You are on page 1of 18

A COMPLEXIDADE ECONMICA DOS DIREITOS HUMANOS: UMA DIMENSO ESCONDIDA DO DESENVOLVIMENTO HUMANO THE ECONOMICAL COMPLEXITY OF HUMAN RIGHTS:

THE HIDDEN DIMENSION OF HUMAN DEVELOPMENT


Leilane Serratine Grubba*

Resumo: Este artigo tem por objeto a complexidade econmica dos direitos humanos, mais precisamente, a investigao da relao entre a complexidade econmica e o desenvolvimento humano. Nesse sentido, objetivou demonstrar a intrnseca relao e dependncia do desenvolvimento humano complexidade econmica dos direitos humanos, que influi na positivao dos direitos, assim como na luta pelo acesso aos bens necessrios a uma vida digna. Por meio do mtodo dedutivo, o artigo problematizou a relao entre o ser humano e seu contexto econmico-social para o desenvolvimento da vida em dignidade. Diante disso, em primeiro lugar, foi apresentada a noo de complexidade dos direitos humanos, isto , as suas mltiplas dimenses. No segundo momento, foi analisada a questo econmica do desenvolvimento humano, ou seja, a relao entre o desenvolvimento da vida digna e a dimenso econmica da sociedade, e, finalmente, foi apresentada a complexidade econmica dos direitos humanos. O desenvolvimento humano no est apenas vinculado dimenso econmica, mas compreende todas as dimenses (complexidade) que perfazem uma vida digna de ser vivida. A vida se desenvolve em dignidade mediante o acesso aos bens materiais e imateriais. As polticas do desenvolvimento humano, nesse sentido, devem se integrar a uma estrutura que apoie um crescimento com equidade e sustentabilidade. Palavras-chave: Pensamento complexo. Complexidade econmica. Direitos humanos. Desenvolvimento humano. Dignidade humana.
*

Abstract: This article focuses on the economical complexity of human rights, more specifically, on the relationship between economical complexity and human development. In this sense, it aimed to demonstrate the close relationship and dependence of human development to economical complexity of human rights, which influences the formalization of rights, as well as the struggle for access to the necessary goods for a dignified life. Through deductive method, the article problematized the relationship between humans and their social-economic context for the development of life in dignity. Therefore, first, was presented the notion of complexity of human rights, that is, its multiple dimensions. In the second step, we analyzed the economic issue of human development, namely the relationship between the development of decent life and economical dimension of society. Finally, we presented the economical complexity of human rights. Human development is not only linked to the economical dimension, but includes all dimensions (complexity) that make up a life worth living. Life unfolds in dignity through access to material and immaterial goods for human development. Keywords: Complex thought. Economical complexity. Human rights. Human development. Human dignity.

Doutoranda em Direito na Universidade Federal de Santa Catarina; Mestre em Direito pela Universidade Federal de Santa Catarina; Bolsista de Doutorado do CNPq; Pesquisadora do Ncleo de Estudos Conhecer Direito (NECODI), e dos Grupos de Estudos Universidade Sem Muros (USM) e Direito e Literatura (LITERATO); Universidade Federal de Santa Catarina, Campus Universitrio, Trindade, 88036-970, Florianplois, SC, Brasil; lsgrubba@hotmail.com
EJJL Chapec, v. 14, n. 1, p. 17-34, jan./jun. 2013 17

Leilane Serratine Grubba

Introduo
Precisamos de uma nova viso de mundo, de uma percepo do ser humano inserido em sua complexidade,1 em suas mltiplas relaes com os fenmenos do mundo. Isso significa perceber o humano como parte integrante do meio no qual est inserido, como um ser contextual, temporal e geogrfico. Ora, se cada ser humano detm uma identidade prpria e, por consequncia dela, diferenas para com os demais, todos so contextuais medida que esta identidade se constri individualmente em razo da gentica, dos valores, da cultura, do modo de produo e consumo de sua localidade geogrfica, do tempo no qual nasceu e se desenvolveu, do grau de escolaridade, etc. justamente a partir desta identidade que cada ser humano se relaciona com os fenmenos do mundo, consigo, com os outros humanos, com a natureza, assim como com as dimenses da vida em sociedade (economia, poltica, etc.). Mais do que isso, a partir desta complexidade do humano que falaremos de desenvolvimento para a vida digna. Ao falarmos disso falamos de uma faceta dos direitos humanos, um tema de alta complexidade. Isso quer dizer, eles no existem somente no mundo jurdico, mas so permeados pelas complexidades cultural, emprica, jurdica, filosfica, poltica, econmica, ambiental, etc. Os direitos humanos, enquanto direitos positivados, pertencem dimenso jurdica, mas tambm so influenciados, assim como influenciam a dimenso poltica, a econmica, bem como podem ser considerados, em uma dimenso social, a aspirao dos seres humanos por uma vida digna. Principalmente, os direitos humanos possuem uma complexidade ambiental em razo de trabalharmos um tema antropossocial (psicossociocultural), no qual os seres humanos esto em constante troca de energia com o meio (contexto). Nesse sentido, este artigo tem por objeto a complexidade econmica dos direitos humanos, mais precisamente, a investigao da relao entre a complexidade econmica e o desenvolvimento humano. Assim, objetivou-se demonstrar a intrnseca relao e a dependncia do desenvolvimento humano complexidade econmica dos direitos humanos, que influi na positivao dos direitos, assim como na luta pelo acesso aos bens necessrios a uma vida digna. Por meio do mtodo dedutivo, o artigo problematizou a relao entre o ser humano e o seu contexto econmico-social para o desenvolvimento da vida em dignidade.
A categoria complexidade advm do termo complexus, que [...] o que est junto; o tecido formado por diferentes fios que se transformam numa s coisa. Isto , tudo isso se entrecruza, tudo se entrelaa para formar a unidade da complexidade; porm, a unidade do complexus no destri a variedade e a diversidade das complexidades que o teceram. (MORIN, 2010, p. 108, 188).
1

18

EJJL

Chapec, v. 14, n. 1, p. 17-34, jan./jun. 2013

A complexidade econmica dos direitos humanos ...

