You are on page 1of 32

UNIP UNIVERSIDADE PAULISTA CINCIAS CONTBEIS

APOSTILA do ALUNO PROF. ESP. SRGIO ZAGO


srlzag@ig.com.br

6o SEMESTRE JUNDIA SP
1

NDICE EMENTA E CONTEDO PROGRAMTICO ...................................................................... 3 CUSTOS PARA CONTROLE Comportamento dos Custos................................................. 5 CUSTOS PARA CONTROLE Sistemas Bsicos de Custeio do Produto ........................... 11 CUSTOS PARA CONTROLE Decises sobre Processos e Atividades .............................. 16 CUSTEIO ABC Activity Based Costing ou Custeio Baseado em Atividades ..................... 20

EMENTA E CONTEDO PROGRAMTICO


CURSO: CINCIAS CONTBEIS SRIE: 6 Semestre TURNO: Noturno DISCIPLINA: Anlise de Custos CARGA HORRIA SEMANAL: 02 hs/aula I EMENTA Custos para controle. Custeio ABC II OBJETIVOS GERAIS Capacitar os estudantes a adquirir conhecimentos necessrios para o desenvolvimento das seguintes competncias: Conduzir o estudo da Contabilidade de Custos como um centro processador de dados e preparador de informaes gerenciais para os diversos nveis de deciso, controle e planejamento das organizaes. Propiciar a escolha de novas alternativas para a capacitao em planejamento, controle e anlise de custos. Reunir conhecimentos tericos e prticos para utilizao e aplicao da Contabilidade de Custos de modo a gerar informaes com a qualidade necessria para atingir os requisitos dos diversos usurios.

III OBJETIVOS ESPECFICOS Capacitar os estudantes a elaborar, analisar e interpretar os sistemas de custeio, utilizar a Contabilidade de Custos como instrumento para fins gerenciais e produzir informaes para subsidiar a Administrao nos processos de planejamento, controle e decises. IV CONTEDO PROGRAMTICO 4.1. Custos para Controle 4.1.1 Conceitos e Aplicaes 4.1.2 Custo Padro 4.1.3 Anlise das Variaes 4.2. 4.2.1 4.2.2 4.2.3 Custeio ABC Importncia do Custeio ABC Atribuio dos CIF Aplicao do Custeio ABC

V ESTRATGIA DE TRABALHO 5.1 5.2 5.3 Aulas expositivas Exerccios de fixao individuais e em grupo Exerccios em classe e extra-classe 3

5.4 5.5

Pesquisas extra-classe Os exerccio, em classe, ocorrero em datas no fixadas, privilegiando a presena em sala de aula.

VI AVALIAO 6.1 6.2 6.3 Provas escritas Trabalhos e exerccios desenvolvidos em classe e extra-classe Participaes em questionamentos e debates

VII BIBLIOGRAFIA Bibliografia Bsica: ATKINSON, Anthony A., et all. Contabilidade gerencial. 1a ed., So Paulo; Atlas, 2000. MARTINS, Eliseu. Contabilidade de custos. 9a ed., So Paulo: Atlas, 2003. NAKAGAWA, Masayuki. ABC Custeio baseado em atividades. 2a ed., So Paulo: Atlas, 2001. Bibliografia Complementar: HORNGREN, Charles Thomas, et all. Contabilidade de custos. 9a ed., Rio de Janeiro: LTC, 2000. LEONE, George S. Guerra. Curso de contabilidade de custos. 2a ed., So Paulo: Atlas, 2000.

UNIVERSIDADE PAULISTA UNIP


Anlise de Custos
Prof. Esp. Srgio Zago

CUSTOS PARA CONTROLE Comportamento dos Custos


Livro-Texto: ATKINSON, Anthony A., BANKER, Rajiv D., KAPLAN, Robert S. e YOUNG, S. Mark. Contabilidade Gerencial. So Paulo; Atlas, 2000. Ponto de equilbrio: nvel de produo no qual o volume de vendas resulta em lucro zero. Custos fixos: no mudam com as mudanas no nvel de produo (ou vendas) durante curtos perodos de tempo. Aluguel e seguro para instalaes de uma fbrica, por exemplo, no mudaro mesmo se a produo cair por 5% a 10%. Custos variveis: mudam em proporo s mudanas no nvel de produo (ou vendas). Custos de materiais diretos, por exemplo, podem aumentar 20%, quando a produo aumentar 20%. Margem de contribuio: diferena entre o preo unitrio e o custo varivel unitrio. ndice da margem de contribuio: margem de contribuio expressa como porcentagem de vendas.

