You are on page 1of 21

1

A RELAO TRABALHO E EDUCAO NA ESCOLA ITINERANTE DO MST PARAN

Valter de Jesus Le te 1
e-mail: valterleitemstpr@gmail.com

Va!derle A"#$!

e-mail: vamboni@gmail.com

Resu"$& Neste trabalho buscamos compreender como a Escola Itinerante do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra - MST, diante da comple a atualidade apresentada no mundo do trabalho e suas m!ltiplas in"lu#ncias sobre a educa$%o escolar, associa &s contradi$'es e pressas na realidade para acumular conhecimentos e incorporar o trabalho como re"er#ncia no processo educativo. (essa "orma, nossa pes)uisa apresenta e leitura acad#mica sobre a Escola Itinerante e de entrevistas dos )ue "a*em a Escola Itinerante, os educadores do MST. (iante das circunst+ncias ob,etivas )ue limitam a Escola Itinerante, constatamos uma not-vel relev+ncia de suas pr-ticas pedag.gicas )ue prop'em articular o trabalho humano aos conhecimentos escolares. Nesse sentido, compreende-se )ue essas pr-ticas demonstram iniciativas "ecundas rumo & constru$%o de uma nova "orma de organi*a$%o do trabalho did-tico-pedag.gico, apresentando possibilidades de "or,ar t-ticas e estrat/gias na constru$%o da proposta pedag.gica do MST. Pala'ras()*a'e& Escola Itinerante. Educa$%o. Trabalho. 0orma$%o humana.

A#stra)t& In this 1or2 1e see2 to understand ho1 the Itinerant School o" the 3andless Rural 4or2ers Movement - MST , on the comple presented toda5 in the 1orld o" 1or2 and its multiple in"luences on education , associates e pressed the contradictions in realit5 to accumulate 2no1ledge and incorporate the 1or2 as re"erence in the educational process . Thus , our research presents and academic reading on the Itinerant School and intervie1s that ma2e the Itinerant School , educators MST . 6iven the ob,ective circumstances that limit the Itinerant School , "ound a remar2able relevance o" their pedagogical practices that propose to integrate human labor into school 2no1ledge . In this sense , it is understood that these practices demonstrate "ruit"ul initiatives to1ard building a ne1 "orm o" organi*ation o" the teaching - educational 1or2 , presenting opportunities to cra"t strategies and tactics "or implementation o" the educational proposal o" the MST . +e,-$rds : Itinerant School . Education. 4or2. 7uman "ormation.

8 :

9ro"essor da Escola Itinerante e Membro do Setor Estadual de Educa$%o do MST. 9ro"essor Ms do ;olegiado de 7ist.ria da <niversidade Estadual do 9aran- = ;ampus de 9aranava>

INTRODUO
?s escolas itinerantes se caracteri*am pelo seu "orte v>nculo com a Re"orma ?gr-ria. ? escola nos acampamentos / uma "erramenta de luta, "ator mobili*ador de "am>lias para participar da ocupa$%o, para permanecer nos acampamentos e no campo pedag.gico, ela / sementeira da escola )ue estamos construindo. (e certa "orma, a escola itinerante / uma antecipa$%o da escola do assentamento, nos seus aspectos organi*ativos, pol>ticos e pedag.gicos @MST, :AAB, p. 8CAD.

Neste trabalho, iremos analisar a Escola Itinerante do MST e sua produ$%o pedag.gica como processo de "orma$%o humana a partir da categoria trabalho. Neste sentido, entendemos o trabalho como processo de homini*a$%o e humani*a$%o do ser social homem, )ue ao produ*ir sua vida material, se produ* como homem e se reprodu* no trabalho. 9ortanto, o trabalho, neste processo de humani*a$%o do homem tem um car-ter e um princ>pio educativo, con"orme nos ensino (emerval Saviani, 6aud#ncio 0rigotto dentre os pes)uisadores do trabalho e educa$%o. 9ara dar conta do nosso ob,eto, estruturamos o trabalho em duas partes. Na primeira, re"letiremos sobre a Escola Itinerante em seu aspecto "ormativo e sua rela$%o com o trabalho en)uanto categoria social vinculado & educa$%o do e no MST na con)uista da terra e da ocupa$%o da escola. Na segunda parte, re"letiremos sobre a pr-tica pedag.gica e istente na escola itinerante como e press%o do trabalho e ensino, no )ual os educandos reali*am trabalho coletivamente desde ob,etivos "ormativos da educa$%o.

A Es)$la It !era!te e $ tra#al*$


? Escola Itinerante / uma institui$%o escolar situada no acampamento de "am>lias Sem Terra, )ue assume uma postura pedag.gica revelada ,- em seu pr.prio nome. ? peculiaridade de caminhar ,unto, reali*ando itiner+ncia de "orma )ue acompanham o movimento territorial e sua luta pela terra, )uer se,a nos casos de despe,os, )uer se,am nas mobili*a$'es, marchas e ocupa$'es, visando garantir o processo educacional aos su,eitos em condi$%o de itiner+ncia nos acampamentos do MST.

;ompartilhando das ideias de Eanhiu2 @:AAFD, ;amini @:AAGD e (almagro @:A8AD, a Escola Itinerante se e pressa como um ch%o "avor-vel para e perimenta$%o de uma nova "orma escolar, por isso, 0reitas @:A8AD anuncia )ue no acampamento a escola estmais livre das burocracias e das amarras do Estado, por conta de o MST criar:
HIJ e ig#ncias pr-ticas e te.ricas em sua a$%o. <ma delas / pensar a a$%o em ambientes )ue n%o est%o su"ocados pela regulamenta$%o do Estado, no interior das redes de ensino o"iciais. Nestes espa$os criados pelos movimentos sociais, portanto, podemos e ercitar pro,etos mais arro,ados de "orma$%o humana para a classe trabalhadora @;amini, :AAGD.Seria, ent%o, desalentador se nestes espa$os nos redu*>ssemos & dimens%o do )ue / poss>vel "a*er no interior das redes o"iciais de ensino, por mais )ue esta se,a importante. @0REIT?S, :A8A, p. 8KFD.

9or/m, LH...J ao mesmo tempo )ue apresenta possibilidades, por estar mais distante do controle do sistema, tamb/m o comp'e e o reprodu*, n%o perdendo o peso da institui$%o escolar e das rela$'es sociais capitalistasM@E?7NI<NO ;?MINI, :A8:, p.PPKD. Qu se,a, ela n%o se liberta integralmente das in"luencias pedag.gicas e administrativas no molde da escola "uncional ao capital, ,ustamente por estar vinculada administra$%o do Estado, sendo poss>vel sua emancipa$%o somente com a supera$%o do modo de produ$%o capitalista. ;ontraditoriamente, a Escola Itinerante desde sua origem vem aprendendo a pro,etar sua "orma escolar com o acampamento e com o MST, pois / a luta pela terra e o "a*er pedag.gico do MST )ue e trapola a escola e oportuni*a aprendi*ados para condi$%o desta institui$%o escolar. Neste sentido, a Escola Itinerante / concebida como um dos espa$os dentro do MST com a "inalidade pedag.gica de "orma$%o humana dos su,eitos acampados. E este tem sido o grande aprendi*ado da Escola Itinerante com o MST de pro,etar seres humanos capa*es de serem os lutadores por escola, terra, trabalho e dignidade. (essa "orma, (almagro nos tra* )ue a Escola Itinerante, na sua tra,et.ria, tem a"rontado os padr'es r>gidos da escola e istente, por ser uma escola )ue se liga L& luta pela trans"orma$%o social H...J E ainda mais, ela / uma escola gestada na luta e, em seu conte!do e "orma, tra* uma nova pedagogiaM @(?3M?6RQ, :A8A, p. 8::D, tra* uma escola atrelada & realidade social com sentido pedag.gico "or,ado na luta pela terra e, com ela, a luta pela trans"orma$%o social. 9or isso ;aldart @:AACD apontou )ue a obra educativa do MST assume tr#s dimens'es principais: ? primeira prop'e o resgate da dignidade a milhares de "am>lias )ue voltam a ter ra>*es e pro,etosO ? segunda busca a constru$%o de uma identidade

