You are on page 1of 26

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA CENTRO DE CINCIAS JURDICAS CURSO DE PS-GRADUAO EM DIREITO

direito, poltica, atualidade

Captura Crptica:

______________________________
Revista Discente do Curso de Ps-Graduao em Direito da Universidade Federal de Santa Catarina

Captura Crptica: direito, poltica, atualidade. Revista Discente do CPGD/UFSC Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) Centro de Cincias Jurdicas (CCJ) Curso de Ps-Graduao em Direito (CPGD) Campus Universitrio Trindade CEP: 88040-900. Caixa Postal n. 476. Florianpolis, Santa Catarina Brasil.

Expediente
Prof. Dr. Jess Antonio de la Torre Rangel (Universidad de Aguascalientes - Mxico) Prof. Dr. Edgar Ardila Amaya (Universidad Nacional de Colombia) Prof. Dr. Antonio Carlos Wolkmer (UFSC) Prof Dr Jeanine Nicolazzi Phillippi (UFSC) Prof. Dr. Jos Antnio Peres Gediel (UFPR) Prof. Dr. Jos Roberto Vieira (UFPR) Prof Dr Deisy de Freitas Lima Ventura (IRI-USP) Prof. Dr. Jos Carlos Moreira da Silva Filho (UNISINOS)

Conselho Cientfico

Conselho Editorial
Adailton Pires Costa (CPGD-UFSC) Ademar Pozzatti Junior (CPGD-UFSC) Andreia Marreiro Barbosa (CPGD-UFSC) Carla Andrade Maricato (CPGD-UFSC) Felipe Heringer Roxo da Motta (CPGD-UFSC) Gabriela Barretto de S (CPGD-UFSC) Helder Flix Pereira de Souza (CPGD-UFSC) Jos Alexandre Ricciardi Sbizera (CPGD-UFSC) Laila Maia Galvo (CPGD-UFSC) Luana Renostro Heinen (CPGD-UFSC) Lucas Machado Fagundes (CPGD-UFSC) Luiz Otvio Ribas (CPGD-UFSC) Macell Cunha Leito (CPGD-UFSC) Marcel Soares de Souza (CPGD-UFSC) Marcia Cristina Puydinger De Fzio (CPGD-UFSC) Marina Corra de Almeida (CPGD-UFSC)

Captura Crptica: direito poltica, atualidade. Revista Discente do Curso de Ps-Graduao em Direito. n.3., v.2. (jan./jun. 2012) Florianpolis, Universidade Federal de Santa Catarina, 2012 Periodicidade Semestral ISSN (Digital) ISSN (Impresso) 1984-6096 2177-3432

1. Cincias Humanas Peridicos. 2. Direito Peridicos. Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Cincias Jurdicas. Curso de Ps-Graduao em Direito.

Resumo: O presente artigo tem por objetivo expor e tematizar a teoria do Estado criada pelo pensador poltico italiano Antonio Gramsci e fazer um breve balano crtico dela. Para tanto, na primeira parte so expostos os fundamentos da teoria poltica gramsciana bem como seus principais conceitos, como hegemonia e sociedade civil. Em um segundo momento, so indicados alguns pontos polmicos da obra de Gramsci, os quais so problematizados e debatidos para que se verifique a validade de sua teoria em relao ao desafios postos compreenso jurdico-poltica do capitalismo contemporneo. Palavras-chave: Gramsci; Hegemonia; Sociedade civil. Estado;

Mestrando em Filosofia do Direito pelo Programa de Ps-Graduao em Direito da UFPR.

CAPTURA CRPTICA: direito, poltica, atualidade. Florianpolis, n.3., v.2., jan./jun. 2012

aptura rptica

Revista Discente do Curso de Ps-Graduao em Direito Universidade Federal de Santa Catarina

Problematizaes acerca da teoria gramsciana do Estado


Mozart Silvano Pereira

Abstract: This article aims to expose and thematize the state theory created by the Italian political philosopher Antonio Gramsci and make a brief critical review of it. To this end, the first part outlines the foundations of Gramscis political theory and its key concepts such as hegemony and civil society. In a second stage, controversial points of Gramcis work are problematised and debated in order to check the validity of his theory in relation to the challenges set to the legal-political understanding of contemporary capitalism.

Keywords: Gramsci; State; Hegemony; Civil society.

131

1) Introduo
Foi Norberto Bobbio, em meados dos anos 70, quem deu o pontap inicial para um clssico debate dentro do campo da cincia poltica cuja questo central era existe uma teoria poltica marxista?. Esta provocao jogada pelo filsofo italiano foi um dos mais perspicazes e importantes desafios colocados teoria marxista do poltico tendo ressonncias intelectuais at os dias de hoje. A resposta de Bobbio sua prpria pergunta era negativa, e em certo sentido no deixava de conter alguma verdade. Afinal, parece que no h em Marx e Engels uma teoria poltica que esteja altura de sua teoria acerca da economia capitalista. Contudo, seria uma leitura demasiado simplista afirmar que, por uma suposta subordinao direta estrutura econmica, a poltica ocuparia um papel meramente secundrio na teoria marxiana, constituindo algo sobre o qual o marxismo teria pouco a dizer. Na verdade, a importncia da poltica atestada pelo prprio Marx: todo o espectro da sua obra atravessado permanentemente por reflexes polticas desde seus primeiros escritos, como Sobre a questo judaica, at seus registros mais maduros, como A guerra civil na Frana e a Crtica do programa de Gotha. Um dos fatores que talvez tenha confundido a crtica bobbiana, como destaca Atilio Boron1, deve-se ao fato de que a teoria poltica marxista baseia-se em uma concepo negativa da poltica, ou seja, que ela est relacionada muito mais a uma crtica da poltica e dos fundamentos que a sustentam do que uma explicao interna das instituies da vida pblica. Ora, negatividade no sinnimo de inexistncia; Marx fez incontveis consideraes acerca do funcionamento do Estado e, se possvel dizer que ele no nos deixou reflexes sistematizadas acerca do funcionamento poltico da sociedade burguesa, por outro lado no parece plausvel afirmar que suas reflexes no tenham peso suficiente para configurar uma teoria poltica2.
1

BORON, Atilio. Filosofia poltica marxista. So Paulo: Cortez; Buenos Aires: CLACSO, 2003, p. 94 e ss. 2 Boron diria ainda que seria mais apropriado se referir a uma teoria marxista da poltica do que a uma teoria poltica marxista, j que a primeira integra em seu seio uma diversidade de fatores explicativos que transcendem as fronteiras da poltica e combina elementos de diversas esferas do ser social. Idem, p. 99.

