You are on page 1of 17

Subvenes Sociais e Auxlios

Captao de Recursos Municipais para Organizaes Sociais

Julho de 2013

Assessoria de Planejamento Oramentrio - AGOC


Prefeitura Municipal de Uberaba Av. Dom Luiz Maria Santana, 141 38061-080 Uberaba/MG assessoriagoc2012@uberabadigital.com.br

1 Edio Julho/2013 Tiragem: 1.000 de exemplares Distribuio gratuita


Disponvel tambm no site WWW.uberaba.mg.gov.br (Oramento Municipal) Permitida a reproduo parcial ou total desde que indicada a fonte

Objetivos da Cartilha
Subvenes so transferncias correntes que se destinam a cobrir despesas operacionais (de manuteno) de entidades privadas sem fins lucrativos, que exeram atividades de natureza continuada no desenvolvimento de aes voltadas para a prestao de servios essenciais de sade, educao, de carter assistencial ou cultural. um mecanismo da Lei n 4.320/64, que permite ao Poder Executivo suplementar os recursos de sustentao destas entidades, no caso, com recursos pblicos advindos de recursos ordinrios do Municpio, e que no representam a regra, mas uma ao supletiva iniciativa privada em assuntos sociais.
No caso dos Auxlios, so transferncias de recursos realizadas para atendimento de despesas de capital (aquisio de bens tangveis) derivadas diretamente da Lei Oramentria Anual, para as entidades que atendam os requisitos legais, principalmente os previstos na Lei n 11.599/2013, a LDO, a Lei de Diretrizes Oramentrias do Municpio. Nesta parceria entre Municpio, Legislativo e entidades, firma-se um pacto de mtua cooperao, que executaro em conjunto, com o propsito comum de beneficiar o cidado. Observarmos que uma das maiores preocupaes e necessidades das Organizaes Sociais a captao de recursos. Verificamos tambm que os procedimentos para o pleito, junto ao Poder Legislativo, no eram de conhecimento da totalidade de entidades e desse gargalo, resultava o descumprimento da lei, a impossibilidade da exigncia dos recursos acordados e consequentemente, afetava a credibilidade das relaes entre Poder Executivo, Legislativo e Organizaes Sociais. Compilar essas informaes e disponibiliz-las s entidades permitir, em tempo hbil, a elaborao do devido plano de trabalho, da organizao dos documentos e formalizao da prestao de contas, a fim de que estejam aptas a receberem os recursos e simultaneamente, restaurar a credibilidade das relaes entre os atores envolvidos. O objetivo deste trabalho abordar o tema em linguagem fcil, dirigida a todos os envolvidos desse processo, permitindo: - s entidades, o cumprimento das suas finalidades; - ao Poder Legislativo, a intermediao mais prxima das necessidades do cidado e; - ao Municpio, efetivar parcerias para o atendimento eficaz destas demandas. Esta cartilha foi elaborada pelo Poder Executivo Municipal, atravs da Assessoria Geral de Oramento e Controle AGOC, em parceria com a Secretaria de Administrao, Secretaria de Governo, Secretaria de Sade, Secretaria de Desenvolvimento Social, Secretaria de Educao e Cultura e a Cmara Municipal de Uberaba.
3

Informe-se!

O Oramento Pblico um mecanismo de previso da arrecadao e gasto dos recursos pblicos. Sua efetivao se d atravs de trs leis de iniciativa do Executivo: - PPA, ou Plano Plurianual que prev a arrecadao e os gastos em programas e aes para um perodo de 04 anos; - LDO ou Lei de Diretrizes Oramentrias estabelece metas e prioridades para um exerccio financeiro, orienta a elaborao da Lei Oramentria e prev alterae alteraes tributrias; - LOA ou Lei Oramentria Anual Anual, estima receitas e fixa as despesas para um exerccio, que devero ser compatveis com as aes e metas j previstas no n PPA e LDO. Trata-se de uma lei autorizativa e no obrigatria, a gesto pblica no obrigada igada a fazer tudo que est previsto na lei. O que no permitido que se faam gastos que no esto previstos e autorizados na lei lei!

