You are on page 1of 34

Manual de produtos para pecuria

Telas

Manual de aplicaes de arames na pecuria . Telas - Belgo Bekaert Arames

Qualidade que faz a diferena.


Conhecer a qualidade das coisas saber diferenci-las. E, assim, escolher o que h de melhor. Como os inmeros produtos Belgo Bekaert Arames, que levam para os mais diversos segmentos as melhores e mais inteligentes solues em arames. Neste manual voc vai obter informaes importantes para a correta aplicao os cuidados a serem tomados na hora montar sua tela. Fique atento ao passo a passo e lembre-se que a qualidade do arame essencial para uma tela de qualidade.

Belgo Bekaert Arames. Parceria entre ArcelorMittal e a Bekaert, lderes mundiais em seus segmentos.

1. Construes rurais em arame


A agropecuria brasileira est inserida em uma grande diversidade de ecossistemas
Cada ecossistema tem um tipo prprio de solo, ndice pluviomtrico, topografia e outros fatores ambientais. Alm dos fatores ambientais, devem ser considerados o tamanho das propriedades, a capacidade de investimentos, aspectos culturais e outros. Essa complexa diversidade impe ao produtor rural uma busca incessante por tecnologias, produtos e assistncia tcnica para se adaptar ao meio com maior produtividade e menor custo. A abordagem sobre tecnologias contida neste material tem o objetivo de orientar o produtor rural sobre a correta aplicao de arames em estruturas de conteno e de manejo animal. A aplicao de arames na agropecuria vai ao encontro das exigncias do mundo moderno. H uma procura incessante para aumentar a eficincia dos sistemas produtivos, reduzir os custos de produo e o impacto ecolgico, mantendo a busca pelo aumento da lucratividade. Historicamente seria difcil precisar a data de incio da aplicao de arames no meio rural. As cercas de tbuas podem ser consideradas um dos modelos de cerca mais antigos em que se fez uso de arame. Nas cercas de tbuas, o arame era usado como prego para afixar as rguas nos postes. Entretanto, o ponto de partida desse levantamento a inveno do arame farpado por Joseph Gleader h aproximadamente 120 anos. Desde ento, o arame tem sido citado na histria em suas diversas aplicaes, na rea de instalaes rurais, na demarcao de territrios, na proteo de propriedades. Hoje em dia no se pode falar de pecuria sem se falar de pastejos rotacionados com cercas convencionais e eletrificadas, manejo animal em currais, telas para caprinos, ovinos, emas, avestruzes, javalis, queixadas, pacas, piscicultura, e outros sistemas de criao comerciais e de preservao. E quando o assunto agricultura encontramos aplicao de arames em reas como parreirais, espaldeiras, secadores de gros, silos de superfcie, conduo de frutas, hortalias, flores e mudas, estruturas de transporte de frutas, estufas e outros. Caso tenha alguma sugesto de aplicao ou deseje mais informaes, entre em contato com nossa assistncia tcnica:

www.belgobekaert.com.br 0800 727 2000


A Belgo Bekaert Arames deseja a todos um bom aprendizado.

Manual de aplicaes de arames na pecuria . Telas - Belgo Bekaert Arames

Manual de aplicaes de arames na pecuria . Telas - Belgo Bekaert Arames

observados para o correto planejamento de estruturas rurais

2. Aspectos ambientais e fsicos a serem


Antes de adquirir o material ou ini- A Agressividade do ambiente ciar a construo das estruturas ruA agressividade do ambiente a influncia do tipo de solo, rais, devem ser avaliados alguns as- gua e possveis agentes naturais e qumicos levados pelo que possam reduzir a vida til do material usado na conspectos que interferem diretamente ar truo das instalaes rurais. na durabilidade, na eficincia e no Alguns ambientes se destacam pelo alto nvel de agressicusto das estruturas. vidade. Dentre eles esto as regies com fontes de guas
salinas, as reas prximas a lavouras que fazem o uso constante de adubos e defensivos para controle de pragas, solos cidos e outros. Assim, quanto maior for a agressividade do ambiente e dos agentes corrosivos, maior ser a necessidade de proteo para o material usado. A proteo de material o processo que usa elementos minerais que do maior durabilidade ao material, quando so aplicados como revestimento ou mistura ao prprio material.

Ao do ambiente sobre os arames e acessrios ferrosos


Existe uma forma de aumentar a vida til do material de ao oriundo de arames compostos por aos ferrosos (arames, balancins, pregos, grampos e acessrios). Basta impedir o contato com o meio, revestindo o material com zinco sobre sua superfcie. Essa tcnica denominada Galvanizao. Quanto mais espessa for a camada de zinco, maior ser a vida til do material. Tambm possvel adicionar alumnio ao zinco (Bezinal), tornando a proteo ainda mais eficiente. Em ambientes pouco agressivos, possvel usar arames com camada leve de zinco. Em reas agressivas, contudo, o revestimento com zinco leva o arame a ser substitudo em pouco tempo. A consequncia o aumento do custo da estrutura e a reduo da sua eficincia.

