You are on page 1of 14

DEPARTAMENTO DE LETRAS

A LITERATURA DO SCULO XIX E SEUS DESDOBRAMENTOS NO ENSINO DE LNGUA PORTUGUESA NA ATUALIDADE COM VISTAS AO PRECONCEITO LINGUSTICO Lvia Marinho Lessa Barboza (UERJ) liviamarinho_vida@hotmail.com
A lngua ou faz parte do aparelho ideolgico, comunicativo e esttico da sociedade que a prpria lngua define e individualiza. (Leonor Buescu)

1.

Introduo

interessante notar que os estudos lingusticos no Brasil avanaram a partir da dcada de 1960 estigmatizando o ensino da gramtica na escola, esquecendo-se de que a adequao entre a norma padro e o registro informal so de obrigao regulatria do professor. No se trata de estereotipar a gramtica negligenciando-a como se nenhuma importncia tivesse. Trata-se antes de prover a alunos e professores mecanismos modernos que desenvolvam a competncia gramatical, aumentando, inclusive, a competncia discursiva do alunado a partir de seu prprio conhecimento intrnseco e internalizado ao longo de sua vivncia. A literatura brasileira contribuiu para a polarizao sociolingustica (MATTOS E SILVA, 2002) aumentando, ainda que despretensiosamente, o abismo existente entre o portugus oral e o escrito. Isso porque as gramticas prescritivas se valem de exemplos retirados das literaturas escritas para uma minoria branca e escolarizada, conforme salienta Mattos e Silva (2002).
A scio-histria do Brasil informa tambm que, at os fins do sculo XVIII, o nmero de letrados no ultrapassaria 0,5% da populao (Houaiss 1985: 137). S ao longo do sculo XIX e incios do XX que essa precarieda-

SOLETRAS, Ano XI, N 22, jul./dez.2011. So Gonalo: UERJ, 2011

27

FACULDADE DE FORMAO DE PROFESSORES de do letramento e escolarizao no Brasil passa a um patamar de 20% a 30% de indivduos escolarizados, segundo o mesmo autor. (MATTOS E SILVA, 2002)

Ora, para quem escrevia ento os literatos de trs sculos atrs? No seria para uma minoria abastarda cuja escola propiciava ensino homogeneizado e de maior densidade que o proporcionado hoje ao falante de LP no Brasil? Ento como conviver com realidades scio-histricas to distantes dentro do mesmo universo de ensino da LP nos dias atuais? inegvel que j exista hoje livros didticos que j se utilizem de registros menos formais para o ensino de LP, contudo, ainda o padro formal, prescritivo, das gramticas normativas que cobrado em concursos pblicos, vestibulares etc. O professor Bagno (2006) salienta que:
Uma das principais tarefas do professor de lngua conscientizar seu aluno de que a lngua como um grande guarda-roupa, onde possvel encontrar todo tipo de vestimenta. (BAGNO, 2006)

O preconceito quanto ao falar castrador e mesmo assim a lngua nacional, ensinada na escola, preconizada como correta, pouco ou quase nada tem a ver com o modo como muitos brasileiros falam a lngua. Os falantes da lngua materna consideram-se incapazes de aprender LP e se dizem incompetentes inclusive como falantes, sentindo-se excludos, externando assim o preconceito introjetado em sua memria. Mariani (2004) apresenta de maneira contundente as marcas constitutivas da memria de nossa lngua com a subservincia a Portugal, cuja origem se baseia na lngua de colonizao e que ainda hoje parece aprisionar o falante, para se firmar como lngua nacional, tentando apagar outras marcas lingusticas, bem como sua heterogeneidade interna. Seguindo estudos de Martins (2008), limitaremos esse trabalho lngua literria do sculo XIX, abrangendo apenas uma pequena camada dos falares de 1900, que impregnam as nossas gramticas e culpabilizam o falante da variante no padro da LP, condenando-o ao apagamento de sua vivncia.

28

SOLETRAS, Ano XI, N 22, jul./dez.2011. So Gonalo: UERJ, 2011

DEPARTAMENTO DE LETRAS

2.

