You are on page 1of 93

Protocolo de Teleatendimento e Despacho em Emergncias Mdicas

INSTRUO TCNICA OPERACIONAL

N 22

2012

Protocolo de Teleatendimento e Despacho em Emergncias Mdicas

INSTRUO TCNICA OPERACIONAL N 22, de 09/04/2012


(Protocolo de Teleatendimento e Despacho em Emergncias Mdicas)

SUMRIO
1. VISAO GERAL 2. OBJETIVOS 3. UMA RPIDA REVISO DE IMPORTANTES CONCEITOS 4. SINAIS E SINTOMAS 5. IDENTIFICAO DA QUEIXA PRINCIPAL 6. FLUXO DO CHAMADO 7. PRINCIPAIS TIPOS DE QUEIXA 7.1 Queixa Clnica 7.2 Vtimas de Trauma 8. PRESUNAO DE GRAVIDADE EM VTIMAS DE TRAUMAS 9. CONSIDERAES PEDITRICAS 10. TEMPO DE RESPOSTA 11. DEFINIO DOS PRINCIPAIS TIPOS DE QUEIXAS 12. RELAO ENTRE O PROTOCOLO DE APH DO TELEDIGIFONISTA E AS DRETRIZES AUXILIARES DAS OPERAES DIAO 13. EQUIPE DE TRABALHO 14. BIBLIOGRAFIA 15. ANEXOS Anexo I Protocolos de Traumas T1 Mordida de Animal T2 Violncia domstica / Violncia sexual T3 Queimaduras T4 Ferimentos nos olhos T5 Vtima de queda T6 Vtima de exposio ao calor / frio T7 Hemorragia T8 Acidente de trabalho 01 02 03 05 05 06 06 06 07 08 09 10 11 11 11 12 13 14 15 16 17 19 21 23 25 27

Protocolo de Teleatendimento e Despacho em Emergncias Mdicas

T9 Vtima de agresso por arma branca e / ou de fogo T10 Acidentes de trnsito T11 Outras leses traumticas Anexo II Protocolos de Queixas Clnicas C1 Dor abdominal C2 Alergia / Picadas C3 Dor nas costas C4 Problemas respiratrios C5 Dor no peito C6 Convulso / epilepsia C7 Diabetes C8 Dor de cabea C9 Problemas cardacos C10 Intoxicao Exgena (ingesto / envenenamento / overdose) C11 Problemas psiquitricos /Alteraes do comportamento C12 Mal sbito C13 Acidente Vascular Cerebral (AVC derrame cerebral) C14 Situao Desconhecida / Paciente ao solo Anexo III Protocolos de Riscos Iminentes Vida R1 Inalao de Monxido de Carbono/ Materiais Perigosos R2 Parada Cardiorrespiratria R3 Obstruo Respiratria R4 Afogamento R5 Eletrocusso R6 Parto de emergncia R7 Inconscincia / Desmaio Anexo IV - Instrues de Pr-Atendimento Ressuscitao Cardiopulmonar (RCP) em Adulto Ressuscitao Cardiopulmonar (RCP) em Criana Ressuscitao Cardiopulmonar (RCP) em Beb Desobstruo de Vias Areas (DVA) em Adulto Desobstruo de Vias Areas (DVA) em Criana Desobstruo de Vias Areas (DVA) em Beb

28 29 30 31 32 34 36 38 39 40 42 44 45 46 48 49 51 53 54 55 57 59 61 63 64 66 68 69 73 77 80 84 87

Protocolo de Teleatendimento e Despacho em Emergncias Mdicas

1. VISAO GERAL O presente protocolo destinado s unidades de Bombeiros que recebem as chamadas de emergncia pelo telefone 193 e que no dispem de mdico regulador para proceder triagem das solicitaes, o empenho das guarnies, a orientao ao solicitante e o encaminhamento do paciente a recurso hospitalar. Havendo mdico regulador, tais atribuies pertencem ao mesmo, nos termos da Portaria Nr 2048/02, do Ministrio da Sade, que no seu captulo IV Do Atendimento Pr-Hospitalar Mvel, preconiza que:
...o mdico regulador, aps julgar cada caso, define a resposta mais adequada, seja um conselho mdico, o envio de uma equipe de atendimento ao local da ocorrncia ou ainda o acionamento de mltiplos meio s.

Ao se referir aos servios de APH dos Corpos de Bombeiros Militares, a Portaria, no entanto, assume que podem ser estabelecidos protocolos de despacho imediato de seus recursos de ateno s urgncias em situaes excepcionais.... A American Heart Association AHA (Associao Americana do Corao), por sua vez, incorporando as diretrizes de 2005 do International Liaison Committee on Resuscitation ILCOR (Aliana Internacional dos Comits de Reanimao), a respeito da importncia do telefonista de emergncia fornecer instrues aos solicitantes previamente chegada das equipes especializadas de atendimento prhospitalar - APH, recomenda que:
O atendente do SME (Servio Mdico de Emergncias) que fornece instrues por telefone sobre RCP para os circunstantes que esto prestando socorro a lactentes e crianas, e tambm vtimas adultas, com alta probabilidade de uma causa de parada cardaca por hipxia (asfixia) (por exemplo, vtimas de afogamento) deve instruir a pessoa que telefona em como fazer ventilaes de resgate e compresses torcicas.

A estas instrues preconizadas pela AHA denominamos de Instrues de Pr-atendimento, as quais se referem ao suporte bsico de vida nas emergncias cardiovasculares e respiratrias, incluindo obstruo de vias a reas por c orpos e stranhos (OVACE), conforme as diretrizes de 2005 do ILCOR / AHA.

Protocolo de Teleatendimento e Despacho em Emergncias Mdicas

Em 2010 o ILCOR publicou as novas diretrizes para o atendimento de Emergncias Cardiovasculares e Circulatrias, e novamente reforou as

recomendaes para que os telefonistas fornecessem orientaes aos solicitados quanto ao suporte bsico de vida a ser ministrado nas vtimas at a chegada do atendimento especializado. Assim preconiza o ILCOR (2010):
Os operadores dos centros de orientao devem ser treinados para colher informao, com protocolos especficos, a quem pede ajuda

E ainda:
Encoraja -se a orientao telefnica dos socorristas sem treino para fazerem reanimao s com compresses torcicas.

Assim, este documento tem o escopo de orientar os teledigifonistas do COBOM/CIAD e os telefonistas das Salas de Operaes dos Batalhes de Bombeiros Militares e de suas fraes no desempenho de suas atividades de atendentes de solicitaes de atendimento pr-hospitalar. Para fins de simplificao, ser emprega do doravante o termo telefonista para designar ambos os profissionais acima citados, cujas funes so similares e requerem familiaridade com um largo nmero de queixas mdicas. A experincia indica, no entanto, que normalmente existem trinta e dois tipos de queixas principais que ocorrem mais freqentemente. Este protocolo fornece ao telefonista uma idia geral sobre estes trinta e dois tipos de solicitaes mais comuns, que devem ser atendidas pelo Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais CBMMG, com o empenho de viaturas conforme as normas em vigor. O telefonista dever atuar em cada uma de acordo com os procedimentos nele estabelecidos e de acordo com as demais normas do CBMMG.

2. OBJETIVOS a. Identificar os trinta e dois principais tipos de agravos sade mais freqentes, a serem atendidos pelo Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais ;

Protocolo de Teleatendimento e Despacho em Emergncias Mdicas

b. definir e discutir a diferena entre uma queixa individual clnica e uma queixa traumtica; c. definir a diferena entre sinais e sintomas; d. definir como identificar as principais queixas; e. estabelecer os propsitos e focalizar as questes relevantes em cada categoria de cada queixa principal; f. demonstrar, usando o protocolo apropriado, como responder ao chamado de acordo com a queixa principal do paciente, relatada pelo solicitante; g. identificar os elementos crticos em caso de parada cardiorrespiratria ; h. definir o papel do telefonista em caso de instruir via telefone o solicitante a realizar uma ressuscitao cardiopulmonar RCP.

3. UMA RPIDA REVISO DE IMPORTANTES CONCEITOS Como j sabemos, todo solicitante ser submetido a algumas perguntas iniciais para identificar se o paciente est ou no respirando ou se est ou no consciente. Este procedimento proporciona uma avaliao inicial do quadro do paciente. Normalmente o processo se inicia com uma avaliao inicial ampla das circunstncias do agravo. De acordo com as respostas que o telefonista recebe, ele dever elaborar mentalmente uma viso do paciente determinante da queixa principal, por meio de perguntas chave. Obtendo as respostas, o telefonista poder determinar se gera de imediato a chamada ou no. Nos casos bvios de no urgncia, em que o solicitante pleiteia o transporte de supostos pacientes em situaes tais como encaminhamento para realizao de exames, retorno mdico sem queixa clnica relevante e transporte sanitrio sem relato de agravo algum sade, e no havendo mdico regulador na unidade de Bombeiros, o telefonista orientar o solicitante quanto misso do CBMMG e o aconselhar a procurar servios pblicos especficos, como transporte sanitrio, postos de sade, vigilncia sanitria , etc.

Protocolo de Teleatendimento e Despacho em Emergncias Mdicas

Havendo dvidas quanto necessidade da gerao ou no da chamada, ou quanto s orientaes a serem repassadas, o telefonista solicitar a interveno dos seguintes superiores hierrquicos: a. No COBOM / CIAD o supervisor dos telefonistas ou o despachante; b. Nas SOU de BBM e SOF de Fraes o Chefe da SOU/SOF ou o Auxiliar do CBU; Persistindo dvidas, a viatura de APH dever ser empenhada para o socorro e o telefonista / supervisor / despachante orientar ao solicitante quanto aos procedimentos a adotar at a chegada das guarnies. Durante o dilogo com o solicitante, o telefonista dever colher todos os dados pertinentes, conforme determinado em normas do COBOM/CIAD e das UEOp, e os lanar no CAD, ou outro meio de controle. O lanamento destes dados no deve atrasar o repasse aos solicitantes de informaes e orientaes relevantes segurana do paciente, do prp rio solicitante e de terceiros, tais como controlar o trnsito, manter pessoas afastadas de ambientes contaminados com produtos perigosos, manter -se longe de cabos eltricos energizados, dentre outros. Outras orientaes, no entanto, podero ser necessrias. Exemplo disso o caso em que o paciente esteja inconsciente e no respirando, ou esteja inconsciente e o solicitante no sabe dizer se ele est ou no respirando adequadamente. O telefonista, nestes casos poder ter que assumir que o paciente est em parada cardiorrespiratria e ser necessrio orientar o solicitante, via telefone, a executar uma possvel RCP, seguindo normas estabelecidas. Caso o solicitante visualize sinais de choque, dever o telefonista orientar o mesmo quanto aos procedimentos que devero ser empregados at a chegada do socorro. As situaes mais comuns, exceto em caso de vtimas de trauma, incluem dor precordial, problemas respiratrios, nvel alterado de conscincia e em alguns casos hemorragias. Quase sempre haver a necessidade de dar suporte e instrues ao solicitante no intuito de evitar o agravamento da situao, assim como proporcionar maior conforto ao paciente.

Protocolo de Teleatendimento e Despacho em Emergncias Mdicas

Temos recebido inmeras solicitaes de crianas ou adolescente. Estas tem sido um fator preocupante para o telefonista, quanto a gerar ou no uma chamada, devido grande quantidade de trotes principalmente nos horrios que antecede a entrada e posterior sada das escolas. O telefonista dever estar bastante preparado e treinado o suficiente para realizar perguntas concernentes e discernir entre um possvel trote e uma chamada real e no poder descartar de imediato a chamada de uma criana. Ao contrrio, dever elaborar perguntas chaves para ter certeza se trata de trote ou no. H que se levar em conta que os adolescentes atualmente so extremamente bem instrudos e capazes de receber informaes tcnicas suficientes para salvar uma vida ou manter sinais bsico de vida at a chegada de socorro.

4. SINAIS E SINTOMAS H uma diferena entre sinais e sintomas. Sinais so definidos como aquilo que se pode visualizar, mensurar, perceber pelos sentidos durante a avaliao do paciente, como por exemplo: sangramento, cianose, sudorese, deformidades, etc. Sintomas so definidos como sensaes sofridas e expressas pelo paciente, como: calor, frio, dificuldade respiratria, etc.

5. IDENTIFICAO DA QUEIXA PRINCIPAL Esta uma importantssima parte do que denominamos avaliao inicial. Vale lembrar que a queixa principal o que mais aflige o paciente. Paciente com vrias queixas ir identificar a principal primeiro, seguindo das demais, o que normalmente so sintomas da queixa principal. Perguntas diretas como: O que h de errado? devem ser evitadas, uma vez que podero confundir o solicitante, pois o mesmo pode entender que o despachante est querendo saber sobre o diagnstico do paciente. Tal tipo de pergunta poder ser

Protocolo de Teleatendimento e Despacho em Emergncias Mdicas

substituda por perguntas como: o que est acontecendo ? , em que o Corpo de Bombeiros pode te ajudar ? Quando o solicitante apresentar muitas queixas o telefonista dever gui-lo a responder qual a principal queixa e quais so os sinais e sintomas que o paciente apresenta.

6. FLUXO DO CHAMADO O processo da chamada dever fluir de modo simples e lgico. Normalmente o processo se inicia com perguntas bsicas seguidas por perguntas chave. Obtendo as informaes necessrias, o telefonista poder determinar se procede ao empenho imediato, se orienta o solicitante quanto s atribuies do CBMMG e o aconselha a buscar outro recurso - nos casos bvios de no urgncia - ou se repassa a ligao para deciso de superior hierrquico.