Em Uberaba, o prazo para o Poder Executivo enviar o projeto de lei oramentria ao legislativo definido pela Lei Orgnica Municipal (artigo 113) - 15 de outubro, e o prazo para o Poder Legislativo apreciar e deliberar at o dia 10 de dezembro.
(http://cidadao.camarauberaba.mg.gov.br/portalcidadao)

- A lei n 4.320 de 17 de maro de 1964, conjugou duas tcnicas utilizadas em dois sistemas de controle: oramento e contabilidade. No caso do oramento, aliou aliou-se ao planejamento, e assim, torna-se se possvel operacionalizar planos de governo, porque os monetariza, colocando-os os em funo dos recur recursos sos disponveis, permitindo ao Gestor manter os ps no cho e gastar dentro dos limites do que arrecada.

Legislao
Constituio Federal Na Constituio Federal, destacam-se as normas contidas nos artigos 70 e 74, que tratam, respectivamente, da apresentao obrigatria da prestao de contas pelas entidades receptoras da subveno, e da possibilidade de interveno do sistema de controle interno do ente federativo, no caso, o Municpio, nas atividades conveniadas e desenvolvidas pela entidade subvencionada:
(...) Art. 70. A fiscalizao contbil, financeira, oramentria, operacional e patrimonial da Unio e das entidades da administrao direta e indireta, quanto legalidade, legitimidade, economicidade, aplicao das subvenes e renncia de receitas, ser exercida pelo Congresso Nacional, mediante controle externo, e pelo sistema de controle interno de cada Poder. Pargrafo nico. Prestar contas qualquer pessoa fsica ou jurdica, pblica ou privada, que utilize, arrecade, guarde, gerencie ou administre dinheiros, bens e valores pblicos ou pelos quais a Unio responda, ou que, em nome desta, assuma obrigaes de natureza pecuniria.(Redao dada pela Emenda Constitucional n 19, de 1998) (...) Art. 74. Os Poderes Legislativo, Executivo e Judicirio mantero, de forma integrada, sistema de controle interno com a finalidade de: (...) II - comprovar a legalidade e avaliar os resultados, quanto eficcia e eficincia, da gesto oramentria, financeira e patrimonial nos rgos e entidades da administrao federal, bem como da aplicao de recursos pblicos por entidades de direito privado; (...)

Lei n 4.320/64 As transferncias de recursos para entidades privadas nas reas de assistncia social, sade, educao e cultura esto amparadas no 3 do art. 12 e art. 16 da Lei 4.320/64, que assim dispe:
(...) Art. 12 . (...) 3 Consideram-se subvenes, para os efeitos desta lei, as transferncias destinadas a cobrir despesas de custeio das entidades beneficiadas, distinguindo-se como: (...) Art. 16. Fundamentalmente e nos limites das possibilidades financeiras a concesso de subvenes sociais visar a prestao de servios essenciais de assistncia social, mdica e educacional, sempre que a suplementao de recursos de origem privada, aplicados a esses objetivos, revelar-se mais econmica. Pargrafo nico Os valores das subvenes, sempre que possvel, sero calculados com base em unidades de servios efetivamente prestados ou postos disposio dos interessados, obedecidos os padres mnimos de eficincia previamente fixados.
Unidades de Servio? Tomemos como exemplo a assistncia s pessoas idosas. A unidade de servio est a, na pessoa idosa, ou seja, qual a capacidade de atendimento da entidade de assistncia social ou o nmero de pessoas que a entidade capaz de atender com os seus recursos. Em se tratando de expanso, at quantos idosos poder atender. Neste caso, se a entidade tem capacidade fsica para atender at o limite de 20 (vinte) pessoas, isso dever constar na planilha de custos.

Lei n 11.599/2013 Na Lei Municipal de Diretrizes Oramentrias (LDO) para o exerccio de 2014, as transferncias a entidades sero regidas pelas seguintes disposies:
(...) Art. 24 - A transferncia de recursos do Tesouro Municipal s entidades privadas sem fins lucrativos beneficiar somente quelas da rea de sade, educao, assistncia social, cultural, esportivo, de carter recreativo e de cooperao tcnica. Art. 25 - As entidades beneficiadas com recursos pblicos a qualquer ttulo submetem-se fiscalizao do Poder Pblico com a finalidade de verificar o cumprimento de metas e objetivos para os quais receberam os recursos. Art. 26 - A indicao das entidades que sero contempladas com recursos pblicos titulo de subveno social ou auxlios, dever ser acompanhado de exposio justificativa de sua necessidade e do emprego dos recursos, bem como instrudo com documentos hbeis provando o adimplemento dos requisitos determinados pela Lei n 10.633 de 14 de agosto de 2008. Pargrafo nico As entidades e instituies, que possurem o respectivo conselho municipal a que pertena por afinidade de propsitos previstos no Estatuto Social, devero apresentar parecer do mesmo sobre o pleito. Art. 27 - A relao de entidades a serem beneficiadas com recursos pblicos dever ser encaminhada ao Poder Executivo at o dia 20 de setembro para composio das metas e prioridades da administrao para o exerccio financeiro e consolidao do Projeto de Lei Oramentrio. (...) Art. 29 Somente s instituies cujas condies de funcionamento forem consideradas satisfatrias pelo Poder Executivo sero concedidas subvenes sociais. Art. 30 - Anualmente, at o dia 30 de dezembro, o Poder Executivo, atravs da Secretaria Municipal de Governo, regulamentar um Plano de Concesso de subvenes sociais, relativo ao exerccio financeiro seguinte, a ser aprovado pelo Prefeito para integrar a execuo oramentria.