Panorama geral da histria da lngua portuguesa no Brasil do sculo XIX


S devemos interpretar o passado atravs do que h de mais forte no presente. (Nietzche)

A LP falada no Brasil do sculo XIX j apresentava traos distintivos da mesma na modalidade europeia. No se tratava exatamente de confronto entre a lngua portuguesa de Portugal e a lngua portuguesa do Brasil, mas de um movimento de afirmao de uma identidade nacional que fez com que escritores romnticos brasileiros se dispusessem a registrar em seus textos certos aspectos da variante brasileira. Era importante ento mostrar o carter singular da construo da histria da nossa lngua, e atravs dele possibilitar a materialidade das marcas que nos caracterizam como indivduo, como nao. Desse modo, estvamos nos deslocando do lugar tradicional destinado ao subserviente e nos levantando efetivamente como independentes, seja na poltica ou na lingustica, marcava-se naquele momento uma ruptura com a lngua portuguesa europeia. No final do sculo XIX, com a burguesia em ascenso, a questo da lngua nacional se colocava fortemente discutida para que a nao brasileira, recentemente independente de Portugal, progredisse no melhor sentido positivista da palavra. Tudo que no se adequasse a esse pensamento deveria ser curado ou eliminado do corpo social. Mundi (2008) salienta que no sculo XVIII, em 1757, atravs do decreto chamado Diretrio dos ndios, iniciou-se o processo de institucionalizao da LP como lngua oficial do Brasil o que foi traumtico, seno vejamos:
O ensino do portugus passou a ser feito autoritariamente por meio de compndios gramaticais normativos que endemoninhavam tudo o que no fosse a norma culta falada e escrita em Portugal, estigmatizando todas as peculiaridades j gritantes do portugus brasileiro e condicionando o imaginrio coletivo dos brasileiros a dar crdito apenas norma culta portuguesa em detrimento de todas as outras variedades lingusticas existentes. (MUNDI, 2008)

Ora, ainda hoje, mesmo com os avanos latentes dos estudos lingusticos no Brasil, perduram nos livros didticos exemplos cristalizados de registros formais da literatura do sculo XIX, como se fosse possvel falar-se hoje nos mesmos moldes de trezentos anos, como se fosse possvel dissociar a scio-histria do ensino da lngua.

SOLETRAS, Ano XI, N 22, jul./dez.2011. So Gonalo: UERJ, 2011

29

FACULDADE DE FORMAO DE PROFESSORES

O ensino da LP, obedecendo aos ditames nicos da gramtica normativa e desprezando as variantes sem prestgio social, econmico ou geogrfico, parece esquecer a influncia preponderante da lngua na construo do imaginrio das pessoas; que a lngua um trao identitrio que nos distingue, torna-nos nicos; e o pior, esquecer que somos pessoas livres e portadores de direitos, inclusive o de ser. Martins (2008) assevera como isso se dava:
A lngua de cada escritor uma fuso, em propores variveis, da lngua aprendida no meio familiar e social e daquela que a escola e as leituras ministram. essa combinao de lngua transmitida e de lngua adquirida que o artista molda em suas criaes, imprimindo-lhe as marcas do seu talento e personalidade (MARTINS, 2008, p. 431)

Enfim outra lngua que se configura nesse outro espao enunciativo: o brasileiro. Um espao preenchido com marcas formais, adquiridas na escola, e outras informais e mais profundas, adquiridas no seio da convivncia. Orlandi (1998), por exemplo, salienta que a lngua referncia de identidade brasileira:
Podemos referir aqui a questo da lngua nacional no Brasil como um dos elementos de definio da identidade brasileira. Esta questo leva considerao da variao (e por a da diversidade) na medida em que ela pode caracterizar o Brasil como um pas distinto de Portugal. Mas, por outro lado, isto se inscreve na constituio da unidade necessria (ou de uma nova unidade) nesse novo espao que o Brasil. Assim, os indigenismos, os africanismos, os provincianismos, os regionalismos aparecem como diferenas domesticadas, enquanto caractersticas do Brasil. (ORLANDI, 1998, p. 10)

importante notar que a instituio da LP, tal como possvel perceber nas gramticas normativas e no ensino tradicional da lngua, um trao forte da manobra poltico-ideolgica para firmar e reafirmar o poder autoritrio de nossos colonizadores e, mesmo em tempos atuais, o Portugus brasileiro, incipiente, desprezado e taxado como variante de desprestgio, assim assegurado por Mariani (2004)
Ora, a imposio de uma lngua nica e nacional resulta da tentativa de aprisionamento do portugus brasileiro nas grades modelizantes da lngua imaginria. essa abstrao lngua portuguesa vinculada a uma memria de conquistas', que o sculo XIX majoritariamente nos lega, atravs das gramticas e dicionrios; dos diferentes tratados de unificao ortogrfica e do ensino nas escolas. Ainda no sculo XIX, apesar das manifestaes de independncia, ao brasileiro ainda corresponde imaginariamente, pelo menos para aqueles que so filiados memria portuguesa, um povo brbaro e rstico das provncias que precisa continuar sendo conquistado e permanecer aprendendo a falar e a escrever corretamente o idioma nacional de Portugal. (MARIANI, 2004, p. 172-173)

