You are on page 1of 61

GUIA DE METODOLOGIA E NORMALIZAO BIBLIOGRFICA: ORIENTAES PARA TRABALHO DE

CONCLUSO DE CURSO

INTRODUO
O presente guia tem por finalidade orientar a comunidade acadmica da Universidade do Estado de Minas Gerais UEMG Campus de Frutal quanto a forma de elaborao e a apresentao do Trabalho de Concluso de Curso - TCC. Para a sua elaborao foram consideradas as normas mais recentes da Associao Brasileira de Normas Tcnicas (ABNT), articuladas com as diretrizes e regulamentos da Universidade do Estado de Minas Gerais UEMG Campus de Frutal, uma vez que a Instituio considera importante que a produo acadmica mantenha uma identidade e um padro de procedimentos e de apresentao.

1 ASPECTOS BSICOS PARA A APRESENTAO ESCRITA


A Universidade do Estado de Minas Gerais UEMG Campus de Frutal adota como idioma para a redao do Trabalho de Concluso de Curso a lngua oficial do Brasil, o portugus e permite a referncia/citao de obras, integrando o trabalho cientfico, em outros idiomas, conforme as regras as quais foram submetidas, aceitas e/ou publicadas. Apesar da existncia de trabalhos cientficos de outra natureza, tais como Dissertao, Tese, Artigo, Resenha e Resumo Crtico, a definio do Trabalho de Concluso de Curso resultante de pesquisa segundo a ABNT : um estudo que versa sobre um assunto/tema, seguindo uma metodologia, apresentado mediante uma reviso bibliogrfica ou reviso de literatura. Ou seja, mais um trabalho de assimilao de contedos e de prtica de iniciao na reflexo cientfica, a partir da observao de algum fenmeno ou fato da realidade organizacional ou social.

2 ESTRUTURA FSICA
A estrutura fsica de um Trabalho Cientfico, em sua caracterizao geral, compreende trs elementos: a) pr-textuais; b) textuais; c) ps-textuais.

2.1 ELEMENTOS PR-TEXTUAIS So elementos que antecedem o texto com informaes que ajudam na identificao e utilizao do trabalho.
Capa Folha de rosto Errata Folha de aprovao Dedicatria Agradecimento Epgrafe Resumo Lista de ilustraes Lista de tabelas Lista de abreviaturas e siglas Lista de smbolos Listas de anexos e apndices Sumrio Obrigatrio Obrigatrio Opcional Obrigatrio Opcional Opcional Opcional Obrigatrio Opcional Opcional Opcional Opcional Opcional Obrigatrio

2.2 ELEMENTOS TEXTUAIS Constitui o ncleo central do trabalho e subdividido nas seguintes partes:

Introduo Desenvolvimento Concluso

Obrigatrio Obrigatrio Obrigatrio

Av. Professor Mrio Palmrio, 1001 Universitrio Frutal MG 38200 000 (34) 3423 2700 (34) 3423 2727 www.uemgfrutal.org.br | uemgfrutal@uemgfrutal.org.br

O Desenvolvimento apresenta subdivises diferenciadas de acordo com as especificidades das reas de conhecimento que so abordadas.

2.3 ELEMENTOS PS-TEXTUAIS So elementos que complementam o trabalho.

Referncias Glossrio Apndice Anexo

Obrigatrio Opcional Opcional Opcional

3 FORMAS DE APRESENTAO GRFICA GERAL


Quanto s formas de apresentao grfica, o Trabalho de Concluso de Curso adota as seguintes recomendaes:

3.1 FORMATO E IMPRESSO A impresso deve ser em papel A4 (21,0 cm x 29,7 cm) branco, em apenas uma das faces da folha. A cor da impresso mais recomendada para redao de textos a preta. Entretanto, as figuras podem ser impressas em cores. A impresso de trabalhos acadmicos deve ser feita em impressoras jato de tinta, laser ou em padro equivalente.

3.2 MARGENS

As FOLHAS devem apresentar as seguintes margens, conforme figura 1: a) Esquerda: 3 cm; b) Direita: 2 cm;
Av. Professor Mrio Palmrio, 1001 Universitrio Frutal MG 38200 000 (34) 3423 2700 (34) 3423 2727 www.uemgfrutal.org.br | uemgfrutal@uemgfrutal.org.br

c) Superior: 3 cm; d) Inferior: 2 cm

2 2
Figura 1 Margens para folha A4

3.3 FONTE E ESPAAMENTO

Utilizar fonte tamanho 12 para texto. Para legendas, fontes de tabelas, ilustraes e notas de rodap, utiliza-se fonte tamanho 10, j para citaes longas (mais de trs linhas) recomenda-se fonte tamanho 11. O tipo da letra Times New Roman e o espaamento entre linhas 1,5, sem espaamento entre pargrafos. As citaes longas, as notas, as referncias e os resumos em vernculo e em lngua estrangeira (opcional) devem ser digitados em espaos simples. Deve ser usado um recuo de 4cm partindo da margem esquerda para as citaes longas. Os ttulos das sees devem estar a um espao da margem superior, separados do texto que os precede e que os sucede por um espao (1,5) e alinhados esquerda. Os ttulos sem indicativos numricos (erratas, sumrio, lista de tabelas, etc.) devem ser centralizados, conforme NBR 14724. Os ttulos das partes e/ou captulos (seo primria) so escritos em letras maisculas, fonte 14, em negrito, alinhados esquerda e no pontuados, ou seja, nos ttulos das partes e/ou captulos no podem ser grifados em itlico ou sublinhados. Os ttulos das sees secundrias, ilustraes e tabelas tambm so em negrito, fonte 12 e escritos em letras minsculas, excetuando-se a primeira letra que deve estar em maiscula. Os ttulos das sees tercirias e sucessivas seguem as regras da seo secundria, porm no so apresentadas em negrito.
Av. Professor Mrio Palmrio, 1001 Universitrio Frutal MG 38200 000 (34) 3423 2700 (34) 3423 2727 www.uemgfrutal.org.br | uemgfrutal@uemgfrutal.org.br

3.4 PAGINAO

Todas as folhas de trabalho a partir da folha de rosto devem ser contadas seqencialmente, mas no numeradas. A numerao colocada, a partir da primeira folha da parte textual (ex.: Introduo), em algarismos arbicos (ex.:1,2,3), no canto superior direito da folha (1 cm do texto). Havendo apndice e anexo, as suas folhas devem ser numeradas de maneira contnua e sua paginao deve dar segmento do texto principal.

3.5 NUMERAO DAS SEES

Deve-se adotar a numerao progressiva para as sees do texto. Os ttulos das sees primrias (partes e captulos), por serem as principais divises do texto, devero iniciar em folha distinta, segundo NBR 14724. A seguir apresenta-se um exemplo da numerao das sees, segundo NBR 6024. Exemplo: Seo Primria 1 2 Seo Secundria 1.1 2.1 Seo Terciria 1.1.1 2.1.1

3.6 NUMERAO DE ILUSTRAES, EQUAES, FRMULAS E TABELAS

A numerao de ilustraes, equaes, frmulas e tabelas devem ser feitas com algarismos arbicos, de modo crescente, fonte tamanho 11, alinhada a esquerda com a figura e justificada, abaixo ilustraes, equaes, frmulas e tabelas da podendo ser subordinada ou no a captulos ou sees do documento. As fontes das ilustraes, equaes, frmulas e tabelas, devem ser citadas, em fonte 10, alinhada a esquerda e justificada.

Av. Professor Mrio Palmrio, 1001 Universitrio Frutal MG 38200 000 (34) 3423 2700 (34) 3423 2727 www.uemgfrutal.org.br | uemgfrutal@uemgfrutal.org.br

3.7 NOTAS DE RODAP

As notas de rodap tm a funo de informar as fontes de origem do documento, complementar idias, traar comentrios, esclarecimentos ou explanaes, apresentar tradues que no possam ser includos no texto. Seu espaamento no pargrafo simples e entre pargrafos de 6 pontos e, justificado.

3.8 CITAES

So menes, no texto, de informaes extradas de outras fontes, de forma direta ou indireta (sntese das idias). No incio do texto, o nome do autor deve vir em letras minsculas, exceto a 1 letra. Ao final do texto, as informaes da fonte bibliogrfica devem vir entre parnteses, sendo o sobrenome do autor em letras maisculas. Podem ser:

a) CITAO DIRETA: transcrio literal do texto de outro(s) autor(es). Pode ser curta ou longa.

Citaes curtas, com menos de trs linhas, devero ser escritas normalmente dentro do texto, entre aspas e com a indicao da fonte que dever aparecer no texto, em notas ou em rodap.

Exemplos: Na viso de Corra e Caon (2011, p. 107), os gerentes de servios nem sempre so capazes de identificar apropriadamente quais as expectativas reais dos clientes quanto ao que seja um servio de qualidade. Os gerentes de servios nem sempre so capazes de identificar apropriadamente quais as expectativas reais dos clientes quanto ao que seja um servio de qualidade. (CORRA; CAON, 2011, p. 107).
Av. Professor Mrio Palmrio, 1001 Universitrio Frutal MG 38200 000 (34) 3423 2700 (34) 3423 2727 www.uemgfrutal.org.br | uemgfrutal@uemgfrutal.org.br

Citaes longas, com mais de trs linhas devero ser digitadas em Fonte 11, com recuo a 4cm da margem esquerda, espaamento simples, sem aspas, com indicao da fonte (referncia bibliogrfica) junto ao texto ou em nota de rodap ou ainda em notas no final da parte ou captulo.

Exemplos: Ao nos experimentarmos nesta investigao sobre a Didtica e a Diferena somos desafiadas a descaminhar diante da realidade que nos apresentada como dada e naturalizada. Nesse movimento de descaminho somos encorajadas pelas palavras de Foucault em Histria da sexualidade:

De que valeria a obstinao do saber se ele assegurasse apenas a aquisio dos conhecimentos e no, de certa maneira, e tanto quanto possvel o descaminho daquele que conhece? Existem momentos na vida onde a questo de saber se se pode pensar diferentemente do que se pensa, e perceber diferentemente do que se v, indispensvel para continuar a olhar ou a refletir. (1984, p. 13.)

b) CITAO INDIRETA o resumo ou a sntese das idias de um texto/autor. Aparece em forma normal textual, porm a fonte de onde foi retirada a informao dever ser indicada.

Exemplo: Mendes (2009) analisa o modelo de Larossa, onde o tratamento qumico de efluentes se d na chegada dos dejetos na estao qumica. Havendo citaes indiretas de diversos documentos de mesma autoria, publicados em anos distintos, mencionados simultaneamente, as datas devem figurar separadas por vrgula:

Exemplos: (MEDEIROS, 2003, 2005) (MENDES; LOPES, 2009, 2012).

Havendo citaes indiretas de diversos documentos de vrios autores, mencionados simultaneamente e que expressam a mesma idia, separam-se os autores por ponto e vrgula, em ordem alfabtica:

Av. Professor Mrio Palmrio, 1001 Universitrio Frutal MG 38200 000 (34) 3423 2700 (34) 3423 2727 www.uemgfrutal.org.br | uemgfrutal@uemgfrutal.org.br

Exemplos: (SANTANNA, 2003; CAMARGO, 2009). (PEREIRA, 2007; FERREIRA, 2007; ENGELS, 2007).

c) CITAO DE CITAO: a meno de um texto cujo original no se conseguiu ter acesso, mas do qual se tomou conhecimento por citao em outro trabalho. A indicao da fonte apresentada pelo nome do autor original, seguindo da expresso apud e do autor da obra consultada. Nas referncias bibliogrficas (no final do trabalho e/ou em rodap) somente se menciona o nome do autor da obra consultada.