Lei de Subvenes e Auxlios A Lei de Subvenes e Auxlios ser constituda pelas entidades que sero contempladas com recursos da Lei Oramentria a ttulo de suplementao de recursos, para prestao de servios essenciais especificados na Lei de Diretrizes Oramentrias do Municpio. Ser publicada simultaneamente Lei Oramentria do Municpio.

O Poder Legislativo tem o prazo de 20 de setembro para apresentar a relao de entidades que vo compor a Lei de Subvenes e Auxlios. Para cada parlamentar, haver destinao de recursos a at 15 entidades (Unidade Fiscal do Municpio).

Plano de Concesso de Subvenes e Auxlios

O Poder executivo dever publicar, at o dia 30 de dezembro, aps a publicao da Lei de Subvenes e Auxlios, um Plano de Concesso para a transferncia dos recursos s entidades contempladas. Fique atento aos requisitos e prazos determinados pelo Poder Executivo! Lei n 10.633/2008 A Lei Municipal n 10.633 de 14 de agosto de 2008 define as normas pelas quais as entidades so declaradas de utilidade pblica e d outras providncias.
(...) Art. 7 - A partir da vigncia desta lei, somente podero receber Auxlios, Subvenes e Contribuies do Poder Pblico Municipal, entidades que sejam portadoras da declarao de Utilidade Pblica.

Lei n 11.571/2013

Esta lei municipal altera a Lei n 10.633/2008 alterando parcialmente o artigo 1 e acrescentando a necessidade da entidade, anexar parecer da respectiva Comisso Permanente da Cmara Municipal a que a entidade pertena por afinidade de propsitos previstos no Estatuto Social, comprovando pleno funcionamento atravs de relatrio das atividades desenvolvidas nos ltimos doze meses, com execuo de no mnimo, 50% (Cinquenta por cento) do plano de trabalho realizado.

Decreto n 2006/2006

Este Decreto institui o roteiro bsico para tramitao de Convnios, Acordos, Termos de Cooperao e similares, no mbito da Prefeitura Municipal de Uberaba.

direito do cidado!
Em algumas cidades, a populao participa ativamente do processo de gesto de recursos, decidindo como o dinheiro ser aplicado e gasto. So as Audincias Pblicas.

Todo cidado tem o direito de saber onde e como est sendo gasto o dinheiro pblico!

A Cmara Municipal ir realizar uma audincia pblica para definir, junto com as entidades e populao em geral, os programas prioritrios em que o Municpio ir permitir a destinao de subvenes e auxlios, de acordo com as maiores demandas da populao e Eixos Temticos, propostos pelo planejamento quadrienal do Municpio (PPAG)

Audincia Pblica Quando? 10/09/2013 Local: Anfiteatro do Centro Administrativo

Sua participao muito importante!

Informe-se!

Toda essa legislao procura estimular a escolha de entidades que ofeream melhores condies para realizao da atividade pretendida, tendo como base os princpios constitucionai constitucionais s da administrao pblica como: moralidade, isonomia (igualdade) e publicidade (Art. 37). A maioria das entidades indicadas provm de indicao do Poder Legislativo, tendo em vista a iniciativa ciativa de emendas individuais e coletivas ao Projeto de Lei Oramentria Anual. Havendo mais de uma entidade em situao de igualdade e com interesse em firmar convnio o com a Administrao Pblica, n no o pode o Poder Pblico, sem qualquer motivao, escolher a entidade preferida.

O Tribunal de Contas da Unio TCU recomenda que sejam estabelecidos critrios aferveis e transparentes para a escolha das entidades que recebero recursos pblicos!