132

aptura rptica

Revista Discente do Curso de Ps-Graduao em Direito Universidade Federal de Santa Catarina

CAPTURA CRPTICA: direito, poltica, atualidade. Florianpolis, n.3., v.2., jan./jun. 2012

De qualquer modo, havia outro fator que se encontrava dando suporte indagao de Bobbio: eram poucos os marxistas representativos que, na primeira metade do sculo XX, se dedicaram ao estudo da poltica e do Estado. Afora os escritos clssicos de Marx e Lenin, muito pouco se falava sobre estes temas. Os maiores seguidores de Marx que viveram entre os anos 20 e os 60 e que se situavam fora do stalinismo ou seja, aqueles que se enquadram naquilo que o historiador ingls Perry Anderson denominou de marxismo ocidental tiveram como uma de suas principais caractersticas o fato de abandonarem a economia e a poltica como objeto primrio de suas reflexes para se recolher para a pesquisa de temas predominantemente superestruturais, como a literatura, a esttica e a epistemologia. Entre os marxistas ocidentais podemos localizar, a ttulo de exemplo, Theodor Adorno, Georg Lukcs, Galvano Della Volpe, entre outros3. de se notar, no entanto, e isto salientado tambm por Anderson, que o nico intelectual que efetivamente se mostrou como uma exceo em relao s diretrizes temticas do marxismo ocidental e que se dedicou, de modo literalmente solitrio, ao estudo do poder poltico foi Antonio Gramsci 4 . O marxista sardo, isolado em seu encarceramento, foi capaz de criar uma teoria bastante original que refrescou e aperfeioou aquilo que j se tinha falado acerca da poltica dentro do campo marxista, desviando-se tanto das concepes positivistas quanto das stalinistas. Gramsci acabou se tornando provavelmente o autor da mais influente e debatida teoria do Estado no sculo XX. Sua reelaborao do acervo terico marxista, realizada na busca de respostas para os desafios polticos concretos de sua poca, deu frutos de contribuio inestimvel para a anlise da morfologia do poder no capitalismo contemporneo, ainda que no tenha deixado de conter certos problemas. Ento, se a provocao de Bobbio j mostrava inconsistncia se tomada apenas em relao a Marx, se considerada em relao a Gramsci ela praticamente perde sua fora, j que este definitivamente deu grandes passos na estruturao de uma teoria marxista da poltica.

ANDERSON, Perry. Consideraes sobre o marxismo ocidental; Nas trilhas do materialismo histrico. So Paulo: Boitempo, 2004, p. 46. 4 Idem, p. 97-98.
CAPTURA CRPTICA: direito, poltica, atualidade. Florianpolis, n.3., v.2., jan./jun. 2012

aptura rptica

Revista Discente do Curso de Ps-Graduao em Direito Universidade Federal de Santa Catarina

133

2) Estado, sociedade civil e hegemonia


O modo como o legado intelectual de Gramsci foi apropriado ao longo do sculo XX , no mnimo, tumultuado. As leituras de sua obra incluram no s aquelas interpretaes oriundas da esquerda socialista ou da socialdemocracia, mas at mesmo do campo liberal, o que mostra que Gramsci foi usado sem restries por muitas das correntes intelectuais contemporneas claro que no sem a perda de sua herana crtica em vrias de suas apropriaes. Essa flexibilizao ideolgica feita sobre a obra gramsciana foi obviamente facilitada pela condio em que seus escritos foram produzidos. Como sabido, os Cadernos do crcere, que compreendem e registram quase a totalidade de seu pensamento, foram escritos em condio completamente precria, na priso, com acesso limitado do autor a outras obras e com a presena constante da censura fascista, que verificava todo o conjunto dos escritos de Gramsci impondo severas limitaes sua liberdade de escrever. Por essa razo, ele foi obrigado a utilizar de uma escrita truncada, incompleta, por vezes codificada, que fosse apta a fazer com que suas anotaes no chamassem a ateno dos censores e, portanto, no fossem destrudas. Desse modo, a fragmentariedade e a eventual falta de clareza presente nos Cadernos foram precisamente um ponto de partida para que Gramsci fosse utilizado das maneiras mais deliberadas nas batalhas de ideias das ltimas dcadas. necessrio reconhecer, ainda assim, que h uma interpretao privilegiada de Gramsci que tem estabelecido uma hegemonia sobre as demais; trata-se justamente daquela viso segundo a qual o marxista sardo se afirmaria como um terico das superestruturas, um profeta da sociedade civil organizada e um defensor da conquista de espaos na democracia5. Esta leitura foi popularizada por Bobbio nos seus escritos sobre a teoria gramsciana, e se baseia em um diagnstico de que h uma ruptura na relao de Gramsci com Marx, no sentido em que Gramsci teria abandonado a noo, fundamental em Marx, da preeminncia ontolgica da economia na constituio do ser social. Trata-se de uma compreenso discutvel, mas para avali-la necessrio nos adentrarmos nas concepes polticas de Gramsci.
5

BIANCHI, Alvaro. O laboratrio de Gramsci: filosofia, histria e poltica. So Paulo: Alameda, 2008, p. 173.

134

aptura rptica

Revista Discente do Curso de Ps-Graduao em Direito Universidade Federal de Santa Catarina

CAPTURA CRPTICA: direito, poltica, atualidade. Florianpolis, n.3., v.2., jan./jun. 2012

H quem defenda que a principal novidade trazida por Gramsci teoria poltica foi seu conceito de hegemonia; h aqueles que argumentam que o essencial de sua herana terica est concentrado na noo de Estado ampliado; e h tambm aqueles que pensam que o diferencial de Gramsci se deve ao modo inovador com o qual trata a categoria de sociedade civil. De uma maneira ou de outra, o que importa aqui salientar que todos esses elementos compem uma unidade dentro do construto gramsciano, de um modo tal que eles esto em ntima conexo e no podem ser pensados isoladamente. A crtica do Estado, em Marx, era feita pela denncia de como todo o aparelho estatal, ao invs de ser, como imaginava Hegel, uma entidade universal, um representante do interesse geral que se localizaria para alm dos particularismos dos indivduos isolados na sociedade civil 6 , , na verdade, completamente fundado sobre a lgica da sociedade civil (leia-se, da sociedade burguesa), de modo que, embora aparea como um ente que representa todos os indivduos como cidados, ele tem na sua essncia um fundamento necessariamente classista. O Estado, para Marx, no um regulador do caos da sociedade civil, mas, ao contrrio, um fruto dela, j que sua existncia como assegurador de uma igualdade abstrata, formal, se deve no existncia de uma igualdade real, o que causado pela diviso da sociedade em classes. Assim, impossibilitado de congregar em uma unidade os diversos interesses em jogo na sociedade justamente porque no pode haver algo como bem comum em uma ordem social na qual os homens se antagonizam , o Estado se mostra, aos olhos da crtica, como um falso universalizador, uma vez que levado a transformar interesses particulares de uma classe (mais especificamente, da classe dominante) em interesse geral da sociedade. Pois bem, Gramsci no rompe com esta compreenso marxiana da natureza do Estado. Contudo, faz uma leitura histrica que coloca em perspectiva os tipos de Estado que Marx e no s Marx: Lenin tambm se confrontaram, tentando perceber a mudanas ocorridas no incio do sculo XX e as implicaes delas na estratgia poltica da classe trabalhadora. Segundo Carlos Nelson Coutinho, as novas determinaes que Gramsci traz teoria marxista do Estado se baseiam no fenmeno da socializao da
6

Sociedade civil entendida aqui no sentido de reino do individual, do locus onde se desenrola a guerra de todos contra todos.