coletiva, )ue vai al/m de cada pessoa, "am>lia, assentamento e a terceira pro,eta a constru$%o de um pro,eto educativo das di"erentes gera$'es da "am>lia Sem Terra, )ue combina escolari*a$%o com preocupa$'es mais amplas de "orma$%o humana e de capacita$%o de militantes. (esta "orma, a Escola Itinerante do MST assume um compromisso com a luta social no +mbito da "orma$%o humana. ?o assumir esta responsabilidade, ela se apresenta como privilegiada no +mbito pedag.gico, por estruturar seu processo educativo desde a obra educativa acumulada pelo MST e por estar num espa$o em )ue consegue ser menos su"ocada pela regulamenta$%o do Estado @0REIT?S, :A8AD. ? Escola Itinerante, neste caso, encontra maior "acilidade de respaldar-se em matri*es pedag.gicas da proposta educacional do MST, )ue s%o cruciais para o processo "ormativo do ser humano, sendo elas: a pedagogia da luta social, da a$%o coletiva, da terra, do trabalho, da produ$%o, da cultura e da hist.ria. 9ara ;aldart, o principal princ>pio desta pedagogia L/ o pr.prio movimento, movimento )ue ,unta diversas pedagogias, e de modo especial ,unta & pedagogia da luta social com a pedagogia da terra e a pedagogia da hist.ria, cada uma a,udando a produ*ir tra$os em nossa identidade, m>stica, pro,etoM @;?3(?RT, :AAC, p. K:D. (e "orma articulada as matri*es pedag.gicas emanam um processo educativo gerador de uma postura de lutador do povo )ue compreenda )ue nada / imposs>vel de mudar e )uanto mais incon"ormado com o atual estado das coisas, mais humana / a pessoa. L?
luta social educa para a capacidade de pressionar as circunst+ncias a "im de )ue se tornem di"erentes do )ue est%oM @9?R?NR, :AAG, p.:FD.

Tendo como "onte educativa as matri*es pedag.gicas mencionadas, os elementos )ue regem a vida e suas contradi$'es buscam ser incorporadas no processo de escolari*a$%o, diminuindo as possibilidades de dei ar "ora da escola &)uilo )ue / "undamental da vida, )ue / o trabalho como princ>pio educativo. 9or isso, 0reitas pontuou )ue, Lpor este caminho, a vida / a nossa re"er#ncia, entendida como trabalho humano H...JM @0REIT?S, :A8A, p. 8KFD. Q MST concede a educa$%o como a totalidade do processo de "orma$%o humana, ou se,a, as pessoas se educam nas rela$'es )ue estabelecem com o meio em )ue vivem vinculadas &s dimens'es sociais, culturais, religiosas, institucionais, a"etivas e econSmicas, )ue t#m por base a divis%o social do trabalho. Neste sentido, para o MST,

?s pessoas se humani*am ou desumani*am, se educam ou se deseducam atrav/s do trabalho e das rela$'es sociais )ue estabelecem entre si no processo de produ$%o material da e ist#ncia. T a dimens%o da vida )ue mais pro"undamente marca o ,eito de ser de cada pessoa. T a dimens%o )ue nos identi"ica como ser humano, como cultura, como classe. 9or isso n%o deve "icar "ora da intencionalidade pedag.gica dos educadores, em cada um dos espa$os onde se pro,ete "orma$%o humana @MST, :AAK, p. :KFD.

Nesta perspectiva, a Escola Itinerante desenvolve seu processo de escolari*a$%o de "orma articulada com um pro,eto de sociedade )ue pretende e tinguir a condi$%o de e plorados e e ploradores, re"erendando-se em valores humanistas e socialistas. Neste vi/s, ela se constitui como um espa$o pedag.gico onde se sistemati*am e sociali*am os conhecimentos produ*idos e acumulados pela humanidade no seu devir hist.rico. (e acordo com 9istra2 @:AAAD, para colocar a escola em "un$%o da trans"orma$%o social, n%o basta mudar os conte!dos )ue nela se ensinaO / preciso mudar o ,eito da escola, suas pr-ticas e sua estrutura de organi*a$%o e "uncionamento, tornando-a coerente com os novos ob,etivos de "orma$%o dos su,eitos e este tem sido um dos es"or$os do MST ao pro,etar escola na perspectiva da emancipa$%o humana. Nos princ>pios da educa$%o do MST identi"ica-se a nitide* )ue se tem da necessidade da educa$%o escolar estar vinculada aos desa"ios hist.ricos de seu tempo. 9ortanto, a rela$%o com a Re"orma ?gr-ria e os desa"ios para consolida$%o dos processos )ue "orti"icam a cria$%o de novas rela$'es de produ$%o no campo e na cidade s%o indispens-veis na "orma$%o escolar @MST, 8GGBD. ?o anunciar o princ>pio pedag.gico Educao para o trabalho e pelo trabalho @MST, :AAK, p.8BGD, salienta-se )ue na proposta de Educa$%o do MST a categoria trabalho tem um valor "undamental, por ser Lo trabalho )ue gera ri)ue*as, )ue nos identi"ica como classe, )ue / capa* de construir novas rela$'es sociais e tamb/m novas consci#ncias, tanto coletivas como pessoaisM @MST, :AAK, 8BGD. Qu se,a, o v>nculo trabalho e educa$%o / uma condi$%o necess-ria para alcan$ar os ob,etivos pol>ticos e pedag.gicos para a trans"orma$%o da realidade hist.rico-social. 9ara tanto, o MST apresenta duas dimens'es b-sicas e complementares )ue "avorecem a integra$%o do trabalho e educa$%o, a saber:
aD Educa$%o ligada ao mundo do trabalho. Isto )uer di*er )ue nossos processos pedag.gicos @especialmente as escolasD, n%o podem "icar alheios &s e ig#ncias cada ve* mais comple as dos processos produtivos, se,a os da sociedade geral, se,a os dos assentamentos, em particularH...JO bD Q trabalho como m/todo pedag.gico. Uuer di*er, a combina$%o entre estudo e trabalho como um

instrumento "undamental para desenvolvermos v-rias das dimens'es da nossa proposta de educa$%o @MST, :AAK, p. 8BG-8VAD.