Diante disso, em primeiro lugar, foi apresentada a noo de complexidade dos direitos humanos, isto , as suas mltiplas dimenses. No segundo momento, foi analisada a questo econmica do desenvolvimento humano, ou seja, a relao entre o desenvolvimento da vida digna e a dimenso econmica da sociedade. Finalmente, foi apresentada a complexidade econmica dos direitos humanos. O desenvolvimento humano no est apenas vinculado dimenso econmica, mas compreende todas as dimenses (complexidade) que perfazem uma vida digna de ser vivida. A vida se desenvolve em dignidade mediante o acesso aos bens materiais e imateriais. As polticas do desenvolvimento humano, nesse sentido, devem se integrar a uma estrutura que apoie um crescimento com equidade e sustentabilidade.

1 Os direitos humanos so um tema de alta complexidade


Os direitos humanos so um tema de alta complexidade,2 essencialmente epistemolgica (cientfica), no qual convivem as complexidades cultural, emprica, jurdica, filosfica, poltica, econmica, ambiental, etc. Embora cada uma destas complexidades ou instncias possua certa autonomia, essencialmente em razo de seu funcionamento global em conformidade com sua prpria lgica e seus mecanismos prprios, todas essas ditas dimenses dos direitos humanos ou, para sermos mais precisos, complexidades contextuais das quais emergem os produtos culturais direitos como construes de signos para a representao da realidade, no podem ser desvinculadas. Seguindo esse caminho, conforme afirmou Miaille (1979, p. 19), os direitos humanos positivados se encontram no mundo jurdico, ainda assim, no pode este mundo ser verdadeiramente conhecido (compreendido), seno em relao a tudo aquilo que lhe permitiu existncia e que permite um futuro possvel. Da porque necessria uma anlise a partir da complexidade do direito, ou seja, uma anlise que desbloqueia o seu entendimento isolado e que o projeta no mundo real, justamente onde ele encontra seu fundamento, relacionando-o aos demais fenmenos sociais. Mais do que isso, os direitos humanos no se reduzem ao direito positivo que os formalizou: eles so sempre o resultado provisrio dos processos de luta, pois envolvem uma dimenso cultural, poltica, econmica, epistemolgica, etc., isto ,
O pensamento da complexidade , acima de tudo, um incentivo para o pesquisador alcanar uma nova viso do mundo, que seja dialgica e que perceba tudo, inclusive os fenmenos humanos (nas cincias humanas) de maneira inter-relacionada. Em suma, para que ele considere a complexidade da questo a ser estudada (MORIN, 2010, p. 188-190).
2

EJJL

Chapec, v. 14, n. 1, p. 17-34, jan./jun. 2013

19

Leilane Serratine Grubba

advm da realidade do mundo no qual estamos inseridos, por meio dos processos de relao entre os humanos. Dessa maneira, por exemplo, somente poderemos compreender um valor positivado na forma de direito quando entendermos o contexto econmico daquela sociedade poca da positivao, assim como a conjuntura poltica que imperava no momento. Neste artigo iremos investigar a complexidade econmica dos direitos humanos, a qual sempre est relacionada s demais complexidades. Assim, ressaltamos que no existe um modelo de complexidades que se imponha por si mesmo, pela lgica interna. Podem existir variados modelos de entendimento acerca da complexidade dos direitos humanos, cada um com sua prpria racionalidade e consequncias. Aqui, propomos somente um modelo para entend-las de modo aberto, o que no tem o condo de inviabilizar futuras e diferentes anlises. Para deixarmos explcita a total conexo entre as diversas possveis complexidades que envolvem o tema dos direitos humanos, a ttulo de exemplo, podemos vislumbrar a questo das migraes. Milhes de pessoas anualmente migram do local de sua origem para outros pases, cidades ou territrios, buscando melhores oportunidades de vida. Consideremos a histria de Bhagywati, conforme o Relatrio de Desenvolvimento Humano de 2009, que trata especificamente do tema ultrapassar barreiras: mobilidade e desenvolvimento humanos. Bhagywati vive
[...] na zona rural de Andhra Pradesh, na ndia, e pertence a uma casta inferior. Viaja at cidade de Bangalore com os filhos para trabalhar nas obras durante seis meses por ano, onde ganha R$ 60 (1,20 dlares americanos) por dia. Enquanto est longe de casa, os filhos no vo escola porque esta fica demasiado longe do local da construo e, para mais, no sabem falar o idioma local. Bhagyawati no tem direito a qualquer subsdio de alimentao ou de assistncia mdica, e nem exerce o direito de voto, porque vive fora do distrito onde est registrada. Como milhes de outros migrantes internos, dispe de poucas opes para melhorar a sua vida para alm de se mudar para uma cidade diferente em busca de melhores oportunidades. (NAES UNIDAS, 2009).

A desigualdade de acesso aos bens necessrios a garantir uma vida digna decorrente da maioria das sociedades estratificadas impende ao processo migratrio (complexidade econmica), que, muitas vezes, configura-se como a nica alternativa para melhorar a condio de vida: deixar a cidade, a aldeia, o Estado ou o pas, com esperana rumo ao desconhecido. De maneira geral, a perspectiva sobre a migrao recai sobre os deslocamentos entre pases, ou seja, a migrao de pessoas oriundas de pases subdesenvolvidos ou em desenvolvimento (pases do Sul) rumo aos pases desenvolvidos. Contudo, a maioria das migraes sequer ocorre
20 EJJL Chapec, v. 14, n. 1, p. 17-34, jan./jun. 2013

A complexidade econmica dos direitos humanos ...

