You are on page 1of 11

METODOLOGIA DA PESQUISA CIENTFICA FAJ 2013 Engenharia Produo PROF MRCIA L MO!

"EIRO

PESQUISA CIENTFICA: CONCEITUAO, CLASSIFICAO E MTODOS DE PESQUISA 1Introdu !o

A sociedade atual uma sociedade do conhecimento e como tal exige de voc, acadmico e futuro profissional, uma comunicao competente, leitura frequente e capacidade de produzir textos com qualidade na forma / no contedo. Como, o!e, os conceitos e os con ecimentos se modificam muito rapidamente, o pesquisar precisa ser uma atitude constante para sua atualizao" # necessidade que sai$a pesquisar e que con ea %instrumentos& para acessar e utilizar as informa'es adequadamente" elas so muitas ( #, assim, dificuldade em escol er quais so mais significativas)* as tecnologias oferecem dados, imagens, resumos de forma r#pida e atraente ( # necessidade que sa$er interpret#+los, relacion#+los, contextualiz#+los). Convidamos, assim, voc a ser um pesquisador, a fazer da pesquisa uma ao a$itual. Aprofundemos um pouco alguns conceitos...

"- P#$%u&$' (&#nt)*&(': (on(#&tu' !o

Afinal, o que pesquisa? ,egundo -il (.//., p.01), %... um procedimento racional e sistem#tico que tem como o$!etivo proporcionar respostas aos pro$lemas que so propostos&. 2a3atos 4 5arconi (.//6, p.078) apontam que a pesquisa %... um procedimento formal, com mtodo de pensamento reflexivo, que requer um tratamento cient9fico e se constitui no camin o para con ecer a realidade ou para desco$rir verdades parciais&. :#, ainda, diversas outras formas de responder a esta pergunta, mas, de forma $em simples, entenda que %pesquisar& $uscar respostas para uma pergunta, usando um procedimento sistem#tico, organizado. ; o$!etivo fundamental da pesquisa , portanto, desco$rir respostas para pro$lemas mediante o emprego de procedimentos cient9ficos.

+- A P#$%u&$' # $u'$ (,'$$&*&(' -#$


Como a pesquisa consiste num conceito complexo que no pode ser descrito de maneira nica, existem v#rias formas de classific#+la* a seguir, sero apresentadas as formas cl#ssicas. 3.1 Como classificar as pesquisas com base em sua natureza? <.0.0 Pesquisa bsica =nvolve verdades e interesses universais e tem como o$!etivo gerar con ecimentos novos, teis para o avano da Cincia* sem aplicao prtica prevista. <.0.. Pesquisa aplicada =nvolve verdades e interesses locais e tem como o$!etivo gerar con ecimentos para aplicao prtica, dirigidos > soluo de pro$lemas espec9ficos. 5ais do que de querer dimensionar, o importante assegurar a transferncia de tecnologia entre esses dois compartimentos, cincia $#sica e cincia aplicada.

3.2 Como classificar as pesquisas com base na forma de abordagem do problema? 3.2.1 Pesquisa Quantitativa" considera que tudo pode ser mensur#vel, o que significa traduzir em nmeros opini'es e informa'es para classific#+las e analis#+las. ?equer o uso de recursos e de tcnicas estat9sticas (percentagem, mdia, moda, mediana, desvio+padro, coeficiente de correlao, an#lise de regresso, etc.). 3.2.2 Pesquisa Qualitativa" coloca nfase na perspectiva do indiv9duo que est# sendo estudado, (procura captar as perspectivas e as interpreta'es das pessoas pesquisadas), o que no significa o$rigatoriamente ausncia de quantificao. @tiliza tcnicas preocupadas com o entendimento e no com a frequncia de ocorrncia das vari#veis do fenAmeno. ,eu interesse no apenas com o resultado, mas como se c egou a eles. Bo requer o uso de mtodos e tcnicas estat9sticas. ; am$iente natural a fonte direta para coleta de dados e o pesquisador o instrumento+c ave. Cependendo do pro$lema de pesquisa, a escol a de a$ordagem ser# qualitativa ou quantitativa, podendo, no entanto, aver situa'es em que o pesquisador deve considerar a com$inao das a$ordagens. 3.3 Como classificar as pesquisas com base em seus objetivos? (-il, .//.) =sta classificao $astante til para se esta$elecer o marco teDrico, para aproximao conceitual. 3.3. Pesquisa !"plorat#ria" tem como principal o$!etivo proporcionar maior familiaridade com o pro$lema, $uscando torn#+lo mais expl9cito ou construir ipDteses. Bormalmente envolve" levantamento $i$liogr#fico, entrevistas com pessoas que tiveram experincias pr#ticas com o pro$lema pesquisado e an#lise de exemplos que estimulem a compreenso. Assume, em geral, a forma de Eesquisa Fi$liogr#fica ou de =studo de Caso. .

