You are on page 1of 17

Cincia da Informao: ambientes e prticas na contemporaneidade

26, 27 e 28 de Setembro de 2011 - Londrina-PR EIXO TEMTICO: 3 Gesto da Informao e do Conhecimento nas Organizaes Contemporneas

GESTO DA INFORMAO: do dado a tomada de deciso


Lucimeiry Maria Minuzzi e Nascimento luciminucci@gmail.com
Mestranda do Programa de Ps-Graduao em Gesto da Informao (Mestrado Profissional) do Departamento de Cincia da Informao da Universidade Estadual de Londrina (UEL).

Rosa Maria Machado Tffolo rosa.mtoffolo@gmail.com


Mestranda do Programa de Ps-Graduao em Gesto da Informao (Mestrado Profissional) do Departamento de Cincia da Informao da Universidade Estadual de Londrina (UEL).

Maria Ins Tomal mitomael@uel.br


Doutora em Cincias da Informao pela Universidade Federal de Minas Gerais. Professora Adjunto da Universidade Estadual de Londrina (UEL)

RESUMO Na sociedade da informao, diversos autores, com as mais variadas formas de abordagens encontram, por vezes, obstculos em conceituar dado, informao e conhecimento. Diante da dificuldade de distino entre dado - considerado matria prima da informao, informao - julgada a matria prima do conhecimento, e conhecimento no processo decisrio, este estudo, por meio da literatura, verificou se os conceitos iniciais permanecem ou se autores, em seus escritos mais recentes, trouxeram novos entendimentos do que vem a ser dado, informao, conhecimento e como torn-los teis no processo decisrio. Destaca-se que de forma alguma h interesse em esgotar o assunto, ao contrrio, observa-se que o campo est preparado para novas pesquisas, inclusive em outras reas da cincia. Palavras-Chave: Dado. Informao. Conhecimento. Compartilhamento. Tomada de deciso. ABSTRACT In the information society, various authors, with the most varied forms of approaches are sometimes obstacles to conceptualize data, information and knowledge. Given the difficulty to distinguish data - considered the raw material of information; information - judged the raw material of knowledge; and knowledge in decision making, this study, through the literature, verified if the initial concepts remain, or authors, in more recent writings, brought new understanding of what is 'data, information, knowledge' and how to make them useful in decision making. It is noteworthy that there is no interest in exhausting the subject; on the contrary, it can be observed that the field is prepared to further research, including other areas of science.

Keywords: Data. Information. Knowledge. Sharing. Decision making.

1. INTRODUO A sociedade contempornea que est em plena formao e expanso, necessita exercer certa influncia sobre o homem que tem sido bombardeado por um sistema hedonista e alienante (BALAN JR, 2009). A influncia da Sociedade da Informao, observada sobre o homem contemporneo, comentam Soares e Alves (2008, p. 23), a capacidade de se obter qualquer informao, em qualquer m omento, em qualquer lugar, onde o conhecimento fundamental e deve ser cada vez mais compartilhado. Na sociedade da informao os termos: dado, informao, conhecimento so, no decorrer de dcadas, conceituados por vrios autores. Para Urdaneta (1992), dados, informao, conhecimento so diferentes classes de informao. Os dados so sinais que no sofreram forma alguma de processamento, sendo a matria-prima para a produo de informao; a informao vem a ser estes dados processados e inteligvel para o uso; e o conhecimento a informao preparada e usada de acordo com sua importncia, sendo modificado conforme o ambiente e as novas informaes dele advindas. Ao considerar este argumento obtido do registro de 1992, este estudo verificou se os conceitos permanecem ou se autores, em seus escritos mais recentes, trouxeram novos entendimentos do que vem a ser dado, informao, conhecimento e como torn-los teis no processo decisrio. No desenvolvimento deste artigo apresenta-se a definio de dado, informao, conhecimento e a utilizao destes no processo decisrio para tomada de deciso na sociedade da informao, principalmente considerando o mbito da competitividade. Para o desenvolvimento do artigo o procedimento metodolgico empregado foi a pesquisa bibliogrfica. Consultou-se a literatura pertinente temtica em duas dcadas (1990 e 2000) e no ano de 2011, foram selecionados artigos que apresentam e contextualizam os conceitos relacionados aos processos decisrios.