entre pases, pois acontece no mbito do territrio do mesmo pas. De fato, 740 milhes de pessoas migram, anualmente, para outra regio do seu prprio pas, ou seja, um nmero quatro vezes superior ao referente s migraes internacionais, que se referem a menos de 70 milhes de pessoas. A maior parte dos imigrantes alcana melhores rendimentos e condies de vida (acesso educao, assistncia mdica, etc.); ainda assim, os benefcios que resultam da mobilidade no se distribuem de maneira equitativa (NAES UNIDAS, 2009). A migrao no um tema de conotao meramente cultural (a complexidade cultural da diferena entre culturas), tampouco de conotao estritamente econmica (a viso de que o imigrante rouba o emprego dos locais e, alm disso, responsvel pela reduo dos nveis salariais), ou poltica (complexidade poltica, a exemplo dos imigrantes de origem rabe de religio islmica em territrios europeus ocidentais, bem como pelas acusaes de aumento da criminalidade e pelo risco de perda da coeso cultural e social). Conforme o Relatrio de Desenvolvimento Humano (RDH) (NAES UNIDAS, 2009), em alguns casos, pessoas se deslocam por motivos de insegurana e conflitos em seu local de origem. A estimativa de que 14 milhes de refugiados vivem fora do seu pas de cidadania (7% do total de migrantes do mundo), em razo de conflitos blicos (complexidade poltica, entre outras) ou catstrofes naturais (complexidade econmica, poltica, ambiental, etc.). Apontamos tambm para o grupo vulnervel, principalmente constitudo de mulheres jovens, traficadas e enganadas com promessas de uma vida melhor, e, muitas vezes, abusadas sexualmente (complexidade econmica, poltica, etc.) (NAES UNIDAS, 2009, p. 2). Dessa forma existem variados obstculos s migraes, essencialmente para as pessoas pouco qualificadas (complexidade educacional, poltica e econmica). Por mais que pases desenvolvidos busquem o servio de pessoas pouco ou no qualificadas, as polticas governamentais tendem a ser contraditrias com esses trabalhadores, requerendo-os notadamente como trabalhadores temporrios e no legalizados (estatuto irregular). Assim, apesar de pagarem os mesmos impostos que os residentes nativos desses locais, os imigrantes podem no ter acesso aos servios bsicos (sade, educao, etc.), bem como correm o risco de serem deportados (NAES UNIDAS, 2009, p. 3). Segundo o RDH (NAES UNIDAS, 2009), a migrao deve ser vista como fator positivo social, cultural e econmico, pois alm de determinar um custo irrelevante (muitas vezes inexistente) para os cidados nativos, os benefcios so mltiplos, a exemplo de mais elevados rendimentos (alm do benefcio direto da remessa de rendimento enviada aos

EJJL

Chapec, v. 14, n. 1, p. 17-34, jan./jun. 2013

21

Leilane Serratine Grubba

membros mais prximos da famlia, que ademais tem um alcance ainda maior medida que se reverte indiretamente para a prpria sociedade), consumo, educao, condio de sade, etc. A imigrao tambm pode levar a alteraes do comportamento como resposta s ideias estrangeiras, a exemplo da abertura do papel feminino dos modelos tradicionais (NAES UNIDAS, 2009, p. 3). Mais do que isso, o RDH 2009 percebe, por meio de uma complexidade poltica e econmica, o tratamento no humano que recebem alguns imigrantes e a no garantia de seus direitos mais bsicos. Ainda que os governos no tenham ratificado convenes ou tratados internacionais que protejam essas pessoas, devem eles gozar dos mesmos direitos que os trabalhadores nativos, por exemplo, igual remunerao por idntico trabalho, condies de trabalho dignas, tempo de jornada, etc. Isso porque, mesmo quando ocorre uma migrao interna, no obstante a maioria dos sistemas de planeamento centralizado j ter sido abandonada, ainda persistem, em alguns governos, restries e obstculos s deslocaes, que assumem a forma de reduo do fornecimento de servios bsicos, concesso de direitos, etc. (NAES UNIDAS, 2009, p. 3). Nesse sentido, mesmo que simplificadamente, o exemplo do tema migrao, vinculado essencialmente aos direitos humanos (dignidade humana), serviu para salientar que mltiplas complexidades convivem e no podem ser afastadas umas das outras, tampouco dos fenmenos a serem estudados. Somente assim, percebendo que existem variadas complexidades, podemos situar as categorias que investigamos em sua realidade, na vida concreta e imanente. No caso da migrao, se entendermos os fenmenos envolvidos, poderemos entender o porqu se elevam as barreiras contra os imigrantes, bem como nos dedicarmos a investigar as vantagens decorrentes dos deslocamentos para o desenvolvimento humano, com a procura de melhorias tanto para as comunidades de destino quanto para as pessoas que imigraram. Alm disso, combater as discriminaes oriundas de falsas percepes do real (do fenmeno), preveno de violncia, campanhas de conscientizao, etc. Por conseguinte, falamos que os direitos humanos so um tema de alta complexidade, ou seja, no se reduzem ao mbito jurdico, mas so permeados pelos mbitos (complexidades) emprico, cientfico, ambiental, poltico, econmico e jurdico, alm de muitos outros mbitos que poderiam ser investigados. No decorrer deste artigo, investigaremos as mais manifestas implicaes da complexidade econmica dos direitos humanos, embora sempre perpassando dimenses de outras complexidades, pois, como vimos, nenhuma complexidade existe de maneira autnoma.

22

EJJL

Chapec, v. 14, n. 1, p. 17-34, jan./jun. 2013

A complexidade econmica dos direitos humanos ...

2 A questo econmica do desenvolvimento humano


A forma ocidental de entender e atuar no mundo, principalmente a partir do fim do sculo XIX, reside no processo de separao da economia das demais instituies sociais, como se houvesse propriamente uma dimenso econmica desvinculada da dimenso social e poltica das sociedades. Inicialmente, a economia foi concebida como o processo institucionalizado para a construo dos meios de satisfao das necessidades materiais dos seres humanos, conforme defendeu Smith (1996). Contudo, com o advento da teoria econmica neoclssica e a justificao da luta por angariar o maior benefcio individual em um ambiente de pretensa escassez, de processo coletivo, a economia se reduziu ao topoi de estudo e luta competitiva de individualidades para conseguir o maior ganho possvel (o mercado selvagem autorregulado). Isso, em meio ao fato de que, desde o sculo XIX, tambm se intensificou a luta por direitos sociais (HERRERA FLORES, 2009a, p. 58). A reformulao neoliberal Bretton Woods representou o reordenamento da ordem global pelas aes de algumas instituies internacionais, como o Banco Mundial, o Fundo Monetrio Internacional e a Organizao Mundial do Comrcio. Alm disso, no incio da dcada de 1990, o Consenso de Washington quase alcanou a hegemonia do pensamento sobre o desenvolvimento, defendendo que a obedincia ao dogma da liberalizao econmica e da desregulao implicaria resultados mais positivos. Essa corrente de pensamento levou a maioria dos pases ocidentais a reduzir o papel do setor pblico na economia e a aliviar a regulamentao da esfera econmica, ocasionando privatizaes de servios pblicos (NAES UNIDAS, 2010, p. 16). Dessa forma, para Herrera Flores (2009a, p. 57), pouco a pouco a existncia humana no mais se configurou como economia de mercado, mas como sociedade de mercado. At porque, a prpria defesa dos direitos humanos nasceu no seio da Segunda Guerra Mundial, em meio ao desenvolvimento do capitalismo transnacional e com o intuito de unir legitimamente a universalidade ao sistema capitalista. Mais do que isso, para Rodrigues (1989, p. 35-56), atribuiu-se aos direitos humanos a funo de legitimidade legal via procedimentalismo, e, assim, passam a ser vistos como um problema poltico, fazendo esquecer o problema econmico a ele subjacente. Isso significa a generalizao de uma forma injusta e desigual de ordenar as atividades econmicas (os processos globais de diviso do fazer humano), uma forma desumana de controle das prprias aes (mo invisvel do mercado) e o predomnio dos valores de competio e egosmo na

