You are on page 1of 3

Foras da aerodinmica da aviao |

Esquema das quatro foras da aerodinmica, atuando na asa de um avio.

Peso
O peso uma fora que sempre dirigida para o centro da terra: trata-se da fora da gravidade. A magnitude desta fora depende de todas as partes do avio, mais a quantidade de combustvel, mais toda a carga (pessoas, bagagens, etc.). O peso gerado por todo oavio. Mas ns podemos simplesmente imagin-la como se atuasse num nico ponto, chamado centro de gravidade. Em voo, o avio gira sobre o centro de gravidade, e o sentido da fora do peso dirige-se sempre para o centro da terra. Durante um voo, o peso do avio muda constantemente medida que o avio consome combustvel. A distribuio do peso e do centro de gravidade pode tambm mudar, e por isso o piloto deve constantemente ajustar os controles, ou transferir o combustvel entre os depsitos, para manter o avio equilibrado.

Sustentao
Para fazer um avio voar, deve ser gerada uma fora para compensar o peso. Esta fora chamada sustentao e gerada pelo movimento do avio atravs do ar. A sustentao uma fora aerodinmica ("aero" significa ar, e " dinmica" significa movimento). A sustentao perpendicular (em ngulo reto) direo do escoamento incidente (vento). O escoamento incidente e o sentido/direo do voo no so necessariamente os mesmos, sobretudo em manobras. Tal como acontece com o peso, cada parte do avio contribui para uma nica fora de sustentao, mas a maior parte da sustentao do avio gerada pelas asas. A sustentao do avio funciona como se atuasse num nicoponto, chamado centro de presso. O centro de presso definido tal como o centro de gravidade, mas usando a distribuio da presso em torno de toda a aeronave, em lugar da distribuio do peso.No centro de presso atuam somente foras. Alm do centro de presso, outro ponto no aeroflio de grande importncia no projeto de uma aeronave: o centro aerodinmico. Neste, alm das foras, surge um momento chamado Momento de Arfagem. O coeficiente de momento de arfagem no varia quando variamos o ngulo de ataque. O coeficiente de momento um coeficiente adimensional que qualifica e quantifica se, para certo aeroflio, h um momento picante ou cabrante sobre o engaste da asa. Este momento

fundamental, por exemplo, na determinao das cargas aerodinmicas para definio da estrutura e para o projeto de sistemas de controle, como o profundor.

Arrasto
medida que o avio se move atravs do ar, h uma outra fora aerodinmica presente. O ar resiste ao movimento do avio, e esta fora de resistncia denominada arrasto(ou atrito). Tal como a sustentao, h muitos fatores que afetam a magnitude da fora de arrasto, como a forma do avio, a viscosidade do ar e a velocidade. E tal como acontece com a sustentao, consideram-se usualmente todos os componentes individuais como se estivessem agregados num nico valor de arrasto de todo o avio. O sentido da fora de arrasto sempre oposto ao sentido do vo, e o arrasto atua atravs do centro de presso. Quando um avio aumenta o ngulo de ataque, aumenta tambm a sustentao; mas h uma gerao de gradientes de presso adversos. A partir de um certo ngulo de ataque, estes gradientes de presso adversos resultam no descolamento da camada limite, cuja gerao de vrtices de von Krman caracteriza o fenmeno conhecido como estol. No estol, perde-se sustentao, e o arrasto aumenta significantemente. por este fato que, na fase de decolagem de um aeromodelo, no se deve faz-lo subir em ngulo muito acentuado. Algumas aeronaves, principalmente aquelas com projeto de cauda em T, correm o risco de sofrerem "deep stall" (estol profundo), pois a esteira gerada na asa durante o estol cobre o estabilizador horizontal, fazendo-a perder capacidade de controle e impedindo que a aeronave retorne para sua atitude inicial. Por este motivo, alm disso, aeronaves acrobticas devem possuir um projeto de empenagem que garanta a sada do estol e parafuso. Aeronaves com sistemas de controle mais complexos, como os caas e jatos comerciais, em geral possuem sistemas automticos para proteo de estol, como o "shaker", o "Giardino", o "pusher" e os "winglets".

Empuxo
Para superar o arrasto, a maioria de avies tem algum tipo de propulso para gerar uma fora chamada empuxo. A intensidade da fora de empuxo depende de muitos fatores associados com o sistema de propulso:

O tipo de motor; O nmero de motores; O ajuste da acelerao; A hlice A velocidade.

O sentido da fora de empuxo depende de como os motores esto colocados no avio. Na figura mostrada acima, dois motores a jacto esto posicionados sob as asas, paralelos fuselagem, com a fora atuando ao longo da linha central da aeronave. Em alguns avies (tal como o Harrier) o sentido do impulso pode ser orientado para ajudar o avio a descolar numa distncia muito curta.

Para os motores de jacto, pode parecer confuso considerar que a presso do avio uma reao ao gs quente que se escapa da turbina. O gs quente expelido pela parte traseira, originando uma fora de reao em sentido contrrio: o empuxo. Esta ao-reao explicada pela terceira lei do movimento formulada por Newton. Os motores mais conhecidos so os motores de exploso (Ciclo Otto) e os motores a jato (Ciclo Brayton). Mas tambm se utilizam motores eltricos e motores de foguete. Os motores eltricos e de exploso atuam usualmente por intermdio de hlices. Os motores a jacto e de foguete atuam pela fora da reao. Um planador um tipo especial de avio que no tem nenhum motor. Alguma fonte externa da potncia tem que ser aplicada para iniciar o movimento. Os avies de papel so um exemplo bvio, mas h muitos outros tipos de planadores. Alguns planadores so pilotados e rebocados para o alto por um outro avio, e a seguir so deixados livres para deslizar em distncias longas antes de aterrar. Uma vez no alto, a energia cintica responsvel pelo impulso, mas ela para se manter gasta energia potencial. No entanto os planadores recorrem tambm a uma outra fonte de energia disponibilizada pela natureza: as correntes de ar ascendente que fazem o planador ou avio ganhar energia potencial sem perda de energia cintica e assim se manterem mais tempo no ar sem uso de motores.

You might also like