2. DADO, INFORMAO, CONHECIMENTO Quanto aos conceitos de dado, informao e conhecimento, Moraes e Fadel escrevem que comum ser demonstrado este trinmio desta forma:
[...] dados como as observaes sobre o estado do mundo; informao, como os dados com relevncia e propsito, propriedades atribudas aos dados pelos seres humanos; e conhecimento, como a informao a qual foi dado um contexto, um significado, uma interpretao, ou seja, algum refletiu sobre a informao, acrescentou a ela sua prpria sabedoria, considerou suas implicaes mais amplas (MORAES; FADEL, 2010, p. 56).

Implicaes mais amplas que corroboram com Coelho (2009) que afirma que para transformar os dados em informaes necessita-se de ferramentas; todavia, para transformar a informao em conhecimento preciso o tempo. O conhecimento no nem um dado, nem uma informao, muito embora o conhecimento esteja relacionado tanto a um quanto ao outro e as diferenas entre dado e informao sejam frequentemente uma questo de grau (DAVENPORT; PRUSAK, 1998). De acordo com Davenport (2000, p. 19) no fcil distinguir, na prtica, dados, informao e conhecimento. No mximo pode-se elaborar um processo que inclua os trs. Figura 1 Processo do Trinmio: Dado, Informao e Conhecimento

DADO - ponto de partida para a informao INFORMAO - dado com significado


(para o indivduo interessado)

CONHECIMENTO - til; - constitutivo; - de interesse, - pode se tornar um dado recupervel.

Fonte: Autoras

Considera-se o dado como o ponto de partida para a informao. A informao tida por um dado com significado para o indivduo interessado, e esta informao pode transformar-se em conhecimento. O dado convertido em informao til e pode tornar-se um dado recupervel, e para que isto se configure no centro do processo est o indivduo pr-disposto aquisio de conhecimento (Figura 1). Assim, diante do uso dos termos: dado, informao e conhecimento seguem-se destaques destes conceitos no decorrer das dcadas.

2.1 Dado O dado pode ser definido como matria prima da informao. Em 1992, Urdaneta apresentava os dados como sinais que no processados. Para Davenport (2000, p. 18), o dado uma simples observao sobre o estado do mundo, e comenta que esta definio quase que meramente didtica. Para este autor, o dado desprovido de relevncia e propsito, ao contr rio da informao. Coelho (2009) descreve dado como fato, conceito ou instruo representado por smbolos como, por exemplo, as letras do alfabeto: a, b, c, etc, mas no so em si as informaes desejadas (COELHO, 2009, p. 1). O dado, por ser o ponto de partida, tem que ser relevante e criar significado para se tornar informao, posto que o dado um elemento que por si s no conduz a compreenso. Para se tornar informao, por um lado o dado precisa ser significativo para que o interessado assimile e converta em informao, e, por outro lado, o indivduo precisa estar disponvel e interessado no assunto para que converta o dado em informao.

2.2 Informao Visando a melhor compreenso, processamento e gerenciamento da informao, Rowley (1998, p. 359) salienta que a interpretao central de informao tem levado vrios autores a procurar definir o conceito de informao. Para estabelecer o conceito de informao utilizando o apontamento de dicionrios tem-se informao como ato ou efeito de informar, po rm no esclarece o conceito. Outra definio utilizada para informao transmisso notcia, que

tambm no satisfaz, uma vez que notcia definida no dicionrio como informao que tem importncia; mas, como seria informao se no tivesse importncia? Ter importncia ou fazer sentido uma questo sine qua non da informao, caso contrrio ela no passaria de um simples dado. Diante da necessidade de ter importncia ou fazer sentido pode sobrevir um argumento que sugira que informao relevante, informao significativa so expresses que parecem tratar de um pleonasmo; embora, a semelhana de relevncia ou significncia, est em destacar a confiabilidade da informao. No entender de Orna (2008, p. 551) a informao um meio para um f im; uma ferramenta a ser utilizada para propsitos especficos, e pode ser considerada como dado com significado, ou seja, um dado tratado, trabalhado, processado, configurado de forma adequada, agregado de valor, o sustentculo para o conhecimento. A informao uma vez adquirida - ou criada - sistematicamente organizada e armazenada representa um componente significativo e frequentemente consultado na memria da organizao, serve para facilitar a partilha e a recuperao de informao, como base de conhecimento para tomar decises, responder a perguntas, interpretar situaes ou resolver problemas, afirma Choo (2003, p. 69), e conclui a capacidade para tomar decises inteligentes no programadas crucial para uma organizao que procura uma constante inovao em ambientes inconstantes. Para este componente significativo, Rowley (1998, p. 360) diz que h diferentes contribuies para qualificar a variedade de perspectivas de informao, ou seja, informao como conhecimento subjetivo; como dados teis , ou como uma coisa; como um recurso; como uma mercadoria e como uma fora constitutiva na sociedade. Esta fora constitutiva na sociedade, para Setzer (2002) tem que ser assimilada, o receptor tem que compreender o contedo da mensagem e, mentalmente, associar a ela um significado. Na associao de significado, no atual ambiente competitivo a informao um fator de elevada importncia em qualquer gesto organizacional por ser um recurso indispensvel nos contextos internos e externos das organizaes (SPINATO, 2010). Assim, observa-se que tanto em 1998 com Rowley, quanto em 2002 com Setzer e em 2010 com Spinato, a informao continua sendo entendida como dado