Exemplo: Montessori (1999 apud EDOUARD, 2008, p. 76.) afirma que...... ou [...]...................................(MARQUES, 2008, p.63 apud MONERA, 2005, p.73.) ou Outro aspecto no menos relevante a respeito da importncia do livro nas sociedades modernas o fato de a classe mdia tender a consider-lo como sinal de status, pois para alguns o simples fato de carregar um livro d a sensao de fazer parte do mundo da cultura, sendo o livro uma suposta fonte de prestgio. Esse aspecto est presente tanto em Claret (2002) como em Dantas (1998), que considera essa atitude como uma das trs atitudes erradas em relao ao livro, pois nessa situao o comprador no o l, apenas o mantm em seu poder para ter a sensao de participar do universo cultural, fazendo, segundo Hayakawa (apud PFROMM NETTO, 1974), uma grande coleo sistemtica de palavras, sem, no entanto, desfrutar da satisfao proporcionada pela leitura.

3.8.1 Informaes Gerais sobre Citaes

So permitidas omisses de palavras ou frases nas citaes, desde que no comprometam o sentido do texto do autor. Essas omisses so indicadas pelo uso de reticncias entre colchetes.

Exemplo
Os professores da Universidade Federal do Paran Arthur Barthelmess e Lauro Esmanhoto [...] lembram-se de que para ensinar Matemtica nesse perodo, no qual no existiam mais
Av. Professor Mrio Palmrio, 1001 Universitrio Frutal MG 38200 000 (34) 3423 2700 (34) 3423 2727 www.uemgfrutal.org.br | uemgfrutal@uemgfrutal.org.br

livros que se ajustassem s sries, retiravam os contedos uma parte do Compndio de Aritmtica, outra do livro de lgebra, e o mesmo ocorria com os de Geometria e Trigonometria (MARTINS apud MIORIM 1998, p.99).

Existem situaes especficas que podem ocorrer no processo de elaborao de um trabalho em relao s citaes. Os exemplos abaixo discriminados evidenciam alguns desses casos: Citaes de mais de um documento de um mesmo autor no mesmo ano. As letras ao lado do ano diferenciam as publicaes.

Exemplos: No incio do texto: Segundo Gorgio (1996a, p. 34) Segundo Gorgio (1996b, p. 58)

Ao final do texto: (GORGIO, 1996a, p. 34) (GORGIO, 1996b, p. 58)

Citaes de autores com o mesmo sobrenome. Nesse caso, as iniciais de seus prenomes devem ser acrescentadas.

Exemplos: No incio do texto: Segundo Magalhes, A. H. (1996, p. 98) Segundo Magalhes, N. K. (1996, p. 47)

Ao final do texto: (MAGALHES, A. H., 1996, p. 98) (MAGALHES, N. K., 1996, p. 47)

Citao pertencente a dois autores. Exemplos: No incio do texto: Segundo Corra e Caon (2011, p. 107) Ao final do texto:
Av. Professor Mrio Palmrio, 1001 Universitrio Frutal MG 38200 000 (34) 3423 2700 (34) 3423 2727 www.uemgfrutal.org.br | uemgfrutal@uemgfrutal.org.br

(CORRA; CAON, 2011, p. 107).

Em citaes de meios eletrnicos, devem ser utilizadas somente quando provenientes de sites oficiais ou de autoria identificada (pessoa fsica ou jurdica), seguindo as mesmas orientaes anteriores. A referncia ao nmero da pgina ocorrer somente nos casos em que este constar no documento fonte.

3.9 FORMAS DE INDICAO DAS FONTES DAS CITAES EM NOTAS DE RODAP OU FINAIS

A numerao das notas feita com algarismos arbicos (ex.: 1, 2, 3) e dever ter numerao nica e consecutiva, aparecendo, no caso de rodap, na mesma pgina que trouxer o texto citado. A primeira medio de uma nota de fonte dever apresentar todos os elementos essenciais da referncia, nas indicaes posteriores, utilizam-se os seguintes recursos:

a) Ibid. (na mesma obra): s usado quando se fizerem vrias citaes de uma mesma publicao, variando apenas a paginao.

Exemplo:
1 MONTENEGRO, 2008, p.23. 2 Ibid., p. 50.

b) Id. ou Idem (do mesmo autor): substitui o nome, quando se tratar de citao do mesmo autor, mas de obra diferente.

Exemplo:
1 ASSOCIAO BRASILEIRA DE NORMAS TCNICAS, 2010, p.12 2 Id., 2012, p. 7.

c) Op. cit. (na obra citada): usada em seguida do nome do autor, referindo-se obra citada anteriormente, na mesma pgina, quando houver intercalaes de outras notas.
Av. Professor Mrio Palmrio, 1001 Universitrio Frutal MG 38200 000 (34) 3423 2700 (34) 3423 2727 www.uemgfrutal.org.br | uemgfrutal@uemgfrutal.org.br

Exemplos:
1 MIELE, 2009, p. 96. 2 SANTOS, 2010, p. 24. 3 MIELE, op. cit., p. 91.

d) Loc. cit. (no lugar citado): empregada para mencionar a mesma pgina de uma obra j citada, quando houver intercalaes de outras notas de indicao bibliogrfica.

Exemplo:
1 ARTHUR, 2006, p. 38. 2 SANTANNA, 2011, p. 36. 3 ARTHUR, loc. cit.

e) Apud (citado por): a meno de um texto a cujo original no se conseguiu ter acesso, mas do qual se tomou conhecimento por citao em outro trabalho.

Exemplo: Lins (1997 apud MUNAKATA 1999, p.588) ...

3.10 ABREVIATURAS E SIGLAS

Sempre que aparecer no texto, pela primeira vez, a forma completa do nome precede a sigla ou abreviatura que dever estar entre parnteses.

Exemplo: Associao Brasileira de Ensino de Engenharia (ABENGE).

3.11 EQUAES E FRMULAS

Quando aparecem na seqncia normal do texto, aconselhado o uso de uma entrelinha maior que abranja todos os seus elementos (ndices, expoentes, etc). Quando apresentadas fora
Av. Professor Mrio Palmrio, 1001 Universitrio Frutal MG 38200 000 (34) 3423 2700 (34) 3423 2727 www.uemgfrutal.org.br | uemgfrutal@uemgfrutal.org.br

do texto normal, devero ser centralizadas e, se necessrio, numer-las (item 4.6). Caso fragmentadas em mais de uma linha, por falta de espao, devem ser interrompidas antes do sinal de igualdade ou depois dos sinais de operao.

Exemplo: X2 + 2x + 4 = 0 (1.1) ou (1)

3.12 ILUSTRAES

As ilustraes compreendem imagens visuais, tais como: mapas, fotografias, desenhos, organogramas, quadros, esquemas, diagramas, grficos e plantas. So numeradas conforme item 4.6. A identificao da ilustrao aparece na parte inferior precedida da palavra designativa (ex.: Figura), seguida de seu nmero de ordem, do respectivo ttulo e/ou legenda explicativa e da fonte, se necessrio. A ilustrao deve ser apresentada aps sua citao no texto. Deixa-se um espao de duas linhas entre o texto e a ilustrao. Se o espao da pgina no permitir, a ilustrao deve aparecer na pgina seguinte, mas o texto prossegue, normalmente, no restante da pgina anterior. Aps a ilustrao, o texto se instala duas linhas abaixo da legenda. A chamada da ilustrao, no texto, ser feita pela indicao da palavra correspondente ao tipo de ilustrao (Figura, Quadro, Fotografia, Mapa, etc...), seguida do respectivo nmero e separada da legenda por travesso.

Exemplos: Figura 25 Numerao seqencial ou (Figura 25) Figura 3.1 Numerao por seo ou (Figura 3.1)

Av. Professor Mrio Palmrio, 1001 Universitrio Frutal MG 38200 000 (34) 3423 2700 (34) 3423 2727 www.uemgfrutal.org.br | uemgfrutal@uemgfrutal.org.br

Grfico 1 Produto Interno Bruto do Brasil no perodo de 1990 1995, a preos constantes de 1995.
Fonte: Dados originrios da Tabela 1.

3.13 TABELAS E QUADROS

A tabela a forma no discursiva de apresentar informaes, das quais o dado numrico se destaca como informao central (IBGE, 1993). O quadro outro elemento que contm informaes textuais agrupadas em colunas, seguindo as regras da ilustrao.

Exemplo:

A X Y

A 01 05

B 02 06

C 03 07

d 04 08

Tabela 1 Dados tratados estatisticamente


Fonte: IBGE, 2003.

A 10 60

B 20 70

C 30 80

D 40 90

E 50 100

Quadro 1 Agrupamento de informaes.


Fonte: IBGE, 2013.

Na identificao de Tabelas, devem aparecer os seguintes dados: ttulo, cabealho, fonte (caso seja outra que no o prprio trabalho), notas, etc. A estrutura da tabela, construda de traos,
Av. Professor Mrio Palmrio, 1001 Universitrio Frutal MG 38200 000 (34) 3423 2700 (34) 3423 2727 www.uemgfrutal.org.br | uemgfrutal@uemgfrutal.org.br

delimitada por linhas. No se devem delimitar (ou fechar) por traos verticais os extremos da tabela, direita e esquerda. Deve-se separar o cabealho do contedo por linhas simples. Os traos verticais sero usados quando houver dificuldade na leitura de muitos dados. As regras de numerao de Tabela ou Quadros encontram-se no item 4.6. O ttulo da Tabela colocado na parte superior, precedido da palavra Tabela e de seu nmero de ordem seguido de travesso, enquanto para Quadros, por tratar-se de ilustrao o ttulo colocado na parte inferior. As fontes, quando citadas, assim como as notas eventuais, aparecem aps o fio ou linha de fechamento da tabela. Tabelas e quadros devem ser na posio centrado e caso no couberem em uma pgina, devem ser continuada na folha seguinte, e, nesse caso, no delimitada por trao horizontal na parte inferior, sendo o ttulo e o cabealho repetidos na folha seguinte. Em razo de dimenses grandes de Tabela ou Quadro, a impresso poder ser feita A3, para ser dobrada posteriormente, ou reduzida mediante fotocpia.

4 CARACTERIZAO DE ELEMENTOS PR-TEXTUAIS

Os elementos pr-textuais compreendem as seguintes partes de um TCC: Capa, Folha de Rosto, Errata, Folha de Aprovao, Folha de Dedicatria, Folha de Agradecimentos, Epgrafe, Resumo, Lista de Ilustraes, Lista de Tabelas e Quadros, Lista de Abreviaturas e Siglas, Lista de Smbolos, Lista de Anexos, Lista de Apndices e Sumrio, como se observa na Figura 2.

Av. Professor Mrio Palmrio, 1001 Universitrio Frutal MG 38200 000 (34) 3423 2700 (34) 3423 2727 www.uemgfrutal.org.br | uemgfrutal@uemgfrutal.org.br

Dedicatria (opc.) Folha de aprovao Errata (opc.)

Lista ilustraes (opc.) Abstract Resumo Epgrafe (opc.)

