organizaes policiais em Minas Gerais foi pautada pela associao dos esforos de integrao geogrfica das bases territoriais aos de criao de centros integrados de comunicaes, tendo em vista que estes ltimos seriam responsveis pela anlise estratgica dos

L. Sapori e S. Andrade Integrao policial em Minas Gerais

433

cenrios gerais e especficos da criminalidade, no tempo e no espao, isto , nas bases territoriais (Barreto Jnior et al., 2003). O modelo de integrao concebido para Minas Gerais pautou-se na constituio dos centros integrados de comunicaes como organismos estratgicos para aproximao das instituies policiais responsveis, respectivamente, pela ao ostensiva e pela ao investigativa. Esses centros seriam responsveis por municiar de informaes as unidades territoriais geograficamente integradas, que, por seu turno, deveriam realizar a ao policial lato sensu (exerccio das atividades de polcia ostensiva e de investigaes) mediante o estabelecimento de um planejamento operacional conjunto. Assim, a poltica de integrao das organizaes policiais em Minas Gerais teve como estratgias principais a integrao das informaes, das reas geogrficas de atuao e do planejamento operacional. Isso porque o no compartilhamento de informaes entre as organizaes policiais, especialmente de seus sistemas informatizados, a incompatibilidade de reas territoriais de atuao e a inexistncia de planejamento conjunto de aes foram considerados os principais focos de disjuno do trabalho policial. Para resolver esses problemas, foram propostos trs projetos: na rea informacional Sistema Integrado de Defesa Social (Sids); no que tange integrao geogrfica reas Integradas de Segurana Pblica (Aisp); e para o planejamento operacional Integrao da Gesto em Segurana Pblica (Igesp). Como estratgias complementares foram eleitas a integrao do trabalho correcional, bem como dos processos de formao e treinamento das polcias estaduais. Integrao dos sistemas de informao O Sids Sistema Integrado de Defesa Social, projeto governamental que deu incio integrao em Minas Gerais, um sistema concebido para proporcionar a integrao e a modernizao tecnolgica das bases de informaes existentes nas organizaes policiais. Trata-se da criao de um nico sistema de informaes, que possibilitaria o compartilhamento e juno dos dados produzidos pelas Polcias Civil e Militar, assim como pelo Corpo de Bombeiros, Ministrio Pblico, Poder Judicirio e Sistema Prisional. O Sids foi idealizado como um sistema modular, integrado, que permitiria a gesto das informaes de Defesa Social relacionadas s ocorrncias policiais e de bombeiros, investigao policial, ao processo judicial e execuo penal, respeitadas as atribuies legais dos rgos que o compem. Esse projeto visava a

434

Civitas, Porto Alegre, v. 8, n. 3, p. 428-453, set.-dez. 2008

modernizao tecnolgica e a implantao e modernizao dos sistemas de gesto da informao, conforme Lei Estadual n 13.968/2001 e Decreto Estadual n 43.778/2004. Materialmente, o Sids se subdivide em dois centros operativos, a saber: o Centro Integrado de Atendimento e Despacho (Ciad) e o Centro Integrado de Informaes de Defesa Social (Cinds). O Ciad foi concebido como um centro de operaes, que concentraria as chamadas radiofnicas das Polcias Civil e Militar e do Corpo de Bombeiros e, posteriormente, processaria essas chamadas direcionando os atendimentos e despacho de veculos operacionais, quando necessrio. o local onde pode ser iniciado o processamento de uma ocorrncia policial ou de bombeiro. O Ciad representa no apenas um centro automatizado de processamento e soluo de chamadas radiofnicas, constituindo-se em verdadeiro aparato de gesto dos mtodos de captao e difuso de ocorrncias, j que possibilita que o atendimento das ocorrncias seja realizado de forma conjunta pelos rgos que o compem. Alm de tele-atendentes civis e policiais, atuam neste centro operativo os despachantes e os supervisores das atividades de atendimento e despacho. a estrutura, pois, que foi concebida para congregar os trs centros de atendimentos de ocorrncias existentes nas instituies: o Centro Integrado de Comunicaes Policiais (Cicop) da Polcia Militar, a Central da Polcia Civil (Cepolc), e a Central de Operaes do Corpo de Bombeiros Militar (Cobom). Um dos principais mdulos do Sids o Registro de Eventos de Defesa Social (Reds). Trata-se de um boletim de ocorrncias policiais e de bombeiro padronizado e nico para as instituies. , ainda, a possibilidade de evitar o duplo registro de ocorrncias pelas instituies, assim como de garantir a continuidade do processamento de uma ocorrncia entre as Polcias Militar e Civil. Uma ocorrncia registrada pela Polcia Militar seria obrigatoriamente repassada para a Polcia Civil via web, que a consulta e procede ou no ao aceite da ocorrncia, dando, ainda, os encaminhamentos que sua funo constitucional determina (abertura de inquritos, tomadas de providncias, diligncias policiais etc.). Deve possibilitar, portanto, um banco de dados nico, assim como a padronizao da estatstica criminal baseada em ocorrncias policiais. Esse registro de ocorrncias deve alimentar automaticamente o mdulo PCNet, desenvolvido pela Polcia Civil para controle de ocorrncias, inquritos, autos de priso em flagrante e termos circunstanciados de ocorrncia, de forma a evitar o retrabalho na entrada de dados. No Ciad, atravs do mdulo Controle de Atendimento e Despacho (CAD) devem ser geradas informaes sobre o perfil do atendimento das instituies,

L. Sapori e S. Andrade Integrao policial em Minas Gerais

435

detectando-se, por exemplo, os tipos de ocorrncias registradas, o tempo mdio das ocorrncias etc. Outro mdulo do Sids o Geoprocessamento e Estatstica Espacial, que permite anlises variadas do comportamento espacial da criminalidade, com vistas racionalizao e potencializao do emprego de recursos humanos e logsticos. Deve-se ressaltar que a Polcia Militar j trabalhava com o georeferenciamento da criminalidade para o municpio de Belo Horizonte. O desenvolvimento desse mdulo possibilitaria a utilizao dessa ferramenta para todo o territrio mineiro, assim como para a Polcia Civil. O trabalho relativo anlise criminal, por sua vez, se daria no segundo centro operacional, o Cinds. Nele devem ser processados os dados colhidos do registro de ocorrncias, assim como dos dados gerados pelo geoprocessamento, inquritos, julgamentos e execuo de penas. O Cinds se fundamenta, portanto, na anlise, qualitativa e quantitativa, no tempo e no espao, das informaes produzidas no mbito do Sistema Integrado de Defesa Social. O Cinds trata de informaes que extrapolam o ciclo policial. As primeiras iniciativas concretas para implantao do Sids se deram no ano de 2001, quando a Polcia Militar apresentou projetos Secretaria Nacional de Segurana Pblica do Ministrio da Justia (convnios MJ/Senasp n 52/2001 e 53/2001), com vistas a obter o financiamento necessrio para implantao do Centro de Atendimento de Despacho da RMBH (Regio Metropolitana de Belo Horizonte). Nesses convnios foram previstos, ainda, parte dos recursos necessrios para a cobertura das despesas atinentes ao desenvolvimento, adaptao e implementao dos mdulos do Sids. No ano de 2003, com a criao da Secretaria de Estado de Defesa Social (Seds), foram retomadas as discusses para tratar do desenvolvimento e implantao do Sids por todos os rgos do Sistema de Defesa Social. A partir de ento, Polcia Militar, Polcia Civil, Corpo de Bombeiros Militar, Ministrio Pblico, Tribunal de Justia e Subsecretaria de Administrao Penitenciria iniciaram o trabalho em conjunto para a consecuo da primeira etapa do projeto, qual seja a implantao do Centro de Atendimento e Despacho da RMBH, porm agora de forma integrada. Os recursos necessrios para a dotao de infraestrutura nas unidades perifricas (Batalhes, Companhias, Pelotes, Delegacias) foram previstos na segunda etapa, no convnio Senasp/MJ 76/2003, que tambm previa recursos para o Centro Integrado de Atendimento e Despacho da RMBH. O Armazm de Informaes de Defesa Social, ferramenta indispensvel anlise das informaes geradas pelo Sids foi implantado em 2005, conforme