relevante, que deve fazer sentido, criar significado a ponto de se tornar um bem que faz a diferena para seu usurio no processo decisrio e na tomada de deciso, e alavancar a competitividade. Esta informao, para ser convertida em conhecimento deve ser internalizada (tcito) por um indivduo e s passa para outro indivduo se for externalizada (explcito), o que pode ocorrer por vrios meios. Segundo as autoras Lastres e Albagli
Informao e conhecimento esto correlacionados mas no so sinnimos. Tambm necessrio distinguir dois tipos de conhecimentos: os conhecimentos codificveis - que, transformados em informaes, podem ser reproduzidos, estocados, transferidos, adquiridos, comercializados etc. - e os conhecimentos tcitos. Para estes a transformao em sinais ou cdigos extremamente difcil j que sua natureza est associada a processos de aprendizado, totalmente dependentes de contextos e formas de interao sociais especficas (LASTRES; ALBAGLI, 1999, p. 30).

Informao e conhecimento so relacionados, mas no tem exatamente o mesmo sentido, pois o conhecimento alm de possuir significado, tem aplicao mediante o aprendizado.

2.3 Conhecimento Conhecimento fundamental! Pode-se perceber desde a Antiga Grcia a preocupao para a construo da noo do conhecimento. Filsofos gregos como Scrates, Plato, Aristteles, deixaram suas contribuies com o intento de entender e definir o conhecimento. Franklin (2004) escreve que ao aplicar os conceitos de doxa e episteme na obra de Plato h que se considerar uma evoluo desses termos, no que se refere a sua exatido terminolgica. Pode-se aferir que Scrates estabelece seu mtodo com a ironia que denuncia as verdades feitas e o falso saber daqueles que pretendiam reduzir o verdadeiro ao verosmil, ou seja, que tem a aparncia de verdade, e maiutica que a tcnica por meio da qual se consegue observar como que uma cincia desconhecida se transforma, progressivamente, numa cincia conhecida; Plato mostra a cincia baseada na opinio, crena comum ou opinio popular (Doxa). Aristteles apresenta a cincia baseada na observao (Episteme/experincia),

destaca que episteme (ie ) entendida como saber verdadeiro, ao contrrio de opinio. Episteme divide-se em prtica (praxis), tcnica (techn) e teoria (theoria) (MCCASTRO, 2007). Cincia baseada na opinio popular (doxa) e cincia baseada na observao (episteme) uma oposio entre a opinio e o intelecto (BERNARDO, 2007, p. 1). Em detrimento a oposio e considerao a necessidade de cooperao mtua entre o conhecimento tcito decorrente da prtica doxa - o conhecimento do senso comum carregado de componentes culturais - com o conhecimento cientificamente constitudo episteme - de natureza terica - que agrega habilidade, criatividade, flexibilidade, dinamismo e improvisao possvel dar conta das diversidades e adversidades do cotidiano, em especial, nos processos decisrios que busca uma deciso com foco na competitividade. Para o processo decisrio, o conhecimento tcito altamente pessoal e d ifcil de formalizar, o que dificulta sua transmisso e compartilhame nto com outros esclarecem Nonaka e Takeuchi (1997, p. 7), o que importante para uma pessoa pode no ser para outra, por isto o conhecimento de valor no tem possibilidade de ser transmitido, visto que para isto depende da vontade em adquirir este conhecimento pelo receptor, quando muito se pode argumentar a possibilidade de disseminar uma vez que para ser ensinado h de ter o interesse de quem vai receber o conhecimento comunicado. Nonaka e Takeuchi (1997, p. 8) elucidam que [...] a natureza subjetiva e intuitiva do conhecimento tcito dificulta o processamento ou a transmisso do conhecimento adquirido por qualquer mtodo sistemtico ou lgico [...] para que possa ser comunicado e compartilhado. E complementam que:
[...] o conhecimento tcito ter que ser convertido em palavras ou nmeros que qualquer um possa compreender, ou seja, ocorre algum tipo de converso e este processo de converso - de fora para dentro, e para fora novamente (NONAKA; TAKEUCHI, 1997, p. 4).

