You are on page 1of 4

Aumente sua autoestima e alcance todos os seus sonhos - Viver bem - Bem-estar - MdeMulher - Editora Abril

MdeMulher

Claudia

Elle

Boa Forma

Contigo!

Bebe.com.br

Sade

Nova

Revistas e sites

Assine

Loja

SAC

Grupo Abril

Curtir Voc, Miriam Pereira Fontes e outras 1.700.855 pessoas curtiram isso. ComentarMiriam Pereira Fontes, Gaby Melo e outras 1.700.854 pessoas Curtir curtiram isso

Seguir @mdemulher

O que voc procura?

REVISTAS

HORSCOPO

BLOGS

ESPECIAIS

TESTES

VDEOS

MODA BELEZA CABELOS SADE BEM-ESTAR DIETA CULINRIA CASA TRABALHO FAMLIA BEB AMOR E SEXONOVELAS E FAMOSO
neste canal autoajuda viver bem religio e espiritualidade mensagem da karlinha

MdeMulher Bem-estar Viver bem

REVISTAS

Aumente sua autoestima e alcance todos os seus sonhos


O que faz uma mulher superar todas as dificuldades e alcanar seus objetivos? Amor-prprio. Esse o m que atrai sorte e mil oportunidades de exercitar seus talentos.
Atualizado em 31/03/2014 Iracy Paulina

Contedo

Curtir

82

Tweet

LTIMAS NOTCIAS
Banho nada bsico

POR DOVE

Controle do estresse!

Siga os sete passos e eleve sua autoestima! Foto: Divulgao

POR REXONA

A autoestima pode sofrer ataques, mas, se for slida, conseguimos nos manter em equilbrio. Apresentamos os sete pilares que sustentam essa fora:

1. Famlia
Autoestima se aprende em casa. Se os pais (ou os adultos que cumprem essa funo) nos amam, respeitam e acolhem nosso modo de ser em vez de nos criticar e desejar que sejamos diferentes, a tendncia crescermos com uma autoimagem positiva. Segundo a psicloga Heloisa Fleury, coordenadora do Departamento de Psicologia do Instituto Sedes Sapientiae, em So Paulo, possvel identificar o legado do amor-prprio na mulher que sabe cuidar bem de si mesma, fazendo escolhas voltadas para o seu bemestar. Na viso da especialista, quando as necessidades bsicas da criana alimento, ateno, carinho, educao voltada para o convvio e a possibilidade de se expressar sem medo no so atendidas, mais tarde podem surgir ansiedade, depresso, sentimentos de desvalia, dificuldade em manter relaes. A autoestima fica destruda. Na vida adulta, d para superar algumas feridas da infncia e reconstruir o amorprprio, mas isso exige empenho e terapia. A tendncia que as marcas do passado e as ideias a respeito de si e do mundo tornem-se verdades para o resto da vida, diz a psicloga. De todo modo, com o tempo a famlia de origem deixa de ser a nica referncia. Amigos, professores, parceiros podem nos incentivar a reconhecer nosso potencial, reformulando velhas crenas.

CRIE SEU PERFIL


Sou: Busco:

Data de nascimento: Dia Dia Ms Ms Ano Ano

01

01

1994

http://mdemulher.abril.com.br/...ente-sua-autoestima-alcance-todos-seus-sonhos-778124.shtml?utm_source=redesabril_claudia&utm_medium=facebook&utm_campaign=redesabril_claudia[06/04/2014 22:29:45]

Aumente sua autoestima e alcance todos os seus sonhos - Viver bem - Bem-estar - MdeMulher - Editora Abril

Questione- as sempre. E, se sente falta de alguma aptido, por que no tentar aprend-la? Cuidado com a autocrtica exagerada. Seja mais generosa, habitue-se a conversar consigo mesma. Assim, poder aceitar- se mais em vez de se recriminar.