Sumrio Lista de anexos e apndices (opc.) Lista de Smbolos (opc.) Lista abreviaturas siglas (opc.) Lista de Tabelas (opc.) de e

Folha de rosto

Agradecimentos (opc.)

Capa

Figura 2 Da esquerda para a direita, seqncia dos elementos pr-textuais.

4.1 CAPA

A capa, padronizada pela Universidade do Estado de Minas Gerais UEMG Campus de Frutal, obrigatria e deve conter as informaes apresentadas conforme modelo no Anexo A. O tipo de letra a Times New Roman e alinhamento centralizado. O cabealho inicia na borda superior da folha, redigido em fonte tamanho 14, maisculas, em negrito e espaamento simples, contendo os seguintes elementos: o nome da Universidade e o nome do curso. O ttulo do TCC deve ser posicionado a onze espaos simples abaixo do cabealho, escrito em fonte tamanho 14, maisculas, centralizado, negrito e, espaamento entrelinhas de 1,5cm. A dez espaos simples abaixo do ttulo apresenta-se o nome do autor em maisculas, centralizado, negrito e fonte tamanho 14. A dez espaos do nome do autor, vem descrito o local (cidade) e ano esto na borda inferior e so escritos em maisculas e minsculas, negrito, fonte tamanho 12 e espaamento simples.

Av. Professor Mrio Palmrio, 1001 Universitrio Frutal MG 38200 000 (34) 3423 2700 (34) 3423 2727 www.uemgfrutal.org.br | uemgfrutal@uemgfrutal.org.br

4.2 FOLHA DE ROSTO

A folha de Rosto o elemento que abre o TCC, devendo conter os dados bsicos necessrios identificao do trabalho, descritos abaixo e apresentados conforme modelo no Anexo B. O cabealho inicia na borda superior da folha, redigido em fonte tamanho 12, maisculas e minsculas, negrito e, centralizado contendo o nome do autor. O ttulo, que no dever ultrapassar trs linhas, fonte Times New Roman, maiscula, tamanho 14, negrito, centralizado e espaamento entrelinhas de 1,5cm, a onze espaos simples do cabealho. Caso tenha subttulo, este deve ser precedido de dois-pontos. Posteriormente, a nove espaos simples abaixo do ttulo, com recuo 6cm da margem esquerda, em fonte tamanho 11, espaamento entrelinhas simples e em forma de texto disposto em quadro invisvel acrescentam-se: a natureza, o objetivo, o nome da Instituio a que submetida, a rea de concentrao, o grau e o nome do orientador. No deve ser grafado em negrito. A onze espaos do texto, vem novamente descrito o local (cidade) e ano esto na borda inferior e so escritos em maisculas e minsculas, negrito, fonte tamanho 12 e espaamento simples.

4.3 ERRATA

A Errata um elemento opcional que existir somente se houver alterao de determinadas caractersticas do trabalho, apresentado conforme modelo no Anexo C.

4.4 FOLHA DE APROVAO

Conforme modelo no Anexo D, na Folha de Aprovao, o texto inicia a trs espaos simples a partir da margem superior e apresenta-se centralizado, isto , demarcado partindo do eixo vertical da pgina de cima para baixo. O corpo do texto contm os seguintes elementos: Universidade do Estado de Minas Gerais UEMG Campus de Frutal e o Curso. Todo esse texto dever ser composto em letras maisculas da fonte Times New Roman, tamanho 14, negrito, entrelinhas simples. Dois espaos simples abaixo, devero ser grafados em fonte 14, com letras
Av. Professor Mrio Palmrio, 1001 Universitrio Frutal MG 38200 000 (34) 3423 2700 (34) 3423 2727 www.uemgfrutal.org.br | uemgfrutal@uemgfrutal.org.br

maisculas e minsculas e espaamento simples, porm no mais em negrito, a seguinte frase: A Comisso Examinadora, abaixo assinada, aprova o Trabalho de Concluso de Curso (TCC). Trs espaos simples abaixo, devero estar escrito o ttulo do TCC que no dever ultrapassar trs linhas, fonte Times New Roman, maiscula, tamanho 14, negrito, centralizado e espaamento entrelinhas de 1,5cm, a onze espaos simples do cabealho. Caso tenha subttulo, este deve ser precedido de dois-pontos. Dois espaos simples abaixo dessa informao, ser grafada, no mais em negrito, mas em letras minsculas, a expresso Elaborada por. Na linha seguinte, aparecer o nome do(a) autor(a), em tamanho 12 em negrito e maisculas. Os dizeres como requisito parcial para obteno de Bacharel em (especificar o curso). A dois espaos simples vir a data da defesa, em maisculas e minsculas, fonte 12 e centralizada. A dois espaos simples dever constar uma linha centralizada em fonte 10, o nome e titulao do(a) coordenador(a) do Curso em maiscula e minscula e na prxima linha a frase Coordenador(a) do Curso de .... A dois espaos simples vir frase BANCA EXAMINADORA e, um espao simples abaixo desta dever estar apresentada os nomes dos integrantes da banca, sendo em primeiro lugar a indicao do orientador(a) e subsequentemente a um espao simples abaixo os professores componentes da banca.

4.5 FOLHA DE DEDICATRIA

um elemento opcional em que o autor presta homenagem ou dedica o seu trabalho. Deve aparecer direita na metade inferior da folha, conforme modelo no Anexo E.

4.6 AGRADECIMENTOS

Elemento opcional dirigido quelas pessoas/entidades que contriburam de maneira relevante elaborao do trabalho. Os agradecimentos devem ser curtos, sinceros, precisos, explicativos e hierrquicos. A palavra AGRADECIMENTO(S) deve ser centralizada na parte superior da folha. Ver modelo no Anexo F

Av. Professor Mrio Palmrio, 1001 Universitrio Frutal MG 38200 000 (34) 3423 2700 (34) 3423 2727 www.uemgfrutal.org.br | uemgfrutal@uemgfrutal.org.br

4.7 EPGRAFE

um elemento opcional, no qual o autor apresenta uma citao, seguida da indicao de autoria, com temtica relacionada ao assunto do TCC. Podem tambm constar epgrafes nas folhas de abertura das sees primrias. Deve ser apresentada entre aspas, disposta direita e na metade inferior da folha, conforme modelo no Anexo G. A palavra EPGRAFE no deve constar na folha.

4.8 RESUMO

O resumo a recapitulao concisa do texto do trabalho, no qual so destacados os elementos significativos. uma condensao do contedo e deve expor as finalidades, a metodologia, os resultados e as concluses do TCC em pargrafo nico. preciso que os resumos tenham, no mximo, 250 palavras e deve ser escrito, em fonte 12 com espaamento simples. Abaixo deste devero constar, no mnimo, trs palavras-chave. Ver modelo no Anexo H.

4.9 RESUMO EM LNGUA ESTRANGEIRA

O resumo em lngua estrangeira, preferencialmente em ingls, opcional e deve ter as mesmas caractersticas do resumo em lngua verncula, digitado em folha separada. Deve ser seguido das palavras-chaves nas quais destaca as palavras relevantes em relao ao tema estudado. Ver modelo no Anexo I.

4.10 LISTAS

O penltimo item dos elementos pr-textuais so as Listas de Tabelas; Listas de Ilustraes; Listas de Redues (siglas, smbolos e abreviaturas); Listas de Anexos; e, por fim, a Lista de Apndices. A sistemtica estabelece que se utilize uma pgina para cada lista, mesmo que, por exemplo, na pgina referente Lista de Tabelas, haja uma s tabela.
Av. Professor Mrio Palmrio, 1001 Universitrio Frutal MG 38200 000 (34) 3423 2700 (34) 3423 2727 www.uemgfrutal.org.br | uemgfrutal@uemgfrutal.org.br

O ttulo Lista dever ser escrito em letras maisculas, tamanho 14, fonte Times New Roman, em negrito e centrado (ex. LISTA DE TABELAS), localizado nove espaos simples da margem superior do papel. Um espao abaixo, dever estar escrito a palavra que indica o tipo de elemento listado e o seu respectivo nmero (ex.: TABELA 1),. Em seguida colocado o ttulo do elemento listado, completando-se com pontilhado at a indicao da pgina, localizada junto borda direita. Ver exemplo nos Anexos J, L, M, N e, O. Quando os indicadores de uma das Listas ultrapassarem os limites da pgina, usa-se o seu verso para a continuao. preciso lembrar de dar crditos aos autores das fotografias, ilustraes, desenhos, tabelas, etc. apresentados no texto.

4.11 SUMRIO

O Sumrio compreende a enumerao das principais divises, sees e outras partes do TCC, na mesma ordem e grafia em que o contedo apresentado, acompanhado do respectivo nmero da pgina. Os ttulos principais (seo primria) so apresentados em letra maiscula e em negrito. Os subttulos e subdivises devem estar em letras minsculas, com apenas as iniciais maisculas, no mais em negrito. O alinhamento de todas essas divises e subdivises ser junto margem esquerda. Os nmeros das pginas sero alinhados pela margem direita superior. O ttulo SUMRIO deve ser centrado, a trs espaos simples abaixo da borda superior da folha, em letras maisculas, tamanho 14. Ver modelo no Anexo L.

5 ELEMENTOS TEXTUAIS
Parte do trabalho em que apresentado e desenvolvido o objeto de estudo, sendo composto de trs partes fundamentais: introduo, desenvolvimento e concluso. Essas partes devem apresentar uma proporcionalidade no nmero de pginas, considerando as subdivises e importncias de cada uma delas no documento. Quanto forma de redao dessas partes constituintes do texto, os especialistas tm, tradicionalmente, apontado trs tipos: argumentativo, narrativo e descritivo. O modo argumentativo incide sempre sobre a relao tema/problema, em torno da qual o argumento constitudo pelo desenvolvimento de tese e hipteses. A narrativa, quando no for de carter
Av. Professor Mrio Palmrio, 1001 Universitrio Frutal MG 38200 000 (34) 3423 2700 (34) 3423 2727 www.uemgfrutal.org.br | uemgfrutal@uemgfrutal.org.br

literrio, pode resumir-se a um simples relato em ordem cronolgica ( o que ocorre na redao de uma ata, de um relatrio e/ou de uma experincia cientfica). J a descrio no ocorre em

estado puro: vincula-se, necessariamente, a uma narrao ou a uma argumentao. Na verdade, uma descrio representa o momento em que o escritor transporta algo que existe em uma dimenso espacial para uma dimenso temporal algo que surge ao vivo em sua totalidade em um nico tempo, nos aparece, na descrio escrita, aos pedaos (ABREU, 1989, p.7). Aconselha-se que o texto do TCC seja redigido, preferencialmente, no estilo impessoal. Exemplo: Procurou-se, verifica-se, trata-se, etc. Com relao ao modo e tempo verbais, sugerese: a) Modo: indicativo; b) Para literatura e resultados: tempo pretrito perfeito; c) Comentrios: tempo pretrito imperfeito; d) Introduo/concluso: tempo presente.

5.1 INTRODUO

O primeiro captulo do TCC, no qual deve constar a delimitao do tema, a problemtica, a hiptese (opcional), os objetivos, a justificativa, a metodologia (diz respeito (s) forma(s) de levantamento dos dados, sua classificao e anlise, bem como os fundamentos de sua abordagem) e uma sntese relacionando as partes constituintes do trabalho. Todas essas partes devem estar separadas em sub-itens (Ex.:1.1 Delimitao do tema). No dever apresentar resultados nem concluses.

