You are on page 1of 8

INFORMATIVO CPCD

Projeto Casa Saudvel


Onde mora uma vida melhor.

ANO 1 . NUM 01

Janeiro - abril

Projeto realizado em Vila Pindar, Buriticupu - Maranho, desde agosto de 2013

Editorial
Caros leitores, com grande satisfao que apresentamos a primeira edio do Informativo do projeto Casa Saudvel, que est transformando as casas da Vila Pindar (Buriticupu-MA) em melhores lugares para se viver. Ao longo do ano acompanharemos juntos tudo o que acontece no projeto: a participao da comunidade, as oficinas, a construo de caixas e banheiros compostveis, a apropriao de tecnologias e tudo mais! Boa leitura!

DESTAQUES
Kits Sustentabilidade . pg 2 Georreferenciamento . pg 3 Marco Zero . pg 3 Os Cisterneiros . pg 4 Documentrio . pg 4 Permacultores . pg 5 Arte Sustentvel . pg 5 Vozes da Comunidade . pg 6 O que vem por ai? . pg 7

VILA PINDAR CADA VEZ MAIS SAUDVEL


Vila Pindar, tambm conhecida como Presa de Porco est a 60 km do centro urbano de Buriticupu-MA. Com aproximadamente 700 casas o maior povoado do municpio, sua populao local de aproximadamente 3.500 habitantes. Este foi o povoado escolhido para a implantao do projeto Casa Saudvel onde mora uma vida melhor, desenvolvido pelo CPCD Centro Popular de Cultura e Desenvolvimento, com a parceria da Fundao VALE. O projeto Casa Saudvel teve incio em agosto de 2013, tendo como objetivo a melhoria da qualidade de vida e sade de 110 famlias, atravs da construo de 1 caixa de captao de gua de chuva com capacidade para 16.000 litros, 1 banheiro compostvel, melhoria da moradia e implantao de hortas nos quintais. As aes desenvolvidas pelo projeto tiveram incio a partir de mobilizaes comunitrias e oficinas de formao, para que os envolvidos se redescubram como capazes de transformar o dia-a-dia de sua famlia, fazendo de seu conhecimento e cultura um instrumento determinante no desenvolvimento educacional, social e econmico de sua comunidade.

280

Pessoas participaram das reunies e oficinas

72

Caixas de captao de gua de chuva construdas

+20

Famlias selecionadas para atendimento

KITS SUSTENTABILIDADE
19 de Fevereiro

PRTICAS DE PERMACULTURA
Permacultura quer dizer cultura permanente. um jeito de pensar e agir, trabalhar e produzir a partir de trs princpios: o cuidado com a terra, o cuidado com as pessoas e o compartilhamento do excedente.
O crculo de bananeiras fantstico, muito fcil. Qualquer pessoa pode fazer. O mais interessante dele que podemos usar uma gua, que antes no vamos serventia, para produzir alimento. Francisca Maria Viana

Moeda Ambiental e Social


Os encontros entre as famlias participantes do projeto so frequentes. 17 representantes das famlias selecionadas reuniram-se na sede do Projeto Casa Saudvel, com a inteno de esclarecer dvidas sobre o projeto e apresentar as moedas ambientais e sociais. Essas moedas so a contrapartida das famlias ao recebimento dos kits (caixa + banheiro + tecnologias) e incluem o cuidado com os quintais, com a casa e com as crianas.

02 de Abril

+Famlias Selecionadas
Outro encontro aconteceu entre os moradores participantes do projeto para selecionar mais 20 famlias das 110 que recebero os kits de sustentabilidade do projeto Casa Saudvel.

Ter um crculo de bananeiras no quintal uma excelente maneira de reaproveitar a gua vinda da pia da cozinha ( as guas cinzas). As bananeiras absorvem e filtram esta gua, que normalmente seria jogada fora, produzem muito e ainda eliminam o seu odor.

02

19 a 21 de Fevereiro

03 de Maro

Oficinas Comunitrias
As oficinas comunitrias renem um nmero cada vez maior de pessoas. Duas oficinas de Permacultura, realizadas nas casas de D.Luzia e D. Maria Lcia (moradoras de Vila Pindar) reuniram 22 pessoas que aprenderam a fazer composto orgnico e crculo de bananeiras.

Permacultura na Rua
Os moradores das Ruas Planalto, Caneleiro e da Travessa 13 de Maio receberam a visita dos educadores do projeto e foram convidados a produzir sementeiras, lugar para armazenar sementes adequadamente. Nessas ruas j foram iniciadas a construo dos crculos de bananeiras e o preparo de composto orgnico. Em breve ser a vez das hortas mandala, que so canteiros circulares com diferentes hortalias, de fcil manejo.

GEORREFERENCIAMENTO
18 de Maro

Fotos Areas Nos Quintais


Semanalmente, o grupo de permacultores se rene nos quintais das famlias participantes do projeto Casa Saudvel. Alm de discutir e orientar as famlias sobre os cuidados com o lixo e embelezamento do quintal, tambm so realizadas variadas prticas de permacultura. Com a utilizao de drones, foram produzidas fotos areas de Vila Pindar, para contribuir com o georreferenciamento local - mapeamento de pontos estratgicos e espaos de interveno do projeto. Esse registro favorecer o planejamento e acompanhamento das atividades nesse territrio. A comunidade da Vila Pindar gostou muito da novidade. Drone um objeto voador no tripulado, equipado com um mini computador e cmera fotogrfica, capaz de fazer voos precisos e captar fotos reas dos locais.

