You are on page 1of 12

0

ACADEMIA DE POLCIA MILITAR DE ALAGOAS SENADOR ARNON DE MELLO

SRGIO ANTNIO LIMA MARCOS ANTNIO LINS

A IMPORTNCIA DA SADE FSICA DO POLICIAL MILITAR PARA O DESEMPENHO DO SERVIO OPERACIONAL

MACEI 2013

SRGIO ANTNIO LIMA MARCOS ANTNIO LINS

A IMPORTNCIA DA SADE FSICA DO POLICIAL MILITAR PARA O DESEMPENHO DO SERVIO OPERACIONAL


Artigo apresentado Diviso Tcnica de Ensino da Academia de Polcia Militar de Alagoas Senador Arnon de Mello, como requisito para Concluso do Curso de Habilitao de Oficiais Administrativos e Especialistas.

Orientador: Prof. Msc. Eraldo de Souza Ferraz

MACEI 2013

A IMPORTNCIA DA SADE FSICA DO POLICIAL MILITAR PARA O DESEMPENHO DO SERVIO OPERACIONAL

Srgio Antnio Lima (APMSAM-AL) serginhoaloprado@hotmail.com Marcos Antnio Lins(APMSAM-AL) marcos44oe@hotmail.com

RESUMO:O presente artigo tem como objetivo demonstrar a importncia da prtica de atividade fsica por parte dos policiais militares como instrumento de melhor prestao de servio comunidade. O trabalho partiu da problemtica: qual a importncia da prtica de atividade fsica para o policial militar que desenvolve a atividade operacional na PMAL? Esta problemtica gerou a hiptese que os policiais militares que desenvolvem alguma atividade fsica desenvolvem sua atividade operacional com uma melhor qualidade. Do ponto de vista tericometodolgico um estudo bibliogrfico e acrescido de uma coleta de dados atravs de uma entrevista com um membro do Departamento de Educao Fsica (DEF) da PMAL, que foi analisada e interpretada sobre a temtica deste trabalho. Do que foi analisado, conclui-se que atualmente a Corporao ainda no possui uma poltica efetiva para a preparao do policial militar para o desenvolvimento de suas atividades operacionais. O que pode ser apresentado como soluo uma otimizao do trinmio servio-descanso-atividade fsica, para que nossos policiais possam realizar alguma atividade fora da Corporao em seus momentos de folga, no apenas para um melhor desempenho no servio, mas como um elemento promotor de sade. Palavras-chave: Sade Fsica. Policial Militar.Atividade Operacional.

1 INTRODUO

A vida agitada, pouco sono, alcoolismo, drogas, alimentao rpida e artificial, o trnsito, a poluio etc. podem condicionar o homem ao estresse constante. Tem-se, no estresse, uma das grandes causas da quebra do bom relacionamento familiar, perda do senso de humor, insnia e dificuldades de relacionamento. caracterstica, nos indivduos com estresse, a descarga da sua irritao, angstia e agressividade, nos filhos, na esposa e no trato com as pessoas em geral. Tudo isso leva a um envelhecimento precoce, havendo uma antecipao no tempo de chegada velhice. Na rea social, o estresse vem da instabilidade econmica e de controles rgidos estabelecidos pela sociedade. A sensao de insegurana pessoal tem elevado o nvel de estresse do Homem. Na rea policialmilitar, a situao mais complexa. O Policial Militar deve estar preparado para atender a ocorrncias em que as pessoas esto sob tenso e estresse, sempre isolando o seu prprio estresse que o acompanha no dia-adia. Em razo disto, h que se buscar um bom preparo profissional (conhecimento) e um bom preparo fsico e mental (condicionamento fsico e concentrao).