5.2 DESENVOLVIMENTO

Parte principal do texto (no um captulo) que contm a exposio ordenada e pormenorizada do assunto. Sua subdiviso varia em razo da forma de abordagem do tema e do mtodo (NBR 14724/01). O Desenvolvimento pode ser organizado e apresentado da seguinte forma:
Av. Professor Mrio Palmrio, 1001 Universitrio Frutal MG 38200 000 (34) 3423 2700 (34) 3423 2727 www.uemgfrutal.org.br | uemgfrutal@uemgfrutal.org.br

CAPTULOS FIXOS Nessa forma de apresentao, o Desenvolvimento subdividido em dois captulos definidos: Referencial Terico e Desenvolvimento do trabalho. O Referencial Terico trata das questes de bibliografia que fundamentam a pesquisa, demonstrando que o autor conhece as formas como o tema em estudo foi e vem sendo conduzido, servindo de suporte para a discusso. O captulo Desenvolvimento do Trabalho apresenta os resultados alcanados ao longo da pesquisa bem como sua anlise e discusso. A discusso e interpretao analtica dos resultados fundamentam-se em fatos amparados por conhecimentos cientficos, em razo dos objetivos propostos, da problemtica ou hiptese estabelecida. O ttulo desse captulo pode estar relacionado ao tema do trabalho.

5.3 CONCLUSO

Parte final do texto, na qual so apresentadas as concluses do trabalho e em que medidas os objetivos propostos foram alcanados, deve estar relacionado aos objetivos e problemtica e no dever constar citaes. Poder conter sugestes e recomendaes para novas pesquisas.

6 ELEMENTOS PS TEXTUAIS
Os elementos ps-textuais complementam o trabalho. So constitudos por referncias bibliogrficas, glossrio, apndices, anexos. A seguir expem-se os elementos ps-textuais e os modelos para transcrever as referncias bibliogrficas.

6.1 REFERNCIAS Elemento obrigatrio que consiste em um conjunto padronizado de elementos descritivos retirados de um documento que permite sua identificao individual (NBR 6023), mesmo que mencionado em nota de rodap.
Av. Professor Mrio Palmrio, 1001 Universitrio Frutal MG 38200 000 (34) 3423 2700 (34) 3423 2727 www.uemgfrutal.org.br | uemgfrutal@uemgfrutal.org.br

O sistema de ordenao das referncias, adotada por este TCC, o de ordem alfabtica, sendo reunidas no final do trabalho (aps o captulo CONCLUSO) em uma nica ordem alfabtica. As referncias devem estar dispostas de forma a se identificar cada documento, em espao simples, justificado e separadas entre si por 6 pontos.

6.2 GLOSSRIO

tambm opcional. Consiste em uma lista em ordem alfabtica de palavras ou expresses tcnicas de uso restrito ou de sentido obscuro, utilizadas no texto, acompanhadas das respectivas definies.

6.3 APNDICE

Segundo a NBR 14724, um elemento opcional que consiste em um texto, documento, figura ou questionrio elaborado pelo autor, a fim de completar sua argumentao, sem prejuzo da unidade nuclear do trabalho. Os apndices so identificados por letras maisculas consecutivas, travesso e pelos respectivos ttulos.

Exemplos: APNDICE A Avaliao de produtos cermicos APNDICE B Dimenses de produtos cermicos

6.4 ANEXOS

Elemento opcional que consiste em um texto, documento, fotos, questionrios, etc. no elaborado pelo autor, que serve de fundamentao, comprovao e ilustrao. Os anexos so tambm identificados por letras maisculas consecutivas, travesso e pelos respectivos ttulos (NBR 14724).
Av. Professor Mrio Palmrio, 1001 Universitrio Frutal MG 38200 000 (34) 3423 2700 (34) 3423 2727 www.uemgfrutal.org.br | uemgfrutal@uemgfrutal.org.br

Exemplo: ANEXO A Modelos de elementos pr-textuais

6.5 REGRAS GERAIS DE APRESENTAO DAS REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS

Os padres, a seguir, para apresentao dos elementos que compem as Referncias Bibliogrficas aplicam-se a todos os tipos de documentos. So alinhadas margem esquerda do texto e justificado, de forma a se identificar individualmente cada documento, em espao simples e separadas entre si por seis pontos
.

6.5.1 Autoria

a) Autor pessoal: Indica(m)-se o(s) autor(s), de modo geral, pelo ltimo sobrenome, em letras maisculas seguido, aps vrgula, pelos prenome(s) e outros sobrenomes, abreviado(s) ou no. Recomenda-se o mesmo padro para abreviao de nomes e sobrenomes usados na mesma lista de referncias.

Um autor: BELO, A. Histria & livro-leitura. Belo Horizonte: Autntica, 2002. CUNHA SOBRINHO, M. I. O professor universitrio na transio paradigmtica. Araraquara: JM,1998.

Dois autores: Havendo mais de um autor, estes devem ser separados por ponto-e-vrgula, seguido de espao.

VIEIRA, J. C.; SANTOS, M. Florestas: tropicais. Maring: UEM, 2007. Trs autores: Todos devem ser mencionados na mesma ordem em que aparecem na publicao.

Av. Professor Mrio Palmrio, 1001 Universitrio Frutal MG 38200 000 (34) 3423 2700 (34) 3423 2727 www.uemgfrutal.org.br | uemgfrutal@uemgfrutal.org.br

LDKE, Menga; ALTAIR, Jane Lopes; ANDR, Marli. Pesquisa em educao: abordagens qualitativas. So Paulo: EPU, 1986. Mais de trs autores: Indica-se apenas o primeiro seguido da expresso et al., ou em casos especficos (por exemplo, projetos de pesquisa cientfica), quando a meno de todos os autores for indispensvel para indicar autoria, pode-se indicar todos os nomes.

DENARDIN, K. et al. Logstica: princpios e administrao. So Paulo: Atlas, 2012. Coordenador/organizador: Quando a obra resultar da contribuio de vrios autores, a entrada dada pelo responsvel, seguido da abreviao do tipo de responsabilidade (organizador, coordenador) entre parnteses.

BARROS, Z. (Coord.). Metodologia da pesquisa educacional. So Paulo: Atlas, 1999.

OBS: outros tipos de responsabilidades (tradutor, etc...) podem ser acrescentados aps o ttulo, conforme aparecem no documento. DANTE ALIGHIERI. A divina comdia. Traduo prefcio e notas: Hernani Donato. So Paulo: Crculo do Livro, [1983]. b) Autor entidade: As obras de responsabilidade de entidades (rgos governamentais, empresas, associaes, congressos, etc) tm entrada, de modo geral, pelo seu prprio nome, por extenso.

UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MINAS GERAIS. Pr-Reitoria de Ps-Graduao e Pesquisa. Planejamento estratgico do PGP-1999-2001. Belo Horizonte, 1999. BRASIL. Ministrio da Fazenda, 1808-1983. Rio de Janeiro, 1983. FRUTAL (MG). Prefeitura. Regime jurdico dos funcionrios da Cmara Municipal de Frutal: Resoluo 1.550/87. Frutal, 1998. c) Autoria desconhecida: A entrada feita pelo ttulo, destacando a primeira palavra em letras maisculas.

Av. Professor Mrio Palmrio, 1001 Universitrio Frutal MG 38200 000 (34) 3423 2700 (34) 3423 2727 www.uemgfrutal.org.br | uemgfrutal@uemgfrutal.org.br

FALTA de chuva provoca perdas em vrias culturas. Estado de So Paulo, So Paulo, 05/06 jan. 2008. Caderno Economia, p.13. OS GRANDES clssicos da poltica. [S.I]: Ex Libris, 2001.

6.5.2 Ttulos e subttulos

O ttulo e o subttulo (se for usado) devem ser reproduzidos tal como figuram no documento, separados por dois pontos. O recurso tipogrfico (negrito, sublinhado ou itlico) usado para destacar o ttulo da obra deve ser uniforme em todas as referncias.

MONTEIRO, A.; CAMPOS, M. O livro didtico em questo: um estudo na perspectiva histrica sobre o conceito de medida. So Jos do Rio Preto: UNIRP, 2003. a) Ttulos longos: Podem-se suprimir palavras desde que no altere seu sentido. A supresso deve ser indicada por reticncias.

MEDEIROS, E. J. (Org.). Empregado domstico: perguntas e respostas... Prefcio do Prof. Dr. Amaury Lemos. So Paulo: Cultrix, 2011. b) Obras sem ttulo: Quando no existir ttulo deve-se atribuir palavra ou frase que identifique o contedo do documento, entre colchetes.

SIMPSIO BRASILEIRO DE BIOQUIMICA, 3., 1998, Campina Grande. [Trabalhos apresentados]. Campina Grande: Sociedade Brasileira de Qumica, 1998. OBS: Ttulos de peridicos podem ser abreviados conforme NBR 6023. DEMOLIN, R. V. Cartografia: conceitos bsicos. R. Bras. Geografia, Braslia, DF, v.7, n.2, p. 3139, jul./dez. 1997. c) Dois ttulos do mesmo autor reunidos na mesma publicao: Registrar os dois ttulos

separados por ponto-e-vrgula.

MARSH, U. O jogo do assassino; Os artistas do crime. Traduo de Alba Igrejas Lopes e Luiz Coro. So Paulo: Crculo do Livro, [1981]. 153, 207p. paginaes opostas.
Av. Professor Mrio Palmrio, 1001 Universitrio Frutal MG 38200 000 (34) 3423 2700 (34) 3423 2727 www.uemgfrutal.org.br | uemgfrutal@uemgfrutal.org.br

6.5.3 Edio

Transcrever abreviando-se os numerais ordinais e a palavra edio no idioma do documento.

MARCON, A.; LANG, M. Cadeia de produo. 2. ed. So Paulo: McGraw-Hill, 1998. WASHINGTON, J. C. Research in social science. 3. ed., 2. impr. Boston: WCLA, 2000.

6.5.4 Local

Indicar a cidade de publicao.

MARIN, A. J.; SILVA, A. M.; SOUZA, M. I. M. (Org.). Situaes didticas. Araraquara, SP: JM Editora, 2003.

a)

Homnimos de cidades: Para evitar ambigidade, acrescenta-se a indicao do estado.

MELO, R. S. A dimenso ambiental da educao e as redes de informao e conhecimento . Araras, SP: ASB Associados, 2008. b) Mais de um local: Se h mais de um local para uma s editora, indicar o primeiro local:

SCHREIBER, Jean Jacques. O desafio mundial. Rio de Janeiro: Novatec, 2000. Nota: na obra aparece: So Paulo - Rio de Janeiro Lisboa - etc.

c)

Local no consta na publicao: Se o local no aparece, mas pode ser identificado,

indique entre colchetes.

CASOS reais de implantao de TQC. [Belo Horizonte]: Fundao Christiano Ottoni, 1995. 2 v.
Av. Professor Mrio Palmrio, 1001 Universitrio Frutal MG 38200 000 (34) 3423 2700 (34) 3423 2727 www.uemgfrutal.org.br | uemgfrutal@uemgfrutal.org.br

d)

Sem local: No sendo possvel determinar o local, usar a expresso sine loco,

abreviada e entre colchetes [S.I]:

OS GRANDES clssicos da poltica. [S.I]: Ex Libris, 2001.

6.5.5 Editora

Abreviam-se os prenomes e suprimem-se as designaes jurdicas e comerciais.

