You are on page 1of 5

A REAO AO LIBERALISMO: AS DOUTRINAS SOCIALISTAS A teoria socialista surge no contexto da Revoluo Industrial.

Com o aumento gigantesco da produtividade do trabalho, os homens, mulheres e crianas que se faziam oper rios foram levados !s condi"es mais extremas da mis#ria. $odo o modo de vida tradicional do trabalhador foi alterado. % sistema fabril e a instaurao de dezenas de m quinas privaram os trabalhadores do acesso direito ao que produziam arduamente, tornando&os meros vendedores de fora de trabalho. % processo de industrializao se fez !s custas da rigidez, disciplina, crueldade e tortura implantadas como m#todo na relao laboral' o ob(etivo era sempre o mesmo) maximizar os lucros. A viol*ncia com que se disseminou a mecanizao da produo reduziu o oper rio a nada. % capitalismo industrial foi constru+do sobre o sofrimento e as priva"es da classe trabalhadora. %s cortios cresciam indefinidamente e muitas revoltas contestavam o novo modo de vida deplor vel. % que se percebia era que uma pequena classe ,capitalistas burgueses- explorava economicamente uma enorme massa de trabalhadores, caracterizando&se como in(usta tamb#m a repartio dos produtos' a sociedade dividia&se em classes antag.nicas. A luta pela sobreviv*ncia se debruava em rela"es ,pol+ticas- de poder) o mais forte oprimia e esmagava o mais fraco, inclusive economicamente. ,/ a Igualdade00As doutrinas socialistas se desenvolvem (ustamente questionando o comportamento e o modo de vida dessas classes antag.nicas. As teorias sociais so rea"es contr rias ao liberalismo e se insurgem como correntes filos1ficas distintas' contestam as desigualdades e in(ustias cometidas durante a implantao do capitalismo industrial. A origem das desigualdades & concordam os te1ricos & est na propriedade privada dos meios de produo' isso significa dizer que lutar pela (ustia social # lutar contra a propriedade privada. Importante frisar que as teorias socialistas resultam, como bem lembra 2unt, de uma fuso) resultam da noo liberal de igualdade e do ideal paternalista cristo. Critica&se a desigualdade (ustamente porque se clama pela igualdade. 3e que Igualdade se trata0 4ur+dica tamb#m, mas 3/ 5A$%, plena, total. /la pode ser aritm#tica ,proporcionar a cada homem id*nticas oportunidades-, proporcional ,receber na proporo de suas necessidades-, de partilha ,igual repartio dos meios de produo 6 a cada um de acordo com o seu trabalhoou coletivista ,copropriedade dos meios de produo-. % termo ,socialismoprop"e a primazia do social sobre o individual' entretanto, no foi bem assim que a doutrina se desenvolveu.

A noo de que todos os homens so iguais e que, portanto, t*m os mesmos direitos fundamentais ,inclusive em relao aos meios de produo-, bem como o paternalismo, demonstra que o socialismo busca uma esp#cie de comunho. A fundamentao filos1fica seria mais ou menos essa) todo homem deve ser o mantenedor de seu irmo, uma vez que todos os homens so iguais. 7topia0 8arece que sim, ( que os homens so distintos entre si, porquanto suas necessidades e capacidades so desiguais. 2 mais uma herana liberal como que marca o socialismo) a liberdade. % socialismo # contr rio ao princ+pio de liberdade econ.mica, afirmando que no ela no induz ! equidade na distribuio dos bens de consumo, de modo que a /conomia deveria funcionar pela organizao racional dos elementos que a constituem. 9o deve haver livre concorr*ncia, mas plano, planificao da /conomia 6 est , sim, seria a socializao da /conomia. % plano abrange apenas determinado setor da /conomia e, para boa parte dos socialistas, deve ser imposto, inclusive por meio da coero ,caracter+stica autorit ria do socialismo marxista-. :egundo 2ugon, para os socialistas, a socializao da /conomia constituiria um meio de se realizar a igualdade de fato) implicaria a limitao ou supresso do direito de propriedade. A hist1ria do socialismo # a hist1ria do regime de protesto contra a propriedade privada, principal elemento e direito natural do liberalismo moderno. 5ormas de socialismo) C%;/$I<I:=%) prop"e a limitao do direito de propriedade e a comunho dos meios de produo. C%=79I:=%) prop"e a eliminao total do direito de propriedade dos meios de produo e consumo, tornando&os comuns a todos. :eria a >ltima etapa do socialismo. Caracter+sticas filos1ficas) $rata&se de uma corrente materialista e determinista' a teoria filos1fico&socialista elaborada por =arx ficou conhecida como materialismo-histrico ,influ*ncia dos fatos sobre o pensamento-. 9o possui car ter cient+fico' portanto, no # uma ci*ncia, # uma doutrina. O SOCIALISMO PR-MARXISTA (UTPICO): Socialis as ! "#icos: Ro$%& O'%() C*a&l%s +o!&i%&) Lo!is Bla(c) Cla!,%-%(&. ,% Ro!/&o.) Co(,% ,% Sai( -Si0o( (1234-1567)) Pi%&&%-8os%#* P&o!,*o( (1549-1537): $rata&se da corrente socialista desenvolvida ao final do s#culo ?<III at# a metade do ?I? ,5rana e Inglaterra-. Ainda cont#m traos e semelhanas do liberalismo' inspira&se no iluminismo racionalista.