O Policial Militar deve reunir controles internos psicofsicos para isolar os seus fatores estressores, daqueles que esto sendo refletidos pelas partes de uma ocorrncia policial.A atividade policialmilitar resume-se pelo sacrifcio da prpria vida em prol da sociedade. Estar bem condicionado fisicamente, alm de ser uma obrigao regulamentar deveria ser um ato de conscincia profissional, pois nas atividades basilares da profisso policialmilitar, h o enfrentamento dirio de situaes de altorisco, na qual o policial-militar se v diante de situaes que necessitam de suas aes tcnicas e tticas para um perfeito desempenho. Tambm no se esquecendo do controle emocional, para poder agir na plenitude da conscincia, sem cometimento de abusos e no delineamento legal. imprescindvel a correlao da Educao Fsica, Defesa Pessoal e Tiro Policial Militar, no embasamento da capacidade de resposta eficiente e eficaz diante da ocorrncia policialmilitar. Se um dos fatores como, condicionamento fsico, defesa pessoa ou Tiro Policial Militar, estiver deficiente na concepo de proficincia profissional, ento o policialmilitar poder enfrentar situaes com resultados nefastos, seja individualmente, institucionalmente e socialmente. Qual a importncia da prtica de atividade fsica para o policial militar que desenvolve a atividade operacional na PMAL? Os policiais militares que desenvolvem alguma atividade fsica desenvolvem sua atividade operacional com uma melhor qualidade. O presente artigo tem como objetivo demonstrar a importncia da prtica de atividade fsica por parte dos policiais militares como instrumento de melhor prestao de servio comunidade. Do ponto de vista terico-metodolgico um estudo bibliogrfico, atravs de um estudo sistematizado desenvolvido como base em publicaes escritas e disponveis na Internet eacrescida de uma coleta de dados atravs de uma entrevista com um membro do Departamento de Educao Fsica (DEF) da PMAL, que foi analisada e interpretada sobre a temtica deste trabalho. Inicialmente, busca-se descrever os benefcios da prtica de atividade fsica; descrever como desenvolvida a atividade operacional na PMAL; analisar quais os atributos fsicos necessrios para um bom desempenho da atividade policial.

2 OS BENEFCIOS DA PRTICA DE ATIVIDADE FSICA

Para a maioria das pessoas h muitos benefcios associados com uma regular atividade fsica, obteno de sade e bem-estar, reduo mental e stress emocional, obteno de uma melhor aparncia pessoal, decrscimo de incidncia de doenas degenerativas em componentes de sade em comum, obteno de melhor rendimento cardiovascular, obteno de fora e resistncia muscular, aumento na flexibilidade (SOARES, 2008). Para Maegerlin & Hollmann apud Silva e Soares (2005, p. 39), o nico mtodo at hoje cientificamente seguro de manter o homem que est envelhecendo biologicamente mais jovem do que corresponde a sua idade cronolgica, o treinamento corporal. Pessoas de mais idade que praticam esportes conseguem ser 10 a 12 anos mais jovens, em relao sua idade biolgica, do que no esportistas da mesma idade; de certa forma, conseguem ter 40 anos durante 20 anos. Ser fiel ao esporte significa viver mais e ter mais vida durante mais tempo (SILVA; SOARES, 2005). Para o desenvolvimento de qualquer trabalho, o ser humano necessita ter determinados requisitos, para que possa realiz-las de forma satisfatria.Nas palavras de Sharkey (2002, p. 284):

Certos trabalhos ainda requerem fora e resistncia pelo menos parte do tempo. De trabalhadores da indstria pesada, construo, agricultura, florestais, de segurana publica e de militares, frequentemente se exige que empreguem esforo vigoroso. Sem condicionamento apropriado, o estresse do trabalho vigoroso pode ser desagradvel ou pior, assim, a preocupao com a sade e segurana desses trabalhadores incitou procedimentos de avaliao para certificar que o trabalhador capaz de ajustar-se s exigncias do trabalho. Muitas empresas instituram programas de aptido para os empregados para auxilia-los a atingir e manter nveis de exigncia de capacidade de trabalho.

Atualmente, as empresas buscam elevar seu grau de eficincia, e para tanto vem investindo de forma macia no aumento da capacitao e especializao de seus funcionrios. No caso da Polcia Militar, que tem por misso precpua a preservao de ordem pblica, e ter no atendimento ao pblico a sua razo de existncia, a sociedade sempre questiona a capacitao destes profissionais, pois acredita que a sua formao deveria ser o suficiente para termos um profissional altamente qualificado. Segundo Santos e Alcntara (2005, p. 28), a atividade fsica, desenvolve convenientemente um indivduo mantendo-o em equilbrio total, ou seja, melhorando a sua destreza, agilidade, fora fsica, resistncia, etc., bem como, influindo favoravelmente na sua formao moral e intelectual. Segundo a "Health Maintenance, Newport Beach", citado por Soares (2008, p. 33), muitas pessoas querem saber por que eles deveriam exercitar-se regularmente e quais os

benefcios lhes poderiam ser proporcionados com uma regular participao num programa de exerccios. Nesta pesquisa foram delineados os motivos que levam as pessoas prtica de alguma atividade fsica, onde se destacam: obteno de sade, reduo de peso e medidas, lazer, aumento da aptido fsica, aumento da resistncia cardiovascular, indicao mdica e socializao (SOARES, 2008).

