You are on page 1of 8

COSCARELLI, C. V. Educao a Distncia: mitos e verdades. Revista Presena Pedaggica. Belo Horizonte, jan. / fev., 2002, p.54-59.

EDUCAO A DISTNCIA: MITOS E VERDADES Ser apresentado um relato de experincia de ensino a distncia, comparando as semelhanas e diferenas entre ele e o ensino presencial no que diz respeito ao comportamento do professor e dos alunos. Sero discutidas tambm expectativas, algumas realistas, outras nem tanto, em relao ao ensino a distncia.

COSCARELLI, C. V. Educao a Distncia: mitos e verdades. Revista Presena Pedaggica. Belo Horizonte, jan. / fev., 2002, p.54-59.

EDUCAO A DISTNCIA: MITOS E VERDADES1 Carla Viana COSCARELLI


FALE/UFMG

O sucesso das novas tecnologias como recurso educacional depende do uso que se fizer dela. A revoluo no vir da mquina, mas das concepes e das prticas que ela pode viabilizar. Sendo assim, para que a informtica transforme a prtica pedaggica preciso que os educadores que vo usar esse equipamento tenham em mente uma nova escola, caso contrrio, a informtica vai apenas repetir as prticas tradicionais de ensinoaprendizagem. Vamos focalizar neste texto o ensino a distncia, que, com o advento da Internet, tem prometido ser uma tima opo para a disseminao do saber, seja ele acadmico ou no. A educao a distncia no novidade, pelo contrrio, existe desde a implantao e funcionamento regular das agncias de correios (ou talvez at mesmo antes disso!). H muito tempo que a distncia no obstculo para o homem. Avies, carros, trens e o correio h muito tempo diminuram s distncias. Vejamos, por exemplo, o caso do Xadrez. H anos existe o xadrez postal, com campeonatos, hanking, etc. e nem a distncia nem o tempo de que o correio necessitam para a entrega das cartas impediram o sucesso dessa modalidade do jogo. Assim como aconteceu no xadrez, aconteceu com o ensino a distncia. Durante muitos anos o Instituto Brasileiro Universal promoveu cursos por correspondncia e vrios foram um grande sucesso. Muita gente aprendeu muito com eles (ainda hoje o SESC realiza cursos por correspondncia que esto hoje se transformando em ensino a distncia).

COSCARELLI, C. V. Mitos e Verdades da Educao a Distncia. www.cei.inf.br, nov/2000. 2

COSCARELLI, C. V. Educao a Distncia: mitos e verdades. Revista Presena Pedaggica. Belo Horizonte, jan. / fev., 2002, p.54-59.

Mas nem todos aprendem ou aprenderam com cursos desse tipo e a expresso curso por correspondncia ganhou uma conotao pejorativa, que para muitos casos injusta. Onde quero chegar ? 1) Porque muitos cursos por correspondncia no deram certo? 2) Porque muita gente no aprende com cursos por correspondncia? 3) Como a Internet entra nessa conversa? O que mudou? O que vai acontecer? Se considerarmos nosso sistema educacional convencional, podemos constatar que muita coisa no d certo. O insucesso da escola (presencial), apesar de ela ser obrigatria at o ensino mdio, pode ser constatado no alto ndices de evaso. Muita gente sai da escola com a sensao de que no aprendeu nada (no sei at que ponto justa). Muitos alunos chegam ao curso superior, de Letras inclusive, certos de que no sabem portugus. Tm dificuldade tanto na leitura quanto na escrita de textos. Muita gente sai da escola sem nunca mais querer ouvir falar em matemtica, fsica e qumica. Biologia grego para muita gente e informaes bsicas de histria e geografia no so conhecidos por muitos que saem do ensino mdio. Isso ser bem sucedido? Muita gente ganhou e ainda ganha a vida com o que aprendeu em cursos por correspondncia de eletrnica, culinria, msica, etc. Muita gente melhorou sua qualidade de vida aprendendo um hobbie em um curso a distncia. Ento quem disse que no funciona? Porque o nome curso por correspondncia pejorativo? Se o ensino a distncia pelo computador no for muito bem pensado e estruturado, no estar fadado tambm a ser um conceito negativo? Acredito no potencial das novas tecnologias e temo que desperdicemos esse potencial fazendo atividades tradicionais de repetio, copiao, etc., ou seja, atividades que refletem uma concepo behaviorista de aprendizagem, em vez de aproveitar esse potencial para colocar em prtica uma abordagem construcionista da aprendizagem, em que o aprendiz o centro do processo de

COSCARELLI, C. V. Educao a Distncia: mitos e verdades. Revista Presena Pedaggica. Belo Horizonte, jan. / fev., 2002, p.54-59.

