You are on page 1of 8

1

CELTIM ENGENHARIA LTDA.

MEMORIAL DESCRITIVO E ESPECIFICAES TCNICAS DE SERVIOS DE ENGENHARIA

INSTALAES DE PREVENO e COMBATE A INCNDIO POR SPRINKLERS e EXTINTORES e PROJETO DE DETECO DE INCNDIO

Banco Nacional de Desenvolvimento Econmico e Social


RUA CLELIA, N. 1.170 - VILA ROMANA - SO PAULO - SP - CEP - 05042-000 - TELEFAX - 3675-3102 EMAIL - celtim@terra.com.br

CELTIM ENGENHARIA LTDA.


1. GENERALIDADES O presente Memorial Descritivo refere-se reforma dos sistemas de preveno e combate a incndio do 5 andar do Edifcio JK Financial Center, ocupado pelas instalaes do escritrio de representao do BNDES em So Paulo.

2. OBJETIVO O relatrio ora apresentado enfoca principalmente a concepo de projeto dos sistemas de utilidades, incluindo caminhamentos, dimensionamentos, especificaes tcnicas e desenhos, que completam o perfeito entendimento da obra.

3. NORMAS E ESPECIFICAES Para o desenvolvimento das solues apresentadas foram observada as normas, cdigos e recomendaes das entidades a seguir relacionadas: ABNT Associao Brasileira de Normas Tcnicas Corpo de Bombeiros do estado de So Paulo. National Fire Protection Association NFPA-13.

4. SISTEMAS PROPOSTOS 4.1 Instalaes Sistema de Proteo e Combate a Incndio por hidrantes e sprinklers Sistemas de deteco e alarme de incndio NBR 9441 5.Instalaes de Sprinklers e Extintores 5.1 Sistema O sistema de proteo e combate a incndios foi projetado atravs dos seguintes sistemas: Extintores de Incndio manuais Chuveiros automticos (Sprinklers) Hidrantes O desenvolvimento do projeto foi feito em consonncia com as normas e padres exigidos pelo Corpo de Bombeiros do Estado de So Paulo, Associao Brasileira de Normas Tcnicas ABNT NBR10897 e NFPA-13. 5.1.1 Extintores Manuais O projeto previu a instalao dos tipos de extintores de incndio a seguir relacionados, sendo que os valores indicados entre parnteses representam os valores mnimos de capacidade, para que se constitua uma unidade extintora em conformidade com as normas da ABNT e do Corpo de Bombeiros: gua pressurizada (10 litros) Gs carbnico (6 litros) P qumico seco (4Kg) Os extintores sero distribudos em conformidade com o apresentado nos desenhos do projeto, de forma a permanecerem o mais eqidistantes possvel, e colocados de maneira que operador no percorra distncia superior a 20 metros. Os extintores sero instalados com a sua parte superior a, no mximo 1,60 m em relao ao piso acabado, devendo os mesmo serem utilizados em conformidade com a sua aplicao
RUA CLELIA, N. 1.170 - VILA ROMANA - SO PAULO - SP - CEP - 05042-000 - TELEFAX - 3675-3102 EMAIL - celtim@terra.com.br

CELTIM ENGENHARIA LTDA.


5.1.2 Chuveiros Automticos (Sprinklers) A tubulao de alimentao do sistema de chuveiros automticos do escritrio dever ser instalada conforme projeto, em conformidade com exposto. Risco considerado - leve rea mxima para um controle vlvulas - 5000 m2 nominal de bicos 1/2" Temperatura de disparo - 68 oC Vazo mnima para bico - 41 l/min Presso mnima - 5 mca rea mxima de proteo de um bico - 18,6 m2 a 21 m2 Densidade - 4,1 mm/min/ m2 Vazo mnima por chave fluxo - 1000 l/min Tempo mnimo operao - 30 min Temperatura nominal de operao Ano de fabricao Dimetro nominal do orifcio de descarga Letra cdigo, conforme item 4.2.2, da NBR-6135/80 Observar cdigo de cores das tabelas 2 e 3 da NBR-6135/80.

