You are on page 1of 31

Conselho Regional de Contabilidade do Estado de So Paulo Tel. (11) 3824-5400 - ramal 1529 (ncleo de relacionamento) Email: desenvolvimento@crcsp.org.

br | web: www.crcsp.org.br Rua Rosa e Silva, 60 | Higienpolis 01230 909 | So Paulo SP Presidente: Claudio Avelino Mac-Knight Filippi Gesto 2014-2015

Palestra
Demonstraes Contbeis e Prestao de Contas das

Tr rt P ia D l F

A reproduo total ou parcial, bem como a reproduo de apostilas a partir desta obra intelectual, de qualquer forma ou por qualquer meio eletrnico ou mecnico, inclusive atravs de processos xerogrficos, de fotocpias e de gravao, somente poder ocorrer com a permisso expressa do seu Autor (Lei n. 9610) TODOS OS DIREITOS RESERVADOS: PROIBIDA A REPRODUO TOTAL OU PARCIAL DESTA APOSTILA, DE QUALQUER FORMA OU POR QUALQUER MEIO. CDIGO PENAL BRASILEIRO ARTIGO 184.

eX

Elaborado por:

Jair Gomes de Arajo Marcelo Monello Edeno Teodoro Tostes O contedo desta apostila de inteira responsabilidade do autor (a).

Pe

Entidades do 3 Setor

Abril 2014

CRC SP - Material exclusivo para uso nas atividades promovidas por este Regional.

Consideraes Iniciais

Planejar as atividades de Fechamento do Balano traz economia de tempo, evitando que a pressa no encerramento das demonstraes contbeis traga prejuzos tributrios e societrios entidade de consequncias irreparveis.

2. Estatuto Contedo bsico do estatuto


Especificidades: finalidade (cdigo de atividade no CNPJ); atividade-meio; Diretoria: posse e prorrogao do mandato, fontes de receita etc.; Doaes; e Conselhos (Fiscal, de Administrao, Deliberativo, Consultivo etc.).

eX

Tr rt P ia D l F

Pe

CRC SP - Material exclusivo para uso nas atividades promovidas por este Regional.

Balancete de verificao
Passo preliminar. O primeiro passo para o fechamento do balano o levantamento do balancete de verificao, atravs dele que iremos notar se h algo errado com nossa contabilidade. Deve-se identificar as diferenas e efetuar ajustes sempre que no existir igualdade entre a soma dos valores devedores e a dos valores credores do balancete.

Anlise das Contas do Balancete


Diferenas Entre Saldos Devedores e Credores Para procurar eventuais diferenas entre saldos devedores e credores, pode-se seguir as seguintes pistas: a) verificar a correta incluso das contas segundo a natureza do saldo; b) verificar as classificaes (Ex.: Permanente) ; c) verificar a incluso dos lanamentos que movimentam grande nmero de contas (Ex.: Lanamentos da folha de pagamento);

eX

Tr rt P ia D l F

Pe

CRC SP - Material exclusivo para uso nas atividades promovidas por este Regional.

Conciliao
A conciliao consiste, basicamente, na comparao do saldo de uma conta com uma informao externa contabilidade, de maneira que se possa ter certeza quanto exatido do saldo em anlise. As fontes de informaes mais usuais para verificao dos registros contbeis so os livros fiscais, os extratos bancrios, as posies de financiamentos e carteiras de cobranas, as folhas de pagamento, os controles de caixa, etc. Nas conciliaes das contas do disponvel deve-se ter uma ateno especial contabilizao dos valores recebidos ou pagos pelas entidades.

Variaes Monetrias Ativas e Passivas


As variaes monetrias tm a funo de reconhecer no resultado as alteraes nos valores das obrigaes por disposio legal, por regra contratual ou por terem sido contratados em moeda estrangeira. A conferncia de todos os contratos de financiamento, de aplicaes financeiras, de dvidas e crditos diversos (especialmente os de natureza tributria) deve ser efetuada em conjunto com a conciliao dos saldos contbeis. Embora a legislao tributria permita o reconhecimento das variaes cambiais pelo regime de caixa, este procedimento no est de acordo com os princpios contbeis.

eX

Tr rt P ia D l F

Pe

CRC SP - Material exclusivo para uso nas atividades promovidas por este Regional.

Constituio das Provises


Na constituio de provises deve-se observar os Princpios Contbeis e cercar-se do mximo de elementos que possibilitem a melhor avaliao do fato no momento do lanamento contbil, levando-se em conta, tambm, as implicaes fiscais pertinentes. Provises de Frias e 13 Salrio - As provises para frias de empregados constitudas devem estar suportadas pelos clculos efetuados no departamento responsvel pela folha de pagamento. A proviso para o 13 salrio, normalmente, no dever apresentar saldo no balano de 31 de dezembro, exceto no tocante a complementaes devidas a funcionrios que percebam salrio varivel.

