You are on page 1of 7

Questes de TICA professor Alexandre Prado

1 Empregado da CEF que quiser denunciar violao ao Cdigo de tica: a) poder receber advertncia. b) ser protegido contra eventual represlia ou discriminao profissional. c) agir em desacordo com os valores preconizados pelo Cdigo. d) incorrer em tratamento desigual com outros empregados da empresa. e) desrespeitar a hierarquia, pois somente os diretores da empresa podem pr em prtica tal conduta.

2 Determinado funcionrio da empresa pblica X, ao perceber vantagem econmica para facilitar a locao de bem mvel, comete: a) apenas infrao administrativa. b) ato de improbidade administrativa que causa leso ao errio. c) apenas violao ao Cdigo de tica de sua empresa. d) ato de improbidade administrativa que importa enriquecimento ilcito. e) ato de improbidade administrativa que atenta contra os princpios da Administrao Pblica.

3 Um cliente enfrenta dificuldades para a realizao de negcios com a Caixa. Nesse caso, segundo as regras do Cdigo de tica da CEF: a) a empresa dever atender s necessidades do cliente, ainda que a negociao resulte em fragilizao da imagem da Caixa. b) a empresa dever priorizar o atendimento aos clientes que possuam necessidades de negcio mais simples. c) a empresa, por valorizar o respeito com os clientes, dever oferecer alternativa para satisfao de suas necessidades de negcio. d) a empresa dever buscar alternativas para o fechamento do negcio, especialmente se envolver solicitao de doaes e contribuio de bens materiais em nome da Caixa. e) a empresa dever priorizar o atendimento aos clientes que possuam necessidades de negcio relacionadas a interesses pessoais dos empregados.

4 Sob a perspectiva do Cdigo de tica da CEF, em relao a seus valores: a) a preservao da dignidade de dirigentes, empregados e parceiros enquadrada em honestidade. b) o repdio a atitudes que privilegiem fornecedores e prestadores de servio enquadrado em transparncia. c) a prestao de informaes e orientaes corretas aos clientes enquadrada em respeito. d) a adoo e a divulgao de critrios claros relativos a oportunidades de ascenso profissional para os empregados so enquadradas em transparncia.

www.concursovirtual.com.br

e) o comprometimento com a prestao de contas das atividades da empresa est enquadrado em compromisso. 5 Acerca do Cdigo de tica da CEF, incorreto afirmar que: a) promover a melhoria contnua da qualidade de vida da sociedade faz parte da misso da empresa. b) a adoo de critrios tcnicos nas relaes da Caixa com os segmentos da sociedade faz parte dos valores de transparncia da empresa. c) a preservao do sigilo e a segurana das informaes fazem parte dos valores da empresa. d) o equilbrio financeiro em todos os negcios faz parte da misso da empresa. e) o direcionamento de aes para o atendimento das expectativas da sociedade e dos clientes faz parte dos valores de comprometimento da empresa. 6 Uma campanha interna em uma agncia da Caixa cria regras para melhor utilizao e aproveitamento da gua e dos papis. Nos temos do Cdigo de tica da CEF, tal projeto a) realizao de um dos valores perseguidos pelo Cdigo de tica empresarial adotado pela empresa. b) considerado iniciativa individual, sem qualquer vnculo com a empresa, mas admitida como bom empreendimento. c) relevante para a sociedade, no entanto, fora dos parmetros gerenciais adotados por instituies financeiras, includa a CEF. d) irrelevante, uma vez que o ambiente no tem ligao com o programa de tica da empresa. e) plano a ser adotado no futuro aps ampla discusso sobre o tema em assembleias de funcionrios.