3.3.$ Pesquisa %escritiva" $usca descrever as caracter9sticas de determinada populao ou fenAmeno ou esta$elecer rela'es entre vari#veis. Gem como caracter9stica marcante o uso de tcnicas padronizadas de coleta de dados, como question#rio e o$servao sistem#tica. Cestina+se, por exemplo, a estudar as caracter9sticas de um grupo (sua distri$uio por idade, sexo, n9vel de escolaridade etc.)* as condi'es de a$itao de uma comunidade, seu 9ndice de criminalidade* as opini'es, atitudes e crenas de uma populao. Fastante usada por institui'es educacionais, empresas comerciais, partidos pol9ticos etc. Assume, em geral, a forma de 2evantamento. 3.3.3 Pesquisa !"plicativa" seu principal o$!etivo identificar os fatores que determinam ou contri$uem para a ocorrncia dos fenAmenos. Fusca explicar a razo, o %porqu& das coisas, aprofundar o con ecimento da realidade.Huando realizada nas cincias naturais usa preferencialmente o mtodo experimental* !# nas cincias sociais, por revestir+se de muitas dificuldades, lana mo de outros mtodos, so$retudo o o$servacional. Assume, em geral, a formas de Eesquisa experimental e Eesquisa e"& post facto. 3.4 Como classificar as pesquisas com base nos procedimentos tcnicos utilizados? (-il, .//.) Eara confrontar a viso teDrica com os dados da realidade, # necessidade de considerar o am$iente em que so coletados os dados e as formas de controle das vari#veis envolvidas. Huando a nfase maior recai so$re os procedimentos tcnicos de coleta e an#lise dos dados, classifica+se a pesquisa segundo o seu delineamento (segundo o modelo, o plano). :# dois grandes grupos de delineamento de acordo com o procedimento adotado para a coleta de dados" a) os que usam as fontes %de papel& (pesquisa $i$liogr#fica e pesquisa documental) $) e aqueles cu!os dados so o$tidos atravs de pessoas (pesquisa experimental, e"&post facto, levantamento, estudo de caso, pesquisa+ao e pesquisa participante). =sta classificao no pode ser tomada de forma muito r9gida, pesquisas que no se enquadram neste ou naquele modelo. avendo

3.'. Pesquisa (iblio)rfica" quando ela$orada a partir de material !# pu$licado, constitu9da principalmente de livros, alm de artigos de periDdicos e materiais disponi$ilizados na Internet. ,ua principal vantagem permitir ao pesquisador co$ertura muito mais ampla da que poderia pesquisar diretamente. Bo entanto, preciso cautela, pois, muitas vezes, as fontes secund#rias apresentam dados coletados de forma equivocada.

