You are on page 1of 6

Como Passar o Dia com Deus

por Rev. Richard Baxter

Portanto, quer comais, quer bebais, ou faais outra cousa qualquer, fazei tudo para a glria de Deus. Sono Controle o tempo do seu sono apropriadamente, de modo que voc no desperdice as preciosas horas da manh preguiosamente em sua cama. O tempo do seu sono deve ser determinado pela sua sade e labor, e no pelo prazer da preguia. Primeiros Pensamentos Dirijam a Deus os seus primeiros pensamentos ao acordar, elevem a Ele o corao com reverncia e gratido pelo descanso desfrutado durante a noite e confiem-se a Ele no dia que inicia. Familiarizem-se to consistentemente com isto, at que a conscincia de vocs venha a acus-los quando pensamentos ordinrios queiram insurgir em primeiro lugar. Pensem na misericrdia de uma noite de descanso, mal acomodados, padecendo dores e enfermidades, cansados do corpo e da vida. Pensem em quantas almas foram separadas dos seus corpos nesta noite, aterrorizadas por terem que se apresentar diante de Deus, e em quo rapidamente os dias e noites esto passando! Quo rapidamente a ltima noite e dia de vocs viro! Considerem no que est faltando no preparo da alma de vocs para tal momento e busquem isso sem demora. Orao Acostumem-se a orar sozinhos (ou com o cnjuge) antes da orao coletiva em famlia. Se possvel, que isto seja feito antes de qualquer outra ocupao.

Culto Familiar Realizem o culto familiar consistentemente e em uma hora em que mais provvel que a famlia no sofra interrupes. Propsito Bsico Lembrem-se do propsito bsico da vida de vocs, e quando estiverem se preparando para trabalhar ou realizar atividade neste mundo, que a inscrio santos para o Senhor esteja gravada no corao de vocs em tudo o que fizerem. No realizem nenhuma atividade que no possam considerar agradvel a Deus, e que no possam verdadeiramente afirmar que Deus a aprova. No faam nada neste mundo com nenhum outro propsito que no agradar a Deus, glorific-lO e goz-lO. O que quer que fizerdes, fazei tudo para a glria de Deus (1 Co.10:31). Diligncia na Vocao Realizem as tarefas concernentes ocupao de vocs cuidadosa e diligentemente. Assim fazendo: 1. Vocs demonstraro que no so preguiosos e escravos da carne (como aqueles que no podem negar-lhe o comodismo); e estaro mortificando todas as paixes e desejos que so alimentados pelo comodismo e preguia. 2. Vocs estaro mantendo fora da mente os pensamentos indignos que fervilham nas mentes de pessoas desocupadas. 3. Vocs no estaro desperdiando tempo precioso, algo do que pessoas desocupadas se tornam diariamente culpadas. 4. Vocs estaro num caminho de obedincia a Deus, enquanto que os preguiosos esto em constante pecado de omisso. 5. Vocs podero dispor de mais tempo para empregar em deveres santos se realizarem suas tarefas com diligncia. Pessoas desocupadas no tm tempo para os deveres espirituais, porque desperdiam tempo demorando-se em seus trabalhos.

6. Vocs podero esperar bnos da parte de Deus e provises confortveis para vocs e para as suas famlias. 7. Isto tambm pode exercitar o corpo de vocs, o que poder habilit-los mais para o servio da alma. Tentaes e coisas que Corrompem Estejam perfeitamente familiarizados com as tentaes e coisas que tendem a corromper voc, e sejam vigilantes o dia todo contra isso. Vocs devem estar alertas especialmente para as tentaes que tm se mostrado mais perigosas e cuja presena ou emprego sejam inevitveis. Estejam alertas contra os pecados mestres da incredulidade: a hipocrisia, a auto-suficincia, o orgulho, o agradar a carne e o prazer excessivo nas coisas terrenas. Tenham cuidado para no se deixarem atrair para uma mente mundana, e para os cuidados excessivos , ou desejos cobiosos pela abastana, sob a pretenso de serem diligentes no trabalho de vocs. Se tiverem que negociar com outras pessoas, tenham cuidado contra o egosmo ou qualquer coisa que se assemelhe injustia ou falta de caridade. Ao lidar com as pessoas, estejam alertas para no usarem de palavras vs e desocupadas. Sejam vigilantes tambm com relao s pessoas que tentam vocs ira (ou a qualquer tipo de pecado). Mantenham a modstia e a clareza, no falar, que as leis da pureza requerem. Se tiverem que conviver com bajuladores, sejam vigilantes para no se deixarem inchar de orgulho. Se tiverem de conviver com pessoas que desprezam ou injuriem vocs, resistam contra a impacincia e o orgulho vingativo. No incio estas coisas sero muito difceis, enquanto o pecado for forte em vocs. Mas to logo tiverem adquirido profunda compreenso do perigoso veneno de qualquer destes pecados, o corao de vocs ir pronta e facilmente evit-los. Meditao