Manual de aplicaes de arames na pecuria . Telas - Belgo Bekaert Arames

Durabilidade x Revestimento
Durabilidade

Qualidade de revestimento

Manual de aplicaes de arames na pecuria . Telas - Belgo Bekaert Arames

Material usado na sustentao e na ancoragem de estruturas e processos de conservao


O material usado para a sustentao e ancoragem das estruturas (postes, estacas, moures, travesseiros, escoras e outros) tambm sofre com a agressividade do ambiente e pode ser agressivo aos arames. Os arames podem ser classificados de acordo com suas composies estruturais, resistncias, o custo e o impacto ecolgico: Madeiras de lei Tm durabilidade alta, alto custo, so ecologicamente incorretas e podem liberar resinas corrosivas para os arames. Eucalipto A durabilidade do cerne com idade mdia de 15 anos alta. Quando preservado e tratado de maneira correta, pode durar mais de 20 anos, independentemente da idade da planta. A relao custo-benefcio a melhor encontrada no mercado. O eucalipto oriundo de reflorestamento, renovvel e ecologicamente correto.

Sua resistncia depende do formato e da espessura do material. O custo do plstico varia de acordo com a matria-prima usada (reciclada ou primeiro uso). O material reciclado ecologicamente correto.

B - Topografia
A topografia ou a regularidade da superfcie do terreno determina a distncia entre os postes e moures intermedirios (ou de meio) usados para sustentar e direcionar os arames. A superfcie regular a distncia entre os extremos de uma cerca (local de instalao das estruturas de esticamento dos arames). H dois tipos de superfcies: - Sem variaes de direo (curvas) - Sem alteraes bruscas no relevo (depresses, valos, subidas e descidas entre os extremos.) Vale sempre lembrar que os fios de arame devem estar sempre paralelos ao solo. Dessa forma possvel evitar que as cercas fiquem com espaos (vos) entre o solo e o primeiro fio de arame suficientes para a passagem de animais ou com a altura do fio superior insuficiente para evitar que os animais possam pular a cerca.

Concreto Sua durabilidade e resistncia dependem da tecnologia usada e da qualidade do material. O mais indicado o concreto protendido. O custo do material tambm varia de acordo com a tecnologia usada e ecologicamente correto. Ao A durabilidade depende da proteo que o ao tem. Sua resistncia mecnica depende da forma e da espessura. O custo alto e varia de acordo com a tecnologia usada. O ao ecologicamente correto. Plstico A durabilidade depende da proteo contra raios UVs e da matria-prima usada em sua composio.

Manual de aplicaes de arames na pecuria . Telas - Belgo Bekaert Arames

C - Tipos de solos
O tipo de solo deve ser avaliado antes da aquisio do material. A montagem da estrutura que vai suportar a trao dos arames ser dimensionada de acordo com a tcnica e a viabilidade para obter estruturas firmes e estveis. Quanto maior for a quantidade e a carga de ruptura dos arames, maior deve ser a resistncia da estrutura (cantos ou ancoragens) que vai suportar a fora exercida pelos arames, aps o esticamento. esse procedimento que vai definir se a relao custo-benefcio ser positiva ou negativa.

Para solos firmes, as estruturas devem ser dimensionadas visando o maior espaamento entre os moures/postes de sustentao intermedirios.

Como no possvel alterar a estabilidade do solo, a opo escolher arames com carga de ruptura menor para cercas.

Com isso, uma estrutura mais resistente e cara para suporte da fora exercida pelos arames acaba sendo compensada pela maior distncia entre os postes/moures intermedirios e pela reduo no tempo de construo das estruturas, no custo da mo de obra e no transporte.

mximo de 10 m

Assim, para a construo de cercas em terrenos acidentados, solos arenosos e/ou com estruturas curtas, o arame a ser escolhido deve ter baixa carga de trao. Essa condio permite construir estruturas menos complexas e mais baratas.

Manual de aplicaes de arames na pecuria . Telas - Belgo Bekaert Arames

D Carga de ruptura dos arames


Os arames variam tambm em funo da carga de ruptura ou da resistncia trao que podem suportar. Quanto maior for a carga de ruptura, a quantidade de arames e a fora a que sero submetidos, maior deve ser a resistncia das estruturas usadas para suportar a fora de trao dos arames (estrutura de cantos ou ancoragens).

Exemplo: Os arames mais usados para cercas rurais so o arame liso e o arame farpado. Esses dois tipos de arame no variam em decorrncia da carga de ruptura nem da presena ou no de farpas.

O arame liso (carga de ruptura de 700 Kgf) no tem farpas. Ento requer maior tenso nos fios da cerca. A carga de tenso mdia desejada para arame liso de 350 Kgf. Os animais podem exercer maior fora sobre os arames lisos, sem sofrer o incmodo das farpas.

O arame farpado (carga de ruptura de 250 Kgf a 350 Kgf) no exige uma tenso grande em sua instalao. A carga de tenso mdia desejada para arames farpados de 150 Kgf. A carga necessria para tracionar o arame farpado menor. A presena das farpas provoca incmodo nos animais e os induz a se afastar das cercas.