1o. Case: Museu Metropolitano


O Museu Metropolitano de Arte em Nova York est organizando uma exposio da coleo de trabalhos de Henri Matisse, durante cinco semanas. Por dia, os custos de seguro, segurana, utenslios e outros relacionados s instalaes totalizam $ 20.000. Os custos de montar a mostra e o transporte dos trabalhos artsticos so de $ 350.000. O museu espera uma mdia de 60.000 visitantes por dia para ver essa exibio. Determine quanto o museu deve cobrar de seus visitantes para atingir o ponto de equilbrio. Soluo:

2. Case: Packer Parkas Company


A Packer Parkas Company orou a receita de vendas em $ 900.000, os custos variveis em $ 585.000 e os custos fixos em $ 140.000, para o ano de 2.007: PEDE-SE: a) Qual o ndice da margem de contribuio da Packer?

b) Determine a receita de vendas que ela deve gerar para atingir o ponto de equilbrio?

c) Packer est considerando o aumento nas despesas com propaganda em $ 38.500. Quanto deve aumentar as vendas decorrentes do aumento em propaganda para justificar essas despesas?

3. Case: Extel Corporations Wedmark


Extel Corporations Wedmark, Califrnia, fabrica chips usados em computadores PC 486. Sua capacidade instalada de 2.000 chips por semana. O preo da venda de $ 100 por chip. A produo desse bimestre de 1.600 chips por semana. Os custos totais da produo dessa semana, de 80% do nvel da capacidade, contm $ 75.000 e custos fixos e $ 80.000 de custos variveis. PEDE-SE: a) Em que nvel de atividade a fbrica atingir o ponto de equilbrio?

b) Qual ser o lucro da fbrica se ela opera na capacidade?

c) Suponha que um novo cliente oferea $ 80 por chip, por pedido de 200 chips por semana, para a entrega comear nesse bimestre. Se esse pedido for aceito, a produo aumentar de 1.600 chips atuais para 1.800 chips por semana. A empresa deve aceitar o pedido?

4. Case: Seattle Sonic Company


A Seattle Sonic Company desenvolveu recentemente um novo produto, SUPER 79. Est debatendo se 1o.) estabelece sua prpria rede de distribuio ou 2 o.) contrata agentes de vendas independentes no mercado para o novo produto. A informao pertinente para as duas opes inclui o seguinte: Custo do item Estabelecendo a Prpria Rede 5% $ 300.000 Contratando Vendedores 20% $0

Comisso de vendas Despesas fixas de vendas anuais

O preo de venda do SUPER 79 de $ 20 por unidade. O custo varivel de fabricao unitrio de $ 9 e o custo fixo de fabricao de $ 900.000. PEDE-SE a) Determine o ponto de equilbrio estimado da Seattle Sonic Company para as operaes de seu SUPER 79 em cada uma das duas operaes para o marketingo do produto.

b) Quais das duas opes a Seattle Sonic Company deve adotar para o mercado da SUPER 79? Por qu?

5. Case: Tenneco, Inc.


A Tenneco, Inc., produz trs modelos de raquetes de tnis: padro, luxo e profissional. As vendas e a informao do custo para 2.007 so os seguintes: Item Vendas (em unidades) Preo das vendas por unidade Custo varivel de fabricao por unidade Padro 100.000 $ 30 $ 17 Luxo 50.000 $ 40 $ 20 Profissional 50.000 $ 50 $ 25

Os custos fixos de apoio produo so de $ 800.000 e os custos fixos de vendas e administrativos so de $ 400.000. Alm disso, a empresa paga a seus representantes de vendas uma comisso igual a 10% do preo de venda de cada raquete vendida. PEDE-SE: a) Se o preo de vendas das raquetes de luxo diminui 10%, espera-se que suas vendas aumentem 30%, mas espera-se que as vendas das raquetes padres diminuam 5%, quando alguns compradores potenciais de raquetes padres passarem a comprar raquetes de luxo. Qual ser o impacto dessa deciso na Tenneco?

b) Ignore a parte (a). Suponha que a Tenneco decida incrementar sua publicidade em $ 50.000, em vez de reduzir o preo das raquetes padro. Espera-se que isso aumente as vendas dos trs modelos em 2% cada. Essa deciso aconselhvel?

6. Case: Torasic Company


A informao a seguir pertence ao demonstrativo de resultado orado da Torasic Company para o ms de junho de 2.007: Vendas (1.200 unidades a $ 250) Custo varivel Margem de contribuio Custo fixo Prejuzo lquido PEDE-SE: a) Determine o ponto de equilbrio em unidades e em valores. $ 300.000 $ 150.000 $ 150.000 $ 200.000 $ 50.000

b) O gerente de vendas acredita que um aumento de $ 22.500 nas despesas em publicidade resultaria num aumento considervel de vendas. Quanto de um aumento nas vendas deve resultar do aumento da publicidade, para justificar esse gasto?

c) O gerente de vendas acredita que um aumento nas despesas com publicidade de $ 22.500 em conjunto a uma reduo de 10% no preo de venda iria dobrar a quantidade vendida. Determine o lucro (ou prejuzo) lquido caso essas mudanas propostas sejam adotadas.

