You are on page 1of 14

O papel do Jornal Alberto Dines Sntese do livro Lead Foi depois do segundo conflito mundial, com a sociedade politicamente

te aberta, a industrializao, a equidade urbana, que os jornais passaram a ter experincia com a objetividade. Dependiam diretamente do noticirio telegrfico e aprenderam um novo estilo seco e forte, que j no tinha nenhum contato com o beletrismo. Fim dos anos 40: o Dirio Carioca, a Tribuna da Imprensa, o ltima Hora e mais tarde o Jornal do Brasil, voltaram-se para a valorizao da notcia e de sua construo. As faculdades de jornalismo ainda eram ligadas filosofia e letras, mas j indagavam sobre o lead. Anos 60: tendncia especializao cientifica. Fase da exploso dos meios de comunicao, surgimento da TV. Anos 70: o processo da comunicao e do jornalismo visto como eminentemente cultural.

Parar as rotativas? Anos 70: o jornal impresso vive sua idade de ouro nos EUA e tambm no restante do mundo ocidental. O autor faz uma srie de anlises sobre o crescimento do uso do papel para o jornal no Brasil e em outros pases, e cita sugestes para acabar com a crise do papel, como o uso do bagao de cana como matria-prima, a reciclagem do papel de imprensa (as aparas de bobina e encalhes), etc. Ao invs de parar a rotativa, faz-la rodar mais vezes. Ao invs de limitar a qualidade de um produto, subir o preo que se paga para t-la. Um jornal com menos papel significa um novo e melhor jornal, e no apenas um jornal mais fino. O jornal deve ser menos descartvel pelo preo e menos desperdiado pelo contedo. Dever significar uma alterao em todo o processo de comunicao.

O futuro sem choques Aplica comunicao o crescimento pendular: Quando o meio inventado ou aperfeioado, ele seletivo, pois desconhecido. Depois de divulgado, torna-se massificado, para depois buscar audincias restritas e dirigidas, pois o homem sempre procura viver dentro do grupo de maneira singular. Exemplo: Rdio, no comeo no era qualquer um que possua o aparelho. Depois, com a miniaturizao, o aparelho se transformou em um veculo de massas. A TV se fortaleceu e o nico caminho para a sobrevivncia do rdio foi seguir com a emisso requintada do som, a frequncia modulada. Assim, tornou-se um veculo dirigido e restrito, pois seu alcance limitado.

O processo global. Qualquer modificao numa das partes faz movimentar todo o conjunto. O aparecimento ou fortalecimento de um veculo determina que todo processo seja afetado.

Em busca do tempo controlado

Para o professor Wilbur Shramm, temos os veculos de comunicao temporais, espaciais e mistos. Temporais: aqueles cujas mensagens so organizadas dentro da noo de tempo, vencendo a distncia, como o rdio, telefone, os puramente sonoros. Espaciais: aqueles cujas mensagens resistem ao tempo, so todos os impressos cartazes, arquiteturas. Mistos: combinam as duas noes. Modernos, velozes, movidos a eletricidade, como o cinema, a TV, os audiovisuais em geral. Dines ainda usa outra chave para classificar os canais de comunicao, a chave do meio empregado para se comunicar: O prprio homem (voz, gestos, figura); A utilizao do ambiente (sinalizao urbana em geral); Os meios artificiais ou os veculos propriamente ditos (jornal, rdio, TV). Tempo e espao no so remotas dimenses para os tericos da comunicao, mas elementos presentes no trabalho cotidiano. O jornalista trabalha simultaneamente contra o tempo e a favor do tempo. A velocidade e a rotina so dois polos quase absurdos em que ele monta seu mecanismo de ao. No processo de comunicao diria cada leitor deve ser tratado como se estivesse tomando conhecimento da informao naquele instante, impedindo que ele se sinta alijado ou que tenha a sensao de estar fora do assunto. O reprter deve adotar uma atitude referencial e paciente, embasando cada informao nova com a devida complementao, mesmo que o assunto j tenha sido registrado nas informaes anteriores. O autor explica que quanto mais intensa for a periodicidade, mais intensa deve ser a preocupao com a ligao temporal. Assim, o jornal dirio deve ter grande preocupao e compromisso com a sua continuidade, tanto na aparncia quanto no estilo ou linha de pensamento. Mudanas bruscas em um jornal so desastrosas. No rdio ou na TV, o ouvinte/telespectador tambm busca a continuidade, seja na voz, no tipo de msica ou na personalizao. Uma ruptura sem sentido, uma descontinuidade absurda, sobressaltam e inquietam o leitor, o ouvinte... A comunicao peridica consiste em conduzir o pblico dentro de um processo temporal, tranquiliz-lo em suas mutaes. O caminho certo submeter sutilmente a audincia a aperfeioamentos. No traumatiz-los com choques violentos.