% socialismo ut1pico # marcantemente espiritualista, humanista e voluntarista. Isso significa dizer que esta viso da sociedade no # materialista, nem determinista' ela cr* nas potencialidades do homem. @ voltada ao ideal de (ustia social e de fraternidade ,comunho entre irmos-, e privilegia a vontade humana, a escolha e a ao em detrimento dos fatos hist1ricos. A razo capta qual seria a melhor e mais (usta organizao econ.mica poss+vel' ela guia a vontade, de modo que a ao humana deva ser aquela capaz de transformar a realidade social, no sentido progressista ,otimismo-. 8A essa corrente filos1fica, a sociedade ideal seria aquela em que no h propriedade privada nem lucro. A correo do liberalismo # necess ria, mas sem a utilizao da viol*ncia e da coero ,maioria 6 exceo para Bracchus Cabeuf 6 DEFG&DEHE-. /sse tema era extremamente discutido ! #poca) o socialismo deveria ser implantado, mas com ou sem o uso da viol*ncia0 8or meio de uma ditadura0 /tc. 8ara compreendermos melhor esta corrente, importante observamos brevemente uma s+ntese dos pensamentos de :aint&:imon e 8roudhon. SAINT-SIMON) ;il"so;o % %co(o0is a social: :ansimonismo # o nome atribu+do ! corrente de pensamento de :aint&:imon e seus seguidores ,Auguste Comte foi seu seguidor e secret rio' baseou&se em sua ideia de Imoral positivaJ para construir a teoria positivista-. % sansimonismo # uma doutrina socialista que visa ao estudo dos problemas econ.mico&sociais do ponto de vista hist1rico. A hist1ria, pA :aint&:imon define o futuro e deve ser estudada em seus contextos e em todos os seus aspectos. Al#m de hist1rica, a viso sansimonista # construtivista, pois cr* que a finalidade do homem no # a busca pela felicidade ou liberdade, mas a produo de tudo que # >til em vida. %bservando a 2ist1ria, :aint&:imon a (ulgava como uma sucesso de constru"es e desconstru"es, a"es e rea"es, num movimento cont+nuo. Cabia ao s#culo ?I? o modelo construtivo e foi a esse modelo que ele se dedicou. % modelo construtivo de sociedade ideal # aquele que se baseia no trabalho, na ci*ncia, na evoluo e no progresso ,8ositivista-. % progresso # o industrialismo ,sociedade industrial-, modo de produo em que vigoraria o coletivismo, ou se(a) a administrao coletiva ,pelas massas- e (usta da propriedade privada. :eu lema era) A cada um segundo a sua capacidade, a cada um segundo suas obras. A indstria de todos e a Imoral industrial positivaJ eram temas sansimonistas. =esmo implantado o industrialismo coletivista como modo de associao universal, a sociedade ainda seria desigual ,direito de sucesso heredit ria-. % aperfeioamento total deste modelo ideal de sociedade ,sistema- se daria com

o cristianismo ,:aint&:imon acreditava ser uma esp#cie de messias-. A proposta # extirpar a desigualdade social. % cristianismo de reforma ou 9ovo Cristianismo acabaria com a dualidade entre o dominador e o dominado, entre a mat#ria e esp+rito 6 prop"e a religio ,religio da razo- como o verdadeiro meio de transformao da sociedade.