COMPORTAMENTO DOS CUSTOS Cincias Contbeis Prof. Esp. Srgio Zago Nome: _____________________________________________RA:___________Turma:_______

1. Case: Air Peanut Company


A Air Peanut Company fabrica e vende pacotes de amendoim torrados para linhas areas comerciais. Os dados de preo e custo para 100 pacotes de amendoins so os seguintes: Preo de venda Custos variveis: Matria-prima Mo-de-obra direta Apoio produo Despesas de vendas Total dos custo variveis por lote Custos anuais fixos: Apoio produo Venda e administrao Total dos custos fixos PEDE-SE a) Determine o ponto de equilbrio da Air Peanut. $ 35,00 $ 16,00 $ 7,00 $ 4,00 $ 1,60 $ 28,60

$ 192.000 $ 276.000 $ 468.000

b) Quantos pacotes a Air Peanut deve vender para ganhar $ 156.000?

c) A Air Peanut espera que seu custo de mo-de-obra direta aumente 5%, no prximo ano. Quantas unidades ela ter de vender no prximo ano para equilibrar, se o preo de venda permanecer o mesmo?

d) Se os custos da mo-de-obra direta aumentarem 5%, qual preo da venda ser necessrio para manter a mesma margem de contribuio para a mdia das vendas?

10

UNIVERSIDADE PAULISTA UNIP


Anlise de Custos
Prof. Esp. Srgio Zago

CUSTOS PARA CONTROLE Sistemas Bsicos de Custeio do Produto


Livro-Texto: ATKINSON, Anthony A., BANKER, Rajiv D., KAPLAN, Robert S. e YOUNG, S. Mark. Contabilidade Gerencial. So Paulo; Atlas, 2000. Sistema de custeio por ordem de servio: sistema para estimar os custos de produtos industrializados por encomenda. Custeio por ordem: total dos custos de material direto, mo-de-obra direta e custos de apoio, estimados e identificados com uma ordem. Markup ou margem: montante de lucro somados aos custos estimados para a ordem de servio a fim de obter o preo de oferta. Folha de custeio por ordem: formulrio para registrar custos reais por ordem de servio. Anlise de varincia: anlise das diferenas ocorridas entre os custos reais e os custos estimados.

1o. Case: Mars Electronic Company


A Mars Electronic Company fabrica uma variedade de componentes eletrnicos. Em 15 de abril de 2.007, a empresa recebeu uma proposta da Precision Appliances, Inc., para um pedido de 1.000 unidades do componente ICB371, que deve ser entregue em 16 de agosto de 2.007. Os preos e as exigncias padro para as 1.000 unidades de ICB371 so os seguintes:

Descrio Quantidade Material direto 2.000 unidades Mo-de-obra direta 1.000 horas

Preo $ 10 por unidade $ 10 por hora

O custo dos recursos de apoio designado aos servios baseado em horas de mo-de-obra direta (sistema de taxa nica de direcionador de custos). Os custos de apoio e as horas de mo-deobra direta estimados e realizados para agosto de 2.007 so de $ 300.000 e de 50.000 horas, respectivamente. A Mars tem como poltica somar 20% de markup sobre o custo estimado do servio para determinar o preo da proposta.

11

a) Prepare uma folha de proposta de servio para determinar o preo proposto pelo servio.

Aps produzir e entregar as 1.000 unidades de ICB371 Precision, em 4 de agosto, os contadores gerenciais da Mars compilaram as seguintes informaes sobre esse trabalho:

Descrio Quantidade Real Preo Real Material direto 2.100 unidades $ 9,75 por unidade Mo-de-obra direta 1.000 horas $ 11 por hora

b) Prepare a folha de custo do servio para registrar os custos reais incorridos nesse servio.

c) Quais foram as varincias totais dos custos diretos, de material e de mo-de-obra? Qual sua soma total?

12

d) Qual foi a varincia no preo de compra do material direto? Qual foi a varincia da quantidade de material direto? Qual sua soma total?

e) Qual foi a varincia de taxa de mo-de-obra direta? Qual foi a varincia de eficincia da mo-de-obra direta? Qual sua soma total?

f) Qual foi a varincia do custo dos recursos de apoio de fabricao?