7. PRINCIPAIS TIPOS DE QUEIXA Normalmente existem dois tipos principais de queixa, uma advm de agravos clnicos e a outra advinda de trauma. A maioria dos chamados cai sobre estas duas categorias.

7.1 Queixa Clnica o mais comum tipo de queixa, entretanto o telefonista dever distinguir entre este tipo de queixa e a queixa advinda de trauma. Queixa clnica normalmente tem relao com problemas de sade que podem ser agudos ou crnicos. A resposta a este tipo de situao est intimamente informaes ligada do capacidade como do telefonista em colher as corretas uso de

solicitante,

idade,

sintomas

principais,

medicamentos etc. Sabemos que fatores como idade, doenas crnica s e histrico mdico so determinantes de um bom atendimento.

Protocolo de Teleatendimento e Despacho em Emergncias Mdicas

7.2 Vtimas de Trauma Trauma definido como uma leso causada por acidente ou violncia. A pronta resposta e as instrues passadas ao solicitante so, a princpio, baseadas na habilidade do telefonista em colher informaes sobre o tipo e a natureza do acidente (mecanismo da leso). Trauma denota uma situao na qual o paciente possui alguns ferimentos provocados por acidente ou violncia. A queixa principal do paciente

normalmente passada ao telefonista da seguinte forma: - Ele recebeu um tiro / facada. - Ele foi atropelado / bateu o carro / caiu do telhado, etc. Estas informaes fazem com que o telefonista crie uma rotina de perguntas com respostas-chave, no intuito de colher o mximo de informaes do solicitante para orient-lo no que deve ser feito at a chegada do socorro. As solicitaes para atendimento de pacientes de trauma devero ser avaliadas pelo telefonista de maneira diferente daquelas decorrentes de pacientes de agravos clnicos, pois os fatores que levaram quela situao so diferentes. Estudos mostraram que alguns fatores primrios determinam a resposta quando estamos lidando com vtimas de trauma. So os seguintes: a. Mecanismo da leso. b. Localizao da leso. c. Significncia do sintoma principal (nvel de conscincia, ferimento na cabea, hemorragia, etc. ) A fase que antecede chegada das guarnies do CBMMG ao local da ocorrncia chamada de fase de pr-atendimento, durante a qual devero ser passadas ao solicitante informaes, de maneira que o mesmo possa auxiliar ao telefonista no que concerne manuteno da vida do paciente. So essenciais o repasse de instrues, tais como manuteno das vias areas, controle de hemorragias, sinalizao do local, entre outros fatores. Seguindo instrues passadas pelo telefonista, o solicitante ir colaborar para manter a integridade do paciente. Dentre estas instrues pode-se incluir aquelas

Protocolo de Teleatendimento e Despacho em Emergncias Mdicas

quanto a no permisso de pessoas que no tem o mnimo de treinamento de primeiros socorros manipularem o paciente de forma temerria.

8. PRESUNAO DE GRAVIDADE EM VTIMAS DE TRAUMAS Segundo o manual do PHTLS, presume-se a elevao da gravidade do quadro clnico da vtima diante das seguintes circunstncias, s quais apontam para a maior necessidade de se considerar o empenho imediato de Gu BM: a. escala de coma de Glasgow < 14; b. presso arterial sistlica < 90; c. freqncia respiratria < 10 ou > 29; d. escala de trauma revisado < 11; e. leses penetrantes no crnio, tronco e extremidades proximais ao joelho e cotovelo; f. trax flcido; g. trauma combinado com queimadura; h. dois ou mais ossos longos fraturados; i. fraturas plvicas; j. fratura de crnio aberta ou com afundamento; k. paralisias de membros; l. amputao de membros; m. grandes queimaduras ( mais de 10% de rea corporal); n. ejeo de vtima de automvel; o. bito de outro passageiro no mesmo compartimento; p. queda superior a 1,5 vezes a altura da vtima; q. coliso em alta velocidade; r. pedestre arremessado pelo carro ou sob ele;

Protocolo de Teleatendimento e Despacho em Emergncias Mdicas

s. coliso de moto; t. idade < 5 ou > 55 anos; u. doena cardaca ou respiratria; v. diabticos dependente de insulina, cirrose, obesidade mrbida; x. trauma associado gravidez; y. paciente com imunodeficincia que esteja debilitado ou traumatizado; z. parto iminente; a.a.crise convulsiva por mais de 5 minutos; a.b. sinais de estado de choque; a.c. Hemorragias contnuas; a.d. Hipotermia; a.e. Histrico de problemas clnicos graves (doenas coronarianas, pulmonares obstrutivas crnicas, com distrbio da coagulao ou em uso de anticoagulante ou antiagregante plaquetrio).

9. CONSIDERAES PEDITRICAS Acidentes matam mais crianas do que a meningite, o cncer, ou a m formao congnita. Milhares de crianas morrem todo ano no Brasil, vtimas de queda, queimadura, afogamento, choque eltrico, asfixia e acidentes

automobilsticos. Para fins de emprego da adequada tcnica de APH, e correta orientao ao solicitante, define-se como beb o paciente de 0 a 1 ano de idade, criana de 1 a 8 anos de idade e adulto, acima de 8 anos de idade, conforme estabelecido pela Cruz Vermelha Americana e pela Associao Americana de Corao para socorrista leigo . Em caso de ser vtima de trauma, a criana no deve ser removida, a menos que esteja em situao de local inseguro ou em risco iminente de morte,

Protocolo de Teleatendimento e Despacho em Emergncias Mdicas

10

sem que haja viatura disponvel para atendimento a tempo, pois poder haver leses secundrias advindas de uma movimentao inadequada. Todo paciente considerado possvel portador de leso de coluna vertebral quando: a. for vtima de queda, atropelamento ou outro mecanismo de transferncia de energia mecnica; b. houver grande ferimento no rosto ou cabea; c. perda de conscincia advinda do acidente; d. paralisia ou inabilidade para mover membros; e. dor nas costas ao movimentar-se aps ter sofrido agravo traumtico; f. priapismo; g. quando no se conhece o mecanismo da leso; Crianas s vezes no apresentam na hora os sinais e/ou sintomas de graves leses, at que os mesmos atinjam um estado crtico. Queda de presso, pulso ou respirao no manifestam rpido como em adultos e so difceis de detectar quando elas esto apavoradas ou feridas, devendo ser encaminhadas urgentemente ao hospital.

10. TEMPO DE RESPOSTA Tempo de resposta o tempo decorrido do momento em que o solicitante entra em contato com o CBMMG, usualmente via fone 193, at o momento em que a viatura de APH chega ao local da ocorrncia. O tempo de resposta ideal 04 minutos . Cuidados devero ser tomados para certificar-se que instrues

apropriadas sero passadas na fase do pr-atendimento, considerando que a situao do local passada ao telefonista pelo solicitante, cabendo ao mesmo definir pelo empenho imediato ou no de recursos. Conceitua-se fase do pr-atendimento aquele perodo entre a gerao da chamada e a chegada da viatura cena.

Protocolo de Teleatendimento e Despacho em Emergncias Mdicas

11

Em um chamado poder haver trauma e mal-sbito includos no mesmo cenrio. o caso, por exemplo, de vtima de afogamento com problemas respiratrios, ou vmito e dor no pescoo devido ao mergulho em guas rasas. O telefonista dever acreditar em sua habilidade de colher informaes sobre a queixa principal e sobre a segurana do socorrista e de toda a guarnio empenhada, assim como decidir pelo empenho imediato ou repasse da ligao ao superior hierrquico. Ao mesmo tempo, dever dar ao solicitante todo suporte e orientao quanto ao que deve ser feito at a chegada das Gu BM.

11. DEFINIO DOS PRINCIPAIS TIPOS DE QUEIXAS Os protocolos definidos so concernentes aos principais tipos de queixas relatados pelos pacientes, dentre as quais se incluem situaes clnicas e traumticas. Em seguida foi dado destaque queles casos em que se presume um risco iminente vida, de forma que a atuao do telefonista, do solicitante, de terceiros presentes na cena e das guarnies do CBMMG empenhadas deve m ser executadas de forma precoce, criando-se uma verdadeira corrente da sobrevivncia.

12. RELAO ENTRE O PROTOCOLO DE APH DO TELEDIGIFONISTA DIRETRIZ INTEGRADA DE AES E OPERAES DO SISTEMA DE DEFESA SOCIAL DIAO O presente protocolo tem o cunho de auxiliar o telefonista no seu mister de realizar a triagem distncia das solicitaes de APH. No pretende a presente norma substituir a DIAO, nem alterar sua codificao de ocorrncias. Os 32 casos tpicos aqui descritos podem conter ou estar contidos nas diversas naturezas de ocorrncias previstas pela DIAO, a qual deve ser obedecida na ntegra.

13. EQUIPE DE TRABALHO Este manual foi elaborado a partir do Emergency Medical Dispath: National Standard Curriculum , produzido pela National Highway Traffic Safety

Protocolo de Teleatendimento e Despacho em Emergncias Mdicas

12

Administration NHTSA , servio estadunidense de segurana das auto-estradas, com as atualizaes e adaptaes oriundas das fontes bibliogrficas citadas n o item 14, pela equipe de trabalho composta pelo: - Major BM Sebastio Carlos Fernandes Reis; - Major PM QOS Denise Marques de Assis, Neurologista do Hospital da Polcia Militar de Minas Gerais e Neurocirurgi do Hospital de Pronto Socorro Joo XXIII, de Belo Horizonte/MG, que voluntariamente se dedicou a tal mister; - Capit BM Mdica Luciane Rugani Teles Corra. A presente reviso e atualizao foi realizada mediante a colaborao do 3 Sgt BM Amilton Reis , doutorando e mestre em Enfermagem e especialista em Gesto de Emergncias e Desastres, Gesto de Segurana do Trabalho e Geriatria e Gerontologia. Esta instruo entra em vigor na data de sua publicao e revoga as disposies em contrrio, em especial a ITO n 22, de 07 de janeiro de 2010, publicada na Separata do BGBM n 01/2010. 14. BIBLIOGRAFIA 14.1 Destaques das Diretrizes da American Heart Association 2010 para RCP e ACE 18 Out 2010; ILCOR, 2010. 14.2 European Resuscitation Council Guidelines for Resuscitation 2010. J.P. Nolan et al. London, Resuscitation V. 81 (2010) 12191276, disponvel em

http://www.resuscitationjournal.com/article/S0300-9572%2810%2900447-8/abstract; 14.3 ASSOCIAO AMERICANA DO CORAO. Suporte Bsico de Vida Profissionais de Sade. Ed. Prous Science. So Paulo.SP. 2006 14.4 BRASIL. Ministrio da Sade. Portaria n 2.048, de 05 nov.2002. Institui a poltica nacional de reduo da morbimortalidade por acidentes e violncias 14.5 NAEMT, NATIONAL ASSOCIATION OF EMERGENCY MEDICAL TECHINICIAN (USA). PHTLS - basic and advanced prehospital trauma life support. Trad. 6 ed. Ed. Elsevier. Rio de Janeiro.RJ: 2007.

Protocolo de Teleatendimento e Despacho em Emergncias Mdicas

13

14.6 USA. Department of Transportation.

National

Highway

Traffic

Safety

Administration NHTSA. Emergency Medical Dispath: National Standard Curriculum . 2005. 14.7 WERNER, David et alli. Where there is no doctor: a village health care handbook. Disponvel em http://www.hesperian.org/ Acesso em 06Abr09.

15. ANEXOS Anexo I Protocolos de Traumas, denominados T1 a T11; Anexo II Protocolos de Queixas Clnicas, denominados C1 a C14; Anexo III Protocolos de Riscos Iminentes Vida, denominadas R1 a R7; Anexo IV Instrues de Pr-Atendimento.

IVAN GAMALIEL PINTO, CORONEL BM CHEFE DO ESTADO-MAIOR / SUBCOMANDANTE GERAL

Protocolo de Teleatendimento e Despacho em Emergncias Mdicas

14

Protocolo de Teleatendimento e Despacho em Emergncias Mdicas

15

T1 - PROTOCOLO DE TRAUMA N 1: Mordida de Animal 1. Situao a. Exceto em raras circunstncias, mordida de animal no requer ateno especial. Estas situaes podero ser identificadas pelo telefonista. b. Identificao do grau de emergncia depende da identificao de severa hemorragia, o local da mordida, e o nvel de conscincia do paciente. c. Uma vez que o animal seja capturado, o responsvel pela sua guarda zoonoses, IBAMA, proprietrio dever ser notificado da agresso, para que o animal permanea em observao por 10 dias. d. importante que se determine a espcie e raa do animal agressor, o horrio do acidente, se ele est no local e se oferece risco. 2. Sintomas comumente descritos pelo solicitante a. Ferimento, dor no local da mordida e hemorragia 3. Instrues comumente repassadas pelo telefonista a. Monitore e mantenha as vias areas desobstrudas, especialmente se houver nusea e vmito. b. Se houver vmitos gire a cabea lateralmente para evitar sufocamento . c. Tratamento para choque: 1) Mantenha as vias areas desobstrudas. 2) NO D NADA PARA O PACIENTE COMER OU BEBER. 3) Deixe o paciente assumir uma posio de conforto. 4) Acalme e tranqilize o paciente. 5) Mantenha o paciente aquecido (mantenha a temperatura corporal). d. Controle a hemorragia com presso direta usando toalha ou pano limpo. e. Caso apresente sinais de estado choque, deitar o paciente em seu lado esquerdo, caso no haja sinais de leso de coluna. f. Caso seja acidente com animais peonhentos, no elevar o membro afetado, no passar gelo ou outra substncia e no tentar remover o veneno. g. Mantenha algum prximo ao local a um ponto de referncia prestabelecido para orientar a chegada da vtr.