7 A Lei no 8.429/1992 disciplina o artigo 37, 4 , da Constituio da Repblica, dispondo a respeito das sanes aplicveis aos agentes pblicos nos casos de improbidade administrativa. A respeito de tal importante mecanismo de controle da administrao pblica, considere as assertivas a seguir. I A caracterizao dos atos de improbidade que importam enriquecimento ilcito, que causam prejuzo ao errio ou que atentam contra os princpios da Administrao Pblica exige a demonstrao do elemento subjetivo consubstanciado no dolo do agente. II A ocorrncia de dano ao patrimnio pblico no elemento imprescindvel para a aplicao das sanes previstas na Lei de Improbidade Administrativa, ressalvados os casos de pena de ressarcimento. III A sano de perda da funo pblica somente se efetiva com o trnsito em julgado da sentena condenatria, mas o agente pblico pode ser afastado do exerccio do cargo, emprego ou funo, sem prejuzo da remunerao, quando a medida se fizer necessria instruo processual. correto APENAS o que se afirma em a) I b) II c) III d) I e II e) II e III

www.concursovirtual.com.br

8 Dentre as situaes abaixo enumeradas, qual caracteriza comportamento adequado, de acordo com a tica empresarial e profissional? a) O contador da empresa omitiu dados contbeis para que o lucro da empresa fosse considerado como o previsto pelo mercado financeiro. b) O presidente de uma instituio financeira recebeu da empresa com quem a instituio mantm negcios implementados pagamentos de viagens e de hospedagem em hotis luxuosos no exterior. c) O diretor da empresa X cobrava comisses de todas as empresas que firmavam contratos com aquela que era por ele dirigida. d) Os membros da diretoria de uma empresa, em busca de lucro maior, procederam reorganizao da empresa com corte de empregos ocupados por funcionrios que no produziam adequadamente. e) Um dos gerentes da empresa Y contratou, para prestar servios vultosos, uma empresa vinculada a parentes de sua esposa, sem cotao de preos.

9 Na Lei no 8.429/1992, so apresentadas vrias aes que constituem atos de improbidade administrativa que atentam contra os princpios da administrao pblica. Essas aes enfatizam que os agentes pblicos de qualquer nvel ou hierarquia so obrigados a velar pela estrita observncia dos seguintes princpios: a) legalidade, impessoalidade, moralidade e publicidade no trato dos assuntos que lhes so afetos. b) confiana, comprometimento, motivao, equidade e justia no trato com Autarquias, Fundaes Pblicas, Empresas Pblicas e Sociedades de Economia Mista. c) moralidade, confiana, sinceridade, sustentabilidade, honestidade e governana corporativa. d) transparncia, moralidade, imparcialidade, confiana, justia e respeito aos cidados. e) respeito aos cidados, legalidade, motivao, equidade e justia no trato com o patrimnio pblico.

10 Em relao aos dispositivos da Lei no 8.429/1992, considere as afirmativas abaixo. I - A representao por ato de improbidade contra agente pblico ou terceiro beneficirio, quando o autor da denncia o sabe inocente, constitui crime, e a lei prev a deteno por um perodo de cinco a dez anos e multa, alm de existir a possibilidade de o denunciado ser indenizado pelos danos materiais, morais ou imagem que o denunciante houver provocado. II - Os agentes pblicos de qualquer nvel ou hierarquia so obrigados a velar pela estrita observncia dos princpios de legalidade, impessoalidade, moralidade e publicidade no trato dos assuntos que lhe so afetos. III - O sucessor daquele que causar leso ao patrimnio pblico ou enriquecer ilicitamente est sujeito s cominaes dessa lei at o limite do total do patrimnio pessoal do sucessor. correto APENAS o que se afirma em a) I b) II c) III

www.concursovirtual.com.br

d) I e II e) II e III

11 A respeito das normas de conduta tica que pautam as atividades exercidas pelos empregados e dirigentes da CAIXA, pode-se afirmar que: I - as situaes de provocao e constrangimento no ambiente de trabalho devem ser eliminadas; II - os fornecedores habituais da CAIXA devem ter prioridade de contratao quando da demanda por novos servios; III - no exerccio profissional, os interesses da CAIXA tm prioridade sobre interesses pessoais de seus empregados e dirigentes; IV- no se admite qualquer espcie de preconceito, seja este relacionado a origem, raa, cor, idade, religio, credo ou classe social. Esto corretas as afirmativas a) I e III, apenas. b) II e IV, apenas. c) I, II e IV, apenas. d) I, III e IV, apenas. e) I, II, III e IV.