2. Autoconhecimento
S quem se conhece bem consegue construir uma autoestima elevada. Mas, afinal, o que se conhecer bem? investigar, com coragem, seus defeitos e, sem modstia, suas qualidades, tornando-se sua melhor amiga. A partir da, resta saber aceitar ou tentar minimizar o que no pode ser mudado, diz a psicodramatista Adelsa Cunha, presidente da Federao Brasileira de Psicodrama. o que defende tambm a coach Regina Silva, da consultoria Gyrasser, em So Paulo. Sem uma noo clara de nosso potencial e limite, ficamos muito vulnerveis s opinies negativas. Baqueamos diante de conflitos e situaes que nos desqualificam, explica ela. Quebre essa lgica descobrindo estratgias para potencializar os pontos fortes e neutralizar os fracos. Para mape-los, tente este exerccio: Anote os comportamentos que a incomodam, verifique o que os provoca e busque formas de desativ-los, sugere Regina. Por exemplo, se voc se boicota adiando coisas importantes e quer mudar isso, verifique com que se distrai nesse momento e quais desculpas utiliza para os atrasos. Marque um prazo curto para realizar determinada tarefa seja uma atividade do trabalho ou a visita ao dentista. O que importa criar situaes em que fique evidente se voc conseguiu ou no atingir as metas determinadas. A cada pequena conquista, a satisfao cresce e a autopercepo aumenta. Aos poucos ganhar clareza sobre suas motivaes ntimas, o que vai ajuda- l a se libertar de comportamentos desfavorveis e a adotar outros, mais alinhados com seus sonhos.

EM DESTAQUE

3. Inteligncia
Autoestima tambm uma questo de sentir-se capaz. Voc a exercita toda vez que diz: Eu posso. Faa mentalmente um inventrio das suas boas ideias. Vale aquele relatrio do trabalho que foi elogiado pelo chefe, a soluo que voc deu para um conflito familiar ou a capa nova que bolou para o sof, pois a inteligncia se manifesta nas grandes e nas pequenas coisas que fazemos. Sentir-se autnoma prodigioso. Se eu acredito que consigo dar conta, avano, me aventuro mais e inevitavelmente vou aprender novidades, inclusive sobre mim mesma, reforando o circuito da confiana, afirma Adelsa Cunha. A inteligncia tem a ver com a capacidade de encontrar sadas para problemas cotidianos. Uma forma de potencializar essa fora observar os efeitos que ela causa ao nosso redor. Acostumadas com os prprios talentos, nem sempre os valorizamos na medida certa. Mas de repente algum que olha de fora ou que foi beneficiado por uma iniciativa nossa aponta como essa criatividade destravou alguma encrenca do dia a dia ou aliviou as tenses de uma equipe. A inteligncia aplicada ao cotidiano muito produtiva, d um toque de leveza e otimismo e mantm voc com os ps no cho e isso importante. Porque quem abusa da autoconfiana pode dar passos maiores do que as pernas ou cair na arrogncia. Autoestima fundamental, mas no pode ser confundida com narcisismo ou egosmo. Gostar de si combina muito com gostar dos outros, trocar ideias em vez de tentar impor as suas, enfim, usar to dos os dons a favor do bem comum.

Banho nada bsico


Dicas especiais para voc transformar o seu banho em uma experincia diria para lavar a alma

Abril na Copa
PATROCINADORES ABRIL NA COPA

Copa 2014

4. Beleza
O segredo aceitar quem voc , cuidar-se com carinho e ter um olhar generoso para seu corpo e sua histria. Parece simples, mas para muitas mulheres a aparncia o ponto vulnervel da autoestima. O psicoterapeuta paulista Marco Antonio De Tommaso, que atende as agncias de modelo Elite e LEquipe, perguntou a 140 modelos que notas dariam, de 0 a 10, para seu rosto e corpo. A mdia foi 7,2 para o rosto e 6,3 para o corpo. A esmagadora maioria, 92%, faria plstica se pudesse, conta o psiclogo. Essa insatisfao, segundo ele, resulta de um padro de beleza imposto por nossa cultura. Tommaso explica que a beleza pode ser definida de trs modos: 1. ser bonita, que tem a ver com os traos do bitipo (formato dos olhos, espessura dos lbios, medidas proporcionais etc.), o que depende de gentica e sorte; 2. estar bonita, que demanda produo (ginstica, alimentao, roupas, acessrios etc.), e isso exige nosso empenho; 3. sentir-se bonita, que est ligado autoestima. Esta ltima , segundo ele, a mais importante. s vezes, achamos uma pessoa linda, mas, conforme conversamos com ela, seu brilho desaparece. O contrrio tambm acontece: aquela mulher que primeira vista no chama a ateno vai nos cativando e se tornando extremamente atraente quando a conhecemos um pouco mais, diz Tommaso. O segredo dela? Uma autoestima imbatvel. Para conquistar isso, preciso libertar-se dos padres e desenvolver sua identidade esttica. Descubra aquilo que a torna nica e aprenda a valorizar seus diferenciais, aconselha o psiclogo.