Manual de aplicaes de arames na pecuria . Telas - Belgo Bekaert Arames

Arames

Carga de Ruptura

Arame farpado MOTTO

350 Kgf

Arame farpado RODEIO

250 Kgf

Arame farpado SUPER VARJO

350 Kgf

Arame farpado VARJO

250 Kgf

Arame liso Z-700

700 Kgf

Arame liso ZZ-700 Bezinal

700 Kgf

Arame liso Z-600

600 Kgf

Cordoalha CORDAO

2.500 Kgf

Carga de ruptura dos arames Belgo Bekaert Arames.


Manual de aplicaes de arames na pecuria . Telas - Belgo Bekaert Arames

10

construo de cercas e estruturas para fruticultura


A - Marcao de extremos e intermedirios
Para iniciar a construo de um lance de cerca, necessrio determinar os extremos do cercamento. So os extremos que vo determinar o local de instalao das estruturas de esticamento dos arames. Tendo como base a avaliao da topografia e das condies fsicas e climticas, importante lembrar que, quanto mais distante estiverem os extremos, menor ser o custo das instalaes.

3. Ferramentas e acessrios a serem utilizados na


B - Alinhamento ou balizamento das cercas
O correto alinhamento dos postes/moures reduz a exigncia sobre o material, reduz a manuteno e aumenta a eficincia das estruturas.

C - Perfurao do solo
De acordo com a textura do solo e os recursos disponveis na propriedade, vrias ferramentas podem ser utilizadas. A nomenclatura das ferramentas pode variar de regio para regio. Ex: Cavadeira, Boca de lobo.

Manual de aplicaes de arames na pecuria . Telas - Belgo Bekaert Arames

11

D - Aprumar os postes
O prumo dos postes/moures deve ser verificado antes e durante a compactao do solo. Para esse procedimento, deve ser utilizado o prumo de corda e/ou o de ngulo.

E - Compactao do solo
Deve-se ter uma ateno redobrada na compactao do solo em torno dos postes/moures. Essa tarefa deve ser realizada com ferramenta adequada e que alcance o fundo do buraco (junto do poste) e permita uma compactao eficiente de toda a terra usada para preencher o espao entre a parede do buraco e o poste. sempre bom lembrar que, ao compactar essa rea, o solo existente na periferia do buraco tambm ser compactado.

Deve-se ter uma ateno redobrada nas estruturas de canto para fruticultura, quando esses cantos forem angulados.

comum ocorrer dvida sobre o uso de concreto no espao entre o poste e a parede do buraco. Para solos extremamente compactos, o uso de concreto pode ser uma alternativa eficiente, mas onerosa.

Na maioria das vezes, o uso de concreto serve apenas para aumentar a espessura do poste/mouro. Assim, a fora aplicada sobre o poste/mouro ser transmitida ao solo adjacente, que no est compactado. Com isso, a estrutura vai ceder.

Manual de aplicaes de arames na pecuria . Telas - Belgo Bekaert Arames

12

F - Preparao de apoios, travesseiros, mo-francesa e furos.


Para desempenhar essas atividades, mais comum o uso de enx, serrote, formo, martelo e trado. Essas ferramentas so facilmente encontradas no mercado e nas propriedades, mas proporcionam baixo desempenho, devido ao manuseio lento.

Furadeira

Serra-copo

Motosserra

Martelo

Formo

Serrote

Plaina eltrica

Enx No entanto, para quem vai construir somente cercas e estruturas de fruticultura, essas ferramentas so as mais indicadas, porque tm baixo custo. Quando se tem acesso ou o volume de estruturas a serem construdas for grande, o uso de ferramentas mais especficas torna-se vivel e mais rentvel, devido reduo do custo de mo de obra. preciso estar atento a encaixes, furos e apoios a serem feitos nos postes/moures. O procedimento deve proporcionar encaixe perfeito e passagem dos arames sem muita resistncia. O acmulo de gua e a possibilidade de quebrar ou desencaixar so aspectos que devem ser observados para evitar manutenes precoces.

G - Desenrolamento e passagem do arame


Para o desenrolamento do arame liso, deve-se colocar o rolo no cho e fixar estacas no interior ou no exterior do rolo (permetro interno e externo do rolo) de acordo com a preferncia do cerqueiro. O arame pode ser desenrolado de fora para dentro ou de dentro para fora. Todos os rolos de arame possuem apenas duas pontas. Pode-se usar uma mquina de desenrolar prpria para arame liso adquirida no mercado.

Manual de aplicaes de arames na pecuria . Telas - Belgo Bekaert Arames

13

H - Ferramentas de apoio
Existem ferramentas que auxiliam no manuseio do material usado na construo e na manuteno de cercas e estruturas para fruticultura. O uso dessas ferramentas pode reduzir o tempo de execuo e melhorar o acabamento das cercas.

Alicate de corte Para os arames farpados, deve-se usar uma barra de ferro, um pedao de madeira rolia ou uma mquina de desenrolar arame farpado.

Chave de charrua

extremamente importante o uso de EPIs nesse processo. Leses nas mos, infelizmente, so comuns, devido falta de uso de luvas.

