You are on page 1of 5

Resumos Direito

Direito Comercial -> O Direito comercial abrange, por um lado, o comrcio propriamente dito, ou seja, atos de mediao entre produtores e consumidores e atos das pessoas que exercem essas funes, e, por outro lado, abrange outras atividades como indstria transformadora, dos transportes e da construo. Podemos dizer ento que o direito comercial abrange os direitos dos atos do comrcio e o direito dos comerciantes. Lacunas -> situaes que no esto previstas na lei e tem que se adaptar outras leis. Direito Civil (Cdigo Civil) -> o direito subsidirio do direito comercial nos casos omissos, que se aplica quando no haja na lei mercantil qualquer norma que regule qualquer situao e no haja na lei mercantil nenhum caso anlogo. Fontes do direito comercial (de onde vem e como se manifesta): I - Fontes Internacionais -> Regulamentos (1) e Diretivas (2) da comunidade europeia. (1) Aplicam-se diretamente na nossa fonte jurdica interna, pelo facto de pertencermos U.E. (2) Tm que ser transportadas para o nosso direito II Fontes Internas: 1. A Leis constitucionais (a nossa constituio de 1976.) B Leis (Assembleia da Republica) C Decretos de Lei (Governo) D Decretos Legislativos regionais (emitidos pelas regies autnomas da Madeira e Aores). Referendos -> quando somos chamados a votar para a aprovao de uma nova lei. E Regulamentos (servem principalmente para materializar as leis ou decretos-lei) 2. Jris prudncia -> conjunto de orientaes seguidas pelos tribunais superiores e no julgamento dos diversos casos concretos da vida social. 3. Doutrina -> atividade de estudo terico do direito, que formula juzos acerca da adequada regulamentao das relaes sociais contribuindo assim para a formao do direito. 4. Costume -> a prtica constante e reiterada de determinado comportamento com a convico da sua obrigatoriedade jurdica. (touros de barrancos)

Assembleia da Republica -> Tem mais legitimidade, pois foi eleito pelo povo. Legisla: -> Matrias de reserva absoluta (1) -> Matrias de reserva relativa (2) (2) -> Leis de autorizao -> Decreto de Lei. Governo -> Competncia exclusiva em matrias sobre a sua organizao e funcionamento. Legisla:

-> Matrias da reserva relativa da assembleia da repblica -> Matrias concorrentes (aquelas que no esto previstas) Sujeitos Qualificveis como comerciantes: Art.13 n1 Cdigo Comercial -> abrange 2 categorias: -> n1 Pessoas Singulares -> n2 Pessoas coletivas (sociedades comerciais), art.980 do cdigo civil Requisitos: 1 Capacidade para a prtica de atos comerciais; 2 Exerccio profissional do comrcio; 3 Exerccio do comrcio em nome prprio. 1 Capacidade para a prtica de atos comerciais: No cdigo comercial pouco refere acerca deste assunto. Por exemplo, um menor de 12 anos que seja proprietrio de uma quinta possui o direito de gozo inerente a esse direito de propriedade, ou seja, pode usar, alienar (vender) ou onerar (hipotecar) o seu bem tem os direitos mas no os pode exercer livre e pessoalmente na medida em que sofre de uma incapacidade de exerccio por menor de idade. Sendo assim, todos tm capacidade para o exerccio do comrcio, a no ser que sofram de alguma das incapacidades previstas na lei civil, como seja: 1 A menoridade (art. 121 e seguintes do Cod. Civil) 2 A interdio (art. 138 do Cod. Civil) 3 A inabilidade (art. 152 e seguintes do Cod. Civil) 4 A incapacidade acidental (art. 257 do Cod. Civil) 2 Exerccio profissional do comrcio: Implica a prtica repetida e habitual de atos de comrcio, ou seja, implica o exerccio de determinada profisso a qual a pessoa se dedica habitualmente o seu modo de vida, assim, no deve ser considerado comerciante quem pratica um s ato ou vrios atos isolados e sem continuidade. 3 Exerccio do comrcio em nome prprio: Este requisito no est expresso no artigo 13 do cdigo comercial, no entanto torna-se essencial na medida em que permite distinguir entre aqueles que so comerciantes e outras categorias de pessoas que embora desenvolvam a sua atividade no mbito do comrcio no so comerciantes, por exemplo, o empregado comercial tem capacidade de atos de comrcio, exerce-o profissionalmente mas no comerciante, porque o exerce em nome da sua entidade patronal. Sujeitos no qualificveis como comerciantes: A lei exclui determinadas atividades econmicas do campo da comercialidade: 1 Atividade Agrcola -> esta atividade encontra-se expressamente excluda pela lei do domnio do comrcio (art.230, paragrafo 1, primeira parte, do Cdigo Comercial) 2 Atividade Artesanal -> exercida diretamente pelo arteso. 3 Os profissionais liberais -> so pessoas singulares que exercem de modo habitual atividades pessoalmente intelectuais e que esto sujeitas a regulamentao prpria, como por exemplo os mdicos, os advogados, engenheiros, etc.

