You are on page 1of 18

Sou filho legtimo

Estudo de Clula para Crianas n 084 Publicado em 23/01/06

Recepo: Receba seus discpulos com alegria, conhea os visitantes, incentive a trazerem seus amigos para compartilharem desta comunho. Momento de orao: Ore e agradea a Deus, abenoando aos presentes, suas famlias e os que faltaram. Ore pela cadeira vazia e incentive as crianas a trazerem seus amigos na prxima semana. Cnticos e Oferta: Captando a ateno: Brincadeira: Princpio Bblico: "...Eu a ti te chamei pelo teu nome, pus-te o teu sobrenome, ainda que no me conhecesses." (Isaas 45:4) Introduo: Voc conhece o seu pai? Voc sabe a histria da sua famlia? Voc j viu as fotos de quando voc era beb? Ouviu as histrias que as pessoas da sua famlia contam de quando voc comeou a engatinhar, falar? (deixe que cada um compartilhe um pouco) Mensagem: Existe muita gente que no sabe com certeza quem o seu pai, no sabe se filho legtimo, no conhece nada sobre a sua histria. A sua identidade est incompleta. Falta uma parte da sua vida, e essas coisas, muitas vezes, enchem o seu corao de dvidas, desconfianas, medos, amarguras. Mas hoje, ns, temos uma boa notcia para voc. Quer saber? "Voc tem um pai que no desaparece nunca, no o abandona nunca, no tira os olhos de voc nunca e tem sempre muito amor para dar." No brincadeira, no. verdade. O Deus que criou todas as coisas no Universo lhe deu a vida, chama-o pelo nome e colocou em voc o sobrenome. O sobrenome dado pelo pai. Qual o seu sobrenome? Voc tem um sobrenome legal que est na sua Certido de Nascimento e na sua Carteira de Identidade. Esse sobrenome identifica a sua famlia fsica: pai, me, avs etc. Mas voc tem um outro sobrenome que identifica a sua famlia espiritual, seu Pai que est nos cus, e o torna conhecido no reino espiritual. Esse sobrenome lhe foi dado por Deus e o identifica como Seu filho. Voc SANTO. Voc faz parte da grande famlia de filhos e filhas que Deus gerou nesta Terra para pregar as Boas Novas e fazer crescer o Seu Reino.

Abra bem seus olhos e seus ouvidos e receba essa palavra: Voc filho legtimo do Deus TodoPoderoso. E da? Deve ter muita gente se perguntando. E da que voc precisa entender esse privilgio e saber que, assim como Deus olhou para voc com os olhos de Pai, o inimigo da sua alma olha para voc sempre buscando uma maneira de sujar o nome que seu Pai lhe deu. O que Satans mais quer que voc no seja um filho legtimo do Senhor, que voc abra mo desse privilgio. Para isso, est constantemente lhe tentando a pecar, a sujar a sua vida, a mergulh-lo na sujeira do pecado, para envergonhar o nome do seu Pai. Vemos isso, muitas vezes, na nossa vida diria. Voc j ouviu algum dizer: Fulano est com o nome sujo na praa. No pode comprar nada porque no tem crdito. Ou ento: Fulana envergonhou os pais com o seu comportamento. O que traz essa sujeira, essa vergonha para os nossos pais? Um comportamento rebelde, desobediente, mal-educado, desrespeitoso. Deus hoje lhe chama para tomar o seu lugar de filho. No um filho qualquer, rebelde, desobediente, mal-educado. Mas um filho que venha a alegrar ao Seu corao. E a? Quer assumir o seu lugar? Ento assine o seu nome, como o sobrenome que lhe de direito: FILHO DO DEUS ALTSSIMO!

Nos braos do Pai

Estudo de Clula para Crianas n 058 Publicado em 27/06/05

Recepo e Orao: Receba seus discpulos com carinho, incentive que todos se abracem na chegada, conhea os visitantes, incentive a trazerem seus amigos para compartilharem desta comunho. Pea a uma das crianas que agradea a Deus, abenoando aos presentes, suas famlias e os que faltaram. Ore pela cadeira vazia e por sua lista de 30 a 100 pessoas ( mover celular ). Introduo: Voc tomou a deciso de se assentar mesa com o Senhor? Agora que voc sabe que existe um lugar reservado para voc, no deixe de viver, todos os dias da sua vida, deliciando-se com a maravilhosa presena do Senhor. E hoje vamos falar de uma outra experincia tremenda com nosso Pai amado. Vamos falar sobre F. Alguma vez voc brincou com seu pai ou sua me de se jogar em seus braos? Quando voc se jogava nos braos dele(a), lembra qual era a sensao que sentia? Alguma vez voc desconfiou que ele(a) no poderia segur-lo? Se desconfiasse, o que faria? Certamente no pularia, no verdade? exatamente sobre essa confiana que vamos conversar hoje.