Tanto o conhecimento tcito quanto o convertido em palavras ou nmeros so fontes de poder; no precisa ser poder de desempenhar uma funo ou ocupar um cargo; mas, o poder da deteno do saber (MELO; ARAJO, 2007).

Para a deteno do saber, na aprendizagem depende do interesse, da prdisposio e capacidade mental, caso assim no fosse, todos os estudantes de uma sala de aula ou todos os funcionrios de uma empresa saberiam tudo igualmente, o que no ocorre, por mais compartilhada que seja a informao ou disseminado o conhecimento. Para disseminao e construo do conhecimento, Molina (2010, p. 129) define que primeiramente a organizao deve ressaltar e definir claramente, entre seus colaboradores, o que informao e o que conhecimento. A referida autora presume que cada indivduo ou cada grupo de indivduos, de acordo com suas especialidades em relao s diversas reas do conhecimento, podem definir informao e conhecimento de formas distintas e errneas, e isto pode gerar uma forma ou um mecanismo desajustado para o compartilhamento aproveitvel. Ento, o conhecimento como condio primordial para o processo decisrio, o conjunto de ferramentas conceituais e categorias usadas pelos seres humanos para criar, colecionar, armazenar e compartilhar a informao (LAUDON; LAUDON, 1999). O conhecimento pode ser compreendido em trs sentidos diferentes, demonstra Sober (2008): i) conhecimento proposicional - existe uma proposio uma coisa que verdadeira ou falsa, como por exemplo a Serra das Araras fica no Brasil, ii) conhecimento por contato - uma pessoa implica em ter um tipo qualquer de contato direto com ela, e iii) conhecimento de aptides - uma pessoa pode saber andar de bicicleta aos cinco anos, e para isso no precisa saber qualquer proposio acerca desse fato. Seja para Nonaka e Takeuchi em 1997, Laudon e Laudon em 1999 ou Sober em 2008, o conhecimento, independentemente do seu sentido, a informao transformada em saber por parte do usurio, e este saber proporciona um apto processo decisrio.

3. PROCESSO DECISRIO O processo decisrio e a tomada de deciso esto intimamente ligados que podem ser confundidos. Angeloni (2003) descreve que dado, informao e conhecimento so elementos fundamentais para o processo decisrio nas organizaes.

No processo decisrio, os indivduos tomadores de decises precisam julgar bem os dados e as informaes a serem utilizados para que a deciso seja a mais prxima possvel do sucesso (GUIMARES; VORA, 2004). Para Robbins (2005, p. 111) todas as decises requerem interpretaes e avaliao de informao. Os dados costumam vir de diversas fontes e precisam ser selecionados, processados e interpretados. Em vista disto, num observar didtico, o dado, a informao e o conhecimento se assemelham a uma rvore 1 (Figura 2), que, quando bem estruturada, ou seja, com dado consistente que no pode ser abolido, suprimido ou destrudo, com a informao robusta, profundamente arraigada, apta para os esforos do pensamento, para as criaes intelectuais influentes que criam conhecimento, mais eficiente ser a deciso tomada, fazendo diferena na competitividade. Figura 2 rvore do Processo Decisrio Tomada de deciso - conhecimento

- informao

- dados (consistentes)

Fonte: Autoras

Neste entendimento, se a rvore do processo decisrio no contiver dados consistentes, se sua informao for frgil e seu conhecimento no estiver vigoroso, bem criado, o processo poder no oportunizar uma deciso que traga a competitividade esperada. Segundo Lousada e Valentim (2010, p. 103) o processo decisrio uma atividade constante em ambientes [...] organizacionais, os indivduos que compe esses espaos tomam decises a todo instante e com objetivos distintos. Ao referenciar a satisfao do individuo no processo de tomada de deciso, Freitas e Kladis (1995, p. 6) colocam que:
1

rvore da Tomada de Deciso: dado como raiz, a informao como tronco, conhecimento como copa.