30

SOLETRAS, Ano XI, N 22, jul./dez.2011. So Gonalo: UERJ, 2011

DEPARTAMENTO DE LETRAS

Os vrios estratos que a LP possui so prova de sua riqueza e devem servir de elemento de agregao de valor, no de discriminao do falante; a real necessidade do alunado e do nosso pas a formao de um pblico-leitor com viso crtica e reflexiva sobre os vrios tipos de textos que se nos apresentam. Manter abismos entre a lngua ensinada nas escolas e a lngua oral produzida pelo falante mantm o ciclo da diglossia1 e contribui cada vez mais para a discriminao negativa sofrida por quem no tem o poder de tornar a sua variante da lngua padro. Mariani (2004) afirma que no sculo XIX e com a independncia do Brasil de Portugal que outras questes se colocam, sobretudo a discusso sobre os sentidos da lngua nacional dos brasileiros. Mas seria apenas com a ampliao da literatura de autoria brasileira que o problema se agudizaria e se tornaria pauta entre os intelectuais da poca, para comprovao de testemunho podemos citar um dos mais importantes expoentes de nossa literatura, Jos de Alencar:
Falei-lhe h pouco da excentricidade de certos aumentativos. Usa-se no Cear um gracioso e especial diminutivo, que talvez seja empregado em outras provncias: mas com certeza se h de generalizar, apenas se vulgarize. No permite certamente a rotina eumolgica aplicar o diminutivo ao verbo. Pois em minha provncia o povo teve a lembrana de sujeitar o particpio presente a esta frmula gramatical. E criou de tal sorte uma expresso cheia de encanto. A me diz do filho que acalentou ao colo: Est dormindinho. Que riqueza de expresso nesta frase to simples e concisa! O mimo e ternura do afeto materno. A delicadeza da criana e sutileza do seu sono de passarinho, at o receio de acord-la com uma palavra menos doce; tudo a est nesse diminutivo verbal. Entretanto, meu ilustre colega, suponha que em algum romance eu empregasse aquele idiotismo a meu ver mais elegante do que muita roupa velha com que os puristas repimpam suas ideias. No faltariam, como de outras vezes tem acontecido, crticos de orelha, que depois de medido o livro pela sua bitola, escrevessem com importncia magistral: Este sujeito no sabe gramtica. E tm razo; gramtica para eles a artinha que aprenderam na escola, ou por outra, uma meia dzia de regras que se afogam nas excees.

Diglossia - foi cunhada pelo linguista grego Ioannis Psycharia, primeiramente em francs (diglossie), para designar a situao lingustica na qual, em uma dada sociedade, duas lnguas funcionalmente diferenciadas coexistem, sendo que o uso de uma ou de outra depende da situao comunicativa. pt.wikipedia.org.
1

SOLETRAS, Ano XI, N 22, jul./dez.2011. So Gonalo: UERJ, 2011

31

FACULDADE DE FORMAO DE PROFESSORES Ns, os escritores nacionais, se quisermos ser entendidos do nosso povo, havendo de falar-lhe em sua lngua, com os termos ou locues que ele entende, e que lhe traduzem os usos e sentimentos. No somente no vocabulrio, mas tambm na sintaxe da lngua, que o nosso povo exerce o seu inaufervel direito de imprimir o cunho de sua individualidade, abrasileirando o instrumento das ideias. (ALENCAR, 1964)

Desde a independncia, a questo do ensino da lngua padro questo controvertida, j que possvel apontar aspectos pertinentes do emprego da lngua metropolitana europeia, mas a necessidade de utilizao da lngua escrita e o real uso da gramtica normativa trouxeram a discusso sobre os parmetros de uma literatura que, de alguma forma, fora imposta pelo colonizador. Havia-se de se afirmar a nao independente; e, ainda, a aceitao ou no da presena da heterogeneidade dos falares no Brasil, a literatura foi a porta necessria para isso, modestamente no incio, conforme veremos a seguir:
No obstante os protestos renovadores e anticlassicistas do Romantismo e inegveis inovaes no manuseio da lngua, a reverncia aos clssicos continuava viva. O prprio Alencar, ao defender-se das acusaes que lhe faziam de incorreo e pretenso de criar uma lngua brasileira, no deixava de recorrer a citaes de autores clssicos, que afirmava ter estudado e conhecer muito bem; certo, contudo, que por vezes se justificava declarando sua preferncia pessoal por determinada construo ou vocbulo. (MARTINS, 2008)

