You are on page 1of 12

02/04/2014

Tema 2 As Influncias ticoPolticas e Tcnico-Operativas da Prtica Profissional


Prof Ma Elaine Cristina Vaz Vaez Gomes

PARA INCO DE CONVERSA

Neste tema, voc ver que a passagem da teoria prtica necessita das definies dos fins e da busca dos meios, que, por sua vez, implicam tambm influncias tico-polticas e tcnico-operativas.

02/04/2014

Essas influncias so necessrias prtica profissional interventiva do Servio Social, e a formao profissional deve apreciar, de fato, os conhecimentos necessrios dessas influncias, quais sejam, tericas, ticopolticas e tcnico-operativas, lembrando que o Servio Social uma profisso interventiva.

Para Marx, a teleologia inseparvel da prxis humana, ela s permanece nesse processo, o que diferencia os homens dos animais, ou seja, o homem se distingue dos animais por buscar atingir seus objetivos por meio de uma ao racional, por ter uma prvia ideao. Desta forma, a passagem da teoria prtica essencial passagem da teleologia

causalidade posta; passagem do reino da possibilidade ao reino da efetividade; passagem da finalidade ideal finalidade real. Neste processo, a teleologia ocupa um papel definitivo.

02/04/2014

Apesar de se contestar a teleologia da causalidade, a teleologia encontra-se no mbito do pensamento e a causalidade encontra-se no mbito da matria (natural ou social), e elas esto fortemente unidas, ou seja, o fim acontece sobre um objeto, e ele pretende transformar algo, esclarecendo um pouco, o fim pode evitar ou ser o pretexto da escolha daquela inteno.

Nas palavras de Lukcs (2004, p. 68), referindo-se a Aristteles, posto o fim tem-se que buscar os meios para realiz-lo. Atravs dos meios, o fim posto se torna real.

Continuando

02/04/2014

Assim, a teleologia precisa do significado dos fins, o que sugere uma extenso ticopoltica, e da opo dos meios, o que sugere, tambm, uma extenso tcnico-operativa, sendo que a extenso terica tendencia tanto as opes finais quanto a opo dos instrumentos operativos nesse procedimento de objetivao humana.

Ento, h a relao de unidade entre teoriafim-meio em que ocorre a realizao da prtica. Para Lukcs (2004, p. 69): um projeto ideal se realiza materialmente, uma finalidade pensada transforma a realidade material, insere na realidade algo de material que, no confronto com a natureza, apresenta algo de qualitativamente e radicalmente novo.

Entende-se que a finalidade no anda sozinha, no se distingue caso no tenha uma animao para isso, e para que a finalidade ideal se torne finalidade real necessrio procurar, inventar ou transformar os meios para demudar a causalidade dada em em causalidade posta, e, assim, a finalidade poder tornar-se realidade.

02/04/2014

Todos os dias as pessoas buscam meios que lhe deem respostas aos fins. Este buscar os meios para transformar a causalidade dada demanda uma noo, mesmo que nfima, das decises que envolvem esse objeto (natural ou social),

um conhecimento de conexes causais dos objetos, uma noo do real, das decises do real, sem o qual no possvel transformar esse objeto sob o risco de conservar a finalidade no domnio ideal.

Lukcs (1978, p. 8), quando afirma que h uma relao existente entre esses elementos, resume: o trabalho um ato de pr consciente e, portanto, pressupe um conhecimento concreto, ainda que jamais perfeito, de determinadas finalidades e de determinados meios [...]

02/04/2014

quanto mais elas [as cincias] crescem, se intensificam etc., tanto maior se torna a influncia dos conhecimentos assim obtidos sobre as finalidades e os meios de efetivao do trabalho.

E toda esta necessidade de se buscar meios para a realizao de uma necessidade faz com que as pessoas busquem sempre mais alternativas que deem possibilidades realizao de sua inteno, ou seja, procurem objetos que tenham propriedades adequadas efetivao de sua inteno.

Na definio de Lukcs, aprender o real pela conscincia to necessrio ao pr teleolgico tem o carter de reflexo, pois, caso fosse preciso um conhecimento terico para o homem trabalhar, o trabalho no existiria, uma vez que o trabalho que
desenvolve a conscincia, Sendo esta o produto tardio do desenvolvimento do homem, porm de maneira nenhuma secundria.

02/04/2014

Vamos Praticar? A importncia da entender a prxis.

Ainda segundo Lukcs (2004, p. 81), com base em Marx, a realidade do pensamento, o carter no mais epifenomnico da conscincia s pode ser aprendido e demonstrado na prxis. Ento, v-se que para o autor o trabalho considerado uma forma originria de todas as prxis.

Enquanto profissionais, as pessoas afianam a obrigao com os direitos e interesses dos usurios, no amparo da qualidade dos servios prestados, em contraposio herana conservadora do passado.

02/04/2014

Ao referir-se constantemente ao trabalho simples, e com menos intensidade, Lukcs (2004, p. 181), menciona as posies teleolgicas secundrias e em nenhum perodo alude inteiramente prtica de uma profisso:

O homem que age praticamente na sociedade encontra diante de si uma segunda natureza, em relao qual, se quiser manej-la com sucesso, deve comportar-se da mesma forma que com relao primeira, ou seja, deve procurar transformar o curso dos acontecimentos que independente da sua conscincia, num fato posto por ele, deve, depois de ter-lhe conhecido a essncia,

imprimir-lhe a marca da sua vontade. Isto , no mnimo, o que toda prxis social razovel deve tirar de estrutura originria do trabalho. Com isso, o autor oferece a probabilidade de entender agregaes a uma prtica profissional que coloca posies teleolgicas secundrias, mas lembra que, ainda se as posies teleolgicas secundrias forem ocasionadas do trabalho

02/04/2014

devem-se ter reservas no trato igualitrio das duas. Foram realizadas enormes aquisies acadmico-profissionais no sentido de se construir uma nova forma de se pensar e fazer o Servio Social,

dirigidas por uma perspectiva tericometodolgica apoiada na teoria social crtica e em princpios ticos de um humanismo radicalmente histrico, norteadores do projeto de profisso que se protege.

O exerccio do profissional de Servio Social exige, portanto, um sujeito que tenha capacidade para indicar, para ajustar com a instituio seus projetos, para proteger seu campo de trabalho, suas qualificaes e atribuies profissionais.

02/04/2014

E isso requer do profissional ir alm das rotinas institucionais e buscar atingir no movimento da realidade as tendncias e possibilidades nela presentes, passveis de serem adaptadas pelo profissional, ampliadas e modificadas em projetos de trabalho.

Finalizando

Para a autora Cludia Mnica dos Santos, o Servio Social uma profisso interventiva e, por isso, demanda influncias.

10

02/04/2014

Por exemplo, a formao profissional deve contemplar, de fato, os conhecimentos necessrios a essas competncias e resgata a unidade entre teoriafinalidademeioprtica no contexto de uma prtica profissional que requer posies teleolgicas

secundrias, indicando que esses elementos implicam tanto a dimenso tico-poltica quanto a tcnico-operativa.

Para Marx (1982), a teleologia imanente prxis humana, ela s existe nesse processo, o que distingue os homens dos animais, ou seja, o homem se diferencia dos animais por buscar atingir seus objetivos por meio de uma ao racional, por ter uma prvia-ideao.

11

02/04/2014

Dessa forma, a passagem da teoria prtica inerente passagem da teleologia causalidade posta; passagem do reino da possibilidade ao reino da efetividade; passagem da finalidade finalidade real. Nesse processo, a teleologia ocupa um papel determinante.

BONS ESTUDOS!

12

You might also like