13

SISTEMAS BSICOS DE CUSTEIO DO PRODUTO Cincias Contbeis Prof. Esp. Srgio Zago Nome: _____________________________________________RA:___________Turma:_______

1. Case: Asahi USA, Inc.,


A Asahi USA, Inc., subsidiria de uma empresa japonesa que fabrica ferramentas especiais, est situada em Denver, Colorado. A Asahi USA emprega um sistema de custos padro. So apresentados, a seguir, os padres por unidade de um de seus produtos, a ferramenta KJ79. Essa ferramenta requer como material direto um ao de cromo especial. Os custos de apoio e as horas de mo-de-obra direta estimados e realizados para abril de 2.007 so de $ 240.000 e de 24.000 horas, respectivamente.

Quantidade Preo Descrio Padro Padro Material direto 8 quilos $ 18 por quilo Mo-de-obra direta 2,5 horas $ 8 por hora Custos de apoio (baseado em horas de MOD) Total

Custo Padro $ 144 $ 20 $ 25 $ 189

Durante o ms de abril de 2.007, a Asahi USA iniciou e completou a tarefa para fabricar 1.900 unidades da ferramenta KJ79. Foram comprados 16.000 quilos de ao cromo especial para a ferramenta KJ79 a um custo total de $ 304.000. O total de mo-de-obra direta debitada tarefa foi de $ 37.800. A tarefa consumiu 14.250 quilos de ao de cromo especial e 5.000 horas de mo-deobra direta. PEDE-SE: a) Prepare a folha de custo do servio para registrar os custos reais incorridos nesse servio.

b) Quais foram as varincias totais dos custos diretos, de material e de mo-de-obra? Qual sua soma total?

14

c) Qual foi a varincia no preo de compra do material direto? Qual foi a varincia da quantidade de material direto? Qual sua soma total?

d) Qual foi a varincia de taxa de mo-de-obra direta? Qual foi a varincia de eficincia da mo-de-obra direta? Qual sua soma total?

e) Qual foi a varincia do custo dos recursos de apoio de fabricao?

15

UNIVERSIDADE PAULISTA UNIP


Anlise de Custos
Prof. Esp. Srgio Zago

CUSTOS PARA CONTROLE Decises sobre Processos e Atividades


Livro-Texto: ATKINSON, Anthony A., BANKER, Rajiv D., KAPLAN, Robert S. e YOUNG, S. Mark. Contabilidade Gerencial. So Paulo; Atlas, 2000.

Custos irrecuperveis: custos de recursos que j foram consumidos e que, independentemente de qualquer deciso ou ao tomada pelos gerentes, no podem ser mudados. Deciso de fazer ou comprar: deciso para fazer, internamente, uma pea ou componente, ou compr-lo de um fornecedor externo. Terceirizao: comprar um produto, pea ou componente de um fonecedor externo, em vez de fabric-los internamente. Layout de produto: organizao de equipamentos ou funes para acomodar a produo de um produto especfico. Manufatura just in time: produzir um bem ou prestar um servio apenas quando o cliente, que pode ser interno ou externo, solicit-lo, ou seja, na hora certa.

1o. Case: Gilmark Company


A Gilmark Company tem 10.000 luminrias obsoletas debitadas no estoque a um custo de $ 12 cada. Elas podem ser vendidas, assim como esto, por $ 4 cada. Elas, porm, podem ser retrabalhadas a um custo total de $ 55.000 e vendidas por $ 10 cada. Determine se vale a pena retrabalh-las.

16

2o. Case: Premier Company


A Premier Company fabrica a engrenagem modelo G37, usada em vrios de seus produtos de implementos agrcolas. O volume de produo anual do G37 de 20.000 unidades. Os custos unitrios para o G37 so os seguintes:

Custo do material direto: Custo de mo-de-obra-direta: Custo de apoio variveis: Custo fixo Total

$ 55 $ 30 $ 25 $ 15 $125

Alternativamente, a Premier tambm pode comprar a engrenagem modelo G37 de um fornecedor externo por $ 120 a unidade. Se o G37 for adquirido de terceiros, a Premier poder usar as instalaes, onde so fabricados os G37 atualmente, para a produo de outra engrenagem a modelo G49. Isso economizaria para a Premier $ 113.000 em aluguel de instalaes e outros custos atualmente incorridos. A Premier deve fazer ou comprar o G37?