<

3.'.$ Pesquisa %ocumental" utiliza materiais que no rece$eram ainda um tratamento anal9tico" documentos conservados em arquivos* di#rios, fotografias, grava'es* !ornais, $oletins e fol etos* relatDrios de pesquisa etc. 3.'.3 Pesquisa !"perimental" o delineamento de mais prest9gio nos meios cient9ficos. ; pesquisador um agente ativo, e no um o$servador passivo" determina um o$!eto de estudo, seleciona as vari#veis que seriam capazes de influenci#+lo, define as formas de controle e de o$servao dos efeitos que a vari#vel produz no o$!eto. Bo precisa o$rigatoriamente ser realizada em la$oratDrio, podendo ser desenvolvida em qualquer lugar, desde que apresente as propriedades" manipulao, controle e distri$uio aleatDria. <.8.8 *evantamento" quando a pesquisa realiza a interrogao direta das pessoas cu!o comportamento se dese!a con ecerem. Huando se recol e informa'es de todos os integrantes do universo pesquisado tem+se um censo. ,o muito teis para estudo de opini'es e atitudes. 3.'.+ !studo de caso, %... um tra$al o de car#ter emp9rico que investiga um dado fenAmeno dentro de um contexto real contemporJneo por meio de an#lise aprofundada de um ou mais o$!etos de an#lise (casos)& (CA@C:ICK 5I-@=2, ./0., E.0<<) 3.'.- Pesquisa e"& post facto, %a partir do fato passado&, quando o %experimento& se realiza depois dos fatos e seu propDsito $#sico verificar a existncia de rela'es entre vari#veis. 3.'.. Pesquisa&ao" %... um tipo de pesquisa com $ase emp9rica que conce$ida e realizada em estreita associao com uma ao ou com a resoluo de um pro$lema coletivo e no qual os pesquisadores e participantes representativos da situao ou do pro$lema esto envolvidos de modo cooperativo ou participativo.& (G:I;22=BG, 06L7, p.08) 3.'./ Pesquisa Participante, quando se desenvolve a partir da interao entre pesquisadores e mem$ros das situa'es investigadas. 5uito utilizada pelos grupos religiosos voltados para a ao comunit#ria.

Me!a, no gr#fico a$aixo, um resumo para facilitar sua compreenso e memorizao.

Gipos de Eesquisa C?IGN?I;,

Batureza

A$ordage m

;$!etivo
8

Erocedi+ mento

?ealiza o local

F#sica Aplicada

Huantitativa Hualitativa

=xploratDria Cescritiva =xplicativa

Fi$liogr#fica =studo de caso ;utros

Campo 2a$oratDrio

.- M/todo$ C&#nt)*&(o$ # T/(n&('$ d# P#$%u&$'


Gm+se, aqui, como o$!etivos" Hue voc compreenda o que o mtodo cient9fico e destrua o mito de que o mesmo sD utilizado por cientistas. Hue voc perce$a que as cincias fazem parte do nosso dia+a+dia" que$rar, portanto, a $arreira cincia + cotidiano. 5ostrar+l e os mtodos que proporcionam as $ases lDgicas > investigao cient9fica. Cientista quem faz Cincia. Cientistas so pessoas %normais& que se interessam pela $usca do novo, do descon ecido. =m geral, so pessoas extremamente curiosas que esto sempre $uscando sa$er mais para entender mel or o mundo. %=nto, onde comea a CinciaO Como os cientistas PfazemQ CinciaO A Cincia comea na o$servao, e o Pfazer CinciaQ pode ser resumido em um con!unto de etapas que c amamos de 5todo Cient9fico&. (;@G=I?;+F=?B,G=IB, ./0/)

