You are on page 1of 53

CURSO DE CINCIAS BIOLGICAS

Projeto de Concluso de Curso de Graduao

EXPERIMENTAO ANIMAL NA UNIVERSIDADE VILA VELHA: IDENTIFICANDO E CARACTERIZANDO O ESPECISMO E SUA RELAO COM A CAPACIDADE DE EMPATIA DOS INDIVDUOS

VINCIUS LURENTT BOURGUIGNON

VILA VELHA NOVEMBRO DE 2013

CURSO DE CINCIAS BIOLGICAS

Projeto de Concluso de Curso de Graduao

EXPERIMENTAO ANIMAL NA UNIVERSIDADE VILA VELHA: IDENTIFICANDO E CARACTERIZANDO O ESPECISMO E SUA RELAO COM A CAPACIDADE DE EMPATIA DOS INDIVDUOS

Projeto de Concluso de Curso de Graduao apresentado ao Centro Universitrio Vila Velha, como prrequisito para a obteno do ttulo de bacharel em Cincias Biolgicas.

VINCIUS LURENTT BOURGUIGNON

Orientador: Prof. Me. RAFAEL ALVEZ REZENDE (UVV)


VILA VELHA NOVEMBRO DE 2013

Trabalho de Concluso de Curso de Graduao EXPERIMENTAO ANIMAL NA UNIVERSIDADE VILA VELHA: IDENTIFICANDO E CARACTERIZANDO O ESPECISMO E SUA RELAO COM A CAPACIDADE DE EMPATIA DOS INDIVDUOS

VINCIUS LURENTT BOURGUIGNON

Aprovada em __ de dezembro de 2013,

Banca Examinadora:

________________________________________________________ Prof. Dr. Rosana Suemi Tokumaru UFES

________________________________________________________ Prof. Dr. Joo Luiz Rossi Junior UVV

________________________________________________________ Prof. Me. Rafael Alvez Rezende UVV (Orientador)

Para os animais todos os seres Humanos so nazistas. (Isaac Bashevis Singer - Escritor Judeu, ganhador do Prmio Nobel.)

AGRADECIMENTOS

Agradeo primeiramente a minha famlia, especialmente aos meus pais que me financiaram at o momento e no desacreditaram. Em segundo lugar ao meu orientador Rafael Alvez Rezende pelo apoio e estimulo dado para realizar o meu trabalho e manter minhas ideias firmes sem perder a razo. Agradeo tambm ao coordenador do CEUA-UVV, professor Joo Luiz Rossi Junior pela oportunidade de realizar a pesquisa e pela presena na banca. Gostaria de agradecer tambm a professora Rosana Suemi Tokumaru (UFES) por demostrar interesse pela pesquisa e aceitar o convide para participar da banca. Quero agradecer tambm ao professor Romildo Rocha Azevedo Junior (UVV) e o colega Gabriel Santos (UFES) pela orientao nas anlises estatsticas. E por ltimo a todos meus colegas e ex-colegas da UVV, e principalmente aos amigos pelo apoio e confiana.

Sumrio

1. INTRODUO ................................................................................................................................ 8 2. OBJETIVO ....................................................................................................................................... 9 3. FUNDAMENTAO TERICA .................................................................................................... 10 3.1. Limites ticos ..................................................................................................................... 12 3.2. Dor e sofrimento consciente .............................................................................................. 13 3.3. A Ocitocina e a biologia da moralidade ........................................................................... 15 3.4. Direito e Moral .................................................................................................................. 17 3.5. A Indstria de explorao animal ..................................................................................... 22 3.6. Falcias cientficas ........................................................................................................... 23 3.7. Mtodos para o desenvolvimento da Cincia ................................................................... 25 3.7.1. Clonagem e Clulas-tronco ...................................................................................26 3.7.2. Tecnologia in vitro: cultura de clulas, tecidos e rgos ......................................27 3.7.3. Dificuldades e Desafios .........................................................................................29 3.8. Educao e Cincia Desumana ......................................................................................... 29 4. MATERIAL E MTODOS .............................................................................................................. 33 5. RESULTADOS E DISCUSSO ...................................................................................................... 34 5.1 Experimentao animal na Universidade Vila Velha ......................................................... 34 5.2 Opinio e conhecimentos gerais dos alunos ...................................................................... 38 5.3 Identificando e caracterizando o especismo ...................................................................... 39 6. CONCLUSO ................................................................................................................................ 47 7. REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS.............................................................................................. 49

RESUMO
Bourguignon, V. L. EXPERIMENTAO ANIMAL NA UNIVERISDADE VILA VELHA: INDENTIFICANDO E CARACTERIZANDO O ESPECISMO E SUA RELAO COM A CAPACIDADE DE EMPATIA DOS INDIVDUOS.

Quando acompanhamos a histria das ideias ticas, podemos perceber que, em seu centro, encontra-se o problema da violncia e dos meios para evit-la, diminu-la, ou control-la. Portanto, atravs do estudo da realidade e das nossas capacidades biolgicas adaptadas para um comportamento tico, podemos verificar a importncia dessas questes ao desenvolvimento humano e cientfico. A tica anti-especista busca exatamente diminuir os danos causados pelo homem a outras espcies e a si mesmo, considerando que o mecanismo de empatia funciona de maneira similar entre as espcies. Indivduos que limitam sua atitude tica s fronteiras de sua comunidade humana, esto mais propcios a serem indiferentes ao sofrimento alheio. Isso associado a uma seleo social que reprime suas capacidades morais, poder no futuro criar uma populao indiferente ao sofrimento, tornando banal os atos de violncia, fomentando uma educao desumana, e nesse caso especifico uma cincia desumana.

Palavras chaves: tica animal, biotica, empatia interespecfica, experimentao animal, especismo, psicologia do desenvolvimento.

1. INTRODUO

A cincia sempre foi alvo de crticas em relao tica, e forma como os pesquisadores sustentam seus mtodos para afirmar o seu poder sobre a natureza. A famosa frase brincar de deus surgiu das prticas dos pesquisadores em criar e manipular a vida. Como se isso no bastasse, ainda aprisionam animais vivos e conscientes para experimentos dolorosos at a morte. Segundo os conservadores, para avanar nas pesquisas afirmam a necessidade de se utilizar animais vivos como modelos. Criar vida consciente e faz-la sofrer por mero capricho ou curiosidade ainda uma realidade nos centros de pesquisa. Mas ao contrrio do que se pensa, isso acaba impondo um bloqueio em relao s possibilidades que a cincia pode produzir. A cincia vem avanando muito nessas ltimas dcadas possibilitando a criao de mtodos alternativos para se estudar organismos com mtodos menos invasivos, ou at com a substituio dos mesmos por rgos, tecidos e clulas, ou at por modelos artificiais, simulao e computadores. A tica, ou filosofia moral, o ramo da filosofia que se ocupa de estudar as normas morais criadas pela sociedade humana, ou seja, a reflexo sobre o significado da ao humana e suas consequncias na realidade. De acordo com Marilena Chau (2000):
As questes socrticas inauguram a tica ou filosofia moral, porque definem o campo no qual valores e obrigaes morais podem ser estabelecidos, ao encontrar seu ponto de partida: a conscincia do agente moral. sujeito tico moral somente aquele que sabe o que faz, conhece as causas e os fins de sua ao, o significado de suas intenes e de suas atitudes e a essncia dos valores morais.

Por isso a tica muitas vezes uma luta constante contra nossas paixes e interesses. Ainda segundo Marilena Chau (2000) ela parte da conscincia reflexiva do indivduo:
A conscincia moral manifesta-se, antes de tudo, na capacidade para deliberar diante de alternativas possveis, decidindo e escolhendo uma delas antes de laar-se na ao. Tem a capacidade para avaliar e pesar as motivaes pessoais, as exigncias feitas pela situao, as consequncias para si e para os outros, a conformidade entre meios e fins (empregar meios imorais para alcanar fins morais

9
impossvel), a obrigao de respeitar o estabelecido ou de transgredilo (se o estabelecido for imoral ou injusto). A vontade esse poder deliberativo e decisrio do agente moral. Para que exera tal poder sobre o sujeito moral, a vontade deve ser livre, isto , no pode estar submetida vontade de um outro nem pode estar submetida aos instintos e s paixes, mas, ao contrrio, deve ter poder sobre eles e elas.

Toda ao moral depende do raciocnio que leva em considerao a unidade e a coerncia dos prprios atos frente ao reconhecimento do dever (desejo racional) de pratic-los. Nesse sentido, a tica, conforme o expressa Singer interpretado por Robert C. Solomon, nada mais do que "... um processo de conscincia ampliada (...) 'o crculo em expanso'. A razo permite a expanso do crculo, a superao do impulso primitivo de cuidar do bem da prole, para o mbito que supera a famlia, a aldeia, o pas, a nao, a espcie. Porm Solomon critica em Singer a prioridade razo e o menosprezo compaixo (FELIPE, 2003). Enquanto Waal (2009) verifica o 'crculo em expanso' nos animais no humanos para alm da espcie pela capacidade de empatia, sem necessidade do uso da razo como a conhecemos em humanos. Desse modo, o conflito tico especista deve ser estudado e discutido nas escolas e universidades, pois s com o conhecimento aprofundando que o sujeito moral ter conscincia de seus atos e poder de reflexo e escolhas conscientes para tomar atitudes ticas. O processo educacional aliado a uma nova perspectiva tica fundamental para o desenvolvimento humano e social, pois sem a reflexo sobre o significado de suas aes, os indivduos acabam comportando-se de modo automtico e inconsciente, contrariando os valores morais que alegam acreditar e at manifestando transtorno de personalidade, podendo tornar o indivduo insensvel aos danos alheios, estabelecendo cada vez mais segregao e conflito com a natureza.

2. OBJETIVO

O objetivo geral deste trabalho levantar os dados sobre experimentao

10 animal cientfica e didtica realizadas na Universidade Vila Velha, avaliando os mtodos dessas pesquisas em relao tica e suas alternativas. O objetivo especfico identificar e caracterizar o especismo em relao ao nvel de empatia dos indivduos envolvidos em tal processo educacional e cientfico, fazendo uma comparao entre os alunos dos primeiros perodos que acabam de ingressar na Universidade e os alunos que esto nos ltimos perodos, prximos a se graduarem. A hiptese que durante o processo educacional Tcnico-Cientfico, os alunos acabam se tornando mais indiferentes ao sofrimento animal, identificando um processo educacional especista. A segunda hiptese que os especistas podem apresentar nveis de empatia menor que os no especistas.