Texto Bblico: e qual a sobreexcelente grandeza do Seu poder sobre ns, os que cremos, segundo a operao da fora do Seu poder, que manifestou em Cristo, ressuscitando-o dos mortos e pondo-o Sua direita nos cus ... Efsios 1:19,20 Comentrios: Essa confiana, essa certeza, chama-se F. confiar em algo que seus olhos no podem ver, seus dedos no podem tocar, mas voc sabe que est ali e pode descansar sem medo. E a Bblia mostra muitos exemplos de F: 1. Os olhos de Daniel viam os lees, mas a f v o anjo que fecha a boca dos lees (Dn 6). 2. Os olhos vem o fogo na fornalha, mas a F v o anjo que livra da morte (Dn 3). 3. Os olhos vem a tempestade, mas a F v o arco-ris da aliana (Gn 9:16). 4. Os olhos vem os gigantes, mas a F v a Terra Prometida (Nm 13 e 14). Talvez voc possa pensar a em sua cabecinha: muito fcil falar essas coisas. Quero ver voc falar isso l em casa quando no tem comida, porque o meu pai est desempregado. Ou ainda: Fica l em casa, com meu pai bbado e eu quero ver a sua f! Ou talvez assim: Queria ver voc falando isso se vivesse com a minha me. Concordo com voc. Realmente no fcil crer quando parece que tudo acontece ao contrrio do que ns sonhamos. Assim como, provavelmente, no deve ter sido fcil para Daniel quando se viu sozinho com os lees; ou para No, quando entrou na arca e o dilvio caiu sobre ele e toda a sua famlia; ou para os discpulos, quando estavam no barco, no meio do temporal, embora Jesus estivesse com eles (Mt 8:23-27). E, veja s, nem para Jesus, o Filho de Deus, foi fcil enfrentar o momento da dor. Em Mateus 26:36-46, Jesus passou por um momento de profunda agonia, no Getsmani, quando pediu ao Pai que, se possvel, passasse d'Ele esse clice mas, contudo, que fosse feita a Sua vontade e confiou no Pai. O texto diz que, a grandeza do Senhor sobreexcelente para os que crem. Sabe o que sobreexcelente? mais que excelente, acima do que ns imaginamos. Viu? Se voc confiar n'Ele, Seus braos, que venceram a morte, esto abertos esperando por voc. As Suas fortes mos, que foram pregadas na cruz, esto prontas para apar-lo. Jogar-se em Seus braos F. Apelo: E ento? Quer experimentar? Os sobreexcelentes braos do seu Pai esto esperando por voc. Abra bem os olhos, veja-O e confie. Amm? Momento Especial: Incentive-os a fazerem uma orao pessoal sobre a necessidade de se entregarem nos braos do Pai, como sugesto, pedir que fechem seus olhos e louvem ao Senhor como se estivessem orando (CD Nos braos do Pai - Diante do Trono 5, faixa 05) Ministre durante o louvor para que eles se entreguem em todas as reas de sua vida. Oferta: "...Coisa mais bem aventurada dar do que receber " At 20:35b Lanche (opcional): Compartilhe um lanche com as crianas. Incentive a cada um estar partilhando o po a cada semana e com isso semear em seu celeiro. Lder:

- prepare sua clula com antecedncia (estudo, louvores e materiais necessrios); - se coloque em orao pela clula durante o dia. - ame cada vida que o Senhor tem lhe acrescentado para cuidar. - honre esse dia que o Senhor te deu.

A Palavra que nos guarda

Estudo de Clula para Crianas n 059 Publicado em 07/07/05

Quando caminhares, isso te guiar; quando te deitares, te guardar; quando acordares, falar contigo. Provrbios 6:22 Aprendemos que Deus quer que nos lancemos em Seus braos e confiemos inteiramente n'Ele, vivendo a experincia sobrenatural da F. Para nos jogarmos nos braos de algum precisamos confiar, caso contrrio, teremos medo de cair, no verdade? Hoje vamos aprender que Deus nos deu ensinamentos, deixou-nos mandamentos que, se obedecermos, eles sero lmpada para os nossos ps (Pv 6:23) e no caminharemos no escuro ou de acordo com aquilo que ns pensamos ou achamos. Temos uma direo para caminhar e dela no devemos nos desviar, nem para a direita nem para a esquerda. Esses mandamentos devem estar guardados no nosso corao, como a menina dos nossos olhos (Pv 7:1-3), no s para sabermos cada um deles de cor, mas para serem vividos diariamente, em todos os momentos da nossa vida. Voc sabe por qu? Porque Deus no est distante de ns. Ele um Deus de perto, que compartilha a nossa vida em todos os momentos, tendo Seus olhos sobre ns em todo tempo. Por isso, o texto nos diz que a Sua Palavra nos guia quando caminhamos, guarda-nos quando nos deitamos e fala conosco ao acordamos. Viu? Nunca estamos sozinhos, se vivermos a Palavra de Deus. E a, talvez voc possa pensar: e o que aconteceria comigo se eu decidisse no viver esses princpios? E se eu no quiser me submeter a Deus? muito simples: o que acontece quando a luz se apaga? Vm as trevas, no verdade? Ou ainda: o que acontece se debaixo de uma forte chuva voc tirar o guarda-chuva de sobre a sua cabea? Voc vai se molhar, claro! Da mesma forma, acontece quando decidimos no mais nos submeter a Deus: andaremos em trevas, na escurido do pecado, e estaremos sem a guarda, a cobertura do Senhor sobre ns.

