You are on page 1of 6

O que so os nkisi ?

(l- se enquiici ou inquice ) A denominao nkisi significa: fetiche, encanto, magia e objeto de poder ,estado adq uirido por feitio ou magia. Denominam tambm, as divindades que regem as foras elementares da natureza, sendo n kisi a forma mais usada para se nomear as divindades bantu no Brasil. Minkisi (Plural de Nkisi - Origem Kongo) e Jinkisi (Plural de Mukixi - Origem An gola) So divindades oriunda das tribos bantus e que chegaram no Brasil na poca da escrav ido os minkisi so divindades encantadas pois nunca passaram pela terra e esto ligados diretamente com as foras da natureza como o vento , ar , terra , fauna .flora , rios, pedrei ras , deserto, fogo , raios,montanhas,agua , oceano e vulces etc... e assim por d iante. Cada pessoa tem um nkisi que o acompanha desde o dia do nascimento sendo iniciad o ou no ;a iniciao ocorre para reforar essa ligao individual com a divindade sendo rep resentada por objetos materiais que mais se aproxima do habitat do nkisi na natu reza . ELEMENTOS REPRESENTATIVOS DOS NKISI: OS minkixi so representado pela entalhao na madeira em forma que os bantus os viam (estatueta) ou tambem moldados em argila ,nos dias de hoje dentro dos candombls d e nao angola/congo o mais comum e ver assentamentos em forma de ''ibas'' isso se d eu pela unificao na representao das divindades africanas no Brasil . Elementos que compem os assentamentos dos nkisi so: ritari (pedra), zimbo (bzio) e smbolos de metais ou ferro e tambem elementos liturgicos ...etc. Os assentamentos como chamado essa representao ficam acomodados e instalados no um bakisi (quarto sagrado das divindades ) do iz (barraco/casa de candombl). Em determ inados dias limpa-se o umbakisi(quarto das divindades), troca-se s guas(maza) dos( buzangue) quartinhas e renovam as makdia (comidas) dos pratos, e cada divindade t em a sua prpria kria (comida) especial, e a esse trabalho da-se o nome de sukula N kisi. ALGUNS DOS NKISI CULTUADO NO CANDOMBLE ANGOLA Nkisi no possu qualidades pois cada nkisi unico . Qualidades no fazem parte de nossa cultura raiz que bantu . Dentro do candombl angola foram agrupado por semelhana e colocados em grupos que se assemelham ao habitat que os representa. Existe 'nomeoclaturas' a cada pessoa que se inicia e dando um suna(nome)a divind ade mas no intuito de ser unico e no inventar qualidades. Esse assunto muitas vezes no e aceito por muitos do candombl angola por estarem seguindo um seguimento as sombras das divindades nago. Para ficar mais claro a ns esta e uma lista de alguns dos nkisi cultuado no cando mbl angola Cada um sendo nkisi unico no fazendo parte de qualidades . Oluvai: nkisi do barro vermelho. Pambun'jila: O senhor dos caminhos estradas e encruzilhadas . Mavile: guardio interno do iz. Mavangu: controla o porto de entrada do Inzo pelo lado de fora. Maviletango:nkisi da ordem e guardio. Mpemba: a representao do ar e da pureza . (uma das energia divina de Nzambe)

nKosi: e tido como um grande guerreiro temido por todos . Mukumbe: guerreiro e tambem tido como agricultor . nGuzu: engloba as energias dos caadores de animais. Kabila: pastor. O que cuida dos rebanhos e das manadas . Mutalambo: nkisi aquatico/caador e tido como um jacare pela mitologia esposo de k aiangu caador, vive em florestas e montanhas; deus de comida abundante. nGongobira: caador jovem e pescador. Mutakalambo:o mesmo que mutalambo. Terekompensu: mkisi das aguas e da pesca. Katende: Senhor das Jinsaba (folhas). Conhece os segredos das ervas medicinais t ido como um pequeno largato . Nzazi:nkisi do raio e do fogo. nZazeLoango: o mesmo nkisi nZaze apenas um titulo nkisi do magma da terra . Luangu:Para alguns acredita-se tratar de uma divindade do firmamento que divide os cus com Nzaze . Nwunji: nkisi da justia. representa a felicidade de juventude tambem ligado aos p artos . Kavungo:,nkisi da terra e do barro. Kafung,nkisi da terra protege contra as doenas. Kingongo: que levam as pestes e doena embora. Nsumbu : Senhor da terra. Hongolo: nkisi serpente representado por um arco iris. Angor-mea: nkisi que ficou conhecida no Brasil como a forma feminina de Hongolo . nZingalubondo:representa o ar atmosfrico. Kitembo: nkisi dos ventos e das estaes do ano. Kitembu tem como sua representao o bambu e uma bandeira branca na ponta o simbolo das casas de candombl angoleiro. Samba Zundo: nkisi que acompanha Mutakalombo tido pelas lendas populares . Mutanjinji: divindade feminina que superintende a esfera dos animais .(pouco con hecida no Brasil) Kaiangu: nkisi da fauna terrestre e divide dominio com Mutakalambo. Matamba: nkisi acredita-se que matamba rege a energia do fogo e esta ligada a Nz aze. nBulusema: nkisi das chuvas e dos ventos . Kisimbi : a grande me; deusa de lagos e rios e tida como uma sereia de aguas doce s . ndandalunda: nkisi dos rios de lunda de qual herdou parte de seu nome considerad a o leito do rio nDandalunda e considerada uma princesa por ser de extrema beleza tendo paren tesco com as kiandas (sereias) . kaiala:divindade do mar e oceanos tida como utero materno pois todos seres viva teve inicio nas guas de kaiala. Kaitumb:divindade do mar mikaia:um dos nomes de kaiala Kokueto ou kakuetu :divindades do oceano metade mulher e metade peixe . Kianda : todas mama dia maza (me d'agua)na cultura bantu so tidas como uma kianda (sereia)cada uma em seu dominio particular . com exeo a hangolo-mea que tambem e considerada das aguas/ar e representada por um a serpente .