3. FUNDAMENTAO TERICA

A Ecologia Profunda, proposta, em 1973, pelo filsofo noruegus Arne Naess (NAESS & ROTHENBERG, 1990 apud SIQUEIRA-BATISTA et al, 2009) includo na tradio de pensamento ecolgico-filosfico de Henry Thoreau e de Aldo Leopold , como alternativa ao modelo hegemnico (Quadro 1) de pensar o homem como centro da natureza (GOLDIM JR, 2005 apud SIQUEIRA-BATISTA et al, 2009). Deste modo, para Capra:
[...] a ecologia profunda no separa seres humanos ou qualquer outra coisa do meio ambiente natural. Ela v o mundo no como uma coleo de objetos isolados, mas como uma rede de fenmenos que so fundamentalmente interconectados e so interdependentes. A ecologia profunda reconhece o valor intrnseco de todos os seres vivos e concebe os seres humanos apenas como um fio particular na teia da vida (CAPRA, 2001 apud SIQUEIRA-BATISTA et al, 2009).

11

Fonte: GOLDIM JR, 2005 apud SIQUEIRA-BATISTA et al, 2009. A ecologia profunda (deep ecology) traz em seus estudos uma mudana de paradigma da perspectiva ecolgica, onde no seu centro se encontram as interaes homem-natureza sobre a viso da tica e biotica, tanto relacionadas com os elementos biticos (SIQUEIRA-BATISTA et al, 2009) quanto com os abiticos segundo outros autores (SINGER, 2002). Porm, em relao aos elementos abiticos os argumentos so mais difceis de serem sustentados; segundo Singer (2002), pisaremos em terreno mais seguro se nos limitarmos argumentao fundamentada nos interesses das criaturas sencientes. Desse modo, podemos traar a relao dos seres sencientes humanos ou no humanos e a importncia dessas relaes sociais para o desenvolvimento do meio ambiente e dos seus habitantes. O desenvolvimento humano, segundo Bronfenbrenner (1989 apud ALVES, 1997), definido como "o conjunto de processos atravs dos quais as particularidades da pessoa e do ambiente interagem para produzir constncia e mudana nas caractersticas da pessoa no curso de sua vida". Sendo o conhecimento um aliado ao desenvolvimento humano, a

epistemologia evolutiva se ocupa de questes ligadas evoluo do conhecimento, que segundo David Hume todo animal apresenta

instintivamente, sendo o conhecimento uma rede de informaes geradas pelo hbito. A epistemologia evolutiva tem declaradamente a obra de Darwin sua

12 maior fonte de inspirao. Assim, as estruturas de conhecimento no ser humano, e as similares em outros seres vivos, so explicadas levando-se em conta o seu desenvolvimento por meio de processos naturais, tais como a seleo natural (MATOS, 2007). Pensando deste modo, os animais os quais invadimos seus territrios ou trazemos para o convvio humano, seja como animais de estimao ou de laboratrio, so parte importante dessa rede de interaes ecolgicas, surgindo ento a necessidade de uma tica interespecfica para acompanhar o desenvolvimento humano.

3.1. Limites ticos Quando acompanhamos a histria das ideias ticas, podemos perceber que, em seu centro, encontra-se o problema da violncia e dos meios para evit-la, diminu-la, ou control-la. Diferentes formaes sociais e culturais instituram conjuntos de valores ticos como padres de comportamentos sociais que pudessem garantir a integridade fsica e psquica de seus membros e a conservao do grupo social (CHAUI, 2000). Evidentemente, as vrias culturas e sociedades no definiram e nem definem a violncia da mesma maneira. No entanto, certos aspectos da violncia so percebidos da mesma maneira, nas vrias culturas e sociedades, formando o fundo comum contra o qual os valores ticos so erguidos. Segundo Chaui (2000), fundamentalmente:

...a violncia percebida como exerccio da fora fsica e da coao psquica para obrigar algum a fazer alguma coisa contrria a si, contrria aos seus interesses e desejos, contrria ao seu corpo e sua conscincia, causando-lhe danos profundos e irreparveis, como a morte, a loucura, a auto-agresso ou a agresso aos outros.

Quando uma cultura e uma sociedade definem o que entendem por mal, crime e vcio, circunscrevem aquilo que julgam violncia contra um indivduo ou

13 contra o grupo. Simultaneamente, erguem os valores positivos o bem e a virtude como barreiras ticas contra a violncia (CHAUI, 2000). Nossa cultura e sociedade nos definem como sujeitos do conhecimento e da ao, localizando a violncia em tudo aquilo que reduz um sujeito condio de objeto. Do ponto de vista tico, somos pessoas e no podemos ser tratados como coisas. Os valores ticos oferecem garantia de nossa condio de sujeitos, proibindo moralmente o que nos transforme em coisa usada e manipulada por outros (CHAUI, 2000). O conceito de pessoa, por mais limitada que esteja para a comunidade moral humana, para os filsofos da tica animal esse conceito tambm vale para os animais no humanos. Regan usa o conceito de sujeitos-de-uma-vida, enquanto para Francione pessoas so indivduos sencientes e livres, ou seja, no so propriedades de ningum (NAPOLI, 2013). A tica normativa exatamente por isso, suas normas visam impor limites e controles ao risco permanente da violncia (CHAUI, 2000).

3.2. Dor e sofrimento consciente A existncia real de opiceos endgenos em animais evidencia poderosa de que eles sentem dor. O mecanismo humano da dor praticamente o mesmo dos animais, e sabemos por experincias, com humanos, que a capacidade de sentir dor essencial para a sobrevivncia. A sensao de dor, e a influncia motivacional de a sentir, so essenciais para a sobrevivncia do sistema, e sugerir que o mecanismo puramente mecnico nos animais, mas no no homem, , pois, altamente implausvel. (ROLLIN, 1989 apud FELIPE, 2007) Estresses devem ser entendidos como um processo fisiolgico, neurohormonal, pelo qual passam os seres vivos para enfrentar uma mudana ambiental, na tentativa de se adaptar s novas condies e, assim, manter a sua homeostasia. Outra classificao importante do estresse relacionada a sua natureza, forma de manifestao e consequncias desencadeadas. Assim, o estresse pode ser chamado de eustresse (quando se tratar de um evento

14 positivo, ou seja, do estresse necessrio sobrevivncia do indivduo frente a uma adversidade) ou distresse (quando o estresse desencadeado ser prejudicial ao organismo) (ORSINI, 2006). Somos todos iguais, variando de individuo para indivduo e de espcie para espcie apenas a intensidade com que empregamos nossas faculdades para garantir a sobrevivncia e o cuidado da prole. Olhamos, cheiramos, andamos, tocamos, brincamos, nos agrupamos, ou separamos, sentimos calor ou frio. O que diferencia um animal de outro a intensidade e frequncia de cada uma dessas habilidades, reguladas em funo da necessidade maior ou menor de se guardar contra hostilidades sociais e ambientais, as quais, por sua vez, tambm podem variar. (FELIPE, 2007) Por analogia com o que se sabe ocorrer em humanos, deduz-se que todos os seres vivos dotados de um sistema nervoso organizado (diencfalo) tambm podem sentir dor. Peter Harrison (1991 apud FELIPE, 2007) considera impossvel elaborar uma teoria estrita da dor, e reconhece que a polmica sobre a dor se estabeleceu a partir da teoria da evoluo, que afirma: as diferenas entre seres humanos e animais so quantitativas e no qualitativas. Peixes, pssaros e os mamferos no-humanos tem seus respectivos centros de prazer e dor semelhantes ao encontrado em humanos. Os mecanismos neurolgicos, responsveis pelas reaes dolorosas, so extraordinariamente semelhantes em todos os vertebrados. A serotonina, as endorfinas e encefalinas, bem como a substncia P, reposta biolgica dor, tm sido encontradas pelos cientistas de modo extremamente semelhantes em todos os vertebrados, e em alguns invertebrados, nos quais os analgsicos e anestsicos controlam aquilo que pode ser considerado dor (FELIPE, 2007). E sendo um sofrimento um estado orgnico, uma alterao psquica ou mesmo uma sensao de mal-estar, a dor implcita no exclusivamente fsica. Reaes naturais como choro, o grito ou a fuga, podem traduzir um comportamento decorrente de uma situao adversa experimentada por um animal, humano ou no. Pode ser provocado pela falta de alimento, pelo excesso de calor ou de frio, pela falta de exerccios fsicos, falta de gua,

15 frustrao, etc. Cada um desses estados subjetivamente distintos e cada um traz sua consequncia fisiolgica e comportamental. De acordo com a International for the Study of Pain (1980 apud LEVAI, 2006), sofrimento uma sensao desagradvel e experincia emocional associada a danificao fsica atual ou potencial nos tecidos que constituem o organismo. Inegvel diante deste conceito, que o animal submetido a experimentao, cientfica experimenta a dor, em continuo processo do sofrer que lhe ocasiona, na maioria das vezes, a prpria morte. Remonta a 1649 parte significativa das investigaes e alguns dos textos mais importantes de Ren Descartes, filsofo racionalista francs que viveu de 1596 a 1650, nos quais trata da questo da constituio da conscincia animal e seus pressupostos mentais. As teses de Descartes, mesmo aps trs sculos e meio, no decorrer dos quais as cincias da mente tiveram seu florescimento e se afastaram, em muitos casos, das teses mecanicistas defendidas por ele, influenciaram, at hoje, o mundo da cincia experimental. A teoria mecanicista da natureza animal da sustentao a crena difundida entre os cientistas pelo menos at h duas dcadas, de que os animais so destitudos da conscincia da dor e, consequentemente, possa sofrer. Os experimentos dolorosos feitos em animais tem em Descartes seu patrono (FELIPE, 2007). Quatro sculos depois neurocientistas de vrias reas se reuniram para proclamar a existncia da conscincia nos animais no humanos. A declarao foi anunciada publicamente em Cambridge, Reino Unido, no dia 7 de julho de 2012, na Francis Crick Memorial Conference on Consciousness in Human and non-Human Animais, no Churchill College, da Universidade de Cambrigde, por Low, Eldeman e Koch. A declarao foi publicada no stio de Francis Crick Memorial Conference (LOW, 2012).