Em suma, os processos histrico-lingusticos em que contraditoriamente foram formadas as diretrizes da norma padro gramatical permanecem salientando a discriminao do falante e inferiorizando tudo que no espelho, o diferente na lngua falada no Brasil, que conforme Mariani (1994) configura-se principalmente em trs regies de significao: o primeiro, o da lei com suas indefinies; os outros dois lugares enunciativos referem-se ao de alguns fillogos, gramticos e historiadores, e ao de literatos; sempre lembrado como marca de nossa inferioridade comparada presena autoritria do colonizador em nosso imaginrio literrio.

3.

O projeto inovador da liberdade: uma literatura com falares brasileiros


Quero me referir definio da nossa literatura como eminentemente interessada. No quero dizer que seja social, nem que deseje tomar partido ideologicamente. Mas apenas que toda voltada, no intuito

32

SOLETRAS, Ano XI, N 22, jul./dez.2011. So Gonalo: UERJ, 2011

DEPARTAMENTO DE LETRAS dos escritores ou na opinio dos crticos, para a construo duma cultura vlida no pas. Quem escreve, contribui e se inscreve num processo histrico de elaborao nacional. (Antonio Candido)

O que tentaremos afirmar neste captulo o projeto de literatura do sculo XIX como um dos mais importantes e produtivos marcos de independncia no Brasil. Atuante em nossas letras literrias e crticas, Machado de Assis desempenhou papel importante no contexto poltico brasileiro, formando e transformando opinies desde as primeiras dcadas do sculo XIX. Assis desempenharia um importante papel em nossa vida literriocultural, vivenciando, por dentro, o contexto no qual se cristalizam as nossas ideias e elaboraes artsticas e, consequentemente, criticando a forma de escrever nas gramticas de sua poca e indiretamente as atuais, como a seguir:
Entre os muitos mritos dos nossos livros nem sempre figura o da pureza da linguagem. No raro ver intercalados em bom estilo os solecismos da linguagem comum, defeito grave, a que se junta o da excessiva influncia da lngua francesa. Este ponto objeto de divergncia entre os nossos escritores. Divergncia digo, porque, se alguns caem naqueles defeitos por ignorncia ou preguia, outros h que os adotam por princpio, ou antes por uma exagerao de princpio. No h dvida que as lnguas se aumentam e alteram com o tempo e as necessidades dos usos e costume. Querer que a nossa pare no sculo de quinhentos, um erro igual ao de afirmar que a sua transplantao para a Amrica no lhe inseriu riquezas novas. A este respeito a influncia do povo decisiva. H, portanto, certos modos de dizer locues novas, que de fora entram no domnio do estilo e ganham direito de cidade. Mas se isto um fato incontestvel, e se verdadeiro o princpio que dele se deduz no me parece aceitvel a opinio que admite todas as alteraes da linguagem, ainda aquelas que destroem as leis da sintaxe e a essencial pureza do idioma. A influncia popular tem um limite: e o escritor no est obrigado a receber e dar curso a tudo o que o abuso. O capricho e a moda inventam e fazem correr. Pelo contrrio ele exerce tambm uma grande parte de influncia a este respeito. Depurando a linguagem do povo e aperfeioando-lhe a razo. (ASSIS, 1973) (grifos nossos)

Os processos de produo de sentidos e de criao literria foram norteadores de discusses acaloradas sobre o nome e a natureza da lngua do Brasil. Seria uma lngua autnoma, a expresso de um povo indepen-

SOLETRAS, Ano XI, N 22, jul./dez.2011. So Gonalo: UERJ, 2011

33

FACULDADE DE FORMAO DE PROFESSORES

dente ou teramos a angstia da influncia2, e, portanto, subservincia norma portuguesa?