Pi%&&%-8os%#* P&o!,*o( (O <!% = a P&o#&i%,a,%>): Amigo de =arx e CaKunin, 8. ficou conhecido como o te1rico do anarquismo. $amb#m defendia um modelo de sociedade ideal, distinto das organiza"es econ.micas europeias. Reformista, 8roudhon acreditava que a sociedade ideal deveria pautar&se na 47:$ILA, porque # esta que visa a resgatar a igualdade e liberdade esperadas, e no mutualismo 6 sistema de trocas geral, em que todos teriam o uso e a posse do bens econ.micos, mas no a propriedade. A teoria de 8roudhon # uma cr+tica ao liberalismo e ao socialismo, porque enxerga que o grande problema da organizao econ.mica europeia no # nem a produo, nem a repartio dos bens, mas a circulao, o sistema de trocas. /m relao ao liberalismo, critica, tamb#m, a noo de propriedade privadas' para ele, a propriedade # amb+gua) # um roubo, mas # liberdade' # (usta e in(usta simultaneamente' # fonte do bem e do mal. ,:istema de contradi"es econ.micas ou filosofia da mis#ria 6 paradoxo do liberalismo-. /ntretanto, ele critica o autoritarismo socialista, a coero. 9esse sentido, 8roudhon se afasta das correntes ut1picas iniciais e do sansimonismo, porque defende o direito de sucesso heredit ria e a liberdade acima de tudo. A propriedade # (usta ! medida que assegura a liberdade, mas in(usta porque no garante a igualdade. /la garantia, sim, privil#gios aos propriet rios e mis#ria aos que nada t*m. 9este ponto, aproxima&se, 8roudhon, do socialismo. % /stado visa ! manuteno do direito de propriedade, ! desigualdade, por isso sua principal funo # a coero. $odo /stado # tirMnico e violento, razo pela qual a (ustia s1 seria plena se reduzidas as foras estatais. ,Citar livro do 2unt, p. NEANN- % Boverno # in>til, s1 a (ustia # >til, de modo que a ordem econ.mica absorveria a pol+tica) eis a anarquia ,aus*ncia total de um soberano 6 propriet rio # sin.nimo-. @ necess ria uma transformao do direito que, de individualista deve se colocar como social, buscando a equidade das rela"es. Requer a reforma da propriedade, mas no sua supresso. /m verdade, 8roudhon re(eita tanto o capitalismo quanto o comunismo, propondo o mutualismo anarquista como modo de produo) controle dos meios de produo pelos trabalhadores. =arx rompe como 8roudhon e lhe dedica o texto Misria da Filosofia.

OA uele ue puser as m!os sobre mim, para me governar, um usurpador, um tirano. "u o declaro meu inimigo#O P8roudhon' DNQH. Anarquia) o governo de cada um por si pr1prio. Anarquia # ordem.
BA?UNIN) $iberdade sem socialismo privilgio, in%usti&a' socialismo sem

liberdade brutalidade e escravid!o.


Assim, sob ual uer (ngulo ue se este%a situado para considerar esta uest!o, chega-se ao mesmo resultado e)ecr*vel+ o governo da imensa maioria das massas populares se fa, por uma minoria privilegiada. "sta minoria, porm, di,em os mar)istas, compor-se-* de oper*rios. -im, com certe,a, de antigos oper*rios, mas ue, t!o logo se tornem governantes ou representantes do povo, cessar!o de ser oper*rios e por-se-!o a observar o mundo prolet*rio de cima do "stado' n!o mais representar!o o povo, mas a si mesmos e suas pretens.es de govern*-lo. /uem duvida disso n!o conhece a nature,a humana. A liberdade do homem consiste t!o somente nisso, de ue ele obede&a as leis da nature,a as uais ele por si prprio reconhece en uanto tais, e n!o por ue elas foram impostas e)ternamente sobre ele por ual uer vontade e)terior, humana ou divina, coletiva ou individual.

You might also like