You are on page 1of 4

Lista de exerccios 1) Que autores elucidaram a estrutura do DNA? 2) Descreva a estrutura do DNA. 3) Desenhe um desoxirribonucleotdeo numerando os carbonos da pentose.

) Quais as di!eren"as entre DNA e #NA? $) %ndi&ue se cada uma das se'uintes cita"(es sobre a estrutura do DNA em dupla !ita ) verdadeira ou !alsa *a) A+, - .+/ *b) A-. 0 /-, *c) A1, - /1. *d) ,1A - /1. *e) A+. - /+, *!) .1/ - 1 *') A-, dentro de cada !ilamento. *h) Quando separados2 os dois !ilamentos de uma dupla h)lice s3o id4nticos. *i) 5ma ve6 conhecida a se&u4ncia de bases de um !ilamento da dupla h)lice de DNA2 a se&u4ncia de bases do se'undo !ilamento pode ser dedu6ida 7) 8s 9cidos nucleicos de v9rios vrus !oram extrados e examinados para determinar sua composi"3o de bases. :m vista dos se'uintes resultados2 o &ue voc4 pode supor sobre a nature6a !sica dos 9cidos nucleicos desses vrus? *a) 3$; A2 1$; ,2 2$; . e 2$; /. *b) 3$; A2 3$; ,2 1$; . e 1$; /. *c) 3$; A2 3<; 52 3<; . e $; /. =) A temperatura na &ual metade de um !ilamento bi!ilamentar de DNA bi!ilamentar !oi desnaturada ) chamada de temperatura de dissocia"3o *meltin')2 , m. >or &ue a ,m depende diretamente do conte?do de ./ do DNA? @) /ompare e contraste as estruturas das !ormas A2 A e B. C) 8 n?mero de ori'ens de replica"3o ) i'ual em cromossomos procariDticos e eucariDticos? >or &u4? 1<) Euitas ori'ens de replica"3o !oram caracteri6adas como possuidoras de se&u4ncias cerne ricas em AF,. :stes cernes ricos em AF, t4m al'um si'ni!icado !uncional? /aso sim2 &ual? 11) A replica"3o do DNA ) conservativa? Gusti!i&ue. 12) Desenhe uma bolha de replica"3o. 13) Desenhe uma !or&uilha de duplica"3o indicando as protenas e en6imas envolvidas. 1 ) #elacione as protenas e en6imas &ue atuam durante a duplica"3o em eucariotos e procariotos e indi&ue a !un"3o de cada uma delas. 1$) /omo atuam as DNAFpolimerases H2 I e J durante a replica"3o em eucarioto? ,odas possuem atividade exonucle9sica 3K$K? 17) 8s primers ou #NA iniciadores s3o !ormados na replica"3o e1ou transcri"3o? Qual a !un"3o dos mesmos? 1@) Qual a DNApolimerase &ue !a6 a maior parte da sntese de DNA em procariontes?

1C) Qual a !un"3o da DNAFpolimerase % durante a duplica"3o? 2<) A DNAFpolimerase % ) necess9ria para remover primers de #NA durante a replica"3o do cromossomo em E. coli. :ntretanto2 a DNAFpolimerase %%% ) a verdadeira replicase em E. coli. >or &ue a DNAF polimerase %%% n3o remove os primers? 21) Qual a importLncia da atividade exonuclease 3K$K das DNAFpolimerases %%%2 delta e )psilon? 22) Que atividade en6im9tica catalisa cada uma das etapas na replica"3o do DNA em procariotos a) sntese de primers b) remo"3o de primers c) a extens3o covalente das cadeias de DNA nas pontas 3K8M dos !ilamentos primers d) revis3o dos nucleotdeos nas pontas 3K8M dos !ilamentos de DNA &ue est3o sendo sinteti6ados no se'mento contnuo e no se'mento descontnuo. 23) Qual a importLncia da cinta em procariotos e a cinta >/NA* ant'eno nuclear de proli!era"3o celular) em eucariotos? 2 ) 8 &ue s3o e por &ue s3o !ormados os !ra'mentos de 8Na6aNi? 2$) 8nde e como atua a telomerase? :la ) ativa nas c)lulas de todos os tecidos? 27) 8 n?mero de erros durante a replica"3o ) muito elevado? >or &u4? 2=) Distin'a o DNA do #NA *a) &uimicamente *b) !uncionalmente *c) pela locali6a"3o na c)lula 2@) Que bases no m#NA transcrito representariam a se'uinte se&u4ncia molde de DNAO $K ,./A///,,,,A,../,A,.,A/3K 2C) 8nde est3o os promotores de 'enes estruturais? :xistem se&u4ncias de consenso nestas re'i(es? 8s promotores de 'enes estruturais s3o transcritos e1ou tradu6idos? 3<) Quantas #NA polimerases existem em procariotos? Qual a !un"3o? 31) :xistem di!erentes !atores si'ma &ue se associam P #NApolimerase de procariotos. /omo eles atuam? :les permanecem li'ados P #NApolimerase durante toda a transcri"3o? 32) /omo ocorre o t)rmino da transcri"3o em procariotos? 33) Quantas #NA polimerases existem em eucariotos e &ual a !un"3o de cada uma delas? 3 ) /omo ocorre o incio da transcri"3o em eucariotos? 3$) 8s !atores de transcri"3o atuam durante a alon'amento do pr)Fm#NA? 37) Que s3o e &ual a !un"3o dos acentuadores *estimuladores ou enhancer) e silenciadores? 8nde eles est3o locali6ados?

