You are on page 1of 3

Por que que os alunos no gostam da escola?

Peter Gray
Perguntem a qualquer aluno porque que no gosta da escola e ele depressa dir que a escola uma priso. Pode ser que no use estas palavras, talvez por ter sido bem educado em casa ou por j lhe ter sido feita uma lavagem ao crebro em relao escola, e ter passado a acreditar que a escola para seu bem e, assim sendo, no poderia ser uma priso.

as se decifrarmos bem a resposta a traduo geralmente ! "# escola priso". $ei%em&me dizer isto mais umas vezes! # escola uma priso. # escola uma priso. # escola uma priso. # escola uma priso. # escola uma priso.

'ualquer pessoa que tenha frequentado a escola sabe que a escola uma priso, mas praticamente ningum o diz. (o )bonito* dizer&se isso. #ndamos todos evitando dizer esta verdade, que a escola uma priso, porque dizer a verdade nos faz parecer to horr+veis. ,omo poder+amos n-s, pessoas de bem, enviar os filhos para a priso durante a maior parte dos primeiros ./ anos das suas vidas0 ,omo poderia o nosso governo democrtico, que se baseia nos princ+pios de liberdade e auto&determinao, fazer leis e%igindo que todas as crianas e adolescentes passem grande parte dos seus dias numa priso0 1eria impensvel, por isso esforamo&nos tanto para evitar pensar nisso. 2u, se pensamos, pelo menos no o dizemos. 'uando falamos sobre o que est errado nas escolas, fingimos no nos aperceber desta realidade e em vez disso falamos sobre outras coisas.

as eu acho que est na hora de dizermos em voz bem alta. # escola uma priso. 1e acham que no ento e%pliquem por favor qual a diferena. # 3nica diferena que consigo pensar que para irmos parar priso temos que cometer um crime, mas devido apenas nossa idade somos forados a ir para a escola. (os outros aspectos a escola e a priso so iguais. 4m ambas somos despojados da nossa liberdade e dignidade. 4m ambas dizem&nos e%actamente o que fazer, e somos punidos se no obedecermos. # verdade que na escola passamos mais tempo fazendo e%actamente aquilo que nos

dizem para fazer do que nas pris5es para adultos, por isso, nesse sentido, a escola pior do que a priso.

6odos n-s que frequentmos a escola sabemos que ela uma priso. ,omo poder+amos no o saber0 as racionalizamos a situao, dizendo 7geralmente no com estas palavras8 que as crianas necessitam deste tipo espec+fico de priso e que at podero vir a gostar dela desde que esteja bem organizada. $e acordo com esta racionalizao, se as crianas no gostam da escola no por a escola ser uma priso mas porque os guardas no so suficientemente gentis, divertidos ou inteligentes para manter as mentes das crianas adequadamente ocupadas.

as quem sabe um m+nimo sobre crianas e tem a coragem de pensar honestamente deveria ser capaz de no se dei%ar iludir por esta racionalizao. #s crianas, tal como todos os seres humanos, anseiam pela liberdade. 4las odeiam ter a sua liberdade restringida. 4 em grande medida usam essa liberdade precisamente para se educarem. 4sto biologicamente preparadas para fazer isso. 9rincando e investigando livremente elas aprendem sobre o mundo f+sico e social em que esto crescendo. (a escola, pelo contrrio, dizem&lhes que t:m que parar de seguir os seus interesses e em vez disso fazer apenas o que o professor lhes disser que t:m de fazer. ; por isso que no gostam da escola.

,omo sociedade, poder+amos, talvez, racionalizar o modo como foramos as crianas a irem para a escola se pudssemos demonstrar que elas precisam deste tipo espec+fico de priso a fim de adquirir as compet:ncias e os conhecimentos necessrios para se tornarem bons cidados, para serem felizes na vida adulta e para arranjarem bons empregos. provado. uitas pessoas, talvez a maioria, pensam que isso foi provado as a verdade que nunca ningum provou essa teoria. cientificamente, pois o estabelecimento de ensino fala como se isso tivesse sido

# verdade que h dcadas que as fam+lias que optaram por "no escolarizar* os filhos ou por envi&los para escolas como a 1udbur< =alle< 1chool 7que , essencialmente, uma )no&escola*8 t:m vindo provando o contrrio.

#s crianas a quem so dadas ferramentas para a aprendizagem, incluindo acesso a

vrias outras pessoas com quem possam aprender, aprendem o que precisam de saber & e muito mais & atravs de brincadeiras e pesquisas que elas pr-prias iniciam. (o h prova absolutamente nenhuma de que as crianas que so enviadas para a priso saem de l melhores do que aquelas a quem so fornecidas as ferramentas e a permisso de as usar livremente.

,omo podemos ento continuar a racionalizar o facto de que mandamos as crianas para pris5es0 >ulgo que o estabelecimento de ensino deliberadamente evita analisar com honestidade as e%peri:ncias dos unschoolers e de escolas como 1udbur< =alle< porque tem medo do que iria encontrar. 1e as escolas&pris5es no so necessrias, o que aconteceria a este enorme empreendimento, que d emprego a tanta gente e que est to profundamente enraizado na nossa cultura0

6odas as tentativas de melhorar o sistema falharam, e nenhuma h&de ter sucesso at as pessoas enfrentarem a realidade! as crianas odeiam a escola porque na escola elas no t:m liberdade. (a aprendizagem no h alegria sem liberdade.

[ Traduo: aprendersemescola.blogspot.com.br ]

pdf: juno incandescencia.org

You might also like