Manual de aplicaes de arames na pecuria . Telas - Belgo Bekaert Arames

14

Quadro de referncia para esticamento/tensionamento dos fios Ferramenta Indicao de aplicao


Arames farpados com toro contnua (arames cujas farpas passam entre os fios do arame). Ex.: Varjo

Caractersticas

Observaes

Manuseio pode acarretar Baixo custo, fcil manuseio e danos ao arame. aquisio. Possibilita esticamento de lances curtos.

Arame farpado com toro contnua.

Fcil manuseio e aquisio.

Danifica o arame e reduz a capacidade de trao.

Todos os modelos de arame farpado. Corte e arremate.

Fcil manuseio e aquisio.

Danifica o arame e reduz a capacidade de trao.

Todos os arames / lance de cerca acima de 50 m.

Proporciona o melhor esticamento dos fios e pode ser reutilizada para o esticamento e a emenda dos fios.

Algumas ferramentas tm peas (mordentes/cachorros) para fixao da farpa nos arames que danificam a superfcie e/ou a estrutura. A qualidade e a origem devem ser observadas em funo da durabilidade. A catraca e o dente da ferramenta devem proporcionar segurana na operao e resistncia. Alguns modelos destravam, ocasionando afrouxamento das cercas. A qualidade e a origem devem ser observadas em funo da durabilidade. A catraca e o dente da ferramenta devem proporcionar segurana na operao e resistncia. Alguns modelos destravam, ocasionando afrouxamento das cercas.
15

Arame liso / lance de cerca abaixo de 50 m.

Proporciona bom esticamento dos fios e facilita a manuteno, quando associada com a esticadeira de corrente.

Arame Eletrix cerca eltrica.

Proporciona bom esticamento dos fios e facilita a manuteno, quando associada com a esticadeira de corrente. Esse modelo j vem com uma castanha isoladora.

Manual de aplicaes de arames na pecuria . Telas - Belgo Bekaert Arames

Tipo de criao

Arame indicado
5 fios de arame ovalado Z-700 ou ZZ-700 Bezinal

Sistemas de sustentao
Distncia entre esticadores Distncia entre estacas intermedirias Distncia entre esticadores Distncia entre estacas intermedirias Distncia entre esticadores Distncia entre estacas intermedirias Distncia entre esticadores Distncia entre estacas intermedirias Distncia entre esticadores Distncia entre estacas intermedirias Distncia entre esticadores Distncia entre estacas intermedirias Distncia entre esticadores

Espaamento Topografia (cm) de baixo para cima Estvel Instvel


< 300 m 3a8m 500 m mx. 10 m < 100 2a6m 100 mx. 8 m < 80 2a4m 80 mx. 4 m < 300 m 5 a 20 m 500 m mx. 30 m < 50 m 3a6m < 100 m mx. 8 m < 200 m Acidentada 3a5m < 300 m Plana 10 m < 50 m Acidentada 2a6m 50 Plana 8m < 50 m Acidentada 2a4m 50 Plana 4m < 250 Acidentada 5 a 20 m < 300 m Plana 30 m < 50 m Acidentada 3a6m < 100 m Plana 8m A altura final da cerca ser de 1,30 m. A tela deve iniciar rente ao cho, com altura de 1,20 m no ltimo fio. 5 fios, sendo 30 / 27/22/22/35. A altura total da cerca ser de 1,45 m na ponta do mouro e de 1,35 m no ltimo fio.

Tipo de solo

Bovinos e Bubalinos

Bovinos e Bubalinos

5 fios de arame farpado Motto ou Super Varjo

5 fios, sendo 30 / 27/22/22/35. A altura total da cerca ser de 1,45 m na ponta do mouro e de 1,35 m no ltimo fio.

Bovinos, Bubalinos e Equinos

5 fios de arame farpado Varjo ou Rodeio

5 fios, sendo 30 / 27/22/22/35. A altura total da cerca ser de 1,45 m na ponta do mouro e de 1,35 m no ltimo fio.

Bovinos, Bubalinos e Equinos*

3 fios de arame Eletrix

Distncia entre estacas intermedirias Distncia entre esticadores Distncia entre estacas intermedirias Distncia entre esticadores

3 fios, sendo 40 / 40 / 45.

A altura total da cerca ser de 1,30 m na ponta do mouro e de 1,25 m no ltimo fio.

Ovinos, Caprinos e Sunos

Tela Campestre

Distncia entre estacas intermedirias Distncia entre esticadores Distncia entre estacas intermedirias

* Para gado de leite de origem europeia pode-se usar de um a trs fios, dependendo do solo e topografia. Em espaamentos entre estacas maior que 4 m, utilizar distanciador Aofix a cada 2 m. Para maior eficincia, utilize esticador de telas da marca Caula.