Constituio das Provises (continuao)


Provises Para Contingncias Fiscais - Essas provises no tm a sua dedutibilidade admitida pela legislao fiscal, mas, tecnicamente, poder ser necessria a sua constituio sempre que a entidade possua uma informao razovel sobre a possibilidade de no ter os argumentos que motivaram a contestao de exigncias fiscais reconhecidas no processo administrativo ou judicial.

eX

Tr rt P ia D l F

Pe

CRC SP - Material exclusivo para uso nas atividades promovidas por este Regional.

Constituio das Provises (continuao)

Provises para Contingncias Judiciais Para atendimento o princpio do conservadorismo, a entidade dever constituir proviso de valores para acobertar exigncias de aes que esto sendo discutidas no mbito judicial.

Tipo de contingncia

eX

Norma e Procedimento de Contabilidade - NPC

Probabilidade

Tr rt P ia D l F
Divulgar. No divulgar. Divulgar. Divulgar. No divulgar.

Pe

Tratamento

Praticamente certa Contingncia ativa Provvel Possvel ou remota Provvel

Reconhecer o ativo.

Referncia com os itens da NPC 25 26 72

- mensurvel com Provisionar. Contingncia passiva suficiente segurana - no mensurvel com suficiente segurana Possvel Remota

10 21

11(b) 22, 70 e 75

CRC SP - Material exclusivo para uso nas atividades promovidas por este Regional.

Perdas estimadas
Crditos de Liquidao Duvidosa - Apurao do valor da perda pode variar, pois cada entidade pode ter aspectos peculiares a respeito de seus clientes, ramo de negcios, situao do crdito em geral e a prpria conjuntura econmica do momento. , portanto, importante serem considerados todos esses fatores conhecidos na estimativa do risco e na expectativa de perdas com as contas a receber, que devem estar cobertas pela proviso.

Perdas estimadas ( continuao)


Perdas Provveis em Investimentos - O reconhecimento de provveis perdas em investimentos deve ser criteriosamente efetuado pelas empresas, qualquer que seja o mtodo de avaliao utilizado para registr-las na contabilidade.

eX

Tr rt P ia D l F

Assim, o principal critrio para sua apurao analise individual de cada crdito.

Pe

CRC SP - Material exclusivo para uso nas atividades promovidas por este Regional.

Transcrio no Livro Dirio


As demonstraes contbeis devem ser elaboradas com todos os detalhes obtidos na contabilidade, isto , o mais analtico possvel. Os lanamentos relativos ao encerramento das contas de resultado, a demonstrao do resultado do exerccio, balano patrimonial e demais demonstraes contbeis elaboradas pelas entidades destinam-se aos usurios internos e externos e devero ser transcritas no livro Dirio.

Marco legal - CEBAS

Lei n 12.101, de 27 de novembro 2009; Lei n 12.868, de 15 de outubro de 2013; Art. 110 da Lei n 12.249, de 11 de junho de 2010; Decreto n 7.237, de 20 de julho de 2010; Decreto n 7.300, de 14 de setembro de 2010; IN RFB n 1.071, de 15 de setembro de 2010; Lei n 12.453, de 21 de julho de 2011.
Obsevar as Portarias publicadas pelos Ministrios da Sade, Educao e Desenvolvimento Social, conforme a rea de atuao da Entidade.

eX

Tr rt P ia D l F

As demonstraes contbeis, que devem ser elaboradas pela entidade sem finalidade de lucros, so o Balano Patrimonial, a Demonstrao do Resultado do Perodo, a Demonstrao das Mutaes do Patrimnio Lquido, a Demonstrao dos Fluxos de Caixa e as Notas Explicativas, conforme previsto na NBC TG 26 ou na Seo 3 da NBC TG 1000, quando aplicvel.

Pe

CRC SP - Material exclusivo para uso nas atividades promovidas por este Regional.

RESOLUO CFC N. 1.409/12 Aprova a ITG 2002 Entidade sem Finalidade de Lucros.

NORMAS BRASILEIRAS DE CONTABILIDADE ITG 2002 ENTIDADE SEM FINALIDADE DE LUCROS Objetivo 1. Esta Interpretao estabelece critrios e procedimentos especficos de avaliao, de reconhecimento das transaes e variaes patrimoniais, de estruturao das demonstraes contbeis e as informaes mnimas a serem divulgadas em notas explicativas de entidade sem finalidade de lucros. Alcance 2. A entidade sem finalidade de lucros pode ser constituda sob a natureza jurdica de fundao de direito privado, associao, organizao social, organizao religiosa, partido poltico e entidade sindical.