CAPTURA CRPTICA: direito, poltica, atualidade. Florianpolis, n.3., v.2., jan./jun. 2012

aptura rptica

Revista Discente do Curso de Ps-Graduao em Direito Universidade Federal de Santa Catarina

135

poltica ou seja, da maior participao popular na poltica, sinalizada pela expanso de sindicatos, criao de partidos de massa, extenso do sufrgio universal etc , que acabou conferindo ao Estado um funcionamento mais complexo, que ultrapassava sua configurao de mero aparelho repressivo7. A questo para Gramsci era, portanto, entender como sustentado o poder nas sociedades capitalistas contemporneas, verificando, por um lado, que o Estado continua como portador dar violncia legtima, da coero, mas que, por outro lado, a legitimao do status quo tambm passou a ser realizada por outros meios meios estes, por assim dizer, extra-coercitivos, que remetem ao consentimento das massas. Gramsci verificou que, naquilo que chamou de sociedades ocidentais, a dominao de classe e sua manuteno no so desempenhadas apenas por meio da represso e da fora, mas que a principal razo pela qual os subalternos aceitam um determinado tipo de sociedade porque eles consentem com essa forma social. Colocando de outro modo: o marxista italiano verificou que no suficiente entender o Estado como mero detentor de aparatos repressivos que funcionam a servio da ordem, pois h uma srie de prticas destinadas a auferir legitimidade dominao social cujo alicerce o consenso, a aceitao passiva desta dominao, e estas prticas devem ser inseridas no interior da compreenso do Estado. Nesse sentido, o poder teria um carter duplo:
A supremacia de um grupo social se manifesta de duas formas, como dominao e como direo intelectual e moral. Um grupo social domina os grupos adversrios, que visa a liquidar ou a submeter inclusive com a fora armada, e dirige os grupos afins e aliados.8

Coero e consenso so, ento, dois elementos que esto concentrados na unidade do Estado, configurando duas faces de uma mesma moeda. Esta dupla perspectiva aparece, nos comentrios de Gramsci sobre Maquiavel, sob a
7 COUTINHO, Carlos Nelson. O conceito de sociedade civil em Gramsci e a luta ideolgica no Brasil de hoje. In: ________. Intervenes: o marxismo na batalha das ideias. So Paulo: Cortez, 2006, p. 33. 8 GRAMSCI, Antonio. Cadernos do crcere, v.5. Rio de Janeiro: Civilizao Brasileira, 2002, p. 62.

136

aptura rptica

Revista Discente do Curso de Ps-Graduao em Direito Universidade Federal de Santa Catarina

CAPTURA CRPTICA: direito, poltica, atualidade. Florianpolis, n.3., v.2., jan./jun. 2012

metfora do centauro, uma figura que exprime a concepo simultaneamente unitria e dual do poder poltico:
Outro ponto a ser fixado e desenvolvido o da dupla perspectiva na ao poltica e na vida estatal. Vrios so os graus nos quais pode se apresentar a dupla perspectiva, dos mais elementares aos mais complexos, mas que podem ser reduzidos teoricamente a dois graus fundamentais, correspondentes natureza dplice do Centauro maquiavlico, ferina e humana, da fora e do consenso, da autoridade e da hegemonia, da violncia e da civilidade, do momento individual e daquele universal (da Igreja e do Estado), da agitao e da propaganda, da ttica e da estratgia, etc.9

A captao desta dialtica de unidade-distino da dupla perspectiva das relaes de poder um pilar absolutamente central na teoria de Gramsci. precisamente ela que ir nortear o raciocnio gramsciano, no sentido de que, se a faceta coercitiva do Estado j havia sido pensada pela teoria poltica clssica, o principal desafio terico posto ao marxismo para compreender a dominao burguesa era agora entender o aspecto consensual do poder. E foi nessa questo que se assentou a contribuio decisiva do marxista sardo ao pensamento poltico. A caracterstica dplice da existncia do poder leva Gramsci a formar a sua famosa ideia de Estado integral, ou, como Christine Buci-Glucksmann iria apelidar posteriormente, Estado ampliado10. A ampliao do conceito de Estado, nesse contexto, significa para Gramsci a tentativa de apreender o Estado em uma elaborao que no reduzisse a complexidade da natureza dupla do poder, trazendo, para tanto, novos elementos anlise poltica. da seguinte maneira que ele se relata, em uma carta de 1931, a essa sua trajetria de estudo:
Eu amplio muito a noo de intelectual e no me limito noo corrente, que se refere aos grandes intelectuais. Este estudo tambm leva a certas determinaes do conceito de Estado, que, habitualmente, entendido como sociedade poltica

GRAMSCI, Antonio. Cadernos do crcere, v.3. 2 ed. Rio de Janeiro: Civilizao Brasileira, 2002, p. 33. 10 BUCI-GLUCKSMANN, Gramsci e o Estado. 2 ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1980, p. 97 e ss.
CAPTURA CRPTICA: direito, poltica, atualidade. Florianpolis, n.3., v.2., jan./jun. 2012

aptura rptica

Revista Discente do Curso de Ps-Graduao em Direito Universidade Federal de Santa Catarina

137

Percebe-se nesta citao que o prprio autor frisa que se trata de uma aproximao distinta dos vieses pelos quais se costumeiramente enxerga o Estado. Essa caracterstica de sua abordagem fica evidente tambm quando Gramsci comenta que sua perspectiva ampliada v o Estado como todo o complexo de atividades prticas e tericas com as quais a classe dirigente no s justifica e mantm seu domnio, mas consegue obter o consenso ativo dos governados12. O Estado integral, como j evidenciado no trecho acima citado, uma totalidade que envolve dois momentos centrais: a sociedade poltica e a sociedade civil. Nesta distino, o termo sociedade poltica (que chamado tambm de Estado em sentido estrito ou Estado-coero) corresponde compreenso formal de Estado, qual seja, a de um aparato burocrtico e executivo que rene o monoplio legal da violncia, da execuo das leis e da coero policial-militar. Sociedade poltica est ligada diretamente a uma noo tradicional de Estado e governo bem como funo de exerccio da represso. J o termo sociedade civil tem um tratamento mais complexo em Gramsci, e o principal motivo disso o fato de que o pensador italiano reelabora o conceito e usa-o em um sentido bastante diverso daquele geralmente usado na teoria social. Em Gramsci, sociedade civil remete ao espao social no qual produzida a hegemonia e o consenso, ou seja, o lugar onde o jogo do poder no se baseia na coero, mas na difuso de uma direo intelectual e moral. A sociedade civil composta pelo conjunto dos aparelhos privados de hegemonia, que so todas as organizaes comumente classificadas como
GRAMSCI, Antonio. Cartas do crcere, v.2: 1931-1937. Rio de Janeiro: Civilizao Brasileira, 2005, p.84. 12 GRAMSCI, A. op. cit., v.3, p. 331.
11

138

aptura rptica

Revista Discente do Curso de Ps-Graduao em Direito Universidade Federal de Santa Catarina