Protocolo de Teleatendimento e Despacho em Emergncias Mdicas

16

T2 - PROTOCOLO DE TRAUMA N 2 Violncia domstica / violncia sexual 1. Situao a. Tais tipos de ocorrncia freqentemente apresentam um perigo tambm para as equipes de socorro, dada a presena no local do agente agressor. b. Estes pacientes sempre apresentam algum normalmente acompanhado de trauma fsico. trauma psicolgico

c. Esta situao requer uma resposta imediata haja vista o fato da possibilidade de se prender o agente agressor, na hiptese deste estar nas proximidades. 2. Sintomas comumente descritos pelo solicitante a. Normalmente o solicitante apresenta alterao do estado emocional. b. Nestes casos o telefonista deve demonstrar calma, controle da situao, empatia e pacincia com o solicitante. c. So comuns tambm a presena de leses faciais acompanhadas de abundante sangramento. 3. Instrues comumente repassadas pelo telefonista a. Tratamento para choque: 1) Mantenha as vias areas desobstrudas. 2) Se houver vmito, vire a cabea do paciente para o lado. 2) NO D NADA PARA O PACIENTE COMER OU BEBER. 3) Deixe o paciente assumir uma posio de conforto, exceto se houver suspeitas de leso na coluna. b. Controle a hemorragia por presso direta usando toalha ou pano limpo. c. No deixe a paciente trocar de roupa, tomar banho ou lavar parte do corpo. d. Chame novamente se a condio do paciente mudar antes do socorro chegar. e. Prenda os animais domsticos porque eles podem interferir com as instrues dadas ou atacar os socorristas. f. Mantenha algum prximo ao local para orientar a chegada da vtr.

Protocolo de Teleatendimento e Despacho em Emergncias Mdicas

17

T3 - PROTOCOLO DE TRAUMA N 3 Queimaduras 1. Situao a. Existem vrios tipos de queimaduras, incluindo trmicas, qumicas e eltricas, b. A extenso e o grau determinam o nvel de emergncia. c. A extenso da queimadura baseado na rea da superfcie corporal afetada. Usualmente queimaduras de segundo e terceiro graus em mais de vinte por cento so consideras graves. d. Queimaduras so classificadas em primeiro, segundo e terceiro grau, dependendo da profundidade dos tecidos lesados. e. Queimaduras eltricas devem ser sempre consideradas mais graves que a aparncia, devido a leses internas, pois h um ponto de entrada um percurso e um ponto de sada. f. Pacientes com queimadura facial requerem especial ateno devido ao risco de leses no aparelho respiratrio. g. importante saber se h algum objeto queimando no local, caso positivo avisar ao solicitante que o local deve ser evacuado. h. Caso o acidente ocorra em local fechado avisar ao solicitante da possvel presena de gases txicos, como o monxido de carbono. 2. Sintomas comumente descritos pelo solicitante a. Forte dor no local em queimadura superficial e indolor em profunda. b. Aparecimento de bolhas. c. Caso seja eltrica, h maior possibilidade de haver a necessidade de ressuscitao cardiopulmonar devido s arritmias 3. Instrues comumente repassadas pelo telefonista a. Monitorar e manter desobstrudas as vias areas, especialmente se o paciente estiver inconsciente. b. Resfriar a rea queimada com gua corrente (temperatura ambiente) e limpa, quando a rea afetada representar menos de dez por cento da rea corprea. c. Caso o paciente esteja em chamas, extingui-la com gua ou enrol-lo em um cobertor de cima para baixo. NO REMOVER ROUPAS QUEIMADAS E ADERIDAS PELE.

Protocolo de Teleatendimento e Despacho em Emergncias Mdicas

18

d. No aplicar qualquer substncia sobre a rea afetada. e. Em caso de queimadura qumica (1) Se o produto qumico for p, escove-o, no o lave. Se permanecer resduo na pele, lave-o com gua em abundncia. (2) Remova as roupas contaminadas, se possvel. (3) No toque o produto com as mos. f. Em caso de queimadura eltrica: (1) Cuidado com os riscos de choque eltrico. Lembre-se que a gua conduz eletricidade. (2) Tente desligar com segurana a fonte eltrica, no disjuntor ou chave geral. g. Tratamento do estado de choque (1) Mantenha as vias areas desobstrudas (2) No d nada para o paciente comer ou beber (3) Deixe o paciente assumir uma posio de conforto. (4) Acalme e tranqilize o paciente. (5) Mantenha o paciente aquecido, cuidando para que eventual cobertor a ser usado no grude na rea queimada. h. Tente identificar o produto e um possvel telefone do fornecedor. i. No mova o paciente se o mesmo tiver sido vtima de queda, devido suspeita de leso na coluna. j. Chame novamente se a condio do paciente mudar antes do socorro chegar. k. Prenda todos os animais de estimao porque eles podem interferir nas instrues dadas ou atacar as guarnies. l. Mantenha algum prximo ao local para orientar a chegada da vtr. 4. Observao ao telefonista Entre em contato com os rgos pblicos envolvidos na segurana to cedo quanto possvel em caso de fios eltricos cados da rede pblica. Este contato dever envolver a PM e a empresa de trnsito municipal para controle do trnsito local.

Protocolo de Teleatendimento e Despacho em Emergncias Mdicas

19

T4 - PROTOCOLO DE TRAUMA N 4 Ferimentos nos olhos 1. Situao a. Os olhos so feitos de uma estrutura capaz de mover rpido, sendo feito de um tecido muito fibroso, tornando difcil de ser dilacerado ou penetrado. Se a perfurao ocorre por um objeto penetrante, deve -se levar em conta a possibilidade deste objeto atingir o crnio, o que se pode considerar uma leso profunda na cabea. Caso o nvel de conscincia apresente alterado ou diminudo esta possibilidade pode ser considerada como efetiva. b. O lquido ptico muito frgil, caso o globo ocular apresente um corte ou perda de lquido, este no poder receber nenhuma bandagem ou mesmo ser tocado. O solicitante dever ser avisado para no colocar presso direta sobre o olho. Estando o paciente deitado, o mesmo dever ficar sentado, e o solicitante dever tentar acalm-lo. c. Agentes qumicos e corpos estranhos so comuns agressores de olhos. Neste caso, os olhos devero ser irrigados do nariz para o olho atingido, com gua limpa em temperatura ambiente at a chegada de socorro. d. O solicitante no dever tentar remover objetos empalados, pois agravar a leso. 2. Sintomas comumente descritos pelo solicitante a. Forte dor e desconforto, especialmente quando h corpo estranho. b. Normalmente no h presena de grande sangramento associado leso do globo propriamente dita, a menos que haja outras leses faciais envolvidas. 3. Instrues comumente repassadas pelo telefonista a. Monitorar e manter desobstrudas as vias areas, especialmente se o paciente estiver inconsciente. b. Permitir que o paciente permanea sentado confortavelmente.

Protocolo de Teleatendimento e Despacho em Emergncias Mdicas

20

c. Caso o paciente tenha um pequeno corpo estranho ou produto qumico nos olhos, estes podero ser irrigados com gua corrente e limpa, em temperatura ambiente, fazendo com que a gua escorra do nariz para o olho. Caso os esteja irrigando com gua de torneira o despachante dever orientar ao solicitante a manter a torneira aberta at que a gua quente da mangueira tenha sado. d. Se o globo ocular estiver protuso ou furado, com extravasamento de contedo, nenhuma presso ou bandagem dever ser feita pelo solicitante at o socorro chegar. e. Em caso de objetos penetrantes o solicitante deve ser alertado de o manter no local e no o tocar. f. Trate o choque 1) mantenha as vias areas desobstrudas. 2) No d nada para o paciente comer ou beber. 3) Deixe o paciente assumir uma posio de conforto. 4) Acalme e tranqilize o paciente. 5) Mantenha o paciente aquecido (mantenha a temperatura corporal). g. Sempre que possvel, mantenha ambos os olhos fechados. h. Chame novamente se a condio do paciente mudar antes do socorro chegar. i. Caso o paciente seja criana, orientar algum da famlia a acompanha la no intuito de proporcionar conforto. j. Mantenha algum prximo ao local para orientar a chegada da vtr.

Protocolo de Teleatendimento e Despacho em Emergncias Mdicas

21

T5 - PROTOCOLO DE TRAUMA N 5 Vtima de queda 1. Situao a. Este protocolo til para quedas em que podem ocorrer leses na coluna vertebral ou em outras partes do corpo. b. Quedas so consideradas graves quando ocorrem de altura superior a altura do paciente. c. Qualquer queda acima de dois metros considerada como potencial risco para a coluna vertebral. d. Em quedas acima de dois metros deve-se orientar ao solicitante a obter ajuda de uma terceira pessoa, a ser instruda pelo telefonista no que concerne aos procedimentos de remoo, caso a mesma seja necessria. e. Esta queda poder ser precedida por um mal sbito, o que deve ser pesquisado pelo telefonista e digitado/anotado no ato da gerao da chamada. f. A altura da queda determinante do grau de leso. O telefonista dever ser conhecedor das causas de trauma assim como das possveis leses internas. g. Qualquer vtima de queda que tenha ficado inconsciente e apresente ferimento facial ou de crnio dever ser tratada como possvel portadora de trauma de coluna, no devendo ser removida antes do socorro chegar. h. Pacientes idosos so mais propensos a apresentar fraturas de punho, fmur e bacia. i. Quedas de prpria altura normalmente apresentam leses superficiais , normalmente escoriaes, cortes e hematomas. 2. Sintomas comumente descritos pelo solicitante a. Sinais de trauma. b. Dormncia ou perda de mobilidade, deformidades. c. Ansiedade devido ao mecanismo da leso. 3. Instrues comumente repassadas pelo telefonista a. Monitore e mantenha as vias areas desobstrudas, especialmente se houver nusea e vmito.

Protocolo de Teleatendimento e Despacho em Emergncias Mdicas

22

b. Tratamento para choque: 1) Mantenha as vias areas desobstrudas. 2) NO D NADA PARA O PACIENTE COMER OU BEBER. 3) Deixe o paciente assumir uma posio de conforto, exceto se houver suspeitas de leso na coluna. 4) No d nada para o paciente beber. c. Controle a hemorragia por presso direta usando toalha ou pano limpo. Se a toalha ficar ensopada, deixe-a no local e coloque outra limpa por cima, fazendo mais presso ainda. d. No remova o paciente a menos que o mesmo esteja exposto a um risco maior. e. No oferea lquido ou comida para o paciente. f. Procure manter o paciente calmo e confortvel. g. Fique atento ao nvel de conscincia. h. Chame novamente se a condio do paciente mudar antes do socorro chegar. i. Mantenha algum prximo ao local para orientar a chegada da vtr.

Protocolo de Teleatendimento e Despacho em Emergncias Mdicas

23

T6 - PROTOCOLO DE TRAUMA N 6 Vtima de exposio ao calor / frio 1. Situao a. Problemas relacionados temperatura quase sempre so insolao ou intermao. b. A exposio alta temperatura representada por um prejuzo da regulao trmica corporal, caracterizada por temperatura do corpo acima de 40,6 graus, alterao do estado mental, taquicardia e hiperventilao.Normalmente a exausto tem como causa primria o esforo demasiado do paciente em ambiente quente e mido. c. Outros problemas relacionados temperatura so o congelamento ou a hipotermia. d. Os casos de congelamento atingem usualmente as extremidades dedos e num estado de clima tropical como Minas Gerais so hipteses a serem verificadas em caso de acidente industrial com lquidos ou gases congelados. e. A hipotermia resulta da perda da capacidade do corpo de manter a auto regulao, e se verifica quando a temperatura corporal menor que 35C. O paciente diminui a capacidade de julgamento, o nvel de conscincia decai e os tremores ficam incontrolveis. f. Longa exposio hipotermia pode levar parada cardiorrespiratria. No entanto, nenhum paciente deve ser considerado morto at que ele esteja aquecido e morto . Esta frase, freqentemente empregada pelos autores, significa que o paciente em hipotermia, ainda que tenha ficado submerso por longos perodos (mais de 01 hora), deve ser tratado como se tivesse chances de se recuperar. Neste caso, o Bombeiro Militar deve adotar os cuidados de emergncia, incluindo obrigatoriamente o aquecimento do paciente e o suporte respiratrio. Somente se houver sinais bvios de morte rigidez cadavrica a mais precoce que o socorro deve cessar.

Protocolo de Teleatendimento e Despacho em Emergncias Mdicas

24

2. Sintomas comumente descritos pelo solicitante Conforme acima descrito 3. Instrues comumente repassadas pelo telefonista a. Monitore e mantenha as vias areas desobstrudas, especialmente se houver nusea e vmito. b. Tratamento para choque: 1) Mantenha as vias areas desobstrudas. 2) No d nada para o paciente beber, exceto se ele tiver exausto por calor e no tiver nusea ou vmito. Nunca d algo para o paciente beber se ele tiver decrscimo no nvel de conscincia. 3) Deixe o paciente assumir uma posio de conforto, exceto se houver suspeitas de leso na coluna. 4) Mantenha o paciente aquecido (caso de hipotermia) ou resfriado (temperatura excessivamente alta insolao / intermao). c. Controle a hemorragia por presso direta usando toalha ou pano limpo. d. Chame novamente se a condio do paciente mudar antes do socorro chegar. e. Prenda os animais domsticos porque eles podem interferir com as instrues dadas ou atacar os socorristas. f. Informar Guarnio de Resgate possvel uso de medicamentos. g. Telefone novamente se a condio do paciente alterar. h. Mantenha algum prximo ao local para orientar a chegada da vtr.

