You are on page 1of 99

http://www.xamanismo.com.

br/Universo/WebHome
Universo Xamnico

1 2 3 4 5

A Busca A MISSO O que Xamanismo? O Xam Cosmologia Xamnica

Estados Alterados Xamanismo - O Retorno Eco-Xamanismo Ritos e Cerimnias Xamanismo e as Religies Calendrio Sagrado - 8 ESTAES Inverno - A Renovao Primavera - A Ativao Vero - O Crescimento Ancestrais - As Razes Direes Cardeais Direes Colaterais Elementos & Elementais AR - Corpo Mental FOGO - Corpo Sutil GUA - Corpo Emocional RELACIONAMENTOS TERRA - Corpo Fsico-Sade Xamanismo e as Crianas Xamanismo Corporativo GLOSSRIO XAMNICO

http://www.xamanismo.com.br/Universo/WebHome

UNIVERSO XAMNICO
Atualmente o xamanismo pode ser dividido em duas escolas. O xamanismo tradicional*que segue as tradies nativas e *o neo-xamanismo que adapta a essncia com prticas teraputicas e de linhas diversas numa realidade urbana. O xamanismo cobre prticas de cura de ancestrais primitivos e indgenas ao redor do mundo. Gosto de trabalhar num conceito de Xamanismo Universal, que une o xamanismo tradicional e o neo-xamanismo num s movimento para uma " Nova Conscincia", fazendo conexes entre os conhecimentos esotricos do Oriente e do Ocidente, sem cair na xenofobia dos povos do passado e nem na banalizao tpica de muitos movimentos New Age. Atualmente muitos xams, inclusive no Peru, rezam para Cristo e aceitam que Jesus foi um Xam Iluminado. Podemos numa abordagem mais abrangente dizer que a Doutrina Santo Daime um xamanismo cristo, assim como a Native American Church nos EUA, a Umbanda , a Unio do Vegetal, a Barquinha, o Catimb, os cerimoniais com cogumelos de Maria Sabina, e outros. Existem traos do xamanismo em todas as religies: no Budismo Tibetano, no Judasmo, no Tantrismo, no Cristianismo. Isso torna muito desafiante a tarefa de separar o que e o que no xamanismo, pois tudo est conectado! Quando percebemos a conexo Universal entre ns e todos os que viveram e que estamos todos ligados, conectados, compreendemos que todas as histrias fazem parte da nossa histria. A conscincia da conexo vital ao aprendizado da convivncia mtua. Ningum vence sozinho. Todos temos a necessidade de nos conectar com algo fora de ns, com nossos companheiros de caminhada e com algo maior que ns todos. No xamanismo, procuramos aprender com as vozes dos ancestrais, dos velhos, das tradies, das crenas. Esse aprendizado bsico para podermos traar o mapa de nosso caminho de acordo com o livre arbtrio.

O QUE XAMANISMO?

veja mais

O XAM

http://www.xamanismo.com.br/Universo/WebHome

O xam, no se autoproclama. Ele chamado para suas tarefas espirituais, passa por treinamentos e ento reconhecido pelas pessoas de sua comunidade. veja mais

COSMOLOGIA XAMNICA

No xamanismo sempre sado o Mundo Subterrneo, o Mundo Intermedirio, o Mundo Superior. Os xams so os viajantes capazes de atravessar essas Zonas Csmicas, de uma para a outra. veja mais

A BUSCA

Neste momento deixe de lado idias pr-concebidas.Tente ir alm do raciocnio para chegar at aquela parte de voc que te conduziu para este site e para a leitura desta pgina.

Estou me referindo necessidade de* buscar* a expanso da sua conscincia, seu "Espao Sagrado", onde voc se reconhece como Ser Universal, que pede por clareza, que sabe que precisa transformar a sua vida, conhecer o propsito de sua alma. Isto o que, das profundezas de Seu Ser, faz voc continuar esta leitura. No posso transformar a sua vida. S voc mesmo poder fazer isto. O que posso, mostrar como abrir canais para que voc descubra quais so as transformaes necessrias ao Seu Ser, para caminhar na beleza e amor na Roda da Vida, para voc seguir o caminho do seu corao e tocar em sua prpria verdade conscientemente Sou um companheiro de viagem, que ajudo a despertar a beleza e a conscincia do que, no fundo voc j possui, usando o meu amor e compartilhando ensinamentos que transformaram a minha vida.

http://www.xamanismo.com.br/Universo/WebHome
O xamanismo a magia natural. uma abordagem que a sociedade nos tirou. a busca tradicional do autoconhecimento, da cura e do poder pessoal. Sua pratica possibilita navegar na conscincia individual e coletiva, onde voc reconhecer as manifestaes espirituais da natureza e de toda a "Criao Divina ". As prticas xamnicas permitem ao esprito humano harmonizar-se com toda a Criao. Voc que faz esta leitura est observando as rpidas mudanas no Mundo : S com f e coragem, que poderemos enfrentar as grandes mudanas.Para isso precisamos de algo verdadeiro, simples e eficiente, para poder atravessar as guas das emoes que acompanham as transformaes, e o crescimento que advm das crises pessoais. A humanidade tem buscado em livros, ensinamentos, filosofias, religies; algo que na realidade no sabe bem o que . Vou arriscar alguns palpites:

verdade felicidade liberdade beleza prosperidade paz amor DEUS


Esta breve leitura tambm para quem est com a alma cansada, e quase sem esperana. quele que um dia percebeu um pequeno FLASH de luz, achando que j estava iluminado, e depois percebeu que era iluso. Tambm para quem um dia achou um mestre que poderia lhe trazer a iluminao e, depois voc descobriu que por trs desse mestre tambm existia uma personalidade humana com suas falhas e defeitos, tal como voc. O xamanismo no religio. Ele nos religa a uma fonte de sabedoria superior. Conduz o praticante para descobrir o seu papel, sua finalidade na vida, sua evoluo. Propicia uma nova inspirao, uma nova viso do viver e de tudo o que foi vivido, mostrando maneiras de se harmonizar com os acontecimentos naturais da vida. Voc est bem prximo de sua busca. Sua procura est dentro de voc e, essa a parte que te conduziu a leitura desta pgina. O xamanismo a mais antiga prtica espiritual, mdica e filosfica da humanidade. Hoje mdicos, advogados, donas de casa, psiclogos, espiritualistas, msticos, estudantes, executivos, e pessoas das mais variadas crenas esto estudando e aplicando o xamanismo.

http://www.xamanismo.com.br/Universo/WebHome

Os rpidos resultados, introvises de profundo significado, o contato com realidades ocultas, a obteno de auto-conhecimento, a busca do poder pessoal, contribuem para o intersse nas prticas. O xamanismo um conjunto de crenas ancestrais. Sua prtica estabelece contato com outros planos de conscincia, a fim de obter conhecimento, poder, equilbrio, sade.Propicia tranquilidade, paz, profunda concentrao, estimula o bem estar fsico, psicolgico e espiritual. O xam pode ser homem ou mulher. o mago, o curandeiro, o bruxo, o mdico, o terapeuta, o conselheiro, o contador de estrias, o lider espiritual, etc. Ele o explorador da conscincia humana. O praticante levado a sair do torpor convencional, reconhecendo os seus limites, a sua limitada viso pessoal do mundo, buscando um plano mais universal. Atravs de um chamado interior ele vive um confronto existencial que o fora a sair de uma zona de conforto, do falso brilho, da alienao. Reforando a coragem e a determinao, o praticante mobilizado por vises, introvises e vivncias, expande a sua conscincia, podendo processar transformaes de profundas propores na sua vida. O xamanismo resgata a relao sagrada do homem com o planeta. Praticar xamanismo ir em busca da excelncia espiritual, enxergar a realidade existente por trs dos conceitos, se harmonizar com as mars naturais da vida. trilhar o Caminho Sagrado, atravessando os portais da mente, das emoes, do corpo e do esprito. A premissa bsica o reconhecimento que todos fazemos parte da Famlia Universal e tudo est interligado. O praticante compreende o "Esprito Essencial" que est dentro dele mesmo, na natureza e em todos os seres. Ele sabe quem ele , e como se relaciona com o Universo. O reconhecimento do caminho da verdade vem da expanso da conscincia e a compreenso que o verdadeiro poder est dentro de cada praticante, e provm do desenvolvimento de seus prprios dons.

http://www.xamanismo.com.br/Universo/WebHome
Hoje, no Planeta, a vibrao est mais alta do que nunca. As pessoas se preocupam cada vez mais com o autoconhecimento e fazem a s mesmo uma pergunta : "O que eu realmente devo fazer na vida?"Nesta busca deparam-se com barreiras, seja com relacionamentos, trabalho, sade, carreira e etc. O maior obstculo para o crescimento a inrcia, que cria a insensibilidade, pois priva o indivduo de novas possibilidades, cria passividade com relao vida. Cria falta de vitalidade, limita a criatividade e predispe ao papel de vtima. A conscincia se limita a fugir, a ter medo. A vtima fica sempre vivendo as sombras do passado e com medo do futuro. As prticas xamnicas compelem a mente a viver dentro do corao, at que a mente ignorante seja destruda. Isso se manifesta quando o ser se revela espontaneamente.

Na verdade, o antigo modo de viver acaba, abrindo caminho para um jeito mais consciente. Quando se aproxima o verdadeiro propsito da alma, tudo da natureza interior vem a tona. A pessoa entra em um processo mais rpido de transformao pessoal. Quando convidamos o amor para despertar poderes mais profundos, trabalhar nos desafios torna-se uma aventura. O praticante explora a estrutura de sua prpria conscincia e vai compreendendo como os fatos acontecem na sua vida, deixando de ser vtima das circunstncias. Sente-se inspirado pelos desafios e aprende a utilizar a energia de forma a caminhar no Amor - Paz e Luz. Praticando a sabedoria das antigas tradies adaptadas ao mundo atual e ao estado atual da alma humana. O trabalho feito com tambores, canes, meditaes, instrumentos de poder, danas, respiraes, visualizaes, estrias, vivncias e muito, muito amor. As prticas xamnicas permitem ao esprito humano harmonizar-se com toda a Criao.Voc que faz esta leitura est observando os acontecimentos no Mundo,e s com f e coragem, que poderemos enfrentar os grandes desafios Para isso precisamos de algo que possamos aplicar no dia-a-dia. Simples e eficiente, para poder navegar nas guas das emoes que acompanham os desafios da vida, e o crescimento que advm das crises pessoais.

http://www.xamanismo.com.br/Universo/WebHome
O xamanismo nos religa a uma fonte de sabedoria superior. Conduz o praticante a descobrir o seu papel, sua finalidade na vida, sua evoluo. Propicia uma nova inspirao, uma nova viso do viver e de tudo o que foi vivido, mostrando maneiras de se harmonizar com os acontecimentos naturais da vida. Estamos diante do grande desafio de tecer teias que integrem a realidade ecolgica , com nossas comunidades. A "Obra da Criao" perpetua-se atravs do homem. A cada dia estamos criando um Mundo Novo, atraves da cadeia de pensamentos, palavras e atos. O que estivermos fazendo Terra, estaremos fazendo a ns mesmos e s geraes futuras. Respeitar a Terra respeitar o seu Criador. Quando sentirmos a religao entre todas as coisas vivas e as que j passaram sobre a Terra, assim, compreenderemos que todas as histrias fazem parte da nossa histria. Tudo est conectado. A magia est dentro de ns mesmos. S a busca interior, nos faz entender os processos que retardam a nossa caminhada, para que possamos efetuar as transformaes necessrias para seguirmos no "Caminho da Beleza"

No terceiro Milnio, assistimos tradio xamnica reafirmar o seu valor no despertar do homem que busca a sua essncia. Quando comecei a compartilhar os ensinamentos que receb no xamanismo, tinha uma certa dificuldade na palavra curso. Pois um curso implica em certificado. E como eu poderia passar um ceritificado por escrito, se eu mesmo nunca havia recebido um ?

http://www.xamanismo.com.br/Universo/WebHome
O Grande certificado que o xamanismo d, a aplicao prtica no dia-a-dia. So as transformaes que, a sua prtica, provoca na vida do iniciante. Os estudiosos de xamanismo, mais fundamentalistas, banalizam as prticas neo-xamnicas, assim como o xamanismo tradional foi desprezado pela cincia e pelas religies. Ns estamos em outro patamar histrico. No podemos negar o desenvolvimento da mente humana, das terapias, da cincia e nem as tcnicas empregadas pelos nossos ancestrais que tanbto conhecimento trouxeram humanidade. Estamos vivendo a possibilidade de uma "Ressacralizao da Conscincia" e obtermos mais ferramentas para enfrentar os males da alma humana, integrar o homem natureza, evitar catstrofes ecolgicas, melhorar nossa qualidade de vida. Meu estudo prope um "Xamanismo Aplicado", ou seja algo que voc possa viver no dia-a-dia. De nada adianta o praticante apenas viver um fim-de-semana na natureza, fazendo prticas mirabolantes, se no consegue aplicar na sua vida, no dia seguinte, se no causa transformaes no modo de pensar e de agir. Fazendo conexes entre os conhecimentos espirituais do Oriente e do Ocidente, da terapia pajelana, do paganismo a tica crist, o *Xamanismo Universa*l um caminho alternativo. Um xamanismo aplicado para o Novo Milnio, onde as prticas arcaicas e atuais se interagem e se respeitam. Que esta corrente de conscincia se expanda, para que possamos influenciar na paz, os lderes e governantes deste Planeta procurando plantar uma semente de amor nos coraes das pessoas . Sabemos que a melhor maneira de agradar o Criador, respeitando, honrando, e preservando a sua Criao. A Terra um ser vivo. A Me que alimenta todas as criaturas. Convido voc que busca a s prprio, para juntos voarmos nos Caminhos Sagrados.

SAGRADO

http://www.xamanismo.com.br/Universo/WebHome

Pra iluminar nosso caminho preciso ir buscar A Deus do Cu que soberano Eterna Fonte Criadora

A pura Luz do Amor Divino Que est dentro de ns

Saber que existe uma famlia No mundo Celestial

Que a Terra a nossa me Que nos nutre e nos sustenta Nos recebe a cada vida E acolhe a carne em cada morte

Fazemos parte da famlia Da verdade universal

Tem o av Sol e a av Lua O Oceano e Florestas Montanhas, Rios e Cachoeiras A todos devemos honrar

http://www.xamanismo.com.br/Universo/WebHome

Todas as formas de beleza preciso respeitar Em todas formas de vida Em cada uma h uma misso E todas juntas formam o Todo Todas as nossas relaes

O importante na misso saber quem voc

Porque voc est aqui Aonde voc tem que ir Agora mesmo aonde est E o que precisa pra chegar

Eis o caminho sagrado Que quero lhe apresentar

Saiba que tudo sagrado Onde h vida est Deus Desde um inseto ou rastejante At os queridos seus

O Vento, a gua, a Terra e o Fogo Eu venho agora invocar

O Vento traz sabedoria Na gua flui as emoes A Terra d a intuio Fogo Luz Espiritual

Fora do Raio e Trovo No firmamento a anunciar

Que o poder est em ns Poder pra tudo transformar Pra receber este Poder preciso se ligar

http://www.xamanismo.com.br/Universo/WebHome
Se ligar com seu esprito Sua essncia divinal

Saber que existe um coletivo Uma mente universal Purificando o pensamento No pensando nenhum mal

Eu tenho a Fora, eu sinto a Fora Dentro deste ritual

E a esta Fora eu agradeo E a este mundo do Astral E a vs eu mando meu Amor Que minha Fora principal

Dou viva a Deus-Pai-Me e Filho Viva irmo, minha irm

Dou viva a todos os trs reinos O Animal e o Mineral Vegetal e a mim mesmo Seres do Reino elemental
(Canalizao : Lo Artse)

PARA QUEM BUSCA


O mais importante que, atravs de prticas xamnicas conseguimos nos conectar com nossos mitos, smbolos, nossa verdade interior. Conseguimos expandir a nossa percepo, para ir aos mistrios que esto guardados em ns mesmos. Aprendemos a sentir, ver e ouvir a energia. Nos religamos com o sagrado e com a fonte criativa de tudo o que nos acontece. Atravs da conscincia ordinria, no conseguimos alcanar nveis profundos do nosso ser, seria como tentar sintonizar uma estao de frequncia modulada (FM) com um radinho AM. Existem diversas tcnicas ou rituais para se chegar a estados mais profundos de conscincia, dentre elas destaco os tambores.

http://www.xamanismo.com.br/Universo/WebHome

O Tambor considerado universalmente como um instrumento indispensvel do xamanismo. o veculo pelo qual os xams fazem suas viagens a outros mundos. Os nativos associam o toque do tambor s batidas do corao da Me Terra e tambm ao som do tero. O seu batimento montono ( 150 a 200 batidas por minuto), emitem uma vibrao semelhante ao aparelho de eletroencefalograma, emitindo sons de baixa frequncia, produzindo modificaes no sistema nervoso. Tambm pode chegar-se ao EAC, atravs de danas, que depois de um longo perodo, libera endorfinas. Jejuns, respiraes, posturas corporais, tendas de suor, cantos, sacrifcios corporais tambm produzem EAC. A forma mais poderosa que conheo para chegar ao EAC atravs de Plantas Sagradas. So chamadas, por ignorantes, de plantas psicodlicas, alucingenos,drogas, etc. Fato esse compreensvel pois quem as rotula dessa forma, provavelmente nunca teve a coragem de conhec-las realmente. As plantas de poder aumentam a percepo, a acuidade visual e auditiva, e transportam o praticante para outras camadas vibracionais ou dimenses. Os cuidados a serem tomados, so os mesmos de qualquer busca. Saber da idoneidade e dos propsitos dos condutores, lembrando que por trs de lderes espirituais, gurus, etc; tambm existe uma personalidade humana com defeitos. No caso de Plantas de Poder, procure uma instituio legal, tais como ; O Santo daime, A UDV ( Unio do Vegetal ), a Barquinha, no se arrisque com curiosos. Ou ento com um xam que tem notoriedade no uso das Plantas Maestras. O xam, no se autoproclama. Ele chamado para suas tarefas espirituais, passa por treinamentos e ento reconhecido pelas pessoas de sua comunidade.Trata-se de um sacerdcio. uma misso de utilidade pblica. A iniciao tem um fundamento nas bnos recebidas pelos instrutores que passam uma espcie de "autorizao espiritual" para conduzir cerimnias. Isso honrar o conhecimento e no usurpar, e nem banalizar o processo de iniciao espiritual Vrias pessoas se denominam, mas o que determina o trabalho espiritual. Tem gente que se denomina ator poltico, tcnico de futebol, terapeuta, professor. Tem gente que se denomina espiritualista. Tem gente que se denomina Pai-de-Santo. Enfim, no xamanismo tambm!

http://www.xamanismo.com.br/Universo/WebHome
H pessoas que se autodenominam xams, que no final das contas aprenderam alguns conceitos, nunca foram numa floresta, nunca foram a estados profundos de conscincia, mas esto dando aulas e onduzindo cerimnias. Fuja daqueles que se consideram mestres. So pessoas que geralmente se apoiam em "vidas passadas". Dizem ter sido xams em vidas passadas, reencarnaes nativas poderosas para compensar seu pouco conhecimento nesta vida, que o que vale. uma iniciao sria e no uma prtica, que se aprende em um final de semana. Um xam transformou a sua vida, conseguiu a sua cura atravs de profundos processos de morte e renascimento, lidou com perdas, enfrentou entidades, enfrentou sua prpria sombra, e obteve o conhecimento essencial e o reconhecimento de seus instrutores para poder compartilhar com os outros. Lembro tambm que xamanismo no s praticas de rituais e cerimnias, e sim uma forma de vida, uma nova viso do mundo, que se aplica, primeiramente no condutor. So anos de preparao. Ningum, entretanto, precisa ser um xam para praticar xamanismo. Voc pode ir missa, sem se tornar um padre. Ser xam Implica em iniciaes e transformaes de profundo significado que visam preparar o aprendiz para ajudar o prximo, e passar a sua vida nisso. No so todos os que esto preparados para abrirem suas vidas para se dedicarem verdadeiramente ao outro. No se aprende a ser xam em sales de espaos esotricos. Neles voc encontrar as prticas xamnicas, que lhe colocaro em contato com a egrgora, isto, se o condutor for realmente um iniciado e no um oportunista que nunca se entregou a processos de morte e transformao e s fez o caminho das flores sem tocar nos espinhos. No xamanismo tambm aprendemos a lidar com o Mundo da iluso. Perante a sociedade atual em que vivemos a mesma coisa. No basta ter conhecimentos mdicos, se a sociedade no d um diploma no possvel exercer a medicina de forma legal. No basta ter conhecimento sobre as emoes, se no receber um diploma, ou melhor, se no h uma formatura, possvel ser conselheiro, mas no psiclogo ou psiquiatra. Tudo que srio requer um ritual de passagem, uma iniciao. Muitos buscadores percebem um pequeno FLASH de luz, achando que j esto iluminados, e depois percebem, com ocorrncias na sua prpria vida, o que iluso do poder. As tradies, as escolas iniciticas, as religies, as organizaes, garantem que o trabalho do ego esteja dentro de uma unidade. Ou seja, no vai da cabea de cada um que j se acha pronto, e sim, passo a passo, aps uma busca incansvel e dedicao, e a confiana na continuidade do trabalho espiritual. assim nas Escolas Iniciticas, nas artes marciais, nas escolas de formao educacional, nos esportes, na vida profissional... Alguns Mestres Espirituais j vieram prontos como Jesus, Buda, Lao Ts e tambm passaram por seus aprendizados. No procure ningum diplomado em xamanismo, pois quem d esse diploma o prprio Universo. O certificado a histria da vida de quem um condutor srio e bem intencionado, num mundo onde tudo banalizado.

http://www.xamanismo.com.br/Universo/WebHome
Est alm dos rituais um jeito de viver .Ser um xam abraar um sacerdcio, no um trabalho somente teraputico, uma caridade de alto risco, assumir uma responsabilidade com o Universo de viver em harmonia com a natureza, de ajudar o prximo, de transformar o ambiente em que vive, de ser aparelho de transformaes nas pessoas que dele se aproximam. Uma mudana radical, profunda, verdadeira. Ser xam no uma profisso, um dom.

AMOR - PAZ E LUZ ! LO ARTSE

XAMANISMO "DE GRAA"

O xamanismo no de graa, embora existam algumas atividades francas. Em lugar nenhum, do mundo de graa. Muitas pessoas fazem essa confuso. O xamanismo no religio, mas todas as religies cobram de sua maneira (dzimos, doaes, cerimnias, etc). Xamanismo troca. muito comum trocar presentes. Na nossa sociedade a troca o dinheiro. O Paj Sapaim dos Kamayurs, por exemplo, recebe conchas na tribo e quando vem para os centros urbanos recebe dinheiro. Os xams, nas comunidades recebem vrios presentes em trocas (pedras, alimentos, animais.jias, etc), alm de outros privilgios. Infelizmente no vivemos num mundo que troca comidas, roupas por preces, oraes. Nem a escola de nossos filhos aceitam, nem a telefnica. O dinheiro energia de troca neste mundo que vivemos. Os xams trabalham com trocas. absolutamente normal ! Muito difcil arrumar patrocinadores e muito mais ainda subveno do governo. A grande questo, no meu ponto de vista a explorao, o abuso e o despreparo de condutores. Que direito temos de julgar quanto vale o trabalho de algum que usa seu tempo de forma honesta ? Porque uma pessoa que se dedica para o bem estar do outro, no pode ter uma parcela disso para o seu prprio bem estar? Porque que incomoda tanto se a troca for boa e justa? Assim como tem um investimento para aprender yoga, tai-chi-chuan, I Ching, tantra, e outras praticas ancestrais, o xamanismo no foge a regra. Na Sibria, que foi a clula-mater do xamanismo, tem uma

http://www.xamanismo.com.br/Universo/WebHome
Associao de Xams, que no permite que os trabalhos sejam de graa e nem permite abusos. Existe uma faixa de valores que o xam pode praticar. Na relao com o mundo dos espritos ofertamos tabaco, flores, comidas, sacrifcios, dietas, abstinncias, e outros. uma relao de troca. Nada de graa. Estou falando isso sem apegos, pois ganho minha vida como professor de comunicao verbal(oratria) e como consultor de empresas. O trabalho que fao com xamanismo, serve para pagar parte do tempo para meus estudos xamnicos, manuteno do stio, do meu ESPAO, pagamento das pessoas que fazem a produo do evento, luz, gua, etc. Sinto no haver restries a quem ganha seu dinheiro vendendo carne, lcool, cigarros,refrigerantes, guloseimas, etc. A sociedade aceita isso, ou seja, comerciantes que contribuem para as maiores causas de doenas e mortes do mundo (obesidade, colesterol alto, cncer, etc), mas se incomodam com pessoas que ganham o seu dinheiro ajudando os outros. Me parece muito contraditrio ! Voc v coerncia nisso ? Tambm no gosto de ver certos xamanismos baratos, que fazem anncios de rituais sagrados como se fossem ofertas das Casas Bahia, tabelinhas de preo, estabelecendo comparaes, colocando em dvida a tica e a idoneidade daqueles que esto anos investindo em conhecimento e que tm o direito de fazer valer o seu trabalho. Eu no fao xamanismo barato, peo um investimento que acho justo e digno com aquilo que investi e que posso oferecer. Eu j investi muito com viagens, livros, jornadas, iniciaes e presentes etc. Agora, como tudo na vida, as pessoas precisam analisar o custo-benefcio. Tem certas coisas na vida que no tem preo, e muitas vezes o barato ou de graa tem preos mais altos do que imaginamos. Agora se uma pessoa no tem dinheiro outra coisa. Pode-se estudar outra forma de troca, como trabalho, por exemplo. De graa fazer pura demagogia. O amor de graa, mas o tempo do condutor custa. Muitos condutores que conheo, fazem suas prticas de caridade e voluntariado. Agora cabe cada um o livre arbtrio de como direcionar sua caridade. diferente quando se atende um doente sem condies. Ensinar xamanismo no somente pratica de caridade, o estudo de um caminho de conhecimento. Atender quem precisa e no pode pagar caridade. Fao muitos trabalhos voluntrios, parte do meu dzimo para isso, agora no invisto em curiosos. Eu e minha esposa pagamos as mensalidades do centro que presidimos(pagamos para receber o prximo!). Do centro que eu fundei, dou meu tempo sem nada receber. Minha mulher faz trabalhos sociais em favelas. Finalmente, o xam tradicional no ensina xamanismo, no passa seus ensinamentos a outros que no sejam escolhidos por herana ou por provas Iniciticas, sonhos, vises, etc. O xamanismo ensinado por pessoas como eu e outros irmos iniciados. Nossa sociedade tem tido acesso a esse conhecimento graas queles que se aventuraram a buscar nas tradies, nas provas iniciticas e disciplinas o sacro-ofcio.Alm disso

http://www.xamanismo.com.br/Universo/WebHome
compartilham suas prprias vises e instrues e levam parte desses conhecimentos para as pessoas receberem confortavelmente nas cidades e nos stios. O dinheiro como toda a energia, foge das mos daqueles que o discriminam. O dinheiro quando usado para "boas obras" positivo. Quanto vale o auto-conhecimento, cura, equilbrio e felicidade ? O que os condutores de praticas xamnicas fazem no tm preo. No tem como colocar numa tabela. Vamos pois, meus irmos, vibrar na prosperidade, que o Universo se encarrega dos detalhes. Harmonia - Amor - Paz e luz ! Lo Artse

XAMANISMO - FANATISMO - NOVA CONSCIENCIA

Comentrios de Wilson Gonzaga

Quero compartilhar, como um observador, o que venho lendo, sentindo e ouvindo, em minhas meditaes, sobre o que vem acontecendo no no xamnismo brasileiro como um todo, que muito grande, mas fundamentalmente neste novo xamanismo que estamos vendo nascer. Um xamanismo que praticado nos espaos urbanos, nos stios, nas casas, nos jardins e at chegando s novelas. Esse novo xamanismo surgiu da necessidade de um segmento de pessoas que buscam outros estados de conscincia para viver de forma mais sagrada, ecolgicamente correta, em paz e principalmente usar seu livre arbtrio, sem preconceitos. Assim elas unem-se queles que compartilham do seu caminho neste Universo de muitas moradas. Segundo Castaeda Dom Juan ensinou que um homem de conhecimento no um guia de comportamento.