Quando estiverem sozinhos nas ocupaes de vocs, aprendam a remir o tempo em meditaes prticas e benficas. Meditem na infinita bondade e perfeies de Deus, em Cristo e na obra da redeno, nos cus e em quo indignos so de irem para l e em como vocs merecem a misria eterna do inferno. Remindo o Tempo Valorizem o tempo de vocs. Sejam mais cuidadosos em no desperdi-lo do que o so em no desperdiar dinheiro. No permitam que recreaes inteis, conversas vs e companhias no proveitosas, ou o sono roubem o preciosos tempo de vocs. Sejam mais cuidadosos em escapar das pessoas, aes ou situaes da vida que tendem a roubar o tempo de vocs do que o seriam em escapar de ladres ou salteadores. Certifiquem-se no apenas de no estarem sendo desocupados, mas de estarem usado o tempo de vocs da maneira mais proveitosa possvel. No prefiram um caminho menos proveitosos um outro de maior proveito. Comer e Beber Comam e bebam com moderao e gratido, para serem saudveis e no por prazer intil. Jamais satisfaam o apetite pela comida ou bebida quando isto tender a fazer mal sade de vocs. Lembrem-se do pecado de Sodoma: Eis que esta foi a iniquidade de Sodoma, tua irm: soberba, fartura de po e prspera tranqilidade, teve ela e suas filhas... (Ez.16:49). O Apstolo Paulo chorou quando mencionou aqueles: cujo destino a destruio, cujo deus o ventre, e cuja glria est na infmia; visto que s se preocupam com as coisas terrenas (Fp.3:19). Estes so chamados de inimigos da cruz de Cristo (v.18). Porque se viverdes segundo a carne, caminhais para a morte; mas se pelo Esprito mortificardes os feitos do corpo, certamente vivereis (Rm.8:13). Pecados Prevalecentes (queda em pecado)

Se qualquer tentao prevalecer, e vocs vierem a cair em qualquer pecado adicional s deficincias habituais de vocs, lamentem imediatamente e confessem isto a Deus. Arrependam-se rapidamente, custe o que custar. Certamente custar mais ainda continuar no pecado e sem arrependimento. No faam pouco caso das falhas habituais de vocs, mas confessem-nas e esforcem-se diariamente contra elas, tendo cuidado para no agrav-las pela falta de arrependimento e pelo descaso. Relacionamentos Atentes diariamente para os deveres especiais relativos aos vrios relacionamentos de vocs, seja na condio de maridos, esposas, filhos, patres, empregados, pastores cidados ou autoridades. Lembrem-se que cada relao tem seus deveres especiais e seus proveitos da realizao de algum bem. Deus requer de vocs fidelidade nestes relacionamentos, bem como em quaisquer outros deveres. Ao Final do Dia Antes de dormir, sbio e necessrio relembrar as nossas atitudes e misericrdias recebidas durante o dia que termina, de maneira que sejam agradecidos por todas as misericrdias recebidas e humilhados por todos os pecados cometidos. Isto necessrio a fim de que vocs possam renovar o arrependimento bem como ser mais resolutos na obedincia, e a fim de que examinem a si mesmos, para ver se a alma de vocs progrediu ou piorou, para ver se o pecado foi diminudo e a graa aumentada; e para avaliar se vocs esto mais preparados para o sofrimento, para a morte e para e eternidade. Concluso Que estas instrues sejam gravadas na mente de vocs e se tornem prtica diria nas suas vidas.

Se vocs observarem sinceramente estas instrues, elas conduziro vocs santidade, frutificao, tranqilidade na vida, e ainda acrescentaro a vocs uma morte confortvel e em paz.

Nota sobre o Autor: O Rev. Richard Baxter foi um conhecido pastor reformado, o qual viveu na Inglaterra durante o sculo XVII (1615 1691). Era um no-conformista, que tentou reformar a Igreja da Inglaterra, sendo muitas vezes preso por isso. Dentre os seus livros mais importantes esto: O Pastor Reformado (PES), O Descanso Eterno dos Santos, A Vida Divina, Um Tratado sobre a Converso, Um Apelo ao no Convertido, Agora ou Nunca, Convite para Viver (PES) e muitos outros clssicos evanglicos. Os escritos, a pregao e a vida de Baxter produziram um inegvel reavivamento espiritual na cidade de Kdderminster, onde realizou o seu ministrio. Quando ele chegou na cidade, eram poucos os crentes e duvidosas as suas converses. Algum tempo depois , entretanto, o templo de sua igreja teve que ser aumentado - ainda assim no comportava mais as pessoas, que escalavam as janelas para ouvir suas pregaes; muitas ruas da cidade tiveram todos os seus moradores convertidos; podia-se ouvir centenas de pessoas cantando hinos de louvor a Deus em plena rua; e as converses davam provas suficientes de serem sinceras e profundas. Traduo: Pastor Paulo Anglada

You might also like