12 - No que concerne ao tema tica profissional e empresarial, est correto afirmar: a) A empresa necessita que a conduta tica de seus integrantes, bem como os valores e convices primrias da organizao se tornem parte de sua cultura. b) A tica empresarial o conjunto de princpios que regem a conduta funcional de uma determinada profisso c) O indivduo deve agir com respeito ao procedimento tico de sua profisso, no sendo necessria a observncia dos princpios ticos comuns a todos os homens. d) Execuo do trabalho no mais alto nvel de rendimento, assiduidade e frequncia ao servio, embora louvveis, no so exemplos de condutas ticas no exerccio profissional. e) A boa empresa atua apenas com foco no lucro, no importando se oferece um ambiente moralmente gratificante.

13 - A respeito dos conceitos de tica, moral e virtude, correto afirmar: a) A vida tica realiza-se no modo de viver daqueles indviduos que no mantm relaes interpessoais. b) Etimologicamente, a palavra moral deriva do grego mos e significa comportamento, modo de ser, carter. c) Virtude deriva do latim virtus, que significa uma qualidade prpria da natureza humana; significa, de modo geral, praticar o bem usando a liberdade com responsabilidade constantemente. d) A moral influenciada por vrios fatores como, sociais e histricos; todavia, no h diferena entre os conceitos morais de um grupo para outro.

www.concursovirtual.com.br

e) Compete moral chegar, por meio de investigaes cientficas, explicao de determinadas realidades sociais, ou seja, ela investiga o sentido que o homem d a suas aes para ser verdadeiramente feliz.

14 tica o conjunto de regras e preceitos de ordem valorativa e moral de um indivduo, de um grupo social ou de uma sociedade. A respeito de tica, considere: I. A dignidade, o decoro, o zelo, a eficcia e a conscincia dos princpios morais so primados maiores que devem nortear os empregados pblicos. II. O equilbrio entre a legalidade e a finalidade, na conduta do empregado pblico, que poder consolidar a moralidade do ato administrativo. III. A moralidade na Administrao Pblica se limita distino entre o bem e o mal, no devendo ser acrescida da ideia de que o fim sempre o bem comum. IV. A funo pblica deve ser tida como exerccio profissional e, portanto, se integra na vida particular de cada empregado pblico. V. O trabalho desenvolvido pelo empregado pblico perante a comunidade no deve ser entendido como acrscimo a seu prprio bem-estar, embora, como cidado, seja parte integrante da sociedade. Est correto o que se afirma APENAS em a) I, II, e IV. b) I, III e IV. c) II, III e V. d) II, IV e V. e) III, IV e V.

15 Com relao s normas de conduta tica que guiam o trabalho dos empregados da Caixa, incorreto afirmar que: a) O trabalho do empregado pblico segue princpios ticos, assim, a eficcia na prestao dos servios seria a materializao desses princpios. b) O empregado pblico, no exerccio de suas funes, deve decidir sobre o que oportuno e o que inoportuno, mas, em relao ao que honesto ou no, deve ser consoante cultura do ambiente em que atua. c) Embora contrrio aos interesses da gesto pblica, o empregado no poder usar de falsidade na relao com o usurio. d) A conduta do empregado pblico, ao equilibrar a legalidade e a finalidade do ato administrativo, consolida a moralidade na administrao pblica. e) vedado ao empregado pblico sugerir qualquer tipo de prmio para o cumprimento da sua misso.

www.concursovirtual.com.br

GABARITO: 1b Texto expresso no Cdigo, na parte relativa a Responsabilidade: Garantimos proteo contra qualquer forma de represlia ou discriminao profissional a quem denunciar as violaes a este Cdigo, como forma de preservar os valores da CAIXA.

2d Resposta fundamentada no art. 9, II, da Lei 8.429/92 (Lei de Improbidade Administrativa).