3.3. A Ocitocina e a biologia da moralidade Porm, muito antes, foi Charles Darwin, com a Origem das Espcies (1859) e principalmente em A Descendncia do Homem (1871) que nos trouxe a luz da razo para deixamos de lado as crenas antropocntricas reforada pelos

16 dogmas religiosos sobre superioridade divina e reconhecer nossa verdadeira natureza e nos igualarmos aos outros animais:
Vimos que os sentimentos e a intuio, as vrias emoes e faculdades, tais como amor, memria, ateno e curiosidade, imitao, razo e etc., das quais o homem se orgulha, podem ser encontradas em estado incipiente, ou por vezes, numa condio bem desenvolvida, nos animais inferiores. (DARWIN, 1871)

A oxitocina um neuropeptdeo sintetizado no ncleo paraventricular e supraptico do hipotlamo e lanada para a circulao atravs da neurohipfise. , tambm, secretada pelo sistema nervoso central, funcionando como um neuromodulador (CAMPOS & GRAVETOS, 2010). Regies do sistema lmbico recebem inervaes de vias ocitocinrgicas; essas regies esto envolvidas na produo de emoes bsicas nos animais inferiores e superiores, como medo, ansiedade, fome, saciedade, prazer e desejo sexual. A atuao perifrica da ocitocina produzindo contraes da musculatura lisa no momento do parto e na ejeo do leite durante a amamentao so comumente descritas (DACOME & GARCIA, 2008). O sistema nervoso oxitonrgico igualmente desenvolvido nos homens e nas mulheres, no entanto, muito mais influenciado pelas hormonas esteroides femininas (UVAS-MOBERG & PETERSSON, 2005 apud CAMPOS & GRAVETOS, 2010). Existe um vasto conjunto de evidncias cientficas nos humanos em relao aos efeitos da oxitocina. A oxitocina modula a percepo social, a cognio social, o comportamento social e, consequentemente, promove a aproximao social e a formao de laos entre as pessoas. Para alm dos efeitos ansiolticos, a oxitocina modula funes cognitivas sociais como a confiana e o reconhecimento de emoes. (CAMPOS & GRAVETOS, 2010) Bratz e Hollander (2006) acrescentam ainda, que a oxitocina quando administrada a crianas com autismo limita os comportamentos repetitivos e melhora o processamento de informaes sociais (CAMPOS & GRAVETOS, 2010). Os autores Domes et al. (2006) sustentam que a habilidade para ler a mente dos outros uma base capital para as interaes sociais que uma nica

17 dose de oxitocina suficiente para causar um aumento substancial na habilidade para ler a mente e, portanto, interpretar pistas sociais sutis a partir da regio do olho de outros sujeitos (CAMPOS & GRAVETOS, 2010). Do mesmo modo, a importncia de expresses faciais e corporais para a comunicao emocional foi verificada em primatas (WAAL, 2009). Resumindo, a ocitocina atua diretamente no campo das emoes e da empatia e se manifesta de forma peculiar no organismo feminino por uma possvel vantagem evolutiva dos mamferos, a gestao, a amamentao e o cuidado da prole. Sendo o apego um dos principais comportamentos que propiciou uma maior sobrevivncia do gnero Homo, aumentando a interao social e consequentemente o desenvolvimento da inteligncia (DE TONI, 2004). Nos ltimos duzentos anos, busca-se, atravs da observao dos animais vivos em seu habitat natural, analogamente ao que vinha sendo observado em humanos por Charles Darwin em sua obra A Expresso das emoes no homem e nos animais (2000), vestgios da expresso de emoes e de sentimentos nos animais utilizados de forma violenta nos experimentos humanos. Um pesquisador atualmente importante nas questes de comportamento e conscincia animal Frans de Waal (2009), em seu livro intitulado A Era da Empatia: Lies da natureza para uma sociedade mais gentil. Waal perc orre a histria dos estudos comportamentais em animais e de suas prprias pesquisas com primatas para declarar que os animais tem senso de justia, igualdade e solidariedade, e existncia da empatia tanto intraespecfica quanto interespecfica, afirmando ser uma caracterstica evolutiva

importantssima para a sobrevivncia das espcies.

3.4. Direito e Moral Democracia e justia foram pensadas durante quase trs milnios como um ideal de igual respeito que deve incluir todos os iguais, mas estes no necessariamente so todos os seres capazes de sofrer danos, dor, sofrimento e morte por atos alheios, estranhos aos seus interesses, e, portanto, violadores

18 das condies de sua existncia. Plato foi o primeiro filsofo a reconhecer que uma sociedade verdadeiramente democrtica reuniria homens e animais, sem discriminao. No sculo XVIII, retomando a tese platnica, Rousseau afirma que uma repblica democrtica levaria o ideal da igualdade to a srio, que mesmo os animais seriam respeitados em sua liberdade de prover-se, e poderiam conviver, pacificamente, com os seres humanos, que no seriam capazes de os prejudicar. Nos moldes da justia democrtica, fomentados ainda nas duas ou trs ltimas dcadas do segundo milnio, apenas aos seres humanos foi resguardada o direito de no sofrer explorao fsica, abuso emocional e morte intempestiva (FELIPE, 2007). Mas foi a partir de Humphry Primatt em seu livro A Dissertation on the Duty of Mercy and Sin of Cruely to Brute Animals, de 1776, ano da Declarao da Independncia em que os norte-americanos proclamam a igualdade e a liberdade como princpios norteadores da ordem poltica em seu pas, que o conceito de direitos morais comeou a estabelecer direitos legais aos animais no humanos. E em 1789, na Inglaterra, o filsofo moral e do direito, Jeremy Bentham escreve, An Introduction to the Principles of Morals and Legislation. Nessa obra, concluda mas no publicada por Bentham desde 1780, as teses centrais de Primatt so retomadas. Em 1834, houve ainda uma edio do texto completo de Humphry Primatt, que permaneceu ignorada pela comunidade acadmica filosfica at 1892, quando Henry Salt, de quem Gandhi tornou-se amigo e admirador confesso, no tempo em que estudou em Londres, escreveu Animal Rights (FELIPE, 2006). No estatuto moral dos animais, identificamos trs estratgias de argumentao. A conservadora segue a tradio moral sem a questionar e nega-se a fazer qualquer mudana na concepo do lugar dos animais no mbito da moralidade humana. Os conservadores no reconhecem que os seres humanos tenham quaisquer deveres, nem positivos, nem negativos, para com os animais. A abolicionista critica a filosofia moral tradicional por discriminar animais de outras espcies, e prope o fim de todas as formas de explorao animal. Essa posio reconhece que sujeitos morais tem no apenas deveres negativos, os de no-maleficncia, mas tambm positivos, os da beneficncia,

19 para com animais dotados de sencincia. A bem-estarista ou reformista, por sua vez, critica as formas tradicionais de manejo de animais, defendendo reformas no sistema de captura e confinamento, e nos objetivos da pesquisa experimental em modelo animal, a exemplo da proposta de Replacement, Refinement e Reduction, conhecida por 3Rs (FELIPE, 2007). Entretanto, segundo Broom & Molento (2004), os estudos de bem-estar animal no podem levar consideraes ticas em determinados processos, pois para se avaliar o grau de bem-estar dos indivduos deve-se saber primeiramente as

consequncias dos mtodos aos quais os animais so submetidos, e s aps os resultados pode-se afirmar at qual ponto ou qual a melhor forma de explorar esses animais. Ryder (1991), citado por Felipe (2007; 2003), considera especista o uso do modelo animal na cincia e esclarece o sentido que d ao conceito que prope para descrever tal procedimento:
Uso a palavra especismo para descrever a discriminao generalizada praticada pelo homem contra outras espcies, e para traar um paralelo com o racismo. Especismo e racismo so ambos formas de preconceito baseados em aparncias se o outro indivduo parece diferente, considera-se, ento, que ele se encontra alm de parmetro moral. Especismo e racismo (e na verdade sexismo) ignoram ou subestimam as semelhanas entre o discriminador e aqueles contra quem este discrimina e ambas as formas de preconceito revelam indiferena pelos interesses de outros, e por seu sofrimento.

Em 1840, o anarquista Proudhon j havia lanado a ideia de moralidade nos animais na sua obra O que a propriedade, no captulo V, 1, Do sentido moral no homem e nos animais. Onde ele, contrapondo-se s ideias religiosas, diz que a natureza moral do homem similar a dos animais, apenas nos diferenciando por grau, ou seja, as diferenas entre seres humanos e animais so quantitativas e no qualitativas. Apenas nos diferenciamos pela nossa capacidade de reflexo, de prever as causas de nossas aes e pela nossa vontade liberta pela razo, o que Kant um sculo depois viria a chamar de humanismo. A finalidade ltima de uma natureza livre e dotada de raciocnio constituir-se em natureza moral. O nico status capaz de nos garantir uma distino em

20 relao aos demais seres vivos dotados de autonomia fsica, mas destitudos de autonomia moral, incapazes de realizar sua prpria unidade vital, para alm das determinaes de sua natureza biolgica o de sermos sujeitos morais. A esse projeto Kant denomina humanismo. Ento, nada que implique na destruio da nossa vontade liberta pela razo, pode ser digno do que chamamos moralidade, menos ainda, humanidade. H que examinar, pois, se a destruio da vida dos animais pode ser considerada ou no, um ato que represente, genuinamente, a moralidade e, portanto, a humanidade de um ser de autonomia moral, ou se apenas o expe condio animal da qual tanto quer se distinguir. Tal distino no se alcana, com certeza, por via da crueldade. Nem contra seres humanos, nem contra os animais (FELIPE, 2007). Assim, Kant (1978 apud FELIPE, 2007) estabelece, ao definir a autonomia moral como constitutiva da dignidade de seres cuja vontade se liberta pela atividade da razo, isto , a atividade que estabelece fins a serem alcanados atravs da ao. Wise (2002, apud FELUPE, 2007), prope a autonomia prtica como critrio de definio tica e jurdica da linha divisria que distingue seres vivos, aos quais devemos reconhecer e garantir direitos legais, de outros, aos quais ainda no podemos conceber tais direitos, seja porque de sua natureza mental pouco ou nada se sabe, seja por serem destitudos de toda e qualquer forma de autonomia prtica. Sensibilidade, conscincia, percepo de si (self), desejo e inteno constituem alguns indcios ou evidncias de que os animais tm autonomia prtica. Tais indcios podem ser observados atravs de comportamentos que resultam de atividade mental, ainda que em alguns casos essa parea ser mnima. Observao, ateno, memria e coordenao mental do prprio movimento no ambiente natural so habilidades constitutivas dos animais capazes de fazer escolhas, nos quais Wise (2002, apud FELIPE 2007) reconhece autonomia prtica e em relao aos quais prope a proteo constitucionais das suas liberdades vinculadas ao gozo dessa autonomia: o no-aprisionamento e a possibilidade do movimento para auto prover-se e prover os dependentes. Animais conscientes de si so aqueles capazes de saber que outros animais podem ver e saber. Isso significa que eles compreendem smbolos, usam um

21 sofisticado sistema de linguagem ou algo similar, so capazes de disfarar, representar, imitar e de resolver problemas completos (WISE, 2002 apud FELIPE, 2007). Waal (2009), demostra atravs de experimentos comportamentais com primatas e outros animais essa capacidade de ver e saber. Essas habilidades indicam que tais animais devem ser classificados no mesmo mbito no qual colocamos seres humanos com habilidades idnticas. Animais conscientes, que podem agir e representar significativamente, esto prximos do homem na escala evolutiva, tem insight (pensam) (FELIPE, 2007). Respeitar a autonomia prtica ou a liberdade fsica de humanos e nohumanos significa preservar: 1) a integridade fsica do sujeito; 2) a mobilidade para buscar os meios de subsistncia biolgica, para si e seus dependentes; e, 3) as condies necessrias interao social daquele indivduo em sua comunidade natural. Para os humanos, a liberdade, no sentido mais bsico e fundamental, significa a no-escravido, o no-aprisionamento, a nosubtrao do espao fsico necessrio aos cuidados de subsistncia, o noisolamento mental, o no-isolamento social. Ao violar esses limites, comete-se contra os seres humanos a maior das injustias, pois os tratamos como escravos e coisas. Para Wise (apud FELIPE, 2007), deve -se aplicar na defesa dos animais o mesmo estabelecido para a defesa dos humanos.

