You are on page 1of 19

1

A OCUPAO DA ESCOLA PELO MST E A MATERIALIDADE DA EDUCAO DO CAMPO NO PARAN

Maria Edi da Silva Comilo mariaedic@hotmail.com Vanderlei Amboni vamboni@gmail.com

RESUMO: O estudo aqui apresentado traz a construo do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra MST na conquista da terra e na ocupao da escola. Assim, a escola do e no MST no acampamento/assentamento constituem uma modalidade no interior da Educao do Campo, construda a partir da LDB 9394/96. Para tanto, as reflexes feitas partem dos documentos do MST e dos pesquisadores da escola do campo no territrio do MST e na educao do campo, nos marcos da institucionalizao estatal, enquanto poltica pblica no campo do direito constitucional. Neste sentido, a luta dos povos do campo se constitui como direito educao no campo, portanto no seu local e em contato com sua realidade histrico-social; e do campo, pois traz o campo como processo pedaggico, cujas relaes sociais passam a ser objeto de conhecimento. Com isso, a educao do campo ganhou visibilidade e materialidade na educao pblica, mas ela no se universalizou, persistindo a lgica burguesa da educao rural. Palavras-chave: Terra; MST; Acampamento; Trabalho; Educao.

ABSTRACT: The present study brings the construction of the Landless Rural Workers Movement - MST in the conquest and occupation of the land of the school. Thus, the school and the MST in the camp / settlement constitute a type inside the field, constructed from the LDB 9394/96 Education. To do so, run the reflections made of documents MST and researchers school field in the territory of the MST and field education, within the framework of state institutionalization, while public policy in the field of constitutional law. In this sense, the struggle of the peoples of the field is as right to education in the field , so in your location and contact its historical- social reality ; and the field , as it brings the field as a pedagogical process , whose social relations are the object of knowledge . With this, the education field has gained visibility and materiality in public education, but she did not become universal, persisting bourgeois logic of rural education. Keywords: earth; MST; camp; work; Field Education.

Introduo
Povoando dramaticamente esta paisagem e esta realidade social e econmica, vagando entre o sonho e o desespero existem 4.800.000 famlias de rurais sem terra. A terra est ali, diante dos olhos e dos braos, uma imensa metade de um pas imenso, mas aquela gente (quantas pessoas ao todo? 15 milhes? mais ainda?) no pode l entrar para trabalhar, para viver com a dignidade simples que s o trabalho pode conferir, porque os voracssimos descendentes daqueles homens que haviam dito: 'Esta terra minha', e encontraram semelhantes seus bastante ingnuos para acreditar que era suficiente t-lo dito, esses rodearam a terra de leis que os protegem, de polcias que os guardam, de governos que os representam e defendem, de pistoleiros pagos para matar. (JOS SARAMAGO).

O objetivo deste artigo refletir sobre a conquista da escola no acampamento do MST no Paran, que foi desencadeada pelas lutas sociais por terra, a partir de 1984, com a ocupao do latifndio improdutivo e a construo dos acampamentos, constituindo, com isso, um territrio do MST. Dessa forma, analisaremos as atuaes do MST e a construo da Educao do Campo no processo das lutas sociais por terra e por escolas no e do campo. Neste sentido, buscamos compreender as polticas pblicas de educao para os camponeses e a atuao dos movimentos sociais na sociedade capitalista, por Reforma Agrria.

A organicidade do MST na luta pela terra


Apesar dos trabalhadores do campo terem se mobilizado e organizados regionalmente desde o final da dcada de 1970, consideramos, neste estudo, o MST como representante dos movimentos sociais, que reivindicavam, por meio de lutas sociais no campo, a questo da terra. Esta era uma necessidade urgente diante da falta de compromisso e de negociao entre o Governo Federal e as famlias que foram expropriadas da terra pela construo da hidroeltrica de Salto Santigo, no sudoeste do Paran e da Itaipu na dcada de 1970. Foi um perodo de muitas tenses e ocupaes de latifndio pela sobrevivncia. A certido de batismo do MST, tm, como marco central, os dias 20 e 22 de janeiro de 1984, quando foi realizado o 1 Congresso Nacional dos Sem Terra, em Cascavel, no Paran. O Movimento no tem um dia especfico de sua fundao, mas esta reunio marcou o ponto de partida da sua construo. Neste encontro, reuniu-se 80 trabalhadores rurais que ajudavam os sem-terra a organizarem as ocupaes de terra em 12 Estados: Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paran, So Paulo, Mato Grosso do Sul, Esprito Santo, Bahia, Par, Gois, Rondnia, Acre e Roraima. Participaram tambm representantes da Associao Brasileira de

Reforma Agrria (ABRA), da Central nica dos Trabalhadores (CUT), do Conselho Indigenista Missionrio (CIM) e da Pastoral Operria de So Paulo, Comisso Pastoral da Terra (CPT), entre outros Movimentos existentes.
Fonte: COMILO 1984

Os participantes concluram que a ocupao de terra era uma ferramenta fundamental e legtima das trabalhadoras e trabalhadores rurais na luta pela democratizao do acesso terra por meio da reforma agrria. Nesse encontro, os trabalhadores

rurais comprometeram-se com a tarefa de construir um movimento orgnico em nvel nacional, no qual foram
Figura 01 - 1 ocupao de terra em Romelndia/Paran

definidos os seguintes objetivos: a luta por terra; a luta por Reforma Agrria;

a luta por um novo modelo agrcola; a luta por transformaes na estrutura da sociedade brasileira e a luta por um projeto de desenvolvimento nacional com justia social. Tambm definiram que as aes polticas e organizacionais do MST sero construdas nos congressos nacionais a serem realizados a cada cinco anos. O 1 Congresso Nacional do MST foi realizado em 1985, na cidade de Curitiba, no Estado do Paran, com o lema Sem Reforma Agrria no h democracia. Foi neste momento histrico que se iniciaram as ocupaes no Paran.
Fonte: Liesesk, Pardal 1984

Em 1985, em meio campanha das Diretas J, o MST realizou seu 1 Congresso Nacional, cuja palavra de ordem era: "Ocupao a nica soluo". Nesse mesmo ano, no
Figura 02 - Barraco construdo no 1 acampamento do MST no Paran em 1984

governo de Jos Sarney (mandato de 1985 a 1990), foi aprovado o Plano

Nacional de Reforma Agrria (PNRA), que tinha por objetivo aplicao do Estatuto da Terra e viabilizar a reforma agrria no Brasil, assentando 1,4 milhes de famlias sem-terra.