Neste caso, as duas dimens'es apresentadas v#m como meio de "ortalecer as possibilidades de e ercitar as capacidades humanas de trabalho e do princ>pio educativo gestado na produ$%o da vida pelo trabalho. Neste sentido, o trabalho se e pressa como pr-tica privilegiada, capa* de provocar necessidade de aprendi*agem, e produ$%o de conhecimento como construtor de novas rela$'es sociais, como coletivo, coopera$%o e democracia, levando ao cultivo de novos valores, de novos comportamentos pessoais e coletivos, de "orma$%o da consci#ncia de classe. ;om isto, no caderno de Educa$%o do MST nW AG, se prop'e a cria$%o de Unidades de Produo @MST, :AAK, p. :::D, a "im de ser um ambiente educativo, )ue leve os estudantes a apro"undarem os conhecimentos sobre os modos de produ*ir ,conhecidos por eles. ?l/m disso, )ue possam aprender e sistemati*ar outras aprendi*agens, sendo )ue estas unidades de educa$%o e trabalho devem estar voltadas para o consumo da escola e os recursos ad)uiridos para novos investimentos na <nidade de produ$%o e na a)uisi$%o de material did-tico e pedag.gico, como "orma de resultados socialmente !teis para a coletividade escolar. ?s unidades de produ$%o apresentam possibilidades potenciais de desenvolver as dimens'es do ser humano ao e ercitar certa produ$%o. ? e emplo, a unidade de produ$%o ?groecol.gica na horta possibilita e ercitar o v>nculo dos conte!dos instrucionais e pressos nesta pr-tica, at/ por)ue n%o se tem como dominar a agroecologia sem as bases cienti"icas da nature*a. ?ssim, tratar de agroecologia signi"ica se re"erendar a um pro,eto de sociedade )ue coloca em e)ue o modo de produ$%o capitalista, ou se,a, possibilita interlocu$%o com as contradi$'es e pressas na sociedade, bem como, durante o trabalho se "or,am valores como companheirismo e uma solidariedade coletiva. N%o se est- abordando )ue o trabalho desenvolvido na escola / de "a*-de-conta, mas sim do trabalho real, socialmente necess-rio para a vida, pois est- vinculado & "inalidade de educar as crian$as para "a*er escolhas, tomar decis'es e intervir na realidade. 9or isso, a ressalva da necessidade de pr-ticas integradas & pes)uisa, & coopera$%o, & vida, & cultura, & hist.ria, & luta social em rela$%o com conte!dos das disciplinas, para )ue ad)uiram conhecimento da totalidade e compreendam a organi*a$%o do trabalho desde a sua produ$%o, at/ o produto chegar ao mercado e & distribui$%o do

seu resultado. Inclusive, participar de todo o processo, a,udando a decidir o )ue e como "a*er, a prestar contas e avaliar seu resultado. @MST, :AAKD. No primeiro ;aderno da ;ole$%o Escola Itinerante do 9aran--MST , ao abordarem sobre a organi*a$%o do curr>culo ;amini e 6ehr2e elucidam a import+ncia da categoria trabalho como princ>pio educativo, ao propor )ue:
H...J precisamos avan$ar, permear nossas pr-ticas educativas com a dimens%o do trabalho criando "ormas de envolver as crian$as pe)uenos trabalhos da escola e acampamento. ;olocar tempo nisso, acreditar )ue nos educamos no tra#al*$ )$let '$ !3$ al e!ad$ @;?MINI X 6E7RNE, :AAF, p.FA-F8, gri"os dos autoresD.

Nesta mesma dire$%o o 9ro,eto 9ol>tico 9edag.gico das Escolas Itinerantes a"irma )ue,
9elo trabalho, o educando produ* conhecimento cria habilidades e "orma sua consci#ncia. Q trabalho tem uma potencialidade pedag.gica e a escola pode torn--lo educativo, a,udando os su,eitos a perceberem o seu v>nculo com as demais dimens'es da vida: sua cultura, seus valores, suas posi$'es pol>ticas. 9or isso nos desa"iamos a estar vinculados ao mundo do trabalho e a educar-se para e pelo trabalho @9?R?NR - 999, :AAG, p.:GD.

9or meio do trabalho / poss>vel analisar as dimens'es pol>ticas, sociais, econSmicas e culturais )ue integram a sociedade. Sabemos )ue a ci#ncia move os processos produtivos, e ,amais se apropriar- do ac!mulo desta ci#ncia somente no plano te.rico. ? escola mesmo n%o sendo a !nica respons-vel e espa$o )ue ocorre a rela$%o entre ci#ncia e trabalho, deve assumir esta tare"a crucial vislumbrando a "orma$%o da ,uventude. 9or este vi/s, o 9ro,eto 9olitico 9edag.gico @999D, )ue orienta o trabalho pedag.gico das Escolas Itinerante, apresenta )ue:
Qs saberes sociais s%o gestados na pr-tica produtiva e na pr-tica pol>tica do campesinato. Se trabalho / atividade )ue gera trans"orma$%o humana e territorial, estudar )uais atividades os povos do campo desenvolvem e )uais atividades agr>colas, industriais e de servi$os marcam determinadas con,unturas dos pa>ses, / uma "orma de apro"undar o conceito de trabalho e compreender as rela$'es s.cio-territoriais @999, :AAG, p. P:D.

T primordial esta rela$%o do trabalho na "orma$%o escolar pela potencialidade pedag.gica )ue est- embutida nela. ? escola / um espa$o apropriado para intencionali*ar esta unidade entre a teoria e a pr-tica, visando motivar para o estudo e re"le %o dos "enSmenos hist.ricos, sociais, culturais e econSmicos impregnados no processo produtivo, bem como, problemati*ar as )uest'es )ue circulam o mundo do trabalho.

? escola educa pelo trabalho )uando busca no mundo do trabalho e da produ$%o a base para compreender e se apropriar dos conte!dos instrucionais de "orma associada &s contradi$'es, lutas sociais, cultura e hist.ria. ?)ui estamos "alando de um programa de estudo integrador )ue plane,a de "orma articulada aos conte!dos instrucionais a cone %o com a atividade humana. Em outras palavras, / um sistema de reeduca$%o )ue n%o deve ser somente para uma "ase da vida humana, mas sim, na integridade, perpassando por todas as "ai as et-rias na escola. Signi"ica apagar os limites )ue separam a escola do trabalho humano, e desde a in"+ncia a escola pode proporcionar aos estudantes contato com e peri#ncias de trabalho produtivo como "orma de incorporar valor social do trabalho e re"letir sobre a l.gica da dimens%o econSmica @MST, :AAKD. T importante levar os estudantes a participar e"etivamente da gest%o e administra$%o da escola. Mas, para isso, o trabalho n%o pode ser pontual, devendo atravessar o con,unto das atividades da escola. ?ssim, Las crian$as, al/m de aprender "a*endo v%o aprender a import+ncia social do trabalho )ue reali*am. ? import+ncia do trabalho na escola, no trabalho em casa ou na ?ssocia$%o @MST, :AAK, p.PCD. (e "orma, )ue este,am interligados &s disciplinas e a todas as atividades da escola, com intencionalidade pedag.gica para a)uisi$%o do conhecimento e cultivo da coletividade:
HIJ se a escola conseguir proporcionar aos alunos uma e peri#ncia real de tra#al*$ 5r$dut '$ s$) al"e!te d ' d d$ ela estar- alterando ou educando a verdadeira consci#ncia ou mentalidade coletiva, onde a l.gica )ue comanda / a do interesse coletivo e da partilha @MST, :AAK, p. GC, gri"os nossosD.