Os instrutores, xams, que fui encontrando em minha caminhada tinham suas diferenas de pensamentos e prticas, mas uma coisa em comum : o reconhecimento que humanos so todos irmos e irms para cada outro e para as criaturas do planeta e a honrar o sagrado ponto de vista do outro. Em 1998 conversando com

http://www.xamanismo.com.br/Universo/WebHome
Walace Black Elk (fez a passagem da alma em janeiro de 2.004), o Alce Negro, lder dos lakotas (EUA) um dia aps ter participado de uma INIPI, conduzida por ele prprio, fiquei encantado com as palavras doces, alegres, porm penetrantes que ele usava, referindo-se aos paises que usam a violncia para obter a paz. Uma controvrsia ! Faz parte de seus ensinamentos que, a palavra ndio o povo dele desconhece, eles so os povos da Terra, e os que no nasceram lakotas, no sabem realmente o que ser um. No so educados da forma lakota. Isso no se aprende em livros. Ele tambm ensinou : Os espritos nos disseram que este um lugar para viver em paz. Este um Lar de Paz e ...lakota significa paz. Ns somos lakotas. Ns somos as lendas vivas Ns vivemos na evidencia da paz. Ento so tempos dos coraes das crianas aprenderem a serem homens de paz O pensamento nativo, no mundo inteiro, est voltado para a paz, nenhuma tribo est com desejos de vingana, todos sabem que agora o momento de nos unirmos em torno da Paz na Terra. Os nativos norte americanos cultuam o "Grande Mistrio". Eles sabem que a fonte e a origem de tudo o que vivo. Usam mais parte do seu tempo para amar e respeitar. Os que como eu buscam no xamanismo uma forma mais sagrada de viver; os sacerdotes, xams e lderes, reconhecem o poder da maneira humilde e tem a dedicao para rezar. Tem um termo agora criado por nativos, enjoados com tudo o que acontece, que chama-se : XAM DE PLSTICO. Esse termo usado para pessoas que tentam se passar como xams ou lderes espirituais, mas que no tem nenhuma conexo genuna com a tribo ou tradio que ele diz representar. Eles tambm alertam para os perigos dos praticantes sofrerem algum risco psicolgico e emocional. A iluso das pessoas se sentirem como participantes de uma tribo que s existe na psicose do condutor. Dizem : Eles no tm comportamento tico, no foram instrudos por instrutores nativos, usam os nomes das culturas, prejudicam a reputao das culturas usando suas idias e pensamentos como se fossem da cultura. Do ao povo idias falsas sobre cerimoniais e rituais. Muitos ativistas nativos esto trabalhando no sentido de que os chamados por eles de predadores q ue exploram os nomes e as tradies indgenas, faam reparos inclusive de forma monetria. Eles dizem que nenhum nativo tradicional chama seus lderes espirituais de xams, que um termo da Sibria.

http://www.xamanismo.com.br/Universo/WebHome
Parece at que para ter valor no xamanismo precisa de uma ligao indgena ! Se eu tenho no sei ! S posso afirmar que meus avs eram genuinamente italianos. Posso afirmar que sou brasileiro e jamais negarei a minha raa e o nome que meus pais me deram. Isso eu aprendi honrando as razes no prprio xamanismo. Acredito que eu vim para este mundo para ser Lo Artse. E estou me esforando muito para aprender a ser irmo. Aprendi e aprendo com ndios, brancos, negros e orientais. No xamanismo meu vo solo. No represento nenhuma tradio. Se fui ndio em vidas passadas isso s serve para minha referncia ou motivao interna, para o meus irmos o que interessa o que eu sou nesta vida. Que ser um branco ! Se eu fosse para ser ndio, Deus na sua infinita sabedoria me faria nascer numa tribo. No vou passar a minha vida negando a minha raa, se estou em busca da minha verdade. Sempre evitei acusar, julgar ou criticar esse ou aquele condutor, e nem responder contedos malintencionados, por mais que eu tenha vontade. No meu papel julgar ningum, isso est comeando acontecer com os prprios participantes. E o tempo ser soberano e o retorno implacvel. Essa a lei ! Cada um que vista ou no a cartola, mas por respeito tudo o que aprendi resolvi escrever este artigo. Aprendi que um mestre verdadeiro no se autoproclama. Ele no necessita disso, seu exemplo de vida faz com que as pessoas o cerquem. No incitam as pessoas ao dio, a raiva, a perseguio, as calnias, so guerreiros da paz. No tem respostas para tudo pois sabem que a verdadeira caminhada comea dentro de ns mesmos, uma jornada interior. No vive fazendo discursos repetitivos, unilaterais e delirantes. Incentiva seus discpulos a aprenderem por si mesmos, com livre arbtrio. No fica falando o que pode e o que no pode ! Inspira a liberdade para as pessoas tomarem as decises por s mesmas. Existem tipos de pessoas que no fazem a menor idia do que est acontecendo em seus prprios mundos pessoais. So as ovelhas ! Ateno pois, todos os buscadores, o fanatismo s lhe atinge se sua inteligncia estiver afetada. O fantico religioso aparentemente normal. Ele cria inimigos aleatrios, os inimigos devem pagar, devem ser castigados. Inspira o ressentimento, a revanche, vingana de uma humilhao e o quadro s pode se completar se tiver um inimigo, pois do contrrio no haver um heri. Cuidado ! O seu lder pode ter atitudes psicticas e os sintomas so : dizer ter a verdade absoluta; que foi escolhido para uma misso; que tem uma vingana astral de vidas passadas. Leve os textos para um psiquiatra analisar. Soube de um psiquiatra que o pior de todos os fanticos so os que incitam aes contra os impuros, os infiis, os falsos, e da desenvolvem uma estratgia de perseguio contra todos os que no concordam com ele. Ele faz do seu ego narcisista (eu falei, eu sou, eu fao, eu sei, etc.,) um sistema moralista cheio de raiva em relao quilo que condena, como se pensar diferente ser um inimigo que precisa ser destrudo para reinar o bem. Ele perde o sentido de respeito com as pessoas que fazem diferente. Ele desafia e bate no peito : Quero ver quem pode comigo ! Todo o fantico intolerante. Se voc nem aceita pensar diferente sobre seu lder j est dominado. Significa que abdicou de seu raciocnio crtico, tornou-se mero objeto de idias delirantes, adotando expresses e pensamentos estereotipados,

http://www.xamanismo.com.br/Universo/WebHome
caretas, pseudo-moralistas , muitas vezes usando o sistema como escudo para manter proibicionismos e usurpar a verdadeira liberdade de expresso, reprimindo o potencial criativo ou de prazer genuno das pessoas que um dos maiores valores do pensamento nativo e espiritual. Analise se voc est to submetido s idias de um lder assim, e est aqui, agora mesmo, nesta leitura, achando um absurdo pensar diferente. Ou querer se apegar a qualquer coisa para salvar essas idias doentes, e se decepcionar, ou melhor, se desiludir ao saber que um dia achou um mestre que poderia lhe trazer a iluminao e, depois descobre que por trs desse mestre tambm existia uma personalidade humana com suas falhas e defeitos. Principalmente os recm convertidos esto sempre convictos que a verdade chegou e tem que ser para todos, sem discusso. O fanatismo contagioso, atrai adeptos geralmente com crises pessoais intensas. Ele geralmente atrai pessoas vulnerveis, desesperados, desgarrados, incrdulos, rejeitados, desiludidos e rancorosos. Enquanto os ativistas pregam em nome de uma causa justa : falta de alimentao, doenas, liberdade de expresso religiosa, conservao do meio-ambiente, liberdade no uso de entegenos, etc.; o fantico assume uma postura intolerante em relao a outras idias e trabalha para ser do contra. Certas verdades que alega so interpretaes exageradas e mentirosas passadas de formas emocionadas, descontextualizadas . Ele megalomanaco ! Tudo para ele grande ! J curou milhares, j libertou milhares, tudo que ele faz grande ! O fantico gosta de maniquesmo , adora dividir o bem do mal , o certo do errado, o falso e o verdadeiro, que geralmente funciona com espritos fracos. No seja ingnuo! Fuja em quanto tempo ! E quanto mais ele apresentar um cenrio decadente, mais aceitao ter para as suas aes, canalizando ressentimentos de massa, atravs de uma promessa de vitria espetacular sobre o inimigo. A vitria final. Tambm usam a palavra tocando num ponto fraco, o Ego : Voc o escolhido ! Voc muito importante para ns ! Sua misso ir salvar o Planeta ! E quando tocam pessoas com carncia e predisposio para tal, d-se o deslumbramento, o encanto, a adeso. O terror usa isso, persuadindo suicidas, de que estes esto prestando um servio para Deus e sero recompensados, do outro lado. Fico imaginando os discpulos. Na verdade so vtimas, alimentados por lderes mundanos, que se consideram apstolos, pregam uma f cega, assumindo o herico papel de expulsar os demnios. Sentem-se os combatentes do mal e esto l para salvar a humanidade do caos. Ento, para justificar a sua funo, vo vendo o demnio em tudo. Seno perderiam o cargo ! Portanto, criam uma fantasia divina maniquesta: se no esto com eles, esto com o diabo. A base da retrica o medo que se espalha na livre expresso, nos hbitos e costumes, na cultura, criando um mundo suspeito e hostil importante relembrar que a histria da humanidade tambm pautada por inmeros episdios de fanatismos. Para eles no importante somente ser um seguidor, ter uma misso espiritual. Alicerados na sensao de superioridade sobre os demais, viram combatentes que devem expulsar os infiis ou convert-los e para isso os fins justificam os meios. Geralmente se apegam a um sistema pseudo-moralista, carregado de dio. Talvez um bom nome para esse tipo de movimento seja neo-inquisio.

http://www.xamanismo.com.br/Universo/WebHome
A maior caracterstica do fanatismo a intolerncia e o sectarismo que aprisiona a liberdade de conscincia. Eles parecem no ter idias prprias, pouco inteligentes, tm um discurso repetitivo e delirante e no caso s atrapalham, irritam, causam conflitos. O grande problema quando o fanatismo torna-se uma causa suprema e adota meios violentos e at cruis. Hoje crescente o nmero de sensitivos que canalizam mensagens . muito tnue o fio que separa o fenmeno da canalizao, da inspirao de uma personalidade humana. Gostei muito de ler esta interpretao de Angeles Arrien, escritora do "Caminho Quadruplo', ed. gora : A forma que o visionrio tem de conservar a autenticidade e permanecer dentro do Arco Sagrado dizer a verdade sem acusar nem julgar. Dizer a Verdade um valor universal que destri os padres de negao e indulgncia Dizer a verdade, sem crticas ou julgamentos, a capacidade de expressar as coisas como elas so. Podemos fazer sem abdicar de nossas idias, refletindo maneiras de se expressar " com a lngua e esprito. Aqueles que usam da palavra para julgar ou condenar os outros, deveriam considerar com mais ateno a lei das manifestaes, algo que os antigos magos praticavam. Os pensamentos e as palavras afetam em conjunto os padres energticos da nossa aura, gerando formas-pensamento que nos influenciam em todos os nveis, alm de atrarem material astral que vibra na mesma sintonia. a lei das correspondncias. Estamos vivendo um momento marcante, medida que os novos tempos se aproximam a ateno da humanidade se focaliza nos medos e esperanas coletivos para o mundo futuro..Muitos pessoas sentem vida catica e turbulenta emocionalmente. Nestes tempos temos a oportunidade preciosa de superarmos a negatividade, concentrando no perdo e compaixo e liberdade. Vamos aprender com a jornada da humanidade atravs dos tempos. No xamanismo aprendi a respeitar os velhos por sua sabedoria e os jovens pela fora e renovao. A palavra tem uma singeleza e sutileza. Voc percebe o grau de um ser, de acordo com a forma como se expressa. Os estudiosos afirmam que os anjos falam metafricamente, como se fosse a PNL (programao neuro-lingustica). Jesus Cristo falava por parbolas, os Mestres ensinavam atravs dos contos, usavam a palavra com maestria. Perceba como so lindos os Decretos da Fraternidade Branca. Reflita ento, que tipo de mestre espiritual usaria termos chulos, agressivos, desafiadores ? As entidades de luz falam sem emoo, so serenas, no sentem raiva, pois compreendem a existncia humana, no brigam, mas mostram o caminho. Agora, no para a compreenso de todos ! E no foi sempre assim ? Para a minoria ? Os mestres xamnicos, se expressam poeticamente! Seus ensinamentos so expressos, abrindo o livro da Natureza. Uma verdade que se esconde debaixo de cada pedra, de cada folha. A Sabedoria ancestral, fruto

http://www.xamanismo.com.br/Universo/WebHome
da observao da vida do homem na Terra, passado de pai para filho, cruzando as eras e formando uma rede de poder. Fao parte de um grupo que acredita que podemos criar um novo planeta. o momento apropriado para explorarmos o Universo que existe dentro de cada um de ns. Uma boa oportunidade para conduzirmos nossas vidas. Mas melhor usar as foras para proteger dos desafios naturais da vida e criar relacionamentos harmoniosos Vamos comear pelo respeito s diferenas ! Quero propor todos ns que buscamos expandir a conscincia atravs do xamanismo, que usemos nossos esforos mais para construir do que destruir. Vamos focalizar as nossas medicinas para atender aos que nos procuram, ao invs de atacar grupos ou centros que por caminhos diferentes buscam a felicidade e se encontraram em seus lugares. Vamos voltar as nossas mentes para os Grandes Problemas que afligem nossa humanidade que a fome, as doenas, a loucura, a violncia, a excluso, e no como cada centro pratica a sua f. Proponho cada um olhar para o seu prprio trabalho e procurar dar conta daquilo que est chamando para si. Pois se chamar algo maior do puder suportar o peso te achata. A lei do Universo soberana. Vamos viver em paz uns com os outros, o que no significa concordar e sim respeitar. E nesse momento eu chamo a paz dentro de mim, buscando a paz que vem de voc que est lendo agora, para que chegue a paz ao nosso redor e que na paz possamos seguir. Harmonia Amor Paz e Luz Lo Artse

FALSOS MENSAGEIROS
Wagner Frota - Jaguar Dourado

Gostaria de refletir com vocs um pequeno tpico para uma reflexo apurada de todos ns.

http://www.xamanismo.com.br/Universo/WebHome

Tenho visto e notado pelo mundo holstico que cada dia mais surgem novos terapeutas com praticas xamnicas, wiccanianas, drudicas, entre outras mais. Basta abrirmos qualquer jornal ou revista de terapia alternativa para encontrarmos cada dia mais um nmero maior de terapeutas que esto surgindo. Acredito que a espao para todos, mas gostaria que todos passassem a procurar identificar entre eles, aquele que realmente so terapeutas e no picaretas. Desculpe-me a palavra, mas no encontro outra para definir as pessoas que usam a ingenuidade de pacientes, que na sua maioria so leigos e no conhecem o terreno que esto entrando e pedindo ajuda. Muitos caem nas mos de pessoas srias que passaram anos estudando as tcnicas que utilizam para curar e auxiliar aqueles que vem lhe pedir socorro. Mas cada dia mais, um grupo de pessoas, vai parar em mos erradas que s querem enganar os seus pacientes, arrancando-lhe dinheiro com sesses semanais, quando no dirias. Ns que trabalhamos como Terapeutas Holsticos ou Alternativos, constantemente estamos expostos a opinies e julgamentos de outras correntes, que nos do os adjetivos de loucos, falsos profetas, picaretas, entre tantos outros adjetivos. E essas pessoas que no estudaram devidamente o Caminho teraputico que esto exercendo, no ajudam em nada a eliminarmos esses adjetivos do qual somos tachados. Gostaria de lembrar a todos que no porque algum fez um workshop de Xamanismo que passou a ser um Xam. No existe um curso Torne-se um Xam ou um Bruxo. Se algum fez algum curso desse, eu lamento dizer, mas essa pessoa foi enganada e provavelmente jogou dinheiro fora. O xamanismo um caminho, que para ser bem compreendido tem ser trilhado durante anos. O mesmo se d com aqueles que seguem a Religio da Deusa. Tenho um amigo que sempre diz que h uma grande diferena entre estudar o caminho, conhecer um caminho e trilhar o caminho. No Caminho que percorro, costumo sempre procurar ver, sentir os sinais e ouvir os animais, as rvores e as pedras, antes de comear a trabalhar com uma pessoa no Caminho Sagrado. Afinal, esse um caminho rduo e cheio de desprendimento, pois vivemos em funo da cura de ns mesmos e da comunidade em que vivemos, e s aqueles que tm o corao puro e uma grande fora de vontade pode realmente trilhar esse caminho. Como vocs podem ver, o Caminho Sagrado no para qualquer um. Creio que o mesmo deva ocorrer com outros caminhos. As Bruxas foram perseguidas durantes sculos devido ignorncia de naes governadas por mentes que s se interessavam pelo seu prprio bem atravs do poder que tinha e queria manter a todo custo. Mas felizmente, graas a Deusa, hoje esto renascendo com uma vitalidade maior, resgatando a sacralidade do princpio feminino, reverenciando os aspectos e atributos da Grande Me no seu dia a dia.

http://www.xamanismo.com.br/Universo/WebHome
Peo a voc que esto lendo esse texto, que fiquem de olhos abertos com os Falsos Mensageiros que se aproveitam do estado de esprito de pessoas que na maioria das vezes encontram-se em estado de aflio, a procura de palavras amigas e de um tratamento srio de purificao, alinhamento dos chackras, de um resgate de alma ou de seu animal de poder. No cabe a ns julgarmos ningum, seria sempre bom primeiro nos olharmos nos espelhos antes de qualquer julgamento, mas lembrem-se, que atravs de nossos atos, podemos ensinar muito a outras pessoas. Vale a pena lembrar aos xams e bruxos que transmitem os ensinamentos e conhecimentos que aprenderam atravs de muito estudo durante anos. Que partilhem esses conhecimentos somente com aquelas pessoas que se apresentarem com impecveis intenes e pureza de objetivos. Quando falo em partilhar eu tambm quero dizer, que no devemos iniciar todos aqueles que nos procuram. A Iniciao se d no momento certo, eu sempre tenho o costume de dizer que o prprio "aprendiz" se auto-inicia, pois esta uma Jornada Interior. Devemos observar esses aprendizes, e s depois de termos certeza de seus propsitos, faamos a cerimnia de Iniciao auxiliando-os a despertarem uma viso, que possibilitem a eles descobrir o divino que h em ns e, com isso, restabelecer nossa conexo com a natureza e com o mistrio do cosmo, adquirindo capacidade e sabedoria para utiliza-los. Geralmente pelo que eu pude observar nesses anos de estudo no Caminho Sagrado, poucos conseguem ir alm da jornada de iniciao. Lderes Espirituais verdadeiros so raros. E raros tambm so as pessoas de conhecimentos, no meu caso, eu posso contar nos dedos das duas mos essas pessoas. No quero dizer que no existam mais do que cinco Lderes Espirituais, mas eu nesses anos de estrada s conheo esse nmero. Muitos dos que trilharam essa estrada pararam no meio do caminho, e ficaram satisfeitos em se tornar curadores. Converteram-se em mestres do seu prprio caminho. E h aqueles que so seduzidos pelo poder. Comeam a cair sob o fascnio de seu prprio poder, seduzido por sua prpria pessoa. Perdem-se durante o trajeto. E a jornada pode durar pelo resto de suas vidas. Gostaria de lembrar a todos uma pequena frase, mais profundamente verdadeira dentro dos Caminhos da Magia: A semeadura no obrigatria, mas certamente iremos realizar a colheita. Ento irmos e irms tenhamos muito cuidado, pois da mesma maneira que recebemos o poder, ele nos pode ser tirado. Como vocs podem ver existem muitas trilhas pelo Caminho, cabe a ns escolhermos o qual devemos seguir. Ns que trabalhamos com as Rodas da Medicina dos povos nativos, aprendemos a nos desprender de nosso passado, a enfrentamos nossos medos, a termos auto-controle, a nos harmonizarmos interiormente, a aceitarmos a ddiva da viso e a tarefa de melhor exercit-la, a fim de criar um mundo ecologicamente melhor, e, individualmente sonhar com as possibilidades futuras de cura de Ns e da Me Terra. Vida Plena! Wagner Frota - Jaguar Dourado www.xamanismo.com

A MISSO

http://www.xamanismo.com.br/Universo/WebHome
Lo Artese

A BUSCA DA MISSO DA ALMA

Entendo que ter nascido aqui neste planeta, nestes tempos, foi por algum motivo ou propsito, esta certeza foi o que tornou imprescindvel, para o meu autoconhecimento, saber qual a minha misso. Quando as metas que traamos, esto em consonncia com a misso da alma, o Universo conspira favor. Quando se aproxima o verdadeiro propsito da alma, tudo da natureza interior vem a tona. A pessoa entra em um processo mais rpido de transformao pessoal. Quando convidamos o amor para despertar poderes mais profundos, trabalhar nos desafios torna-se uma aventura. No xamanismo treinamos para assumir a responsabilidade final pelas nossas criaes. Culpar outros pelas nossas frustraes humilha nosso esprito, e nos faz sentir desesperanados e fracos. Nesta era em que vivemos, buscamos compreender Deus no somente nos Grandes Mestres, mas integrando o Seu Poder em nossas mentes e coraes. Isso uma grande responsabilidade! Assumindo essa responsabilidade pessoal, nos capacitamos a tomar decises lcidas sobre o que queremos e desejamos. Quando perguntamos :

Devo mudar de trabalho/carreira ? Porque meus relacionamentos no do certo ? Porque no acho a pessoa certa ? Qual a finalidade de minha vida ? Porque eu mereci isto ? Porque sinto um vazio ?

http://www.xamanismo.com.br/Universo/WebHome
Na verdade, estamos perguntando a ns mesmos qual a direo de nossa alma e como podemos unir essa direo nossa personalidade, ou seja, buscamos harmonizar o nosso caminho com o nosso destino. Cada um de ns tem seus impulsos, sentimentos e necessidades especficas, e cada um tem sua direo correspondente para alma viajar na "Estrada da Vida", assim como um Destino para atingir (toda a viagem tem um destino!!!) dentro de um determinado tempo de vida. Nessa jornada nos deparamos com desafios, obstculos, relacionamentos, provas, famlia, etc, que influenciam na direo da nossa personalidade e que podem nos tirar do verdadeiro caminho que a alma traou para viajar. Nos deparamos com bifurcaes. Nossos conflitos internos surgem quando a alma se distancia do caminho verdadeiro, nos levando a tristeza, depresso, raiva, impotncia, um vazio profundo. Dizemos at a expresso popular "vontade de sumir do mapa". Nosso grande desafio descobrir a estrada da alma na qual a nossa personalidade possa prosperar. A prosperidade o sinal de que foi feita uma integrao entre a alma e a personalidade. Nossa alma, que conhece o passado, sabe o que a vida precisa, para continuar o estudo que foi deixado em outras vidas. Nossa alma a fora primordial, por trs de ns, que forja o nosso destino infinito. Uma misso no algo que se force a fazer, ou so criadas a partir de suas preocupaes atuais. algo profundo que s pode ser descoberto interiormente. Ao descobrir sua misso voc pode ter a certeza de que as metas buscadas so suas. Descobrindo a sua misso, e vivendo-a, ela unificar seus interesses , ao mesmo tempo em que se desenvolve. A lio fundamental :

Faa o que gosta de fazer


Li uma interessante pesquisa do Dr. Bronnie Ware. Ele trabalhava em cuidados paliativos melhorando a qualidade de vida para pacientes terminais que deixavam o hospital e voltavam para morrerem em suas casas. Ele ouvia as pessoas nas ltimas semanas de vida, quando abandonam qualquer pretenso e estavam totalmente honestas no seu leito de morte compartilharem seus maiores arrependimentos. Ele cita os cinco maiores:

1.) Eu gostaria de ter tido a coragem de viver uma vida fiel a mim mesmo e no a vida que os outros esperavam de mim.
Este o lamento mais comum, e geralmente vem de pessoas cujos sonhos no so alcanados. Quando as pessoas percebem que sua vida est terminando e olham para trs fcil ver como muitos sonhos no foram cumpridos. A maioria das pessoas no tinham honrado nem a metade dos seus sonhos e morreram sabendo que era devido s escolhas que fizeram ou no fizeram.

2.) Eu gostaria de no ter trabalhado tanto.

http://www.xamanismo.com.br/Universo/WebHome
Este foi o lamento mais comum dos pacientes do sexo masculino. Eles perderam seus filhos jovens como parceiros e companheiros. E, criando mais espao em sua vida, voc se torna e mais aberto a novas oportunidades mais felizes, mais adaptadas ao seu estilo. No era dinheiro ou status que tinham a verdadeira importncia. Eles queriam ter feito as coisas de forma a beneficiar mais aqueles que amam. Isso tudo o que resta no final, amor e relacionamentos.

3.) Eu gostaria de ter tido a coragem de expressar meus sentimentos.


Bronnie encontrou pessoas que reprimiam seus sentimentos para tentar manter a paz. . . mas, isso as tornaram infelizes e percebiam viver uma vida medocre, sentiam que colecionavam ressentimentos e amarguras na vida. Como resultado, viveram uma existncia medocre e nunca se tornaram o quem eram realmente.

4.) Eu gostaria de ter permanecido em contato com meus amigos.


As pessoas ficaram mais velhas e deixaram amizades escapar. Em suas ltimas semanas, muitas pessoas tentavam frenticamente rastrear seus amigos perdidos no tempo.

5.) Eu gostaria de me permitir ser feliz.


Perceberam que eles poderiam quebrar seus padres e hbitos antigos e optar por ser feliz. Essa surpreendemente comum. A maioria no percebe que felicidade uma escolha. Ficaram presos em velhos padres e hbitos. O chamado "conforto" da familiaridade sobreps suas emoes, assim como suas vidas fsicas. Medo da mudana os levaram a fingir para os outros, e para si mesmos, de que estavam contentes. L no fundo, sentiram falta de dar boas risadas e de ter um pouco de amenidades na suas vidas novamente. Por essa pesquisa podemos refletir que a vida que levamos est relacionada com as nossas escolhas e atitudes. Nossa misso na vida reflete quem somos e orienta nossa maneira de agir no mundo. Aproveite o tempo de plantar da Primavera para semear seus sonhos. Nunca tarde demais enquanto lhe resta tempo para viver. Ela o propsito que o atrai para o seu futuro, unifica suas crenas, a noo de quem voc . Quando voc vive sua misso, fica entusiasmado, concentra-se em desenvolver habilidades, busca realizar incansavelmente essa misso com todo o vigor, que cria um poder. E far isto dia por dia. O descontentamento de tanta gente com seu trabalho os leva a uma vida dividida. A misso um motivo profundo para estarmos vivos. Pergunte a si mesmo se tem um emprego, ou est realizando um sonho.Voc possui uma combinao nica de desejos, interesses, habilidades desenvolvidas, e tambm vastos talentos por serem desenvolvidos. Descobrindo a misso e vivendo-a ela unificar seus interesses , ao mesmo tempo em que se desenvolve.

http://www.xamanismo.com.br/Universo/WebHome
As vezes as pessoas no acreditam que possam ser pagas para fazerem aquilo que elas gostam. O fato pode ser simplesmente : no sabem como fazer isto ! Relacione : O que valorizo nesta meta ?

viajar : aprendizado ou diverso novo emprego : desafio / hesitao

O que importante para mim em todos esses valores ? A resposta que vier na cabea ser um valor ainda mais importante .

DESENVOLVENDO A VISO
Pense quais so os valores mais significativos. Veja voc fazendo coisas que goste de fazer Veja-se fazendo coisas nobres, que voc gostaria de fazer. Veja-se como gostaria de ser. Veja imagens que despertem a sua paixo. Permita que sua sabedoria interior guie o cenrio que se desenrola dentro de voc Veja-se rico(a), colorido(a). Sinta a sensao corporal. Desfrute desse futuro glorioso que est vendo. Enquanto observa o cenrio, faa uma relao dos seus valores. Pea ao seu animal para orientar sua viso. Veja as cenas, guardando as imagens que representam seu propsito e sua misso

ESCREVA
Agora que sabe de que forma contribuir, pode fazer dessa viso uma causa para se dedicar.