Manual de aplicaes de arames na pecuria . Telas - Belgo Bekaert Arames

16

+ Durabilidade

Proteo mxima contra a ao do tempo e de agentes corrosivos;

+ Valorizao + Economia

Cercas mais eficientes e duradouras;

+ Eficincia

Malhas que proporcionam a melhor conteno dos animais, independentemente da idade e do sistema produtivo;

Melhor relao custo-benefcio, quando comparada aos modelos tradicionais;

+ Garantia

+ Elasticidade

Maior capacidade de distenso da tela, reduzindo o efeito do impacto dos animais e a necessidade de manuteno ou de reesticamento;

Produto desenvolvido e comercializado pela Belgo Bekaert Arames, lder nacional de vendas e de preferncia dos consumidores;

+ Tecnologia

+ Confiabilidade

Maior resistncia ao impacto dos animais sobre a tela, permitindo maior espaamento entre os moures intermedirios;

Facilidade de acesso a tcnicas construtivas, a projetos de instalaes rurais, a apoio tcnico local, a acessrios e a eventos de difuso tecnolgicos. Acesso por meio da rede de distribuidores autorizados Belgo Bekaert Arames.

Hexanet

Melhor custo-benefcio.
Tela hexagonal, econmica, flexvel e de fcil manuseio. Utilizada na criao de animais domsticos e cercamentos em geral.

Especificaes
Comprimento do rolo Tipos de telas Dimenses da malha Dimetro do fio (BWG) Zincagem Alturas 50 m Viveiro Pinteiro Galinheiro Mangueiro 1/2 1 2 3 24 22 18, 22 e 23 16 e 18 camada leve 0,80 m/1,00 m/1,20 m 1,50 m/1,80 m

Manual de aplicaes de arames na pecuria . Telas - Belgo Bekaert Arames

17

Fortinet

Benefcios
Tela eletrossoldada galvanizada e revestida em PVC. Tecnologia de alta aderncia. Elevada resistncia corroso. Excelente desempenho em regies litorneas. Segurana e beleza.

Aplicaes
Empreendimentos industriais, comerciais e esportivos; Aeroportos e rodovirias; Residncias, condomnios, casas de campo e chcaras; Clubes, parques, playgrounds e reas de lazer; Lotes urbanos e regies litorneas.

Especificaes
MODELOS Medium Special Family MALHA (cm) 5x5 5 x 10 5 x 10 DIMETRO FIOS (mm) 2,95 2,95 2,50 ALTURAS (m) 2,01 1,52 - 2,03 1,02 - 1,52 - 1,83 - 2,03 COMPRIMENTO DO ROLO (m) 25

Manual de aplicaes de arames na pecuria . Telas - Belgo Bekaert Arames

18

Practica

Benefcios
Tela eletrossoldada com galvanizao pesada. Segurana com economia. Facilidade de instalao. Tripla camada de zinco.

Aplicaes
Obras industriais e comerciais; Lotes urbanos; Casas de campo e chcaras.

Especificaes
MALHA (cm) 5 x 15 5 x 10 5x5 DIMETRO FIOS (mm) 2,40 2,76 2,00 2,76 2,76 ALTURAS (m) 1,02 - 1,27 - 1,57 - 1,83 - 2,03 1,57 - 2,03 1,02 2,03 2,03 COMPRIMENTO DO ROLO (m) 25 20

Manual de aplicaes de arames na pecuria . Telas - Belgo Bekaert Arames

19

Manual de produtos para pecuria

Monte sua cerca


Telas - Passo a passo
1. Marque as extremidades de cada seo linear da cerca (Marque os dois extremos da seo linear onde ser esticado o arame). 2. Faa buracos com, no mnimo, 1 m de profundidade e com dimetro de 3 vezes o dimetro do mouro esticador. 3. Coloque o poste no centro do buraco, deixando-o com, no mnimo, 10 cm maior que a tela a ser instalada para fora da terra. 4. Apoie o p do mouro esticador que est no fundo do buraco com um travesseiro (pedao de madeira ou de pedra). 5. O travesseiro deve ser colocado no lado do sentido da cerca. 6. Coloque terra no buraco e soque palmo a palmo at 20 cm da superfcie do buraco. 7. Verifique sempre o alinhamento do buraco. 8. Coloque outro travesseiro no buraco, forando o mouro esticador no sentido contrrio ao da cerca.

Manual de aplicaes de arames na pecuria . Telas - Belgo Bekaert Arames

20

9. Marque o meio do mouro na parte interna do lance da cerca e faa o apoio da mo-francesa.

10. Utilize um mouro intermedirio (8 cm a 10 cm X 2,20 m) para a mo-francesa (esbirro, escora, etc.), preparando a ponta mais fina para se encaixar no apoio feito no mouro esticador;

11. Apoie a mo-francesa e marque o local onde a outra ponta da mo-francesa apoia no cho. 12. Na marca, faa uma cova transversal ao sentido da mo-francesa e instale o travesseiro.

13. Apoie a mo-francesa no travesseiro e encaixe no apoio feito no mouro. importante que na instalao, a mo-francesa entre com presso, forando o mouro no sentido contrrio ao da fora exercida pelos arames na cerca.

Manual de aplicaes de arames na pecuria . Telas - Belgo Bekaert Arames

21

14. Colocao dos moures de meio os buracos devem ser feitos a cada 2,5 m, seguindo o alinhamento determinado pelos cantos. A altura externa dos postes deve ser sempre a mesma para tornar a cerca mais rente possvel ao cho.

b) Colocao e esticamento das telas Para a instalao das Telas Hexagonais, deve-se fix-las no primeiro mouro e depois aos fios de sustentao com o uso de arame galvanizado.