17

3o. Case: OConnor Appliance Company


A OConnor Appliance Company fabrica 12.000 unidades da pea BYKA4, anualmente. A pea usada na produo de um de seus produtos principais. As seguintes informaes sobre o custo unitrio da pea BYKA4 esto disponveis:

Materiais diretos Mo-de-obra direta CIF relacionado unidade CIF relacionado ao lote CIF de apoio ao produto CIF de apoio das instalaes CIF da empresa alocado Total

$ 11 $ 9 $ 4 $ 5 $ 2 $ 2 $ 5 $ 38

Um fornecedor potencial ofereceu-se para fabricar essa pea para a OConnor Appliance por $ 30 a unidade. Se a OConnor Appliance terceirizar a produo da pea BYKA4, 50% dos recursos das atividades relacionados ao lote e 80% dos relacionados ao apoio dos produtos podero ser eliminados. Alm disso, a instalao da produo, que usada para produzir essa pea, agora pode ser usada para produzir um nova linha de produtos de rpido crescimento, que, de outra forma, requeria o uso da instalao vizinha, a um custo de aluguel de $ 20.000 por ano. A OConnor deveria comprar a pea BYKA4 do fornecedor externo?

18

4o. Case: SMY Company


A SMY Company para facilitar a mudana de sua produo para JIT, est considerando uma mudana em seu layout da fbrica. Solicitou-se Controller da fbrica, Anita West, que avaliasse os custos e benefcios da mudana no layout da fbrica. Depois de se reunir com os gerentes de produo e de marketing, Anita compilou as seguintes estimativas:

A mudana e a reinstalao das mquinas custaro $ 100.000; As vendas totais aumentaro em 20%, para $ 1.200.000, por causa de uma diminuio no tempo do ciclo de produo requerido sob o novo layout da fbrica. A margem de contribuio mdia de 31% das vendas; Os custos relacionados ao estoque diminuiro em 25% por causa da diminuio esperada no estoque de produto em processo. Presumivelmente, o custo anual de manter o estoque de produtos em processo de $ 200.000. O custo de financiamento do estoque 15% ao ano.

A SMY deveria implementar a mudana proposta no layout da fbrica? Fundamente sua resposta.

19

UNIVERSIDADE PAULISTA UNIP


Anlise de Custos
Prof. Esp. Srgio Zago

CUSTEIO ABC Activity Based Costing ou Custeio Baseado em Atividades


Livro de Exerccios: MARTINS, Eliseu, ROCHA, Wellington. Contabilidade de Custos: livro de exerccios. So Paulo; Atlas, 2006. Os sistemas tradicionais de custeio, como custeio por absoro, so tambm chamados sistemas de custeio baseado em volume. O uso destes sistemas em alguns casos pode provocar distores no resultado dos custos, por no considerar alguns aspectos do processo produtivo, como o tempo de passagem do produto pela fbrica, o volume relativo de materiais entre os itens, as quantidades relativas entre os itens, horas gastas de operao em relao a cada item, etc. O sistema baseado em volume funciona muito bem para produes uniformes de produtos semelhantes, fabricados em grandes lotes, sendo as bases de rateio acertadas para ter uma distribuio justa entre os itens em fabricao (no devendo ser mudadas ao longo do tempo). Faltam a estes sistemas tradicionais versatilidade e flexibilidade.

Para se obter flexibilidade e versatilidade, fora criado um sistema que pode distribuir todos os gastos na produo de maneira justa, independentemente das diferenas de volume de materiais entre os itens, bem como das diferenas da quantidade dos itens em fabricao, ou qualquer outra falta de uniformidade entre os itens: o sistema de custeio ABC.

Definio: o sistema segundo o qual as atividades de todas as reas funcionais de manufatura que consomem recursos so considerados nos produtos de maneira correta.

Entre as atividades consumidas, podemos citar: estabelecer relaes com os fornecedores, comprar, receber, pagar, preparar mquinas, preparar linha de fabricao, operar mquinas, balancear linha de montagem, redesenhar produto, inspees da qualidade do produto, reorganizar o fluxo de produo, vender, entregar e assim por diante.

O controle de desempenho das atividades que deve ser feito com rigor, verificando o consumo de recursos e o carter da atividade, discriminando as que adicionam valor ao produto e as que no adicionam nenhum valor. 20

A estrutura de um sistema de custeio por atividades composta basicamente pelos direcionadores de custos.

Direcionadores de custo: funcionando como desagregadores dos custos acumulados e indicadores da relao de causa e efeito entre os custos e causadores dos gastos. Deste modo, permitem a anlise das atividades que adicionam valor ao produto e das que no adicionam, propiciando a reduo sistemtica de custos e a eliminao de todos os desperdcios.

Cada custo custeado, no sistema ABC, de acordo com o nmero de direcionadores de custos. Por exemplo, se o nmero de expedies para atender uma ordem for dez (10) e o custo total das expedies for $ 5.000, cada expedio ter custado $ 500. Supondo-se que foram expedidos 10.000 produtos, sendo 5.000 de A e 5.000 de B, e que o nmero de expedies para o primeiro foi 1 (um) e para o segundo 9 (nove), qual teria sido o custo unitrio de cada produto, em termos de custos de atendimento e expedio?