10

Atualmente, os gerentes e pessoas envolvidas nos diversos processos decisrios das organizaes necessitam de suporte (mesmo cientfico) para que acontea de uma forma mais satisfatria. Este processo necessita ser bem compreendido e ferramentas, mtodos e modelos precisam estar disponveis no momento da tomada de deciso.

Assim, o suporte cientfico: dado, informao e conhecimento, torna o processo decisrio satisfatrio para a tomada de deciso. A tomada de deciso para ser eficaz, depende do conhecimento formado da interpretao (semasiologia) da informao que teve por base os dados. A deciso a ser tomada pode ser programada, ou seja, se explicam mediante um conjunto de regras e procedimentos pr-estabelecidos e no programadas, que por sua vez no tm regras para seguir e nem possuem um esquema especf ico para ser utilizado (FREITAS; KLADIS, 1995, p. 8). Para Guimares e vora (2004, p. 74) independentemente do aspecto da deciso, esta atitude deve ser fruto de um processo sistematizado, que envolve o estudo do problema a partir de um levantamento de dados [e] produo de informao. O ato de tomar deciso, segundo Freitas e Kladis (1995, p. 4) inerente a todos os seres humanos [e] este ato acontece nas mais variadas circunstncias, idades e posies sociais dos indivduos. A tomada de deciso nas organizaes, segundo Angeloni (2003), exige cada vez mais trabalhos em equipe e maior participao das pessoas.
Considerando que nenhuma pessoa detm todas as informaes e conhecimentos organizacionais e que nem sempre estas informaes e conhecimentos esto explicitados e disponveis, fazendo com que cada um detenha apenas uma parte deles, a tomada de deciso em equipe uma forma a ser utilizada para superar as barreiras das informaes e conhecimentos parciais (ANGELONI, 2003, p. 20)

Para o trabalho em equipe, no qual se parte do individual para o coletivo, faz-se necessrio ocorrer o compartilhamento da informao, para que as informaes e o conhecimento organizacionais possam se integrar e propiciar aes coletivas.

11

4. COMPARTILHAR INFORMAO Considera-se que o entendimento do princpio de compartilhar tem uma implicao profunda e pode dar uma dimenso nova a questo, visto que ao compartilhar, nem todos que ouvem, escutam! Nem todos que ouvem, prestam ateno, pois se no houver interesse do ator para a informao, ainda que relevante para a deciso a ser tomada, ou para aprender, ainda que importante para o desempenho de suas funes ser mera repetio, sem entendimento (ANGELONI, 2003). Para Amorim e Tomal (2011), o compartilhamento de informaes vem se tornando essencial para organizaes que primam pelo gerenciamento eficiente de suas atividades, e ao se compartilhar uma informao faz-se necessrio verificar a sua veracidade ou se fato desprovido de exatido e se esta informao til. Por analogia, inteligente por parte dos que compartilham informao, ainda que organizacional, considerar As Trs Peneiras de Scrates
Um homem foi ao encontro de Scrates levando ao filsofo uma informao que julgava de seu interesse: - Quero contar-te uma coisa a respeito de um amigo teu! - Espera um momento disse Scrates Antes de contar-me, quero saber se fizeste passar essa informao pelas trs peneiras. - Trs peneiras? Que queres dizer? - Vamos peneirar aquilo que quer me dizer. Devemos sempre usar as trs peneiras. Se no as conheces, presta bem ateno. A primeira a peneira da VERDADE. Tens certeza de que isso que queres dizer-me verdade? - Bem, foi o que ouvi outros contarem. No sei exatamente se verdade. - A segunda peneira a da BONDADE. Com certeza, deves ter passado a informao pela peneira da bondade. Ou no? Envergonhado, o homem respondeu: - Devo confessar que no. - A terceira peneira a da UTILIDADE. Pensaste bem se til o que vieste falar a respeito do meu amigo? - til? Na verdade, no. - Ento, disse-lhe o sbio, se o que queres contar-me no verdadeiro, nem bom, nem til, ento melhor que o guardes apenas para ti (SCRATES, 2009)

Ao compartilhar a informao, observando-se as trs peneiras, h que se analisar a informao. Esta tem que, necessariamente, ser e existir de forma iniludvel - no pode admitir dvidas -, no pode ser mera opinio com fundamento incerto ou com base sobre aparncias, indcios ou probabilidades.