As bombas e seus acessrios foram dimensionados atendendo ao pior dos casos acima. A localizao dos chuveiros automticos e suas respectivas tubulaes esto em absoluta conformidade como as normas ABNT e Corpo de Bombeiros e NFPA-13. Os chuveiros automticos (Sprinklers) devero ser testados em conformidade com o disposto na norma NBR6125/80, no tocante estanqueidade, funcionamento, temperatura, fadiga, choque trmico, vazo e distribuio. Os chuveiros automticos (Sprinklers) devero obedecer rigidamente s disposies constantes da norma NBR-6135, da ABNT. 5.1.2.1 Critrios de Dimensionamento O dimensionamento do sistema foi feito de forma a atender as especificaes tcnicas do Corpo de Bombeiros, da NBR-10897 da ABNT, e da Norma NFPA-13/99 (para chuveiros automticos). O desenvolvimento do projeto foi feito em consonncia com a norma NBR-10897 da ABNT (obedecendo-se especialmente ao dimensionamento considerado na tabela 20, para tubos de ao galvanizado), e orientaes do Corpo de Bombeiros.

5.1.3 Combate e preveno contra incndios por hidrantes O empreendimento ser dotado de sistema de combate e preveno contra incndios composto de hidrantes, extintores, iluminao de emergncia e sinalizao. A reserva de gua para alimentao dos sistemas de incndio ser feita no reservatrio superior, sendo esta exclusivamente destinada para este fim. Aps a alimentao dos hidrantes a tubulao ter um ramal prolongado at o passeio pblico onde ser instalado o registro de recalque para uso do Corpo de Bombeiros. No barrilete sero instaladas bombas para garantir presso permanente de funcionamento aos hidrantes.
RUA CLELIA, N. 1.170 - VILA ROMANA - SO PAULO - SP - CEP - 05042-000 - TELEFAX - 3675-3102 EMAIL - celtim@terra.com.br

CELTIM ENGENHARIA LTDA.


Deve ser instalado o sistema de rede pressurizada com pressostato e manmetro O instalador dever confirmar os detalhes de execuo com o projeto orientado pelo Corpo de Bombeiros. Ficaro ao encargo do instalador as providncias necessrias obteno do Atestado de Vistoria Final junto ao Corpo de Bombeiros. - Hidrantes Sero em chapa de ao N 14, pintados com tinta anticorrosiva e esmaltados em vermelho. Para colocao externa. Ser previsto suporte giratrio para abrigar mangueira de 1 1/2". As mangueiras sero de fibra de algodo, com revestimento interno de borracha, presso de ruptura de 28 Kgf/cm.

- Caixas de Hidrantes As caixas de hidrantes sero aparentes em chapa de ao carbono # 20 com visor de acrlico incolor, espessura de 4mm, nas dimenses indicadas com acabamento em esmalte sinttico vermelho. Dentro da caixa existir: suporte simples para mangueiras tipo basculante em chapa de ao carbono # 20 com acabamento em esmalte sinttico, nas dimenses, nas dimenses 550 mm x 555 mm x 110 mm; vlvula angular 45 em lato com volante em alumnio, presso de servio 16kgf/cm; adaptador storz em lato, no dimetro 1 , presso de servio 16 kgf/cm; esguicho tipo jato pleno em lato, entrada storz de 1 e requinte de 19mm chave para conexo storz, em lato no dimetro 1 .

- Mangueiras Mangueiras em tecido paralelo, fios de polister de alta tenacidade, revestida internamente com borracha de alta resistncia, presso de teste 21 kgf/cm, com 30m de comprimento (2 x 15m) e dimetro 1.. As mangueiras tero conexo storz em lato com acoplamento interno e guarnio de borracha no dimetro 2..