As constituies democrticas incorporaram relativamente bem a Declarao Universal dos Direitos Humanos, de 1984, mas relutam ainda em admitir em seus artigos a Declarao Universal dos Direitos Animais, proclamada em Bruxelas, na sede da UNESCO, em 27 de janeiro de 1987, e reformulada em abril de 1989 por entidades de proteo aos animais de todo o mundo, a exemplo da iniciativa dos abolicionistas alemes. Excepcionalmente, o Brasil, de forma diluda no Art. 255 que protege a fauna e flora, e a Alemanha, explicitamente, reconhecem direitos constitucionais aos animais. Na Grcia, comea-se a discutir a incluso dos animais no mbito constitucional (FELIPE, 2007). De acordo o advento da Lei n 9.605/98 a vivisseco passou a ser considerada delituosa, caso no adotados os mtodos substitutivos existentes. Praticar ato de abuso, maus-tratos, ferir ou mutilar animais silvestres,

22 domsticos ou domesticados, nativos ou exticos sofre a pena de deteno, de trs meses a um ano, e multa. Incorre nas mesmas penas quem realiza

experincia dolorosa ou cruel em animal vivo, ainda que para fins didticos ou cientficos, quando existirem recursos alternativos. A pena aumentada de um sexto a um tero, se ocorre morte do animal (Lei n 9.605, 12/02/98 Lei dos Crimes Ambientais - Captulo V, Art. 32). Verifica-se que a norma jurdica ambiental reconhece a crueldade implcita na atividade experimental sobre animais, contando que j existem tcnicas alternativas ao uso do animal em laboratrio dentro e fora do pas (LEVAI, 2004; LEVAI, 2006).

3.5. A Indstria de explorao animal Em 1986, os pesquisadores do Gabinete de Avaliao Tecnolgico do Congresso Americano tentaram determinar o nmero de animais utilizados em experimentos no EUA e acredita-se que o nmero seria de pelo menos 17 a 22 milhes de animais por ano sendo que 22 milhes de animais o que as empresas produziram anualmente (SINGER, 2004). O relatrio de 1988, do Departamento de Agricultura, listou 140.471 ces, 42.271 gatos, 51.641 primatas, 431.457 cobaios, 331.945 hamsters, 459.254 coelhos e 178.249 "animais selvagens": um total de 1.635.288 animais usados em experimentos. Sendo apenas 10% de um total no esclarecido. Do 1,6 milho de animais declarados pelo Departamento de Agricultura como sendo utilizados em experimentos, mais de 90.000 so submetidos a "dor e estresse incessantes". No Japo, um estudo muito incompleto publicado em 1988 chegou a um total de mais de 8 milhes de animais. Muito dos experimentos mais dolorosos so realizados no campo da psicologia. S o Instituto Nacional de Sade Mental dos EUA financiou 350 experimentos com animais, gastando mais de 30 milhes de dlares (SINGER, 2004). Na Gr-Bretanha, onde os experimentos so obrigados a declarar o nmero de "procedimentos cientficos" realizados em animais, os nmeros oficiais do governo mostram que, em 1988, foram realizados 3,5 milhes de

procedimentos cientficos em animais (SINGER, 2004).

23 Outro campo importante da experimentao animal envolve o envenenamento anual de milhes de animais. Na Gr-Bretanha, em 1988, foram realizados 588.997 procedimentos cientficos em animais para testar drogas e outros produtos; desses, 281.358 no eram relacionados a testes de produtos mdicos ou veterinrios (SINGER, 2004). O Instituto Nacional de Sade nos EUA o maior financiador de experimentos em animais. Gasta U$7 bilhes anualmente, sendo U$5 bilhes destinados a pesquisas com animais. No Brasil difcil estimar a quantia investida em pesquisas envolvendo vivisseco por conta do carcter confidencial das pesquisas, mas pode-se afirmar que uma das reas de maior financiamento. Talvez por ser o mais dispendioso as instituies. O Fundo Social de Emergncia cobriu gastos de R$1,7 milho, em 1995, apenas com alimentao dos animais usados em pesquisas de universidades federais (GREIF & TRZ, 2000).

3.6. Falcias cientficas A experimentao animal, definida como toda e qualquer pratica que utiliza animais para fins didticos ou de pesquisa, decorre de um erro metodolgico que a considera o nico meio para se obter conhecimento cientfico. No Brasil, a exemplo do que se ocorre em quase todo o mundo, diariamente milhares de animais perdem a vida em experimentos cruis, submetidos a testes cirrgicos e toxicolgicos, comportamentais, neurolgicos, oculares, cutneos, etc., sem que haja limites ticos ou mesmo relevncia cientfica em tais atividades (LEVAI, 2004). Estudo mais aprofundado sobre a histria da Medicina revela: as maiores descobertas que produziram avano considervel em sade humana ou animal no foram realizados mediante estudo de animais experimentais, mas sim atravs do estudo da doena ocorrendo em populaes, da disseco de cadveres mortos por diversas causas e outros mtodos (GREIF & TRZ, 2000). Se o sucesso das pesquisas se resumisse aos seus resultados, a experimentao humana feita durante a II Guerra Mundial fez uma importante contribuio. Com isso, aps a II Guerra, as preocupaes ticas com os seres

24 humanos aumentaram, resultando no Cdigo de Nuremberg e na Declarao de Helsinque. E a partir disso o uso de animais nas pesquisas disparou, pois o Cdigo de Nuremberg determinou que os resultados da experimentao com animais sejam utilizados como base para os experimentos com seres humanos (REZENDE, et al 2008). As publicaes cientficas se tornam uma fonte favorvel aos pesquisadores j que s incluem experincias consideradas significativas por pesquisadores e editores. Um comit do governo britnico apurou que apenas cerca de 25% das experincias com animais so publicadas. A Associao da Indstria Farmacutica Britnica em meio aos debates sobre a reforma das leis de experimentao animal, atravs da publicidade dizia que o ser humano hoje vive mais devido ao uso de animais pela medicina moderna (Singer, 2002). Essa informao pode no ser verdadeira. As mudanas sociais e ambientais, como melhoria da higiene e no saneamento bsico e a medicina preventiva contriburam muito mais que a interveno mdica, nos ndices de mortalidade (SINGER 2002; GREIF & TRZ, 2000). Outros estudos indicam que nos EUA o ndice de mortalidade havia cado de forma drstica antes que se houvesse introduzido qualquer modalidade nova de tratamento mdico. De 40% da queda dos ndices de mortalidade no perodo de 1900 e 1948, apenas 3,5% possa ser resultado de interveno mdica, no caso das principais doenas infecciosas. Lembrando que 3,5% a estimativa total, aonde nem todas so contribuio da experimentao animal (SINGER, 2002). Outra preocupao em reao a experimentao animal a extrapolao de uma espcie pra outra, um procedimento extremamente arriscado. A droga mais conhecida por provocar danos inesperados em seres humanos a talidomida que havia sido testada extensivamente em animais antes de ser liberada. Mesmo depois de se suspeitar que a talidomida provocava deformidades em seres humanos, nenhum dos testes em laboratrio provocou qualquer deformidade nos animais, at que em uma determinada raa de coelho foi testada que as deformidades foram provocadas. Outra droga foi o Opren, que foi retirado do mercado na Gr-Bretanha, aps sessenta e um bitos e mais 3.500 casos registrados de reaes adversas. Outras drogas

25 consideradas seguras aps terem sido testadas em animais, mais que, mais tarde, mostraram-se nocivas so o Practol, para cardiopatias, que provocava cegueira, e o antiussgeno Zipeprol, que provoca convulses e coma em alguns doentes (SINGER, 2004; GREIF & TRZ, 2000). Entre outras milhares de drogas testadas em animais com efeitos diferentes em humanos, o tabaco j foi considerado no causador de cncer, por considerarem que os animais submetidos aos tratamentos no desenvolveram a doena (GREIF & TRZ, 2000). Ao contrrio, muito do que se testa em animais, tem efeito nocivo para eles, e no para os seres humanos, dificultando a identificao de produtos valiosos. A insulina pode provocar deformidades em coelhinhos e camundongos, mais no em seres humanos. A morfina, calmante para seres humanos provoca frenesi nos ratos. E se a penicilina fosse julgada por sua toxicidade em cobaios, talvez jamais tivesse sido utilizada no homem (SINGER, 2004; GREIF & TRZ, 2000). Durante muitos anos a cincia vivisseccionista colocou de lado os mtodos cientficos verdadeiros, tomando-os como alternativos. Hoje a biotecnologia vem para restaurar o progresso da cincia unindo a biologia celular e a engenharia gentica.

3.7. Mtodos para o desenvolvimento da Cincia A primeira documentao histrica sobre alternativas ao uso de animais na cincia data de cerca de 2000 a.C, um modelo de argila de fgado de ovelha foi encontrado em uma escola-templo da Babilnia e era usado para o ensino de divinaes. Os lobos do modelo, a fissura portal, a vescula biliar, o ducto cstico e parte do ducto heptico so visveis. A adoo do modelo de argila no tinha qualquer propsito de protecionista animal, era meramente econmico e altamente didtico (GREIF & TRZ, 2000). Hoje tanto se sabe, que nos EUA, 68% das Universidades de Medicina no utilizam animais vivos nas disciplinas de fisiologia, farmacologia e cirurgia (HANSEN & BOSS, 2002 apud MAGALHES & ORTNCIO FILHO, 2006).