09 de abril

Marco Zero
Semanalmente acontece marcao de buracos (espaos para a construo de cisternas) e a definio de datas para incio do trabalho dos cisterneiros. H muito trabalho pela frente!

03

OFICINAS
02 de Abril

NA COMUNIDADE
Janeiro - Maro

Cisterneiros
Um dos mais novos integrantes da equipe do CPCD o professor Jos Orlando. Formado em Magistrio e Tcnico em Agroecologia pelo IFEMA Instituto Federal do Maranho. Ele atuar como Educador Social.

Conhecendo as Famlias
s teras e quartas-feiras so realizadas visitas s famlias e preenchimento das fichas sanitrias - instrumento utilizado pela equipe para coletar dados scio-economicos das famlias participantes do projeto Casa Saudvel.

09 de Abril

Nmero e Metas
A meta do projeto Casa Saudvel implantar kits de sustentabilidade em 110 casas da Vila Pindar. Estamos avanando rpido: j existem 72 cisternas construdas - 32 delas j esto pintadas por jovens da regio e 18 cisternas encontram-se em construo. Este avano resultados de 6 formaes e 6 reunies com as famlias participantes, que esto engajadas no desenvolvimento das atividades.

10 de Maro

Documentrio
A equipe do Cinema Meninos de Araua registrou durante uma semana as aes desenvolvidas pelo projeto Casa Saudvel. A inteno transformar todo o material desta filmagem em um documentrio. Em breve teremos novidades!

23.03 a 04.04

Formao de Pedreiros
Aps a apropriao da tecnologia de construo de cisterna a vez dos banheiros compostveis. A partir de nova oficina de bioconstruo, j contamos com 26 pedreiros formados. Na oficina foi construdo o primeiro banheiro compostvel da Vila Pindar. A equipe do projeto, junto com a comunidade, est cuidando da adaptao do projeto do banheiro, para que ele atenda da melhor maneira s necessidades e desejos locais.

21 de Maro

Conspirao Filmes
A equipe Conspiraes Filmes, acompanhada do Sr. Osvaldo (Relaes com a Comunidade - Vale), realizou filmagens das aes desenvolvidas pelo equipe do projeto. O material ser veiculado no site da Fundao Vale.

04

29 de Maro

Confraternizao
Para comemorar a concluso da primeira etapa do trabalho, a comunidade promoveu um jantar de confraternizao entre cisterneiros e famlias participantes do projeto. Foram servidos pratos da culinria maranhense.

ARTE SUSTENTVEL Caixas dgua

Permacultores
A partir de visitas s lideranas locais, a comunidade foi mobilizada para identificar pessoas aptas a participarem da formao de Permacultores. Esse grupo ser responsvel pelas aes de pinturas com tinta de terra e disseminao das prticas de permacultura nos quintais.

Planejamento e Avaliao
Mensalmente acontece a reunio de planejamento e avaliao do trabalho dos cisterneiros, um momento importante de integrao da equipe. Durante a reunio, o grupo de 12 cisterneiros conversa, levanta dvidas e busca solues para os problemas.

Estas so apenas algumas das caixas dgua construdas, pintadas com tinta de terra.

05

VOZES DA COMUNIDADE

Eu achei muito linda essa pintura a. Estou pensando se d certo para pintar uma casa. Fica muito bonita e o que tem de comprar s a cola! Antnia Souza Lima . Dona Zez

Pintamos formas bem bonitas para que as pessoas, quando acordarem de manh, olhem para a cisterna e sintam-se felizes e mais dispostas. Uma forma bacana de comear o dia. Milena Moraes . 16 anos

O aprendizado nunca terminar... apenas o comeo de um novo trabalho, que precisa ser levado a srio. Sr. Reinaldo Miranda

Muitas conquistas ainda so necessrias, assim como outros desafios precisam ser superados. O importante que o projeto despertou na comunidade a vontade de mudana e o desejo de melhorar as condies, no apenas no quesito de atendimento, mas tambm no quesito da solidariedade, do respeito e da mobilizao. Ednalda Aparecida Santos Educadora CPCD

06

O QUE VEM POR AI?


14 e 15 de Abril 14 de Abril

Rodas de Avaliao
Roda de avaliao com os pedreiros e cisterneiros da equipe Casa Saudvel, na Sede do projeto.

Quintal
Confeco de mandalas e limpeza do quintal de seu Antnio Filho e Dona Marilene.

15, 17 e 23 de Abril 16 de Abril

Tinta de Terra
A equipe est animada e os trabalhos com a tinta de terra embelezam as caixas de captao de gua de chuva.

Visitas de Monitoramento
Visita de monitoramento das construes de cisternas. A equipe do Casa Saudvel promove visitas aos moradores com o objetivo de acompanhar as obras, a higienizao do ambiente e esclarecer dvidas.

16, 24, 28 e 30 de Abril

Oficinas
Oficinas de construo de bomba dgua na Sede do projeto.

15 a 30 de Abril

Prticas de Permacultura
Preparo de composto orgnico, construo de mandala, espiral de ervas e crculo de bananeira nas casas de Raimundo Leite, Raimundo Pereira, Maria de Lourdes, Zilmar Soares e Antnio de Souza.

07

EXPEDIENTE
Este informativo contou com a contribuio de Ednalda Aparecida dos Santos, Washington Alves Rodrigues, Cludio Nascimento, Luciana Aguiar, Doralice Mota e Simone Ceclia.

Leia tambm
Conhea os informativos de outros projetos desenvolvidos pelo CPCD. Acesse o link: http://www.scribd.com/cpcdbh/documents

Realizao

Coordenao

Parceria

Iniciativa

08

You might also like