ALINHANDO-SE

Veja seu futuro e a vida que est vivendo Oua objees de uma parte de voc ! Respeitosamente. Veja as intenes positivas por detrs ? ( valor ) Crie alternativas para alcanar, fazendo acordo que favorea todas as partes. Pergunte a si mesmo :Isto representa o que sou ? De que forma, cumprindo minha misso, eu vou ter uma boa vida ? Agora declare a misso : Minha misso na vida reflete quem sou, e orienta minha maneira de agir no mundo. No meu aprendizado a busca de uma declarao, que sintetiza a misso, afirma o propsito de vida, traz uma dinmica, clareza e foco e ajuda a enfrentar os desafios transformando-os numa aventura a ser vivida. a clareza de que precisamos para tempos incertos.Por exemplo:

http://www.xamanismo.com.br/Universo/WebHome
A minha misso inspirar as pessoas para que elas possam se conhecer melhor, buscar a felicidade, se conectarem com o Sagrado e viver em harmonia com todas as relaes e com todos os reinos.
Essa declarao de minha misso tambm me traz a conscincia de que uma misso no como uma meta, objetivo, que voc se prope a fazer e realizar e sim uma bandeira para carregar por toda a vida. Ou seja, no realizamos a misso, mas vivemos por ela. A misso no definida, ela descoberta pelo prprio indivduo. Quando identificada impulsiona a fazer tudo na vida buscando viver essa misso. uma fora para alcanar objetivos e atender a necessidade de crescimento e evoluo. A misso rene talentos e capacidades, os valores mais importantes, o que gostamos e o que fazemos por amor. Quando descobrimos a misso, direcionamos a vida para atend-la, na compreenso de que ela o motivo da existncia, do nascimento, do porque estar aqui e agora. Os elogios e incentivos que recebemos por nossas atitudes so indcios claros que comprovam que estamos vivendo a nossa misso. O Universo toma conta dos detalhes, nos enviando sinais e mensagens secretas que percebemos aos prestarmos ateno e conspiram a favor da realizao da nossa misso. Observe as sincronicidades, sinais, o que voc v, ouve, sente, l, seus encontros, pode ser a sua alma falando, trazendo orientao e clareza nesses momentos. Quando percebermos que caminhamos com clareza na nossa misso, vivenciamos um estado de contentamento interior bem profundo, com a conscincia de que as experincias pelas quais passamos um fator de alinhamento com nossos propsitos da alma. Aps formular a sua declarao de misso, traga-a consigo, escreva e coloque em lugares visveis e repita-a todos os dias em voz alta, com energia, fora, vitalidade, para que as palavras ressoem em sua alma. Para construir sua declarao, procure meditar nas seguintes respostas:

1 Quem sou Eu?


Essa a raiz de nossa busca espiritual. importante meditarmos a pergunta: Quem Sou Eu? , diariamente para provocarmos nosso dilogo interior e nos religarmos ao nosso verdadeiro eu. preciso no confundirmos o quem sou eu com os papis que desempenhamos tais como, filho, pai, amigo, professor, mdico, mestre, etc. Preste ateno aos sinais} coincidncias) e sincronicidades. Pergunte a si mesmo as seguintes informaes sobre cada experincia de hoje: (Se este evento tinha uma mensagem para a minha vida) o que seria?

Pergunte "Por que estou aqui?"


Quando voc tiver tempo para ouvir, mensagens valiosas iro aparecer nas formas mais inesperadas.

http://www.xamanismo.com.br/Universo/WebHome
"O propsito da minha vida ..."; comee a escrever A alma ama a verdade, quando acerta sua verdadeira misso, cada parte de voc se expande com vitalidade e energia. Pode demorar um pouco e querer continuar a definir e refinar sua declarao sobre o trabalho da sua alma durante as prximas semanas. Quando a pessoa identifica a razo de existir na Terra, uma sensao de paz invade seu ser. Poucas pessoas sabem o seu verdadeiro propsito de existncia, sua misso de alma. No h uma metodologia educacional que nos ensina a aprender a nossa misso. Geralmente nossa educao procura buscar o que queremos ser quando crescemos, qual a nossa formao. Porm nunca somos estimulados para descobrirmos a nossa razo de viver, qual ser a contribuio que deixaremos para o planeta, para a humanidade, para nosso pais, famlia. D asas sua criatividade. Veja-se como gostaria de estar no futuro. O que gostaria de fazer em todas as reas de sua vida. Reconhecer seus dons, talentos e capacidades naturais. Tenha a clareza de quais so os seus principais valores,,,virtudes, os seus interesses principais, seus desejos A sua misso sempre tem a ver com seus talentos. Voc vai sentir que contribui com um propsito maior quando usa esses talentos. Voc pode usar para a sua satisfao pessoal, para contribuir para a humanidade, etc. De qualquer forma ao cumprir seus talentos estar contribuindo para o Universo de alguma forma.

O QUE XAMANISMO?

Lo Artse

A BUSCA DE UMA DEFINIO

Atualmente quando a maioria das pessoas ouvem a palavra xamanismo pensam em culturas indgenas americanas, outros reclamam por que no pajelana se esto no Brasil. Sempre considerado como um programa de ndio.

http://www.xamanismo.com.br/Universo/WebHome
O xamanismo no se refere apenas espiritualidade indgena. certo que os indgenas foram os grandes responsveis por manterem acessas as chamas da Medicina da Terra mas as prticas se originaram no homem primitivo, no paleoltico. A palavra tem origem siberiana e no americana e usada hoje como uma forma nica para descrever as prticas no mundo todo. Ou seja, as prticas so universais, um legado do Mundo Espiritual para a Humanidade. No pode haver fronteiras. A palavra xamanismo foi criada por antroplogos (ver em xam) para definir um conjunto de crenas ancestrais. Para mim um caminho de conhecimento. Ns podemos perceber traos do xamanismo em vrias religies. As razes do xamanismo so arcaicas e alguns antroplogos chegam a pensar que elas recuam at quase to longe quanto a prpria conscincia humana. As origens do xamanismo datam de 40.000 a 50.000 anos, na Idade da Pedra. Antroplogos tm estudado xamanismo nas Amricas; do Norte, Central, Sul. Tambm na frica, entre os povos aborgines da Austrlia, Esquims, Indonsia, Malsia, Senegal, Patagonia, Sibria, Bali, Velha Inglaterra e ao redor da Europa, no Tibet onde o xamanismo Bon segue a linha do Budismo Tibetano, ou seja, em todos os lugares ao redor do mundo. Seus traos esto presentes nas Grandes religies.

Religio da Idade da Pedra


Piers Viebsky em "O xam", cita que em 1991 foi encontrado o corpo mumificado de um homem preservado sob as neves dos Alpes Austracos. Foi apanhado por um temporal ao cruzar um desfiladeiro da montanha h cerca de cinco mil anos. Poderia ser de um pastor (de ovelhas) mas as tatuagens na pele, um disco de pedra numa correia e alguns musgos secos medicinais encontrados em sua posse permite a suposio de que era um xam numa viagem ritual. Muito antes de ter sido descoberto esse "homem do gelo", no princpio do sec. XX, foram encontradas pinturas rupestres pr-histricas, no Sul da Frana, de figuras semi-humanas, semi-animais entre animais comuns, que foram consideradas como representando xams e que conduziram a suposio de que o xamanismo foi a religio humana original e primordial.

http://www.xamanismo.com.br/Universo/WebHome
Numa das gravuras um homem com o falo ereto est deitado ao lado de um bisonte com uma cabea de pssaro ao seu lado; o prprio homem parece ter a cabea de pssaro e presume-se que a gravura represente um xam em transe. Essa interpretao foi popularizada na dcada de 60 por Lommel num livro profusamente ilustrado, Shamanism:The Beginnings Of The Art.

A figura da gruta de Les Trois Frres nos Pirineus franceses que foi chamada de Feiticeiro Danador, considerada por alguns estudiosos como representando um xam. Uma criatura masculina vista de perfil olha de frente para quem a contempla com os seus olhos muito redondos. Todas as partes da sua anatomia parecem pertencer a um determinado animal: orelhas de lobo, chifres de veado, rabo de cavalo e patas de urso. E no entanto o efeito geral notoriamente humano. Outra interpretao possvel a de que represente um esprito Senhor dos Animais personificando simultaneamente a essncia de todas as espcies. O primeiro tratado vem da Sibria (altaicos, iacutes, buriatas, tungues, vogul, samoiedos, etc.). Uma fonte acredita que os homens/xams teriam emigrado durante as grandes glaciaes seguindo rebanhos de renas. Eles passaram pelo estreito de Bering ou por uma ponte terrestre que ligava os dois continentes e se espalharam pelo mundo. Encontram-se fenmenos xamnicos similares entre os esquims, ndios das Amricas; do Norte, Central e Sul; Oceania, Austrlia, no sudeste asitico, na ndia, no Tibet e na China. Trata-se de um conjunto de prticas evidentemente adaptadas a cada cultura, a cada crena, mas que em toda parte apresenta o mesmo contedo mgico, religioso e simblico. Faz pensar que todos vieram de uma mesma fonte de conhecimento.

http://www.xamanismo.com.br/Universo/WebHome
Sintetizando, o xamanismo a "Jornada da Conscincia", um legado da humanidade alm das fronteiras dos pases, credos, raas, filosofias. Xamanismo Universal no significa uma classificao nova no xamanismo, o xamanismo universal. A premissa bsica o reconhecimento que todos fazemos parte da Famlia Universal e tudo est interligado. O praticante compreende o Esprito Essencial que est dentro dele mesmo, na natureza e em todos os seres. O praticante sabe quem ele e como se relaciona com o Universo. No sentido do "religare" pode ser considerada uma religio, mas o xamanismo no como um conjunto de ritos especficos que seguem seus mestres mximos como cristianismo (Cristo), budismo (Buda), islamismo (Maom), Taosmo (Lao-Ts), etc; cujas prticas so determinadas e iguais e que possuem seus Livros Sagrados de conduta em todos os lugares do mundo. Na essncia so prticas religiosas. O xamanismo se insere de acordo com a crena espiritual/religiosa local, um fenmeno religioso. Pode-se dizer que as religies representam um xamanismo adaptado e afetaram as tradies xamnicas continuadas ou marginalizadas nas culturas que dominaram. As prticas, os mitos, as entidades dependem da tribo, linha, geografia, crenas. O xam sempre uma figura dominante e no um santo,avatar ou profeta. Ele um intermedirio entre o mundo espiritual, natureza e a comunidade. A Medicina da Terra derivada de conhecimentos medicinais passados pelos ancestrais que so honrados por aqueles que recebem a iniciao. O clich mais ultrapassado aquele em que o iniciado tenta matar simbolicamente seu iniciador ao invs de honr-lo. Isso enfraquecer a raiz pela qual ele foi formado, uma auto-sabotagem espiritual. O entendimento disso faz com que o discipulado crie conscientemente um movimento de afinidade que traz harmonia no resultado.

O "conhecimento" para todos mas "sabedoria" para alguns. Por isso acho importante a divulgao do conhecimento e aplicao prtica dele pois existe ainda uma minoria que se transforma. como um garimpo!

http://www.xamanismo.com.br/Universo/WebHome
Entre esses buscadores do conhecimento sempre sai uma pepita de ouro que vai fazer o mundo mais brilhante. Por essas pepitas vale a pena. O corao do verdadeiro iniciado tem que se confortar com isso pois sempre a minoria. Por outro lado existe um outro fenmeno, algumas pessoas lanam-se determinadas prticas sem o devido conhecimento e sem as "bnos espirituais", ou seja: ao sem conhecimento. O que pode ser problemtico. Muitos iniciam a caminhada mas poucos atingem as maiores alturas. Este conhecimento no est limitado aos iluminados, disponvel para todos ns dependendo da sinceridade e humildade com que buscamos. Sabedoria xamnica sabedoria da Me Terra e, a cada filho dela, dado um presente, algum talento especial. O xam compreende o Crculo Sagrado da vida e recomenda, ajuda na cura, ensina o que necessrio para o bem da comunidade.Isto significa freqentemente colocar a comunidade em primeiro plano. O caminho xamnico conduz a um relacionamento de amor com a Me Terra. No possvel praticar o verdadeiro xamanismo sem incluir os cuidados com a preservao da vida de todos os reinos (animal, mineral, vegetal, espiritual) em nosso planeta. O xamanismo aparece como um reflexo de um Grande Esprito que pode ter vrios nomes. honrado o Criador e todas as suas criaturas, sejam pedras, animais, aves, plantas, peixes, insetos, guas, ventos e outras manifestaes da natureza que compartilhamos a existncia nesta vida. Essa conscincia, esse alinhamento com as foras da natureza, transforma-se em poder de cura e expande habilidades psquicas atravs da reconexo com a vida, com o Sagrado, com o mistrio da Criao. O foco das prticas do xamanismo centra-se nos ritmos cclicos da natureza: nascimento, morte e renascimento, a complementaridade masculino e feminino, o contato pessoal individual com ambiente imediato da terra, com as foras da terra do sol, da lua e das estrelas. Um verdadeiro xam enfrentou suas sombras e venceu seus medos da insanidade, solido, orgulho, vaidade, vcios, doena, ao passar por mortes em vida. Depois disso, escolhe tornar-se curador curado, auxiliador, visionrio, servio das pessoas.

No xamanismo ao redor do mundo podemos ver as similaridades que definem as prticas :



A Busca por estados Alterados de Conscincia, Vo da Alma / xtase. O xam um especialista e um mestre da viagem esttica A capacidade de viajar em esprito assumindo a forma de um animal ou ave ou diretamente atravs daquilo a que chamaramos de experincia fora-do-corpo. Este vo mgico um dos fundamentos do xamanismo

Viagem por mundos paralelos ( Reino dos Espritos). Mundos invisveis realidade ordinria a fim de guiar espritos e obter conhecimento espiritual.

O xam atua como canal de cura. Tem conhecimento do poder das plantas, pedras, dos espritos animais e seres da natureza.

http://www.xamanismo.com.br/Universo/WebHome

Devoo Criao, Sol, Lua, Estrelas. Reconhecimento da presena de Deus em todas as manifestaes do Universo Interao com espritos da natureza Utilizao de instrumentos de poder para induzir ao transe /estados alterados de conscincia (tambores, maracs, etc) Conhecimento sobre o fogo Utilizao de plantas (purificao, entegenas, medicinais, magnticas) Canes de Poder Danas Respiratrios e dietas Contao de histrias, preleies.

O Xamanismo como a mais antiga prtica espiritual da humanidade tem como base em suas prticas o respeito pela ecologia, reconhecimento do Sagrado, necessidade de expandir a conscincia e obter resposta em mundos paralelos, prtica do amor incondicional . Suas prticas estabelecem contato com outros planos de conscincia a fim de obter conhecimento, poder, equilbrio, sade. Propicia tranqilidade, paz, profunda concentrao, estimula o bem estar fsico, psicolgico e espiritual. A interao harmnica dos elementos equilibra a Jornada da Nossa Alma, faz girar a Roda da Vida em harmonia. No xamanismo praticado na atualidade estudamos os talentos elementais:

A Terra relacionada com o corpo fsico e com as sensaes. A gua relacionada com a alma e com as emoes e sentimentos. O ar relacionado com a mente e aos pensamentos e idias. O fogo relacionado com o esprito e associado conscincia, a claridade, a inspiraro.

O reconhecimento do caminho da verdade vem da expanso da conscincia e a compreenso de que o verdadeiro poder est dentro de cada praticante e provm do desenvolvimento de seus prprios dons. Inspirados na sabedoria dos povos ancestrais temos o desafio de resgatar o conhecimento acumulado nas prticas xamnicas das diversas tradies do planeta para os dias atuais. Assim, pretendemos contribuir para a sade, autoconhecimento e o bem-estar geral do nosso povo e resgatar valores para uma vida mais harmnica e ecolgicamente correta.

http://www.xamanismo.com.br/Universo/WebHome
Os ancestrais xamnicos viviam em harmonia e equilbrio com todos os seres, pedras, plantas, animais, pssaros, peixes e at insetos.Para garantir sua sobrevivncia em ambiente hostil os homens primitivos interpretavam os sinais e as mudanas da natureza a seu redor. Viviam de acordo com os ciclos do Sol e da Lua, das mudanas das estaes, manifestaes da natureza, vento, chuva, etc.

Os caminhos do xamanismo so espirituais. A prtica xamnica compreende a capacidade de entrar e sair de estados de conscincia, de realidades no-ordinrias Os estados alterados de conscincia no envolvem apenas o transe e sim a capacidade de viajar na realidade incomum com o objetivo de encontrar espritos animais, plantas, mentores, obter insights, promover curas, orculos. Os estados alterados de conscincia incluem vrios graus. Stanley Kryppner chega a classificar vinte estados diferentes de conscincia. Elade fala do xtase, Castaeda fala do nagual. Nirvana, samadhi, alfa, transe, satori, conscincia csmica, supraconscincia, etc.,tambm so nomes para a mesma manifestao. So atravs desses estados que conseguimos conexo com nossos mitos, smbolos, nossa verdade interior. Conseguimos expandir a percepo para mistrios que esto guardados em ns mesmos. Aprendemos a sentir, ver e ouvir a energia.Nos religamos com o Sagrado e com a fonte criativa de tudo o que nos acontece. Atravs da conscincia ordinria no conseguimos alcanar nveis profundos do nosso ser. Existem diversas tcnicas ou rituais para se chegar a estados mais profundos de conscincia, dentre elas: tambores, danas, jejuns, plantas de poder (entegenos), respiraes, posturas corporais, e outros. Atravs desses estados especiais alcana-se uma experincia divina, acessa-se uma fonte de Sabedoria Superior, podemos curar nosso corpo, nos conhecemos melhor atravs das vises, expandimos a nossa conscincia.

http://www.xamanismo.com.br/Universo/WebHome
Aprende-se as influncias e foras da Terra e como as energias naturais afetam a vida. Tudo na natureza cresce e muda. um ciclo. Os povos antigos consideravam a viagem circular da Terra ao redor do Sol, uma roda, representando o eterno ciclo de nascimento e desabrochar, crescimento e florescimento, maturidade e frutificao, envelhecimento e decadncia, morte e decomposio e novamente renascimento, refletido na vida humana e na natureza. Os nativos reconhecem o crculo como o principal smbolo para o entendimento dos mistrios da vida. Observaram que ele estava impresso em toda a natureza. O homem olha o mundo atravs dos olhos que um crculo. A Terra, a Lua, o Sol, os planetas; so todos circulares. O nascer e o por do Sol acompanham um movimento circular. As estaes formam um crculo. Os pssaros constroem ninhos em crculos, animais marcam seus territrios em crculos. As cabanas, ocas, tipis so circulares. O xamanismo resgata a relao sagrada do homem com o planeta. O resgate dos festivais sazonais (Solstcios e Equincios), por exemplo, no marcam apenas a jornada do Sol, mas tambm os pontos crticos das estaes, o ciclo agrcola, nossas emoes, hbitos. Essas "Foras Verdadeira acessadas desde o princpio na histria espiritual da Terra, so resgatadas atravs dos sculos e podemos sent-las atuando em todos os momentos das cerimnias. Podemos sentir a ligao profunda que a natureza tem com a vida, nos tornarmos parte de uma comunidade global, propomos o Vo da Conscincia em busca de novos horizontes, de novas conquistas, de um novo ser, de uma nova vida. O incio de uma vida pautada na sabedoria encontrada nas folhas, nos movimentos dos ventos, no poder transformador do fogo, nos espritos ancestrais, na jornada da alma, na misso. As religies do mundo moderno no tm tempo para a ecologia espiritual assim como a cultura e o modelo de pensamento consumista atuante. As Grandes Religies inspiram e apontam para uma vida eterna fora deste planeta e pouco se preocupam em honrar as realidades do espao sagrado em que vivemos. Atualmente muitos vivem com uma sensao de separao, isolamento, um sentimento de que deva existir um sentido maior na vida. Os rituais xamnicos podem trazer a conscincia de somos apenas um "microcosmo", que somos parte de "algo maior", que somos filhos da Terra, parte de uma Terra Viva. Harmonia - Amor - Paz e Luz

MIRCEA ELADE

http://www.xamanismo.com.br/Universo/WebHome

Desde o incio do sculo, os etnlogos se habituaram a utilizar como sinnimos os termos xam, medicineman, feiticeiro e mago para designar certos indivduos dotados de prestgio mgico-religioso encontrados em todas as sociedades primitivas. Por extenso, aplicou-se a mesma terminologia ao estudo da histria religiosa dos povos civilizados e falou-se, por exemplo, em xamanismo indiano, iraniano, germnico, chins e at babilnico para referir-se aos elementos "primitivos" encontrados nas respectivas religies. Por vrias vezes, tal confuso s pode prejudicar a compreenso do fenmeno xamnico em s. Se por "xam" se entender qualquer mago, feiticeiro, medicine-man ou exttico encontrado ao longo da histria das religies e da etnologia religiosa, chegar-se- a uma noo ao mesmo tempo complexa e imprecisa, cuja utilidade difcil de perceber, visto j dispormos dos termos "mago" e "feiticeiro" para exprimir noes to dspares quanto aproximativas, como as de magia ou mstica primitiva. Consideramos til limitar o uso de vocbulos "xam" e "xamanismo", justamente para evitar equvocos e enxergar com maior clareza a prpria histria da magia e da feitiaria. Pois - preciso deixar claro - o xam , ele tambm, um mago e um medicine-man : a ele se atribui a competncia de curar, como aos mdicos, assim como o de operar milagres extraordinrios, como ocorre com todos os magos, primitivos e modernos. Mas, alm disso, ele um psicopompo e pode ainda ser sacerdote, mstico e poeta. Na massa indiferenciada e "confusionista" da vida mgico-religiosa das sociedades arcaicas considerada em seu conjunto, o xamanismo - tomado em seu sentido estrito e preciso - j apresenta uma estrutura prpria e revela uma "histria" que da maior utilidade esclarecer. O xamanismo stricto sensu , por excelncia, um fenmeno religioso siberiano e centro-asitico. A palavra chegou at ns atravrs do russo, do tungue saman. O xam sempre uma figura dominante, pois, onde a experincia exttica considerada a experincia religiosa por excelncia, o xam, o grande mestre do xtase. Uma primeira definio desse fenmeno complexo, e possivelmente a menos arriscada, ser : xamanismo = tcnica do xtase. Se tomarmos o cuidado de diferenciar o xam de outros magos, o xamanismo aponta para uma "especialidade mgica " especfica : o "domnio do fogo", o vo mgico, o especialista em um transe quando a alma deixa o corpo para realizar ascenes celestes ou descenses infernais. Distino do mesmo gnero se faz necessria para especificar a relao do xam com os seres "espritos". (espritos da natureza, mortos, animais, etc.)

http://www.xamanismo.com.br/Universo/WebHome
Teremos a oportunidade de encontrar o xamanismo no interior de um nmero considervel de religies, pois ele sempre uma tcnica do xtase disposio de certa elite e constitui de algum modo a mstica da religio em questo. O xam o grande especialista da alma humana, pois conhece a sua forma e o seu destino. sempre til lembrar, quando se estuda o xamanismo, que este contempla certo nmero de elementos religiosos particulares e at "privados" e que, simultaneamente, est longe de esgotar a totalidade da vida religiosa do restante da comunidade. O xam inicia sua nova vida, a verdadeira, com uma "separao", com uma crise espiritual que certamente no est desprovida de grandeza trgica nem de beleza. O xamanismo precisamente uma das tcnicas arcaicas do xtase, ao mesmo tempo mstica, magia e religio, no sentido amplo do termo.

MICHAEL HARNER

O xamanismo uma grande aventura mental e emocional, onde tanto o curandeiro como o paciente ficam envolvidos. Atravs de sua herica viagem e de seus esforos, o xam ajuda seus pacientes a transcenderem a noo normal e comum que tem a cerca da realidade, inclusive a noo de s prprios como doentes. Xam uma palavra da lngua dos povos Tungus da Sibria e foi adotada amplamente pelos antroplogos para se referirem a pessoas de uma grande variedade de culturas no ocidentais, que antes eram conhecidas por palavras tais como : bruxo, feiticeiro, curandeiro, mago, mgico, vidente. O xam um homem ou uma mulher que entra em estado alterado de conscincia - quando quer - para ter contato com uma realidade habitualmente oculta, usando-a para adquirir conhecimento e poder, e com isso ajudar, ajudar outras pessoas. O xamanismo costuma ter, pelo menos, um - quase sempre mais do que um "esprito" a seu servio pessoal. O xamanismo representa o mais difundido e antigo sistema metodolgico de tratamento da mente e do corpo que a humanidade conheceu. Dados arqueolgicos e etnolgicos dizem que os mtodos xamnicos tem pelo menos trinta mil anos. bem possvel que esses mtodos sejam ainda mais antigos porque afinal, primatas que poderiam ser chamados de homens estiveram neste planeta por mais de dois ou tres milhes de anos.

http://www.xamanismo.com.br/Universo/WebHome
Os xams dedicam-se especificamente cura, mas tambm tratam e adivinhao, vendo o passado, o presente e o futuro para outros membros da comunidade. O xam um vidente. O xam muda de uma realidade para outra, um magnfico atleta dos estados alterados de conscincia voltado para feitos mticos. No xamanismo, a manuteno do poder pessoal fundamental para o bem estar. A prtica do xamanismo exige auto-disciplina e dedicao. O xam capaz de mover-se entre os diversos estados de conscincia O conhecimento xamnico verdadeiramente importante o que se experimenta, no pode ser obtido a partir de um outro. O xamanismo uma estratgia de aprendizado pessoal e de ao segundo esse aprendizado. O xam uma pessoa que trabalha em Estado Xamnico de Conscincia ( estado exttico, transe, estado transcendente - onde a pessoa percebe uma "realidade incomum".) e deve conhecer os mtodos bsicos para realizar esse trabalho

ALIX DE MONTAL

O xam no apenas um pesonagem dotado de poderes estabilizadores e transcendentes, de algumas longnquas sociedades primitivas. Ele j no visto smente como um tcnico do xtase, ligado ao sobrenatural e s entidades demonacas. Seu caminho interior participa da mesma febre mstica atemporal que caracteriza a mais assdua das buscas religiosas. E, se na aparncia, o carter mgico do xam continua a ser sua assinatura, j no se trata simplesmente de um fim a ser atingido, mas do resultado tangvel de um formidvel poder pessoal adquirido com o tempo por meio da vontade. Esse poder no advm de um domniol qualquer das pulsaes ntimas, muito menos de um combate psicolgico travado contra ns mesmos.

http://www.xamanismo.com.br/Universo/WebHome
A dualidade xamnica exercida entre o homem e a natureza - mais precisamente, entre o mundo e idia que o homem faz dele. E atravs do transe exttico, manifestao ltima e espetacular de sua implicao no mundo, que o xam rompe essa defasagem temporal e ilusria. Seu universo um mundo simblico, ao qual, paradoxalmente, ele atribui mais poder do que propria realidade. O xamanismo um scerdcio que requer no no s verdadeira mstica da faculdade mgica, mas tambm o envolvimento total de um ser responsvel pela alma humana. Ele seria, assim, ao mesmo tempo uma religio sem dogma e uma profisso de utilidade pblica, conciliando um conhecimento intuitivo e pessoal com a necessidade de agir. Enquanto "tcnica do xtase", o xamanismo um fenmeno religioso da sia Central e Setentrional(povos altaicos, buriatas, samoiedos, iacutes, tungus, voguls, etc) e das regies rticas norte-europias (lapes). Encontram-se fenmenos xamnicos ssimilares entre os esquims, indios das Amricas; do Norte, Central e Sul; na Oceania, na Austrlia, no sudeste asitico; e enfim, na ndia, no Tibete e na China. Trata-se, aqui, de um conjunto de prticas evidentemente adaptadas e amalgamadas a cada cultura, a cada crena, mas que em toda parte apresenta o mesmo contedo mgico, religioso e simblico. A palavra xam vem do tungue siberiano saman, aparentando com o snscrito sramana e com o pali samana, que significa "homem inspirado pelos espritos". O xamanismo deve, pois, ser entendido como a sobrevivncia clandestina de crenas ancestrais de que so testemunhas numerosos documentos pr-histricos do Paleoltico (e nada nos impede de pensar que essa tradio ainda

CARLOS CASTAEDA

Trago abaixo uma pequena coletnea de conceitos :

http://www.xamanismo.com.br/Universo/WebHome
Dom Juan acreditava que os estados de realidade no comum era eram a nica forma de apredizagem pragmtica e o nico meio de adquirir poder. Segundo D.Juan o objetivo do estudo tornar um Homem de Conhecimento. Para isso 7 conceitos : 1. Tornar-se um homem de conhecimento era questo de aprendizagem. 2. Um homem de conhecimento tem um propsito inflexvel 3. Um homem de conhecimento tem clareza de esprito 4. Para ser um homem de conhecimento preciso um trabalho exaustivo. 5. Um homem de conhecimento um guerreiro 6. Um homem de conhecimento um processo incessante. 7. Um homem de conhecimento tem um aliado. Esses sete conceitos so temas. Percorrem o ensinamento, determinando o carater do conhecimento. O Homem de conhecimento, porm, no era um guia de comportamento, e sim uma srie de princpios que abrangiam todas as circunstncias fora do comum pertinentes ao conhecimento que era ensinado. Dom Juan me ensinou feitiaria, mas no feitiaria como entendemos a partir do contexto do nosso mundo cotidiano : usar poderes sobrenaturais sobre os outros, ou atrair espritos atravs de encantamentos, rituais ou feitios visando produzir efeitos sobrenaturais. Para Dom Juan, feitiaria era o ato de incorporar alguns princpios especializados, tericos e prticos, sobre a natureza e o papel que a percepo representa em moldar o universo ao nosso redor. Em obras de antropologia, o xamanismo descrito como um sistema de crenas de alguns povos nativos do norte da sia - predominando tambm entre certas tricos de ndios da Amrica do Norte - que afirma a existncia de um mundo invisvel de antigas foras espirituais, boas e ms, ao nosso redor; foras espirituais que podem ser invocadas ou controladas atravs de atos dos praticantes, que so os intermedirios entre os reinos natural e o sobrenatural. Dom Juan era de fato um intermedirio entre o mundo natural da vida cotidiana e um mundo invisvel, que ele no chamava de sobrenatural, e sim de segunda ateno. Seu papel como professor era tornar acessvel a mim essa configurao que os feiticeiros chamam de segunda ateno. Dom Juan afirmava que nosso mundo, que acreditamos ser nico e absoluto, apenas um meio a um conjunto de mundos consecutivos, arrumados como as camadas de uma cebola. Dizia, que apesar de sermos energticamente condicionados a perceber smente nosso mundo, ainda temos a capacidade de entrar nessas " outras regies" - que so to reais, nicas, absolutas e envolventes como nosso mundo. Acreditando que somente nosso condicionamento energtico nos impede de entrar nessas "outras regies", Dom Juan afirmava que os feiticeiros da antiguidade desenvolveram um conjunto de prticas destinadas a recondicionar nossas capacidades energticas de perceber. Chamavam esse conjunto de prticas de " A Arte do Sonhar " .