Em nosso Municpio, a Cmara Municipal proceder ao chamamento pblico para apresentao das entidades interessadas, com a indica indicao da documentao, documentao apresentao do Plano de Trabalho (contendo o cronograma fsico-financeiro financeiro de desemboldo) e quesitos relativos capacidade tcnica da entidade a ser escolhida. Considerando as determinaes es da Lei Municipal n 11.599/2013 (LDO), (LDO) o prazo para realizar este procedimento deve ocorrer imediatamente em perodo posterior publicao da Lei de Diretrizes Oramentrias para o perodo subsequente subsequente, j que a Cmara Municipal deve apresentar ao Poder Executivo, a relao de entidades que sero beneficiadas com a transferncia de recursos recursos, at o dia 20 de setembro. setembro Fique atento aos prazos! 11 a 20 de Setembro Publicao do Aviso da Seleo, cadastramento e seleo das entidades.

Os administradores pblicos tm o dever de informar qualquer pessoa a respeito de seus atos. lei! Se o cidado no se informa ou se interessa, favorece atos inescrupulosos e fraudulentos. No publicando seus atos, o Poder Pblico limita a participao dos interessados e acaba beneficiando empresas de amigos e parentes e a criao de empresas fantasmas, com endereos falsos ou inexistentes e que usam notas fiscais frias dessas empresas fantasmas.

Informe-se, se, participe, e denuncie! denuncie

10

Documentao
1) As entidades interessadas em participar desta seleo, inicialmente devero atender aos quesitos legais. Veja Legislao Lei Municipal n 11.599, artigo 26: Ofcio encaminhado ao Presidente da Cmara Municipal com exposio justificativa do pleito; Declarao de que a entidade no representada por servidor pblico, de acordo com Artigo 150, XXV da Lei Complementar n 392/2008; Plano de Trabalho completo para informao do emprego dos recursos;

Cpia da publicao de Declarao de Utilidade Pblica, no Dirio Oficial do Municpio Porta Voz; Havendo Conselho Municipal a que pertena por afinidade, cpia do Parecer do Conselho. A solicitao da entidade ser analisada pelo Poder Legislativo, que atravs de seus Vereadores, podero indicar as entidades que sero includas na Lei de Subvenes e Auxlios. necessrio lembrar ainda que, conforme os Artigos 29 e 33 da Lei n 11.599 (LDO) as entidades que no forem consideradas satisfatrias em suas condies de funcionamento, podero ter suas solicitaes vetadas pelo Poder Executivo apesar da indicao do Poder Legislativo e tambm estaro sujeitas modificaes para compatibilizao no Oramento Anual.

2) Uma vez selecionada e com destinao de recursos j publicados na Lei de Subvenes e Auxlios, a entidade dever se adequar s diretrizes do Plano de Concesso de Subvenes e Auxlios que o Poder Executivo publicar at 30 de dezembro e posteriormente, aos quesitos do Decreto n 2006/2006:
(...) Art. 2. Todas as solicitaes de que trata o art. 1 deste Decreto quando dirigidas s Secretarias afins ou ao Prefeito Municipal sero, previamente, protocoladas e autuadas sob a forma de processo, no prazo de 02 (dois) dias teis, no setor de Protocolo da Prefeitura Municipal, salvo se expressamente constiturem parte de outro libelo. 1. No ato da autuao o pedido dever ser acompanhado das seguintes documentaes: I - Ofcio direcionado ao Prefeito; II - Carto do CNPJ da Entidade;

11

III - Plano de trabalho (contendo cronograma fsico financeiro de desembolso, se for o caso); (ANEXO I) IV - Se o convnio versar sobre construo/reforma Escritura do Imvel; V - Estatuto Social (Registrado em cartrio) ou Contrato Social; VI - Ata de nomeao dos representantes epresentantes legais (registrado em cartrio); VII - Certido Negativa de dbitos INSS; VIII - Certificado ado de Regularidade perante o FGTS; IX - Certido negativa de dbitos municipais; X - Comprovao via declarao da prpria entidade de que no utiliza ou beneficiou, direta ou indiretamente, ou tenha sido autuada nos ltimos 05 (cinco) anos pela ut utilizao ilizao de mo de obra infantil, bem como tenha reiteradamente infringido as normas gerais de proteo ao trabalhador adolescente ou que tenha sido autuado no ano em curso ou anterior por infrao a normas de segurana e sade do trabalhador menor de idad idade e e que tambm tenha dificultado o acesso a escola, nos termos dos artigos 1 e 2 da Lei Municipal n 8.877/2003, c/c o artigo 7, inciso XXXIII da Constituio Federal; XI - Termo de Aprovao do Plano de Trabalho pelo CMAS, no caso de entidades com atividade tividade na rea de assistncia social; XII - Cpia do Certificado de Inscrio no CMAS.