eX

Tr rt P ia D l F

O CONSELHO FEDERAL DE CONTABILIDADE, no exerccio de suas atribuies legais e regimentais e com fundamento no disposto na alnea f do Art. 6 do Decreto-Lei n. 9.295/46, alterado pela Lei n. 12.249/10, RESOLVE: Art. 1 Aprovar a Interpretao ITG 2002 Entidade sem Finalidade de Lucros. Art. 2 Revogar as Resolues CFC n.os 837/99, 838/99, 852/99, 877/00, 926/01 e 966/03, publicadas no D.O.U., Seo I, de 2/3/99, 2/3/99, 25/8/99, 20/4/00, 3/1/02 e 4/6/03, respectivamente. Art. 3 Esta Resoluo entra em vigor na data de sua publicao, aplicando-se aos exerccios iniciados a partir de 1 de janeiro de 2012. Braslia, 21 de setembro de 2012. Contador Juarez Domingues Carneiro Presidente Ata CFC n. 969

Pe

CRC SP - Material exclusivo para uso nas atividades promovidas por este Regional.

NORMAS BRASILEIRAS DE CONTABILIDADE ITG 2002 ENTIDADE SEM FINALIDADE DE LUCROS 3. A entidade sem finalidade de lucros pode exercer atividades, tais como as de assistncia social, sade, educao, tcnico-cientfica, esportiva, religiosa, poltica, cultural, beneficente, social e outras, administrando pessoas, coisas, fatos e interesses coexistentes, e coordenados em torno de um patrimnio com finalidade comum ou comunitria. 4. Aplicam-se entidade sem finalidade de lucros os Princpios de Contabilidade e esta Interpretao. Aplica-se tambm a NBC TG 1000 Contabilidade para Pequenas e Mdias Empresas ou as normas completas (IFRS completas) naqueles aspectos no abordados por esta Interpretao.

NORMAS BRASILEIRAS DE CONTABILIDADE ITG 2002 ENTIDADE SEM FINALIDADE DE LUCROS 6. Esta Interpretao aplica-se s pessoas jurdicas de direito privado sem finalidade de lucros, especialmente entidade imune, isenta de impostos e contribuies para a seguridade social, beneficente de assistncia social e atendimento aos Ministrios que, direta ou indiretamente, tm relao com entidades sem finalidade de lucros e, ainda, Receita Federal do Brasil e demais rgos federais, estaduais e municipais. 7. Esta Interpretao aplica-se tambm entidade sindical, seja confederao, central, federao e sindicato; a qualquer associao de classe; s outras denominaes que possam ter, abrangendo tanto a patronal como a de trabalhadores.

eX

Tr rt P ia D l F

5. No esto abrangidos por esta Interpretao os Conselhos Federais, Regionais e Seccionais de profisses liberais, criados por lei federal, de inscrio compulsria, para o exerccio legal da profisso.

Pe

CRC SP - Material exclusivo para uso nas atividades promovidas por este Regional.

NORMAS BRASILEIRAS DE CONTABILIDADE ITG 2002 ENTIDADE SEM FINALIDADE DE LUCROS Reconhecimento 8. As receitas e as despesas devem ser reconhecidas, respeitando-se o regime contbil de competncia. 9. As doaes e subvenes recebidas para custeio e investimento devem ser reconhecidas no resultado, observado o disposto na NBC TG 07 Subveno e Assistncia Governamentais.

NORMAS BRASILEIRAS DE CONTABILIDADE ITG 2002 ENTIDADE SEM FINALIDADE DE LUCROS 11. Enquanto no atendidos os requisitos para reconhecimento no resultado, a contrapartida da subveno, de contribuio para custeio e investimento, bem como de iseno e incentivo fiscal registrados no ativo, deve ser em conta especfica do passivo. 12. As receitas decorrentes de doao, contribuio, convnio, parceria, auxlio e subveno por meio de convnio, editais, contratos, termos de parceira e outros instrumentos, para aplicao especfica, mediante constituio, ou no, de fundos, e as respectivas despesas devem ser registradas em contas prprias, inclusive as patrimoniais, segregadas das demais contas da entidade.

eX

Tr rt P ia D l F

10. Os registros contbeis devem evidenciar as contas de receitas e despesas, com e sem gratuidade, supervit ou dficit, de forma segregada, identificveis por tipo de atividade, tais como educao, sade, assistncia social e demais atividades.

Pe

10

CRC SP - Material exclusivo para uso nas atividades promovidas por este Regional.

NORMAS BRASILEIRAS DE CONTABILIDADE ITG 2002 ENTIDADE SEM FINALIDADE DE LUCROS 13. Os benefcios concedidos pela entidade sem finalidade de lucros a ttulo de gratuidade devem ser reconhecidos de forma segregada, destacando-se aqueles que devem ser utilizados em prestaes de contas nos rgos governamentais. 14. A entidade sem finalidade de lucros deve constituir proviso em montante suficiente para cobrir as perdas esperadas sobre crditos a receber, com base em estimativa de seus provveis valores de realizao e baixar os valores prescritos, incobrveis e anistiados.

