You are on page 1of 2

Se, comprovada a efetiva atuao de servidor pblico para favorecer determinada empresa, o rgo da administrao pblica decidir por

anular o contrato administrativo j celebrado, a declarao de nulidade ter efeitos ex tunc e desobrigar a administrao de indenizar a empresa contratada pelos servios efetivamente prestados.

Nem mesmo nas licitaes de mbito internacional permitida aos licitantes a cotao de preos em moeda estrangeira, sejam os licitantes estrangeiros ou nacionais.

O Estado constitui a nao politicamente organizada, enquanto a administrao pblica corresponde atividade que estabelece objetivos do Estado, conduzindo politicamente os negcios pblicos.

Conforme jurisprudncia recente do STF e do Superior Tribunal de Justia, a aposentadoria um ato complexo que se aperfeioa com o registro no TCU.

A lei n. 9.784/1999 regulamenta o processo administrativo no mbito da Unio, dos estados e dos municpios, visando, entre outros aspectos, proteo dos direitos dos administrados e ao melhor cumprimento dos fins da administrao.

A teoria da aparncia abrigada pelo direito administrativo brasileiro.

Pelo atributo da presuno de veracidade, presume-se que os atos administrativos esto em conformidade com a lei.

Os tipos de licitao a serem utilizados na modalidade prego so menor preo e menor lance ou oferta.

Na modalidade prego, examinada a proposta classificada em primeiro lugar, caber ao ordenador de despesas decidir motivadamente a respeito da aceitabilidade dessa proposta

A execuo do contrato dever ser acompanhada e fiscalizada por representante da administrao, especialmente designado para tanto, permitida a contratao de terceiros para substitu-lo.

Servidor aposentado por invalidez mediante laudo de junta mdica oficial de agncia reguladora estadual poder reintegrar-se ao cargo antes ocupado, quando declarado insubsistente o motivo pela mesma junta que o aposentou.

A escolha da modalidade de garantia cabe ao contratado e no pode ultrapassar o correspondente a 5% do valor do contrato, a no ser no caso de ajustes que importem entrega de bens pela administrao, dos quais o contratado ficar depositrio. Ao valor da garantia dever ser acrescido o valor desses bens

Convenente o rgo responsvel pela transferncia dos recursos financeiros ou pela descentralizao dos crditos oramentrios destinados execuo do objeto do convnio.

O termo aditivo o instrumento que tem por objetivo a alterao do objeto do convnio j celebrado.

Os cargos pblicos em comisso no podero ser providos segundo as disposies da Consolidao das Leis do Trabalho.

Considere que a Unio pretenda criar uma nova empresa pblica, prestadora de servios pblicos, para atuar em determinada rea. Nesse caso, essa empresa estar sujeita ao regime jurdico prprio das empresas privadas, inclusive quanto aos direitos e obrigaes civis, comerciais, trabalhistas e tributrios.

Snia foi destituda do seu cargo em comisso pois teria recebido propina. Se, pelo mesmo fato, Snia for absolvida em processo penal a que responda, ao fundamento de ausncia de prova da materialidade do crime, ento, nesse caso, ela ter direito anulao do ato de destituio do cargo em comisso, em face da teoria dos motivos determinantes.

A venda de imveis pblicos que no mais estejam afetados ao servio pblico deve ser feita por meio de concorrncia.

inexigvel a licitao para a contratao de advogado com notria especializao para acompanhamento de todos os processos judiciais do interesse de empresa pblica estadual.

O decreto desapropriatrio considerado ato vinculado

A obrigao de que a administrao pblica observe estritamente o disposto no edital na realizao de concursos pblicos decorre do princpio constitucional da vinculao editalcia.

E E
Administrao Pblica NO estabelece nada. Quem estabelece a LEI. A Administrao Pblica aplica cumpre e implementa. Esta a o erro da questo.
8.666/1993Art. 42. Nas concorrncias de mbito internacional, o edital dever ajustar-se s diretrizes da poltica monetria e do comrcio exterior e atender s exigncias dos rgos competentes. 1. Quando for permitido ao licitante estrangeiro cotar preo em moeda estrangeira, igualmente o poder fazer o licitante brasileiro.