Estudar-lhes as formas mais apuradas da linguagem, desentranhar deles mil riquezas que fora de velhas se fazem novas, no me parece que se deva desprezar. Nem tudo tinham os antigos, nem tudo tm os modernos, com os haveres de uns e outros que se enriquece o peclio comum (ASSIS, apud MARTINS 2008)

A defesa de uma unidade lingustica como instrumento de agremiao e agregao nacional perpassaria, necessariamente, pelo culto normatizao lingustica portuguesa. Sob essa tica, alguns gramticos passaram a descrever a lngua numa perspectiva esttica, no espao da memria portuguesa, como se a influncia prpria do povo no fosse decisiva para a mudana da lngua, como se fosse possvel ainda em nossos dias o falar de mil e quinhentos, conforme mostrado nas citaes de Assis (1973). Valorizando o imaginrio popular, os autores romnticos tornam a palavra, antes oral e espontnea, em matriz do texto escrito. Com essa sacralizao da oralidade, Alencar sofre vrias crticas por valorizar os falares brasileiros em suas obras conforme foi salientado por Madeira (2008):
O defeito que eu vejo nessa lenda (Iracema), o defeito que vejo em todos os livros brasileiros, e contra o qual no cessarei de bradar intrepidamente, a falta de correo na linguagem portuguesa, ou antes, a mania de tornar o brasileiro uma lngua diferente do velho portugus, por meio de neologismos arrojados e injustificveis, e de insubordinaes gramaticais que (tenham cautela!) chegaro a ser risveis se quiserem tomar as propores de uma insurreio [...] Ns cingimo-nos s velhas regras, ns sem nos desviarmos da linha reta, enquanto os brasileiros se comprazem em seguir umas veredas escabrosas, por onde caminha aos tombos a lngua de Cames. (Apud CUNHA, 1994, p. 15)

Ou ainda:
Entendo, e creio que toda a gente, de senso, que, quando somos forados a isto (ou seja, a inovar), importa saber a fundo a lngua, t-la estudado com esprito assaz esclarecido, como o fizeram Felinto, Fr. Francisco de S. Lus, Garrett, e Odorico Mendes, e ainda hoje assim o praticam os Srs. Visconde de Castilho, Alexandre Herculano e Latino Coelho. [...] Sem termos os conhecimentos indispensveis e muita lio dos bons clssicos portugueses, que, pois, somos descendentes de Portugal e falamos a mesma lngua, loucura tentar O livro Angstia da Influncia de Harold Bloom de extrema importncia por tratar de pensar as relaes entre obras e mesmo entre estilos, no s em termos necessrios da contribuio dos clssicos em obras novas ou inovadoras, mas em termos de confronto, de combate criativo no qual o autor posterior realiza em obra uma resposta ao seu antecessor influente. Deslocamos o sentido da expresso por acreditarmos que a dependncia lingustica tambm gera uma certa angstia ao adquirente.
2

34

SOLETRAS, Ano XI, N 22, jul./dez.2011. So Gonalo: UERJ, 2011

DEPARTAMENTO DE LETRAS empresas tais, que s servem para o descrdito de quem o faz. Deixemo-nos de inovaes extravagantes, onde j misria, e grande, no sabermos usar das riquezas que herdamos, para melhor recorrermos e admitir tudo o de que precisamos a fim de exprimir coisas, ou novas, ou inteiramente brasileiras. [...] pena que talento to superior no se aplique ao estudo da lngua, com mais interesse e sem prevenes. Porm, quanto a sua linguagem e estilo, so descuidados e por vezes desiguais e frouxos. (ibidem, p. 14-15)

A questo da lngua , assim, o foco de todo o pensamento e de toda a ao cvica dos crticos puristas do sculo XIX como se a instruo escolar, a integrao nacional fossem papel civilizador e o culto da forma fosse necessrio integridade do Brasil como nao independente. Ao contrrio, Alencar acreditava que a valorizao da lngua tipicamente brasileira convergiria para a afirmao do papel fundamental da sobrevivncia do pas republicano. Jos de Alencar gozava de conceito social e poltico e em seus textos a abordava a esttica lingustica, valorizando os falares regionais. No trecho abaixo nota-se a estreita semelhana arcaica em face do desprendimento colonial lusitano:
Abrenuntio! Abrenuntio!...Cruzes! Te esconjuro! O que , Comadre? Perguntou-lhe a vizinha. O porco sujo que me est fossando na porta, senhora. Tarrenego! (ALENCAR, 1968)

Atualmente, por exemplo, a palavra Arrenego escrita na ltima frase do dilogo escrita sem a vogal a, desinncia desnecessria hoje tanto na norma padro quanto no portugus coloquial. O Garatuja foi a primeira de uma srie de crnicas dos tempos coloniais, em que o autor, prazerosamente descumpria-se da formalidade emergente e vagueava na ocasionalidade popular. O que os puristas pareciam e parecem no levar em conta que uma nao independente precisa de autonomia, inclusive lingustica, para realar as especificidades de seu povo. Quase um sculo depois, Bilac, outro conservador da lngua de Cames, salientava o que acreditava ser a chave de seu conservadorismo, mas que na verdade poder-se-ia dizer ser o real problema por traz do purismo:
(...) afinal, o que constituiria esta nao? O que faz de ns um conjunto orgnico? Sem fundo tnico comum, sem um mesmo ritmo de progresso e-