12

Spinato (2010) apresenta a necessidade de filtragem quanto mais confivel, oportuna e de fluxo contnuo forem estas informaes, existir mais coeso e competitividade por parte das empresas. Molina completa ao afirmar que
Com a crescente produo de informao e a necessidade de aes voltadas prospeco, filtragem, gesto, tratamento, disseminao e acesso diferentes instrumentos que auxiliam essas atividades foram desenvolvidos (MOLINA, 2010, p. 136).

A filtragem uma atividade intelectual que requer um conhecimento detalhado da instituio e a disseminao requer conhecimento detalhado do que se compartilha. Conjecturar no momento de compartilhar um perigo e coloca em risco toda a instituio, quer seja instituio do prprio indivduo, de uma organizao ou at mesmo de uma nao. Cada indivduo nico e nico o comportamento de cada indivduo, suas atitudes com a informao e para a informao, desde a verificao da necessidade informacional at o momento em que o indivduo supre essa necessidade, engl obando no decorrer do processo, a busca, a disseminao, o compartilhamento e o uso da informao (CAVALCANTE; VALENTIM, 2010, p. 162). A necessidade de informao verificada quando o indivduo percebe uma lacuna gap entre a informao, o conhecimento e a deciso a ser tomada, ocasi onando a busca da informao pelo modo e com os meios disponveis ao suprimento da falta, ou preenchimento da lacuna, possibilitando o uso da informao selecionada e processada de acordo com a situao a ser resolvida (GUIMARES; VORA, 2004), e mediante o compartilhamento o gap pode ser satisfatoriamente preench ido, inclusive no ambiente organizacional. No ambiente organizacional, para Spinato (2010, p. 1) o acesso informao e a capacidade de extrair e aplicar os conhecimentos so vitais para o aumento da capacidade concorrencial e o desenvolvimento das atividades comerciais num mercado sem fronteiras. Um grande obstculo com relao capacidade concorrencial para Orna (2008, p. 556)
Compreender que cada organizao individualmente tem que definir por si mesma o que constitui informao para si e o que para os negcios h pouca conscincia da informao como um recurso que beneficia a organizao somente quando faz parte do conhecimento humano e aplicada efetivamente.

13

Consciente de que a informao um recurso que beneficia a organizao somente quando faz parte do conhecimento, a rede formada pelo compartilhamento da informao influencia a construo do conhecimento, segundo Tomal (2005, p. 19) o compartilhamento da informao desenvolvido pela interao forma elos entre os indivduos, estrutura redes no ambiente organizacional e influencia o processo de construo do conhecimento. Para formar uma estrutura de redes no ambiente organizacional a instituio deve estar preparada para a gesto da informao e do conhecimento e gesto de pessoas, uma vez que os indivduos so os elos que formam a instituio e possibilitam o fluxo informacional. Segundo Tomal (2005, p. 37) o fluxo e o compartilhamento da informao so intrinsecamente relacionados, e de acordo com esta autora
[...] podemos at considerar que o fluxo um elemento do compartilhamento, visto que move a informao em instncias especficas, o qual pode ser formal ou informal, graas a recursos que medeiam a interao, mesmo no contato face a face.

Para Spinato (2010) o fluxo de informaes eficaz e eficiente possui um efeito multiplicador com o poder de dinamizar todos os setores organizacionais, constituindo, por sua vez, a fora motora do desenvolvimento poltico, econmico, social, cultural e tecnolgico. Desta forma, o compartilhar a informao, mediante um fluxo eficiente e eficaz oportuniza a competitividade empresarial e demonstra a utilidade da informao.

5. CONSIDERAES FINAIS Pela literatura analisada observou-se que mesmo com o passar do tempo o entendimento de dado, matria prima da informao e a informao que serve de fundamento para o conhecimento, permanecem, coexistem e so elementos sine qua non para a tomada de deciso. Neste contexto, percebe-se que o dado continua entendido da mesma forma, ou seja, faz parte da informao; mas, no a informao em si. O conceito de informao permanece como dado relevante, precisa fazer sentido, criar significado para se tornar algo que faz a diferena.