4 Trabalhadores autnomos -> (art. 230, pargrafo 3 do Cd. Comercial) por exemplo pintores, cientistas, msicos, etc 5 Pessoas coletivas pblicas e territoriais -> estado, distritos, paroquias, municpios, etc 6 Pessoas coletivas pblicas do tipo institucional -> estabelecimentos pblicos, fundaes pblicas, etc 7 Pessoas coletivas pblicas do tipo associativo -> ordens profissionais e cmaras profissionais. 8 Associaes e fundaes de direito privado -> asilos, misericrdias. Sujeitos legalmente inibidos do exerccio do comrcio I -> Entidade coletiva 1 Associaoes de fim desinteressado ou altrustico, no podem ser comerciantes pois no tem por objetivo interesses materiais. 2 Associaoes de fim interessado ou egostico mas ideal, como por exemplo associaes culturais recreativas e desportivas. 3 Associacoes de fim interessado ou egostico mas econmico e no lucrativo como por exemplo as associaes de empregadores e as associaes sindicais II -> Pessoas singulares artigo 14 n2 do Cd. Comercial 1 Incompatibilidades a impossibilidade legal de exercer o comercio, por um sujeito que desempenha certas funes ou esteja em determinada situao jurdica: a) Gerentes Comerciais (art. 253) b) Scios das sociedades comerciais (art. 18, cdigo das sociedades comerciais) c) Gerentes das sociedades comerciais (art. 254 n1, cdigo das sociedades comerciais) d) Os administradores das sociedades anonimas (art. 398 n3, cdigo das sociedades comerciais) e) Os scios comanditados (art. 455, cdigo das sociedades comerciais) Todas estas incompatibilidades so relativas na medida em que so apenas parciais e podem ser afastadas mediante a autorizao de certos sujeitos ou rgos so no fundo proibies legais de concorrncia. II -> Incompatibilidades de direito publico: Resultam da necessidade de manter a dedicao total ou imparcialidade das pessoas que exercem determinadas funes impedido-as de exercer qualquer outra atividade publica ou privada. 1 Magistrados judiciais em exerccio de funes; 2 Magistrados do ministrio pblico; 3 Militares. Se uma destas pessoas deobedecendo a lei, exercer profissionalmente o comrcio, torna-se comerciante pois preenche todos os requisitos necessrios previstos no art.13 do Cd. Comercial, sendo os atos praticados validos, as consequncias da violao da lei, podem ocorrer ao nvel disciplinar quanto as funes que exigem exclusividade. Interesse prtico da qualificao dos sujeitos como comerciantes 1 H atos que apenas so qualificados como comerciais se forem praticadas por comerciantes, por exemplo, a compra e venda (art. 463 do Cd. Comercial) 2 Os comerciantes esto sujeitos a obrigaes especficas (art. 18 do Cd. Comercial) 3 A lei estabelece privilgios exclusivos dos comerciantes, por exemplo, a prova de certos atos