436

Civitas, Porto Alegre, v. 8, n. 3, p. 428-453, set.-dez. 2008

Convnio MJ/Senasp n 075/2003. A implantao do Cinds, que atender a todo o estado, foi iniciada em 2005, mediante a execuo do Convnio MJ/Senasp n 247/2004. A partir de 2004 tambm foram previstos no oramento estadual recursos para implantao e manuteno do Ciad da RMBH, conforme o Plano Plurianual de Gesto Governamental (PPAG, 2004-2007). At o final de 2006, os mdulos Registro de Eventos de Defesa Social (Reds), Controle de Atendimento e Despacho (CAD) e Geoprocessamento e Estatstica Criminal foram desenvolvidos e implantados parcialmente na RMBH. Estavam em fase de desenvolvimento o mdulo PCNet e a integrao dos sistemas de inquritos (SIP), processos (Siscom) e de execuo penal (Infopen e Infopri). O Centro Integrado de Atendimento e Despacho da RMBH foi inaugurado no dia 26 de fevereiro de 2004, quando os trs centros de operaes (Cicop, Cepolc e Cobom) foram transferidos para uma sede nica, passando as trs organizaes a trabalharem de forma integrada. Inicialmente, os rgos trabalharam em sistemas informatizados prprios at a finalizao da implantao do mdulo de atendimento e despacho integrado. Merece especial destaque o fato de que todas as definies em termos de solues tecnolgicas, desenvolvimento de mdulos e de implantao e administrao de centros operativos so realizadas por comisses de trabalho das quais participam representantes das duas polcias e da Secretaria de Defesa Social. Algumas delas contaram, ainda, com a participao de membros do Corpo de Bombeiros Militar, do Ministrio Pblico, do Poder Judicirio e do Sistema Prisional. Assim as definies estratgicas do Colegiado de Integrao em relao ao projeto Sids foram desenvolvidas conjuntamente pelos rgos envolvidos. A maior instncia deliberativa no mbito do Sids seu Conselho Gestor, criado pelo Decreto Estadual n 43.778/2004, do qual fazem parte o Superintendente de Integrao, o Coronel PM que comanda a Diretoria de Tecnologia e Sistemas de Informao e o Delegado-Geral de Polcia Civil que chefia a Coordenao Geral de Segurana. Abaixo dessa instncia existem duas comisses tcnicas: a Coordenao Tcnica do Sids e o Colegiado Tcnico-Operativo do Ciad. A primeira se ocupa das definies sobre ferramentas tecnolgicas e de desenvolvimento de mdulos, enquanto a segunda responsvel pela implantao e administrao de Ciads. Ambas se subdividem em assessorias para o tratamento de questes especficas, tais como: infra-estrutura de informtica, implantao do CAD, implantao do Reds, integrao SIP, Siscom e Infopen, rede de radiocomunicao, sis-

L. Sapori e S. Andrade Integrao policial em Minas Gerais

437

tema de transmisso de dados, interiorizao do Ciad e suporte tcnico do Ciad. A anlise das aes previstas para a integrao das informaes demonstra que, no perodo de 2003 a 2006, o maior volume de trabalho se concentrou na definio das ferramentas tecnolgicas e desenvolvimento de mdulos do sistema de informaes, sendo que sua efetiva implantao ainda no foi alcanada. Embora o Sids tenha sido o primeiro foco de atuao da poltica de integrao, sua alta dependncia de aspectos tecnolgicos complexos e de alto custo, fez com que o cumprimento das etapas do projeto tenha requerido constantes alteraes de cronograma. Como projeto inicial, o Sids encontrou, ainda, muitas resistncias e contou com debates bastante acalorados entre as instituies policiais, ou seja, as definies iniciais do projeto levaram tempo at que fosse conseguido consenso. Integrao das reas de atuao O projeto reas Integradas de Segurana Pblica (Aisp) visa delimitao de circunscries nicas de atuao para as polcias. Isso porque, historicamente as reas de atuao da Polcia Militar e da Polcia Civil eram delimitadas de forma diferenciada pelas duas instituies. A integrao territorial visava, portanto, a sobreposio do espao de atuao das duas instituies, compatibilizando, assim, no s os espaos organizacionais como tambm o planejamento operacional, j que a correspondncia entre reas significa, tambm, a correspondncia entre os policiais das duas instituies que atuam nessas reas. Alm da maior interao e integrao entre os representantes das duas instituies, o projeto Aisp visava a integrao, agilizao e coordenao de procedimentos, de modo a obter a mxima efetividade nas operaes desencadeadas em uma mesma rea de responsabilidade; a melhoria na avaliao de desempenho, com o estabelecimento conjunto de metas e indicadores; o direcionamento do conhecimento estatstico da realidade criminal circunscrita na rea de atuao conjunta; o conhecimento das dificuldades logsticas e operacionais afetas a cada instituio; a facilitao do intercmbio de informaes; e a participao mais efetiva e conjunta dos representantes das duas instituies nas reunies dos Conselhos Comunitrios de Segurana Pblica (Consep). Antes de iniciado o projeto Aisp, a Polcia Civil dividia sua atuao no estado em 53 regies, sendo uma correspondente a Belo Horizonte e sua Regio Metropolitana, e as outras 52 como subdivises do interior do estado. Alm dessas reas de competncia no nvel macro, havia ainda subdivises dessas reas que correspondiam s delegacias seccionais, delegacias distritais