CUSTO DE ATENDIMENTO EXPEDIO NMERO DE EXPEDIES CUSTO POR EXPEDIO

$ 5.000 10 $ 500

OCORRNCIAS: VOLUMES EXPEDIES CUSTO DE EXPEDIO CUSTO UNITRIO DE EXPEDIO

PRODUTO A 5.000 1 $ 500 $ 0,10

PRODUTO B 5.000 9 $ 4.500 $ 0,90

Este exemplo, embora bastante simples, possibilita visualizar uma aplicao do custeio baseado em atividades.

21

1o. Case: Parma Company


A Parma Company, produtora de laticnios da cidade de Mococa, dedica-se produo de dois produtos: Requeijo Cremoso (unidade) e Queijo Parmeso (unidade). Em determinado perodo, foram registrados os seguintes custos diretos por unidade:
Requeijo $ 12 $6 Queijo $ 18 $3

Matria Prima Mo-de-obra Direta

Os Custos Indiretos de Fabricao (CIF) totalizaram $ 54.000 no referido perodo. Por meio de entrevistas, anlises de dados na contabilidade, etc., verificou-se que esses custos referiam-se s seguintes atividades mais relevantes:
Atividade Inspecionar matria prima Armazenar matria prima Controlar estoques Processar produtos (mquinas) Controlar processos (engenharia) Total $ 8.000,00 6.000,00 5.000,00 15.000,00 20.000,00 54.000,00

Uma anlise de correlao identificou os direcionadores de custos dessas e de outras atividades e sua distribuio entre os produtos, a saber:
Atividade N de lotes inspecionados e armazenados N de pedidos de entrega de produtos aos clientes N de horas-mquina de processamento de produtos Dedicao do tempo dos engenheiros (em horas) Requeijo 15 120 4.000 50 Queijo 60 140 6.000 150

Os dados relativos produo e vendas do perodo so:


Requeijo $ 30,00 6.000 Queijo $ 41,00 3.000

Preo de Venda Volume de Produo

PEDE-SE: A) O valor dos Custos Indiretos de Fabricao (CIF) de cada produto, utilizando o custo de Matria Prima como base de rateio, com a respectiva DRE com o valor e o percentual de lucro bruto de cada produto, em relao receita. B) O valor dos Custos Indiretos de Fabricao (CIF) de cada produto, utilizando o custo de Mo-de-obra Direta como base de rateio, com a respectiva DRE com o valor e o percentual de lucro bruto de cada produto, em relao receita. C) O valor dos Custos Indiretos de Fabricao (CIF) de cada produto, utilizando o Custeio Baseado em Atividades (ABC) como base de rateio, com a respectiva DRE com o valor e o percentual de lucro bruto de cada produto, em relao receita. 22

A)
Descrio dos Produtos Custo de Material Direto Unitrio Total Percentual

Total Aplicao do Custo Indireto de Fabricao Descrio dos Produtos Unitrio Total

Percentual

Total Demonstrao de Resultados Requeijo

Queijo

Total

B)
Descrio dos Produtos Custo de Mo-de-obra direta Unitrio Total Percentual

Total Aplicao do Custo Indireto de Fabricao Descrio dos Produtos Unitrio Total

Percentual

Total Demonstrao de Resultados Requeijo

Queijo

Total

23

C)
Lanamento dos Custos das Atividades Atividades Requeijo Queijo No.de lotes inspecionados e armazenados No.de pedidos de entrega de produtos aos clientes No.de horas-mquina de processamento de produtos Dedicao do tempo dos engenheiros (em horas) Valorizao das Atividades destinadas por Produto Atividades Requeijo Queijo No.de lotes inspecionados e armazenados No.de pedidos de entrega de produtos aos clientes No.de horas-mquina de processamento de produtos Dedicao do tempo dos engenheiros (em horas) Total Demonstrao de Resultados Requeijo Total Unitrio

Total

Queijo

Total

2o. Case: Telefonic Company


A empresa de telecomunicaes Telefonic dedica-se prestao de dois servios principais: Chamadas Locais: Receita Lquida no perodo Consertos em domiclio: Receita Lquida no perodo $ 790.715 $ 994.620

Em determinado perodo, foram constatados os seguintes custos diretos:


Locais 200.000,00 100.000,00 155.000,00 Domiclio 80.000,00 120.000,00 45.000,00 -

Depreciao de veculos Salrios e encargos sociais do pessoal Depreciao da planta bsica Material para reparos (fios cobre e ferramentas) Energia Eltrica

