You are on page 1of 16

Gato, 1968

Trabalho de Artes - Aldemir Martins

Sumrio - Biografia - Leitura das Obras - Arte em vrias texturas - Esculturas do artista - Murais - Bibliografia

Aldemir Martins (Ingazeiras- CE- 1922). Pintor, gravador, desenhista, ilustrador. Em 1941, participa da fundao do Centro Cultural de Belas Artes, em conjunto com Antonio Bandeira (1922-1967), Raimundo Cela (1890-1954), Inim de Paula (1918-1999) e Mrio Baratta (1915-1983), que trs anos depois passa a se chamar Sociedade Cearense de Belas Artes- SCAP. Funda, tambm, o Grupo Artys, com Mrio Baratta, Barbosa Leite, Antonio Bandeira e Joo Maria Siqueira em 1942. Expe individualmente pela primeira vez em 1946, na sede do Instituto dos Arquitetos do Brasil de So Paulo IAB/SP. Em 1947 em So Paulo, integra o Grupo dos 19 e, em 1950 cursa gravura com Poty (1924-1998), no Museu de Arte de So Paulo Assis Chateaubriand- Masp. Em 1985, lana o livro Linha, Cor e Forma, em que registra a trajetria de sua obra. Paralelamente atividade de gravador e pintor, faz ilustraes para jornais e livros. Nascimento: 1922 Ingazeiras CE- 8 de novembro Formao: 1949 So Paulo SP- Faz curso de histria da arte com Pietro Maria Bardi 1950 Sp Paulo SP Cursa gravura no Masp, com Poty Cronologia: Pintor, gravador, desenhista, ilustrador 1942- Fortaleza- CE Funda o Grupo Artys, com Mrio Bartta, Barbosa Leite, Antnio Bandeira e Joo Maria Siqueira 1943/1944 Faz ilustraes nos jornais Unitrio, Correio do Cear e o Estado. 1945/1946 Rio de Janeiro-RJ Vive nessa cidade 1946 So Paulo- SP- Faz ilustraes nos jornais Correio Paulistano e a Noite 1947 So Paulo SP Integra o Grupo dos 19 1954 So Paulo SP Cria a primeira cenografia para a pea Lampio, de Raquel de Queiroz 1955 So Paulo SP Faz painis para residncias e locais pblicos 1956 So Paulo SP Ilustra Sonetos, de Bocage 1960 So Paulo SP Faz 90 ilustraes para a edio completa, em 9 volumes, de As Mil e Uma Noites 1960 Roma (Itlia) Segue para Roma, com o prmio viagem obtido no Salo Nacional de Arte Moderna do Rio de Janeiro 1981 Rio de Janeiro RJ Faz a abertura da novela Terras do Sem Fim, de Jorge Amado. Acontece premire com distribuio de lbum com reproduo de desenhos da novela. 1985 Brasil Lana o livro Linha, Cor e Forma, que reflete seu trabalho; ilustra vrias obras literrias.

- Biografia

O artista plstico Aldemir Martins nasceu em Ingazeiras, no Vale do Cariri, Cear em 8 de novembro de 1922. A sua vasta obra, importantssima para o panorama das artes plsticas no Brasil, pela qualidade tcnica e por interpretar o ser brasileiro, carrega a marca da paisagem e do homem do nordeste. O talento do artista se mostrou desde os tempos de colgio, em que foi escolhido como orientador artstico da classe. Aldemir Martins serviu ao exrcito de 1941 a 1945, sempre desenvolvendo sua obra nas horas livres. Chegou at mesmo curiosa patente de Cabo Pintor. Nesse tempo, freqentou e estimulou o meio artstico no Cear, chegando a participar da criao da Sociedade Cearense de Artistas Plsticos, junto com outros pintores, como Mrio Barata, Antonio Bandeira e Joo Siqueira. Em 1945, mudou-se para o Rio de Janeiro e, em 1946, para So Paulo. De esprito inquieto, o gosto pela experincia de viajar e conhecer outras paragens marca do pintor, apaixonado que pelo interior do Brasil. Em 1960/61, Aldemir Martins morou em Roma, para logo retornar ao Brasil definitivamente. Falece em 05 de Fevereiro de 2006, aos 83 anos, no Hospital So Lus em So Paulo. - Leitura das Obras Oriundo de uma das regies mais dramaticamente carentes do pas, era compreensvel que Aldemir evocasse, nos primeiros testemunhos de sua produo pictrica, temas e motivos pungentes, reveladores das condies subumanas em que viviam - e ainda vivem - tantos nordestinos. E embora muito jovem e inexperiente, sem dispor sequer dos recursos tcnicos de que mais tarde se apossaria, de se realar a fora dramtica dos seus quadros da poca, nos quais a misria, a seca, a fome e a doena desempenham o papel principal; fora dramtica, de resto, que a partir da dcada de 1950 cederia gradativamente vez a uma crescente estilizao e a uma acentuada pesquisa formal, que os tornariam mais bem realizados, sem dvida, mas menos expressivos. A temtica sofrida dos seus primeiros tempos em Fortaleza e So Paulo foi pouco a pouco substituda por assuntos menos agressivos, de bichos (e em especial gatos), aves (sobretudo galos), flores, frutos, cangaceiros e mulheres rendeiras, tratados no mais expressionisticamente, mas de modo mais adocicado. Foram esses assuntos, divulgados por todo o pas at como padres decorativos de louas e tecidos, que terminaram por transformar Aldemir num dos artistas plsticos mais populares do Brasil.