(ou ditadura, ou aparelho coercivo, para moldar a massa popular segundo o tipo de produo e a economia de um dado momento), e no como equilbrio da sociedade poltica com a sociedade civil (ou hegemonia de um grupo social sobre toda a sociedade nacional, exercida atravs das organizaes ditas privadas, como a igreja, os sindicatos as escolas, etc.)11

CAPTURA CRPTICA: direito, poltica, atualidade. Florianpolis, n.3., v.2., jan./jun. 2012

privadas13, cujo papel na poltica a elaborao e difuso de certas ideologias e concepes de mundo. Dentre os aparelhos privados de hegemonia esto a igreja, a escola, os partidos polticos, associaes, a imprensa, etc. em suma: uma rede de instituies culturais extra-estatais (no sentido estrito de Estado) responsveis por espalhar um senso comum e angariar o consentimento das classes exploradas com as relaes de poder existentes. Aqui clara a visualizao de que h uma grande diferena entre as acepes do termo sociedade civil em Gramsci e em Marx. Lembremos que no pensamento marxiano, no qual o conceito aparece desde as obras de juventude, sociedade civil est em boa medida vinculada estrutura econmica. Em alemo, ela sinalizada pela expresso brgeliche Gesellschaft, que significa tambm sociedade burguesa, e conhecida a passagem em que Marx indica que a anatomia da sociedade civil deve ser entendida pela economia poltica, ou seja, para Marx a sociedade civil carrega uma centralidade como fator de explicao do todo social. Ora, na obra do marxista italiano, sociedade civil toma uma dimenso muito mais, por assim dizer, superestrutural14. Na definio gramsciana ela j no envolve a economia, mas cumpre um papel de mediao entre a economia e a sociedade poltica por meio de seus aparelhos de hegemonia. Uma das confuses criadas pela mudana de papel do conceito de sociedade civil empreendida por Gramsci, foi animada por uma controversa interpretao feita por Norberto Bobbio. Ao comentar a teoria de Gramsci, Bobbio15 acerta ao evidenciar a diferena de funo do termo na obra deste e de Marx. Todavia, Bobbio incorre em equvoco terico quando conclui, a partir de
13

Gramsci se refere a estes aparelhos como organismos ditos privados, ou vulgarmente designados como privados justamente porque deseja enfatizar que, embora eles paream instituies externas ao Estado, no seu entendimento eles so elementos internos ao Estado ampliado. 14 Por enquanto, podem fixar-se dois grandes planos superestruturais: o que pode ser chamado de sociedade civil (isto , o conjunto de organismos designados vulgarmente como privados) e o da sociedade poltica ou Estado, plano que correspondem, respectivamente, funo de hegemonia que o grupo dominante exerce em toda a sociedade e quela de domnio direto ou de comando, que se expressa no Estado e no governo jurdico. GRAMSCI, Antonio. Cadernos do crcere, v.2. 2 ed. Rio de Janeiro: Civilizao Brasileira, 2001, p. 20-21. 15 Cf. BOBBIO, Norberto. Ensaios sobre Gramsci e o conceito de sociedade civil. So Paulo: Paz e Terra, 1999.
CAPTURA CRPTICA: direito, poltica, atualidade. Florianpolis, n.3., v.2., jan./jun. 2012

aptura rptica

Revista Discente do Curso de Ps-Graduao em Direito Universidade Federal de Santa Catarina

139

sua constatao, que Gramsci, ao deslocar a sociedade civil para o mbito superestrutural, passa a entender que o fator principal de compreenso da sociedade situa-se na superestrutura, e no na economia. Dessa maneira, a interpretao de Bobbio v um Gramsci que teria rompido com Marx, e que teria conferido sociedade civil (e, portanto, superestrutura) o lugar ativo a ela atribudo por Marx 16 . Vale anotar que foi da linha aberta pela leitura bobbiana do conceito gramsciano que sugere mecanicisticamente que a dinmica sociedade civil desvincula-se da produo material da vida social que surgiram a maior parte dos entendimentos reformistas ou liberais de Gramsci. Bem, as ideias de Bobbio a respeito de Gramsci j foram bastante criticadas (citem-se aqui os trabalhos de Alvaro Bianchi, Carlos Nelson Coutinho e Guido Liguori). Mas o que importa sublinhar que o fato da sociedade civil em Gramsci no comportar as relaes econmicas, como o faz em Marx, um argumento muito frgil para indicar algum tipo de ruptura drstica entre os dois autores, principalmente naquilo que diz respeito noo de determinao em ltima instncia do econmico. Nesse sentido, Gramsci foi, inequivocamente, um seguidor de Marx; um seguidor crtico, claro, mas figurando muito mais como algum que desenvolveu o raciocnio de Marx do que algum que o reformou. esse o entendimento de Coutinho:
com o termo sociedade civil, amplamente utilizado nos Cadernos, Gramsci eleva a conceito um fato novo, uma nova determinao do Estado; e, ao faz-lo, no elimina as determinaes j apontadas por Marx, mas as inclui num complexo mais rico, no qual, ao lado dos aparelhos da sociedade poltica, aparecem agora tambm aqueles prprios da sociedade civil.17

Conforme exposto, Gramsci deixa bem claro que suas noes de sociedade civil e sociedade poltica so superestruturais. Ora, considerando que para ele a sociedade no se esgota nas dimenses culturais e ideolgicas do ser social, isto conduz questo sobre qual a localizao da economia em seu raciocnio. Tentando dar respostas a isso, alguns comentadores afirmam que h

16 17

BIANCHI, A. op. cit., p. 181. COUTINHO, C. N. op. cit., p. 34.


CAPTURA CRPTICA: direito, poltica, atualidade. Florianpolis, n.3., v.2., jan./jun. 2012

140

aptura rptica

Revista Discente do Curso de Ps-Graduao em Direito Universidade Federal de Santa Catarina

em Gramsci um esquema tridico18, no qual h articulao, ao mesmo tempo orgnica e distinta, de economia/sociedade civil/sociedade poltica. Trata-se de uma explicao que parece dar uma resposta satisfatria sobre a organizao social no pensamento de Gramsci, alm de clarificar as relaes com a concepo de Marx. Esclarecidas as polmicas em torno da sociedade civil, fica mais fcil nos dedicarmos agora ao famoso conceito de hegemonia forjado por Gramsci. No comeo do sculo XX, o termo hegemonia j vinha sendo utilizado nos debates tericos que envolveram a Revoluo Russa, embora em um sentido diverso daquele que Gramsci lhe atribuiu. Segundo Perry Anderson,
ao adotar o termo, Gramsci na realidade o transformou em algo como um conceito inteiramente novo no discurso marxista, destinado precisamente a teorizar as estruturas polticas do poder capitalista que no existiam na Rssia czarista19