Com essa deciso, rebelamo-nos contra Deus, afastamo-nos d'Ele e somos entregues nossa prpria sorte. E, apesar de todo o Seu amor por ns, Deus no poder fazer nada porque a deciso de caminharmos ou no debaixo da Sua cobertura nossa, no d'Ele. Para isso, Ele nos deu a capacidade de escolher e decidir. Agora, pare para pensar um pouco: se voc pode ter uma guarda celestial ao seu redor, os olhos do Senhor constantemente sobre voc, porque escolheremos viver sozinhos e desamparados? Quando decidimos no obedecer aos princpios de Deus, rebelamo-nos contra Ele. E todo aquele que no se submete insano, isto , louco. A rebeldia abominvel para Deus, insuportvel aos Seus olhos e nos empurra para longe d'Ele. Agora, diante disso, no bem mais inteligente nos submetermos a Deus, obedecer aos Seus mandamentos, pois assim teremos a garantia de estarmos guardados, protegidos em todo o tempo pelo Senhor? Ento seja esperto. Decida obedecer a Deus e jogue-se nos braos de Seu Pai. Amm? Oferta: Rm 11:16 - "Se as primcias so santas, tambm a massa o ; e se a raiz santa, tambm os ramos o so." Devolvendo o dzimo estamos honrando a Deus e em conseqncia disto santificando toda a nossa renda.

Quem do Senhor?

Estudo de Clula para Crianas n 143 Publicado em 03/07/07

Recepo: Receba seus discpulos com alegria, conhea os visitantes, incentive a trazerem seus amigos para compartilharem desta comunho. Momento de orao: Ore e agradea a Deus, abenoando aos presentes, suas famlias e os que faltaram. Ore pela cadeira vazia e incentive as crianas a trazerem seus amigos na prxima semana. Cnticos e Oferta: Adorem a Deus com alegria e contribua com o melhor. Quebra Gelo:

Principio Bblico: Ps-se em p Moiss na porta do arraial e disse: Quem do SENHOR, venha a mim. Ento se ajuntaram a ele todos os filhos de Levi. (xodo 32:26) Mensagem: Voc pode imaginar o susto que Moiss levou ao encontrar o povo comendo, bebendo, danando ao redor de um bezerro de ouro como se fosse o prprio Deus? E como ficou indignado ao saber que Aro, o sacerdote que o Senhor escolhera para cuidar do Seu tabernculo, tinha feito o bezerro com as ofertas de ouro que o povo tinha trazido a ele? Veja o que ele disse a Aro: Que te tem feito este povo, que sobre ele trouxeste tamanho pecado? (v. 21). Mas Moiss tinha que tomar uma atitude, pois no podia permitir que a situao ficasse daquele jeito, no mesmo? Ps-se em p Moiss na porta do arraial e disse: Quem do SENHOR venha a mim (v,26). De todas as tribos de Israel, somente a tribo de Levi se ajuntou a Moiss. Ento mandou que os filhos de Levi matassem todos aqueles que tinham pecado contra o Senhor. A Bblia diz que, naquele dia, cerca de trs mil homens morreram. Talvez voc pense que Moiss foi injusto, mas ele obedeceu ao comando de Deus. Voc lembra que aquele mesmo povo, pouco tempo antes, tinha dado a sua palavra de que obedeceria a tudo que o Senhor mandasse? O mesmo povo que adorou ao bezerro de ouro declarou o seu amor e a sua obedincia a Deus e, no momento de provar a sua obedincia, simplesmente abriu mo de tudo o que tinha recebido e prostrou a um falso deus? Vamos pensar um pouco, fazendo uma comparao com o nosso mundo de hoje. A maioria das pessoas diz que acredita em Deus, mas, muitas vezes, na hora da dificuldade, acabam indo buscar soluo na macumba, na feitiaria, no espiritismo, nas drogas, que no passam de bezerros de ouro, que no servem para nada. Essa deciso s leva a um caminho: a morte. Veja um exemplo que acontece todos os anos em Manaus: o boi. Milhares de pessoas se renem para cantar e danar em homenagem ao boi. Quantas famlias so destrudas, quantas pessoas morrem. Por exemplo, esse ano de 2007 um homem morreu eletrocutado ao empurrar um carro alegrico. E o carnaval, que todos os anos envergonha a nao brasileira? Quantas pessoas morrem, quanta violncia acontece, quantas crianas so violentadas? Na verdade, hoje no vivemos em uma situao muito diferente daquele tempo. Se hoje algum parasse na sua frente e falasse: Quem do Senhor, venha a mim? O que voc faria? O Senhor procura aqueles que, realmente, querem ser santos, obedientes Sua palavra, que o adorem em esprito e em verdade e que, na hora da dificuldade, saibam se manter firmes na deciso de servi-lO. Um verdadeiro levita para a casa do Senhor.

Voc essa pessoa? Quando Moiss retornou presena do Senhor para pedir perdo pelo pecado do povo, ouviu algo muito duro: Ento disse o SENHOR a Moiss: Aquele que pecar contra mim, a este riscarei do meu livro (v.33). Deus no tolera o pecado! Ele cuida de ns, nos protege, nos guarda, nos sustenta, nos ama, mas no aceita que andemos fora dos Seus princpios. Ele disse a Moiss que, aquele que pecar contra Ele, ter o nome riscado do Seu livro. Voc sabe o que isso? como se fosse apagado da Sua presena. Voc quer o seu nome no livro da vida? Voc quer estar na presena do Senhor? Voc quer ser lembrado como um homem ou uma mulher de Deus? Ande nos Seus princpios e, nunca esquea, que s Ele o Senhor, que vive e reina para sempre. E seu nome estar, sempre, guardado na palma da mo do Senhor. Que privilgio, hein? Atividade: Lanche (opcional): Compartilhe um lanche com as crianas. Incentive a cada um estar partilhando o po a cada semana e com isso semear em seu celeiro.