401 Or1'no1r'2' %u# r#$u2# o (on(#&to d# M/todo C&#nt)*&(o

Observao e constatao do Problema

Formulao de Hiptese

Testagem No confirma a Hiptese Confirma a Hiptese

Retestagem por outras pessoas e outros mtodos

No confirma a Hiptese

Confirma a iptese

Formula e publica a teoria

Ba $usca da verdade, o mtodo reveste+se de importJncia, pois disciplina o tra$al o, elimina da investigao o acaso e os preconceitos, adapta a atividade cient9fica >s caracter9sticas do o$!eto estudado, seleciona os meios e processos mais adequados. ; mtodo se caracteriza como o caminho feito pelo pesquisador R cientista, no processo de compreenso do o$!eto* entretanto, ele no su$stitui o talento, a intuio e a inteligncia do cientista. Cientistas importantes fizeram desco$ertas que permitiram ao :omem compreender e explicar muitos aspectos da natureza, que antes eram atri$u9dos > vontade dos deuses. Erincipalmente no final da Idade 5dia, as supersti'es e medo da magia comearam a ser suplantadas por uma concepo cient9fica do mundo, que trouxe muitas conquistas tecnolDgicas, mdicas e sociais. Aliada a essa concepo cient9fica de mundo, vem o mtodo cient9fico impondo uma disciplina que elimina as imprecis'es e equ9vocos na $usca cient9fica das respostas, conferindo maior confiana aos resultados"
Sem o desenvolvimento do mtodo cientfico, no teramos os avanos tecnolgicos que tanto beneficiam a humanidade. Mas o meu argumento aqui vai em [sic] outra direo. mtodo tornou!se uma es"cie de roteiro seguro "ara "ensar bem sobre todos os assuntos, no a"enas "ara fa#er "esquisas. O mtodo impe a disciplina de formular as perguntas de maneira rigorosa e sem ambiguidades. Em seguida, prope e fiscaliza um plano de ao para verificar se as hipteses para responder s perguntas, de fato, descrevem o mundo real. $%&S'( , )**+,

Ba maior parte do tempo, o mtodo cient9fico funciona $em. Huando uma ipDtese, su$metida a testes experimentais repetidos, rece$e confirmao, seu resultado pode se tornar uma teoria. A Cincia tem como um de seus o$!etivos no sD confirmar teorias, mas tam$m refut#+las. Huando isso acontece, significa que um dado novo encontrado exige que a teoria se!a modificada ou descartada de todo. Eara se c egar a uma $oa resposta, necess#rio muito tra$al o e dedicao" o tra$al o do cientista muito mais fruto de seu esforo f9sico e intelectual do que de inspirao divina, ou se!a, # muito erro e gastos nas tentativas fracassadas, os quais podem desempen ar um importante papel no avano da cincia, desde que se sai$a como lidar com a incerteza.

.0" M/todo$ (&#nt)*&(o$


; que seria 5todo cient9ficoO Como empreg#+loO ,egundo -il (0666, p..S), para que seus o$!etivos se!am atingidos, a investigao cient9fica depende de %um con!unto de procedimentos intelectuais e tcnicos&, os quais so denominados os mtodos cientficos. 5arconi* 2a3atos (.//6) definem mtodo cient9fico como o con!unto de processos ou opera'es mentais que se devem empregar na investigao* a lin a de racioc9nio adotada. ; mtodo cient9fico no utilizado apenas pelos cientistas treinados* ao contr#rio, algo natural em todo ser umano e todos nDs podemos us#+lo a qualquer momento. ,o atividades $#sicas do mtodo cient9fico" ser curioso, fazer perguntas, procurar respostas.

.0"01T&3o$ d# M/todo C&#nt)*&(o


;s mtodos que esto > disposio de pesquisadores na produo do con ecimento e que fornecem as $ases lDgicas > investigao so" dedutivo, indutivo, ipottico+dedutivo, dialtico e fenomenolDgico.

! "todo indutivo # raciocnio indutivo parte do particular para o geral" a capacidade de fazer generaliza'es com $ase em o$serva'es espec9ficas, ou se!a, a generalizao deriva de o$serva'es de casos da realidade concreta. A cincia faz previs'es e as testa usando e$peri%ncias. -eneraliza'es so ferramentas poderosas porque permitem que cientistas faam previs'es. Cl#ssico e$emplo de racioc9nio indutivo" AntAnio mortal. Too mortal. Eaulo mortal. ... Carlos mortal. ;ra, AntAnio, Too, Eaulo... e Carlos so omens. 2ogo, (todos) os omens so mortais.

Conforme ;liveira (0661, p. S/), %Apesar das grandes discuss'es levantadas no sculo UIU so$re o assunto, a induo o mtodo cient9fico por excelncia e, por isso mesmo, o mtodo fundamental das cincias naturais e sociais&.

