You are on page 1of 4

EXCELENTSSIMO SENHOR DOUTOR DESEMBARGADOR PRESIDENTE DO EGRGIO TRIBUNAL DE JUSTIA DE SANTA CATARINA

AUTOS: 020.13.024658-8

FERNANDO TRICHS DOS SANTOS, brasileiro, solteiro, advogado, inscrito no CPF sob n 059.418.259-00, RG n 474649-7, residente e domiciliado Rua Fortaleza, n 786, bairro Zona Nova, Balnerio Arroio do Silva/SC, vem, com base no art. 5, inciso LXVIII da Constituio Federal c/c o art.648, inciso I do Cdigo de Processo Penal, IMPETRAR HABBEAS CORPUS PREVENTIVO, em favor de ARNIO AZEVEDO, brasileiro, casado, empresrio, inscrito no CPF n 789.654.321-00, RG n 741852-9, residente e domiciliado Rua Campos de Jordo, n 444, bairro Centro, Cricima/SC, contra ATO ILEGAL DO JUIZ DA 1 VARA CRIMINAL DE CRICMA, pelos motivos que passar a seguir:

DOS FATOS

O paciente presidente do clube Mampituba, local este frequentando por muitas pessoas, inclusive por jovens que organizam festas de aniversrio, casamento entre outras. No dia 16 de novembro de 2012 o clube Mampituba foi reservado para uma festa de aniversrio onde contou com a presena de muitos jovens. O clube possui trs piscinas, sendo que uma delas no estava em funcionamento. A referida piscina tinha sinalizao de que no estava em funcionamento, sendo colocado nas extremidades cones luminosos para alertar os presentes que l se encontravam.

Ocorre Excelncia, que o jovem Carlitos ignorou tais avisos colocados pelo clube Mampituba e acabou por se atirar dentro da piscina, vindo a falecer de traumatismo craniano conforme consta nos autos do processo criminal. Assim o presidente, ora paciente, est sofrendo processo criminal, sendo acusado da prtica prevista no art. 121, 3 do Cdigo Penal.

DA FUNDAMENTAO JURDICA

Primeiramente, por uma questo de ordem, cumpre demonstrar que a aceitao de denncia formulada pelo Ministrio Pblico no tem embasamento legal que se encaixe. O paciente, presidente do clube, no tem relao alguma e muito menos concorreu com o fato ocorrido, visto que tomou todos os procedimentos cabveis de segurana, sinalizando a piscina que no estava em funcionamento, conforme fotos da defesa. Assim, agiu precipitadamente o Nobre Juiz da 1 Vara Criminal de Cricima que no observou o disposto no art.386, inciso IV. Sobre a matria, tem se manifestado o Egrgio Tribunal de Justia Catarinense:
APELAO CRIMINAL. CRIME CONTRA A ORDEM TRIBUTRIA. SONEGAO FISCAL (ART. 1, II, DA LEI N. 8.137/90). NO RECOLHIMENTO DO ICMS. SENTENA ABSOLUTRIA. RECURSO DO RGO MINISTERIAL OBJETIVANDO A CONDENAO DOS RUS. NO ACOLHIMENTO. APELADO VERSSIMO DA CUNHA BATISTA. CONTADOR DA EMPRESA. AUSNCIA DE PROVAS ESCORREITAS DE QUE O AGENTE POSSUA PODER DE DECISO ACERCA DA SONEGAO DE TRIBUTOS OU QUE AUXILIASSE OS ADMINISTRADORES DA EMPRESA NA FRAUDE EMPREGADA. RESPONSABILIDADE OBJETIVA QUE DEVE SER AFASTADA. APLICAO NECESSRIA DO PRINCPIO IN DUBIO PRO REO. ABSOLVIO MANTIDA. "No processo criminal, maxime para condenar, tudo deve ser claro como a luz, certo como a evidncia, positivo como qualquer expresso algbrica. Condenao exige certeza absoluta, fundada em dados objetivos indiscutveis, de carter geral, que evidenciem o delito e a autoria, no bastando a alta probabilidade desta ou daquele. E no pode, portando, ser a certeza subjetiva, formada na conscincia do julgador, sob pena de se transformar o princpio do livre convencimento em arbtrio" (RT 619/267). APELADA MARIA SALETE PICKLER BATISTA. SCIA-ADMINISTRADORA DA EMPRESA FRAUDADORA. AGENTE QUE, APESAR DO SEU CARGO, NO EXERCIA FUNES GERENCIAIS. AUSNCIA DE PROVA INEQUVOCA DE TER PARTICIPADO OU CONTRIBUDO PARA A