JAMIE SAMS

http://www.xamanismo.com.br/Universo/WebHome

O xam sempre uma pessoa que est sempre pronta a confrontar os seus medos mais profundos e todos os aspectos sombrios de sua vida fsica. O xam uma pessoa que desceu at os seus prprios mundos sombrios, confrontando-se com seus medos mais ocultos e tambm com os subterrneos da maldade alheia. Isto lhe trouxe a capacidade de saber lidar tanto com as foras das trevas, quanto as foras da luz. Um verdadeiro xam est apto a praticar exorcismos, a desfazer feitiarias e a reverter os efeitos de atos de magia negra realizados contra algum. H muitas pessoas hoje em dia que se denominam Xams sem nem sequer saber o que isto significa exatamente. Se estes pretensos xams no possuirem a capacidade de mergulhar em seus prprios subterrneos sombrios, no esto ainda preparados para seguir o verdadeiro caminho do Xam. Os verdadeiros xams no precisam ficar se gabando nem se exibindo para os outros. Eles trabalham em silncio e em total humildade porque sabem que aos olhos do Grande Mistrio o seu valor j est send reconhecido. O Xam natural, muitas vezes foi vtima de algum evento traumtico entre um e sete anos de idade. estes acontecimentos traumticos costumam romper a matriz embrionria do ego e destruir o sentido natural de limites que a criana possui. Quando o sentido natural individuao e a percepo do prprio Espao Sagrado se enfraquecem, comea a se estabelecer uma comunicao involuntria entre aquele pequeno ser e vozes advindas de outros planos. Um Xam aquele indivduo que caminhou at os portais do seu inferno pessoal e teve coragem de entrar. Um verdadeiro Xam aquele que enfrentou e venceu os demnios autoconcebidos do medo, da insanidade, da solido, da auto-importncia e dos vcios ao passar pela gama de mortes do Xam. O xamanismo tambm a capacidade de comungar com todos os espritos que habitam em todos os nveis da Criao. Os melhores xams que encontramos hoje em dia so aqueles curadores curados, que j trilharam o caminho da morte e renascimento, destruindo as sombras que obscureciam sua clareza interior. Um xam consegue reconhecer o lado obscuro de seu prprio ser e percebe a escurido semelhante nos indivduos. A qualidade que melhor define um Xam de verdade o seu sentido de compaixo pelos caminhos que os outros ainda precisam trilhar, j que ele tambm atravessou o mundo subterrneo das sombras e conhece diretamente a dor e o sofrimento envolvios neste processo.

LEO RUTHERFORD

http://www.xamanismo.com.br/Universo/WebHome

O xamanismo a mais antiga forma que a humanidade teve para se conectar com a Criao. As origens do xamanismo datam de 40.000 a 50.000 anos, na Idade da Pedra. Tudo o que nos temos envolvem culturas xamnicas - xamanismo no importado, ele nossas razes enquanto estamos vivos. Antroplogos tem estudado xamanismo nas Amricas; do Norte, Central, Sul. Na frica, entre os povos aborgenes da Austrlia, entre os Esquims, na Indonsia, Malsia, Senegal, Patagonia, Sibria, Bali, Velha Inglaterra e ao redor da Europa, no Tibet onde o xamanismo Bon segue a linha do Budismo Tibetano, em todos os lugares ao redor do mundo. Eu mesmo tenho estudado os Incas e os Shipibos do Peru, Lakotas, Cherokees, Pueblos, Hopis e Ojibways da Amrica do Norte, e praticantes dos Huichols do Mxico. Em todos eles existem evidncias de prticas xamnicas que vm l de trs do periodo Paleoltico. Nas cavernas antigas desenhos e gravaes similares, ns vimos que todos os indgenas dividem uma cosmologia similar, um entendimento similar de como o Universo trabalha. Xamanismo no um sistema de crenas. Ele um caminho de conhecimento obtido atravs da experincia de muitas facetas da vida, atravs de rituais, cerimnias, preces e meditao, provas e testes. Conhecimento algo que trabalha, ele nos desperta para provas, para um saber o que vem de dentro. muito comum em vrias linhas, o uso da jornada xamnica com o tambor de batidas montonas como seu mtodo primrio para viajar ao Esprito do Mundo e achar o que necessitar para curar. Gosto do pensar no termo, como um grande guarda-chuvas cobrindo prticas de cura de ancestrais nativos ao redor do mundo. a definio de xamanismo que mais me satifaz. holstico inclusive e pode ser entendido

http://www.xamanismo.com.br/Universo/WebHome
atravs da descrio da jornada clssica onde o aprendiz de xam descrito no aprendizado da Roda Medicinal dos nativos americanos. Um xam algum que andou profundamente seu caminho de transformao e escolhe tornar-se curador, auxiliador, profeta, visionrio, servio do povo. Esse o mapa da jornada que devemos ter, se desejamos crescer profundamente dentro de ns mesmos.

MARIO MERCIER

A Magia natural, semelhana daquela das crianas antes de sofrerem o condicionamento dos adultos, uma forma de ver e de sentir o mundo. Esse mundo , de resto, de uma multiplicidade incrvel. Pode ser visto e vivido segundo o nvel de conscincia com que seja observado. Tudo nele pode parecer real ou ilusrio. Ele como um repouso em movimento. Quem quer que acorde o mundo de maneira fixa morto. Viver transformar-se incessantemente, a exemplo do corpo, esse pentculo vibratrio. Haveria muito ainda a dizer acerca do modo de abordar a Natureza e de entrar em contato com o psiquismo dos elementos. Para conhecer nossa finalidade, preciso inicialmente descobrir nossa origem. essa origem ns trazemos na memria, da mesma forma que a natureza tem seus sinais, pois ela o nosso bero. Se entrarmos em relao mgica com sua alma, ela nos far redescobrir muitas coisas em ns, pois falar atravs de ns. Fazer amor em esprito com o mar, as montanhas, a terra, as pedras, as rvores, as flores, o vento, o fogo; tomar e estreitar o Universo, fazer-se fecundar por ele, abrasar-se: esse o ato de f que deve realizar aquele que se entrega magia natural, essa magia que toda a criancinha tambm conhece. Observar, ver magicamente, isto , ver o que os outros no procuram ver, despertar as energias da Natureza. Ento, nesse momento, elas se pem a falar e a nos dizer o que devemos fazer para penetr-las e ser por elas penetrados.

http://www.xamanismo.com.br/Universo/WebHome

PAUL DEVEREUX

Do fundo universal mgico-espiritual do animismo e do totemismo surgiu o fenmeno religioso catalisador do xamanismo. O xam era um intermedirio entre o mundo espiritual da natureza e a tribo. Atravs do que Eliade chamou "tcnicas arcaicas de xtase", o xam entrava em transem, ou estados alterados de conscincia, e viajava para mundos do esprito, em busca da informao requerida pela tribo, para reclamar as almas errantes ou arrebatadas dos membros da tribo doentes, para guiar a alma de um moribundo ao Outro Mundo, para conseguir a ajuda de espritos auxiliares, para rechaar os ataques dos xams de outras tribos ou perpetrar os seus. O xam podia ver para trs no tempo e predizer acontecimentos vindouros. Um importante elemento do xamanismo era a capacidade de viajar-se em esprito atravs do meio-ambientee observar acontecimentos distantes; tal era conseguido assumindo a forma de um animal ou ave, ou diretamente atravs daquilo a que chamaramos de experincia fora-do-corpo. Este vo mgico de fato, o sentido essencial de xtase (fora dos sentidos) Era um dos fundamentos do xamanismo e a atingiu sua expresso mais sofisticada. O xam seria tambm um curandeiro, um feiticeiro e, em muitas aspectos um ator, sendo capaz de representar (e de facilitar) curas atravs de impressionantes demonstraes de percia natural e do uso de representaes teatrais e ventriloquismo, com grande efeito psicolgico no doente e nos membros da tribo que assistiam. No entanto, um feiticeiro, ou um curandeiro, no era necessariamente um xam.

O xamanismo foi o precursor de algumas das principais religies das sociedades mais estruturadas, tais como o Budismo, o Taosmo, o Zoroastrismo e o Tantrismo. Pode-se-ia dizer que estas religies representam um

http://www.xamanismo.com.br/Universo/WebHome
xamanismo modificado e que, por sua vez, afetaram as tradies xamnicas continuadas ou marginalizadas, nas culturas que dominaram. A ocorrncia do xamanismo variou de sociedade para sociedade. Nos casos clssicos o xam era o "homem sagrado", o foco religioso solitrio da tribo. Noutras culturas, o xamanismo estava mais espalhado, mesmo entre os membros vulgares da tribo; sesses cerimoniais definidas ocorriam em meios em que toda a gente tivera a experincia mstica de seus aderentes privilegiados.

PATRICK DROUOT

Na metade dos anos 60, o xamanismointeressava fundamentalmente aos especialistas da psicologia transpessoal - uma disciplina de vanguarda que procurava estudar os estados de conscincia mstica veiculados pelo conjunto das tradies da humanidade. Para os antroplogos, etnlogos e historiadores das religies, o xamanismo era uma forma primitiva de religio, suplantada e superada pelas culturas hierarquizadas modernas. H cerca de 20 anos, os livros de M.Harner e Castaeda (especialmente este) abriram a conscincia de indivduos em busca de desenvolvimento pessoal e espiritual para as idias, crenas, inspiraes e experincias diretas dos xams. Desejosas de reatar com a tradio xamnica e ajud-la a voltar a tornar-se uma autntica via de transformao, cada vez mais pessoas exploram seus estados alterados de conscincia para alcanar o conhecimento e a sabedori do mundo oculto atrs do mundo. Desde os dfins dos anos 80, esse "neoxamanismo" ancora-se na sociedade ocidental, especialmente na Amrica do Norte, onde muitos buscam suas razes tradicionais. O recurso aos cantos sagrados acmpanhados de instrumentos de percusso, chocalhos e tambores, ou aos "animais totens" decobertos por meio de viagens em nveis de conscincia diferente, voltaram a ser prticas bastante correntes. O xamanismo, tanto em sua forma mais primitiva quanto na mais moderna, recupera o aspecto democrtico da vida espiritual: as foras suts da natureza manifestam-se em experincias espirituais. Cada dimenso da realidade est disponvel quele que realiza op esforo de aprender a prtica da viagem e os diferentes meios de consegui-lo. Assim a via xamnica permite o indivduo a viver uma experincia direta.

http://www.xamanismo.com.br/Universo/WebHome
O papel principal do xam servir de mediador, de intercessor entre o sagrado e o profano, entre o nosso plano fsico e alm. O xamanismo uma concentrao de conceitos e tcnicas psquicas que, ao longo das idades foram desenvolvidos por um grupo particular, por povos que se espalharam em cada continente. Numa poca em que o ser humano se sentia inevitavelmente inferior ao meio ambiente, ele tentou entrar em harmonia com aquele, e escutar as mensagens dos povos mineral, animal e vegetal, com isso enriquecendo sua fora psquica. Todavia essa aptido acabou por perder-se ou, mais exatamente, por refugiar-se entre indivduos particulares : os xams. Os xams representam a categoria dos visionrios que recorrem aos trnses e as vises. Visitam em esprito lugares longquos para atrair um esprito guardio. a viagem da alma, caracterstica do verdadeiro xamanismo, que permitir ao ser investido identificar a causa de uma doena e o remdio apropriado.

ROGER N. WALSH

O termo xam, vem da palavra saman do povo tungu, natural da Sibria, e dignifica "algum que est em xtase, comovido, elevado. pode ter suas razes em um antigo vocbulo hindu que queria dizer : aquecer-se ou praticar austeridades, ou em outro verbo tungu, que significa conhecer. Seja qual for sua origem, o termo xam tem sido amplamente adotado pelos antroplogos para fazer referncias a grupos especficos de curadores em variadas culturas que, as vzes, so chamados curandeiros, bruxos, feiticeiros, magos, mgicos, etc. No entanto, esses termos so por demais vagos para definir de forma adequada o grupo especfico de curadores que se ajusta definio de xam. Enquanto os primeiros exploradores se impressionavam muito com a interao do xam com os espritos, os de geralo mais recente ficaram mais impressionados ainda com o controle que o xam tem de seus prprios estados de conscincia, nos quais ocorrem tais interaes. Parece que a primeira tradio a usar tais estados foi o xamanismo, e as definies contemporneas dessa tradio, concentram-se portanto, nesse aspecto. Ele entrar num Estado Alterado de Conscincia (EAC) controlado em benefcio da comunidade.

http://www.xamanismo.com.br/Universo/WebHome
Esses especialistas incluem, por exemplo, mdiuns em estado de transe, que depois alegam ter mensagens dos espritos a transmitir. Uma definio to ampla de xamanismo pode incluir ainda qualquer praticante que entre em estados alterados de conscincia controlados, de modo independente de quais possam ser esses estados alterados em particular. A definio de xamanismo = tcnica de xtase (Eliade) em especial pertinente para o xamanismo. Nesse contexto implica no tanto em um arrebatamento encantado, mas ser levado ou afastado do prprio ser ou estado normal, e entrar nun estado de sensaes intensificadas e agudizadas. O trao distintivo do xtase xamnico a vivncia do " vo da alma " , ou da viagem, ou da experincia fora do corpo. Quer dizer que, em seu estado exttico, o xam vivencia a s mesmo, sua alma ou esprito, flutuando pelo espao e viajando para outros mundos ou para partes distantes desse mundo. Existem trs traos distintivos do xamanismo que cabem em qualquer definio. O primeiro que o xam pode entrar voluntariamente em estados alterados de conscincia. O segundo que nesses estados ele pode se sentir viajando para outros mundos. O terceiro que o xam usa essas viagens como meio de adquirir conhecimento ou poder e de ajudar as pessoas de sua comunidade. O xamanismo pode ser definido como uma famlia de tradies cujos praticantes concentram-se em entrar voluntariamente em estados alterados de conscincia, nos quais vivenciam a s ou ao seu esprito viajando par outras dimenses, sob comando de sua vontade, interagindo com outras entidades a fim de servir sua comunidade.

SANDRA INGERMAN

Ao redor do mundo e atravs de muitas culturas, uma pessoa que lida com o aspecto espiritual da doena um xam. Cabe a ele diagnosticar e tratar as doenas, lidar com informaes divinas, se comunicar e interagir com o mundo-esprito e, ocasionalmente, agir como condutor psquico, ou seja, uma pessoa que ajuda as almas a cruzar os confins para o outro mundo. A palavra Shaman, originria na tribo tungus da Sibria, aplica-se tanto a homens quanto mulheres. Atravs de jornadas, um xam vai buscar auxlio e informao para ajudar um paciente, famlia, amigos ou a comunidade. Geralmente, um xam usa instrumentos de percusso ou, com menos frequncia, psicoativos para entrar num estado alterado.

http://www.xamanismo.com.br/Universo/WebHome
Um xam distingue-se de outros curadores pelo uso da jornada. Provas de jornadas xamnicas so encontradas na Sibria, Lapnia, partes da sia, frica, Austrlia e entre nativos das Amricas do Norte e Sul. Muitos de ns aventuram-se num caminho espiritual para experimentar e perceber mais a vida do que somos capazes basedos somente na lgica. Para realizar isto, usamos nossas funes do hemisfrio cerebral direito. Devemos nos abrir para nossa intuio. Devemos usar nossos sentidos para perceber a realidade de uma maneira diferente. Devemos ver, ouvir, sentir e cheirar de um lugar diferente dentro de ns mesmos. E quando aprendemos a expandir todos os nossos sentidos, podemos ento adentrar o mundo do xam.

TERENCE MCKENNA

O xamanismo deve representar em qualquer renascimento autntico das form,as arcaicas vitais de ser, viver e compreender. O xam consegue entrar num mundo que est oculto para quem vive a realidade comum. Nessa outra dimenso se escondem tanto poderes teis quanto malvolos. Suas regras no so as regras de nosso mundo; parecem mais as regras que atuam nos mitos e nos sonhos. Os curandeiros xamnicos insistem na existncia de um Outro inteligente em alguma dimenso prxima. Aexistncia de uma ecologia de almas ou de uma inteligncia no encarnada no uma coisa com a qual a cincia possa se atracar e em seguida emergir com suas premissas intactas. Particularmente se esse Outro tem feito pat da cultura terrestre h muito tempo, presente porm invisvel, compartilhando um segredo global. Mesmo que tenha variao entre culturas e indivduos, a estrutura geral da iniciao xamnica clara : o nefito passa por uma morte e uma ressurreio simblica, o que entendido como uma transformao radical em uma condio sobre-humana, um senhor do xtase, pode viajar vontade no reino do esprito e, mais importante, pode curar e adivinhar. Resumindo o xam transformado de um estado profano em um estado sagrado. Ele no somente efetuou sua cura pessoal atravs dessa transmutao mstica; agora ele est investido com o poder do sagrado, e, portanto pode curar tambm os outros. importantssimo lembrar que o xam mais do que simplesmente um homem doente ou um louco; ele um doente que se curou, que est curado, e que deve atuar como xam para permanecer curado.

http://www.xamanismo.com.br/Universo/WebHome
Silenciosamente e fora da histria, o xamanismo prosseguiu o seu dilogo com o mundo invisvel. O legado do xamanismo pode atuar como uma fora estabilizadora destinada a redirecionar nossa conscincia para o destino coletivo da biosfera. A f xamnica de que a humanidade tem aliados. Existem foras favorveis nossa luta para nascermos como espcie inteligente. Mas so foras silenciosas e tmidas; devem ser procuradas no na chegada de frotas aliengenas no cu da terra, e sim aqui perto, na solido dos locais ermos, juntos s cachoeiras; e sim; nas pastagens agora to raras sob nossos ps.

O APRENDIZADO NO XAMANISMO

O Esprito Criador O texto abaixo, extrai de Stephen Larsen, do livro Imaginao Mtica - ed Campus

O aprendizado do xamanismo e o reconhecimento de sua coerncia interna representaram para mim um importante ensinamento pessoal. O conhecimento xamnico um manual de psicologia visionria; encontrei seus velhos smbolos, desde ento, em praticamente todas as tradies religiosas : as crises, a viagem da alma, a transformao pela morte, a vtima involuntria e a festa do sacrifcio, o salvador-curador. O vocabulrio de imagens e idias nessa tradio nos ensina uma espcie de lngua viva, cuja essncia vital nos leva cada vez mais fundo na experincia da vida. Tambm oferece uma iniciao numa tradio de sabedoria, porque os smbolos nos educam, fazendo surgir sentimentos e valores, e reconstextuando-os de maneira espiritual. Nos primeiros livros de Castaeda, Dom Juan ensinou a Carlos a arte de ver atravs de "plantas visionrias" : o cacto peiote, o cogumelo, a datura. O estado alterado substitui a viso secular pela viso espiritual, e a partir desta flui o poder. O psiquiatra Claudio Naranjo estudou esse mesmo processo na Amrica do Sul e verificou que as pessoas modernas que usavam yag ou ayahuasca realmente viam alguns dos seres mticos tradicionais do xamanismo do ndio brasileiro : jaguares espirituais, anacondas e criaturas ainda mais mticas, como a serpente de plumas. Alguns dos pacientes de Naranjo achavam que tinham adquirido a viso de Raio-X da experincia xamnica. Essa faculdade igual da Amrica do Sul Amrica do Norte, da Sibria Austrlia, e por vezes alcanada

http://www.xamanismo.com.br/Universo/WebHome
por drogas, outras vezes sem elas. O xam comea a ver as causas metafsicas da doena, ou outro problema - seja uma flecha de feiticeiro, um esprito da floresta que foi ofendido, um parente morto no devidamente pranteado, ou qualquer coisa. Mircea Elade escreve que o angaqoq, a viso mgica do esquim : uma luz misteriosa que o xam sente de repente em seu corpo, no interior de sua cabea dentro do crebro, um holofote inexplicvel, um fogo luminoso, que lhe permite ver no escuro, tanto literal como metaforicamente, pois pode agora, mesmo com os olhos fechados, ver atravs do escuro e perceber coisas e acontecimentos futuros que esto ocultos aos outros. Assim, ele v o futuro e os segredos dos outros. O visionrio-xam funciona como uma espcie de telescpio psquico, portanto autorizado pela comunidade a estender sua viso e seu conhecimento. Os grandes visionrios da histria so aqueles cuja viso ultrapassou o mbito reduzido e pessoal; um exemplo notvel o Alce Negro dos Sioux, cuja grande viso pertencia ao destino psquico de todo o seu povo. A analista junguiana Von Franz observou que um mstico como Nicholas Von Flue - profundamente dedicado pratica da contemplao - era, mais do que qualquer outra pessoa, capaz de ver o melhor caminho para toda a nao sua em poca d dificuldades. Em ltima anlise, nossa viso mitolgica penetrante nos devia transformar no em cnicos, mas em crentes de um novo tipo - na realidade e ubiqidade da experincia espiritual e na interminvel criatividade dos seres humanos diante dela.

http://www.xamanismo.com.br/Universo/WebHome
Essas crenas podem ser verificadas a qualquer momento que desejarmos : os mistrios deste universo se ampliam continuamente com nossa capacidade de simboliz-los (e nossas idias e imagens so dispositivos para ver), toda uma psique percebe um universo integrado - quando examinamos qualquer mitologia, encontramos uma tradio de sabedoria entre suas imagens, e os padres fundamentais dessa tradio no pertencem exclusivamente a nenhuma religio especfica, mas so universais. Minha crena pessoal que o estudo da mitologia comparada cria uma abertura respeitosa para com a experincia espiritual. Alm disso, ao vermos que o heri tem realmente "mil caras", sentimos um humanitarismo profundo. E mais importante, talvez, seja o sentimento de uma crescente abertura a todas as tradies sagradas e a um ecumenismo (xamanismo universal!!!!) que deseje ver atravs de qualquer conjunto de crenas e smbolos, alm da superfcie e at o sentido interior. Disse Campbell : "No precisamos nem mesmo nos arriscar aventura sozinhos pois os heris de todos os tempos foram antes de ns, o labirinto totalmente conhecido : basta-nos seguir o fio da trilha do heri. E onde tnhamos pensado encontrar a abominao, encontraremos um deus,; onde tnhamos pensado matar outro, matamos a ns mesmos; onde tnhamos pensado viajar para fora, chegaremos ao centro de nossa prpria existncia; onde tnhamos pensado estar ss, estaremos com todo o mundo".