Samba kalunga:divindade do aceano nZumbarand: nkisi da terra molhada . Lembdile: foi o primeiro Nkisi criado por Zambi Jafurama:nkisi do ar e tambem tido como uns dos nkisi da criao. Kassut:esse nkisi um dos mais velhos guerreiro mas sua representao e como um jovem. Lemb:nome abreviado de lembadile Essa uma pequena lista tendo em vista os inumeroso jinkisi existente. Cores dos fios de conta na nao angola ,podendo haver variao de izo pra izo . Mas numa forma geral temos essas . Pambu Njila e Mujilo - preto, vermelho e preto ou cinza Nkosi - azul marinho Mokumbi-azul marinho Katende - verde e branco Mutala-verde Ngunsu - verde Tauami- verde Ngongobila verde e amarelo ou azul claro Terekompensu-verde e amarelo Kavungu - vermelho, preto e branco Kafunge-preto e braco Kaviungu-preto e branco Kitembo - branco ou verde e branco ou cinza ou amarelo e preto. Hangolo - amarelo e verde ou amarelo e preto Hangolomenha - verde e amarelo Nzingalumbondo - coral e amarelo Nzazi - vermelho e branco Luango-vermelho e branco Nvunji - cores variadas Kaiangu - vermelho Matamba-vermelho NBulusema-vermelho Ndandalunda - amarelo cristal Kisimbi- amarelo Kaitumba - incolor cristal kaiala-incolor cristal Kakuetu-incolor cristal Zumbaranda - azul e branco ou lils Lemba - branco leitoso kasut-branco leitoso e azul claro Lembaringanga- branco leitoso Jafurama- branco ?Alguns dos nomes dos ritos no candombl angola ? Muanguna U Kisaba Rito de separar folhas Kudibala Koxi Kisaba Rito de cada sob as folhas Kudia Mutue Comida a cabea Mutue Kudia Mahinga Cabea come sangue Kuenda Maianga Ir para o banho ritual Kuendenkua U Maianga Reza para maianga Sakulupemba Sacudir com folhas Kuhandeka Rito de iniciao Kitanda Ir ao mercado Kadianga Mivu Primeiro aniversrio

Katatu Mivu Terceiro aniversrio Kuia Stimo aniversrio Kakuinhi Iia Mivu Dcimo quarto aniversrio Kamakuinhi Kadianga Mivu Vigsimo primeiro aniversrio Leri Segredo dos antigos Ndanka kua Nkosi Jura de nkosi Pangu Ni Nvumbi Rito para alma do morto Pangu Ni Makulu Rito para os antepassados Kifundamenu Rito para proteger a casa de culto e dar de comer ao guardio Kituminu Pangu dia Mulange Obrigao e rito ao guardio Kituminu Ngamba Obrigao do Guardio Mambu-Lulombo Ngoloxi Rezas do entardecer para Lemba Kutunda lemba Sada de Lemba Dilonga lemba As bacias Maza dia Lemba guas de Lemba Dibilu Lemba A volta de Lemba na procisso Kituminu Ngunza ia Muhatu Obrigao das divindades femininas Kituminu ia Nkosi Obrigao de Nkosi Kituminu Kizomba ia Kitembu Obrigao e festa de Tembu Kuunda Kubanga Muvu Purificao do ano Kituminu Uanda Obrigao (Nsumbu) Kukuana ou Kuuana Diviso das Comidas de Nsumbu Kutambula Ntanda Obrigao que autoriza os ensinamentos dos orculos Kutambula Nfita Juramento Kuvumbu Kuala Nkita Obrigao da Nkita na mata Ntambi/Mukondu/Sirrun Cerimnia fnebre Kufunda Cerimnia fnebre no cemitrio Luvanu Unvumbi Carrego do morto Kukomba Ditkua Cerimnia de limpeza da casa Maku ia Nvumbi Obrigao Tirar a mo do morto Dibangulangu dia Nzazi Caruru de Nzazi Kivdia dia Nvunji Caruru de Nvunji Dizngu Nlngu (ordem de barco) MUZNZA U DIANGA (iniciado o primeiro) MUZNZA U KAIDI (iniciado o segundo) MUZNZA U KATATU (iniciado o terceiro) MUZNZA U KAUANA (iniciado o quarto) MUZNZA U KATANU ( iniciado o quinto) MUZNZA U KASAMANU (iniciado o sexto) MUZNZA U KASAMBUADI (iniciado o stimo) MUZNZA U KANAKE (iniciado oitavo) MUZNZA U KAVUA ( iniciado o nono) MUZNZA U KAKUIINI ( iniciado o dcimo) BANTU (ANGOLA-KONGO)vocabulos usado . Kubama..................adivinhador de 1a categoria. Tabi....................adivinhador de 2a categoria. Nganga-a-ngombo.........adivinhador de 3a categoria.