?o desenvolver na escola o trabalho nesta perspectiva, proporciona-se colocar em )uest%o os valores capitalistas como o individualismo e a competitividade impregnados nos estudantes por meio das m!ltiplas in"lu#ncias do meio social. ? necessidade de se organi*arem coletivamente, pensar um cronograma para o trabalho, mesmo )ue se,a o autosservi$o @limpe*a da sala, do p-tio, embele*amento da escola, entre outrosD )ue ob,etiva criar h-bitos de organi*a$%o, autonomia e de trabalho coletivo, desde a divis%o de tare"as para operacionali*ar o trabalho, este possibilita circunst+ncias )ue agem na sub,etividade do estudante "ormativamente, ao con"litar os interesses individuais com os interesses da coletividade. Sobretudo, o autosservi$o / um n>vel de trabalho )ue envolve menos capacidade "ormativa e educativa, mesmo )ue cumpra at/ certo n>vel.

;on"orme Shulgin o Lautosservi$o / o trabalho menos produtivo, mais irracional e anti)uadoM. Qu se,a, este n%o / o tipo de trabalho )ue se ob,etiva alcan$ar somente, / insu"iciente, mas / um n>vel de e ercita$%o do trabalho na escola )ue pro,eta aptid'es at/ determinado grau. E continua Shulgin, LH...J o trabalho / a melhor "orma de introdu*ir as crian$as na vida laboral, ligar-se com a classe-construtora, e n%o apenas entende-la, mas viver sua ideologia, aprender a lutar, aprender a construirM. @S7<36IN, :A8P, p. C8D.
0inalmente, pode-se ver o trabalho como princ>pio b-sico )ue "orma a personalidade, como meio de criar a pessoa aptid'es coletivas, "ormar e desenvolver nela uma s/rie de aptid'es sociais e h-bitos. E, portanto, pode colocar para si a tare"a de e trair de todo tipo de trabalho seu lado positivo, n%o complicando as coisas, n%o tentando atingir o imposs>vel @9ISTR?N, :AAG, p.:8BD. .

9or isso, o trabalho n%o pode ser de "a*-de-conta. ? pr-tica do trabalho desde a escola deve assumir uma postura )ue possibilite interven$%o, produ*a resultados, movimente a vida e )ue inter"ira na organi*a$%o da produ$%o do acampamento e assentamento, tanto coletivo @;ooperativa de produ$%oD como na produ$%o individual da "am>lia. Neste sentido, para o MST, @:AAK, p.CPD:
HIJ as crian$as devem ter oportunidade de aprender os "undamentos cient>"icos e tecnol.gicos do tipo de trabalho )ue est%o desenvolvendo e )ue est%o envolvidas. E devem tamb/m aprender, re"letir e avaliar sobre cada decis%o )ue v%o tomando sobre os resultados concretos do )ue est%o "a*endo H...J

No "a*er pedag.gico da escola podem se desenvolver di"erentes atividades relacionadas ao trabalho real, como trabalhos dom/sticos, ligados & administra$%o da escola, & produ$%o agropecu-ria, & cultura e & arte. (estacamos )ue isto n%o signi"ica )ue o rol dos conte!dos instrucionais necessitam estar sempre conectados a um trabalho e ercitado pelo pr.prio estudante, )uando n%o, estar- vinculado ao trabalho humano socialmente constru>do como re"er#ncia para apropria$%o do conhecimento cient>"ico, de "orma a pleitear o universal, levando em considera$%o a singularidade do local. ;abe salientar )ue o trabalho e estudo a)ui s%o entendidos como continuidades. ?mbos est%o a servi$o da apropria$%o dos "undamentos cient>"icos e tecnol.gicos, e os tempos da escola devem ser plane,ados de "orma )ue n%o comprometam o tempo necess-rio para re"letir acerca dos conte!dos embutidos na atividade desenvolvida, bem como, o envolvimento concreto e e"etivo do corpo docente de pro"essores da escola, para

17

)ue se "a$a em todos os momentos a liga$%o do trabalho e os conte!dos instrucionais. 9ortanto, uma perspectiva )ue se relaciona & "un$%o social da escola, signi"icando para o MST @:AAK, p. GFD )ue:
? "un$%o social da escola / sociali*ar conhecimentos em geral e ampliar a vis%o de mundo de cada aluno e do con,unto da comunidade.H...J / preciso ade)uar o trabalho &s capacidades, incluindo sempre um desa"io a mais para estimular o avan$o e sendo rigoroso na cobran$a da )ualidade de cada tare"a.

9ortanto, intensi"icar o trabalho como princ>pio educativo n%o se resume a desenvolver apenas trabalhos pontuais no interior da escola, mas sim ter um programa de estudos )ue atravessa o ano estabelecendo rela$'es dos conte!dos instrucionais com o trabalho humano, ora, por meio do trabalho en)uanto pr-tica social alargada, ora por meio do trabalho produtivo do educandos de "orma articulada a auto-organi*a$%o e a atualidade. T insu"iciente "icar somente no plano da abstra$%o do trabalho incorpora-lo re"le ivamente, problemati*ar a condi$%o de assalariados, a e plora$%o e o ac!mulo de ri)ue*a por uma minoria detentora dos meios de produ$%o, mesmo )ue tamb/m se,a necess-rio e tenha valor "undamental. Mas o trabalho como pilar da proposta pedag.gica, deve buscar "ormar os su,eitos para o trabalho n%o alienado, propiciar e criar condi$'es )ue inter"iram nas condi$'es reais )ue produ*em o ser humanoO eis o "undamento de LTer o trabalho e a organi*a$%o coletiva como valores educativos "undamentaisM @MST, :AAK, p. :GD. ?"irmamos )ue incorporar o trabalho como princ>pio educativo e ige levar em considera$%o dois n>veis di"erenciados do trabalho, certamente por agirem em dimens'es distintas do ser humana, sendo primeiramente o trabalho humano compreendido como pr-tica social alargada e o trabalho produtivo desenvolvido pelos estudantes na escola ou comunidade, ambas propiciam ampliar a capacidade cognitiva e a intelectualidade, por/m a segunda opera em dimens'es "ormativas "undamentais entre elas a pro,e$%o de valores como solidariedade, autonomia e coletividade, cient>"ica e tecnol.gica, pol>tica e social, organi*a$%o coletiva, portanto, anunciar o trabalho como princ>pio educativo n%o se resume a estabelecer criticidade aos conte!dos escolares.