entre comerciantes encontra-se facilitada face aos artigos 250 a 400 do Cd. Comercial, ao contrrio do que acontece para os no comerciantes de acordo com o previsto no artigo 1143 do cd. Comercial. 4 Possibilidade de aplicao de uma taxa de juro moratria que acresce a taxa de juro normal, nos crditos dos comerciantes (art. 102, paragrafo 3 do Cd. Comercial). 5 Ilimitao da responsabilidade dos comerciantes em nome individual, ou seja, todo o patrimnio do comerciante em nome individual responde pelo integral comprimento das obrigaes comerciais sejam os no valores afetos ao comrcio. EIRL (Estabelecimento individual responsabilidade limitada Hoje em dia existe o EIRL, instituto que permite ao comerciante em nome individual limitar a sua responsabilidade face aos credores comerciais. O EIRL foi criado pelo Decreto-Lei 248/86 de 25 de Agosto e acolhe a ideia de separao entre o patrimnio afeto ao exerccio do comrcio e o patrimnio pessoal do comerciante limitando assim a sua responsabilidade. 6 A responsabilidade por dvidas dos comerciantes casados diferente que vigora para os no comerciantes decorrendo o mesmo da conjugao do disposto dos artigos 15 do Cd. Comercial, artigo 1691 alnea D e artigo 1695 do cdigo civil. So de responsabilidade de ambos os cnjuges as dividas: a) Contraidas pelos 2; b) Contraidas por um como consentimento do outro; c) contradas por um: 1 -> para acudir aos encargos normais da vida familiar; 2 -> exerccio do comercio, neste caso o creador ter que provar que: a) -> o devedor comerciante b) -> contraiu a divida no exerccio do comercio, esta prova facilitada pela presuno estabelecida no artigo 15 do Cd. Comercial. Os Cnjuge que pretenda afastar a sua responsabilidade ter que fazer prova de uma das seguintes situaes: 1 que casado no regime de separao de bens; 2 que a dvida no esta relacionada com o comercio do seu cnjuge; 3 que no houve proveito comum do casal. Caso a divida seja considerada comum responderam pela mesma em primeiro lugar, os bens comuns do casal e na sua falta ou insuficincia de bens prprios de cada um dos cnjuges, se a divida for considerada prpria responderam em primeiro lugar os bens prprios do cnjuge devedor e subsidiariamente a sua metade dos bens comuns do casal. Sociedades comerciais 1 Noo de sociedades comerciantes (artigo 980 do cdigo civil e artigo 1 n2 do Cdigo das Sociedades Comerciais) 2 Processo de constituio: 3 fases: 1 Ato inicial de constituio; 2 Registo; 3 Publicidade. 1 Artigo 7 do Cdigo das sociedades comerciais: Em principio o ato de constituio um contrato escrito com reconhecimento presencial das

assinaturas e do qual devem constar os elementos a que se refere o artigo 9 do Cd. Das sociedades Comerciais, pode no entanto ser exigida a constituio da sociedade por escritura publica no casa dos scios entrarem para a sociedade com bens, s por essa forma passam a ser transmitidos no ato da constituio, os scios devem possuir um projeto dos estatutos. Para alem destas formas de constituio da sociedade existe o regime especial de constituio imediata que reservado s sociedades anonimas e s sociedades por quotas, neste caso, os scios tm que optar por uns estatutos e uma firma que constem dos modelos aprovados pelo instituto de registos. 2 O registo da sociedade constitutivo o que significa que a sociedade apenas existe e adquire personalidade jurdica aps o registo (artigo 5 do cdigo das sociedades comerciais). 3 Artigo 167 do Cd. Das Sociedades Comerciais Quando falha uma destas fases no processo na constituio da sociedade surgem as chamadas sociedades irregulares. 1 Sociedade aparente -> neste caso no h qualquer sociedade ou propsito de a constituir, h apenas uma fachada. Neste tipo de sociedade os scios respondem perante terceiros, solidria ou ilimitada pelas dvidas contradas; 2 aquela em que falta ou h irregularidade no ato de constituio. Neste caso, os scios respondem perante terceiros (pessoal e solidariamente) mas subsidiariamente (art. 36 n2 do C.S.C.) 3 Sociedade onde falta o registo, neste caso, o tipo de responsabilidade atribuda aos scios depende do tipo de sociedade em causa (art. 37 ao 40 do C.S.C.) Classificao das Sociedades

You might also like