aprendizagem, em que a autonomia2 da aprendizagem seja estimulada e que vise a desenvolver habilidades cognitivas associadas s diversas reas do conhecimento. Um curso a distncia exige do aprendiz entre outras coisas, muita disciplina e autonomia de aprendizagem, mas somos acostumados a um sistema escolar ditatorial, autoritrio em que as iniciativas individuais no so valorizadas e em que a autonomia no desenvolvida nem apreciada. Todos tm de aprender a mesma coisa, ou seja, o que o professor quer, na hora que ele planejou e como ele acha melhor. No so raros os alunos que vo mal na escola, mas fora dela se aprofundam em um assunto que passam a dominar cada dia melhor e isso no valorizado nem reconhecido pela escola. H alguns equvocos que so comuns em relao ao ensino a distncia, talvez em funo das propagandas feitas para divulgar esse veculo de ensino/aprendizagem. Muitas pessoas acreditam que a distncia vo aprender rapidamente, que tudo vai ser fcil, que no vo gastar tempo e, j nas primeiras dificuldades, abandonam o curso. Quando percebem que vo ter de dedicar algumas horas de suas vidas quela atividade, desistem. Outro equvoco que algumas instituies acham que com a educao a distncia vo fazer fortunas, pois em vez de pagarem um professor para cada grupo de aproximadamente 35 alunos, vo pagar um professor para mais de duzentos alunos. No acredito que esse seja o caminho da mina. Educao a distncia no pode ser confundida com produo em srie. Um curso a distncia para muitos alunos s vivel se for feito com base em tarefas do tipo Instruo Programada, muito usada entre os anos 60 e 70, ou exerccios de acerto e erro (ambos normalmente muito chatos e desmotivantes). praticamente impossvel dar alguma assistncia personalizada ou usar a dvida dos alunos
Entende-se autonomia da aprendizagem como: independncia, exerccio ativo da responsabilidade de aprender, capacidade de aprender. Autonomia no sinnimo de aprendizagem solitria, de auto-instruo, de autodidatismo; ela no implica em abdicao de responsabilidade por parte do professor; no uma novo mtodo de ensino, no um comportamento uniforme facilmente descrito; no um estado definitivo provocado no aprendiz. [...] essencialmente a relao psicolgica que o aprendiz tem com o processo e o contedo da aprendizagem. a centralizao do processo pedaggico sobre o aprendiz enquanto sujeito de sua prpria formao [...] No se deve ficar surpreso se certos aprendizes oferecerem resistncia aprendizagem autnoma. A autonomia implica em um desafio constante s nossas crenas, o que pode ser desestabilizador; mas sero sempre os alunos autnomos que faro melhor a transio entre a aprendizagem e a utilizao da linguagem. (Little, 1990, apud Grandcolas, 1993) 4
2

COSCARELLI, C. V. Educao a Distncia: mitos e verdades. Revista Presena Pedaggica. Belo Horizonte, jan. / fev., 2002, p.54-59.

como ponto de partida para discusses e mesmo fazer discusses com um grupo to grande. No acredito que o computador v substituir o professor, nem tenho medo de que isso acontea. Mas acho que a economia que a Internet pode proporcionar no (ou no deveria ser) de professor. Educao a distncia no deveria ser confundida com educao em massa (srie). Simplesmente mandar a tarefa e enviar uma chave de respostas, como numa instruo programada uma maneira de fazer um curso a distncia e, inclusive, permite que se trabalhe com grupos muito grandes de alunos, numa verdadeira produo em massa. Mas trabalhando com um grupo muito grande, como motivar os alunos? Como valorizar a participao deles? Como dar um feedback que ajude o aluno a resolver suas dvidas e, conseqentemente, faa com que ele aprenda? Como saber se ele est sendo capaz de aplicar adequadamente a teoria na prtica? Em suma, essa no me parece a maneira ideal de se fazer um curso a distncia. Vai-se ganhar dinheiro, no entanto, a qualidade do ensino dificilmente ser boa. No sou contra turmas grandes (nem to pouco contra o lucro), contanto que se d ateno, no necessariamente personalizada, aos alunos. Para isso preciso que se monte uma estrutura capaz de perceber e atender s necessidades da grande maioria dos alunos e, preferencialmente, de todos eles. preciso lembrar tambm que o computador no faz milagres. No porque est usando a mais moderna das tecnologias que o aluno vai aprender mais e melhor. Se a concepo de aprendizagem por traz da tecnologia for ultrapassada, conteudista, alicerada na decoreba, no acredito que a tecnologia v mudar alguma coisa. Se os cursos a distncia se mostrarem irrelevantes, desmotivantes, ineficientes, a educao a distncia mais uma vez est fadada ao fracasso. Essa viso do computador como uma mquina milagrosa facilmente encontrada nas propagandas de sites de Bancos, supermercados, entre outros servios prestados via Internet. Prometem-se sempre facilidades, conforto, democratizao, etc. e acima de tudo, que o usurio ter mais tempo para o lazer. Isso no completamente uma mentira, porque

COSCARELLI, C. V. Educao a Distncia: mitos e verdades. Revista Presena Pedaggica. Belo Horizonte, jan. / fev., 2002, p.54-59.