Jesus, a luz do mundo

Estudo de Clula para Crianas n 121 Publicado em 26/12/06

Recepo: Receba seus discpulos com alegria, conhea os visitantes, incentive a trazerem seus amigos para compartilharem desta comunho. Momento de orao: Ore e agradea a Deus, abenoando aos presentes, suas famlias e os que faltaram. Ore pela cadeira vazia e incentive as crianas a trazerem seus amigos na prxima semana. Cnticos: Adorem a Deus com alegria e danas. Introduo: Vimos, no estudo anterior, sobre a celebrao da festa de Hanuk ou a Festa das Luzes. Passamos a conhecer a sua histria, o porqu da sua celebrao pelos judeus.

Principio Bblico: Eu sou a Luz do mundo; quem me segue no andar nas trevas; pelo contrrio, ter a luz da vida." Joo 8:12 Mensagem: Vamos conversar, hoje, sobre Jesus, a Luz do mundo, a Luz que veio para tirar o homem da escurido do pecado. No livro de Gnesis 1:2, a Bblia fala que a terra era sem forma e vazia e havia trevas sobre ela. O Senhor, ento, disse: Haja luz; e houve luz. E no versculo 3 diz que Ele viu que a luz era boa; e fez separao entre a luz e as trevas. Voc j experimentou andar no escuro? muito difcil, no mesmo? Deus viu que a escurido no era boa, por isso criou a luz. A escurido nos impede de andar, de correr, de ver as coisas lindas que Deus criou para ns. O pecado , tambm, uma forma de escurido, que nos impede de ver a Deus, de contemplar as Suas maravilhas, de ver os Seus milagres, de viver o Seu reino aqui na Terra. Quando os judeus hoje celebram Hanuk, fazem algo interessante: acendem as luzes do candelabro nas janelas das casas, para que todos vejam a luz que venceu as trevas. Jesus, um dia, falando aos fariseus, disse que Ele a Luz do mundo e que todos aqueles que O seguem no andaro nas trevas. Ele a Luz que afasta as trevas do pecado, porque todo aquele que O segue anda em santidade, porque Ele Santo. Os judeus preferiram acender a menor com uma pequena quantidade de leo, mesmo sabendo que no duraria muito tempo, mas que era puro, do que utilizar um leo que j havia sido contaminado. A pureza agrada o corao de Deus, pois Ele mesmo disse que ns devemos ser santos, porque ele Santo. Santidade fala de pureza, de algo que no foi contaminado, no foi sujo. Por isso o Senhor operou o seu milagre, fazendo com que a luz ficasse acesa por oito dias, at que o leo puro estivesse pronto para ser usado. Jesus veio para libertar o mundo da escurido das trevas, morreu por ns, subiu aos cus, mas no levou a luz com Ele. Ele mesmo disse que ns somos luz nesse mundo. Ele nos deixou aqui na terra para iluminar a vida daqueles que esto na escurido do pecado. E no importa qual a sua idade ou o seu tamanho. Voc a luz de Deus nessa terra. Assim como a pequena quantidade de leo que os judeus tinham se tornou um milagre, voc tambm, embora pequeno, pode ser um grande milagre de salvao nessa terra. Portanto, brilhe, brilhe bastante para que a sua luz espante a escurido do pecado e ilumine a vida de todas as pessoas que esto ao seu redor. Brilhe com a santidade de Deus, brilhe com a certeza da salvao, resplandea a glria do Pai e celebre a vida do Senhor em voc. Oferta: Lanche (opcional): Compartilhe um lanche com as crianas. Incentive a cada um estar partilhando o po a cada semana e com isso semear em seu celeiro.

A parbola dos dois servos

Estudo de Clula para Crianas n 117 Publicado em 27/11/06

Recepo: Receba seus discpulos com alegria, conhea os visitantes, incentive a trazerem seus amigos para compartilharem desta comunho. Momento de orao: Ore e agradea a Deus, abenoando aos presentes, suas famlias e os que faltaram. Ore pela cadeira vazia e incentive as crianas a trazerem seus amigos na prxima semana. Cnticos: Adorem a Deus com alegria e danas. Introduo: Voc sabe qual o dia em Jesus vai voltar? Ningum sabe, s o Pai. E quando Ele voltar, voc acha que estar preparado para ir com Ele para o cu? Jesus um dia disse ao povo: "Porm daquele dia e daquela hora ningum sabe, nem os anjos do cu, nem o Filho, mas unicamente o Pai. Por isso, estai vs apercebidos tambm, porque o Filho do homem h de vir a hora em que no penseis." (Mateus 24:36,44) Ento vamos raciocinar: Jesus disse que vai voltar para nos buscar, mas no sabemos o dia e nem a hora. Como, ento podemos estar preparados para no sermos pegos de surpresa com a Sua volta? Principio Bblico: "Que pois o servo fiel e prudente, que o Senhor constituiu sobre a sua casa, para dar o sustento a seu tempo? Bem aventurado aquele servo que o Senhor, quando vier, achar servindo assim." (Mateus 24:45,46) Mensagem: Ns, seres humanos, muitas vezes, temos uma grande dificuldade: No nos preparamos com antecedncia para as coisas. Quer ver? simples! Se vamos ter uma prova na semana que vem, deixamos para estudar na vspera; temos um trabalho para entregar daqui a um ms, mas deixamos para ver um dia antes, e depois corremos para dar tempo e no fazemos realmente algo de excelncia; se temos um compromisso s quatro da tarde, vamos nos arrumar, geralmente, em cima da hora e acabamos chegando atrasados, no verdade? Somos assim, deixamos tudo para a ltima hora. E se houver um contra tempo? Se o pneu do carro furar? Se no encontramos o livro que precisamos para estudar? Se a energia vai embora? Ficamos na mo. Jesus nos alertou sobre isso. Ele contou a parbola dos dois servos: O servo fiel e prudente e o servo infiel. O servo fiel aquele que, mesmo o seu senhor no estando presente, ele cumpre com todas as suas responsabilidades, Ele diz que esse servo, quando o seu senhor chegar, o colocar sobre todos os seus bens.