438

Civitas, Porto Alegre, v. 8, n. 3, p. 428-453, set.-dez. 2008

e delegacias de comarca. A Polcia Militar, por sua vez, se dividia no nvel macro em 12 regies, sendo uma delas correspondente Capital do estado e os municpios de Sabar, Caet e Ibirit, outra Regio Metropolitana de Belo Horizonte e as outras 8 subdivises do interior do estado. Essas regies se subdividiam, ainda, em reas correspondentes a batalhes, companhias, pelotes e destacamentos da Polcia Militar. Tendo em vista concentrao dos ndices de criminalidade em Belo Horizonte e na Regio Metropolitana na poca em que o projeto foi iniciado (2003), as etapas e prazos para a implantao das reas integradas de segurana pblica foram assim definidas: 1) Belo Horizonte julho de 2003; 2) Regio Metropolitana de Belo Horizonte dezembro de 2003; 3) Interior do estado dezembro de 2004. Deve-se ressaltar que, como a Polcia Militar havia passado por recente reforma em suas estruturas (1999), privilegiando a poltica de ao integral nas bases territoriais, a articulao da PMMG foi considerada como o modelo mais prximo do ideal, o que significa que as maiores reestruturaes deveriam acontecer no mbito da Polcia Civil.
Quadro 2: Correspondncia da estrutura de unidades operacionais existentes das Polcias Militar e Civil para implantao do projeto reas Integradas
Local de Estrutura da Polcia Militar Implantao Belo Horizonte 8 Regio da Polcia Militar Batalhes PM Companhias PM RMBH 7 Regio da Polcia Militar Batalhes PM e Companhias Independentes PM Companhias PM, Pelotes PM e Destacamentos PM Interior Regies da Polcia Militar Batalhes PM e Companhias Independentes PM Companhias PM, Pelotes PM e Destacamentos PM
Fonte: Andrade (2006).

Estrutura da Polcia Civil Superintendncia de Polcia Metropolitana Delegacias Seccionais Delegacias Distritais Superintendncia de Polcia Metropolitana Delegacias Regionais e Seccionais Delegacias Distritais, de Comarca e de Municpio Superintendncia Regional de Polcia Civil Delegacias Regionais e Seccionais Delegacias Distritais, de Comarca e de Municpio

L. Sapori e S. Andrade Integrao policial em Minas Gerais

439

Dessa forma, o processo de integrao geogrfica das Polcias Militar e Civil contempla a sobreposio da rea de atuao das duas instituies em trs nveis: estratgico Regio Integrada de Segurana Pblica (Risp), composta pela Regio de Polcia Militar e Departamento de Polcia Civil ; ttico: rea de Coordenao Integrada de Segurana Pblica (Acisp), formada por um Batalho de Polcia Militar (BPM) ou uma Companhia Independente de Polcia Militar (Cia Ind) e uma Delegacia Seccional ou uma Delegacia Regional; e operacional: a rea Integrada de Segurana Pblica (Aisp), integrada por uma Companhia, Peloto ou Destacamento PM e uma Delegacia Distrital, de Comarca ou de Municpio. Para promover a implantao do projeto foi designada uma Comisso de Trabalho, atravs da Resoluo Conjunta n 12/2003, de 31 de julho de 2003, composta por representantes das Polcias Civil e Militar e da Secretaria de Defesa Social. Essa norma foi alterada posteriormente pela Resoluo Conjunta n 11/2005, de 19 de julho de 2005, que definiu sua composio da seguinte forma: pela Secretaria de Defesa Social o Superintendente de Integrao e o Diretor de Planejamento Operacional e Polcia Comunitria; pela PMMG os Tenentes Coronis que chefiam a 3 e 4 Sees do Estado-Maior (Emprego Operacional e Logstica, respectivamente); pela Polcia Civil o Delegado Geral de Polcia, Chefe de Gabinete da instituio, Delegado Geral de Polcia, Coordenador de Operaes, Superintendncia Geral de Polcia Civil e o Delegado de Classe Especial, Assessor de Planejamento Institucional. A primeira fase do projeto teve sua formalizao realizada em 17 de setembro de 2003, com a publicao da Resoluo Conjunta n 13/2003, que criou a primeira Regio Integrada de Segurana Pblica (Risp 1) formada pela 8 Regio da Polcia Militar e pelo 1 Departamento de Polcia Civil, as 6 (seis) reas de Coordenao Integrada de Segurana Pblica (Acisp) no nvel de Batalhes Polcia Militar (BPM) e Delegacias Seccionais de Polcia Civil (DSPC) e as 24 (vinte e quatro) reas Integradas de Segurana Pblica (Aisp), no nvel de Companhias PM e Delegacias Distritais de Polcia Civil do municpio de Belo Horizonte. Para tanto, a Polcia Militar preservou quase a totalidade da articulao operacional da 8 RPM, excetuando-se as unidades policiais que atendiam aos municpios de Sabar, Caet e Ibirit, que foram objeto de estudo da segunda fase do projeto. Coube Polcia Civil a criao e instalao do 1 Departamento de Polcia Civil, a instalao da 2 Delegacia Distrital na rea da Seccional Centro, alm da criao e instalao de mais trs delegacias distritais de polcia (18 DD, 23 DD e 24 DD), possibilitando a compatibilidade com o Comando de Policiamento da Capital (CPC) ou 8 RPM e com as 24 (vinte e quatro) Companhias de

440

Civitas, Porto Alegre, v. 8, n. 3, p. 428-453, set.-dez. 2008

Polcia Militar existentes em Belo Horizonte. Ademais, foi necessria a fuso de duas Delegacias Seccionais para adequao ao nmero de Batalhes da PM, que eram somente 6 (seis). Vale ressaltar que cada Seccional passou a ter 4 (quatro) Delegacias Distritais vinculadas, assim como cada Batalho PM possua 4 Companhias PM subordinadas. As medidas para efetiva implementao da compatibilizao das reas de responsabilidade da PMMG e PCMG no municpio de Belo Horizonte (implantao de novas unidades policiais, modificao dos locais de unidades policiais etc.), assim como aparelhamento de todas as unidades policiais de Belo Horizonte, foram adotadas a partir da liberao de recursos do Governo Federal provenientes do convnio MJ/Senasp n 005/2003, assim como de recursos do tesouro estadual a partir de 2004 (conforme Plano Plurianual de Ao Governamental PPAG 2004-2007). A segunda fase do projeto reas Integradas de Segurana Pblica foi formalizada com a publicao da Resoluo Conjunta 765, de 14 de janeiro de 2005, que criou a segunda e terceira Regies Integradas de Segurana Pblica (Risp 2 e Risp 3) no nvel de Regies da Polcia Militar e Departamentos da Polcia Civil, 9 reas de Coordenao Integrada de Segurana Pblica no nvel de Batalhes e Companhias Independentes PM e Delegacias Seccionais de Polcia Civil, 58 reas Integradas de Segurana Pblica (Aisp) no nvel de Companhias, Pelotes e Destacamentos PM e Delegacias Distritais, de Comarca e de Municpio. Para tanto a Polcia Militar dividiu a 7 Regio da Polcia Militar, com sede em Contagem, criando a 11 Regio da Polcia Militar, sediada no municpio de Vespasiano, sendo ambas responsveis pelo policiamento em nvel de direo superior nas duas Regies Integradas de Segurana Pblica da RMBH. A Polcia Civil, por sua vez, criou o 2 e o 3 Departamentos de Polcia, em correspondncia s duas Regies da Polcia Militar. Em meados de 2005, avanou-se no sentido de levar essa concepo de trabalho ao interior do estado, priorizando-se os municpios elencados no Anurio de Informaes Criminais de Minas Gerais (2004), que apresentavam os maiores ndices de criminalidade e/ou populao superior a 250 mil habitantes. Dessa forma, a terceira fase do projeto Aisp contemplou os municpios de Uberaba, Uberlndia, Governador Valadares, Montes Claros e Juiz de Fora. Deve-se ressaltar que os estudos para a delimitao das reas integradas nesses municpios foram realizados por Subcomisses formadas por policiais de ambas as instituies atuantes nos mesmos, sendo posteriormente ratificados com pequenas alteraes pela Comisso de Implantao das reas Integradas.