5.2 ESPECIFICAES DE MATERIAIS Material da tubulao: Ao carbono din 2440 preto com pontas para solda para tubos com dimetros iguais ou superiores a 2.1/2 , e com rosca BSP, para tubos com dimetro at 2; Especificao das conexes: Ao carbono forjado ASTIM A234 , ponta biselada para conexes com dimetros iguais ou superiores a 2.1/2 e ferro malevel cl.10, com rosca BSP, para conexes com dimetro at 2. Fixaes, suportes, braadeiras, porcas e arruelas: metlicos, pr-fabricados, galvanizadas a fogo. NOTAS GERAIS: A) Antes da montagem dos tubos e acessrios de tubulao, devem ser retirados toda a sujeira e leos existentes, assim como rebarbas resultantes das operaes de corte e rosca. B) Devem ser tomadas cuidados especiais nas soldagens das tubulaes. A solda deve ser executada pelo processo arco eltrico, em locais onde no haja o perigo de incndios devido o faiscamento. Os isoladores devem ser de 1 classe. O preparo das tubulaes (biselamento das pontas e limpezas) e
RUA CLELIA, N. 1.170 - VILA ROMANA - SO PAULO - SP - CEP - 05042-000 - TELEFAX - 3675-3102 EMAIL - celtim@terra.com.br

CELTIM ENGENHARIA LTDA.


os procedimentos de soldagem (ponteamento e enchimento), devem atender as normas tcnicas nacionais, ou da ASME American Standard Code For Piping. Aps as soldagens sero removidas as escrias e rebarbas de solda tanto internas como externas, por meio de martelamento, debastamento e escovamento. C) A rede de sprinklers dever ser testada a uma presso hidrosttica mnima de 15kg/cm durante 24 horas, com acompanhamento de fiscalizao da obra. D) Aps os testes de estanqueidade, as tubulaes de ao carbono aparentes e suportes metlicos devem ser pintadas conforme segue: os tubos e conexes de ao preto devero ser limpos com um jateamento de areia ou outro processo de limpeza, aplicar 2 demos de tinta anti-corrosiva e uma demo de tinta anti-corrosiva e uma de tinta esmalte. E) As juntas com roscas devero ser vedadas com pasta de silicone dox ou fita teflon e as flangeadas vedadas com junta de neoprene 1/16 de espessura ou neoprene e parafusos de ao carbono, ASTM A 307 BG.B, tipo pesado com cabea e porca sextravada, galvanizados. Dimetro mnimo para tubulao de sprinklers ser de 25mm. Todas as tubulaes de sprinklers devero ser rigidamente fixadas s paredes e estruturas por meio de suportes, braadeiras, mos francesas, etc, espaadas no mximo a cada 3m. As tubulaes de sprinklers devero ser pintadas com esmalte sinttico de acordo com a legislao do corpo de bombeiros. O uso de sisal com zarco no ser permitido. Os bicos de sprinklers devero ser qualidade comprovada, do tipo aprovado pela ABNT, reconhecido pelo INMETRO como automtico, do tipo vertical, pendente ou upright e/ou wall, conforme situao. Fabricantes: aprovado com laboratrio acreditado pelo INMETRO e com aprovao do Corpo de Bombeiros.

5.2.1 Generalidades Todos os materiais e equipamentos sero de fornecimento da empreiteira, de acordo com as especificaes e indicaes do projeto, a menos de informaes em contrrio s fornecidas pelo cliente. Ser de responsabilidade da empreiteira o transporte de material e equipamentos, seu manuseio e sua total integridade at a entrega e recebimento final da instalao pelo proprietrio. IMPORTANTE: A empreiteira ter integral responsabilidade no levantamento de materiais necessrios para o servio em escopo, conforme indicado nos desenhos, incluindo outros itens necessrios concluso da obra. Os materiais de complementao, listados a seguir, sero tambm de fornecimento da empreiteira, quer constem ou no nos desenhos referentes a cada um dos servios: Materiais para complementao de tubulaes, tais como: braadeiras, chumbadores, parafusos, porcas, arruelas, material de vedao e roscas, graxa, talco, etc. Materiais para uso geral, tais como: eletrodo de solda eltrica, oxignio e acetileno, estopa, folhas de serra, cossinetes, brocas, ponteiros, etc.