3 O DESENVOLVIMENTO DA ATIVIDADE OPERACIONAL NA PMAL Para Silva e Silva (2010, p. 8), o policial militar deve saber julgar o seu preparo profissional. Sabe tambm, que o responsvel pelo seu adestramento fsico. Os policiais em seu cotidiano so submetidos a situaes de grande estresse, onde podemos destacar: o cansao fsico e a falta de equilbrio emocional, sendo esta ltimaresponsvel pela tomada de atitudes desequilibradas e fora do contexto tcnico dentro de situaes de crise. Como consequncia, estas atitudes conduzem ao atendimento ineficiente de ocorrncias policiais e um desgaste da Corporao e do prprio policial militar frente comunidade onde ele trabalha (SANTOS; ALCNTARA, 2005). Valla (2002, p. 37) descreve as agruras do ofcio do policial militar:

A profisso militar caracteriza-se por exigir do indivduo inmeros sacrifcios, inclusive o da prpria vida, em prol da vida do outro. A morte uma realidade na vida deste profissional visto que o mesmo tem que saber lidar com a morte das vtimas, dos criminosos, dos prprios companheiros de trabalho e tambm com a ideia de que sua prpria vida corre perigo.

Sobre a diversidade da atividade de policiamento Silva e Silva (2010, p. 16) assim esclarece:

As atividades de policiamento so diversas e bastante dinmicas. Diversas, no sentido do grande nmero de formas de fazer policiamento, e dinmicas, em face de que em uma mesma modalidade, existe uma multiplicidade de aes que se alternam, em funo de circunstncias ditadas pela conduta social da populao. O policial deve estar preparado para mudar o comportamento, dando respostas s exigncias de cada caso.

A afirmao anterior deixa bem claro a necessidade de um bom vigor fsico para os policiais militares, onde este profissional deve ter um trabalho diferenciado, busca um aprimoramento de todas as valncias fsicas indispensveis ao desenvolvimento de seu

trabalho como a velocidade, resistncia cardiorrespiratria, flexibilidade, potncia, dentre outras (CERQUEIRA; VIANA, 2005). O trabalho policial possui caractersticas bem peculiares, quase que exclusivas desta profisso, onde seus profissionais esto sempre sob uma alta carga de estresse, onde podemos citar a baixa remunerao pelo risco que corre no trabalho, ausncia e problemas com a famlia, exposio s mazelas sociais que podem afet-lo emocionalmente, escalas de servios desgastantes e a consequente falta de tempo de lazer com os entes (OLIVEIRA; SANTOS, 2010). Silva apudSoares (2008, p. 23), descrevem os efeitos do estresse no exerccio da atividade policial:

Aps oito ou nove horas o policial comear a ficar irritadio, a ter dificuldade de discriminar objetos, a empobrecer sua capacidade de julgamento e de deciso. Diante disto, o grau de estresse passa a ser muito alto e pode atingir o policial de forma negativa, influenciando de maneira significativa o seu desempenho, podendo inclusive, redundar em comportamentos perigosos para o policial ou para as pessoas com quem o policial interage, inclusive com os seus colegas.

Podemos verificar que o cotidiano de um policial militar descrito como uma atividade extrema, cercado de estresse e incertezas. Com isso, encontra-se cristalina a necessidade de um bom condicionamento fsico, a cultura do "mens sano corpore sano". Para Silva e Silva (2010, p. 65), imprescindvel correlao da Educao Fsica, Defesa Pessoal e Tiro Policial, no embasamento da capacidade de resposta eficiente e eficaz diante da ocorrncia policial. Se houver deficincia de um dos pontos acima citados na concepo de proficincia profissional, ento o policial militar poder enfrentar situaes com resultados nefastos, seja individualmente, institucionalmente e socialmente. Numa pesquisa feita na Polcia Militar de So Paulo, ficou bem demonstrado que a condio fsica necessria, pois na maioria das ocorrncias policiais militares h a necessidade de esforos fsicos na atuao do policial militar, como se v no texto abaixo:
Quando se questionou na pesquisa: realizou algum esforo fsico na ocorrncia, no qual muito importante para verificar se, no volume das ocorrncias, a condio fsica necessria. A amostra determinou as seguintes respostas: 70 PM (68%) realizaram esforo fsico; 23 PM (22,3%) no realizaram esforo fsico; 10 PM (9,7%) no responderam. Verificou-se, portanto, de imediato, que nos atendimentos s ocorrncias de alto risco, essencial que o policial esteja bem preparado fisicamente, pois, nesses tipos de ocorrncias, as valncias fsicas so sempre solicitadas. Verificou-se, tambm,