EJJL

Chapec, v. 14, n. 1, p. 17-34, jan./jun. 2013

23

Leilane Serratine Grubba

estrutura social. A economia passou a ser a justificao para a luta de conseguir o maior benefcio individual, em um ambiente de pretensa escassez dos meios a cumprir a expectativa de todos. Alm do falacioso discurso de que os direitos humanos somente poderiam ser alcanados via sistema capitalista, poca da bipolarizao do globo, pois que o sistema socialista no garantia direitos e garantias individuais e polticos, acrescentamos que a universalizao dos direitos tambm se pautou pelos princpios de legitimao do sistema capitalista, demandando [...] um esforo de reconstruir uma moral universal que oferea uma nova identidade coletiva ao capitalismo, facilitando-lhe a consecuo de seus objetivos. (RODRIGUES, 1989, p. 35-56). Frente a esse fato que se rechaa a considerao das premissas bsicas dessa razo liberal como se fossem naturais ou imodificveis, e, junto a isso, a exigncia de denunciar e elucidar esses mecanismos que fazem com que os direitos humanos se reduzam aos direitos de indivduos atomizados e mercantilizados. Alm disso, falacioso o discurso que vincula o desenvolvimento humano somente questo econmica, em outras palavras, a riqueza humana riqueza econmica, pois que, no obstante a importncia dos mercados para o dinamismo econmico sustentado, eles no detm o condo de originar automaticamente o progresso nas demais dimenses do desenvolvimento humano, mas apenas favorecem o crescimento econmico rpido, normalmente no sustentvel (NAES UNIDAS, 2010, p. 5). A ideia calcada no mito de que os mercados podem existir em um vcuo institucional e poltico mercado autorregulado , denunciada por Polanyi (1994), implica o fato de que, quando nos referimos ao fornecimento de bens pblicos (segurana, estabilidade, sade, educao, etc.), os mercados, por si s, pouco contribuem para o desenvolvimento. Pelo contrrio, [...] talvez o maior desafio manuteno do progresso do desenvolvimento humano venha da insustentabilidade dos padres de produo e consumo. (NAES UNIDAS, 2010, p. 7). Nesse sentido, por exemplo, se considerarmos as empresas que produzem bens com mo de obra barata, os proprietrios podero no vislumbrar a necessidade de uma fora de trabalho mais instruda e pouco se preocuparo com a sade dos trabalhadores quando existir uma abundncia da mo de obra. Portanto, aliada fora do mercado, existe a necessidade de uma ao social e estatal complementar. Falamos da regulao de um Estado capaz. Segundo as Naes Unidas (2010, p. 6):
[J em] meados da dcada de 2000, vrios contributos articularam essa nova heterodoxia. A Agenda do Desenvolvimento de Barcelona de 2004, elaborada por um grupo misto de economistas do desenvolvimento de pases de-

24

EJJL

Chapec, v. 14, n. 1, p. 17-34, jan./jun. 2013

A complexidade econmica dos direitos humanos ...

senvolvidos e em vias de desenvolvimento, realou lies fulcrais das ltimas duas dcadas. Eles destacavam as boas instituies, a maior equidade, a poltica fiscal prudente e um equilbrio apropriado entre o mercado e o Estado. [...] Pouco tempo depois, o Banco Mundial publicou Economic Growth in the 1990s, uma importante reavaliao das abordagens s reformas polticas. O relatrio realava a variao nos resultados do crescimento entre pases com regimes polticos semelhantes, constituindo um profundo desvio em relao abordagem de tipo universal do Consenso de Washington. Em 2008, a Comisso Spence sobre o Crescimento e o Desenvolvimento apoiada pelo Banco Mundial e pelos governos de vrios pases desenvolvidos repetiu essas concluses [...]

Isso quer dizer, no existe uma frmula genrica, visto que as especificidades de cada local que determinam a estratgia adequada para o crescimento (NAES UNIDAS, 2010, p. 6). O dogma de escassez opera de forma a igualar a quantidade de dinheiro para o consumo quantidade de recursos materiais existentes. Teoricamente, portanto, racionaliza o modo de funcionamento do mercado e relega ao irracional qualquer esforo para obstar a autorregulao daquele, com vistas promoo da vida digna a todos os humanos. Ento, por mais emprica a afirmao da natureza limitada dos bens postos ao mercado e dos desejos individuais ilimitados, ainda, assim, intenta a ocultao dessa definio criada histrica e arbitrariamente (HERRERA FLORES, 2009a, p. 58-59). Reduzido a um indivduo de mercado, o humano somente pode satisfazer suas necessidades emersas da e imersas na lgica do mercado, a partir do dinheiro e do desejo de se ter. E, assim, no se reconhecem mais necessidades para alm das oferecidas pelo prprio mercado (POLANYI, 1994, p. 101-102). Mais do que isso, as necessidade apenas se satisfazem com o emprego do recurso escasso dinheiro, em desprestgio de todos os recursos e bens materiais e imateriais que socialmente necessitamos para viver dignamente. Existe, ademais, uma inverso. Melhor seria cham-la de um ocultamento por meio de transmisso. O que queremos dizer que o discurso tradicional dos direitos humanos efetua uma transferncia da ateno do sistema econmico para o poltico, ou seja, preceitua que os problemas concretos no que se refere aos direitos so essencialmente polticos e negando sua base concreta e materialista econmica. Por exemplo, em mbito poltico, positiva-se juridicamente que todos os cidados so iguais perante a lei igualdade formal e que essa igualdade deve se ampliar para uma igualdade tambm material. Todavia, o discurso veiculado faz crer que esta igualdade material se faz alcanar mediante a promulgao de leis e por meio do mbito poltico, esquecendo-se os interesses econmicos incrustados no seio poltico, bem como se es-