26

3.7.1. Clonagem e Clulas-tronco No ano de 2012 os pesquisadores John B. Gurdon (1962) e Shinya Yamanaka (2006) receberam o prmio nobel de medicina por descobrirem que clulas somticas podem ser clonadas e se tornarem pluripotentes (Nobel Prize, 2012). Os genes nas clulas somticas diferenciadas se expressam de maneiras diferentes em cada tecido, isto , a expresso gnica especfica para cada tecido. As clulas descendentes de uma clula diferenciada vo manter as caractersticas daquela que as originou (ZATZ, 2004). Se em vez de inserirmos em um tero o vulo cujo ncleo foi substitudo por um de uma clula somtica deixarmos que ele se divida no laboratrio teremos a possibilidade de usar estas clulas que na fase de blastocisto so pluripotentes para fabricar diferentes tecidos. (ZATZ, 2004). Entretanto, esta tcnica tem suas limitaes. O doador no poderia ser a prpria pessoa quando se tratasse de algum afetado por doena gentica, pois a mutao patognica causadora da doena estaria presente em todas as clulas. No caso de usar-se linhagens de clulas-tronco embrionrias de outra pessoa, ter-se-ia tambm o problema da compatibilidade entre o doador e o receptor (ZATZ, 2004). A cultura de tecidos uma prtica comum em laboratrio. A nica diferena, no caso, seria o uso de vulos que permitiriam a produo de qualquer tecido no laboratrio. Ou seja, em vez de poder produzir-se apenas um tipo de tecido, j especializado, o uso de vulos permitiria fabricar qualquer tipo de tecido (ZATZ, 2004). De um modo muito mais fcil, sem a utilizao de um vulo, Yamanaka (2006) descobriu que bastava ativar 3 ou 4 genes, inserindo-se um vrus dentro da clula, e essa clula aparentemente teria as mesmas propriedades de uma clula embrionria (pluripotentes). Essa clula recebeu o nome de IPS. Essas pesquisas revolucionaram o campo da biologia celular e proporcionaram o desenvolvimento da reproduo de clulas, tecidos e rgos humanos e no-

27 humanos para estudo. Agora com a clonagem de tecidos e rgos a partir de uma clula qualquer, exclui a necessidade de se sacrificar animais para extrair seus tecidos e rgos para estudo. 3.7.2. Tecnologia in vitro: cultura de clulas, tecidos e rgos So vrias as aplicaes desta tecnologia: pesquisa de cncer, imunologia; testes toxicolgicos, onde a viabilidade celular bem como danos em sua estrutura utilizada como parmetros de anlise dessa toxicidade. O teste de toxicidade durante o desenvolvimento e reproduo pode ser realizado em embries de galinha, peixe e anfbios e essa metodologia mostrou ser bastante importante; produo de vacinas; desenvolvimento de drogas; estudo de desenvolvimento infeccioso; diagnose de doenas; estudo de doenas ou distrbios genticos. A placenta humana tambm pode ser utilizada, alm de fonte de clulas para cultura, e de material para testes de toxicidade e carcinogenecidade, como instrumento para treinamento de tcnicas

microcirrgica. A tecnologia para a cultura de clulas vem sendo cada vez mais aperfeioada (GREIF & TRZ, 2000; MORALES, 2008). O efeito desastroso da talidomida poderia ter sido evitada se tal tecnologia tivesse sido empregada, uma vez que seu efeito verificvel em cultura de tecido humano, mas no em ratos e camundongos (GREIF & TRZ, 2000). Uma vez que se tem preparado o cultivo de vrios rgos como o corao, rins, fgado, crebro, nervos, pele, pode-se provar frmacos e outros produtos qumicos com notvel rapidez e eficcia (GREIF & TRZ, 2000). Pesquisadores conseguiram criar uma crnea artificial com aparncia e funcionalidades semelhantes aos da natural. A crnea artificial foi feita com clulas humanas e desenvolvidas com tcnicas de engenharia gentica. O implante j tem uma aplicao imediata: testar a sensibilidade dos olhos a medicamentos e produtos qumicos, livrando os coelhos do teste Draize (GREIF & TRZ, 2000). Uma rea importante de aplicao das metodologias in vitro na produo de anticorpos, inclusive monoclonais, que podem substituir o mtodo tradicional de

28 obteno atrs da injeo de substncias em animais. Ao contrrio do uso de anticorpos obtidos de animais, os anticorpos obtidos de tecidos humanos so mais seguros. Clulas obtidas cirurgicamente de amgdalas, linfonodos ou do bao podem ser excelentes fontes para a produo de anticorpos in vitro, mas a fonte mais utilizada para a produo tem sido o sangue (GREIF & TRZ, 2000). A utilizao da alternativa oferece vantagens como: maior facilidade na purificao dos anticorpos; pouca diferena de custo entre este e o mtodo in vitro, quando os custos envolvendo manuteno e cuidados com animais so considerados; quando utilizado meio no-proteico ou soro se garante maior produo com maior pureza no mesmo perodo; consistncia de lotes em produo de larga escala (GREIF & TRZ, 2000). Uma importante aplicao dos anticorpos monoclonais tem sido na pesquisa do cncer. Esta valorizada por ser a forma menos txica de tratamento doena, ao contrrio da radioterapia ou quimioterapia (GREIF & TRZ, 2000). Outra grande aplicao na produo de vacinas. Produzidas a partir de culturas de tecidos humanos so mais seguras do que as produzidas a partir de animais. Com a tecnologia disponvel, as vacinas contra doenas virais ou arbovirais podem ser obtidas de culturas de clulas humanas, eliminando completamente o uso de animais (GREIF & TRZ, 2000). Bactrias e protozorios so organismos sensveis e mutagnicos, permitindo que identifiquem agentes cancergenos. O teste Ames, que usa uma linhagem de Salmonella, tem confirmado a correlao entre mutagenicidade e carcinogenecidade. Bactrias e protozorios podem ser utilizados tambm para estimar os nveis de vitaminas em estudos farmacolgicos e toxicolgicos e identificar antibiticos (GREIF & TRZ, 2000). Uma outra tcnica para a produo de substancias de origem animal usa a tecnologia DNA recombinante, que envolve a sntese de compostos proteicos atravs de manipulao gentica em bactrias. Um gene responsvel pela produo de determinada substncia isolado e inserido a bagagem gnica

29 dessas bactrias, que passaro a produzir a substncia. Ex: Insulina (GREIF & TRZ, 2000). Experimentos in vitro so apropriados para vrios estudos sobre o metabolismo intermedirio utilizado na bioqumica para estudar a dinmica de reaes enzimticas que ocorrem em nosso sistema biolgico. Isso aliado aos modelos matemticos podem contribuir para o trabalho experimental atravs da definio de variveis e testando teorias, reduzindo o custo desses experimentos e os tornando mais eficazes. Um exemplo disso a predio, atravs de modelos matemticos, da estrutura de protenas, que poderiam prever suas propriedades fsicas e qumicas (MORALES, 2008). 3.7.3. Dificuldades e Desafios Todavia, essas mesmas substncias testada nas clulas deve ter seu comportamento estudado quando aplicada em um organismo vivo pois, in vivo, vrios fatores do prprio organismo podem interferir nos resultados. De qualquer forma, os estudos prvios in vitro auxiliam na reduo do nmero de animais utilizados nas pesquisas (MORALES, 2008). Apesar dos esforos para substituir os animais na experincia cientfica, muitos estudos ainda precisam ser feitos, principalmente na combinao da clonagem de tecidos com a tecnologia de DNA recombinante, e na questo da resposta que um tecido ou rgo independente de um organismo apresenta, em relao a resposta que daria um organismo vivo por inteiro. O ideal seria achar respostas para os mecanismos biolgicos, sem a utilizao de animais vivos, para que casos como o do entendimento da miastenia grave humana no ocorresse mais, onde houve o envolvimento de msculos de sapos, sinapses de roedores, toxina de serpente, receptor de peixe-eltrico e anticorpos de coelhos (MORALES, 2008).

3.8. Educao e Cincia Desumana A vivisseco, propriamente dita, representa para os pesquisadores a linha de menor resistncia, o que constituiu inegvel fator de risco sade humana. Trata-se de uma atividade que os torna insensveis ao sofrimento e a dor,

30 porque seu reiterado exerccio atrofia a mente (LEVAI, 2006). A crueldade com animais preocupante, levando em considerao que um dos comportamentos que caracteriza os psicopatas na infncia a crueldade que eles cometem com outras crianas e animais. Nos casos com animais, chegam a matar. Segundo o cientista humanitrio Albert Schweitzer (apud BALLONE, 2003 apud MARTA & MAZZONI, 2009): Quem quer que tenha se acostumado a desvalorizar qualquer forma de vida, corre o risco de considerar que vidas humanas tambm no tm importncia. A pedagogia da crueldade est inserida consciente ou inconscientemente na cartilha dos povos. Dos primeiros atos de sadismo gratuito contra insetos, passando pela matana ou pelo aprisionamento de aves e chegando aos maus tratos com animais domsticos, crianas crescem em um mundo onde a violncia faz parte do cenrio urbano e rural (LEVAI, 2004). O seu caminho para o sadismo no claro, embora possa ser uma combinao entre um extremo narcisismo e uma configurao cerebral onde regies relacionadas empatia estejam significativamente deficientes, o que levaria o homicida a uma total indiferena ao sofrimento de suas vtimas (MORANA et al, 2006). Ento se considerarmos que a tica o crculo em expanso que tem como ponto de partida a considerao moral com seus semelhantes e por ltimo as outras espcies, estaria de acordo com a teoria da distncia social de Lawrence Becker (apud FELIPE, 2007). Os psicopatas iniciam seu processo destrutivo tendo como alvo aqueles que esto mais distantes no seu crculo de considerao moral, os outros animais. Talvez isso explique por que Solomon considerava a compaixo mais importante que a razo para o desenvolvimento tico (FELIPE, 2003), pois psicopatas so descritos como pessoas muito inteligentes e racionais, no entanto no podem fazer uso da empatia. possvel inferir que todos os psicopatas devem ser considerados antissociais e sociopatas, mas destes nem todos podem ser considerados psicopatas (MORANA et al, 2006; BLAIR, 2003; MORANA, 2004 apud GOMES &

31 ALMEIRA, 2010). Em contrapartida, a APA (Associao Americana de Psicologia) (2002 apud GOMES & ALMEIDA, 2010) classifica o transtorno de personalidade antissocial (TPAS) como sendo igual psicopatia e sociopatia. Deste modo, usarei o TPAS para me referir a ambas as categorias. A escala PCR-L foi criada para estabelecer um parmetro do nvel de psicopatia dos indivduos, com pontuao de 0 a 2 em cada item, onde a pontuao de 30 caracterizaria um psicopata tpico (MORANA et al, 2006). Os 20 elementos que compem a escala so os seguintes: 1) loquacidade/charme superficial; 2) auto-estima inflada; 3) necessidade de estimulao/tendncia ao tdio; 4) mentira patolgica; 5) controle/manipulao; 6) falta de remorso ou culpa; 7) afeto superficial; 8) insensibilidade/falta de empatia; 9) estilo de vida parasitrio; 10) frgil controle comportamental; 11) comportamento sexual promscuo; 12) problemas comportamentais precoces; 13) falta de metas realsticas em longo prazo; 14) impulsividade; 15) irresponsabilidade; 16) falha em assumir responsabilidade; 17) muitos relacionamentos conjugais de curta durao; 18) delinquncia juvenil; 19) revogao de liberdade condicional; e 20) versatilidade criminal.