SOLETRAS, Ano XI, N 22, jul./dez.2011. So Gonalo: UERJ, 2011

35

FACULDADE DE FORMAO DE PROFESSORES conmica, sem homognea distribuio das cidades e das riquezas, o que restava, alm da inrcia e do costume? A lngua. (BILAC, 1924)

A coragem de Alencar em seu projeto inovador de literatura recebeu crticas profundas, especificamente ao tratamento que o autor deu lngua como expresso de seu povo. O que parecia pretender Alencar era flexibilizar a escrita, aproximando-a da realidade falada no Brasil, legitimando termos tipicamente brasileiros em sua realidade expressiva no cotidiano e utilizando uma sintaxe menos subordinada aos paradigmas do portugus de Portugal. Assim como Alencar, outros autores ousaram literalizar expresses de variaes desprestigiadas na poca e ainda hoje, como o caso de Azevedo (2007):
(...) A criadagem da famlia, do Miranda compunha-se de Isaura, mulata ainda moa, moleirona e tola...uma negrinha virgem chamada Leonor, muito ligeira e viva, lisa e seca como um loque, conhecendo de orelha, sem lhe faltar um termo, a vasta tecnologia da obscenidade, e dizendo, sempre que os caixeiros ou os fregueses da taverna, s para mexer com ela, lhe davam atracaes: ia, que eu me queixo ao juiz de orfe (...) (AZEVEDO, 2004)

Madeira (2008) nos mostra que as observaes negativas literatura alencariana no partiam somente de Portugal, mas tambm de nacionalistas brasileiros, constantemente refutados por Alencar, conforme citaes em seu artigo transcritas abaixo:
Uns certos profundssimos fillogos negam-nos a ns brasileiros, o direito de legislar sobre a lngua que falamos. [...] Ns, os escritores nacionais, se quisermos ser entendidos de nosso povo, havemos de falar-lhe em sua lngua, com os termos e locues que ele entende, e que lhes traduz os usos e sentimentos. No somente no vocabulrio, mas tambm na sintaxe da lngua, que o nosso povo exerce o seu inaufervel direito de imprimir o cunho de sua individualidade, abrasileirando o instrumento das ideias. (Apud CUNHA, 1994, p. 24) Se o portugus, transferindo-se para a Amrica, desenvolvendo-se no seio de uma natureza to opulenta, no tivesse o vio e a seiva necessrios para brotar de si um novo idioma sonoro, exuberante e vigoroso, triste dele; seria uma lngua exausta, votada a breve e rpida extino (Ibidem, p. 42).

As crticas descontextualizadas do cenrio social agiam em nome de uma aproximao com o ideal europeu que seria atingido por meio do exemplo, do objetivismo, da artificialidade da linguagem, do preciosismo etc. Madeira (2008) assim nos assevera:
Criticava-se a escola romntica, no s no que dizia respeito temtica, mas principalmente em funo de suas incorrees gramaticais. (...) 36 SOLETRAS, Ano XI, N 22, jul./dez.2011. So Gonalo: UERJ, 2011

DEPARTAMENTO DE LETRAS Obcecado pela forma, Rui Barbosa se destacava por seu estilo enftico e rebuscado, repleto de palavras e construes arcaicas. Dotado de incomum cultura lingustica, defendia o rigor das regras gramaticais lusitanas, em oposio s concesses feitas por autores como Alencar e Castro Alves em favor de uma maior autenticidade expressiva nacional. (Apud CUNHA, 1994, p. 34)

Ainda segundo Madeira (2008),


Existe preocupao de se colocar em pauta a necessria discusso sobre as divergncias verificadas entre a lngua real, efetivamente utilizada, e a lngua ideal, entidade abstrata preconizada pela norma-padro (...).