E o servo infiel? aquele que pensa assim: O meu senhor vai chegar tarde, ento, vou comer e beber, deixar minhas tarefas para depois e no se importa em maltratar ou outros. A esse servo, Jesus diz que, quando o seu senhor chegar, em uma hora em que no se espera, o lanar ao inferno. Precisamos aprender a ser servos fiis. Estar sempre preparados para a chegada do nosso Senhor. Como vamos fazer isso? Cumprindo com os princpios que temos aprendido em Sua Palavra. Esses dias falvamos sobre os dois maiores mandamentos: Amar a Deus sobre todas as coisas e ao prximo como a ns mesmos. Se amamos verdadeiramente ao Senhor, acima de todas as coisas, no teremos dificuldades em obedecermos Sua Palavra, andando em santidade, buscando a Sua presena e aguardando ansiosamente a Sua vinda. Se amamos a ns mesmos, vamos procurar cuidar dos outros como de ns mesmos, respeitando-os, ajudando-os, e, assim, estaremos cumprindo a Palavra. Vivendo dessa forma, estaremos preparados para quando Jesus voltar. Ele nos olhar como servos fiis. Se agirmos ao contrrio, achando que Ele vai demorar e que depois ns buscaremos a Sua presena, seremos pegos de surpresa, como infiis, e no alcanaremos a vida eterna com o Senhor. Vamos treinar a nossa fidelidade? Vamos comear por trabalhar o nosso tempo de forma a no andarmos atrasados, a no deixarmos as coisas para a ltima hora. Se aprendermos a fazer assim, certamente seremos servos fiis, vigilantes, e no seremos pegos de surpresa, amm? Oferta: Lanche (opcional): Compartilhe um lanche com as crianas. Incentive a cada um estar partilhando o po a cada semana e com isso semear em seu celeiro.

O maior presente

Estudo de Clula para Crianas n 092 Publicado em 04/04/06

Recepo: Receba seus discpulos com alegria, conhea os visitantes, incentive a trazerem seus amigos para compartilharem desta comunho.

Momento de orao: Ore e agradea a Deus, abenoando aos presentes, suas famlias e os que faltaram. Ore pela cadeira vazia e incentive as crianas a trazerem seus amigos na prxima semana. Cnticos e Oferta: Captando a ateno: Brincadeira: Introduo: O que voc fez essa semana com os talentos que seu Pai lhe deu? Usou a sua voz, as suas habilidades para engrandecer o Reino de Deus? Eu espero que sim, pois hoje vamos falar de algo ainda mais precioso que Ele nos deu, o maior presente que poderamos receber, e que, s um amor muito, muito grande seria capaz de dar. Quer saber? Ento vamos ler Joo 3:16 a 23 Principio Bblico: "Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o Seu Filho Unignito, para que todo aquele que n'Ele cr no perea, mas tenha a vida eterna". Joo 3:16 Mensagem: Esse texto fala do grande presente que o Pai, em Seu grande amor por ns, nos deu: Jesus! O Pai Celestial deu Seu prprio Filho para morrer na cruz por ns e, ao derramar o Seu sangue, limpar-nos dos nossos pecados, fazendo-nos conhecer o perdo de Deus. Ele abriu o caminho para o cu, para a presena de Deus, para entrarmos na Sala do Trono. Ele diz, ainda, que aquele que n'Ele cr ter a vida eterna. Vou lhe fazer uma pergunta: Voc seria capaz de dar o que voc mais ama nesta terra para salvar algum que no lhe ama, que no se importa com voc, que nem sabe que voc existe? ruim, n? Pois foi exatamente isso que Deus fez. Muito antes de eu ou voc existirmos, Ele j nos via, conhecia, sabia por onde andaramos e o quanto precisaramos do Seu amor e perdo. Ele sabia que viveramos no pecado, nas trevas, longe d'Ele. Sendo Pai, nosso Criador, sabendo as nossas necessidades, abriu mo do Seu bem mais precioso, Seu Filho Jesus, para que viesse a Terra como homem, vivesse sem pecado, para pagar o preo do nosso resgate na Cruz do Calvrio e levar-nos de volta ao nosso Pai Celestial. Que amor tremendo, no verdade? Entregar o Seu prprio filho, Sua prpria essncia, Sua prpria vida por causa de algum que nem sequer o conhecia. Pense um pouco: Como voc importante aos olhos do seu Pai. To importante que Ele preparou para voc o maior de todos os presentes: Vida eterna! Ele preparou tudo para que possa estar ao seu lado por toda a eternidade, para que o pecado no prevalea na sua vida, mas que voc possa olhar para a cruz do calvrio, ver ali o amor de seu Pai e a obedincia de Jesus para que a salvao o alcanasse e voc pudesse conhecer as boas novas do Reino.