Kimbanda................feiticeiro ou curandeiro. Nganga-a-mukixi.........sacerdote do culto de possesso (Angola). Niganga-a-nikisi........sacerdote do culto de possesso (Kongo). Muka-umbanda...........sacerdote do culto de possesso(Angola-Kongo). Diviso Sacerdotais no Brasil Angola - lngua quimbundo - Kongo - lngua quicongo Mam etu ria mukixi......sacerdotisa no Angola. Tat etu ria mukixi......sacerdote no Angola. Nengua-a-nkisi..........sacerdotisa no Kongo. Nganga-a-nkisi.........sacerdote no Kongo. Mam etu ndenge..........me pequena no Angola. Tat etu ndenge..........Pai pequeno no Angola. Nengua ndumba...........me pequena no Kongo. Nganga ndumba...........pai pequeno no Kongo. Kambundo ou Kambondo....todos os homens confirmados. Kimbanda................Feiticeiro, curandeiro. Kisaba.................pai das sagradas folhas. Tata utala..............pai do altar. Kivonda.................Sacrificador de animais (Kongo). Kambondo poko...........sacrificador de animais (Angola). Kuxika ia ngombe........Tocador (kongo). Muxiki..................tocador( Angola). Njimbidi................cantador. Kambondo mabaia.........responsvel pelo barraco. Kota....................todas as mulheres confirmadas. Kota mbakisi............responsvel pelas divindades. Hongolo matona..........especialista nas pinturas corporais. Kota ambelai............toma conta e atende aos iniciados. Kota kididi............toma conta de tudo e mantm a paz. Kota rifula.............responsvel em preparar as comidas sagradas. Mosoioio................as (os) mais antigas. Kota manganza............ttulo alcanado aps a obrigao de 7 anos. Manganza.................ttulo dado aos iniciados. Uandumba................designa a pessoa durante a fase iniciatria. Ndumbe..................designa a pessoa no iniciada Hierarquia da nao de candombl angola/congo/Bantu Ttulos Hierrquicos Bantu, Angola, Congo * Tata Nkisi ......................... Zelador. *Mametu Nkisi ..................... Zeladora. *Tata Ndenge ...................... Pai pequeno. * Mametu Ndenge ................ Me pequena. * Tata NGanga Lumbido.. kambando, guardio das chaves da casa. * Kambondo ...............Tocadores de ngoma (atabaque) *Kota ou Makota , Maganga ...Mulheres que no vira de santo que cuida e dana com sa nto , *Kambondo Kisaba ou Tata Kisaba ... kambondo responsvel pelas folhas. * Tata Kivanda ....................... kambomdo responsvel pelas matanas, pelos sa crifcios animais (mesmo que axogun). * Tata Muloji...................... kambondo preparador dos encantamentos com as folhas e cabaas. * Tata Mavambu ................ kambamdo ou jimona(filhos) de santo que cuida da casa de mavambu . *. Mametu Mukamba ......................Cozinheira da casa. * Mametu Ndemburo .....................Me criadeira da casa(ndemburo = bakesi qua rto de santo).

*Tata Nganga Muzamb - pessoa preparada para jogar bzios. * Kutala - Herdeiro da casa. * Mona Nkisi - Filho de santo. * Mona Muhatu W Nkisi - Filha de santo (mulher). * Mona Diala W Nkisi - Filho de santo(homem). * Tata Numbi - No rodante que trata da casa vumbi(ancestre) Sacerdotes na frica.

You might also like