EJJL

Chapec, v. 14, n. 1, p. 17-34, jan./jun. 2013

25

Leilane Serratine Grubba

quecendo de que a transformao social e a diminuio das desigualdades materiais implicam uma reformulao da base econmica3 na sociedade. Para ilustrar esse pensamento, podemos citar uma passagem da obra A era dos direitos, escrita por Bobbio, que expe a defasagem entre o debate terico dos direitos humanos e os limites da sua efetiva proteo nos sistemas internacionais, bem como no mbito dos Estados nacionais: Essa defasagem s pode ser superada pelas foras polticas. (BOBBIO, 2004, p. 77). Por esse motivo, Rodrigues (1989) afirma que o discurso dos direitos humanos serve [...] como instrumento ideolgico de legitimao da dominao capitalista sobre o terceiro mundo.4 Isso explica o fato de os direitos individuais e polticos, de origem burguesa e carter liberal, sobreporem-se aos demais direitos, que demandam uma modificao estrutural na sociedade de cunho econmico. Existe, nesse fato, uma intrnseca inter-relao entre a complexidade econmica e as complexidades poltica e social, de modo que uma no subsiste sem as demais.

3 Complexidade Econmica dos Direitos Humanos


A complexidade dos direitos humanos uma, mas pode ser dividida em dimenses e/ou complexidades para a maior compreenso do objeto de estudo e dos fenmenos envolvidos. A complexidade econmica dos direitos humanos, por conseguinte, relaciona-se direta e intrinsecamente com as complexidades jurdica, poltica e social. Quando falamos em direitos humanos, os direitos individuais, civis e polticos so plenamente exigveis e acompanhados de mecanismos jurdicos sua satisfao. Todavia, no mbito do Estado Democrtico Liberal, os direitos sociais, econmicos e culturais formalizaram-se enquanto normas programticas, pois que no possuem normas jurdicas que as garantam,
Base econmica [...] a base real e contraditria da vida social. Sobre esta base eleva-se um edifcio poltico-jurdico, em particular o Estado, encarregado no de reduzir as contradies mas de as perpetuar em proveito da classe dominante. Assim, o Estado a expresso de um certo estado das foras produtivas e das relaes de produo. No propomos considerar, diferentemente da noo economicista da sociedade, que a estrutura econmica a base real da sociedade, ou seja, a causa de todos os demais elementos da sociedade, pensamento este que, segundo Miaille, destruiria a existncia real de todas as outras instncias (MIAILLE, 1979, p. 71-121). 4 Ao caracterizarmos os direitos humanos como inerentes (naturais) ao ser humano e democracia liberal como o nico meio pelo qual poderemos alcanar os direitos, deixamos de pensar as polticas alternativas viveis. Nesse sentido, por exemplo, as experincias socialistas so apresentadas como autoritrias ou totalitrias e em virtude de uma impossibilidade comparativa entre os sistemas econmicos socialista e capitalista, o desrespeito aos direitos individuais e polticos, por parte dos Estados socialistas, foi alardeado pelos sistemas capitalistas que, no somente deslegitimaram a politizao daquela forma de Estado, como tambm despolitizaram o modo de produo capitalista, apresentando-o como a ordem natural da sociedade (RODRIGUES, 1989, p. 35-56).
3

26

EJJL

Chapec, v. 14, n. 1, p. 17-34, jan./jun. 2013

A complexidade econmica dos direitos humanos ...

tampouco possibilidade de concreta cobrana jurdica para a sua efetivao. Por isso, devemos compreender que os seres humanos esto imersos em variadas relaes, que podem ser necessrias e independentes da sua vontade e que, essencialmente, configuram-se como relaes de produo, as quais correspondem diretamente ao grau de desenvolvimento das suas formas produtivas materiais. Ora, o conjunto destas relaes de produo constitui a estrutura (base) econmica da sua sociedade, que por sua vez no deixa de se estabelecer como a base concreta sobre a qual se ergue uma superestrutura jurdica e poltica e s quais correspondem determinadas formas de conscincia social. Nesse sentido, tanto as vidas social, poltica, intelectual, etc., condicionam o modo de produo da vida material, quanto o prprio modo de produo da vida material5 condiciona o processo da vida, podendo incluir os humanos como sujeitos do suposto pacto social, mas tambm alij-los (MIAILLE, 1979, p. 64). J no ano de 1990 o primeiro Relatrio de Desenvolvimento Humano (PNDU) das Naes Unidas apresentou o recm-criado ndice de Desenvolvimento Humano (IDH),6 cuja premissa maior residia na considerao de que a questo econmica de determinada regio (rendimento nacional) deveria ser necessariamente vinculada a outras questes, de cunho
Vida material foi o termo utilizado por Marx como o ponto de partida para proceder sua crtica em relao ao idealismo alemo, essencialmente ps-hegeliano, que considera o mundo e o interpreta por ideias e conceitos abstratos. Ento, para proceder sua anlise da sociedade, Marx toma como pressuposto as condies reais de vida, das quais no podemos fazer abstraes. Isto , devemos considerar os humanos como pessoas reais, tanto em seu pensar quanto em suas aes e condies materiais de vida (MARX, 2008). No transcorrer deste trabalho, utilizamos a expresso vida material de modo intercambivel com os seguintes termos: vida concreta, imanncia do mundo, vida real, etc., todos representando o mesmo significado. 6 Salientamos que o desenvolvimento humano, alm de estar relacionado sade, educao e ao rendimento (parmetros utilizados pelo ndice), tambm se vincula equidade, sustentabilidade e liberdade. Assim, por mais que o IDH indique uma progresso no desenvolvimento, esse fato no implica, necessariamente, a excluso das dimenses mais amplas no abrangidas. Por isso, possvel que um pas apresente um IDH elevado, e, ao mesmo tempo, ser insustentvel, no democrtico e no equitativo, da mesma forma que possvel que um pas detenha um IDH baixo, mas que seja relativamente sustentvel, democrtico e equitativo. Esse fato em razo de que no existe um padro direto que relacione o IDH s demais dimenses do desenvolvimento, excetuada a desigualdade, que se relaciona negativamente com o IDH. Devemos mencionar que o IDH no objetiva se constituir em um indicador inatacvel do bem-estar, mas em redirecionar as atenes de todos no sentido do desenvolvimento humano, visando promover o debate para fazer progredir as sociedades contemporneas. Para tanto, o IDH reflete o resultado da conexo de quatro indicadores, os quais se refletem em trs dimenses, ou seja: o indicador da esperana de vida nascena (dimenso da sade), os indicadores de mdia de anos de escolaridade e de anos de escolaridades esperados (dimenso da educao) e indicador do rendimento nacional bruto per capita (dimenso de padres de vida). Assim, o IDH a mdia geomtrica dos trs ndices de dimenso. Trata-se de um mtodo que captura o nvel de desempenho de um pas em todas as trs dimenses (NAES UNIDAS, 2010, p. 6, 13, 15).
5