Protocolo de Teleatendimento e Despacho em Emergncias Mdicas

25

T7 - PROTOCOLO DE TRAUMA N 7 Vtima de hemorragia 1. Situao a. Existem dois tipos de hemorragia: interna e externa. b. Vmito contendo sangue, perda de sangue pelo reto ou vagina pode ser indicativo de um quadro mais grave; c. Em hemorragia interna, quando h vmito, este pode apresentar sangue vivo ou aspecto de borra de caf; d. O solicitante poder estar desesperado devido ao volume de sangue perdido, devendo o telefonista tentar acalm-lo. e. O telefonista no dever determinar ao solicitante comprimir pontos de pulso ou fazer torniquete. Se um torniquete j tiver sido aplicado, aconselhe-o a deixar no lugar e informe isso ao despachante, que o repassar s Guarnies de Bombeiros. f. Tente controlar a hemorragia por presso direta, mesmo antes de tentar estipular a perda de volume. g. Pacientes com distrbios de coagulao devem ser considerados como prioridade de alto nvel. 2. Sintomas comumente descritos pelo solicitante a. Sangue esguichando ou escorrendo em intensa e grande quantidade, em caso de hemorragia externa. b. Ferimento. c. Em hemorragia interna, quando h vmito, este apresenta com um aspecto de borra de caf. Quando h presena de sangue escuro nas fezes, indica que h hemorragia interna alta (estmago, esfago, etc.), A presena de sangue-vivo nas fezes um indicativo de hemorragia interna baixa. d. Alterao do nvel de conscincia, tremores, sudorese excessiva alterao de temperatura, etc., podero ser passados pelo solicitante;

Protocolo de Teleatendimento e Despacho em Emergncias Mdicas

26

1. 3. Instrues comumente repassadas pelo telefonista. a. Monitore e mantenha as vias areas desobstrudas, especialmente se houver nusea e vmito. b. Tratamento para choque: 1) Mantenha as vias areas desobstrudas. 2) NO D NADA PARA O PACIENTE COMER OU BEBER. 3) Deixe o paciente assumir uma posio de conforto, exceto se houver suspeitas de leso na coluna. 4) No d nada para o paciente beber. c. Controle a hemorragia por presso direta, utilizando uma toalha ou outro tecido limpo. Se a toalha ficar ensopada, deixe-a no local e coloque outra limpa por cima dela, com mais presso ainda. d. No colocar nenhum produto caf, cinza, etc no local ferido. e. No tentar limpar a ferida, pois isto poder aumentar o sangramento. f. Em hemorragias nasais, oriente o paciente a comprimir a regio lateral do nariz em direo ao septo nasal, manter-se sentado com o corpo pendido para frente. Mande-o cuspir o sangue e no o engolir, pois isto poder causar-lhe vmitos. g. Chame novamente se a condio do paciente mudar antes do socorro chegar. h. Mantenha algum prximo ao local para orientar a chegada da vtr.

Protocolo de Teleatendimento e Despacho em Emergncias Mdicas

27

T8 - PROTOCOLO DE TRAUMA N 8 Acidente de trabalho 1. Situao. a. importantssimo que se identifique em qual situao o acidente ocorreu, se o paciente se acidentou em uma mquina, por exemplo, identificar qual o tipo. b. Havendo agravos especficos, os mesmos devero ser tratados pelo protocolo prprio. c. Locais fechados requerem cuidados especiais, pois pode haver presena de gases txicos ou outros agentes que podem colocar em risco os socorristas. 2. Sintomas comumente descritos pelo solicitante a. Cada acidente de trabalho possui caractersticas prprias. Deve o telefonista coletar o mximo de informaes concernentes ao fato, tentando acalmar o solicitante. 3. Instrues comumente repassadas pelo telefonista. a. Oriente ao solicitante a retirar a vtima para um local arejado, caso haja possibilidade de faz-lo, se h no local fumaa ou gases desconhecidos ou sabidamente perigosos. Contudo, no se exponha. b. Caso especfico de instrues de pr-atendimento dever ser empregado no que tange ao auxlio vitima at a chegada de auxlio. c. No caso de acidente com mquinas deve-se deslig-la na tomada ou desligar o disjuntor ou a chave geral para evitar que a mesma seja ligada acidentalmente. d. Em situao de risco, no remova o paciente nem tente aplicar talas. e. Caso a vtima esteja presa, tente identificar os dados do tcnico ou da empresa responsvel pelo desmonte do maquinrio. f. Orientar quanto ao controle de hemorragia. g. Trate o estado de choque. 1) Mantenha as vias areas desobstrudas. 2) NO D NADA PARA O PACIENTE COMER OU BEBER. 3) Deixe o paciente assumir uma posio de conforto, exceto se houver suspeitas de leso na coluna. h. Mantenha algum prximo ao local para orientar a chegada da viatura e informar sobre onde e como est a vtima est.

Protocolo de Teleatendimento e Despacho em Emergncias Mdicas

28

T9 - PROTOCOLO DE TRAUMA N 9 Vtima de agresso por arma branca e / ou de fogo 1. Situao a. Este protocolo visa socorrer vtima de perfuraes de qualquer tipo. b. Perfurao em extremidades no so to srias quanto s perfuraes no tronco ou cabea. Perfuraes abaixo do joelho e cotovelo no so to srias quanto as acima destes locais. c. Na maioria das vezes estas vtimas esto envolvidas em fatos criminosos. d. O telefonista dever se informar se a arma encontra-se no local e se o agente agressor est por perto. e. O telefonista dever saber a que horas o fato ocorreu. 2. Sintomas comumente descritos pelo solicitante a. comum o solicitante apresenta r estado emocional alterado. b. Normalmente h visvel hemorragia externa, mas s vezes no vista. c. Na maioria das vezes a vtima est inconsciente ou evolui para este quadro rapidamente. d. Possibilidade de mltiplas vtimas. 3. Instrues comumente repassadas pelo telefonista a. Orientar ao solicitante a manter-se em local seguro. Caso o agente agressor esteja nas proximidades no se aproxime da cena. b. Monitorar e manter vias areas desobstrudas, especialmente se o paciente est com nuseas e vmitos e o nvel de conscincia est alterado. c. Controlar hemorragia por presso direta usando toalha ou pano limpo. d. Observar alterao no nvel de conscincia. e. Caso a arma esteja no local, no retir-la nem toc-la. f. No remover objetos empalados. g. Tratamento para choque: 1) Mantenha as vias areas desobstrudas. 2) NO D NADA PARA O PACIENTE COMER OU BEBER. 3) Deixe o paciente assumir uma posio de conforto, exceto se houver suspeitas de leso na coluna. h. Chame novamente se a condio do paciente muda. i. Prenda os animais domsticos porque eles podem interferir com as instrues dadas ou atacar os socorristas. j. Mantenha algum prximo ao local para orientar a chegada da vtr.

Protocolo de Teleatendimento e Despacho em Emergncias Mdicas

29

T10 - PROTOCOLO DE TRAUMA N 10 Acidentes de trnsito 1. Situao a. Considera-se como vtima de acidente automobilstico todo acidente que tenha veculos como: bicicletas, motocicletas, carros, etc. b. Deve-se focalizar em manter o paciente estabilizado de forma a evitar que o mesmo sofra leses ps-traumticas. c. Sabe-se que fraturas, luxaes, entorses, arranhes e leses com hemorragias so sinais mais comuns neste tipo de acidente, podendo vir acompanhados de sintomas como perda de conscincia, estado de choque, perda de mobilidade etc. Mesmo no havendo leses visveis as mesmas podem estar presente devido alta transferncia de energia verificada neste tipo de acidente. d. Deve-se perquirir pela presena de agentes qumicos e risco de incndio na cena. 2. Situaes comumente descritas pelo solicitante a. Vrias ligaes sobre o mesmo acidente, mesmo com verses diferentes. b. Vrias vtimas em diferentes estados e posio. c. Acidentes envolvendo veculos e pedestres devem ser considerados como de alto nvel de prioridade. 3. Instrues comumente repassadas pelo telefonista a. Providenciar sinalizao efetiva e a segurana do local. b. Tente retirar a chave do veculo, acionar o freio de mo ou cal -lo. c. Trate o estado de choque: 1) Mantenha as vias areas desobstrudas. 2) NO D NADA PARA O PACIENTE COMER OU BEBER. 3) Deixe o paciente assumir uma posio de conforto, exceto se houver suspeitas de leso na coluna. d. No mova o paciente, a menos que ele esteja numa situao insegura. e. Controle hemorragia, conforme Protocolo T7 - Vtima de Hemorragia. f. No tente alinhar membros com suspeita de fraturas ou imobiliz-lo. g. Assegure-se que o paciente tem suas vias areas desobstrudas e monitore o nvel de conscincia. h. Chame novamente se a condio do paciente mudar. i. Trate acidentes com vtimas como potenciais locais de crime, preserve evidncias, observe envolvidos, tome cuidado com agresses interpessoais. j. Mantenha algum prximo ao local para orientar a chegada da vtr.

Protocolo de Teleatendimento e Despacho em Emergncias Mdicas

30

T11 - PROTOCOLO DE TRAUMA N 11 Outras leses traumticas 1. Situao a. Este protocolo visa a tratar traumas inespecficos e indefinidos. b. O objetivo manter o paciente estabilizado e buscar informaes acerca do fato para se evitar possveis seqelas advindas de um atendimento inadequado. 2. Sintomas comumente descritos pelo solicitante a. Forte dor, perda de mobilidade em caso de fraturas, sudorese intensa. b. Dor nas costas, dormncia, incapacidade de movimento, priapismo em caso de leso de coluna vertebral c. Hemorragia externa. 3. Instrues comumente repassadas pelo telefonista a. Providenciar sinalizao efetiva e a segurana do local. b. Trate o estado de choque 1) Mantenha as vias areas desobstrudas. 2) NO D NADA PARA O PACIENTE COMER OU BEBER. 3) Deixe o paciente assumir uma posio de conforto, exceto se houver suspeitas de leso na coluna. 4) Mantenha o paciente aquecido c. No mova o paciente, a menos que ele esteja num local ou situao insegura. d. Controle hemorragia, conforme Protocolo T7 - Vtima de Hemorragia. e. No tente alinhar membros com suspeita de fraturas ou imobiliz-lo. f. Assegure-se que o paciente tenha suas vias areas desobstrudas e monitore o nvel de conscincia. g. Chame novamente se a condio do paciente mudar. h. Mantenha algum prximo ao local para orientar a chegada da vtr.

Protocolo de Teleatendimento e Despacho em Emergncias Mdicas

31

Protocolo de Teleatendimento e Despacho em Emergncias Mdicas

32

C1 - PROTOCOLO DE QUEIXA CLNICA N 1 Dor abdominal 1. Situao: a. Dor abdominal uma das queixas mais freqentes em urgncias e emergncias . Existem algumas situaes crticas que podem ser identificadas atravs da utilizao apropriada do protocolo pelo telefonista. b. Algumas vezes, pacientes podem estar apresentando um evento cardaco como um infarto do miocrdico e descrever sua dor como na parte superior do abdome. c. Mulheres em idade frtil podem ter dor abdominal por gravidez ectpica. Isso pode estar acompanhado por sinais e sintomas de choque por sangramento interno se houve ruptura das tubas uterinas. d. Dor abdominal pode ser aguda ou crnica. Em qualquer caso, a chave para uma resposta adequada determinar a histria, idade e os sintomas atuais, particularmente identificando a existncia de dor no peito ou desmaio (em mulheres em idade frtil). e. A severidade e a durao da dor so elementos importantes no diagnstico diferencial. f. Pacientes acima de 50 anos, queixando dor lombar e sem histria prvia de trauma ou problema lombar crnico, ou se est exibindo sinais de choque, deve ser considerado como possvel aneurisma de aorta abdominal e tratado como uma emergncia 2. Sintomas Comumente Descritos pelo Solicitante: a. Dor localizada ou em todo o abdome. b. Distenso abdominal. c. Nusea, vmito, ou diarria. d. Palidez, sudorese ou desmaio.

Protocolo de Teleatendimento e Despacho em Emergncias Mdicas

33

3. Instrues comumente repassadas pelo telefonista: a. Monitore e mantenha os sinais vitais, especialmente se o paciente estiver nauseado e vomitando. b. Deixe o paciente assumir uma posio de conforto. c. No coloque um travesseiro debaixo da cabea do paciente. d. Tratamento para choque: 1) Mantenha as vias areas desobstrudas. 2) NO D NADA PARA O PACIENTE COMER OU BEBER. 3) Acalme e tranqilize o paciente. 4) Mantenha o paciente aquecido (mantenha a temperatura corporal). e. Rena ou liste a medicao e junte os exames do paciente para serem apresentados ao mdico no hospital. f. Chame novamente se a condio do paciente se alterar antes da chegada do socorro. g. Prenda os animais domsticos porque eles podem interferir com as instrues dadas ou atacar os socorristas. h. Mantenha algum prximo ao local para orientar a chegada da vtr.