que, entre os 70 PM que efetuaram algum esforo fsico, 50 policiais (71,4%) praticavam alguma atividade fsica e isso deve ter ajudado as suas condutas profissionais. Procurou-se descer aos detalhes, e a se pode constatar que 52,4% desses policiais precisaram correr em mdia 97 metros, com intensidades variadas, prevalecendo o pique (corrida de curta distncia) e apenas 10,7% (11 policiais) efetuaram corridas longas. Entre esses ltimos 11 policiais, 8 (72,7%) faziam atividades fsicas. So relatadas, na pesquisa, outras qualidades fsicas que foram necessrias na atuao dos PM, entre elas 16 PM (22,9%) tiveram necessidade de subir, escalar algum obstculo. Verificando-se o IMC, a mdia encontrada foi de 28,6, bem acima da mdia geral. Presume-se que tiveram dificuldades em escalar os obstculos por estarem com excesso de peso, j que subiram muros, escadas, barrancos, lajes etc., obstculos esses com mdia de altura de 3,4 metros.

Com se pode verificar, diferente dos cidados comuns, o policial militar no pratica exerccios fsicos apenas para obter uma melhora em sua sade, ele busca melhorar a sua performance e alcanar um bom nvel de aptido fsica para melhor atuar na sua profisso.

3.1 ATRIBUTOS FSICOS NECESSRIOS PARA UM BOM DESEMPENHO DA ATIVIDADE POLICIAL

O condicionamento fsico, em todas as Polcias Militares, deveria ser uma prioridade, pois visa sade de seus integrantes e busca capacit-los para o exerccio da profisso (SILVA; SILVA, 2010). De acordo com Gonalves, Pinto e Teubert (2009, p. 19):

Alguns bons motivos para fazer atividade fsica: diminuio da gordura corporal, o controle da presso arterial e da taxa de colesterol. O ganho de um corpo mais torneado, uma melhor forma de lidar com estresse fsico e emocional fortalecendo a autoestima e ainda pode aumentar o crculo de amizades. Mas, para que ocorram todos esses ganhos, preciso praticar no mnimo cinco dias por semana, durante 30 minutos, e com intensidade suficiente para elevar as frequncias respiratria, cardaca e a transpirao.

Para o policial militar, o vigor fsico imprescindvel, seja para realizara descida de uma grota, ou correr entre becos estreitos de favelas e saltar muros, como tambm ter de usar da fora fsica para a conteno deum criminoso ou controlar uma turba, como tambm para carregar armamento e equipamentos. Asseverando a importncia do vigor fsico, recorremos ao entendimento de Powers e Howley (2005, p. 5):
O vigor fsico de nossos cidados um dos recursos mais preciosos da Amrica. Se ns o desperdiarmos ou o negligenciarmos, se permitimos que ele diminua ou se torne complacente, destruiremos grande parte de nossa capacidade de superar os

desafios de porte e vitais que o nosso povo enfrenta. Ns seremos incapazes de atingir o nosso potencial mximo como uma nao.

Sobre o entendimento dos autores acima e relacionando a atividade policial, assim se posiciona Silva (2010, p. 3):

O policial est amplamente utilizando o seu corpo e aptido fsica para cumprir sua misso. Somado a escalas de servio desgastantes, problemas de sua vida particular, dificuldades encontradas no servio, estresse causados pelo agito da ocorrncia, acabam que tornando a vida profissional do policial bastante tensa e desgastante, e um bom condicionamento fsico ajuda na superao destes obstculos.