OS SEGREDOS DO XAMANISMO
contribuio da lista de xamanismo universal

JOSE E LENA STEVENS

DO LIVRO "OS SEGREDOS DO XAMANISMO"


Trechos Escolhidos por Monologol

http://www.xamanismo.com.br/Universo/WebHome

O aconselhamento xamnico uma forma antiga e poderosa de recuperao de informaes e consulta interior. uma busca transcultural e tradicional de conhecimento e poder pessoal, anterior a todas as religies, psicologias e filosofias conhecidas. Possibilita o aprendizado consciente de transpor o aparente abismo existente entre o mundo fsico e as esferas da imaginao e da viso. Para isso, preciso abandonar o sistema de crenas convencional sobre a realidade. Todos os elementos do meio ambiente esto vivos e todos possuem sua fonte de poder no mundo espiritual. Pensamentos e sentimentos so formas de energia que vo para locais especficos na rede de poder. Os xams possuem 4 atividades principais: cura, acesso a conhecimento novo ou perdido, desenvolvimento do poder e profecia ou predies. Sempre foram pragmticos e fazem o que for melhor para aumentar sua reputao de eficientes curandeiros e visionrios. Os xams: conhecem a energia e como ela funciona tanto no meio ambiente como no corpo humano; aprendem a relaxar seus corpos fsicos e a reduzir o nvel de estresse, de forma a estarem mais receptivos e eficientes; utilizam os poderes de sua viso interior e imaginao para viajar para o conhecimento e a informao vital. Aprendem a no julgar e a confiar em sua orientao interior; aprendem a trabalhar com imagens e smbolos naturais de seu interior e a saber como interpret-los, a fim de superar obstculos e problemas; aprendem a entender as pessoas e a trabalhar com elas, visando a cura. Sabem rir e aprendem a desapegar-se do drama da vida, para divertir-se com a condio humana; aprendem a comunicar-se externa e internamente ao mesmo tempo; aprendem a ser bem sucedidos e sentem-se vontade com o paradoxo; sabem como alterar os nveis de conscincia, sempre que o desejam; so lutadores, disciplinados e

http://www.xamanismo.com.br/Universo/WebHome
persistentes em suas tentativas de adquirir poder e utiliz-lo para o bem comum. Sabem se proteger em circunstncias terrveis. O segredo do poder do xamanismo o interesse e a disposio em acreditar que se pode fazer isso. O xamanismo uma estratgia para adquirir poder e um conjunto de tcnicas para adestramento criado por e para pessoas no nvel do povo. Benefcios do xamanismo: mudamos as idias de como os acontecimentos ocorrem e como nos afetam; deixamos de nos sentir vtimas; nossa perspectiva de vida se amplia, sentindo-nos ligados a tudo; descobrimos como estabelecer objetivos apropriados, a fim de alcan-los, eficazmente; mudamos a percepo dos relacionamentos pessoais e o mtodo de comunicao; sentimo-nos inspirados e desafiados pelos obstculos com os quais podemos lidar e sabemos evitar os insuperveis; passamos a ter acesso ao conhecimento e informao que no acreditvamos possuir; aprendemos a entrar em contato com uma proviso infinita de energia disposio de todos os que conhecem o processo. O xamanismo um mtodo simples e direto de perceber o mundo. Quando praticamos o xamanismo, tornamo-nos co-criadores na vontade coletiva da natureza e agentes da mudana no drama da evoluo. Libertamo-nos da iluso de isolamento e alinhamo-nos com as foras de cura. Encontramos equilbrio e integrao e sabemos quem somos e para onde vamos. A imaginao inclui mais do que a atividade cerebral; ela nos liga com a rede de poder e o esprito de tudo. A utilizao das habilidades xamnicas exige a reabertura da porta da imaginao, restabelecendo o elo entre o mundo fsico e o espiritual. importante ver o resultado antes de realiz-lo fisicamente, pois a capacidade de imaginar eleva a nossa capacidade de ter e a imaginao requer exerccio. A sndrome do medo do sucesso muito real. O eu fsico precisa ser enganado, iludido, mimado e subornado, para ser libertado das crenas limitadoras que o aprisionam. Visualizao: preciso manipular pensamentos e sentimentos para criar uma imagem orientada pelos sentidos de seu objetivo: 1. criar uma imagem mental exata do que se deseja; 2. descrev-la com todos os detalhes para si prprio; 3. infundir-lhe todo o entusiasmo e empolgao incluindo os sentidos, para a criao de uma imagem completa; 4. Soltar a imagem. Repetir o exerccio at 10 vezes. Jornada xamnica: mobiliza-se energia por pensamentos e emoes, a qual emitida para interceder junto a foras que existem no mundo. Se h poder armazenado (diferente da visualizao), os resultados sero realizados com as esperanas dos aliados. Na jornada no controlamos os resultados (outra diferena), s nossa resposta. Deve-se focalizar ativamente a questo, problema ou objetivo e ento estar receptivo resposta ou orientao dada.

http://www.xamanismo.com.br/Universo/WebHome
Quando h envolvimento emocional com problemas, h um bloqueio de energia que impede a evoluo. Assim, o sono exige uma entrega ao sonho, ou mundo espiritual. Tambm um grande apego emocional aos desejos pode impedir sua manifestao. A entrega e o desapego so conceitos de difcil domnio. Rir ajuda a desapegar-se. Os seres naturais so tridimensionais e suas imagens devem ser recriadas utilizando os 5 sentidos, sendo o do olfato o mais poderoso. Tambm devem ser utilizados os fenmenos naturais. Exerccio de Sensao I - 1. fechar os olhos e relaxar; 2. explorar as cercanias, utilizando o tato; 3. escutar todos os sons volta; 4. perceber os diferentes aromas; 5. perceber os 3 sentidos ao mesmo tempo. Exerccio II - 1. escolher uma fruta; 2. fechar os olhos e senti-la; 3. sentir o aroma e com-la; 4. concentrar no paladar. Cada cor tem uma certa frequncia, tanto maior quanto mais clara. Colorir as imagens mentais com cores naturais d vida e poder s vises. Podemos modificar a frequncia de um local, clareando-o ou iluminando-o. Exerccio III - 1. escolher um objeto; 2. relaxar e fechar os olhos; 3. recriar o objeto mentalmente; 4. concentrar em cada parte, utilizando todos os sentidos; 5. descrever cada qualidade em termos naturais; 6. imaginar modificaes, usando as qualidades naturais. A jornada comea em uma entrada da terra (caverna ou fonte de guas termais) e a viagem ocorre por um tnel. Antes de comear, deve-se concentrar numa questo sobre a qual se quer saber. Limpar a mente de tudo, abandonar a necessidade de controle e iniciar a jornada sem expectativas ou noes preconcebidas. Se o tema envolve outras pessoas, assumir a atitude vencedor-vencedor. Exerccio IV: Relaxamento - 1. escolher um local confortvel e seguro, reduzir a luminosidade e deitar de costas; 2. fazer 3 respiraes profundas, expirando todas as tenses; 3. tomar conscincia de todo o corpo, desde os ps; 4. perceber o efeito da gravidade sobre o corpo e roupas; 5. abandonar-se e entregar-se gravidade e permitir que ela retire as tenses, que mergulharo na terra, onde toda a energia renovada; 6. pensamentos e imagens no so sujeitos gravidade. Eles viajam. Exerccio V: Descrio do Processo da Jornada - 1. Deitar em local tranquilo; 2. relaxar; 3. formular uma pergunta e acrescentar: "apreciarei toda a ajuda que puder receber nesta questo. Utilizarei a informao que receber com integridade." 4. imaginar uma abertura na terra, com todos os sentidos, e entrar; 5. encontrar o guia ou aliado (animal, pessoa, voz, luz etc.). Se no gostar, pedir outro; 6. fazer a pergunta ao guia; 7. seguilo e s suas instrues, aceitando o que acontecer de bom grado; 8. Retirar-se, quando for solicitado e voltar pelo mesmo caminho (para poder lembrar), com ou sem o guia; 9. agradecer ao guia e sair pela abertura; 10. anotar a experincia.

http://www.xamanismo.com.br/Universo/WebHome
O mundo espiritual a verdadeira fonte de toda a diverso. O maior benefcio do aconselhamento xamnico est em que, quanto mais o praticamos, mais humanos e compassivos nos tornamos. Um dos conceitos bsicos do xamanismo a noo de que uma rede de poder sustenta toda a vida: tudo tem esprito, que a fonte de poder. Sem o conhecimento disto as pessoas so vtimas das circunstncias e no podem dominar suas decises e atos. O corpo espiritual circunda e interpenetra o corpo fsico e composto de uma combinao de cores vibrantes. mais fcil v-lo utilizando a visualizao xamnica. Ele um campo de energia fluida que se estende de 18 pol. a 1m em torno de um corpo saudvel. Ele responde a pensamentos, sentimentos e reaes de outras pessoas. A maioria dos desequilbrios emocionais so influncias negativas de um esprito da natureza. Quem treinado para evitar influncias negativas com seus prprios sentimentos positivos pode frequentar ambientes negativos e no ser prejudicado. Quanto mais brilhante e luminosa a cor do corpo espiritual, mais poder foi recebido e armazenado por ele. Quem l o corpo espiritual sabe onde encontrar o poder e percebe quando ele est ausente. O ser espiritual registra instantaneamente o que o corpo sente minutos, horas ou dias depois. A imaginao um veculo que envia pensamentos e sentimentos para realizarem mudanas reais no mundo fsico. Exerccio VI (1): Sentindo o seu Ser Espiritual - 1. relaxar e fechar os olhos; 2. descobrir, rapidamente, os limites do corpo fsico, a partir dos ps; 3. expandi-los de 18 a 24 pol.; 4. experimentar a expanso; 5. voltar dimenso fsica original. Exerccio VII (2): Visualizao de seu Ser Espiritual - 1. relaxar e fechar os olhos; 2. imaginar um campo de energia atravs e em torno do corpo; 3. perceber a(s) cor(es) e qualidade de energia, suas diferenas; 4. fazer uma ou mais perguntas sobre a observao. A resposta vir por palavras, pensamentos, imagens ou observaes. Exerccio VIII (3): Fiscalizao - Eficaz aps reunies de negcios, confrontos emocionais etc. 1. relaxar e fechar os olhos; 2. sentir o corpo espiritual; 3. analis-lo e perceb-lo; 4. direcionar a energia para reas carentes, iluminando as densas; 5. expandir ou contrair, conforme a necessidade. Exerccio IX (4): Realizando Mudanas (estado de esprito)- 1. relaxar e fechar os olhos; 2. ver, sentir ou perceber o corpo espiritual; 3. reconhecer em que estado se encontra; 4. solicitar a mudana ou efeito

http://www.xamanismo.com.br/Universo/WebHome
desejado; 5. identificar a qualidade necessitada; 6. encontrar algo na natureza que possua esta qualidade; 7. dar ao corpo espiritual a cor da qualidade; 8. agradecer ao esprito da imagem natural. - Os xams acreditam em ser escandalosos e no tm medo de parecer tolos. So fortes defensores do humor, do riso e do bizarro. Para "ver", sentir ou perceber os corpos espirituais de outros, basta fechar os olhos, imaginar a pessoa e ver ou sentir o campo sua volta. - Todos os membros da mesma espcie animal pertencem a um esprito global. Tambm pessoas num grupo tendem a combinar suas frequncias no mesmo nvel. Pessoas muito prximas tendem a igualar os processos metablicos. Exerccio X (5): Limpando o Corpo Espiritual - 1. relaxar e fechar os olhos; 2. imaginar o corpo espiritual, definindo limites e cor; 3. imaginar uma cachoeira leve e uma piscina rasa em frente; 4. entrar na gua com ou sem roupas e beb-la; 5. agradecer a gua. - Banhos de lama e sal tm o mesmo efeito; queimar salva, insenso ou sais de epsom e deixar que a fumaa percorra o corpo tambm. Exerccio XI (6): Conscincia de Si Mesmo - 1. relaxar e fechar os olhos; 2. tomar conscincia do corpo fsico; 3. tomar conscincia da terra; 4. transferir uma para outra, estabelecendo uma conexo com o centro da terra, a partir da base da coluna e formar uma cauda que alcana a terra e enraiza-se; 5. com ela retirar o excesso de tenso; 6. deixar que a energia da terra chegue ao corpo; 7. abrir os olhos. Convocar sempre um esprito guardio antes de iniciar uma jornada xamnica. - Quanto aos talisms e fetiches, a energia por trs do objeto que importa e eles no precisam ser fsicos. Somos reconhecidos em razo da velocidade vibratria particular de nosso corpo espiritual. Da que basta disfar-lo para que o corpo fsico no seja percebido. Mas nossa presena pode ser sentida mesmo que estejamos ausentes. Exerccio XII (7): Tornando-se Transparente - 1. relaxar e fechar os olhos; 2. imaginar-se transparente; 3. especificar o alcance da transparncia (para quem). Pode pedir auxlio ao esprito guardio; 4. inverter o exerccio quando quiser ser percebido. Obs.: se quiser chamar ateno, tornar-se prateado radiante. Podemos tornar transparentes nossos bens (ex: o carro). Exerccio XIII (8): Mudando de Forma - 1. relaxar e fechar os olhos; 2. sair do corpo e olh-lo de frente; 3. decidir quais as mudanas e realiz-las; 4. voltar ao corpo; 5. sentir as mudanas; 6. voltar ao normal.

http://www.xamanismo.com.br/Universo/WebHome
- Quando no estamos neutros, tornamo-nos vulnerveis. Neutralidade posio de poder. A origem do corpo espiritual uma srie de tneis que levam ao mundo espiritual. Cada um transmite uma frequncia da energia do mundo espiritual. Descobrimos como usar o poder das pedras, plantas, animais e outros, aprendendo a comunicar-nos com eles. Respeito a base da comunicao. As criaturas do planeta no se importam de servir s pessoas, fornecendo alimentos, abrigo, vesturio, se forem solicitadas adequadamente e agradecidas depois. - Para ter sucesso preciso cooperar com o meio ambiente. Para a maioria das pessoas usar prata no aconselhvel quando esto tensas, pois a prata eleva o nvel de metabolismo. J o esprito da turquesa abre o corao e faz fluir a criatividade. A fluorita excelente mineral purificador. Exerccio XIV (1): Pedras e Minerais - 1. escolher uma pedra, mineral ou gema; 2. estudar e perceber cada detalhe: forma, cor, temperatura; 3. fechar os olhos e indagar sobre propriedades e informaes: "quer me dizer algo?"; 4. pedir permisso para usar as propriedades e pedir ajuda; 5. agradecer ao seu esprito. - comum nas reas urbanas que o valor da terra seja alto nos locais de energia elevada e positiva. Com o tempo as atitudes das multides que vivem e trabalham numa regio podem influenciar a natureza da terra. As pedras registram a intensidade da emoo humana ou animal e comeam a invert-la. melhor viver em locais menos cheios para escolher onde h harmonia e equilbrio. Animais e plantas naturalmente conhecem a localizao dos maiores centros de poder. preciso cuidado com o nosso estado antes de entrarmos na esfera de influncia de uma localidade, pois podem-se amplificar os pensamentos e sentimentos do momento. Em todos os locais h numerosos e pequenos pontos de poder. Exerccio XV (2): Como Encontrar Pontos de Poder - 1. sentar e fechar os olhos, ao ar livre; 2. sentir seu corpo espiritual; 3. sentir o da terra; 4. pedir para ser conduzido at o ponto de poder mais prximo; 5. ir at l; 6. l, repetir 4 e 5 at encontrar, talvez, outro local; 7. perceber as qualidades do local. Perguntar como pode beneficiar-se l. Pedir permisso terra para usar o local; 8. agradecer ao local. Encontrar pequenos pontos de poder em casa e us-los eficientemente, pois eles, naturalmente, nos harmonizam e curam. Intensificam nossos sentimentos e elevam nosso nvel de frequncia, tornando-o menos vulnervel. Conhecendo a localizao de um ponto de poder, pode-se fazer a jornada xamnica at l ou recriar o local mentalmente.

http://www.xamanismo.com.br/Universo/WebHome
Animais protegem e tutelam nas tarefas difceis, ajudam a encontrar objetos perdidos, mediam relaes problemticas etc. Cada animal de poder tem uma especialidade. Exerccio XVI (3): Encontro com os Animais de Poder - 1. relaxar e fechar os olhos; 2. encontrar o guia e iniciar a jornada; 3. imaginar uma paisagem e ir para ela; 4. deixar que um animal entre na paisagem; 5. perguntar suas qualidades e ouvi-las; 6. deixar que a imagem desaparea e surja outra; 7. perceber qual animal aparece mais; 8. agradecer ao animal. Exerccio XVII (4): Honrando os Animais de Poder atravs do Movimento - 1. relaxar e fechar os olhos; 2. cumprimentar o esprito do animal e permitir que o seu sentimento flua atravs de si; 3. tornar-se o animal, colocando o corpo na sua postura; 4. tornar-se o esprito do animal, assumindo suas qualidades; 5. quando sentir o poder fluindo, agradecer ao animal e voltar postura habitual. A salva uma poderosa planta medicinal que pode ser usada como ch ou queimada, para purificar e equilibrar. Exerccio XVIII (5): Conhecendo as Plantas - 1. escolher uma planta; 2. estud-la, percebendo cada detalhe: cor, formato, aroma etc; 3. fechar os olhos e sentir a planta mentalmente; 4. pedir uma mensagem e escut-la; 5. agradecer e abrir os olhos; 6. repetir, se necessrio. O esprito do fogo tem significado especial, porque ele est associado ao calor, a jornadas estticas. Os xams usam o calor intenso para purificar-se antes de cerimnias e rituais. A fumaa tambm leva s esferas celestes e terra do esprito. Ex: o cachimbo. Caminhar sobre pedras ardentes significa dominar as propriedades fsicas do fogo. Quando se funde com o fogo e no h diferena, ele no pode queimar. Raios e fontes de guas termais tambm so espritos de poder. - A gua e o vento tm um ser espiritual que assume vrias formas e possvel falar com cada forma. O sol, a lua, os planetas e estrelas tambm so fontes importantes de informao espiritual. A integrao com os elementos ensina a integrar-se mais plenamente com os poderes que o cercam. Exerccio XIX (6): Conhecendo os Elementos - 1. escolher um elemento que possa ouvir, ver, cheirar, provar ou tocar; 2. sentir suas qualidades; 3. fechar os olhos e perguntar como as qualidades se transferem para si; 4. experiment-las e avali-las; 5. agradecer e abrir os olhos. bom sempre cumprimentar o sol, as pedras, a chuva etc. O tempo deve ser um veculo flexvel e malevel, que pode ser manipulado. A realidade ordinria o mundo tonal. Sua origem o mundo espiritual ou nagual. No nagual o tempo no existe como o conhecemos no tonal. Para manipular o tempo preciso mergulhar no mundo espiritual e convocar suas fontes. Animais aliados e de poder so guias para o passado, presente ou futuro. Para ampliar o tempo preciso acelerar a velocidade de viagem no mundo do esprito.

http://www.xamanismo.com.br/Universo/WebHome
Exerccio XX (1): Ampliando o Tempo - 1. relaxar e fechar os olhos; 2. colocar o relgio para despertar aps 4 minutos e tocar o tambor; 3. imaginar a caverna e pedir ao guia para ajudar a diminuir a velocidade do tempo; 4. triplicar o ritmo da batida do tambor; 5. seguir as instrues do guia; 6. voltar e escrever a experincia. Quando o alarme tocar, a hora de voltar. Exerccio XXI (2): Condensando o Tempo - uma forma de brincar com o tempo voar para o futuro e trazer notcias do que vai acontecer. Quando se conhece o provvel resultado de uma situao, pode-se organizarse para estar no lugar certo e na hora certa. O futuro baseia-se em probabilidades. Para impedir um resultado indesejvel bom dar-lhe oportunidade simblica de acontecer. O sonho e o medo baseiam-se em eventos reais e provveis no futuro. Exerccio XXII (3): Examinando o Futuro - 1. deitar e relaxar; 2. escolher um acontecimento futuro que preocupa e tocar o tambor; 3. entrar na caverna, encontrar o guia e pedir ajuda para ver o futuro provvel do acontecimento; 4. fazer a jornada para examinar o futuro, seguindo as instrues do guia; 5. analisar o evento em busca de detalhes e emoes. O que no est bem? 6. voltar quando estiver satisfeito com a viso do provvel acontecimento futuro e agradecer ao guia; 7. se o que viu no foi bom, criar um modelo tridimensional com barro, palitos, brinquedos, almofadas e refazer a cena, primeiro com foi vista e, depois, como a quer. - H tambm a jornada ao passado para recuperar informaes perdidas, trazer conhecimentos ancestrais e controlar acontecimentos presentes do passado. Exerccio XXIII (4): Recuperando o Conhecimento Perdido - 1. relaxar e fechar os olhos; 2. escolher uma habilidade desejada; 3. tocar o tambor; 4. imaginar a entrada da caverna, encontrar o esprito guardio e fazer o pedido; 5. fazer a jornada e recuperar o conhecimento perdido: agir como o que viu, por uma hora ou mais; 6. voltar e agradecer o guia; 7. lembrar detalhes e reproduzir algum na realidade diria. - Pode-se alterar acontecimentos do passado para modificar as atuais reaes. Exerccio XXIV (5): Alterando o Presente a partir do Passado - 1. relaxar e fechar os olhos; 2. escolher uma dificuldade e entrar em contato com os sentimentos em relao a ela; 3. imaginar a entrada da caverna, encontrar o esprito guardio e pedir a ele ajuda para lembrar a origem da atual dificuldade; 4. fazer uma jornada ao passado; 5. reconstruir o acontecimento; 6. voltar e agradecer ao guia. O segredo de manter a estabilidade est na capacidade de estar presente, equilibrado e com os ps no cho. Estar presente significa ter o domnio do mundo na forma atual: ser capaz de ganhar a vida, enfrentar os desafios e preocupar-se com os outros. Esperanas no futuro e preocupaes com o passado afastam do poder do presente. A manipulao deliberada do tempo a chave para criar a realidade desejvel. Exerccio XXV (6): Desenvolvendo a Presena - o corpo espiritual vai onde esto os pensamentos e emoes.

http://www.xamanismo.com.br/Universo/WebHome
Para criar algo novo, antes preciso destruir algo velho. Para tornar-se xam necessria a morte/destruio da forma habitual de ver o mundo. Exerccio XXVI (1): Iniciao Simblica - 1. relaxar e fechar os olhos; 2. aproximar-se da caverna; 3. encontrar o animal de poder ou guardio, revelar o propsito e seguir as instrues; 4. viajar at o submundo e encontrar um local para comear; 5. desmontar o corpo da pele aos ossos, empilhando as partes; 6. atear fogo pilha, at restarem s cinzas; 7. misturar gua, formar argila e remodelar-se; 8. voltar com o guardio, agradecer e perceber como se sente. - Eliminar, tanto quanto possvel, as coisas desnecessrias da vida: roupas, artigos domsticos, moblia, aparelhos eletrnicos, ferramentas, veculos etc. Exerccio XXVII (2): Destruio Apropriada: Posses - 1. verificar o armrio e desfazer-se das roupas que no usa/no gosta; 2. agradecer o servio que prestaram e abandon-las mentalmente; 3. rever o armrio e recomear de 1. As crenas determinam o que experimentamos na vida. O corpo fsico precisa ser iludido e persuadido com agrados para abandonar velhos padres. Exerccio XXVIII (3): Destruio Apropriada: Crenas - 1. fazer uma lista das crenas e idias; 2. ao lado de cada uma, escrever a convico contrria; 3. rasgar/queimar a 1 lista; 4. pregar a 2 lista em local bem visvel. - Heyokas so xams que fazem tudo s avessas e de cabea para baixo s para mostrar que nada tem que ser feito de forma fixa. Rir um processo que, por si, rompe velhos padres. Exerccio XXIX (4): O Caminho Heyoka para os Hbitos - experimentar ser um Heyoka para si por algumas horas faz aprender muito sobre os hbitos. - As supersties restringem a experincia e evitam a novidade. Exerccio XXX (5): Reconhecendo Padres de Hbito - 1. fazer uma lista das aes habituais; 2. observar e perceber sempre que realizar alguma; 3. observ-las com humor; 4. examinar, detalhadamente, o padro; 5. identificar aes alternativas e experiment-las. Mantemos relaes que no nos servem. Os relacionamentos podem acentuar/contribuir para nosso poder ou sug-lo. Exerccio XXXI (6): Relacionamentos - 1. fazer lista dos relacionamentos; 2. verificar os que suscitam dvidas; 3. fazer lista dos aspectos positivos e negativos de cada um; 4. verificar a folha de balano; 5. escolher a atitude a tomar. - Abrindo e criando espao pela destruio prepara-se o caminho para a criatividade.

http://www.xamanismo.com.br/Universo/WebHome
Se queremos algo novo, temos que dar ao mundo espiritual novas instrues/orientaes e estas devem ser muito especficas, porque receberemos exatamente o que pedirmos. Exerccio XXXII (7): Criao - 1. fechar os olhos e relaxar; 2. imaginar uma tela de projeo; 3. projetar uma linda flor, escolhendo sua cor, aroma e textura; 4. mudar seu tamanho e cor vrias vezes; 5. ver a flor em boto, florescendo e murchando; 6. recri-la em plena florescncia e oferec-la a algum. Ver o sorriso no rosto da pessoa, que responder criao. - Uma chave para se conseguir o desejado comunicar o mais claramente possvel ao animal de poder/guardio, sempre em posio de humildade e pedindo ajuda. Exerccio XXXIII (8): Quanto se Pode Ter? - 1. relaxar e fechar os olhos; 2. imaginar uma paisagem que reflete toda a felicidade e satisfao que pode ter no momento. Que sejam representadas por um cu azul claro, enquanto tudo o que for menos representado por nuvens. Medir a claridade em %; 3. sujar o cu; 4. clare-lo. Quanto tornou-se claro? 5. verificar o medidor; 6. verificar as sensaes de conforto/desconforto; 7. deixar que o cu e o medidor retornem ao normal. - A maioria das pessoas sente escassez ou excesso em pelo menos uma das 7 categorias: dinheiro, bens, sade, aparncia fsica/atratividade, relacionamentos, sexo e tempo. Ter demais ou de menos em qualquer categoria um estado mental e no algo objetivo. Exerccio XXXIV (9): Encontrando o Equilbrio - 1. fazer 3 listas para cada categoria: escassez, excesso e equilbrio; 2. analis-las, determinando onde h + ou - equilbrio; 3. as listas de demais podem ser enfocadas com os exerccios da destruio/discernimento. As de de menos, com os da criao; 4. pedir ajuda aos espritos guardies; 5. fazer a jornada. H abundncia contnua de tudo na natureza. S 2 coisas podem causar escassez/desequilbrio: as limitaes da prpria imaginao e a ganncia/egosmo, gerados pelo medo (falta de poder). As pessoas sofrem, sobretudo, porque cortaram o fluxo de poder do mundo espiritual para o ordinrio. Sem poder h doenas, depresso, ansiedade, desamparo. A doao sempre gera o crescimento na forma de poder. Quanto mais somos capazes de dar, mais poderosos nos tornamos. Para comear, pode-se dar s um pouco. Quando damos: amor, o recebemos; tempo, arranjam tempo para ns; autoridade, tornamo-nos lderes. preciso saber receber tanto quanto saber dar. Nada mais insultante ou profanador do que recusar um presente oferecido incondicionalmente pelo mundo espiritual ou por uma pessoa. preciso saber receber com graa e humildade. Quando recebemos, honramos o doador e reforamos a harmonia e equilbrio entre o mundo espiritual e o ordinrio. Subornos no precisam ser aceitos. Recusar um presente por no poder retribuir um erro. Quando recusamos, impedimos que o fluxo de poder passe por

http://www.xamanismo.com.br/Universo/WebHome
ns e criamos desarmonia. O horrio das refeies bom para lembrar os favores recebidos pelas plantas e animais. Por mais que o ser fsico tente fazer algo acontecer, de nada adiantar se o propsito no combinar com o plano maior das coisas. Se o corao ou verdadeiro desejo no esto envolvidos no propsito, a possibilidade de sucesso diminui muito. Um aspecto do estabelecimento de objetivos importante para o sucesso o conceito de desapego ou entrega. Quando h muito apego emocional a um objetivo, provvel no alcan-lo. Concentrar a ateno intensa e incessantemente no objetivo, o manter enraizado terra. preciso abandonar as expectativas. O equilbrio na natureza tem seu prprio tempo e os objetivos sero atingidos no momento adequado para manter o equilbrio. muito importante atualizar frequentemente os objetivos. Exerccio XXXV (1): Estabelecimento de Objetivos - 1. sentar com caneta e papel; 2. fazer uma lista dos objetivos; 3. escolher um e perguntar-se se ele realista, como se sente em relao a ele, se desejado mesmo e aguardar as respostas; 4. imaginar-se, com cores e sensaes da natureza, realizando o objetivo e perceber como se sente; 5. verificar o corpo espiritual e os pontos energizados/desenergizados; 6. realizar a jornada para obter informaes; 7. agradecer aos espritos auxiliares e fonte de informaes; 8. repetir 4. escrever; 9. comear a agir. O mais importante na soluo de problemas a sensibilidade para o corpo espiritual e suas necessidades, para os de outros, para o prprio mundo espiritual, para a natureza. preciso ouvir: o conselho de guias e aliados, o prprio ser espiritual e at o de outros. Assim se adota a atitude vencedor-vencedor. O desapego do problema e a entrega eventual soluo bsico para a boa soluo. Cada problema coloca-nos um passo adiente na vida, no caminho escolhido pelo ser espiritual. - Os relacionamentos so instrumentos de crescimento e geram problemas, assim como oferecem oportunidades de ruptura. Em geral os problemas surgem devido a expectativas s quais estamos emocionalmente apegados e que no se realizam. Quando se delega poder, adquire-se poder no processo. Exerccio XXXVI (2): Soluo de Problemas com o Corpo Espiritual - 1. pedir, mentalmente, a permisso do outro para inclu-lo no exerccio; 2. recriar uma viso ou smbolo do problema, como ele ; 3. abandonar a viso e concentrar a ateno no corpo espiritual, sentindo-o e percebendo que reas so afetadas pelo problema; 4. pedir ao corpo espiritual para apresentar-se como se a situao estivesse resolvida e perceber as sensaes; 5. imaginar o outro e sentir seu corpo espiritual afetado pelo problema; 6. pedir ao corpo espiritual do outro para mostrar-se com o problema solucionado e sentir as sensaes; 7. perguntar ao outro que presente quer, como smbolo da soluo do problema e imaginar-se dando o presente; 8. perguntar ao prprio corpo espiritual que presente simblico receberia e pedi-lo; 9. imaginar-se recebendo o que pediu.

http://www.xamanismo.com.br/Universo/WebHome
Este exerccio serve tambm como abertura de canais de comunicao no-verbal entre o ser espiritual e o de outros. Exerccio XXXVII (3): Jornada para Soluo de Problemas - 1. declarar o problema e a condio desejada; 2. transform-lo numa pergunta; 3. relaxar, fechar os olhos e iniciar a jornada; 4. fazer com que o animal de poder ajude outros envolvidos no problema; 5. se for preciso comunicar-se, imaginar a pessoa e seu corpo espiritual ou diretamente. Mudana um processo no qual uma situao transformada de indesejvel para desejada. A mudana desejada torna-se o objetivo e os obstculos a serem superados tornam-se problemas a serem solucionados. H 4 ingredientes para a mudana bem sucedida: compromisso, consentimento, entrega e ao. - Uma vez tomado o compromisso de mudar uma situao, 2 coisas acontecem: o corpo energtico/espiritual se altera, possibilitando o incio de mudanas e auxlio inesperado aparece. preciso o consentimento de todos os lados para a mudana: lados cticos, desdenhosos, excessivamente cautelosos, acomodados, temerosos etc. Tambm de pessoas prximas. - Entrega a disposio de abandonar o prprio roteiro e controle dos acontecimentos. O universo baseia-se na harmonia e no equilbrio e jamais lanar em nosso caminho algo com que sejamos incapazes de lidar. - Ao todo o possvel de ser feito no palco fsico para aproximar da mudana. Estabelecer tarefas capazes de realizar. Exerccio XXXVIII (4): Mudana - 1. identificar a mudana desejada; 2. visualizar o ser espiritual e pedir a cada parte o compromisso/consentimento para a mudana; 3. idem com o corpo fsico; 4. pedir ajuda ao animal de poder/aliado ou a um elemento natural; 5. pensar num elemento ou fenmeno natural que simbolize a mudana e entrar em contato com suas qualidades; 6. realizar uma jornada, concentrando-se na mudana; 7. estabelecer um plano de ao. rvore da Vida o princpio organizador supremo do cosmos. Tem suas razes no centro da terra, o submundo ou mundo dos mortos. Seu tronco est no mundo intermdio, a realidade ordinria. Em geral um quadrado, com cada lado relacionado com uma das 4 direes: Leste para a primavera e todos os novos comeos; sul para o vero, o sol, o crescimento, o movimento para fora e a produtividade; oeste para o outono, os trminos, a morte e a transformao e norte para o inverno, a gestao, a contemplao e o renascimento. Os ramos esto no mundo superior, terra de inspirao e vises do futuro, esfera da criatividade, do vo e da liberdade ilimitada. Cada mundo tem seu lugar no cosmos; um no melhor que o outro.

http://www.xamanismo.com.br/Universo/WebHome
H a mandala, crculo ou roda mgica, dividida em 4 quadrantes. um smbolo valioso para centrar, equilibrar. Exerccio XXXIX (1): Encontrando seu Lugar na Roda Mgica - 1. fechar os olhos e relaxar; 2. imaginar uma grande roda; 3. dividi-la em quadrantes (N, S, L e O) e colori-la; 4. permitir que animais de poder representem cada quadrante; 5. pedir ao animal de poder para revelar a atual posio; 6. entrevistar os animais de poder; 7. agradec-los e reorientar-se; 8. anotar, desenhar ou pintar a experincia. - As formas de vida mais naturais so circulares. p. 156 - H tneis ou entradas para o mundo em todo o meio ambiente. Os mais importantes esto no prprio corpo espiritual. O sistema iguico descreve 7 aberturas ou chakras (roda ou vrtice). A energia de cada um estende-se para dentro e para fora, em cachos finos e complexos que formam uma nvoa colorida avide em torno do corpo. 7 tneis ao longo da coluna vertebral, interligados por passagens que sobem e descem pela coluna, gerando energia e formando 7 camadas que criam este corpo espiritual. Cada camada tem uma cor.