Isso no fantstico? Deus preparou Seu Filho Jesus para que viesse Terra, nascesse como todo homem, crescesse como todas as crianas, fosse adolescente e jovem, como todos ns, passasse por tentaes, mas fosse vitorioso sobre elas. Ele enviou Jesus para mostrar ao mundo que podemos ver a glria do Pai em nossas vidas se crermos em Sua Palavra; para fazer muitos milagres e, depois, ser trado por algum que caminhava com Ele; para ser julgado culpado por crimes que no cometera e ser condenado a mais cruel das mortes: a Cruz. Simplesmente por amor a voc. Somente para t-lo ao Seu lado! E a voc pergunta como Nicodemos (Joo 3:9): Como pode acontecer isso? E Jesus responde: Muito simples. s crer no Filho. Todo aquele que cr no Filho ganha a Vida Eterna (Joo 3:16b). Estamos chegando Pscoa. Pscoa fala desse Jesus que morreu na cruz (Joo 18, 19 e 20), foi sepultado, mas no permitiu que a morte o vencesse. Pelo contrrio, Ele a derrotou. E ressuscitou ao terceiro dia, vencendo sobre as trevas e tendo nas mos as chaves de vida e da morte, dizendo a voc que a sua vida agora est nas palmas das mos de Deus, que nenhuma acusao mais h contra voc, que o sangue derramado na cruz foi suficiente para apagar todas as sua transgresses. E agora? O que voc vai fazer? Corra e receba o seu presente. Deixe Jesus entrar na sua vida, no seu corao e creia que seu pai poderoso para fazer o melhor na sua vida. O que est esperando? No perca esse presente to maravilhoso! Atividade: Jesus nos ama e quer dar o melhor para ns. Cubra os traos e descubra qual o melhor presente que podemos dar a Ele.

Jesus, meu amigo fiel

Estudo de Clula para Crianas n 021 Publicado em 02/08/04

Recepo: Receba a todos com alegria, desperte o sentimento de amizade no momento da chegada. Orao Inicial: Na hora indicada para comear a clula, convide aqueles que j chegaram a se colocarem em orao por quem ainda no veio. Faa uma roda e batalhe com as crianas em orao para a liberao no reino espiritual de todos os impedimentos aos colegas freqentarem assiduamente as clulas (cite nomes dos membros ausentes). A cada um que

chegar aps este perodo, d um brado de vitria em reconhecimento pela intercesso das crianas. Encerre este perodo agradecendo a presena de cada um, apresentando a cadeira vazia e reafirmando as 3 pessoas por quem sua clula est orando. Texto-base 01: Ningum tem maior amor do que este: dar algum a prpria vida em favor dos seus amigos. Vs sois meus amigos, se fazeis o que Eu vos mando. J no vos chamo servos, porque o servo no sabe o que faz o seu senhor; mas tenho-vos chamado amigos, porque tudo quanto ouvi de meu Pai vos tenho dado a conhecer. (Jo 15:13-15) Louvor: Vamos ento louvar com alegria, pois Jesus o nosso amigo fiel. (procure cantar louvores que falem de amizade, incentive-os a se abraarem ou ficar juntos neste momento) Texto-base 02: Deus criou o homem Sua imagem e Sua semelhana e tinha um relacionamento muito ntimo com ele, visitava-o na virao do dia e conversava com ele (Gn 1:26,27; 2:7;18; 3:8). Quebra Gelo: (Deixe algumas crianas se expressarem a cada pergunta e busque resposta para as outras perguntas com as crianas que ainda no responderam. Tenha sempre o cuidado de no deixar que as mesmas crianas estejam respondendo tudo, afinal voc est formando lderes) - Vocs j se perguntaram por que Deus criou o homem? - Com todo o universo Sua disposio, com poder para fazer tudo, criar o que quisesse, por que Deus criou um ser Sua imagem e semelhana? Introduo: Creio que Seu sonho era ter algum com quem pudesse se relacionar, algum que tivesse a capacidade de reconhecer a Sua graa, Seu poder, Sua maravilhosa e infinita bondade, algum que pensasse e com quem pudesse conversar. E isso no poderia ser feito com os animais, as rvores, os astros que brilham no cu. Era necessrio um ser especial! Assim, o homem foi criado no sexto-dia, imagem e semelhana do Seu criador. Do 1 ao 5 dia do processo de criao, ao final do dia Deus olhava para o que tinha feito e dizia que era bom. Mas ao final do 6 dia, ao contemplar o homem, sua avaliao foi muito alm e Ele disse que era muito bom. Atividade 01: Hoje ns vamos fazer um desenho super divertido (d meia folha de papel ofcio para cada criana e deixe a disposio lpis de cor, borracha e apontador). Vamos sentar em roda e seguir meu comando para fazer o desenho de um homem (se for menino) e uma mulher (se for menina): 1 faam o rosto dele, caprichem nos olhos, boca, nariz, etc. (d um tempinho pequeno, acelerem os que esto demorando) 2 troquem sua folha com o colega do lado direito, agora faam o tronco do rosto que voc recebeu. Preste ateno se o rosto de um homem ou mulher. Muito bem!