4 ANLISE E DISCUSSO DOS RESULTADOS

Complementando este trabalho foi realizada uma entrevista com um membro do Departamento de Educao Fsica da PMAL, rgo subordinado a Diretoria de Ensino e responsvel pelo processo de avaliao fsica dos policiais militares que sero submetidos a cursos dentro e fora da Corporao, como tambm no processo de promoo na PMAL. Iniciou-se questionando sobre o nvel de aptido fsica dos componentes da PMAL, onde o entrevistado afirma que nossos policiais esto numa decrescente quanto a sua capacidade fsica, principalmente no que diz a resistncia cardiorrespiratria. Isto evidencia um dado preocupante, visto que grande parte das atividades operacionais depende desta valncia fsica. Outro questionamento realizado foi sobre as principais dificuldades encontradas para a implementao de uma poltica de atividade fsica para o efetivo que trabalha na atividade operacional da PMAL, onde o entrevistado foi enftico em afirmar que:

A necessidade de efetivo nas ruas tem feito nossos policiais terem pouco tempo de descanso entre os plantes e no realiza atividade fsica, como tambm a questo geogrfica que dificulta o trabalho dos profissionais de educao fsica formados e a falta de interesse dos policiais militares em realizar atividades fsicas nos quartis.

O entrevistado tambm afirma que:


O nvel de conhecimento da tropa quanto a necessidade da prtica de atividade fsica como benefcio para uma melhor atividade operacional ainda pequeno, seja pela falta de interesse, como tambm pela falta de divulgao pela Corporao de tais benefcios, onde hoje temos apenas o Programa PM Sade, que fica restrito em boa parte aos profissionais da rea administrativa, visto que os Comandantes evitam escalar policiais do servio operacional em seus momentos de folga para participarem das atividades.

Tal desconhecimento preocupante, visto que a influncia da participao dos indivduos em programas de atividade fsica seja visando promoo da sade ou esttica, no fica restrita somente a isto, extrapola algumas fronteiras. Segundo Silva e Silva (2010, p. 49), quem se exercita regularmente tem uma i magem mais fortalecida perante os chefes em relao aos funcionrios que levam hbitos de vida sedentrios. Os funcionrios fisicamente ativos so identificados como trabalhadores mais dedicados, saudveis, atraentes e confiveis. O entrevistado tambm foi questionado sobre possveis medidas para a melhoria do nvel de aptido fsica e de qualidade de vida dos policiais militares que trabalham na atividade operacional da PMAL, onde o mesmo assim se colocou:

Precisamos realizar um estudo detalhado sobre a aptido fsica de nossos profissionais, como tambm estudos paralelos sobre estresse e qualidade de vida, tabagismo, alcoolismo e outros malefcios que comprometem a sade de nossos profissionais. Outra medida a ser implementada o incentivo prtica de atividades fsicas, enfatizando sua importncia dentro dos Batalhes Operacionais e uma melhor estrutura do Departamento de Educao Fsica da PMAL, que j est em andamento, para que nossos policiais possam utilizar da estrutura que ser montada na APMSAM para a prtica de atividade fsica devidamente orientada.

Tal afirmao do entrevistado encontra alicerce nos ensinamentos de Cerqueira e Viana (2005, p. 65), onde os autores afirmam que o autoconhecimento do organismo, far com que fiquem mais atentos, a quaisquer variaes fisiolgicas, tornando-se mais resistentes ocorrncia de determinados tipos de doenas, ou impedimentos temporrios.

5 CONSIDERAES FINAIS

A atividade fsica demonstra ser uma grande fortalecedora, no que diz respeito melhoria da autoestima e adoo de novos comportamentos ou hbitos de vida, que fazem o indivduo se valorizar e reconhecer-se como um ser digno de respeito e imbudo de perseverana por uma vida melhor, nos planos profissionais e pessoais. Diante das consideraes que espelham a relao existente entre a atividade fsica e a atividade operacional dos policiais militares, sugere-se algumas propostas que podero ser implementadas pelo Comando Geral da PMAL, como forma de qualificar melhor o seu efetivo que trabalha na atividade operacional, o setor de Educao Fsica da PMAL, prope a adoo das seguintes medidas: a) Implementar novos programas preventivos voltados sade, dando-se importncia