Pel deseja final com Uruguai para reviver Maracanazo

Internacional

Inter lembra protagonistas de sua histria em reabertura do Beira-Rio

5. Amigos
Eles confirmam que somos companhias interessantes toda vez que nos chamam para sair. Pelos olhos e comentrios dos amigos, lembramos que somos engraadas, que nosso ombro valioso... enfim, que somos importantes. Para a psicodramatista Adelsa Cunha, o olhar carinhoso do outro fundamental para a nossa autoimagem. Quem cultiva essa rede fraterna cria um ambiente propcio s trocas afetivas, que fazem florescer o amor-prprio. Sem contar que uma amiga de verdade um refgio para as horas de dor, medo, tdio e tudo o que pode abalar nossa f na vida ou em ns. A presena solidria dos amigos funciona como um sinal de que merecemos ser amados, diz Adelsa. Nem sempre nossos confidentes tm respostas para nossos dilemas. M as o simples fato de oferecerem ateno produz flego novo, afirma a terapeuta Ftima Cardoso, de So Paulo. E essa via de mo dupla. Pode notar: quando nos sentimos meio desanimadas, basta uma amiga pedir nossa opinio para nos recompormos e nos

SIGA NAS REDES


CLAUDIA Online
Curtir Curtir Voc curtiu isso.

Voc e outras 777.863 pessoas curtiram CLAUDIA Online.777.863 pessoas curtiram CLAUDIA Online.

http://mdemulher.abril.com.br/...ente-sua-autoestima-alcance-todos-seus-sonhos-778124.shtml?utm_source=redesabril_claudia&utm_medium=facebook&utm_campaign=redesabril_claudia[06/04/2014 22:29:45]

Aumente sua autoestima e alcance todos os seus sonhos - Viver bem - Bem-estar - MdeMulher - Editora Abril

distanciarmos de nossos problemas. Isso bom para as duas. Amigos trazem novas perspectivas, enriquecendo nossa viso do mundo. Ficamos mais interessantes por causa deles. Basta lembrar o cinema, as conversas, as risadas, as viagens e at as brigas que temos com eles. Ento, pense duas vezes antes de se fechar em casa quando o ego estiver meio ferido. O recolhimento s vezes necessrio, mas no o isolamento. Partilhar as emoes um modo de digerir o que nos acontece. E nada como bons amigos para nos consolar ou nos fazer rir dos prprios dramas.

Plug -in social do Facebook

Claudia no Facebook

6. Amor
O afeto acende a nossa luz e nos oferece uma chance de evoluir. Nos momentos em que estamos inundados de amor, tudo brilha. Melhoram a pele, o humor e o pique, descreve a psicloga Ftima Cardoso. Mas nem todos os relacionamentos cumprem esse papel. Quem nunca ouviu falar de amores demolidores, que s jogam a gente para baixo? Um alerta: a principal caracterstica de toda relao destrutiva a tentativa de um dos amantes de transformar o outro no que ele quer. A teno quando um namorado vive criticando suas iniciativas, seus amigos e seu jeito de ser, observa Adelsa Cunha. E, se voc que no v nada de bom no outro, por que permanece ao lado dele? Se esse romance funciona como alimento ou ameaa, isso depende dos dois envolvidos, pois a relao complementar, explica Adelsa. Ficar reclamando dos homens no resolve. A questo : por que voc escolheu esse parceiro e, se j descobriu que ele uma fria, o que est fazendo a? Tenha coragem de botar o dedo na ferida, pois a mulher com autoestima baixa costuma se sabotar sem perceber. Ela se contenta com menos, afirma a psicodramatista. Quem se acha feia e pouco inteligente, por exemplo, poder investir em relaes complicadas s para provar que com ela nada d certo. Uma terapia ajuda a desatar essa neura. Para Ftima, os amores construtivos surgem quando reconhecemos o nosso valor e tambm o do homem escolhido, admitindo as diferenas sem que isso desqualifique ningum. Ao nos tornarmos boas companhias, aumentamos a chance de ser bem-amadas.