EJJL

Chapec, v. 14, n. 1, p. 17-34, jan./jun. 2013

27

Leilane Serratine Grubba

econmico, mas essencialmente social, como a esperana de vida e a alfabetizao (NAES UNIDAS, 1990). No obstante este primeiro ndice ter considerado apenas as mdias nacionais, as quais desconsideravam as assimetrias de distribuio, expressou a medida a ser perseguida futuramente: as pessoas so a verdadeira riqueza de uma nao. Essa foi a grande viso do economista indiano Sen (1983) e do criador do Relatrio, o paquistans Mahbub ul-Haq. Vinte anos depois, no Relatrio de 2010, tornou-se muito mais concreta a viso de que o sucesso de um pas ou mesmo o bem-estar de um indivduo no podem ser considerados apenas pela questo monetria. Embora importante, visto que sem recursos, o desenvolvimento se torna quase impossvel dentro da lgica capitalista, necessria a avaliao da qualidade e da quantidade da vida (longevidade), da educao, quantitativa e qualitativamente, a capacidade de utilizao crtica do conhecimento e escolha do prprio destino (NAES UNIDAS, 2010). Em ltima instncia, o bem-estar pouco diz respeito ao dinheiro e muito mais ao desenvolvimento, com as possibilidades que cada um tem de optar por planos de vida e caminhar ao encontro deles. Diante disso, a Organizao das Naes Unidas, por meio do Relatrio de Desenvolvimento Humano, apelou para uma economia renovada, isto , uma economia de desenvolvimento humano, na qual o principal objetivo aumentar o bem-estar humano e o seu crescimento, a curto e longo prazo (NAES UNIDAS, 2010, p. 10). Disso porque, consoante o Relatrio, as polticas derivadas do Consenso de Washington se tornaram prescries universalizadas indefensveis, embora ainda praticadas. A importncia reside nas teorias sobre o desenvolvimento que lhe so antagonicamente concorrentes, as quais compartilham do reconhecimento da necessidade de uma ao pblica de regulao da economia para a proteo do ser humano, notadamente os que se encontram em situao vulnervel (sade, educao, ameaas climticas, etc.), bem como percebem que a luta pela reduo da pobreza implica alterao dos nveis de distribuio dos rendimentos (NAES UNIDAS, 2010, p. 21). O progresso do IDH patente. Todavia, ao longo de 40 anos (19702010), os melhoramentos no campo da sade e da educao no foram acompanhados de um real melhoramento no quesito rendimento. Esse fato nos leva a considerar a importncia da anlise da complexidade econmica. At porque, conforme Kenny (2009, p. 24-41), inexiste uma correlao absoluta entre as trs esferas j mencionadas: o crescimento econmico no indispensvel ao progresso na sade e na educao. Em que pese podermos extrair desse discurso a desnecessidade de uma distribuio equitativa de rendimentos para angariar o progresso hu-

28

EJJL

Chapec, v. 14, n. 1, p. 17-34, jan./jun. 2013

A complexidade econmica dos direitos humanos ...

mano, legitimadora do capitalismo moderno, tambm nos resta entender a real importncia da considerao da anlise econmica, esfera que influi, no absolutamente, em todas as demais facetas da vida humana. Portanto, existe uma relao causal, visto que rendimentos mais elevados determinam uma melhor qualidade de vida, de sade e de educao, ao passo que a maior qualidade dessas trs instncias pode tornar as sociedades mais produtivas. Conforme o Relatrio de Desenvolvimento Humano 2010:
O rendimento aumenta o domnio das pessoas sobre os recursos necessrios para a obteno de acesso comida, abrigo, vestirio e opes de vida mais amplas. Esses recursos tambm possibilitam que as pessoas avancem com os seus planos de vida sem estarem excessivamente limitadas pelas necessidades materiais como o trabalho em atividades significativas e intrinsecamente compensadoras ou a passagem de mais tempo com os entes queridos. [...] Os nossos resultados no negam a importncia do rendimento mais elevado para o aumento do acesso das pessoas pobres a servios de sade e educao, um resultado extensivamente documentado na literatura microeconmica. A forte correlao entre a situao scio-econmica e a sade numa sociedade reflecte, com frequncia, a vantagem relativa das pessoas mais ricas na obteno de acesso a servios de sade. (NAES UNIDAS, 2010, p. 50-51).