Na histria da questo agrria, a disputa por terra no campo sempre foi violenta, pois as pessoas disputa espaos e territrios com diferentes finalidades. Para os camponeses, a terra significa um lugar de produo e garantia de reproduo da vida material; para os capitalistas, a terra tem a funo de produzir lucro para a reproduo do capital e da sociedade burguesa liberal. Recentemente, no campo brasileiro, intensificaram-se as violncias pela alta concentrao de terras e riquezas, transformando-o em lugar de intensos conflitos sociais e confrontos de lutas de classes, de lutas polticas e sociais para alm da conquista da terra, pois das lutas sociais por terra, emergiu a luta por educao, sade, entre outros direitos sociais s populaes do campo. Portanto, a luta do MST no somente por terra, mas contra o modelo econmico capitalista que, para reproduzir as relaes sociais de trabalho capitalista no campo, oprime e executa os que insistem em defender a distribuio de terras por meio da reforma agrria. Neste princpio est a luta dos camponeses para a produo da vida material, cuja existncia humana, Marx e Engels assim sintetizaram:
Para viver, preciso antes de tudo comer, beber, ter habitao, vestir-se e algumas coisas mais. O primeiro ato histrico , portanto, a produo dos meios que permitam a satisfao destas necessidades, a produo da prpria vida material, e de fato este um ato histrico, uma condio fundamental de toda a histria, que ainda hoje, como h milhares de anos, deve ser cumprida todos os dias e todas as horas simplesmente para mant-los vivos. (MARX; ENGELS, 1996, p. 39).

Nos acampamentos/assentamentos do MST, as famlias tm, na sua organizao social e de produo da vida material, o objetivo de mostrar classe trabalhadora um modo diferente de se organizarem, pois a mesma vive sob a alienao do trabalho capitalista e no consegue pensar alternativas que as libertem dos grilhes da explorao do trabalho comandada pelo capital. Como o Estado capitalista, h os interesses da classe dominante no processo de reproduo e acumulao de capital, e, sem a fora da mo estatal, ele no consegue reproduzir as relaes sociais de produo capitalista, isto , ele no consegue se manter como capital. Para que este processo seja permanentemente alimentado, uma das formas assumidas pelo Estado o estabelecimento de polticas sociais como meio de amenizar os conflitos de classes e, assim, reproduzir e conservar a sociedade capitalista. Nas lutas sociais do campo, o MST reivindica do Estado no s a terra, para produzir e morar. Reivindica polticas pblicas que assegurem a produo e a gerao de emprego no meio rural e a qualidade de vida para os trabalhadores do campo. Dessa forma, Souza nos traz que,
As reivindicaes clssicas dos trabalhadores desde o sculo XIX diziam respeito a

salrio e jornada de trabalho. O MST introduziu uma nova agenda pauta j tradicional dos trabalhadores rurais (de acesso terra para nela morar e produzir), composta de trs novas reivindicaes: acesso ao crdito, numa poltica de democratizao da propriedade, apoio tcnico aos assentados e organizao do trabalho em cooperativas de produo. As duas reivindicaes iniciais (terra e moradia) so clssicos na luta das camadas populares. Mas as trs ltimas (crdito, suporte tecnolgico e trabalho cooperado) so atuais e modernas, pois buscam sadas para o emprego no meio rural, na produo de gneros de primeira necessidade que podem minorar o problema da fome no pas, com baixo custo econmico e perspectiva de melhoria na produtividade mdio e longo prazo. (SOUZA, 2006, p. 11).

Neste sentido, o MST luta por uma reforma agrria popular que, alm da desapropriao de latifndios improdutivos, defende a criao de um novo modelo de produo agrcola e familiar pautada na agroecologia, com produo de alimentos saudveis, sem a utilizao de agrotxicos. O MST (2006) vem defendendo, portanto, uma proposta de reforma agrria popular para criar uma sociedade igualitria, solidria, plena de humanizao e ecologicamente sustentvel.

O MST nas lutas sociais por educao e escolas nos acampamentos


A democratizao do conhecimento outro ponto, considerada to importante quanto a reforma agrria no processo de consolidao da luta por terra e por democracia no MST. Mesmo nos primeiros acampamentos das ocupaes de terra, as lutas, mobilizaes e presso junto aos governos para a realizao da reforma agrria, tem contemplado, desde 1984, o acesso educao como direito escola pblica, gratuita e de qualidade nos acampamentos e assentamentos do MST. Neste sentido, as lutas do MST por educao foram constantes e contnuas, pois nos primeiros acampamentos do MST no Estado do Paran. Para se garantir a escolarizao das crianas, os acampados tinham que se auto-organizar e construir a escola no acampamento como processo de afirmao do direito da criana educao, mesmo em situao adversa, pois os municpios se recusavam a liberar professores e materiais escolares. Construda a escola, os educadores do MST eram escolhidos em assembleias do acampamento para a prtica docente. Muitos eram leigos (alguns continuavam estudando e permaneciam nas escolas com graduao, especializao e mestrado). Ficavam responsveis para mediar o conhecimento; por garantir a limpeza dos espaos da sala de aula, (as salas eram sempre de lona, pau a pique, sap, barro ou embaixo de rvores) e dos banheiros (chamados de patentes, eram um buraco aberto cercado por lona, em alguns locais eram feitos de coqueiro e tinham que ser lavados com gua). Alm disso, preparavam os alimentos das crianas e faziam a coleta (campanha) de alimento no acampamento, bem como a limpeza dos copos, canecas e talheres, de forma coletiva entre os educadores, educandos e os pais de