O leitor, princpio e fim Jornalista o leitor em funo de emisso. O autor defende que a imprensa o reflexo e segmento da prpria sociedade a que serve. Os jornalistas so treinados para sentir as necessidades da sociedade, esta foi domesticada para receber aquilo que certamente lhe agradar. o leitor que escolhe o estilo, a orientao, a linha dos respectivos jornais. Ele se afasta se algo muda e no aprova. O que acontece com um leitor est acontecendo simultaneamente com o conjunto que ele representa. Sendo assim, a seo Cartas dos leitores de extrema importncia, pois no atende s os que tiveram pacincia e coagem para escrever, mas representa todos que no tiveram a mesma disposio, mas assim pensam. Formas de identificar o seu leito-padro: Pesquisas de audincia para determinar sua dimenso ou pesquisa de mercado para identificar o perfil econmico e social, e ento psicolgico dos seus componentes. E tambm a observao direta, nas bancas, de quem compra o seu jornal. O leitor padro tambm se inter-relaciona com o individuo e a massa. O indivduo no um elemento finito e estvel, mas dentro dele sucedem-se diversas foras. Ele um microcosmo da sociedade que ele compe e no uma unidade indivisvel e esttica. J a massa, de acordo com pensadores autoritrios, a reunio de indivduos em qualquer quantidade, resultando num novo estado de comportamento, coletivo, com novas leis e linhas de conduta. Para pensadores liberais, a massa uma reunio de individualidades, a unidade multiplicadora. O que caracteriza cada um individualmente transferido para a vivncia coletiva, sem adulterao ou aberraes. O homem no se inferioriza ou desaparece na massa. Conhecer o leitor, pela leitura de uma carta ou por observar o comprador do jornal na banca, extremamente valioso, pois esse leitor reproduz atitudes e condutas de milhares outros. O leitor que se choca com a mudana do jornal com o qual j havia se identificado, no um fenmeno isolado. No universo da redao deve haver uma suplementao de temperamentos, formaes e estilos, Por isso alguns jornais conseguem dirigir um noticirio para qualquer tema. O autor traz o exemplo do Jornal do Brasil. A identidade entre emissor e receptor chamada pelos tcnicos de comunicao de Campo de experincias comuns.

Comunicar e engajar-se, o sentido das palavras Segundo Collin Cherry, a comunicao uma questo eminentemente social. interpessoal e no intrapessoal. Consigo prprio o homem no se comunica, ele apenas observa, reflete, devaneia. coletiva a partir de sua essncia. J a informao o contedo que corre dentro de um canal. Como descreveu Norbert Wiener, a informao a mensagem organizada.

E Dines acrescenta: Informao jornalstica a informao organizada periodicamente, sistematizada no tempo. A identidade e a associao necessrias para a comunicao s ocorrem quando emissor e receptor esto sintonizados na mesma faixa. Ocorre o processo de motivao, a circunstncia unificadora que ir reunir numa mesma inteno as partes comunicantes. Jornalista e leitor vivem em um mesmo ambiente, o que est interessando ao jornalista pode interessar tambm grande parte dos leitores. Ex.: poca de vestibular, matrias sobre as aulas. Crtica ao jornalismo brasileiro: O nosso jornalismo ainda no incorporou o comportamento de ouvir os dois lados de uma questo no mesmo dia, na mesma matria. Alguns jornais ainda no se libertaram das listas negras (assuntos e pessoas que no podem aparecer no jornal). Fatores polticos atenuam, mas no justificam o comportamento de proprietrio e jornalistas: a sociedade brasileira desacostumou-se tramitao normal do poder, apega-se a ele na primeira oportunidade, pois no h alternativas. Uma atitude de indagao nova indispensvel. Se um veculo sempre defende o mesmo governo, natural que o leitor, em certo momento, procure outro que possa lhe trazer algo inesperado.