&! "todo dedutivo ; mtodo dedutivo utiliza o racioc9nio que camin a do )eral para o particular " 1

tem, como ponto de partida, princ9pios recon ecidos como verdadeiros e indiscut9veis, possi$ilitando c egar a conclus'es de maneira puramente formal, em virtude de sua lDgica. @sa o silogismo" construo lDgica que, partindo de duas premissas, prop'e uma concluso $aseada em uma terceira logicamente decorrente das duas primeiras (5A?C;BI* 2AKAG;,, .//6). Cl#ssico exemplo de racioc9nio dedutivo" Godo omem mortal. ........................................... (premissa maior) Eedro omem. ..................................................... (premissa menor) 2ogo, Eedro mortal. ............................................. (concluso) Bo exemplo apresentado, as duas premissas so verdadeiras, portanto, a concluso verdadeira. ,egundo Cruz e ?i$eiro (.//<), o mtodo dedutivo leva o pesquisador do con ecido ao descon ecido com pouca margem de erro* por outro lado, de alcance limitado, pois a concluso no pode exceder as premissas. Bote que os dois tipos de mtodos anteriormente comentados tm fun'es diversas" o dedutivo $usca deixar evidente o contedo das premissas* por outro lado, o indutivo procura ampliar o alcance dos con ecimentos. Cois exemplos servem para ilustrar a diferen'a entre argumentos dedutivos e indutivos" %edutivo" Godo mam9fero tem um corao. ;ra, todos os ces so mam9feros. 2ogo, todos os ces tm um corao. 0ndutivo, Godos os ces que foram o$servados tin am um corao. 2ogo, todos os ces tm um corao. Cuas caracter9sticas $#sicas que os diferenciam" C=C@GIM;, I+ ,e todas as premissas so verdadeiras, verdadeiras, a concluso deve ser verdadeira. verdadeira, verdadeira. II+ Goda a informao ou contedo que fatual da concluso !# estava, pelo nas menos implicitamente, nas premissas. IBC@GIM;, I+ ,e todas as premissas so a concluso provavelmente mas no necessariamente II+ A concluso encerra informao no estava, nem implicitamente, Eremissas.

(! "todo )ipottico*dedutivo L

Eroposto por Karl Eopper, a partir de suas cr9ticas ao mtodo indutivo. ,egundo o pesquisador, o mtodo indutivo propun a um salto de %alguns& para %todos& o que exigiria que a o$servao de fatos isolados fosse infinita. =ste mtodo pressup'e a adoo do racioc9nio"
... quando os con ecimentos dispon9veis so$re determinado assunto so insuficientes para a explicao de um fenAmeno, surge o pro$lema. Eara tentar explicar as dificuldades expressas no pro$lema, so formuladas con!ecturas ou ipDteses. Cas ipDteses formuladas, deduzem+se consequncias que devero ser testadas ou falseadas. Valsear significa tornar falsas as consequncias deduzidas das ipDteses. =nquanto no mtodo dedutivo se procura a todo custo confirmar a ipDtese, no mtodo ipottico+dedutivo, ao contr#rio, procuram+se evidncias emp9ricas para derru$#+la (-I2, 0666, p.</).

+! "todo dialtico Vundamenta+se na dialtica proposta por :egel* considera que os fatos no podem ser considerados fora de um contexto social, pol9tico, econAmico, etc. =mpregado em pesquisa qualitativa. ,! "todo fenomenol-gico Ereconizado por :usserl, o mtodo fenomenolDgico no dedutivo nem indutivo. Ereocupa+se com a descrio direta da experincia tal como ela . A realidade constru9da socialmente e entendida como o compreendido, o interpretado, o comunicado. =nto, a realidade no nica" existem tantas quantas forem as suas interpreta'es e comunica'es. (-I2, 0666). =mpregado em pesquisa qualitativa. Como visto, existem diversos mtodos cient9ficos dispon9veis* em uma mesma produo cient9fica pode aver, concomitantemente, o emprego de dois ou mais mtodos. Eara escol a, o importante verificar qual est# mais adequado para a pesquisa que se vai desenvolver.