Os Custos Indiretos, comuns aos dois servios, foram de $ 500.000 para o mesmo perodo. Por meio de entrevistas, anlise de dados da contabilidade, etc., verificou-se que os custos indiretos referiam-se s seguintes atividades: 24

Atividades Realizar manuteno preventiva de equipamentos Realizar manuteno corretiva de equipamentos Supervisionar servios Controlar a qualidade dos servios Total

Valor 150.000,00 180.000,00 70.000,00 100.000,00 500.000,00

Lista de direcionadores de custos:


Atividades No.de horas de manuteno preventiva No.de horas de manuteno corretiva Tempo dedicado pelos supervisores No.de pontos de inspeo de controle de qualidade Locais 1.000 5 25% 20 Domiclio 5.000 20 75% 80

PEDE-SE: A) O valor dos Custos Indiretos de Fabricao (CIF) de cada produto, utilizando o custo de Matria Prima como base de rateio, com a respectiva DRE com o valor e o percentual de lucro bruto de cada produto, em relao receita. B) O valor dos Custos Indiretos de Fabricao (CIF) de cada produto, utilizando o custo de Mo-de-obra Direta como base de rateio, com a respectiva DRE com o valor e o percentual de lucro bruto de cada produto, em relao receita. C) O valor dos Custos Indiretos de Fabricao (CIF) de cada produto, utilizando o Custeio Baseado em Atividades (ABC) como base de rateio, com a respectiva DRE com o valor e o percentual de lucro bruto de cada produto, em relao receita. A)
Custo de Material Direto Descrio dos Produtos Total Percentual

Total Aplicao do Custo Indireto de Fabricao Descrio dos Produtos Total

Percentual

Total Demonstrao de Resultados Locais Domiclio

Total

25

B)
Custo de Mo-de-obra direta Descrio dos Produtos Total Percentual

Total Aplicao do Custo Indireto de Fabricao Descrio dos Produtos Total

Percentual

Total Demonstrao de Resultados Locais Domiclio

Total

C)
Lanamento dos Custos das Atividades Atividades Locais Domiclio No.de horas de manuteno preventiva No.de horas de manuteno corretiva Tempo dedicado pelos supervisores No.de pontos de inspeo de controle de qualidade Valorizao das Atividades destinadas por Produto Atividades Locais Domiclio No.de horas de manuteno preventiva No.de horas de manuteno corretiva Tempo dedicado pelos supervisores No.de pontos de inspeo de controle de qualidade Total Demonstrao de Resultados Locais Total Unitrio

Total

Domiclio

Total

26

3o. Case: Tiquita Company


A empresa Tiquita produz dois produtos, A e B, cujos preos de venda lquidos de tributos so, em mdia, $ 80 e $ 95, respectivamente, e o volume de produo e de vendas de 12.000 unidades do produto A e 4.490 unidades do produto B, por perodo. Em determinado perodo, foram registrados os seguintes custos diretos por unidade:
Produto A $ 20,00 $ 10,00 Produto B $ 27,95 $ 5,00

Matria Prima Mo-de-obra Direta

Os Custos Indiretos de Fabricao (CIF) totalizaram $ 500.000 no referido perodo. Por meio de entrevistas, anlises de dados na contabilidade, etc., verificou-se que esses custos referemse s seguintes atividades mais relevantes:
Atividades Inspecionar material Armazenar material Controlar estoques Processar produtos (mquinas) Controlar processos (engenharia) Total $ 60.000 50.000 40.000 150.000 200.000 500.000

Uma anlise de correlao identificou os direcionadores de custos dessas e de outras atividades e sua distribuio entre os produtos, a saber:
Atividades No.de lotes inspecionados, armazenados e controlados No.de horas-mquina de processamento de produtos Dedicao do tempo dos engenheiros Produto A 3 4.000 25% Produto B 7 6.000 75%

PEDE-SE: A) O valor dos Custos Indiretos de Fabricao (CIF) de cada produto, utilizando o custo de Matria Prima como base de rateio, com a respectiva DRE com o valor e o percentual de lucro bruto de cada produto, em relao receita. B) O valor dos Custos Indiretos de Fabricao (CIF) de cada produto, utilizando o custo de Mo-de-obra Direta como base de rateio, com a respectiva DRE com o valor e o percentual de lucro bruto de cada produto, em relao receita. C) O valor dos Custos Indiretos de Fabricao (CIF) de cada produto, utilizando o Custeio Baseado em Atividades (ABC) como base de rateio, com a respectiva DRE com o valor e o percentual de lucro bruto de cada produto, em relao receita. 27