3c Texto expresso no Cdigo, na parte relativa a Respeito: Respeitamos e valorizamos nossos clientes e seus direitos de consumidores, com a prestao de informaes corretas, cumprimento dos prazos acordados e oferecimento de alternativa para satisfao de suas necessidades de negcios com a CAIXA.

4d Texto expresso no Cdigo, na parte relativa a Transparncia: Oferecemos aos nossos empregados oportunidades de ascenso profissional, com critrios claros e do conhecimento de todos. 5e O Direcionamento de aes para o atendimento das expectativas da sociedade e dos clientes est expresso no Cdigo na parte dos itens elencados como valores fundamentais em Nossa Misso, e no na parte que trata dos valores relacionados a comprometimento.

6a Uma campanha interna que crie regras para melhor utilizao e aproveitamento da gua e dos papis estar em consonncia com o disposto no Cdigo: Zelamos pela proteo do patrimnio pblico, com a adequada utilizao das informaes, dos bens, equipamentos e demais recursos colocados nossa disposio para a gesto eficaz dos nossos negcios. Buscamos a preservao ambiental nos projetos dos quais participamos, por entendermos que a vida depende diretamente da qualidade do meio ambiente.

7e A assertiva I est errada, j que atos de improbidade atentam contra os princpios da Administrao Pblica podem ser caracterizados pela demonstrao tanto de dolo quanto de culpa do agente.

8d As empresas, sejam estatais ou privadas, tm como objetivo a atividade econmica e, como conseqncia, lucro. Seus empregados so contratados sob a tica da CLT, portanto, podem ser dispensados de forma motivada se no

www.concursovirtual.com.br

estiverem atendendo s atribuies de seus empregos. Cabe ressaltar que o empregado pblico, diferentemente do privado, para ser dispensado deve ter assegurado contraditrio de ampla defesa em processo administrativo.

9a Resposta fundamentada no art. 4, da Lei 8.429/92 (Lei de Improbidade Administrativa).

10 b O erro da assertiva I o tempo de deteno, que, de acordo com art. 19 da Lei 8.429/92, varia de seis a dez meses. J o erro da assertiva II est no trecho limite do total do patrimnio pessoal do sucessor, pois a Lei fala, em seu artigo 8, em limite do valor da herana.

11 d A assertiva II est errada, j que, segundo o Cdigo (na parte sobre Honestidade), Condenamos atitudes que privilegiem fornecedores e prestadores de servios, sob qualquer pretexto.

12 a necessrio que valores preceitos ticos integrem a cultura da organizao, a fim de que sejam direcionadores do trabalho e das atitudes dos empregados no dia a dia da organizao, na busca pela concretizao dos seus objetivos e no trato com os clientes.

13 c Virtude (latim: virtus; em grego: ??) uma qualidade moral particular. Virtude uma disposio estvel em ordem a praticar o bem; revela mais do que uma simples caracterstica ou uma aptido para uma determinada ao boa: trata-se de uma verdadeira inclinao. Virtudes so todos os hbitos constantes que levam o homem para o bem, quer como indivduo, quer como espcie, quer pessoalmente, quer coletivamente. A virtude, no mais alto grau, o conjunto de todas as qualidades essenciais que constituem o homem de bem.

14 a A assertiva III est errada, j que a moralidade na Administrao Pblica no se limita distino entre o bem e o mal, devendo ser acrescida da ideia de que o fim sempre o bem comum. A assertiva V tambm est errada, porque o trabalho desenvolvido pelo empregado pblico perante a comunidade deve, sim, ser entendido como acrscimo a seu prprio bem-estar, j que se insere no dia a dia da prpria sociedade da qual ele parte integrante.

15 b b) O empregado pblico, no exerccio de suas funes, deve decidir sobre o que oportuno e o que inoportuno, mas, em relao ao que honesto ou no, deve ser consoante cultura do ambiente em que atua. As atitudes do empregado pblico devem ser honestas e pautadas em princpios ticos gerais, tendo o bem comum e a vida em sociedade como finalidades. No h espao, portanto, para que decises sobre o que honesto ou no sejam moldadas de acordo com a cultura de um determinado ambiente organizacional.

www.concursovirtual.com.br

You might also like