Es)$la It !era!te8 tra#al*$ e rela93$ )$" $ 5r$)ess$ 5eda:;: )$


?s Escolas Itinerantes no 9aran- se encontram em situa$'es diversas entre si, pois h- as singularidades da cultura local e territoriais de cada localidade, como os tra$os

11

estruturais e espa$os da pr.pria "orma$%o do corpo docente. Esses elementos, de certa "orma in"luenciam na pr-tica pedag.gica da escola, )ue em determinados momentos podem di"icultar as possibilidades de avan$os e, em outros, demonstrar uma ri)ue*a pedag.gica "or,ada mesmo perante a vulnerabilidade social em )ue se encontra na produ$%o da vida material, )ue se revelam uma "orma )ue est- sendo constru>da no sentido de organi*ar o plane,amento escolar tendo como re"er#ncia pores da realidade . ?s por$'es da realidade s%o recortes da realidade repletos de sentido para a vida dos estudantes, e pressos como relevantes por dialogar com os conte!dos das disciplinas, apresentando-se como alternativa por articular o conte!do escolar & pr-tica social. ?s por$'es da realidade se encontram integradas &s m!ltiplas determina$'es, unidade do diverso. (esta "orma, e ige )ue se aglutinem diversas disciplinas acerca de uma !nica por$%o da realidade para buscar compreender a totalidade das rela$'es e pressas em determinada por$%o. ?s por$'es da realidade de"inidas para serem estudadas, atreladas aos conte!dos instrucionais, s%o de"inidas a partir de um invent-rio da realidade, reali*ados por su,eitos das escolas e membros do setor de educa$%o dos acampamentos a partir de observa$'es, entrevistas e di-logo com a comunidade acampada. ? operacionali*a$%o desta nova "orma de organi*ar o plane,amento de ensino tem demonstrado novos desa"ios ao con,unto dos educadores das escolas. Segundo o ;oordenador 9edag.gico da Escola R, revela-se )ue invivel o planejamento individualizado, expressa a necessidade de planejarem coletivamente para estabelecerem relaes entre as disciplinas para melhor oportunizar a compreenso de determinada poro da realidade . 9or conta da necessidade de abordagens interdisciplinares, sobre os elementos )ue comp'em a por$%o da realidade para colocar esta em rela$%o com as m!ltiplas determina$'es )ue a envolve, apresenta-se uma maior necessidade de momentos coletivos para plane,ar. (essa "orma, o plane,amento coletivo tem se colocado como potencial nos locais )ue tem conseguido reunir os educadores para plane,arem e avaliarem coletivamente o seu desenvolvimento, mas nem todas as Escolas Itinerantes t#m conseguido reunir os pro"essores com a "re)u#ncia necess-ria. Nos anos iniciais encontra-se maior "acilidade de se reunir, di"erentemente dos anos "inais do ensino "undamental e ensino m/dio.

1%

Este espa$o coletivo tamb/m se apresenta de "orma )ualitativa, por conta dos limites encontrados pelos pro"essores para compreenderem os elementos )ue est%o em rela$%o com as por$'es da realidade, con"orme e pressa o coordenador pedag.gico da escola Y:
H...J e iste por parte dos pro"essores limites no +mbito de conhecimento da realidade, os pro"essores dos anos iniciais tem maior "acilidade de reali*ar cone %o dos conte!dos com a vida dos estudantes, com o trabalho na horta, os trabalhos desenvolvidos no acampamento e as rela$'es sociais , por conta de serem pro"essores oriundos do pr.prio acampamento e )ue permanecem mais na escola, acompanham o trabalho na horta e outros.

9or isso, ;amini a"irmou )ue,


H...J nas Escolas Itinerantes: H...J as crian$as t#m um conte!do social latente para levar a escola, dada a rela$%o estreita entre seu cotidiano e a escola. Q limite, por/m, reside na condi$%o real e capacidade do educador em problemati*ar e trans"ormar esta realidade em conte!dos escolares H...J. @;?MINI, :AAG, p. ::AD,

Segundo o coordenador pedag.gico da escola Z, os professores ainda encontram entraves para realizar relaes com o mundo do trabalho e suas contradies, tornando as relaes espont neas e simplificadas na maior parcela de tempo! (essa "orma, ;amini @:AAGD ainda salienta )ue n%o "a* parte de nossa proposta educacional estabelecer rela$'es imediatistas e super"iciais, dei ando de problemati*ar os elementos )ue comp'e determinado "enSmeno hist.rico-social. ;om intuito de incidir sobre outras dimens'es "ormativas do ser humano, a Escola Itinerante se prop'e a plane,ar elencando ob,etivos "ormativos )ue n%o se e plicitam nos ob,etivos de ensino. 9or/m, ambos ob,etivos se relacionam no sentido de "ortalecer o aprendi*ado. Qs ob,etivos "ormativos est%o intimamente conectados & atividade humana, pois eles se direcionam para dimens'es humanas )ue os ob,etivos de ensino n%o contemplam, como, por e emplo: desenvolver a capacidade de iniciativa e de agir organi*adamente diante de problemas reais. 9ortanto, ao se tratar das pr-ticas de trabalho desenvolvidas com a organi*a$%o pedag.gica das escolas como intencionalidade pedag.gica, / comum se deparar com iniciativas de autosservi$o. Neste sentido, podemos di*er )ue h- uma unidade entre as nove Escolas Itinerantes, )uando se trata das pr-ticas pedag.gicas dos estudantes na limpe*a da sala de aula, na limpe*a do p-tio escolar, no embele*amento da escola e na

1.

reali*a$%o de mutir'es con,unturais. Sendo )ue as tare"as permanentes, como limpe*a da sala de aula e do p-tio, s%o distribu>das a cada dia por n!cleo de base. Segundo o ;oordenador 9edag.gico da Escola Itinerante Y, a pr-tica de autosservi$o na escola cumpre a funo educativa de alicerar valores da coletividade e autonomia, de criar hbitos de cuidado com o local "ue contrariam as l#$icas do posso sujar outros limpam e no obri$ao minha de fazer! Este coordenador dei a e plicita a necessidade de intencionali*ar pr-ticas )ue oportuni*em as crian$as se autogestionarem, de "orma )ue assumam con,untamente a responsabilidade pelos espa$os p!blicos e v%o desenvolvendo iniciativas de organi*a$%o e de tomada de decis%o. Em concord+ncia com 9istra2 @:AAAD, as tare"as dom/sticas na escola devem estar a servi$o de oportuni*ar as crian$as h-bitos socialmente !teis )ue, inclusive, passam a in"luenciarem a "am>lia por meio das crian$as. ;on"orme a"irma o ;oordenador 9edag.gico da Escola R:
?s pr-ticas de trabalho reali*adas pelos educandos[as rotineiramente s%o as de limpe*a e cuidado da escola )ue contribuem para a "orma$%o de valores de responsabilidade, cuidado com o ambiente em )ue vivemos e compromisso com o coletivo, pois cada turma / respons-vel pela limpe*a de sua sala, bem como do ambiente escolar e embele*amento dos ,ardins.

9elo identi"icado nas Escolas, este tem sido o maior motivador pedag.gico para a organi*a$%o deste n>vel de trabalho, )ue / o autosservi$o. (essa "orma, propiciar )ue os estudantes desenvolvam a capacidade de identi"icar as necessidades )ue a)uele espa$o apresenta, propor e deliberar no coletivo da escola o )ue "a*er e, por em e ecu$%o o trabalho, cria o h-bito do trabalho respons-vel e coletivo, o valor da coopera$%o do trabalho, da coletividade, da participa$%o, da tomada de decis%o e do cuidado com o patrimSnio coletivo. Qutro aspecto )ue ganhou desta)ue nas Escolas / di*erem )ue o autosservi$o tamb/m contribui para romper com a l.gica de in"eriori*ar do trabalho manual e a supervalori*a$%o do trabalho intelectual em detrimento do manual. Segundo um pro"essor da escola, este tem sido outro desafio com as prticas de autosservio de superar a discriminao existente com o trabalho manual e propiciar processos educativos "ue edu"uem para ambas as formas de trabalho! ?"inal, como disse o ;oordenador 9edag.gico da escola Z, nada vem de $raa e os estudantes devem ampliar esta