3=) :m &ue consiste o processamento do pr)Fm#NA? :ste processo ocorre no n?cleo ou no citoplasma? 3@) A adi"3o do &uepe do mensa'eiro ocorre apDs o t)rmino da transcri"3o? 3C) :m 'eral os )xons s3o maiores &ue os ntrons? <) :xiste se&u4ncia de consenso na maioria dos ntrons? 8nde elas est3o locali6adas? 1) 8 &ue ) o ponto de rami!ica"3o? 2) /omo s3o constitudos os spliceossomos e &ual a !un"3o dos mesmos? 3) Qual a importLncia da se&u4ncia de consenso AA5AAA presente no pr)Fm#NA? ) Qual a importLncia do &uepe do mensa'eiro e da cauda poliA? $) Euitos 'enes eucariDticos cont4m ntrons n3o codi!icantes &ue separam os )xons destes 'enesQ :m &ue est9'io e onde ocorre a remo"3o dos ntrons? 7) Que componentes dos ntrons de 'enes nucleares codi!icantes de protenas em eucariontes superiores s3o conservados e necess9rios para a remo"3o correta dos ntrons de transcritos prim9rios por spliceossomos? =) Qual o papel dos spliceossomos na express3o '4nica? Qual a sua estrutura macromolecular? @) 8 &ue s3o sn#NAs e &ual a sua importLncia? C) Que tipos di!erentes de mol)culas de #NA est3o presentes em c)lulas procariDticas? :m c)lulas eucariDticas? Que pap)is estas classes de mol)culas de #NA t4m na c)lula? $<) 5ma muta"3o em um 'ene humano essencial muda o stio de corte em $K de um 'rande ntron de ., para //. >reveRa o !enDtipo de uma pessoa homo6i'ota para esta muta"3o. $1) Quais os est9'ios da express3o '4nica? 8nde eles ocorrem em uma c)lula procariDtica? :m uma c)lula eucariDtica? $2) A transcri"3o e a tradu"3o s3o acopladas em procariotos e1ou procariotos? $3) :m &ue locais da c)lula eucariDtica ocorre a maior parte da sntese de protenas? $ ) /ite e expli&ue as caractersticas do cDdi'o 'en)tico. $$) /aracteri6e os ribossomos em 'eral &uanto ao tamanho2 locali6a"3o2 !un"3o e composi"3o macromolecular. $7) %denti!i&ue os tr4s tipos di!erentes de #NA &ue est3o envolvidos na tradu"3o e cite as caractersticas e !un"(es de cada tipo. $=) Quais as caractersticas das mol)culas de #NAs transportadores? $@) 8 &ue s3o t#NAs isoaceptores? $C) Qual o si'ni!icado da hipDtese de oscila"3o? 7<) /omo ocorre o incio da tradu"3o em procariotos e eucariotos? 71) Que s3o as se&u4ncias de ShineFDal'arno e a se&u4ncia To6aN2 onde elas est3o situadas?

72) Quantas aminoacil t#NAs sintetases di!erentes existem em uma c)lula e &ual a !un"3o destas en6imas? 73) 8 &ue ocorre nos stios :2 > e A do ribossomo? 7 ) Qual a !un"3o da peptidil trans!erase? A peptidil trans!erase ) uma en6ima? 8nde ela est9 situada? 7$) /omo ocorre o !inal da tradu"3o em procariotos e eucariotos? 77) Quais as di!eren"as b9sicas entre a tradu"3o em procariotos e eucariotos? 7=)Qual o n?mero de cDdons &ue codi!icam amino9cidos? 8 n?mero de #Na transportadores ) i'ual ao n?mero de cDdons &ue especi!icam amino9cidos? >or &u4? 7@) Qual a rela"3o entre oscila"3o e n?mero de di!erentes t#NAs existentes na c)lula? 7C) /omo ) estabelecida a se&u4ncia de nucleotdeos de uma matri6 de leitura? =<) Analise !ita codi!icadora *sense) do DNA * a citosina ) a base marcada como +1)2 abaixo representada2 para determinar a se&u4ncia de amino9cidos do polipeptdeo &ue pode ser !ormado. +1 $K/.A../...................A,,/A/A/..A../A,,/A.A,.///./.,,,AA//.A,A,,.AAAA ...,./,.AA/A//.,A,./.,AA././///A/.,,,AA.... 3K

You might also like