L. Sapori e S. Andrade Integrao policial em Minas Gerais

441

No que diz respeito s unidades prediais integradas, foram implantadas a sede da Regio Integrada de Segurana Pblica 1 (Risp 1), localizada em Belo Horizonte na Praa Rio Branco, rea central da cidade, bem como da rea Integrada de Segurana Pblica 3 (Aisp 3), localizada no bairro de Lourdes, na regio Centro-Sul de Belo Horizonte, no Edifcio JK1. A sede da Risp 1 foi implantada no segundo semestre de 2005 por meio de recursos repassados pela Senasp (Convnio MJ/Senasp n 255/2004). A sede da Aisp 3 foi implantada em maro de 2006 e contou com recursos do tesouro estadual. Cabe ressaltar, ainda, o posicionamento das organizaes policiais em tratar a integrao fsica das unidades operacionais com bastante cautela. At 2006 somente as duas experincias expostas acima, que podem ser consideradas piloto, foram efetivamente implantadas e, dado seu carter recente, no existem concluses a respeito dos benefcios e problemas que tem ocasionado. Foi acordado no mbito da Comisso de reas Integradas que a integrao fsica de unidades operacionais se daria somente nos nveis estratgico e operacional, ou seja, nas Risp e Aisp, j que no houve adeso da Polcia Militar em relao construo de unidades integradas no nvel de Acisp. Complementando a terceira fase do projeto Aisp, foi instituda pela Resoluo Conjunta 39/2006, de 5 de julho de 2006, a delimitao de Regies Integradas de Segurana Pblica para todo o estado. Alm das trs Risp j criadas em Belo Horizonte e na Regio Metropolitana, foram criadas outras 13 Risp no interior do estado. Para tanto, a Polcia Civil deveria criar 13 Departamentos de Polcia Civil no interior, ou seja, 13 das 52 sedes de Delegacias Regionais de Polcia Civil sero tambm sedes de Departamento de Polcia Civil. Essa uma das maiores modificaes que o projeto Aisp realizou na estrutura da Polcia Civil, j que esse tipo de unidade policial, responsvel pela direo intermediria das atividades da instituio e coordenao de diversas unidades subordinadas, no existia no mbito da instituio. A Polcia Militar, por sua vez, criou trs novas Regies da Polcia Militar, com a subdiviso das trs RPM situadas na
1

Deve-se ressaltar que houve grandes empecilhos para a realizao dessas obras, principalmente a dificuldade de obteno de consenso sobre a utilizao das reas e diviso entre as duas instituies policiais, assim como pelo fato de haverem sido realizadas em edificaes j existentes, com necessidades de reparos estruturais e at de restauraes. A sede da Risp 1 tem uma peculiaridade interessante no que diz respeito ocupao do 2 e do 3 andares do prdio pelas duas instituies, pois cada uma ocupa metade de cada andar, com alternncia entre os lados ocupados por cada uma, dada a impossibilidade de consenso sobre qual instituio se posicionaria no andar mais alto.

442

Civitas, Porto Alegre, v. 8, n. 3, p. 428-453, set.-dez. 2008

parte setentrional do estado. A Polcia Civil, por sua vez, logrou esforos para adaptao de sua estrutura s regies propostas pela Polcia Militar, o que ocasionou a modificao da responsabilidade de algumas Delegacias Regionais e a criao de outras. Deve-se ressaltar que todo o esforo de delimitao de reas de atuao foi acompanhado de medidas para sua efetiva implementao, principalmente mediante a alocao de efetivo policial, a implantao de unidades prediais e a aquisio de equipamentos policiais, tais como viaturas, coletes balsticos, armamento, mobilirio, microcomputadores etc. Os investimentos da segunda fase do projeto foram iniciados com recursos do tesouro estadual em 2005, antes mesmo da delimitao das Aisp, e devem ser realizados ano a ano, at sua completa estruturao. Por fim, deve-se lembrar que os esforos de delimitao de reas e implantao fsica das mesmas no so os objetivos ltimos do projeto Aisp. Tais medidas visavam facilitar a efetiva integrao entre os policiais de cada rea integrada, ou seja, a implementao de uma metodologia de planejamento operacional integrado. Para que pudesse ser delineada uma sistemtica de encontros com objetivos especficos foi concebido um terceiro projeto denominado Integrao da Gesto da Segurana Pblica (Igesp), objeto da seo seguinte. O projeto Aisp tambm se desenvolveu de forma lenta. Pode-se observar um grande intervalo de tempo entre a publicao das primeiras resolues de delimitao de reas e um aumento da edio de resolues nos anos de 2005 e 2006, momento em que as discusses passaram a se desenrolar mais facilmente. Houve grandes dificuldades tambm na obteno de consenso entre as instituies policiais nesse projeto, pois os dois primeiros anos contavam com uma alta resistncia por parte das organizaes policiais, principalmente da Polcia Civil, alm da pouca estruturao e ausncia de posicionamento firme na coordenao por parte da Secretaria de Defesa Social. Outro grande empecilho para o desenvolvimento do projeto Aisp e que pode ser considerado como decorrente da lentido das atividades de delimitao de reas, foi o pequeno volume de recursos destinados para a efetiva implantao das bases territoriais. No houve a devida conjugao entre as duas aes delimitao de reas e implantao fsica, que deveriam ter sido realizadas seqencialmente. Foi dado um plano secundrio s providncias para implantao, que no contou com diagnsticos precisos e conseqente planejamento de recursos oramentrios, muito possivelmente porque a Comisso de reas Integradas entre julho de 2003 e julho de 2005 (perodo de vigncia da Resoluo Conjunta 011/2003) s detinha

