You are on page 1of 5

Noes de Hidrulica - Parte 1

Pgina 1 de 5


1-

Parte 1: 1. Introduo 2. Presso 3. Presso da gua

Este documento poder tambm ser obtido para download. Clique no link ao lado para copi-lo.

4. Presso atmosfrica ou baromtrica

INTRODUO Este texto apresenta alguns conceitos bsicos, envolvendo o campo da Fsica e da Mecnica dos Fludos, com o propsito de auxiliar a correta seleo de bombas hidrulicas. Para facilitar sua leitura, optou-se por no utilizar simbologia nas frmulas apresentadas.

2-

PRESSO muito comum confundir-se presso com fora. A presso, no entanto, leva em conta no s a fora como tambm a rea em que ela atua. Presso a fora dividida pela rea.

Exemplo: Tomemos um bloco medindo 10 cm x 10 cm x 50 cm que pesa 50 kgf. Qual a presso que ele exerce sobre o solo? Isto depende da rea de apoio do bloco sobre o solo. Veja as duas possibilidades abaixo.

http://www.alosolar.com.br/revendedor/inf_hidra.htm

17/12/2011

Noes de Hidrulica - Parte 1

Pgina 2 de 5

3-

PRESSO DA GUA Veja os exemplos abaixo. Vamos calcular a presso exercida pela gua sobre o fundo dos reservatrios. Lembre-se que o peso especfico da gua de 1.000 kgf/m.

Comparando-se a altura dos reservatrios com a presso, pode-se observar que a presso no depende da rea, mas somente da altura do reservatrio, ou seja, a presso proporcional aos METROS DE COLUNA DE GUA (mca). Nos exemplos anteriores temos: ALTURA DO RESERVATRIO 1m 2m 4m PRESSO 1000 kgf/m ou 1 mca 2000 kgf/m ou 2 mca 4000 kgf/m ou 4 mca

http://www.alosolar.com.br/revendedor/inf_hidra.htm

17/12/2011

Noes de Hidrulica - Parte 1

Pgina 3 de 5

Uma vez que as presses dependem somente de altura da coluna de lquido, pode-se concluir facilmente que as presses em qualquer ponto no interior do lquido no dependem do formato ou do volume do reservatrio. Por exemplo:

Por isso as unidades usuais de medida de presso indicam ou FORA POR UNIDADE DE REA ou ALTURA DE COLUNA DE LQUIDO:

kgf/cm2 (quilograma-fora por centmetro quadrado) kgf/m2 (quilograma-fora por metro quadrado) lb/sq.in ou PSI ou lb/pol2 (libras por polegada quadrada) mca (metros de coluna de gua) feet head of water (ps de coluna de gua) mm Hg (milmetros de coluna de mercrio)

4-

PRESSO ATMOSFRICA OU BAROMTRICA Vivemos em um oceano de ar. Como o ar tem peso, ele exerce uma presso semelhante exercida pela gua. Entretanto o ar, diferentemente da gua, se torna cada vez menos denso quanto mais afastado se encontra da superfcie da terra. Assim a presso por ele exercida no pode ser medida simplesmente em termos da altura a "coluna de ar" existente sobre um ponto. O valor dessa presso, medida ao nvel do mar, situa-se em torno de 1 kgf/cm. O valor de uma atmosfera fsica de 1,0332 kgf/cm ou 10,332 mca ou 760 mmHg. Cabe agora fazer uma distino entre PRESSO ABSOLUTA e PRESSO EFETIVA no interior de um lquido. A PRESSO ABSOLUTA a presso total em um ponto qualquer no interior do lquido, sendo portanto, igual presso da altura da coluna de lquido somada presso atmosfrica. A PRESSO EFETIVA, MANOMTRICA OU RELATIVA simplesmente o valor da presso causada pela altura da coluna de lquido, sendo uma indicao de quanto a presso no ponto maior do que a presso atmosfrica. tambm chamada manomtrica, pois a indicada pelos manmetros. A presso atmosfrica muito importante para o funcionamento de uma bomba centrfuga, uma vez que ela responsvel pela "aspirao" de gua de um reservatrio cujo nvel esteja situado abaixo do nvel da bomba. Vejamos como isso ocorre. Tomemos como exemplo o caso de um tubo U com um pouco de gua. O nvel nos dois braos ser o mesmo e o ar estar exercendo a mesma presso sobre as duas superfcies da gua. Aspire um pouco de ar de um dos lados, de modo a diminuir a presso nele. A presso maior no outro lado forar a gua para baixo, fazendo-a subir no brao oposto at as presses novamente se igualarem (fig. 1). O mesmo ocorre quando voc chupa o ar de um canudo de refresco, pois a presso atmosfrica sobre a superfcie do refresco que o fora a subir pelo canudo (fig.2).

http://www.alosolar.com.br/revendedor/inf_hidra.htm

17/12/2011

Noes de Hidrulica - Parte 1

Pgina 4 de 5

Acontece exatamente a mesma coisa com a aspirao de uma bomba centrfuga, pois h diminuio de presso na entrada do rotor e a presso atmosfrica obriga a gua a subir pela tubulao de suco (fig. 3).

Abaixo ilustramos a relao entre as presses atmosfrica (baromtrica), absoluta, manomtrica e de vcuo. Temos vcuo quando a presso inferior atmosfrica, ou seja, presses efetivas negativas. Nos exemplos do tubo U, do canudo de refresco e da bomba centrfuga h formao de vcuo parcial onde h suco.

http://www.alosolar.com.br/revendedor/inf_hidra.htm

17/12/2011

Noes de Hidrulica - Parte 1

Pgina 5 de 5

Noes de Hidrulica Parte 2 Ir para...

http://www.alosolar.com.br/revendedor/inf_hidra.htm

17/12/2011

You might also like