3 hora trocar novamente... (sempre para o mesmo lado) agora desenhe os braos e as mos. 4 trocando....desenhe as pernas 5 trocando... desenhe os ps. Ok, agora devolvam o desenho para aquele que comeou a faz-lo. (Espere as risadas que com certeza acontecero) Agora vocs vo dar um nome de um(a) amigo(a) que voc conhece para este desenho. Recorte em volta e apresente aos seus colegas. (depois que apresentarem seus desenhos, pea que segure com zelo) Desenvolvimento: Mas esse homem afastou-se de Deus por causa da desobedincia, abrindo a porta para o pecado e assim perdeu a capacidade de relacionar-se intimamente com o seu Criador (Gn 3). Mas, apesar disso, Deus nunca deixou de amar a Sua criao. Durante sculos Ele levantou homens, guiados por Ele para trazer de volta o corao do homem Sua presena: No, Abrao, Moiss, Josu e vrios outros, em um plano de resgate do Seu sonho. Diga: Deus fiel! Mesmo que eu me afaste d'Ele, ele no se esquece de mim. Pense nisso: Deus no esquece de voc mesmo que voc se afaste d'Ele. Isso no fantstico? Ter algum que lhe ama a ponto de dar por voc o que tem de mais precioso, Seu prprio filho? isso mesmo! Depois de traar todo um plano de resgate por amor a ns, Deus completou Seu plano nos enviando Jesus Cristo, Seu Filho para ensinar aos homens sobre o Reino de Deus, Seu amor infinito, Sua bondade e misericrdia e lev-los a uma vida de santidade. Para isso Jesus morreu na Cruz, derramando Seu sangue por ns. Mas o melhor disso que, alm da salvao, da vida eterna, ganhamos um amigo incomparvel, fiel, companheiro, que est conosco em todos os momentos da nossa vida. Atividade 02: Agora vamos ver como Jesus quer ser amigo de todos. (Painel: Prepare com antecedncia uma folha maior, cartolina ou mesmo folhas de oficio coladas com o desenho de Jesus ao centro) Clique para ampliar clique na imagem para ampliar Cada um venha aqui na frente e cole seu amigo ao redor de Jesus, mas venha orando para que ele tambm seja um amigo de Deus, um vencedor. (A partir deste momento em qualquer das etapas seguintes voc poder convidar as crianas a cantar a cano do Crianas Diante do Trono II Inimigo do Mal) Obs.: crianas menores podem receber a folhinha com o desenho para colorir. Apelo: A partir de hoje, quero convidar voc para conhecer comigo o melhor amigo que algum pode ter: Jesus Cristo! E saber que podemos contar com Ele em qualquer situao que estivermos: com medo, nos sentindo sozinhos, quando temos vontade de desistir, quando

camos em pecado, etc. Quem aqui gostaria de descobrir as maravilhas do amor de Deus? Ento seja bem-vindo! Pois para isso basta apenas reconhecermos aquilo que Jesus fez por cada um de ns, aceitando-O como Senhor e Salvador de nossas vidas. (Orar com as crianas confirmando Jesus em seus coraes) Oferta: E ser que algo mais que devemos saber sobre nossa vida em Cristo... claro que sim, por isso estamos juntos aqui toda semana. Neste momento ns podemos dar a Ele um presente de reconhecimento e amor. Traga a frente aquilo que voc separou para ofertar ao Senhor com toda sua alegria. (Ore e abenoe as ofertas) Orao Final: Agradea pelos amigos em Cristo que o Senhor concedeu a cada um, pedindo que Ele fortalea cada vez mais os laos de amizade nesta clula e ainda acrescente mais e mais amigos para juntos compartilharem do amor de Deus. Lanche (opcional): Compartilhe um lanche com as crianas. Incentive a cada um estar partilhando o po a cada semana e com isso semear em seu celeiro. Lder: - prepare sua clula com antecedncia (estudo, louvores e materiais necessrios); - se coloque em orao pela clula durante o dia. - ame cada vida que o Senhor tem lhe acrescentado para cuidar. - honre esse dia que o Senhor te deu.

Nasci para fazer Deus sorrir! - Parte 1

Estudo de Clula para Crianas n 285 Publicado em 31/05/10

Recepo: Receba seus discpulos com alegria, conhea os visitantes, incentive a trazerem seus amigos para compartilharem desta comunho. Momento de orao: Ore e agradea a Deus, abenoando aos presentes, suas famlias e os que faltaram. Ore pelo crescimento de sua clula e proponha alvos para as crianas trazerem visitantes na prxima semana. Cnticos e Oferta: "A alegria est no corao". Adorem a Deus com alegria e contribua com o seu melhor. Quebra-Gelo:

Princpio Bblico: Faze resplandecer o teu rosto sobre o teu servo... (Salmo 119:135) Mensagem: Voc gosta de dar uma boa gargalhada? Gosta de rir? Quantas boas risadas voc deu hoje? E durante essa semana? Rir algo muito gostoso, no verdade? E faz to bem que existe at a terapia do riso, para algumas pessoas que sofrem de problemas emocionais. Por outro lado, o rosto entristecido, a famosa cara fechada, uma pessoa que nunca d um sorriso, est sempre triste ou bravo, aborrecido, no algo muito agradvel de se ver nem de se conviver, no mesmo? Da mesma forma que ns, seres humanos, Deus tambm sorri, sente prazer, alegria, como tambm Se entristece com algumas coisas que acontecem. Vamos aprender, nesses dias, o que podemos fazer para alegrar o corao de Deus, para fazlO sorrir para ns, e o que entristece o Seu corao. Para isso, vamos conhecer algumas histrias na Bblia que servem de ensino e de exemplo para ns, amm? Primeiro, vamos procurar saber para o qu Deus nos criou. Muita gente se pergunta por que nasceu, e, em Romanos 11:36, Paulo diz que: Porque dele, e por Ele, e para Ele, so todas as coisas. Ento, Ele nos criou para Ele mesmo. Voc e eu fomos criados por Deus para Ele mesmo, para o Seu louvor, para sermos Seus filhos, para termos relacionamento com Ele, por isso nos fez a Sua imagem e semelhana. Voc j construiu alguma coisa com as suas prprias mos? Quando eu era criana, no havia a imensa variedade de brinquedos que existe hoje, e como minha famlia vivia com alguma dificuldade financeira, com muitos filhos para sustentar, nem sempre tnhamos os brinquedos que queramos. Ento, ns inventvamos, construamos nossos prprios brinquedos: carrinho de rolim, perna de pau, carrinho de lata de leite, panelinha com as medidas que vinham nas latas de leite, bonecas de pano, etc. Cada coisa que fazamos era muito importante, era o nosso brinquedo e tinha um valor muito grande para ns. Se algum pegava sem a nossa permisso, com certeza, tinha uma briga; se quebrava, era um choro s. Foi feito por ns, era para a nossa diverso. Da mesma forma, fomos criados pela mo de Deus, somos d'Ele e nascemos e vivemos para Ele. Mas como fazer para que Ele Se alegre conosco e sorria para ns? Quando Deus criou o homem, no o largou sozinho na Terra, mas vinha se relacionar com ele na virao do dia (Gnesis 3:8), vinha para conversar com ele. Deus deseja esse relacionamento e foi por isso que, mesmo depois que o homem pecou, Ele no o largou de mo nem Se esqueceu dele, mas elaborou um plano para resgat-lo, para traz-lo do volta ao Seu convvio. Ento, vamos aprender a primeira lio: 1. Deus tem prazer quando nos relacionamos com Ele. Ele gosta quando nos achegamos, abrimos o nosso corao e nos derramamos diante d'Ele.