DORDICK, M.S. A emergente indstria da informao mundial. So Paulo: Edgard Blucher, 2007. a) Duas editoras em cidades diferentes:

MASUDA, Y. A sociedade da informao como sociedade ps-industrial. Rio de Janeiro: Editora Rio; Vitria: Lassale, 2002. b) Sem editora: Se a editora no pode ser identificada, usar a expresso sine nomie

abreviada [s.n], entre colchetes:

GIROUX, H. A. Os professores como intelectuais: rumo a uma pedagogia crtica da aprendizagem. Porto Alegre: [s.n.], 1993.

c)

Local e editora no podem ser identificados: Se o local e a editora no puderem ser

identificados na publicao, mencionar entre colchetes: [S.I.: s.n.]

RSES, E. S. De vocao para profisso: organizao sindical docente e identidade social do professor. [S.I: s.n], 1993. d) Editora tambm autor da obra: Quando o responsvel pela autoria for o mesmo,

no ser indicada a editora.

ASSOCIAO BRASILEIRA DE NORMAS TCNICAS. NBR 7229: Projeto, construo e operao de sistemas de tanques spticos. Rio de Janeiro, 1993.
Av. Professor Mrio Palmrio, 1001 Universitrio Frutal MG 38200 000 (34) 3423 2700 (34) 3423 2727 www.uemgfrutal.org.br | uemgfrutal@uemgfrutal.org.br

6.5.6 Data

Indicar sempre em algarismos arbicos, sem espaamento ou pontuao entre os respectivos algarismos.

MARCHESI, A. O bem-estar dos professores: competncias, emoes e valores. Trad. Naila Tosca de Freitas. Porto Alegre: Artmed, 2008. NVOA, A. Profisso professor. 2 ed. Porto: Porto Editorial, 1992. PIMENTA, S. G.; ANASTASIOU, L. G. C. Docncia no ensino superior. So Paulo: Cortez, 2010. Se nenhuma data puder ser determinada, registra-se uma data aproximada entre colchetes. [19--] sculo certo [19--?] sculo provvel [198-] dcada certa [1989] data certa, no indicada no item

BOTELHO, T. M.; ARAUJO, V. M. R. H. Infraestrutura de informao: consideraes sobre o problema. Rio de Janeiro: Hucitec, [2013]. Quando no for possvel a identificao da data indica-se [s.d.] (sem data) entre colchetes.

MONTES, H. G. Introduo biologia celular. Campinas: Salutar, [s.d.].

OBS: Em publicaes peridicas, indicar os meses de forma abreviada no idioma da publicao, ou estaes do ano: ABREVIATURA DOS MESES Portugus janeiro jan. fevereiro fev. maro mar. abril abr. Espanhol enero ene. febrero feb. marzo mar. abril abr. Italiano gennaio gen. febbraio feb marzo mar. aprile apr.

Av. Professor Mrio Palmrio, 1001 Universitrio Frutal MG 38200 000 (34) 3423 2700 (34) 3423 2727 www.uemgfrutal.org.br | uemgfrutal@uemgfrutal.org.br

maio - maio junho jun. julho jul. agosto ago. setembro set. outubro out. novembro nov. dezembro - dez

mayo mayo junio jun. julio jul. agosto ago. septiembre set. octubre oct. noviembre nov. diciembre dic.

maggio mag. giugno giug giuglio giugl. agosto ago. settembre set. ottobre ott. novembre nov. decembre dec. dicembre dic.

Francs janvier jan. fvrier fv. mars mars avril avr. mai mai juin juin juillet juil. aot - aot septembre sep. octobre oct. novembre nov. dcembre dec.

Ingls january jan. february fev. march mar. april apr. may may. june june july july august aug. september sept. october oct. november nov. december dec.

Alemo januar jan. februar feb. mrz mrz april apr. mai mai juni juni juli juli augus aug. september sept. oktober okt. november nov. dezember dez.

SCHUMAN, Patricia Glass. Will computers render traditional libraries obsolete? CQ Research, v.2, n.24, june 1992, p.565-566. TARDIF, M. O trabalho docente, a pedagogia e o ensino: Interaes humanas, tecnologias e dilemas. Cadernos de Educao, Pelotas, v. 10. jan./jun. 2005. p. 15-47. OBS: Sem local, editora e ano (s.n.t. - sem notas tipogrficas):

THIERRY, M. Induduction a l'etude de la chimie. s.n.t. 456 p.

Av. Professor Mrio Palmrio, 1001 Universitrio Frutal MG 38200 000 (34) 3423 2700 (34) 3423 2727 www.uemgfrutal.org.br | uemgfrutal@uemgfrutal.org.br

6.5.7 Descrio fsica

A descrio fsica, como elemento complementar de uma publicao, inclui paginao, existncia de material ilustrativo e dimenses para formatos excepcionais.

AVES do Pantanal: anatomia e fisiologia. Campo Grande, MS: EMBRAPA, 1999. No-paginado. CARMO, L. F. do; PRADO FILHO, L.G. do. Tratamento de resduos lquidos: processos anaerbios e legislao. Piracicaba: ESALQ, LAN, Ncleo de Apoio Pesquisa em Microbiologia, 2010. Paginao irregular. CORRADELLO, E.F.A. Codorna: mquina produtora de carne e ovos. 2.ed. So Paulo: cone, 1990. 87 p., il., 16 cm x 23 cm. DOMINGUES, H. J. Bovinos: criao, clnica, teoria... So Paulo: Agropecuria, 2009. 3 v. GALLIANO, A.G. O mtodo cientfico: teoria e prtica. So Paulo: Harbra, 2009. 200 p. SCHINNER, F. et al. Methods of soil biology. Berlin: [s.n.], 2006. 61 f.

6.5.8 Sries e colees

Quando a publicao pertencer a uma srie ou coleo, pode-se transcrever, entre parnteses, o(s) ttulo(s) separado, por vrgula, da numerao em algarismos arbicos.

FABICHAK, J. Patos e marrecos. So Paulo: Nobel, 2010. 82 p. (Coleo aves, 9)

6.5.9 Notas

So informaes complementares indicadas no final da referncia.

FREIRE, R.M. Sistemas locais de apropriao dos recursos e suas implicaes para projetos de manejo comunitrio: um estudo de caso numa comunidade tradicional da Floresta Nacional do Tapajs PA. 2001. 177 p. Dissertao (Mestrado em Cincias Florestais) Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz, Universidade de So Paulo, Piracicaba, 2001. CARVALHO, I.C.L.; PEROTA, M.L.R. Estratgia de marketing aplicada rea de Biblioteconomia. 1989. Palestra realizada no IJSN em 29 out. 1989. LAURENTI, R. Mortalidade pr-natal. So Paulo: Centro Brasileiro de Classificao de Doenas, 1978. Mimeografado.
Av. Professor Mrio Palmrio, 1001 Universitrio Frutal MG 38200 000 (34) 3423 2700 (34) 3423 2727 www.uemgfrutal.org.br | uemgfrutal@uemgfrutal.org.br

MARINS J.L.C. Massa calcificada da vaso-faringe. Radiologia Brasileira, So Paulo, n. 23, 1991. No prelo. PEROTA, M. L. R. Representao descritiva. 1994. 55 f. Notas de aula.

7 EXEMPLOS DE REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS


A seguir, so relacionados diversos exemplos de Referncias Bibliogrficas, em ordem alfabtica da fonte.

*Acordos, decises e sentenas de cortes ou tribunais:

BRASIL. Ministrio da Sade. Diviso Nacional de Vigilncia Sanitria de Alimentos. Portaria n 1, de 04 de abril de 1986. In: ASSOCIAO BRASILEIRA DAS INDSTRIAS DE ALIMENTAO. Compndio da legislao de alimentos. So Paulo: ABIA, 1987. v. 1A. STJ. Recurso Especial n 788459/BA. Rel. Ministro Fernando Gonalves. DJU de 13/03/2006. Disponvel em: <http://www.stj.jus.br/SCON/jurisprudencia/toc.jsp?tipo_visualizacao=null&livre=show+do+milh %E3o&b=ACOR>. Acesso em: 30 mar. 2012. *Anais de eventos (congressos, seminrios, jornadas, atas, anais, resultados, proceedings entre outras denominaes):

a) Publicao considerada em parte

JANK, M.S. A importncia do setor agroindustrial na integrao do Cone Sul: as cadeias sensveis. In: FORUM DA AGRICULTURA, 1993, Rio de Janeiro. Anais... Rio de Janeiro: SNA, 1993. p. 45-55. b) Publicao considerada no todo

SIMPSIO SOBRE MANEJO DA PASTAGEM, 11., 1994, Piracicaba. Anais... Piracicaba: FEALQ, 1994. 325 p.

Av. Professor Mrio Palmrio, 1001 Universitrio Frutal MG 38200 000 (34) 3423 2700 (34) 3423 2727 www.uemgfrutal.org.br | uemgfrutal@uemgfrutal.org.br

*Anais de eventos em meio eletrnico

a) Publicao considerada no todo

CONGRESSO DE INICIAO CIENTFICA DA UFPe, 4., 1996, Recife. Anais eletrnicos... Recife: UFPe, 1996. Disponvel em: <http://www.propesq.ufpe.br/anais/anais.htm>. Acesso em: 21 de jan. 1997. b) Publicao considerada em parte

PAERS, H. M. O diagnstico militar da questo agrria: o estatuto da terra. In: SEMINRIO DE DESENVOLVIMENTO REGIONAL, 8., 2008, Aracaju. Anais... Aracaju: SBDR, 2008. 1 CDROM. SILVA, R.N.; OLIVEIRA, R. Os limites pedaggicos do paradigma da qualidade total na educao. In: CONGRESSO DE INICIAO CIENTFICA DA UFPe, 4., 1996, Recife. Anais eletrnicos... Recife: UFPe, 1996. Disponvel em: <http://www.propesq.ufpe.br/anais/anais/educ/ce04.htm>. Acesso em: 21 jan. 1997. *Arquivos de imagens

VEJA01175.JPG. Altura: 600 pixels. Largura: 800 pixels. True color 24 bits. 223 Kb. Formato JPEG. In: FERNANDES, Millr. Em busca da imperfeio. So Paulo: Oficina, 1999. 1 CDROM. *Artigos de jornais:

NASSIF, Lus. A Capes e a tica universitria. Folha de So Paulo, So Paulo, 24 fev. 1992. Caderno 8, p. 2-3. LEAL, L.N. MP fiscaliza com autonomia total. Jornal do Brasil, Rio de Janeiro, p. 3, 25 abr. 1999. *Artigos de jornais em meio eletrnico:

SILVA, I.G. da. Pena de morte para o nascituro. O Estado de So Paulo, So Paulo, 19 set. 1998. Disponvel em: <http://www.providafamilia.org/pena_morte_nascituro.htm>. Acesso em: 19 set. 1998.
Av. Professor Mrio Palmrio, 1001 Universitrio Frutal MG 38200 000 (34) 3423 2700 (34) 3423 2727 www.uemgfrutal.org.br | uemgfrutal@uemgfrutal.org.br

*Artigos de peridicos em meio eletrnico:

VIEIRA, C.L.; LOPES, M. A queda do cometa. Neo Interativa, Rio de Janeiro, n. 2, inverno, 1994. 1 CD-ROM. WINDOWS 98: o melhor caminho para atualizao. PC WORLD, So Paulo, n. 75, set. 1998. Disponvel em: <http://www.idg.com.br/abre.htm>. Acesso em: 10 set. 1998. *Atlas:

ATLAS Mirador Internacional. Rio de Janeiro: Enciclopdia Britnica do Brasil, 1981. 1 Atlas. Escalas variam. *Bblia:

BBLIA. 1993. A Bblia Sagrada: Antigo e Novo Testamento. Traduzida em portugus por Joo Pereira de Almeida. 2. ed. ver. E atual. No Brasil. So Paulo: Sociedade Bblica do Brasil, 1993. *Bulas de medicamentos:

RESPRIN: comprimidos. Responsvel tcnico Delasmar R. Bastos. So Jos dos Campos: Johnson & Johnson, 1997. Bula de remdio. *Cartes telefnicos:

FIGUEIREDO, V. Veleiros ao crepsculo. [S.I]: Telemar, 2001. 1 carto telefnico, 30 min (Veleiros). RJ <0103(IP-02)252V/1>2/4. *Catlogos: UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPRITO SANTO. 3. Exposio do acervo da galeria de arte e pesquisa da Universidade Federal do Esprito Santo, Centro de Artes: obras adquiridas em 1981-1983. Vitria, 1984. No-paginado. MUSEU DA IMIGRAO (So Paulo, SP). Museu da imigrao - S. Paulo: catlogo. So Paulo, 1997. 16p. *CDs (compact disc):

TITS acstico. Manaus: Wea Music, 1997. 1 CD (56 min): digital, estreo.
Av. Professor Mrio Palmrio, 1001 Universitrio Frutal MG 38200 000 (34) 3423 2700 (34) 3423 2727 www.uemgfrutal.org.br | uemgfrutal@uemgfrutal.org.br

COSTA, S.; SILVA, A. Jura secreta. Intrprete: Simone. In: SIMONE. Face a Face. [S.I]: Emiodeon Brasil, p 1977. 1 CD. Faixa 7. *CD-ROM:

a) No todo KOOGAN, A.; HOUAISS, A. (Ed.). Enciclopdia e dicionrio digital 98. So Paulo: Delta: Estado, 1998. 5 CD-ROM. b) Em parte MORFOLOGIA dos artrpodes. In: ENCICLOPDIA multimdia dos seres vivos. [S.I]: Planeta De Agostini, c. 1998. CD-ROM 9. *Correspondncias: cartas, ofcios e telegramas:

SILVA, M. Carta Fabiane Silva. Solicita informaes sobre Santa Maria. So Paulo, 14 dez. 1984. 2p. *Dicionrios: HOUAISS, A. (Ed). Novo dicionrio Folha Websters: ingls/portugus, portugus/ingls. Coeditor Ismael Cardim. So Paulo: Folha da Manh, 1996. Edio exclusiva para o assinante da Folha da Manh. *Disquetes:

GUIMARES, R.C.M. ISA.EXE: sistema de gerenciamento para seleo e aquisio de material bibliogrfico. Vitria: Universidade Federal do Esprito Santo, Biblioteca Central, 1995. 2 disquetes 5 pol. *Dissertaes:

FLORES, E.F. Leucose enzotica bovina: estudos soro epidemiolgicos, hematolgicos e histolgicos em rebanhos leiteiros na regio de Santa Maria, RS. 1989. 132 f. Dissertao (Mestrado em Medicina Veterinria) Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 1989.

Av. Professor Mrio Palmrio, 1001 Universitrio Frutal MG 38200 000 (34) 3423 2700 (34) 3423 2727 www.uemgfrutal.org.br | uemgfrutal@uemgfrutal.org.br

*DVDs:

ARTHUR: o milionrio sedutor. Produzido por Robert Greenhut. Escrito e dirigido por Steve Gordon. Msica de Burt Bacharach. Intrpretes: Dudley Moore, Liza Minelli, John Gielgud et al. 1 DVD (97 min), color. Oscar de melhor cano e ator coadjuvante. *Entrevistas: SQUIER, C.A. [Entrevista disponibilizada em 3 de setembro de 1999, a Internet]. Disponvel em: <http://www.odontologia.com.br/artigo/squier-entrevista.html>. Acesso em: 4 jul. 2000. SILVA, Luiz Incio Lula da. Luiz Incio Lula da Silva: depoimento [abr.1991]. Entrevistadores: V. Tremel e M. Garcia. So Paulo: SENAI-SP, 1991. dois cassetes sonoros. Entrevista concedida ao Projeto Memria do SENAI-SP. *Esculturas:

DUCHAMP, M. Escultura para viajar. 1918. 1 escultura varivel.

*Filmes:

A ORIGEM dos andamentos. Direo de Bruno de Andr. So Paulo: Escola de Comunicao e Artes da USP, 1980. 1 bobina cinematogrfica (12 min), son., color., 35 mm. *Fitas cassete:

NUNES, Clara. As foras da natureza [S.I]: Emi-Odeon, p 1977. 1 cassete sonoro (ca. 40 min). *Folhetos e livretes:

BRAGA SOBRINHO, R.; FREIRE, E. Distribuio dos algodoeiros no nordeste do Brasil. Campina Grande: [s.n], 1983. 38p. (Documentos, 19). *Fotografias

KOBAYASHI, K. Doena dos xavantes. 1980. 1 fotografia, color., 16 cm x 56 cm.

Av. Professor Mrio Palmrio, 1001 Universitrio Frutal MG 38200 000 (34) 3423 2700 (34) 3423 2727 www.uemgfrutal.org.br | uemgfrutal@uemgfrutal.org.br

*Globo: GLOBO terrestre. [So Paulo]: Atlas, 1980. 1 globo, color., 30 cm de dim. Escala 1:63.780.000. *Gravaes de Vdeo:

TECNOLOGIA de aplicao de defensivos agrcolas: mdulo I. Direo de Jershon Morais. Viosa, MG: Centro de Promoes Tcnicas, [1996]. 1 videocassete (52 min), VHS, son., color. *Home pages: UNIVERSIDADE DO RIO DE JANEIRO. UNIRIO Universidade do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro, 1999. Disponvel em: <http://www.unirio.br>. Acesso em: 8 abr. 2002. *Legislao: Compreende Constituio, Leis, Portarias, Decises Administrativas, etc...

BARROS, R.G. de. Ministrio Pblico: sua legitimao frente ao Cdigo do Consumidor. Revista Trimestral de Jurisprudncia dos Estados, So Paulo, v.19, n.139, p.53-72, ago. 1995. BRASIL. Cdigo Civil. 46. ed. So Paulo: Saraiva, 1995. BRASIL. Constituio (1988). Constituio da Repblica Federativa do Brasil: promulgada em 5 de outubro de 1988: atualizada at a Emenda Constitucional n. 20, de 15-12-1998. 21. ed. So Paulo: Saraiva,1999. BRASIL. Decreto n. 91.215 de 30 de abril de 1985. Fixa o coeficiente de atualizao monetria prevista na lei 6.205 de 29 de abril de 1975. Lex: coletnea de legislao e jurisprudncia, So Paulo, v.49, n.13, p.466-468, primeiro dec. Maio 1985. CONSELHO NACIONAL DE EDUCAO (Brasil). Cmara de Educao Superior. Resoluo n.11, de 3 de abril de 2001. Estabelece normas para funcionamento de cursos de ps-graduao. Dirio Oficial [da] Repblica Federativa do Brasil, Poder Executivo, Braslia, DF, 9 abr. 2001. Seo 1, p. 12-13. RIO GRANDE DO SUL. Constituio (1989). Constituio do Estado do Rio Grande do Sul. Porto Alegre: CORAG, 1989. 133p.

*Legislao em meio eletrnico:

BRASIL. Lei n. 9.887, de 7 de dezembro de 1999. Altera a legislao tributria federal. Dirio Oficial [da] Repblica Federativa do Brasil, Braslia, DF, 8 dez. 1999. Disponvel em: <http://www.in.gov.br/mp_ leis/leistexto.asp?ld=LEI%209887>. Acesso em: 22 dez. 1999.
Av. Professor Mrio Palmrio, 1001 Universitrio Frutal MG 38200 000 (34) 3423 2700 (34) 3423 2727 www.uemgfrutal.org.br | uemgfrutal@uemgfrutal.org.br

*Listas de discusso: LISTA de discusso do Movimento Tortura Nunca Mais Pernambuco. Disponvel em: <http://www.torturanuncamais.org.br/mtnm_lis/lis_index.htm>. Acesso em: 25 jan. 2001. *Livros:

a) Publicao considerada no todo

McGARRY, K.J. Da documentao informao: um contexto em evoluo. Lisboa: Presena, 1984. 195p. BRASIL: roteiros tursticos: So Paulo. Folha da Manh, 1995. 319p, il. (Roteiros tursticos FIAT). Inclui mapa rodovirio. b) Publicao considerada em parte (quando usado parte da obra. Ex: captulo de livro) QUEIRS, Ea de. A relquia. In: BIBLIOTECA virtual do estudante brasileiro. So Paulo: USP, 1998. Disponvel em: <http://www.bibvirt.futuro.usp.br/>. Acesso em: 20 ago. 2002. ROMANO, G. Imagens da juventude na era moderna. In: LEVI, G.; SCHMIDT, J. (Org.). Histria dos jovens 2: a poca contempornea. So Paulo: Companhia das Letras, 1996. p. 7-16. SANTOS, F.R. dos. A colonizao da terra dos Tucujs. In:__.Histria do Amap, 1 grau. 2. ed. Macap: Valcan, 1994. cap. 3, p. 15-24. *Mapas:

MAPA mundi: poltico, didtico. So Paulo: Michelany, 1982. 1 mapa, color., 120 cm. Escala 1:100.000. *Mensagens pessoais (e-mail): As mensagens que circulam por intermdio do correio eletrnico devem ser referenciadas somente quando no se dispuser de nenhuma outra fonte para abordar o assunto em discusso. Mensagens trocadas por e-mail tm carter informal, interpessoal e efmero, e desaparecem rapidamente, no sendo recomendvel seu uso como fonte cientfica ou tcnica de pesquisa.

ALMEIDA, M.P.S. Fichas para MARC [mensagem pessoal]. Mensagem recebida por <mtmendes@uol.com.br>. Em 16 abr. 2001.
Av. Professor Mrio Palmrio, 1001 Universitrio Frutal MG 38200 000 (34) 3423 2700 (34) 3423 2727 www.uemgfrutal.org.br | uemgfrutal@uemgfrutal.org.br

*Mensagem recebida via lista de discusso: NELSON-STRAUSS, Brenda. Chicago Symphony Orchestra Archestra Archis Catalog. Mensagem recebida da lista <IAML-L@cornell.edu>. Em 10 maio 2001. *Monografias:

LAGO, S.C.B. Anlise dos acidentes de trabalho com menores de 19 anos na regio de Santa Maria, no perodo de set./94 a set./96. 1996. 75f. Monografia (Especializao em Engenharia de Segurana) Universidade Federal de Santa Maria, 1996. *Normas tcnicas:

ASSOCIAO BRASILEIRA DE NORMAS TCNICAS. NBR 6023: Informao e documentao: referncias: elaborao. Rio de Janeiro, 2002. 22p. *Obras medinicas:

LUCIUS (Esprito). Quando chega a hora. [Psicografado por] Zbia Gasparetto. 7. ed. So Paulo: Vida e Conscincia, 1999. *Partituras musicais:

VILLA-LOBOS, H. Bachianas Brasileiras n.5. Rio de Janeiro: FBN/DIMAS, [1998]. 1 partitura (6p.). *Patentes:

COMMODITIES TRADING AND DEVELOPMENT LIMITED. Andr Aspa. Processo e instalao para alcalinizar e pasteurizar as sementes de cacau antes de seu esgotamento. Int. C13 A23G 1/02. BR n. PI 8002165. 2 abr. 1980: 25 nov. 1980. Revista da Propriedade Industrial, Rio de Janeiro, n.527, p.15, 25 nov. 1980. EMBRAPA. Unidade de Apoio, Pesquisa e Desenvolvimento de Instrumentao Agropecuria (So Carlos, SP). Paulo Estevo Cruvinel. Medidor digital multisensor de temperatura para solos. BR n. PI 8903105-9, 26 jun. 1989, 30 maio 1995.