.0+ T/(n&('$ d# P#$%u&$'

Convm salientar que, na $usca da %verdade&, o mtodo e a tcnica camin am !untos. =nquanto o primeiro o procedimento sistem#tico em plano geral, a tcnica o processo + a aplicao, a instrumentalizao espec9fica do plano metodolDgico. ; mtodo se faz acompan ar da tcnica, seu o suporte f9sico, a qual a$range os instrumentos que auxiliam o pesquisador para que c egue ao resultado pretendido.

As tcnicas mais utilizadas para coleta de dados em uma pesquisa so" question#rio, entrevista e formul#rio. Hualquer instrumento traz vantagens e desvantagens* a opo por um ou outro depende da especificidade de cada pesquisa, dos o$!etivos a serem considerados.

Su1#$t!o d# ,#&tur' para maiores detal es" C=?M;, A. 2.* F=?MIAB, E A. 5etodologia cient9fica. 7. ed. ,o Eaulo" Eearson =ducation, .//., p.87+8L.

FINALI4ANDO 5 A6',&#-$#:
Compreendeu o que o mtodo cient9fico e destruiu o mito de que o mesmo sD utilizado por cientistasO Eerce$eu que as cincias fazem parte do nosso dia+a+diaO =ntendeu que os mtodos proporcionam as $ases lDgicas > investigao cient9ficaO

.ica aqui nosso desafio" ;l e seu redor com ol os curiosos, procure o$servar e estudar diretamente algo que l e desperte a ateno e escreva so$re suas desco$ertas sem se limitar exclusivamente aos sites de pesquisaW @ma coisa certa" tra$al ando cincias de um modo concreto, voc ter# uma grande contri$uio para seu aprendizadoW /repare*se" o mundo atual dese!a que se!a capaz de o$servar o que se encontra ao seu redor, perce$a os pro$lemas ali existentes e propon a solu'es simples (na maioria das vezes) ou complexas (poucas vezes), mas que se!am originais e criativas.

Motos de que este!a empen ando em se tornar um pesquisador com mtodo,

ErofX 5#rcia 5onteiro

REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS
CA#"RO$ Lui% C&audio Moura A'ade(ia de gin)%*i'a +(en*a&, 7#6&$t' 8#9' Edio 213-$ 2. ou* 200/ MI01EL$ Pau&o Augu%*o Cau'hi'23 #O1#A$ Rui O M4*odo do e%*udo de Ca%o na Engenharia de Produo In5 MI01EL$ Pau&o Augu%*o Cau'hi'20 M#todo,o1&' d# P#$%u&$' #2 En1#n:'r&' d# Produ !o # G#$t!o d# O3#r' -#$ 6 2 ed 6 Rio de Janeiro 3 E&%e7ier5 A8EPRO$ 2012 0/

0IL$ An*onio Car&o% M/todo$ # t/(n&('$ d# 3#$%u&$' $o(&',0 #o Pau&o5 A*&a%$ 1/// 0IL$ An*onio Car&o% Co2o #,';or'r Pro9#to$ d# P#$%u&$' #o Pau&o5 A*&a%$2002 LA9A"O#$ E7a Maria3 MARCO!I$ Marina de Andrade Fund'2#nto$ d# 2#todo,o1&' (&#nt)*&('0 : ed 6 #o Pau&o5 A*&a%$ 200/ ";IOLLE!"$ Mi'he& Me*odo&ogia da <e%=ui%a6ao #o Pau&o$ Cor*e>$ 1/.: O1"EIRO68ER!#"EI!$ Mariana A F O C&#nt&$t', o M/todo C&#nt)*&(o # o Pro(#$$o d# #n$&no-'3r#nd&<'1#20 Jun 2010 ?i%<on@7e& e(5 Y ttp"//despertandopequenoscientistas.$logspot.com/./0///S/atividade+educacional+ so$re+metodo. tml Z. Acesso em" 07 ago../0..

00

You might also like