5.2.2 Sistema de Proteo e Combate a Incndios por extintores a) Extintores de Incndio de Gs Carbnico Devero ser do tipo porttil, de gs carbnico (C02) com capacidade individual de 6 Kg, com selo de conformidade ABNT e fabricados segundo os padres fixados pela EB-150/79 da ABNT e identificados conforme a NBR-7532 da ABNT. Os cilindros devero ser de alta presso conforme a EB-160 da ABNT com o corpo em ao carbono SAE 1040 sem soldas e testados individualmente.
RUA CLELIA, N. 1.170 - VILA ROMANA - SO PAULO - SP - CEP - 05042-000 - TELEFAX - 3675-3102 EMAIL - celtim@terra.com.br

CELTIM ENGENHARIA LTDA.


Ref.: BUCKA-SPIERO Modelo 6 Kg ou similar b) Extintores de Incndio de gua Pressurizada Devero ser do tipo porttil de gua pressurizada, com capacidade individual de 10 litros, com selo de conformidade ABNT, e identificados conforme a NBR-7532 da ABNT. Os cilindros devero ser dotados de tampa com dispositivo de segurana calibrado por meio de mola e pino de vedao. Ref.: BUCKA-SPIERO MAP 10 ou similar c) Extintores de Incndio de P Qumico Devero ser do tipo porttil de p qumico seco (PQS), com capacidade individual de 4Kg, com selo de conformidade ABNT e fabricada segundo os padres fixados pela EB 148 da ABNT, identificados conforme a NBR-7532 da ABNT. O p qumico para extino de incndio dever ser base de bicarbonato de sdio, conforme a EB-250 da ABNT com propelente a base de nitrognio. Os cilindros devero ser dotados de manmetros e vlvulas auto-selante. Ref.: BUCKA-SPIERO Modelo MP4 ou similar.

5.2.3 ESPECIFICAO DE MATERIAIS a) Tubulao e Conexes As tubulaes com dimetro acima de 50mm sero de ao carbono preto, com costura, extremidades soldveis ou seja, pontas biseladas para solda de topo, fabricao ZAMPROGNA ou similar; e as tubulaes com dimetro at 50mm sero de ao carbono preto ou galvanizado conforme DIN 2440, extremidades roscveis de fabricao ZAMPROGNA ou similar, com conexes roscveis de ferro malevel, classe 150 libras, galvanizadas, fabricao TUPY ou similar. As conexes devero ser em ferro malevel, classe 150 lb, quando a bitola for at 50mm e para maiores de 50mm, em ao carbono STD, classe 150 lb. b) Bicos de Sprinklers O Sprinkler dever ter o corpo de bronze cromado, tipo Quartzoid, dimetro de disparo por ampola, padro ABNT; para salas, circulao e auditrio, a temperatura de disparo 68 C.

6. Deteco de Incndio 6.1. Sensores de Fumaa e Temperatura Sensores eletrnicos que, atravs da presena de fumaa ou altas temperaturas quebram seu isolamento (formao de cadeia inica) e acionam sua sirene,e,via cabo,tem sua indicao de atividade junto a central de alarme. Cada sensor de fumaa protege uma rea de 81m2; Acumuladores Duas baterias Gel 32 A/h.,12 V,ligadas em srie,instaladas no prprio corpo da central de alarme.

RUA CLELIA, N. 1.170 - VILA ROMANA - SO PAULO - SP - CEP - 05042-000 - TELEFAX - 3675-3102 EMAIL - celtim@terra.com.br

CELTIM ENGENHARIA LTDA.


Disposies Gerais Quanto localizao da central de alarme de incndio, a mesma existente e integrada ao sistema do prdio. O acionador manual (push - Button)foi determinado de maneira que um operador no percorra mais que 30m para acion-lo. A central dever possuir temporizador para os acionamentos do alarme geral, efetuados pelos acionadores com tempo de retardo de 3 a 5 minutos. No monitor dever haver sinalizao e acstica, com funcionamento instantneo ao acionamento. O alarme dever emitir sons distintos de outros, em timbre e altura, de modo a serem perceptveis em todo o pavimento ou rea. Dever ser observado no alarme uma uniformidade de presso sonora mnima de 15 dB acima do nvel de rudo local. Deve ter sonoridade com intensidade mnima de 90 dB e mxima de 115 dB e freqncia de 400 a 500 Hertz com mais ou menos 10% de tolerncia. O sistema de alarme ser composto por enlaces com sistema de proteo prprios de modo a preservar a central.