14

Quanto ao conhecimento tambm permanece com os significados apresentados na literatura que necessita de usurio para transformar a informao em conhecimento. Nesta existncia intrnseca, o dado, a informao e o conhecimento para que sejam teis no processo decisrio, para a tomada de deciso, precisam ser compartilhados, visto que se no forem compartilhados como se no existissem, no produzem efeito. O compartilhamento essencial para melhorar a capacidade e o potencial das organizaes e entende-se que a informao primeiramente compartilhada por uma pessoa fsica, uma vez que, mesmo estando sistematizada, foi uma pessoa fsica quem alimentou o sistema. O compartilhar informaes aspecto fundamental para as organizaes, pois geram valor corporativo, haja vista que no compartilhar informao pode ocorrer o compartilhar de conhecimento; mas, este compartilhar conhecimento o grande desafio uma vez que o conhecimento desperta o poder. Por meio da aprendizagem ocorre a qualificao do profissional que se torna capaz de tomar decises precisas e resolver os problemas em questo, e esta aprendizagem pode surgir por meio do compartilhamento de informaes que devem ser providas de exatido. Para a qualificao profissional a organizao deve investir na cultura de compartilhamento e despertar os colaboradores para o compartilhamento e suas benesses, haja vista que a informao se multiplica ao ser compartilhada, e reter a informao uma ttica infeliz; pois, pode fazer morrer a viabilidade de crescimento e competitividade organizacional. Assim, num aspecto geral, mesmo com o passar do tempo, tanto na definio como no uso de dado, informao e conhecimento, volta-se sempre para o indivduo e este deve ser informacionalmente alfabetizado para que os efeitos do uso seja realmente o que se espera. Desta forma abre-se o leque de pesquisas sobre dado, informao e conhecimento relacionados com o indivduo, razo de ser destes conceitos. REFERNCIAS AMORIM, Fabiana Borelli; TOMAL, Maria Ins. O uso de sistemas de informaes e seus reflexos na cultura organizacional e no compartilhamento de informaes.

15

Perspectivas em Gesto & Conhecimento, Joo Pessoa, v. 1, n. 1, p. 74-91, jan./jun. 2011. ANGELONI, Maria Terezinha. Elementos intervenientes na tomada de deciso. Cincia da Informao, Braslia, v. 32, n. 1, p. 17-22, jan./abr. 2003. BALAN JR., Osvaldo. O estabelecimento virtual na sociedade da informao: a necessria busca de segurana jurdica nas transaes comerciais. Disponvel em: <http://www.jornap.com/IIIJornap/anais/Anais%20III/Osvaldo%20Balan%20Junior.pd f>. Acesso em: 24 dez. 2010. BERNARDO, Gustavo. Doxa e episteme. Disponvel em: <http://mnemosyne.blogcity.com/a_doxa_e_a_epsteme_de_plato.htm>. Acesso em: 25 dez. 2010. CAVALCANTE, Luciane de F. B.; VALENTIM, Marta Lgia Pomin. Relaes entre modelos mentais e comportamento informacional. In VALENTIM, Marta Lgia Pomin (Org.). Ambientes e fluxos de informaes. So Paulo: Cultura Acadmica. 2010. p.157-169 CHOO, Chun W. Gesto da informao para a organizao inteligente: a arte de explorar o meio ambiente. Lisboa: Caminho, 2003. COELHO, Willianny. Dados, informao, conhecimento e competncia. Webartigos.com. 2009. Disponvel em: <http://www.webartigos.com/articles/26653/1/DADOS-INFORMACAOCONHECIMENTO-E-COMPETENCIA/pagina1.html>. Acesso em: 12 fev. 2011. DAVENPORT, Thomas H. Ecologia da Informao: por que s a tecnologia no basta para o sucesso na Era da Informao. So Paulo: Futura, 2000. DAVENPORT, Thomas H.; PRUSAK, L. Working Knowledge: how Organizations Manage what they Know. Boston: Harvard Business Scholl Press, 1998. FRANKLIN, Karen. Os conceitos de doxa e episteme como determinao tica em Plato. Educar em Revista, Curitiba, vol. 23, p. 373-376, 2004. FREITAS, Henrique M. R.; KLADIS Constantin M. O processo decisrio: modelos e dificuldades. Revista Decidir, Rio de Janeiro, ano II, n.08, p. 3-17, mar. 1995. GUIMARES, Eliane Marina Palhares; VORA, Yolanda Dora Martinez. Sistema de informao: instrumento para tomada de deciso no exerccio da gerncia. Cincia da Informao, Braslia, v. 33, n. 1, p. 72-80, jan./abril 2004. LASTRES, Helena M. M.; ALBAGLI, Sarita. (Org.). Informao e globalizao na era do conhecimento. Rio de Janeiro: Campus, 1999. LAUDON, Kenneth C.; LAUDON, Jane P., Sistemas de informao com Internet. Traduo Dalton Conde de Alencar. Rio de Janeiro: LTC, 1999. LOUSADA, Mariana; VALENTIM, Marta Lgia Pomin. Aspectos cognitivos que interferem na tomada de deciso em ambientes informacionais. In: VALENTIM, Marta