NORMAS BRASILEIRAS DE CONTABILIDADE ITG 2002 ENTIDADE SEM FINALIDADE DE LUCROS 16. O benefcio concedido como gratuidade por meio da prestao de servios deve ser reconhecido pelo valor efetivamente praticado. 17. Os registros contbeis devem ser segregados de forma que permitam a apurao das informaes para prestao de contas exigidas por entidades governamentais, aportadores, reguladores e usurios em geral. 18. A dotao inicial disponibilizada pelo instituidor/fundador em ativo monetrio ou no monetrio, no caso das fundaes, considerada doao patrimonial e reconhecida em conta do patrimnio social. 19. O trabalho voluntrio deve ser reconhecido pelo valor justo da prestao do servio como se tivesse ocorrido o desembolso financeiro.

eX

Tr rt P ia D l F

15. O valor do supervit ou dficit deve ser incorporado ao Patrimnio Social. O supervit, ou parte de que tenha restrio para aplicao, deve ser reconhecido em conta especfica do Patrimnio Lquido.

Pe

11

CRC SP - Material exclusivo para uso nas atividades promovidas por este Regional.

NORMAS BRASILEIRAS DE CONTABILIDADE ITG 2002 ENTIDADE SEM FINALIDADE DE LUCROS 20. Aplica-se aos ativos no monetrios a Seo 27 da NBC TG 1000, que trata da reduo ao valor recupervel de ativos e a NBC TG 01, quando aplicvel. 21. Na adoo inicial desta Interpretao e da NBC TG 1000 ou das normas completas (IFRS completas), a entidade pode adotar os procedimentos do custo atribudo (deemed cost) de que trata a ITG 10.

NORMAS BRASILEIRAS DE CONTABILIDADE ITG 2002 ENTIDADE SEM FINALIDADE DE LUCROS Demonstraes contbeis 22. As demonstraes contbeis, que devem ser elaboradas pela entidade sem finalidade de lucros, so o Balano Patrimonial, a Demonstrao do Resultado do Perodo, a Demonstrao das Mutaes do Patrimnio Lquido, a Demonstrao dos Fluxos de Caixa e as Notas Explicativas, conforme previsto na NBC TG 26 ou na Seo 3 da NBC TG 1000, quando aplicvel. 23. No Balano Patrimonial, a denominao da conta Capital deve ser substituda por Patrimnio Social, integrante do grupo Patrimnio Lquido. No Balano Patrimonial e nas Demonstraes do Resultado do Perodo, das Mutaes do Patrimnio Lquido e dos Fluxos de Caixa, as palavras lucro ou prejuzo devem ser substitudas por supervit ou dficit do perodo.

eX

Tr rt P ia D l F

Pe

12

CRC SP - Material exclusivo para uso nas atividades promovidas por este Regional.

NORMAS BRASILEIRAS DE CONTABILIDADE ITG 2002 ENTIDADE SEM FINALIDADE DE LUCROS 24. Na Demonstrao do Resultado do Perodo, devem ser destacadas as informaes de gratuidade concedidas e servios voluntrios obtidos, e divulgadas em notas explicativas por tipo de atividade. 25. Na Demonstrao dos Fluxos de Caixa, as doaes devem ser classificadas nos fluxos das atividades operacionais. Contas de compensao

NORMAS BRASILEIRAS DE CONTABILIDADE ITG 2002 ENTIDADE SEM FINALIDADE DE LUCROS Divulgao As demonstraes contbeis devem ser complementadas por notas explicativas que contenham, pelo menos, as seguintes informaes: (a) contexto operacional da entidade, incluindo a natureza social e econmica e os objetivos sociais; (b) os critrios de apurao da receita e da despesa, especialmente com gratuidade, doao, subveno, contribuio e aplicao de recursos; (c) a renncia fiscal relacionada com a atividade deve ser evidenciada nas demontraes contbeis como se a obrigao devida fosse; (d) as subvenes recebidas pela entidade, a aplicao dos recursos e as responsabilidades decorrentes dessas subvenes;

eX

Tr rt P ia D l F

26. Sem prejuzo das informaes econmicas divulgadas nas demonstraes contbeis, a entidade pode controlar em conta de compensao transaes referentes a isenes, gratuidades e outras informaes para a melhor evidenciao contbil.

Pe

13

CRC SP - Material exclusivo para uso nas atividades promovidas por este Regional.