7 tnel: sabedoria espiritual/glndula pineal/topo da cabea/violeta. 6 tnel: percepo/glndula pituitria/entre as sobrancelhas/ndigo. 5 tnel: comunicao e criatividade/tireide/cordas vocais/garganta/azul. 4 tnel: afinidade e amor prprio/timo/corao/peito/verde e dourado. 3 tnel: poder e emoes/glndulas supra-renais/plexo solar/amarelo. 2 tnel: sexualidade/reproduo/pncreas/bao/tero/abdome/rosa e laranja. 1 tnel: sobrevivncia/gnadas/intestinos/base da coluna/vermelho.

Exerccio XL (2): Identificando os 7 Tneis - 1. fechar os olhos e relaxar; 2. visualizar, consecutivamente, cada tnel, conforme descrito acima; 3. reorientar-se e abrir os olhos. No 1 tnel esto as informaes genticas e instintivas da sobrevivncia: memrias ancestrais e arquetpicas, incluindo vidas passadas. um depsito de poderosa energia, que pode ativar todos os tneis. Esta energia latente o Kundalini ou poder da serpente, que pode ser ativado com meditaes e concentraes. H a traumas infantis, acidentes fsicos e incidentes ancestrais que colocaram em risco a sobrevivncia. O 2 tnel associa-se emoo crua, a reproduo, a fertilidade, a atrao sexual e a energia sexual em geral. Trabalhar com ele uma forma eficaz de manter a energia sexual e criativa vitalizadas e auxilia na iniciao e gestao de novos projetos e no afastamento de outros insustentveis.

http://www.xamanismo.com.br/Universo/WebHome
O 3 tnel est associado ao, assertividade, poder visceral e utilizao da energia pelo corpo. Seus poderes podem ser utilizados para dominar platias, ajudar nas aptides de liderana ou para tornar-se mais notvel. O 4 tnel associa-se com a emoo, afeio, intimidade, amor prprio e afinidade com o meio ambiente. Faz ponte entre os 3 acima e os 3 abaixo e age como tradutor entre os 2 grupos. Trabalh-lo eficientemente pode ser a verdadeira chave para o sucesso. Seu uso pode ser vantajoso para relacionamentos. Esta a abertura mais vulnervel e necessitada de proteo. O 5 tnel associado expresso criativa e habilidade de canalizao. Sua utilizao abre as aptides da comunicao teleptica com outros e tambm para ouvir e reconhecer as prprias mensagens interiores. O 6 tnel conhecido como 3 olho ou local da viso xamnica. Com seu uso pode-se ver a uma grande distncia ou ver coisas prximas muito ampliadas. Permite identificar males e enfermidades e determinar o necessrio para a cura. Tambm por a pode-se empreender a jornada. O 7 tnel a abertura pela qual o esprito entra no corpo fsico no nascimento e o abandona na morte. O costume de inclinar-se em reverncia tem origem na tcnica xamnica de transmitir conhecimento, energia, poder, cura ou espritos guardies perdidos. *Exerccio XLI*(3): Explorando cada Tnel - 1. relaxar e fechar os olhos; 2. pedir ajuda ao guardio/animal de poder, inclusive se encontrar alguma obstruo; 3. encontr-lo na entrada do 7 tnel; 4. declarar o problema e identificar o tnel a ser explorado; 5. descer pelo ramo principal at o tnel que desejar explorar; 6. explor-lo; 7. voltar pelo mesmo caminho; 8. agradecer ao guia. - A informao transfere-se de uma pessoa a outra pela intensidade de pensamentos e emoes. Os tneis trocam informaes por seus canais conectivos e atuam como radiotransmissores e receptores entre as pessoas. - O amor genuno inclui respeito pelo espao do outro, pois a relao baseia-se em confiana e poder mtuos. Exerccio XLII (4): Proteo dos Tneis - 1. relaxar e fechar os olhos; 2. verificar cada tnel, utilizando a viso xamnica; 3. pedir um animal de poder para cada tnel; 4. discutir as necessidades com cada animal; 5. pedir proteo e ajuda em reas problemticas; 6. agradecer o auxlio dos gurdies. Exerccio XLIII (5): Comunicando-se com Outras Pessoas - 1. relaxar e fechar os olhos; 2. concentrar a viso xamnica no tnel do outro; 3. falar com ela silenciosamente, sem invadir; 4. anunciar o fim da comunicao. Nunca podemos usar nossa energia para ajudar outros, pois so incapazes de us-la. Toda a cura autocura. Cada ser tem propsitos especficos e tarefas a realizar.

http://www.xamanismo.com.br/Universo/WebHome
Saber comunicar-se com pessoas de caractersticas diferentes a chave para as negociaes vitoriosas com elas. Pessoas cabea reagem com pensamentos; pessoas corao com emoes e pesooas entranhas com atos. Pessoas cabea tm timo vocabulrio e se expressam bem. So bons escritores, filsofos, cientistas, pesquisadores, negociantes etc. No so precipitados. Precisam sempre falar 1. Precisam ser ajudados a afastar-se da teoria. equilibram-se com exerccios fsicos e msica. Pessoas cabea emocionais agem pouco, preocupam-se muito e tm empatia. Pessoas cabea ativas sentem pouco e so obsessivas, porm produtivas. Pessoas corao so perceptivas e rpidas. Avanam logo para o futuro ou passado. Precisam expressar logo seus sentimentos. Reagem a cor, tamanho, forma e desenho. Tm capacidade de empatia e grande sensibilidade. So grandes artistas e poetas. Pessoas corao reflexivas agem pouco e so introvertidas, porm poticas. Pessoas corao ativas pensam pouco e so dramticas, porm expressivas. Nas pessoas intestinos todos os pensamentos e emoes passam pelo crivo da ao. Podem ser impulsivas, espontneas e agressivas. So grandes pilotos, atletas, engenheiros, fabricantes de ferramentas, projetistas, percussionistas. S esto felizes se viajando para algum lugar, ainda que sejam seus pensamentos ou sentimentos. Querem resultados e produtividade. Precisam de espao para se movimentarem. Pessoas intestino reflexivas sentem pouco e so cruis, porm produtivas. Pessoas intestino emocionais pensam pouco e so impulsivas, porm dinmicas. Exerccio XLIV (1): Harmonizando - 1. relaxar e fechar os olhos; 2. pedir ajuda ao guardio/animal de poder para tornar-se mais equilibrado; 3. pedir auxlio para saber a que tipo pertence; 4. fazer a jornada para obter informaes; 5. agradecer. Exerccio XLV (2): Equilbrio para Pessoas Cabea - movimentar o corpo, ouvir msicas emotivas, cantar, desenhar, pintar. Explorar o 2, 3 e 4 tneis, com ajuda do animal de poder. Exerccio XLVI (3): Equilbrio para Pessoas Corao - danar, sacudir-se, rastejar, falar. Explorar o 6 e 7 tneis, com ajuda do animal de poder. Exerccio XLVII (4): Equilbrio para Pessoas Intestinos - ouvir msica, respirar profundamente, conversar, fazer sexo com sentimento. Explorar o 4, 5 e 6 tneis, com ajuda do animal de poder. - Ser homem ou mulher uma especialidade que proporciona talentos e habilidades nicos para a experincia de vida. Cada um a polarizao do outro, metade do todo e, por definio, um estado de ser em desequilbrio. preciso conciliar as polaraidades entre os aspectos feminino e masculino, magntico e dinmico, yin e yang. Exerccio XLVIII (5): Descobrindo seu Esprito Dinmico e Magntico - 1. fechar os olhos e relaxar; 2. imaginar uma mandala ou roda mgica de 1m; 3. dividi-la ao meio; 4. classificar um lado de dinmico e o outro

http://www.xamanismo.com.br/Universo/WebHome
de magntico, cada qual com uma cor diferente; 5. pedir ao animal de poder para modificar a linha, para verificar o equilbrio atual; 6. especificar %s para os lados, descobrindo qual requer maior ateno e dedicao. Exerccio XLIX (6): Equilibrando os Lados Dinmico e Magntico - Quem muito dinmico deve buscar a companhia de pessoas equilibradas, ouvir msica e assistir filmes sentimentais. Fazer caminhadas na natureza, lembrando que tudo tem vida. Encontrar algum mais velho, criana ou animal, de quem possa cuidar. Pegar antigas fotos e lembrar os sentimetnos da poca. Conversar mentalmente com os personagens, dizendo tudo o que sempre quiz. Contar a algum como se sente todos os dias. Aceitar a ajuda dos outros. evitar fofocas. Exerccio L (7): Uma Jornada para a Integrao - 1. relaxar e fechar os olhos; 2. comear a jornada; 3. pedir ao animal de poder/guardio ajuda para equilibrar os lados dinmico e magntico; 4. pedir que seja levado ao lado oposto ou mais frgil; 5. aproximar-se e fundir-se com este lado; 6. pedir conselhos ao guardio; 7. voltar; 8. agradecer e aplicar suas sugestes. Exerccio LI (8): Imaginando os Opostos - Imaginar como seria, se pertencesse ao sexo oposto. Como agiria? quais seriam as preferncias? quais as diferenas? imaginaes? objetivos? Os rituais so uma forma de estabelecer uma ponte entre o mundo espiritual e o da realidade ordinria. Rituais e cerimnias caracterizam-se por: invocar o poder de sons; do movimento, do aroma, de um local, de guardies, aliados e animais de poder, de todos os presentes. So realizados em datas e pocas significativas, em ritos de passagens importantes, para indicar a mudana para um estado de conscincia diferente. Enquanto o tambor utilizado para levar o xam at e atravs do mundo espiritual, o chocalho aproxima o mundo espiritual e seus habitantes da realidade ordinria. Os chocalhos tambm so usados como instrumento direcionador. A energia pode ser mentalmente transmitida atravs deles para o ambiente. Pode descrever um crculo sagrado ou distribuir energia de cura no corpo de um enfermo. Acender salva, lev-la altura dos olhos com os braos esticados, descrever uma roda mgica e invocar as 4 direes. Levantar a tigela acima da cabea e at o cho, invocando o cu e a terra. Deixar a fumaa percorrer o corpo e depois todo o ambiente, principalmente os 8 cantos. Ritual de Abertura - 1. Utilizando o chocalho, colocar-se no meio da sala, de frente para o leste; 2. girando no sentido horrio, descrever um crculo, sacudindo o chocalho; 3. de frente para o leste, invocar o poder e o esprito do leste; 4. sacudir o chocalho acima da cabea para invocar o mundo superior, na altura do peito, para o mundo intermedirio e na altura da cintura, para o mundo inferior; 5. girar no sentido horrio, para o sul, oeste e norte; 6. sacudir o chocalho para o cu e a terra, como 5 e 6 direes. Pedir inspirao e criatividade.

http://www.xamanismo.com.br/Universo/WebHome
- As canes de poder so espontneas e podem tornar-se ou no parte permanente dos instrumentos xamnicos. Servem para reverenciar os aliados e convocar seus poderes de proteo e auxlio. Ento-las d poder e convico. Podem ser cantadas antes de situaes difceis. Fazer uma jornada e encontrar uma cano de poder com o esprito guardio. Pratic-la at memorizar as palavras, som, ritmo e melodia. Utilizando um tambor, iniciar um ritmo meldico e relaxar, sabendo que uma cano de poder est chegando. Ela chegar pelo ritmo do tambor, se houver abertura. O canto afasta a tagarelice mental que reduz o poder e permite modificar determinado padro mental antes de realizar um desafio. - A dana xamnica permite passar de um estado de conscincia para outro rapidamente e promove o tipo de transe valioso para o trabalho xamnico. Atravs da dana desencadeiam-se energias poderosas no prprio corpo. O vigoroso fluxo de gestos libera a energia represada nas articulaes. A dana harmoniza e equilibra o corpo, alinha tneis, ajuda a desbloque-los e estabelece alicerces apropriados para o extenso trabalho da jornada. Exerccio LII (1): Dana Preparatria - 1. Escolher um ambiente com privacidade. Abrir espao para movimentar-se. Apagar as luzes, purificar com salva e invocar as 6 direes. 2. Comear a tocar o tambor/chocalho/fita bem alto e movimentar-se; 3. com os olhos semicerrados, concentrar-se no som, manter a posio e viajar a um local da natureza, onde possa sentir-se poderoso; 4. continuar a movimentar-se por, no mnimo, 5 minutos; 5. terminar com 3 batidas fortes; 6. fazer a jornada, se desejar. - O benefcio desta dana est em ajudar a desenvolver a capacidade de manter um p na realidade ordinria e outro no mundo espiritual, ao mesmo tempo. Exerccio LIII (2): A Dana da Jornada (Avanado) - 1. preparar o ambiente (ver LII.1); 2. comear a brandir o chocalho/fita; 3. no centro da sala, de olhos fechados, convocar o animal de poder/esprito guardio e contarlhe o problema, fazendo uma pergunta; 4. seguir suas instrues; 5. durante a experincia da jornada dan-la e usar o chocalho para descrever acontecimentos. O desafio perder totalmente a conscincia de si prprio, fundindo-se com a experincia. Deixar que a jornada chegue a um clmax e chegar a uma concluso natural; 6. terminar com 3 batidas; 7. agradecer ao guardio. - Os cristais so timos para aumentar poderes de visualizao, produzindo clareza de insights, e para transferncia de energia. Amplicam-na, canalizando-a de um local para outro. So teis nos rituais de cura, transferindo mentalmente a energia de cura do esprito gurdio para a parte enferma. Ou so colocados na testa, para ver o que acontece distncia. Os xams guardam seus cristais; no os exibem. Para limp-los, basta lav-los na gua do mar, enterr-los no sal, purific-los com fumaa de salva ou congel-los.

http://www.xamanismo.com.br/Universo/WebHome
- Para programar o cristal de quartzo ele deve ser congelado por vrios dias e levado testa com a ponta para cima. Cumprimentar o esprito do cristal, agradecer sua ajuda e perguntar sobre suas propriedades. Sintonizlo apresentando-se 3 vezes e planej-lo para o que desejar, desde que seja para benefcio prprio ou de outros. Lev-lo at o peito, acima do corao e preench-lo com emoo positiva. Para criar um local limpo, seguro e poderoso, so necessrios 4 cristais. Quanto maior o local, maiores os cristais. Bom, no mximo, 30 m2. Limp-los, program-los e dizer-lhes as pretenses. Colocar um cristal apontando para o centro, em cada uma das 4 direes. Se forem 6 colocar 2 no meio, um com a ponta para cima e outro com ela para baixo (cu e terra). - Para criar o prprio local de poder, delimitar um crculo de 2m de dimetro. Limpar toda a rea com a queima de salva e purificar-se com ela. Colocar uma pedra ou objeto de poder grande no centro e invocar os espritos do cu e da terra. Idem em cada uma das 4 direes. Tambm nos pontos mdios (NE, SE, SO, NO). O crculo passar a atrair pssaros e pequenos animais como gatos, sensveis aos campos de energia. Para buscar a viso, selecionar um local isolado, que sempre apreciou. Comer menos alguns dias antes e no tomar lcool/drogas. Levar gua, tambor, chocalho, salva, fsforos, casaco, cobertor, culos escuros, dirio, caneta ou gravador. Sacudir o chocalho e deixar que ele o guie. Invocar as 6 direes e criar um crculo de poder usando galhos, pedrinhas, pinhas etc. Sentar confortavelmente e, fechando os olhos, cumprimentar o ambiente: plantas, rvores, insetos etc. Pedir ajuda a eles, oferecendo-lhes orientao e assistncia na jornada. Demorar nisto. Pequenos sinais naturais so presentes do mundo espiritual e podem ser mensagens importantes. Poder acontecer distrao, cansao, desnimo etc. preciso reconhec-los e larg-los, pois os obstculos fazem parte da experincia e podem ensinar muito. Quando terminar o tempo estabelecido, agradecer aos espritos locais e restaurar o estado natural e original. Apagar todas as evidncias da presena e limpar todo o lixo encontrado. Escrever sobre as experincias muito til. - Todos os xams mantm uma relao especial com o sol e suas propriedades de luz e calor. Estar ao ar livre e absorver bastante luz solar pela pele e olhos tima prtica xamnica para absoro de poder. O xamanismo uma estratgia pessoal, transcultural e milenar para ter acesso ao poder e autoconhecimento. So necessrios disciplina e prtica e pode ser utilizado por qualquer pessoa, em qualquer poca e lugar. - H um mundo ordinrio, que funciona pelas leis da fsica e da qumica. H um mundo no ordinrio ou espiritual, que funciona segundo um conjunto de regras diferentes e flexveis. H 3 nveis principais do mundo espiritual: o mundo inferior - local de desafios, mistrio e confronto com o medo; o mundo superior - local de inspirao e conhecimento csmico; e o mundo intermdio - local de equilbrio e integrao. A roda mgica/mandala e a rvore da vida so mapas de acesso imediato a todos os nveis do mundo espiritual.

http://www.xamanismo.com.br/Universo/WebHome
H sinais importantes que indicam estarmos no caminho certo: coincidncias, sorte, coisas trabalhando a favor, remoo de obstculos, encontros sincronsticos, aumento de intuio e percepo, rpida comunicao, conscincia de que os obstculos so oportunidades para o crescimento (fora e poder), mais compaixo/respeito pelos outros (inclusive animais, plantas e minerais), mais amor e afinidade, maior autoestima. Muitos dos melhores xams atualmente no se autodenominam xams e no se parecem com os xams tradicionais. Bons mestres: tm bom senso de humor, ajudam a rir de si, sabem brincar, tm presena marcante, demonstram respeito por tudo o que vivo e pelo meio ambiente, tm amor prprio, demonstram compaixo/bondade, so capazes de dizer a verdade, ser diretos, ensinar pelo exemplo, tm ponto de vista global e "estamos todos juntos nisto", so inclusivos, tm boa reputao, permitem erros, no so perfeitos, so flexveis e no tm medo das emoes. - Maus mestres: tm atitude superior, excluem membros, expressam ponto de vista "ns versus eles", so fanticos, tm viso curta, so agressivos, violentos, insensveis, muito srios, tm viso "faa o que eu digo mas no faa o que eu fao", bebem ou consomem drogas demais, so insinuantes e controladores, criticam e boicotam por questionamentos, ensinam depreciando, tm muita ambio por dinheiro, tm assistentes, grupos ou alunos veteranos com atitude inadequada, consideram os rituais mais importantes que os resultados, fingem ser perfeitos, so muito idealistas e nada prticos.

O XAM

Lo Artse

O xam, no se autoproclama. Ele chamado para suas tarefas espirituais, passa por treinamentos e ento reconhecido pelas pessoas de sua comunidade.

Nos primrdios da humanidade, os seres humanos, sentiam-se frgeis perante as foras da natureza e temiam aqueles que no pertenciam aos seus cls, animais, etc. Para suprir essas carncias, surge o xam como um "organizador do caos" para despertar a conscincia. Assim eles recorriam quele que era concebido como um guerreiro que atuava com armas espirituais, que faziam a ponte entre o mundo dos homens e espritos. A palavra xam tem sua raiz na Sibria, vinda da palavra "saman", aparentado com o termo snscrito "sramana" que significa: inspirado pelos espritos.

O xam pode ser homem ou mulher.


O termo xam foi adotado, pela antropologia, para se referir a pessoas de uma grande variedade de culturas no ocidentais, que antes eram conhecidas como : bruxo, feiticeiro, curandeiro, mago, mgico, vidente,

http://www.xamanismo.com.br/Universo/WebHome
sacerdote, paj, homem da medicina, o terapeuta, o conselheiro, o contador de estrias, o lder espiritual e outros. Defini-se o xamanismo como um conjunto de crenas ancestrais que estabelecem contato com uma realidade oculta, ou estados especiais (alterados) de conscincia, a fim de obter conhecimento, poder, equilbrio sade para si mesmo e para as pessoas O xam, no se autoproclama. Ele chamado para suas tarefas espirituais, passa por treinamentos e ento reconhecido pelas pessoas de sua comunidade. A iniciao tem um fundamento nas bnos recebidas pelos instrutores que passam uma espcie de "autorizao espiritual" para conduzir cerimnias. Isso honrar o conhecimento e no usurpar, e nem banalizar o processo de iniciao espiritual. Trata-se de um sacerdcio. uma misso de utilidade pblica. Sua vocao demonstrada por perturbaes no comportamento ( loucura controlada), vem tambm por transmisso hereditria, por deciso pessoal onde passa por provas (jejuns, recolhimentos, sacrifcios corporais...) ou eleito pelo cl. Iniciado pelos espritos tem uma vivencia de morte simblica para posterior ressureio. Permanece dias em locais isolados sem falar, comer, e, quase sem respirar. Geralmente conta em suas provas, ao regressar de sua viagens que seus ossos foram arrancados, sua carne raspada, tem a cabea decepada, isto o coma inicitico. Ele deve morrer em seu corpo terrestre para renascer em corpo astral. Esqueletos de pessoas, pssaros ou animais, so alguns dos ornamentos dos siberianos. Simboliza o tempo do nascimento do xam - meio homem - meio animal. Muitas iniciaes tambm envolvem atravesssar brasas ( Manchus), nadar sobre o gelo, beber sangue (goldos). Entre os Iacutes, no alto de uma montanha, com o mestre no territrio das doenas, ensina-se a reconhecer a doena e cur-las. Para cada parte do corpo ele cosp na boca do outro, que deve engolir o seu cuspe para diagnosticar a doena. Os Buriatas faziam a purificao pela gua (batismo) com plantas aromticas e algumas gotas de sangue de bode, para invocar os ancestrais.

Segundo Mircea Eliade uma pessoa torna-se xam por: 1) vocao espontnea (chamamento ou eleio) 2) transmisso hereditria da profisso xamnica 3) por deciso pessoal ou, mais raramente pela vontade do cl.

http://www.xamanismo.com.br/Universo/WebHome
Mas independentemente do mtodo de seleo, um xam s reconhecido como tal no fim de uma dupla instruo: 1) de ordem exttica (sonhos, vises, transes, etc.) e 2) de ordem tradicional (tcnicas xamnicas, nomes e funes dos espritos, mitologia e genealogia do cl, linguagem secreta, etc.). sobretudo a sndrome da vocao mstica que nos interessa. O futuro xam singulariza-se por um comportamento estranho; procura a solido, torna-se sonhador, adora vaguear nos bosques ou lugares desertos, tem vises, canta durante o sono, etc Faziam tambm parte das iniciaes o calor (tenda do suor) e com plantas de poder, que proporcionavam o arrebatamento mstico, viagens astris etc. Parte-se de um princpio que neste mundo nada dado de presente, tem que ser aprendido.Aquele que tem por destino ser xam experimenta um certo mal estar, um certo tdio pela vida, tdio de viver num mundo demasiadamente seguro, sensibilidade voltada para o misticismo e para as foras do inconsciente. Trata-se de um sacerdcio. Muitas pessoas querem ser xams sem conhecerem as obrigaes inerentes a essa funo, a entrega. uma misso de utilidade pblica. Vrias pessoas se denominam, mas o que determina o trabalho espiritual. Tem gente que se denomina ator poltico, tcnico de futebol, terapeuta, professor. Tem gente que se denomina espiritualista. Tem gente que se denomina Pai-de-Santo. Enfim, no xamanismo tambm! Atualmente existem muitas pessoas que se autodenominam xams, que no final das contas aprenderam alguns conceitos, mas nunca foram numa floresta, nunca foram a estados profundos de conscincia, no esto inseridos numa comunidade espiritual, mas esto dando aulas. uma iniciao sria e no uma prtica que se aprende em um final de semana. Um xam transformou a sua vida, conseguiu a sua cura atravs de profundos processos de morte e renascimento, lidou com perdas, enfrentou entidades, enfrentou sua prpria sombra, e obteve o conhecimento essencial e o reconhecimento de seus instrutores para poder compartilhar com os outros. Lembro tambm que xamanismo no s praticas de rituais e cerimnias, e sim uma forma de vida, uma nova viso do mundo, que se aplica, primeiramente no condutor.

http://www.xamanismo.com.br/Universo/WebHome

So anos de preparao. Est alm dos rituais um jeito de viver .Ser um xam abraar um sacerdcio, no um trabalho somente teraputico, uma caridade de alto risco, assumir uma responsabilidade com o Universo de viver em harmonia com a natureza, de ajudar o prximo, de transformar o ambiente em que vive, de ser aparelho de transformaes nas pessoas que dele se aproximam. Uma mudana radical, profunda, verdadeira. Ser xam no uma profisso, um dom. Ningum, entretanto, precisa ser um xam para praticar xamanismo. Voc pode ir missa, sem se tornar um padre. Ser xam Implica em iniciaes e transformaes de profundo significado que visam preparar o aprendiz para ajudar o prximo, e passar a sua vida nisso. No so todos os que esto preparados para abrirem suas vidas para se dedicarem verdadeiramente ao outro. No se aprende a ser xam em sales de espaos esotricos. Neles voc encontrar as prticas xamnicas, que lhe colocaro em contato com a egrgora, isto, se o condutor for realmente um iniciado e no um oportunista que nunca se entregou a processos de morte e transformao e s fez o caminho das flores sem tocar nos espinhos. No xamanismo tambm aprendemos a lidar com o Mundo da iluso. Perante a sociedade atual em que vivemos a mesma coisa. No basta ter conhecimentos mdicos, se a sociedade no d um diploma no possvel exercer a medicina de forma legal. No basta ter conhecimento sobre as emoes, se no receber um diploma, ou melhor, se no h uma formatura, possvel ser conselheiro, mas no psiclogo ou psiquiatra. Tudo que srio requer um ritual de passagem, uma iniciao. Os xams carregam o conhecimento espiritual e da vida, passados oralmente, lembrando a sabedoria dos antepassados. Eles conduzem os ritos de passagem, encorajam a comunidade para enfrentar os desafios, aglutinam a conscincia comunitria, criando uma identidade grupal. O xam um especialista do Sagrado. Ele capaz de mover-se entre os diversos estados de conscincia. O xam uma pessoa que trabalha em Estado Alterado de Conscincia ( estado exttico, transe, estado transcendente - onde a pessoa percebe uma "realidade incomum".) e deve conhecer os mtodos bsicos para realizar esse trabalho. Os xams so grandes conhecedores da floresta e das propriedades das plantas .

http://www.xamanismo.com.br/Universo/WebHome
O xam o especialista do invisvel.

