You are on page 1of 2

A baixa adeso ao programa de ginstica laboral: buscando elementos do trabalho para entender o problema

Resumo
Este artigo discute a implantao da ginstica laboral em uma central de teleatendimento e evidencia os efeitos da organizao do trabalho sobre a atividade laborativa de atendimento. Buscou-se reunir elementos para analisar a baixa adeso ao Programa de Ginstica aboral !ue foi implantado pelo "omit# de Ergonomia da empresa ap$s a solicitao dos teleatendentes. %s dados obtidos por meio de observao da atividade& entrevistas abertas e aplicao de !uestionrio so aparentemente contradit$rios& pois& apesar do reconhecimento da import'ncia dos ob(etivos do programa pela maioria deles& o comparecimento )s sess*es de ginstica laboral +G , sempre foi baixo. -iu-se !ue a implantao da G sem reorganizao do trabalho pode provocar constrangimentos aos trabalhadores. %s autores discutem as intera*es entre espao f.sico e espaos social e organizacional no ambiente de trabalho e& ao final& apresentam par'metros para o plane(amento e seguimento dos programas de G .

Concluses
/s hip$teses e explica*es a!ui apresentadas podero contribuir para orientar melhor os programas de ginstica laboral e aumentar a adeso voluntria dos trabalhadores. 0o inegveis os ganhos !uando se permite ao trabalhador tomar consci#ncia de seu corpo. Por1m& a consci#ncia do corpo passa por uma aprendizagem& na !ual algumas crenas e condutas so re-visitadas para serem des-construdas. E isso (untamente +imperativamente, com a correo da situao !ue provocou a postura estereotipada. /t1 o momento& devido )s circunst'ncias pol.ticas e materiais& no foi poss.vel implementar todas as medidas propostas ao final do estudo realizado no setor + E/ 2 0%/3E0& 4555,. "umpre lembrar !ue& por ocasio do 6 0eminrio 6nterno de Ergonomia& destacou-se a relev'ncia da continuidade da implantao do con(unto das recomenda*es para a melhoria nos processos de trabalho e& conse!7entemente& para a preveno de doenas f.sicas e mentais dos trabalhadores. 8iante de todos os dados resultantes desta avaliao do programa de G & sugerese !ue a 9ltima chamada a ser atendida antes da pausa destinada ) ginstica se d# tr#s minutos antes da mesma& tempo m1dio dos atendimentos. Essa :simples; recomendao

cria uma possibilidade real para realizao da ginstica e manuteno do programa como 1 de interesse dos gerentes e dos trabalhadores. Essa possibilidade& ainda !ue real& no 1 condio suficiente para assegurar a adeso& !ue& como vimos& depende de uma mobilizao sub(etiva dos trabalhadores& a comear pela crena de !ue a G possa trazer algum efeito 9til. 8esse modo& o incentivo de colegas& instrutores e gerentes ganha uma base mais concreta e efetiva& deixando de ser puramente verbal ou moral. < necessrio reconhecer a!ui a contradio fundamental dessa forma de organizao e do clculo de produtividade baseado exclusivamente no crit1rio :tempo de atendimento;& !ue leva os gerentes a otimizarem o tempo& preenchendo todos os poros da (ornada de trabalho& tornando meramente formal o incentivo para se fazer ginstica. Baseados na evid#ncia de campo& !ue mostra ocorrer uma invaso do tempo da ginstica pela 9ltima chamada atendida& perguntar.amos se o aparente paradoxo da totalidade de respostas afirmativas !uanto ) necessidade da ginstica e do dado real !ue mostra a baixa adeso no seria elucidado ao levar-se em conta o trabalho real. %u se(a& parece !ue o trabalho no permite e& )s vezes& impede a adeso ao programa& mesmo !ue este se(a formalmente estimulado pelos organizadores da produo. / ginstica& como !ual!uer outra recomendao ergon=mica& deve nascer da anlise detalhada dos constrangimentos e da variabilidade das situa*es reais de trabalho. /ssim como um E!uipamento de Proteo 6ndividual +EP6, ser deixado de lado se entrar em conflito com exig#ncias do trabalho +!ualidade& ritmo& efici#ncia...,& a ginstica deve ser compatibilizada com as exig#ncias do trabalho !ue gerou sua recomendao.

You might also like