7. ESPECIFICAES BSICAS 7.1 Execuo dos Servios Os servios sero executados de acordo com os desenhos de projeto e as indicaes e especificaes do presente memorial. A construtora dever manter contato com as reparties competentes, a fim de fazer os pedidos de ligaes e inspees. Os servios devero ser executados de acordo com o andamento da obra, devendo ser observadas as seguintes disposies: Os servios sero executados por operrios especializados. Devero ser empregados nos servios, somente ferramentas apropriadas a cada tipo de trabalho. Todos os ramais horizontais das tubulaes que trabalharem com escoamento livre, sero assentes sobre apoio a saber: Ramais sob lajes: sero apoiados sobre abraadeiras, que sero fixadas nas lajes, espaadas de tal forma a se obter uma boa fixao das tubulaes. As tubulaes verticais, quando no embutidas, devero ser fixadas por abraadeiras galvanizadas, com espaamento tal que garanta uma boa fixao. Durante a construo, as extremidades livres das canalizaes sero vedadas, a fim de se evitar futuras obstrues. Todas as provas e os testes de funcionamento das instalaes, sero feitos na presena do Engenheiro ou Arquiteto Responsvel pela Obra.

7.2 MATERIAIS A EMPREGAR Os materiais a serem utilizados na instalao devem ser de primeira qualidade. A expresso de primeira qualidade tem nas presentes especificaes, o sentido que lhe usualmente dado no comrcio: indica quando existem diferentes geraes de qualidade de um mesmo produto, a gradao de qualidade superior. Podero ser utilizados materiais similares aos especificados.
RUA CLELIA, N. 1.170 - VILA ROMANA - SO PAULO - SP - CEP - 05042-000 - TELEFAX - 3675-3102 EMAIL - celtim@terra.com.br

CELTIM ENGENHARIA LTDA.


expressamente vedado o uso de materiais improvisados, em substituio aos tecnicamente indicados para o fim, assim como no ser tolerado adaptar peas, seja por corte ou outro processo, de modo a us-las em substituio pea recomendada e de dimenses adequadas.

7.3 MATERIAIS USADOS E DANIFICADOS No sero permitidos o emprego de materiais usados e danificados.

7.4 SUBSTITUIO DE MATERIAIS ESPECIFICADOS Quando houver motivos ponderveis para a substituio de um material especificado por outro, a contratada, em tempo hbil, apresentar por escrito, a contratante, a proposta de substituio, instruindoa com as razes determinadas do pedido de oramento comparativo. O estudo e aprovao pela Contratante, dos pedidos de substituio, s podero ser efetuados quando cumpridas as seguintes exigncias: Declarao de que a substituio se far sem nus para a Contratante. Apresentao de provas, pelo interessado, da equivalncia tcnica do produto proposto em relao ao especificado, compreendendo como pea fundamental o laudo do exame comparativo dos materiais, efetuado por laboratrio acreditado pelo INMETRO, a critrio da Fiscalizao. Nos itens que h indicao de marca de fabricante ou tipo comercial, estas indicaes se destinam a definir o tipo e o padro de qualidade requeridas. A substituio do material especificado, de acordo com as normas da ABNT, mesmo quando satisfeitas as exigncias dos motivos ponderveis s poder ser feita quando autorizada pela Contratante.

___________________________________ Responsvel Tcnico Eng. Aguinaldo Marques Barbosa CREA 5060201475

RUA CLELIA, N. 1.170 - VILA ROMANA - SO PAULO - SP - CEP - 05042-000 - TELEFAX - 3675-3102 EMAIL - celtim@terra.com.br

You might also like