L. Sapori e S. Andrade Integrao policial em Minas Gerais

443

a atribuio ligada delimitao de reas e conseqente publicao de resolues, ou seja, a implantao fsica das Aisp era uma atividade que no possua frum especfico para discusso. Integrao do planejamento operacional O projeto Integrao da Gesto da Segurana Pblica (Igesp) pode ser hoje considerado como a terceira dimenso do projeto Sistema Integrado de Defesa Social (Sids), pois a iniciativa que pretende efetivamente promover a utilizao das informaes produzidas pelos centros operativos nas bases territoriais. O Igesp surgiu como uma adaptao de modelos de gerenciamento do trabalho policial utilizados em Nova York (EUA) e Bogot (Colmbia), localidades de referncia no que diz respeito implantao de polticas de segurana pblica contemporaneamente. Trata-se, portanto, de um modelo de gerenciamento das atividades de polcia calcado na gesto do conhecimento e uso intensivo de informaes, especialmente mapas de atividade criminal. Em outras palavras, o Igesp um modelo de organizao e gesto do trabalho policial para integrar aes e informaes de segurana, baseado no modelo de policiamento orientado para problemas. uma ao inovadora no Brasil, cujo objetivo aumentar a eficincia da preveno e do combate ao crime. O projeto se desenvolve mediante a realizao de reunies peridicas com cada rea Integrada de Segurana Pblica (Aisp), denominadas reunies de apresentao do Igesp. Nelas so discutidos os problemas locais de segurana pblica, tendo como participantes os responsveis por cada unidade policial da Aisp (comandante PM e delegado), os responsveis pelas unidades integradas hierarquicamente superiores nos nveis de Acisp e Risp, assim como de representantes, com poder de deciso, de todas as unidades e estruturas especializadas das Polcias Militar e Civil que tambm atuam na Aisp. Tambm participam promotores de justia, juzes, autoridades municipais, outros policiais lotados em unidades operacionais e convidados das Aisp considerados necessrios resoluo dos problemas de segurana pblica daquela regio. As reunies de apresentao so mediadas por representantes da Secretaria de Defesa Social, com vistas a garantir certa neutralidade em relao s instituies policiais. Nessas reunies so apresentadas pelas Aisp a dinmica da criminalidade e os problemas identificados na regio, as aes planejadas e/ou implementadas e sua efetividade na preveno e controle do crime. O Igesp conta com a consultoria do Centro de Estudos de Criminalidade e Segurana Pblica (CRisp), ligado UFMG.

444

Civitas, Porto Alegre, v. 8, n. 3, p. 428-453, set.-dez. 2008

Os temas discutidos nas reunies de apresentao so os seguintes: viso geogrfica da regio; dados espaciais relevantes, tais como a localizao de bancos, zonas comerciais, favelas, escolas, postos de combustvel, rotas de fuga etc.; anlise estatstica da criminalidade, atravs de indicadores, grficos, mapas etc.; qualificao da investigao relacionada aos dados quantitativos apresentados; principais infratores atuantes na regio; medidas para preveno e represso das principais modalidades criminosas da regio, sejam ou no integradas; mecanismos de interao comunitria; metas e aes propostas para enfrentamento dos principais problemas de segurana pblica da regio; fatores crticos que possam se tornar empecilhos ao cumprimento das metas e aes propostas. As discusses so norteadas pela apresentao do Diagnstico Orientado para Gesto e Soluo de Problemas (Dogesp), pela Aisp, composto por perguntas que os policiais de ambas as corporaes devem responder em conjunto, que perpassam todos os temas apontados acima. O Dogesp abrange questes relativas a dados quantitativos sobre atividades criminais nas reas; qualificao de investigao relacionada s atividades; descrio das atividades/operaes para solucionar problemas; mecanismos de interao comunitria; descrio de problemas de qualidade e correio do trabalho policial. Assim sendo, torna-se inevitvel que os policiais se renam, ao menos uma vez, para responderem juntos ao Dogesp que dever ser apresentado. O Igesp promove, portanto, a realizao de encontros estratgicos para controle do crime tendo como unidade de referncia a Aisp, no intuito de consolidar e atualizar as informaes de inteligncia, alocar os recursos disponveis de forma rpida, sincronizada e focalizada, de conceber tticas e estratgias eficazes. Na prtica, o Igesp rene os responsveis pela segurana em cada uma das reas integradas para discusso da geografia da regio, de seus dados espaciais, das estatsticas de criminalidade, bem como para identificao dos principais criminosos, o que por fim resulta no estabelecimento de metas para a regio e na formulao e implementao de operaes policiais, informaes essas que so consolidadas em um plano de ao. Esse modelo permite, ainda, o acompanhamento e avaliao das metas e operaes estabelecidas no plano de ao. Em julho de 2005, o Igesp foi implantado na Risp 1, com sede em Belo Horizonte. As reunies de apresentao do Igesp em Belo Horizonte contam com a participao de duas Aisps e suas respectivas chefias no nvel de Acisp e Risp; representantes das unidades especiais da Polcia Militar Batalho Rotam, Batalho de Polcia de Eventos (BPE), Companhia Especial de Trnsito

L. Sapori e S. Andrade Integrao policial em Minas Gerais

445

e Companhia de Misses Especiais (Gate); das Delegacias Especializadas de Polcia Civil Txicos, Furtos e Roubos, Mulheres, Homicdios, Proteo e Orientao Criana e ao Adolescente, Furtos e Roubos de Veculos; dos Centros de Operaes das polcias (Cicop e Cepolc); das Corregedorias de Polcia; das Academias de Polcia; do Departamento de Trnsito (Detran); da Subsecretaria de Administrao Penitenciria; da Superintendncia de Atendimento s Medidas Scio-Educativas; do Corpo e Bombeiros Militar; da Prefeitura Municipal de Belo Horizonte e do Ministrio Pblico Estadual. Em 2006 foi implantado o Igesp nas Risp 2 e 3, sediadas em Contagem e Vespasiano, respectivamente. Alm da participao das duas Aisps e suas respectivas chefias no nvel de Acisp e Risp, participam das reunies representantes das unidades especiais da PM e Delegacias Especializadas com atuao no mbito das respectivas Aisps, da Subsecretaria de Administrao Penitenciria, da Superintendncia de Atendimento s Medidas Scio-Educativas, do Corpo e Bombeiros Militar, assim como representantes dos Executivos Municipais, do Ministrio Pblico e do Poder Judicirio. Deve-se ressaltar que todas as reunies do Igesp acontecem na parte da manh, com vistas a garantir a presena dos representantes do Ministrio Pblico e do Poder Judicirio, j que o expediente forense se d normalmente na parte da tarde. Durante os meses de novembro e dezembro de 2006 foi realizada a primeira rodada de reunies do Igesp nos municpios de Uberlndia, Uberaba, Juiz de Fora, Montes Claros, Governador Valadares e Pouso Alegre. Todo o planejamento para implantao do Igesp foi realizado por uma Comisso especfica instituda por meio de resoluo conjunta que contava com participantes do Estado-Maior da Polcia Militar (Chefes das 2 e 3 Sees Inteligncia e Emprego Operacional), do Gabinete da Chefia da Polcia Civil e da Superintendncia de Integrao da Secretaria de Defesa Social (Superintendente e Diretor de Planejamento Operacional). O Igesp fecha, portanto, o eixo principal do processo de integrao das organizaes policiais em Minas Gerais. A compatibilizao de sistemas de informao das Polcias Civil e Militar e a anlise criminal referenciada nas bases territoriais delimitadas de forma integrada encontra, assim, um frum para sua utilizao e discusso, o que possibilita um conhecimento aprofundado dos problemas especficos de criminalidade em cada rea integrada e o surgimento de propostas para sua resoluo.