forma rotativa. No primeiro momento, a luta por escola acontecia juntamente com a luta pela terra, na ocupao do latifndio, enquanto aguardassem a Reforma Agrria. A forma de realizar essa luta foi por meio da organizao, mobilizao e presso em rgos pblicos. Para esse fim, o Setor de Educao do MST, criado em 1987, foi um marco importante e histrico, pois assinalou que o MST no lutaria s pela terra, mas tinha a luta poltica por educao tambm como meta. Este coletivo nasceu no Primeiro Encontro Nacional de Professores de Assentamento. Por isso, Caldart ressaltou que, medida que a discusso sobre escola comeou com mais fora nos acampamentos, na prtica isso quer dizer que, em alguns casos, o Movimento acabou resolvendo antes o problema da escola do que o da terra. (CALDART, 2004, p. 239). O segundo momento foi a insero da escola em uma organizao social de massas. Trata-se de um momento que, com base na situao de emergncia dos acampamentos, pois traziam o desafio de construir com eles outros tipos de relaes sociais no campo e implicava na multiplicao das frentes de atuao do MST, dentre elas, a educao nos acampamentos. Em Querncia do Norte, na regio noroeste do Paran, as Escolas de Emergncias so construdas a partir de 1985 nos acampamentos do MST diante da negativa dos municpios em criar escolas nos acampamentos, alm de no garantir o transporte das crianas escola nos municpios. Diante disso, a educao ficou destinada ao prprio MST, desde a construo de dos barracos, para assegurar o espao da escolar, a construo de bancos e carteiras escolares, alm de conseguir junto aos acampados, os professores, para fazer funcionar a escola. Neste sentido, a reivindicao por terra, enquanto trabalho e educao, como formao humana, evidencia que o MST reflete sobre as condies concretas de sua existncia e o contexto histrico no qual realiza a luta por terra. Este processo est em constante movimento, fruto dos conflitos entre as classes sociais. Dessa forma, fica claro que a preocupao e a responsabilidade do setor de educao do MST consistem em propor uma educao pautada na formao humana, com o objetivo de forjar um novo homem para construir a sociedade do futuro, isto , a sociedade socialista. Neste sentido, preciso levar em considerao as experincias sociais e polticas que resultaram nas aes do trabalho coletivo e das prticas educativas do MST. Corrobora com o MST a afirmao que Mszros faz ao escrever sobre educao e transformao social, onde pontuou que,

[...] simultaneamente, a tarefa de uma transformao social ampla e emancipadora. Nenhuma das duas pode ser posta frente da outra. Elas so inseparveis. A transformao social emancipadora radical requerida inconcebvel sem uma concreta e ativa contribuio da educao no seu sentido amplo. [...] E vice- versa: a educao no pode funcionar suspensa no ar. Ela pode e deve ser articulada adequadamente e redefinida constantemente no seu inter-relacionamento dialtico com as condies cambiantes e as necessidades da transformao social emancipadora e progressiva em curso. Ou ambas tm xito e se sustentam ou fracassam juntas. Cabe a ns todos todos porque sabemos muito bem que os educadores tambm tm que ser educados mant-las de p, e no deix-las cair (MSZROS, 2005, p. 76-77).

Sob esta perspectiva histrica, pelo movimento do capital, que se expande de crise em crise, se reestrutura e repe seu potencial de explorao e dominao de classe, surgem brechas e possibilidades de transformaes sociais da realidade. As transformaes sociais, neste caso, dependem da correlao de foras das classes sociais entre si e em sua relao com o Estado. Por isso, uma educao articulada a um projeto de emancipao humana se faz necessrio como processo de transformao social. Neste caso, Mszros nos traz que.
Poucos negariam hoje que os processos educacionais e os processos sociais mais abrangentes de reproduo esto intimamente ligados. Consequentemente, uma reformulao significativa da educao inconcebvel sem a correspondente transformao do quadro social no qual as prticas educacionais da sociedade devem cumprir as suas vitais e historicamente importantes funes de mudanas. (MSZROS, 2005, p. 25)

A escola pblica, como parte do aparelho do Estado, tende a realizar a funo de reproduo social do capital. A tarefa da emancipao humana se encontra na contramo das perspectivas que naturalizam as relaes sociais e nega a historicidade do ser social, pois o ideal da vida social produzido e reproduzido pela ideologia da classe dominante capitalista. Este o sentido dado por Marx e Engels, para quem as ideias das classes dominantes so em todas as pocas, as ideias dominantes; ou seja, a classe que a fora material dominante da sociedade , ao mesmo tempo, sua fora espiritual dominante (MARX; ENGELS, 1996, p. 78). Por isso, perpassando todos os aparelhos de hegemonia social, as ideias dominantes modelam o modo de ser e determinado de cada poca histrica, isto , a produo e reproduo social dominante na sua forma histrico-social. No obstante, Mszros escreveu que,
Alm da reproduo, numa escala ampliada, das mltiplas habilidades sem as quais
a atividade produtiva no poderia ser levada a cabo, o complexo sistema educacional da sociedade tambm responsvel pela produo e reproduo da estrutura de valores no interior da qual os indivduos definem seus prprios objetivos e fins especficos. As relaes sociais de produo reificadas sob o capitalismo no se perpetuam automaticamente. Elas s fazem porque os indivduos particulares interiorizam as presses externas: eles adotam as perspectivas gerais da sociedade de mercadorias como os limites inquestionveis de suas prprias aspiraes. com isso que os indivduos contribuem para manter uma concepo de mundo e para a manuteno de uma

forma especfica de intercmbio social, que corresponde quela concepo de mundo. Assim, a transcendncia positiva da alienao , em ltima anlise, uma tarefa educacional, exigindo uma revoluo cultural radical para a sua realizao. O que est em jogo no apenas a modificao poltica das instituies de educao formal. [...] por isso que a tarefa de transcender as relaes sociais de produo alienadas sob o capitalismo deve ser concebida no quadro geral de uma estratgia educacional socialista. (MSZROS, 2006, p. 263-264).