(...)

Fique atento aos prazos!

12

Prestao de Contas
Conforme o Decreto 2006/2006, alterado pelo Decreto 2222/2006, a entidade dever enviar a prestao de contas entre os dias 15 e 20 do ms subsequente ao recebimento do recurso, e sendo em quota nica, no prazo mximo de 30 (trinta) dias aps o trmino da vigncia do convnio. (...) Art. 11. O Convenente dever remeter Secretaria afim, via setor de Protocolo, a Prestao de Contas at o ltimo dia til do ms subseqente ao recebimento do recurso e, sendo em quota nica, no prazo mximo de 30 (trinta) dias aps o trmino da vigncia do Convnio e aps o devido saneamento, ser encaminhada Controladoria-Geral do Municpio.( NR) (...) 2. As Prestaes de Contas devero ser instrudas com os seguintes documentos: I - Relao detalhada das despesas; (ANEXO II); II Extrato bancrio do perodo; III Demonstrativo de Aplicao Financeira (ANEXO III) IV Cpia devidamente autenticada dos documentos fiscais ou equivalentes, comprobatrios das despesas realizadas, devendo as faturas, recibos, notas fiscais e quaisquer outros documentos ser emitidos em nome da entidade e por esta atestado quanto prestao ou entrega satisfatria dos servios ou materiais. V Relatrio fotogrfico do acompanhamento de cada fase da obra, se for o caso; VI - Comprovante de recolhimento de recursos no utilizados, se for em parcela nica; VII - Relatrio de Cumprimento do objeto para a Prestao de Contas expedida pela Secretaria afim; VIII - Declarao do presidente da entidade do cumprimento do Plano de Trabalho. 3. Os pagamentos sero feitos atravs de cheques nominais, cujas cpias devero ser anexadas na prestao de contas no prazo e nas condies estabelecidas no caput deste artigo. 4. Os documentos originais referidos no inciso IV deste pargrafo, sero mantidos em arquivo em boa ordem, no prprio local em que forem contabilizados, disposio dos rgos de Controle Interno e Externo, pelo prazo de 5 (cinco) anos, contados da aprovao da Prestao ou Tomada de Contas, do gestor do rgo ou entidade concedente, relativa ao exerccio da concesso. 5. Na hiptese de o Convenente utilizar servios de contabilidade de terceiros, a documentao dever ficar arquivada em suas dependncias, pelo prazo fixado no pargrafo anterior.

O Decreto n 2222/2006 incluiu tambm o 3 o Artigo 11 do Decreto 2006/2006:

Art. 13.(...) (...)

13

3. As sobras mensais de valores provenientes de parcelas auferidas em razo do convnio, podero ser acrescentadas aos recursos do ms subsequente para a aplicao pertinente, desde que, expressamente previsto no respectivo instrumento de celebrao.(AC)

Os formulrios necessrios sero fornecidos pela Internet. Informe-se!


www.uberaba.mg.gov.br/portal/conteudo,314

14

2013

11 a 19/09/2013 Publicao Edital, cadastro e seleo das entidades 20/09/2013 Divulgao do Resultado da Seleo 20 a 30/12/2013 10/09/2013 Audincia Pblica por Eixos Temticos Publicao da Lei de Subvenes e Auxlios e do Plano de Concesso de Subvenes e Auxlios

2014

01/05 a 31/10/2014 Liberao financeira para entidades

01 a 30/03/2014 Entidade solicita recursos Prestao de Contas - 15 a 20 dias do ms subsequente para recursos parcelados; - 30 dias aps o trmino da vigncia do contrato para recebimento em quota nica.

15

Agora , Entidade e Municpio so parceiros para trabalhar!

Ok!!

Governo, Entidades e Populao juntos para melhorar a qualidade de vida do cidado.

Esta cartilha est disponvel tambm no endereo eletrnico WWW.uberaba.mg.gov.br, WWW.uberaba.mg.gov.br no link Oramento Municipal. Consulte tambm, no mesmo site, o Portal da Transparncia. Nele voc encontra informaes completas sobre os recursos municipais.

16

17

You might also like