446

Civitas, Porto Alegre, v. 8, n. 3, p. 428-453, set.-dez. 2008

Integrao do ensino policial A formao e o treinamento integrado dos policiais civis e militares tiveram quatro objetivos principais: 1) sensibilizao dos policiais para o processo de integrao das organizaes policiais; 2) disseminao de novas tcnicas policiais contidas nos principais projetos de integrao; 3) aproximao dos policiais civis e militares; 4) disseminao de instrumentos atravs dos quais os servidores de todo o sistema de defesa social consigam refletir criticamente sobre este sistema. A inteno era promover uma educao profissional adequada, atualizada, abrangente e contnua que contribua efetivamente para a integrao e articulao das aes das organizaes policiais. Deve-se ressaltar que o processo de implantao dessas modalidades de ensino profissional integrado encontra-se embasado nos princpios da Matriz Curricular Nacional, documento elaborado pela Senasp, que contm os desdobramentos do Plano Nacional de Segurana Pblica na rea do ensino policial. Nessa vertente, um dos principais cursos oferecidos foi o Treinamento Policial Integrado, com 40 horas-aula de disciplinas tericas e prticas e que tem como objetivo a sensibilizao dos policiais acerca do processo de integrao, bem como a disseminao de noes gerais acerca das estratgias de integrao em implantao no estado. Esse curso contm, ainda, discusses voltadas para o entendimento das principais situaes de contato entre os policiais das duas organizaes, como por exemplo, a atuao em local de crime. Importante ressaltar que o pressuposto bsico para a realizao do Treinamento Policial Integrado a delimitao de reas Integradas de Segurana Pblica (Aisp). No final de 2003 e incio de 2004, uma comisso de trabalho foi designada por resoluo conjunta publicada em 03 de maro de 2004, composta por representantes da PMMG (lotados na Academia de Polcia Militar e na 1 Seo do Estado-Maior), da Polcia Civil (lotados na Acadepol) e da Secretaria de Defesa Social (Superintendente de Integrao e Diretor de Ensino e Pesquisa). Essa comisso foi responsvel pela implementao da primeira fase do Projeto Treinamento Policial Integrado, financiado com recursos da Unio, atravs do Convnio Senasp/MJ n 071/2003, no qual foram treinados 1.189 policiais, lotados em Belo Horizonte. Foi estabelecido pela comisso que 10% dos policiais treinados em cada instituio fossem Delegados de Polcia Civil e Oficiais da Polcia Militar. Contudo, os policiais militares constituem cerca de 80% dos policiais treinados, j que seu efetivo quatro vezes superior ao da Polcia Civil. Participaram dessa primeira fase

L. Sapori e S. Andrade Integrao policial em Minas Gerais

447

do treinamento policiais civis e militares de todas as 24 (vinte e quatro) reas Integradas de Segurana Pblica (Aisp) da capital. A concepo do Projeto Treinamento Integrado foi pautada nos princpios apresentados pela Matriz Curricular Nacional, em especial: formao e capacitao continuada, humana e profissional dos membros dos rgos estaduais envolvidos na implementao de polticas pblicas de segurana; integrao dos policiais civis e militares, sendo organizado em turmas mistas, com coordenao tcnico-pedaggica tambm mesclada. A escolha das disciplinas e a definio das cargas horrias, assim como do calendrio tambm foram realizadas pela comisso descrita acima. As aulas foram ministradas nas Academias de Polcia das respectivas instituies policiais, alternadamente. Em outubro de 2004, firmou-se novo Convnio com a Senasp/MJ n 208/2004, que garantiu, dentre outros cursos, o financiamento da segunda fase do Treinamento Policial Integrado. Foram treinados aproximadamente 1.700 policiais civis e militares ao longo do ano de 2005, lotados na Regio Metropolitana de Belo Horizonte, mais especificamente nos municpios de Contagem, Sabar, Betim, Ibirit, Santa Luzia, Nova Lima, Ribeiro das Neves, Vespasiano e Igarap. A proporo entre policiais civis e militares, assim como de delegados e oficiais PM estabelecidas para a primeira fase do treinamento foram mantidas nas demais fases. A terceira fase do Treinamento Policial Integrado foi realizada em 2006 nos 5 (cinco) municpios do interior do estado, que j possuem delimitao de Aisp. Os municpios e o respectivo nmero de policiais treinados foram os seguintes: Uberlndia 385; Uberaba 210; Montes Claros 200; Governador Valadares 175; e Juiz de Fora 344. Todo o planejamento, monitoramento e coordenao desta fase foram de responsabilidade de uma comisso integrada, instituda oficialmente pela Resoluo Conjunta n 034/2006. As aes dessa fase foram previstas no Convnio Senasp/MJ n 033/2006. Um dos principais problemas relatados nos Relatrios de Avaliao do Treinamento Policial Integrado em relao a esse curso o recorrente boicote das organizaes policiais em relao ao envio de alunos nas datas estipuladas para o incio de cada turma. H perodos em que somente metade dos alunos previstos inicia o curso. Como a carga horria bastante reduzida a ausncia em um dia do curso impossibilita a concluso do mesmo e a substituio de policiais. A leitura das atas do Colegiado de Integrao no perodo de julho de 2004 a junho de 2006 revela que esse problema foi levantado em 4 reunies, mas ainda no havia obtido soluo definitiva.