No Brasil, pela mediao dos aparelhos ideolgicos do Estado, ou seja, dos aparelhos privados de hegemonia, a burguesia modela a forma do pensamento, dos valores, da esttica, que, por sua vez, modela a viso de mundo, os gostos e as expectativas do conjunto da sociedade. Contudo, o valor que esta classe dominante apresenta ao conjunto da sociedade est em contradio com suas prticas de dominao, posto que, ao mesmo tempo, defende a liberdade, a igualdade e a democracia, no pode garanti-las substantivamente para todos, a no ser no plano ideal. Tal feito exigiria a superao das desigualdades sociais fundante do capitalismo. A burguesia, neste caso, tenta impor, ainda que de maneira sutil e dissimulada, o seu pensamento, que difundido por discursos sociais que defendem a liberdade, mas, na verdade, seus discursos almejam a reproduo do capital e o controle social. Sob esta perspectiva, Xavier e Deitos (2006), ao analisarem o sistema capitalista, ressaltaram que:
[...], uma sociedade capitalista, e seu Estado poltico de afirmao permanente, jamais poderia universalizar as polticas sociais, se as entendermos como expresso de contradies inerentes ordem social estabelecida. Nessa tica, a universalizao das polticas sociais seria o caminho da prpria dissoluo do Estado capitalista e das determinaes materiais que o sustentam, ancoradas na acumulao e reproduo capitalista. A poltica social no poderia mais existir como tal, pois, tal como concebida, parte constituinte da prpria contradio a que o Estado capitalista submete as classes dominadas na repartio social dos bens produzidos e do acesso ao atendimento das necessidades que se revelam num embate contraditrio permanente (XAVIER; DEITOS, 2006, p. 69).

No entanto, contraditoriamente a tal desejo, estamos assistindo a organizao dos movimentos sociais no campo, bem como vrias manifestaes nacionais, estaduais, regionais e locais contrrias a esta ideologia. Em reunies, congressos, marchas, ocupaes de terras e prdios pblicos, torna-se patente que os movimentos sociais possuem valores e prticas socialistas, em suas expresses populares e nas vrias formas de organizao, que entram em choque com os interesses da classe dominante, levando-a a explicitar a dominao por meio da represso e da criminalizao dos movimentos sociais. Desde os primeiros acampamentos do MST, a educao das crianas sempre foi uma grande preocupao. A luta pela implantao e regulamentao de escolas pblicas tambm nos acampamentos conseguiu se materializar no incio em 1996, com aprovao da primeira

Escola Itinerante, pelo Conselho Estadual de Educao do Rio Grande do Sul, por meio do Parecer n 1313/96. No Paran, pelo Parecer 1.012/03; em Santa Catarina, pelo Parecer n 263/2004; em Alagoas, pelo Parecer n 147/2005; no Piau, pelo Parecer n142/2008. Para o MST (2006), as Escolas itinerantes acompanham o itinerrio dos acampamentos e se fazem presente nas marchas, ocupaes de prdios pblicos, portanto, se deslocam com seus sujeitos na luta pela terra at momento em que as famlias chegam e conquistam a terra, ou seja, tenham sido assentadas. uma escola que garante sua existncia documental por meio de uma escola base, com atuao conjunta entre as Secretarias de Educao dos Estados e o MST, regulamentada poltica e pedagogicamente pelo Conselho Estadual de Educao. Trata-se, portanto, de uma escola pblica, que possui um projeto poltico-pedaggico voltado aos interesses da comunidade campesina, abrangendo a educao infantil e a educao bsica, incluindo a o Ensino Mdio e profissionalizante e a Educao de Jovens e Adultos.

Entendemos que a base do MST tem sido os debates sobre as lutas sociais pela Reforma Agrria e a educao, organizada em diversos momentos, tais como: reunies, assembleias, encontros e conferncias, que tem conquistado terras e a legalizao das escolas do MST, quer sejam nos acampamentos, quer sejam nos assentamentos e da Educao do Campo como poltica pblica, resultado da luta conjunta do MST com outros movimentos sociais do campo e sindicais. Nestas lutas, o Paran consolida a Educao do Campo em 2006, com a construo coletiva das Diretrizes
Figura 03 - Mobilizao dos acampados em Querncia do Norte/Paran Fonte: Escola Camponesa Chico Mendes 1993

Curriculares da Educao do Campo no Estado do Paran.

O MST E A EDUCAO DO CAMPO A LDB n 9495/96, sancionado por Fernando Henrique Cardoso, presidente do Brasil, traz no artigo 28, o direcionamento especfico escola para o meio rural. Este artigo prescreve que, na oferta de educao bsica para a populao rural, os sistemas de ensino promovero as adaptaes necessrias sua adequao, s peculiaridades da vida rural e de cada regio,

10

como segue:
I - contedos curriculares e metodologias apropriadas s reais necessidades e interesses dos alunos da zona rural; II - organizao escolar prpria, incluindo adequao do calendrio escolar s fases do ciclo agrcola e s condies climticas; III - adequao natureza do trabalho na zona rural (BRASIL, 1996).

A luta pela educao do e no Campo no algo subjetivo, superficial. Para melhor caracterizar a educao, precisamos do espao, da escola pblica em espaos pblicos para que o desenvolvimento educacional se de livre das amarras do poder privado. Precisamos da escola, no s como necessidade social, mas como direito social, como est previsto na legislao e em vrios documentos oficiais, tais como, a LDB e a Constituio Federal de 1988. Em relao Educao do Campo especificamente, o debate iniciado a partir do primeiro (Congresso Nacional) em 1985, no qual teve incio a Articulao Nacional do MST pela Educao do Campo e criao do Setor de Educao no MST. Em 1997, o I Encontro Nacional das Educadoras e Educadores da Reforma Agrria I ENERA, solidifica a luta poltica pela afirmao da Educao do Campo, como determina a LDB, mas com uma roupagem poltica na sua forma de tratamento, pois a LDB traz a educao para o meio rural e os movimentos sociais a querem como educao do campo e no para o campo. E educao para o meio rural significa a hegemonia do urbano sobre o rural. Em 1990, o coletivo nacional de educao ampliou a discusso nos Estados e iniciou o curso de magistrio na cidade de Braga, no RS, na escola Uma Terra de Educar, ligada ao Departamento de Educao Rural (DER) da Fundao de Desenvolvimento, Educao e Pesquisa (FUNDEP), que se encontra atualmente na cidade de Veranpolis (RS). A proposta pedaggica do MST tem sua fundamentao terica em Paulo Freire; Moyses Pistrak; Anton Seminovich Makarenko dentre outros, com experincias no trabalho como princpio educativo e no coletivo. Mas o que um coletivo? Cambi nos responde com a seguinte definio, O coletivo um organismo social vivo colocado, ao mesmo tempo, como meio e fim da educao. um conjunto finalizado de indivduos ligados entre si mediante a comum responsabilidade sobre o trabalho e a comum participao no trabalho coletivo. (CAMBI, 1999, p. 560). A partir da segunda metade da dcada de 1990, o MST ingressou em lutas maiores e na articulao com outros movimentos sociais e organizaes da sociedade civil, promoveram o debate de um projeto de educao popular para o Brasil. Na histria da Educao do Campo, temos a formulao dos princpios filosficos e