15. Pode-se utilizar viga baldrame ou mureta de cimento embaixo da tela para evitar a entrada de animais cavadores ou pessoas. Dessa forma, deve-se observar a altura em relao viga ou ao muro.

As Telas Hexagonais no devem ser esticadas, apenas fixadas nos fios de sustentao.

Instalao das telas hexagonais e de Esticamento das telas soldadas alambrado


a) Esticamento dos fios de sustentao Devemos esticar um fio entre as extremidades superiores e outro nas inferiores para apoiar/amarrar a tela. Telas com mais de 1 m de altura necessitam de mais um fio no meio. Os fios vo proporcionar maior firmeza tela.

a) Para a instalao e o esticamento das Telas Soldadas, deve-se fix-las nos moures de canto com grampos de cerca (para moures de madeira) ou com arame galvanizado (para moures de cimento).

Manual de aplicaes de arames na pecuria . Telas - Belgo Bekaert Arames

22

b) Estenda a tela e estique. Para isso, prenda a esticadeira de corrente no mouro esticador oposto ao que foi fixado a tela e tensione-a.

lembrando sempre que telas soldadas no devem ser instaladas em trechos com variaes na topografia do terreno (terrenos irregulares), apenas em trechos planos.

d) Para emendar a tela, sobreponha pelo menos uma malha, fazendo uma costura com as prprias franjas, se possvel atrs de um mouro. c) Mantendo a tela alinhada, fixe-a nos moures de meio, fazendo amarras com arame galvanizado ou com grampo,

Use sempre EPIs (culos, botas, luvas e outros) quando for manusear arames e telas.

Manual de aplicaes de arames na pecuria . Telas - Belgo Bekaert Arames

23

Manual de produtos para pecuria

Tela campestre

Manual de aplicaes de arames na pecuria . Telas - Belgo Bekaert Arames

24

Tela Campestre
+ Durabilidade
Proteo mxima contra a ao do tempo e de agentes corrosivos;

+ Valorizao + Economia

Cercas mais eficientes e duradouras;

+ Eficincia

Malha inteligente que proporciona a melhor conteno dos animais, independentemente da idade e do sistema produtivo. No tem pontos de solda na emenda dos fios, o que possibilita acompanhar as irregularidades do terreno;

Melhor relao custo-benefcio para cercas de arame farpado;

+ Garantia

A tela Campestre um produto desenvolvido e comercializado pela Belgo Bekaert Arames, lder nacional de vendas e de preferncia dos consumidores;

+ Elasticidade

Maior capacidade de distenso da tela, reduzindo o efeito do impacto dos animais e a necessidade de manuteno ou de reesticamento;

+ Tecnologia

+ Confiabilidade

Maior resistncia ao impacto dos animais sobre a tela permitindo maior espaamento entre os moures intermedirios;

Facilidade de acesso a tcnicas construtivas, a projetos de instalaes rurais, a apoio tcnico local, a acessrios e a eventos de difuso tecnolgicos. Acesso por meio da rede de distribuidores autorizados Belgo Bekaert Arames.

Campestre
Cerca pronta.
Diferentes espaamentos de fios para a criao de animais de mdio porte com economia e segurana.

Especificaes
Comprimento do rolo Espaamento entre os fios horizontais Espaamento entre os fios verticais Zincagem Dimetro dos fios Altura do rolo 50 m 6 x 10/3 x 20 20 cm camada pesada Ext.: 2,50 mm/Int.: 2,10 mm/Vert.: 1,90 mm 1,20 m

Manual de aplicaes de arames na pecuria . Telas - Belgo Bekaert Arames

25

Manual de produtos para pecuria

Monte sua cerca


Cerca pronta - Passo a passo
A ausncia de pontos de solda, substitudos por ns, permitem que a tela Campestre possa acompanhar as irregularidades do terreno sem a necessidade de emendas nem de cortes, tornando sua instalao prtica e fcil.
1. Marque as extremidades de cada seo linear da cerca (Marque os dois extremos da seo linear onde ser esticado o arame). 2. Faa buracos com, no mnimo, 1 m de profundidade e com um dimetro de 3 vezes o dimetro do mouro esticador. 3. Coloque o poste no centro do buraco, deixando-o com, no mnimo, 1,30 m para fora da terra. 4. Apoie o p do mouro esticador que est no fundo do buraco com um travesseiro (pedao de madeira ou de pedra). 5. O travesseiro deve ser colocado no lado do sentido da cerca.

Manual de aplicaes de arames na pecuria . Telas - Belgo Bekaert Arames

26

6. Coloque terra no buraco e soque palmo a palmo at 20 cm da superfcie do buraco. 7. Verifique sempre o alinhamento do buraco. 8. Coloque outro travesseiro no buraco, forando o mouro esticador no sentido contrrio ao da cerca.

11. Apoie a mo-francesa e marque o local onde a outra ponta da mo-francesa apoia no cho. 12. Na marca, faa uma cova transversal no sentido da mo-francesa e instale o travesseiro.