448

Civitas, Porto Alegre, v. 8, n. 3, p. 428-453, set.-dez. 2008

Sempre que o problema era pautado no Colegiado percebia-se a diminuio das ausncias, mas em pouco tempo elas voltavam a crescer. Integrao da atividade correcional Uma das primeiras iniciativas no sentido de integrar o trabalho correcional das organizaes policiais mineiras foi a criao do Colegiado de Corregedorias dos rgos da Defesa Social, atravs do Decreto Estadual n 43.695, de 11 de dezembro de 2003, motivada pela necessidade de controle e fiscalizao da atividade policial, com vistas a oferecer sugestes sobre o aprimoramento das atividades de correio administrativa, processando seu encaminhamento, acompanhando as apuraes efetuadas para fins operacionais e sugerindo diligncias pertinentes s investigaes; estabelecendo polticas de integrao das atividades de correio administrativa dos rgos de Defesa Social; determinando a instaurao de procedimentos investigatrios relacionados correio administrativa dos rgos de Defesa Social; determinando correies internas em Unidades integrantes dos rgos de Defesa Social; provocando a instaurao do Procedimento Administrativo Disciplinar; dentre outras competncias. O rgo Colegiado supracitado presidido pelo Secretrio-Adjunto de Defesa Social e dele fazem parte como membros efetivos: o CorregedorGeral da Polcia Civil; o Corregedor da Polcia Militar; o Corregedor do Corpo de Bombeiros Militar; o Diretor de Correies da Subsecretaria de Administrao Penitenciria; o Ouvidor da Polcia; e, como membros designados: um representante do Ministrio Pblico Estadual; um representante da Comisso de Direitos Humanos da Assemblia Legislativa do Estado de Minas Gerais; um membro da Ordem dos Advogados do Brasil, Seo Minas Gerais. Este Colegiado manifesta-se como instncia fiscalizadora das atividades desempenhadas pelos rgos em questo, e objetiva a transparncia dos processos apuratrios e conseqente eficincia dos mesmos, propiciando o aumento da credibilidade da sociedade nas instituies policiais. As reunies do Colegiado so realizadas uma vez por ms em carter ordinrio, podendo ser convocados encontros extraordinrios por seu Presidente. Em geral, procede-se ao acompanhamento de procedimentos correcionais de relevncia, assim como daquelas investigaes que contemplem servidores de mais de um dos rgos participantes. Discute-se, ainda, o aprimoramento dos mecanismos disciplinares e correcionais, tais como a reformulao de cdigos de tica e disciplina. Contudo, o desdobramento mais importante das discusses pautadas no Colegiado de

L. Sapori e S. Andrade Integrao policial em Minas Gerais

449

Corregedorias foi a implantao do Sistema Integrado de Corregedorias de Defesa Social (Sicods), em novembro de 2006. Foi consensuado que todos os rgos correcionais de Defesa Social funcionariam em uma sede nica, visando aproxim-los cada vez mais, alm de facilitar a padronizao de tcnicas de investigao e de recebimento de denncias sobre desvios de conduta. Outras iniciativas visam, ainda, o fortalecimento das estruturas correcionais, atravs da capacitao dos servidores, do reaparelhamento e da interiorizao de suas atividades.

Morosidade e consistncia: ambigidade da governana da integrao policial


A poltica de integrao das polcias militar e civil em Minas Gerais pode ser compreendida sob aspectos diversos. Em primeiro lugar, fica claro que os diversos projetos de integrao no apresentaram o mesmo ritmo e a mesma abrangncia. O processo avanou mais nos setores de informaes, planejamento operacional e corregedorias, destacando-se os projetos Ciad, Aisp, Igesp e Sicods. O mesmo no se verificou nas reas de ensino e de inteligncia policial, que se mantiveram ou muito restritos ou de baixa execuo. Alm disso, a poltica de integrao atingiu prioritariamente os municpios da regio metropolitana de Belo Horizonte at o final de 2006. Apenas o projeto Igesp e, parcialmente, o Treinamento Policial Integrado haviam alcanado os municpios do interior do estado nesse mesmo ano. Outro aspecto a ser mencionado diz respeito consistncia terica das mudanas institucionais empreendidas. O modelo de integrao propugnado e implementado baseou-se na idia de que a interao do policiamento ostensivo com o policiamento investigativo devia pautarse por arranjos institucionais que delimitariam os parmetros de uma nova rotina de atividades sustentadas na colaborao e na reciprocidade. A disposio subjetiva dos policiais militares e civis para a integrao no seria obtida mediante apelos morais ou ordens superiores. Era preciso forjar e forar, num primeiro momento, tal disposio, canalizando-a mediante constrangimentos institucionais, tais como os projetos Sids, Aisp e Igesp. A legitimidade do processo seria construda paralelamente atravs da aproximao das academias de polcia. A convivncia em sala de aula possibilitaria a confrontao de esteretipos recprocos e a conseqente superao de preconceitos, costurando a integrao de pessoas e no apenas de instituies.

450

Civitas, Porto Alegre, v. 8, n. 3, p. 428-453, set.-dez. 2008

certo que no h ineditismo no contedo dessa poltica de integrao policial. Outros estados brasileiros, desde a segunda metade da dcada de 1990, j haviam adotado iniciativas similares. A implantao de centros integrados de atendimento e despacho de ocorrncias policiais, por exemplo, esteve presente nas polticas de integrao nos estados do Par e do Cear. O prprio estado do Par adotou o modelo de academias nicas de polcia, como tambm de corregedorias gerais do sistema de defesa social. A delimitao de reas comuns de atuao para as polcias, por sua vez, comps o escopo da poltica de segurana do governo Garotinho, no Rio de Janeiro, como tambm do segundo governo Covas, em So Paulo, ambas no incio do novo milnio. O projeto Igesp tambm teve precedentes em So Paulo, na gesto do secretrio Antnio A. Petrelluzzi, entre 1999 e 2002. Contudo, h uma singularidade da poltica pblica de integrao das polcias em Minas Gerais no observada em nenhuma outra experincia nacional. Ela foi baseada inteiramente em mecanismos gerenciais de governana. No houve uma atuao verticalizada da secretaria de estado de defesa social sobre as polcias, impondo-lhes um modelo de integrao elaborado a priori. Todo o processo da poltica pblica contou com participao direta e intensiva das polcias, desde a formulao dos projetos at a implementao dos mesmos. Governana diz respeito ao gerenciamento de redes, ao gerenciamento dos nexos e relaes estabelecidas entre organizaes. E tais redes so em boa medida auto-organizativas, ou seja, muitas das organizaes que a compem controlam a si mesmas, em boa medida, de modo que a capacidade de controle do governo sobre elas limitada. O governo apenas um dos atores que influenciam o curso dos eventos na rede, no tendo poder suficiente para impor seus desejos e vontades. Outra caracterstica do gerenciamento de redes tpico da governana a interao continuada entre os membros da rede, pois compartilham propsitos e negociam recursos entre si. Reconhecer que a manuteno da ordem pblica envolve, necessariamente, o exerccio da governana, implica reconhecer que a competncia da ao governamental institucionalmente constrangida. A proviso deste bem coletivo est sujeita interveno potencial de diversos veto players, de modo que o direcionamento e o ritmo da poltica pblica no dependem apenas da deciso poltica do governante (Rhodes, 1997). Sob esse ponto de vista, o Colegiado de Integrao do sistema de defesa social, incrustado na estrutura formal da secretaria de mesmo nome, constitui exemplo tpico de mecanismo de governana. E o Colegiado, conforme evidenciado anteriormente, foi pea-chave na delimitao dos

