You are on page 1of 11

RESUMO

Este trabalho tm como objetivo abordar o conceito do racismo, seu surgimento com a colonizao , os tipos de racismo, a influncia da discriminao no desenvolvimento de um pas. Como num pas com tantas diferenas de classe, cor, etnias e entre outros, o racismo perdura. Ser abordado tambm a segregao e o apartheid, e sua importncia para as noes em todo o mundo, as diferenas entre raas e classes, a atuao dos Direitos Humanos, seu surgimento, sua importncia para a democracia, como sua proteo depende da cooperao da sociedade civil e do poder pblico. A importncia da informao para que a populao enfrente o racismo e minimize a excluso social dos povos. Palavras-chave: Preconceito, raa, social, discriminao racial, diferenas.

ABSTRACT
This work has as objective to approach the concept of racism, its emergence with colonization, types of racism, discrimination influence on the development of a country. As a country with so many differences of class, race, and ethnicity among others, racism endures. Will also be addressed segregation and apartheid, and its importance to the notions around the world, the differences between races and classes, the work of Human Rights, its appearance, its importance to democracy, as their protection depends on the cooperation of civil society and government. The importance of information for the population to confront racism and minimize the social exclusion of people. Keywords: Prejudice, race, social, racial, differences.

LISTA DE FIGURAS

Figura 1 Nelson Mandela Figura 2 Smbolo da ONU, Organizao das Naes Unidas

9 10

SUMRIO

1. INTRODUO 2. RAA, RACISMO 2.1. SURGIMENTO 2.1.1. Colonizadores e proprietrios de escravos 2.1.2. O nascimento do racismo cientfico 3. SEGREGAO E APARTHEID 4. RAA E CLASSE 5. DIREITOS HUMANOS 6. CONCLUSO 7. REFERNCIAS

6 7 7 7 8 8 9 10 12 13

1. INTRODUO

O objetivo do presente trabalho abordar o conceito de racismo, os tipos de racismo, suas influncias no desenvolvimento das pessoas e do pas, o racismo no Brasil. Podemos observar os vrios aspectos do racismo como a origem do racismo, as diferena entre raas e etnias. Como ao logo do tempo, os tipos de racismo vem se modificado, como a informao cada vez mais pode minimizar esse preconceito na sociedade dos dias atuais.

2. RAA, RACISMO Raa significa um conjunto de indivduos cujo os caracteres somticos como, cor da pele, tipo de cabelo entre outros so semelhantes e se transmitem por hereditariedade, embora variem de individua para indivduo Racismo uma maneira de discriminar as pessoas baseada em motivos biolgico, cultural e ou moral de determinada raa ou de determinada populao, povo ou grupo social, de tal forma que umas se consideram superiores a outras. Portanto, o racismo tem como finalidade intencional (ou como resultado) a diminuio ou a anulao dos direitos humanos das pessoas discriminadas. Exemplo disto foi o aparecimento do racismo na Europa, no sculo XIX, para justificar a superioridade da raa branca sobre o resto da humanidade.

2.1.

SURGIMENTO

2.1.1. Colonizadores e proprietrios de escravos

O racismo surge realmente nos sculos XVI e XVII, sobretudo neste ltimo. Os europeus praticavam a escravido e h alguns sculos escravizavam pessoas na frica e no Novo Mundo. A histria do racismo no mundo ocidental amplamente associada escravido como a forma primitiva do colonialismo. E nesse contexto que algo chamado raa criado o que significa essencialmente que certos povos definidos como no europeus so dominados e governados por europeus. Para as pessoas nos EUA, nos sculos XVII e XVIII a raa era um fato da vida, e creio que o racismo algo que surge como interao necessria. De certo modo, os brancos, os negros e os ndios estabeleceram suas idias de raa, em proximidade uns dos outros, atravs do contato. Os britnicos no se tornaram traficantes de escravos e escravizadores por serem racistas. Tornaram-se racistas porque usavam escravos para obter grande lucro nas Amricas e criaram um conjunto de atitudes em relao aos negros para justificar o que faziam. A verdadeira fora atrs do sistema escravocrata era a economia.

2.1.2. O nascimento do racismo cientfico

O Racismo Cientfico tem registro desde os primrdios da teoria da evoluo humana de Charles Darwin, quando atestava a existncia de raas inferiores e que poderiam ser capazes de evolurem com o passar dos tempos. J o naturalista francs Buffon pensou, ainda no sculo XVIII, na idia de degenerao, que seria amplamente usada em meados do sculo seguinte para se discutir as misturas raciais, sobretudo no Brasil. Segundo ele, se no existisse o fato de que o negro e o branco podem produzir juntamente, haveria duas espcies distintas, o negro estaria para o homem, como o asno para o cavalo, ou antes, se o branco fosse homem, o negro no seria mais homem, seria um animal parte como o macaco. Essas teorias foram amplamente difundidas atravs do cientificismo na Europa, cujo discurso cientfico recebeu largo espao no Brasil, questionando e disputando espaos inclusive com a religio e a Igreja, at ento grandes fontes dos discursos fechados e competentes da poca.