Protocolo de Teleatendimento e Despacho em Emergncias Mdicas

34

C2 - PROTOCOLO DE QUEIXA CLNICA N 2

Alergia / Picadas
1. Situao: a. Uma reao alrgica representa a resposta do organismo a uma substncia estranha (antgeno). A maioria das reaes alrgicas so de menor importncia. b. Alguns indivduos tm alergia severa a uma ou mais substncias podendo ter uma reao anafiltica (choque anafiltico). c. O sintoma mais importante a ser identificado em todos os casos de reao alrgica a existncia de dificuldade respiratria ou para deglutir. d. Choque anafiltico a reao alrgica mais crtica. e. Choque anafiltico de incio sbito. Nos casos de coceira,

vermelhido, que estiver presente por mais de uma hora e sem dificuldade respiratria ou para deglutir associados, dificilmente evoluir para anafilaxia. 2. Sinais e Sintomas Comumente Descritos pelo Solicitante: a. Nos casos mais severos o solicitante pode relatar colapso sbito, dificuldade de respirar ou de deglutir, salivao excessiva, inconscincia e parada respiratria. b. Choque anafiltico pode ter alguns ou todos os sinais e sintomas mencionados acima. Esses sinais e sintomas na maioria dos casos ocorrem dentro de uma hora da exposio. c. Sintomas menores incluem vermelhido, inchao, coceira, dor

abdominal e nusea. Se esses sintomas estiverem presentes por mais de uma hora pouco provvel que evolua para choque anafiltico. d. Se o solicitante informa que o paciente tem um passado de alergia e j teve essas reaes anteriormente, acredite nele!

Protocolo de Teleatendimento e Despacho em Emergncias Mdicas

35

3. Instrues Comumente Repassadas pelo Telefonista: a. Monitore e mantenha as vias areas desobstrudas, especialmente se o paciente est relatando vermelhido e/ou edema ao redor dos olhos, nariz e boca ou tendo dificuldade respiratria ou para deglutir, ou tenha diminuio do nvel de conscincia. b. Se as condies do paciente esto piorando, mantenha o solicitante junto ao telefone e prepare-se para o ensinar a iniciar a RCP e a manter at o socorro chegar. c. Deixe o paciente assumir uma posio de conforto. d. No coloque um travesseiro debaixo da cabea do paciente. e. Tratamento para choque: 1) Mantenha as vias areas desobstrudas. 2) NO D NADA PARA O PACIENTE COMER OU BEBER. 3) Acalme e tranqilize o paciente. 4) Mantenha o paciente aquecido (mantenha a temperatura corporal). f. Rena ou liste a medicao do paciente para ser apresentada ao mdico no hospital. g. Chame novamente se a condio do paciente se alterar antes da chegada do socorro. h. Prenda os animais domsticos porque eles podem interferir com as instrues dadas ou atacar os socorristas. i. Mantenha algum prximo ao local para orientar a chegada da vtr.

Protocolo de Teleatendimento e Despacho em Emergncias Mdicas

36

C3 - PROTOCOLO DE QUEIXA CLNICA N 3

Dor nas Costas


1. Situao: a. A incidncia de dor nas costas no traumtica grande e na maioria dos casos representa um problema menor. Existem algumas situaes crticas que podem ser identificadas com o questionamento adequado do telefonista atravs do protocolo. b. Um paciente apresentando um evento cardaco com infarto do miocrdio poder descrever sua dor como irradiando para as costas. c. Pacientes acima de 50 anos, queixando dor lombar e sem histria prvia de trauma ou problema lombar crnico, ou se est exibindo sinais de choque, deve ser considerado como possvel aneurisma de aorta abdominal e tratado como uma emergncia. d. Dor nas costas pode ser descrita como aguda ou crnica. Em qualquer caso, a chave para uma resposta adequada determinar a histria, idade e os sintomas atuais, particularmente identificando a existncia de dor no peito (em pacientes acima de 35 anos) ou desmaio (em pacientes acima de 50 anos). e. A severidade e a durao da dor podem no correlacionar com a gravidade do problema. 2. Sinais e Sintomas Comumente Descritos pelo Solicitante: a. Dor localizada ou em todo o abdome. b. Distenso ou inchao abdominal. c. Nusea, vmito, ou diarria. d. Palidez, sudorese ou desmaio. e. Perda de sensibilidade ou formigamento nas extremidades. 3. Instrues Comumente Repassadas pelo Telefonista: a. Monitore e mantenha os sinais vitais, especialmente se o paciente estiver nauseado e vomitando.

Protocolo de Teleatendimento e Despacho em Emergncias Mdicas

37

b. Deixe o paciente assumir uma posio de conforto. c. No coloque um travesseiro debaixo da cabea do paciente. d. Tratamento para choque: 1) Mantenha as vias areas desobstrudas. 2) NO D NADA PARA O PACIENTE COMER OU BEBER. 3) Acalme e tranqilize o paciente. 4) Mantenha o paciente aquecido (mantenha a temperatura corporal). e. Rena ou liste a medicao do paciente para ser apresentada ao mdico no hospital. f. Chame novamente se a condio do paciente se alterar antes da chegada do socorro. g. Prenda os animais domsticos porque eles podem interferir com as instrues dadas ou atacar os socorristas. h. Mantenha algum prximo ao local para orientar a chegada da vtr.

Protocolo de Teleatendimento e Despacho em Emergncias Mdicas

38

C4 - PROTOCOLO DE QUEIXA CLNICA N 4 Problemas Respiratrios 1. Situao a. Problemas respiratrios so usualmente mais severos nas crianas (abaixo de 04 anos) e nos idosos. b. freqente que um paciente com evento cardaco como um infarto tenha queixa de dificuldade respiratria. c. Problemas respiratrios devem emergncia mdica de alto grau. sempre ser considerados uma

2. Sinais e Sintomas comumente descritos pelo solicitante a. Dificuldade de respirar, respirao ofegante, encurtamento respirao, respirao ruidosa, falta de ar, respirao profunda, etc. b. Ansiedade, alterao na cor da pele, sensao de mal iminente c. Tosse excessiva. 3. Instrues comumente repassadas pelo telefonista a. Monitore e mantenha as vias areas desobstrudas especialmente se o paciente est com nusea ou com vmito. b. Acalme o paciente. Diga a ele para relaxar e respirar mais lentamente, soprando o ar para fora. Encoraje-o a respirar com voc. c. NO COLOQUE PACIENTE. UM TRAVESSEIRO ABAIXO DA CABEA DO da

d. Tratamento para choque: 1) mantenha as vias areas desobstrudas. 2) NO D NADA PARA O PACIENTE COMER OU BEBER. 3) Deixe o paciente assumir uma posio de conforto. 4) Acalme e tranqilize o paciente. 5) Mantenha o paciente aquecido. e. Rena ou liste a medicao do paciente para ser apresentada ao mdico no hospital. f. Chame novamente se a condio do paciente se alterar antes da chegada do socorro. g. Prenda os animais domsticos porque eles podem interferir com as instrues dadas ou atacar os socorristas. h. Mantenha algum prximo ao local para orientar a chegada da vtr.

Protocolo de Teleatendimento e Despacho em Emergncias Mdicas

39

C5 - PROTOCOLO DE QUEIXA CLNICA N 5 Dor no Peito 1. Situao: a. Dor no peito devido ao infarto agudo do miocrdio causada por obstruo em uma ou mais artrias coronrias. Isso bloqueia o ap orte de oxignio a uma poro do msculo cardaco causando a dor no peito. b. Muitas vezes o paciente com infarto cardaco pode descrever a dor como na parte superior do abdome. c. A mdia de idade para o incio das doenas cardacas 35 para homens e 40 para mulheres. Qualquer paciente masculino de 35 ou mais, e feminino de 40 ou mais, reclamando dor abdominal deve ser considerado como um possvel evento cardaco. d. Qualquer paciente acima de 35 anos reclamando dor no peito deve ser considerado como um evento cardaco. e. Pacientes com histria anterior de representar um problema crtico maior. 2. Sintomas comumente descritos pelo solicitante O paciente pode apresentar palidez ou cianose, sudorese, nusea, vmito, dificuldade respiratria, ansiedade e sensao de morte iminente. 3. Instrues comumente repassadas pelo telefonista a. Monitore e mantenha as vias areas desobstrudas, especialmente se o paciente est nauseoso ou com vmito. b. Permita ao paciente assumir uma posio confortvel, usualmente assentado. c. NO COLOQUE PACIENTE UM TRAVESSEIRO ABAIXO DA CABEA DO problema cardaco devem

d. Tratamento para choque: 1) mantenha as vias areas desobstrudas. 2) NO D NADA PARA O PACIENTE COMER OU BEBER. 3) Deixe o paciente assumir uma posio de conforto. 4) Acalme e tranqilize o paciente. 5) Mantenha o paciente aquecido (mantenha a temperatura corporal). e. Rena ou liste a medicao do paciente para ser apresentada ao mdico no hospital. f. Chame novamente se a condio do paciente se alterar antes da chegada do socorro. g. Prenda os animais domsticos porque eles podem interferir com as instrues dadas ou atacar os socorristas. h. Mantenha algum prximo ao local para orientar a chegada da vtr.

Protocolo de Teleatendimento e Despacho em Emergncias Mdicas

40

C6 - PROTOCOLO DE QUEIXA CLNICA N 6 Convulso / Epilepsia 1. Situao: a. Uma convulso pode ser resultado de um trauma, leso neurolgica aguda, manifestao de epilepsia, intoxicao exgena, abstinncia de drogas depressoras do sistema nervoso central ou diversas outras doenas. b. Pacientes evoluindo para parada cardiorrespiratria ocasionalmente ter uma curta convulso anxica. podem

c. Existem vrios tipos de epilepsia incluindo grande mal, pequeno mal, focal motora e jacksoniana. Elas se apresentam de diferentes modos. A mais comum a grande mal. d. A epilepsia afeta 1% da populao mundial. e. Convulses associadas com febre (convulso febril) em crianas abaixo de 6 anos so comuns. f. Aps a convulso ter cessado, o mais importante manter as vias areas desobstrudas. g. A maioria das convulses duram aproximadamente 45-60 segundos. Convulses anxicas resultante de parada cardiorrespiratria geralmente so mais curtas. Aps a convulso cessar, o paciente fica normalmente sonolento (estado ps-ictal / ps-comicial). Essa condio dura cerca de 15 minutos, mas pode durar mais em alguns paciente s. O paciente pode salivar excessivamente com muita secreo na cavidade oral. Neste momento, manter as vias area desobstrudas crucial. h. Pacientes com convulses contnuas ou mltiplas representam uma grande emergncia mdica. i. Alguns pacientes podem pressentir o incio da crise e chamar por ajuda antes. Isso chamado aura. j. Convulses so consideradas emergncias se duram mais de 5 minutos ou se o paciente apresenta crises convulsivas sucessivas. 2. Sintomas comumente descritos pelo solicitante a. Movimentos repentinos, com o corpo endurecendo e sacudindo (contraes musculares). O solicitante pode descrever que o paciente est arqueando para trs e pode emitir um grito imediatamente antes da crise. b. Alterao da cor da pele (arroxeada ou plida).

Protocolo de Teleatendimento e Despacho em Emergncias Mdicas

41

c. Aps o trmino da convulso, ronco ou barulho na cavidade oral indica possvel comprometimento em vias areas (obstruo por secreo). 3. Instrues comumente repassadas pelo telefonista a. Monitore e mantenha as vias areas desobstrudas aps a convulso. Gentilmente role o paciente para o seu lado e remova secrees da boca para limpar as vias areas. b. No tente agarrar o paciente durante a convulso. Proteja a sua cabea. c. No realize RCP enquanto o paciente est se debatendo. d. No tente colocar nada na boca enquanto o paciente est em convulso para evitar que ele morda a lngua. e. No deixe que o paciente levante e ande aps a convulso, pois ele pode no estar com a conscincia completa. f. Afaste objetos perigosos do paciente durante a convulso para prevenir traumas. g. NO COLOQUE PACIENTE UM TRAVESSEIRO ABAIXO DA CABEA DO

h. Tratamento para choque: 1) mantenha as vias areas desobstrudas. 2) NO D NADA PARA O PACIENTE COMER OU BEBER. 3) Deixe o paciente assumir uma posio de conforto. 4) Acalme e tranqilize o paciente. 5) Mantenha o paciente aquecido (mantenha a temperatura corporal). i. Rena ou liste a medicao do paciente para ser apresentada ao mdico no hospital. j. Chame novamente se a condio do paciente se alterar antes da chegada do socorro. k. Prenda os animais domsticos porque eles podem interferir com as instrues dadas ou atacar os socorristas. l. Mantenha algum prximo ao local para orientar a chegada da vtr.