Av. Professor Mrio Palmrio, 1001 Universitrio Frutal MG 38200 000 (34) 3423 2700 (34) 3423 2727 www.uemgfrutal.org.br | uemgfrutal@uemgfrutal.org.br

*Peridicos:

a) Artigo MENDES, M. et al. Fotossensibilizao em bovinos causada por Ammi majus (umbiliferae) Rio Grande do Sul. Pesquisa Veterinria Brasileira, v.11, n. 1/2, p. 17-19, 1991. SEKEFF, Gisela. O emprego dos sonhos. Domingo, Rio de Janeiro, ano 26, n.1344, p. 30-36, 3 fev. 2002. b) Coleo

REVISTA DO CENTRO DE CINCIAS RURAIS. Santa Maria: Universidade Federal de Santa Maria, 1979 Semestral. c) Fascculo

REVISTA DO CENTRO DE CINCIAS RURAIS. Santa Maria: UFSM, v.2, n. 1/2, jan./jun. 1972. d) Fascculo com ttulo prprio

As 500 maiores empresas do Brasil. Conjuntura Econmica, Rio de Janeiro, v.38, n.9, set. 1984. Edio especial. *Pinturas:

MATTOS, M. Dirce. Paisagem-Quatro Barras. 1987. 1 original de arte, leo sobre tela, 40 cm x 50 cm. Coleo particular. *Polgrafos e apostilas:

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA. Centro de Educao Fsica e Desportos. Voleibol. Santa Maria, [198-]. No-paginado, mimeografado.

Av. Professor Mrio Palmrio, 1001 Universitrio Frutal MG 38200 000 (34) 3423 2700 (34) 3423 2727 www.uemgfrutal.org.br | uemgfrutal@uemgfrutal.org.br

*Programas de computador:

BIBLIOTECA BRASILEIRA DE PROGRAMAS E SISTEMAS DE INFORMAO. Controle de estoque. So Paulo, 1989. Verso 1.3. 1 disquete 5 . Sistema operacional MS_DOS e manual de codificao. *Regulamentos:

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA. Biblioteca Central. Regulamento de emprstimo. Santa Maria, 2001. 3p. mimeografado. *Resenhas: OBS: Referencia-se a resenha, seguida da expresso Resenha de: e a referncia da obra, objeto desta.

LANNA, Marcus. Em busca da China moderna. Cadernos de Campo, So Paulo, ano 5, n.5/6, p.255-258, 1995/1996. Resenha de: SPENDE, Jonathan. Em busca da China moderna. So Paulo: Companhia Letras, 1999. MATSUBA, C.T. Cometas: do mito cincia. So Paulo: cone, 1986. Resenha de: SANTOS, P. M. Cometa: divindade momentnea ou bolsa de gelo sujo? Cincia Hoje, So Paulo, v.5, n.30, p.20, abr. 1987.

*Resumos e ndices:

SCHUKKEN, Y. et el. Dynamics and regulation of bulk milk somatic cell counts. Canadian Journal of Veterinary Research. v.57, n. 2, p.131-135,1993. Resumo publicado no Vet. Bulletin, v.64, n.1, p.36, 1994. *Selos:

NATAL: 200 anos do nascimento de Jesus Cristo. Arte de Thereza Regina Barja Fidalga. [Rio de Janeiro]: Empresa Brasileira de Correios e Telgrafos, 2000. 1 selo, color., 33 mm x 38 mm. (Brasil 2000) Valor: 0,27.

Av. Professor Mrio Palmrio, 1001 Universitrio Frutal MG 38200 000 (34) 3423 2700 (34) 3423 2727 www.uemgfrutal.org.br | uemgfrutal@uemgfrutal.org.br

*Separatas:

OBS: Separatas de monografias so referenciadas como monografias consideradas em parte, substituindo-se a expresso In: por Separata de:. LOBO, A. M. Molculas da vida. Separata de: DIAS, Alberto Romo; RAMOS, Joaquim J. Moura (Ed.). Qumica e sociedade: a presena da Qumica na atividade humana. Lisboa: Escolar, 1990. p. 49-62. *Separatas de peridicos:

LIMA, R. A vida desconhecida do revolucionrio alagoano Padre Caldas. Separata de: Revista do Instituto Histrico e Geogrfico Brasileiro, Rio de Janeiro, v. 312, p. 283-312, jul./set. 1976. *Slides (diapositivos):

PEROTA, Celso. Corte estratigrfico do stio arqueolgico Guar I. 1989. 1 dispositivo, color. *Teses:

ALMEIDA, T.L. Qualidade e produtividade em sala de aula: um enfoque nas relaes interpessoais. 1999. 246f. Tese (Doutorado em Engenharia de Produo) Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 1999. *Textos em meio eletrnico:

POLTICA. In: DICIONRIO da lngua portuguesa. Lisboa: Priberam Informtica, 1998. Disponvel em: <http://www.priberam.pt/dlDLPO>. Acesso em: 8 mar. 1999. QUEIROZ, Ea de. A relquia. In: BIBLIOTECA virtual do estudante brasileiro. So Paulo: USP, 1998. Disponvel em: <http://www.bibvirt.futuro.usp.br/>. Acesso em: 20 ago. 2002.

Av. Professor Mrio Palmrio, 1001 Universitrio Frutal MG 38200 000 (34) 3423 2700 (34) 3423 2727 www.uemgfrutal.org.br | uemgfrutal@uemgfrutal.org.br

ANEXO A - CAPA

UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MINAS GERAIS UEMG CAMPUS DE FRUTAL CURSO DE...................................


(Caixa alta, fonte 14, centralizado, negrito)

TTULO DO TCC
(Caixa alta, fonte 14, centralizado, negrito)

NOME DO AUTOR
(Caixa alta, fonte 14, centralizado, negrito)

Frutal (MG) Ano (Caixa baixa, fonte 12, centralizado, COM negrito)
Av. Professor Mrio Palmrio, 1001 Universitrio Frutal MG 38200 000 (34) 3423 2700 (34) 3423 2727 www.uemgfrutal.org.br | uemgfrutal@uemgfrutal.org.br

ANEXO B FOLHA DE ROSTO

Nome do aluno
(Caixa baixa, fonte 12, centralizado, negrito)

TTULO DO TCC
(Caixa alta, fonte 14, centralizado, negrito)

Trabalho de Concluso de Curso apresentado como exigncia parcial para obteno do ttulo de Bacharel em ..................... Universidade do Estado de Minas Gerais UEMG Campus de Frutal, sob a orientao do Professor Fulano de Tal.

(Fonte 11, recuo esquerdo 6 cm.)

Frutal (MG) Ano (Caixa baixa, fonte 12, centralizado, COM negrito)

Av. Professor Mrio Palmrio, 1001 Universitrio Frutal MG 38200 000 (34) 3423 2700 (34) 3423 2727 www.uemgfrutal.org.br | uemgfrutal@uemgfrutal.org.br

Ficha de catalogrfica da obra elaborada pelo autor em caso de dvida, consulte a Biblioteca

Sobrenome, Nome. Ttulo: subttulo. / Nome do Autor. Cidade: Editor, Ano. xx f.; il. Orientador: Nome do orientador Trabalho de concluso de curso (Graduao) Universidade do Estado de Minas Gerais, UEMG. Campus de Frutal. Curso, Ano. 1. Assunto. 2. Assunto. 3. Assunto. I. Sobrenome, Nome (do orientador) II. Ttulo.

Av. Professor Mrio Palmrio, 1001 Universitrio Frutal MG 38200 000 (34) 3423 2700 (34) 3423 2727 www.uemgfrutal.org.br | uemgfrutal@uemgfrutal.org.br

ANEXO C ERRATA

ERRATA
(Caixa alta, fonte 14, centralizado, negrito) Folha 18 56 Linha 25 13 Onde se l Adminsitrao infomao Leia-se Administrao informao

Av. Professor Mrio Palmrio, 1001 Universitrio Frutal MG 38200 000 (34) 3423 2700 (34) 3423 2727 www.uemgfrutal.org.br | uemgfrutal@uemgfrutal.org.br

ANEXO D FOLHA DE APROVAO

UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MINAS GERAIS UEMG CAMPUS DE FRUTAL CURSO DE ...................................


(Caixa alta, fonte 14, centralizado, negrito)

A Comisso Examinadora, abaixo assinada, aprova o Trabalho de Concluso de Curso (TCC). (Caixa baixa, fonte 12, centralizado)

TTULO DO TCC
(Caixa alta, fonte 14, centralizado, negrito)

Elaborada por

NOME DO AUTOR
(Caixa alta, fonte 12, centralizado, negrito) como requisito parcial para obteno de Bacharel em ...................................... (Caixa baixa, fonte 12, centralizado)

Local, x de xxxxx de xxxx.

(Caixa baixa, fonte 12, centralizado)


________________________
Prof. Dr. xxx, Coordenador do Curso

(Caixa baixa, fonte 10, centralizado) BANCA EXAMINADORA (Caixa alta, fonte 14, centralizado, negrito)
__________________________________ Prof(a). Dr(a) --------------------------------Prof. Orientador

(Caixa baixa, fonte 10, centralizado)


__________________________________ Prof. Me. --------------------------------Membro da Banca Examinadora __________________________________ Profa. Ma. --------------------------------Membro da Banca Examinadora

Av. Professor Mrio Palmrio, 1001 Universitrio Frutal MG 38200 000 (34) 3423 2700 (34) 3423 2727 www.uemgfrutal.org.br | uemgfrutal@uemgfrutal.org.br

ANEXO E - DEDICATRIA

DEDICATRIA
(fonte 14, negrito, centralizado)

(opcional fonte, letra e formatao sob responsabilidade do autor e, em concordncia do orientador)

Ex: A meus pais, pelo apoio e incentivo na realizao deste trabalho.

Av. Professor Mrio Palmrio, 1001 Universitrio Frutal MG 38200 000 (34) 3423 2700 (34) 3423 2727 www.uemgfrutal.org.br | uemgfrutal@uemgfrutal.org.br

ANEXO F - AGRADECIMENTOS

AGRADECIMENTOS
(fonte 14, negrito, centralizado)
(opcional fonte, letra e formatao sob responsabilidade do autor e, em concordncia do orientador)

Ex: professora --------- pela dedicao na realizao deste trabalho, que sem sua importante ajuda no teria sido concretizado. Aos meus pais, ----- e ------, que me ensinaram a no temer desafios e a superar os obstculos com humildade. professora -------- por fazer parte da banca examinadora. Ao professor --------- pelo incentivo e sugestes dadas para a realizao do TCC. s minhas amigas ------, --------, ------- e -------- pelo incentivo e apoio durante a realizao do trabalho. E aos demais que, de alguma forma, contriburam na elaborao deste TCC.