Competio e perenidade Antes, quando algo acontecia, todos iam para a rua comprar um jornal. Hoje correm para ligar a TV. O que mais importante, a TV ou a imprensa? Em 600 anos de imprensa, desde que Gutemberg imprimiu a bblia em meados do sculo XV, no houve desaparecimento de nenhum veculo de comunicao. O homem se copia permanentemente. XVI, primeira forma de informao peridica foi os avvisi ou News letters , cartas de noticias, desenvolvida pelos navegadores e comerciantes venezianos e holandeses. Dines incorpora algumas teorias para explicar o processo de comunicao. O processo divide-se em vrios estgios: o primeiro deles o da ateno, depois a percepo, a reteno e a resposta. As duas ltimas so os efeitos. A reteno o que mais importa, pois os veculos, na competio para fazer valer a sua fora, procuram fazer com que suas mensagens sejam mais bem retidas. A resposta pela audincia uma consequncia da reteno. Porm, diversos fatores interferem na reteno, no h um veiculo melhor que outro nesse sentido. Em um grupo de audincias com ndice cultural mais baixo, ser melhor sucedida uma apresentao oral. J o grupo com ndice cultural mais alto preferir a comunicao impressa. Pesquisas americanas realizadas por Schramm, Klapper, Lazarsfeld e Berelson, desde a dcada de 40, comprovam isso. Tv e cinema, que utilizam viso e audio, trazem mais conforto, o que no quer dizer que sejam as melhores no processo de reteno. Veculos que utilizam s

um sentido permitem reteno mais profunda, j que a outra dimenso acrescentada pela mente do leitor ou ouvinte. Os novos veculos de comunicao no vo matar os antigos. O que existe no campo da comunicao tem uma razo de existir porque encontra uma necessidade correspondente no comportamento humano. E quando novas necessidades forem estimuladas, o processo inteiro se encaminhar para satisfaz-las. A comunicao surgiu para a sobrevivncia. Hoje, quem no est por dentro de certos fatos da vida contempornea, no est integrado ao seu ambiente, est morto para a sociedade. A Tv foi a terceira grande revoluo nas telecomunicaes. A primeira foi a palavra escrita e a segunda foi a reviravolta causada por Gutemberg. O surgimento da TV no foi um fato isolado, surgiu com a industrializao, a urbanizao, o consumo de massa. Ela trouxe a instantaneidade e a multiplicidade de lugar. Quando ela surgiu, viram o fim do jornal dirio. Mas o jornal tem caractersticas que a TV jamais vai superar: Acontece (pode ser lido) no lugar mais adequando para a audincia; Pode ser relido, aprofundado; Seu contedo pode ser institucionalizado. Foi neste momento que o lead clssico passou a aprofundar mais as circunstncias, como a remisso, a dimenso e a explicao dos fatos, j que a TV satisfazia as perguntas iniciais. Comeava a era do jornalismo interpretativo, analtico, avaliador. Tambm foi a poca das melhorias visuais nos jornais. Fase da atrao temtica, leitor procura matrias afins numa mesma pgina. Padres de coordenao de material iniciados pelo Jornal do Brasil e logo adotados pelos demais. 1963 Jornal do Brasil implanta o primeiro Departamento de Pesquisa, uma maneira de estender a notcia, de satisfazer em profundidade a sede despertada pela TV. Alm de armazenar informaes, produzia apoio para melhor circunstanciar o noticirio. Foi uma forma de aproveitar o grande nmero de recursos em livros, publicaes que invadiam o departamento e que, de outra forma, ficariam ociosos. A pesquisa, sob direo de Roberto Quintaes, passa a se adiantar aos acontecimentos e produzia features em diversas reas. A TV obrigou o jornal dirio a torna-se mais seletivo. Surgem as pginas econmicas, que antes eram apenas colunas de cotaes de mercadorias e moedas. No JB o aparecimento do jornalismo especializado e econmico surgiu em 1963, quando a inflao incorporou a temtica econmica s pautas cotidianas. 1970, auge dos assuntos econmicos e da linguagem pouco acessvel o economs (chamado assim por Carlos Lacerda). Jornalismo internacional tambm entre na fase urea.

As coberturas jornalsticas no JB se intensificaram, equipes eram mandadas para cobrir copas mundiais de futebol, festivais de cinema. A reao provocada pela TV tambm chegou s revistas ilustradas, que comearam a usar a cor regularmente em O Cruzeiro e Manchete. A atitude era uma ao preventiva contra a invaso das imagens em preto e branco da TV. A fase de ouro das revistas no durou muito, no mais que 10 anos, a densidade informativa do jornal dirio e a velocidade da TV pressionou o jornalismo ilustrado semanal. Mas elas ressurgiram na forma de revista interpretativa, como a Veja. Fins dos anos 60, comeo dos 70, surgem os fascculos (mistura de livro e revista). Inteligente sistema de colees, estimulava o processo de aprendizagem e a participao. Novas tecnologias, disco deixa de ser apenas musical, tornou-se educativo e depois foi transferido para o cassete. Video-teipes, xerox, copiagem de fitas, uma srie de combinaes usados pelos veculos. O livro tambm teve seu auge, mas foi um dos ltimos a se beneficiar da expanso do mercado de informaes. Sua exploso exagerada fez que o livro perdesse algumas caractersticas, como a perenidade. Ele se tornou, em alguns casos, incidente e peridico como as revistas, inacabado como o jornal e descartvel como qualquer produto daquela sociedade antes da crise do jornal, em 1973. A fase de ouro do livro como veculo no foi a fase de ouro do livro como contedo, a literatura. Mas familiarizou as novas geraes com o veculo. As profecias de McLuhan, de que os demais veculos sucumbiriam ao poder da Tv, no se concretizaram. A TV foi um estmulo para a sobrevivncia dos outros veculos. A exausto de recursos naturais, a mudana da filosofia de preos trouxe um fim pela corrida da quantidade. hora de valor.