60% OFF

4X R$

22,48

2X R$

25,95

COMPRAR

APROVEITE

7. Reconhecimento
No d para negar: uma lustrada no ego fermento para a autoestima. Quando o que fazemos valorizado pelos outros, isso nos fortalece. Vivemos em comunidade, e entender essa interdependncia nos torna mais maduros, afirma a consultora em relaes humanas Teresa Campos Salles, da FranklinCovey Brasil, empresa de desenvolvimento pessoal, em So Paulo. Segundo ela, o reconhecimento promove um ciclo virtuoso. A gente pensa: Fao benfeito, sou reconhecida. Vou tentar fazer melhor para ser reconhecida novamente. S no vale ficar dependente de elogios. Nossas aes devem ser aprovadas, antes de tudo, por nossa conscincia. O reconhecimento que revigora aquele que nos mantm conectadas ao que importante tambm para ns, no s para os outros. Uma excelente vendedora pode se tornar uma gerente de vendas apenas razovel, pois nesse cargo ter outras responsabilidades e ser cobrada por elas. possvel que at ganhe mais, mas vai desviar o foco do que gosta de fazer e acabar desmotivada, explica Teresa. Casa haja um descompasso entre os seus esforos e os resultados obtidos, analise se voc est no lugar certo. E se, mesmo recebendo elogios, seu nimo cai, redobre a ateno. Pode ser um indcio de que estamos nos desligando de nossa essncia, aponta a consultora. Quando o corao apertar, escute-o. Mude rotas se necessrio.Tente libertar-se de ideais de sucesso que no so seus e reconhea os prprios desejos. Admirar-se to importante quanto ser admirada.

RECOMENDAMOS PARA VOC

Em tempos de globalizao, no falar ingls uma vergonha


(Wise Up Magazine)

Seis atitudes que vo fazer voc se sentir mais motivada

O zodaco revela: como so as mulheres de cada signo

7 dias: tudo que voc precisa para transformar sua vida


Recomendado por

COMENTE
Comentar...
Publicar tambm no Facebook Publicando como Rodrigo Garcia (No voc?)
Comentrio usando...

http://mdemulher.abril.com.br/...ente-sua-autoestima-alcance-todos-seus-sonhos-778124.shtml?utm_source=redesabril_claudia&utm_medium=facebook&utm_campaign=redesabril_claudia[06/04/2014 22:29:45]

Aumente sua autoestima e alcance todos os seus sonhos - Viver bem - Bem-estar - MdeMulher - Editora Abril

Comentar

Lidy Santos Ifba Campus Conquista artigo muito interessante Responder Curtir
Curtir

Seguir publicao h 10 horas

Adicionar uma resposta...


Publicando como Rodrigo Garcia (No voc?)
Responder

Responder usando...

Socorro Meira Gomes Responder Curtir

Seguir Seguindo Faculdade de Direito Caruaru Seguir publicao h 10 horas

Amo esta revista. sou eu sim.


Curtir

Adicionar uma resposta...


Publicando como Rodrigo Garcia (No voc?)

Chacras
Aprenda a ativar pontos magnticos do corpo
Publicidade

Direitos dos pais


Entenda o modo francs de educar os filhos

Ovos de Pscoa
Mais de 100 opes deliciosas

Relacionamento
13 caras que vo passar pela sua vida

Kama Sutra
Uma posio sexual para cada dia do ano

14% OFF

17% OFF

9X R$

19,99

9X R$

21,10

3X R$

19,97

8X R$

21,24

3X R$

19,97

5X R$

22,98

COMPRAR

COMPRAR

COMPRAR

COMPRAR

APROVEITE

APROVEITE

CASA CLAUDIA
brinde especial

brinde especial

NOVA

BOA FORMA

brinde especial

CLAUDIA

WOMEN'S HEALTH
brinde especial

brinde especial

VEJA

12 x R$ 26,60

9 x R$ 14,65

9 x R$ 14,65

9 x R$ 16,00

9 x R$ 17,33

9 x R$ 52,25

Veja outras assinaturas de revistas impressas e digitais, clique aqui.

Mapa do Site

Fale Conosco

Newsletter

No Seu Celular

Anuncie

Assine Revistas Abril

Expediente

Termos de Uso

Poltica de Privacidade

Copyright Editora Abril Todos os direitos reservados

http://mdemulher.abril.com.br/...ente-sua-autoestima-alcance-todos-seus-sonhos-778124.shtml?utm_source=redesabril_claudia&utm_medium=facebook&utm_campaign=redesabril_claudia[06/04/2014 22:29:45]

You might also like