O QUE UM XAM?

Em cada clima e cultura surgem almas que vivem a hora mgica da realidade. No texto, Craig Chalquist , fala que Os xams so iniciados numa maneira consagrada de ser, sua ocupao est no no ordinrio, no interior, na iluminaao pelos sonhos, no intangvel. No sendo nem sacerdotes, nem curandeiros, algumas vezes funcionam como tal, so chamados de feiticeiros, magos, psquicos, yogis, mdiuns, msticos, videntes, bruxos. Tm sido tocadores de tambor e danarinos, artistas e atletas, treinadores e embusteiros, sbios e guerreiros. Mas, qualquer que seja seu papel, caminham pela Senda da mediao entre a paisagem cotidiana e o reino dos arqutipos. Com um p em cada cavalo, aventuram-se, entrando e saindo de estados alterados de conscincia. "Xam" a verso de "Saman" (shah-man), substantivo e verbo dos Tungus da Sibria. Onde quer que se encontre, o Xam, feminino ou masculino, o especialista da comunidade nas relaes do alm, do outro mundo, o mundo superior e o mundo interior, um esgrimista do mundo sobrenatural, um expert do xtase. Seja curando, guerreando, predizendo, mudando o clima, cozinhando ervas, fazendo mscaras, acompanhando as almas mortas ou localizando as perdidas, executa um papel de mestre das operaes do inconsciente. A conscincia xamnica no simples hipnose, fantasia, possesso, contoro, depresso, terror ou intoxicao, ainda que possa se apropriar dessas coisas. Tocando o tambor ou ingerindo uma planta de poder, sonhando lucidamente ou caindo em transe, o xam permanece focado e consciente, sabendo bem que as viagens internas no significam nada a menos de que seus frutos so trazidos de volta e transformados em realidade mediante os rituais, danas, palavras, arte, msica ou sesso de cura (especialidade mais frequente do xam), vertendo o poder acumulado do outro lado em atividades teis aqui. Alguma das artes criadas pelos xams para tais realizaes incluem : tocar tambores, msica, acrobacia, teatro, arquitetura, escultura, entalhes, pintura, pintura em areia, pintura corporal, tatuagens, mudrs, talisms,

http://www.xamanismo.com.br/Universo/WebHome
malabarismos, ilusionismos, ventriloquia, cultivo de plantas, astronomia, metalurgia, pirofagia, treinamento de animais, escrituras e as artes da navegao. Tais proezas requerem um treinamento rigoroso e muitos anos de paciente prtica. Por outro lado, a instruo xamnica tradicional supervisionada externamente por outros xams e internamente por seres ou guardies espirituais que oferecem sua amizade e outorgam poder ao aprendiz. Os seres espirituais so particularmente importantes : nenhum xam se converte em xam sem receber uma senha de aprovao transpessoal deles. Algumas prticas da Nova Era do a entender que converter-se em xam implica simplesmente em acender incenso e fazer algumas visualizaes dirigidas ( razo pela qual a maioria do que hoje em dia se anuncia como xamanismo, mera conversa!!). O sentido do chamado de um autntico xam no um capricho e sim legado de uma vocao perigosa. transformador, muda o curso da vida, esmaga temporariamente o ego, com meios, as vezes to dolorosos, que chegam ao pnico. Como descreve Alce Negro : "Quando chega uma viso dos seres do trono do Oeste, chega com terror como uma tormenta de relmpagos. Mas quando passa a tormenta da viso, o mundo mais verde e mais feliz, pois onde a verdade da viso cai sobre o mundo, como uma chuva. Ver que o mundo mais feliz depois do terror da tormenta. "

http://www.xamanismo.com.br/Universo/WebHome
Uma das formas de chamado chega como uma crise mental ou fsica, considerada incurvel pelos mtodos normais. Para assumir sua vocao o iniciado deve curar-se a s prprio. Durante esse processo, a cura simboliza uma espcie de morte, particularmente a morte de uma parte de s mesmo com a qual o iniciado tem a tendncia de identificar-se; talvez hajam sonhos de enterros, desmembramentos, substituio dos olhos ou ouvidos, transformaes de orgos ou ossos. O velho se expira e o novo assume a responsabilidade de aprender a geografia do no-ordinrio que comea a abrir-se rapidamente frente a ele. Aprendizado que inclue nomear objetos, poderes, lugares e seres de outros mundos e transferir seus poderes para a vida cotidiana. Desde que tais poderes abundam no mundo percebido pela conscincia xamanstica, o xam v a natureza como um sistema espiritual-energtico e observa cuidadosamente seus equilbios e interdependncias. A princpio, os antroplogos atribuiam a perspectiva xamanstica a um animismo primitivo. Hoje, na sinceridade do xam , h os espritos ou essencias das coisas animadas e inanimadas. Podemos ver que h um respeito pela vida, que o nosso mundo, to devastado ecolgicamente, no pode prescindir. Ainda que os xams so encontrados em todos os lados, o grau de sua aceitao varia. A inquisio, por exemplo, os exterminava. Entretanto, muitas sociedades nativas tem honrado o xam e valorizado seus conhecimentos. Os ocidentais modernos que entendem literalmente o que escutam sobre os animais de poder e sobre as viagens da alma, ostentam uma idealizao infantil das habilidades do xam, menosprezam, considerando-os como remanescentes de outras pocas. Nenhuma dessas perspectivas compreende a vitalidade simblica das prticas xamnicas, nem a profundidade insondvel dos domnios do xam : a psique arquetpica, to extensamente inexplorada. Na linguagem de Jung: tal qual a alquimia, o xamanismo expressa uma forma projetada particularmente pura da psicologia do inconsciente coletivo. Mesmo sendo a relao mais antiga da humanidade com o espirito, o xamanismo um conjunto de habilidadee e prticas acumuladas pacientemente e no uma religio. No h clero, igreja, credo, misso ou coleo de crenas eclesisticamente corretas. O tecnicismo de seu estabelecimento emprico faz o espiritual se distinguir das faces tantos legalistas como liberal de uma religio, liberando-o para poder brindar com apoio e trabalhar ao lado dela. Um mstico, no necessriamente um xam, ainda que muitos xams entendem de misticismo. A diferena entre os contemplaticos que chamam de "conscincia divina", o xtase do xam (de ekstasis - ser colocado para fora, destacar-se) no busca o autoconhecimento ou a unio com deus, sem trabalhar as foras para obras concretas aqui e agora, como a cura, a terapia, a arte e a restaurao da harmonia comunitria. O xam no um santo e sim um condutor, um aparelho, um canal familiarizado com as polaridades internas, tanto luminosas como obscuras, que geram poder. Os temas que se repetem nas vidas de xams autnticos so:

http://www.xamanismo.com.br/Universo/WebHome

Uma pecepo de que diferente; incapacidade de se encaixar completamente; uma postura intuitiva ou espiritual da vida , sente-a mais intrnseca do que aprendida.

Ser eleito por um chamado xamnico ao invs de eleio. O chamado manifesta-se como um sucesso que altera a vida, de intenso significado pessoal e espiritual; sentimentos de culpa, xtase ou falta de mrito; temer a loucura; afirmaes sincrnicas do chamado; enfermidades caso o chamado no seja atendido.

Largo perodo de enfermidade fsica ou psicolgica incurvel pelos mtodos tradicionais: se o xam potencial pode curar-se a s prprio, penetrando suficientemente dentro de s mesmo, passa a verdadeira iniciao, mesmo que depois atravesse por outras menores.

Possuir um histrico familiar de iniciaes xamnicas (por exemplo: um av que foi um xam), ou referncias internas de seus ancestrais ( por exemplo uma figura nos sonhos que declara : Antes foi seu av, agora a sua vez)

Treinamento de tcnicas de alterao de conscincia, sob a conduo de guias tanto internos como externos. Manifestaes espontneas de cura dentro da comunidade, sem ou no a proximidade fsica do xam; um ntido aumento de incidentes positivos que desaparecem quando o xam abandona a rea.

Fcil reconhecimento de sucessos sincrnicos ( considerados sinais ou augrios). Tatuagens, perfuraes, escarificaes ou outras marcas, podem signiificar uma importante lio de vida, cura ou iniciao.

XAM POR MIRCEA


Colaborao : Winner Chiu

MIRCEA ELIADE - MITOS, SONHOS E MISTRIOS

http://www.xamanismo.com.br/Universo/WebHome

Captulo V - Experincia sensorial e experincia mstica entre os primitivos

(trechos) (...) Uma pessoa torna-se xam por: 1) vocao espontnea (chamamento ou eleio); 2) transmisso hereditria da profisso xamnica e 3) por deciso pessoal ou, mais raramente pela vontade do cl. Mas independentemente do mtodo de seleo, um xam s reconhecido como tal no fim de uma dupla instruo: 1) de ordem exttica (sonhos, vises, transes, etc.) e 2) de ordem tradicional (tcnicas xamnicas, nomes e funes dos espritos, mitologia e genealogia do cl, linguagem secreta, etc.). Essa dupla instruo, que est a cargo dos espritos e dos velhos mestres xams, equivale a uma iniciao. Esta pode ser pblica e constituir em si mesma um ritual autnomo. Mas a ausncia de um ritual deste gnero no implica, de forma alguma, a ausncia de iniciao: esta pode muito bem ter-se operado em sonhos ou atravs da experincia exttica do nefito.

sobretudo a sndrome da vocao mstica que nos interessa. O futuro xam singulariza-se por um comportamento estranho; procura a solido, torna-se sonhador, adora vaguear nos bosques ou lugares desertos, tem vises, canta durante o sono, etc. Por vezes, este perodo de incubao caracteriza-se por sintomas bastante graves: entre os Yakoutes, sucede que o jovem se torna furioso e perde facilmente o conhecimento, refugia-se nas florestas, alimentando-se de cascas de rvores, atira-se gua e ao fogo, fere-se com facas. Segundo Shirokogorov, os futuros xams tongouses atravessam, com a aproximao de sua maturidade, uma crise histrica ou histeride, mas a vocao pode se manifestar numa idade mais tenra; o rapaz foge para as montanhas e fica l por sete dias ou mais, alimentando-se de animais "capturados diretamente por ele com seus dentes" e regressando aldeia, sujo, a sangrar, com as roupas em farrapos e os cabelos em desordem, "como um selvagem". S aps uma dezena de dias o candidato se pe a balbuciar palavras incoerentes.

http://www.xamanismo.com.br/Universo/WebHome

(...) no exato que os xams sejam ou devam ser sempre neuropatas: um grande nmero deles goza, pelo contrrio, de uma perfeita sade mental; por outro lado, aqueles que eram doentes tornaram-se xams justamente porque tinham conseguido curar-se. Inmeras vezes, quando a vocao se revela atravs de uma doena ou de um ataque epilptico, a iniciao equivale a uma cura. A obteno do dom do xamanismo pressupe justamente o desenlace da crise psquica desencadeada pelos primeiros sintomas da vocao. A iniciao traduz-se, entre outras coisas, por uma nova integrao psquica.

(...) Os rituais iniciticos especficos do xamanismo comportam uma ascenso simblica ao Cu, pela escalada de uma rvore ou de um poste; o "doente" escolhido pelos deuses ou pelos demnios assiste em sonhos acordado, sua viagem celeste at ao p da rvore do Mundo. A morte ritual, sem a qual no existe iniciao possvel, experimentada pelo "doente" sob a forma de descida aos Infernos: ele assiste em sonhos sua prpria ruptura em pedaos, v os demnios cortarem-lhe a cabea, arrancarem-lhe os olhos, etc.

(...) Grosso modo, pode dizer-se que o processo ao qual acabamos de aludir - a "doena" enquanto iniciao - conduz a uma alterao de regime sensorial, uma transformao qualitativa de experincia sensorial: de "profana", ela torna-se "eleita". Durante a sua iniciao, o xam aprende a penetrar em outras dimenses do real e a se manter: as suas provas, sejam elas quais forem, forjam-lhe uma "sensibilidade" capaz de perceber e integrar essas novas experincias.

(...) Tocado pelo raio, o Yakoute Bkes Ullejeen reduzido e disperso em mil pedaos, o seu companheiro corre aldeia e regressa com alguns homens para recolher os restos e preparar o enterro, mas encontra Bkes Ullejeen so e salvo. "O Deus do Raio desceu do Cu e cortou-me o corpo em bocadinhos, di-lhe Bkes. Agora ressuscitei como xam e vejo o que se passa minha volta at uma distncia de trinta verstas".

(...) Ora esta modificao da sensibilidade obtida espontaneamente pela prova de um acontecimento inslito, laboriosamente procurada durante o perodo de aprendizagem por aqueles que buscam a obteno do dom xamnico. Entre os Esquims Iglulik, o jovem ou a rapariga que desejam tornar-se xams apresentam-se diante do mestre com um presente e declaram: "Venho a tua casa porque quero ver". Instrudo pelo mestre, o aprendiz passa longas horas na solido: esfrega uma pedra sobre outra ou fica sentado na sua cabana de neve a meditar. Mas deve passar pela experincia da morte e da ressureio msticas; cai "morto" e fica inanimado trs dias e trs noites, ou devorado por um enorme urso branco, etc. "Sair ento o urso do lago, devorar toda a carne e far de ti um esqueleto, e tu morrers. Mas recuperars a tua carne, despertars e as tuas roupas voaro para ti". O candidato acaba por obter a "luz" ou a "iluminao" (qaumaneq), e essa experincia mstica, que decisiva, d ao mesmo tempo origem a uma nova "sensibilidade" e revela-lhe capacidades de percepo extra-sensorial. O qaumaneq consiste numa "luz misteriosa" que o xam sente subitamente no corpo, no interior da cabea, no prprio corao do crebro, um inexplicvel farol, um fogo luminoso, que o torna capaz de ver no escuro, tanto o concreto como o visualizado, porque ele consegue agora, mesmo de olhos fechados, ver atravs das trevas e aperceber-se de coisas e acontecimentos futuros, escondidos aos outros seres humanos.

http://www.xamanismo.com.br/Universo/WebHome

(...) Esta experincia est relacionada com a contemplao do seu prprio esqueleto, exerccio espiritual de uma grande importncia no xamanismo esquim, mas que se encontra igualmente na sia Central e no tantrismo indo-tibetano. (...) Eis o que relata Rasmussen: "Ainda que nenhum xam possa explicar como e porqu, apesar disso, consegue pelo poder que o seu pensamento recebe do sobrenatural, despojar o seu corpo da carne e do sangue, de tal maneira que no lhe restem seno ossos. Deve ento mencionar toda as partes do seu corpo, indicar cada osso pelo seu nome; para isso no deve utilizar a linguagem ordinria humana, mas unicamente a especial e sagrada dos xams, que aprendeu com o seu mestre.Vendo-se assim, nu e completamente privado da carne e do sangue perecveis e efmeros, consagra-se si prprio, sempre na linguagem sagrada dos xams, sua grande tarefa, atravs da parte do seu corpo que est destinada a resistir mais tempo ao do sol, do vento e das intempries"

(...) Tal exerccio espiritual implica a "saida do tempo', porque o xam no s antecipa por uma viso interior a sua morte fsica, como recupera aquilo a que poderamos chamar a fonte intemporal da Vida.

(...) Por vezes o simbolismo da agonia, da morte e da ressurreio msticas representado de uma maneira brutal e orientado diretamente para a alterao da sensibilidade: certas operaes dos aprendizes xams denunciam a inteno de "mudar de pele"ou modificar radicalmente a sensibilidade por torturas e intoxicaes sem conta. Assim os nefitos Yamana da Terra do Fogo esfregam a cara at criarem uma segunda e mesmo uam terceira camada de pele, "a pele nova", visvel apenas aos iniciados.

(...) Entre os Caribes da Guiana Holandesa, os xams aprendizes sofrem uma intoxicao progressiva com sumo de tabaco e cigarros que fumam sem parar; mestras esfregam-lhes todas as noites os corpos com um lquido vermelho; escutam lies dos mestre com os olhos bem esfregados com suco de pimenteiro; finalmente, danam, um de cada vez, sobre cordas estendidas a diferentes alturas ou balanam-se no ar pendurados pelas mos. Atingem finalmente o xtase sobre uma plataforma "suspensa do teto da cabana por vrias cordas torcidas em conjunto que, ao desenrolarem-se, fazem girar a plataforma cada vez mais depressa".

(...) Uma das provas iniciticas prpria do xamanismo implica a capacidade de resistir tanto ao frio extremo quanto temperatura da brasa. Assim, por exemplo, entre os Manchus, o futuro do xam deve passar pela seguinte prova: cavam-se, no Inverno, nove buracos no gelo; o candidato deve mergulhar por um destes buracos evoltar a sair, nadando sob o gelo, pelo segundo, e assim sucessivamente, at ao nono buraco. Ora, certas provas iniciticas indo-tibetanas consistem justamente em verificar o grau de preparao de um discpulo pela sua capacidade de secar por meio do seu corpo nu em pleno nevo, durante uam noite de inverno, um grande nmero de tecidos encharcados. Este "calor psquico" tem, em tibetano, o nome de gtmno (pronuncia-se: tum ). Mergulham-se panos em gua gelada; eles congelam e saem de l tesos. Cada um dos discpulos enrola em torno de si um deles e deve descongel-lo e sec-lo sobre o corpo. Logo que a roupa esteja seca, volta-se a mergulh-la na gua e o candidato envolve-se de novo com ela. a operao reproduz-se assim at ao nascer do dia. Ento aquele que secou o maior nmero de panos proclamado vencedor da competio.

http://www.xamanismo.com.br/Universo/WebHome

(...) O "calor mgico" est relacionado com uma outra tcnica que se poderia chamar "domnio do fogo" e que torna o praticante insensvel temperatura da brasa, Quase por todo o lado no mundo xamnico se registram tais exploraes, que fazem lembrar os prodgos do faquirismo: preparando o seu transe, o xam brinca com carves em brasa, engole-os, toca em ferro ao rubro, etc.

(...) O "domnio do fogo" e a insensibilidade, tanto ao frio extremo quanto temperatura da brasa, traduzem materialmente o fato de o xam ter ultrapassado a condio humana e participado j da condio dos "espritos". Ao nvel das religies arcaicas, participar na condio dos "espritos" o prestgio por excelncia dos msticos e dos mgicos. Da mesma forma que os "espritos", os xams so "incombustveis", "voam" pelos ares, tornam-se invisveis. Torna-se-nos aqui necessrio chamar a ateno para um fato que importante: que a experincia suprema do xam resulta no xtase, no "transe". durante o seu xtase que ele empreende, em esprito, longas e perigosas viagens msticas at aos mais altos cus, para se encontrar com Deus, ou at Lua, ou descendo aos Infernos, etc.

(...) Tudo isto muito natural: tendo j conhecido, atravs da sua iniciao, a morte e a ressurreio, o xam pode assumir impunemente a condio de desencarnado; pode existir como "alma" sem que a separao de seu corpo lhe seja fatal. Cada "transe" uma nova "morte", durante a qual a alma abandona o corpo e viaja em todas as regies csmicas.

RETORNO DOS XAMS


Meu grande irmos espiritual, o jornalista Romeo Graciano escreveu um texto muito bonito em 1993, para o Guia do Buscador, sobre o Retorno dos Xams, que compartilho abaixo :

O xamanismo figura na origem das prticas de tratamento da alma, da mente e do corpo, tendo deixado influncias em todos os continentes. A notvel criatividade de suas tcnicas vem ressurgindo no enfoque holstico de muitas terapias, alm de promover a aliana do homem moderno com as foras naturais.

O xam um especialista do mundo invisvel com um talento muito particular, que lhe permite entrar e sair dele com liberdade e conhecimento para curar, fazer adivinhaes, ver o passado, o presente ou futuro, conciliar o homem com o sobrenatural e as foras mgicas.

Ele o manipulador do "Sagrado" e mestre do xtase, do transe exttico, um dos aliado dos espritos da natureza, dos ancestrais, que trava contato com as potncias celestes como com as infernais, de acordo com a necessidade do grupo a que serve.

http://www.xamanismo.com.br/Universo/WebHome

Classific-lo apenas como feiticeiro, paj, curandeiro ou mago limitar a ao desse agente da fora mana universal e impessoal, responsvel pelo sistema mais antigo de tratamento da mente e do corpo.

Acredita-se que o xamanismo tenha pelo menos 30.000 anos de histria, tendo surgido no perodo Paleoltico. Seu desenvolvimento transcorreu de modo paralelo conscincia religiosa, fortalecendose por meio dela.

Todos os continentes receberam influncias da tradio xamnica, especialmente as regies do norte e do centro-asitico, as regies rticas e as norte-europias. Pases como a ndia, Tibete, China, Japo, Austrlia, frica, toda a Amrica do Norte, a Central e a Sul tem vestgios de suas prticas.

No Brasil, onde existem vrias naes indgenas, a imagem do xam equivale-se do paj, do curandeiro e do conselheiro espiritual da tribo. Na lngua dos povos Tungus, da Sibria, vamos encontrar o termo saman e, em snscrito sramana, que muito provavelmente registram a origem da expresso xam, traduzida como "homem inspirado pelos espritos". No que o xamanismo fosse um fenmeno exclusivamente masculino, pois tudo indica que atravs do tempo a participao das mulheres diminuiu muito, pla inpossibilidade de conciliar as exigncias da vida familiar com as funes designadas a esse mestre do mundo invisvel.

Os xams foram os primeiros professores, profetas, contadores de histrias, artistas msticos e investigadores da natureza. Tinham desenvolvidas no mais alto grau as suas capacidades mentais e aplicavam o conhecimento intuitivo animal, que reside em nosso sistema lmbico - area primitiva co crebro conectada com a memria animal, que diz respeito mente prlgica. Da o xam trabalhar com seus animais de poder, que so seres espirituais que lhe protegem e servem, manifestaes da sua outra identidade, e que podem ser descobertos por todas as pessoas em seu mundo interno.

Na jornada s outras dimenses os xams tem os seus animais como seus cmplices e as plantas de poder como seus agentes secretos; a percepo aguda dos seus animais auxiliares permite-lhe rastrear a enfermidade do paciente, e o vnculo com os seres vegetais lhe empresta o poder da cura. Para eles s existem os limites da imaginao.

http://www.xamanismo.com.br/Universo/WebHome

A natureza a sua grande aliada, e nela todos os seres so vivos e podem agir com finalidade certa. Afinal, almas e espritos animam todas as coisas do universo por obra do sagrado. O nefito o possuidor de uma vocao xamnica, normalmente aflorada em meio a alguma espcie de crise, de prova, que simboliza o seu chamado. A tradio repleta de histrias que narram o processo de iniciao ritual na arte do xamanismo, sendo muito conhecida a de Carlos Castaeda com seu mestre Dom Juan. O indivduo com o destino de ser um xam deve voltar sua sensibilidade para o misticismo, e para isso a realidade se encarrega de defront-lo com o sentido profundo da vida. Muitas vezes isso acontece com o surgimento de uma doena, que o futuro xam conseguir superar, vivendo o arqutipo junguiano do "curador ferido" - sua morte simblica para o renascimento em outra conscincia.

A entrada no transe que conduz viagem xamnica exige uma alterao do estado de conscincia. Nesse processo, o som, a dana, o canto e os objetos de poder vo criar os estmulos para isso. Com a conscincia alterada, o xam recebe impresses inacessveis aos sentidos comuns, penetra na dimenso astral, em outros mundos. Esses mundos no so artificiais, mas to reais quanto o mundo comum; artificiais podem ser os meios para se chegar at eles. A cincia tem estudado a natureza do transe xamnico, constatando a superioridade de certos estados de conscincia alterada sobre o estado de conscincia comum em que vivemos a maior parte do tempo.

A abordagem holstica que caracteriza a cultura aquariana emergente tem conciliado com grande felicidade o teraputico e o espiritual, o tradicional e o contemporneo. Muitas tcnicas multimilenares do xamanismo esto retornando ao presente, expressando-se na psicologia e em diversas modalidades de terapias alternativas, com a criatividade tpica desse conhecimento arcaico. E a criatividade uma condio essencial para o resgate do nosso ser original, para enfrentarmos - como bons xams modernos - a morte ritual do pequeno ego que nos far renascer inteiros.

ESTRANHOS PODERES
Texto extrado do Time-Life - Poderes da Mente OS ESTRANHOS PODERES DOS XAMS

http://www.xamanismo.com.br/Universo/WebHome


Atualmente, a suposio de que h poderes misteriosos tende a ser vista com uma boa dose de ceticismo. Muitas culturas, porm, aceitam o contato com as foras sobrenaturais sem question-las. Desde a aurora dos tempos, as sociedades tribais veneram indivduos que supostamente possuem a capacidade de comunicar-se com espritos e divindades. Chamados profetas, curandeiros ou mdicos - mas, de um modo mais amplo so conhecidos como xams. Eles so requisitados para curar enfermidades fsicas ou emocionais, obter alimento quando h fome, ajudar a encontrar objetos perdidos ou roubados, prever o futuro, controlar o tempo, trazer de volta almas fugitivas dos enfermos e guiar a dos mortos.

Em geral os xams entram em transe para tenta fazer contato com o mundo espiritual. Para atingir esse estado alterado de conscincia empregam meios semelhantes aos adotados em certos experimentos da moderna parapsicologia. s vezes meditam no isolamento ou se concentram nos sons rtmicos de tambores, cantos ou danas, outras jejuam ou usam plantas psicoativas.

Uma vez que a mente e o copro rendem-se ao transe, o xam fica vontade para visitar o mundo espiritual. Muitas vzes, dizem, atravs do vo mgico. L o xam recebe uma mensagem que pode vir sob a forma de uma cano, de uma orao ou de um ritual a ser executado; a mensagem tambm, pode vir como uma viso esclarecedora sobre a natureza da vida.

Em raras ocasies, os xams tentaram descrever, atravs de palavras e imagens, algumas das mensagens frequentemente inefveis que receberam durante suas odissias mentais no mundo dos espritos.

Vejamos exemplos de trs culturas tribais : os esquims iglulik, os ndios sioux oglala e os ndios huichol, do Mxico nas prximas mensagens

http://www.xamanismo.com.br/Universo/WebHome

OS ESPRITOS DE ANARQAQ Quando o explorador dinamarqus Knud Rasmussem chegou regio rtica da Amrica do Norte em 1921 para estudar os esquims iglulik, encontrou uma cultura que girava quase que exclusivamente em torno de uma multido de seres invisveis.

Alm dos espritos que habitavam cada pessoa, animal e objeto havia aqueles no especificados, responsveis por acontecimentos aparentemente inexplicveis, como a doena e o tempo ruim. Anarqq, um xam, auxiliou-o evocando seres. Rasmussem ficou sabendo que havia espritos bondosos e prestativos, outros agressivos e maldosos, e outros decididamente maus. A comunidade inteira procurva manter os maus espritos ao largo atravs de rituais e tabus, mas s os xams tinham o poder de ban-los por completo.

Enquanto xam, Anarqq era ajudado por espritos benfazejos, que entravam em seu corpo, ou simplesmente chamavam-no Ao responder, o xam absorvia os poderes deles. Muitos espritos bons faziam sua primeira apario sob a forma de monstros ou animais ferozes que deviam ser conquistados ou subjulgados, mas ao conquistar sua boa vontade, mostravam uma lealdade sem limite.

Para Anarqc, o esprito Igtuk era responsvel pelos estrondos que s vezes se ouviam vindos das montanhas articas. Na descrio do xam, Igtuk tinha apenas um grande olho, situado entre os braos. Sua boca imensa abria-se para um abismo negro e seu queixo era coberto por plos espessos.

Anarqq contou que pouco depois de seus pais morrerem, um esprito melanclico chamado Issiotq, ou Olho Gigante, apareceu. " No tenha

http://www.xamanismo.com.br/Universo/WebHome
medo de mim", disse o esprito, "pois eu tambm me debato com pensamentos tristes. Assim, ficarei a seu lado para ser seu esprito benfazejo. " Issitq tinmha um `plo curto e eriado, braos extremamente compridos e uma boca vertical com um dente longo e dois curtos; ele ajudava Anarqq a encontrar aqueles que infringiam os tabus da tribo.