Caractersticas podem incluir: boa inteligncia, ausncia de delrios e de outros sinais de pensamento irracional, ausncia de nervosismo e de manifestaes psiconeurticas, falta de confiabilidade, deslealdade ou falta de sinceridade, falta de pudor, tentativas de suicdio (GOMES & ALMEIDA, 2010 apud CLECKLEY, 1988), comportamento antissocial inadequadamente motivado, capacidades de insight, julgamento fraco, incapacidade de aprender com a experincia, egocentrismo patolgico, incapacidade de sentir amor ou afeio, vida sexual impessoal ou pobremente integrada tambm fazem parte dessas caractersticas. E ainda: escassez de relaes afetivas importantes,

comportamento inconveniente ou extravagante aps a ingesto de bebidas alcolicas, ou mesmo sem o uso destas, e insensibilidade geral a relacionamentos (GOMES & ALMEIDA, 2010). De acordo com Balenciaga (2008) a sociedade capitalista responsvel pela imposio da TPAS, onde o lucro est acima da vida, criando fragmentao e

32 disputa entre os indivduos pelo poder, contribuindo para os transtornos de personalidade. Corroborando com Balenciaga (2008), o documentrio The Corporation (NASCIMENTO, 2007) deixa claro a proposta antissocial de grandes empresas, considerando a influncia do ambiente de trabalho na vida pessoal dos indivduos e consequentemente na sociedade. A TPAS tambm est presente nos indivduos mais ajustados sociedade, diferenciados pelo poder que exercem sobre os outros, sem demostrar afetividade pelos mesmos e muito menos manter relaes profundas e duradouras, so pessoas reclusas e egocntricas. Exemplo disso so empresrios e proprietrios que se ausentam do trabalho e da produo, assumindo uma vida parasitria, criando cargos para outros indivduos substiturem-no na sua responsabilidade (dificuldade em assumir responsabilidade pela irresponsabilidade), algo comum nas estruturas verticais. O indivduo que apresenta TPAS no

necessariamente um assassino, do mesmo modo que um assassino nem sempre um psicopata. Indivduos com TPAS no necessariamente so criminosos, pois as leis do sistema capitalista permitem os diversas formas de explorao e manipulao dos indivduos, sem remorso e sem culpa, preservando o TPAS nas populaes (NASCIMENTO, 2007; BALENCIAGA, 2008). E h riscos dessa cultura invadir os centros educacionais e universitrios. Tais riscos esto na origem das distores ocorridas na modernizao do ensino universitrio, que acabaram por deslocar o papel cultural das universidades e neutralizar sua orientao humanstica tradicional, como revela o estudo de Gadotti (1984 apud VALADO & MILWARD-DE-ANDRADE, 1990), toma-se subsidiria dos interesses dos produtores de servios num mundo dominado pelo modo industrial de produo. Esta imposio acaba por introduzir distores na formao profissional e leva ao descompasso entre o nvel de capacitao dos indivduos e as exigncias impostas pelo curso dos acontecimentos sociais (VALADO & MILWARD-DE-ANDRADE, 1990). Este o caso do sentido elitista da formao universitria, que conduz a um comportamento classista, corroborando a hierarquizao de sua estrutura e evidenciando a funo da educao como reprodutora de valores e situaes

33 vividas na sociedade estratificada em que se insere (VALADO & MILWARDDE-ANDRADE, 1990). O uso de animais, enquanto experimento e experincia didtica consolidada, cada vez mais se caracteriza como um recurso e uma situao promotora da desumanizao e da alienao, reforando posturas hegemnicas em benefcio da manuteno de concepes altamente questionveis da prtica e da educao cientfica. (TRZ, 2011).

4. MATERIAL E MTODOS

A pesquisa foi realizada entre os meses de Julho de 2012 e Julho de 2013. Os formulrios com os dados das pesquisas liberados foram obtidos nos pareceres do CEUA da Universidade Vila Velha. Tendo em mos os formulrios, foi feita a coleta dos dados usando a planilha do Excel (Microsoft Office 2013), e s considerado apenas pesquisas desenvolvidas com uso de animais de laboratrio ou outros tipos submetidos pesquisa em laboratrio, seja de criao ou silvestre. Considerando tambm apenas pesquisas com problemas ticos. Tambm no foram consideradas pesquisas relacionadas produo animal ou zootecnia, haja vista que se trata de uma outra indstria que envolve outros problemas ticos no focados nesse trabalho. Para o levantamento dos dados das pesquisas, foram feitas anlises estatsticas pelo mtodo descritivo. Um questionrio adaptado de Trz & Nakada (2008) e Trz (2000) foi distribudo para ser respondido por alunos dos cursos de Cincias Biolgicas, Medicina Veterinria e Farmcia, dos 1 ao 8 perodos da Universidade Vila Velha para coletar informaes dos alunos sobre o uso de animais na pesquisa e no ensino, suas opinies e experincias. Para verificar o nvel de empatia dos indivduos, trs grupos de sensaes com determinados valores (positivos com valor de +1; negativos com valor de -1; e neutras com valores de 0) estavam disponveis no questionrio, onde apenas 3 sensaes deveriam ser marcadas. As sensaes negativas so: Angstia, Culpa, Incmodo, Revolta, Tristeza, Dificuldade de concentrao. Sensaes positivas: Admirao, Bem-estar,

34 Felicidade, Orgulho, Satisfao e Tranquilidade. Sensaes neutras:

Indiferena e Curiosidade. Com isso, cada turma ter sua pontuao mdia comparada entre elas para verificar o desenvolvimento ou no do especismo nos indivduos. As questes 3, 4, 6, 6.1 e 7.1 do questionrio foram submetidas ao teste binomial para analisar a tendncia das respostas, enquanto a questo 2 foi submetida a um teste de Mann-Whitney usando o Past 3.0 para saber o nvel de empatia entre os perodos por sexo e curso.

5. RESULTADOS E DISCUSSO

Foram analisados 57 projetos liberados pelo CEUA para fazer o levantamento de dados relacionado ao uso de animais no ensino e na pesquisa na Universidade Vila Velha, e foram avaliados atravs dos questionrios 281 alunos, sendo 106 da biologia, 66 da farmcia, e 109 da veterinria (96 homens, 181 mulheres e 4 no identificados).

5.1 Experimentao animal na Universidade Vila Velha De acordo com a Tabela 1 os cursos que mais realizaram projetos com uso de animais foram os cursos de ps graduao seguido pelos cursos de graduao. Porm os cursos de graduao usaram mais animais do que os cursos de ps graduao em Cincias Farmacuticas e Cincia Animal juntos. Tabela 1. Nmero de projetos e animais usados por curso.
Curso Biologia Farmcia Medicina Veterinria Ps Graduao em Cincia Animal Ps Graduao em Cincias Farmacuticas Ps Graduao em Ecologia de Ecossistemas Total Geral Projetos Animais Usados 5 674 9 419 6 144 13 593 11 536 13 1984 57 4350

Os projetos, em sua maioria, so para Teses e Outros (pesquisas internas ou terceirizadas). Ocorreram apenas projetos de ensino no curso de Medicina Veterinria (Figura 1).

35

Figura 1. Grfico que mostra a utilizao dos animais por curso. Durante os anos de 2009 a 2012 foram utilizados um total de 4350 animais. De acordo com a Figura 2, 2009 iniciou com apenas 64 animais e em 2010 j eram 1407. Em 2011 uma queda para 927 e em 2012 voltou a subir com 1952 animais utilizados.

Figura 2. Grfico apresentando o nmero de animais usados a cada ano. Os animais mais utilizados nas pesquisas foram os mamferos (ratos, camundongos, coelhos), seguido dos peixes (tilapias, curimats), repteis (quelnios, lagartos, cobras), anfbios (sapos e rs) e por ltimo domsticos (cavalos, gatos e ces) com uma presena quase nula. No ensino 91% foi usado mamferos (ratos e camundongos) enquanto 9% foram domsticos (Figura 3).

36

Figura 3. Grfico apresentando a porcentagem das espcies usadas no ensino e na pesquisa. Agora em relao a origem dos animais, 42,50% era de origem de produo comercial (criao), em sua maioria de peixes. Os animais de laboratrio (ratos, camundongos, coelhos) representem 28% dos animais utilizados, e os animais selvagem (cobras, lagartos, quelnios) obtidos atravs de coleta cientifica representam 29,10% dos animais utilizados. E 0,40% utilizados eram animais domsticos (Figura 4).

Figura 4. Grfico apresentando a porcentagem do tipo (origem) dos animais usados. Sobre o bem estar dos animais, 35% dos projetos envolviam estresse intencional, enquanto apenas 9% envolvia dor intencional (Figura 5). O que no representa realmente a porcentagem de animais que sofreram.

37

Figura 5. Grfico apresentando porcentagem de experimentos que causaram dor e estresse intencional. Como podemos observar na Figura 6, em 88,5% dos projetos os animais sofreram eutansia, enquanto 12% dos projetos tinham alternativa e 11% no soube responder. Para se justificarem os pesquisadores declararam que os laboratrios no tinham equipamentos nem recursos disponveis para realizar os mtodos alternativos, o que no justifica em nada a realizao da pesquisa. Em 37% das pesquisas fizeram uso de substancia desconhecidas, ou seja, eram pesquisas que deviam ter considerado os testes in vitro. Em 83% das pesquisas envolveram coleta de material biolgico, onde parte significativa do animal era removida (rgos e tecidos), levando consequentemente a eutansia do indivduo. Nesses casos, a substituio por mtodos in vitro para avaliao direta dos tecidos pode ser feita atravs de clonagem. Outros experimentos que chamam ateno, so os de morfologia, os quais s o corpo do animal importa. Em alguns casos especficos feito a remoo dos rgos reprodutores para se identificar o sexo dos indivduos, algo que pode ser facilmente detectado por um teste de DNA. Essas pesquisas que normalmente envolve coleta cientifica, devem no futuro ser substitudas pela clonagem dos indivduos ou dos seus rgos em laboratrio, no havendo necessidade de remove-los do seu ambiente.

38

Figura 6. Grficos aonde A apresenta a porcentagem de animais que sofreram eutansia; B apresenta a porcentagem de pesquisas que haviam alternativas; C apresenta porcentagem de pesquisas que fizeram uso de substancias desconhecidas; e D apresenta a porcentagem de pesquisas que envolveram coleta de material biolgico. 5.2 Opinio e conhecimentos gerais dos alunos Em relao ao uso de animais na pesquisa, os alunos eles so bastante favorveis ao uso. Porm, quando h alternativas, eles no concordariam com a utilizao de animais, ao mesmo tempo em que maioria deles no tem conhecimento dessas alternativas (Figura 7).

39

Figura 7. Grfico apresentando a opinio geral dos alunos sobre o uso de animais na pesquisa. H uma dificuldade dos alunos de entenderam a funo da tica, segundo 42,5% dos alunos acredita que a lei est acima da tica. Isso minimiza as chances de uma discusso j que 63% dizem que os professores afirmam a legalidade das prticas. Por outro lado 87,2% dos alunos concordam que h necessidade de discutir sobre tica (Figura 8).