As respostas que Gramsci procurava para o enigma do poder na sociedade capitalista eram evidentemente animadas pelas lutas sociais da classe trabalhadora e dos subalternos com suas variadas configuraes nos pases europeus. Era sua preocupao tentar entender quais eram os impedimentos para que os eventos revolucionrios russos se repetissem no restante da Europa, onde um capitalismo mais avanado predominava. Nesse contexto, a noo de hegemonia uma pea central, pois ela o ponto que, aliado ideia gramsciana de dupla perspectiva, permite que o pensador italiano elabore respostas inovadoras aos dilemas histricos postos classe trabalhadora. Dentro da dupla perspectiva, a hegemonia est ligada diretamente ao aspecto consensual do poder. Apesar de, como demonstrou o estudo de Anderson20, ter sido empregado em uma variedade de sentidos diferentes nos Cadernos, a hegemonia um termo usado em Gramsci para se referir, sobretudo, aos mecanismos no-coercitivos pelos quais a manuteno do estado

18 19

LIGUORI, Guido. Roteiros para Gramsci. Rio de Janeiro: Ed. UFRJ, 2007, p.19. ANDERSON, P. op. cit., p. 99. 20 ________. As antinomias de Gramsci. In: ________. Afinidades seletivas. So Paulo: Boitempo, 2002.
CAPTURA CRPTICA: direito, poltica, atualidade. Florianpolis, n.3., v.2., jan./jun. 2012

aptura rptica

Revista Discente do Curso de Ps-Graduao em Direito Universidade Federal de Santa Catarina

141

de coisas mantida. Assim, ela constitui o polo oposto violncia, na configurao do poder.
O exerccio normal da hegemonia, no terreno tornado clssico do regime parlamentar, caracteriza-se pela combinao da fora e do consenso, que se equilibram de modo variado, sem que a fora suplante em muito o consenso, mas, ao contrrio, tentando fazer com que a fora parea apoiada no consenso da maioria, expresso pelos chamados rgos da opinio pblica jornais e associaes , os quais, por isso, em certas situaes, so artificialmente multiplicados.21

A hegemonia apoia-se naquela ideia j citada de direo moral e intelectual. As classes dominantes empreendem um amplo leque de prticas sociais destinadas a espalhar a sua viso de mundo s outras classes, fazendo parecer que seus interesses e suas ideias so parte da vontade geral do povo, angariando assim o consentimento das massas. E isso se d de maneiras diversas: pela religio, pela educao, pela imprensa, pelos meios de comunicao; todos estes aparelhos privados de hegemonia se destacam como propagadores de ideologia. Mas certo que no s por meio ideolgicos ou seja, pelo condicionamento das representaes que as pessoas tm do mundo que a hegemonia funciona. Ela pode operar por meios mais materiais, como por exemplo, a cooptao de um estrato social pela reduo de impostos, ou algum tipo de benefcio que estimule a cumplicidade das pessoas. Sendo assim, verifica-se que a hegemonia contm, em grande parte, a ideologia, mas no se resume nela22. Ento para conceituar a hegemonia (ou, pelo menos, o sentido mais aceito dela entre os tericos) podemos citar a til sntese feita por Terry Eagleton quando a afirma como um espectro inteiro de estratgias prticas pelas quais

21 22

GRAMSCI, A. op. cit., v.3, p. 95. EAGLETON, Terry. Ideologia: uma introduo. So Paulo: Ed. Unesp: Boitempo, 1997, p. 105.

142

aptura rptica

Revista Discente do Curso de Ps-Graduao em Direito Universidade Federal de Santa Catarina

CAPTURA CRPTICA: direito, poltica, atualidade. Florianpolis, n.3., v.2., jan./jun. 2012

um poder dominante obtm o consentimento ao seu domnio daqueles que subjuga23. Gramsci est aqui teorizando claramente sobre um aspecto determinante na compreenso scio-poltica do capitalismo moderno: o fato de que o poder se torna mais e mais difundido no todo social, no se concentrando apenas no Estado ou nas fbricas, mas impregnando-se inclusive nos vrios mecanismos da cultura, entendida de um modo mais amplo. Isso no implica para Gramsci que o poder deixe de ter um detentor, e nem mesmo que ele perca seu carter de classe (o que, portanto, parece desautorizar uma leitura de Gramsci como terico da microfsica). precisamente a supremacia da classe burguesa que se expande para alm do aparato repressivo de Estado e toma tambm o senso comum, tendo como suportes no s os tribunais e a polcia, mas tambm o rdio, as universidades e a igreja. Decerto que a esfera da sociedade civil no homognea. Nesse sentido, ela tambm reproduz internamente os conflitos sociais, no sendo dominada completamente por nenhum grupo social. Para Gramsci, a dinmica da sociedade civil, como explica Guido Liguori, histria do domnio de alguns grupos sociais sobre outros, sendo a trama da hegemonia feita sempre, tambm, de subordinao, corrupo e excluso do poder; histria da luta de classes24. So duas as perspectivas excludas por essa considerao: a primeira aquela segundo a qual as instituies da sociedade civil seriam inevitavelmente contaminadas pela ideologia burguesa, de modo que no poderia haver, dentro delas, qualquer tipo de luta contra-hegemnica (Gramsci admite que, dentro de certos limites, a ideologia dos subalternos possa obter hegemonia em determinados espaos). A segunda aquela que imagina a sociedade civil como um locus idlico de livre dilogo e consenso, afastado das relaes de fora (Gramsci, com uma viso bastante anti-habermasiana, no entende a sociedade civil seno como uma arena do conflito entre classes, conforme j dito). A dinmica do poder no capitalismo contemporneo, temperada pela existncia de uma luta pela hegemonia, implica, para Gramsci, em uma reviso das estratgias revolucionrias da classe operria. Mais especificamente, ela leva necessidade de se saber se um ataque direto ao aparelho estatal, como foi
23 24

Idem, p. 107. LIGUORI, G. op. cit., p. 46-47.

CAPTURA CRPTICA: direito, poltica, atualidade. Florianpolis, n.3., v.2., jan./jun. 2012

aptura rptica

Revista Discente do Curso de Ps-Graduao em Direito Universidade Federal de Santa Catarina

143

realizado na Rssia czarista, seria suficiente para transformar a sociedade e dar xito ao projeto socialista. Quanto a isso, a resposta de Gramsci negativa. No seu pensamento poltico, e aqui reside uma de suas principais contribuies teoria poltica, central que entre dois modelos de organizao do poder sendo o primeiro o de uma sociedade com dbeis instituies civis (e, logo, com menos peso da hegemonia) como era a Rssia no comeo do sculo XX; e o segundo o das democracias capitalistas, que contavam com uma sociedade civil mais inflada devem corresponder dois planos diferentes de estratgia revolucionria, e a adequao destas estratgias ao modelo social, que uma problemtica que j aparece em Lenin, um fato da qual dependeria o sucesso da luta social dos subalternos. Inclusive, baseado nessa percepo das especificidades dos dois moldes de estruturao do capitalismo que o marxista sardo faz sua conhecida diferenciao entre Oriente e Ocidente:
No Oriente, o Estado era tudo, a sociedade civil era primitiva e gelatinosa; no Ocidente, havia entre o Estado e a sociedade civil uma justa relao e, ao oscilar o Estado, podia-se imediatamente reconhecer uma robusta estrutura da sociedade civil. O Estado era apenas uma trincheira avanada, por trs da qual se situava uma robusta cadeia de fortalezas e casamatas25

Que essa metfora gramsciana de Oriente/Ocidente no significa uma conceitualizao estritamente geogrfica algo sabido por muitos: ela se baseia no na posio espacial de uma dada sociedade, mas no balano, dentro de certas formaes sociais, entre sociedade poltica e sociedade civil. Assim, enquanto no Oriente, devido sua dbil sociedade civil, a estratgia poltica mais adequada seria a guerra de movimento, como levada a cabo por Lenin na Revoluo Russa, no Oriente, embora a guerra de movimento no fosse descartvel, ela deveria ser complementada pela guerra de posio, ou seja, por uma estratgia que envolvesse tambm a criao de uma contra-hegemonia ao poder burgus.