1/

compreenso! Nota-se )ue as pr-ticas de autosservi$o visam romper com os valores de submiss%o e subservi#ncia promovidos pela escola burguesa. <m aspecto consider-vel / )ue todas as escolas, ao plane,ar[e ecutar as tare"as de autosservi$o, t#m um cuidado ao designar as tare"as de acordo com a "ai a et-ria dos estudantes para n%o se tornarem penosas para serem desenvolvidas, respeitando o n>vel de cada crian$a. Em rela$%o &s <nidades de 9rodu$%o, / un+nime nas Escolas Itinerantes a horta escolar, com "ormas di"erenciadas de organi*ar o envolvimento dos estudantes com o trabalho produtivo. 7- escolas )ue se encontram em n>veis mais avan$ados de participa$%o, onde conseguem correlacionar os conte!dos instrucionais com "re)u#ncia a este espa$o de produ$%o e a vida, com uma din+mica )ue envolvem os estudantes com o trabalho com maior "re)u#ncia. 9or/m, deparamo-nos com outras escolas )ue est%o ensaiando pr-ticas, reorgani*ando-se, buscam compreender melhor a rela$%o trabalho e educa$%o, para retomar a pr-tica educativa. (e acordo com a pes)uisa, / "orte a presen$a do aspecto "ormativo )ue cumpre o trabalho na horta no +mbito do incentivo & ?groecologia @da produ$%o de alimentos saud-veisD, de criar um h-bito alimentar saud-vel, como a pr.pria valori*a$%o da coopera$%o e do trabalho coletivo. ?ssim, no trabalho pedag.gico mant#m o v>nculo com a terra e aprendem t/cnicas de produ$%o agroecol.gica, al/m de manter a cultura do trabalho com a terra e a valori*arem o trabalho manual associado ao trabalho intelectual, levando-os a perceberem a necessidade de conhecimentos para )uali"icar a interven$%o do trabalho na produ$%o alimentar, pois a m%o )ue trabalha n%o est- separada da cabe$a )ue pensa o trabalho. (essa "orma, a "inalidade de complementar a merenda por meio da horta escolar se apresenta nas nove escolas, mesmo na)uelas )ue ainda n%o est%o com uma organi*a$%o de participa$%o permanente dos estudantes na horta. ?ssim, esporadicamente, envolvem os estudantes por compreenderem o trabalho na horta como socialmente necess-rio para a vida da escola, por complementar a merenda com alimentos saud-veis livres de agrot. icos. 9ortanto, o trabalho desenvolvido na horta cumpre a "un$%o pedag.gica do trabalho, pois / "onte de aprendi*ado dos conte!dos instrucionais para os estudantes. Em

10

cinco das nove escolas apresentam esta dimens%o, por/m, ainda de "orma pontual, percebemos )ue as escolas )ue est%o retomando esta organi*a$%o reali*am este v>nculo de acordo com os conte!dos e as por$'es da realidade em andamento. Neste sentido, em entrevista reali*ada com a ;oordenadora 9edag.gica da Escola 7, esta salienta )ue a horta tem a mesma funcionalidade "ue um laborat#rio de ci%ncias, onde se realiza experimentaes com as sementes, plantas e observao das mesmas em relao com os conte&dos escolares, ou se,a, apresenta-se como uma "orma de Lcienti"icarM os conte!dos escolares. Entretanto, as rela$'es dos conte!dos escolares n%o se limitam somente ao trabalho desenvolvido pelos estudantes na horta. Qs elementos )ue regem a vida do acampamento e seu entorno se tornam tamb/m "onte para apropriarem-se de conhecimentos. Em an-lise ao relat.rio do 8W semestre da Escola \, podemos visuali*ar, para e empli"icar, um e emplo de liga$%o dos conte!dos instrucionais com elementos da vida da comunidade acampada:
HIJ esta pr-tica pedag.gica "oi reali*ada a partir da observa$%o do processo de subsist#ncia das "am>lias acampadas: o processo de produ$%o desde o plantio at/ a colheita. ?companhamos a prepara$%o da terra e planta$%o das sementes crioulas, sementes produ*idas a)ui no acampamento. ? partir disso, trabalhamos ciclo de vida das plantas suas partes, h-bitos alimentares dos animais, agroecologia, t/cnicas de produ$%o, medidas agr-rias, calend-rio de produ$%o das plantas: processo de "otoss>ntese, ciclo da -gua, diversidade de plantas, custo de produ$%o, comerciali*a$%o. 9er>odo de colheita: aduba$%o da terra, adubo org+nico adubo )u>mico, classi"ica$%o e consumo das sementes. ? partir dessa pr-tica pedag.gica os educandos passaram a entender melhor o ciclo de vida das plantas, desde o nascimento, crescimento, reprodu$%o e seu t/rmino, )ue pode ser a morte ou colheita do produto. 0oi despertada muita curiosidade, sobre cada momento de estudo, possibilitando-os o conhecimento de variedades de plantas nativas ou nascidas por sementes. 3evando em considera$%o )ue alguns educandos[as entendem melhor o conte!do na pr-tica o )ue na teoria, por mais esse motivo essa pr-tica pedag.gica teve mais um lado positivo @?;?9, :A8:, p. KBD.

Neste processo pedag.gico, identi"icamos o rol de conte!dos escolares )ue perpassam o processo pedag.gico demonstrando o processo de produ$%o, desde o plantio at/ a colheita "eita pelas "am>lias acampadas, )ue se o"ereceram para se tornar re"er#ncia para a)uisi$%o dos conte!dos instrucionais. Qs conte!dos, nesta perspectiva, incorporam outro sentido para os estudantes, n%o o conte!do pelo conte!do, descolado do conte to social, mas, sim, impregnado da realidade da produ$%o da vida material, pois o conhecimento / o produto do trabalho humano.

11

(essa "orma, corrobora nossa pes)uisa os estudos de Eahniu2 @:AAGD, pelos )uais analisou a pr-tica educativa de uma das Escolas Itinerantes. Nele, deparamo-nos com a constata$%o da "ragilidade na participa$%o dos estudantes em pr-ticas restritas de trabalho )ue, segundo ela:
Qbservamos na escola pes)uisada )ue a rela$%o entre trabalho- escola / vista de "orma restrita, como sinSnimo de trabalhos manuais e[ou dom/sticos. Neste sentido, apontamos )ue a escola precisa debru$ar-se sobre o sentido do trabalho. ;ompreendendo )ue sua dimens%o educativa vai al/m da implementa$%o de uma horta e da limpe*a das salas = o )ue n%o e clui essas tare"as, desde )ue tenham uma intencionalidade pedag.gica e n%o se,a t%o somente, a reprodu$%o mec+nica de movimentos, e en"ati*em a coopera$%o e a articula$%o com outras modalidades de trabalho @E?7NI<N, :AAG, p. VPD.