A crise do papel e o papel dos jornais

A crise do papel no liquida os jornais, ela os transforma. A sociedade de massa criou uma condio intrnseca sua existncia: ela aberta mutvel, e por isso, permanente. A crise no nos obrigar a repensar somente o jornal (seu preo, escopo, apresentao), mas tambm seu relacionamento com o resto da veiculao e seus vnculos om a sociedade. O jornal subsistir enquanto permanecerem inalteradas estas condies: A personalizao da informao: Mesmo em grandes tiragens, o jornal dirigido para cada leitor em separado. Quanto mais massificada for a sociedade, mais o individuo vai buscar exclusividade, o que no encontra nos

meios eletrnicos, que so coletivos. Um aumento no preo do jornal acentuar mais a caracterstica. O ponto timo da periodicidade: O ritmo dirio o nico capaz de resistir ao degaste do tempo, conservando ao mesmo tempo o ingrediente da curiosidade. O ritmo dos jornais sintonizou-se com a sucesso dos dias. Amplitude: amplo e universal, diferente do livro (dirigido), da revista (nmero de temas limitados), TV (vdeo de um tema por vez, tirando programas jornalsticos). Veculos mistos s podem apresentar um tema por vez. O leitor governa a leitura do seu jornal, no est a seu merc. A amplitude que tem dos acontecimentos a mesma. Em matria jornalstica, o rdio continuar fornecendo o primeiro impacto da notcia. Como um veculo integrado ao ambiente, est fadado a furar a TV (com exceo dos horrios noturnos). Aps a informao dada pelo rdio, a notcia ser complementada pela TV. No telejornalismo, o que se perde em profundidade, ganha-se em animao, presena e contundncia. A explicao que a TV iniciou motiva o telespectador para transformase, no dia seguinte, num atento leitor de jornais. Em termos de quantidade (e superficialidade) a TV confirma seu lugar como o principal meio. Ela uma polarizadora de ateno. rgo de massa por excelncia, mas no deixa de buscar, como os outros meios, a exclusividade atravs dos sistemas fechados, como a TV a cabo. Pode ser o caminho para se compartimentalizar as categorias socioculturais. Para o autor, as revistas dirigidas iriam sofrer expanso ainda maior, no s por serem especializadas, mas por terem um pblico cativo, por assinatura, sem o problema do encalhe. Quanto maior for a o intervalo entre duas edies de uma revista, mais frgil e sujeita a interferncias ser sua compra. Para superar esse obstculo, Dines ressalta a assinatura e o sistema de entrega pelos correios. J sobre o que o jornal enfrentar com a crise do papel, Dines nomeia os problemas como 3E: Econmicos, Estratgicos e Estilsticos. Econmicos: aumento do preo do exemplar e o consequente aumento das tarifas de publicidade. O relacionamento leitor-jornal, que o novo preo pode intensificar, revalorizar a opinio dos jornais no Brasil, hoje to desestimulada. O aumento da dependncia do jornal ao leitor s pode trazer mais independncia ao veculo. O encalhe tambm dever ser revisto, tcnicas de marketing tero de ser adotadas para obter alvos especficos. Com a publicidade mais cara, o jornal ter que caracterizar melhor sua audincia, por menor que seja, deve ter um interessante mercado para a propaganda. Estratgicos: Quanto maior um jornal se torna, mais brechas ele deixa. O jornal que enfrenta dificuldades pode se aproveitar dessas brechas. Um grande supermercado, por exemplo, que no consegue anunciar no grande jornal, pode utilizar o jornal de bairro para divulgar seu produto. Outra estratgia para os jornais em dificuldade a especializao. Um exemplo citado pelo autor um jornal voltado para a periferia, que divulgue seu comrcio, sua vida comunitria. Por ltimo, o autor prope uma