9. Marque o meio do mouro na parte interna do lance da cerca e faa o apoio da mo-francesa. 10. Utilize um mouro intermedirio (7 cm a 10 cm X 2,20 m) para a mo-francesa (esbirro, escora, etc.), preparando a ponta mais fina para se encaixar no apoio feito no mouro esticador.

13. Apoie a mo-francesa no travesseiro e encaixe no apoio feito no mouro. importante que na instalao, a mo-francesa entre com presso, forando o mouro no sentido contrrio ao da fora exercida pelos arames na cerca.

Manual de aplicaes de arames na pecuria . Telas - Belgo Bekaert Arames

27

14. Marque o local onde sero instaladas as lascas intermedirias (mximo de 6 m), observando as variaes do terreno. Os postes intermedirios devem proporcionar a instalao do arame paralelo superfcie do terreno.
mximo de 6 m

15. Solte a extremidade da tela. Fixe a extremidade da tela no mouro esticador, usando a chave de charrua (no indicado o uso de grampos para fixar o arame no mouro esticador. Essa prtica danifica o arame e reduz a eficincia da cerca).

16. Instale a esticadeira de corrente na tela e no mouro esticador.

Manual de aplicaes de arames na pecuria . Telas - Belgo Bekaert Arames

28

17. Estique a tela e arremate a tela no mouro esticador, usando a chave de charrua. (Repita o passo 13). Pode-se fazer uso de catracas de meio para esticamento da tela. 18. Caso a seo seja maior que 50 m, faa uma emenda entre as extremidades das telas.

19. Use os grampos com galvanizao pesada para fixar a tela nos moures intermediros. Os grampos so usados apenas para posicionar a tela nos moures, lembrando sempre de no deixar que o grampo force ou marque o arame da tela. O arame deve passar livremente dentro do grampo, possibilitando uma melhor distribuio das foras, quando os animais forarem a cerca.

20. Nunca aplique os grampos sobre os fios da cerca pressionando-os nos moures. Esse procedimento evita que o arame corra dentro do grampo e danifica a estrutura do arame criando pontos de enfraquecimento do fio.

21. Tronqueiras ou colchetes podem ser feitos com tela.

Observao

A tenso ou fora usada para esticar as telas deve ser suficiente para mant-la perpendicular (em p) em relao ao solo. Caprinos tendem a se apoiar nas telas. Por serem flexveis, as telas criam certo desconforto para esse hbito, tornando a cerca mais eficiente. O hbito de transpor as cercas, comum entre caprinos e ovinos, , em sua maioria, pela parte inferior das telas, entre o solo e 20 cm de altura. Portanto, necessrio instalar a tela para que ela fique em contato com o solo em toda a sua extenso. O comportamento dessas espcies varia de acordo com a intensidade e o tipo de contatos com seres humanos e o tipo de manejo de pastagem imposto aos animais.

A malha da tela proporciona a conteno ideal de animais jovens e adultos sem exp-los ao risco de ficar presos, caso tentem transp-las. O uso de tela soldada para a conteno animal deve ser evitado. A ao mecnica proporcionada pelo contato dos animais com a tela provoca quebra dos pontos de solda e exposio de pontas de arames que podem acarretar em danos fsicos pele, aos olhos e mucosa dos animais. Em reas onde existe o manejo de bovinos e/ou equinos em conjunto com ovinos e ou caprinos deve-se instalar um fio de arame farpado na parte superior da tela para evitar danos ao cercamento.

Use sempre EPIs (culos, botas, luvas e outros) quando for manusear arames e telas.

Manual de aplicaes de arames na pecuria . Telas - Belgo Bekaert Arames

29

Arames para aquicultura


Piscicultura
PVC de Alta Aderncia
Fabricado com tecnologia exclusiva de revestimento em PVC superaderente, o que garante altssima resistncia, mesmo na utilizao em regies mais agressivas ou em aplicaes aquticas.

Especificaes
Bitola mm 1,9 2,3 2,8 BWG 18 16 14 Comprimento m/kg* 80 51 33 Resistncia Kgf/mm 40-55
2

Acondicionamento kg Rolo de 110/600

Arame Bezinal
Ideal para aplicao em curral de peixe e tanque rede.

Especificaes
Bitola mm 1,70 a 2,70 Resistncia Kgf/mm 40-50
2

Acondicionamento kg Rolo de 50 / 100 / 500

Arame Lagosteiro
Para a fabricao de manzus para pesca de lagostas. Arame de 1,24 mm com galvanizao tripla de zinco em rolos de 30 kg.

Manual de aplicaes de arames na pecuria . Telas - Belgo Bekaert Arames

30

Arames para avicultura


Arame Bezinal

Para tela de avirios


Tela ANTIPSSARO, blindagem para biossegurana. Atende integralmente IN n 59 do MAPA e ABNT 10.118. Arame Galvanizado para confeco de telas de simples toro antipssaro.