Realmente, constata-se nas escolas itinerantes uma centralidade do trabalho reali*ado na horta escolar e nos trabalhos dom/sticos, )ue cumprem uma "un$%o "ormativa )uando plane,ada com uma intencionalidade pedag.gica por meio da participa$%o ativa dos estudantes no processo coletivo de tomada de decis%o e avalia$%o dos trabalhos a serem reali*ados. <ma dimens%o do trabalho constatada nas Escolas em seu processo pedag.gico / a luta social. 9resente tanto no +mbito do estudo cient>"ico das lutas sociais historicamente pro,etadas pelos trabalhadores, desde as disciplinas, como tamb/m na dimens%o do trabalho en)uanto atividade humana criadora, nas )uais ocorrem por meio da participa$%o dos estudantes em a$'es de )uestionamento a morosidade da re"orma agr-ria a partir do seu v>nculo com o MST, bem como em lutas mais espec>"icas )ue di*em respeito & melhoria das condi$'es educacionais nas Escolas Itinerantes. Entre as lutas e istentes no programa da escola est%o o Encontro Sem Terrinha, ]ornada da ]uventude Sem Terra entre outras mais con,unturais. Segundo coordenador pedag.gico da Escola 7 as iniciativas de luta em mobilizaes dos 'em (errinha, de ocupar a 'ecretaria de Educao, sentar para contestar as precariedades da sua escola e ne$ociar, educativo e forja hbitos de luta e inconformismo frente ao descaso com nossas demandas! Entre as lutas mencionadas nas escolas vale destacar a ]ornada Nacional de 3uta dos Sem Terrinha )ue ocuparam 8B N!cleos regionais de Educa$%o e a Secretaria de Estado da Educa$%o = SEE( com o ob,etivo de denunciar o "echamento das Escolas do ;ampo e a aus#ncia do governo estadual acerca das demandas da educa$%o do campo.

12

CONSIDERA<ES =INAIS ?o analisar a pr-tica educativa da Escola Itinerante do MST / necess-rio ter clare*a das condi$'es ob,etivas nas )uais se promove esta e peri#ncia de educa$%o do campo, para n%o se antecipar com impress'es alheias &s condi$'es materiais )ue esta escola se encontra. 9or isso, n%o podemos cair no imediatismo anunciado pela l.gica "ormal e atribuir caracter>sticas descone as acerca de um pro,eto educacional )ue em acumulado esta pr-tica educativa tendo o trabalho como princ>pio educativo. 9ortanto, "a*-se imprescind>vel considerar a materialidade na )ual se encontra inserida, desa"iandose a pro,etar pr-ticas pedag.gicas com o ac!mulo hist.rico da classe trabalhadora no +mbito da educa$%o. Zale lembrar )ue esta escola / alicer$ada por uma organi*a$%o comunit-ria )ue assume a escola de "orma integrada as suas vidas, pois a materialidade da escola itinerante demonstra um potencial para construir possibilidades trans"ormadoras do social em meio & rigide* curricular posta no sistema educacional brasileiro. (essa "orma, a Escola Itinerante apresenta avan$os signi"icativos ao tomar o trabalho como re"er#ncia e articulador do processo de ensino e de aprendi*agem, pois tomar o trabalho como articulador signi"ica tomar o estudo do trabalho humano como processo de conhecimento cient>"ico e de compreens%o da realidade[atualidade, articulado ao desenvolvimento de trabalhos produtivos, se,a na horta escolar, na luta por melhoria das condi$'es da escola. ? pr-tica de tomar o trabalho humano por meio de uma por$%o da realidade tra* maior sentido para a vida dos estudantes, pois possibilita e plorar a unidade do diverso )ue est- impregnada nesta por$%o e, assim correlacionar com os conhecimentos escolares, cria uma rica alternativa de integra$%o da teoria com a pr-tica, )ue na escola burguesa encontra-se dissociada na rela$%o pedag.gica. 9ortanto, na rela$%o do trabalho de autosservi$o, constamos aspectos importantes em rela$%o & "orma$%o dos estudantes, como o "or,ar de valores de solidariedade, coopera$%o, responsabilidade, empatia, humildade e respeito. (emonstrando )ue as pr-ticas de servi$os dom/sticos na escola propiciam elementos "ormativos para o ser

14

humano, mesmo sendo o autosservi$o um trabalho de n>vel menos "avor-vel no +mbito da "orma$%o e educa$%o, / valido o e erc>cio constru>do pelas itinerantes, sendo )ue n%o se limita a construir uma escola com apenas o autosservi$o. Qutro es"or$o relevante na )uali"ica$%o das Escolas Itinerante / o tensionamento com o Estado do 9aran-, perante a Secretaria de Estado da Educa$%o = SEE(, para avan$ar na melhoria das condi$'es estruturais e pedag.gicas das Escolas, entre as pautas esta o "ormato de contrata$%o dos pro"essores, viabili*a$%o de recursos para investir na "orma$%o dos pro"essores, constru$%o salas de aula e laborat.rios. Ressaltamos, entretanto, )ue as pr-ticas pedag.gicas na Escola Itinerante ob,etivam caminhar na constru$%o de uma nova "orma escolar, cu,o "oco / a descentrali*a$%o do "oco sala de aula e do plano da abstra$%o, pois a simples mudan$a de conte!dos disciplinares / insu"iciente para contemplar as diversas dimens'es "ormativas do ser humano em marcha. (essa "orma, "rente aos limites para concreti*ar a proposta pedag.gica, a Escola Itinerante vem dando passos "irmes com iniciativas )ue indicam a altera$%o da "orma escolar burguesa no territ.rio do MST contribuem para a "orma$%o do homem como um ser coletivo e do trabalho socialmente !til e necess-rio & produ$%o da vida material, cu,a centralidade / o ser omnilateral.

RE=ER>NCIAS ?;?9. Relat;r $ @mimeogra"adoD. Se"estral da Es)$la It !era!te %71%? ;uritiba, :A8:.

E?7NI<N, ;. Edu)a93$8 tra#al*$ e e"a!) 5a93$ *u"a!a& u" estud$ s$#re as es)$las t !era!tes !$s a)a"5a"e!t$s d$ MST . :AAF. (isserta$%o @Mestrado em Educa$%oD - <niversidade 0ederal de Santa ;atarina, 0lorian.polis. :AAF. E?7NI<N, ;, ;?MINI, I? Es)$la It !era!te. In: ;?3(?RT, Roseli Salete et al. @Qrg.D (icion-rio da Educa$%o do ;ampo. Rio de ]aneiro: IES]Z, 0iocru*, E press%o 9opular, :A8:. ;?3(?RT, R. S. Peda:$: a d$ M$' "e!t$ Se" Terra . S%o 9aulo: E press%o 9opular, :AAC.