NORMAS BRASILEIRAS DE CONTABILIDADE ITG 2002 ENTIDADE SEM FINALIDADE DE LUCROS (e) os recursos de aplicao restrita e as responsabilidades decorrentes de tais recursos; (f) os recursos sujeitos a restrio ou vinculao por parte do doador; (g) eventos subsequentes data do encerramento do exerccio que tenham, ou possam vir a ter, efeito relevante sobre a situao financeira e os resultados futuros da entidade;

(i)

informaes sobre os seguros contratados;

NORMAS BRASILEIRAS DE CONTABILIDADE ITG 2002 ENTIDADE SEM FINALIDADE DE LUCROS (j)a entidade educacional de ensino superior deve evidenciar a adequao da receita com a despesa de pessoal, segundo parmetros estabelecidos pela Lei das Diretrizes e Bases da Educao e sua regulamentao; (k) os critrios e procedimentos do registro contbil de depreciao, amortizao e exausto do ativo imobilizado, devendo ser observado a obrigatoriedade do reconhecimento com base em estimativa de sua vida til; (m) segregar os atendimentos com recursos prprios dos demais atendimentos realizados pela entidade; (n) todas as gratuidades praticadas devem ser registradas de forma segregada, destacando aquelas que devem ser utilizadas na prestao de contas nos rgos governamentais, apresentando dados quantitativos, ou seja, valores dos benefcios, nmero de atendidos, nmero de atendimentos, nmero de bolsistas com valores e percentuais representativos;

eX

Tr rt P ia D l F

(h) as taxas de juros, as datas de vencimento e as garantias das obrigaes em longo prazo;

Pe

14

CRC SP - Material exclusivo para uso nas atividades promovidas por este Regional.

NORMAS BRASILEIRAS DE CONTABILIDADE ITG 2002 ENTIDADE SEM FINALIDADE DE LUCROS

(o) a entidade deve demonstrar, comparativamente, o custo e o valor reconhecido quando este valor no cobrir os custos dos servios prestados.

NORMAS BRASILEIRAS DE CONTABILIDADE ITG 2002 ENTIDADE SEM FINALIDADE DE LUCROS APNDICE A EXEMPLOS DE DEMONSTRAES CONTBEIS PARA ENTIDADES SEM FINALIDADE DE LUCROS Apresentam-se exemplos de demonstraes contbeis mencionadas nesta Interpretao, cujo objetivo auxiliar os preparadores para divulgao das informaes contbeis e financeiras das entidades sem finalidade de lucros. A entidade pode alterar e incluir contas para atender s especificidades da entidade, inclusive agregar contas similares para fins de divulgao das demonstraes contbeis, sempre que entender ser necessrio. O Apndice acompanha, mas no faz parte da Interpretao.

eX

Tr rt P ia D l F

Pe

15

CRC SP - Material exclusivo para uso nas atividades promovidas por este Regional.

I. BALANO PATRIMONIAL 20x3 ATIVO Circulante Caixa e Equivalentes de Caixa Caixa Banco C/Movimento Recursos sem Restrio Banco C/Movimento Recursos com Restrio Aplicaes Financeiras Recursos sem Restrio Aplicaes Financeiras Recursos com Restrio 20x2

I. BALANO PATRIMONIAL Crditos a Receber Mensalidades de Terceiros Atendimentos Realizados Adiantamentos a Empregados Adiantamentos a Fornecedores Recursos de Parcerias em Projetos Tributos a Recuperar Despesas Antecipadas Estoques Produtos Prprios para Venda Produtos Doados para Venda Almoxarifado / Material de Expediente

eX

Tr rt P ia D l F
20x3 20x2

Pe

16

CRC SP - Material exclusivo para uso nas atividades promovidas por este Regional.

I. BALANO PATRIMONIAL
No Circulante Realizvel a Longo Prazo Aplicaes Financeiras Recursos sem Restrio Aplicaes Financeiras Recursos com Restrio Valores a Receber Investimentos Investimentos Permanentes Imobilizado Bens sem Restrio Bens com Restrio (-) Depreciao Acumulada Intangvel Direitos de Uso de Softwares Direitos de Autor e de Marcas (-) Amortizao Acumulada

20x3

20x2

I. BALANO PATRIMONIAL

eX

Tr rt P ia D l F
20x3 20x2

PASSIVO Circulante Fornecedores de bens e servios Obrigaes com Empregados Obrigaes Tributrias Emprstimos e Financiamentos a Pagar Recursos de Projetos em Execuo Recursos de Convnios em Execuo Subvenes e Assistncias Governamentais a Realizar No Circulante Emprstimos e Financiamentos a Pagar Recursos de Projetos em Execuo Recursos de Convnios em Execuo Subvenes e Assistncias Governamentais a Realizar

Pe

17

CRC SP - Material exclusivo para uso nas atividades promovidas por este Regional.

I. BALANO PATRIMONIAL 20x3 Patrimnio Lquido Patrimnio Social Outras Reservas Ajustes de Avaliao Patrimonial Supervit ou Dficit Acumulado 20x2

II. DEMONSTRAO DO RESULTADO DO PERODO 20x3 RECEITAS OPERACIONAIS Com Restrio Programa (Atividades) de Educao Programa (Atividades) de Sade Programa (Atividades) de Assistncia Social Programa (Atividades) de Direitos Humanos Programa (Atividades) de Meio Ambiente Outros Programas (Atividades) Gratuidades Trabalho Voluntrio Rendimentos Financeiros 20x2

eX

Tr rt P ia D l F

Pe

18

CRC SP - Material exclusivo para uso nas atividades promovidas por este Regional.