Especificaes dos arames para tela antipssaro


Bitola Nominal mm BWG m/kg* 1,24 18 105,7 1,65 16 59,7 Faixa de Resistncia Kgf/mm 40-61
2

Acondicionamento kg Rolo de 25/50/300

Arames para Fuso Helicoidal


Ao de alto teor de carbono. Sinnimo de segurana, resistncia e durabilidade.

Especificaes dos arames para fuso


Bitola 7,5 x 4,5 11,5 x 4,5 Largura 7,5 11,5 Espessura 4,5 4,5 Resistncia (Kgf/mm2) 110-130 120-140 Acondicionamento (kg) 1000 1000

Manual de aplicaes de arames na pecuria . Telas - Belgo Bekaert Arames

31

Proteo e durabilidade para sua criadeira

Para criadeiras
Com uma liga especial de Zinco e Alumnio, o Arame Bezinal para gaiola de poedeiras muito mais resistente corroso.

Benefcios
Vida til das criadeiras prolongada ao mximo; Melhor proteo contra corroso nos pontos de solda; Facilidade de manuseio; Melhor proteo em pontos, terminais ou sees cortadas (proteo maior a oxidao = efeito de autocicatrizao); Alta tecnologia na galvanizao.

Especificaes
Bitola mm 2,10 2,76 3,40 4,19 BWG 14 12 10 8 Comprimento m/kg* 37 21 14 9 Resistncia Kgf/mm 50-60 40-55
2

Acondicionamento kg Rolo de 100/700

Manual de aplicaes de arames na pecuria . Telas - Belgo Bekaert Arames

32

Prticas de manejo para o seu tanque-rede


1. Compre os tanques ou as telas de reposio de fornecedores reconhecidos no segmento de piscicultura. As telas da Belgo Bekaert Arames so produzidas pela rede de teleiros credenciados pela Belgo Bekaert Arames no Brasil h mais de 12 anos. 2. Exija telas que atendam integralmente norma ABNT 10.118. importante observar a regularidade da malha. Ela deve ser um quadrado perfeito e no pode apresentar falhas no recobrimento de PVC, principalmente nos pontos de conformao da malha da tela.
Ponto de conformao da malha

7. O sistema de cultivo deve ser projetado e posicionado por um engenheiro com experincia na rea, sinalizado de acordo com a regulamentao da Marinha Brasileira e ancorado com poitas ou ncoras. 8. O local para a colocao dos tanques deve ser escolhido previamente, levando-se em conta uma profundidade compatvel com o tamanho do tanque, e a interferncia futura de galhadas e similares. 9. O tanque-rede deve ser vistoriado diariamente para a retirada dos peixes que venham a morrer. Isso ajuda a manter a integridade do plantel e evita o ataque de predadores, como a piranha (Serrassalmus sp.). Durante a vistoria, o responsvel deve ficar atento integridade das telas e do comedouro, para evitar a fuga de peixes e rao. 10. Depois do ciclo de cultivo, as telas devem ser limpas preferencialmente com o uso de um sistema de gua em alta presso. Assim toda a biocomatao (algas, material em suspenso e moluscos) pode ser retirada. Aproveite o perodo de vazio sanitrio para uma melhor biossegurana. 11. A equipe de montagem do tanque-rede deve sempre utilizar equipamentos de segurana credenciados, como culos e luvas. 12. Em caso de dvidas, siga sempre as orientaes de um consultor tcnico da rea de aquicultura para instruir o seu sistema de produo. 13. As telas descartadas devem ser destinadas a empresas especializadas em compra de sucata metlica para reciclagem. Nunca queime o PVC que recobre as telas. Isso pode levar produo de gases txicos. 14. Os tanques rede de mdio (at 10 m x10 m) e grande volume (acima de 10 m x10 m), com profundidade acima de 2,5 m, devem receber sustentao de cabos de ao ou cordas. A ao auxilia na sustentao do peso, distribuindo melhor a carga ao longo da tela e evitando o rompimento dos pontos de conformao da malha por excesso de carga.

Medio de tela de alambrado (simples toro), segundo definio da ABNT.

Teste do canivete.

No arame Alta Aderncia, o PVC no se solta do arame quando cortado. No arame revestido comum, o revestimento arrancado totalmente. 3. Observe se o arame apresenta a alta aderncia do ncleo de ao na camada de PVC. Isso essencial para a durabilidade do tanque rede. Na dvida, faa o teste do canivete. 4. recomendado montar o tanque-rede sobre uma lona para evitar a abraso sobre a camada de PVC. Nunca arraste a tela no cho. 5. O transporte do tanque deve ser feito sempre com muito cuidado, a fim de evitar danos malha e camada de PVC. 6. Para realizar manejos e despescas, recomenda-se a utilizao de balsas ou plataformas de apoio. Elas garantem uma maior segurana aos trabalhadores, ao mesmo tempo em que melhoram a eficincia do servio e contribuem com a reduo do esforo sobre as estruturas dos tanques rede.

Manual de aplicaes de arames na pecuria . Telas - Belgo Bekaert Arames

33

Para agropecuria, escolha qualidade.

Mais durveis, resistentes e inteligentes.


Nossos produtos entendem de agropecuria to bem quanto voc.

www.belgobekaert.com.br | 0800 727 2000


34

You might also like