A ausncia de determinao absoluta significa que estamos tratando de um ndice global (mdio) de rendimento das diversas localidades, o que no implica uma anlise pormenorizada das disparidades de rendimento real entre as pessoas de uma regio. O que no podemos deixar de verificar, em absoluto, que a complexidade econmica (e financeira do capital globalizada) influi na possibilidade de se alcanar e manter uma vida digna de ser vivida. Para exemplificar esse fato, salientamos que, com a crise financeira global ocasionada pelo rebentar da bolha imobiliria e pelos colapsos dos bancos estadunidenses, que se estenderam rapidamente para a maior parte do mundo, 34 milhes de pessoas perderam o emprego e 64 milhes se situaram em padro abaixo do nvel da pobreza (menos de 1,25 dlares por dia). Alm disso, outras aproximadas 160-200 milhes de pessoas ficaram em situao de pobreza em razo dos aumentos dos preos das mercadorias nos anos seguintes.7
Mais ainda, se [...] os pases desenvolvidos foram os mais duramente atingidos pela crise, a capacidade de alguns pases em desenvolvimento lidarem com os seus efeitos mais limitada. Cerca de 40% dos pases que enfrentam um abrandamento do crescimento j tinham uma alta taxa de pobreza em 2009 e reduzidas capacidades fiscais e institucionais para lidar com a volatilidade econmica. [...] Os impactos sobre os rendimentos dependem da existncia ou no de sistemas adequados de apoio ao desemprego. [...] Quando no existe proteo social, as pessoas que perdem o emprego so obrigadas a fazer a transio para a economia informal, onde os salrios so mais baixos e a vulnerabilidade superior. (NAES UNIDAS, 2010, p. 84-86).
7

EJJL

Chapec, v. 14, n. 1, p. 17-34, jan./jun. 2013

29

Leilane Serratine Grubba

Que podemos falar dessas novas milhes que pessoas que se juntaram aos milhes que j sofriam de ausncia da possibilidade de um mnimo de dignidade e vida digna? necessrio que as sociedades definam a melhor opo de regras bsicas para as relaes entre o Estado, a sociedade, as empresas e os trabalhadores, visando assegurar direitos bsicos. Em vez de crermos na universalidade de receitas poltico-econmicas, devemos incentivar as estratgias de desenvolvimento contextuais, visando a melhor opo possvel para polticas redistributivas e para a promoo da igualdade/equidade. O bem-estar e a vida digna envolvem muito mais do que o dinheiro, do que o capital. Falamos de acesso a bens materiais e imateriais, de uma vida a valorizar, com sade, empoderamento, educao, identidade cultural, etc. As polticas do desenvolvimento humano, nesse sentido, devem se integrar a uma estrutura que apoie um crescimento com equidade e sustentabilidade.8 Trata-se de um posicionamento tico e que visa ao empoderamento de indivduos, para angariar a condio de sujeitos-cidados e poderem mudar as coordenadas do possvel. As normas jurdicas e as instituies que as garantem so produtos culturais surgidos do entorno de relaes no qual esto inseridas. Ambas no devem servir de obstculo s lutas pela dignidade. Pelo contrrio, devem servir para a garantia da continuidade da dinmica de lutas (garantia a porteriori). Isso quer dizer que os direitos humanos devem aumentar nossa potncia e capacidade de atuar no mundo e no nos levar passividade. a ontologia da potncia: ao poltica cidad sempre em tenso com as tendncias dirigidas a coisificar as relaes sociais, permitindo-nos compreender e colocar em prtica o poltico-estratgico de um modo socialmente compatvel com uma poltica democrtica de textura aberta e no reduzida aos seus aspectos puramente eleitorais. Para tanto, devemos recuperar o poltico como esfera paralela luta pela dignidade. Isso no significa a busca de um melhor ou pior sistema de governo, mas a atividade comEm relao sustentabilidade, j desde a primeira Cimeira da Terra no Rio de Janeiro, ou seja, ao longo de 20 anos, demonstrou-se a importncia do ambiente e da preservao dos recursos naturais para o desenvolvimento. Enfrentamos enormes desafios em questes como as reservas de gua, a degradao do solo, as alteraes climticas e uma perda generalizada de diversidade biolgica e de servios ecolgicos, desafios esses que levantam novas dificuldades para a promoo do crescimento e do progresso mais vasto no desenvolvimento humano. Uma fraca gesto dos recursos naturais e do ambiente cria uma carga mais pesada para os pobres, que geralmente dependem mais destes recursos para a sua subsistncia e no dispe de activos para se adaptarem a estas alteraes ou absorverem este custo adicional [...] Os danos ambientais no so um exemplo isolado [...] no que o crescimento e o desenvolvimento humano no possam avanar em conjunto, mas sim que um erro grave considerar as reformas polticas e institucionais apenas quanto aos seus efeitos no rendimento, como faz uma grande parte da literatura dedicada ao crescimento. Da o nosso apelo para uma economia de desenvolvimento humano. (NAES UNIDAS, 2010, p. 119-120).
8

30

EJJL

Chapec, v. 14, n. 1, p. 17-34, jan./jun. 2013

A complexidade econmica dos direitos humanos ...

partilhada na hora de criar mundos diferentes, criando condies para o desenvolvimento das potencialidades humanas. Defendemos uma concepo integral dos direitos, que supere a dicotomia entre direitos individuais e sociais, econmicos, culturais. Para tanto, reivindicam-se trs tipos de direitos: integridade corporal (contra torturas, mortes, restries s potencialidades criativas humanas, etc); satisfao de necessidades; de reconhecimento (de gnero, etnia, cultura e diferena); em prol de uma ontologia da potncia e do empoderamento humano (HERRERA FLORES, 2009a, p. 84). Caminhando rumo dignidade, definimos os direitos humanos, enfim, embora no definitivamente, como [...] o conjunto dos processos de luta pela dignidade humana, que se baseia mais no valor do uso (necessidades e capacidades do fazer humano) que no valor da troca, que detm expectativas cada vez mais amplas de acumulao. (HERRERA FLORES, 2009b, p. 213-214).