Figura 8. Grfico de colunas empilhadas apresentando a necessidade dos cursos em geral de discutir sobre leis e tica. 5.3 Identificando e caracterizando o especismo Para identificar a experimentao animal como prtica especista, as respostas mostram muitas caractersticas. Para 36% dos alunos a preferncia por animais Domsticos quando se trata de substitui-los pelos mtodos

40 alternativos, contra 11% de No Domsticos. Enquanto 26% escolheram Nenhum Animal, acham necessrio o uso de todos eles. Por outro lado 22% dos alunos querem a substituio de todos os animais. E por ltimos Ambos (quando o aluno escolheu especificamente os tipos de animais e na sua contagem deu empate, entre domsticos e no domsticos) com 4% (Figura 9).

Figura 9. Grfico apresentando os tipos escolhidos de animais a serem substitudos. Se agruparmos os animais em invertebrados, aves, peixes, anfbios e mamferos, podemos perceber claramente a preferncia dos indivduos pelos mamferos (Figura 10), corroborando com a pesquisa citada por Desmond Morris (1967) aonde tambm mostra uma clara preferncia pelos primatas. Ele ainda observa que um dos mamferos mais escolhidos havia sido recentemente divulgado amplamente pela mdia, o que sugere uma forte influncia cultural. Outra observao feita por Morris (1967) foi que as aves mais escolhidas tenham sido os pinguins, supostamente pelo seu formato vertical capaz de lembrar a nossa espcie, e os papagaios capazes de imitar a nossa vocalizao. Esses fatos podem estar relacionados ao nosso desejo inconsciente de antropomorfizar as outras espcies. Ignorando o respeito a diversidade essa nossa preferncia pelos nossos iguais sugere tambm que seja uma caracterstica adaptativa, pois as expresses faciais e corporais so mais facilmente identificadas e lidas, contribuindo para uma melhor comunicao emocional.

41

Figura 10. Grfico apresentando frequncia total dos grupos de animais escolhidos a serem substitudos. O especismo tambm evidente quando se mostra as escolhas especificas. Os ces foram os mais escolhidos para serem substitudos, seguido dos macacos, porcos da ndia e ratos (Figura 11). Um resultado semelhante foi apresentado por TRZ & NAKADA (2008).

Figura 11. Grfico de colunas apresentando porcentagem de animais (entre ces, macacos, porcos da ndia e ratos) mais importantes a serem substitudos. O nvel de especismo difere em sexo masculino e feminino de acordo com o perodo, como apresentado nos seguintes grficos (Figura 12). Aonde o sexo masculino tem maior aceitao no uso de animais mesmo que sofram, ocorrendo um crescimento dessa aceitao se comparado do Incio (48%) ao Fim (56%). J para o sexo feminino existe uma baixa aceitao equilibrada do Incio (30%) ao Fim (31%). Graficamente dentre os sexos no h muita

42 diferena, porem entre os sexos o teste de Binomial identificou diferena significativa, homens tiveram a tendncia de responder sim do incio ao fim e mulheres tiveram a tendncia de responder no durante todo o curso. A B

Figura 12. Grficos onde A apresenta aceitao geral do "uso de animais mesmo que sofram para o sexo feminino, e B apresenta a aceitao geral do uso de animais mesmo que sofram para o sexo masculino, de acordo com o perodo. Os alunos tendem a no sentir culpa pelo sofrimento animal, mostrando de certa forma que no querem se responsabilizar por essa relao. Por outro lado, um maior nmero sentiu-se angustiado (Figura 13), um sentimento ligado culpa inconsciente (GELLIS e HAMUD, 2011). Considerando a relao entre sentimento de culpa e tica, inicialmente associamos o mal-estar no humano falta de orientao para seu agir no mundo; a partir da caracterizamos o projeto tico como a busca por esta orientao, e consequentemente, como uma tentativa de superao do mal-estar (GASPAR, 2007). Segundo Freud (1969 apud GELLIS e HAMUD, 2011) pode-se representar o sentimento de culpa como o mais importante problema no desenvolvimento da civilizao.

43

Figura 13. Grfico apresentando a porcentagem de alunos que sentem culpa e angstia pelo sofrimento animal. J em relao ao nvel de empatia, o teste Mann-Whitney mostrou diferena significativas entre os sexos (p<0,05) (Figura 14). Os homens apresentam uma mediana maior ao Final em comparao ao Incio, diferentemente as mulheres no mostram nenhum variao do Incio ao Fim. Isso demostra que o gnero feminino apresenta uma maior resilincia comparado ao sexo masculino. Sendo a resilincia a capacidade dos indivduos de prevenir, minimizar ou superar os efeitos nocivos das adversidades, inclusive saindo dessas situaes fortalecida ou at mesmo transformada (ANGST, 2009). Por outro lado, essa variao entre os gneros pode estar relacionada a construo da identidade que esses grupos enfrentam em sociedade que determina as caractersticas que eles devem desenvolver (LOURO, 2008).

44

Figura 14. Grfico mostrando a relao de empatia entre os perodos dos cursos em geral por sexo. De forma geral o teste Mann-Whitney (p<0,05) mostrou diferena significativa entre os perodos por curso e sexo (Figura 15). Apesar das medianas dos sexos do incio ao fim serem similares, em exceto no curso de veterinria para o sexo masculino, h variao dos nveis em todos os grupos. Os homens do curso de veterinria ao Final demostraram claramente um nvel maior de indiferena comparado a todos os outros cursos. Ao contrario no curso de farmcia h uma variao para mais no grau de empatia do sexo masculino ao final comparado com o incio.

45

Figura 15. Grfico mostrando os nveis de empatia em relao aos cursos e ao perodo por sexo. Vet=Veterinaria; Far=Farmca; Bio=Biologia; I=Inicio; F=Final; M=Masculino; F=Feminino. Cada curso e cada sexo apresentam suas caractersticas, e essa relao com os outros animais pode est tambm relacionada a outros fatores, alm da educao cientfica, como a prpria identidade dos indivduos e suas ideias formadas a partir de outras instituies sociais, como escola, famlia, mdia, religio, etc. Desse modo, considerando a influncia do sistema de crenas (cultura) sobre o comportamento e as emoes das pessoas, Filippi (et al. 2010) realizou um estudo feito com trs grupos culturais distintos (onvoros, vegetarianos e veganos) para avaliar seus nveis de empatia em relao ao sofrimento animal humano e no humano. O resultado mostrou que os grupos Vegetarianos (especistas ou no) e Veganos (anti-especistas) apresentaram maiores coeficientes de empatia (Figura 16).

46

Figura 16. Grfico mostrando os nveis de empatia entre grupos comportamentais distintos: Onivoros (especistas), Vegetarianos (Especistas ou no) e Vegans (No especistas) (FILIPPI et al, 2010). Resultado que pode ser comparado com o nosso (Figura 17), pois considerando a resposta Todos como sendo anti-especista, foi o que demostrou mais empatia em relao ao sofrimento animal. Para identificar o nvel de empatia em relao ao especismo o teste Mann-Whitney apresentou resultado significativo (p<0,05) entre os alunos que escolheram substituir todos os animais (anti-especista), alunos que escolheram preferencialmente os domsticos (especista) e os alunos que escolheram nenhum animal (especista). H maior concentrao de respostas de empatia para quem escolheu Todos e Domsticos, porem quem escolheu Domsticos apresenta maiores valores para indiferena. Enquanto que quem escolheu Nenhum ficou bem disperso com pouca empatia, tendendo a uma maior indiferena (Figura 17).

47

Figura 17. Grfico apresentando o nvel de altrusmo dos alunos que escolheram entre substituir Todos os animais, Nenhum animal e preferencialmente os Domsticos.

6. CONCLUSO

A pesquisa teve como objetivo apresentar uma anlise sobre os eventos ocorridos em relao experimentao animal e o comportamento dos alunos em relao a isso. Apesar da alta aceitao dos animais como modelo para experimentos cientficos, sob a alegao de um mal necessrio, quando a questo o sofrimento, as opinies a favor do uso j diminuem. A alta aceitao do uso de animais em contrapartida com o baixo conhecimento sobre o bem-estar animal, tica e alternativas, tira do aluno a possibilidade de ter uma opinio pautada em informaes e o desenvolvimento de uma conscincia crtica sobre o que fazer, impossibilitando a tomada de decises ticas. Foi visto que a diferena entre perodos mostrou variao decrescente no nvel de empatia dos indivduos (e crescente no caso especfico do sexo masculino da farmcia). O que pode nos indicar que a educao tcnico-cientifica pela qual

48 esses alunos passam, influencia em suas consideraes morais em relao aos outros animais, porque alm de estar sujeito a uma educao especista, passando por um aprendizado de segregao, limita seu crculo moral, e favorece a banalizao da violncia em relao aos diferentes. Por outro lado, vimos que cada curso e cada sexo apresentam suas caractersticas, e que essa relao com os outros animais est tambm relacionada a outros fatores, outras variveis alm da educao cientfica, como a prpria identidade dos indivduos e suas ideias formadas a partir de outras instituies sociais, como escola, famlia, mdia, religio, etc. Considerar o fato de que o sexo feminino tenha maior empatia e uma maior resilincia, no quer dizer que o sexo feminino esteja mais adaptada a esse mecanismo. O que pode influenciar a prpria educao diferenciada qual os dois gneros so submetidos em nossa sociedade. Considerando ento o sistema de crena dos indivduos, assim pudemos verificar que indivduos menos especistas (com alguma considerao moral com os outros animais sem distino de espcie) apresentaram maiores nveis de empatia. Isso sugere que a empatia um mecanismo que pode ser desenvolvido durante a vida (ex: com uma educao anti-especista, ou uma educao antirracista). Sendo assim, mesmo que as diferentes formas (espcies) de vida possam ter uma maior dificuldade de comunicao emptica entre elas, pela dificuldade de reconhecer o corpo estranho, nosso conhecimento e ideias transformam as nossas percepes, interferindo no nosso comportamento. Se tivermos que identificar a TPAS nas prticas especistas, mais

especificamente na experimentao animal, identificaramos as seguintes caractersticas: auto-estima inflada; mentira patolgica; controle/manipulao; falta de remorso ou culpa; afeto superficial; insensibilidade/falta de empatia; impulsividade; irresponsabilidade e falha em assumir responsabilidade. Se considerarmos o uso inteligente e racional para violentar esses animais em prol dos nossos interesses, fica ainda mais evidente o TPAS intraespecfico nas nossas relaes. A maior preocupao pela banalizao desse comportamento

49 exatamente na dificuldade de identificar os indivduos que realmente sofrem de TPAS dos que no sofrem, porm mantm as mesmas prticas e reprimem suas consideraes morais, tornando-se refns de uma atividade imposta pelo mercado. O profissional da rea de cincia animal, bilogos e veterinrios so os mais capacitados para difundirem essas questes no ambiente acadmico e de trabalho, pois s com o conhecimento biolgico da moral, orientada pelo estudo da psicologia (evolutiva e do desenvolvimento) e da ecologia (profunda e humana) que alcanaremos um nvel de transformao significativa das aes humanas. Porm no sendo suficiente o estudo da moralidade no campo cientifico para solucionar nossos problemas, faz-se necessrio o reforo filosfico e jurdico na Biotica ao que diz respeito aos direitos dos animais. Outros estudos so necessrios para se entender nossas capacidades morais biolgicas, e como isso pode ter ocorrido evolutivamente, para que possa ser considerada importante para o desenvolvimento da sociedade humana em equilbrio com a natureza, e nesse caso especifico, para uma cincia mais humana.

7. REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS

ALVES, Paola Biasoli. A ecologia do desenvolvimento humano: experimentos naturais e planejados. Psicol. Reflex. Crit., Porto Alegre, v. 10, n. 2, 1997. Available from <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S010279721997000200013&lng=en&nrm=iso>.Acesso em: 29 Out. 2013. ANGST, Rosana. PSICOLOGIA E RESILINCIA: Uma reviso de literatura. Psicol. Argum., Curitiba, v. 27, n. 58, p. 253-260, jul./set. 2009. BALENCIAGA, Inmaculada Juregui. Psicopata: Pandemia de la Modernidad. Nmadas: revista crtica de ciencias sociales y jurdicas. Madrid, n19, 2008. Disponvel em: <http://www.ucm.es/info/nomadas/19/ijbalenciaga.pdf >. Acesso em: 23 out. 2012. BROOM, D.M.; MOLENTO, C.F.M. Bem-estar animal: conceito e questes relacionadas Reviso. Archives of Veterinary Science v.9, n.2, p.1-11, 2004. CAMPOS, Diana Catarina Ferreira de; GRAVETO, Joo Manuel Garcia do

50 Nascimento. Oxitocina e comportamento humano. Revista de Enfermagem Referncia. v. 3, n. 1, p.125-130, Jul. 2010 CHAU, Marilena. Convite Filosofia. Ed. tica, So Paulo, 2000. DACOME, Ocimar Aparecido; GARCIA, Rosngela Fernandes. Efeito Modulador da Ocitocina sobre o Prazer. Revista Sade e Pesquisa, v. 1, n. 2, p. 193-200, maio/ago. 2008 - ISSN 1983-1870 DARWIN, C. R. On the origin of species by means of natural selection, or preservation of favored races in the struggle for life. London: Murray, 1859. DARWIN, Charles. The Descent of Man. Londres, 1871. DARWIN, Charles. A Expresso das emoes no homem e nos animais. Trad. De Leon de Souza Lobo Garcia. So Paulo: Companhia das Letras, 2000. DE TONI, Plnio Marco et al. Etologia humana: o exemplo do apego. PsicoUSF (Impr.), Itatiba, v. 9, n. 1, Jun. 2004. Disponvel em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S141382712004000100012&lng=en&nrm=iso>. Acesso em: 15 Out. 2012 FELIPE, Sonia T. tica e experimentao animal: fundamentos abolicionistas. Florianpolis: Ed. Da UFSC, 2007. FELIPE, Snia T. Fundamentao tica dos direitos animais. O legado de Humphry Primatt. Revista Brasileira de Direito Animal. v.1, n.1, jun/dez 2006. Disponvel em: <http://www.animallaw.info/journals/jo_pdf/Brazilvol1.pdf>. Acesso em: 28 out 2012. FELIPE, Sonia T. Por uma questo de princpios: alcance e limites da tica de Peter Singer em defesa dos animais. Florianpolis: Boiteux, 2003. FILIPPI M, Riccitelli G, Falini A, Di Salle F, Vuilleumier P, et al. (2010) The Brain Functional Networks Associated to Human and Animal Suffering Differ among Omnivores, Vegetarians and Vegans. PLoS ONE 5(5): e10847. doi:10.1371/journal.pone.0010847 GASPAR, Tas Ribeiro. O sentimento de culpa e a tica em psicanlise. Psyche (So Paulo), So Paulo, v. 11, n. 20, jun. 2007 . Disponvel em: <http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S141511382007000100004&lng=pt&nrm=iso>. Acesso em: 27 out. 2013. GELLIS, Andr; HAMUD, Maria Isabel Lima. Sentimento de culpa na obra freudiana: universal e inconsciente. Psicol. USP, So Paulo, v. 22, n. 3, Set. 2011. Disponvel em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S010365642011000300011&lng=en&nrm=iso>. Acesso em: 27 Out. 2013.

51 GOMES, Cema Cardona; ALMEIDA, Rosa Maria Martins de. Psicopatia em homens e mulheres. Arq. bras. psicol., Rio de Janeiro, v. 62, n. 1, abr. 2010. Disponvel em: <http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S180952672010000100003&lng=pt&nrm=iso>. Acesso em: 23 out. 2012. GREIF, Sergio; TRZ, Thales. A verdadeira face da experimentao animal. Rio de Janeiro: Sociedade Educacional "Fala Bicho", set. 2000. GURDON, J.B. The developmental capacity of nuclei taken from intestinal epithelium cells of feeding tadpoles. Journal of Embryology and Experimental Morphology. 1962. 10:622-640. LEVAI; Tmara Bauab. Vtimas da Cincia: Limites ticos da experimentao animal. 2 edio. So Paulo. Editora Mantiqueira, 2006. LEVAI; Laerte Fernando.Direito dos Animais. 2 edio. So Paulo: Editora Mantiqueira de Ciencia e Arte. 2004. LOURO, Guacira Lopes. Gnero e sexualidade: pedagogias contemporneas. Pro-Posies, Campinas, v. 19, n. 2, Aug. 2008. Disponvel em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S010373072008000200003&lng=en&nrm=iso>. Acesso em: 16 Out. 2013. LOW, Philip. 2012. The Cambridge Declaration on Consciousness. Disponvel em: <http://fcmconference.org/img/CambridgeDeclarationOnConsciousness.pdf>. Acesso em: 24 set 2012. MAGALHES, M.; ORTNCIO FILHO, H. Alternativas ao uso de animais como recurso didtico. Arq. Cinc. Vet. Zool. Unipar, Umuarama, v. 9, n. 2, p. 147154, 2006 MARTA, Tas Nader; MAZZONI, Henata Mariana de Oliveira. Assassinos em srie: uma questo legal ou psicolgica? Revista USCS Direito. a.10 n.17. jul./dez. 2009. MATOS, Jos Claudio Morelli. Instinto e razo na natureza humana, segundo Hume e Darwin. Sci. stud., So Paulo, v. 5, n. 3, Sept. 2007 . Disponvel em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S167831662007000300002&lng=en&nrm=iso>. Acesso em: 29 Set. 2012. MORALES, Marcelo M. Mtodos alternativos utilizao de animais em pesquisa cientfica: mito ou realidade?. Cienc. Cult. [online]. 2008, v. 60, n. 2, pp. 33-36. ISSN 0009-6725. MORANA, Hilda C P; STONE, Michael H; ABDALLA-FILHO, Elias. Transtornos de personalidade, psicopatia e serial killers. Rev. Bras. Psiquiatr., So Paulo, 2012 . Disponvel em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-

52 44462006000600005&lng=en&nrm=iso>. Acesso em: 22 Out. 2012. MORRIS, Desmond. O Macaco Nu. Crculo do Livro S.A. 1967 NAPOLI, Ricardo Bins Di. Animais como pessoas? O lugar dos animais na comunidade moral. Princpios. Revista de Filosofia. v.20 n.33 Jan/Jun 2013. NASCIMENTO, Luiz Felipe. Empresa Psicopata versus Empresa Cidad. Rev. Gesto Social e Ambiental. v1, n1, pg. 19-29, abr. 2007. Disponvel em: <http://www.revistargsa.org/rgsa/article/view/13/3>. Acesso em: 23 out. 2012. NOBEL Prize. "The Nobel Prize in Physiology or Medicine 2012". Nobelprize.org. Disponvel em: <http://www.nobelprize.org/nobel_prizes/medicine/laureates/2012/>. Acesso em: 12 Out. 2012. ORSINI, Helosa; BONDAN, Eduardo Fernandes. Fisiopatologia do estresse em animais selvagens em cativeiro e suas implicaes no comportamento e bem-estar animal reviso da literatura. Revista do Instituto de Cincias da Sade. 2006. 1(24): 7-13. REZENDE, Anglica Heringer de; PELUZIO, Maria do Carmo Gouveia; SABARENSE, Cphora Maria. Experimentao animal: tica e legislao brasileira. Rev. Nutr., Campinas, v. 21, n. 2, Abr. 2008 . Disponvel em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S141552732008000200010&lng=en&nrm=iso>. Acesso em: 28 Set. 2012. SINGER, Peter. Vida tica. Ediouro Publicaes S.A. 2002. SINGER, Peter. Libertao Animal. Trad. Marly Winckler. Porto Alegre, So Paulo: Lugano, 2004. SIQUEIRA-BATISTA R, Ras G, Gomes AP, Cotta RMM, Messeder JC; Mattos EA. A biotica ambiental e a ecologia profunda so paradigmas para se pensar o sculo XXI? Ensino, Sade e Ambiente. 2009,2(2):44-51. TAKAHASHI, K., Yamanaka, S. Induction of pluripotent stem cells from mouse embryonic and adult fibroblast cultures by defined factors. Cell. 2006. 126:663676. TRZ, Thales de Astrogildo e. R. B. E. C. T., vol 4, nm 2, mai./ago. 2011. Disponvel em: <http://revistas.utfpr.edu.br/pg/index.php/rbect/article/view/585/698>. Acesso em: 29 set. 2012 TRZ, Thales. O Uso de Animais Vertebrados como Recurso Didtico na UFSC: Panoramas, Alternativas e a Educao tica. Trabalho de Concluso de Curso - Universidade Federal de Santa Catarina, Santa Catarina, 2000. TRZ, Thales & NAKADA, Juliana. Percepes acerca da experimentao

53 animal como um indicador do paradigma antropocntrico-especista entre professores e estudantes de Cincias Biolgicas da UNIFAL-MG. Rev Alexandria. 2008; 1(3): 3-28. WAAL, Frans de. A Era da Empatia: Lies da Natureza para uma sociedade mais gentil. 2009. Companhia das Letras. VALADAO, Roxana; MILWARD-DE-ANDRADE, Roberto. O ensino da Biologia: suas relaes com a experimentao animal e a defesa do meio ambiente. Cad. Sade Pblica, Rio de Janeiro, v. 6, n. 4, Dec. 1990 . Disponvel em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102311X1990000400006&lng=en&nrm=iso>. Acesso em: 29 Set. 2012. ZATZ, Mayana. Clonagem e clulas-tronco. Estud. av., So Paulo, v. 18, n. 51, Aug. 2004 . Disponivel em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S010340142004000200016&lng=en&nrm=iso>. Acesso em 10 Maio 2011. doi: 10.1590/S0103-40142004000200016.

You might also like