antiga frmula, dentro das limitaes que o regime impe: procurar assuntos que permitam o jornalismo investigativo, que foi o forte de grandes jornais. Estilstico: Economistas ou empresrios, diante da crise, acabariam com o problema ordenando o corte de papel ou seu pronto fechamento. O jornalista preferir o caminho mais difcil, o engenho e a imaginao para criar um novo jornalismo. Novo jornalista ou jornalismo renovado Dines cita o Novo Jornalismo, fabricado pelos intelectuais norte-americanos, como Tom Wolfe, Norman Mailer e Jimmy Breslin. O autor defende que o novo jornalismo preconizado um velho estilo de escrever, adaptado ao que produzem aqueles intelectuais, entre a crnica, a reportagem e o depoimento. No uma nova concepo para um jornal, um gnero ao qual podem aderir apenas alguns grandes nomes, cujo peso da assinatura faz qualquer jornal disputar seus trabalhos. O E de problemas estilsticos pede uma tomada de posio bem mais ampla que o new journalism. Um jornal com menos papel ou com nova proporo entre texto e anncios, pede novas concepes. O jornal ter que aceitar a TV como seu principal concorrente e ver nos assuntos que ela aborda, nos seus programas noticiosos, o que ser pensado para escrever a matria do dia seguinte. Nos jornais fartos de papel era possvel noticiar, procurar a continuidade e interpretar os acontecimentos. Hoje, o factual deve ser deixado para o rdio e a TV, reservando o desdobramento para o jornal, com todas as circunstncias, no apenas as primarias. Em 1963 o JB fez um caderno especial de domingo com o jornalismo de melhor acabamento. Mas esse especial perdeu a caracterstica ao longo dos anos, pelo grande nmero de ensaios e monografias que surgiam. Para o leitor de hoje no basta saber o que acontece a sua volta, a informao deve conter os elementos: a dimenso comparada, a remisso ao passado, a interligao com outros fatos, a incorporao do fato a uma tendncia e a sua projeo para o futuro. Com essa nova angulao, chega-se mais perto do jornalismo interpretativo e investigativo. Para o gnero investigativo ser adotado preciso enfrentar certas barreiras, comeando pelo prprio jornal. Conforto e segurana, para muitos, melhor do que as incertezas de um rgo que luta para fazer valer sua foa. O jornalismo investigativo foi abandonado no Brasil quando os grandes jornais preferiram o jornalismo empresarial, informar sem se comprometer. Foi fatal quando organismos privados e pblicos passaram a divulgar, por releases e notas, informaes de seu interesse ou que lhes era solicitado. 1964 autoritarismo trouxe a era da nota oficial. O reprter recebe o texto pronto em vez de publicar suas prprias informaes por meio de vrias fontes. No mximo acrescentam um lead. O reprter e todo processo jornalstico acomodaram-se e deixaram de investigar. O jornalismo passou a viver de eventos e lanamentos. O JB tentou cobrir a microeconomia, os negcios, enquanto os outros jornais cobriam a macroeconomia