to bom quando estamos ao lado de um grande amigo, algum a quem ns amamos, em quem confiamos, no verdade? Como bom receber um abrao apertado, um beijo estalado no rosto, uma ligao de algum querido que est longe, uma mensagem no celular, um email. Isso nos torna mais prximos. Deus tambm quer estar prximo de ns, isso alegra o Seu corao e enche o Seu rosto com enorme sorriso. E como podemos nos relacionar com Ele? Existem muitas formas. A leitura da Palavra, a orao, o ouvir a ministrao no culto ou na clula, em uma msica, em uma dana, ou at mesmo o simples parar para admirar as coisas lindas que Ele criou e reconhecer o quanto Ele criativo e maravilhoso. Deus no tem formalidade, no precisa marcar hora com Ele, pois Ele est sempre livre para ns. Quando queremos muito bem a uma pessoa, quando a amamos, ns fazemos o possvel e o impossvel para agrad-la. Se amamos ao Senhor Deus, ns faremos de tudo para agrad-lO, para alegrar o Seu corao. Vamos conhecer, na Bblia, alguns homens que empenharam sua vida para agradar a Deus. Nem sempre foi fcil, algumas vezes eles erraram, mas sempre procuraram fazer o melhor. No achou graa aos olhos de Deus. A Bblia diz que a Terra estava cheia de violncia, os homens estavam mergulhados na maldade, e Deus Se arrependeu de ter criado esse homem, a ponto de pensar em destru-lo. Em Gnesis 6:6, lemos que o corao de Deus pesou. Voc j sentiu o seu corao pesado? Isso acontece quando estamos muito tristes, muito magoados por causa de alguma coisa, parece que tem algo apertando o nosso corao, no verdade? Assim eu penso que Deus Se sentiu naquele dia, quando viu a Sua criao to perfeita, a Sua imagem e semelhana, mergulhada no pecado, na violncia, na bebedice, na maldade. E a Sua tristeza foi to grande que Ele pensou em destruir tudo o que havia criado. Mas no meio de toda aquela maldade, algo atraiu a Sua ateno. Havia um homem diferente, que buscava viver de forma correta, era justo e ntegro e procurava andar na Sua presena. Eu imagino o enorme sorriso que se abriu no rosto de Deus quando Ele olhou para No. Era como uma pequena luz no meio da escurido. E por causa de No, a terra no foi destruda e a humanidade teve uma segunda chance, por isso eu e voc estamos aqui. Talvez Deus esteja hoje olhando para a Terra e vendo toda a maldade praticada pelo homem: os assaltos, a rebeldia, a desobedincia dos filhos aos pais, a falta de cuidado dos pais para com os seus filhos, e o Seu corao, hoje, esteja entristecido. Que tal sermos, para o Senhor, os Nos deste tempo? Vamos abrir um sorriso em Seu corao? Vamos procurar ser diferentes? Vamos buscar nos relacionar com Ele de uma maneira cada vez mais especial? Deixe o rosto d'Ele resplandecer sobre voc, um enorme sorriso da face do Grande Eu Sou iluminar a sua vida, afinal, foi para Ele que voc nasceu, amm?

Atividade: Lanche (opcional): Compartilhe um lanche com as crianas. Incentive a cada um estar partilhando o po a cada semana e com isso semear em seu celeiro.

Gostaria de explicar como voc pode receber a Cristo. VOC PODE RECEBER A CRISTO AGORA MESMO EM ORAO (Orar falar com Deus). Deus conhece seu corao e est mais interessado na atitude do seu corao do que em suas palavras. A orao seguinte serve como exemplo: "Senhor Jesus, eu preciso de Ti. Eu Te agradeo por ter morrido na cruz pelos meus pecados. Abro a porta da minha vida e Te recebo como meu Salvador e Senhor. Obrigado por perdoar os meus pecados e me dar a vida eterna. Toma conta da minha vida e faa de mim o tipo de pessoa que desejas que eu seja." Esta orao expressa o desejo do seu corao? Se for assim, faa esta orao agora mesmo e Cristo entrar em sua vida, como prometeu.

You might also like