PRTICA DELITIVA. CONDUTA QUE NO PODE SER PRESUMIDA, SOB PENA DE SE VER RECONHECIDA A RESPONSABILIDADE PENAL OBJETIVA. APLICAO DO PRINCPIO IN DUBIO PRO REO. ABSOLVIO MANTIDA. "A mera condio de scio, administrador, gerente ou funcionrio de uma empresa no suficiente para a responsabilizao criminal dessas pessoas pelo cometimento do crime de sonegao fiscal, sendo imprescindvel que tenham participado dos atos delituosos ou, no mnimo, contribudo de qualquer forma para a sua consumao" (Apelao Criminal n. 2003.023497-7, de Itaja, rel. Des. Carstens Khler). (Apelao Criminal n. 2010.066786-3, de Joinville, rel. Des. Alexandre d'Ivanenko, j. 6-7-2011). RECURSO CONHECIDO E DESPROVIDO. (TJSC, Apelao Criminal n. 2013.013542-0, de Joinville, rel. Des. Marli Mosimann Vargas, j. 17-12-2013).(grifo nosso)

No decorrer do processo movido contra o paciente no h como se apurar a autoria, nem a possibilidade de ser culposo, pois as medidas de segurana foram tomadas, conforme se pode observar nos autos. Ainda, em matria penal, h que se observar a teoria finalista na viso de Hans Welze que todo comportamento do homem possui uma finalidade, em que a conduta uma atividade final humana e no um comportamento simplesmente causal. No se concebe vontade de nada ou para nada e, sim, dirigida a uma finalidade, pois, a conduta realiza-se mediante a manifestao da vontade dirigida a um fim. (disponvel em http://www.ambitojuridico.com.br/site/index.php?n_link=revista_artigos_leitura&artigo_id =1811) Poderamos afirmar que a conduta do paciente estava ligada h uma finalidade? Sim, mas a finalidade do agente foi preocupao com a segurana dos que l se encontravam. O Brasil adota atualmente a teoria da imputao subjetiva do resultado, o doutrinador Damsio E. de Jesus conceitua: (...)significa atribuir a algum a realizao de uma conduta criadora de um risco relevante e juridicamente proibido e a produo de um resultado jurdico. (...).(disponvel em http://www.ambitojuridico.com.br/site/index.php?n_link=revista_artigos_leitura&artigo_id =1811#_ftnref26) Excelncia, o paciente no criou nenhum ambiente de risco para a vtima, muito pelo contrrio, apenas tomou todos os procedimentos cabveis de segurana, conforme j salientado anteriormente. Tal aceitao da denncia ato ilegal, pois como se pode perceber, foi atribudo ao paciente um tipo de responsabilidade objeitva,

o que no pode ser admitido em direito penal, estando na eminncia de sofrer coao contra sua liberdade de locomoo.

REQUERIMENTOS

Requer o recebimento do HABBEAS CORPUS, e que aps prestadas as informaes mencionadas, seja concedido ao paciente a ORDEM DE SALVO CONDUTO, nos termos do art. 660, 4 do Cdigo de Processo Penal. Ainda, pelos motivos acima expostos requer A EXTINO DO FEITO, com base no disposto no art.386, inciso IV do Cdigo de Processo Penal.

Nestes Termos Aguarda Deferimento

Cricima, 02 de abril de 2014.

________________________________________ FERNANDO TRICHS DOS SANTOS

You might also like