(economia em nvel de governo). No deu certo. As empresas, assim como os rgos pblicos, passaram a se comunicar s por notas oficiais. Jornalismo investigativo se relaciona com o interpretativo, pois ao colher causas e origens dos fatos, busca a ligao entre eles e oferece a explicao sobre a ocorrncia. Pode adotar atitude grave, estudiosa e, sobretudo, responsvel. E desde que o jornalista adote o principio de que qualquer questo oferece duas perspectivas, pr e contra, e que a boa reportagem aquela que consegue apresent-las com equidistncia, manter-se- a objetividade e padro tico. O jornalismo investigativo tirar o jornal da dependncia da TV. o jornal dirio que deve levantar os fatos, o reprter do jornal que deve desvendar o escondido. Mas preciso coragem e disposio para quebrar rotinas. O gnero interpretativo tambm deve fazer parte do jornalismo contemporneo. Jornal da Tarde de SP e a revista Veja mantiveram o desenvolvimento do gnero. Depoimento pessoal mais uma resposta do jornal mdia televisiva. O reprter de TV pode narrar para a cmera um fato com dramaticidade, e a realidade ser assimilvel. Mas conforme a teoria, com uso da imaginao o leitor tem uma melhor reteno. Assim, ao ler um depoimento de um jornalista que viveu os horrores de uma guerra, o leitor compe com suas prprias imagens uma descrio forte do acontecimento. No se deseja s o depoimento pessoal do reprter e nem apenas o lado emocional. O que se prope o uso das informaes colhidas com a presena ativa do reprter. Este jornalismo ativo representar a revalorizao do reprter, mais do que creditar suas matrias. O jornalismo de reprter conduzir uma reavaliao do contedo, que compreende o estilo, organizao da mensagem e avaliao de dados, em oposio ao jornalismo de massa de informao, que hoje domina os veculos. O problema do jornalismo a seleo versus quantidade. Na dvida do que agrada ao leitor, cobre-se tudo. O furo j no existe. O ltima Hora preparava diariamente uma lista com assuntos em que o jornal havia sido furado. O JB apresentava um relatrio dos assuntos que no tinha divulgado. O furo j no vital, impossvel a um jornal levantar todos os fatos novos. O jornal no mais farto, no pode ser quantitativo. Seleo e hierarquizao devem ser estabelecidos. E para que haja seleo, deve-se conhecer a audincia. Jornais que adotam cobertura extensiva deixam algumas brechas. Foi o que aconteceu com o Estado de So Paulo, ao ampliar seu horizonte, tornando-se o primeiro jornal brasileiro de referncia nacional e internacional, abriu mo de certos nveis de notcias e deixou espao para jornais provinciais no Estado. Saber quem l e o que publicar ser a frmula para um jornalismo realista para os dias de hoje. Seja qual for o leitor, ele no tem condies para absorver grande massa de assuntos. Cobrir tudo no julgar. Mas escolher o que importante e concentrar o engenho para aprofund-lo um estgio profissional aprofundado. Sobre as informaes utilitrias, como plantes de farmcias, lista de aprovados em vestibulares, Dines aponta que depender de cada jornal, do que importante para o pblico. Mas o correto rediscutir o que ser perdido com a publicao dessa informao. De modo geral, as informaes utilitrias mutveis devem ser

aproveitadas, como o tempo, programaes de espetculos. J as imutveis, como a lista de farmcias, so dispensveis.

A foice e o buril

Com a crise do papel, muitos tomaram medidas de emergncia quando o certo seria ter atitudes renovadoras. Ceifaram-se pginas, cadernos, equipes. Jornais gigantescos foram mutilados. Fala-se aqui em diminuir os corpos e ttulos, apertar fotos, retirar acessrios grficos. Tudo o que no soluo e que deixar o leitor insatisfeito. O leitor se acostumou com certo padro, sua mecnica ocular se ajustou a ele. Sobre o tamanho do jornal, Dines ressalta que o jornal standart (38x58cm) e o tablide (standart dobrado) esto superados. O ideal seria algo que se aproximasse do Le Monde, de Paris (33,5x39,5), com seis colunas. O standart muito grande e dificulta o manuseio, j o tabloide pequeno, desperdia papel pela perda da coluna central onde ocorre a dobra e tambm porque o formato pequeno obriga uma tipologia grande. O tabloide seletivo e sinttico e combina melhor com jornais semanais, mas no para jornais metropolitanos, com muitas pginas em pequenas dimenses. A soluo intermediria a melhor para o manuseio, aparncia e coordenao. Sobre o corpo tipogrfico, a tendncia civilizao visual, aumentar progressivamente os tipos. A crise no permitir novo aumento de tipos, mas no se pode voltar aos padres antigos ( comeou com corpo 6 e agora est em 9). Ttulos, subttulos, textos complementares, boxes, tornam o jornal mais bonito e a leitura mais atraente. Esses recursos propiciam a dupla-leitura. Charge, grficos, ilustraes tambm so utilizados. Mais uma vez o jornal com menos papel no pode dispens-los. A diviso do jornal em cadernos caracterstica da funcionalidade americana, para que fosse lido por mais pessoas de uma s vez, repartido. Nessa compartimentalizao do jornal, a mulher mantinha-se longe do noticirio. Para ela, havia a informao (casa, moda, crianas). A emancipao da mulher trouxe o fim dos cadernos exclusivamente femininos. No JB essa revoluo aconteceu em 1972. A editoria feminina foi liquidada, matrias mais leves foram incorporadas. O caderno de domingo no era mais feminino, mas voltado para toda a famlia. Introduo de novas rubricas, como comportamento, vida moderna, introduzidas pelo Jornal da Tarde e Veja. Um jornal mais caro, seletivo, cuidado no texto e na forma, fatalmente ter aprimorada sua impresso. Embora se gastasse muito com equipamentos, dificilmente havia boa qualidade no produto final. A nova rotativa apenas rodava mais depressa um maior nmero de pginas. Chega o problema de cor no jornal e o jornalismo, que acredita no impacto do preto e branco, teve que ceder aos avanos tecnolgicos. Os fabricantes das rotativas offset

ou do sistema tipogrfico caminham inflexivelmente para desenvolver o equipamento que imprime com rapidez, qualidade e em colorido. O novo jornal, fruto da crise do papel, adquire nova presena de contedo, novos contornos formais e procura um equilbrio entre o interesse pblico e o comercial.