II. DEMONSTRAO DO RESULTADO DO PERODO 20x3 RECEITAS OPERACIONAIS Sem Restrio Receitas de Servios Prestados Contribuies e Doaes Voluntrias Ganhos na Venda de Bens Rendimentos Financeiros Outros Recursos Recebidos 20x2

II. DEMONSTRAO DO RESULTADO DO PERODO 20x3 CUSTOS E DESPESAS OPERACIONAIS Com Programas (Atividades) Educao Sade Assistncia Social Direitos Humanos Meio Ambiente Gratuidades Concedidas Trabalho Voluntrio RESULTADO BRUTO 20x2

eX

Tr rt P ia D l F

Pe

19

CRC SP - Material exclusivo para uso nas atividades promovidas por este Regional.

II. DEMONSTRAO DO RESULTADO DO PERODO


20x3 DESPESAS OPERACIONAIS Administrativas Salrios Encargos Sociais Impostos e Taxas Aluguis Servios Gerais Manuteno Depreciao e Amortizao Perdas Diversas Outras despesas/receitas operacionais OPERAES DESCONTINUADAS (LQUIDO) SUPERVIT/DFICIT DO PERODO 20x2

II. DEMONSTRAO DO RESULTADO DO PERODO

Observaes: As despesas administrativas se referem quelas indiretas ao programa (atividades); As gratuidades e o trabalho voluntrio devem ser demonstrados por programa (atividades) tambm em Nota Explicativa.

eX

Tr rt P ia D l F

Pe

20

CRC SP - Material exclusivo para uso nas atividades promovidas por este Regional.

III. DEMONSTRAO DOS FLUXOS DE CAIXA

Mtodo Direto Mtodo Indireto

IV. DEMONSTRAO DAS MUTAES DO PATRIMNIO LQUIDO

eX

Patrimnio Social Saldos iniciais em 31.12.20x3 Movimentao do Perodo Supervit / Dficit do Perodo Ajustes de Avaliao Patrimonial Recursos de Supervit com Restrio Transferncia de Supervit de Recursos sem Restrio Saldos finais em 31/12/20x3 X X

Tr rt P ia D l F
Em 31/12/20x3
Outras Reservas Ajustes de Avaliao Patrimonial Supervit / Dficit Total do Patrimnio Lquido X X X X X X (X) (X) X X X X X

Pe

21

CRC SP - Material exclusivo para uso nas atividades promovidas por este Regional.

Entidades Mistas RECONHECE AS ATIVIDADES EDUCACIONAIS, SADE E ASSISTNCIA SOCIAL LEI 12.101/09 e LEI 12.453/11

ATIVO CIRCULANTE Caixa e Equivalentes de Caixa - Disponibilidade Sade - Disponibilidade Educao - Disponibilidade A. Social Duplicatas a Receber - Duplicatas a Receber - Sade - (-) Duplicatas Descontadas - Educao - Duplicatas a Receber - Educao - (-) Duplicatas Descontadas - Educao - Duplicatas a Receber A. Social - (-) Duplicatas Descontadas A. Social Contas a Receber - Contas a Receber - Sade - Contas a Receber Educao - Contas a Receber A. Social

eX

BALANO PATRIMONIAL EM 31 DE DEZEMBRO DE 2013 E 2012 Em Reais

Tr rt P ia D l F

Pe

22

CRC SP - Material exclusivo para uso nas atividades promovidas por este Regional.

BALANO PATRIMONIAL EM 31 DE DEZEMBRO DE 2013 E 2012 Em Reais


Imobilizado - Imobilizado - Sade - Bens em Operao - Sade - Imobilizado em Andamento - Sade - (-) Depreciao Acumulada - Sade - Imobilizado - Educao - Bens em Operao - Educao - Imobilizado em Andamento - Educao - (-) Depreciao Acumulada - Educao - Imobilizado A. Social - Bens em Operao A. Social - Imobilizado em Andamento A. Social - (-) Depreciao Acumulada A. Social

eX

BALANO PATRIMONIAL Em Reais

EM 31 DE DEZEMBRO DE 2013 E 2012


PASSIVO CIRCULANTE Emprstimos e Financiamentos Bancrios - Emprstimos e Financiamentos Bancrios - Sade - Emprstimos e Financiamentos Bancrios - Educao - Emprstimos e Financiamentos Bancrios A. Social Fornecedores Nacionais - Fornecedores Nacionais - Sade - Fornecedores Nacionais - Educao - Fornecedores Nacionais A. Social Obrigaes Trabalhistas - Obrigaes Trabalhistas - Sade - Obrigaes Trabalhistas - Educao - Obrigaes Trabalhistas A. Social

Tr rt P ia D l F

Pe

23

CRC SP - Material exclusivo para uso nas atividades promovidas por este Regional.

