You are on page 1of 3

PONTIFCIA UNIVERSIDADE CATLICA DO PARAN ESCOLA DE SADE E BIOCINCIAS CURSO DE PSICOLOGIA DISCIPLINA RAZES DO PENSAMENTO PSICOLGICO

FUNCIONALISMO

Vinicius Silva Ortelhado, Turma A,Diurno.

Curitiba 2014
1

Charles Darwin, com sua no !o de evolu !o, mudou o "oco da nova #sicolo$ia da estrutura da consci%ncia #ara as suas "un &es. O "uncionalismo se #reocu#a com as "un &es da mente, em como ela ' usada #or um or$anismo #ara se ada#tar ao seu ambiente. O movimento da #sicolo$ia "uncional "ocou em uma (uest!o #r)tica* O (ue os #rocessos mentais conse$uem reali+ar, Os "uncionalistas estudaram a mente n!o do #onto de vista de sua com#osi !o, mas sim como um con$lomerado de "un &es e #rocessos (ue levam a conse(u%ncias #r)ticas. Como um #rimeiro sistema de #sicolo$ia americana, o "uncionalismo "oi um #rotesto deliberado contra a #sicolo$ia de -undt e Titchener, (ue eram consideradas muito restritivas e #rimitivas. Os "uncionalistas, (ue en"ocavam nas "un &es mentais, #assaram s se interessar #elas a#lica &es em #otencial da #sicolo$ia aos #roblemas da vida di)ria, de como as #essoas "uncionam e se ada#tam a di"erentes ambientes. O trabalho de Darwin in"luenciou muito a #sicolo$ia contem#or.nea, nos se$uintes #ontos* o en"o(ue na #sicolo$ia animal, (ue "ormou a base da #sicolo$ia com#arativa/ A %n"ase nas "un &es e n!o na estrutura da consci%ncia/ A aceita !o da metodolo$ia e dos dados de diversas )reas/ O en"o(ue na descri !o e mensura !o das di"eren as individuais. Os #sic0lo$os #erceberam a im#ort.ncia do estudo do com#ortamento animal #ara a com#reens!o do com#ortamento humano, assim a #sicolo$ia ia se dedicando mais ao "uncionamento do ser humano e dos animais na ada#ta !o ao ambiente. Darwin tamb'm deu uma #e(uena contribui !o #ara a literatura da #sicolo$ia in"antil com o di)rio sobre seu "ilho, re$istrando cuidadosamente o desenvolvimento da crian a. Outro autor (ue devemos citar ' 1rancis 2alton, seu trabalho a res#eito da heran a mental e das di"eren as individuais da ca#acidade humana, (ue incor#orou e"etivamente o es#3rito da evolu !o a #sicolo$ia. 1oi 2alton tamb'm (ue deu ori$em ao conceito de teste mental. 4le ima$inava (ue a inteli$%ncia #odia ser medida com base na ca#acidade sensorial individual e (ue, (uanto mais inteli$ente, mais alto seria o n3vel de "uncionamento sensorial do indiv3duo. 2alton e5traiu essa ideia das teorias de 6oc7e. Tamb'm ' not)vel a sua contribui !o na )rea da associa !o de ideias. 2alton trabalhou em dois #roblemas relacionados com essa )rea* a diversidade da associa !o de ideias e o tem#o de rea !o. 4m seus estudos usou sem#re como base "undamental a estat3stica e se mostrou muito e"iciente em seus e5#erimentos. 4mbora n!o "osse realmente um #sic0lo$o era uma #essoa e5tremamente talentosa e suas atua &es n!o "icaram restritas a uma )rea.

Schult+, D8. 1uncionalismo* as in"luencias anteriores. 9n* Schult+, D8. :ist0ria da #sicolo$ia moderna. S!o 8aulo* Cen$a$e 6earnin$, 2011.

You might also like