16

Lgia Pomin (Org.). Ambientes e fluxos de informaes. So Paulo: Cultura Acadmica, 2010. MCCASTRO. Vocabulrio submitted by mccastro. Disponvel em: <http://www.filoinfo.bem-vindo.net/filosofia/modules/lexico/entry.php?entryID=147>. Acesso em: 25 dez. 2010. MELO, Ana Virgnia Chaves de; ARAUJO, Eliany Alvarenga de. Competncia informacional e gesto do conhecimento: uma relao necessria no contexto da sociedade da informao. Perspectivas em Cincia da Informao, v. 12, n. 2, p. 185201, maio/ago. 2007. Disponvel em <http://www.scielo.br/pdf/pci/v12n2/v12n2a12.pdf>. Acesso em 30 mar. 2011 MOLINA, Letcia Gorri. Gesto do conhecimento aplicada aos portais corporativos. In: VALENTIM, Marta Lgia Pomim (Org.). Ambientes e fluxos de informaes. So Paulo: Cultura Acadmica, 2010. p.123-155. MORAES, Cssia R. B.; FADEL, Brbara. A interface entre o comportamento organizacional e o informacional. In VALENTIM, Marta L. P. (Org.). Ambientes e fluxos de informaes. So Paulo (SP): Cultura Acadmica, 2010. p. 55-69. NONAKA, I.; TAKEUCHI, H. Criao de conhecimento na empresa. Como as empresas japonesas geram a dinmica da inovao. 4. ed. Rio de Janeiro: Campus, 1997. ORNA. E. Information policies: Yesterday, today, tomorrow. Journal of information Science, Otawa, v. 34, n. 4, p. 547-565, jun. 2008. ROBBINS, Stephen P. Comportamento organizacional. 11. ed. So Paulo: Pearson Prentice Hall, 2005, 536p. ROWLEY, Jennifer. Towards a Framework for Information Management. Revista Internacional de Gesto da Informao, Amsterd, v. 18, n. 5, p. 359-369. out. 1998. SETZER, Valdemar W. Meios Eletrnicos e Educao: uma viso alternativa, 2. ed. So Paulo: Escrituras, 2002. SOARES, Cristiane da Silva; ALVES, Thays de Souza. Sociedade da informao no Brasil: incluso digital e a importncia do profissional de TI. 2008. Trabalho de Concluso de Curso (Bacharel em Cincia da Computao) Centro Universitrio Carioca, Rio de Janeiro, 2008. Disponvel em: <http://www.monografias.brasilescola.com/computacao/sociedade-informacao-nobrasil-inclusao-digital-a.htm>. Acesso em: 24 dez. 2010. SCRATES, As trs peneiras de Scrates. Disponvel em: <http://horaderelaxar.com.br/2009/01/15/as-tres-peneiras-de-socrates-uma-licaopara-a-vida/>. Acesso em: 25 out. 2010. SOBER, Elliott. O que o conhecimento? Traduo de Paula Mateus. Crtica: Revista de Filosofia, 2008. Retirado do livro Core Questions in Philosophy, de Elliott

17

Sober. Disponvel em: <http://criticanarede.com/fil_conhecimento.html>. Acesso em 12/02/2011. SPINATO, Paulo. A importncia do fluxo de informaes organizacional. 2010. Disponvel em: <http://www.administradores.com.br/informe-se/artigos/aimportancia-do-fluxo-de-informacoes-organizacional/45057/>. Acesso em: 25 dez. 2010. TOMAEL, Maria Ins. Redes de Conhecimento: o compartilhamento da informao e do conhecimento em consrcio de exportao do setor moveleiro.2005. 289 f. Tese (Doutorado em Cincia da Informao) Escola de Cincia da Informao. Universidade de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2005. Disponvel em: <http://dspace.lcc.ufmg.br/dspace/.../1843/.../doutorado+-+Maria+Ins+Tomal.pdf>. Acesso em: 25/10/2010. URDANETA, I. P. Gestin de la inteligencia, aprendizaje tecnolgico y modernizacin del trabajo informacional: retos y oportunidades. Caracas: Universidad Simn Bolivar, 1992.

You might also like