25

GRAMSCI, A. op. cit., v.3, p. 262


CAPTURA CRPTICA: direito, poltica, atualidade. Florianpolis, n.3., v.2., jan./jun. 2012

144

aptura rptica

Revista Discente do Curso de Ps-Graduao em Direito Universidade Federal de Santa Catarina

3) O que questionar em Gramsci?


A teoria do Estado ampliado, como tentamos demonstrar acima, foi o instrumento terico pelo qual Gramsci tratou de enriquecer a reflexo marxista sobre o Estado e as formas mutantes de dominao de classe no capitalismo. Contudo, como sabido, a noo de Estado integral agrupa em torno de si um largo histrico de controvrsias e disputas interpretativas, que j fizeram correr rios de tinta. Em parte isso se deve confuso terminolgica ocasionada pelos usos as vezes indiferenciados do termo Estado significando sociedade poltica e Estado significando Estado integral (sociedade civil mais sociedade poltica, nesse caso). Ora, o que foi que animou Gramsci a considerar todo o conjunto da superestrutura social como Estado? Por que ele desconsidera (ou, pelo menos, d importncia secundria) origem pblico ou privada de certas instituies que ele inclui no seu Estado integral? E quais as consequncias disso na sua teoria? Uma chave para entendermos a problemtica da expanso do Estado em Gramsci est na tendncia constante de sua teoria no sentido de uma extenso demasiado abrangente de seus conceitos 26 , conforme percebido por Perry Anderson. Com efeito, Gramsci frequentemente parece estar dissolvendo conceitos e mudando seus significados de uma maneira que facilita confuses. Esta extenso excessiva de conceitos bastante evidente quando ele fala sobre a polcia no Caderno 2:
O que a polcia? Por certo, ela no apenas uma determinada organizao oficial, juridicamente reconhecida e habilitada funo de segurana pblica, tal como ordinariamente se entende. Este organismo o ncleo central e formalmente responsvel da polcia, que uma organizao muito mais ampla, da qual direta ou indiretamente, com laos mais ou menos precisos e determinados, permanentes ou ocasionais, etc., participa uma grande parte da populao de um Estado.27

26 27

ANDERSON, P. op. cit., 2002, p. 47. GRAMSCI, A. op. cit., v.3, p. 181-182.

CAPTURA CRPTICA: direito, poltica, atualidade. Florianpolis, n.3., v.2., jan./jun. 2012

aptura rptica

Revista Discente do Curso de Ps-Graduao em Direito Universidade Federal de Santa Catarina

145

Neste pargrafo, Gramsci envolve o que ele entende por polcia em um conjunto de fenmenos mais amplos. Com esse expediente, ele agrega novos significados ao termo, mas, ao mesmo tempo, alarga o conceito e o faz perder uma parte de sua especificidade categorial. O mesmo acontece quando Gramsci se refere ao direito, e lei:
O conceito de lei deve ser ampliado para incluir essas atividades que hoje so denominadas juridicamente neutras e que so do domnio da sociedade civil, que agem sem sanes e sem obrigaes rigorosamente determinadas, mas que exercem uma presso coletiva e obtm resultados objetivos na determinao dos costumes, dos modos de pensar e de agir, da moral etc.28

Aqui, Gramsci adota uma viso sobre o direito que se expande para alm do mbito estatal/formal e passa incluir os costumes, a moral e outros tipos de presso coletiva. Curiosamente, trata-se de uma concepo que remete tanto a Durkheim (e sua ideia de fato social como uma coero exterior), quanto s reflexes sobre o pluralismo jurdico (que buscam identificar formas extraestatais de ordenamento jurdico). De qualquer modo, o problema com este recurso de alargamento conceitual utilizado por Gramsci no que ele perceba certas formas de manifestao de fenmenos sociais que no estavam contempladas por conceitos isto, alis, positivo, pois enriquece a anlise , mas que ele agregue demasiados significados a um termo s e, com isso, crie certas indiferenciaes terminolgicas que fazem com que os conceitos em questo percam sua fora29. No caso da anlise da lei citada acima, corre-se o perigo de no se diferenciar mais o que lei estatal, o que costume, o que moral etc., e, consequentemente, fluidificam-se as demarcaes entre o pblico e o privado. Em relao ideia de Estado ampliado, o alargamento do conceito se deve em grande parte influncia da filosofia de Benedetto Croce no pensamento de Gramsci. Croce, um liberal com quem Gramsci trava dilogo em toda sua obra, como se sabe, teve grande parte de suas reflexes absorvidas criticamente pelo marxista sardo, deixando neste a sua marca. No que diz
28 29

Caderno 13, parafg 7. Afinal, como anota Terry Eagleton, Qualquer palavra que abranja tudo perde seu valor e degenera em um som vazio. EAGLETON, T. op. cit., p. 21.

146

aptura rptica

Revista Discente do Curso de Ps-Graduao em Direito Universidade Federal de Santa Catarina

CAPTURA CRPTICA: direito, poltica, atualidade. Florianpolis, n.3., v.2., jan./jun. 2012

respeito questo do alargamento do conceito de Estado, o prprio Gramsci reconhece que seu pensamento est marcado pelo modo de pensar do seu interlocutor liberal e explica que Croce entende o Estado como um ente ideal, mais amplo do que aquilo que diz sua comum definio poltico-jurdica. Aqui, v-se claramente que Gramsci levado a considerar uma acepo, por assim dizer, conteudstica do Estado, que d prioridade ao contedo dos fenmenos sociais que ele enquadra como parte do Estado e status secundrio demarcao formal (jurdica) desses mesmos fenmenos. Isto fica evidente quando ele afirma que
na realidade, todo elemento social homogneo Estado, representa o Estado na medida em que adere a seu programa; de outro modo, confunde-se o Estado com a burocracia estatal. Todo cidado funcionrio se ativo na vida social conforme a direo traada pelo Estado-Governo, e tanto mais funcionrio quanto mais adere ao programa estatal e o elabora inteligentemente.30

No cabe neste trabalho o debate sobre quais so os elementos determinantes para que Gramsci considere algo como parte do Estado ou no. O que relevante aqui apontar que a noo gramsciana de Estado ampliado peca por ser demasiadamente ampla. Em outras palavras, o conceito integral de Estado, entendido como sociedade poltica mais sociedade civil, acaba agregando tantos elementos que tem danificada a sua especificidade conceitual. Ora, o Estado ampliado gramsciano abarca todos os tipos de manifestao do ser social localizados na esfera superestrutural. Assim, a rigor, todos aqueles elementos da sociedade capitalista que no fazem parte da economia as universidades, a literatura, o cinema, etc. so considerados Estado. Logo, a palavra Estado deixa de servir para localizar um fenmeno especfico e vira algo muito semelhante a um sinnimo para o termo superestrutura. Gramsci parece ao tentar compreender como a dominao capitalista no capitalismo moderno se espalha por meios materiais e espirituais igualar poder com Estado, o que o leva a identificar equivocadamente, a marca estatal em organizaes eminentemente privadas, como nas igrejas, por exemplo. Certamente, em sua defesa, podemos dizer que o que ele entende por Estado
30

GRAMSCI, A. op. cit., v.3, p. 200.