Protocolo de Teleatendimento e Despacho em Emergncias Mdicas

42

C7 - PROTOCOLO DE QUEIXA CLNICA N 7 Diabetes 1. Situao. a. O Diabetes Mellitus uma doena na qual h deficincia de insulina e caracterizada por hiperglicemia (aumento da taxa de glicose no sangue). O corpo no transforma acar em energia. H uma falha na habilidade de produzir a correta quantidade de insulina, o hormnio que ajuda no metabolismo do acar. Isso leva o paciente diabtico a necessitar de insulina. b. Quando um diabtico interrompe o uso da insulina, ele ter um aumento gradual nos nveis de glicose no sangue. Pode resultar em cetoacidose diabtica, uma complicao grave do descontrole do diabetes, em que o paciente tem uma respirao profunda, com hlito de cheiro adocicado (hlito cetnico). O paciente fica com aparncia bastante doentia, e se no tratado pode progredir para o coma, um estado de inconscincia provocado pelos nveis extremamente elevados de acar no sangue. Pacientes geralmente procuram o mdico antes disto ocorrer. c. Quando um diabtico usurio de insulina utiliza muita insulina (alm da necessidade) ou utiliza a quantidade habitual, porm pratica muita atividade fsica ou ingere pouco alimento, h uma queda acentuada do acar no sangue, com o paciente apresentando uma rpida diminuio da conscincia. Esta condio conhecida como coma hipoglicmico. Essa uma grave emergncia diabtica. d. A principal atuao para o telefonista orientar em manter a via area do paciente se o nvel de conscincia est diminuindo. e. Diabetes com alterao no nvel de conscincia indicativo de emergncia. 2. Instrues comumente repassadas pelo telefonista a. Monitore e mantenha as vias areas desobstrudas, especialmente se o nvel de conscincia est diminudo ou se est inconsciente.

Protocolo de Teleatendimento e Despacho em Emergncias Mdicas

43

b. Oriente para permanecer em uma posio confortvel. c. NO COLOQUE UM TRAVESSEIRO ABAIXO DA CABEA DO

PACIENTE. d. Tratamento para choque: 1) Mantenha as vias areas desobstrudas. 2) NO D NADA PARA O PACIENTE COMER OU BEBER. 3) Deixe o paciente assumir uma posio de conforto. 4) Acalme e tranqilize o paciente. 5) Mantenha o paciente aquecido (mantenha a temperatura corporal). e. Rena ou liste a medicao do paciente para ser apresentada ao mdico no hospital. f. Chame novamente se a condio do paciente se alterar antes da

chegada do socorro. g. Prenda os animais domsticos porque eles podem interferir com as instrues dadas ou atacar os socorristas. h. Mantenha algum prximo ao local para orientar a chegada da vtr.

Protocolo de Teleatendimento e Despacho em Emergncias Mdicas

44

C8 - PROTOCOLO DE QUEIXA CLNICA N 8 Dor de Cabea 1. Situao a. Em casos de cefalia (dor de cabea) , o foco primrio na atuao do telefonista deve ser para alteraes no estado de alerta do paciente (nvel de conscincia), problemas na movimentao e na fala. Ambos indicam casos mais srios. b. Dor de cabea severa com incio sbito pode sugerir uma doena mais sria, como hemorragia cerebral acidente vascular cerebral. c. Outras dores de cabea, como enxaqueca, tenso nervosa, sinusite, so de natureza menos srias. Geralmente no se solicita atendimento de emergncia. d. Dor de cabea com alterao do nvel de conscincia, alterao na resposta da pupila e crise convulsiva so indicativos de e mergncia real. 3. Instrues comumente repassadas pelo telefonista a. Monitore e mantenha as vias areas desobstrudas, especialmente se o paciente est nauseado ou com vmito. b. Oriente para permanecer em uma posio confortvel. c. No d bebida ou comida ao paciente. d. Rena ou liste a medicao prescrita pelo mdico assistente. e. Ligue novamente no caso das condies do paciente mudarem antes do socorro chegar. f. Deixe os animais domsticos longe do paciente porque eles podem interferir nas instrues ou atacar a pessoa. g. Mantenha algum prximo ao local para orientar a chegada da vtr.

Protocolo de Teleatendimento e Despacho em Emergncias Mdicas

45

C9 - PROTOCOLO DE QUEIXA CLNICA N 9 Problemas Cardacos 1. Situao a. Esta reclamao representa mais um diagnstico que uma queixa principal. O telefonista tem que concentrar em procurar sintomas do solicitante no lugar de um diagnstico presumido. b. O telefonista deve estar atento se a dor no peito est presente e seguir o protocolo apropriado. c. O telefonista deve estar atento para obter informaes com respeito ao histrico mdico ou cardaco pregresso. d. Insuficincia cardaca pode se apresentar como uma dificuldade respiratria, fraqueza, sudorese, e o solicitante pode informar o uso de medicaes cardacas tpicas (como diurtico). e. Se no se trata de uma emergncia cardaca bvia, e o telefonista est em dvida quanto a ser ou no uma urgncia, ele dever repassar a ligao para o superior hierrquico, e no proceder ao despacho imediato de atendimento. 2. Sintomas comumente descritos pelo solicitante a. Dor no peito, dificuldade para respirar e outros sintomas cardacos relacionados. b. Freqncia cardaca rpida ou irregular. Descrito como palpitaes. 3. Instrues comumente repassadas pelo telefonista a. Monitore e mantenha as vias areas desobstrudas, especialmente se o paciente est nauseado ou vomitando. b. NO COLOQUE PACIENTE UM TRAVESSEIRO ABAIXO DA CABEA DO

c. Tratamento para choque: 1) Mantenha as vias areas desobstrudas. 2) NO D NADA PARA O PACIENTE COMER OU BEBER. 3) Deixe o paciente assumir uma posio de conforto. 4) Acalme e tranqilize o paciente. 5) Mantenha o paciente aquecido (mantenha a temperatura corporal). d. Rena ou liste a medicao do paciente para ser apresentada ao mdico no hospital. e. Chame novamente se a condio do paciente se alterar antes da chegada do socorro f. Prenda os animais domsticos porque eles podem interferir com as instrues dadas ou atacar os socorristas. g. Mantenha algum prximo ao local para orientar a chegada da vtr.

Protocolo de Teleatendimento e Despacho em Emergncias Mdicas

46

C10 - PROTOCOLO DE QUEIXA CLNICA N 10 Intoxicao Exgena (ingesto / envenenamento/ overdose de drogas) 1. Situao a. Uma overdose uma ingesto proposital e intencional envolvendo algum paciente. comum o paciente alegar ter um motivo para seu ato. b. Uma intoxicao definida como ingesto acidental de uma substncia txica. c. Todos pacientes com overdose devem ser considerados como em risco potencial para eles prprios e para as outras pessoas. A segurana da cena deve ser assegurada durante o atendimento. 2. Sintomas comumente descritos pelo solicitante a. Ansiedade b. Salivao abundante c. Distrbio do comportamento d. Dor abdominal e. Dor torcica f. Respirao rpida g. Nusea e vmitos h. Nvel de conscincia alterado i. Sudorese j. Convulso / tremores incontrolados k. Ataque cardaco l. Alteraes oculares (midrase, movimentos involuntrios etc) 3. Instrues comumente repassadas pelo telefonista a. Monitore e mantenha as vias areas desobstrudas, especialmente se o paciente est nauseado ou vomitando ou se o nvel de conscincia est diminudo. b. NO COLOQUE PACIENTE. UM TRAVESSEIRO ABAIXO DA CABEA DO

c. Tratamento para choque: 1) Mantenha as vias areas desobstrudas. 2) NO D NADA PARA O PACIENTE COMER OU BEBER. 3) Deixe o paciente assumir uma posio de conforto.

Protocolo de Teleatendimento e Despacho em Emergncias Mdicas

47

4) Acalme e tranqilize o paciente. 5) Mantenha o paciente aquecido (mantenha a temperatura corporal). d. Em casos de envenenamento, no provoque o vmito. e. No d nada para o paciente beber ou comer. f. Chame novamente se a condio do paciente se alterar antes da chegada do socorro ou se o paciente saiu do local antes do socorro chegar. g. Prenda os animais domsticos porque eles podem interferir com as instrues dadas ou atacar os socorristas. h. Mantenha algum prximo ao local para orientar a chegada da vtr.

Protocolo de Teleatendimento e Despacho em Emergncias Mdicas

48

C11 - PROTOCOLO DE QUEIXA CLNICA N 11 Problemas psiquitricos / Alteraes do comportamento 1. Situao a. Problemas psiquitricos ou alteraes do comportamento relacionados a esquizofrenia, fobias, depresso, etc. esto

b. Pessoas com doenas de base podem ter alteraes do comportamento. Nos diabticos ou epilpticos, um nvel de conscincia diminudo durante ou aps manifestao pode confundir com um problema psiquitrico. Esforce-se para determinar a histria mdica. c. Todos os pacientes com alteraes do comportamento ou problema psiquitrico deve m ser considerado como em perigo potencial para eles prprios e os outros. d. Deve ser verificado se o paciente possui arma de fogo. e. Se o paciente tentou suicdio, acesse o protocolo especfico. 2. Sintomas comumente descritos pelo solicitante a. Paciente com comportamento anormal ou no usual. b. Paciente ameaando violncia. c. Paciente ameaando suicdio. d. Depresso. 3. Instrues comumente repassadas pelo telefonista a. Monitore e mantenha as vias areas desobstrudas, especialmente se o paciente est nauseado ou vomitando ou se o nvel de conscincia est diminudo. b. Ateno para proteger-se e proteger o paciente dele principalmente se ele estiver usando arma branca ou de fogo. c. Ateno para deixar o paciente deitado e acalme-o. d. No d nada para comer ou beber. e. Rena ou liste a medicao do paciente para ser apresentada ao mdico no hospital. f. Chame novamente se a condio do paciente se alterar antes da chegada do socorro ou se o paciente saiu do local antes do socorro chegar. prprio,

g. Prenda os animais domsticos porque eles podem interferir com as instrues dadas ou atacar os socorristas. h. Mantenha algum prximo ao local para orientar a chegada da vtr.

Protocolo de Teleatendimento e Despacho em Emergncias Mdicas

49

C12 - PROTOCOLO DE QUEIXA CLNICA N 12 Mal sbito 1. Situao a. Uma pessoa doente com mal sbito aquela que tem uma queixa mal definida, sintomas no categorizados, ou quando um solicitante fornece informaes especficas sobre um diagnstico prvio. b. Esse protocolo acessado quando terceiros informam um diagnstico ou algum outro termo para descrever o que eles acreditam poder ser o problema. c. A funo deste protocolo principalmente auxiliar o telefonista em identificar a queixa principal ou algum outro sintoma significante ou o histrico mdico, mais que identificar o diagnstico presumido informado pelo solicitante. 2. Sintomas comumente descritos pelo solicitante a. O solicitante com frequncia ir relatar um diagnstico prvio: nusea, vmito, fraqueza, desidratao. b. Esses pacientes tem o potencial de estarem bastante doentes, como nos casos de pacientes terminais. Acalme o solicitante que pode est ar aflito devido a essa situao. c. Se uma queixa especfica foi identificada, o telefonista deve utilizar o protocolo que se adapta queixa do paciente. d. Se no h queixa principal de urgncia bvia e o telefonista est em dvida, encaminhe a ligao para superior hierrquico. 3. Instrues comumente repassadas pelo telefonista a. Monitore e mantenha as vias areas desobstrudas, especialmente se o paciente est nauseado ou vomitando ou se o nvel de conscincia est diminudo. b. NO COLOQUE UM TRAVESSEIRO ABAIXO DA CABEA DO PACIENTE

Protocolo de Teleatendimento e Despacho em Emergncias Mdicas

50

c. Tratamento para choque: 1) Mantenha as vias areas desobstrudas. 2) NO D NADA PARA O PACIENTE COMER OU BEBER. 3) Deixe o paciente assumir uma posio de conforto. 4) Acalme e tranqilize o paciente. 5) Mantenha o paciente aquecido (mantenha a temperatura corporal). d. Rena ou liste a medicao do paciente para ser apresentada ao mdico no hospital. e. Chame novamente se a condio do paciente se alterar antes da chegada do socorro. f. Prenda os animais domsticos porque eles podem interferir com as instrues dadas ou atacar os socorristas. g. Mantenha algum prximo ao local para orientar a chegada da vtr.

Protocolo de Teleatendimento e Despacho em Emergncias Mdicas

51

C13 - PROTOCOLO DE QUEIXA CLNICA N 13 Acidente Vascular Cerebral (AVC derrame cerebral) 1. Situao a. AVC ou derrame denota uma situao onde o fluxo de sangue foi interrompido numa poro do crebro devido a um cogulo, hemorragia intra-cerebral relacionada a hipertenso ou ruptura de um aneurisma. b. O paciente com AVC deve ser considerado como de grande

emergncia. Existem medicamentos administrados no hospital que podem reverter os efeitos do AVC se fornecidos ao paciente em uma hora do evento. Transporte rpido pode salvar a vida desses pacientes. 2. Sintomas comumente descritos pelo solicitante a. Problemas na fala e movimentao (geralmente de um lado do corpo) b. Perda da sensibilidade ou formigamento podem estar presentes. c. Relato de AVC anterior. Dor de cabea pode ou no estar presente. d. Nvel de conscincia alterado (nveis mais baixos da conscincia indicam maior gravidade).. 3. Instrues comumente repassadas pelo telefonista a. Monitore e mantenha as vias areas desobstrudas, especialmente se o paciente est nauseado ou vomitando ou se o nvel de conscincia est diminudo. b. Oriente para permanecer em uma posio confortvel c. NO COLOQUE UM TRAVESSEIRO ABAIXO DA CABEA DO PACIENTE d. Tratamento para choque: 1) Mantenha as vias areas desobstrudas. 2) NO D NADA PARA O PACIENTE COMER OU BEBER. 3) Deixe o paciente assumir uma posio de conforto. 4) Acalme e tranqilize o paciente.