Sua tcnica passeia por vrias formas de expresso, compreendendo a pintura, gravura, desenho, cermica e escultura em diferentes suportes. Aldemir Martins no recusa a inovao e no limita sua obra, surpreendendo pela constante experimentao: o artista trabalhou com os mais diferentes tipos de superfcie, de pequenas madeiras para caixas de charuto, papis de carta, cartes, telas de linho, de juta e tecidos variados algumas vezes sem preparao da base de tela - at frmas de pizza, sem contudo perder o forte registro que faz reconhecer a sua obra ao primeiro contato do olhar. Seus traos fortes e tons vibrantes imprimem vitalidade e fora tais sua produo que a fazem inconfundvel e, mais do que isso, significativa para um povo que se percebe em suas pinturas e desenhos, sempre de forma a reelaborar suas representaes. Recebeu inmeros prmios, nacionais e internacionais, e suas pinturas, alm de enriquecer capas de livros como "Terras do Sem Fim" e "Gabriela, Cravo e Canela", de autoria de Jorge Amado, foram reproduzidas nos mais variados produtos industriais, como pratos, bandejas, xcaras, tecidos e embalagens. A carreira de Aldemir Martins conta com mais de 150 exposies coletivas e individuais. - Arte em vrias texturas -

O Flautista 100 x 80 cm Acrlica sobre tela Ano: 1967

Aldemir Martins Paisagem 40.5 x 50.5 cm Acrlica sobre tela Ano: 1999

Aldemir Martins Bois 25 x 25 cm Acrlica sobre tela Ano: 1971

Aldemir Martins Palheta Natureza morta 27.5 x 41.5 cm Acrlica sobre madeira Ano: 2000

Aldemir Martins Modelo 54 x 65 cm leo sobre tela Ano: 1949

Aldemir Martins Cangaceiro 40 x 30 cm Acrlica sobre tela colada carto Ano: 1999

Aldemir Martins Marinha 35 x 79 cm Acrlica sobre tela Ano: 1976

Aldemir Martins Pssaro 77 x 77 cm Acrlica sobre papel mache Ano: 2001

Outras obras: aberturas de novelas

http://www.youtube.com/watch?v=oOWzKj4tuFs http://www.youtube.com/watch?v=FBvUILjCSSc

- Esculturas do artista -

Aldemir Martins - Pomba - Escultura Em Alumnio

Aldemir Martins - Escultura Tucano Acrlico Original 70

- Murais Aldemir Martins comeou a produzir obras em mosaico no incio de sua trajetria, realizando peas decorativas para a entrada de edifcios em So Paulo, como era comum durante a dcada de 50, como decorrncia da estratgia dos construtores para atrair o interesse da classe mdia pelas moradias em prdios de apartamentos. Depois dessa fase, Aldemir ficou mais de cinqenta anos distante das pastilhas, dedicado quase integralmente s pinturas e gravuras que muito enriqueceram as artes plsticas brasileiras pela exuberncia cromtica e figurativa de seus trabalhos. Por mais de meio sculo, o artista produziu telas, desenhos, cermicas, publicidade, gravuras, etc... Aceitava todo tipo de desafio, tendo inclusive feito desenhos para abertura de novelas televisivas. S iria retornar arte do mosaico no incio do novo milnio, quando foi convidado a realizar uma obra mural na entrada do Espao Cultural Drago do Mar, de Fortaleza, com pastilhas produzidas pela Vidrotil, a mesma empresa que, fundada em 1947, forneceu a ele as tesselas para suas primeiras obras dos anos 50. O painel j foi exibido e comentado aqui em outro espao deste site. Mas, a bem da verdade, preciso informar que, alm deste, h uma outra obra em mosaico, produzida em 2003, para um condomnio em So Paulo. O Drago do Mar, criado em 1996 pelo governo do Cear, uma rea construda em 30 mil metros quadrados dentro de Fortaleza que engrandece o estado por se tornar em to pouco tempo um espao de referncia para o turismo e para a cultura nacional.

Uma outra obra sua, a ltima de sua ltima fase:

Esta pea posterior do Drago do Mar que do ano 2000. Aldemir faleceu em 2006, ou seja, trs anos depois da inaugurao deste painel, existente no Condomnio New Horizons, no Alto da Lapa, em So Paulo. Trata-se de uma obra de muitas cores fortes, que segue o padro tpico de sua vasta produo pictrica e revela uma fora muito expressiva e instigante, sobretudo se levarmos em conta que j era um homem octogenrio. Mas o que se v na obra a mesma fora e domnio plstico de seus anos de juventude. O mural fica na Vila Leopoldina (SP).

- Bibliografia -

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-144451009-aldemir-martins-pomba-esculturaem-aluminio-assinada-_JM http://www.sescsp.org.br/sesc/revistas/revistas_link.cfm?Edicao_Id=262&Artigo_ID=41 07&IDCategoria=4604&reftype=2 http://mosaicosdobrasil.tripod.com/id72.html http://mosaicosdobrasil.tripod.com/id120.html http://www.vitruvius.com.br/revistas/read/drops/08.020/1729 http://www.pitoresco.com.br/brasil/aldemir/aldemir.htm http://ebooksgratis.com.br/category/informacao-e-cultura/page/20/ http://www.casaartecanoas.com.br/web/biografia_det.php?artista=4

You might also like