A)
Descrio dos Produtos Custo de Material Direto Unitrio Total Percentual

Total Aplicao do Custo Indireto de Fabricao Descrio dos Produtos Unitrio Total

Percentual

Total Demonstrao de Resultados Produto A Produto B

Total

B)
Descrio dos Produtos Custo de Mo-de-obra direta Unitrio Total Percentual

Total Aplicao do Custo Indireto de Fabricao Descrio dos Produtos Unitrio Total

Percentual

Total Demonstrao de Resultados Produto A Produto B

Total

28

C)
Lanamento dos Custos das Atividades Atividades Produto A Produto B No.de lotes inspecionados, armazenados e controlados No.de horas-mquina de processamento de produtos Dedicao do tempo dos engenheiros Valorizao das Atividades destinadas por Produto Atividades Produto A Produto B No.de lotes inspecionados, armazenados e controlados No.de horas-mquina de processamento de produtos Dedicao do tempo dos engenheiros Total Demonstrao de Resultados Produto A Produto B Total Unitrio

Total

Total

29

CUSTEIO ABC Activity Based Costing ou CUSTEIO BASEADO em ATIVIDADES Cincias Contbeis Prof. Esp. Srgio Zago Nome: _____________________________________________RA:___________Turma:_______

4o. Case: Consulabor


Um laboratrio farmaucutico produz dois medicamentos da linha de dermatologia: OLT1 e BUL 2, como segue logo abaixo as principais informaes:
OLT 1 $ 100,00 12.000 $ 45,00 $ 20,00 BUL 2 $ 75,00 9.000 $ 25,00 $ 14,00

Preo de Venda Volume de Venda Material Mo-de-obra Direta

Os Custos Indiretos de Fabricao (CIF) totalizaram $ 200.000 no referido perodo. Por meio de entrevistas, anlises de dados na contabilidade, etc., verificou-se que esses custos referemse s seguintes atividades mais relevantes:
Atividades Receber materiais Movimentar materiais Expedir produtos Efetuar controle do processo de produo Inspecionar processo de produo Realizar manuteno preventiva de equipamentos Realizar manuteno corretiva de equipamentos Total Custos ($) 35.000,00 40.000,00 50.000,00 20.000,00 30.000,00 15.000,00 10.000,00 200.000,00

Uma anlise de correlao identificou os direcionadores de custos dessas e de outras atividades e sua distribuio entre os produtos, a saber:
Atividades No.de recebimentos No.de caixas movimentadas No.de expedies de produtos No.de ordens de produo Quantidade de inspees No.de horas de manuteno preventiva No.de pedidos de manuteno corretiva ONT 1 1.800 700 1.100 2.400 1.800 1.560 1.100 BUL 2 1.200 300 900 1.600 3.200 1.440 900

30

PEDE-SE: A) O valor dos Custos Indiretos de Fabricao (CIF) de cada produto, utilizando o custo de Matria Prima como base de rateio, com a respectiva DRE com o valor e o percentual de lucro bruto de cada produto, em relao receita. B) O valor dos Custos Indiretos de Fabricao (CIF) de cada produto, utilizando o custo de Mo-de-obra Direta como base de rateio, com a respectiva DRE com o valor e o percentual de lucro bruto de cada produto, em relao receita. C) O valor dos Custos Indiretos de Fabricao (CIF) de cada produto, utilizando o Custeio Baseado em Atividades (ABC) como base de rateio, com a respectiva DRE com o valor e o percentual de lucro bruto de cada produto, em relao receita. A)
Descrio dos Produtos Custo de Material Direto Unitrio Total Percentual

Total Aplicao do Custo Indireto de Fabricao Descrio dos Produtos Unitrio Total

Percentual

Total Demonstrao de Resultados ONT 1

BUL 2

Total

B)
Descrio dos Produtos Custo de Mo-de-obra direta Unitrio Total Percentual

Total Aplicao do Custo Indireto de Fabricao Descrio dos Produtos Unitrio Total

Percentual

Total

31

Demonstrao de Resultados ONT 1

BUL 2

Total

C)
Lanamento dos Custos das Atividades Atividades ONT 1 BUL 2 No.de recebimentos No.de caixas movimentadas No.de expedies de produtos No.de ordens de produo Quantidade de inspees No.de horas de manuteno preventiva No.de pedidos de manuteno corretiva Valorizao das Atividades destinadas por Produto Atividades ONT 1 BUL 2 No.de recebimentos No.de caixas movimentadas No.de expedies de produtos No.de ordens de produo Quantidade de inspees No.de horas de manuteno preventiva No.de pedidos de manuteno corretiva Total Demonstrao de Resultados ONT 1 Total Unitrio

Total

BUL 2

Total

32

You might also like