Av. Professor Mrio Palmrio, 1001 Universitrio Frutal MG 38200 000 (34) 3423 2700 (34) 3423 2727 www.uemgfrutal.org.br | uemgfrutal@uemgfrutal.org.br

ANEXO G EPGRAFE

(fonte 14, negrito, centralizado)


(opcional fonte, letra e formatao sob responsabilidade do autor e, em concordncia do orientador)

Ex:
Existe o risco que voc no pode jamais correr, e existe o risco que voc no pode deixar de correr. Peter Drucker

Av. Professor Mrio Palmrio, 1001 Universitrio Frutal MG 38200 000 (34) 3423 2700 (34) 3423 2727 www.uemgfrutal.org.br | uemgfrutal@uemgfrutal.org.br

ANEXO H RESUMO

RESUMO
(fonte 14, negrito, centralizado) (fonte 12, justificado) As mudanas estruturais e conjunturais, das ltimas dcadas do sculo XX, trouxeram um novo paradigma econmico, social e tecnolgico, onde a informao, o conhecimento e as tecnologias da informao e da comunicao (TIC) surgem como elementos potenciais de transformao, interferindo em diferentes aspectos da vida social, econmica, educacional, cultural, poltica e do cotidiano do cidado. O surgimento da Sociedade da Informao e do Conhecimento, como sucessora da Sociedade Industrial, reforou a importncia e a necessidade da informao e do conhecimento em todos os aspectos da realidade atual, constituindo-se num dos principais insumos do processo de desenvolvimento de uma nao, de uma organizao e de um povo. Essa nova sociedade revela-se como paradigma norteador no cenrio da crise econmica mundial, demonstrando as tendncias das relaes entre as naes. Palavras-chave: Sociedade da Informao e do Conhecimento. Planejamento governamental. Planejamento organizacional. Gesto da informao. Informao e crise mundial.

Av. Professor Mrio Palmrio, 1001 Universitrio Frutal MG 38200 000 (34) 3423 2700 (34) 3423 2727 www.uemgfrutal.org.br | uemgfrutal@uemgfrutal.org.br

ANEXO I - ABSTRACT

ABSTRACT
(fonte 14, negrito, centralizado) (fonte 12, justificado) Structural and context changes in the last decades of the 20th century brought about new economic, social and technological paradigms, in which information, knowledge, and the information and communication technologies (ICT) became daily things to citizens. The emergence of the Information and Knowledge Society as the successor of the Industrial Society strengthened the importance and need of information and knowledge about every aspects of today's reality, being one of the main inputs for the development process of nations, organizations or people. This new society has been a guiding line in the global economic crisis scenery, showing the tendencies of diplomatic and economic relations between nations. Keywords: Society of Information and Knowledge. Government Planning. Organizational Planning; Information Management. Information and Global Crisis.

Av. Professor Mrio Palmrio, 1001 Universitrio Frutal MG 38200 000 (34) 3423 2700 (34) 3423 2727 www.uemgfrutal.org.br | uemgfrutal@uemgfrutal.org.br

ANEXO J

LISTA DE ILUSTRAES
(fonte 14, negrito, centralizado) Figura 1 Elementos do trabalho acadmico ............................................................. ........................X

Av. Professor Mrio Palmrio, 1001 Universitrio Frutal MG 38200 000 (34) 3423 2700 (34) 3423 2727 www.uemgfrutal.org.br | uemgfrutal@uemgfrutal.org.br

ANEXO L

LISTA DE QUADROS
(fonte 14, negrito, centralizado) Quadro 1 - Elementos da referncia. ................................................................................................... X

Av. Professor Mrio Palmrio, 1001 Universitrio Frutal MG 38200 000 (34) 3423 2700 (34) 3423 2727 www.uemgfrutal.org.br | uemgfrutal@uemgfrutal.org.br

ANEXO M

LISTA DE TABELAS
(fonte 14, negrito, centralizado) Tabela 1- Alunos fictcios ................................................................................................................... Y

Av. Professor Mrio Palmrio, 1001 Universitrio Frutal MG 38200 000 (34) 3423 2700 (34) 3423 2727 www.uemgfrutal.org.br | uemgfrutal@uemgfrutal.org.br

ANEXO N

LISTA DE ABREVIATURAS E SIGLAS


(fonte 14, negrito, centralizado devem ser listados em ordem alfabtica) ABNT Associao Brasileira de Normas Tcnicas Ed. - Editor

Av. Professor Mrio Palmrio, 1001 Universitrio Frutal MG 38200 000 (34) 3423 2700 (34) 3423 2727 www.uemgfrutal.org.br | uemgfrutal@uemgfrutal.org.br

ANEXO O

LISTA DE SMBOLOS
(fonte 14, negrito, centralizado - Devem ser listados na mesma ordem de ocorrncia no texto) Yin Yang Estrela de Davi em crculo

Av. Professor Mrio Palmrio, 1001 Universitrio Frutal MG 38200 000 (34) 3423 2700 (34) 3423 2727 www.uemgfrutal.org.br | uemgfrutal@uemgfrutal.org.br

ANEXO P

SUMRIO
(fonte 14, caixa alta, negrito, centralizado) (Ttulo de captulo - fonte 12, caixa alta, justificado, negrito) INTRODUO....................................................................................................................... 10

1 O MEIO AMBIENTE E A DEGRADAO AMBIENTAL .......................................... 21 1.1 Meio Ambiente e recursos naturais .................................................................................... 21

1.2 Diferentes formas de poluio do Meio Ambiente ............................................................. 26 1.3 Educao Ambiental como forma de preparo para a preservao ambiental ..................... 30 (Subttulo - fonte 12, justificado) 2 A ASSOCIAO ENTRE A EVOLUO TECNOLGICA E A POLUIO ELETRNICA ......................................................................................................................... 34

2.1 A Revoluo Industrial e a Consolidao das novas tecnologias ....................................... 34 2.2 Definio de rejeitos e formas de classificao de resduos slidos .................................. 2.3 Resduos slidos e a prtica da reciclagem ........................................................................ 2.4 A poluio eletrnica e suas formas de degradao ao Meio Ambiente ............................ 37 40 45

CONCLUSO..... REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS..................................................

62 63

Av. Professor Mrio Palmrio, 1001 Universitrio Frutal MG 38200 000 (34) 3423 2700 (34) 3423 2727 www.uemgfrutal.org.br | uemgfrutal@uemgfrutal.org.br

ANEXO Q REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS (Fonte 14, negrito, caixa alta, justificado a esquerda)

SOBRENOME DO AUTOR, Pr nome. Ttulo. Local: Editora, ano.

ALVES, Maria Bernardete Martins; ARRUDA, Susana Margareth. Como fazer referncias: bibliogrficas, eletrnicas e demais formas de documento. Florianpolis: Universidade Federal de Santa Catarina, Biblioteca Universitria, c2001. Disponvel em: <http://www.bu.ufsc.br/design/framerefer.php>. Acesso em: 19 fev. 2013. ASSOCIO BRASILEIRA DE NORMAS TCNICAS. NBR 10520: informao e documentao: citaes em documentos: apresentao. Rio de Janeiro, 2002. DEMO, Pedro. Metodologia cientfica em cincias sociais. 3. ed. rev. e ampl. 12. reimpr. So Paulo: Atlas, 2009. MALANGA, Eliana Branco. A metodologia como episteme e a pesquisa em psicopedagogia. In: ANDRADE, Mrcia Siqueira; CAPOVILLA, Alessandra Gotuzo Seabra (orgs.). A produo de conhecimento: mtodos e tcnicas de pesquisa em psicopedagogia. So Paulo: Memnon, 2002, p. 66-78. (Coleo temas de psicopedagogia, 4). VOLPATO, Gilson Luiz. Prolas da redao cientfica. 1. ed. So Paulo: Cultura Acadmica, 2010. ZAMBONI, Silvio. A pesquisa em arte: um paralelo entre arte e cincia. 3. ed. rev. Campinas, SP: Autores Associados, 2006. (Coleo polmicas de nosso tempo, 59).

Av. Professor Mrio Palmrio, 1001 Universitrio Frutal MG 38200 000 (34) 3423 2700 (34) 3423 2727 www.uemgfrutal.org.br | uemgfrutal@uemgfrutal.org.br

ANEXO R

ANEXOS ou APNDICES
(Fonte 14, centralizado (em linha e na pgina), negrito, caixa alta)

Av. Professor Mrio Palmrio, 1001 Universitrio Frutal MG 38200 000 (34) 3423 2700 (34) 3423 2727 www.uemgfrutal.org.br | uemgfrutal@uemgfrutal.org.br

APNDICE A Descrio (documento criado pelo autor. Fonte 12, centralizado, negrito) xxxx xxxx xxxx xxxx xxxx xxxx xxxx xxxx xxxx xxxx xxxx rrrrrrrrrrrrrrrrr xxxx xxxx xxxx xxxx xxxx rrrrrrrrrrrrrrrrr xxxx xxxx rrrrrrrrrrrrrrrrr xxxx rrrrrrrrrrrrrrrrr ttttttttttttt rrrrrrrrrrrrrrrrr rrrrrrrrrrrrrrrrr rrrrrrrrrrrrrrrrr rrrrrrrrrrrrrrrrr rrrrrrrrrrrrrrrrr rrrrrrrrrrrrrrrrr rrrrrrrrrrrrrrrrr Planilha 1 Modelo A yyyyyyyyyyyyyyy yyyyyyyyyyyyyyy yyyyyyyyyyyyyyy yyyyyyyyyyyyyyy yyyyyyyyyyyyyyy yyyyyyyyyyyyyyy yyyyyyyyyyyyyyy yyyyyyyyyyyyyyy yyyyyyyyyyyyyyy yyyyyyyyyyyyyyy yyyyyyyyyyyyyyy eeeeeeeeeeeeeeeee yyyyyyyyyyyyyyy yyyyyyyyyyyyyyy yyyyyyyyyyyyyyy yyyyyyyyyyyyyyy yyyyyyyyyyyyyyy eeeeeeeeeeeeeeeee yyyyyyyyyyyyyyy yyyyyyyyyyyyyyy eeeeeeeeeeeeeeeee yyyyyyyyyyyyyyy ttttttttttttttttt eeeeeeeeeeeeeeeee eeeeeeeeeeeeeeeee eeeeeeeeeeeeeeeee gggggggggggggggggg eeeeeeeeeeeeeeeee eeeeeeeeeeeeeeeee eeeeeeeeeeeeeeeee eeeeeeeeeeeeeeeee eeeeeeeeeeeeeeeee

Fonte: desenvolvido pelo autor

Av. Professor Mrio Palmrio, 1001 Universitrio Frutal MG 38200 000 (34) 3423 2700 (34) 3423 2727 www.uemgfrutal.org.br | uemgfrutal@uemgfrutal.org.br

ANEXO A Descrio Inserir anexo.

Av. Professor Mrio Palmrio, 1001 Universitrio Frutal MG 38200 000 (34) 3423 2700 (34) 3423 2727 www.uemgfrutal.org.br | uemgfrutal@uemgfrutal.org.br

You might also like