11

pedaggicos do MST , em 1996 e a construo da Educao do Campo a partir de 1997 e 1998, como forma de construo da identidade dos sujeitos do campo, que precisavam ganhar visibilidade e, tambm, como gestores dos seus prprios destinos. A afirmao, nesse sentido, refora a luta por reforma agrria e por escola no campo, para que, no campo, a pedagogia do campo pudesse ser disseminada e valorizada como educao. Diante disso, Silva, Hirose e Ceclio trazem que,
Ao mesmo tempo em que constatamos os vazios institucionalizados, na busca de reconhecimento dos direitos dos no contados oficialmente pelas polticas de governana, ocorreram os movimentos sociais e os debates sobre a necessidade de elaborao e defesa de um projeto de Educao Bsica para o Campo no ano de 1998 em Luzinia GO. O evento, Conferncia Nacional por uma Educao Bsica no Campo, denunciou que as propostas educacionais, levadas a efeito como polticas pblicas no contexto brasileiro, so voltadas, quase em sua totalidade, para o meio urbano (SILVA; HIROSE; CECLIO, s/d).

Portanto, a ocupao da escola traz as responsabilidades do MST e dos demais movimentos sociais do campo na articulao para consolidar a Educao do Campo, que seja no campo e do campo, conforme expressou Roseli Caldart, Miguel Arroyo e outros. Nesse sentido, o MST vem desenvolvendo o trabalho de educao escolar formal, que assim est distribudo: a) Escolas dos Assentamentos, que integram a rede pblica de ensino (municipais e estaduais), onde o projeto poltico-pedaggico trabalhado de acordo com a organizao das comunidades; b) Escolas Itinerantes, uma escola e uma forma especfica de luta por garantia de polticas pblicas existente nos acampamentos do MST, conquistadas no RS, PR, SC, AL GO e PI; c) Cursos de educao profissional (nveis tcnico, graduao e especializao), realizados em parceria com instituies pblicas de ensino, s vezes em espaos internos do MST. (MST 2004). No Estado do Paran, atualmente existem cerca de 1.500 escolas nas reas de assentamentos da reforma agrria, das quais, 200 escolas oferecem o ensino fundamental completo e, aproximadamente, 20 escolas oferecem o ensino mdio, alm de 09 escolas itinerantes nos acampamentos. (MST, 2004). Mas h, tambm, os Centros/Escolas de formao do MST no Paran e, conforme os dados apresentados no Curso de Especializao em Trabalho, Educao e Movimentos Sociais (EPSJV-Fiocruz, maio 2013, so: a) Escola Iraci Salete Strozak (em Cantagalo) e a Escola Ireno Alves dos Santos (em

12

Rio Bonito do Iguau), ambas pertencentes ao Centro de Desenvolvimento Sustentvel Agropecurio de Educao e Capacitao em Agroecologia e Meio Ambiente (CEAGRO); b) Escola Jos Gomes da Silva, ligada ao Instituto Tcnico de Educao e Pesquisa da Reforma Agrria (ITEPA), em So Miguel do Iguau; c) Escola Milton Santos (EMS) em Maring; d) Escola Latina Americana de Agroecologia (ELAA), sob o domnio do Instituto Latino Americano de Agroecologia, Educao e Pesquisa da Agricultura Camponesa (ICA), ambos localizados no Assentamento Contestado, no Municpio da Lapa - PR. A ELAA est vinculada Via Campesina, sendo responsvel pela realizao do Curso de Tecnlogo em Agroecologia. As demais escolas oferecem o curso Tcnico em Agroecologia, nas modalidades ps-mdio e ensino mdio integrado, sendo estes cursos oferecidos desde 2003, em parceria com o Instituto Nacional de Colonizao da Reforma Agrria (INCRA), por meio dos recursos do PRONERA e com o Instituto Federal do Paran (IFPR), que certifica os referidos cursos. Para o MST, a proposta pedaggica se traduz em:
[...] uma educao, que cria mtodos na perspectiva de construir a hegemonia do projeto poltico das classes trabalhadoras, visando atravs de cada prtica, em ltima instncia, o fortalecimento do poder popular e a formao de militantes para a organizao de trabalhadores, a comear pelo prprio MST. Trata-se de uma educao que no esconde o seu compromisso em desenvolver a conscincia revolucionria, tanto nos educandos como nos educadores (MST, 2005, p. 161).

Para a Educao do e no Campo, conforme expressa os documentos do MST, o PPP das escolas tem que se vincular s experincias sociais de organizao das comunidades e na apropriao da leitura e da escrita, como processo de domnio do conhecimento produzido historicamente pelo homem no seu devir histrico, para facilitar a compreenso das foras econmicas, polticas e sociais em torno da posse da terra pelo homem do campo, nas suas mltiplas dimenses histrico-sociais. Por isso, nos movimentos sociais, valoriza-se a dimenso dos trabalhadores e das comunidades campesinas na construo do PPP, pois em conformidade com Pistrak, quando afirmou que a revoluo e a escola devem agir paralelamente, porque a escola uma arma ideolgica da revoluo. (PISTRAK, 2000, p. 30). Dito isto, a ocupao da escola para o MST fundamental para a formao do homem do trabalho nas suas dimenses omnilateral. Nesta tica, entende-se que educao mais do que escola. A educao diz respeito ao complexo processo de formao humana, que tem, nas suas prticas sociais, o principal

13

ambiente dos seus aprendizados. Trata-se, portanto, de uma educao escolar comprometida com a educao do modo de vida dos Sem Terra, por entender que a escola deve ser ocupada pela classe trabalhadora que est vinculada aos objetivos estratgicos da luta de classes. Como escreveu Snyders, que aqui cito:
A luta real, possvel, necessria; lutar para dispor de professores formados,
classes pouco numerosas, no mais do que. [...]. alunos por classe, lutar para desmistificar as matrias transmitidas, ao mesmo tempo denunciar a incompatibilidade desses objectivos com o poder actual e obter de imediato, sem qualquer dvida, alguns xitos. Nas escolas, como no mundo operrio, os xitos parciais so condies revolucionrias do xito, pois so elas que consolidam a combatividade. E se deixassem de lutar.[...] A escola um local de luta, o teatro em que se defrontam foras contraditrias e isto porque j faz parte da essncia do capitalismo ser contraditrio, agir contra ele prprio, criar os seus prprios coveiros. (SNYDERS, 1976, p. 105).