10

prtica das atividades fsicas, com fito qualidade de vida e fortalecimento da autoestima dos policiais-militares, dando um maior alcance ao projeto PM Sade. b) Desenvolver campanhas de conscientizao mostrando que a prtica de atividades fsicas inibe as doenas coronarianas e a hipertenso, como tambm melhora os sistemas vascular e metablico e reduz o risco de doenas crnicas. c) Desenvolver, com parceria da Diretoria de Sade e outros rgos especializados externos a PMAL, clnicas e campanhas que retratem e combatam o tabagismo, o lcool e as drogas, empregando-se as atividades fsicas como agente inibidor desses vcios. d) Implementar programas de esclarecimentos, acompanhamento ao estresse e a obesidade, com a utilizao das atividades fsicas como integrante de um trabalho multidisciplinar. e) Buscar parcerias e oportunidades para que o policial e sua famlia tenham acesso e possibilidades de ampliar o seu lazer e cultura. f) Implantar um sistema de treinamento policial militar, incentivando os procedimentos e tcnicas policiais, onde sempre esto presentes as qualidades fsicas para consolidar a autoconfiana nas aes reais de emprego policial-militar. g) Incrementar e incentivar a prtica das atividades fsicas nas OPM, oferecendo opes para os diversos horrios de servio. Todas essas propostas apresentadas de forma sinttica objetivam sugerir medidas que venha melhorar a condio fsica, a sade, a autoestima, a motivao e a qualidade de vida do policial militar que diuturnamente combate a criminalidade nas ruas de nosso Estado. Algumas so de extrema simplicidade, outras mais complexas. Algumas podem ser resolvidas com medidas internas envolvendo as Unidades Operacionais e o Alto Comando da Corporao, outras requerem o apoio dos rgos governamentais. Algumas so de simples execuo, outras necessitariam de mudanas comportamentais e mesmo culturais, envolvendo valores prprios da Polcia Militar de Alagoas. Finalmente, recomenda-se que novos estudos sejam realizados com diferentes instrumentos e medidas, buscando-se avaliar a autoestima dos policiais-militares em outras segmentaes da PMAL, como tambm sobre a carga horria de trabalho de nossos profissionais para que possibilite a realizao de atividades fsicas direcionadas.

REFERNCIAS

CERQUEIRA, Srgio A.; VIANA, Jack E. B. Obrigatoriedade da Realizao de Inspeo

11

de Sade e Teste de Aptido Fsica Peridico no mbito do CBMAL . Trabalho de Concluso de Curso (Curso de Aperfeioamento de Oficiais). Macei: APMSAM, 2005. GONALVES, Maria Cristina. PINTO, Roberto Costacurta Alves. TEUBERT, Silvia Pessa. Repensando a Educao Fsica. Mdulo 1. Curitiba: Bolsa Nacional do Livro, 2009. OLIVEIRA, Katya Luciane de; SANTOS, Luana Minharo dos. Percepo da sade mental em policiais militares da fora ttica e de rua. Sociologias, Porto Alegre, ano 12, no 25, set./dez. 2010, p. 224-250. Disponvel em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1517-45222010000300009. Acesso em 21 mar. 2013. POWERS, Scott K. HOWLEY, Edward T. Fisiologia do Exerccio: teoria e aplicao ao condicionamento e ao desempenho. 5 ed. Barueri: Manole, 2005. SANTOS, Mailson A. dos.; ALCNTARA, Itamar J. O. da. A Importncia da Atividade Fsica na Autoestima dos Policiais Militares. Trabalho de Concluso de Curso (Curso de Aperfeioamento de Oficiais). Macei: APMSAM, 2005. SILVA, Maciel P.; SILVA, William, F. Execuo das Diretrizes da Atividade Fsica na Polcia Militar de Alagoas. Trabalho de Concluso de Curso (Curso Superior de Polcia). Macei: APMSAM, 2010. SILVA, Ronaldo C. G. da; SOARES, Rubens de S. A Necessidade de Praticar Educao Fsica para Evitar a Obesidade na Polcia Militar do Estado do Amazonas . Trabalho de Concluso de Curso (Curso de Aperfeioamento de Oficiais). Macei: APMSAM, 2005. SILVA, Alden Jos L. Servio policial: As atribuies inerentes a funo policial variam em funo do sexo? (2010) Disponvel em: http://abordagempolicial.com/colestrategia/atribuicao_policial_e_sexo.pdf. Acesso em 12 jan. 2013. SHARKEY, Brian J. Condicionamento Fsico e Sade. Trad. Mrcia dos Santos Dornelles e Ricardo Demtrio de Souza Petersen. 4 ed. Porto Alegre: Artmed, 1998. SOARES, Hlio P. A Importncia do Condicionamento Fsico para a Atividade Policial . Trabalho de Concluso de Curso (Curso de Aperfeioamento de Oficiais). So Paulo: CAES, 2008. VALLA, Wilson O. Doutrina de Emprego da Polcia Militar. Curitiba: AVM, 2002.

You might also like