Anarqq teve uma viso num dia de primavera. Um esprito feminino chamado Qungiaruvlik tentava roubar uma criana escondendo-a em sua parka. No houve tempo, porm, para ela conseguir o que queria: dois espritos benfazejos bem armados salvaram a criana e mataram a sequestradora.

Kigutilik, um dos muitos espritos que Anarqq afirmava ter encontrado em suas caadas, era um ser monstruoso, do tamanho de um urso. Com um rugido, Kigutilik surgira de um buraco no gelo, assustando Anarqq, que caava focas. De medo, o xam fugiu sem se entender com o esprito.

Certo dia caando caribus, Anarqq deu de cara com esse esprito rotundo, chamado Nrtq. Ao ver Anarqq o esprito investiu como se quisesse atac-lo, mas quando o xam se preparou para a defesa, ele sumiu. Mais tarde, Nrtk voltou e disse a Anarqq que se ele aprendesse a controlar seu temperamento esquentado, Nrtq passaria a ser seu esprito benfazejo.

COSMOLOGIA XAMNICA

No xamanismo sempre sado o Mundo Subterrneo, o Mundo Intermedirio, o Mundo Superior. Os xams so os viajantes capazes de atravessar essas Zonas Csmicas, de uma para a outra.

VIAGEM NAS TRS DIMENSES DA CONSCINCIA


Cosmologia a opinio da estrutura do universo e do sistema que compem as palavras da criao, viso da natureza do universo. Este tipo de simbolismo no xamanismo, de uma forma geral, mostra a conexo de trs mundos que pode variar segundo as diferentes tradies. Interessante notar que para obter um processo de transcendncia para muitas religies, pressupe passar por uma trindade sagrada, que possuem um eixo central, ou se unificam num s. Segundo Pitgoras o trs reina em toda parte, e a Mnada o seu princpio.Corpo, Alma e Esprito a classificao bsica do ser humano. No prprio corpo fsico temos cabea, tronco e membros. Segundo a teosofia (Blawatsky), existem trs representaes distintas do Universo programadas em nossa mente: o pr-existente (evoludo de) o sempreexistente; e o fenomnico o mundo de iluso, o reflexo e sua sombra. Segundo muitas concepes religies h o Deus Uno , o Logos, onde tudo procede, desdobra-se, em seguida, numa Sagrada Trindade.: Esprito Conscincia Matria, ou Pai Divino Filho Divino Me Divina. Na antiguidade, os deuses era agrupados em trs, se estendendo no Egito, na Grcia, e em Roma nos sculos antes, durante e depois de Cristo. E aps a morte dos apstolos, tambm no cristianismo. No Cristianismo, alude-se a Pai, Filho e Esprito Santo e tambm Jesus, Maria e Jos. No Hindusmo, Shiva (o Destruidor ou Regenerador), Vishnu (o Conservador) e Brahma (o Criador) ou, Agni, Surya e Vayu. No Egito: Osris - o Pai Solar, sis - a Deusa Me Lunar e Hrus, o Filho e, tambm Amon-R, Ramss II e Mut .

http://www.xamanismo.com.br/Universo/WebHome
Na Babilnia : An, Hea e Bel . Na Cabala as trs supremas Sephiroth (ou Emanaes) da rvore da Vida: Kether (Coroa ou Poder), Chokmah (Sabedoria) e Binah (Inteligncia, Compreenso ou Entendimento).No xintosmo o grande Kami-natureza de certa forma o CAOS, o ABSOLUTO, a fonte e origem de tudo, ou o No-Ser, o princpio fundamental. Deles saiu os Kami, que so a "via", a luz, e o ser humano.O ser humano dotado com a capacidade de incorporar o grande Kami-natureza e atingir a "via", ento essas 3 entidades, o ser Humano, a "via" e o Absoluto tornam-se um s.. Jorge Adoum, o Mago de Jefa, ensinava que o Homem Deus a trindade manifestada no corpo. Em seu livro " As Chaves do Reino " colocou que por todos os centros magnticos do Homem fluem tres energias : Eletricidade, Fogo Serpentino e Energia da Vida. Eliphas Lvi dizia: " H tres Mundos inteligveis, que se correspondem uns aos outros. O Mundo Natural ou Fsico, o Mundo Espiritual ou Metafsico, e o Mundo Divino. Entretanto, a idia central a mesma. composta de trs mundos e de uma linha central, onde h um portal, ou abertura. por essa abertura que, no xamanismo, a alma em xtase, pode voar para cima ou para baixo durante suas viagens. Segundo Mircea Eliade, a tcnica xamnica, por excelncia, consiste em passar de uma regio csmica para a outra : da Terra ao Cu, ou da Terra aos Infernos. Essa comunicao possvel porque as trs regies so unidas entre s por um eixo central. Esse eixo passa por uma abertura onde os mortos baixam s regies subterrneas e, por onde os Deuses descem a Terra, e, tambm, a alma do xam em xtase pode subir ou baixar durante sua viagem ao Cu ou aos Infernos. Este eixo central ou Centro representa o Espao Sagrado Segundo diversas crenas xamnicas, existem aberturas para viajar no mundo espiritual, geralmente as entradas so em formas circulares. Essas aberturas, rodas, tneis, buracos ou cavernas tambm existem dentro de ns mesmos. Atravs de desenhos em paredes de cavernas, esttuas, pinturas, os xams de diversos povos retratam o mundo espiritual dentro de ns. O exemplo so os chakras.Os centros de energia humanos esto localizados ao longo da linha da espinha, que acumula fina luz de energia, de cuja aura composta. No xamanismo sempre sado o Mundo Subterrneo, o Mundo Intermedirio, o Mundo Superior. Os xams so os viajantes capazes de atravessar essas Zonas Csmicas, de uma para a outra. A viagem que me refiro o vo da alma, que conseguida atravs do transe. Nessas viagens os xams recuperam almas perdidas, buscam poder e conhecimento, encontram-se com espritos, etc. Nas minhas jornadas inicio relaxando meu corpo fsico e me desprendendo dele, com a visualizao do local de poder . Um espao sagrado da nossa mente. Lugar de repouso e tranqilidade. Com meus olhos internos vejo meu corpo mental passeando pelo local de poder at encontrar um lugar para repousar.

http://www.xamanismo.com.br/Universo/WebHome
Aos poucos vou visualizando e sentindo que meu corpo espiritual vai de desprendendo do meu corpo mental e assim vai caminhando pelo local at encontrar uma abertura na terra.Entro por essa abertura que d num tnel at a entrada de um outro mundo. Um mundo paralelo. A partir desse mundo, posso ir para onde quiser. Nesse mundo esto os animais de poder, por exemplo. Os Kahunas, xams havaianos, tratavam a mente consciente como Uhane = Eu Mdio, a mente subconsciente de Unihipili = Eu Bsico,e, Aumakua = Eu Superior. Max Fredon Long, em suas cartas aos estudantes da filosofia Huna, afirmava que quando os trs esto em harmonia e trabalham juntos, podem operar verdadeiros milagres. Explicou aos seus alunos que o "Eu Mdio" o que reconhece a sua prpria existncia, a razo e a habilidade de raciocnio. O "Eu Bsico" sujeito a sugesto, o subconsciente, controla as funes do corpo. O "Eu Superior" o superconsciente, o prprio Anjo da Guarda, onde se expressa toda a qualidade divina. Um outro princpio xamnico para as Zonas Csmicas a "*Arvore da Vida*", onde nos troncos se encontra o Mundo Intermedirio, e se relaciona com a realidade ordinria. Nas razes o Mundo Subterrneo, o local dos ancestrais, onde nos ligamos aos arqutipos. Nos ramos, o Mundo Superior, que o lugar da inspirao, da Unio com a Divindade Para os incas o Mundo Intermedirio era representado pelo Puma, que simboliza a Terra. . a fora e poder. o mundo que vivemos.O Mundo Subterrneo representado pela Serpente, da onde parte a energia. E, o Mundo do Alto, o Mundo Celestial, representado pelo Condor. .

MUNDO INFERIOR OU SUBTERRNEO


Neste mundo conectamo-nos com os espritos das plantas, dos animais, dos minerais, e espritos humanos. aonde reside os mistrios da Me-Terra. Nesta viagem podemos aprender sobre a utilizao de ervas medicinais, o uso de cristais e sobre o talento dos animais. Tambm encontramos com a nossa sombra. A parte mais obscura do nosso ser. Tambm esto nossos instintos. o mundo dos smbolos, dos arqutipos.

http://www.xamanismo.com.br/Universo/WebHome

MUNDO iNTERMEDIRIO
Onde possvel viajar no passado e no futuro. Respostas para diversas questes da realidade ordinria podem ser obtidas nessa Zona.

MUNDO SUPERIOR
onde conectamo-nos com os mestres o local da inspirao, da criatividade, da liberdade. Onde nos conectamos com nossos guias e mentores espirituais. Para o xam no existe uma preferncia de zonas, pois todas elas tem sua importncia no Universo.Eliade tambm descreve a Montanha Csmica, que faz positivamente a relao entre a Terra o Cu, assim como o Pilar do Mundo.A idia da Montanha Csmica era familiar para os povos primitivos da Sibria e tambm em outras culturas. A montanha csmica uma outra imagem mtica do centro do mundo. Narra uma lenda siberiana que o primeiro shaman, Bai Ulgan, est assentado no alto da montanha. A montanha csmica faz a conexo entre a terra e o cu. Os buriatas dizem que a Estrela Polar est presa a seu topo. Os deuses agarraram esta montanha csmica e agitaram o oceano primordial, dando o nascimento ao universo. Um futuro xam pode escalar a montanha csmica durante sua iniciao. Ascender montanha significa sempre uma viagem ao mundo central. No Egito, na ndia, tribos norte-americanas, China, Grcia, e outras tambm. Por exemplo; o Monte Olimpo para os gregos; o Monte Meru para os hindus, Machu Pichu para os peruanos, o Monte Fuji, para os

http://www.xamanismo.com.br/Universo/WebHome
japoneses; o Monte Shasta, para os norte-americanos. O seu significado semelhante ao da Arvore Csmica, o centro do mundo, e foi apresentado de muitas maneiras.

TRS REGIES
A rvore csmica essencial ao xam. Faz seu tambor cerimonial da madeira da rvore. Elade narra que segundo lenda siberiana os deuses usam a rvore como para engatar para seus cavalos, porque fazem a coluna do mundo. A rvore conecta tambm as trs regies cosmicas. As razes o mundo subterrneo, o tronco o intermedirio, as copas o superior.Ela vista tambm como a rvore da vida e do imortalidade interessante destacar que nas diversas culturas, existe concordncia com relao a localizao de aberturas no corpo espiritual, muito embora haja diferenas no que diz ao nmero dessas aberturas e suas funes. A energia de vida passada pela inspirao e deixamos o nosso corpo fsico atravs da expirao. A respirao no vital somente para o corpo fsico, o alimento da alma. Nossa fora vital, tambm conhecida como mana, prana, chi, ki, etc. Ela extrada da energia csmica atravs da respirao e absorvida at a energia corporal e refinada pelo chacras ou centros de energia, antes de ser distribuda para o corpo fsico e sutl. Em cada inspirao, pegamos energia de canais, chamados no oriente de nads. Existem tres canais de energia maiores, um localizado na linha da coluna central e outros dois entrelaados em volta desse canal central. O canal do lado direito ou Pingala, carrega corrente positiva e o do lado esquerdo ou "*Ida*", corrente negativa. Eles formam um movimento de zig-zag de lado a lado do canal central ou Sushumna, que carrega corrente neutra. Esse canal direito transporta a energia do Sol. Traz energia masculina, verbal, racional. J o canal esquerdo, transporta a energia da Lua, de natureza feminina, emocional. O entrelaamento desses canais o smbolo que a magia conhece como "Caduceu de Mercrio", que representado por 2 cobras, uma preta e outra branca, danando em volta de uma varinha, que mais tarde, tornou-se o smbolo da medicina. Os centros de energia humanos esto localizados ao longo da linha da espinha, que acumula fina luz de energia, de cuja aura composta. A energia, chega atravs da respirao, retirada dos canais e centros de energia, vitalizando o corpo fsico, atravs do sangue, sistema nervoso e glndulas endcrinas. Os centros de energia, assim como os rgos fsicos, podem ser avariados. Podem estar necessitando de brilho e intensidade. Podem tambm ser ampliados e ativos. Um trauma emocional, medo ansiedade, stress, luto, esto entre as causas mais comuns do mal funcionamento dos centros.

http://www.xamanismo.com.br/Universo/WebHome
Cada centro tem uma funo em particular, e, eles refletem a qualidade de vida individual. A ativao dos centros tambm se consegue atravs dos pensamentos.As pessoas mais espiritualizadas ampliam mais seus centros do que os materialistas. A expanso desses centros, a prpria expanso da conscincia, promovendo o indivduo com discernimento e reconhecendo outros reinos de existncia dentro de si mesmo. Wallace Black Elk, ao descrever a viso da dana do sol, fala sobre a rvore que est no centro do cerimnia, porque a rvore representa a maneira dos povos. Quero discorrer um pouco sobre a cerimnia Wiwang Wacipi - Sundance ou a Dana do Sol.Trata-se de um dos grandes ritos dos nativos norteamericanos, que ficou conhecido no filme: O Homem Chamado Cavalo. Faz parte dos Sete Rituais Sagrados, passados pela Mulher Novilho Bfalo Branco, que tambm passou o Cachimbo Sagrado - Chanumpa .

imagem : www.blessed-be-uk.com

http://www.xamanismo.com.br/Universo/WebHome
No xamanismo siberiano, a rvore repouso dos espritos pssaros, onde a iniciao de um xam marcada por sua alma sendo carregada por uma ave de rapina a seu ninho na rvore do mundo subterrneo e seu corpo desmembrado por espritos. Tambm que a alma humana se nutre nas rvores e que, no mundo superior existe uma determinada rvore, onde as almas dos xams so elevadas, antes de alcanarem seus poderes e nas copas esto os ninhos em que as almas so atendidas. O mais forte xam o que ir para esse ninho e ser o de maior poder. Animais so conectados prximos aos espritos que emprestam seu poder aos xams. A guia reconhecida como uma das fontes principais de um poder do xamanismo, ela guia encontrada na rvore do mundo, e tambm as serpentes so importantes, e se enrolam em torno da rvore.Em cosmologias siberianas, o universo associado tambm com os conceitos animais, tais como os alces para o mundo intermedirio, urso para o mestre dos animais, e outros. Os Hopi acreditam que chegaram na Terra num processo de emergncia de trs mundos precedentes. Estes mundos so considerados Mundo Subterrneo (de dentro da Terra). As descries variam no povo, de cl a cl. A cultura Hopi mantida atravs da tradio oral, ela passada dos mais velhos para os mais novos. O primeiro mundo, descrito como um lugar sem tempo e de um espao infinito. O nico esprito que existia no mundo era o Esprito do Sol (DAWA). O primeiro mundo foi habitado por criaturas pequenas , que podem ter sido insetos. Viviam nesse mundo escuro e usavam muito do seu tempo lutando entre eles Novos espritos foram enviados por Dawa para ajudar essas criadoras para se prepararem para uma viagem longa. Durante essa viagem as pequenas criaturas comearam a mudar cabelos, caudas crescentes, etc. Foram tomando formas dos ces, dos chacais, dos ursos, etc. Aps um perodo de tempo as criaturas novas chegaram no Segundo Mundo. Depois que essas criaturas chegaram no segundo mundo, elas no sabiam a finalidade da vida e nem tinham compreenso de seu papel nesse mundo novo. No estavam melhores nesse segundo mundo do que no primeiro. Dawa estava infeliz, enviou um outro esprito para comear uma nova viagem ao Terceiro Mundo. Este esprito era a Av Aranha (SOHO). Quando as criaturas chegaram no Novo Mundo (Terceiro Mundo), o mundo estava mais claro. Nesse tempo as criaturas comearam a assemelhar-se aos povos. Os povos foram instrudos para manterem-se afastados do mal e praticar somente coisas boas. Os povos comearam a desenvolver vilas e o milho comeou a crescer. Os povos foram ensinados a usar o fogo pelos mensageiros emitidos pelo guardio do Mundo (Massau). O fogo era uma beno, porque no comeo, o Terceiro Mundo era frio. O fogo foi usado pelos povos para cozinhar os alimentos e aquecer a cermica. Por um momento tudo estava bem no Terceiro Mundo. O Terceiro mundo devia logo experimentar maus pensamentos e os comportamentos dos guerreiros que estavam naqueles tempos. Os homens e as mulheres comearam a negligenciar suas responsabilidades, seus campos no produziam. H vrias verses a respeito de como os povos comearam a deixar esse mundo e a procurarem outro mundo para viverem. Alguns dizem que os espritos os recomendaram, que se

http://www.xamanismo.com.br/Universo/WebHome
mantivessem num caminho reto, de viver com bom corao, e assim poderiam viver num novo mundo. A questo era como iriam comear esse novo mundo. No Terceiro Mundo, haviam grandes pssaros, e os povos planejavam usa-los para encontrar uma abertura no cu, que lhes permitiria encontrar o Quarto Mundo. Tentativas foram feitas, mas sem resultados. Eles ficaram exaustos tentando, mas compreenderam que existia uma abertura. Depois de muitas tentativas, um pssaro pequeno descobriu a abertura, e a notcia foi dada para os povos. Outro problema foi levantado : Como seriam os povos que habitariam o Quarto Mundo ? Numa extremidade, um bambu foi introduzido e foi aumentando suficientemente a abertura para o Quarto Mundo. Somente foram permitidos aos povos de bom corao viajarem dentro do bambu, a fim de deixar o mal preso no Terceiro Mundo. Enquanto os povos alcanaram o Quarto Mundo e o encontraram mais brilhante, mas privado de seres humanos. Os homens chegaram ao Quarto Mundo atravs de uma abertura na terra chamada de Sipabu. Desta abertura os povos comearam a viajar. Vrios grupos chegaram nos quatro sentidos, e logo identificaram-se por cls, e assumiram vrias responsabilidades. Alguns destes cls eram : Cl do Urso, o Cl do Sol, o Cl da Aranha, o Cl do Tabaco e muitos outros. Em conseqncia destas migraes, as vilas foram desenvolvidas e os Hopi comearam sua histria no Quarto Mundo. Quando um recm-nascido chega a uma famlia, cumprimentado por ambas as famlias dos pais. Os nens, durante seus primeiros vinte dias de vida, so mantidos fora do sol. Os cabelos so lavados e abenoados com farinha de milho passada em suas faces. S depois disso que a criana est pronta para ser apresentada para os parentes, para o alvorecer e para os Espritos Hopi. Depois de terminada a cerimnia todas as famlias so convidadas para uma festa. Eles possuem um relacionamento normal de uma famlia : irmos, irms, pai, me, tios, avs. Mas, tambm so divididos pelo cl. Alm de terem uma me biolgica, no incomum terem outra me. Um Hopi pode ter muitos irmos do cl. As famlias Hopi so construdas numa natureza que importam-se para com o mundo em torno deles. Um dos mais velhos aborgines da Tasmnia (ilha ao sul da Austrlia), chamado Tio Bul, esclareceu ao pesquisador Robert Lawlor : Como a psique ocidental teve de pagar caro pela perda do antigo estilo de vida dos caadores e extratores e pelo incio da mecanizao do campo. O problema fundamental, explicou o velho homem a Lawlor, que, "com a agricultura, o homem branco perdeu a capacidade de sonhar". Segundo os valores do aborgine, essa uma grande perda, pois quando "o branco" ou um outro povo, perde a capacidade de sonhar, perde tambm um vnculo importantssimo, que entrelaa o cu e a terra, a mulher e o homem, a natureza e a humanidade, e que possibilita uma sobrevivncia prolongada da cultura e a verdadeira prosperidade.

http://www.xamanismo.com.br/Universo/WebHome
Durante um transe, Tio Bul viu "uma rede com fios entrelaados" nos quais se penduravam, feito prolas, cenas do mundo real, sonhos e vises profticas, como num filme, um aspecto do sonho original que, de acordo com a cosmognese (cosmognese significa doutrina da origem do mundo) do aborgine, originou nosso mundo. O medo - o estado psquico comum a grande parte da sociedade ocidental - "quebra cada imagem da rede invisvel, deixando apenas um mundo de coisas isoladas". A legitimidade inata dos papis dos sexos, para os aborgines, se originou dos tres campos do tempo de sonhar em que se divide a existncia: o campo dos mortos, o campo dos vivos e dos moribundos e o campo dos no-nascidos. O resultado descrito por Lawlor como "uma cosmologia da energia sexual". O campo dos mortos o lugar celestial, para o qual os moribundos viajam aps sua morte corprea - a esfera do universo masculino. Lawlor diz que a energia masculina est vinculada fora da morte, caa, ao ato de matar, ao enterro, s cerimnias, iniciao e comunicao espiritual com as vozes do tempo de sonhar dos ancestrais. A fora feminina, ao contrrio, predomina no mundo dos vivos e dos moribundos, no mundo do concreto da natureza, do nascimento, da vida, da alimentao, do desenvolvimento e crescimento. Os aborgines dizem que as mulheres nasceram da natureza, mas os homens foram feitos pela cultura. A responsabilidade pelo campo dos no-nascidos - "o mundo das energias potenciais que se renem em torno das fronteiras da vida e que se aglomeram depois do limiar" - dividida entre homens e mulheres. A combinao harmnica dos trs campos ao se assumir a responsabilidade dos sexos conduz a uma cultura estvel com uma continuidade de cerca de 60 mil anos. Segundo Lawlor, os papis tanto do homem como da mulher so necessrios para a continuao do mundo material. se mulheres e homens se desviam dessa defesa de prioridade e hegemonias originadas cosmologicamente, por causa do patriarcalismo e da agricultura, os resultados so catastrficos. Na origem dos povos sempre existiu a tradio de um casal celestial, que fundou da raa humana. Se existe um Deus, existe uma Deusa. A maioria so casais celestiais, exceto nas religies patriarcais, como a crist, onde um nico Deus masculino formou todas as coisas e seres. No sculo XIX, muitos antroplogos, acolhendo as idias de Darwin, defenderam a existncia num tempo remoto da humanidade onde predominava o matriarcado, uma organizao social inteiramente liderada por mulheres. A Deusa foi a primeira divindade cultuada pelo homem pr-histrico. As suas inmeras magens encontradas em vrios stios histricos e arqueolgicos do mundo inteiro epresentavam a fertilidade - da mulher e da Terra. Por ser a mulher a doadora da ida atribuiu-se Fonte Criadora Universal a condio feminina e a Me Terra ornou-se o primeiro contato da raa humana com o divino. O carter trplice da deusa (associada Lua) se revela-se em trs nveis e nos trs domnios do mundo e da humanidade. Assim, como o homem tambm trplice tendo corpo, alma e esprito.

http://www.xamanismo.com.br/Universo/WebHome 6

ESTADOS ALTERADOS

Profeta do Psicodlico

Ns, seres humanos, passamos a maior parte de nossa vida,acordados num estado comum de conscincia, porque a maior parte da nossa humanidade entende que o estado "normal", mas avanos da cincia mostram que o nosso crebro produz suas prprias substncias, veiculos para alterar a mente. Entendo que a busca por estados diferenciados de conscincia faz parte da natureza humana. Podemos observar isso em crianas, nas brincadeiras de rodopiar at ficarem tontas, ao experimentarem prender a respirao, etc. Acredito que o ser humano um buscador de experincias, alguns buscam enfrentando perigos da natureza,no xtase religioso, nos esportes radicais, no sexo, nas danas, na msica, nos esportes. O mesmo acontece nas experincias psicodlicas, com as drogas permitidas como o lcool, com prticas de meditao. Ela parte legtima da condio humana Os estados alterados de conscincia no xamanismo, que aqui prefiro chamar de Estados Sagrados de Conscincia, no envolvem apenas o transe, e sim a capacidade de viajar na realidade incomum com o objetivo de encontrar-se com espritos animais, plantas, mentores, obter insights, para curas, etc. Estas incluem experincias fora- do- corpo, mudana de forma, transformao em animais, viagens atravs do tempo (passado ou futuro Os estados alterados de conscincia incluem vrios graus; Stanley Kryppner chega a classificar vrios estados diferentes de conscincia. So atravs desses estados que conseguimos nos conectar com nossos mitos, smbolos, nossa verdade interior. Conseguimos expandir a nossa percepo para os mistrios que esto guardados em ns mesmos.Aprendemos a sentir, ver e ouvir a energia.

http://www.xamanismo.com.br/Universo/WebHome

Nos religamos com o Sagrado e com a fonte criativa de tudo o que nos acontece, alcanamos nveis profundos do nosso ser. Eliade fala do xtase, Castaeda do nagual. Nirvana, samadhi, alfa, transe, satori, conscincia csmica, supra-conscincia, e outros nomes, para a mesma manifestao. Os xams compreendem a conexo o corpo, alma e mente, de forma sagrada, espiritual. O trabalho do xam tem efeito teraputico ao induzir estados alterados de conscincia e criar imagens que comunicam-se com tecidos e orgos, e at clulas para promoverem mudanas. Existem diversas tcnicas ou rituais para se chegar a estados mais profundos de conscincia, dentre elas: tambores, danas, jejuns, plantas de poder, respiraes, posturas corporais, e outras. Atravs desses estados sagrados ns alcanamos uma experiencia divina, acessamos uma fonte de Sabedoria Superior, curamos nosso corpo, nos conhecemos melhor atravs das vises, expandimos a nossa conscincia. Michael Harner no seu livro O Caminho do Xam, , chama o estado alterado de conscincia (EAC), como Estado Xamnico de Conscincia (EXC). Ele compara o EXC e o Estado Comum de Conscincia (ECC), ao que Castaeda chamava de " Realidade Incomum e Realidade Comum ". Harner exemplifica a diferena entre esses estados, por meio de animais, drages, grifos e outros animais que consideraramos mticos quando estamos em ECC, mas que so "reais" quando estamos em EXC Carlos Castaeda narrava um universo uno e ao mesmo tempo duplo : o tonal e o nagual. O tonal representa tudo aquilo que captamos e percebemos diariamente, o mundo ordinrio. O nagual aquilo que existe, mas raramente conseguimos perceber, o mundo no ordinrio ou extraordinrio, o reino do desconhecido.O nagual no pode ser percebido racionalmente. a sensao que vai alm da razo, tornando irrelevante qualquer tipo de questionamento. Se verdade ou no !

http://www.xamanismo.com.br/Universo/WebHome

O "sonhar", que se referia Castaeda , a sntese da arte que aprendeu com Dom Juan Matus. transpor os limites da percepo do dia-a-dia, penetrar pelas camadas do tonal e do nagual, poder voar deixando o corpo parado Os caminhos do xamanismo so acima de tudo, espirituais. A prtica xamnica compreende a capacidade de entrar e sair de estados alterados. No xamanismo considera-se a doena como originria do mundo espiritual. A maior ateno no dada para os sintomas, ou a doena em si, mas a perda de poder pessoal que permitiu a invaso da doena. Sentimentos, pensamentos e imagens podem, na realidade, causar liberao de substncias qumicas. Um equilbrio qumico essencial manuteno da sade.As imagens e vises, so usadas como instrumentos para reestruturar o significado de uma situao, de modo que ela deixe de criar sofrimento. As imagens transmitem mensagens compreendidas pelo sistema imunolgico. Elas ligam os pensamentos conscientes aos glbulos brancos.Saude estar em harmonia com a viso do mundo. uma percepo intiutiva do Universo e de Todas as Suas Relaes. No xamanismo aprendemos a nos comunicar com animais, plantas, estrelas e minerais, conhecemos a morte e a vida e no vemos diferena entre elas. Expandimos para alm do estado ordinrio de conscincia para experimentar as vibraes do Universo. Se eu tivesse que escolher umas palavras para definir o xtase, eu diria: INDESCRITVEL. Posso dizer o que eu senti e que acho ser um xtase: Um estado de fuso com o Universo, nada falta, no h tempo, espao, formas. Um estado de plenitude, sentindo a alma voar, ver e sentir belezas, cores, sons. Um encontro com "Algo Superior", uma sensao de amor e de sade. O encontro com o Eterno, lindas vises..... Um Estado

http://www.xamanismo.com.br/Universo/WebHome
Superior de Conscincia que lhe proporciona mudana de valores, aperfeioamento pessoal nas virtudes, amor vida e a natureza e ao prximo.

http://www.xamanismo.com.br/Universo/SubUniverso1191191114

You might also like