L. Sapori e S. Andrade Integrao policial em Minas Gerais

451

projetos que compuseram a poltica de integrao policial em Minas Gerais. Havia uma diretriz poltica do governo, verdade, que estabelecia a integrao como prioritria e irrevogvel. Mas como realiz-la e em que ritmo realiz-la , coube ao Colegiado deliberar, fazendo-o principalmente a partir de 2005. Nenhuma outra secretaria de estado de segurana pblica no Brasil, at 2006, apresentou algo equivalente. Soma-se a isso a existncia de um modus operandi comum em todas os projetos de integrao policial, qual seja, foram concebidos e implantados mediante a instituio de comisses e grupos de trabalho, com representao paritria das polcias civil e militar. Coube equipe tcnica da Secretaria a coordenao dos trabalhos. A formulao de cada um dos projetos resultou do consenso no interior das respectivas comisses. Sem consenso, o projeto no era viabilizado. Em funo disso, o processo de integrao das polcias em Minas Gerais caracterizou-se por ser muito negociado, conflitivo e consequentemente moroso. No binio 2003-2004, por exemplo, os avanos na integrao foram muito incipientes, prevalecendo as divergncias quanto ao encaminhamento dos projetos. A primeira gesto da Secretaria de Defesa Social (jan. 2003-mar. 2005) posicionou-se como um elemento excessivamente neutro no processo de integrao e se eximiu do tratamento de questes controversas entre as instituies policiais ocorridas no mbito estratgico. Comprova essa afirmao o fato de que o Colegiado de Integrao, rgo criado para tratar essas questes, s haver iniciado seu funcionamento em julho de 2004, sendo que no perodo de 15 meses em que permaneceu essa primeira gesto ocorreram somente 9 das 80 reunies de todo o perodo. Deve-se ressaltar que, a partir do terceiro ano do processo de integrao, os projetos Sids e Aisp foram bastante impulsionados pela segunda gesto da Secretaria de Defesa Social, que proporcionou uma ampla discusso e resoluo das divergncias no nvel estratgico das instituies policiais e cobrou uma maior eficincia no cumprimento das metas propostas. Isso s foi possvel por que o novo titular da pasta da Defesa Social representava quase que diretamente a autoridade do Governador do Estado perante as Polcias Civil e Militar. Em outras palavras, a presena de um secretrio com autoridade forte que permitiu a superao de diversos impasses que estavam emperrando a poltica de integrao. Por outro lado, pode-se afirmar que esse mesmo processo tem alcanado nveis elevados de aceitao e de legitimao junto aos vrios segmentos das respectivas polcias. medida que as organizaes policiais participam ativamente de todas as decises atinentes integrao, seus membros tendem a perceber os benefcios dessa aproximao institucional.

452

Civitas, Porto Alegre, v. 8, n. 3, p. 428-453, set.-dez. 2008

Evidncia nesse sentido o grau de aceitao em ambas as polcias alcanado pelo projeto de integrao das informaes criminais, atravs do Registro de Eventos de Defesa Social (Reds). Estudo realizado no segundo semestre de 2007 pelo Ten. Cel Cludio Antonio Mendes, como pr-requisito para obteno do ttulo de ps-graduao em Gesto Estratgica de Segurana Pblica, da Fundao Joo Pinheiro, evidencia que mais de 80% dos comandantes de companhias da PMMG e de Delegados das Delegacias distritais, de Belo Horizonte, avaliam que o Reds tem contribudo para a melhoria dos processos de gesto de suas respectivas unidades policiais e 75% desse pblico entrevistado avalia que o respectivo projeto contribui para o compartilhamento e integrao das informaes de segurana pblica entre as instituies policiais do estado (Mendes, 2007). Pode-se concluir, nesse sentido, que a prevalncia de mecanismos de governana na gesto da poltica de integrao das polcias fortaleceu o processo, criando arranjos institucionais slidos que tm grandes chances de serem mantidos nos prximos anos, a despeito dos governos estaduais que se sucedero em Minas Gerais.

Referncias
ANDRADE, Scheilla C. P. Polcia bipartida: uma reflexo sobre o sistema policial mineiro. Dissertao (Mestrado em Administrao Pblica) Fundao Joo Pinheiro/ Escola de Governo, Belo Horizonte, 2006. BARRETO Jr., T.; SAPORI, L. F.; SOUZA, R. V. Reflexes e proposta de agenda para a integrao policial em Minas Gerais. Belo Horizonte, 2003. (mimeo). BEATO, Cludio et al. Reforma policial no Brasil. Centro de Estudos em Criminalidade e Segurana Pblica, UFMG, 2005. MEDEIROS, Mateus A. Aspectos institucionais da unificao das polcias no Brasil. Dados Revista Brasileira de Cincias Sociais, Rio de Janeiro, v. 47 n. 2, p. 271-296, 2004. MENDES, Claudio A. O processo de informatizao dos registros de eventos de defesa social e a sua utilizao como instrumento de gesto. Monografia (concluso de curso) Fundao Joo Pinheiro, Cegesp, 2007. MINAS GERAIS. Secretaria de Estado de Defesa Social. Plano Estadual de Segurana Pblica. Belo Horizonte, 2003. MUNIZ, Jaqueline. Ser policial , sobretudo, uma razo de ser: cultura e cotidiano da Polcia Militar do Estado do Rio de Janeiro. Tese (Doutorado) Iuperj, Rio de Janeiro, 1999. RHODES, R. A. W. Understanding governance: policy networks, governance, reflexity and accountability. Buckingham: Open University Press, 1997.

L. Sapori e S. Andrade Integrao policial em Minas Gerais

453

SANTOS, Fbio F.Storino. Um partido, trs agendas: poltica de segurana pblica no estado de So Paulo (1995-2006). Tese (Doutorado) Escola de Administrao de Empresas de So Paulo, Fundao Getulio Vargas, 2008. SAPORI, Lus Flvio. A administrao da justia criminal numa rea metropolitana. Revista Brasileira de Cincias Sociais, v. 10, n. 29, 1995. SAPORI, L. F.; BARNAB, S. Cultura militar e violncia policial: aspectos empricos e tericos. Teoria e Sociedade, UFMG, n. 7, p. 173-214, 2001. SAPORI, L. F. A insero da polcia na justia criminal brasileira: os percalos de um sistema frouxamente articulado. In: MARIANO, Benedito; FREITAS, Isabel (Orgs.). Polcia: desafio da democracia brasileira. Porto Alegre: Corag Companhia Riograndense de Artes Grficas, 2002. ______. Os desafios da polcia brasileira na implementao da ordem sob a lei. In: RATTON, Jos Luiz; BARROS, Marcelo (Orgs.). Polcia, democracia e sociedade. Rio de Janeiro: Lmen-Jris, 2007. ______. Segurana pblica no Brasil: desafios e perspectivas. Rio de Janeiro: Fundao Getlio Vargas, 2007.
Recebido em: 08 jun. 2008 Aprovado em: 11 set. 2008

You might also like