A luta por Educao do Campo uma luta dos movimentos sociais do campo e tem oportunizado o amadurecimento dos direitos sociais e humanos, porque os espaos pblicos tm sido conquistados com essas lutas. As escolas dos assentamentos e acampamentos do MST tm ocupado diversos espaos pblicos por meio da conquista do direito, conforme expressou Martins,
A Educao do Campo constituda a partir dos sujeitos sociais do prprio campo que, por meio de suas organizaes, consolidam a Articulao Nacional por uma Educao do Campo. Uma organizao importante, que vai dando materialidade institucional para muitas aes que vo consolidando a educao do campo, inclusive no interior das estruturas estatais e seu aparato legal (MARTINS, 2010, p.166).

Nesse sentido, a Educao do e no Campo, pensada pelos Movimentos Sociais tem, como projeo histrica, a luta pela superao das desigualdades sociais. No capitalismo, a estrutura fundiria tratada pelos governantes como se fosse um bem pessoal e no social, e isto gera o enfraquecimento da agricultura familiar e dificulta o processo de democratizao da terra, gerando extrema pobreza no campo e nas cidades circundadas pelo latifndio. Diante da concentrao das riquezas, a luta social por uma sociedade menos excludente, pode ser considerada como a locomotiva do Movimento. No obstante, Monteiro escreveu que,
O direito ao desenvolvimento tem uma natureza mista, complexa, plural e dialctica. um direito dos indivduos e dos povos (que os Estados representam), mas , antes de mais, um direito do homem. direito a um desenvolvimento global, responsvel e solidrio com toda a humanidade, no espao e no tempo, fundado no respeito da dignidade dos seres humanos e na sua participao, para melhorar a sua qualidade de vida, sobretudo dos mais pobres e vulnerveis, por meio da produo sustentvel e justa distribuio dos bens pblicos globais necessrios a uma vida digna, saudvel, longa e criadora. (MONTEIRO, 2003, p.14).

Para complementar com,


Depois do direito de viver o primeiro dos direitos de cada ser humano, com os conexos direitos bsicos alimentao, habitao e a cuidados de sade

14

elementares , todos os direitos se resumem num meta-direito ao desenvolvimento como direito a uma vida com o maior nvel de dignidade humana possvel. , portanto, direito a um processo de desenvolvimento que respeite e favorea a realizao de todos os direitos. (MONTEIRO, 2003, p. 14).

Neste sentido, o MST traz uma experincia constitutiva de vida coletiva, de identidade e de conscincia de classe, vivendo a dimenso dialtica do trabalho e da vida, criando neste processo, uma consistncia poltica identitria, que os unificam e os fortalecem na vida coletiva. Neste processo, Caldart traz que,
Assim com letras maisculas e sem hfen, como um nome prprio que identifica no mais sujeitos de uma condio de falta: no ter terra (sem-terra), mas sim sujeitos de uma escolha: a de lutar por mais justia social e dignidade para todos, e que coloca cada Sem Terra, atravs de sua participao no MST, em um movimento bem maior do que ele; um movimento que tem a ver com o prprio reencontro da humanidade consegue mesma. (CALDART, 2004, p. 51).

A construo da identidade traz uma simbologia que sintetiza-se na organizao e no projeto poltico do MST, que traz a luta por reformar agrria e por educao do campo. Por isso, a relao do MST com a educao uma relao de origem, pois a histria do MST a histria de uma grande obra educativa. Ao recuperarmos a concepo de educao, como formao humana e, como prtica social, que se encontra no MST, observamos a transformao dos sujeitos Sem Terra, dispostos a lutar e a conquistar seu espao na histria, com aes polticas que constituem a formao da identidade dos Sem Terras do MST. Nestas aes, est a ocupao da escola que, para o MST,
[...] ocupar a escola passa a ter um sentido mais amplo, signifi cando [...] a necessidade da escola ser ocupada (ou deixar-se ocupar) pelos seus prprios sujeitos (educandos, educadores, comunidade), na sua identidade coletiva de Sem Terra, de campons, de trabalhador do campo, de classe trabalhadora. Ou seja, a ocupao da escola pelo MST precisa ser entendida/trabalhada no sentido ampliado de apropriao da escola pela classe trabalhadora [...] (MST, 2008, p.11).

Portanto, o desenvolvimento do trabalho pedaggico das escolas do campo exige uma compreenso das lutas sociais por reforma agrria e a realidade das famlias camponesas para que a construo do trabalho escolar seja pautada na realidade dos sujeitos do campo. importante que as experincias pedaggicas no sejam fragmentadas, mas, que busquem todas as dimenses do conhecimento e gerem possibilidades de vivncias no campo. As relaes de trabalho devem estar ligadas aos camponeses e suas formas de pertencimento e relaes com a natureza, com o conhecimento da vida em suas mltiplas dimenses, dentro de um espao escolar que possa contribuir na formao do sujeito do campo. No obstante, Thompson escreveu que, aos complexos sistemas e disciplinas humanas, articuladas ou no, formalizadas em instituies ou dispersas das maneiras menos formais que manejam, transmitem ou distorcem esta matria-prima.