h o conforto de no se sair de casa, de no enfrentar filas, etc., mas gasta-se tempo (e s vezes muito) para fazer compras em um site; e o acesso Internet ainda no nada democrtico, muito pelo contrrio. A novidade introduzida pela Internet a rapidez na troca de mensagens. O que demorava semanas para ir de um lugar a outro, hoje no gasta mais que alguns minutos. A demora dos correios tradicionais tornava a comunicao lenta e era um fator desmotivante, sendo, por conseguinte, um fator que pesava contra a escolha do curso a distncia. Este , sem dvida, um dos fatores que muito pesaram para que apenas alguns poucos cursos por correspondncia se tornassem um sucesso. Apesar da agilidade de comunicao que a Internet possibilita, a educao a distncia no educao para quem no tem tempo. Cursos a distncia no poupam tempo do professor e exigem tempo e dedicao tambm por parte do aluno. A Internet agiliza, mas o ndice de desistncia grande pela falta de disciplina, pela iluso de que se aprenderia sem fazer esforo e sem gastar tempo e s vezes pela prpria dinmica dos cursos. Existe ainda o fator novidade, muita gente experimenta para ver como funciona e depois que viu, sai, abandona ( mais fcil sair de uma situao em que ningum est te vendo, ningum conhece o seu rosto, ningum sabe quem voc ). O ndice de evaso nos cursos a distncia costuma ser alto (em mdia 50%). E um contato direto, e sempre que possvel pessoal (no necessariamente presencial), com o aluno importante. Perguntar por que ele no fez a lio ou responder a uma dvida do aluno ajuda a manter a motivao, o aluno sente que sua participao entendida como uma contribuio para o curso. No fundo, todo mundo carente e quer ateno. Os alunos gostam de uma ateno especial e isso ajuda a manter a participao deles nos cursos. Num curso a distncia o professor gasta muito tempo para preparar o material, pois tem de colocar no papel, ou melhor, na tela, tudo que iria falar. Alm de preparar material, propor questes e explicaes para as questes, o professor tem de enviar mensagens para seus alunos, cobrar a participao dos que no esto participando, ler todas as mensagens que recebe e, de alguma forma, respond-las. Em suma, o curso a distncia d ao professor,

COSCARELLI, C. V. Educao a Distncia: mitos e verdades. Revista Presena Pedaggica. Belo Horizonte, jan. / fev., 2002, p.54-59.

no mnimo, tanto trabalho quanto o curso presencial. O lado bom que no curso presencial o aluno pode ficar voando na sala de aula, mas no curso a distncia a participao dele obrigatoriamente ativa. E isso torna o curso muito interessante para todos. O curso a distncia depende muito da participao do aluno e no s das atividades propostas pelo professor. Outro fator que ajuda a manter a motivao e a participao do aluno, e conseqentemente diminui o ndice de evaso, o trabalho colaborativo, ou seja, atividades que fazem com que os alunos entrem em contato com os outros so muito bem aceitas, pois educao a distncia no significa necessariamente educao solitria. Atividades em duplas, pequenos grupos bem como discusses em que todo o grupo participa costumam ser altamente motivantes e produtivas. No caso do nosso curso Redigir: curso de produo de texto procuramos sempre encorajar o dilogo entre os alunos e criar situaes em que haja a necessidade de comunicao entre eles. Procuramos fazer com que os alunos se envolvam com as atividades e sejam responsveis pelo sucesso ela. Por exemplo, numa das lies os alunos lem um texto de Rubem Braga em que a personagem diz que gostaria de ter uma casa escura com paredes slidas, pois a casa para ele deveria ser uma preparao para o segredo maior do tmulo (para a morte). Depois da leitura, eles respondem a algumas perguntas que visam ajud-los a compreender melhor o texto e a perceber os recursos lingsticos usados pelo autor, e tm como tarefa vender uma casa moderna para a personagem, ou seja, convencer a personagem a comprar uma casa completamente diferente da que ele defendeu que queria no texto. Cada aluno vai mandar seu texto para todos os colegas que, por sua vez, vo assumir o papel da personagem e vo dizer para o professor qual foi o vendedor que o convenceu a comprar a casa moderna. O vendedor mais bem sucedido, ou seja, aquele que convenceu mais colegas a comprar a casa) tem seu nome e seu texto divulgados e ganha um prmio surpresa geralmente um presente virtual - e os demais ganham um prmio pela participao, que costuma ser um agradecimento num carto virtual.

COSCARELLI, C. V. Educao a Distncia: mitos e verdades. Revista Presena Pedaggica. Belo Horizonte, jan. / fev., 2002, p.54-59.

Parece uma grande brincadeira, mas dessa forma os alunos lem, escrevem, desenvolvem a retrica (capacidade de argumentao) e ficam presos ao curso, como numa novela, querendo sempre saber o que vai acontecer depois. bom saber que as distncias diminuram, que as pessoas podem ter mais acesso ao saber. Cabe agora, aos professores aproveitarem essa oportunidade e no deixar que ela passe ilesa como aconteceu com o rdio, o vdeo, a televiso nem tanto e o computador, espero, de jeito nenhum. Referncias bibliogrficas GRANDCOLAS, Bernadette. Lautonomie dans le quotidien de la classe. Langues modernes: lautonomie. n. 1, 1993, p. 9-21.

You might also like