CAPTURA CRPTICA: direito, poltica, atualidade. Florianpolis, n.3., v.2., jan./jun. 2012

aptura rptica

Revista Discente do Curso de Ps-Graduao em Direito Universidade Federal de Santa Catarina

147

permite que se chame de estatais entidades da sociedade civil; mas isso no explica o porqu de ele agregar em uma unidade s as esferas diferentes da sociedade poltica e da sociedade civil. Quando o Gramsci demonstra que tanto a sociedade poltica quanto a sociedade civil desempenham papis fundamentais na manuteno do capitalismo, ele d um grande passo na teoria social marxista. Mas quando ele une essas duas esferas na figura do Estado, parece deixar de lado a especificidade de cada uma delas e, assim, no colocar o problema de quais so as diferenas constitutivas da sociedade civil e da sociedade poltica. Afinal, elas duas, embora sejam pilares essenciais do capitalismo, seguem dinmicas e legalidades prprias, e a captao dessas distintas dinmicas central para uma teoria poltica crtica, j que entend-las no nada mais que entender os limites do Estado, ou seja, a diferenciao entre o pblico e o privado. por isso que Perry Anderson enfatizou que
as fronteiras do Estado no constituem um tema indiferente para a teoria marxista ou para a prtica revolucionria. essencial poder defini-las com preciso. Deixlas fludas , na verdade, no compreender o papel especfico e a eficcia das superestruturas exteriores ao Estado na democracia burguesa.31

Neste sentido mesmo que no queiramos cometer a injustia de cobrar respostas para questes que Gramsci no se props responder , verifica-se que a noo de Estado ampliado, embora traga novos contedos teoria social marxista, ainda deixa no resolvidos os problemas que concernem distino entre Estado e sociedade civil para alm da mera separao fora/consenso. Essa lacuna no pensamento gramsciano ainda mais grave na medida em que e este o centro de uma outra crtica a Gramsci nem mesmo a dicotomia fora/consenso suficiente para caracterizar a sociedade poltica frente sociedade civil. Como expusemos acima, o pensamento do marxista sardo estabelece uma ligao forte, embora no mecnica, entre a sociedade civil e o consentimento dos subalternos e tambm entre a sociedade poltica e a dominao pela fora, sendo que o fundamental da separao das duas esferas reside justamente no modo que cada uma contribui para a manuteno da
31

ANDERSON, P. op. cit., 2002, p. 52.


CAPTURA CRPTICA: direito, poltica, atualidade. Florianpolis, n.3., v.2., jan./jun. 2012

148

aptura rptica

Revista Discente do Curso de Ps-Graduao em Direito Universidade Federal de Santa Catarina

supremacia burguesa. Todavia, lcito perguntarmos se seria adequado resumir a sociedade poltica apenas funo de violncia e a sociedade civil apenas funo de hegemonia. Quanto a esse ltimo par, parece justo que a sociedade civil se restrinja funo de hegemonia, pois a coero, embora Gramsci tenha sido um pouco impreciso quanto a isso, funo exclusiva do Estado (sociedade poltica). Ou seja, a violncia organizada no faz e no pode fazer parte dos aparelhos privados da sociedade civil. Porm, as coisas no so to simples quando pensamos nas funes da sociedade poltica no capitalismo contemporneo. Ser apropriado ver no Estado (em sentido estrito) um mero locus de monoplio da coero e violncia? Uma viso que iguala sociedade poltica com Estado-coero est apta a entender a dinmica das democracias ocidentais? De fato, uma das crticas mais contundentes feitas a Gramsci a de que a sua teoria da hegemonia ou, pelo menos a verso mais popular de sua teoria da hegemonia, j que no h um significado nico para a noo de hegemonia nos Cadernos no captou um fato essencial: o de que, no capitalismo avanado, a funo de hegemonia transcende os aparelhos privados e atinge tambm o Estado (sociedade poltica). Em outras palavras, faltou a Gramsci perceber que a sociedade poltica contribui manuteno do status quo no apenas pela violncia, mas tambm pela cooptao ideolgica dos subalternos nesse sentido, tanto sociedade civil quanto sociedade poltica seriam focos de produo da hegemonia. O que parece ter passado despercebido para a teoria gramsciana que no sculo XX um dos maiores mecanismos ideolgicos de criao de consentimento e fabricao de aceitao do estado de coisas por parte dos subordinados reside precisamente em uma forma de organizao do Estado: a democracia liberal. Aqui necessrio trazer as palavras exatas de Perry Anderson quando assevera que a forma de Estado representativo ela prpria a arma ideolgica principal do capitalismo ocidental, sendo que os meios de comunicao e outros mecanismos de controle cultural reforam alm disso esse efeito ideolgico central32.
32

Idem, p. 41-42.

CAPTURA CRPTICA: direito, poltica, atualidade. Florianpolis, n.3., v.2., jan./jun. 2012

aptura rptica

Revista Discente do Curso de Ps-Graduao em Direito Universidade Federal de Santa Catarina

149

A ideologia do autogoverno, que certamente a caracterstica mais basilar da democracia liberal, consiste basicamente na ideia que o Estado burgus representa o interesse comum da sociedade, a despeito das diferenas de classes dos cidados, sendo que a escolha dos representantes parlamentares feita pelos cidados no mbito das eleies configuraria o exerccio mximo da liberdade e representaria o verdadeiro carter democrtico da ordem instituda. A lei e a constituio gozariam de absoluta legitimidade, uma vez que seriam apenas a forma encarnada da soberana vontade geral da populao. No entanto, trata-se de uma ideologia justamente porque no capitalismo e essa uma crtica que j comparece no jovem Marx o fato das diferenas socioeconmicas dos indivduos serem cobertas por um manto de igualdade jurdico-poltica no representa, em absoluto, qualquer tipo de igualdade real. Enquanto os homens aparecem como completamente desiguais no plano econmico, perante o Estado e a lei eles so sujeitos iguais, com os mesmos direitos, que livremente contratam entre si. O indivduo , ao mesmo tempo, cidado, na esfera pblica, e bourgeois, na esfera privada, de modo que a grave contradio de interesses e disputas entre classes mascarada pelo tratamento abstrato dos cidados pelo Direito assim como pela iluso de uma unidade social forjada no Estado, o que opera a falsa ideia de que o parlamento reflete o interesse geral do povo. Em Marx, como se sabe, a resoluo para o problema da democracia se encontra para alm de qualquer resposta meramente poltica, que no avana para alm dos limites do Estado moderno; alis, animado por isto que ele defender algo a mais que a emancipao poltica: a emancipao humana33. Ento se percebe que em Gramsci, um inequvoco defensor da emancipao humana, faltou um tanto da crtica dimenso ideolgica da prpria estrutura formal da democracia burguesa, que inclusive por meio de seu aparato jurdico exerce um incrvel poder de dominao cultural e que no pode ficar de fora de uma teoria do Estado crtica. A forma parlamentar das democracias ocidentais constitui, em conjunto com os aparelhos privados de hegemonia, o eixo de consentimento da supremacia burguesa. Foi por ter deixado esta constatao de lado que o

33

Cf. MARX, Karl. Sobre a questo judaica. So Paulo: Boitempo, 2010.