E
quando ele afirma que DESOBRIGAR, ela fica errada pelo motivo que quando a nulidade do contrato no exonera a adm. plublica o dever de indenizar o contratado, mas s indenizara o que tiver executado.Seno a adm publica ter enriquecimento ilcito.

C
Utilizando-se da teoria da aparncia, o Supremo Tribunal Federal no invalida os atos praticados por funcionrio investido em cargo pblico, ainda que por lei inconstitucional, protegendo-se, assim, a aparncia da legalidade dos atos em favor de terceiros de boa-f. Cito o julgado RE n. 78.533 SP, Rel. Min. Dcio Miranda, in RTJ 100/1086 - STF

C
E
Fazer sexo um ato complexo: surge da vontade de duas pessoas.. Ato complexo = 2 manifestaes de igual fora por rgos distintos Ato composto=1 manifestao principal e 1 manif. acessria realizada por mesmo rgo Ato simples =nica manifetao de vontade de 1 nico rgo

Marco legal referente ao processo administrativo s abrange a UNIO.

E
Prego -Edital - Autoridade competente -Julgamento - Pregoeiro -Habilitao- Pregoeiro -Adjudicao- Pregoeiro -Homologao - Autoridade competente

E
Prego:- formas/tipos: presencial ou eletrnicocritrio de julgamento - 'menor preo' a questo est misturando 'tipos' com 'critrio'. Prego um leilo reverso, ou seja:- ao invs de quem d mais, vale o quem d menos.Lembrando, se prego para compras, ento vale o menor preo.

E
Atos em conformidade com a lei a definio de presuno de legitimidade e no de veracidade! Legitimidade concordncia com a lei; Veracidade concordncia com a verdade.

E
A ttulo de garantia de 5% at 10% do valor do contrato,o contratado poder apresentar, alternativamente:a) cauo em dinheiro ou ttulos da dvida pblica;b) seguro-garantia;c) fiana bancria.A garantia ser devolvida aps a execuo do contrato.

E
reverter Eu aproveito o disponvel Eu reintegro o demitido Eu readapto o incapacitado Eu reverto o aposentado Eu reconduzo o inabilitado e o ocupante do cargo do reintegrado

E
Artigo 67 da 8666/93:A execuo do contrato dever ser acompanhada e fiscalizada por um representante da Administrao especialmente designado, permitida a contratao de terceiros para ASSISTI-LO e SUBSIDI-LO de informaes pertinentes a essa atribuio.

C
Os servidores titulares de cargos em comisso so estaturios, portanto seguem um estatuto, e no um contrato, como ocorre com aqueles regidos pela CLT.

E
Decreto 6.170/07 >Termo aditivo - instrumento que tenha por objetivo a modificao do convnio j celebrado, vedada a alterao do objeto aprovado.

E
Convenente o rgo ou entidade da administrao pblica direta e ou indireta, de qualquer esfera de governo, bem como entidade privada sem fins lucrativos, com o qual a administrao pblica pactua a execuo de programa, projeto/atividade ou evento mediante a celebrao de convnio.Portanto quem recebe o dinheiro e no quem repassa.

E E
Venda de imoveis -> Concorrencia ou leilo Compra de imoveis -> Somente concorrencia nica hiptese em que a deciso de um processo repercute nas outras duas instncias: a responsabilidade administrativa e civil do servidor ser afastada no caso de absolvio criminal que negue a existncia do fato ou de sua autoria.

E
1 ERRO, que a Unio pretenda criar uma nova empresa pblica... Empresas Pblicas so AUTORIZADAS. Somente AUTARQUIAS so CRIADAS. 2 ERRO, Empr Pbl Prestad Servios Pbl: regime jurdico prprio de direito pblico. Empresa Pblica Que Exerce Atividade Econmica: regime jurdico prprio das empresas privadas.

E
O princpio da vinculao editalcia no se encontra em texto constitucional.O princpio citado na Lei 8.666/93 o da vinculao ao instrumento convocatrio, apesar de no estar de forma expressa a aplicao dessa lei aos concursos pblicos.

E E
desapropriao no caso de utilidade pblica ato discricionrio "Para que a administrao pblica contrate diretamente advogado para patrocinar determinada causa, por entender inexigvel a licitao, necessrio que o servio profissional seja especializado e que o servio contratado tenha natureza singular." Ou seja, no pode ser pra todos os casos

You might also like