DEMONSTRAO DO RESULTADO DO PERODO em 31 de dezembro de 2013 e 2012 (em Reais)

Receitas - Assistncia Social Receitas Operacionais - Assistncia Social Idosos Outras Receitas - Assistncia Social Doaes/Campanhas Subvenes - Federal/Estadual/Municipal Outras Receitas Gratuidades - Assistncia Social Gratuidades - Assistncia Social

(=) Total de Receitas

DEMONSTRAO DO RESULTADO DO PERODO


em 31 de dezembro de 2013 e 2012 (em Reais)
Receitas - Sade Receitas Operacionais - Sade Receitas SUS/AIH Pacientes Internos Receitas SUS/SIA Pacientes Externos Receitas Convnios/Particulares Pacientes Internos Receitas Convnios/Particulares Pacientes Externos Outras Receitas - Sade Contribuies Convnios Com Entidade Publica - Municipal Doaes/Campanhas Subvenes - Federal/Estadual/Municipal Outras Receitas Gratuidades - Sade Gratuidades

eX

Tr rt P ia D l F

Pe

24

CRC SP - Material exclusivo para uso nas atividades promovidas por este Regional.

DEMONSTRAO DO RESULTADO DO PERODO


em 31 de dezembro de 2013 e 2012 (em Reais)
Receitas - Educao Receitas Operacionais - Educao Mensalidades - Infantil/Fundamental/Mdio Matriculas - Infantil/Fundamental/Mdio Cursos Extra-Curriculares Outras Receitas - Educao Doaes/Campanhas Outras Receitas (-) Gratuidades - Bolsas de Estudos Gratuidades - Educao

(-) Gratuidades - Outras Modalidades

DEMONSTRAO DO RESULTADO DO PERODO


em 31 de dezembro de 2013 e 2012 (em Reais)
Custos
Custos - Assistncia Social Pessoal Prprio Servios de Terceiros Material Consumido Manuteno e Reparos Depreciaes/Amortizaes Provises Custos das contribuies previdencirias - Assistncia Social Custo das Contribuies Previdencirias (COTA/RAT/3s) Custo das Contribuies Sociais (COFINS/CSLL) (-) Iseno - Custos das contribuies previdencirias - Assistncia Social (-) Iseno Contribuies Previdencirias (COTA/RAT/3s) (-) Iseno das Contribuies Sociais (COFINS/CSLL) Gratuidades - Assistncia Social Gratuidades

eX

Tr rt P ia D l F

Pe

25

CRC SP - Material exclusivo para uso nas atividades promovidas por este Regional.

DEMONSTRAO DO RESULTADO DO PERODO


em 31 de dezembro de 2013 e 2012 (em Reais)
Custos - Sade Pessoal Prprio Servios de Terceiros Material Consumido Manuteno e Reparos Depreciaes/Amortizaes Provises Custos das contribuies previdencirias - Sade Custo das Contribuies Previdencirias (COTA/RAT/3s) Custo das Contribuies Sociais (COFINS/CSLL) (-) Iseno - Custos das contribuies previdencirias - Sade (-) Iseno Contribuies Previdencirias (COTA/RAT/3s) (-) Iseno das Contribuies Sociais (COFINS/CSLL) Gratuidades - Sade Gratuidades

DEMONSTRAO DO RESULTADO DO PERODO


em 31 de dezembro de 2013 e 2012 (em Reais)
Custos - Educao Pessoal Prprio Servios de Terceiros Material Consumido Manuteno e Reparos Depreciaes/Amortizaes Provises Custos das contribuies previdencirias - Educao Custo das Contribuies Previdencirias (COTA/RAT/3s) Custo das Contribuies Sociais (COFINS/CSLL) (-) Iseno - Custos das contribuies previdencirias - Educao (-) Iseno Contribuies Previdencirias (COTA/RAT/3s) (-) Iseno das Contribuies Sociais (COFINS/CSLL)

(=) Total de Custos (=) Supervit Bruto

eX

Tr rt P ia D l F

Pe

26

CRC SP - Material exclusivo para uso nas atividades promovidas por este Regional.