Concluso
Este artigo tem por objeto a complexidade econmica dos direitos humanos, mais precisamente, a investigao da relao entre a complexidade econmica e o desenvolvimento humano. Nesse sentido, objetivou demonstrar a intrnseca relao e dependncia do desenvolvimento humano complexidade econmica dos direitos humanos, que influi na positivao dos direitos, bem como na luta pelo acesso aos bens necessrios a uma vida digna. Por meio do mtodo dedutivo, o artigo problematizou a relao entre o ser humano e o seu contexto econmico-social para o desenvolvimento da vida em dignidade. Diante disso, em primeiro lugar, foi apresentada a noo de complexidade dos direitos humanos, isto , as suas mltiplas dimenses. Consideramos os direitos humanos um tema de alta complexidade, na qual convivem as dimenses e/ou complexidades cultural, jurdica, econmica, social, etc. Dessa forma, ainda que se encontrem no mundo jurdico os direitos humanos positivados , este mundo no pode ser conhecido seno em relao ao que lhe permitiu existncia. Quer dizer, trata-se de conhecer que toda a dimenso jurdica se relaciona a um contexto poltico, econmico, social, etc. Isso porque necessria uma anlise a partir da complexidade do direito, ou seja, uma anlise que desbloqueia o seu entendimento isolado e que o projeta no mundo real. No segundo momento foi analisada a questo econmica do desenvolvimento humano, ou seja, a relao entre o desenvolvimento da vida digna e a dimenso econmica da sociedade. De fato, existe um processo de entender o mundo que busca a separao da instncia econmica das demais

EJJL

Chapec, v. 14, n. 1, p. 17-34, jan./jun. 2013

31

Leilane Serratine Grubba

instituies sociais. Dessa maneira, por meio de um procedimentalismo, os direitos humanos passaram a ser vistos como um problema poltico, como se a poltica no tivesse uma intrnseca relao com a instncia econmica. O problema dos direitos humanos tambm econmico medida que a vida digna requer o acesso aos bens materiais e imateriais que possibilitam o desenvolvimento humano a educao, a sade, o rendimento, etc. Assim, existe um ocultamento por meio de transmisso, isto , o discurso tradicional dos direitos humanos efetua uma transferncia da ateno do sistema econmico para o poltico, ou seja, preceitua que os problemas concretos no que se refere aos direitos so essencialmente polticos e negando sua base concreta e materialista econmica. No a simples positivao de um direito que garantir a sua efetivao concreta, bem como a igualdade perante a lei, por exemplo, no sinnima de igualdade material. O desenvolvimento humano requer sabermos que a instncia econmica est presente no mbito jurdico dos direitos e de sua efetivao. Finalmente, foi apresentada a complexidade econmica dos direitos humanos. Entendemos que a dimenso econmica ou o conjunto das relaes de produo se constituem na estrutura sobre a qual se ergue a superestrutura jurdica e poltica e s quais correspondem determinadas formas de conscincia social. O desenvolvimento humano no pode ser considerado apenas como um desenvolvimento monetrio, embora este seja importante, visto que sem recursos, o desenvolvimento se torna quase impossvel dentro da lgica capitalista. Tambm necessria a avaliao da qualidade e da quantidade da vida (longevidade). Em ltima instncia, o bem-estar diz respeito ao dinheiro e muito mais ao desenvolvimento, com as possibilidades que cada um tem de optar por planos de vida e caminhar ao encontro deles. No devemos crer em uma universalidade de receitas poltico-econmicas, mas incentivar as estratgias de desenvolvimento contextuais, visando a melhor opo possvel para polticas redistributivas e para a promoo da igualdade/equidade. O bem-estar e a vida digna envolvem muito mais do que o dinheiro, do que o capital. Falamos de acesso a bens materiais e imateriais, de uma vida a valorizar, com sade, empoderamento, educao, identidade cultural, etc. As polticas do desenvolvimento humano, nesse sentido, devem se integrar a uma estrutura que apoie um crescimento com equidade e sustentabilidade. Trata-se de um posicionamento tico e que visa ao empoderamento de indivduos, para angariar a condio de sujeitos-cidados e poderem mudar as coordenadas do possvel.

32

EJJL

Chapec, v. 14, n. 1, p. 17-34, jan./jun. 2013

A complexidade econmica dos direitos humanos ...

Referncias
BOBBIO, Norberto. A era dos direitos. Rio de Janeiro: Elsevier, 2004. HERRERA FLORES, Joaqun. A reinveno dos direitos humanos. Florianpolis: Fundao Boiteux, 2009a. ______. Teoria crtica dos direitos humanos: os direitos humanos como produtos culturais. Rio de Janeiro: Lumen Juris, 2009b. KENNY, Charles. Theres more to life than money: exploring the levels/ growth paradox in health and education. Journal of international development, v. 21, n. 1, p. 24-41, 2009. MARX, Karl. A ideologia alem: Feuerbach a oposio entre as concepes materialista e idealista. 3. ed. So Paulo: Martin Claret, 2008. MIAILLE, Michel. Uma introduo crtica ao direito. Lisboa: Moraes, 1979. MORIN, Edgar. Cincia com conscincia. 14. ed. Rio de Janeiro: Bertrand, 2010. NAES UNIDAS. Relatrio de Desenvolvimento Humano 1990. Concept and Measurement of human development. Disponvel em: <http:// hdr.undp.org/en/reports/global/hdr1990/chapters/>. Acesso em: 30 mar. 2011. ______. Relatrio de Desenvolvimento Humano 2010. A verdadeira riqueza das naes: vias para o desenvolvimento humano. Disponvel em: <http://hdr.undp.org/en/media/HDR_2010_PT_Complete_reprint.pdf>. Acesso em: 30 mar. 2011. ______. Relatrio de Desenvolvimento Humano 2009. Ultrapassar barreiras: mobilidade e desenvolvimento humanos. Disponvel em: <http:// www.pnud.org.br/HDR/Relatorios-Desenvolvimento-Humano-Globais. aspx?indiceAccordion=2&li=li_RDHGlobais#2009>. Acesso em: 12 mar. 2012. RODRIGUES, Horcio Wanderlei. O discurso dos direitos humanos como veculo da dominao exercida pelos pases centrais. In: CAUBET, Christian Guy (Org.). O Brasil e a dependncia externa. So Paulo: Acadmica, 1989. SEN, Amartya. Poverty and Famines: na essay on Entitlement and Deprivation. Nova Iorque: Oxford University Press, 1983. SMITH, Adam. A riqueza das naes: investigao sobre sua natureza e suas causas. So Paulo: Nova Cultura, 1996.
EJJL Chapec, v. 14, n. 1, p. 17-34, jan./jun. 2013 33

Leilane Serratine Grubba

POLANYI, Karl. El sustento del hombre. Barcelona: Mondadori, 1994. Data da submisso: 24 de setembro de 2012 Avaliado em: 28 de setembro de 2012 (Avaliador A) Avaliado em: 28 de setembro de 2012 (Avaliador B) Aceito em: 4 de outubro de 2012

34

EJJL

Chapec, v. 14, n. 1, p. 17-34, jan./jun. 2013

You might also like