Protocolo de Teleatendimento e Despacho em Emergncias Mdicas

52

5) Mantenha o paciente aquecido (mantenha a temperatura corporal). e. Rena ou liste a medicao do paciente para ser apresentada ao mdico no hospital. f. Chame novamente se a condio do paciente se alterar antes da chegada do socorro. g. O paciente pode ter dificuldade de andar. No o deixe andar sozinho (eles podem se machucar ainda mais). h. Prenda os animais domsticos porque eles podem interferir com as instrues dadas ou atacar os socorristas i. Em se tratando de emergncia bvia definida por outro protocolo, o mesmo dever ser empregado. Em caso de dvida, repassar para a regulao mdica primria, se disponvel, ou despachante, adjunto, etc. j. Mantenha algum prximo ao local para orientar a chegada da vtr.

Protocolo de Teleatendimento e Despacho em Emergncias Mdicas

53

C14 - PROTOCOLO DE QUEIXA CLNICA N 14 Situao Desconhecida / Paciente ao solo 1. Situao a. Estes chamados so normalmente aqueles em que terceiros relatam uma situao desconhecida ou uma pessoa prostrada, aparentando necessitar assistncia. b. A natureza destes casos os faz difceis para se obter informaes dos solicitantes que sejam validas e compreensveis a respeito da condio do paciente. c. As perguntas feitas pelo telefonistas podero ou no o ajudar a determinar se o paciente esta vivo ou no. Um terceiro presente no local poder relatar se o paciente est sentado, em p, deitado e se o paciente foi visto conversando ou movendo-se no entorno para ajudar a clarear esta questo. d. Em se tratando de emergncia bvia definida por outro protocolo, o mesmo dever ser empregado. Em caso de dvida, repassar para a regulao mdica primria. 3. Instrues comumente repassadas pelo telefonista a. Retornar ao paciente e verificar conscincia, vias areas e respirao. Monitorar e manter vias areas do paciente, especialmente se o paciente est nauseado ou vomitando ou se o nvel de conscincia est caindo. b. Pergunte ao solicitante se h um telefone ou uma pessoa ntima do paciente que poderia fornecer melhores informaes a voc, telefonista. c. NO COLOQUE UM TRAVESSEIRO DEBAIXO DA CABEA DO PACIENTE d. Trate o estado de choque 1) Mantenha as vias areas desobstrudas. 2) NO D NADA PARA O PACIENTE COMER OU BEBER. 3) Deixe o paciente assumir uma posio de conforto. 4) Acalme e tranqilize o paciente. 5) Mantenha o paciente aquecido (mantenha a temperatura corporal). e. Espere pela viatura e a guie at o paciente. f. Chame novamente se a condio do paciente se alterar antes da chegada do socorro g. Prenda os animais domsticos porque eles podem interferir com as instrues dadas ou atacar os socorristas. h. Mantenha algum prximo ao local para orientar a chegada da vtr.

Protocolo de Teleatendimento e Despacho em Emergncias Mdicas

54

Protocolo de Teleatendimento e Despacho em Emergncias Mdicas

55

R1 - PROTOCOLO DE RISCO IMINENTE VIDA N 1 Inalao de Monxido de Carbono Materiais Perigosos 1. Situao a. O objetivo deste protocolo identificar em que situao e como o paciente est, onde o paciente est, se o paciente est preso em uma mquina, e direcionar o solicitante para conseguir algum que encontre e guie os socorristas ao pacientes. b. Estes casos podero ser tratados como casos especficos, e, se a queixa principal puder ser identificada, o telefonista poder empregar o protocolo mais apropriado para fornecer instrues de pr -atendimento. c. Estes chamados so muitas vezes solicitaes de terceiros presentes no local. d. Espaos enclausurados apresentam grave perigo quando produtos qumicos ou gases esto presentes. Eles so mais comuns em indstrias e reas rurais. O agente ofensor pode no ser bvio. O Socorro somente poder ser tentado mediante tcnicas de salvamento propriamente dito. e. Monxido de carbono (CO) um gs sem cor e sem odor, resultado da combusto incompleta. f. O envenenamento por CO muito comum no dia-a-dia operacional. g. O monxido de carbono liga-se molcula de hemoglobina da corrente sangunea com afinidade 210 vezes maior que oxignio, desloca o oxignio e causa hipxia tecidual . Isto faz com que este chamado seja uma emergncia em que o paciente est possivelmente asfixiado em seu nvel celular. Os casos mais graves de envenenamento por CO normalmente exigem tratamento hiperbrico em uma cmara de descompresso para fornecer suficientemente energia para quebrar esta ligao qumica. h. Pacientes podem ser encontrados em algum estgio da intoxicao. Um dos sintomas mais relatados o nvel de conscincia alterado. Se o paciente esta inconsciente ou tem decrscimo no nvel conscincia, ele poder ser considerado como tendo uma grave exposio e imediato transporte dever ser recomendado. i. Outras situaes de inalao e de produtos perigosos presentes tambm devero ser considerados como alto nvel de emergncias. O telefonista dever determinar a fonte e o tipo de exposio, e avisar o solicitante para permanecer em local seguro e distante do ambiente perigoso. Se a informao referente ao tipo e fonte da exposio foi obtida, ela deve ser relatada s guarnies empenhadas. 2. Sintomas comumente descritos pelo solicitante a. Dor de cabea, dispnia (sensao de dificuldade respiratria), nusea e nvel de conscincia alterado so comuns queixas em intoxicaes por monxido de carbono.

Protocolo de Teleatendimento e Despacho em Emergncias Mdicas

56

b. No caso de outras inalaes e situaes de produtos perigosos, solicitantes podem relatar dificuldade respiratria, queimadura nos olhos, queimaduras qumicas superficiais, nusea, vomito e diminuio do nvel de conscincia. c. Mltiplas vtimas so comumente presentes se o acidente ocorreu em uma indstria ou local pblico. 3. Instrues comumente repassadas pelo telefonista a. Remova o paciente do ambiente perigoso se isto puder ser feito de forma segura. b. Monitore e mantenha as vias areas do paciente, especificamente se o mesmo estiver com diminuio do nvel de conscincia ou inconsciente. c. Lave com gua abundante produtos qumicos expostos na pele se houver queimadura decorrente deles. d. Espaos enclausurados apresentam grave perigo quando produtos qumicos esto presentes. Eles so mais comuns em indstrias e reas rurais. O agente ofensor pode no ser bvio. O Socorro somente poder ser tentado mediante tcnicas de salvamento propriamente dito. e. Esteja ciente de que o paciente pode ter dificuldade para falar. Desencoraje-o de permanecer deambulando. (No permita que ele caminhe pelo local) f. No coloque um travesseiro debaixo da cabea do paciente. g. Trate o estado de choque 1) Mantenha as vias areas desobstrudas. 2) NO D NADA PARA O PACIENTE COMER OU BEBER. 3) Deixe o paciente assumir uma posio de conforto. 4) Acalme e tranqilize o paciente. 5) Mantenha o paciente aquecido (mantenha a temperatura corporal). h. Obtenha algum para guiar as guarnies at o paciente se ele estiver dentro de uma indstria. i. Chame novamente se a condio do paciente mudar antes da chegada da guarnio. j. Prenda todos os animais de estimao porque eles podem interferir nas instrues dadas ou atacar as guarnies. k. Mantenha algum prximo ao local para orientar a chegada da vtr.

Protocolo de Teleatendimento e Despacho em Emergncias Mdicas

57

R2 - PROTOLOCO DE RISCO IMINENTE VIDA N2 Parada cardiorrespiratria 1. Situao a. Um ataque cardaco ocorre quando o corao cessa de produzir um ritmo efetivo, de forma que nenhum sangue circulado. Apnia (cessao da respirao) normalmente acompanha a parada cardaca. b. Paciente em parada cardiorrespiratria que tem a ressucitao crdiopulmonar (RCP) iniciada precocemente e continuada ao longo do atendimento pr-hospitalar tem uma melhor chance de sobrevivncia. c. Todos os pacientes relatados como inconscientes e no respirando ou aqueles em que a respirao no pode ser verificada por um segundo solicitante devero ser assumidos como estando em uma parada cardaca, especialmente se estiver sem movimento respiratrio e ciantico. d. Um conjunto de consistentes e uniformes questionamentos dever ser usado em todos os chamados para determinar se o paciente est consciente ou respirando, e determinar a parada cardiorrespiratria to cedo quanto possvel. e. Esteja convicto quanto ausncia de respirao durante as instrues de RCP para evitar compresses torcicas em pacientes que esto respirando normalmente. f. Segundo a Associao Americana do Corao, o melhor indicativo para um leigo de que o paciente est em parada cardiorrespiratria a cessao dos movimentos respiratrios acompanhado de cianose e inconscincia. g. Sempre determine se o paciente est com obstruo respiratria por alguma coisa antes de iniciar a RCP. Ele pode necessitar de instrues de desobstruo para liberar as vias areas superiores, principalmente se estiver consciente.

Protocolo de Teleatendimento e Despacho em Emergncias Mdicas

58

2. Sintomas comumente descritos pelo solicitante a. Paciente inconsciente (irresponsivo) e no respirando. b. A cor do paciente est mudada, ele est ciantico (azulado). c. O paciente est descrito como produzindo sons estranhos (termo usado pelos solicitantes para descrever respiraes agnicas do paciente). Respiraes agnicas so respiraes que ocorrem durante o ataque cardaco e so ineficazes em fornecer oxignio para o corpo. Elas so f reqentemente descritas como cansadas, pesadas, dificultosas, com roncos ou gemidos. A frequncia com que estas respiraes ocorrem so normalmente referenciadas como cansadas ou pesadas, ou de vez em quando. 3. Instrues comumente fornecidas (ver Instrues de Pr-Atendimento) a. Siga a instrues de Pr-Atendimento para Parada Cardiorespiratria ou Obstruo Respiratria encontradas nos protocolos anexos para

fornecer orientaes via telefone ao solicitante. b. Prenda todos os animais de estimao porque eles podem interferir nas instrues dadas ou atacar as guarnies. c. Mantenha algum prximo ao local para orientar a chegada da vtr.

Protocolo de Teleatendimento e Despacho em Emergncias Mdicas

59

R3 - PROTOCOLO DE RISCO IMINENTE VIDA N 3 Obstruo Respiratria 1. Situao a. Obstruo de vias areas superiores constitui um risco iminente vida e exige imediata interveno do telefonista. b. Muitas vezes a chance de sobrevivncia do paciente est no telefonista fornecer via telefone as instrues de desobstruo. c. Pacientes com uma total obstruo de vias areas no so capazes de respirar, falar e tossir. d. No caso de obstruo total das vias areas , o paciente ficar inconsciente dentro de 1 a 2 minutos e irreversveis danos cerebrais devido morte de neurnios podero ocorrer em 4 a 6 minutos. e. Instrues de desobstrues dadas via telefone pelo telefonista treinado so uma das mais comuns intervenes possveis para salvar a vida, empreendida pelo telefonista. f. Um paciente que tem uma obstruo parcial das vias areas no receber instrues de desobstruo. Se o paciente capaz de fazer algum som pelas vias areas e no estiver agitado, ele, no necessitar de manobras de desobstruo. g. Se o paciente tem uma tosse que parece ser a origem do problema, no intervenha. Se o paciente aparenta estar deteriorando o nvel de conscincia, alguma coisa deve ser feita. Sinais de parcial obstruo so respirao muito dificultosa ou estridor. 2. Sintomas comuns descritos pelo solicitante a. O paciente poder ter as mos agarradas ao prprio pescoo para sinalizar a obstruo b. A cor do paciente est azulada ou sua cor normal est alterada c. O paciente poder estar inconsciente.

Protocolo de Teleatendimento e Despacho em Emergncias Mdicas

60

d. O paciente pode ter expressado ao solicitante ou a terceiros gestos que indicam ter comido algo. 3. Instrues comumente fornecidas (ver Instrues de Pr-Atendimento) a. Siga a instruo de desobstruo encontrada no protocolo de APH para fornecer via telefone instrues para o solicitante. b. Evite orientar a execuo de compresses torcicas se o paciente estiver consciente. c. Em pacientes conscientes as manobras de compresso torcica sero feitas apenas em obesos e grvidas. d. NO COLOQUE UM TRAVESSEIRO DEBAIXO DA CABEA DO PACIENTE e. Trate o estado de choque 1) Mantenha as vias areas no caso, a orofaringe desobstrudas. 2) No d nada para o paciente comer ou beber. 3) Deixe o paciente assumir uma posio de conforto. 4) Acalme e tranqilize o paciente. 5) Mantenha o paciente aquecido (mantenha a temperatura corporal). f. No tente interveno para desobstruo em paciente que no tem uma completa obstruo de vias areas. g. Rena ou liste as medicaes do paciente para o mdico. h. Mantenha o solicitante no telefone at que os Bombeiros cheguem ou at que as vias areas sejam desobstrudas. i. Caso o paciente seja desobstrudo, chame novamente se a condio dele mudar antes do Socorro chegar. j. Prenda todos os animais de estimao porque eles podem interferir nas instrues dadas ou atacar as guarnies. k. Mantenha algum prximo ao local para orientar a chegada da vtr.