15

(THOMPSON, 1981, p. 398), que a educao. Portanto, a luta poltica que se impe educao da classe trabalhadora do campo no apenas por um espao para aprender a ler e a escrever, mas por escolas e polticas pblicas que contribuam com as lutas sociais e seu processo poltico-mobilizatrio. A efetivao de um processo de conscientizao das dimenses pedaggicas da Educao do Campo pode contribuir para o fortalecimento da organizao e da estratgia das lutas sociais, na perspectiva emancipatria e na direo da transformao social, com hegemonia da classe trabalhadora. Nos marcos legais, uma das funes do Estado garantir a Educao do e no Campo, como direito social e dever do Estado. Assim, na medida em que os movimentos sociais do campo reivindicam uma educao para todos, respeitando as especificidades culturais nas diversas formas de produo da vida material e de organizao social do campons, espera-se que as escolas do campo no se configurem como uma poltica pblica de governo, mas como polticas sociais do Estado. Nesta perspectiva, as prticas educativas do MST para a Educao do Campo so desenvolvidas no concreto, isto , traz o trabalho como princpio educativo. Com isso, trabalha a educao no regime de alternncia, o que pressupe a articulao entre dois tempos educativos, conforme pontuou Caldart (2004), sendo o tempo escola e o tempo famlia. O Tempo Escola (TE) aquele que caracteriza as atividades educacionais convencionais, realizadas na instituio de ensino, em sala de aula. A unio do trabalho manual e intelectual a condio fundamental para criar situaes de rompimento com a alienao estruturante das relaes capitalistas de produo. Relaes essas que separam o trabalho e a formao, tanto do trabalho manual, quanto do trabalho intelectual, por meio da educao de classes. Assim, o princpio educativo tambm princpio militante, j que o trabalhador vive sem condies de compreenso do mundo em que ele vive. O tempo comunidade (TC) faz-se em campo, geralmente na comunidade de origem dos educandos (as), com a implementao prtica dos conhecimentos escolares adquiridos nas atividades escolares. Isso ocorre porque os sujeitos do campo, por meio do trabalho, garantem no s sua subsistncia e as condies de trabalho e estudo, mas a experincia de vida por meio da realidade concreta assentada sua base material na famlia, na produo da vida material, na comercializao, na cultura e na socializao como homem em sua dimenso humanizante.

16

As escolas do e no campo contam tambm com a auto-organizao de seus coletivos, cuja origem se encontra nos acampamentos do MST. Nestas auto-organizaes est a escolha dos educadores, as discusses e organizaes dos contedos escolares, a organizao dos espaos e a formao de ncleos. Um dos aspectos mais relevantes para o movimento a educao. Estes so princpios fundamentais para o MST e suas prxis pedaggicas, assim como os acampamentos, que so organizados pela comunidade acampada em luta pela terra, que no s se ocupam a as questes da terra, como se envolvem com o mundo letrado, num processo de formao singular e coletivo durante as ocupaes. Seus integrantes so constitudos por trabalhadores Sem Terra que realizam ocupaes de terras, fazem atos pblicos, mobilizaes, marchas e ocupaes de prdios pblicos para democratizar o acesso terra por meio de uma reforma agrria popular. No Brasil, de acordo com Martins:
A experincia que d suporte, poltico, ideolgico, ou seja, inspira como um todo a categoria ocupao da escola, aqui explicitada: a prxis educacional realizada no interior do MST. A idia de ocupao da escola se vincula a uma estratgia poltica que o movimento utiliza para tensionar o Estado no cumprimento da reforma agrria. Uma vez que a legislao brasileira estabelece, em sua Carta maior, no artigo 184, que: Compete Unio desapropriar por interesse social, para fins de reforma agrria, o imvel rural que no esteja cumprindo sua funo social [...] e que a prtica da desapropriao, ou seja, a legislao no era observada na realidade brasileira, baseada no latifndio improdutivo, o MST se utiliza da estratgia poltica de ocupar as terras que no cumprem sua funo social (MARTINS, 2009, p. 182).

Onde afirmou que,


A educao do campo est se forjando e ganhando espaos no debate educacional, legal e cientfico. Essa construo coletiva tem a insero, por vezes, efetuada pelos movimentos sociais, mas, de maneira geral, pelos sujeitos do campo. Dessa forma, a educao do campo ocupa espao de debate educacional em nvel nacional. Isso um processo de ocupao da escola. Tal processo se materializa em diversas instncias: no plano legal, com o estabelecimento das Diretrizes Operacionais para Educao Bsica nas Escolas do Campo e, principalmente, com seu contedo; no plano poltico, com a conteno do processo de extino das escolas rurais, sua reinsero no debate educacional e na estrutura estatal, e, principalmente, no plano identitrio, com a promoo do debate sobre a cultura camponesa, seus valores e a manuteno da vida no campo (MARTINS, 2010, p. 183).

Para o MST, as escolas tm a funo tambm de mobilizao. elucidativa a afirmao de Martins ao afirmar que
A regra geral, desde o acampamento, fazer valer o direito educao como uma luta diria, desde construo efetiva e literal da escola, at o reconhecimento do poder pblico. Como ponto de referncia material, pode-se ilustrar tais dificuldades e desafios, com a experincia da escola que campo emprico deste trabalho. Ao reconstruir a histria coletiva da Escola Chico Mendes, estas foram construdas com lonas, quando no, sob as mangueiras, alunos escrevendo com papelo e carvo, histria de despejos e reconstrues, enfrentamentos e reivindicaes, manifestaes e ocupaes, at que, aos poucos, os sem terra, vo arrancando a Escola do Estado. Ao refletir sobre toda a trajetria que marca a ocupao da Escola Chico

17

Mendes. (MARTINS, 2009, p. 182).

Nesse contexto, firmaram-se, no mbito da educao no campo, os compromissos com as lutas sociais. Dessa forma, Morissawa (2001) escreveu que o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra, quando comeou a organizar os primeiros acampamentos, percebeu a baixa ou nenhuma escolaridade existente entre os sem-terra. Com isso, o movimento passou a investir na educao para todos, como forma de romper as cercas da ignorncia e acreditar no crescimento dos sujeitos em Movimento e para o Movimento. Com isso, precisava oferecer escolarizao e conhecimento aos trabalhadores rurais Sem Terra. A percepo de que todos podem ir alm da educao bsica e descobrir que so capazes de aprender e ensinar se constitui como o primeiro passo do processo educativo, que no acontece apenas na escola, mas em todos os espaos do MST. O desafio fazer com que o ensino contribua para que os Sem Terra e os povos do se apropriem do conhecimento e, assim, aproveitar toda a potencialidade da vida e ver o mundo de outra forma.