Um dilema que no existe H pouco tempo o diretor - proprietrio de um jornal era um jornalista. Hoje um empresrio (um homem de negcios com treinamento profissional, tico, cultural, psicolgico, que assume a direo da instituio). Em alguns casos o empresrio tambm jornalista. Dines cita O Estado de SP, o qual foi montado e mantido por duas geraes de jornalistas descendentes de Jlio Mesquita. Para o autor, pode-se montar uma empresa lucrativa sob um jornal independente e vigoroso, pois com independncia e determinao que o jornal se torna respeitado e influente. a que comeam as complicaes geradas por interesses. O caminho no ceder presso, ser inviolvel com o compromisso com a verdade, s assim o jornal se tornar mais prestigiado, aceito e lucrativo. Um grande jornal deve comportar-se como um pequeno, seguindo seus princpios. O quarto poder, a imprensa, no instrumento arbitrrio daqueles que nominalmente detm a posse dos veculos. Acima de nmero de aes, quem dirige o jornal tem compromisso com a opinio pblica. Ao reclamar a liberdade de imprensa, obriga-se a cri-la em seu prprio veculo. At a dcada de 50 o comando do jornal era exercido pelo jornalista-proprietrio da empresa. A exceo era quando o proprietrio, ligado atividade politica ou econmica, delegava o cargo. Em 1962, o JB criou o cargo de editor-chefe, trazido por Nascimento de Brito. Com isso, houve uma interligao da operao jornalstica com as empresarias. A medida foi seguida pelos outros jornais brasileiros; hoje o cargo consagrado. JB fundou em 1966 a Agncia JB, uma cooperativa que funcionava como agncia de notcias para jornais do interior e do exterior. Constituio acionria: 51% para os proprietrios e 49% para os principais executivos da redao. O jornalista em funo de comando tambm deve ser uma ponte com a rea de publicidade do jornal, podendo descobrir novas reas de publicidade a serem empregadas. Como a pgina criada pelo JB, Portos e Navios, aps constatarem que o destino do Rio de Janeiro ligava-se ao desenvolvimento do seu porto. O que pode ameaar uma grande empresa jornalstica moderna no a nfase no jornalismo, mas a predominncia da tecnocracia e da burocracia. A viso do tcnico, mesmo com toda capacidade de organizar, planejar, controlar, setorial. Ele no pode comandar um processo que global. O jornal no tem partes nobres, tudo digno, igualmente elevado. Um suplemento infantil a concluso lgica de um esforo em prol da educao. o

conjunto do jornal que fatura, que sofre a ao da demanda, no cada uma de suas partes.

Precisa-se: gente igual com disposio diferente O pblico v o jornalista como um ser mitolgico. Informar um processo formador, em ltima anlise, o jornalista um educador. JB foi pioneiro no Brasil na integrao do jornal com a escola. Criou em 1965 um jornal-mural distribudo nas escolas, semanalmente. Depois surgiu uma revista para professores A escola da notcia. Jornalista um permanente buscador. Jornalista conformado no jornalista. No nvel operacional, o jornalista se caracteriza pela permanente tomada de decises. Seja no melhor ngulo da fotografia, no enfoque da notcia, na pergunta do entrevistado, na seleo do acontecimento, na palavra escolhida para o texto. Em cada deciso, a consequncia de responsabilidade. nico elemento capaz de reparar a imprensa o revigoramento geral do senso de responsabilidade. Primeiro, pelo Governo, criando o clima de liberdade com respeito. Depois, das fontes de notcias, que, percebendo a desateno do reprter se aproveitam para plantar informes perigosos. E da empresa, de onde deve partir uma atmosfera permanente de seriedade e dignidade. Outro componente da atitude jornalstica o de carter externo ou formais. a fase final da atividade jornalstica: a expresso do pensamento. Este instrumento de percepo a linguagem. O jornalista amplia seu repertrio vocabular com cada profissional que tem contato, com cada entrevista, com cada contato com a comunidade. Weltanschaaung (concepo de mundo), weltschmers (dores do mundo). Expresses filosficas, pouco usadas nas redaes, mas que esto presentes no comportamento do jornalista. O jornal fragmento da histria e da memria de um pas. Numa sociedade que busca aperfeioamento, a imprensa no pode ser constantemente ameaada porque tocou um fato inconfortvel. No pode ser fechado ou silenciado. O correto investigar os responsveis pelo fato que gerou a denncia. A resposta altura, a explicao so mais dignos do que a censura no caso de divulgado um escndalo. Quando Governo e elite entenderem isso, os jornalistas sero compreendidos. E podero ser melhores jornalistas.