Podemos afirmar que a lngua, como atividade humana e social, viva e impossvel evitar que, para se adaptar sociedade, ela varie e mude com o passar do tempo. Os brasileiros passavam a viver sob uma marca cultural de autenticidade forte, totalmente diferente das geraes anteriores. Talvez por isso o aprendizado da lngua portuguesa fosse to desinteressante e talvez por isso ainda o seja.
(...) Cada sistema cultural est sempre em mudana. Entender esta dinmica importante para atenuar o choque entre as geraes e evitar comportamentos preconceituosos. Da mesma forma que fundamental para a humanidade a compreenso das diferenas ente povos de culturas diferentes, necessrio saber entender as diferenas que ocorrem dentro do mesmo sistema (...) (LARAIA, 2006).

Ao nos referirmos ao ensino de LP fica difcil faz-lo sem nos reportarmos influncia que o purismo ainda exerce na rotina das propostas educacionais. Os transtornos sociais pelos quais os alunos so submetidos, as especificidades geogrficas, entre outras, so ignorados pelos professores normativos e suas prticas apontam para o preconceito lingustico como consequncia de uma postura rgida de valores ainda tecidos sobre o dogma europeu. O nosso pas orgulha-se de sua condio de nao democrata, de povo acolhedor e respeitador das diferenas, mas na lngua que demonstramos a nossa mais recndita e perversa faceta: o preconceito lingustico. Em nome dele, falantes nativos da LP sentem-se envergonhados de se expressarem em pblico e so automaticamente recolhidos insignificncia dos excludos socialmente. O preconceito, em qualquer de suas formas, principalmente o lingustico, deveria ser crime, porque tacitamente deprecia e desvaloriza o falante, desnudando-o, ridicularizando-o e negando a ele sua prpria identidade, consequentemente, sua existncia perante o outro. Alencar sabia disso e, aos poucos, foi privilegiando a princpio a figura feminina,
SOLETRAS, Ano XI, N 22, jul./dez.2011. So Gonalo: UERJ, 2011 37

FACULDADE DE FORMAO DE PROFESSORES

tambm legada ao silncio, e posteriormente, a figura do tpico brasileiro, at hoje discriminalizado. No Brasil, seguindo normas de direito internacional, a mulher protegida pela lei 11340/06, o preconceito racial expressamente proibido pela Constituio Federal em seu artigo 5, XLII, contudo, a nica normatizao a respeito da lngua, a gramtica, justamente discriminatria e castradora e, em vez de proteger o falante, acaba por leva-lo condio de inferior.
(...) O modo de ver o mundo, as apreciaes de ordem moral e valorativa, os diferences comportamentos sociais e mesmos as posturas so assim produtos de uma herana cultural, ou seja, o resultado da operao de uma determinada cultura (...) (LARAIA, 2006).

No entanto, todo falante nasce com o que se poderia chamar de gramtica universal, justificando assim a facilidade com que a criana consegue reconhecer as regras e criar enunciados compreensveis em diversas situaes comunicativas ainda que no tenha tido qualquer contato com a escolarizao formal. A linguagem, que no tem somente a funo de comunicar, revela a posio do falante na sociedade, deixando mais claras as situaes de poder existentes, alm de ter estreita relao com os nveis de letramento adquiridos pelo indivduo. Bagno (2006) sinaliza que a lngua muitas vezes um poderoso instrumento de ocultao da verdade, de manipulao do outro, de controle, de intimidao. Segundo o autor a palavra no neutra e esse preconceito exercido sobre as pessoas mais estigmatizadas da sociedade como o analfabeto, o pobre, o nordestino, o sem escolaridade etc. Os PCN Parmetros Curriculares Nacionais de Lngua Portuguesa, assim como os de temas transversais, reconhecem a existncia de variantes lingusticas, lembrando que no h um modo certo ou um modo errado de falar, contudo o preconceito se perpetua todos os dias nas escolas e fora delas atravs de atitudes levianas que levam milhares de pessoas, todos os dias, ao apagamento de seus registros falados ou ao relevo deles, para provocar riso. necessrio perguntar at quando os professores estaremos dispostos a corroborar com tamanha violncia, at quando seremos instrumento de perpetuao da escravido moderna. Cabe-nos ao menos a denncia, tal qual vai nesse trabalho.
38 SOLETRAS, Ano XI, N 22, jul./dez.2011. So Gonalo: UERJ, 2011

DEPARTAMENTO DE LETRAS

4.

