You are on page 1of 12

FRITZING

uma ferramenta open-source destinada prototipagem de designer eletrnico e layouts PCB. um software de fcil uso, para processamento e simulando ao Arduino, pode ser visto como uma ferramenta de automao de designer eletrnico.

1. Criando um Projeto no Fritzing


Neste Tutorial vamos demonstrar como criar um projeto no Fritzing, do prottipo em matriz de contatos ao desenho em PCB. Iremos montar uma placa para ligar e desligar um motor CC controlando um Rel com o Arduino. 1 Passo - Adicionando os Componentes

Figura 1 - Procurando Componentes

Abra o Fritzing e pesquise pelos seguintes componentes: Rel (relay) Resistor 3k6 BC548 (transistor NPN) Diodo (diode) Power Plug Terminal triplo de Parafuso (Screw Terminal) Pino Fmea (10x Pin Header)

Ao encontrar um componente selecione-o e arraste-o para a rea de trabalho do Fritzing.

Figura 2 - Selecionando Componente

Figura 3 - Componentes do Projeto

Para colocar 10 pinos no pin header, clique sobre ele e nas propriedades mude o numero de pins para 10. Perceba que voc tambm pode modificar outras propriedades do componente, como a opo para mud-lo de macho para fmea.

Figura 4 - Propriedades do "Pin Header" (Pino)

2 Passo - Ligando os Componentes Para ligar os componentes na "breadboard" (matriz de contatos), basta arrast-los para cima dela e posicionar os conectores em cima dos furos.

Figura 5 - Ligando Componentes na Matriz de Contatos

Para fazer as ligaes com fios ou ajustes, clique no terminal do componente (ou no furo da breadboard) e arraste at o ponto em que deseja lig-lo, depois mova o fio para ajust-lo.

Figura 6 - Ligao com Fios

Uma dica para se ajustar os fios e deix-los com ngulos de 90 mais facilmente segurar a tecla Shift enquanto move o fio com o mouse.

Figura 7 - Ajuste do Fio com ngulo de 90

Para melhorar a visualizao mude as cores dos fios clicando sobre eles com o boto direito e selecionando Cor dos fios.

Figura 8 - Mudana de Cor do Fio

Faa as ligaes como no desenho abaixo.

Figura 9 - Projeto na Matriz de Contatos

3 Passo - Modo Esquemtico Ao adicionar os componentes na prot-o-board e lig-los, o Fritzing automaticamente adiciona estes componentes no modo esquemtico. Para realizar as ligaes do modo esquemtico posicione os componentes e aperte em Roteamento Automtico.

Figura 10 - cone do Roteamento automtico

Para facilitar a compreenso do esquemtico, foi adicionado o smbolo de "GND" (Terra) e foram feitos alguns ajustes nas ligaes realizadas no "Roteamento Automtico". Segue abaixo como adicionar o " GND" e o esquemtico do projeto.

Figura 11 - Adicionando o "GND" (Terra) no Esquemtico

Figura 12 - Modo Esquemtico do Projeto

4 Passo - Modo PCB

Figura 13 - Viso do Modo PCB

O modo PCB funciona de maneira semelhante ao modo esquemtico. Aps realizar as ligaes no modo Protoboard o Fritzing adiciona os componentes na PCB. Dimensione a placa e posicione cada componente sobre a ela, no esquea de conferir o encapsulamento de cada um deles, aps isto aperte em Roteamento automtico.

Figura 14 - Encapsulamento em destaque

Figura 15 - Posicionamento dos Componentes

Figura 16 - Roteamento Automtico na PCB

Faa um teste nas regras do projeto, pois podem ocorrer erros no Roteamento Automtico. A Figura 17 ilustra como realizar este teste.

Figura 17 - Verificao das Regras do Projeto

Caso aparea o aviso da Figura 18, um sinal de que h erros na PCB.

Figura 18 - Aviso sobre as Regras do Projeto

Veja que nesse projeto o erro est nas trilhas e vias, pois esto muito prximas umas das outras (Figura 19).

Figura 19 - Erros na PCB

Faa as modificaes necessrias. O Fritzing realiza conexes apenas de 90, portanto uma dica refazer os cantos das trilhas para que estas fiquem com ngulos de 45, 120 ou mais. Podemos usar a tecla Shift para facilitar o ajuste das conexes.

Figura 20 - Modificao nas Conexes

interessante aumentar o tamanho das trilhas (caminho de conexo entre os terminais), pois eventualmente podemos precisar de mais corrente passando por elas, alm de facilitar na confeco da placa por transferncia trmica. Para aument-las, clique sobre a trilha e aparecer uma imagem como a Figura 21, logo neste projeto mude a largura de "Padro (24 mil)" para "grosso (32 mil)".

Figura 21 - Propriedades das Trilhas

Note a diferena no tamanho das trilhas entre a figura 20 e 22. Aps as modificaes, faa novamente a Verificao de regras do projeto (Figura 17 e 18).

Figura 22 - Modificao nas Trilhas

Faa o preenchimento em cobre, tambm conhecido como " malha de Terra", no mesmo local do teste das regras do projeto ilustrado na Figura 16.

Figura 23 - Malha de Terra

Com o desenho da placa pronto, exporte este arquivo como PDF, na opo "Export for PCB", para que voc possa imprimi-lo e transferi-lo na placa de fenolite.

Figura 24 - cone "Export for PCB"

Figura 25 - Desenho da PCB em ".pdf"

O projeto est pronto, basta imprimir e confeccionar a placa pelo mtodo de transferncia trmica. Uma boa dica imprimir o desenho em papel tipo Glossy (papel de foto) com impressora Laser, realize a transferncia sem molhar o papel com o ferro de passar roupa direto sobre o papel e a placa por 5 minutos. Espere esfriar e retire o papel, depois corroa a placa no percloreto de ferro. Para mais informaes de como confeccionar a placa pelo mtodo de transferncia trmica, abra o arquivo metodo transferencia termica.pdf <

You might also like