CONCLUSO A educao uma necessidade social para o MST, pois ela se encontra nas suas propostas pedaggicas e na prxis do movimento na luta pela terra. Baseia-se nas lutas sociais por ocupao da escola dentro dos princpios educativos organicamente ligados ao trabalho e a cultura do campo. Sua essncia a construo de uma sociedade humano-socialista. Nessa construo, est intrnseca a educao como fator preponderante na construo da sociedade do trabalho, onde as pessoas so ressignificadas em seus valores de vida e de trabalho. Compreende-se, portanto, que o MST um vasto campo de estudo por suas experincias educacionais e de organizao da escola no interior do terreno da contradio do capital. A superao das desigualdades sociais torna-se a essncia das lutas do MST e, essas lutas, so estabelecidas nas ocupaes de terras e na ocupao da escola. Nestas, na apropriao do conhecimento, o MST luta contra a hegemonia burguesa e se contrape ao modelo tradicional vivenciado pelas Escolas do Campo.

REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS BRASIL-LDB, Lei de Diretrizes e Bases da Educao. 1996. BRASIL. Diretrizes operacionais para a educao bsica das escolas do campo. Parecer n. 36/2001 e Resoluo 01/2002, do Conselho Nacional da Educao. Braslia, DF: MEC, 2002.

18

BRASIL. Constituio da Repblica Federativa do Brasil. 1988. Disponvel em: http://www.portal.mec.gov.br/ . Acesso em 25 de maio de 2012. CALDART, Roseli Salete. Pedagogia do movimento sem terra. Escola mais do que escola. 2. ed. Petrpolis, RJ: Vozes, 2004. __________. Pedagogia da terra: Formao de identidade e identidade de formao. Cadernos do ITERRA(2), 2002. __________. Por uma educao do campo: Traos de uma identidade. In Miguel G. Arroyo, Roseli Caldart, & Mnica Molina (Orgs.), Por uma educao do campo. Petrpolis: Vozes, 2004.. ___________. Elementos para a construo do Projeto Poltico e Pedaggico da Educao do Campo. In: PARAN (Estado). Secretaria de Estado da Educao. Cadernos temticos: educao do campo. Curitiba: SEED-PR, 2005. p. 23-34.
CAMBI, Franco. Histria da Pedagogia. So Paulo: Editora UNESP, 1999.

COLETIVO NACIONAL DE EDUCAO DO MST. Dossi MST Escola Documentos e Estudos 1990-2001. Caderno de Educao. n. 13 edio especial, Veranpolis, RS: ITERRA, 2005. COMILO, Maria Edi da Silva. A construo coletiva da escola: a Escola Chico Mendes e sua histria. In: MARTINS, Fernando Jos (Org.). Educao do campo e formao continuada de professores. Campo Mouro, PR; Porto Alegre: FECILCAM, 2008. p. 6-8. EMATER Paran. Diagnstico Municipal. Querncia do Norte PR: EMATER Paran 1989 a 2003. MARTINS, Fernando Jos. Gesto democrtica e ocupao da escola: o MST e a educao. Porto Alegre: EST, 2004. __________. Ocupao da escola: uma categoria em construo. Tese (Doutorado em Educao) Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2010. MARX, Karl; ENGELS, Friedrich. A ideologia alem. Traduo de Luis Claudio de Castro e Costa. So Paulo: Martins Fontes, 1996. MSZROS, Istvan. A educao para alm do capital. So Paulo: Boitempo, 2005. MONTEIRO, Agostinho dos Reis. O po do direito educao. Educ. Soc., Campinas, vol. 24, n. 84, p. 763-789, setembro 2003. Disponvel emhttp://www.cedes.unicamp.br MORISSAWA, Mitsue. A histria da luta pela terra e o MST. So Paulo: Expresso Popular, 2001. MST. Crianas em movimento: as mobilizaes infantis no MST. Coleo Fazendo escola, n. 2. So Paulo: MST, 1999. __________. Construindo o caminho numa escola do assentamento do MST. Coletivo Nacional de Educao do MST, 2000. __________. Dossi MST Escola. Caderno de Educao, Edio Especial. So Paulo: Expresso Popular, n. 13, 2005. __________. O MST e a Escola. Seminrio do Setor de Educao. Jun. 2007. __________. MST. Itinerante: a escola dos Sem Terra trajetrias e significados. Cadernos da Escola Itinerante MST. Ano I no. 2 Outubro de 2008. Curitiba: SEED, 2008 a. __________. Relatrio das escolas itinerantes de 2008. Curitiba, 2008 b.

19

__________. Escola Itinerante em Acampamentos do MST. Coleo Fazendo Escola. So Paulo: MST, 1998b. PISTRAK, M. Fundamentos da escola do trabalho. So Paulo: Expresso Popular, 2000. SILVA, Irizelda Martins de Souza e; HIROSE, Kiyomi; CECLIO, Maria Aparecida. Educao do campo: polticas e diretrizes. In: CARVALHO, Elma Jlia de; FAUSTINO, Rosngela C. (Orgs.). Educao e diversidade cultural. Maring, PR: EDUEM, 2011. SILVA, Irizelda Martins de Souza e; HIROSE, Kiyomi; CECLIO, Maria Aparecida. Perspectivas de leitura: educao do campo na dcada da educao. s/d. Disponvel em: http://www.alb.com.br/anais16/sem03pdf/sm03ss03_02.pdf . Acesso em: 15 jun. 2013. SNYDERS, G. Escola, classe e luta de classes. So Paulo: Centauro, 1997. SOUZA, M. A. Educao do campo: propostas e prticas pedaggicas desenvolvidas no MST. Petrpolis, RJ: Vozes, 2006. (Prelo) THOMPSON, E. P. A misria da teoria ou um planetrio de erros: uma crtica ao pensamento de Althusser. Rio de Janeiro: Zahar, 1981. XAVIER, Maria Elizabete Sampaio Prado; DEITOS, Roberto Antonio. Estado e poltica educacional no Brasil. In: DEITOS, Roberto Antonio et al. (Orgs.). Estado, desenvolvimento, democracia e polticas sociais. Cascavel, PR: UNIOESTE, 2006. p. 67-87.

You might also like