Consideraes finais
O olhar que s reflete espelho, mas o olhar que sonda e perscruta foco de luz. O olhar no decalca passivamente, mas escolhe, recorta e julga as figuras da cena social mediante critrios que so culturais e morais, saturado, portanto de memria e pensamento. (Alfredo Bosi)

Diante do que se chamam desvios da norma considerada padro, seria possvel para os homens de letras da poca de XIX, inclusive Jos de Alencar, afirmar que no Brasil independente havia outra forma lingustica sobre a qual se poderia dizer que era uma lngua de cultura e de civilizao, em vez disso, quase todos se calaram diante da violncia da padronizao e do preconceito. O papel do professor de lngua portuguesa o de contribuir para o fim do da marginalizao da lngua. Ainda que seja lenta e trabalhosa, ser necessria uma conscientizao sobre os mecanismos da lngua falada em relao cristalizao, a estatizao da lngua escrita. No propomos que se deixe de ensinar a lngua padro, mas que no se menospreze as outras variantes, legitimamente brasileiras, da lngua. Em nossa trajetria escolar, percebemos que o ensino da lngua algumas vezes ignorado no que envolve a significao, trazendo-se em relevo gramtica, corroborando para que o ensino se d quase que exclusivamente mediante regras de padres gramaticais, enquanto que o trabalho reflexivo dos sujeitos, suas vivncias e da variao lingustica desprezado. No propormos tambm vivenciar o drama da subservincia lingustica, como se ainda no tivssemos condio de nos libertar das amarras, h tanto rompidas, com nossos colonizadores, mas explicar que o preconceito destri aos poucos um discurso democrtico de que somos todos iguais na mesma configurao ambivalente de ser multicultural. Essa nossa funo como educadores e dela no podemos nos furtar. Por vrios aspectos, foi possvel perceber que ainda estamos distantes de assegurarmos aulas sem preconceito de vrias espcies, inclusive o lingustico, contudo, o conhecimento do assunto corrobora para a finalizao do processo de subservincia aos padres europeus de lngua, aceitando e respeitando as diferenas que nos tornam plurais.

SOLETRAS, Ano XI, N 22, jul./dez.2011. So Gonalo: UERJ, 2011

39

FACULDADE DE FORMAO DE PROFESSORES

REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS ALENCAR, J. Posfcio de Iracema. In: ALENCAR, J. Obras completas, vol. 4. Rio de Janeiro: J. Aguilar, 1964, p. 965-966. ______. O garatuja. So Paulo: Saraiva, 1968 ASSIS, M. Instinto de nacionalidade. In: ASSIS, M. Obras Completas, vol. 3. Rio de Janeiro: Nova Aguilar, 1973, p. 808-809. AZEVEDO, A. T. G. O cortio. So Paulo: Martin Claret, 2004. BAGNO, M. Preconceito lingustico: o que , como se faz. 40. ed. So Paulo: Edies Loyola, 2006. BILAC, O. Sobre a minha gerao literria. In: ltimas conferncias e discursos. So Paulo: Francisco Alves, 1924, p. 79. CUNHA, C. Lngua portuguesa e realidade brasileira. 10. ed. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 1994. LARAIA, R. B. Cultura, um conceito antropolgico. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2006. MADEIRA, C. E. L. Nos meandros da linguagem: literatura e gramtica. Inter Letras: Revista Transdisciplinar de Letras, Educao e Cultura da UNIGRAN, Dourados, MS, v. 2, n. 8, p.1-16, 01 ago. 2008. Disponvel em: < http://www.unigran.br/revistas/interletras/ed_anteriores/n8/ > . Acesso em: 01 mar. 2011 MARIANI, B. Colonizao lingustica; lnguas, poltica e religio (Brasil, scs. XVI a XIX e Estados Unidos da Amrica, sculo XVIII). Campinas: Pontes, 2004. MARTINS, N.S. Sculo XIX: Notaes histrico-terica: A lngua literria do sculo XIX. In: SPINA, S. Histria da lngua portuguesa. Cotia: Ateli Editorial, 2008, p. 427-483. MATTOS E SILVA, R. V. Da scio-histria do portugus brasileiro para o ensino do portugus no Brasil hoje. In: AZEREDO, J. C. (Org.). Lngua portuguesa em debate: Conhecimento e ensino. 3. ed. Petrpolis: Vozes, 2002, p. 19-33. MUNDI, B. Breve histrico do ensino de lngua portuguesa do Brasil. Disponvel em: http://enedius.blogspot.com/2008/10/histria-da-lingstica.html. Acesso em: 01 mar. 2011. ORLANDI, E. P. tica e poltica lingustica, lnguas e instrumentos lingusticos. Campinas: Pontes, 1998.
40 SOLETRAS, Ano XI, N 22, jul./dez.2011. So Gonalo: UERJ, 2011

You might also like