NOTAS EXPLICATIVAS
NOTA CONCESSO DE GRATUIDADES Foram concedidas com observncia do limite mnimo fixado pelo Decreto n. 7.237/10 e 7.300/10, conforme demonstrativo comparativo extra-contbil, indicado abaixo: Demonstrativo de Gratuidades e Beneficncias 2013 e 2012

Itens Receitas de Atividades (Sade/Educao/A. Social) Receitas Eventuais (Sade/Educao/A. Social) Receitas Financeiras(Sade/Educao/A. Social) Total

Valor - R$ 2013 2012

Itens Gratuidades(Sade/Educao) Beneficncias(Sade/Educao/A. Social) Total

Valor - R$

eX

NOTA - Isenes Previdencirias usufrudas Em atendimento ao Decretos n.s 7.237/10 e 7.300/10, so demonstrados a seguir, os valores relativos s isenes previdencirias, como se devido fosse, gozadas durante o exerccio de 2013 e 2012: ISENES USUFRUDAS Descries Cota Patronal RAT/SAT Outras Entidades COFINS CSLL Total A. SOCIAL
2013 2011

Tr rt P ia D l F
NOTAS EXPLICATIVAS SADE
2013 2012

Pe

EDUCAO
2013 2012

TOTAL
2013 2012

27

CRC SP - Material exclusivo para uso nas atividades promovidas por este Regional.

Obrigatoriedade de Auditoria Externa


LEI N 12.101, DE 27 DE NOVEMBRO DE 2009 Dispe sobre a certificao das entidades beneficentes de assistncia social; regula os procedimentos de iseno de contribuies para a seguridade social. Art. 29. A entidade beneficente certificada na forma do Captulo II far jus iseno do pagamento das contribuies de que tratam os arts. 22 e 23 da Lei n 8.212, de 24 de julho de 1991, desde que atenda, cumulativamente, aos seguintes requisitos:

Obrigatoriedade de Auditoria Externa (continuao)


- ORGANIZAES DA SOCIEDADE CIVIL DE INTERESSE PBLICO OSCIPs, pessoa jurdica de direito privado, sem fins lucrativos e est regulamentada pela Lei n9.790, de 23 de maro de 1999, e pelo Decreto n 3.100, de 30 de julho de 1999. Acima de R$ 600 mil, a OSCIP deve contratar auditoria independente para avaliar o Termo de Parceria, cujo custo pode ser includo no valor do prprio Termo de Parceria.

- Convnios/Subvenes/Parceiras: Clausula especifica para contrao de Auditoria Interna e/ou Externa.

eX

Tr rt P ia D l F

VIII - apresente as demonstraes contbeis e financeiras devidamente auditadas por auditor independente legalmente habilitado nos Conselhos Regionais de Contabilidade quando a receita bruta anual auferida for superior ao limite fixado pela Lei Complementar no 123, de 14 de dezembro de 2006.

Pe

28

CRC SP - Material exclusivo para uso nas atividades promovidas por este Regional.

Publicao das Demonstraes Contbeis


- Utilidade Pblica Federal (UPF) - Fundamento Legal: Lei 91/35, Decreto 50.517/61 e alteraes da Lei 6.639/79 e Decreto 60.931/67. Observao: Desde que tenha sido contemplada com subveno federal. Certificado de Organizao da Sociedade Civil de Interesse Pblico (OSCIP) - Fundamento Legal: Lei 9.790/99 e Decreto 3.100/99. Observao: Ser dada publicidade, por qualquer meio eficaz, no encerramento do exerccio fiscal, do relatrio de atividades e das demonstraes financeiras da entidade, incluindo as certides negativas de dbito no INSS e no FGTS, que devem ser colocadas disposio para exame de qualquer cidad

Publicao das Demonstraes Contbeis (continuao)


- Transparncia; - Ensino Superior; e - Convnios/Subvenes/Parceiras: Clausula especifica para dar publicidade. Lei n 12.868, de 2013 Art. 41. As entidades isentas na forma desta Lei devero manter, em local visvel ao pblico, placa indicativa contendo informaes sobre a sua condio de beneficente e sobre sua rea de atuao, conforme o disposto no art. 1o. Pargrafo nico. As entidades referidas no caput devero dar publicidade e manter de fcil acesso ao pblico todos os demonstrativos contbeis e financeiros e o relatrio de atividades.

eX

Tr rt P ia D l F

Pe

29

CRC SP - Material exclusivo para uso nas atividades promovidas por este Regional.

Bibliografia
- Equipe Portal de Contabilidade; - professorclaudiorufino.blogspot.com - Manual de Fundaes - FBC/CFC; - Conselho Federal de Contabilidade; - CRC - SP; - IBRACON; - RFB; e - www.cmb.org.br
A s in fo r m a e s c o n tid a s n e s s a a p r e s e n t a o e s t o s u je it a s a a lte r a e s d e c o rr e n t e s d a s f r e q e n te s m u d a n a s d a le g is la o , e s p e c ia lm e n t e q u a n t o is e n o d a c o ta p a t r o n a l. P o rt a n to , f iq u e m a t e n to s a p o s s v e is in f o r m a e s p o s te r io r e s .

desenvolvimento@crcsp.org.br

eX

CONTATO:

Tr rt P ia D l F

Pe

30

You might also like