A estrutura da colmeia

Wilbur Schramm foi o primeiro a discernir o papel da comunicao no desenvolvimento econmico. Para ele, no so os ndices econmicos que conferem importncia s naes. O que faz a verdadeira prosperidade o nvel de informao que circula num pas, os padres de comunicao que ali imperam.

Dines relata que a comunicao no Brasil, assim que descoberta, foi imposta por rgos de governos e instituies, que criaram mecanismos de comunicao s para control-la. No adianta divulgar apenas as grandes obras. preciso mencionar os problemas que geraram, assim ter na sociedade uma parceria construtiva. Aliana para o progresso do presidente John Kennedy trouxe para a vida pblica brasileira a obrigao de informar a concluso de contratos de financiamentos e o andamento das obras. Mas, as matrias pagas j eram rotina, a Aliana estimulou o jornalismo aleijo e uma fonte de renda perniciosa. Verbas para comunicao eram despropositadas. INAN Instituto Nacional de Alimentao e Nutrio, do Ministrio da Sade, fez uma grande campanha por uma alimentao criteriosa em 1974, mas no se preocupou em colocar aes em prtica. Schramm recomenda criar condies para que a indstria da comunicao tenha assegurado o perene e regular suprimento de matria prima e equipamento (para que crises como a do papel no aconteam). Schramm tambm destaca o problema do afunilamento da distribuio de produtos impressos no Brasil. A grande parte da populao no alcanada. No conseguiram inserir o jornal ao cotidiano do recm-alfabetizado. Dines ressalta que as bancas de jornais acabam prejudicando a distribuio dos impressos. Para o autor, as bancas so apertadas, no abrem espao para todos os jornais, acabam vendendo s os mais conhecidos, os que no aparecem so devolvidos como encalhe. Tmidas tentativas de vender livros e fascculos em farmcias, mercados, lojas mostram que o Brasil est apto para consumir produtos impressos, desde que acessveis. A criao de facilidades para a distribuio e o estmulo implantao de pequenos jornais provinciais permitiria que o consumo de impressos atingisse nmeros compatveis com a populao alfabetizada. A comunicao um processo mltiplo, funcionando bilateralmente e simultaneamente entre emissor e receptor. Numa comunicao em direo nica, emissor-receptor, sem retorno, temos s uma etapa primaria de divulgao. E mesmo quando h retorno, mas do qual no participa toda a audincia potencial, persiste a desfuno. Um pas s atinge a condio de nao quando h, entre governantes e governados, vnculos da comunicao plena. O pblico fareja a censura, ele sabe que, onde algo sem importncia foi publicado, era o lugar de algo que foi censurado. Em 1973, o Estado de SP e o Jornal da Tarde enviavam as matrias censuradas para as agncias de propaganda e leitores eminentes. Em 1972 a Policia federal distribuiu aos jornais um declogo intitulado Regras gerais da censura. Inconformidade com a censura de livros, peridicos, jornais e diverses.

Campanhas visando a revogao de Atos Institucionais, nomeadamente do Ato Institucional n5. Contestao ao regime vigente. Difere de oposio, que legal. Notcias sensacionalistas que prejudiquem a imagem do Brasil e tendentes a desnaturar as vitrias conquistadas pelo pas. Campanha de descrdito Politica Habitacional, Mercado de Capitais e outros assuntos de vital importncia para o governo. Assaltos a mo armada a estabelecimentos de crdito e comerciais, acompanhado de abundante noticirio, instrutivo e exemplificativo, em sentido negativo. Tenso entre igreja Catlica e o Estado e a agitao nos meios sindicais e estudantis. Ampla publicidade sobre naes comunistas e pessoas do mundo comunista. Crticas contundentes aos governadores estaduais, procurando demonstrar o desacerto da sua escolha pelo Governo Federal. Exaltao da imoralidade e do erotismo, notcias sobre homossexualismo, prostituio e txicos. A rigor, no podiam publicar muita coisa. Eram liberados para noticiar inauguraes, notas oficiais, acidentes de rua. Todo o aparato do Estado Novo ruiu fragorosamente com a publicao da famosa entrevista de Carlos Lacerda, com Jos Amrico de Almeida, no Correio da Manh, em fevereiro de 1945.

You might also like