16

^^^^^^^^^.@Qrg.D Ca" !*$s 5ara a tra!s@$r"a93$ da Es)$la& Re"le 'es desde pr-ticas da 3icenciatura em Educa$%o do ;ampo. S%o 9aulo: E press%o 9opular, :A8A. @;adernos do ITERR? n. 8KD. ^^^^^^^^.R.S. A 5eda:$: a da luta 5ela terra& o movimento social como princ>pio educativo. In: ?ssocia$%o Nacional de 9.s 6radua$%o e 9es)uisa em Educa$%o, :P_ reuni%o anual :C a :F de setembro de :AAA, ;a ambu, M6. (ispon>vel em http:[[111.anped.org.br[8CAFt.htm, acesso em 8B, mar. :A8:. ;?MINI, I. Es)$la It !era!te& na "ronteira de uma nova escola. S%o 9aulo: E press%o 9opular, :AAG. ^^^^^^^^^. O desa@ $ de @aAer a Escola e!Bua!t$ se luta& Escola Itinerante - )* anos Nov.[:A88 @mimeogra"adoD. (?3M?6RQ, S. 3. Escola Itinerante: do -rduo e do belo. In: A Es)$la da luta 5ela terra. ;ole$%o ;adernos Escola Itinerante, nW AC, :A8A @mimeogra"adoD. ^^^^^^^^^. A es)$la !$ )$!teCt$ das lutas d$ MST . 0lorian.polis, S;: <0S;, :A8A. HTese doutoradoJ 0REIT?S, 3. ;. de. CrDt )a da $r:a! Aa93$ d$ tra#al*$ 5eda:;: )$ e da d dEt )a . V_ ed. ;ampinas, S9: 9apirus, :AAK. ^^^^^^^^. A es)$la F! )a d$ tra#al*$& e plorando os caminhos de sua constru$%o. In: ITERR? = Instituto T/cnico de ;apacita$%o e 9es)uisa da Re"orma ?gr-ria. D$ss G MST Es)$la& documentos e estudos 8GGA-:AA8. Zeran.polis = RS: ITERR?, :AAK. ^^^^^^^. ? luta por uma pedagogia do meio: revisitando o conceito. In: 9ISTR?N, M. M. @Qrg.D A Es)$la(C$"u!a? S%o 9aulo: E press%o 9opular, :AAG. MST. D$ss G MST Es)$la& documentos e estudos 8GGA-:AA8. Zeran.polis = RS: ITERR?, :AAK. MST. Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra. . Es)$la It !era!te u"a 5rEt )a 5eda:;: )a e" a)a"5a"e!t$s? ;ole$%o 0a*endo Escola nW C. MST: RS, s[d. ^^^^^^^^. Es)$la It !era!te e" A)a"5a"e!t$s d$ MST? ;ole$%o 0a*endo Escola n.8. Setor de Educa$%o MST, S%o 9aulo: 9eres, 8GGF. ^^^^^^^^. Es)$la It !era!te u"a 5rEt )a 5eda:;: )a e" a)a"5a"e!t$s . ;ole$%o 0a*endo Escola nW C. Setor de Educa$%o do MST, S%o 9aulo: 9ere*, :AA8. ^^^^^^^^. It !era!te& a Escola dos Sem Terra = Tra,et.rias e Signi"icados. ;adernos da Escola Itinerante = MST. ?no I, nW :, Qutubro[:AAF. ^^^^^^^^. Es)$la It !era!te d$ MST : 7ist.ria, 9ro,eto e E peri#ncias. ;adernos da Escola Itinerante = MST. ?no ZIII, nW 8, ?bril, :AAF. ^^^^^^^^. ?presenta$%o. In: MST. Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem TerraO SEE( - Secretaria de Estado da Educa$%o. PesBu sas s$#re a Es)$la It !era!te&

%7

re"letindo o Movimento da escola. ;adernos da Escola Itinerante = MST, ?no II, nW P, ?bril de :AAG. 9?R?NR. Secret-ria de Estado da Educa$%o. Pr$Het$ P$lDt )$ Peda:;: )$ das Es)$las It !era!tes e d$ C$lI: $ Estadual d$ Ca"5$ Ira) Salete Str$Aa)J , :AAG. 9ISTR?N, M. M. =u!da"e!t$s da es)$la d$ Tra#al*$ . S%o 9aulo: E press%o 9opular, :AAA. 9RQ6R?M?S Q0I;I?IS. A edu)a93$ !a Re5F#l )a d$s S$' ets . Trad. de Zioleta Sandra. S%o 9aulo: ;ompanhia Editora Nacional, 8GPK. ^^^^^^^^^^. A Es)$la(C$"u!a? 8_ Ed. S%o 9aulo: Editora E press%o 9opular, :AAG. S?ZI?NI, (. Trabalho e Educa$%o: 0undamentos hist.rico-ontol.gicos da rela$%o trabalho e educa$%o. Re' sta Bras le ra de Edu)a93$ , Rio de ]aneiro, ?nped, v.8:, n.PC, ,an.-abr., :AAV. S?ZI?NI, N. ;QN;E9`aQ SQ;I?3IST? (E E(<;?`aQ: ? contribui$%o de Naded,a Nrups2a5a. Re' sta HISTEDBR O!(l !e, ;ampinas, n!mero especial, p. :F-PV, abr:A88. (ispon>vel em: 111.histedbr."ae.unicamp.br[revista[edicoes[C8e[artAP^C8e.pd" acesso em )+ de abril de ,+),!

SI3Z?, ]. 0. da. Escola Itinerante 9aulo 0reire: e peri#ncia de educa$%o ? In: MST Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem TerraO SEE( - Secretaria de Estado da Educa$%o. It !era!te& a Escola dos Sem Terra = tra,et.rias e signi"icados. ;adernos da Escola Itinerante = MST, ?no I, nW :, outubro de :AAF. SI3Z?, Toma* Tadeu da @Qrg.D. Tra#al*$8 Edu)a93$ e PrEt )a S$) al& 9or uma teoria da "orma$%o humana. 9orto ?legre : ?rtes M/dicas, 8GG8.

NOTAS

Qs cadernos da Escola Itinerante buscam e pressar o acumulo da e peri#ncia pedag.gica vivenciada pelas escolas, s%o constru>dos no intuito de contribuir na "orma$%o dos su,eitos )ue se inserem a escola, bem como, sociali*ar e divulgar a e peri#ncias e produ$'es e re"le 'es escritas acerca da Escola Itinerante, vindo a "ortalecer a dimens%o do registro e mem.ria, na )ual possui tr#s n!meros, a primeira publicada no ano de :AAF com o nome de Escola Itinerante do MST: 7ist.ria, 9ro,eto e E peri#ncias, o segundo Itinerante: a escola dos Sem Terra- Tra,et.rias e signi"icados, o terceiro 9es)uisas sobre a Escola Itinerante: re"letindo o Movimento da escola e o )uarto ? Escola da 3uta pela Terra @aguardando para impress%oD.
ii

Segundo Mar , trabalho produtivo / a)uele )ue gera mais valia, "a* crescer o capital, acresce valor: trabalho pago acrescido de trabalho e cedente n%o pago @Mar , 8GFVD. Na 9edagogia Socialista, a e press%o n%o tem esse sentido. (i* respeito ao trabalho socialmente !til, a)uele )ue resulta em produtos ou servi$os necess-rios ao desenvolvimento da sociedade. Qu se,a, a rela$%o estudo-trabalho implica a reali*a$%o de atividades laboriais e a compreens%o dos processos produtivos @atuais e passados, dos diversos povos, considerando-se as e peri#ncias da localidade, da cidade, do pa>s e do mundo, nos +mbitos material e n%o materialD. N%o se restringe aos chamados trabalhos escolares @no sentido de e erc>cios de con"ec$%o e elabora$%o, relacionados aos temas das mat/riasDO nem &s representa$'es in"anto,uvenis dos brin)uedos e ,ogos @o Lbrincar de trabalharMD @S?ZI?NI, :A88, p.PPD.
iii

Zer not>cias sobre ]ornada Nacional de 3uta do Sem Terrinha em: *tt5&KK---?)ut5r?$r:?#rKdestaBue( )e!tralK2..K)r a!)as(se"(terra($)u5a"(11(!u)le$s(de(edu)a)a$(e(a(seed O *tt5&KKterraded re t$s?$r:?#rK# #l $te)aKse"(terr !*as($)u5a"(11(!u)le$s(de(edu)a)a$(e(a(seed(!$( 5ara!aKO *tt5&KK---?"st?$r:?#rKSe"(Terr !*as($)u5a"(11(Nu)le$s(de(Edu)a)a$(e(a(SEED(!$(Para!a

You might also like