3. SEGREGAO E APARTHEID Conforme informaes de Marie gnes Combesque, no seu livro O silncio e o dio: Racismo, da ofensa ao assassinato.
Segregao e apartheid so termos sinnimos. O primeiro designa um sistema poltico que acabou oficialmente nos Estados Unidosem 1964; o segundo, um sistema poltico, econmico e social em vigor na frica do Sul at 1991. Nos dois casos, as vtimas so negros.(COMBESQUE, 2001, p. 65)

A segregao e o apartheid esto lado a lado. Na frica do Sul, a segregao racial foi lei entre 1948 e 1994. Foi o regime do apartheid que retirou os direitos dos negros e deu privilgios aos brancos, minoria no pas. A discriminao institucionalizada teve incio em 48, quando o Partido Nacional da frica do Sul ganhou as eleies. J no ano seguinte, os casamentos mistos foram proibidos. Em 1950, a Lei da imoralidade probe a relao sexual entre brancos e negros. No mesmo ano, a populao cadastrada e separada por raa, alm de ser dividida fisicamente com a formao de reas residenciais separadas.

Figura 1 Nelson Mandela, personalidade pblica, smbolo da luta contra o apartheid

Os negros precisavam andar com cadernetas por determinao da Lei dos nativos, conhecida como Lei do passe, o documento deveria ser apresentado polcia sempre que solicitado. Os locais e equipamentos pblicos tambm eram segregados, placas com a indicao somente europeus eram colocadas para impedir o contato dos negros.

4. RAA E CLASSE Raa anda de braos dados com a classe. So sempre as populaes mais desfavorecidas que tm de enfrentar as violncias racistas. (COMBERQUE, 2001, p. 74). Alguns consideram que as comparaes feitas entre a frica do Sul durante o apartheid e a sociedade brasileira atual so reforadas pelo fato de que as desigualdades scio-econmicas ainda afetam particularmente os afro-brasileiros. Os afro-brasileiros esto atrs dos brasileiros brancos em quase todos os indicadores sociais, incluindo renda e educao, e aqueles que vivem em cidades so muito mais propensos a serem abusados, mortos ou presos. A situao social do Brasil tambm tem impactos negativos nas

oportunidades educacionais dos desfavorecidos. Os ricos vivem em condomnios fechados e as classes desfavorecidas no interagem em nada com os mais ricos, exceto no servio domstico e no cho de fbrica.

5. DIREITOS HUMANOS

O tema do racismo frequentemente omitido nos debates da sociedade. Muitas vezes o racismo deixado a um segundo plano, ou tratado como um problema menor, justamente por ser considerado mais como uma questo social, proveniente da desigualdade econmica do que racial. Entretanto, a discriminao se faz muito presente a sujeitos de diversos grupos sociais, mesmo quando atingem um patamar econmico que lhes garanta condies econmicas acima da mdia da populao. Os direitos humanos so os direitos bsicos de todos os seres humanos. So direitos civis, polticos, econmicos, sociais e culturais. Seu conceito tambm est ligado com a idia de liberdade de pensamento, de expresso, e a igualdade perante a lei. A ONU proclamou a Declarao Universal dos Direitos Humanos, que respeitada mundialmente.

Figura 2 Smbolo da ONU, Organizao das Naes Unidas A Declarao Universal dos Direitos Humanos da Organizao das Naes Unidas afirma que todos os seres humanos nascem livres e iguais em dignidade e em direitos, dotados de razo e de conscincia e devem agir uns para com os outros em esprito de fraternidade. A ONU adotou a Declarao Universal dos Direitos Humanos, com o objetivo de evitar guerras, promover a paz e a democracia e fortalecer os Direitos Humanos. A Declarao Universal dos Direitos Humanos tm uma importncia mundial, apesar

de no obrigar juridicamente que todos os Estados a respeitem. Para a Assemblia Geral da ONU, a Declarao Universal dos Direitos Humanos tm como ideal ser atingido por todos os povos e todas as naes, com o objetivo de que todos tenham sempre em mente a Declarao, para promover o respeito a esses direitos e liberdades. A origem do conceito de direitos humanos na filosofia de direitos naturais que seriam atribudos por Deus. Muitos filsofos dizem que no existem diferenas entre os direitos humanos e os direitos naturais, e John Locke foi o mais importante filsofo a desenvolver esta teoria. Por exemplo, durante o sculo XX nos Estados Unidos, o movimento a favor dos direitos humanos defendia a igualdade entre todas as pessoas. Na sociedade americana daquela poca, havia uma forte discriminao dos indivduos negros, que muitas vezes no desfrutavam dos plenos direitos fundamentais. Um importante defensor dos movimentos a favor dos direitos humanos foi Martin Luther King Jr.

6. CONCLUSO

Percebemos neste trabalho que o racismo uma instituio relativamente recente na histria na humanidade. O surgimento dos principais fatores de discriminao eram religiosos, polticos ou referentes nacionalidade e linguagem do indivduo. Quando os europeus desembarcaram na frica, e principalmente com o incio do trfico negreiro, usaram a cincia a favor do colonialismo e desenvolveram teorias de superioridade evolutiva, baseadas em diferenas biolgicas, que justificavam seus interesses de expanso e poder. O racismo, fundamentado em doutrinas bblicas, filosficas e cientficas no resistiram evoluo dos tempos, mas que deixaram marcas indelveis e profundas nas sociedades que as usaram para justificar a escravido, como o caso da sociedade brasileira. O conceito de "raa" e termos derivados hoje em dia apenas poltico e social, e se justifica porque os traos fsicos (cabelo, cor da pele, formato de nariz e boca etc) caractersticos da populao negra ainda esto ligados percepo negativa historicamente construda.

10

7. REFERNCIAS

COMBESQUE, Marie gnes. O silncio e o dio: racismo, da ofensa ao assassinato. So Paulo: Scipione, 2001.

SANTOS, Joel Rufino dos. O que racismo. So Paulo: Brasiliense, 1998. www.infoescola.com Acesso em 23/04/2014, 21:46. www.arquiteturaclassica.com.br Acesso em: 04/04/2014, 16:55.

You might also like