Protocolo de Teleatendimento e Despacho em Emergncias Mdicas

61

R4 - PROTOCOLO DE RISCO IMINENTE VIDA N 4 Afogamento 1. Situao a. Este protocolo destinado a ser usado naqueles casos de vtima de submerso, em qualquer grau, esteja ou no com parada cardiorrespiratria. b. Se o paciente est em uma parada cardiorrespiratria o protocolo dever identificar a inconscincia e ausncia de respirao, em seguida, proceder s instrues para RCP. c. Nos casos de mergulho em gua rasa, a presena de leso na coluna cervical dever sempre ser considerada como uma possibilidade. Cuidados devero ser tomados para no mover o paciente, a menos que seja absolutamente necessrio. d. Nos casos de quase-afogamento o paciente frequentemente encontrado em parada respiratria somente ou em ataque cardaco. Isto significa que freqentemente, se o paciente for descoberto rapidamente, ele necessita somente suporte ventilatrio. O telefonista dever cuidadosamente checar por ausncia de pulso antes de iniciar a RCP. e. Esforos para a ressuscitao devero ser empreendidos em todas as vitimas de quase-afogamento. Ningum sabe como um paciente pode ser submerso por um longo tempo e ser ressuscitado com sucesso. Tem sido documentados salvamentos de vtimas que foram submersas por mais de uma hora. f. A doutrina mdica explica que esse fenmeno relatado como o reflexo de mergulho dos mamferos. Muitos mamferos aquticos so capazes de viver por um longo perodo submerso com reduzidos nveis de oxignio. Acredita-se que os paciente mais jovens podem sobreviver tempo mais longo devido aos vestgios da predisposio que o mesmo tinha de viver em baixos nveis de oxignio quando de sua vida intra uterina. Esta predisposio combinada com a baixa temperatura da gua em muitos casos acentua a possibilidade de salvar a vtima de submerso. 2. Sintomas comumente descritos pelo solicitante a. Tosse, dificuldade respiratria, diminuio do nvel de conscincia, vmitos e mudana da cor da pele. b. Sendo tambm possvel a leso na medula espinhal, o paciente poder tambm estar experimentando falta de sensibilidade, formigamento e ausncia de motricidade nas extremidades.

Protocolo de Teleatendimento e Despacho em Emergncias Mdicas

62

3. Instrues comumente repassadas pelo telefonista a. Monitorar e manter vias areas do paciente, especialmente se ele est nauseado ou vomitando. b. Permita ao paciente assumir uma posio confortvel. No mova o paciente se h suspeita de leso na coluna cervical devido ao mecanismo da leso em casos de acidentes em mergulho em guas rasas. c. Se h suspeita de leso espinhal e o paciente est dentro dgua e respirando, apie-o at os Bombeiros chegarem para o remover de forma adequada. d. Tratamento do estado choque: 1) Mantenha as vias areas desobstrudas. 2) No d nada para o paciente comer ou beber. 3) Deixe o paciente assumir uma posio de conforto. 4) Acalme e tranqilize o paciente. 5) Mantenha o paciente aquecido (mantenha a temperatura corporal). e. Chame novamente se a condio do paciente mudar antes do Socorro chegar. f. Se o paciente for encontrado inconsciente e no respirando, proceda imediatamente RCP (conforme instrues de pr-atendiemento) g. Prenda todos os animais de estimao porque eles podem interferir nas instrues dadas ou atacar as guarnies. h. Mantenha algum prximo ao local para orientar a chegada da vtr.

Protocolo de Teleatendimento e Despacho em Emergncias Mdicas

63

R5 - PROTOCOLO DE RISCO IMINENTE VIDA N 5 Eletrocusso 1. Situao a. Toda eletrocusso poder ser considerada como um ataque cardaco at prova em contrrio. b. Freqentemente quedas so associadas com eletrocusses. Sempre considere a possibilidade de uma queda de altura. c. A preocupao primria dever ser reunir informaes e garantir a segurana da cena, protegendo os terceiros presentes, alertando -os para tomar cuidado com os riscos eltricos. Os socorristas podero ser protegidos por meio de informaes prvias a respeito da segurana na cena. d. Eletrocusses internas. so freqentemente associadas com queimaduras

e. Todas as eletrocusses devero ser consideradas como emergncias. 2. Instrues comumente repassadas pelo telefonista a. Alerte o solicitante para no entrar em contato com a fonte eltrica e para tomar cuidado com as superfcies molhadas e eletrificadas. O solicitante poder tentar desconectar a fonte eltrica se a segurana no local estiver garantida. b. Monitore e mantenha as vias areas, especialmente se o paciente est com o nvel de conscincia diminudo. c. NO COLOQUE UM TRAVESSEIRO DEBAIXO DA CABEA DO PACIENTE d. Trate o estado de choque 1) 2) 3) 4) 5) Mantenha as vias areas desobstrudas. No d nada para o paciente comer ou beber. Deixe o paciente assumir uma posio de conforto. Acalme e tranqilize o paciente. Mantenha o paciente aquecido (mantenha a temperatura corporal).

e. No mova o paciente se o mesmo tiver sido vtima de queda f. Chame novamente se a condio do paciente mudar antes do Socorro chegar. g. Prenda todos os animais porque eles podem interferir nas instrues dadas ou atacar as guarnies. h. Entre em contato com os rgos pblicos envolvidos na segurana to cedo quanto possvel em caso de fios eltricos cados da rede pblica. Este contato dever envolver a PM, CEMIG e empresa de trnsito municipal para controle do trnsito local. i. Mantenha algum prximo ao local para orientar a chegada da vtr.

Protocolo de Teleatendimento e Despacho em Emergncias Mdicas

64

R6 - PROTOCOLO DE RISCO IMINENTE VIDA N 6 Parto de emergncia 1. Situao a. A gestao compreende trs trimestres. b. medida que a gravidez progride, a gravidade das complicaes aumenta para ambos: me e beb. c. Hemorragia e outras complicaes que ocorrem at 20 a 22 semanas de gestao representam uma situao de aborto . d. Freqentemente a queixa principal poder no ser relatada em relao gravidez. Se for constatado que no h relacionamento entre a queixa e a gravidez, o protocolo de queixa apropriado dever ser acessado, mesmo que o solicitante informe voc da gravidez. e. Gravidez uma condio, no uma doena. f. Complicaes na gravidez no primeiro e segundo trimestre, juntamente com hemorragia vaginal, comprometem a evoluo da gestao e, outras vezes, podem colocar em risco a prpria gestante, o que demanda pronto atendimento. g. Um parto iminente definido como, numa primpara (primeira gravidez) em seu terceiro trimestre com trabalho de parto em que as contraes ocorrem em intervalos de menos de 02 minutos. Numa multpara (mais de uma gravidez) o parto iminente considerado quando o intervalo entre as contraes for menor que 05 minutos. h. Uma situao de parto iminente tambm existe se uma parte do beb se apresenta ou a me queixa-se de que a dor constante e/ou ela tem desejo de empurrar o beb. i. Caracterizam a complicao e o risco no parto: apresentao de outra parte do corpo que no a parte mais alta da cabea do beb, cordo umbilical enrolado no pescoo ou saindo antes do beb e a sada de outras partes do corpo do beb. j. Sada pela vagina de lquido escuro ou mal cheiroso sinal de sofrimento fetal deficincia na oxigenao do feto. 2. Sintomas comumente descritos pelo solicitante a. Sangramento vaginal inesperado associado com sintomas de choque. b. Incio do trabalho de parto, rompimento da bolsa dgua, etc . c. Parto iminente, conforme acima definido. 3. Instrues comumente repassadas pelo telefonista PARA O NASCIMENTO a. No tente retardar o parto comprimindo uma perna contra a outra ou cruzando-as.

Protocolo de Teleatendimento e Despacho em Emergncias Mdicas

65

b. Remova as roupas da me abaixo da cintura. c. Deite a me sobre uma cama ou solo e apie suas costas com travesseiros. d. Faa a me respirar profundo durante as dores e no a estimule empurrar o beb. PARA PROBLEMAS NA GRAVIDEZ a. A mais comum queixa relatada para problemas na gravidez inesperada hemorragia vaginal e dor abdominal associada. Sintomas de choque podem ser descritos pelo solicitante como palidez, vertigem ou diminuio do nvel de conscincia, calafrio ou sudorese. b. Trate o estado de choque 1) Mantenha as vias areas desobstrudas. 2) No d nada para o paciente comer ou beber. 3) Deixe o paciente assumir uma posio de conforto. 4) Acalme e tranqilize o paciente. 5) Mantenha o paciente aquecido (mantenha a temperatura corporal). APLICVEIS A AMBOS a. Monitore e mantenha vias areas do paciente, especialmente se o paciente esta com nuseas ou vmitos, ou se o nvel de conscincia est caindo. b. NO COLOQUE UM TRAVESSEIRO DEBAIXO DA CABEA DO PACIENTE c. Trate o estado de choque 1) Mantenha as vias areas desobstrudas. 2) No d nada para o paciente comer ou beber. 3) Deixe o paciente assumir uma posio de conforto. 4) Acalme e tranqilize o paciente. 5) Mantenha o paciente aquecido (mantenha a temperatura corporal). d. Rena ou liste a medicao do paciente para ser apresentada ao mdico no hospital e. Chame novamente se a condio do paciente se alterar antes da chegada do socorro f. Prenda os animais domsticos porque eles podem interferir com as instrues dadas ou atacar os socorristas. g. Mantenha algum prximo ao local para orientar a chegada da vtr.

Protocolo de Teleatendimento e Despacho em Emergncias Mdicas

66

R7 - PROTOCOLO DE RISCO IMINENTE VIDA N 7 Inconscincia / Desmaio / Sncope 1. Situao a. Inconscincia denota um estado tal que a conscincia da vtima no pode ser recuperada de imediato, nem mesmo com estimulao dolorosa; b. Sncope a perda ou diminuio sbita e transitria da conscincia acompanhada de perda do tnus postural, com recuperao espontnea; constitui a modalidade mais freqente de perda de conscincia. c. Um episdio de desmaio denota uma situao da qual o paciente desmaia inicialmente, mas agora j est acordado. d. Episdios de simples desmaios (tais como sncope, em que o paciente desmaia e retorna ao nvel de conscincia normal) no so considerados geralmente como um alto nvel de emergncia, no entanto, voc dever tratar vtimas de desmaios com respeito at que voc tenha certeza que no h perigo imediato. e. Episdios de mltiplos desmaios so considerados mais srios. f. A funo primria deste protocolo assegurar que o paciente est com suas vias areas permeveis e que elas se mantm at o socorro chegar (controle das vias areas). g. Este protocolo dever ser usado quando tiver ocorrido um desmaio ou se o paciente est inconsciente e o solicitante no conhece o porqu. Se o paciente um diabtico e estiver inconsciente, ou em crises epilticas, o telefonista dever empregar aqueles p rotocolos especficos. h. A sncope pode ser causada por problemas cardiovasculares, perda de sangue, hipoglicemia, histeria, ansiedade e causas desconhecidas. 2. Sinais/Sintomas comumente descritos pelo solicitante a. Episdios de desmaio ou episdios de inconscincia por razes desconhecidas 3. Instrues comumente fornecidas: a. Monitore e mantenha as vias areas do paciente desobstrudas, especificamente se ele estiver com nusea, vmito, ou se o nvel de conscincia estiver caindo. b. Deite o paciente de costas e monitore suas respiraes. Vire o paciente, deitando-o sobre seu lado esquerdo se ele quiser vomitar. c. NO COLOQUE UM TRAVESSEIRO DEBAIXO DA CABEA DO PACIENTE d. Trate o estado de choque 1) Mantenha as vias areas desobstrudas. 2) No d nada para o paciente comer ou beber. 3) Deixe o paciente assumir uma posio de conforto. 4) Acalme e tranqilize o paciente. 5) Mantenha o paciente aquecido (mantenha a temperatura corporal).

Protocolo de Teleatendimento e Despacho em Emergncias Mdicas

67

e. Rena ou liste as medicaes do paciente para mostr-las ao mdico no hospital. f. Chame novamente se a condio do paciente se alterar antes da chegada do socorro g. Prenda os animais domsticos porque eles podem interferir com as instrues dadas ou atacar os socorristas. h. Mantenha algum prximo ao local para orientar a chegada da vtr.

Protocolo de Teleatendimento e Despacho em Emergncias Mdicas

68

Protocolo de Teleatendimento e Despacho em Emergncias Mdicas

69

Protocolo de Teleatendimento e Despacho em Emergncias Mdicas

70

Protocolo de Teleatendimento e Despacho em Emergncias Mdicas

71

Protocolo de Teleatendimento e Despacho em Emergncias Mdicas

72

Protocolo de Teleatendimento e Despacho em Emergncias Mdicas

73

Protocolo de Teleatendimento e Despacho em Emergncias Mdicas

74

Protocolo de Teleatendimento e Despacho em Emergncias Mdicas

75

Protocolo de Teleatendimento e Despacho em Emergncias Mdicas

76

Protocolo de Teleatendimento e Despacho em Emergncias Mdicas

77

Protocolo de Teleatendimento e Despacho em Emergncias Mdicas

78

Protocolo de Teleatendimento e Despacho em Emergncias Mdicas

79

Protocolo de Teleatendimento e Despacho em Emergncias Mdicas

80

Protocolo de Teleatendimento e Despacho em Emergncias Mdicas

81

Protocolo de Teleatendimento e Despacho em Emergncias Mdicas

82

Protocolo de Teleatendimento e Despacho em Emergncias Mdicas

83

Protocolo de Teleatendimento e Despacho em Emergncias Mdicas

84

Protocolo de Teleatendimento e Despacho em Emergncias Mdicas

85

Protocolo de Teleatendimento e Despacho em Emergncias Mdicas

86

Protocolo de Teleatendimento e Despacho em Emergncias Mdicas

87

Protocolo de Teleatendimento e Despacho em Emergncias Mdicas

88

Protocolo de Teleatendimento e Despacho em Emergncias Mdicas

89

Protocolo de Teleatendimento e Despacho em Emergncias Mdicas

90

You might also like