CAPTURA CRPTICA: direito, poltica, atualidade. Florianpolis, n.3., v.2., jan./jun. 2012

150

aptura rptica

Revista Discente do Curso de Ps-Graduao em Direito Universidade Federal de Santa Catarina

pensamento gramsciano ficou vulnervel a certas crticas34. Entretanto, estas se tratam de correes a Gramsci que no afetam o conjunto de sua obra e tampouco ofuscam a genialidade de suas contribuies anlise marxista do Estado. Na verdade, as crticas apontadas acima constituem um reforo para a teoria gramsciana, na medida em que a ateno para certas imperfeies de Gramsci no que diz respeito a sua teoria do Estado nos abre portas para uma compreenso ainda mais slida de seu pensamento. A dinmica do poder na sociedade capitalista , como o pensador italiano afirmou, composta tanto por coero quanto por hegemonia. E necessrio sempre dar o peso devido coero, para evitar cair na iluso de que a supremacia de classe no capitalismo contemporneo sustentada somente pelo consentimento. bvio que, quanto mais a dominao for baseada no consenso e menos na fora, tanto melhor para a burguesia, pois assim sua credibilidade como classe dominante menos abalada. Mas seria um grave erro esquecer que, por mais que em perodos de condies estveis a coero tenha uma existncia oculta, ela sempre est presente, de maneira tal que sempre que o poder se encontre ameaado (ou seja, em momentos de crise de hegemonia), o Estado burgus no deixar de recorrer violncia direta para garantir a ordem35. E exemplos disso so mais do que abundantes na histria do capitalismo36. Gramsci foi, com certeza, um dos maiores marxistas do sculo XX. As diversas polmicas geradas em torno de sua obra difusa e incompleta s provam a importncia de seu pensamento, que continua, ainda hoje, sendo objeto de disputa. Mesmo que ainda sejam necessrios certos retoques na sua teoria, a fora de suas reflexes no diminuda, tanto que seu legado de pensamento radical mostra influncia no s na academia e nos meios universitrios, mas
E talvez esta tenha sido uma das razes das diversas apropriaes liberais e reformistas da teoria gramsciana. 35 o desenvolvimento de qualquer crise revolucionria necessariamente desloca o elemento dominante, no seio da estrutura do poder burgus, da ideologia para a violncia. ANDERSON, P. op. cit., 2002, p. 60. 36 Nesse sentido, o poder consiste na coero revestida por hegemonia. No momento em que o consentimento ideolgico falha em garantir as condies do poder, instaura-se uma crise, que deve ser resolvida pela regresso da dominao ideolgica para a dominao pela violncia. Assim, apenas em momentos crticos vale dizer, de exceo que a verdadeira raiz do poder, a fora, se revela. Um dilogo da teoria gramsciana e marxista com as reflexes de Giorgio Agamben acerca do estado de exceo e a genealogia do poder seria, aqui, bastante fecundo. Cf. AGAMBEN, Giorgio. Estado de exceo. So Paulo: Boitempo, 2004.
CAPTURA CRPTICA: direito, poltica, atualidade. Florianpolis, n.3., v.2., jan./jun. 2012
34

aptura rptica

Revista Discente do Curso de Ps-Graduao em Direito Universidade Federal de Santa Catarina

151

tambm em diversos movimentos polticos e sociais contra-hegemnicos. A herana principal de Gramsci no foi somente uma teoria do Estado, mas o nimo de refletir a fundo e se contrapor diante das contradies do mundo que a est.

152

aptura rptica

Revista Discente do Curso de Ps-Graduao em Direito Universidade Federal de Santa Catarina

CAPTURA CRPTICA: direito, poltica, atualidade. Florianpolis, n.3., v.2., jan./jun. 2012

Referncias
ANDERSON, Perry. Consideraes sobre o marxismo ocidental; Nas trilhas do materialismo histrico. So Paulo: Boitempo, 2004. ________. As antinomias de Gramsci. In: ________. Afinidades seletivas. So Paulo: Boitempo, 2002. BIANCHI, Alvaro. O laboratrio de Gramsci: filosofia, histria e poltica. So Paulo: Alameda, 2008. BORON, Atilio. Filosofia poltica marxista. So Paulo: Cortez; Buenos Aires: Clacso, 2003. BUCI-GLUCKSMANN, Gramsci e o Estado. 2 ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1980. CARNOY, Martin. Estado e teoria poltica. 4 ed. So Paulo: Papirus, 1994. COSTA, Ricardo. Gramsci e o conceito de hegemonia. Salvador: Quarteto; So Paulo: Instituto Caio Prado Jr., 2011. COUTINHO, Carlos Nelson. O conceito de sociedade civil em Gramsci e a luta ideolgica no Brasil de hoje. In: ________. Intervenes: o marxismo na batalha das ideias. So Paulo: Cortez, 2006. EAGLETON, Terry. Ideologia: uma introduo. So Paulo: Ed. Unesp: Boitempo, 1997. GRAMSCI, Antonio. Cadernos do crcere, v.2. 2 ed. Rio de Janeiro: Civilizao Brasileira, 2001. ________. Cadernos do crcere, v.3. 2 ed. Rio de Janeiro: Civilizao Brasileira, 2002. ________. Cadernos do crcere, v.5. Rio de Janeiro: Civilizao Brasileira, 2002. ________. Cartas do crcere, v.2: 1931-1937. Rio de Janeiro: Civilizao Brasileira, 2005. LIGUORI, Guido. Roteiros para Gramsci. Rio de Janeiro: Ed. UFRJ, 2007. LOSURDO, Domenico. Antonio Gramsci: do liberalismo ao comunismo crtico. Rio de Janeiro: Revan, 2006.
CAPTURA CRPTICA: direito, poltica, atualidade. Florianpolis, n.3., v.2., jan./jun. 2012

aptura rptica

Revista Discente do Curso de Ps-Graduao em Direito Universidade Federal de Santa Catarina

153

MASCARO, Alysson Leandro. Filosofia do direito. So Paulo: Atlas, 2010.

154

aptura rptica

Revista Discente do Curso de Ps-Graduao em Direito Universidade Federal de Santa Catarina

CAPTURA CRPTICA: direito, poltica, atualidade. Florianpolis, n.3., v.2., jan./jun. 2012

You might also like